HISTÓRIA DA PSICOLOGIA

 

APRESENTAÇÃO
PIONEIROS DA PSICOLOGIA NO BRASIL

Em virtude do importante papel que a Academia Paulista de Psicologia vem exercendo na preservação da memória da Psicologia no país, foi convidada pela coordenação da BVS-Psi, para participar da implantação do Módulo História da Psicologia. 

Para fins de ensino-aprendizagem da História da Psicologia, nos diversos campos de sua aplicação, correspondentes, em parte, às diferentes disciplinas do elenco da formação acadêmica em Psicologia, este sodalício apresenta um planejamento de contribuições, cujos itens vão sendo gradualmente disponibilizados naquele Módulo. Baseia-se nas numerosas edições do Boletim - Academia Paulista de Psicologia  e no acervo técnico-científico da entidade, à disposição dos interessados.

Informações sobre a Academia encontram-se no site: www.appsico.org.br.

 

Unidades propostas da História da Psicologia:

a) Vida e Obra dos Patronos das Cadeiras que compõem a Academia, enfatizando o pioneirismo na abertura das diferentes áreas da ciência psicológica, o que facilitará o conhecimento das verdadeiras raízes do desenvolvimento da Psicologia, em nosso País.

b) Legados dos Acadêmicos falecidos, especialmente dos Fundadores, sobre as respectivas produções científicas e profissionais, publicadas neste Boletim ou em outras fontes literárias, constituirão valioso recurso historiográfico nas áreas exponenciais da atuação dessas personalidades. Acrescem-se neste conteúdo, as referências a eles atribuídas nos discursos dos Acadêmicos que os sucederam, nos estudos efetuados sobre suas produções e méritos, como também no contexto dos seus obituários.

c) Contribuições mais recentes dos atuais Acadêmicos objetivadas em suas publicações e notícias de suas produções científicas e profissionais registradas no Boletim, durante vários anos, poderão proporcionar ao ensino - aprendizagem um conhecimento dos novos rumos que a ciência psicológica vai descortinando nos dias de hoje.

d) Relatos das teorias e pesquisas, junto com a apreciação dos diversos trabalhos premiados por esta Academia, permitirão proporcionar aos estudiosos importantes fontes para a aprendizagem e a elaboração de investigações, bem como a compreensão de ideias e conceitos.

e) Os artigos sobre a importância da História da Psicologia na formação de seus profissionais, documentos iconográficos, editoriais e resenhas dos livros divulgados evidenciarão, a necessidade da historiografia psicológica fundamentar o conhecimento e a conseqüente produção no que respeita á ciência que nos ocupa.

'Dados para uma História da Psicologia no Brasil'

Artigo de Isaias Pessoti, Rev. Psicologia, ano I, nº I, maio de 1975

 

- 100 Anos da Psicologia no Brasil

 

 

Outras fontes:

x

 

Emílio Mira y López
(1896- 1964)

Biografia

Manual de Psicoterapia

 

Isaías Alves
(1898-1968)

Biografia

Teste individual de inteligência

Parte 1 Parte 2 Parte 3 Parte 4 Parte 5

 

José Joaquim de Campos da Costa Medeiros e Albuquerque
(1867-1934)

Biografia

Tests

 

Manoel José do Bomfim
(1868-1932)

Biografia

Noções de psychologia

Parte 1 Parte 2

Pensar e dizer

Lições de pedagogia

O methodo dos testes

Parte 1 Parte 2

 

(clique na capa para download)

Heloísa Marinho
(1903-1994)

Biografia

XX

A linguagem na idade pré-escolar

 

Manoel Bergstrom Lourenço Filho
(1897-1970)

Biografia


Testes ABC: para a verificação da maturidade necessária à aprendizagem da leitura e da escrita

 

 

Maurício Campos de Medeiros

(1885-1966)

Biografia

Methodos em psychologia

 

Sylvio de Lyra Rabello
(1899-1992)

Biografia

Psicologia do desenho infantil

Representação do tempo na criança

Parte 1 Parte 2

Psychologia da Infância

Parte 1 Parte 2 Parte 3 Parte 4 Parte 5