MIRA Y LOPEZ, Emílio (1896 – 1964)
 
 

Emílio Mira y López (1896 – 1964)

Nasceu em Santiago de Cuba. Em 1898, sua família retornou à Espanha, fixando-se, de início, na Galícia e, a partir de 1902, em Barcelona, onde Mira y López concluiu sua formação escolar básica e a graduação em Medicina (1917). Realizou o doutorado em Madri.

Psiquiatra, seu primeiro contato com a Psicologia ocorreu em 1919, no Instituto de Orientação Profissional da Catalunha, onde foi Chefe do Laboratório de Psicofisiologia, cargo alcançado por concurso. Em 1926 assumiu a direção geral do Instituto. Filiado ao Partido Socialista, exerceu a chefia dos serviços psiquiátricos do exército republicano, durante a Guerra Civil Espanhola. Com a vitória de Francisco Franco (1939), Mira y López abandonou a Espanha, onde jamais retornou. Durante sua permanência nesse país, publicara Teoria y prática del psicoanálisis (1926), Manual de psicologia jurídica (1932) e Manual de psiquiatria (1935).

De 1939 a 1945, Mira y López percorreu vários países, proferindo conferências, ministrando cursos, coordenando ou realizando pesquisas e dirigindo atividades práticas, nos domínios da Psicologia e da Psiquiatria. Demorou-se particularmente na Inglaterra (onde, detentor de uma bolsa de research fellow no Maudsley Hospital, desenvolveu seu projeto PMK), na Argentina e no Uruguai. Casou-se em 1919 com Pilar Campins Garriga, de quem se divorciou durante sua estada no Uruguai. Voltou a casar-se, com Alice Madeleine Galland, desde então sua colaboradora incansável e cuidadosa guardiã de sua memória. Três filhas nasceram da primeira união: Pillar, Emilia e Montserrat. Do segundo casamento nasceram - todos no Brasil - Nuria, Rafael, Emilio Carlos (falecido com poucos meses de vida) e Emilio.

O primeiro contato de Mira y López no Brasil ocorreu em maio de 1945. A convite da Universidade de São Paulo - USP, Instituto de Organização Racional do Trabalho - IDORT, Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial - SENAI e Estrada de Ferro Sorocabana, pronunciou conferências e deu um curso de Psicologia Aplicada ao Trabalho. Em outubro do mesmo ano voltaria ao Brasil, Rio de Janeiro, para se ocupar de um curso que foi um marco na história da Psicologia aplicada no Brasil: o curso do Departamento Administrativo do Serviço Público - DASP, concluído em outubro de 1946. Logo depois, Mira y López foi convocado para assumir a direção do Instituto de Seleção e Orientação Profissional - ISOP (Fundação Getúlio Vargas), em fase de organização no Rio de Janeiro. Ao lado do PMK, o ISOP, a um tempo laboratório, sala de aula, consultório psicológico, gabinete de seleção e orientação, foi a obra mais importante criada por Mira y López, à qual ele deu dimensão acadêmica e projeção internacional. Desenvolveu entre seus colaboradores o hábito de escrever e publicar, criando, para isso, os Arquivos Brasileiros de Psicotécnica - hoje Arquivos Brasileiros de Psicologia. Sua influência cedo ultrapassou os limites do Rio de Janeiro, estendendo-se, praticamente, a todo o Brasil. Ao lado de outros psicólogos, Mira y López participou das lutas pela regulamentação da profissão e pela formação acadêmica regular do psicólogo no Brasil. Escreveu numerosos livros, abrangendo os campos da Psicologia, Psiquiatria e Educação. Faleceu em Petrópolis -RJ.


PUBLICAÇÕES:


MIRA Y LÓPEZ, E. Cuatro gigantes del alma. Buenos Aires: El Ateneu, 1954.
MIRA Y LÓPEZ, E. La psiquiatria en la guerra. Buenos Aires: Médico-Quirúrgica, 1944.
MIRA Y LÓPEZ, E. Le Psychodiagnostique Miokinétique. Paris: Centre de Psychologie Appliquée, 1951.
MIRA Y LÓPEZ, E. Manual de orientación profesional. Buenos Aires: Editorial Kapelusz, 1952.
MIRA Y LÓPEZ, E. Psicologia evolutiva da criança e do adolescente. Rio de Janeiro: Editora Científica, 1960.
MIRA Y LÓPEZ, E. Temas actuales de psicologia aplicada. Buenos Aires: Editorial Oberon, 1965.

FONTES:

FREITAS, E. Origens e organização do ISOP. Arquivos Brasileiros de
Psicologia Aplicada, v.25, n.1, p.7-16, 1973
Fundação Getúlio Vargas (1964). Arquivos Brasileiros de Psicotécnica.
Número especial, em memória de Emílio Mira y López, 16 (2-3).
ROSAS, P. Emílio Mira y López. In: FÁVERO, M. de Lourdes de
Albuquerque,
BRITTO, Jader de Medeiros. Dicionário de educadores no Brasil: da
Colônia aos dias atuais. Rio de Janeiro: UFRJ/ MEC/ INEP, 1999. p. 165-169.
ROSAS, P. Mira y López: 30 anos depois. São Paulo:
Vetor - Editora Psicopedagógica, 1995


Paulo da Silveira Rosas


Fonte: Dicionário Biográfico da Psicologia no Brasil - Pioneiros

Para leitura dos livros eletrônicos você deve instalar o Acrobat Reader.

 

Obras disponíveis

Manual de
Psicoterapia