Manoel Bergstrom Lourenço Filho (1897 – 1970)
Manoel Bergstrom Lourenço Filho (1897 – 1970)
Natural da Vila de Porto Ferreira - São Paulo, formou-se na Escola Normal de Pirassununga, realizou estudos complementares na Escola Normal de São Paulo e formou-se em 1929 na Faculdade de Direito do Largo São Francisco. Lecionou na Escola Complementar de Piracicaba e na Escola Americana; nessa época, iniciou suas pesquisas sobre leitura e escrita, o que resultou na publicação dos Testes ABC.
Em 1922/1923, empreendeu a Reforma do Ensino do Ceará, criando um laboratório de Psicologia na Escola Normal de Fortaleza, cuja finalidade era empreender pesquisas que subsidiassem a formação de professores. Em 1925, sucedeu a Sampaio Dória na cátedra de Psicologia da Escola Normal de São Paulo e na direção de seu laboratório, no qual revigorou as atividades de pesquisa (dentre as quais testes mentais, jogos, aprendizagem, maturidade para leitura e escrita) e constituiu um grupo de pesquisadores. Em 1930, assumiu a Direção Geral do Ensino do Estado de São Paulo, implantando classes homogêneas com base em resultados de testes e criando o Instituto Pedagógico, no qual foi instalado um serviço de Psicologia Aplicada e oferecida a disciplina Psicologia da Educação, pela primeira vez ministrada como matéria de ensino superior.
Em 1932, colaborou com Anísio Teixeira na Escola Normal do Rio de Janeiro/Instituto de Educação, como professor de Psicologia. Foi também catedrático de Psicologia na Faculdade Nacional de Filosofia e na Universidade do Brasil. Com a criação do Instituto Nacional de Estudos Pedagógicos - INEP, em 1938, foi nomeado seu diretor; aí foram realizadas atividades de pesquisa, ensino, aplicação e difusão da Psicologia.
Colaborou com o Departamento Administrativo do Serviço Público - DASP, implantando um serviço de seleção de candidatos ao serviço público civil. Foi co-fundador da Associação Brasileira de Psicologia; também foi membro das associações: Société Française de Psychologie, American Educational Research Association e Institut d’Études Pédagogiques. Foi um dos mais importantes militantes na luta pelo reconhecimento da Psicologia como profissão, sendo nomeado presidente das comissões de registro profissional e de implantação do ensino de Psicologia. Presidiu a comissão que organizou o Curso de Pós-graduação em Psicologia do Instituto de Seleção e Orientação Profissional - ISOP da Fundação Getúlio Vargas - FGV e foi diretor do periódico Arquivos Brasileiros de Psicotécnica, desse instituto.
Foi autor de significativo número de publicações em Psicologia, dentre as quais: Teste ABC, Orientação e seleção profissional, "A psicologia no Brasil" e Estado atual da Psicologia da Motivação; traduziu obras de Claparède, Binet-Simon e Walther, dentre outras; como diretor da Biblioteca de Educação (Ed. Melhoramentos), incentivou a publicação de obras em Psicologia e Educação e planejou a tradução de autores estrangeiros. Foi membro ativo da Associação Brasileira de Educação - ABE, signatário dos "Manifestos dos Pioneiros" das décadas de 30 e 50; um dos criadores e colaboradores do Instituto de Organização Racional do Trabalho - IDORT e um dos fundadores da efêmera Sociedade Psicanalítica Brasileira. Mais do que pioneiro, Lourenço Filho foi um dos mais importantes artífices da consolidação da Psicologia no Brasil, atuando em ensino, pesquisa, aplicação, publicando artigos e livros, criando e atuando em instituições que basearam suas atividades na Psicologia e liderando o processo que culminou com a regulamentação da profissão e a implementação dos cursos específicos para a formação de psicólogos.
PUBLICAÇÕES:
LOURENÇO FILHO, M. B. Introdução ao estudo da Escola Nova. São Paulo: Melhoramentos, 1930.
FONTES:
ANTUNES, M.A. M. O processo de autonomização da psicologia no Brasil (1890 - 1930): uma contribuição aos estudos em História da Psicologia.1991. Tese (Doutorado em Psicologia Social) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo.
ARQUIVOS BRASILEIROS DE PSICOLOGIA APLICADA, Rio de Janeiro: Fundação Getúlio Vargas, v. 23, n. 3., 1971.
AUGRAS, M. O homem e o mestre: dados biográficos [Lourenço Filho]. Arquivos Brasileiros de Psicologia Aplicada, Rio de Janeiro, v. 23, n. 3, p. 9-11, set. 1987.
BONOW. I. W. Atualidade de Lourenço Filho na psicologia. Arquivos Brasileiros de Psicologia Aplicada, Rio de Janeiro, v. 23, n. 3, p. 13-20, set. 1971.
CABRAL, A. C. M. A psicologia no Brasil. Psicologia - Boletim [da] Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras da USP, v. 119, n.3, p. 9-51. São Paulo, 1950.
PESSOTTI, I. Dados para uma história da psicologia no Brasil. Psicologia, São Paulo, ano 1, n. 1, p. 1-14, maio 1975.
PESSOTTI, I. Notas para uma história da psicologia no Brasil. In: QUEM é o psicólogo Brasileiro. São Paulo: Edicon/CFP, 1988.
PFROMM NETTO, S. A psicologia no Brasil. In: FERRI, M. G.; MOTOYAMA, S. (Org.). História das ciências no Brasil. São Paulo: EPU/EDUSP, 1979. v. 3. p. 235-276.
Mitsuko Aparecida Makino Antunes
Fonte: Dicionário Biográfico da Psicologia no Brasil - Pioneiros
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Obras disponíveis
Testes ABC: para a verificação da maturidade necessária à aprendizagem da leitura e da escrita