The Diagnostic and Statistical Manual of Mental Disorders (Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais) – DSM - Linha do Tempo



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A Linha do Tempo aqui sediada é um dos resultados do trabalho de pós doutorado da psicóloga Ana Carla Cividanes Furlan Scarin, intitulado Medicalização e patologização da educação: desafios à Psicologia Escolar e Educacional, que contou com a supervisão da Prof. Dra Marilene Proença Rebello de Souza, Professora do Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo/SP (Departamento de Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano), e tem como objetivo aprofundar aspectos referentes à presença da abordagem a questões acerca de saúde mental na educação, detalhando os pontos de partida para psicodiagnóstico e consequente entendimento do que venha a ser a saúde mental do ser humano em processo de ensino aprendizagem. Busca aprofundar a compreensão acerca do desenvolvimento humano, e a atenção para processos de patologização do comportamento e consequente medicalização da educação e da vida.

Elaborada e desenvolvida por Alex dos Santos, a Linha do Tempo do Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais, como foi nomeada, foi viabilizada para possibilitar o estabelecimento de comparações entre características diagnósticas dos quadros de transtornos classificados como Transtornos do Desenvolvimento, e que apresentam relação direta com o desempenho de crianças e adolescentes quanto às questões referentes à dificuldades de aprendizagem. Sete edições do The Diagnostic and Statistical Manual of Mental Disorders (Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais) – DSM foram utilizadas, notadamente DSM I, DSM II, DSM III, DSM III-R, DSM IV, DSM IV-TR, DSM V. Os textos dos Manuais trazem as características dos quadros diagnósticos, com suas alterações e explicações para as reformulações ao longo das edições dos DSM. A Linha do Tempo DSM buscou justapor as características elencadas nesses textos base, proporcionando uma ferramenta através da qual é possível olhar para os diagnósticos quase que simultaneamente, facilitando o entendimento quanto aos aspectos abordados pelos Manuais, e suas vicissitudes.

Vale a pena enfatizar que a Linha do Tempo foi organizada por tópicos, que constam nos textos dos DSM como os tópicos principais, os quais por sua vez assinalam a existência de grandes grupos e enunciam seus desdobramentos. Os tópicos visíveis na Linha do Tempo indicam os grupos anunciados os quais contêm, por sua vez, categorias diagnósticas que seguem exatamente o que cada Manual preconizou enquanto percurso diagnóstico para as psicopatologias elencadas e descritas. Cabe aqui assinalar que houveram mudanças de Manual para Manual, conforme ênfase dada aos aspectos diagnósticos trabalhados em cada edição e a organização textual dos DSM ora descrita explica o por quê de não haver, junto à Linha do Tempo, uma sequência de nomes de tópicos em relação aos tópicos elencados e apresentados na mesma.

Um outro resultado do trabalho apresentado foi uma compilação de textos que debatem o conteúdo dos DSM, tanto em posicionamento favorável ao mesmo como em posicionamento contrário. O texto mais antigo da compilação data de 1967, e o mais recente, de 2015, e conta com teses, dissertações, artigos científicos, livros, entrevistas a revistas científicas, revistas populares e jornais. Artigos publicados em sites de movimentos de resistência ao DSM, tanto nacionais como internacionais, notadamente Fórum de Medicalização da Educação e da Sociedade (Brasil), Forum Infâncias (Argentina), Giu le mani dai bambini (Itália), Stop DSM (Espanha), Pas de zero de conduit por les enfants de trois ans (França), também foram compilados.


Referências dos exemplares dos Manuais utilizados

Última atualização da pesquisa (conteúdo): Janeiro de 2016.

Última atualização do site: Março de 2016.