Manual diagnóstico e estatístico de transtornos mentais (referências)

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Índice


Legenda

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Referências gerais

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Livros (favoráveis)
  • Barkley, R; Vencendo o TDAH- transtorno de déficit de atenção adulto ; 2011; Artmed.
  • Mattos,P; Rohder, L.A.; Princípios e práticas em TDAH; 2002; Artmed.
  • Joffe, V.; Um dia na vida de um adulto com TDAH ; 2005; Lemos editorial .
  • Phelan, T.W.; TDA/TDAH: Transtorno de déficit de atenção e hiperatividade; 2005; Lemos editorial.
  • Mattos,P.; No mundo da lua; 2008; Casa Leitura Médica.
  • Lousa Neto, M.R.; TDAH: transtorno de déficit de atenção ao longo da vida; 2011; Artmed.
  • Arruda, M.A.; Levados da Breca; 2006; Editora Glia.
  • De Morais, V.R.; o TDAH na família e na sociedade; 2013; Casa do Psicólogo.
  • DuPaul, G.J; Stoner, G.; TDAH nas Escolas: estratégias de avaliação e intervenção; 2007; M.Books.
  • Barkley, R.; Transtorno do Déficit de Atenção/ Hiperatividade; 2002; Editora Artmed.
  • Silva, A.B.B.; Mentes inquietas- TDAH: Desatenção, Hiperatividade e Impulsividade; 2014; Principium Editorial.
  • Rohde, L.A; Benczik, E.B.P.; Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade: O que é? Como ajudar?; 1999; Editora Artmed.
  • Goldstein, S.; Goldstein, M.; Hiperatividade: como desenvolver a capacitação da criança; 1998; Papirus Editora.
  • Benczik, E.B.P.; Manual para a escola do TDAH: Versão para professores; 2002; Casa do Psicólogo.
  • Weiss, H.; ADHD in Adulthood: A Guide to Current Theory, Diagnosis and Treatment; 1999; John Hopking U Press.
Livros (críticos)
  • Barros, R.C.B; Masini,L(orgs); Sociedade e medicalização; 2015; Pontes Editores.
  • Angelucci, C.B; Souza, B.P.; Medicalização de crianças e adolescentes; 2011; Casa do Psicólogo.
  • Caponi,S; Verdi, M; Brzozowski, F.S; Hellman, F.; Medicalização da vida: ética, saúde pública e indústria farmcêutica; 2010; Unisul.
  • Organizadores: Conselho Regional de Psicologia; Grupo Insterinstitucional Queixa Escolar; Medicalização de crianças e adolescentes: conflitos silenciados pela redução de questões sociais a doenças de indívíduos; 2011; Casa do Psicólogo.
  • Viegas, L.S et al (orgs); Medicalização da educação e da sociedade: ciência ou mito?; 2014; EDUFBA( Salvador).
  • Moyses, M.A.A; A institucionalização invisível: crianças que não-aprendem-na-escola; 2011; Mercado das Letras.
  • Moyses, M.A.A; Collares, C.A.L.; Preconceitos no cotidiano escolar: ensino e medicalização; 1996; Cortez.
  • Whitaker, R.; Anatomy of an Epidemic; 2010; Crown Publishing Group.
  • Luengo, F.C.; A vigilância punitiva: a postura dos educadores no processo de patologização e medicalização da infância; 2010; Editora UNESP/Cultura Acadêmica SP.
  • Foucallt, M.; Historia de la medicalización; 1977; Educación médica y salud. V.11, n.1.
  • Souza, B.P.(org); Orientação à queixa escolar; 2007; Casa do Psicólogo.
  • Costa, J.F.; História da psiquiatria no Brasil; 2006; Garamond ( Rio de Janeiro).
  • Szasz, T.S.; Ideologia e doença mental: ensaios sobre a desumanização psiquiátrica do homem; 1980; Zahar Editores.
  • Szasz, T.S.; A fabricação da loucura: um estudo comparativo entre a Inquisição e o movimento de Saúde Mental; 1978; Zahar Editores.
  • Cooper, D.; Psiquiatria e antipsiquiatria; 1967; Editora Perspectiva.
  • Romero, M.; Medicalização da saúde e exclusão social; 2002; Edusc.
  • Moncrieff, J.; The myte of the chemical cure: a critique of psychiatric drug; 2007; Palgrave Macmillan U.K..
  • Benasayag, L.; ADDH. Niños com déficit de atención e hiperactividad: Uma patologia de mercado?; 2011; Editora Noveduc( Buenos Aires).
  • Collares, C.A.L; Moysés, M.A.A; Ribeiro, M. (orgs); Novas capturas, Antigos Diagnósticos na Era dos Transtornos; 2013; Mercado das Letras.
  • Grupo de Trabalho Educação e Sáude do Fórum sobre Medicalização da Educação e da Sociedade; Recomendações de práticas não medicalizantes para profissionais e serviços de educação e saúde; 2015; Conselho Federal de Psicologia; Palavras-chave ou assunto: Práticas não medicalizantes em educação e em saúde.
Teses (favoráveis)
Teses (críticas)
  • Bastos, H.P.; Saúde e educação: reflexões sobre o processo de medicalização; 2013; Biblioteca da Universidade de São Paulo/SP; Doutorado (Maria Inês Assumpção Fernades; Programa de pós-graduação em psicologia social/ USP/SP); Palavras-chave ou assunto: Medicalização, escola, saúde mental, instituições e grupos, formação; Link.
Dissertações (favoráveis)
  • Faria, A.M.D.B; Crianças com transtorno de déficit de atenção e hiperatividade: um olhar sobre o cuidador primário; 2011; Biblioteca da Universidade de São Paulo/ Ribeirão Preto; Mestrado (Dr.Carmen Lúcia Cardoso; Área de concentração: psicologia. Faculdade de filosofia, ciências e letras de Ribeirão Preto/USP); Palavras-chave ou assunto: TDAH, cuidadores, estresse; Link.
Dissertações (críticas)
  • Ferraza, D.A.; A medicalização do social: um estudo sobre a prescrição de psicofármacos na rede pública de saúde; 2009; Biblioteca da Faculdade de Ciências e Letras de Assis-UNESP; Mestrado (Cristina Amélia Luzio; Faculdade de Ciências e Letras- Assis-UNESP); Palavras-chave ou assunto: Saúde mental, reforma psiquiátrica, psicotrópicos; Link.
  • Mayer, V.N.K.; Pára quieto menino, presta atenção! Proposições para um novo olhar sobre um corpo atento; 2008; Bilioteca da Universidade Federal do Rio Grande do Sul; Mestrado (Maria Carmen Silveira Barbosa; Programa de pós-graduação em educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul); Palavras-chave ou assunto: Atenção nas crianças, aprendizagem, TDAH; Link.
Artigos (favoráveis)
  • Cacabelos, R.; News insights into the pathogenesis and pharmacogenomics of attention deficit hyperactivity disorder; 2015; Metabolomics V.5, n.3; Palavras-chave ou assunto: Questões genéticas e bioquímicas referentes ao TDAH; Link.
  • Rohde L.A; Halpern R.; Transtorno do déficit de atenção/ hiperatividade: atualização; 2004; Jornal de Pediatria, Rio de Janeiro, 80( 2 Supl); Palavras-chave ou assunto: Questões fisiológicas e diagnóstico de TDAH; Link.
  • Vasconcelos, M.M; Werner Jr, J; et al; Prevalência do transtorno de déficit de atenção/ hiperatividade numa escola pública primária; 2003; Arq Neuropsiquiatr. V. 61, n.1; Palavras-chave ou assunto: TDAH, hiperatividade, criança, prevalência; Link.
  • Araújo, A.P.Q.C.; Attention deficit hyperactivity disorder ans dislexia: a history of overlap; 2012; Arq Neuropsiquiatr, V.70, n.2; Palavras-chave ou assunto: Comparação entre TDAH e dislexia; Link.
  • Cabral, S. B.; TDAH: Um transtorno oculto; 2010; Site da Associação Brasileira de Déficit de Atenção; Palavras-chave ou assunto: Formas de se peceber TDAH em adultos; Link.
  • Ayllon, T; Layman, D; Kandel, H.J.; A behavioral-education alternative to drug control of hyperactivity children; 1975; Journal of Applied Behavior Analysis . V.8, n.2; Palavras-chave ou assunto: Drug therapy, hyperactivity, clasroom behavior, academic behavior, emotionally disturbed, multiple baseline, token economy; Link.
  • Rebhan, A.W.; Facets of learning disabilities; 1971; Canadian Family Physician, June.; Link.
  • Black, V.H.A.; Hyperactivity in children; 1989; CMAJ, V.141, September, 15; Link.
  • Hirsch, K.; Learning disabilities: an overview; 1974; Bull.N.Y.Acad.Med. V.50, n.4; Link.
  • Kinsbourne, M.; Models of learning disability: their relevance to remediation; 1975; CMA Journal/ DECEMBER 13, V.113; Link.
  • Souza, I; Mattos, P; Pina, C; Fortes, D.; ADHD: the impact when not diagnosed; 2008; Jornal Brasileiro de Psiquiatria. V.57, n.2; Palavras-chave ou assunto: ADHD, diagnoses, impairment; Link.
  • Associação Brasileira de Déficit de Atenção; Ajustes, adaptações e intervenções básicas para alunos com TDAH; 7/22/2014; http://www.tdah.org.br; Palavras-chave ou assunto: Dicas para lidar com alunos com TDAH; Link.
  • Storebo, O.J.; Ramstad, E; Krogh, H.B., et al; Benefícios e malefícios do metilfenidato para crianças e adolescentes com transtorno de déficit de atenção e hiperatividade (TDAH); 2015; http://www.cochrane.org/pt/; Palavras-chave ou assunto: Pesquisa sobre a ação do metilfenidato; Link.
  • INCT Medicina Molecular- Série Educação para a saúde- popularização da ciência; Cartilha para os professores Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade: TDAH na escola; 2015; http://www.medicina.ufmg.br/inct; Palavras-chave ou assunto: Orientação a professores acerca de alunos com TDAH; Link.
  • Pastura, G.M.C.; Mattos, P.; Araújo, A.P.Q.C;; Desempenho escolar e transtorno do déficit de atenção e hiperatividade; 2005; Revista de Psiquiatria clínica. V.32, n.6; Palavras-chave ou assunto: TDAH, baixo rendimento escolar, criança, adolescente; Link.
  • Saboya, E.; Saraiva, D; et al; Disfunção executiva como uma medida de funcionalidade em adultos com TDAH; 2007; Jornal Brasileiro de Psiquiatria. V.56, suplemento 1; Palavras-chave ou assunto: TDAH, atenção, funções executivas, testes neuropsicológicos; Link.
  • Ignatova, A; et al; Assessment of response type preference and subsequent events influence of students with Attention Deficit Hyperactivity Disorder; 2012; Procedia- Social and Behavioral Sciences 46 ( 2012); Palavras-chave ou assunto: ADHD, learning style, subsequent events, response type; Link.
  • Killeen, P.R.; Models of ADHD: five ways smaller sooner is better; 2015; Journal of Neuroscience Methods 252( 2015); Palavras-chave ou assunto: ADHD, delay discouting, future perspective, models, preference, SHR; Link.
  • Kawatkar, A.A.; et al; Impact of Mental Health Comorbidities on Health Care Utilization and Expenditure in a Large US Managed Care Adult Population with ADHD; 2014; Value in health 17 (2014); Palavras-chave ou assunto: ADHD, comorbidity, expendicture, mental health, utilization; Link.
  • Polanczyk, G.V, et al; Transtorno de déficit de Atenção / hiperatividade: Uma perspectiva científica; 2012; Clinics 2012, V.67, n.10; Palavras-chave ou assunto: Discussão acerca de marcadores biológicos do TDAH; Link.
  • Weiss, G; et al; Effect of long-term treatment of hyperactive children with methylphenidate; 1975; CMA Journal, V.112; Link.
  • Holland, R.; Hyperactivity in children; 1989; CMAJ, V.140; Link.
  • Stefan, S.; Mental disorder, Work Disability, and The Law; 1997; Psychiatric Services, V.48, n.12; Link.
  • Brosté, S.M.; Use of methylphenidate for ADHD; 1990; CAN Med Assoc J, V.143, n.10; Link.
  • Itaborahy, C; Ortega, F.; O metilfenidato no Brasil: uma década de publicações; 2013; Ciência&Saúde Coletiva. V.18, n.3; Palavras-chave ou assunto: Metilfenidato, TDAH, publicações; Link.
  • Leiji, A.; Dyslexia and Early Intervention: What Did We learn From The Dutch Dyslexia Programme?; 2013; Wiley Online Library. DISLEXIA 19: 241-255; Palavras-chave ou assunto: Dyslexia, familial risk, reading failure, early intervention, early identification; Link.
  • Rohde, L.A; Mattos, P.; Porque desinformação, falta de raciocínio científico e ingenuidade constituem uma mistura perigosa; 2011; Site da Associação Brasileira de Déficit de Atenção; Palavras-chave ou assunto: Debate acerca da existência do TDAH; Link.
Artigos (críticos)
  • Moyses, M.A.A; A história não contada dos distúrbios de aprendizagem; 1992; Caderno Cedes.
  • Lefevre, V.; A função simbólica dos medicamentos; 1983; Revista Saúde pública ( São Paulo, 17:500-3); Palavras-chave ou assunto: Medicamentos, consumo, educação em saúde pública; Link.
  • Souza, B.P.; Puxando o tapete da medicalização do ensino: uma outra educação é possível; 2014; Revista Nuances: estudos sobre educação ( Presidente Prudente/ SP). V.25, n.1; Palavras-chave ou assunto: Medicalização, educação, distúrbios de aprendizagem; Link.
  • Viégas, L.S; Gomes, J.; Oliveira, A.R.F; Os Equívocos do Artigo " Os Equívocos e Acertos da Campanha ' Não à medicalização da vida'"; 2013; Psicologia em Pesquisa ( Universidade Federal de Juiz de Fora. V.7, n.2); Palavras-chave ou assunto: Debate sobre medicalização e ideologia; Link.
  • Moyses, M.A.A; Collares, C.A.L; O lado escuro da dislexia e do TDAH; 2009; Livro: Exclusão e inclusão: falsas dicotomias. Marilda Facci, Marisa Meira e Silvana Tuleski. Casa do Psicólogo, 2009; Palavras-chave ou assunto: Excesso de diagnósticos presente e a questão do TDAH; Link.
  • Gussot, A.; I rischi di medicalizzazione nella scuola: paradigma clinico-terapeutico o pedagogico?; 2015; Educazione Democratica- Rivista di pedagogia politica. Edizioni del Rosone. 9/2015; Link.
  • Diniz, M.; Os equívocos da infância medicalizada; 2009; Scielo ( Colóquio do LEPSI do IP/FE-USP); Palavras-chave ou assunto: Infância, medicalização, sintoma; Link.
  • Caliman, L.V.; Rodrigues, P.H.P; A experiência do uso de metilfenidato em adultos diagnosticados com TDAH; 2014; Psicologia em estudo, Maringá, V.19, n.1; Palavras-chave ou assunto: Metilfenidato, TDAH, subjetividade; Link.
  • Lemos, F; Galindo, D; Santos, C; Rodrigues, R; UNICEF e algumas práticas de medicalização das famílias e das crianças; 2014; Revista Polis e Psique, V.4, n.2; Palavras-chave ou assunto: UNICEF, crianças e adolescentes, práticas medicalizantes, análises de documentos, Brasil; Link.
  • Fernandes, W.J.; Patologia da medicina atual- DSM, CID e outros "rótulos"... Mas, não atendemos pessoas?; 2013; Vínculo- Revista do NESME. V.10, n.1; Palavras-chave ou assunto: Patologia da medicina, psiquiatria dinâmica, medicina da pessoa; Link.
  • Eidt, N.M.; Tuleski, S.C.; Franco, A.F.; Atenção não nasce pronta: o desenvolvimento da atenção voluntária como alternativa à medicalização; 2014; Nunces: estudos sobre Educação, Presidente Prudente. V.25, n.1; Palavras-chave ou assunto: Medicalização, desenvolvimento da atenção, periodização; Link.
  • Ferraza, D.A., et al; A banalização da prescrição de psicofármacos em um ambulatório de saúde mental; 2010; Paideia. V.20, n.47; Palavras-chave ou assunto: Saúde mental, saúde pública, farmacoterapia; Link.
  • Decotelli, K.M.; Bohrer, L.C.T.; Bicalho, P.P.G.; A droga da obediência: medicalização, infância e biopoder- notas sobre clínica e política; 2013; Psicologia: ciência e profissão. V.33, n.2; Palavras-chave ou assunto: Distúrbios da atenção, distúrbios da aprendizagem, infância, política educacional, medicalização; Link.
  • Lemos, F. C. S.; A medicalização da educação e da resistência no presente: disciplina, biopolítica e segurança; 2014; Revista Quadrimestral da Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional. V.18, n.3; Palavras-chave ou assunto: Medicalização, disciplina, biopolítica; Link.
  • Viegas, L.S; harayma, R.M.; Souza, M.P.R.; Apontamentos críticos sobre estigma e medicalização à luz da psicologia e da antropologia; 2015; Ciência & saúde coletva. V.20, n.9; Palavras-chave ou assunto: Ética, ciências sociais, ciências humanas, medicalização; Link.
  • Cord, D.; Gesser, M. , et al; As significações de profissionais que atuam no Programa Saúde Na Escola(PSE) acerca das dificuldades de aprendizagem: Patologização e Medicalização do Fracasso Escolar; 2015; Psicologia: ciência e profissão. V.35, n.1; Palavras-chave ou assunto: Dificuldades de aprendizagem, medicalização, Programa saúde na escola; Link.
  • Angelucci, C.B.; Medicalização das diferenças funcionais- continuismos nas justificativas de uma educação especial subordinada aos diagnósticos; 2014; Nuances: estudo sobre educação.( Presidente Prudente, V.25, n.1); Palavras-chave ou assunto: Medicalização, deficiências, educação especial, diferenças funcionais, identidades; Link.
  • Figueira, P. L; Caliman, L.V.; Considerações sobre os movimentos de medicalização da vida; 2014; Psic.Clin.Rio de Janeiro. V.26, n.2; Palavras-chave ou assunto: Medicalização, cultura somática, infancia, escola; Link.
  • Brzozowski, F.S.; Caponi, S.; Medicalização dos desvios de comportamentos na infância: aspectos positivos e negativos; 2013; Psicologia: ciência e profissão. V.33, n.1; Palavras-chave ou assunto: Medicalização, TDAH, distúrbio de atenção, desenvolvimento infantil; Link.
  • Christofari, A.C.; Freitas, C.R.; Baptista, C.R.; Medicalização dos modos se ser e de aprender; 2015; Educação&Realidade, Porto Alegre, V.40, n.4; Palavras-chave ou assunto: Educação especial, medicalização, patologização, inclusão escolar; Link.
  • Hashiguti, S.T.; O discurso médico e a patologização da educação; 2009; Trab.Ling.Aplic., Campinas. V.48, n.1; Palavras-chave ou assunto: Avaliação, diagnóstico, discurso; Link.
  • Calado, V.A.; Estágio em psicologia escolar e educacional: ruptura com a medicalização da educação; 2014; Revista Quadrimestral da Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional. V.18, n.3; Palavras-chave ou assunto: Estagiárias buscando romper com a abordagem da medicalização; Link.
  • Dantas, J.B.; Tecnificação da vida: uma discussão sobre o discurso da medicalização da sociedade; 2009; Fractal: Revista de Psicologia. V..21, n.3; Palavras-chave ou assunto: Ciência, técnica, medicalização; Link.
  • Gallindo, D.; Lemos, F.C.S, et al; Vidas medicalizadas: por uma genealogia das resistências à farmacologização; 2014; Psicologia: ciência e profissão. V.34, n.4; Palavras-chave ou assunto: Medicalização, farmacologização, resistências, escrita; Link.
  • Armstrong, T.; Why I believe that attention deficit disorder is a myth; 1996; Sydneys's Child[ Australia]; Palavras-chave ou assunto: Falta de precisão dos testes usados nos diagnósticos; Link.
  • Beguy, A; cerini, M, A; Petrabissi, A; Zulueta, C; Irache, V; Silver, P.H.R.; "Niños atrapados entre trastornos y diagnósticos"; 2015; Site do Fórum Infâncias; Palavras-chave ou assunto: TDAH, os diagnósticos e as questões da aprendizagem; Link.
  • Moysés, M.AA.; Collares, C.A.L.; A Transformação do espaço pedagógico em espaço clínico( a patologização da educação); 1994; Série ideias- FDE- n.23; Palavras-chave ou assunto: Individualidades, diagnósticos, educação, patologias, fracasso escolar; Link.
  • Moysés, M.AA.;; Carta a uma mãe; 12/22/2011; www.medicalizacao.com.br; Palavras-chave ou assunto: Esclarecimentos acerca de diagnósticos; Link.
  • Tollo, M.; Del modelo médico ao modelo fármaco hegemónico; 8/7/2014; Site do Fórum Infâncias; Palavras-chave ou assunto: Diagnóstico e hegemonia farmacológica.
  • Condurier, J.F.; À propus DSM; 2005; Essaim, n.15.
  • Moysés, M.A.A;; Fracasso escolar: uma questão médica?; 1992; Série ideias- FDE- n.6; Palavras-chave ou assunto: Distúrbios de aprendizagem, e a aprendizagem em si; Link.
  • Gonon, F.; The dopaminergic hypothesis of attention-deficit/ hyperactivity disorder needs re-examining; 9/10/2008; Trends in Neurosciences. V.32, n.1; Palavras-chave ou assunto: Correlações entre dopamina e existência do TDAH; Link.
  • ; Los psiquiatras se suman a la abolición del DSM y el CIE y apoyan el modelo de rehabilitación em salud mental; 5/24/2013; Infocoponline- Revista de Psicologia; Palavras-chave ou assunto: Saúde mental e fracasso do diagnóstico psiquiátrico; www.infocop.es/view_article.asp?id=4586">Link.
  • Moysés, M.A.A; Collares, C.A.L.; Inteligência abstraída, crianças silenciadas: as avaliações de inteligência; 1997; Psicol.USP. V.8, n.1. SP; Palavras-chave ou assunto: Inteligência, avaliação, fracasso escolar, educação, saúde; Link.
  • ; La Asociación Británica de Psicología llama al cambio de paradigma em salud mental; 5/16/2013; Infocoponline- Revista de Psicologia; Palavras-chave ou assunto: Novos paradigmas diagnósticos em saúde mental; www.infocop.es/view_article.asp?id=4575">Link.
  • Janin, B.; La patologización y medicalizacion del aprendizaje escolar; 8/14/2014; Site do Fórum Infâncias; Palavras-chave ou assunto: TDAH e o envolvimento da sociedade com o processo de ensino e aprendizagem; Link.
  • Dupuv, Gustavo; Lo que no entendemos nos ofende del defecto a la minusvalía de la infancia inquieta a la medicalización; 10/25/2014; Site do Fórum Infâncias; Palavras-chave ou assunto: Questionamentos acerca da nossa dificuldade em lidar com o diferente; Link.
  • Janin, B.; Los niños desafiantes o el desafio de nuestros días; 8/14/2014; Site do Fórum Infâncias; Palavras-chave ou assunto: TDAH e TOD; Link.
  • Moysés, M.A.A; Collares, C.A.L.; Mais de um século de patologização da educação; 2014; Fórum: Diálogos em Psicologia, ano I, n.1; Palavras-chave ou assunto: Dificuldades em lidar com o fenômeno sofrimento; Link.
  • Lemos, F.C.S; Cruz, F.F; Souza, G.S.; Medicalização da Produção da Diferença e Racismos em algumas práticas educativas pacificadoras; 2014; Revista Profissão Docente, Uberaba, V.14, n.30; Palavras-chave ou assunto: Educação, racismos, medicalização, formação, diferença; Link.
  • Fiore, M.A.; Medicalização do corpo da infância: Considerações acerca do Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade; 2005; Mnemosine, V.1, n.1; Palavras-chave ou assunto: Medicalização, infância, processo de produção de subjetividade; Link.
  • Barbiani, R; Junges, J.R; Asquidamine, F; Sugizaki, E.; Metamorfoses da medicalização e seus impactos na família brasileira; 2014; Physis( Revista de Saúde Coletiva, Rio de Janeiro, V.24, n.2); Palavras-chave ou assunto: Medicalização, sociedade, eugenia, higiene, família; Link.
  • Zuculoto, P.C.S.V.; O médico higienista na escola: as origens históricas da medicalização do fracasso escolar; 2007; Rev Bras Crescimento Desenvolv Hum. V.17, n.1; Palavras-chave ou assunto: Saúde escolar, higiene escolar, psicologia escolar, história da psicologia, fracasso escolar, medicalização, patologização; Link.
  • Kraus, K.; Per a un consens clínic del TDAH; 6/29/2015; http://www.consensotdah.blogspot.com; Palavras-chave ou assunto: TDAH e diagnóstico; Link.
  • Collares, C.A.L; Moysés, M.A.A.; Diagnóstico da medicalização do processo ensino-aprendizagem na primeira série do primeiro grau no município de Campinas; 1992; Em Aberto, Brasília, ano 11, n.53; Palavras-chave ou assunto: O conhecimento científico frente ao preconceito e à vida cotidiana; Link.
  • Del Principe, S.; Ritalin, attenzione all' effetto "zombie'; 11/26/2015; http://www.salute.diariodelweb.it; Link.
  • Hornsby, B.; Dyslexia as cause of psychiatric disorder; 1973; British Medical Journal. 24 february, page 487; Link.
  • Moysés, M.AA.; Collares, C.A.L.; Medicalização: elemento de desconstrução dos direitos humanos; 2006; Conselho Regional de Psicologia/RJ; Palavras-chave ou assunto: Medicalização e preconceito; Link.
Entrevistas (favoráveis)
  • Paulo Mattos; O TDAH é subtratado no Brasil; 2012; Revista Brasileira de Psiquiatria ( 34:513-516); Link.
  • Cleide Heloísa Partel; Cleide Heloisa Partel é entrevistada pela Rede Globo; 2013; Publicado por Universo TDAH ( parte do site da Associação Brasileira de Déficit de Atenção- ABDA); Link.
  • Mário Louzã.; Déficit de Atenção/ Hiperatividade(TDAH); 1/5/2012; http://www.drauziovarella.com.br/criança-2; Link.
  • Ana Beatriz Barbosa da Silva; " Eu me achava uma burra"; 9/30/2009; Revista Veja ( Edição n 2132); Link.
  • Paulo Mattos; Neuropediatria em foco:TDAH; 4/23/2014; Revista Crescer; Link.
  • Joseph Sergeant; Simpósio internacional sobre TDAH e transtornos de aprendizagem; 9/11/2010; Site da Associação Brasileira de Déficit de Atenção; Link.
  • José Angél Alda; TDAH: cómo detectarlo y tratarlo; 3/25/2013; Onmeda.es Para tu salud; Link.
  • Paulo Mattos; No Mundo da Lua; 11/1/2010; http://www.tdah.org.br.
Entrevistas (críticas)
  • Maria Aparecida Affonso Moysés; A ritalina e os riscos de um ' genocídio do futuro'; 8/5/2013; Portal da Unicamp ( www.unicamp.br/unicampnoticias); Link.
  • Thomas Szasz; " A psiquiatria tem que ser abolida, assim como a escravidão".; 5/7/2012; IHU On-line( www.ihu.unisinos.br); Link.
  • Maria Aparecida Affonso Moysés; A droga da obediência; 2/20/2011; Site da Revista Carta Capital; Link.
  • Vários entrevistados entre psicólogos e médicos; A polêmica do déficit de atenção; 7/31/2012; Site da Associação Brasileira de Psiquiatria; Link.
  • Rossano Cabral Lima; Antônio Geraldo da Silva; Brasil registra aumento de 775% no consumo de Ritalina em dez anos; 8/11/2014; Site do jornal Estadão; Link.
  • Márcia Gonçalves, ; Antônio Geraldo da Silva.; Especialistas pedem atenção para abuso de drogas de tarja preta; 2/19/2013; Site da Associação Brasileira de Psiquiatria; Link.
  • Maria Aparecida Affonso Moysés; Dislexia existe? Questionamentos a partir de estudos científicos.; 9/15/2009; Site do Conselho Regional de Psicologia/SP; Link.

DSM I

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Dissertações (favoráveis)
Dissertações (críticas)
  • Alvarenga, A.M.; O que não tem remédio nem nunca terá: um estudo sobre a produção científica da psicologia e sua relação com a medicalização psiquiátrica do sofrimento humano; 2013; Biblioteca da Universidade Federal de São João Del Rei/ MG; Mestrado (Dra. Kety Valéria Simões Franciscatii; Programa de mestrado em psicologia da UFSJ); Palavras-chave ou assunto: Psicologia, teoria crítica, individuação, medicalização psiquiátrica, sofrimento humano; Link.
Artigos (favoráveis)
Artigos (críticos)
  • Cruz, M.G.A.; Ferraza, D.A; Cardoso Jr, H.R;; Projetos de lei sobre medicalização da educação: biopolítica, controle e resistência na contemporaneidade; 2014; Nuances: estudo sobre educação.( Presidente Prudente, V.25, n.2); Palavras-chave ou assunto: Medicalização da educação, diagnósticos psiquiátricos, controle biopolítico, projetos de lei, movimentos de resistência; Link.
  • Angell, M.; A epidemia de doença mental; 4/15/2012; Revista Piauí, ed. 59, questões médico-farmacológicas; Link.

DSM II

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Teses (favoráveis)
Teses (críticas)
  • Moraes, R.B.S; "...como se fosse lógico...": considerações críticas da medicalização do corpo infantil pelo TDAH na perspectiva da sociedade normalizadora; 2012; Biblioteca da Fundação Getúlio Vargas; Doutorado (Dra. Isleide Arruda Fontenelle; Escola de Administração de Empresas de São Paulo/FGV); Palavras-chave ou assunto: TDAH, medicalização, biopoder, poder disciplinar, normalização social; Link.
Dissertações (favoráveis)
Dissertações (críticas)
  • Alvarenga, A.M.; O que não tem remédio nem nunca terá: um estudo sobre a produção científica da psicologia e sua relação com a medicalização psiquiátrica do sofrimento humano; 2013; Biblioteca da Universidade Federal de São João Del Rei/ MG; Mestrado (Dra. Kety Valéria Simões Franciscatii; Programa de mestrado em psicologia da UFSJ); Palavras-chave ou assunto: Psicologia, teoria crítica, individuação, medicalização psiquiátrica, sofrimento humano; Link.
Artigos (favoráveis)
  • Possa, M.A; Spanemberg, L; Guardiola, A.; Comorbidades do transtorno de déficit de atenção e hiperatividade em crianças escolares; 2005; Arq Neuropsiquiatr. V.63, n.2-B; Palavras-chave ou assunto: TDAH, comorbidades, crianças; Link.
  • Santos, L.F.; Vasconcelos, L.A.; Transtorno do déficit de atenção e hiperatividade em crianças: uma revisão interdisciplinar; 2010; Psicologia: Teoria e Pesquisa; Palavras-chave ou assunto: TDAH, revisão, etiologia, tratamentos; Link.
  • Epstein, J.N; Loren, R.E.A.; Changes in the Definition of ADHD in DSM-5: Subtle but Important; 2013; Neuropsychiatry London. V.3, n.5; Link.
Artigos (críticos)
  • Zorzaneli, R.T.; Ortega, F.; Bezerra Júnior, B.; Um panorama sobre as variações em torno do conceito de medicalização entre 1950-2010; 2014; Ciência & saúde coletva. V.19, n.6; Palavras-chave ou assunto: Medicalização, história, tendências; Link.
  • Kyrillos Neto, F; Santos, R.A.N; TDA/H e o neurocentrismo: reflexões acerca dos sintomas de desatenção e hiperatividade e seu lugar no registro das bioidentidades; 2013; Vínculo- Revista do NESME. V.10, n.1; Palavras-chave ou assunto: Medicalização, DSM, psicanálise, diagnóstico, TDAH; Link.
  • Cruz, M.G.A.; Ferraza, D.A; Cardoso Jr, H.R;; Projetos de lei sobre medicalização da educação: biopolítica, controle e resistência na contemporaneidade; 2014; Nuances: estudo sobre educação.( Presidente Prudente, V.25, n.2); Palavras-chave ou assunto: Medicalização da educação, diagnósticos psiquiátricos, controle biopolítico, projetos de lei, movimentos de resistência; Link.
  • Angell, M.; A epidemia de doença mental; 4/15/2012; Revista Piauí, ed. 59, questões médico-farmacológicas; Link.
Entrevistas (favoráveis)
Entrevistas (críticas)

DSM III

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Teses (favoráveis)
  • Krieger,F.V.; Refinando o diagnóstico do Transtorno de Oposição e Desafio na infância e adolescência: validação e caracterização da dimensão instável; 2015; Biblioteca da Universidade de São Paulo/ SP; Doutorado (Dr. Guilherme Vanoni Polanczyk; Programa de psiquiatria/ faculdade de medicina/USP/SP); Palavras-chave ou assunto: Humor irritável, TDAH e do comportamento disruptivo, herança multifatorial, estudos epidemiológicos, transtornos do humor, sintomas afetivos, emoções; Link.
Teses (críticas)
  • Caliman, L.V.; A biologia moral da atenção: a constituição do sujeito (des)atento; 2006; Biblioteca da Universidade Federal do Rio de Janeiro; Doutorado (Francisco Javier Ortega; Pós-graduação em saúde coletiva da Universidade Estadual do Rio de Janeiro); Palavras-chave ou assunto: Atenção, distúrbio de falta de atenção com hiperatividade, cérebro; Link.
Dissertações (favoráveis)
  • Munhoz, D.B.; Revisão de literatura das psicoterapias para crianças e adolescentes com déficit de atenção e hiperatividade, TDAH; 2011; Biblioteca do Instituto de Psicologia da USP/SP; Mestrado (Andrés Eduardo Aguirre Antunes; Programa de pós-graduação em psicologia); Palavras-chave ou assunto: TDAH, psicoterapias, tratamento psicológico, revisão de literatura; Link.
Dissertações (críticas)
  • Alvarenga, A.M.; O que não tem remédio nem nunca terá: um estudo sobre a produção científica da psicologia e sua relação com a medicalização psiquiátrica do sofrimento humano; 2013; Biblioteca da Universidade Federal de São João Del Rei/ MG; Mestrado (Dra. Kety Valéria Simões Franciscatii; Programa de mestrado em psicologia da UFSJ); Palavras-chave ou assunto: Psicologia, teoria crítica, individuação, medicalização psiquiátrica, sofrimento humano; Link.
  • Nazar, T.R.N; Representações sociais de professores dos anos finais do ensino fundamental sobre transtorno de déficit de atenção e hiperatividade (TDAH); 2011; Biblioteca da Universidade Estácio de Sá, Rio de Janeiro; Mestrado (Dra. Rita de Cássia Pereira Lima; Programa de Pós-graduação em educação da Universidade Estácio de Sá); Palavras-chave ou assunto: Representações sociais, TDAH, professores, ensino fundamental; Link.
  • Braga, S.G.; Dislexia: a produção do diagnóstico e seus efeitos no processo de escolarização; 2011; Biblioteca da Universidade de São Paulo/SP; Mestrado (Marielene Proença Rebello de Souza; Programa de Pós-graduação em psicologia); Palavras-chave ou assunto: TDAH, leitura, escrita, avaliação psicológica, medicalização, psicologia escolar, psicologia histórico-cultural; Link.
Artigos (favoráveis)
  • Mental Health Commitee, Canadian Paediatric Society; Hyperactivity in children; 1988; CMAJ, V.35; Link.
  • Adams, M.S.; Management of attention deficit disorders; 1983; Journal of the National Medical Association, V.75, n.2; Link.
  • Rapport, M.D; et al; Ritalin vs. Response cost in the control of hyperactivity children: a within-subject comparison; 1982; Journal of Applied Behavior Analysis . V.15, n.2; Palavras-chave ou assunto: Hyperactivity, response cost, medication, ritalin; Link.
  • Gada, M.; A study of prevalence and pattern of attention deficit disorder with hyperactivity in primary school children; 1987; Indian Jounal of Psychiatry . V.29, n.2; Link.
  • Possa, M.A; Spanemberg, L; Guardiola, A.; Comorbidades do transtorno de déficit de atenção e hiperatividade em crianças escolares; 2005; Arq Neuropsiquiatr. V.63, n.2-B; Palavras-chave ou assunto: TDAH, comorbidades, crianças; Link.
  • Freire, A.C.C; Pondé, M.P.; Estudo piloto da prevalência do transtorno de déficit de atenção e hiperatividade entre crianças escolares na cidade de Salvador, Bahia, Brasil; 2005; Arq Neuropsiquiatria. V. 23, 2-B; Palavras-chave ou assunto: TDAH, prevalência; Link.
  • Corredato, T.R; Brogio, S.; Hiperatividade ou falta de limites?; 2002; Colloquium Humanarum, Presidente Prudente, V.1, n.1; Palavras-chave ou assunto: Distúrbio de aprendizagem, hiperatividade, diagnóstico; Link.
  • Santos, L.F.; Vasconcelos, L.A.; Transtorno do déficit de atenção e hiperatividade em crianças: uma revisão interdisciplinar; 2010; Psicologia: Teoria e Pesquisa; Palavras-chave ou assunto: TDAH, revisão, etiologia, tratamentos; Link.
  • Meek, D.C.; Attention-Deficit Hyperactivity Disorder; 1990; Canadian Family Physician, V.36; Palavras-chave ou assunto: ADHD, behavioural disorders, family medicine, neurology, pediatrics; Link.
  • Epstein, J.N; Loren, R.E.A.; Changes in the Definition of ADHD in DSM-5: Subtle but Important; 2013; Neuropsychiatry London. V.3, n.5; Link.
  • Camargos, W.J; Hounie, A.G.; Manual clínico do transtorno de déficit de atenção/ hiperatividade; 2005; Editora Indo, Ltda- ISBN85-995-16-01-9; Palavras-chave ou assunto: Manual; Link.
  • Barkley, R.A; Dupaul, G.J; McMurray, M.B.; Comprehensive Evaluation of Attention Déficit Disorder With and Without Hyperactivity as Defined by Reserach Criteria; 1990; Journal of Consulting and Clinical Psychology, V.58, n.6; Link.
  • Guardiola, A; et al; Prevalence of attention-deficit hyperactivity disorders in students; 2000; Arq Neuropsiquiatr 2000. V.58, n.2-B; Palavras-chave ou assunto: ADHD, diagnostic efficiency; Link.
Artigos (críticos)
  • Sauvagnat, F.; Considerações críticas acerca da classificação DSM e suas implicações na diagnóstica contemporânea; 2012; Analytica( São João Del Rei. V.1, n.1); Palavras-chave ou assunto: Diagnóstico frente ao conceito de normalidade; Link.
  • Kyrillos Neto, F; Santos, R.A.N; TDA/H e o neurocentrismo: reflexões acerca dos sintomas de desatenção e hiperatividade e seu lugar no registro das bioidentidades; 2013; Vínculo- Revista do NESME. V.10, n.1; Palavras-chave ou assunto: Medicalização, DSM, psicanálise, diagnóstico, TDAH; Link.
  • Caliman, L.V.; A constituição sócio-médica do "fato TDAH"; 2009; Psicologia&Sociedade. V.21, n.1; Palavras-chave ou assunto: TDAH, constituição sócio-médica, legitimidade científica; Link.
  • Freitas, C.R.; A medicalização escolar- epidemia do nosso tempo: o conceito de tdah em debate; 2013; 36 Reunião Nacional da ANPEd. Goiânia/GO; Palavras-chave ou assunto: TDAH e diagnóstico; Link.
  • Brzozowski, F.S.; Brzozowski, J.A; Caponi, S.; Classificações interativas: o caso Transtorno de Déficit de Atenção com Hiperatividade infantil; 2010; Interface- Comunicação, saúde, educação. V.14, n.35; Palavras-chave ou assunto: TDAH, efeito de arco, classificação de pessoas, medicalização da infância; Link.
  • Cruz, M.G.A.; Ferraza, D.A; Cardoso Jr, H.R;; Projetos de lei sobre medicalização da educação: biopolítica, controle e resistência na contemporaneidade; 2014; Nuances: estudo sobre educação.( Presidente Prudente, V.25, n.2); Palavras-chave ou assunto: Medicalização da educação, diagnósticos psiquiátricos, controle biopolítico, projetos de lei, movimentos de resistência; Link.
  • Brusztejn, C.; Les troubles du comportment chez l'enfant: approche nosographique et psychopathologique; 2006; Practiques psychologiques- 12; Link.
  • Benedetti, I.M.M; Anache, A.A.; TDA/H: Análise documental sobre a produção do conceito; 2014; Revista Quadrimestral da Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional. V.18, n.3; Palavras-chave ou assunto: TDAH, medicalização da aprendizagem, fracasso escolar; Link.
  • Guarido, R.; A medicalização do sofrimento psíquico: considerações sobre o discurso psiquiátrico e seus efeitos na educação; 2007; Educação e Pesquisa, São Paulo, V.33, n.1; Palavras-chave ou assunto: Medicalização, criança, subjetividade, educação; Link.
  • Angell, M.; A epidemia de doença mental; 4/15/2012; Revista Piauí, ed. 59, questões médico-farmacológicas; Link.

DSM III (revisão)

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Teses (favoráveis)
  • Krieger,F.V.; Refinando o diagnóstico do Transtorno de Oposição e Desafio na infância e adolescência: validação e caracterização da dimensão instável; 2015; Biblioteca da Universidade de São Paulo/ SP; Doutorado (Dr. Guilherme Vanoni Polanczyk; Programa de psiquiatria/ faculdade de medicina/USP/SP); Palavras-chave ou assunto: Humor irritável, TDAH e do comportamento disruptivo, herança multifatorial, estudos epidemiológicos, transtornos do humor, sintomas afetivos, emoções; Link.
Teses (críticas)
Dissertações (favoráveis)
Dissertações (críticas)
  • Alvarenga, A.M.; O que não tem remédio nem nunca terá: um estudo sobre a produção científica da psicologia e sua relação com a medicalização psiquiátrica do sofrimento humano; 2013; Biblioteca da Universidade Federal de São João Del Rei/ MG; Mestrado (Dra. Kety Valéria Simões Franciscatii; Programa de mestrado em psicologia da UFSJ); Palavras-chave ou assunto: Psicologia, teoria crítica, individuação, medicalização psiquiátrica, sofrimento humano; Link.
  • Paula, I.J.; "Remédio se aprende na escola: um estudo sobre as demandas escolares num ambulatório de saúde mental"; 2015; Escola Nacional de Saúde Pública Sérgio Arouca, Rio de Janeiro ( Biblioteca); Mestrado (Orientador: Luís David Castiel - Co -orientador: Gustavo Correa Matta; Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica); Palavras-chave ou assunto: Medicalização, criança, transtorno de aprendizagem, TDAH, saúde mental; Link.
Artigos (favoráveis)
  • Del-Bem, C.M.; Vilela, J. A.A., et al; Confiabilidade da " Entrevista Clínica estruturada para o DSM IV- versão clínica" traduzida para o português; 2001; Revista Brasileira de Psiquiatria. V.23. n.3; Palavras-chave ou assunto: Entrevista psiquiátrica padronizada, confiabilidade e validade, diagnóstico; Link.
  • Freire, A.C.C; Pondé, M.P.; Estudo piloto da prevalência do transtorno de déficit de atenção e hiperatividade entre crianças escolares na cidade de Salvador, Bahia, Brasil; 2005; Arq Neuropsiquiatria. V. 23, 2-B; Palavras-chave ou assunto: TDAH, prevalência; Link.
  • Corredato, T.R; Brogio, S.; Hiperatividade ou falta de limites?; 2002; Colloquium Humanarum, Presidente Prudente, V.1, n.1; Palavras-chave ou assunto: Distúrbio de aprendizagem, hiperatividade, diagnóstico; Link.
  • Santos, L.F.; Vasconcelos, L.A.; Transtorno do déficit de atenção e hiperatividade em crianças: uma revisão interdisciplinar; 2010; Psicologia: Teoria e Pesquisa; Palavras-chave ou assunto: TDAH, revisão, etiologia, tratamentos; Link.
  • Meek, D.C.; Attention-Deficit Hyperactivity Disorder; 1990; Canadian Family Physician, V.36; Palavras-chave ou assunto: ADHD, behavioural disorders, family medicine, neurology, pediatrics; Link.
  • Epstein, J.N; Loren, R.E.A.; Changes in the Definition of ADHD in DSM-5: Subtle but Important; 2013; Neuropsychiatry London. V.3, n.5; Link.
  • Camargos, W.J; Hounie, A.G.; Manual clínico do transtorno de déficit de atenção/ hiperatividade; 2005; Editora Indo, Ltda- ISBN85-995-16-01-9; Palavras-chave ou assunto: Manual; Link.
  • Barkley, R.A; Dupaul, G.J; McMurray, M.B.; Comprehensive Evaluation of Attention Déficit Disorder With and Without Hyperactivity as Defined by Reserach Criteria; 1990; Journal of Consulting and Clinical Psychology, V.58, n.6; Link.
  • Guardiola, A; et al; Prevalence of attention-deficit hyperactivity disorders in students; 2000; Arq Neuropsiquiatr 2000. V.58, n.2-B; Palavras-chave ou assunto: ADHD, diagnostic efficiency; Link.
Artigos (críticos)

DSM IV

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Teses (favoráveis)
  • Krieger,F.V.; Refinando o diagnóstico do Transtorno de Oposição e Desafio na infância e adolescência: validação e caracterização da dimensão instável; 2015; Biblioteca da Universidade de São Paulo/ SP; Doutorado (Dr. Guilherme Vanoni Polanczyk; Programa de psiquiatria/ faculdade de medicina/USP/SP); Palavras-chave ou assunto: Humor irritável, TDAH e do comportamento disruptivo, herança multifatorial, estudos epidemiológicos, transtornos do humor, sintomas afetivos, emoções; Link.
  • Martini, C.P.; Avaliação neuropsicológica das funções executivas e da atenção antes e depois do uso metilfenidato em crianças com transtorno de déficit de atenção/ hiperatividade; 2014; Biblioteca da faculdade de medicina da USP/SP; Doutorado (Erasmo Barbante Casella; Programa de Neurologia); Palavras-chave ou assunto: TDAH, testes neuropsicológicos, atenção, função executiva, metilfenidato; Link.
Teses (críticas)
  • Moraes, R.B.S; "...como se fosse lógico...": considerações críticas da medicalização do corpo infantil pelo TDAH na perspectiva da sociedade normalizadora; 2012; Biblioteca da Fundação Getúlio Vargas; Doutorado (Dra. Isleide Arruda Fontenelle; Escola de Administração de Empresas de São Paulo/FGV); Palavras-chave ou assunto: TDAH, medicalização, biopoder, poder disciplinar, normalização social; Link.
  • Freitas, C.R; Corpos que não param: criança, TDAH e escola; 2011; Biblioteca da Universidade Federal do Rio Grande do Sul; Doutorado (Dr. Claúdio Roberto Baptista; Programa de pós graduação em educação. Faculdade de educação.); Palavras-chave ou assunto: TDAH, hiperatividade, educação infantil, educação especial, atenção, inclusão escolar; Link.
  • Caliman, L.V.; A biologia moral da atenção: a constituição do sujeito (des)atento; 2006; Biblioteca da Universidade Federal do Rio de Janeiro; Doutorado (Francisco Javier Ortega; Pós-graduação em saúde coletiva da Universidade Estadual do Rio de Janeiro); Palavras-chave ou assunto: Atenção, distúrbio de falta de atenção com hiperatividade, cérebro; Link.
Dissertações (favoráveis)
  • Victor, M.M.; Fatores associados ao início e à permanência em tratamento com metilfenidato no transtorno de déficit de atenção/ hiperatividade em adultos; 2008; Biblioteca da faculdade de medicina da UFRGS; Mestrado (Paulo Silva Belmonte de Abreu; programa de pós-graduação em ciências médicas); Palavras-chave ou assunto: TDAH, adultos, metilfenidato; Link.
Dissertações (críticas)
  • Alvarenga, A.M.; O que não tem remédio nem nunca terá: um estudo sobre a produção científica da psicologia e sua relação com a medicalização psiquiátrica do sofrimento humano; 2013; Biblioteca da Universidade Federal de São João Del Rei/ MG; Mestrado (Dra. Kety Valéria Simões Franciscatii; Programa de mestrado em psicologia da UFSJ); Palavras-chave ou assunto: Psicologia, teoria crítica, individuação, medicalização psiquiátrica, sofrimento humano; Link.
  • Nazar, T.R.N; Representações sociais de professores dos anos finais do ensino fundamental sobre transtorno de déficit de atenção e hiperatividade (TDAH); 2011; Biblioteca da Universidade Estácio de Sá, Rio de Janeiro; Mestrado (Dra. Rita de Cássia Pereira Lima; Programa de Pós-graduação em educação da Universidade Estácio de Sá); Palavras-chave ou assunto: Representações sociais, TDAH, professores, ensino fundamental; Link.
  • Paula, I.J.; "Remédio se aprende na escola: um estudo sobre as demandas escolares num ambulatório de saúde mental"; 2015; Escola Nacional de Saúde Pública Sérgio Arouca, Rio de Janeiro ( Biblioteca); Mestrado (Orientador: Luís David Castiel - Co -orientador: Gustavo Correa Matta; Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica); Palavras-chave ou assunto: Medicalização, criança, transtorno de aprendizagem, TDAH, saúde mental; Link.
  • Braga, S.G.; Dislexia: a produção do diagnóstico e seus efeitos no processo de escolarização; 2011; Biblioteca da Universidade de São Paulo/SP; Mestrado (Marielene Proença Rebello de Souza; Programa de Pós-graduação em psicologia); Palavras-chave ou assunto: TDAH, leitura, escrita, avaliação psicológica, medicalização, psicologia escolar, psicologia histórico-cultural; Link.
Artigos (favoráveis)
  • Rohde, L.A.; ADHD in Brazil: The DSM-IV Criteria in a Culturally Different Population; 2002; Journal of the American Academy of Child and Adolescent Psychiatry, V. 41, n.9; Palavras-chave ou assunto: Diagnóstico de TDAH, DSM e cultura; Link.
  • Andrade, A.L.M; Lohr Júnior, A.; Questões atuais acerca do Transtorno de Déficit de Atenção/ Hiperatividade; 2007; Psicol. Argum., Curitiba, V.25, n.48; Palavras-chave ou assunto: TDAH, desatenção, hiperatividade; Link.
  • Araújo, A.P.Q.C.; Avaliação e manejo da criança com dificuldade escolar e distúrbio de atenção; 2002; Jornal de Pediatria- V.78, Supl.1.; Palavras-chave ou assunto: Crianças com TDAH na escola e o tratamento medicamentoso; Link.
  • Couto, T.S; Melo-Júnior, M.R; Gomes, C.R.A.; Aspectos neurobiológicos do transtorno do déficit de atenção e hiperatividade (TDAH): uma revisão; 2010; Ciência&Cognição, V.15, n.1; Palavras-chave ou assunto: TDAH, aspectos neurobiológicos, diagnóstico; Link.
  • Capellini, S.A.; Tonelotto, J.M.F.; Ciasca, S.M.; Medidas de desempenho escolar: avaliação formal e opinião de professores; 2004; Revista Estudos de Psicologia, PUC- Campinas, V.21, n.2; Palavras-chave ou assunto: Escolaridade, aprendizagem; Link.
  • Serra-Pinheiro, M.A.; Mattos, P., et al; Inattention, hyperactivity, oppositional-defiant symptoms and school failure; 2008; Arq Neuropsiquiatr. V.66, n.4; Palavras-chave ou assunto: ADHD, disruptive, behavioral disorders, education; Link.
  • Teles, P.; Dislexia: Como identificar? Como intervir?; 2004; Revista Port Clin Geral. V.20; Palavras-chave ou assunto: Manual; Link.
  • Azevedo, P.V.B; Caixeta, L.F; Mendes, G.M.; Estudos epidemiológicos em neuropsiquiatria infantil com ênfase no transtorno de déficit de atenção e hiperatividade; 2009; Rev Bras Neurol. V.45, n.4; Palavras-chave ou assunto: Epidemiologia, neuropsiquiatria infantil, TDAH; Link.
  • Weiss, M.; Worling, D.; Wasdell, M.; A chart review study of the Inattentive and Combined Types of ADHD; 2003; Journal of Attention Disorders, V.7, n.1; Palavras-chave ou assunto: Tipos de TDAH; Link.
  • Carroll, J.M.; Maughan, B.; Goodman, R; Meltzer, H.; Literacy difficulties and psychiatric disorders: evidence for comorbidity; 2005; Journal of Child Psychology and Psychiatry. V. 46, n. 5; Palavras-chave ou assunto: Comorbidity, reading difficulties, ADHD, conduct disorder, anxiety, depression; Link.
  • Biscegli, T.S.; Cid, F.B., et al; Prevalência de transtorno de déficit de atenção e hiperatividade( TDAH) em pré-escolares de creches; 2013; Moreira Jr Editora/ RBM Revista Brasileira de Medicina; Palavras-chave ou assunto: TDAH, prevalência, criança, creches, pré-escolar; Link.
  • Reis, M.G.F; Camargo, D.M.P.; Práticas escolares e desempenho acadêmico de alunos com TDAH; 2008; Revista Semestral da Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional. V. 12, n.1; Palavras-chave ou assunto: Ensino superior, formação de professores, TDAH; Link.
  • Barkley, R.A.; Behavioral Inhibitions, Sustained Attention, and Executive Functions: Constructing a Unifying Theory of ADHD; 1997; Psychological Bulletin. V.121, n.1; Palavras-chave ou assunto: Exploração das formas do TDAH se configurar; Link.
  • Commitee on quality improvement, 1999-2000; Clinical practice guideline: diagnosis and evaluation of the child with attention-deficit/Hyperactivity disorder; 2000; American Academy of Pediatrics. V.105, n.5; Palavras-chave ou assunto: Como diagnosticar TDAH; Link.
  • de Jou, G.I.; Amaral, B.; Pavan, C.R.; Schaefer, L.S.; Zimmer, M.; Transtorno de déficit de atenção e hiperatividade: um olhar no ensino fundamental; 2010; Psicologia: Reflexão e Crítica. V.23, n.1; Palavras-chave ou assunto: TDAH, ensino fundamental, aprendizagem; Link.
  • Uribe, C.A; Rojas, R.V.; Factores cultureales en el trastorno por déficit de atención e hiperactividad: habla la mamá; 2007; Revista Colombiana de Psiquiatria. V.XXXVI, n.2; Palavras-chave ou assunto: TDAH, narración, psicofarmacologia, trastornos mentales, metilfenidato; Link.
  • Borges e Azevedo, P.V.; Caixeta, L, et al; Attention deficit/ hyperactivity disorders symptoms in indigenous children from Amazon; 2010; Arquivos de Neuropsiquiatria, V.68, n.4; Palavras-chave ou assunto: ADHD, mental health, child psychiatry, indigenous health; Link.
  • Bastos, C.L.; Avaliando o TDAH; 2011; Psychiatry online Brasil, V.16, n.2; Palavras-chave ou assunto: Discussão de casos clínicos sobre TDAH; Link.
  • Coutinho, G; Mattos, P; et al; Concordância entre relato de pais e professores para sintomas de TDAH: resultados de uma amostra clínica brasileira; 2008; Revista de Psiquiatria clínica. V.36, n.3; Palavras-chave ou assunto: TDAH, diagnóstico, fontes de informação; Link.
  • Ochoa, W.C; Mosquera, Y.S.; Navas, M.P.G; Ossio, O.H;; Desempeño diagnóstico del cuestionário lista de síntomas del DSM IV para el tamizaje del transtorno de hiperactividad con déficit de atención (TDAH) en niños y adolescents escolares; 2010; Acta Neurol Colomb, V.26, n.3; Palavras-chave ou assunto: TDAH, DSM IV, diagnóstico; Link.
  • Souza, I.G.S.; Serra-Pinheiro, M.A.; Fortes, D.; Pina, C;; Dificuldades no diagnóstico de TDAH em crianças; 2007; Jornal Brasileiro de Psiquiatria. V.56, suplemento 1; Palavras-chave ou assunto: TDAH, comorbidade, diagnóstico; Link.
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  • Palma, S.M.M; Natale, A.C.M.P; Callil, H.M.; A 4-year follow-up study of ADHD symptoms, comorbidities, and psychostimulant use in a Brazilian sample of children and adolescents with ADHD; 2015; Frontiers in Psychiatry. V.6, Article 135; Palavras-chave ou assunto: ADHD, comorbidity, follow-up, remission, school dropout, psychostimulant; Link.
  • Meerbeke, A.V; Gutiérrez, C.T; Reyes, R.G; Pinilla, M.I.; Prevalencia de trastorno por déficit de atención con hiperactividad en estudiantes de escuelas de Bogotá, Colombia; 2008; Acta Neurol Colomb 2008, 24; Palavras-chave ou assunto: Colombia, epidemiologia, estudio transversal, niño, prevalencia, TDAH; Link.
  • Bell, C.C; Sowers, W; Thopson, K.S.; American Association of Community Psychiatrists' Views on General Features of DSM-IV; 2008; Psychiatric Services, V.59, n.6; Link.
  • Kessler, R; et al; The Prevalence and Correlates of Adult ADHD in The USA: Results from the National Comorbidity Survey Replication; 2006; AMJ Psychiatric, V.163, n.4; Link.
  • Vélez-van-Meerbeke, A. ; et al; Trastorno por déficit de atención e hiperactividad: de padres a hijos; 2015; http://www.elsevier.es/neurologia; Palavras-chave ou assunto: TDA, DSM -IV, escala multifunctional de la conducta, escala de wender-Utah, conducta; Link.
  • Silva, M.A, et al; Attention deficit hyperactivity disorder (ADHD) in adults; 2006; Arq Neuropsiquiatria. V.64, n.3-A; Palavras-chave ou assunto: ADHD, adults, psychosocial, impairment, outpatient service; Link.
  • Latorraca, L.M; Domingos, N.M.; TDAH- Investigação dos critérios para diagnóstico do subtipo predominante desatento; 2012; Revista Semestral da Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional. V. 16, n.1; Palavras-chave ou assunto: TDAH, diagnóstico, comorbidade; Link.
  • Siqueira, C.M.; Gurgel-Gianetti, J.; Mau desempenho escolar: uma visão atual; 2011; Revista Associação Médica Brasileira. V.57, n.1; Palavras-chave ou assunto: Aprendizagem, dislexia, atenção, leitura, TDAH e comportamento disruptivo, baixo rendimento escolar; Link.
  • Rohde, L.A.; Reconhecendo os transtornos externalizantes na sala de aula; 2010; UFRGS, Psiquiatria do Desenvolvimento para Infância e Adolescência e Hospital das Clínicas de Porto Alegre; Palavras-chave ou assunto: Características diagnósticas do TDAH; Link.
  • Amaral, A.H.; Guerreiro, M.M.; Transtorno do déficit de atenção e hiperatividade; 2001; Arq Neuropsiquiat V.59, n.4; Palavras-chave ou assunto: TDAH, neuropsicologia; Link.
  • Possa, M.A; Spanemberg, L; Guardiola, A.; Comorbidades do transtorno de déficit de atenção e hiperatividade em crianças escolares; 2005; Arq Neuropsiquiatr. V.63, n.2-B; Palavras-chave ou assunto: TDAH, comorbidades, crianças; Link.
  • Del-Bem, C.M.; Vilela, J. A.A., et al; Confiabilidade da " Entrevista Clínica estruturada para o DSM IV- versão clínica" traduzida para o português; 2001; Revista Brasileira de Psiquiatria. V.23. n.3; Palavras-chave ou assunto: Entrevista psiquiátrica padronizada, confiabilidade e validade, diagnóstico; Link.
  • Freire, A.C.C; Pondé, M.P.; Estudo piloto da prevalência do transtorno de déficit de atenção e hiperatividade entre crianças escolares na cidade de Salvador, Bahia, Brasil; 2005; Arq Neuropsiquiatria. V. 23, 2-B; Palavras-chave ou assunto: TDAH, prevalência; Link.
  • Santos, L.F.; Vasconcelos, L.A.; Transtorno do déficit de atenção e hiperatividade em crianças: uma revisão interdisciplinar; 2010; Psicologia: Teoria e Pesquisa; Palavras-chave ou assunto: TDAH, revisão, etiologia, tratamentos; Link.
  • Miranda, A.; et al; Substance use in young adults with ADHD: Comorbidity and symptoms of innatention and hyperactivity/ impulsivity; 2015; International Journal of Clinical and Health Psychology( 2015); Palavras-chave ou assunto: ADHD, substance use, conduct disorder, oppositional desafiant disorder, ex post facto study; Link.
  • Epstein, J.N; Loren, R.E.A.; Changes in the Definition of ADHD in DSM-5: Subtle but Important; 2013; Neuropsychiatry London. V.3, n.5; Link.
  • Takeda, T; et al; Reliability and Validity of ADHD diagnostic criteria in the Assessment System for Individuals with ADHD(ASIA): a Japanese semi-structured diagnostic interview; 2015; BMC Psychiatric, V.15, n.130; Palavras-chave ou assunto: Adults, ADHD, diagnosis, psychometric properties, semi-structured diagnostic interview; Link.
  • Matte, B., et al; ADHD in DSM -5: a field trial in a large, representative sample of 18-to 19- year-old adults; 2014; Psychological Medicine, V.45, Cambridge University Press; Palavras-chave ou assunto: ADHD, diagnostic performance, DSM-5, epidemiology, prevalence; Link.
  • Camargos, W.J; Hounie, A.G.; Manual clínico do transtorno de déficit de atenção/ hiperatividade; 2005; Editora Indo, Ltda- ISBN85-995-16-01-9; Palavras-chave ou assunto: Manual; Link.
  • Guardiola, A; et al; Prevalence of attention-deficit hyperactivity disorders in students; 2000; Arq Neuropsiquiatr 2000. V.58, n.2-B; Palavras-chave ou assunto: ADHD, diagnostic efficiency; Link.
Artigos (críticos)
  • Schicotti, R.V.O; Abrão, J.L.F; Gouveia Júnior, S.A.; TDAH e medicalização: considerações sobre os sentidos e significados dos sintomas apresentados por crianças diagnosticadas; 2014; Nuances: estudo sobre educação.( Presidente Prudente, V.25, n.1); Palavras-chave ou assunto: Distúrbio de falta de atenção com hiperatividade, infancia, medicalização; Link.
  • Meira, M.E.M; Para uma crítica da medicalização da educação; 2012; Revista semestral da Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional/ SP. V.16, n.1; Palavras-chave ou assunto: Medicalização, problemas de aprendizagem, psicologia histórico-cultural; Link.
  • Campos, S.; O dsm e o grão do sinthoma; 2009; Horizontes- Boletim eletrõnico semanal- n87. XIV Jornada da EBP-MG. EBP/Mg e IPSM/MG; Palavras-chave ou assunto: A questão do diagnóstico no DSM; Link.
  • Carvalho, T.R.F, et al; Exigências de produtividade na escola e no trabalho e o consumo de metilfenidato; 2014; Educ. Soc, Campinas, V.35, n.127; Palavras-chave ou assunto: Educação, trabalho, medicalização social, TDAH, metilfenidato; Link.
  • Leite, H.A; Rebello, M.P.; O desenvolvimento da atenção como objeto de estudo: contribuições do enfoque histórico-cultural; 2014; Nuances: estudo sobre educação.( Presidente Prudente, V.25, n.1); Palavras-chave ou assunto: Atenção, desenvolvimento da atenção, psicologia histórico-cultural; Link.
  • Sanches, V.N.L; Amarante, P.D.C.; Estudo sobre o processo de medicalização de crianças no campo da saúde mental; 2014; Saúde Debate/ Rio de Janeiro. V38, n.102; Palavras-chave ou assunto: Preparações farmacêuticas, saúde mental, criança, atenção farmacêutica; Link.
  • Quagliata, E; Fondi, E; et al; Bambini iperattivi e disattenti; 4/30/2008; Yahoo! Salute Professional; Palavras-chave ou assunto: Dizatencione; Link.
  • Sauvagnat, F.; Considerações críticas acerca da classificação DSM e suas implicações na diagnóstica contemporânea; 2012; Analytica( São João Del Rei. V.1, n.1); Palavras-chave ou assunto: Diagnóstico frente ao conceito de normalidade; Link.
  • Kyrillos Neto, F; Santos, R.A.N; TDA/H e o neurocentrismo: reflexões acerca dos sintomas de desatenção e hiperatividade e seu lugar no registro das bioidentidades; 2013; Vínculo- Revista do NESME. V.10, n.1; Palavras-chave ou assunto: Medicalização, DSM, psicanálise, diagnóstico, TDAH; Link.
  • Bianchi, E.; Problematizando la noción de trastorno em el TDAH e influencia del manual DSM; 2012; Revista Latinoamericana de Ciências Sociales, Niñez Y Juventud. V.10, n.2; Palavras-chave ou assunto: TDAH, infancia, problematización, DSM; Link.
  • Caliman, L.V.; A constituição sócio-médica do "fato TDAH"; 2009; Psicologia&Sociedade. V.21, n.1; Palavras-chave ou assunto: TDAH, constituição sócio-médica, legitimidade científica; Link.
  • Freitas, C.R.; A medicalização escolar- epidemia do nosso tempo: o conceito de tdah em debate; 2013; 36 Reunião Nacional da ANPEd. Goiânia/GO; Palavras-chave ou assunto: TDAH e diagnóstico; Link.
  • Brzozowski, F.S.; Brzozowski, J.A; Caponi, S.; Classificações interativas: o caso Transtorno de Déficit de Atenção com Hiperatividade infantil; 2010; Interface- Comunicação, saúde, educação. V.14, n.35; Palavras-chave ou assunto: TDAH, efeito de arco, classificação de pessoas, medicalização da infância; Link.
  • Cruz, M.G.A.; Ferraza, D.A; Cardoso Jr, H.R;; Projetos de lei sobre medicalização da educação: biopolítica, controle e resistência na contemporaneidade; 2014; Nuances: estudo sobre educação.( Presidente Prudente, V.25, n.2); Palavras-chave ou assunto: Medicalização da educação, diagnósticos psiquiátricos, controle biopolítico, projetos de lei, movimentos de resistência; Link.
  • Brusztejn, C.; Les troubles du comportment chez l'enfant: approche nosographique et psychopathologique; 2006; Practiques psychologiques- 12; Link.
  • Benedetti, I.M.M; Anache, A.A.; TDA/H: Análise documental sobre a produção do conceito; 2014; Revista Quadrimestral da Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional. V.18, n.3; Palavras-chave ou assunto: TDAH, medicalização da aprendizagem, fracasso escolar; Link.
  • Guarido, R.; A medicalização do sofrimento psíquico: considerações sobre o discurso psiquiátrico e seus efeitos na educação; 2007; Educação e Pesquisa, São Paulo, V.33, n.1; Palavras-chave ou assunto: Medicalização, criança, subjetividade, educação; Link.
  • ; El debate mundial generado por el DSM-V; 5/29/2013; www.infocop.es/view_article; Palavras-chave ou assunto: Considerações sobre a validade do DSM; Link.
  • Vasen, J.; Infancia y DSM V- Nuevos nombres improprios; 8/7/2014; Site do Fórum Infâncias; Palavras-chave ou assunto: Classificação dos DSMs; Link.
  • Frances, A.; It's not too late to save 'normal'; 3/1/2010; Site do Los Angeles Times; Palavras-chave ou assunto: Diagnósticos, epidemias e o DSM; Link.
  • Angell, M.; A epidemia de doença mental; 4/15/2012; Revista Piauí, ed. 59, questões médico-farmacológicas; Link.
Entrevistas (favoráveis)
  • Eric Taylor; Eric Taylor conversa com Eduardo Szaniecki; 1996; Infanto- Rev. Neuropsiq. Da Inf. E Adol.; Link.
  • Luís Augusto Rohde; X Jornada Celpcyro - Entrevista de Dr. Luís Augusto Rohde; 1/7/2013; mailto:celpcyro@celpcyro.org.br; Link.
Entrevistas (críticas)
  • Allen Frances.; "Transformamos problemas cotidianos em transtornos mentais"; 9/27/2014; Edição Brasil no El País/Sociedade; Link.

DSM IV (texto revisado)

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Teses (favoráveis)
  • Krieger,F.V.; Refinando o diagnóstico do Transtorno de Oposição e Desafio na infância e adolescência: validação e caracterização da dimensão instável; 2015; Biblioteca da Universidade de São Paulo/ SP; Doutorado (Dr. Guilherme Vanoni Polanczyk; Programa de psiquiatria/ faculdade de medicina/USP/SP); Palavras-chave ou assunto: Humor irritável, TDAH e do comportamento disruptivo, herança multifatorial, estudos epidemiológicos, transtornos do humor, sintomas afetivos, emoções; Link.
Teses (críticas)
Dissertações (favoráveis)
Dissertações (críticas)
  • Alvarenga, A.M.; O que não tem remédio nem nunca terá: um estudo sobre a produção científica da psicologia e sua relação com a medicalização psiquiátrica do sofrimento humano; 2013; Biblioteca da Universidade Federal de São João Del Rei/ MG; Mestrado (Dra. Kety Valéria Simões Franciscatii; Programa de mestrado em psicologia da UFSJ); Palavras-chave ou assunto: Psicologia, teoria crítica, individuação, medicalização psiquiátrica, sofrimento humano; Link.
Artigos (favoráveis)
  • Garcia, R.B.; Betancurt, L.A.G.; Características lectoras de niños com transtorno del aprendizaje de la lectura; 2009; Acta Colombiana de Psicologia. V.12, n.2; Palavras-chave ou assunto: Trastorno del aprendizaje, lectura, velocidad lectora, dificuldad del aprendizaje; Link.
  • D'Abreu, L.C.F; Marturano, E.M.; Identificação de problemas de saúde mental associados à queixa escolar segundo o DAWBA; 2011; PSICO, Porto Alegre, PUCRS. V.42, n.2; Palavras-chave ou assunto: DAWBA, queixa escolar, transtorno psiquiátrico, criança; Link.
  • Brock, S.E.; Clinton, A.; Diagnosis of Attention-Deficit/ Hyperactivity Disorder(AD/HD) in ChildHood: A Review of the Literature; 2007; The California School Psychologist, V.12; Palavras-chave ou assunto: ADHD, attention-déficit, diagnosis; Link.
  • Montes, L.G.A.; Ricardo-Garcell, J.; Alcântara, H.P.; Garcia, R.B.M;; Alteraciones estructurales encefálicas en el trastorno por déficit de atención e hiperactividad: una actualización; 2009; Salud Mental, V.32, n.6; Palavras-chave ou assunto: TDAH, neurobiologia, morfologia cerebral; Link.
  • Soriano-Ferrer, M; et al; Executive function domains among children with ADHD: do they differ between parents and teachers ratings?; 2014; Procedia- Social and Behavioral Sciences 132 ( 2014); Palavras-chave ou assunto: Children, ADHD, inattentive type, ADHD combined type, executive functioning; Link.
  • Tajalli, P., et al; Examine the presence of ADHD in families of students with/ without ADHD; 2013; Procedia- Social and Behavioral Sciences 84( 2013); Palavras-chave ou assunto: ADHD, familial, parents, siblings; Link.
  • Hoseinifar, J; et al; Examination of the relationship between ADHD and learning disorder in Primary School Children in Tehran; 2011; Procedia- Social and Behavioral Sciences 15 ( 2011); Palavras-chave ou assunto: ADHD, learning disorder, Conner's questionnaire, student, primary school; Link.
  • Zambrano-Sánchez, E., et al; Executive disfunctions screening and intelectual coefficient measurement in children with attention deficit hyperactivity disorder; 2010; Arq Neuropsiquiatria. V.8, n.4; Palavras-chave ou assunto: ADHD, intelligence quotient, executive dysfunction, school children; Link.
  • Dorneles, B.V.; Corso, L.V. et al; Impacto do DSM V no diagnóstico de transtornos de aprendizagem em crianças e adolescentes com TDAH: um estudo de prevalência; 2014; Psicologia Reflexão e Crítica. V.27, n.4; Palavras-chave ou assunto: TDAH, transtorno de aprendizagem, comorbidade, diagnóstico, DSM V; Link.
  • Freire, A.C.C; Pondé, M.P.; Estudo piloto da prevalência do transtorno de déficit de atenção e hiperatividade entre crianças escolares na cidade de Salvador, Bahia, Brasil; 2005; Arq Neuropsiquiatria. V. 23, 2-B; Palavras-chave ou assunto: TDAH, prevalência; Link.
  • Santos, L.F.; Vasconcelos, L.A.; Transtorno do déficit de atenção e hiperatividade em crianças: uma revisão interdisciplinar; 2010; Psicologia: Teoria e Pesquisa; Palavras-chave ou assunto: TDAH, revisão, etiologia, tratamentos; Link.
  • Miranda, A.; et al; Substance use in young adults with ADHD: Comorbidity and symptoms of innatention and hyperactivity/ impulsivity; 2015; International Journal of Clinical and Health Psychology( 2015); Palavras-chave ou assunto: ADHD, substance use, conduct disorder, oppositional desafiant disorder, ex post facto study; Link.
  • Epstein, J.N; Loren, R.E.A.; Changes in the Definition of ADHD in DSM-5: Subtle but Important; 2013; Neuropsychiatry London. V.3, n.5; Link.
  • Camargos, W.J; Hounie, A.G.; Manual clínico do transtorno de déficit de atenção/ hiperatividade; 2005; Editora Indo, Ltda- ISBN85-995-16-01-9; Palavras-chave ou assunto: Manual; Link.
Artigos (críticos)
  • Iriart, C; Rios, L.I; Biomedicalización e infancia: transtorno de déficit de atención e hiperactividad; 2012; Interface- Comunicação, saúde, educação. V.16, n.43; Palavras-chave ou assunto: TDAH, biomedicalización, consumidor de salud, DSM, complejo médico-industrial, utilización de medicamentos; Link.
  • Leite, H.A.; Tuleski, S.C;; Psicologia Histórico-Cultural e desenvolvimento da atenção voluntária: novo entendimento para o TDAH; 2011; Revista Semestral da Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional/ SP. V.15, n.1; Palavras-chave ou assunto: TDAH, atenção, psicologia histórico-cultural; Link.
  • IVtr
  • Bianchi, E.; Faraone, S.A.; El Trastorno de Déficit de Atención e Hiperactividad( TDA/H). Tecnologías, actores sociales e industria farmacéutica; 2015; Physis ( Revista de Saúde Coletiva, Rio de Janeiro. V.25, n.1); Palavras-chave ou assunto: TDAH, infancia, metilfenidato, industria farmaceutica, tecnologias; Link.
  • Bianchi, E.; Problematizando la noción de trastorno em el TDAH e influencia del manual DSM; 2012; Revista Latinoamericana de Ciências Sociales, Niñez Y Juventud. V.10, n.2; Palavras-chave ou assunto: TDAH, infancia, problematización, DSM; Link.
  • Brzozowski, F.S.; Brzozowski, J.A; Caponi, S.; Classificações interativas: o caso Transtorno de Déficit de Atenção com Hiperatividade infantil; 2010; Interface- Comunicação, saúde, educação. V.14, n.35; Palavras-chave ou assunto: TDAH, efeito de arco, classificação de pessoas, medicalização da infância; Link.
  • Cruz, M.G.A.; Ferraza, D.A; Cardoso Jr, H.R;; Projetos de lei sobre medicalização da educação: biopolítica, controle e resistência na contemporaneidade; 2014; Nuances: estudo sobre educação.( Presidente Prudente, V.25, n.2); Palavras-chave ou assunto: Medicalização da educação, diagnósticos psiquiátricos, controle biopolítico, projetos de lei, movimentos de resistência; Link.
  • Benedetti, I.M.M; Anache, A.A.; TDA/H: Análise documental sobre a produção do conceito; 2014; Revista Quadrimestral da Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional. V.18, n.3; Palavras-chave ou assunto: TDAH, medicalização da aprendizagem, fracasso escolar; Link.

DSM V

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Teses (favoráveis)
  • Krieger,F.V.; Refinando o diagnóstico do Transtorno de Oposição e Desafio na infância e adolescência: validação e caracterização da dimensão instável; 2015; Biblioteca da Universidade de São Paulo/ SP; Doutorado (Dr. Guilherme Vanoni Polanczyk; Programa de psiquiatria/ faculdade de medicina/USP/SP); Palavras-chave ou assunto: Humor irritável, TDAH e do comportamento disruptivo, herança multifatorial, estudos epidemiológicos, transtornos do humor, sintomas afetivos, emoções; Link.
  • Martini, C.P.; Avaliação neuropsicológica das funções executivas e da atenção antes e depois do uso metilfenidato em crianças com transtorno de déficit de atenção/ hiperatividade; 2014; Biblioteca da faculdade de medicina da USP/SP; Doutorado (Erasmo Barbante Casella; Programa de Neurologia); Palavras-chave ou assunto: TDAH, testes neuropsicológicos, atenção, função executiva, metilfenidato; Link.
Teses (críticas)
Artigos (favoráveis)
  • Pham, A.V.; Riviere, A.; Specific Learning Disorders and ADHD: current issues in diagnosis across clinical and educational settings; 2015; Curr Psyquiatry Rep. V.17, n.38; Palavras-chave ou assunto: ADHD, comorbidity, diagnosis, DSM V, specific learning disorder; Link.
  • Maldonado, G.G.; González, A.H.S; Castillo, A.L.; Juarez, I.G.S.; El DSM-V. Luces y sombras de un manual no publicado. Retos y expectativas para el futuro; 2011; Salud Mental, V.34, n.4; Palavras-chave ou assunto: DSM V, trastornos, historia, propuestas, criterios; Link.
  • Skutle, A; et al; Early developmental, temperamental and educational problems in "substance use disorder" patients with and without ADHD. Does ADHD make a difference?; 2015; Addictive behaviors reports 2 ( 2015); Palavras-chave ou assunto: Substance use disorder, ADHD, developmental, temperamental and educattional problems; Link.
  • Rizzutti, S; et al; Neuropsychological Profiles Correlated with Clinical and Behavioral Impairments in a Sample of Brazilian Children with ADHD; 2015; Frontiers in Psychiatry. V.6, Article 163; Palavras-chave ou assunto: Comorbidities, ADHD, CBCL, DESR-CBCL, neuropsychological profile; Link.
  • Austerman, J.; ADHD and behavioral disorders: Assessment, management, and na update from DSM-5; 2015; Cleveland Clinic Jounal of Medicine, V.82, s.1; Link.
  • Dorneles, B.V.; Corso, L.V. et al; Impacto do DSM V no diagnóstico de transtornos de aprendizagem em crianças e adolescentes com TDAH: um estudo de prevalência; 2014; Psicologia Reflexão e Crítica. V.27, n.4; Palavras-chave ou assunto: TDAH, transtorno de aprendizagem, comorbidade, diagnóstico, DSM V; Link.
  • Epstein, J.N; Loren, R.E.A.; Changes in the Definition of ADHD in DSM-5: Subtle but Important; 2013; Neuropsychiatry London. V.3, n.5; Link.
  • Takeda, T; et al; Reliability and Validity of ADHD diagnostic criteria in the Assessment System for Individuals with ADHD(ASIA): a Japanese semi-structured diagnostic interview; 2015; BMC Psychiatric, V.15, n.130; Palavras-chave ou assunto: Adults, ADHD, diagnosis, psychometric properties, semi-structured diagnostic interview; Link.
  • Matte, B., et al; ADHD in DSM -5: a field trial in a large, representative sample of 18-to 19- year-old adults; 2014; Psychological Medicine, V.45, Cambridge University Press; Palavras-chave ou assunto: ADHD, diagnostic performance, DSM-5, epidemiology, prevalence; Link.
Artigos (críticos)
  • Brum, E.; O doping das crianças; 2/25/2013; Revisa Época; Palavras-chave ou assunto: O excesso de diagnósticos presente no DSM V; Link.
  • Javiera Mayor G; Ricardo Garcia S.; Trastorno por Déficit de Atención/ Hiperactividad (TDAH) Revisión: hacia dónde vamos ahora?; Agosto, 2011; Rev. Chil. Psiquiatr. Neurol. Infanc. Adolesc. Volumen 22, N 2.; Palavras-chave ou assunto: TDAH, DSM V; Link.
  • Ribeiro, M.I.S; A medicalização da educação na contramão das diretrizes curriculares nacionais da educação básica; 2014; Revista Entreideias, Salvador, V.3, n.1; Palavras-chave ou assunto: Medicalização, educação, Diretrizes curriculares nacionais; Link.
  • Fernández, L.C.S.; Atentos al déficit de atención (TDAH): entre la natureza incierta y la prescripción hiperactiva; 2013; Boletín de información farmacoterapêutica de Navarra. V.21, n.5; Palavras-chave ou assunto: TDAH, metilfenidato, atomoxetina, terapia conductual, abuso de substancias, DSM V; Link.
  • Sauvagnat, F.; Considerações críticas acerca da classificação DSM e suas implicações na diagnóstica contemporânea; 2012; Analytica( São João Del Rei. V.1, n.1); Palavras-chave ou assunto: Diagnóstico frente ao conceito de normalidade; Link.
  • Bianchi, E.; Faraone, S.A.; El Trastorno de Déficit de Atención e Hiperactividad( TDA/H). Tecnologías, actores sociales e industria farmacéutica; 2015; Physis ( Revista de Saúde Coletiva, Rio de Janeiro. V.25, n.1); Palavras-chave ou assunto: TDAH, infancia, metilfenidato, industria farmaceutica, tecnologias; Link.
  • Cruz, M.G.A.; Ferraza, D.A; Cardoso Jr, H.R;; Projetos de lei sobre medicalização da educação: biopolítica, controle e resistência na contemporaneidade; 2014; Nuances: estudo sobre educação.( Presidente Prudente, V.25, n.2); Palavras-chave ou assunto: Medicalização da educação, diagnósticos psiquiátricos, controle biopolítico, projetos de lei, movimentos de resistência; Link.
  • El debate mundial generado por el DSM-V; 5/29/2013; www.infocop.es/view_article; Palavras-chave ou assunto: Considerações sobre a validade do DSM; Link.
  • Vasen, J.; Infancia y DSM V- Nuevos nombres improprios; 8/7/2014; Site do Fórum Infâncias; Palavras-chave ou assunto: Classificação dos DSMs; Link.
  • Frances, A.; It's not too late to save 'normal'; 3/1/2010; Site do Los Angeles Times; Palavras-chave ou assunto: Diagnósticos, epidemias e o DSM; Link.
Entrevistas (favoráveis)
  • Lúcio Malagoni; As polêmicas do DSM V; 7/13/2013; Jornal Opção; Link.
  • David Kupfer; " O DSM V é o melhor que temos para diagnosticar os transtornos mentais"; 5/12/2013; Site da Revista Veja; Link.
  • Luís Augusto Rohde; Pela precisão do diagnóstico; 8/5/2013; Associação Brasileira de Psiquiatria; Link.
  • Vários adultos se dizem portadores de TDAH; Transtorno de Déficit de Atenção com Hiperatividade apresenta sintomas diferentes entre os adultos; 1/10/2015; Zero Hora: Vida e estilo; Link.
  • Eric Taylor; DSM-5 and ADHD- an interview with Eric Taylor; 2013; BMC Medicine, 11:204; Link.
  • Luís Augusto Rohde; X Jornada Celpcyro - Entrevista de Dr. Luís Augusto Rohde; 1/7/2013; mailto:celpcyro@celpcyro.org.br; Link.
Entrevistas (críticas)
  • Christian Dunker; Subjetivações e gestão dos riscos na atualidade: reflexões a partir do DSM V; 2014; Revista EPOS, Rio de Janeiro, V.5, n.1; Link.
  • Gisela Untoiglich; Medicazación y patologización de la vida: situación de las infancias em latinoamérica; 2014; Nuances: estudo sobre Educação. Presidente Prudente-SP, V.25, n.1; Link.
  • Marino Perez Álvarez; Los intereses que hay detrás del diagnóstico del TDAH; 10/23/2014; Infocoponline- Consejo General de la Psicologia de España; Link.
  • Carlos Rey Lanaspa; Por uma psicopatologia clínica, que no estadística; 12/15/2014; Infocoponline- Consejo General de la Psicologia de España; Palavras-chave ou assunto: Stop DSM; Link.
  • Marino Perez Alvarez; "Alternativas a las clasificaciones diagnósticas no faltan"; 12/19/2013; Infocoponline- Revista de Psicologia; Link.