Isaías Alves (1898-1968)

Natural de Santo Antônio de Jesus - Bahia. Bacharel em Direito pela Faculdade de Direito da Bahia em 1910. Tendo-se dedicado ao magistério antes mesmo da sua formatura, obteve, em 1931, o Masters of Arts e Instructor in Psychology pelo Teachers College da Columbia University, tendo estudado com Edward L Thorndike.

Dirigiu o Ginásio Ypiranga, a partir de 1911. Foi professor do Ginásio da Bahia. Na Escola Normal da Bahia (atual Instituto Central de Educação Isaías Alves), lecionou Psicologia Educacional (a partir de 1931) e realizou estudos psicológicos, com a colaboração de Simone Bensabath e João Inácio Mendonça, seus assistentes; foi idealizador, fundador e professor da Faculdade de Filosofia da Bahia (atualmente integrada à Universidade Federal da Bahia). Foi comissionado pelo governo da Bahia para orientar professores primários na utilização de testes pedagógicos e psicológicos. Realizou, em 1926, a aferição da escala Binet-Simon, na versão Cyril-Burt, publicada nos Anais Médico-Sociais da Bahia. Realizou também pesquisas com o Teste de Ballard. Entre 1932 e 1935, montou o Serviço de Testes no Serviço de Medidas Escolares do Instituto de Educação, na gestão de Anísio Teixeira na Direção da Instrução Pública do Distrito Federal; aí criou e produziu vários estudos sobre testes.

Escreveu inúmeras obras, dentre as quais: Teste Individual de intelligencia: noções gerais sobre testes (1927), abordando a fórmula Binet-Simon-Burt e sua adaptação para a realidade brasileira e os testes de labirinto de Porteus; Os testes e a reorganização escolar (1930), procurando demonstrar a aplicabilidade dos testes à situação escolar; além disso, publicou obras sobre Educação e ministrou inúmeros cursos na Bahia e em outros Estados sobre testes e sua aplicação à Educação. Realizou pesquisas sobre a evolução psicológica da criança, tendo coletado 36.616 notas sobre o desenvolvimento dos seus três filhos mais novos, trabalho que ainda está a merecer análise. Isaías Alves integra uma tradição de educadores baianos, iniciada em meados do século XIX com Abílio Cesar Borges, Barão de Macahubas.


PUBLICAÇÕES:

ALVES, I. Os testes e a reorganização escolar. Bahia: A Nova Graphica, 1930.
ALVES, I. Teste individual de intelligencia. Bahia: Off. Graphicas da Luva, 1928.

FONTES:

ANTUNES, M.A. M. O processo de autonomização da psicologia no Brasil (1890 - 1930): uma contribuição aos estudos em história da psicologia.1991. Tese (Doutorado em Psicologia Social) – Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo.
CABRAL, A. C. M. A psicologia no Brasil. Psicologia, Boletim [da] Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras da USP, São Paulo, v.119, n.3, p. 9-51, 1950.
LOURENÇO FILHO, M. B. A psicologia no Brasil. Arquivos Brasileiros de Psicologia Aplicada, Rio de Janeiro, v. 23, n. 3, p.41-53, set. 1971.
PESSOTTI, I. Dados para uma história da psicologia no Brasil. Psicologia, ano 1, n.1, p. 1-14. São Paulo, maio 1975.
PESSOTTI, I. Notas para uma história da Psicologia no Brasil. In: QUEM é o psicólogo Brasileiro. São Paulo: Edicon/CFP, 1988.
PFROMM NETTO, S. A psicologia no Brasil. In: FERRI, M. G.; MOTOYAMA, S. (Org.). História das ciências no Brasil. São Paulo, EPU/EDUSP, 1979. v. 3, p. 235-276.

Mitzuko Aparecida Makino Antunes
Nádia Maria Dourado Rocha

Fuente: Diccionário Biográfico de Psicologia en Brasil - Pioneiros

Instale el Acrobat Reader par leer los Libros Electrónicos.

 

Libros disponibles

Teste individual de inteligência