Maurício Campos de Medeiros (1885-1966)

Irmão mais moço de Medeiros e Albuquerque. Nascido no Rio de Janeiro. Diplomado em Farmácia em 1903 e médico pela Faculdade de Medicina do Rio de Janeiro em 1907, foi também professor, ensaísta e político. Freqüentou vários cursos de especialização médica na Europa, um dos quais com Emil Kraepelin. Ao retornar, esteve ligado ao Pedagogium, foi professor de Psicologia na Escola Normal do Distrito Federal e, posteriormente, catedrático de Fisiologia e Patologia Geral na Faculdade de Medicina do Rio de Janeiro e médico-psiquiatra do Hospital dos Alienados.


Conhecedor de História Geral e da Medicina, assumiu, em 1946, a direção do Instituto de Psiquiatria da mesma faculdade. Em 1950, foi chefe da delegação brasileira no 1.º Congresso Mundial de Psiquiatria. Participou de campanhas educativas anti-alcoolismo, sendo favorável à adoção da "lei seca" no Brasil. Para Medeiros, o alcoolismo era um dos principais motivadores da criminalidade. Atuando na vida política do país, foi deputado estadual pelo Rio de Janeiro em 1916, deputado federal em 1921, reeleito em 1927 e Ministro da Saúde do governo Juscelino Kubitschek. Para a docência da Escola Normal, escreveu tese sobre Os supranormais, publicada em 1930 pela Editora da Vida Doméstica, mas, de fato, não defendida, em decorrência de suas atividades políticas.


Na Faculdade de Medicina da Universidade do Brasil, hoje Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ, tomou a iniciativa de convidar Danilo Perestrello, docente livre mas de formação psicanalítica, para dar um curso centrado na Psicanálise. Demonstrou sua inclinação para a Psicologia quando, ao término de seu curso médico, decidiu conquistar o título de doutor com uma tese sobre Os métodos da psicologia, apresentada e defendida em 1907.Tal como ocorreu com Manoel Bomfim, procurou aprimorar sua formação psicológica freqüentando os cursos de George Dumas na Sorbonne. Sob a influência de Dumas, instalou o que ele próprio considerava o segundo laboratório de Psicologia experimental no Brasil (o primeiro teria sido o de Manoel Bomfim) no próprio Hospital Nacional de Alienados. A aparelhagem, segundo afirma Plínio Olinto, teria sido encomendada por Juliano Moreira e com ela teriam sido realizados vários trabalhos de pesquisa.Ao longo de suas atividades docente e clínica, produziu muitos livros, entre eles Ciência impura, publicado em 1928; A psicoterapia e suas modalidades, publicado em 1929; Segredo conjugal, de 1933; Aspectos da psicologia infantil, editado pela José Olímpio em 1952 e O inconsciente diabólico, publicado em 1964. Este último focaliza uma série significativa de temas em que se revela o quanto Maurício de Medeiros estava atualizado e muito bem informado sobre o campo da Psicologia. Infelizmente, não há referências bibliográficas, embora o próprio texto, vez por outra, contenha indicações de filósofos, como Hegel, e psicanalistas, como Susan Isaacs. Com base na obra dessa autora, apresenta Maurício de Medeiros, no primeiro capítulo, os dez mandamentos da educação infantil. Outro texto importante de Maurício de Medeiros é "Casamento e psiquiatria", no campo da Medicina Legal, publicado em 1952 em Anhembi.


PUBLICAÇÕES:

MEDEIROS, Maurício Campos de. Aspectos da vida infantil. Rio de Janeiro: José Olímpio, 1952.

MEDEIROS, Maurício Campos de. Casamento e psiquiatria. Anhembi, v.22, n.65, abr. 1952.

MEDEIROS, Maurício Campos de. Os métodos da psicologia. 1907. Tese (Doutorado).

MEDEIROS, Maurício Campos de. Os supranormais. Rio de Janeiro: Editora da Vida Doméstica, 1930.FONTES:

MARTINS, Wilson. História da inteligência brasileira (1933-1960). São Paulo: Edusp, 1977-78.

PENNA, Antonio Gomes. História da psicologia no Rio de Janeiro. Rio de Janeiro: Imago, 1992.

RIBAS, João Carvalhal. Maurício de Medeiros: educação anti-alcoólica. Revista de Psiquiatria Clínica, v.5, n.4, dez. 1976.


FONTES:

MARTINS, Wilson. História da inteligência brasileira (1933-1960). São Paulo: Edusp, 1977-78.
PENNA, Antonio Gomes. História da psicologia no Rio de Janeiro. Rio de Janeiro: Imago, 1992.
RIBAS, João Carvalhal. Maurício de Medeiros: educação anti-alcoólica. Revista de Psiquiatria Clínica, v.5, n.4, dez. 1976.


Antônio Gomes Penna
André Luís Masiero

 

Source: Biographical Dictionary of Psychology in Brazil - Pioneers

Install the Acrobat Reader to read Electronic books.

 

Available Book

Methodos em psychologia