Saiba mais...                          Periódicos indexados

Base de dados : INDEXPSI
Pesquisa : BIOTEMAS%20(todos%20os%20anos)
Referências encontradas : 21 [refinar]
Mostrando: 1 .. 21   no formato [Detalhado]

página 1 de 1

  1 / 21 INDEXPSI  
              next record last record
seleciona
para imprimir
Id:8411
Autor:FERRARI, Nadir.
Título:A ciencia e as racas.
Fonte:Biotemas;5(2):115-1241993.
Descritores DECS:RACA (ANTROPOLOGIA)
RACISMO
ENTREVISTAS
 -RACE (ANTHROPOLOGICAL)
 RACISM
 INTERVIEWS


  2 / 21 INDEXPSI  
              first record previous record next record last record
seleciona
para imprimir
Id:8407
Autor:CONTAR, Juida de Deus Palma; FEDATTO JUNIOR, Zelia; CONTAR, Angela Palma.
Título:Estudo dos efeitos neurolepticos de dois compostos derivados da Stevia rebaudiana.
Fonte:Biotemas;5(2):87-921993.
Resumo em português: Dois compostos de Stevia rebaudiana foram analisados, com o objetivo de avaliar os seus efeitos neurolepticos. Os compostos Steviolbioside (120 e 240 mg/kg) e Isosteviol (120, 160, 200 e 240 mg/kg) foram administrados, via i.p., em ratos Wistar adultos. Os dois compostos foram diluidas em agua destilada com pH9 e o Haloperiodol (2 mg/kg), adminstrado tambem via i.p., foi utilizado como droga padrao para catatonia e ptose palpebral. Somente os animais tratdos com Isosteviol exibiram ptose palpebral e catatonia de forma significativa. Concluiu-se que a toxicidade do Isosteviol deve ser alvo de maiores investigacoes.
Descritores DECS:CATATONIA
BLEFAROPTOSE
 -CATATONIA
 BLEPHAROPTOSIS


  3 / 21 INDEXPSI  
              first record previous record next record last record
seleciona
para imprimir
Id:8404
Autor:RODRIGUES, Maria Margarida Pereira.
Título:A organizacao em colonias de insetos sociais.
Fonte:Biotemas;5(2):51-601993.
Resumo em português: O presente artigo discute as teorias sobre a organizacao social de insetos sociais formigas, cupins, e abelhas e vespas mais evoluidas. Explicacoes holistas e reducionistas sao comparadas a partir de estudos existentes sobre o comportamento social.
Descritores DECS:INSETOS
COMPORTAMENTO SOCIAL
 -INSECTS
 SOCIAL BEHAVIOR


  4 / 21 INDEXPSI  
              first record previous record next record last record
seleciona
para imprimir
Id:8400
Autor:TOMAZ, Carlos.
Título:The role of the amygdala in learning and memory / The role of the amygdala in learning and memory
Fonte:Biotemas;5(2):1-401993
Resumo em português: A amigdala, uma das principais estruturas do sistema limbico, tem sido relacionada com muitas funcoes, incluindo a aprendizagem e a memoria. No que diz respeito a memoria de longa duracao, o papel da amigdala pode ser classificado dentro de duas visoes gerais: 1)a amigdala e o sitio onde ocorrem associacoes de um estimulo com o reforcamento, e pode servir como area onde essas alteracoes neurais sao armazenadas (a visao de armazenamento da memoria); 2)uma visao alternativa e de que a amigdala nao e um sitio de armazenamento da memoria mas, ao contrario, serve para modular o processo de armazenamento da memoria localizado em outras areas cerebrais (a visao de modulacao da memoria). Nesta revisao nos propomos examinar as evidencias experimentais relativas a cada uma dessas teorias.
Descritores DECS:CORPO AMIDALITICO
SISTEMA LIMBICO
APRENDIZAGEM
MEMORIA
EMOCOES
 -AMYGDALOID BODY
 LIMBIC SYSTEM
 LEARNING
 MEMORY
 EMOTIONS


  5 / 21 INDEXPSI  
              first record previous record next record last record
seleciona
para imprimir
Id:8392
Autor:WILHELM FILHO, Danilo.
Título:Oxigenio, radicais livres de oxigenio e saude.
Fonte:Biotemas;7(1/2):7-181994.
Resumo em português: Os radicais livres de oxigenio ou oxiradicais (RLO) e seus efeitos deleterios comecaram a ser cada vez mais reconhecidos na comunidade cientifica a partir das duas ultimas decadas. Alcancaram o horizonte de interesse popular apenas nos ultimos anos, notadamente devido as implicacoes inerentes a presenca dos oxiradicais envolvendo diversas patologias e ao processo de envelhecimento. O emprego de terapias antioxidantes e a suplementacao de microelementos e vitaminas antioxidantes e ainda controverso e polemico, principalmente como consequencia da ausencia de procedimentos terapeuticos definidos e regulamentados, apesar de que o embasamento cientifico existente neste particular ser suficiente para atender este mister.
Descritores DECS:SAUDE
OXIGENIO
RADICAIS LIVRES
 -HEALTH
 OXYGEN
 FREE RADICALS


  6 / 21 INDEXPSI  
              first record previous record next record last record
seleciona
para imprimir
Id:8388
Autor:PINHEIRO, Marcelo Antonio Amaro.
Título:Comportamento copulatorio de Panopeus rugosus A. M. Edwards, 1880 (Crustacea, Brachyura, Xanthidae) em cativeiro.
Fonte:Biotemas;6(1):115-120abr. 1993.
Resumo em português: O comportamento copulatorio de Panopeus rgosus e descrito para um casal mantido em cativeiro. Durante a copula os dois exemplares encontram-se em intermuda, com o macho posicionado superiormente tendo sua regiao ventral justaposta a da femea que e carregada sob si. A femea mostrou-se ativa durante todo o processo, cuja duracao media foi de 3,50 mais ou menos 1,12h. A copula seguiu um padrao similar ao verificado para a maioria das especies da Familia Xanthidae ja estudadas. Sua rapida duracao quando comparada com a de outros brancquiuros pode ser decorrente de uma adaptacao destas especies a vida semi-terrestre minimizando o tempo de exposicao a predacao.
Descritores DECS:COPULACAO
COMPORTAMENTO SEXUAL ANIMAL
ANIMAIS
 -COPULATION
 ANIMAL SEXUAL BEHAVIOR
 ANIMALS


  7 / 21 INDEXPSI  
              first record previous record next record last record
seleciona
para imprimir
Id:8385
Autor:PLANETA, Cleopatra da Silva; DELUCIA, Roberto.
Título:Participacao do sistema dopaminergico nas propriedades reforcadoras de psicostimulantes.
Fonte:Biotemas;11(2):7-26nov. 1998.
Resumo em português: O presente artigo comenta alguns aspectos sobre a participacao do sistema dopaminergico mesocorticolimbico nas propriedades reforcadoras das drogas psicostimulantes. Alem disso, enfatiza o envolvimento dos receptores dopaminergicfos D1 e D2 no efeito reforcador destas drogas e suas interacoes com os receptores opiodergicos e glutamatergicos. O grau de ativacao desses sistemas pode estar relacionado, ate certo ponto, ao potencial de dependencia de psicostimulantes de outras drogas de abuso.
Descritores DECS:DROGAS
RECEPTORES DOPAMINERGICOS
 -DRUGS
 RECEPTORS, DOPAMINE


  8 / 21 INDEXPSI  
              first record previous record next record last record
seleciona
para imprimir
Id:8383
Autor:PLANETA, Cleopatra S; DELUCIA, Roberto; AIZENSTEIN, Moacyr Luiz.
Título:Preferencia condicionada de lugar (PCL) induzida por fencanfamina: extincao do condicionamento e concentracoes plasmaticas da droga.
Fonte:Biotemas;9(1):90-1011996.
Resumo em português: A fencanfamina (FCF) e um psicostimulante classificado como um agonista dopaminergico de acao indireta, para o qual existem varios relatos de uso abusivo. O paradigma da preferencia condicionada de lugar (PCL) foi usado para investigar as propriedades reforcadoras da FCF. Foram abordados aspectos metodologicos da PCL induzida por FCF como a extincao do condicionamento e a ausencia de concentracoes plasmaticas da droga durante as sessoes-teste.
Descritores DECS:DROGAS
CONDICIONAMENTO DE LUGAR
DROGAS ESTIMULANTES DO SISTEMA NERVOSO CENTRAL
 -DRUGS
 PLACE CONDITIONING
 CNS STIMULATING DRUGS


  9 / 21 INDEXPSI  
              first record previous record next record last record
seleciona
para imprimir
Id:8376
Autor:CARVALHO, Ana M. A; SMITH, Peter K.
Título:Playfighting, playchasing and affiliation in 5 year old children: a contribution to the discussion of functional implications of playbehaviour / Playfighting, playchasing and affiliation in 5 year old children: a contribution to the discussion of functional implications of playbehaviour
Fonte:Biotemas;9(1):19-371996
Resumo em português: Episodios de brincadeira de luta e de perseguicao entre criancas de cinco anos foram registrados em video durante periodos de atividade livre no patio de uma escola infantil em Sheffield, Inglaterra, durante dois ultimos meses do periodo letivo. Foram realizdas tambem entrevistas individuais com as mesmas criancas, nas quais as criancas indicavam seus amigos e seus parceiros mais frequentes nessas brincadeiras. Verificou-se que as parceirias mais frequentes (tanto observadas quanto relatadas) eram com criancas consideradas amigas, e menos frequentes entre amigos reciprocos. Algumas caracteristicas dos episodios de brincadeira de luta foram analisadas em relacao ao status afiliativo dos parceiros. Episodios de brincadeira de luta em grupo envolveram frenquentemente amigos reciprocos. Amigos reciprocos frequentemente atuaram como 'aliados' nesses episodios, ao passo que nao-amigos atuaram como 'oponentes'. Aliados tenderam a permanecer juntos ao termino dos episodios mais frequentemente do que oponentes. Criancas que obtiveram escores baixos de popularidade no grupo atuaram proporcionalmente mais como oponentes. Os resultadados sao discutidos em termos de possiveis implicacoes funcionais das brincadeiras de luta e de perseguicao, tais como pratica de habilidades, estabelecimento e manutencao de relacoes afiliativas.
Descritores DECS:CRIANCAS
INGLATERRA
JOGOS E BRINQUEDOS
AMIZADE
 -CHILDREN
 ENGLAND
 PLAY AND PLAYTHINGS
 FRIENDSHIP


  10 / 21 INDEXPSI  
              first record previous record next record last record
seleciona
para imprimir
Id:8371
Autor:MOLINA, Flavio de Barros.
Título:Observacoes o comportamento agonistico de cacados Phrynops geoffroanus (Schwelgger, 1812)(Reptilla, Testudines, Chelidae) em cativeiro.
Fonte:Biotemas;5(1):79-84abr. 1992.
Resumo em português: Interacoes agressivas foram observadas principalmente durante o periodo de acasalamento, que se estendeu de dezembro ate meados de abril. Envolveram individuos dos dois sexos, sendo entretanto as agressoes entre machos as mais frequentes. O agressor persegue e tenta morder outro individuo, que se limita a fugir nadando em rotas semi-circulares, direcionando assim a sua carapaca ao agressor a maneira de um escudo. O fato dos exemplares agredidos nao revidarem o ataque sugere a existencia de uma hierarquia bem definida. Nunca foi observado Pl geoggroanus agredindo individuos de outras especies de vertebrados.
Descritores DECS:ANIMAIS
COMPORTAMENTO AGRESSIVO
ACASALAMENTO
 -ANIMALS
 AGGRESSIVE BEHAVIOR
 PAIR BOND


  11 / 21 INDEXPSI  
              first record previous record next record last record
seleciona
para imprimir
Id:8369
Autor:CASTANHO, Antonieta R. S. P; PLANETA, Cleopatra da Silva; LUCIA, Roberto de.
Título:Modelos experimentais que avaliam os mecanismos de recompensa e dependencia de drogas.
Fonte:Biotemas;5(1):65-76abr. 1992.
Resumo em português: Os sistemas de recompensa sao os substratos neurais do comportamento de aproximacao a um determinado objetivo. As recompensas naturais (alimento), as drogas de abuso e o reforco cerebral ativam tais sistemas, dos quais participam substratos dopaminergicos e opioides. O grau de ativacao destes sistemas pode estar relacionado, ate certo ponto, ao potencial de abuso da droga.
Descritores DECS:DROGAS
ABUSO DE DROGAS
DEPENDENCIA DE DROGAS
COMPORTAMENTO
 -DRUGS
 DRUG ABUSE
 DRUG DEPENDENCY
 BEHAVIOR


  12 / 21 INDEXPSI  
              first record previous record next record last record
seleciona
para imprimir
Id:8365
Autor:CHIAVEGATTO, Silvana; BERNARDI, Maria Martha.
Título:Uma contribuicao acerca de estudos sobre teratologia comportamental.
Fonte:Biotemas;5(1):55-63abr. 1992.
Resumo em português: O presente trabalho comenta alguns aspectos dos estudos de teratologia comportamental, tais como a vulnerabilidade de organismos em desenvolvimento, a influencia de variaves maternas, ambientais e do proprio teste nos resultados obtidos. Destaca-se a importancia dos modelos longitudinais para a deteccao de efeitos tardios de agentes toxicos e a sensibilidade dos testes comportamentais para a avaliacao dos efeitos sutis.
Descritores DECS:TERATOGENIOS
ANALISE COMPORTAMENTAL
ESTUDOS LONGITUDINAIS
DESENVOLVIMENTO FETAL
 -TERATOGENS
 BEHAVIORAL ANALYSIS
 LONGITUDINAL STUDIES
 FETAL DEVELOPMENT


  13 / 21 INDEXPSI  
              first record previous record next record last record
seleciona
para imprimir
Id:8363
Autor:OTTONI, Eduardo B.
Título:Associacao sinestesica entre cores e emocoes.
Fonte:Biotemas;5(1):45-54abr. 1992.
Resumo em português: Analisamos aqui as associacoes sinestesicas entre 16 nomes de emocoes e 10 nomes de cores. Estudantes de primeiro grau responderam a questionarios solicitando que cada nome de emocao fosse associado um nome de cor. Quanto as conotacoes afetivas atribuidas aos nomes de cor, nossos resultados apresentaram uma concordancia com os de estudos anteriores. Quanto a ordenacao dos nomes de cores em termos de relevancia afetiva, obtivemos uma sequencia que apresenta uma correlacao de postos significativa com a sequencia 'universal' de ocorrencia de nomes de cores nos idiomas, apontada por Berlin e Kay.
Descritores DECS:EMOCOES
COR
TESTES DE ASSOCIACAO DE PALAVRAS
 -EMOTIONS
 COLOR
 WORD ASSOCIATION TESTS


  14 / 21 INDEXPSI  
              first record previous record next record last record
seleciona
para imprimir
Id:8360
Autor:ALONSO, Carmem; PORFIRIO, Simone.
Título:Um caso de poliginia em Callithrix kubli com criacao simultanea dos filhotes.
Fonte:Biotemas;6(2):89-99out. 1993.
Resumo em português: Este trabalho trata de um caso de ausencia dos mecanismos de ligacao entre macho e femea para formar um casal monogamico no cativeiro, e da ausencia das relacoes de dominancia, usuais em Callithrix, observados em duas irmas gemeas de C. Kubli. Duas femeas virgens foram colocadas com um macho, ambas pariram gemeos com 27 dias de diferenca. Os quatro filhotes foram carregados indistintamente pelos adultos, exceto na hora de dormir, em que cada mae carregava seus proprios gemeos. O indice de associacao mostrou uma maior uniao das femeas entre si do que entre qualquer uma delas e o macho, isto diverge do esperado para o modelo de monogamia, que e o padrao de acasalamento mais frequente do genero Callithrix.
Descritores DECS:ACASALAMENTO
ANIMAIS
PROCESSOS ASSOCIATIVOS
POLIGAMIA
 -PAIR BOND
 ANIMALS
 ASSOCIATIVE PROCESSES
 POLYGAMY


  15 / 21 INDEXPSI  
              first record previous record next record last record
seleciona
para imprimir
Id:8358
Autor:LEGAL, Eduardo Jose.
Título:O gesto de apontar na comunicacao humana: algumas consideracoes onto e filogeneticas.
Fonte:Biotemas;10(2):47-59nov. 1997.
Resumo em português: O papel da comunicacao nao-verbal sobre a fala humana parece maior do que se suspeitava. As novas tecnologias de visualizacao cerebral e as descobertas da psicologia evolucionaria e do desenvolvimento da crianca enfatizam o valor dos gestos manuais, principalmente, do gesto de apontar, na construcao das interacoes sociais complexas e talvez, nas vias neurais do controle da fala. Existem poucas pesquisas no campo mas elas ja demonstram as aplicacoes praticas deste conhecimento no aumento do repertorio comunicativo de criancas autistas e nos apontam a importancia de maiores investimentos no estudo do gesto de apontar.
Descritores DECS:CRIANCAS
COMUNICACAO NAO VERBAL
DESENVOLVIMENTO INFANTIL
CRIANCAS AUTISTAS
GESTOS
 -CHILDREN
 NONVERBAL COMMUNICATION
 CHILDHOOD DEVELOPMENT
 AUTISTIC CHILDREN
 GESTURES


  16 / 21 INDEXPSI  
              first record previous record next record last record
seleciona
para imprimir
Id:8353
Autor:VIEIRA, Mauro Luis; OTTA, Emma.
Título:Efeitos de diferentes periodos de privacao social sobre a brincadeira de hamsters dourados (Mesocricetus auratus).
Fonte:Biotemas;10(2):29-46nov. 1997.
Resumo em português: Atraves da realizacao de um experimento investigou-se a influencia de diferentes periodos de privacao social sobre a brincadeira em hamsters dourados. Estudou-se tambem a acorrencia do processo de saciacao da brincadeira. Atraves da analise dos dados, constatou-se que a privacao social provocou um aumento signigicativo no tempo em que os hamsters dispenderam em brincadeira e em contato fisico. No entanto, a diferenca que houve entre os grupos experimentais, que foram proporcionais ao periodo de privacao, e nao na duracao dos episodios da brincadeira e nem no tempo dispendido em contato fisico. O tempo dispendido em brincadeira, nos grupos experimentais e controle, decaiu gradualmente com o decorrer das sessoes experimentais. Em sintese, os dados acima mencionados sugerem que a brincadeira, assim como outros sistemas de motivacao que sao indispensaveis para a sobrevivencia dos animais, como por exemplo, o comportamento de comer e de beber, apresenta um processo de saciacao, o qual pode ser modulado pelo tempo de privacao. Alem disso, os efeitos da privacao social sobre a taxa de brincadeira nao sao os mesmos pra as diferentes categorias comportamentais.
Descritores DECS:HAMSTERS
RECREACAO
PRIVACAO SOCIAL
PRIVACAO
SACIACAO
 -HAMSTERS
 RECREATION
 SOCIAL DEPRIVATION
 DEPRIVATION
 SATIATION


  17 / 21 INDEXPSI  
              first record previous record next record last record
seleciona
para imprimir
Id:8350
Autor:GERENUTTI, Marli; SPINOSA, Helenice de Souza.
Título:Avermectinas: revisao do uso e da acao sobre o SNC.
Fonte:Biotemas;10(2):7-27nov. 1997.
Resumo em português: As avermectinas foram introduzidas na decada passada na Medicina Veterinaria para tratamento e profilaxia de endoparasitoses e ectoparasitoses. Este trabalho apresenta uma revisao sobre seu uso e mecanismo de acao, alem dos possiveis efeitos da doramectina, a mais recente avermectina, sobre o sistema nervoso central (SNC) de mamiferos.
Descritores DECS:MEDICINA VETERINARIA
TRATAMENTO
ETOLOGIA ANIMAL
ECTOPARASITOSES
 -VETERINARY MEDICINE
 TREATMENT
 ANIMAL ETHOLOGY
 ECTOPARASITIC INFESTATIONS


  18 / 21 INDEXPSI  
              first record previous record next record last record
seleciona
para imprimir
Id:8346
Autor:PERON, Jose Eduardo; MARINO-NETO, Jose; FREITAS, Candido Geraldo.
Título:Individual differences of dominance relationships in semi-natural / Individual differences of dominance relationships in semi-natural
Fonte:Biotemas;1(1):95-98abr. 1988
Resumo em português: A abordagem etologica da agressao ressaltou a importancia do modelo residente-intruso, na investigacao do comportamento agonistico do rato albino. Todavia, colonias estabelecidas de ratos domesticos podem tanto ignorar quanto aceitar pacificamente um macho intruso e, algumas vezes, os intrusos podem mesmo submeter machos residentes. Na populacao de ratos domesticos (linhagem wistar), foi descrita a existencia de 3 tipos de ratos dominantes. E justificada a preferencia por machos moderados quando o uso do modelo residente-intruso.
Descritores DECS:ANIMAIS
RATOS
ETOLOGIA ANIMAL
COMPORTAMENTO AGRESSIVO
 -ANIMALS
 RATS
 ANIMAL ETHOLOGY
 AGGRESSIVE BEHAVIOR


  19 / 21 INDEXPSI  
              first record previous record next record last record
seleciona
para imprimir
Id:8345
Autor:MACHADO, Ligia Maria de Castro Marcondes.
Título:Estudando juntos o comportamento: a perspectiva da analise experimental do comportamento.
Fonte:Biotemas;1(1):76-94abr. 1988.
Resumo em português: O presente trabalho tem como objetivo discutir os principais conceitos da Analise Experimental do Comportamento, demonstrando a sua importancia como estrategia para se estudar a aprendizagem em diferentes organismos, e estabelecer a utilidade de uma abordagem que integre fatores ambientais e biologicos para uma boa compreensao do comportamento.
Descritores DECS:COMPORTAMENTO
APRENDIZAGEM
REFORCO
CONCEITOS
 -BEHAVIOR
 LEARNING
 REINFORCEMENT
 CONCEPTS


  20 / 21 INDEXPSI  
              first record previous record next record last record
seleciona
para imprimir
Id:8341
Autor:ADES, Cesar.
Título:Memoria e aprendizagem em aranhas.
Fonte:Biotemas;1(1):2-27abr. 1988.
Resumo em português: As aranhas, puco estudadas do ponto de vista da memoria e de aprendizagem, constituem contudo um modelo interessante para uma analise destes processos que parta do comportamento em contextos ecologicamente relevantes. Apresenta-se um levantamento de estudos representativos mostrando, em diversas especies de aranhas, a existencia de habituacao e sensibilizacao na caca e na defesa; aperfeicoamento de sequencias instintivas com o treino, aprendizagem na escolha ou rejeicao de presas. Aborda-se mais em detalhe, como estudo de caso, a memoria espacial em aranhas, que tem aspectos aparentemente analogos a memoria operacional e a memoria de referencia de outros animais. Relata-se o resultado de uma serie de observacoes novas sobre os fatores que, na orbitela Argiope argentata, atuam no retorno ao centro da teia: fio de caminhada, geometria da teia, memoria de dicas cinestesicas (memoria 'idiotetica') e de dicas gravitacionais. O estudo dos efeitos da experiencia passada em aranhas, feito dentro das estrategias naturalistica e de analise experimental, contribui para o compreensao da aprendizagem e da memoria enquanto fenomeno adaptativos.
Descritores DECS:ARACNIDEOS
ANIMAIS
COMPORTAMENTO INSTINTIVO
APRENDIZAGEM
 -ARACHNIDA
 ANIMALS
 MEMORY
 INSTINCTIVE BEHAVIOR
 LEARNING


  21 / 21 INDEXPSI  
              first record previous record
seleciona
para imprimir
Id:4146
Autor:LORDELO, Eulina da Rocha; CARVALHO, Ana Maria Almeida.
Título:Um estudo naturalistico do comportamento de cuidado entre criancas pre-escolares.
Fonte:Biotemas;12(1):7-30maio 1999.
Resumo em português: Com o objetivo de descrever e determinar a ocorrencia do comportamento de cuidado, 37 criancas, com idade entre 5 meses e 6 anos e 8 meses, foram observadas em ambiente natural, em grupos de duas, tres e quatro criancas. Episodios de cuidado foram descritos e categorizados, tendo em vista o conteudo e a estrutura dos episodios, incluindo-se indicadores de orientacao afetiva. Tres categorias finais (Mimar, Cuidar e Ensinar) foram descritas e suas frequencias computadas, calculando-se medias por sessao. Os resultados mostraram a ocorrencia de comportamento de cuidado de criancas a partir de 2 anos, caracterizado como acoes complexas de acompanhamento e provisao as necessidades atribuidas ao outro. Na crianca, o comportamento de cuidado assemelha-se ao comportamento parental adulto, em forma e flexibilidade, ajustando-se a cada momento ao estado comportamental do alvo. Variaveis como idade, sexo, diferenca de idade e grau de familiaridade entre as criancas parecem afetar o comportamento, com algumas diferencas significativas favorecendo as criancas mais velhas, as meninas, e diades com maior diferenca de idade. Os resultados sao discutidos nas suas implicacoes para redefinir concepcoes sobre habilidades da crianca e para fornecer uma base de reflexao as praticas de criacao correntes.
Descritores DECS:COMPORTAMENTO
CRIANCAS
PRE-ESCOLAR
COMPORTAMENTO PRO-SOCIAL
DESENVOLVIMENTO PSICOSSOCIAL
 -BEHAVIOR
 CHILDREN
 PRESCHOOL STUDENTS
 PROSOCIAL BEHAVIOR
 PSYCHOSOCIAL DEVELOPMENT



página 1 de 1
   


Refinar a pesquisa
  Base de dados : INDEXPSI Formulário avançado   
Pesquisar por : Formulário livre   

    Pesquisar no campo  
1  
2
3
 
           
Search engine: iAH v2.6.1 powered by WWWISIS
BIREME/PAHO/WHO - Latin American and Caribbean Center on Health Sciences Information