Saiba mais...                          Periódicos indexados

Base de dados : INDEXPSI
Pesquisa : VIRTUS (todos os anos)
Referências encontradas : 14 [refinar]
Mostrando: 1 .. 14   no formato [Detalhado]

página 1 de 1

  1 / 14 INDEXPSI  
              next record last record
seleciona
para imprimir
Id:19246
Autor:Ballmann, Luciana.
Título:Sexualidade na adolescência: repensando a educação sexual.
Fonte:Virtus;1(1):181-193, jul. 2001.
Resumo em português: Analisa a educação sexual na escola em suas diferentes dimensões: biopsicossociais. Discute os respectivos conteúdos e métodos que podem e devem ser adotados no currículo escolar. Finaliza contextualizando a educação sexual e sua possível inclusão como disciplina em todas as escolas(AU)
Descritores Psi Português:EDUCAÇÃO SEXUAL
CURRÍCULO
Descritores Psi Inglês:SEX EDUCATION
CURRICULUM
Localização:BR1424.2 - UNIVALI/BT
BR85.1 - a USP/IP/SBD
BR27.1 - a PUC-Campinas/SPI


  2 / 14 INDEXPSI  
              first record previous record next record last record
seleciona
para imprimir
Id:19245
Autor:Tronca, Flávia Zambon; Tronca, George A.
Título:A saúde como jogo de antinomias: pressuposto teórico para a pscicopedagogia.
Fonte:Virtus;1(1):173-179, jul. 2001.
Resumo em português: O presente artigo aborda a importância do entendimento da ciência em níveis de complexidade, buscando a identificação das propriedades emergentes. A análise científica não está na identidade dos fatores, na sua natureza antinômica. Este entendimento é fundamental para o trabalho de pesquisa e para um melhor diagnóstico psicopedagógico(AU)
Descritores Psi Português:PEDAGOGIA
EDUCAÇÃO
SAÚDE
Descritores Psi Inglês:PEDAGOGY
EDUCATION
HEALTH
Localização:BR1424.2 - UNIVALI/BT
BR85.1 - a USP/IP/SBD
BR27.1 - a PUC-Campinas


  3 / 14 INDEXPSI  
              first record previous record next record last record
seleciona
para imprimir
Id:19244
Autor:Westphal, Letícia Peter Vanroo.
Título:Resignificando possíveis influências das relações no processo ensino-aprendizagem.
Fonte:Virtus;1(1):157-172, jul. 2001.
Resumo em português: O presente artigo propõe ampliar os olhares lançados por professores, escolas e familiares aos alunos inserido no contexto escolar. Traz reflexões acerca das interações estabelecidas dentro e fora da sala de aula, e algumas das possíveis influências que estas podem trazer para o processo de aprendizagem e para a relação pedagógica como um todo(AU)
Descritores Psi Português:ENSINO
APRENDIZAGEM
RELAÇÕES INTERPESSOAIS
RELAÇÕES PAIS-ESCOLA
Descritores Psi Inglês:LEARNING
TEACHING
INTERPERSONAL RELATIONS
PARENT SCHOOL RELATIONSHIP
Localização:BR1424.2 - UNIVALI/BT
BR85.1 - a USP/IP/SBD
BR27.1 - a PUC-Campinas/SPI


  4 / 14 INDEXPSI  
              first record previous record next record last record
seleciona
para imprimir
Id:19243
Autor:Veiga, Luciana Cordoni da.
Título:Psicopedagogia: uma análise da prática clínica e institucional.
Fonte:Virtus;1(1):143-155, jul. 2001.
Resumo em português: O presente artigo tem como finalidade conhecer a psicopedagogia clínica com o objetivo de compreender a prática terapêutica. Para isso, buscamos informações através de entrevistas com psicopedagogos clínicos, nas cidades de Passo Fundo e Santa Cruz do Sul, no estado do Rio Grande do Sul, para obter material para pesquisa e posterior análise. Apresentamos no referido artigo, análise qualitativa dos coletados com os psicopedagogos clínicos e de uma prática psicopedagógica institucional. Através das entrevistas com psicopedagogos clínicos e da prática institucional, pudemos perceber a resistência de educadores em não deixar transparecer suas práticas, bem como a falta de encaminhamento adequado ao profissional competente dos alunos com problema. Constatamos, também o quão é importante o psicopedagogo clínico estar sempre em contato com a escola para uma possível minimização do fracasso escolar(AU)
Descritores Psi Português:PEDAGOGIA
FRACASSO ESCOLAR
DESENVOLVIMENTO COGNITIVO
ENSINO
APRENDIZAGEM
Descritores Psi Inglês:PEDAGOGY
LEARNING
TEACHING
FAILURE
COGNITIVE DEVELOPMENT
Localização:BR1424.2 - UNIVALI/BT
BR85.1 - a USP/IP/SBD
BR27.1 - a PUC-Campinas/SPI


  5 / 14 INDEXPSI  
              first record previous record next record last record
seleciona
para imprimir
Id:19242
Autor:Souza, Lucia Regina de.
Título:Outro olhar: a construção do conhecimento da psicopedagogia na empresa.
Fonte:Virtus;1(1):131-141, jul. 2001.
Resumo em português: O presente artigo reflete um novo olhar a ser exercido pela Psicopedagogia, no âmbito da empresa, possibilitando a excelência a socialização do conhecimento do ser humano e do seu trabalho. Propomos um reengenharia organizacional envolvendo todos os sujeitos deste processo, oferecendo soluções de aprendizagem, com relevãncia estratégica para cada cargo na empresa. Sugerimos programas de treinamento e a possibilidade de renovação de conhecimentos e de competências; algo que pensamos ser fundamental nos dias de hoje. Neste sentido o psicopedagogo pesquisa continuamente diversificadas práticas de ensino-aprendizagem: uma proposta de desenvolvimento cognitivo afetivo e social do ser humano adulto(AU)
Descritores Psi Português:ENSINO
APRENDIZAGEM
PEDAGOGIA
CONHECIMENTO
SOCIALIZAÇÃO
DESENVOLVIMENTO COGNITIVO
DESENVOLVIMENTO DO ADULTO
DESENVOLVIMENTO EMOCIONAL
DESENVOLVIMENTO ORGANIZACIONAL
EMPRESAS
Descritores Psi Inglês:TEACHING
LEARNING
PEDAGOGY
KNOWLEDGE
COGNITIVE DEVELOPMENT
EMOTIONAL DEVELOPMENT
ORGANIZATIONAL DEVELOPMENT
SOCIALIZATION
AWARENESS
Localização:BR1424.2 - UNIVALI/BT
BR85.1 - a USP/IP SBD
BR27.1 - a PUC-Campinas/SPI


  6 / 14 INDEXPSI  
              first record previous record next record last record
seleciona
para imprimir
Id:19241
Autor:Bortolanza, Maria Lourdes.
Título:Legado de Paulo Freire para a construção do saber-fazer psicopedagógico na universidade.
Fonte:Virtus;1(1):119-129, jul. 2001.
Resumo em português: A Pedagogia Crítica Freireana dá sustenção teórico-prática ao Projeto Psicopedagógico da universidade. O ideário emancipador de Paulo Freire oferece uma alternativa teoricamente renovada e politicamente viável, combinando a palavra 'crítica' com as palavras diálogo e possibilidade - pontos fundamentais para o saber-fazer psicopedagógico. Um proposta eminentemente político-pedagógica permite revisar as ações e, ao mesmo tempo, aprofundar concepção democrática, dialógica e dailética do ensino-aprendizagem. Todo projeto exige um pensar e um agir com rigorosidade teórica, investigativa, metodológica e ética. É esta reflexão a que o texto se propõe(AU)
Descritores Psi Português:PEDAGOGIA
APRENDIZAGEM
ENSINO
Descritores Psi Inglês:PEDAGOGY
LEARNING
TEACHING
Localização:BR1424.2 - UNIVALI/BT
BR85.1 - a USP/IP/SBD
BR27.1 - a PUC-Campinas/SPI


  7 / 14 INDEXPSI  
              first record previous record next record last record
seleciona
para imprimir
Id:19240
Autor:Neiss, Zélia.
Título:Empatia entre professores e alunos: necessidade para a aprendizagem significativa.
Fonte:Virtus;1(1):105-118, jul. 2001.
Resumo em português: O estudo aborda a empatia como um dos elementos fundamentais no relacionamento, para facilitar a intervenção professor aluno no processo da aprendizagem. A empatia é um instrumento valioso no trabalho terapêutico, no levantamento de dados no trabalho clínico psicopedagógico. Ela contribui na compreensão simbólica da linguagem de palavras não comunicadas, por dificuldade de expressão. É apresentada como expressão de amor pelo outro, que se coloca na atitude de ajuda e não por interesse pessoal(AU)
Descritores Psi Português:EMPATIA
COMPREENSÃO
COMUNICAÇÃO
APRENDIZAGEM
Descritores Psi Inglês:EMPATHY
RELATIONSHIP
COMMUNICATION
LEARNING
Localização:BR1424.2 - UNIVALI/BT
BR85.1 - a USP/IP/SBD
BR27.1 - a PUC-Campinas


  8 / 14 INDEXPSI  
              first record previous record next record last record
seleciona
para imprimir
Id:19239
Autor:Cachoeira, Euclídia Cunha.
Título:Diversidades da alfabetização: concepções tradicional e construtivista.
Fonte:Virtus;1(1):97-104, jul. 2001.
Resumo em português: O presente artigo aborda a concepção da alfabetização em dois sentidos antagônicos: de um lado a alfabetização voltada aos interesses do professor como único mantenedor do saber; e do outro, o aluno como centro do processo e a valoração atribuída a sua maneira peculiar de pensar. Partindo destes princípios, o intuito é abrir novas diretrizes para que o professor possa repensar sua conduta diante da prática pedagógica, entendendo que o aluno tem efetiva participação no processo de aquisição da leitura/escrita e que a representação que faz dela, é um elemento valioso, para que saiba o momento exato de intervir pedagogicamente(AU)
Descritores Psi Português:ALFABETIZAÇÃO
EDUCAÇÃO INFANTIL
CONSTRUTIVISMO
LEITURA
ESCRITA
Descritores Psi Inglês:READING
WRITING
CONSTRUTIVISM
Localização:BR1424.2 - UNIVALI/BT
BR85.1 - aUSP/IP/SBD
BR27.1 - a PUC-Campinas
LITERACY -


  9 / 14 INDEXPSI  
              first record previous record next record last record
seleciona
para imprimir
Id:19238
Autor:Lobo, Michelle de Paiva.
Título:Cultura, tecnologia e inteligências múltiplas: um estudo histórico.
Fonte:Virtus;1(1):81-96, jul. 2001.
Resumo em português: O presente artigo vem de encontro com a mudança educacional que está ocorrendo no ensino brasileiro atualmente, analisando fatos históricos da evolução humana e comparando a teoria das Inteligências Múltiplas com a recente inclusão de tecnologia de ponta nas instituições de ensino(AU)
Descritores Psi Português:INTELIGÊNCIA
CULTURA
TECNOLOGIA
DESENVOLVIMENTO COGNITIVO
EDUCAÇÃO
Descritores Psi Inglês:EDUCATION
TECNOLOGY
CULTURE
INTELIGENCE
COGNITIVE DEVELOPMENT
Localização:BR1424.2 - UNIVALI/BT


  10 / 14 INDEXPSI  
              first record previous record next record last record
seleciona
para imprimir
Id:19237
Autor:Tronca, Flávia Zambon.
Título:Criatividade: uma abordagem contemporânea.
Fonte:Virtus;1(1):59-79, jul. 2001.
Resumo em português: O entendimento de como acontece o fenômeno da criatividade tem estimulado, há muito tempo, pesquisas nas áreas da psicologia, filosofia e arte. Hoje busca-se respostas para esta questão no campo da história, sociologia, estética, educação, psicopedagogia, neurologia e, principalmente, na ciência cognitiva como a inteligência artificial e a psicologia cognitiva. Como são processadas as informações criativas na mente humana? Esta também é a perspectiva das neurociências, na qual a psicologia se insere, propondo novos conceitos sobre este temário. A criatividade deixa, aqui, de ser entendida como um dom ou uma predisposição sobrenatural. Buscaremos entender a criatividade no contexto contemporâneo. Questionaremos como surgem as idéias criativas, seu contexto e se a criatividade pode ser definida e medida de forma objetiva(AU)
Descritores Psi Português:CRIATIVIDADE
INTELIGÊNCIA
DESENVOLVIMENTO HUMANO
EDUCAÇÃO
Descritores Psi Inglês:CREATIVITY
INTELIGENCE
HUMAN DEVELOPMENT
EDUCATION
Localização:BR1424.2 - UNIVALI/BT
BR85.1 - a USP/IP/SBD
BR27.1 - a PUC-Campinas/SPI
BR85.1 - a USP/IP/SBD
BR27.1 - a PUC-Campinas


  11 / 14 INDEXPSI  
              first record previous record next record last record
seleciona
para imprimir
Id:19236
Autor:Silva, Marli Teresinha da.
Título:Brinquedo: função educativa no desenvolvimento humano.
Fonte:Virtus;1(1):45-58, jul. 2001.
Resumo em português: O brinquedo é um instrumento significativo de mediação no processo-ensino aprendizagem que precisa ser considerado, despertando e desenvolvendo intelectualmente o ser humano, permitindo que a imaginação, a criatividade na forma das funções psicológicas superiores como atenção deliberada, memória ativa/voluntária, planejamento, auto-regulação da conduta, pensamento abstrato, raciocínio lógico, generalização e a percepção, abram novas possibilidades de vida(AU)
Descritores Psi Português:BRINQUEDOS
BRINQUEDOS EDUCACIONAIS
DESENVOLVIMENTO HUMANO
DESENVOLVIMENTO INFANTIL
IMAGINAÇÃO
MEMÓRIA
PENSAMENTO LÓGICO
RACIOCÍNIO
PERCEPÇÃO
Descritores Psi Inglês:TOYS
EDUCATION
HUMAN DEVELOPMENT
CHILD DEVELOPMENT
MEMORY
PERCEPTION
THOUGHT
IMAGINATION
LOGICAL THINKING
REASONING
Localização:BR1424.2 - UNIVALI/BT
BR85.1 - a USP/IP/SBD
BR27.1 - a PUC-Campinas/SPI


  12 / 14 INDEXPSI  
              first record previous record next record last record
seleciona
para imprimir
Id:19235
Autor:Genro, Lenara Taís Reato.
Título:Atuação psicopedagógica no processo de alfabetização.
Fonte:Virtus;1(1):31-43, jul. 2001.
Resumo em português: A psicopedagogia dedica-se ao estudo do processo de aprendizagem, do sujeito que aprende, do objeto de conhecimento e dos espaços educativos. O texto analisa a atuação do psicopedagogo na instituição escolar, na construção da aprendizagem no processo de alfabetização pelo ser cognoscente e contribuições de Piaget e Vygotsky na práxis psicopedagógica(AU)
Descritores Psi Português:PSICOLOGIA
EDUCAÇÃO
COGNIÇÃO
DESENVOLVIMENTO COGNITIVO
CRIANÇAS
Descritores Psi Inglês:PSYCOLOGY
EDUCATION
COGNITIVE DEVELOPMENT
CHILDREN
Localização:BR1424.2 - UNIVALI/BT
BR85.1 - a USP/IP/SBD
BR27.1 - a PUC-Campinas/SPI


  13 / 14 INDEXPSI  
              first record previous record next record last record
seleciona
para imprimir
Id:19234
Autor:Schlindwein, Rachel.
Título:Aspectos psicológicos da terminalidade, do luto e do morrer.
Fonte:Virtus;1(1):19-30, jul. 2001.
Resumo em português: A morte e o morrer abrangem diversos processos, estágios e comportamentos, tanto no paciente como na sua família e na equipe hospitalar. Além das pessoas que se relacionam, fora do hospital, com este paciente e seus entes, como amigos e professores da sua escola. Quanda há a presença de uma doença fatal, tais situações podem apresentar características diferenciadas e agravantes dolorosos. Desse modo, temas relativos ao luto sadio e patológico, melancolia, perda, negação, depressão, aceitação e a esperança, manifestas em adultos, crianças e em outras culturas, serão abordados(AU)
Descritores Psi Português:MORTE
PACIENTES TERMINAIS
PSICOLOGIA
LUTO
Descritores Psi Inglês:DEATH
DEATH AND DYING
TERMINALLY ILL PATIENTS
PSYCOLOGY
GRIEF
Localização:BR1424.2 - UNIVALI/BT
Br85.1 - a USP/IP/SBD
BR27.1 - a PUC-Campinas/SPI


  14 / 14 INDEXPSI  
              first record previous record
seleciona
para imprimir
Id:19233
Autor:Batista, Ana Paula Leão.
Título:Adolescência: o que fazer? Como entender?.
Fonte:Virtus;1(1):7-17, jul. 2001.
Resumo em português: O presente artigo, analisa de forma abrangente o adolescente no seu convívio familiar, escolar e a associação que se costuma fazer, entre a adolescência e o uso de drogas e iniciações sexuais. Geralmente, a adolescência está muito relacionada a conflitos, turbulências e perturbações, ou seja, problemas na família, escola, na sociedade em geral(AU)
Descritores Psi Português:PSICOLOGIA DO ADOLESCENTE
ADOLESCENTE
ESCOLA
FAMÍLIA
DROGAS
SEXO
RELAÇÕES PAIS-FILHO
CONFLITO (PSICOLOGIA)
Descritores Psi Inglês:ADOLESCENT PSYCHOLOGY
ADOLESCENT
ADOLESCENT ATTITUDES
ADOLESCENT BEHAVIOR
SCHOOL
FAMILY
FAMILY RELATIONS
CONFLICTS
Localização:BR1424.2 - UNIVALI/BT
BR85.1 - a USP/IP/SBD
BR27.1 - a PUC-Campinas/SPI



página 1 de 1
   


Refinar a pesquisa
  Base de dados : INDEXPSI Formulário avançado   
Pesquisar por : Formulário livre   

    Pesquisar no campo  
1  
2
3
 
           
Search engine: iAH v2.6.1 powered by WWWISIS
BIREME/PAHO/WHO - Latin American and Caribbean Center on Health Sciences Information