Resumo em português: | O objetivo desda pesquisa e revelar as fontes que contribuiram para a difusao das ideias de Jean Piaget no Brasil e apontar as principais condicoes de assimilacao dessa teoria. Coletamos os dados em arquivos, anais, livros, periodicos, curriculos, memoriais e, principalmente, entrevistas semi-diretivas com quarenta e dois proficioniaisde expressao que trabalham e/ou trabalham com as ideias Piaget no Brasil. Realizamos esta pesquisa dentro dos limites da historia descritiva e fizemos um 'mapeamento' da propagacao dessas ideias pelo pais, indicando as tendencias politico-sociais, educacionais e cientificas que permearam tal difusao. O universo de dados com os quais trabalhamos levou-nos, entre outras, as seguintes conclusoes: a) o movimento da Escola Nova abre espaco para a difusao das ideias de Piaget no Brasil; b) a associacao entre as pesquisas epistemologicas de Piaget e a educacao deve-se, tambem, aos encargos de Piaget em instituicoes dessa area, assim como aos proprios concitos sobre os quais elabora sua teoria; c) a propagacao das ideias de Piaget tem inicio no final da decada de vinte, e consolida-se na decada de sessenta em diante, com a formacao de 'nucleos' piagetianos em sete Estados brasileiros; d) nos anos sessenta e setenta, a corrente behaviorista aparece como o principal obstaculo a divulgacao da teoria piagetiana; e) finalmente, a partir dos anos oitenta, comeca a se fazer sentir a presenca de pesquisas piagetianas interculturais dirigidas a realidade brasileira e inicia-se a divulgacao das ideias de Piaget atraves da expansao do movimento construtivista, baseado nas concepcoes de Emilia Ferreiro. |