|
Id: | 2315
| Autor: | HAYDU, Veronica Bender; CAPOVILLA, Fernando Cesar; JACOB, Ana Nora; PIMENTEL, Naiene dos Santos; GUILHERME, Rosimary Lima; MACEDO, Eliseu C; DUDUCHI, Marcello; CAPOVILLA, Alessandra G. Seabra. | Título: | Resolucao de problemas em nomos V31: efeito do grau de dificuldade de educao de regras durante o learning set sobre o desempenho subsequente.
| Fonte: | Torre babel(2):47-68set. 1995.
| Resumo em português: | Estudou-se o efeito do grau de dificuldade de educao (GDE) de regras durante a formacao do learning set, sobre o desempenho edutivo subsequente na resolucao de problemas via computador. O programa Nomos v31 apresentava 24 problemas, requerendo a educao da regra subjacente a cada um, a partir da observacao de 13 linhas de informacao que tinham determinado comprimento e instancia 'S' ou 'N'. As regras deviam ser eduzidas com base na combinacao entre as instancias e as relacoes de comprimento entre linhas de informacao (L) e linhas referentes: a linha anterior (A) e a linha modelo (M), via operadores relacionais igual, maior, menor, maior-igual, menor-igual, diferente, (e.g., M diferente L maior-igual A). Sequencias de 12 regras cada uma foram planejadas com tres diferentes GDEs: dificil, medio e facil. Cinco universitarios recebiam sequencia de 12 regras dificeis seguida de sequencia de 12 regras medias; outros cinco, sequencia de 12 regras faceis seguida de 12 regras medias. Na sequencia inicial sob GDE facil a nota media foi maior; enquanto o tempo dispendido, a frequencia de linhas observadas e de regras formuladas foram menores que sob GDE dificil. Para tempo e frequencia de linhas houve declinio da sequencia inicial a final, mas nao interacao. Ja para notas e frequencia de regras houve interacao entre GDE e ordem: a mudanca de GDE facil para media produziu aumento na frequencia de regras e queda na nota; ja aquela da dificil para media produziu o efeito oposto. Em conclusao, o GDE das regras durante o periodo de formacao do learning set afetou o desempenho edutivo no proprio periodo bem como no periodo subsequente sob condicoes de GDE medio. Nota e frequencia de regras foram os melhores indicadores de GDE. Tempo e frequencia de linhas acusaram apenas efeito de learning set. | Descritores DECS: | ESTUDANTES DE GRADUACAO APRENDIZAGEM RESOLUCAO DE PROBLEMAS PROCESSOS MENTAIS INSTRUCAO POR COMPUTADOR
| | -GRADUATE STUDENTS LEARNING PROBLEM SOLVING MENTAL PROCESSES COMPUTER ASSISTED INSTRUCTION
|
|