Saiba mais...                          Periódicos indexados

Base de dados : INDEXPSI
Pesquisa : TEORIA E PRÁTICA DA EDUCAÇÃO (todos os anos)
Referências encontradas : 122 [refinar]
Mostrando: 1 .. 40   no formato [Detalhado]

página 1 de 4 ir para página            

  1 / 122 INDEXPSI  
              next record last record
seleciona
para imprimir
Id:23502
Autor:Prado, Lidiani da Rocha; Fazano, marilza Bortoleto.
Título:Brincando e cantando Cecília meireles: reflexões sobre o papel da literatura infantil na formação psicológica e social das crianças / Playing and singing the poetess Cecília Meireles: the role of children's literature in their paychological and social formation
Fonte:Teor. prat. educ;7(2):249-253, maio-ago. 2004
Resumo em português: Este trabalho faz uma refelxão sobre como a literatura pode influenciar na vida dos alunos para uma apredizagem mais significativa. Para tanto, realizou-se um trabalho junto aos alunos do Ensino Fundamental público (5. série, onde se cantaram e se contaram poemas, sem espeicla os de Cecília Meireles. Conclui-se que a leitura de Livros de contos desempenham um papel primordial na formação psicológica e social das crianças(AU)
Resumo em espanhol:Este trabajo hace una reflexión sobre cómo la literatura puede influenciar en la vida de los alumnos para un aprendizaje más significativo. Para tanto, se realizó un trabajo junto a los alumnos de la Enseñanza Fundamental pública (5ª serie, donde se cantaron y se contaron poemas, en especial los de Cecília Meireles). Se concluye que la lectura de Libros de cuentos desempeñan un papel primordial en la formación psicológica y social de los niños
Descritores Psi Português:CONTO
ETNOPSICOLOGIA
Descritores Psi Inglês:TALE
ETHNOPSYCHOLOGY
Localização:BR85.1 - USP/IP/SBD
BR27.1â PUC-CAMPINAS -
BR513.1 - UEM/BC


  2 / 122 INDEXPSI  
              first record previous record next record last record
seleciona
para imprimir
Id:23501
Autor:Terçariol, Adriana Aparecida de Lima; Garcia, Daniela Jordão; Schluzen, Elisa Tomoe Moriya; Schluzen Junior, Klaus.
Título:Impactos da interdisciplinaridade na elaboração de cursos de educação à distância / Impacts of interdisciplinarity in the elaboration of distance education courses
Fonte:Teor. prat. educ;7(2):241-247, maio-ago. 2004
Resumo em português: Diante da possibilidade de formar profissionais por meio da Educação a Distância foram elaborados dois cursos a distância durante uma disciplina do Programa de Pós-graduação em Educação da FCT-Unesp. O primeiro, intitulado ' A formação de ducadores para uma Escola Inclusiva', visa a construção de uma educação mais democrática, de qualidade para todos atendendo a diversidade, em um ambiente Construcionista, Contextualizando e Significativo - CCS. O segundo curso, ' Aprendizagem Organizacional e Gestão do Conhecimento Corporatvo', mostra aos participantes que, na atual economia globalizada, o conhecimento é a única fonte segura de vantagem competitiva. Assim, a vivência na elaboração e excessão destes cursos, bem como, os estudos teóricos e práticos, permitiu-nos constatar que em um ambiente virtual, formadores, mediadores e aprendizes necessitam assumir uma postura interdisciplinar, deixando os papéis de ' detentores do saber', tornando-se humildes disnte do não saber e buscando parcerias para descobrir como modificar a sua prática, valorizando as diferenças e potencializando as habilidades. Esta mudança de postura permite a criação de uma rede interativa e colaborativa de pessoas, evidenciando a abordagem do ' estar junto virtual'(AU)
Resumo em espanhol:Delante de la posibilidad de formar profesionales por medio de la Educación a Distancia, se han elaborado dos cursos a distancia durante una asignatura del Programa de Posgrado en Educación de la FCT-Unesp. El primero, intitulado "La formación de educadores para una Escuela Inclusiva", objetiva la construcción de una educación más democrática, de calidad para todos, atendiendo la diversidad, en un ambiente Construccionista, contextualizado y significativo - CCS. El segundo curso, " Aprendizaje Organizacional y Gestión del Conocimiento Corporatvo", muestra a los participantes que, en la actual economía globalizada, el conocimiento es la única fuente segura de ventaja competitiva. Así, la vivencia en la elaboración y excepción de estos cursos, así como los estudios teóricos y prácticos, nos permitió constatar que en un ambiente virtual, creadores, mediadores y aprendices necesitan asumir una postura interdisciplinaria, dejando los papeles de " detentadores del saber", volviéndose humildes delante del no saber y buscando sociedades para descubrir cómo modificar su práctica, valorando las diferencias y potenciando las habilidades. Este cambio de postura permite la creación de una red interactiva y colaborativa de personas, evidenciando el abordaje del "estar junto virtual"
Descritores DECS:EDUCAÇÃO À DISTANCIA
Descritores Psi Português:RECURSOS HUMANOS
EDUCACAO A DISTANCIA
EDUCADORES
Descritores Psi Inglês:PERSONNEL
DISTANCE EDUCATION
EDUCATORS
Localização:BR85.1 - USP/IP/SBD
BR27.1 - PUC-CAMPINAS/SBI
BR513.1 - UEM/BC


  3 / 122 INDEXPSI  
              first record previous record next record last record
seleciona
para imprimir
Id:23500
Autor:Wolf, Rosângela Abreu do Prado.
Título:Parâmetros curriculares nacionais em ação? / Brazilian curricular parameters in practice?
Fonte:Teor. prat. educ;7(2):227-239, maio-ago. 2004
Resumo em português: O presente artigo faz parte de um tópico de uma dissertação de Mestrado em Linguinstica Aplicada, e é resultado de observações junto a um grupo de professores do ensino fundamental que participaram no ano de 2001 de um curso de formação continuada promovido pela Secretaria Municipal de Eduação do município de Guarapuava-Paraná. A partir dos registros coletados apresentaremos uma análise do teor teórico, metodológico e ideológico do curso. Também abordaremos, a necessidade dos cursos de formação continuada aproximarem-se da realidade do cotidiano escolar através de conhecimento significativos que possibilitem uma reflexão crítica dos professores sobre sua formação inicial e sobre sua prática em sala de aula(AU)
Resumo em espanhol:El presente artículo forma parte de un tópico de una disertación de Tesina en Lingüística Aplicada, y es resultado de observaciones junto a un grupo de profesores de la enseñanza fundamental que participó en el año de 2001 de un curso de formación continuada promovido por la Secretaría Municipal de Educación del municipio de Guarapuava-Paraná. A partir de los registros colectados presentaremos un análisis del método teórico, metodológico e ideológico del curso. También abordaremos la necesidad de los cursos de formación continuada de aproximarse de la realidad del cotidiano escolar a través de conocimientos significativos que posibiliten una reflexión crítica de los profesores sobre su formación inicial y sobre su práctica en aula
Descritores Psi Português:EDUCACAO PERMANENTE
CONHECIMENTO
Descritores Psi Inglês:CONTINUING EDUCATION
AWARENESS
Localização:BR85.1 - USP/IP/SBD
BR27.1 - PUC-CAMPINAS/SBI
BR513.1 - UEM/BC


  4 / 122 INDEXPSI  
              first record previous record next record last record
seleciona
para imprimir
Id:23499
Autor:Amado, João da Silva.
Título:Indiciplina e violência na escola: conceito, interrogações e respostas / Misbehavior and violence inschool: concepts, questions and answers
Fonte:Teor. prat. educ;7(2):217-225, maio-ago. 2004
Resumo em português: Neste artigo o autor começa por definir o conceito de disciplina na escola e por o confrontar com o conceito de violência na escola seja considerado em função de três níveis, consoante o que está em causa é, respectivamente, a regra e a tarefa, a relação entre pares, e a relação com autoridade do professor. Está análise permite uma melhor compreensão dos fatores e funções dos comportamentos de indiciplina e uma melhor contextualização das práticas pedagógicas destinadas à sua prevenção e correção(AU)
Resumo em espanhol:En este artículo, el autor empieza por definir el concepto de disciplina en la escuela y lo confronta con el concepto de violencia en la escuela, considerado en función de tres niveles, consonante que está en causa es, respectivamente, la regla y la tarea, la relación entre pares, y la relación con autoridad del profesor. Este análisis permite una mejor comprensión de los factores y funciones de los comportamientos de indisciplina y una mejor contextualización de las prácticas pedagógicas destinadas a su prevención y corrección
Descritores Psi Português:VIOLENCIA ESCOLAR
Descritores Psi Inglês:SCHOOL VIOLENCE
Localização:BR85.1 - USP/IP/SBD
BR27.1 - PUC-CAMPINAS/SBI
BR513.1 - UEM/BC


  5 / 122 INDEXPSI  
              first record previous record next record last record
seleciona
para imprimir
Id:23498
Autor:Nunes, leonel Jorge Ribeiro.
Título:O quotidiano de um professor de geociências: um caso prático de aplicação / The geo-sciences teacher's daily work: a case study
Fonte:Teor. prat. educ;7(2):209-216, maio-ago. 2004
Resumo em português: No seu quotidiano, o professor de Geociências toma decisões face ás dificuldades encontrada na sala de aula e aos problemas relativos ao desenvolvimento de ideias sobre a Natureza. Ao ensinar estes assuntos, surgiu um desafio inesoerado ao professor, obrignado-o a rever os seus padrões de avaliação dos estudantes. A investigação foi realizada no ao lectivo de 1999/2000, na EB23 - Aquilino Ribeiro de Vila Nova de Paiva (Portugual), em quatro turmas do 7 ano do Ensino Básico, na disciplina de Ciências Naturais. Como hipótese inicial surge a necessidade de investigar a metodologia de ensino específica da Geologia no programa da Ciências Naturais, e a dificuldade em ensinar certos tópicos, apoiado na idéias de que cada área de conhecimento analisa o mundo de modo diferente, e contribui para que os alunos adquiram habilidades e conceitos destinados a comnpreender fenómenos naturais e sociais(AU)
Resumo em espanhol:En su cotidiano, el profesor de Geociencias toma decisiones acerca de las dificultades encontrada en el aula y los problemas relativos al desarrollo de ideias sobre la Naturaleza. Al enseñar estos asuntos, surgió un reto poco frecuente al profesor, obligándolo a rever sus estándares de evaluación de los estudiantes. La investigación fue realizada en el año lectivo de 1999/2000, en la EB23 - Aquilino Ribeiro de Vila Nova de Paiva (Portugual), en cuatro grupos del 7º año de la Enseñanza primaria y secundaria, en la asignatura de Ciencias Naturales. Como hipótesis inicial, surge la necesidad de investigar la metodología de enseñanza específica de la Geología en el programa de la Ciencias Naturales y la dificultad en enseñar ciertos tópicos, apoyado en la ideas de que cada área de conocimiento analiza el mundo de modo diferente, y contribuye para que los alumnos adquieran habilidades y conceptos destinados a comprender fenómenos naturales y sociales
Descritores Psi Português:ENSINO
Descritores Psi Inglês:TEACHING
Localização:BR85.1 - USP/IP/SBD
BR27.1 - PUC-CAMPINAS/SBI
BR513.1 - UEM/BC


  6 / 122 INDEXPSI  
              first record previous record next record last record
seleciona
para imprimir
Id:23497
Autor:Almeida, Raquel Silvano.
Título:Nuevas tecnologias y ciudadanía: el uso del ordenador por niñ@s en situación de riesgo de exclusión social / The use of computers by children on the borderline of social exclusion
Fonte:Teor. prat. educ;7(2):201-208, maio-ago. 2004 ilus
Resumo em português: La historia de la humanidad está larbada de guerras, opressiones, esclavizaciones y rechazos de nacionais enteras y de comunidades más oprimidas enel mundo. Cada sociedad, en todos tiempos, ha creado sus proprias formas de exclusion. En consecuencia, hasta días de hov, en nuestra sociedad, una ' sociedad democrática', hay una cantidad significativa de indivíduos que se encuentra excluída de forma económica, política, social, cultural, y también digital. En brasil, un país en vías de desarrollo más alto de exclusión social alcanza los niÑos y niñas de las comunidades menos favorecidas en todos los ámbitos. Debido al hecho de que vivimos hoy una 'revolución tecnológica', donde tenemos una nueva sociedad basada en el uso de las redes y la globalización de la información, la cual denominamos Sociedad de la Información, y tambien, la sociedad basada en el uso crítico, racional y reflexivo de esta information globalizada, la cual llamomos Sociedad del Conocimiento, vemos que el sentimento de falta de pertenencia de estos individuos menos favorecidos en los contextos actuales, hace que convenios entre el poder público y privado del Estado brasileño busquem la inclusão social de niños y niñas en situación de riesgo de esclusão, incoeporando las Nuevas tecnologias de la Información y comunicación en proyectos sociales e educativos. De este modo, el objetivo de este artículo es exponer un trabajo de ámbito socio-educativo que utiliza las herramientas de las Nuevas tecnologias para fomentar el desarrollo humano y la e inclusión, para la inclusión social de niñas y situación de riesgo de exclusión social. Pressentaremos para ello, el proyecto social brasileiño: ' Internet e Língua Inglesa: um espaço socioeducativo para o PETI -Programa de Erradiação do Trabalho Infantil- na UNIFAMA' el cual se llevó a cabo en la ciudad de Maringá, Paraná, Brasil(AU)
Descritores Psi Português:TECNOLOGIA
INFORMACAO
Descritores Psi Inglês:TECHNOLOGY
INFORMATION
Localização:BR85.1 - USP/IP/SBD
BR27.1 - PUC-CAMPINAS/SBI
BR513.1 - UEM/BC


  7 / 122 INDEXPSI  
              first record previous record next record last record
seleciona
para imprimir
Id:23496
Autor:Taxa-Amaro, Fernanda de Oliveira Soares; Fini, Lucila Diehl Tolaine.
Título:Problemas multiplicativos: a solução por meio de somas repetidas e produto cartesiano / Problems in multiplication: solution by repeated addition and cartesian product
Fonte:Teor. prat. educ;7(2):191-200, maio-ago. 2004
Resumo em português: O desenpenho insatisfatório de alunos em solução de problemas aritméticos tem mostrado que este tipo de atividade escolar apresenta-se como um grande desafio nas séries iniciais do ensino fundamental. O objetivo do trabalho foi analisar estratégias de solução de problemas, apresentadas por 60 alunos das séries iniciais de escola pública de uma cidade do estado de são paulo, em relação a dois tipos de relações multiplicativas, o isomorfismode medidas e produto de medidas. Os resultados mostram que os alunos utilizaram estratégias diferenciadas de cálculo, como a de contage, a aditivada e a de multiplicação. O erro das crianças em problemas de produto de medidas pode iniciar ao professor como o aluno está relacionado quais são hipóteses pessoais diante da construção da estrutura multiplicativa no pensamento(AU)
Resumo em espanhol:El desenpenho insatisfactorio de alumnos en solución de problemas aritméticos está mostrando que este tipo de actividad escolar se presenta como un gran desafío en las series iniciales de la enseñanza fundamental. El objetivo del trabajo fue analizar estrategias de solución de problemas, presentadas por 60 alumnos de las series iniciales de escuela pública de una ciudad del estado de São Paulo, con relación a dos tipos de relaciones multiplicativas, el isomorfismo de medidas y producto de medidas. Los resultados muestran que los alumnos utilizaron estrategias diferenciadas de cálculo como la de cuenta, con aditivos y de multiplicación. El error de los niños en problemas de producto de medidas puede indicar al profesor cómo el alumno está relacionando y cuáles son las hipótesis personales delante de la construcción de la estructura multiplicativa en el pensamiento
Descritores Psi Português:ENSINO FUNDAMENTAL
MATEMATICA
Descritores Psi Inglês:FUNDAMENTAL EDUCATION
MATHEMATICS
Localização:BR85.1 - USP/IP/SBD
BR27.1 - PUC-CAMPINAS/SBI
BR513.1 - UEM/BC


  8 / 122 INDEXPSI  
              first record previous record next record last record
seleciona
para imprimir
Id:23495
Autor:Kingeski, Marcos Fabrício; Sisto, Fermino Fernandes.
Título:Reconhecimento de palavras nas séries iniciais do ensino fundamental / Word Recognition inthe first grades of the primary school
Fonte:Teor. prat. educ;7(2):183-190, maio-ago. 2004 graf
Resumo em português: O objetivo desta pesquisa foi o de estudar um instrumento para avaliar o reconhecimento de palvras com vistas a diferenciar as séries iniciais do ensino fundamental. Foram estudadas 338 crianças de ambos os sexos, com idade entre 6 e 12 anos, que frenquentaram da primeira à quarta série do ensino fundamental. O instrumento contou com 221 palavras, sendo que 165 delas possuíam dificuldades de escrita. Os resultados indicaram que as meninas acertaram mais que os meninos; as primeiras e segundas séries utilizaram mais tempo para responder ao instrumento de avaliação; o desenpenho dos alunos independentemente de série apresentou uma média de acertos acima do ponto médio do instrumento; as médias das pointuações dos alunos diferenciaram-se significativamente em razão da série, sendo que os desempenhos dos alunos das terceiras e quartas séries foram senelhantes e suas diferenças foram atribuídas ao acaso, o mesmo não ocorreu entre as outras séries(AU)
Resumo em espanhol:El objetivo de esta investigación fue estudiar un instrumento para evaluar el reconocimiento de paabras con el objetivo de diferenciar las series iniciales de la enseñanza fundamental. Se han estudiado a 338 niños de ambos sexos, con edad entre 6 y 12 años, que frencuentaron de la primera a la cuarta serie de la enseñanza fundamental. El instrumento contó con 221 palabras, siendo que 165 poseían dificultades de escritura. Los resultados indicaron que las niñas acertaron más que los niños; las primeras y segundas series utilizaron más tiempo para responder al instrumento de evaluación; el desenpenho de los alumnos independientemente de serie presentó un promedio de aciertos arriba del promedio del instrumento; los promedios de las puntuaciones de los alumnos se han diferenciado significativamente en razón de la serie, siendo que los desempeños de los alumnos de las terceras y cuartas series fueron semejantes y sus diferencias han sido atribuidas a la ventura, el mismo no ocurrió entre las otras series
Descritores Psi Português:ENSINO FUNDAMENTAL
RECONHECIMENTO DE PALAVRAS
Descritores Psi Inglês:FUNDAMENTAL EDUCATION
WORD RECOGNITION
Localização:BR85.1 - USP/IP/SBD
BR27.1 - PUC-CAMPINAS/SBI
BR513.1 - UEM/BC


  9 / 122 INDEXPSI  
              first record previous record next record last record
seleciona
para imprimir
Id:23494
Autor:Nogueira, Fracis Mary Guimarães; Figueiredo, Ireni Marilene Zago; Borges, Liliam Faria Porto.
Título:O projeto qualidade no ensino público do Paraná-PQE: alguns indicadores da efetividade da reforma do Estado Brasileiro / The of the brazilizn state and the quality project in the public education of the Paraná
Fonte:Teor. prat. educ;7(2):173-181, maio-ago. 2004
Resumo em português: Este artigo, como parte do resultado final da pesquisa 'Políticas e programas nas áreas de educação e saúde no Estado do Paraná: sua relação com as orientações do BID e BIRD e sua contribuição na disfusão das propostas liberalizantes em nível nacional', aborda, particularmente, a implementação do projeto Qualidade no EnsinoPúblico do Paraná - PQE e sua contribuição no processo de implementação das reformas liberais no aparelho do Estado, que foram operacionalizadas através de seus componentes ou Programs de ação, atingindo diretamente o sistema educaional em nível central, intermediário e local(AU)
Resumo em espanhol:Este artículo, como parte del resultado final de la investigación "Políticas y programas en las áreas de educación y salud en el Estado de Paraná: su relación con las orientaciones del BID y BIRD y su contribución en la difusión de las propuestas liberales a nivel nacional", aborda, particularmente, la implementación del proyecto Calidad en la enseñanza pública de Paraná - PQE y su contribución en el proceso de implementación de las reformas liberales en el aparato del Estado, que fueron operacionalizadas a través de sus componentes o Programas de acción, alcanzando directamente el sistema educacional a nivel central, intermedio y local
Descritores DECS:EDUCAÇÃO
Descritores Psi Português:ESTADO
POLITICA EDUCACIONAL
Descritores Psi Inglês:STATE
EDUCATINAL POLLICY
Localização:BR85.1â USP/IP/SBD -
BR27.1 - PUC-CAMPINAS/SBI
BR513.1 - UEM/BC


  10 / 122 INDEXPSI  
              first record previous record next record last record
seleciona
para imprimir
Id:23493
Autor:Herold Junior, Carlos.
Título:A educação física na crise do capitalismo no século XIX / Physical education the capitalist crisis of the 19 century
Fonte:Teor. prat. educ;7(2):163-172, maio-ago. 2004
Resumo em português: Este estudo busca objetiva analisar as idéias elaboradas na Europa sobre a educação física no século XIX. Especificamente, optou-se por contemplar reflexões feitas quando a constatação da crise do capital era clara: a partir de 1848. Para isso, buscou-se conectar o debate sobre a criação da disciplina escolar Educação Física com o processo de descrição dos Sistemas Nacionais de Ensino, que ocorre no seio das relações sociais de produção capitalista. Para contemplar o pensamento sobre a Educação Física, buscaram-se autores que participaram intensamente dos debates nos campos científicos e educaional. Após a análise dessas obras, pôde-se verificar o modo intenso como esses educadores relacionavam a disciplina Educação Física com a dissolução da crise que assola a Europa. Espera-se contribuir com a relevante produção historiográfica da Educação Física, constatando que naquele momento, assim como hoje, os que pensaram a educação física não estiveram somente preocupados com o desenvolvimento muscular, mas, também, com a construção de uma sociedade diferente. Essa preocupação poderia ser levada a cabo ou mantendo as relações sociais livres de problemas, ou subvertendo-as(AU)
Resumo em espanhol:Este estudio busca analizar las ideas elaboradas en Europa sobre la educación física en el siglo XIX. Específicamente, se optó por contemplar reflexiones hechas cuando la constatación de la crisis del capital era clara: a partir de 1848. Para eso, se buscó conectar el debate sobre la creación de la asignatura escolar Educación Física con el proceso de descripción de los Sistemas Nacionales de Enseñanza, que ocurre en el seno de las relaciones sociales de producción capitalista. Para contemplar el pensamiento sobre la Educación Física, se han buscado autores que participaron intensamente de los debates en los campos científicos y educacionales. Tras el análisis de esas obras, se pudo verificar el modo intenso como esos educadores relacionaban la asignatura Educación Física con la disolución de la crisis que asuela Europa. Se espera contribuir con la relevante producción historiográfica de la Educación Física, constatando que en aquel momento, así como hoy, los que han pensado la educación física no estuvieron solamente preocupados con el desarrollo muscular, sino, también, con la construcción de una sociedad diferente. Esa preocupación podría ser llevada a cabo o manteniendo las relaciones sociales libres de problemas, o subvertiéndolas
Descritores DECS:EDUCAÇÃO FÍSICA E TREINAMENTO
Descritores Psi Português:EDUCACAO FISICA
CAPITALISMO
Descritores Psi Inglês:PHYSICAL EDUCATION
CAPITALISM
Localização:BR85.1 - USP/IP/SBD
BR27.1 - PUC-CAMPINAS/SBI
BR513.1 - UEM/BC


  11 / 122 INDEXPSI  
              first record previous record next record last record
seleciona
para imprimir
Id:23492
Autor:Kude, Vera Maria Moreira; Knuppe, Luciane; Plentz, Margarete.
Título:Atitudes geradas no brincar em instituições de educação infantil / Attitudes in games in Kindergartens
Fonte:Teor. prat. educ;7(2):155-161, maio-ago. 2004
Resumo em português: O brincar assume um papel importante na construção do conhecimento e no desenvolvimento infantil, levando a criança a explorar o mundo à sua volta, descobrir e compreender a si mesma e seus setimentos. Neste processo desenvolve seus conceitos, seleciona suas idéias, constrói relações com seus pares, sua família e o universo. Através da interação que faz com o brinquedo, sente-se capaz de modificar suas atitudes, seu cáter e suas emoções. Com base nessas premissas, foi realizada uma pesquisa com o propósito de observar e descrever a atividade do brincar livre das crianças em instituições de Educação Infantil. O objetivo do estudo foi investigar as atitudes geradas no brincar. Os dados foram coletados, por meio de observações, em três escolas particulares, que atendem crianças na faixa etária de zero a seis anos de idade, e foram analisados conforme a técnica de análise de conteúdo. Os resultados mostram que o brincar é uma atividade de aprendizagem em que crianças adquire confiança, descobre a si mesmo e como harmonizar suas relações com o mundo, como lidar com as tarefas da vida e dominar habilidades. Por meio do brincar, ela gera atitudes que até então se faziam despercebidas, como a curiosidade, a exploração, a criatividade, o prazer e a descoberta(AU)
Resumo em espanhol:El jugar asume un papel importante en la construcción del conocimiento y en el desarrollo infantil, llevando al niño a explorar el mundo a su alrededor, descubrir y comprender a sí mismo y sus sentimientos. En este proceso desarrolla sus conceptos, selecciona sus ideas, construye relaciones con sus pares, su familia y el universo. A través de la interacción que hace con el juguete, se siente capaz de modificar sus actitudes, su caracter y sus emociones. Con base en esas premisas, fue realizada una investigación con el propósito de observar y describir la actividad del jugar libre de los niños en instituciones de Educación Infantil. El objetivo del estudio fue investigar las actitudes generadas en el jugar. Los datos han sido colectados, mediante observaciones, en tres escuelas públicas, que atienden a niños en la franja etaria de cero a seis años de edad, y han sido analizados conforme la técnica de análisis de contenido. Los resultados muestran que el jugar es una actividad de aprendizaje en la que los niños adquieren confianza, descubren a sí mismos y cómo armonizar sus relaciones con el mundo, cómo lidiar con las tareas de la vida y dominar habilidades. Por medio del jugar, genera actitudes que hasta entonces se hacían desapercibidas, como la curiosidad, la explotación, la creatividad, el placer y la descubierta
Descritores DECS:EDUCAÇÃO INFANTIL
DESENVOLVIMENTO INFANTIL
Descritores Psi Português:EDUCACAO INFANTIL
DESENVOLVIMENTO INFANTIL
BRINCAR
Descritores Psi Inglês:EARLY CHILDHOOD EDUCATION
CHILDHOOD DEVELOPMENT
PLAY
Localização:BR85.1 - USP/IP/SBD
BR27.1 - PUC-CAMPINAS/SBI
BR513. - UEM/BC


  12 / 122 INDEXPSI  
              first record previous record next record last record
seleciona
para imprimir
Id:23491
Autor:Teixeira, Angela Enz; Silva, Rosa Maria Graciotto.
Título:Catálogos de livros juvenis: formação imaginárias de editoras em relação a si, ao professor, à literatura juvenil / Book catalogues on yong people's literature: imaginary formation of publishers with regard to themselves, to the teacher, to reading anf to the yaong reading public
Fonte:Teor. prat. educ;7(2):143-153, maio-ago. 2004
Resumo em português: Diante da presença insistente das editoras no contexto escolar, este artigo objetiva explicar como se constitui a visão das editoras Ática e Moderna em relação a si e ao professor, além das oncepções de literatura juvenil e de leitura a que se filiam. As mensagens de literatura juveniul de 2003 dessas editoras destinadas aos docentes constituem nosso corpus de análise. Metodologicmante, este trabalho está pautado na teoria da Análise do Discurso de linha francesa. Após a análise, em relação à imagem que os sujeitos têm de si e de seu interlocutor, notamos uma relção de dependência exposta pelas duas editoras, tal relação é coerente, visto que a situação empírica dos sujeitos envolvidos no discurso constitui uma relçao comercial. Mediante os discuros da Ática Moderna, percebemos que o processo de leitura deve ser uma atividade que relacione o texto lido ao mundo, revelando uma concepção que se aproxima da cognitiva e da interacionista. Em se tratando da imagem que fazem da literatura juvenil, essas editoras valorizam-na por seus fins formativos. por meio do estudo realizado, vimos revelar-se, na opacidade dos textos investigados a ideologia capitalista, que faz parte de nossa realidade, portanto, naturalmente presente nos discuros desses sujeitos(AU)
Resumo em espanhol:Delante de la presencia insistente de las editoriales en el contexto escolar, este artículo objetiva explicar cómo se constituye la visión de las editoriales Ática y Moderna con relación a sí y al profesor, además de concepciones de literatura juvenil y de lectura a que se afilian. Los mensajes de literatura juvenil de 2003 de esas editoriales destinadas a los docentes constituyen nuestro corpus de análisis. Metodológicamente, este trabajo está pautado en la teoría del Análisis del Discurso de línea francesa. Tras el análisis, con relación a la imagen que los sujetos tienen de sí y de su interlocutor, notamos una relación de dependencia expuesta por las dos editoriales, tal relación es coherente, ya que la situación empírica de los sujetos involucrados en el discurso constituye una relación comercial. Mediante los discuros de la Ática y la Moderna, percibimos que el proceso de lectura debe ser una actividad que relacione el texto leído al mundo, revelando una concepción que se aproxima de la cognitiva y de la interaccionista. Tratándose de la imagen que hacen de la literatura juvenil, esas editoriales se valoran por sus fines formativos. Por medio del estudio realizado, vimos revelarse, en la opacidad de los textos investigados, la ideología capitalista, que forma parte de nuestra realidad, por lo tanto, naturalmente presente en los discuros de esos sujetos
Descritores DECS:LEITURA
Descritores Psi Português:PSICOLOGIA E LITERATURA
LEITURA
Descritores Psi Inglês:PSYCHOLOGY AND LITERATURE
READING
Localização:BR85.1 - USP/IP/SBD
BR27.1 - PUC-CAMPINAS/SBI
br513.1 - UEM/BC


  13 / 122 INDEXPSI  
              first record previous record next record last record
seleciona
para imprimir
Id:23490
Autor:Hila, Claudia Donà.
Título:Estratégias de pré-leitura empregadas nos estágios supervisionados / Pre-reading strategies in supervised apprenticeship
Fonte:Teor. prat. educ;7(2):137-141, maio-ago. 2004
Resumo em português: Esta investigação procura demonstrar que a utilização de estratégias e atividades planejadas para a fase da pré-leitura, tais como motivação, definição de objetivos, ativação do conhecimento prévio e auto-indagação, desenvolvidas por acadêmicos de Letras supervisionados, conseguem otimizar o processo de compreensão e interpretação de textos(AU)
Resumo em espanhol:Esta investigación busca demostrar que la utilización de estrategias y actividades planeadas para la fase de la prelectura, tales como motivación, definición de objetivos, activación del conocimiento previo y autoindagación, desarrolladas por académicos de Letras supervisados, consiguen optimizar el proceso de comprensión e interpretación de textos
Descritores DECS:LEITURA
Descritores Psi Português:LEITURA
Descritores Psi Inglês:READING
Localização:BR85.1 - USP/IP/SBD
BR27.1 - PUC-CAMPINAS/SBI
BR513.1 - UEM/BC


  14 / 122 INDEXPSI  
              first record previous record next record last record
seleciona
para imprimir
Id:23451
Autor:Nagel, Lizia Helena.
Título:Em questão: profissionalismo no ensino / Highlighting professionalism in the teaching
Fonte:Teor. prat. educ;7(1):23-27, jan./abr.2004
Resumo em português: O artigo pretende discutir o significado do termo profissionalismo no magist~erio sob a urgência de entender o professor como um sujeito que se propõe a envidar esforços na formação de um hoem da próxima geração, comprometido com os problemas sociais, com a realidade em geral, com o cinhecimento científico e com a prática que, mergulha na cotidianidade, não se reduzindo a meras técnicas, fundamenta-se em explicações teórica(AU)
Resumo em espanhol:El artículo pretende discutir el significado del término profesionalismo en el magisterio bajo la urgencia de entender el profesor como un sujeto que se propone a envidar esfuerzos en la formación de un hombre de la próxima generación, comprometido con los problemas sociales, con la realidad por regla general, con el conocimiento científico y con la práctica que sumerge en la cotidianeidad, no reduciéndose a meras técnicas, se fundamenta en explicaciones teórica
Descritores DECS:ENSINO
Descritores Psi Português:EDUCACAO
ENSINO
Descritores Psi Inglês:EDUCATION
TEACHING
Localização:BR85.1 - USP/IP/SBD
BR27.1 - PUC-CAMPINAS/SBI
BR513.1 - UEM/BC


  15 / 122 INDEXPSI  
              first record previous record next record last record
seleciona
para imprimir
Id:23450
Autor:Silva, Alberto Inácio.
Título:Escolinhas de futebol: o que ensinam? / Soccer school for children: what do they teach?
Fonte:Teor. prat. educ;7(1):111-116, jan./abr.2004
Resumo em português: Este estudo teve como objetivo refletir sobre a função das escolinhas de futebol, tão importantes para o esporte em questão como para o processo de formação das crianças. Por meio de revisão bibliográfica, constatou-se que as escolinhas de futebol deveriam diversificar os conteúdos abordados durante as aulas, promovendo com isto, não apenas o aprendizado da técnica de futebol, mas de valores que levarão a criança a desenvolver uma consciência crítica do que ocorre no futebol e na sociedade em geral. Na pesquisa utilizaram-se livros de história do futebol, livros de regras, jornais, revistas científicas e anis cuja análise permitiu concluir que para se trabalhar nestas escolinhas de futebol o profissional tem que possuir formação acadêmica, não sendo suficiente ter sido um ex-atleta, devido à responsabilidade que terá na construção do caráter da criança. Além do conhecimento do processo de crescimento da cirança estes profissionais devem dominar temas como: ética e moral, atividade física e saúde, psicomotricidade, desenvolvimento cognitivo, além das regras do futebol, importantes para o aprendizado e aquisição da consciência dos seus direitos e deveres(AU)
Resumo em espanhol:Este estudio tuvo como objetivo reflexionar sobre la función de las escuelas de fútbol, tan importantes para el deporte en cuestión como para el proceso de formación de los niños. Mediante revisión bibliográfica, se constató que las escuelas de fútbol deberían diversificar los contenidos abordados durante las clases, promoviendo con esto no sólo el aprendizaje de la técnica de fútbol, sino la de valores que llevarán al niño a desarrollar una consciencia crítica que ocurre en el fútbol y en la sociedad por regla general. En la investigación se han utilizado libros de historia del fútbol, libros de reglas, periódicos, revistas científicas y anís cuyo análisis permitió concluir que para trabajarse en estas escuelas de fútbol el profesional tiene que poseer formación académica, no siendo suficiente haber sido un exatleta, debido a la responsabilidad que tendrá en la construcción del carácter del niño. Además del conocimiento del proceso de crecimiento del niño, estos profesionales deben dominar temas como: ética y moral, actividad física y salud, psicomotricidad, desarrollo cognitivo, además de las reglas del fútbol, importantes para el aprendizaje y adquisición de la consciencia de sus derechos y deberes
Descritores DECS:FUTEBOL
Descritores Psi Português:FUTEBOL
Descritores Psi Inglês:FOOTBALL
Localização:BR85.1 - USP/IP/SBD
BR27.1 - PUC-CAMPINAS/SBI
BR513 - UEM/BC


  16 / 122 INDEXPSI  
              first record previous record next record last record
seleciona
para imprimir
Id:23449
Autor:Toledo, Maria Aparecida Leopoldino.
Título:Ensino de História e história ensinada: notas sobre um campo de fronteiras / The teaching of history and history as a taught subject: reflections on the borderline
Fonte:Teor. prat. educ;7(1):107-110, jan./abr.2004
Resumo em português: O artigo apresenta uma síntese de reflexões desenvolvidas no campo da História como disciplina escolar. No âmbito das incursões sobre questões teórico-metodológicas dessa disciplina no seu itinerário institucional e social no Brasil, busca-se justificar porque é contributiva a definição de territórios para o avanço do debate sobre a área de investigação que tem como obejto a disciplina de História(AU)
Resumo em espanhol:El artículo presenta una síntesis de reflexiones desarrolladas en el campo de la Historia como asignatura escolar. En el ámbito de las incursiones sobre cuestiones teórico metodológicas de esa asignatura en su itinerario institucional y social en Brasil, se busca justificar por qué es contributiva la definición de territorios para el avance del debate sobre el área de investigación que tiene como obejto la asignatura de Historia
Descritores DECS:ENSINO
Descritores Psi Português:HISTORIA
DISCIPLINA
Descritores Psi Inglês:HISTORY
DISCIPLINE
Localização:BR85.1 - USP/IP/SBD
BR27.1 - PUC-CAMPINAS/SBI
BR513 - UEM/BC


  17 / 122 INDEXPSI  
              first record previous record next record last record
seleciona
para imprimir
Id:23448
Autor:Althaus, Maiza Taques Margraf.
Título:Ação didática no ensino superior: a docência em discussão / Dicact activity in higher education: teaching under discussion
Fonte:Teor. prat. educ;7(1):101-106, jan./abr.2004
Resumo em português: O artigo discute como vem sendo abordada no meio acadêmico a quantão da ação didática em instituições de ensino superior, concebida como desenvolvimento da docência e suas inplicações no cotidiano da aula e da vida universitária. Também é apresntado o PORDEA- Programa Didática em Ação, em desenvolvimento pela Pró-Reitoria de Extensão e Assuntos Culturais da Unicentro, que, desde 2001, vem assessorando a comunidade de ensino superior de Guarapuava e região em temas pertinentes à organização do trabalh0o pedagógico na decência universitária. Além do trabalho permanente de assessorias, o projeto contempla em sua atuação a organização de grupos de estudos, pesquisas e diversos cursos que vêm mobilizando os profissionais de ensino superior para a necesidade do desenvolvimento profissional na área da didática(AU)
Resumo em espanhol:El artículo discute como viene siendo abordada en medio académico la cuestión de la acción didáctica en instituciones de enseñanza superior, concebida como desarrollo de la docencia y sus implicaciones en el cotidiano de la clase y de la vida universitaria. También se presenta el PORDEA- Programa Didáctica en Acción, en desarrollo por la Pro-Rectoría de Extensión y Asuntos Culturales de la Unicentro, que, desde el 2001, asesora la comunidad de enseñanza superior de Guarapuava y región en temas pertinentes a la organización del trabajo pedagógico en la decencia universitaria. Además del trabajo permanente de asesorías, el proyecto contempla en su actuación la organización de grupos de estudios, investigaciones y diversos cursos que vienen movilizando los profesionales de enseñanza superior para la necesidad del desarrollo profesional en el área de la didáctica
Descritores DECS:EUCAÇÃO SUPERIOR
ENSINO
Descritores Psi Português:DIDATICA
TRABALHO DOCENTE
Descritores Psi Inglês:DIDATICS
TEACHING WORK
Localização:BR85.1 - USP/IP/SBD
BR27.1 - PUC-CAMPINAS/SBI
BR513 - UEM/BC


  18 / 122 INDEXPSI  
              first record previous record next record last record
seleciona
para imprimir
Id:23447
Autor:Leite, Mário.
Título:Uma abordagem didática sobre o uso de planilhas eletrônicas nas tomadas de decisão / A didactic approach on the use of electronic spreadsheets in decision taking
Fonte:Teor. prat. educ;7(1):97-100, jan./abr.2004
Resumo em português: Este artigo baseado numa experiência real acontecida durante uma aula sobre aplicação de ferramentas de apoio à decisão para alunos de um curso de administração. Ele focaliza o uso de planilhas eletrônicas como auxiliares nas tomadas de decisão em pequenas e micro empresas que não podem dispor de ferramentas bem simples, quando comparada com outras, as planilhas eletrônicas podem ser instrumento muito valioso para os gerentes tomadores de decisão. Por meio de um exemplo prático, ficaram demosntradas as potencialidades desse tipo de ferramenta e sua enorme facilidade de aprendizado(AU)
Resumo em espanhol:Este artículo basado en una experiencia real ocurrida durante una clase sobre aplicación de herramientas de apoyo a la decisión para alumnos de un curso de administración. Focaliza el uso de planillas electrónicas como auxiliares en las tomas de decisión en pequeñas y micro empresas que no pueden disponer de herramientas bien simples, cuando comparada con otras, las planillas electrónicas pueden ser instrumento muy valioso para los gerentes tomadores de decisión. Mediante un ejemplo práctico, se demostraron las potencialidades de ese tipo de herramienta y su enorme facilidad de aprendizaje
Descritores DECS:RVORES DE DECISÕES
Descritores Psi Português:TOMADA DE DECISAO
Descritores Psi Inglês:DECISION MAKING
Localização:BR85.1 - USP/IP/SBD
BR27.1 - PUC-CAMPINAS/SBI
BR513.1 - UEM/BC


  19 / 122 INDEXPSI  
              first record previous record next record last record
seleciona
para imprimir
Id:23446
Autor:Zardo, Sinara Pollom; Souza, Carolina de "; Comin, Juliana Pliveira "; Silva, Fernanda Godoy da"; Leitão, Cristiane Lorentz de Carvalho"; Finger, Alenia Varela"; Freitas, Soraia Napoleao"; Ortiz, Leodi Conceição Meireles.
Título:O trabalho por projetos pedagógicos em classe hospitalar: transformando ações e concepções educacionais / Research pedagogical projects hospital classes: transforming educational activities and ideas
Fonte:Teor. prat. educ;7(1):91-96, jan./abr.2004
Resumo em português: O presente artigo objetiva relatar a experiência pedagógica da Classe Hospitalar do Setor de Hemato-Oncologia do Hoapital Universitário de Santa Maria, tendo como essência o trabalho por projetos pedagógicos e a Teoria das Inteligências Múltiplas como condutores na elaboração de estratégias e procedimentos de ensino e aprendizagem. A opção por pressupostos teóricos que discutem a construção do conhecimento a partir da interação, busca seus fundamentos na necessidade de haver transformação das ações e concepções pedagógicas dos profissionais da educação, afim de enriquecer o processo educacional em ambientes hospitalares(AU)
Resumo em espanhol:El presente artículo objetiva relatar la experiencia pedagógica de la Clase Hospitalaria del Sector de Hemato-oncología del Hoapital Universitario de Santa María, teniendo como esencia el trabajo por proyectos pedagógicos y la Teoría de las Inteligencias Múltiples como conductores en la elaboración de estrategias y procedimientos de enseñanza y aprendizaje. La opción por presupuestos teóricos que discuten la construcción del conocimiento a partir de la interacción, busca sus fundamentos en la necesidad de haber transformación de las acciones y concepciones pedagógicas de los profesionales de la educación, con el objetivo de enriquecer el proceso educacional en ambientes hospitalarios
Descritores DECS:SERVIÇO HOSPITALAR DE EDUCAÇÃO
RELAÇÕES INTERPESSOAIS
Descritores Psi Português:PSICOLOGIA HOSPITALAR
INTERACAO SOCIAL
Descritores Psi Inglês:HOSPITALS - PSYCHOLOGICAL ASPECTS
SOCIAL INTERACTION
Localização:BR85.1 - USP/IP/SBD
BR27.1 - PUC-CAMPINAS
BR513.1 - UEM/BC


  20 / 122 INDEXPSI  
              first record previous record next record last record
seleciona
para imprimir
Id:23445
Autor:Negrão, Sonia Maria Vieira.
Título:Eu leio, ele lê. Somo todos leitores? / I read, you read, he reads. are we all readers?
Fonte:Teor. prat. educ;7(1):83-90, jan./abr.2004
Resumo em português: Muito se discute na academia a desqualificação dos objetos de leitura e do nível de leitura de estudantes universitários. O presente artigo apresenta uma reflexão sobre a não neutralidade da prática de leitura, pois no contato de um leitor com o texto estão envolvidas questões culturais políticas, sociais e econômicas que o discurso pedagógico desconhece ou não reconhece como determinantes que promovem ou desfavorecem esta ou aquela leitura. Para se reverter o discuro ainda dominante do que seja ler e de quem é leitor é preciso por em questão tanto as leituras quanto os discuros sobre leitura, permitindo que se manifestem as práticas veladas, desautorizadas e desconsideradas. Assim, talvés se inaugure o debate franco e sem preconceitos sobre leitura e cultura, leitura e sociedade(AU)
Resumo em espanhol:Mucho se discute en la academia acerca de la descalcificación de los objetos de lectura y del nivel de lectura de estudiantes universitarios. El presente artículo presenta una reflexión sobre la no neutralidad de la práctica de lectura, pues en el contacto de un lector con el texto están involucradas las cuestiones culturales políticas, sociales y económicas que el discurso pedagógico desconoce o no reconoce como determinantes que promueven o desfavorecen esta o aquella lectura. Para revertirse el discurso todavía dominante de lo que sea leer y de quien es lector hay que poner en cuestión tanto las lecturas como los discursos sobre lectura, permitiendo que se manifiesten las prácticas veladas, desautorizadas y desconsideradas. Así, talvés se inaugure el debate franco y sin prejuicios sobre lectura y cultura, lectura y sociedad
Descritores DECS:Leitura
Descritores Psi Português:LEITURA
HABILIDADES PARA LEITURA
Descritores Psi Inglês:READIN
GREADING SKILLS
Localização:BR85.1 - USP/IP/SBD
BR27.1 - PUC-CAMPINAS
BR513.1 - UEM/BC


  21 / 122 INDEXPSI  
              first record previous record next record last record
seleciona
para imprimir
Id:23444
Autor:Carneiro, Sônia Maria Marchiorato.
Título:A dimensão ambiental dos currículos escolares / The environental dimension of school curricula
Fonte:Teor. prat. educ;7(1):73-82, jan./abr.2004
Resumo em português: O artigo parte de pressupostos e condições fundamentais para a inserção da dimensão ambiental nos currículos da educação escolar nos âmbitos de seus objetivos, conteúdos programáticos, procedimentos de ensino e avaliação da aprendizagem(AU)
Resumo em espanhol:El artículo parte de presupuestos y condiciones fundamentales para la inserción de la dimensión ambiental en los currículos de la educación escolar en los ámbitos de sus objetivos, contenidos programáticos, procedimientos de enseñanza y evaluación del aprendizaje
Descritores DECS:CURRÍCULO
EDUCAÇÃO AMBIENTAL
Descritores Psi Português:EDUCACAO
EDUCACAO AMBIENTAL
Descritores Psi Inglês:EDUCATION
ENVIRONMENTAL EDUCATION
Localização:BR85.1 - USP/IP/SBD
BR27.1 - PUC-CAMPINAS
BR513.1 - UEM/BC


  22 / 122 INDEXPSI  
              first record previous record next record last record
seleciona
para imprimir
Id:23443
Autor:Costa, Simone Ramos Abrahão Basylio.
Título:A linguagem do professor do ensino fundamental / The language of the junior school teacher
Fonte:Teor. prat. educ;7(1):67-72, jan./abr.2004
Resumo em português: Esta pesquisa sobre a Linguagem do Professor do ensino Fundamental foi realizada em duas partes. A primeira consta de uma pesquisa bibliográfica sobre os estudos já existentes, sobre a aquisição da liguagem oral e escrita pela criança. a segunda, de uma pesquisa de campo, para o qual buscaremos auxílio na pesquisa quantitativo-descritiva. Servimo-nos do método estatísitco; construímos um questionário com algumas perguntas abertas e outras fechadas, presentes nos quadros descritivos deste artigo. Verificou-se que para o professor do Ensino Fundamental faltam-lhe maiores conhecimentos sobre a estrutura da língua-base nacional. O estudo de língua portuguesa, sob uma abordagem linguística, ainda não tem seu espaço garantido, com devida relevância, nos cursos de Pedagogia(AU)
Resumo em espanhol:Esta investigación sobre el Lenguaje del Profesor de la enseñanza Fundamental fue realizada en dos partes. La primera consta de una investigación bibliográfica sobre los estudios ya existentes, sobre la adquisición del lenguaje oral y escrito por el niño. El segundo, de una investigación de campo, al que buscaremos auxilio en la investigación cuantitativo descriptiva. Nos servimos del método estadístico; construimos un cuestionario con algunas preguntas abiertas y otras cerradas, presentes en los cuadros descriptivos de este artículo. Se verificó que para el profesor de la Enseñanza Fundamental le faltan mayores conocimientos sobre la estructura de la lengua base nacional. El estudio de lengua portuguesa, bajo un abordaje lingüístico, todavía no tiene su espacio garantizado, con debida relevancia, en los cursos de Pedagogía
Descritores DECS:LINGUAGEM
Descritores Psi Português:LINGUAGEM
ENSINO FUNDAMENTAL
Descritores Psi Inglês:LANGUAGE
FUNDAMENTAL EDUCATION
Localização:BR85.1 - USP/IP/SBD
BR27.1 - PUC-CAMPINAS
BR513.1 - UEM/BC


  23 / 122 INDEXPSI  
              first record previous record next record last record
seleciona
para imprimir
Id:23442
Autor:Jaeger, Eliana Vogel.
Título:A educação e os controles de uma sala de aula: das interdições á diferença / Education and control in the classroom: prohibitions against difference
Fonte:Teor. prat. educ;7(1):55-66, jan./abr.2004
Resumo em português: A pesquisa contempla um estudo etnográfico que se realizou em uma Instituição de Ensino do Alto Vale do Itajaí, SC, com uma professora e 23 estudantres. A análise dos dados se faz via princípios do discurso, para uma compreensão de como se produzem alguns significados. Como resultado da pesquisa pode-se dizer que há várias maneiras de interditar, entre elas: a interdição dos corpos e comportamentos. Conclui-se que as interdições se manifestam no ambiente escolar para que aquele espaço seja um local onde o indivíduo seja melhorado. A investigação a linguagem, principalmente, quando associada ao debate sobre a interdição e seu vínculo com a cultura, a relação com seu uso como froma de interdição na escola(AU)
Resumo em espanhol:La investigación contempla un estudio etnográfico que se realizó en una Institución de Enseñanza del Alto Vale do Itajaí, Santa Catarina, Brasil, con una profesora y 23 estudiantes. El análisis de los datos se hace vía principios del discurso, para una comprensión de como se producen algunos significados. Como resultado de la investigación se puede decir que hay varias maneras de prohibir, entre ellas: la interdicción de los cuerpos y comportamientos. Se concluye que las interdicciones se manifiestan en el ambiente escolar para que aquel espacio sea un lugar donde el individuo sea mejorado. La investigación del lenguaje, sobre todo, cuando asociada al debate sobre la interdicción y su vínculo con la cultura, la relación con su uso como forma de interdicción en la escuela
Descritores DECS:EDUCAÇÃO
LINGUAGEM
CULTURA
PPODE(Psicologia)
Comportamento
Descritores Psi Português:EDUCACAO
LINGUAGEM
CULTURA
PODER
Descritores Psi Inglês:EDUCATION
LANGUAGE
CULTURE
POWER
Localização:BR85.1 - USP/IP/SBD
BR27.1 - PUC-CAMPINAS
BR513.1 - UEM/BC


  24 / 122 INDEXPSI  
              first record previous record next record last record
seleciona
para imprimir
Id:23441
Autor:Berger, Maria Virgínia Bernardi.
Título:O ensino de psicologia e a formação do professor pesquisador no curso de pedagogia / the teaching of psychology and teacher's training as researcher in the pedagogy undergraduate course
Fonte:Teor. prat. educ;7(1):45-54, jan./abr.2004
Resumo em português: O texto dicute o ensino de Psicologia da Educação no curso de Pedagogia, na perspectiva de formação do professor/pesquisador. Aborda as questões teórico-didático-metodológicas que norteam o ensino-pesquisa e as reflexões sobre os indicadores do processo investigativo(AU)
Resumo em espanhol:El texto dicute la enseñanza de Psicología de la Educación en el curso de Pedagogía, en la perspectiva de formación del profesor/investigador. Aborda las cuestiones teórico-didáctico-metodológicas que direccionan la enseñanza-investigación y las reflexiones sobre los indicadores del proceso investigativo
Descritores DECS:EDUCAÇÃO
Descritores Psi Português:PSICOLOGIA EDUCACIONAL
METODOS DE PESQUISA
Descritores Psi Inglês:EDUCATIONAL PSYCHOLOGY
RESEARCH METHODS
Localização:BR85.1 - USP/IP/SBD
BR27.1 - PUC-CAMPINAS/SBI
BR513.1 - UEM/BC


  25 / 122 INDEXPSI  
              first record previous record next record last record
seleciona
para imprimir
Id:23440
Autor:Prado, Lidiani da Rocha; Chechia, Valéria Aparecida; Prado, Renato de Mello.
Título:Avaliação: a preocupação com o ensino de qualidade / Evaluation: concern with quality education
Fonte:Teor. prat. educ;7(1):37-43, jan./abr.2004
Resumo em português: O presente trabalho objetivou analisar a problemática da avaliação no contexto escolar, considerando o atual regime de Progressão Continuada, adotado para as escolas públicas no Ensino Fundamental e sua influência na formação do aluno. Para tanto, realizou-se uma pesquisa com professores do Ensino Fundamental de primeira a oitava série. Conclui-se que a tese sobre a progressão continuada está relacionada à resistência dos professores em adotar esse regime, pois há o fato de que seguem, há muitas décadas, uma prática de provas gerais no final dos bimestres e semestres (AU)
Resumo em espanhol:El presente trabajo objetivó analizar la problemática de la evaluación en el contexto escolar, considerando el actual régimen de Progresión Continuada, adoptado para las escuelas públicas en la Enseñanza Fundamental y su influencia en la formación del alumno. Para tanto, se realizó una investigación con profesores de la Enseñanza Fundamental de primera a octava serie. Se concluye que la tesis sobre la progresión continuada está relacionada a la resistencia de los profesores en adoptar ese régimen, pues hay el hecho de que siguen, hace muchas décadas, una práctica de pruebas generales al final de los bimestres y semestres
Descritores DECS:AVALIAÇÃO EDUCACIONAL
Descritores Psi Português:AVALIACAO EDUCACIONAL
FRACASSO ESCOLAR
Descritores Psi Inglês:EDUCATIONAL EVALUATION
ACADEMIC FAILURE
Localização:BR85.1 - USP/IP/SBD
BR27.1 - PUC-CAMPINAS/SBI
BR513.1 - UEM/BC


  26 / 122 INDEXPSI  
              first record previous record next record last record
seleciona
para imprimir
Id:23439
Autor:Narvaz, Martha.
Título:Por uma pedagogia não-violenta: a questão do castigo como forma de disciplinamento / The pedagogy of non-violence: the problem of corporal punishment as a form of discipline
Fonte:Teor. prat. educ;7(1):29-36, jan./abr.2004
Resumo em português: Este trabalho propõe-se a problematizar que legitimam a violência. Tais crenças se reproduzem silenciosamente através de gerações, no cotidiano do processo de socialização das crianças. A família e a escola são destacadas como contextos fundamentais de socialização, espaços privilegiados tanto de reprodução quanto de possibilidades de resistência às relações abusivas e de aprendizagem de formas dialógicas e pacíficas de resolução de conflitos. A punição física para o disciplinamento corporal é apontada como uma prática abusiva e deseducativa de disciplina, uma vez que ensina e legitima a violência como forma de lidar com conflitos e diferenças(AU)
Resumo em espanhol:Este trabajo se propone a problematizar lo que legitima la violencia. Tales creencias se reproducen silenciosamente a través de generaciones, en el cotidiano del proceso de socialización de los niños. La familia y la escuela son destacadas como contextos fundamentales de socialización, espacios privilegiados tanto de reproducción como de posibilidades de resistencia a las relaciones abusivas y de aprendizaje de formas dialógicas y pacíficas de resolución de conflictos. La punición física para el disciplinar corporal es apuntada como una práctica abusiva y deseducativa de disciplina, una vez que enseña y legitima la violencia como forma de trabajar con conflictos y diferencias
Descritores DECS:EDUCAÇÃO
VIOLENCIA
Descritores Psi Português:EDUCACAO
VIOLENCIA
PUNICAO
Descritores Psi Inglês:EDUCATION
VIOLENCE
PUNISHEMENT
Localização:BR85.1 - USP/IP/SBD
BR27.1 - PUC-CAMPINAS/SBI
BR513.1 - UEM/BC


  27 / 122 INDEXPSI  
              first record previous record next record last record
seleciona
para imprimir
Id:23438
Autor:Vega, Luís García.
Título:O método psicopedagógico de Vygotsky / Vygotsky's psycho-pedagogical method
Fonte:Teor. prat. educ;7(1):17-21, jan./abr.2004
Resumo em português: Vygotsky põe toda a sua atenção no estudo do desenvolvimento da actividade psicológica superior. Interpreta o crescimento como processo em que cada etapa se atinge porque, de base, existe uma 'actividade mediadora' ou acto de elaboração e utilização de um instrumento cada vez mais evoluído. Esta actividade mediadora tem a sua origem na relação social e é fruto do desenvolvimento histórico-cultural(AU)
Resumo em espanhol:Vygotsky pone toda su atención en el estudio del desarrollo de la actividade psicológica superior. Interpreta el crecimiento como un proceso en el que cada etapa se alcanza porque, de base, existe una "actividade mediadora" o acto de elaboración y utilización de un instrumento cada vez más evolucionado. Esta actividad mediadora tiene su origen en la relación social y es fruto del desarrollo histórico cultural
Descritores DECS:PSICOLOGIA
Descritores Psi Português:PSICOLOGIA
Descritores Psi Inglês:PSYCHOLOGY
Localização:BR85.1 - USP/IP/SBD
BR27.1 - PUC-CAMPINAS/SBI
BR513.1 - UEM/BC


  28 / 122 INDEXPSI  
              first record previous record next record last record
seleciona
para imprimir
Id:23437
Autor:Antunes, Maria da Conceição Pinto.
Título:Alguns ensaios de superação do modelo escolar em educação / Going beyond the school model in education
Fonte:Teor. prat. educ;7(1):5-16, jan./abr.2004
Resumo em português: De uma forma geral, podemos dizer que, no mundo ocidental, toda acção educativa está impregnada do modelo escolar. Este modelo caracteriza-se por uma lógica restrita, muito pouco flexível, que estabelece um público-alvo privilegiado (crianças e jovens), um espaço (sala de aula), um tempo (juventude) e um programa (curricular composto por matérias científicas) que fica muito aquém das possibilidades e competências exigidas a um projeto educativo. Com este ensaio, procuramos analisar três importantes movimentos que, ao longo do séc. XX, surgiram como forma de contestação do modelo escolar e , simultâneamente, como forma de recontextualização da Educação(AU)
Resumo em espanhol:De una forma general, podemos decir que, en el mundo occidental, toda acción educativa está impregnada del modelo escolar. Este modelo se caracteriza por una lógica restricta, muy poco flexible, que establece un público-blanco privilegiado (niños y jóvenes), un espacio (aula), un tiempo (juventud) y un programa (curricular compuesto por materias científicas) que se encuentra por debajo de las posibilidades y competencias exigidas a un proyecto educativo. Con este ensayo, buscamos analizar tres importantes movimientos que, a lo largo del s. XX, surgieron como forma de objeción del modelo escolar y, simultáneamente, como forma de recontextualización de la Educación
Descritores DECS:EDUCAÇÃO
Descritores Psi Português:EDUCACAO
Descritores Psi Inglês:EDUCATION
Localização:BR85.1 - USP/IP/SBD
BR27.1 - PUC-CAMPINAS/SBI
BR513.1 - UEM/BC


  29 / 122 INDEXPSI  
              first record previous record next record last record
seleciona
para imprimir
Id:17746
Autor:Correia, José Alberto.
Título:A construção científica do político em educação / The scientific construction to the political education
Fonte:Teor. prat. educ;4(9):71-95, jul.-dez. 2001
Resumo em português: Com este texto propomos uma análise das relações entre a definição política e a definição científica da educação. Procede-se, num primeiro momento, a uma análise crítica dos dois paradigmas que desempenham um papel estruturante na construção das narrativas dominantes no campo educativo nos últimos 50 anos. Em seguida, propõe-se um paradigma alternativo que se quer crítico e controverso(AU)
Descritores Psi Português:POLITICA
EDUCACAO
Descritores Psi Inglês:POLITICS
EDUCATION
Localização:BR85.1 - USP/SBD
BR27.1 - PUC-CAMPINAS/SBI
BR513.1 - UEM/BC


  30 / 122 INDEXPSI  
              first record previous record next record last record
seleciona
para imprimir
Id:17745
Autor:Pavanello, Regina Maria; Maciel, Lizete Shizue Bomurade; Galuch, Maria Terezinha Bellanda; Shimazaki, Elza Midori.
Título:Metodologia e pratica do ensino médio: articulando ensino, pesquisa e extensão / Methodology and practice in the secondary school: linking teaching, reserch and extracurricular activity
Fonte:Teor. prat. educ;4(9):157-162, jul.-dez. 2001
Descritores Psi Português:FORMACAO DE PROFESSORES
PESQUISA CIENTIFICA
Descritores Psi Inglês:TEACHER EDUCATION
SCIENTIFIC RESEARCH
Localização:BR85.1 - USP/IP/SBD
BR27.1 - PUC-CAMPINAS/SBI
BR513.1 - UEM/BC


  31 / 122 INDEXPSI  
              first record previous record next record last record
seleciona
para imprimir
Id:17744
Autor:Paini, Leonor Dias.
Título:A consciência social na perspectiva sócio-historica: algumas considerações / The social conscience in a social and historical perspective
Fonte:Teor. prat. educ;4(9):145-153, jul.-dez. 2001
Resumo em português: Este artigo pretende apresentar algumas considerações sobre a conciência humana na perspectiva sócio-histórica. Objetiva explicitar a representação da conciência natural e social não apenas como um fenômeno em sua aparência e evolução, mas sim refletir o modo como as pessoas produzem seus pensamentos, suas idéias, seus sentimentos, enquanto expressão do movimento de transformação da conciência humana como resultado/reflexo da vida material no processo histórico social da humanidade(AU)
Descritores Psi Português:CONSCIENCIA
Descritores Psi Inglês:CONCIENCE
Localização:BR85.1 - USP/IP
BR27.1 - PUC-CAMPINAS/SBI
BR513.1 - UEM/BC


  32 / 122 INDEXPSI  
              first record previous record next record last record
seleciona
para imprimir
Id:17743
Autor:Antunes, Maria da Conceição Pinto.
Título:Educação e linguagem: linguagem digital e analógica / Education and language: digital and analogical language
Fonte:Teor. prat. educ;4(9):31-jul.-dez. 2001
Resumo em português: Nos nossos dias, falar de educação é falar de um processo de crescimento integral e de auto-realização pessoal que vai ocorrendo ao longo da vida dos indivíduos e em todos os espaços em que vivem, convivem e agem. Todos os actos de educação-aprendizagem se constróem num sistema complexo de relações inter-comunicativas e, neste sentido, a linguagem deve ser encarada como um factor fundamental no universo educaional. Neste pequeno ensaio procuramos analisar um pouco a importância, quer da linguagem digital, quer da linguagem analógica na compreensão/explicação do fenómeno educativo(AU)
Descritores Psi Português:EDUCACAO
ENSINO
APRENDIZAGEM
LINGUAGEM
Descritores Psi Inglês:EDUCATION
TEACHING
LEARNING
LANGUAGEM
Localização:BR85.1 - USP/IP
BR27.1 - PUC-CAMPINAS/SBI
BR513.1 - UEM/BC


  33 / 122 INDEXPSI  
              first record previous record next record last record
seleciona
para imprimir
Id:17742
Autor:Bagnato, Maria Helena Salgado; Amorim, Antonio Carlos R. de ; Crisóstomo, Ana Lúcia.
Título:Produção cultural: passagem para outras janelas do currículo / Cultural producion: towards other curricular perspectives
Fonte:Teor. prat. educ;4(9):111-129, jul.-dez. 2001
Resumo em português: Este artigo analisa os movimentos delineados e entrecuzados de professores e alunos na confecção e urdidura de uma nova forma curricular, na qual se dialoga com as perspectivas importadas do campo cultural, paricularmente da fotografia. Com as fotografias concebidas como linguagem e fonte do conhecimento, são narradas histórias que evidenciam rupturas, resistências, criação e ousadia no espaço curricular das salas de Biologia. Descreve e analisa , também, como o trabalho com fotografias foi construído e reconstruído na sala de aula e nas reuniões dos grupos de pesquisadores e na recontextualização do conhecimento científico que ocorrerão. O cenário contextual da produção e análise de conhecimento é um grupo de pesquisadores da Escola Básica e da Universidade que trabalha em um projeto com a temática 'Qualidade de Vida e Cidadania'(AU)
Descritores Psi Português:CURRICULO
PESQUISA CIENTÍFICA
Descritores Psi Inglês:CURRICULUM
Localização:BR85.1 - USP/SBD
BR27.1 - PUC-CAMPINAS/SBI
BR513.1 - UEM/BC


  34 / 122 INDEXPSI  
              first record previous record next record last record
seleciona
para imprimir
Id:17741
Autor:Melo, José Joaquim Pereira.
Título:A educação Paleo-Cristã / Paleo-Christian educacion
Fonte:Teor. prat. educ;4(9):97-109, jul.-dez. 2001
Resumo em português: Propõe-se, com o presente trabalho, proceder a uma reflexão sobre os pressupostos doutrinários e a Pedagogia Cristã, tendo em vista o diálogo realizado entre o cristianismo primitivo e a cultura clássica. Nesse sentido, importa considerar que a valorização e a consequente incorporação de elementos de cultura greco-romana foram promovidas à luz da nova concepção de deidade que o cristianismo trazia em seu bojo, sendo Cristo o mediador dessa relação, em razão dos seus ensinamentos e de sua Pessoa ser o 'caminho' e o 'modelo' a ser seguido. O primeiro a assumir esta tarefa foi Paulo, o Apostólo, que fez da 'nova' proposta de Jesus um fato pedagógico universal. Para a pedagogia paulina, a educação plenitude humana e da plenitude sobrenatural, através da imitação de Cristo(AU)
Descritores Psi Português:EDUCACAO
CRISTIANISMO
Descritores Psi Inglês:EDUCATION
CHRISTIANITY
Localização:BR85.1 - USP/SBD
BR27.1 - PUC-CAMPINAS/SBI
BR513.1 - UEM/BC


  35 / 122 INDEXPSI  
              first record previous record next record last record
seleciona
para imprimir
Id:17740
Autor:Beltrán, Rosa Martha Romo.
Título:As políticas públicas e seu impacto nos professores universitários / Public policies and their impacts on university professors
Fonte:Teor. prat. educ;4(9):57-70, jul.-dez. 2001
Resumo em português: Este artigo aponta para as repercussões que a política educacional dentro da visão neoliberal tem exercido sobre a atividade profissional dos professores universitários. Tal política se caracteriza por um maior controle do governo nas universidades por meio de critérios cada vez mais minuciosos para a dotação de recursos extraordinários. Por meio de uma investigação de cunho interpretativo, o estudo dá conta das representações que os professores elaboram em relação a seu vínculo com a instituição, com o campo do conheciento e com o grupo de pares, confrontando-se um 'espírito de corpo', mediante o qual se sustenta a identidade sócio-profissional. Como pano de fundo, analiso as características com as quais aparecem as corporações desde as origensdas profissões liberais e sua relevância na confrontação das identidades sócio-profissionais, em contraste com as novas políticas públicas que orientam o trabalho dos acadêmicos para uma competência individual(AU)
Descritores Psi Português:IDENTIDADE PROFISSIONAL
POLITICA EDUCACIONAL
Descritores Psi Inglês:PROFESSIONAL IDENTITY
EDUCATIONAL POLICY
Localização:BR85.1 - USP/IP/SBD
BR27.1 - PUC-CAMPINAS/SBI
BR - UEM/BC


  36 / 122 INDEXPSI  
              first record previous record next record last record
seleciona
para imprimir
Id:17739
Autor:Demo, Pedro.
Título:Qualidade docente e superação do fracasso escolar / Teacher's teaching quality and the overcoming of failure in school
Fonte:Teor. prat. educ;4(9):35-55, jul.-dez. 2001
Descritores Psi Português:FRACASSO ESCOLAR
Descritores Psi Inglês:ACADEMIC FAILURE
Localização:BR85.1 - USP/IP/SBD
BR27.1 - PUC-CAMPINAS/SBI
BR513.1 - UEM/BC


  37 / 122 INDEXPSI  
              first record previous record next record last record
seleciona
para imprimir
Id:17738
Autor:Cury, Carlos Roberto Jamil.
Título:A formação docente e a educação nacional / Teacher's training and education in Brazil
Fonte:Teor. prat. educ;4(9):17-34, jul.-dez. 2001
Descritores Psi Português:EDUCACAO
FORMACAO DE PROFESSORES
Descritores Psi Inglês:EDUCATION
TEACHER EDUCATION
Localização:BR85.1 - USP/IP/SBD
BR27.1 - PUC-CAMPINAS/SBI
BR513.1 - UEM/BC


  38 / 122 INDEXPSI  
              first record previous record next record last record
seleciona
para imprimir
Id:17656
Autor:Altoé, Anair.
Título:Formação de professores para o uso do computador em sala de aula.
Fonte:Teor. prat. educ;6(14):483-493, jun.-dez. 2003 ilus.
Resumo em português: A pesquisa envolveu a formação que se desenvolveu com um grupo de professores do ensino superior, com o objetivo de fornecer subsídios para que, ao conhecerem e, por conseguinte, optarem pela utilização dos recursos da informática aplicada à educação, possam promover mudanças em sua ação pedagógica, de modo a formar novos pedagogos já sabendo como usar pedagogicamente esta tecnologia que está adentrando à escola. Na pesquisa, procuro compreender a formação de professores, identificando possíveis indícios de mudanças na prática pedagógica dos mesmos, ao introduzir o uso do computador nas disciplinas que ministram no curso de Pedagogia. Os resultados da pesquisa evidenciaram que esses receios foram superados e que alguns arrojaram-se em pensar, elaborar e executar planos e projetos de atividades com seus alunos, utilizando o computador em suas atividades docentes. Ficou evidenciado também que muito ainda deve ser construído, para que a formação do pedagogo seja adequada às exigências da escola atual mas, o mais importante foi realizado: dar o primeiro passo rumo à nova postura pedagógica refletida e construída pelo grupo de professores do Curso de Pedagogia(AU)
Resumo em espanhol:La investigación envolvió la formación que se desarrolló con un grupo de profesores de la enseñanza superior, con el objetivo de suministrar subsidios para que, al conocer y, de este modo, optar por la utilización de los recursos de la informática aplicada a la educación, puedan promover cambios en su acción pedagógica, de modo a formar nuevos pedagogos ya sabiendo como usar pedagógicamente esta tecnología que está adentrando a la escuela. En la investigación, busco comprender la formación de profesores, identificando posibles indicios de cambios en la práctica pedagógica de los mismos, al introducir el uso del ordenador en las asignaturas que suministran en el curso de Pedagogía. Los resultados de la investigación evidenciaron que esos recelos han sido superados y que algunos se han arrojado en pensar, elaborar y ejecutar planes y proyectos de actividades con sus alumnos, utilizando el ordenador en sus actividades docentes. Se evidenció también que mucho todavía debe ser construido, para que la formación del pedagogo sea adecuada a las exigencias de la escuela actual pero, lo más importante fue realizado: dar el primer paso rumbo a la nueva postura pedagógica reflexionada y construida por el grupo de profesores del Curso de Pedagogía
Descritores Psi Português:FORMACAO DE PROFESSORES
CURRICULO
TECNOLOGIA EDUCACIONAL
INFORMATICA
Descritores Psi Inglês:TEACHER EDUCATION
CURRICULUM
EDUCATIONAL TECHONOLOGY
COMPUTADOR SCIENCES
Localização:BR85.1 - USP/IP/SBD
BR27.1 - PUC-CAMPINAS
BR513.1 - UEM/BC


  39 / 122 INDEXPSI  
              first record previous record next record last record
seleciona
para imprimir
Id:17655
Autor:Teruya, Teresa Kazuko.
Título:O uso do computador na escola pública e as expectativas dos estudantes.
Fonte:Teor. prat. educ;6(14):469-481, jun.-dez. 2003 tab.
Resumo em português: O presente artigo faz, inicialmente, reflexões sobre a Informática na educação escolar. Em seguida, apresenta, em linhas gerais, a política do governo do Paraná para informatizar as escolas públicas, dentro de um conjunto de ações governamentais no Brasil, para viabilizar a implementação de projetos que tinham como proposta a utilização de computadores na educação brasileira. Finalmente, analisa as observações realizadas no ambiente de sala de aula com computadores em duas escolas municipais e um Colégio Estadual de Ensino Fundamental e Médio da cidade de Maringá-Paraná(AU)
Resumo em espanhol:El presente artículo hace, inicialmente, reflexiones sobre la Informática en la educación escolar. Luego, presenta, en líneas generales, la política del gobierno de Paraná para informatizar las escuelas públicas, dentro de un conjunto de acciones gubernamentales en Brasil, para viabilizar la implementación de proyectos que tenían como propuesta la utilización de computadoras en la educación brasileña. Por último, analiza las observaciones realizadas en el ambiente de aula con ordenadores en dos escuelas municipales y un Colegio Provincial de Enseñanza Fundamental y Mediana de la ciudad de Maringá-Paraná
Descritores Psi Português:ENSINO PUBLICO
INFORMATICA
METODOS DE ENSINO
Descritores Psi Inglês:PUBLIC SCHOOL EDUCATION
TEACHING METHODS
COMPUTER SCIENCES
Localização:BR85.1 - USP/IP/SBD
BR27.1 - PUC-CAMPINAS
BR513.1 - UEM/BC


  40 / 122 INDEXPSI  
              first record previous record
seleciona
para imprimir
Id:17654
Autor:Sidericoudes, Odete.
Título:Reflexões sobre o processo de aprendizagem do logo a distância.
Fonte:Teor. prat. educ;6(14):457-468, jun.-dez. 2003.
Resumo em português: O artigo busca refletir sobre o aprendizado da linguagem de programação. Logo no desenvolvimento de um curso de formação de professores, segundo uma abordagem que privilegia seu contexto de sala de aula, na modalidade a distância. Com a intenção de disseminar e desmistificar o papel do Logo na resolução de problemas para a construção do conhecimento no processo ensino e aprendizagem, procuramos analisar como o Logo é visto e usado pela maioria dos educadores. O texto aponta os aspectos que impedem que o potencial existente na atividade de programar seja utilizado como um recurso no diagnóstico do processo de aprendizagem do aluno, como um mecanismo que desencadeie um processo de reflexão e reconstrução da prática pedagógica do professor(AU)
Resumo em espanhol:El artículo busca reflexionar sobre el aprendizaje del lenguaje de programación. Luego en el desarrollo de un curso de formación de profesores, según un abordaje que privilegia su contexto de aula, en la modalidad a distancia. Con la intención de diseminar y desmitificar el papel del logos en la resolución de problemas para la construcción del conocimiento en el proceso enseñanza y aprendizaje, buscamos analizar cómo el logos es visado y usado por la mayoría de los educadores. El texto apunta los aspectos que impiden que el potencial existente en la actividad de programar sea utilizado como un recurso en el diagnóstico del proceso de aprendizaje del alumno, como un mecanismo que desencadene un proceso de reflexión y reconstrucción de la práctica pedagógica del profesor
Descritores Psi Português:FORMACAO DE PROFESSORES
PROGRAMACAO (COMPUTADOR)
LOGO
Descritores Psi Inglês:TEACHER EDUCATION
PROGRAMING (COMPUTER)
LOGO
Localização:BR85.1 - USP/IP/SBD
BR27.1 - PUC-CAMPINAS/SBI
BR513.1 - UEM/BC



página 1 de 4 ir para página            
   


Refinar a pesquisa
  Base de dados : INDEXPSI Formulário avançado   
Pesquisar por : Formulário livre   

    Pesquisar no campo  
1  
2
3
 
           
Search engine: iAH v2.6.1 powered by WWWISIS
BIREME/PAHO/WHO - Latin American and Caribbean Center on Health Sciences Information