|
Id: | 23501
| Autor: | Terçariol, Adriana Aparecida de Lima; Garcia, Daniela Jordão; Schluzen, Elisa Tomoe Moriya; Schluzen Junior, Klaus. | Título: | Impactos da interdisciplinaridade na elaboração de cursos de educação à distância / Impacts of interdisciplinarity in the elaboration of distance education courses
| Fonte: | Teor. prat. educ;7(2):241-247, maio-ago. 2004
| Resumo em português: | Diante da possibilidade de formar profissionais por meio da Educação a Distância foram elaborados dois cursos a distância durante uma disciplina do Programa de Pós-graduação em Educação da FCT-Unesp. O primeiro, intitulado ' A formação de ducadores para uma Escola Inclusiva', visa a construção de uma educação mais democrática, de qualidade para todos atendendo a diversidade, em um ambiente Construcionista, Contextualizando e Significativo - CCS. O segundo curso, ' Aprendizagem Organizacional e Gestão do Conhecimento Corporatvo', mostra aos participantes que, na atual economia globalizada, o conhecimento é a única fonte segura de vantagem competitiva. Assim, a vivência na elaboração e excessão destes cursos, bem como, os estudos teóricos e práticos, permitiu-nos constatar que em um ambiente virtual, formadores, mediadores e aprendizes necessitam assumir uma postura interdisciplinar, deixando os papéis de ' detentores do saber', tornando-se humildes disnte do não saber e buscando parcerias para descobrir como modificar a sua prática, valorizando as diferenças e potencializando as habilidades. Esta mudança de postura permite a criação de uma rede interativa e colaborativa de pessoas, evidenciando a abordagem do ' estar junto virtual'(AU) | Resumo em espanhol: | Delante de la posibilidad de formar profesionales por medio de la Educación a Distancia, se han elaborado dos cursos a distancia durante una asignatura del Programa de Posgrado en Educación de la FCT-Unesp. El primero, intitulado "La formación de educadores para una Escuela Inclusiva", objetiva la construcción de una educación más democrática, de calidad para todos, atendiendo la diversidad, en un ambiente Construccionista, contextualizado y significativo - CCS. El segundo curso, " Aprendizaje Organizacional y Gestión del Conocimiento Corporatvo", muestra a los participantes que, en la actual economía globalizada, el conocimiento es la única fuente segura de ventaja competitiva. Así, la vivencia en la elaboración y excepción de estos cursos, así como los estudios teóricos y prácticos, nos permitió constatar que en un ambiente virtual, creadores, mediadores y aprendices necesitan asumir una postura interdisciplinaria, dejando los papeles de " detentadores del saber", volviéndose humildes delante del no saber y buscando sociedades para descubrir cómo modificar su práctica, valorando las diferencias y potenciando las habilidades. Este cambio de postura permite la creación de una red interactiva y colaborativa de personas, evidenciando el abordaje del "estar junto virtual"
| Descritores DECS: | EDUCAÇÃO À DISTANCIA
| Descritores Psi Português: | RECURSOS HUMANOS EDUCACAO A DISTANCIA EDUCADORES
| Descritores Psi Inglês: | PERSONNEL DISTANCE EDUCATION EDUCATORS
| Localização: | BR85.1 - USP/IP/SBD BR27.1 - PUC-CAMPINAS/SBI BR513.1 - UEM/BC
|
|