|
Id: | 48535
| Autor: | Lins, Zoraide Margaret Bezerra; Salomão, Nádia Maria Ribeiro; Lins, Samuel Lincoln Bezerra; Féres-Carneiro, Terezinha; Eberhardt, Ana Cristina. | Título: | O papel dos pais e as influências externas na educação dos filhos / The parents' role and external influences in children's education / El papel de los padres y las influencias externas en la educación de los hijos.
| Fonte: | Rev. SPAGESP;16(1):43-59, 2015.
| Resumo em português: | O presente estudo teve o objetivo de analisar a compreensão que mães e pais têm sobre o seu papel e o do seu cônjuge na criação dos filhos, bem como identificar as influências externas, positivas e negativas,no processo. Participaram do estudo 18 casais com filhos de 12 a 48 meses, residentes na cidade de João Pessoa. Os resultados mostraram que os genitores atribuíram papéis tradicionais à figura materna e paterna, no sentido em que as mães foram consideradas responsáveis pela educação e carinho dos filhos, e os pais, responsáveis pelo exercício da autoridade. Como influências externas, positivas e negativas sobre a educação dos filhos, os pais e mães ressaltaram os avós, a escola e a TV. Estes resultados contribuem para uma melhor compreensão das atribuições de papéis parentais, e para a percepção das influências externas que interferem na educação dos filhos, configurando-se uma fonte de pesquisa científica que envolve como participantes pais e mães no exercício da parentalidade.(AU) | Resumo em inglês: | The purpose of this study is to analyze the understanding that mothers and fathers have about their role and of their spouse, and to identify the external influences - positive or negative - that interfere in child rearing. The study was held with 18 couples, with children aged 12 to 48 months, who live in Joao Pessoa, Brazil. The results showed that parents attributed traditional roles to the maternal and paternal figure, in the sense of mothers were held responsible for the education and care of children and fathers, responsible for exercising authority. As external influences, positive and negative on the education of children, fathers and mothers mentioned out grandparents, school and TV.These results contribute to a better understanding of attributions to parental roles and to the perception of external influences that interfere in child rearing, being thus a source of scientific research that involves as participants fathers and mothers in the exercise of parenting.(AU) | Resumo em espanhol: | El presente trabajo tuvo el objetivo de analizar la comprensión que madres y padres tienen sobre su papel y el de su cónyuge, en la crianza de sus hijos, así como identificar las influencias externas, positivas y negativas en ese proceso. Participaron del estudio 18 parejas con hijos de 12 a 48 meses, residentes en la ciudad de Joao Pessoa, en Brasil. Los resultados mostraron que los genitores atribuyeron papeles tradicionales a la figura materna y paterna, delegando a las madres la responsabilidad por la educación y el cariño para con los niños y los padres, los responsables de ejercer la autoridad. Y las influencias externas, positivas y negativas en la educación de los niños, padres y madres resaltaron los abuelos, la escuela y la televisión. Estos resultados contribuyen para una mejor comprensión de las atribuciones de los papeles parentales, y para la percepción de las influencias externas que interfieren en la educación de sus hijos, estableciendo-se cómo una fuente del investigación científica que involucra a los padres y las madres como participantes en el ejercicio de la crianza de los hijos.(AU) | Descritores DECS: | Relações Pais-Filho Educação Infantil
| Limites: | Humanos Masculino Feminino Adulto Jovem Adulto
| Descritores Psi Português: | RELAÇÕES FAMILIARES PRÁTICAS DE CRIAÇÃO INFANTIL PAPEL DOS PAIS
| Descritores Psi Inglês: | FAMILY RELATIONS CHILDREARING PRACTICES PARENTAL ROLE
| Descritores Psi Espanhol: | RELACIONES FAMILIARES ROL DE LOS PADRES
| Meio Eletrônico: | http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1677-29702015000100005
|
|