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Pesquisa : REVISTA DE PSICOLOGIA (todos os anos)
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Id:54123
Autor:Souza, Solange Jobim e .
Título:O pesquisador-cineasta e a ética dos olhares compartilhados / The researcher-filmmaker and the ethics of shared looks
Fonte:Rev. psicol;8(1):8-22, jan.-jun. 2017
Resumo em português: O presente artigo é uma decorrência das pesquisas que venho desenvolvendo, ao longo de quase duas décadas, sobre ouso da imagem técnica em pesquisa acadêmica. O ponto de partida é a afirmação de que a utilização da câmera como mediação provoca uma intervenção singular na relação que se estabelece entre o pesquisador e os sujeitos da pesquisa.O objetivo é apresentar os princípios metodológicos que têm orientado o uso de câmera de vídeo em pesquisa acadêmica,oferecendo subsídios para a definição do ato de pesquisar como construção de uma ética e de uma estética do olhar. A filosofia da linguagem de Mikhail Bakhtin, o debate pioneiro instaurado por Walter Benjamin sobre as transformações da arte na época da reprodução técnica, o cinema documentário de Eduardo Coutinho e a obra teórica e cinematográfica de Pasolini são as principais referências.(AU)
Descritores DECS:Relações Pesquisador-Sujeito
Cinema como Assunto
Limites:Humanos
Descritores Psi Português:IMAGEM
ÉTICA
CIENTISTAS
CINEMA
Descritores Psi Inglês:IMAGERY
ETHICS
SCIENTIST
MOTION PICTURES (ENTERTAINMENT)
Descritores Psi Espanhol:IMAGENES
ÉTICA
CIENTISTAS
CINEMA
Meio Eletrônico:http://www.periodicos.ufc.br/psicologiaufc/article/view/13952/10269


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Id:54122
Autor:Kohatsu, Lineu Norio.
Título:Notas sobre o uso de imagens visuais nas pesquisas em psicologia / Notes on the use of visual images in psychology researches
Fonte:Rev. psicol;8(1):23-36, jan.-jun. 2017
Resumo em português: O presente artigo tem por objetivo apresentar algumas reflexões sobre o uso de imagens visuais nas pesquisas em Psicologia. Na primeira parte, discute-se como as ciências humanas e a fotografia, surgidas no século XIX, compartilharam a visão hegemônica de ciência baseada nos pressupostos do positivismo, e produziram teorias preconceituosas a respeito dos indivíduos ou grupos considerados inferiores ou desprovidos de razão, como os povos primitivos ou selvagens, os criminosos e os loucos. Na segunda parte, propõe-se uma discussão sobre o olhar e o exercício antropológico de buscar o familiar no estranho e de estranhar o familiar na relação do pesquisador com o outro e consigo mesmo. Na terceira parte, são apresentados alguns trabalhos de pesquisa qualitativa em Psicologia que fizeram uso de imagens. No artigo,buscou-se mostrar a importância do diálogo interdisciplinar, do reconhecimento das experiências em outras áreas e disciplinas do conhecimento, inclusive não-acadêmicas, como o fotojornalismo. Para além do domínio técnico no uso das imagens, enfatiza-se a necessidade de uma reflexão crítica sobre a ética na relação com o outro. Por fim, procurou-semostrar como são tênues as fronteiras entre objetividade e subjetividade, estranho e familiar, documento e ficção e entre ciência e arte. (AU)
Descritores DECS:Fotografia
Psicologia
Pesquisa
Limites:Humanos
Descritores Psi Português:FOTOGRAFIA
EXPERIMENTAÇÃO
PSICOLOGIA
Descritores Psi Inglês:PHOTOGRAPHY
EXPERIMENTATION
PSYCHOLOGY
Descritores Psi Espanhol:FOTOGRAFIA
EXPERIMENTACIÓN
PSICOLOGÍA
Meio Eletrônico:http://www.periodicos.ufc.br/psicologiaufc/article/view/13953/10270


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Id:54121
Autor:Bueno, Gabriel; Zanella, Andréa Vieira.
Título:A imagem na pesquisa em psicologia social: um possível encontro da etnografia com o documentário cinematográfico.
Fonte:Rev. psicol;8(1):IImage in social psychology research:A possible encounter between ethnographic research and documentary film-52, jan.-jun. 2017.
Resumo em português: Este artigo discute a aproximação entre os métodos de produção de um documentário cinematográfico e de uma pesquisa em psicologia social de cunho etnográfico e como estas duas formas de elaboração de saberes podem se constituir mutuamente. A partir da experiência de realizar uma pesquisa etnográfica paralelamente à produção de um documentário, o texto problematiza os posicionamentos políticos, éticos e estéticos que as produções desses dois campos implicam. É analisado como foi o ingresso no campo de pesquisa, as condições de produção das imagens e a montagem do documentário e do texto da pesquisa – momentos esses que dão visibilidade ao modo como a etnografia e o cinema documentário podem se encontrar no processo de imersão em um campo a ser pesquisado.(AU)
Descritores DECS:Pesquisa
Metodologia
Antropologia Cultural
Limites:Humanos
Descritores Psi Português:EXPERIMENTÇÃO
IMAGEM
METODOLOGIA
ETNOGRAFIA
CINEMA
Descritores Psi Inglês:EXPERIMENTATION
IMAGERY
METHODOLOGY
ETHNOGRAPHY
MOTION PICTURES (ENTERTAINMENT)
Descritores Psi Espanhol:EXPERIMENTACIÓN
IMAGENES
METODOLOGÍA
ETNOGRAFÍA
CINEMA
Meio Eletrônico:http://www.periodicos.ufc.br/psicologiaufc/article/view/13954/10271


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Id:54120
Autor:Miranda, Luciana Lobo; El Khouri, Mauro Michel; Souza Filho, Jose Alves de; Oliveira, Eveline Nogueira Pinheiro de.
Título:O vídeo como dispositivo na pesquisa com jovens estudantes: contorno(s) estético-ético-político(s) / Video as device in research with young students: aesthetic-ethical-political contour(s)
Fonte:Rev. psicol;8(1):53-64, jan.-jun. 2017
Resumo em português: Este trabalho discute a atuação do vídeo como dispositivo de pesquisa. A partir dos resultados de pesquisa-intervenção realizada em duas escolas públicas de Fortaleza, analisam-se as implicações estéticas, éticas e políticas envolvidas no encontro entre jovens estudantes e a experiência audiovisual. Fundamenta-se em conceitos-ferramenta da Análise Institucional francesa, como implicação, restituição e analisador para conceber o estudo como um pesquisar com os jovens e com as escolas. A pesquisa contou com duas oficinas de produção de vídeo que tiveram como tema a relação juventude e mídia. Cinco vídeos foram produzidos, os quais foram exibidos e debatidos nas duas escolas com a presença dos realizadores, professores e gestores. O uso do vídeo atuou como dispositivo no processo de construção de dados potencializado como documento, disparador de debate, produtor de analisadores, objeto de estudo e enunciador de si. A pesquisa-intervenção visa à criação de dispositivos que promovam a análise de questões por parte do coletivo institucional. Dessa forma, ao discutir o uso do vídeo como dispositivo de pesquisa, busca-se pensá-lo como estratégia de intervenção que visa gerar acontecimentos, favorecendo a produção de novas formas de pensar e agir na relação mídia-educação.(AU)
Descritores DECS:Pesquisa
Adolescente
Recursos Audiovisuais
Limites:Humanos
Descritores Psi Português:PESQUISA-AÇÃO
ADOLESCENTES
MULTIMÍDIA
Descritores Psi Inglês:ACTION RESEARCH
ADOLESCENTS
MULTIMEDIA
Descritores Psi Espanhol:INVESTIGACIÓN-ACCIÓN
ADOLESCENTES
MULTIMEDIA
Meio Eletrônico:http://www.periodicos.ufc.br/psicologiaufc/article/view/18790/29539


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Id:54119
Autor:Ferreira, Nadiá Paulo.
Título:Freire, Dercirier. Paranóia e crime: do direito à psicanálise.
Fonte:Rev. psicol;7(2)jul.-dez. 2016.
Resumo em português: Sem dúvida, querer pensar o crime a partir de dois campos de saber, o Direito e a Psicanálise, não é uma tarefa fácil, já que o que está em jogo é o conceito de loucura, o qual, por sua vez, implica a questão crucial no que diz respeito à responsabilidade ou não de um ato. A teoria jurídica se apoia na psiquiatria, na medida em que o destino de quem praticou o ato criminoso depende de um laudo dado por um psiquiatra forense. Imputável se for diagnosticado como “doente mental”.Ou Culpado se for considerado considerado são. A prisão ou o hospital psiquiátrico é o destino. Aqui entra em cena não só a contribuição do livro de Dercirier, mas também sua proposta: por que o Direito não leva em conta o que a psicanálise tem a dizer sobre a loucura? Essa é a pergunta não escrita, mas implícita nas entrelinhas. Para a psicanálise não há a dicotomia normal/ anormal e sim estruturas.
Descritores DECS:Comportamento Paranoide
Crime
Pessoas com Deficiência Mental
Psicanálise
Limites:Humanos
Descritores Psi Português:PARANÓIA (PSICOSE)
CRIME
DISTÚRBIOS MENTAIS
PSICANÁLISE
Descritores Psi Inglês:PARANOIA (PSYCHOSIS)
CRIME
MENTAL DISORDERS
PSYCHOANALYSIS
Descritores Psi Espanhol:PARANOIA (PSICOSIS)
CRIMEN
TRASTORNOS MENTALES
PSICOANÁLISIS
Meio Eletrônico:http://www.periodicos.ufc.br/psicologiaufc/article/view/6284/4502


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Id:54118
Autor:Gonçalves, Shirley Dias; Medeiros, Richelly Barbosa de; Taissuke, Andréia Serafim Negreiros; Melo, Pamella Beserra de; Carvalho, Ana Paula Oliveira de; Rolim, Fanny Abitbol de Menezes.
Título:Promoção e vigilância à saúde dos servidores públicos: a experiência da Universidade Federal do Ceará.
Fonte:Rev. psicol;7(2):151-164, jul.-dez. 2016.
Resumo em português: Esta pesquisa aborda as ações de promoção e vigilância à saúde executadas pela Universidade Federal do Ceará (UFC) em benefício dos seus trabalhadores. Apresenta-se a Coordenadoria de Qualidade de Vida no Trabalho e são descritos os projetos executados pela Divisão de Apoio Psicossocial (DiAPS), sobretudo os que compõem o Programa Saúde e Bem-Estar no Trabalho. Adiante, tendo como referência as legislações e as teorias sobre a Política Nacional de Atenção à Saúde e Segurança no Trabalho do Servidor Público Federal(PASS), as ações do Programa e os seus desafios na UFC são explanadas com ênfase no eixo da promoção e vigilância à saúde. O estudo tem enfoque exploratório e descritivo. Concluiu-se que a DiAPS possui projetos sociais que coadunam com as normatizações legais pertencentes à política de atenção à saúde do servidor público federal.(AU)
Descritores DECS:Saúde
Trabalhadores
Projetos
Seguridade Social
Limites:Humanos
Descritores Psi Português:SAÚDE
SAÚDE OCUPACIONAL
PROJETO DE VIDA
QUALIDADE DE VIDA
Descritores Psi Inglês:HEALTH
OCCUPATIONAL HEALTH
LIFE PROJECT
QUALITY OF LIFE
Descritores Psi Espanhol:SALUD
SALUD OCUPACIONAL
PROYECTO DE VIDA
CALIDAD DE VIDA
Meio Eletrônico:http://www.periodicos.ufc.br/psicologiaufc/article/view/6283/4501


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Id:54117
Autor:Boesmans, Emilie Fonteles; Aguiar, Sâmara Gurgel; Gomes, Rebeca Carolinne Castro ; Bleicher, Taís.
Título:Programa de extensão: clínica, estética e política do cuidado / Extension program: clinical asthetics and care policy
Fonte:Rev. psicol;7(1):142-150, jul.-dez. 2016
Resumo em português: Este trabalho visa apresentar o programa de extensão “Clínica, Estética e Política do Cuidado”, denotando os diversos eixos buscados em sua atuação. O programa tem como objetivos principais oferecer atendimento de orientação psicanalítica a crianças e adolescentes em sofrimento psíquico e seus cuidadores e fomentar a formação de alunos e profissionais acerca do trabalho clínico-institucional com essa clientela, sob uma perspectiva interdisciplinar. É realizado em parceria com o Centro de Referência à Infância – INCERE, que fornece supervisão clínica. Em 2015, ainda na modalidade de projeto de extensão, realizou dois grupos de estudos e dois simpósios locais sobre temáticas relacionadas. Como novas atividades para 2016, estão previstos o estabelecimento e a formalização de parcerias com outras instituições, para expansão e fortalecimento do serviço junto à rede sócioassistencial, bem como a formação em gestão clínica de Este trabalho visa apresentar o programa de extensão “Clínica, Estética e Política do Cuidado”, denotando os diversos eixos buscados em sua atuação. O programa tem como objetivos principais oferecer atendimento de orientação psicanalítica a crianças e adolescentes em sofrimento psíquico e seus cuidadores e fomentar a formação de alunos e profissionais acerca do trabalho clínico-institucional com essa clientela, sob uma perspectiva interdisciplinar. É realizado em parceria com o Centro de Referência à Infância – INCERE, que fornece supervisão clínica. Em 2015, ainda na modalidade de projeto de extensão, realizou dois grupos de estudos e dois simpósios locais sobre temáticas relacionadas. Como novas atividades para 2016, estão previstos o estabelecimento e a formalização de parcerias com outras instituições, para expansão e fortalecimento do serviço junto à rede socioassistencial, bem como a formação em gestão clínica de processos.((AU)
Descritores DECS:Saúde Mental
Competência Clínica
Criança
Adolescente
Limites:Criança
Adolescente
Descritores Psi Português:SAÚDE MENTAL
CLÍNICAS
CLÍNICAS
INFÂNCIA
ADOLESCÊNCIA
Descritores Psi Inglês:MENTAL HEALTH
CLINICS
CHILDHOOD
ADOLESCENCE
Descritores Psi Espanhol:SALUD MENTAL
CLÍNICAS
INFANCIA
ADOLESCENCIA
Meio Eletrônico:http://www.periodicos.ufc.br/psicologiaufc/article/view/6282/4500


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Id:54116
Autor:Barboza, Marcelo Alves ; Souza, Pauliana Carolina de; Bittar, Cléria Maria Lobo.
Título:Relatos de mulheres fibromiálgicas: grupo como estratégia para a promoção da saúde / Reports of fibromyalgic womem: group as a strategy for health promotion
Fonte:Rev. psicol;7(2):131-141, jul.-dez. 2016
Resumo em português: As dores crônicas persistentes, associadas às alterações somáticas e psicossociais, intensificam o sofrimento diante da síndrome fibromiálgica e interferem desfavoravelmente na qualidade de vida e nas relações pessoais, sociais e familiares. O presente estudo teve como objetivo conhecer as experiências, percepções e vivências sobre a fibromialgia em um grupo de mulheres, buscou também conhecer se as atividades em grupo trouxeram alguma contribuição a elas. Participaram desse estudo 11 mulheres na faixa etária de 25 a 60 anos, que eram atendidas em uma clínica escola de um curso superior de Fisioterapia em uma cidade de MG. Dois critérios de inclusão foram considerados: o diagnóstico clínico de fibromialgia, de acordo com os critérios do Colégio Americano de Reumatologia, e capacidade cognitiva para responder aos questionários. Foram realizadas duas entrevistas, uma no início e outra ao final das atividades em grupo. Notou-se implicações desfavoráveis da fibromialgia nas atividades de vida diária, no convívio familiar e social. Ao término houve relatos que consideraram o trabalho em grupo como uma experiência positiva para o enfrentamento do quadro crônico da fibromialgia. Os dados sugerem a contribuição positiva das atividades em grupo para promoção da saúde e ressaltam a importância de implementar e manter programas que auxiliem essas mulheres no enfrentamento da fibromialgia.(AU)
Descritores DECS:Fibromialgia
Saúde
Mulheres
Atenção
Limites:Humanos
Descritores Psi Português:FIBROMIALGIA
PROMOÇÃO DA SAÚDE
MULHERES
ATENÇÃO
Descritores Psi Inglês:FIBROMYALGIA
HEALTH PROMOTION
WOMEN
ATTENTION
Descritores Psi Espanhol:FIBROMIALGIA
PROMOCIÓN DE LA SALUD
MUJERES
ATENCIÓN
Meio Eletrônico:http://www.periodicos.ufc.br/psicologiaufc/article/view/6281/4499


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Id:54115
Autor:Viana, Diego Mendonça; Lima, Aluísio Ferreira de.
Título:Saúde mental e atenção primária: compreendendo articulações e práticas na saúde da família no Ceará / Mental health and primary care: understanding articulates and care practices in the family health in Ceará
Fonte:Rev. psicol;7(2):118-130, jul.-dez. 2016
Resumo em português: Este artigo, resultante de uma dissertação de mestrado em Saúde da Família, consiste de um esforço científico de compreensão das relações existentes entre o campo da Atenção Primária à Saúde e o campo da Saúde Mental nos territórios. Os cenários de pesquisa foram compostos por unidades de saúde vinculadas à Estratégia Saúde da Família nas cidades de Fortaleza e Iguatu, localizadas no estado do Ceará. Desse modo, os sujeitos da pesquisa foram profissionais da Estratégia Saúde da Família. A coleta de dados foi feita a partir de entrevistas semiestruturadas e a análise realizada por meio dos referenciais teóricos do Materialismo Histórico Dialético e ada Análise de Conteúdo. Entre alguns dos resultados alcançados, está a apresentação de quatro categorias que emergiram como temas centrais, sendo eles: Formação, Medicalização, Rede e Manicômios. Os resultados permitiram a construção de um panorama sobre os principais avanços e retrocessos existentes entre o campo de fronteira entre a saúde mental e a atenção primária, bem como assinalou a existência da necessidade de se repensar a orientação da atuação dos profissionais em questão com base nas contradições percebidas.(AU)
Descritores DECS:Saúde
Saúde Mental
Acesso aos Serviços de Saúde
Hospitais Psiquiátricos
Limites:Humanos
Descritores Psi Português:SAÚDE
SAÚDE MENTAL
CUIDADOS
HOSPITAIS PSIQUIÁTRICOS
Descritores Psi Inglês:HEALTH
MENTAL HEALTH
CARING
PSYCHIATRIC HOSPITALS
Descritores Psi Espanhol:SALUD
SALUD MENTAL
CUIDADOS
HOSPITALES PSIQUIÁTRICOS
Meio Eletrônico:http://www.periodicos.ufc.br/psicologiaufc/article/view/6280/4498


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Id:54114
Autor:Fuks, Betty Bernardo.
Título:Da guerra e da morte. Temas da atualidade.” De Sigmund Freud: um século depois / “Thoughts for the times. On war and death “of Sigmund Freud: a century later
Fonte:Rev. psicol;7(2):110-117, jul.-dez. 2016
Resumo em português: O artigo propõe refletir sobre a atualidade do texto freudiano de 1915 – “Da guerra e da morte: temas da atualidade” -, a partir de alguns conceitos metapsicológicos que deram corpo à análise crítica do autor à civilização que produziu a Primeira Guerra Mundial. Partindo da hipótese de que o texto constitui um leit motiv à construção do conceito de pulsão de morte, sustentamos que a teoria psicanalítica,por ser passível de reelaborações constantes e plurais, não cessa de convocar o analista à refletir sobre a configuração sócio-política em que vive.(AU)
Descritores DECS:Guerra
Morte
Prazer
Tanatologia
Limites:Humanos
Descritores Psi Português:GUERRA
PULSÃO DE MORTE
PRAZER
Descritores Psi Inglês:WAR
DEATH INSTINCT
PLEASURE
Descritores Psi Espanhol:GUERRA
PULSIÓN DE MUERTE
PLACER
Meio Eletrônico:http://www.periodicos.ufc.br/psicologiaufc/article/view/6279/4497


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Id:54113
Autor:Silva, Lúcia Cecília da; Vaccaro, Marina Menegueti.
Título: A constituição do sujeito: uma reflexão a partir de Jean-Paul Sartre / The constitution of the subject according to Jean-Paul Sartre
Fonte:Rev. psicol;7(2):99-109, jul.-dez. 2016
Resumo em português: As questões sobre o sujeito, sobre o humano, inquietam grandemente a humanidade e várias áreas do conhecimento. Compreender o sujeito e os processos pelos quais ele se constitui é o foco central e base da ciência psicológica. Contudo, este objeto de estudo se reveste de dificuldades, o que transparece nas várias abordagens a seu respeito, ora objetivistas, ora subjetivistas. Com a finalidade de contribuir com tal discussão, este estudo objetiva analisar como o existencialismo de Jean-Paul Sartre aborda os processos de constituição do sujeito. A perspectiva sartreana enriquece a Psicologia, pois, ao rejeitar reducionismos, oferece uma concepção que não dicotomiza o fenômeno da objetificação-subjetificação, na medida em que concebe o sujeito na relação dialética entre a objetividade e a subjetividade. Sartre não apenas propõe elementos para compreender corpo, consciência e mundo como uma realidade humana e histórica, como, também, elucida como o sujeito, ao ser forjado na intersubjetividade, realiza a sua história pessoal e coletiva.(AU)
Descritores DECS:Psicologia
Existencialismo
Liberdade
Limites:Humanos
Descritores Psi Português:PSICOLOGIA
SUJEITO DO INCONSCIENTE
EXISTENCIALISMO
SARTRE, JEAN PAUL, 1905-1980
Descritores Psi Inglês:PSYCHOLOGY
SUBJECT UNCONSCIOUS
EXISTENCIALISM
SARTRE, JEAN PAUL, 1905-1980
Descritores Psi Espanhol:PSICOLOGÍA
SUJETO DEL INCONSCIENTE
EXISTENCIALISMO
SARTRE, JEAN PAUL, 1905-1980
Meio Eletrônico:http://www.periodicos.ufc.br/psicologiaufc/article/view/6278/4496


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Id:54112
Autor:Meneses, Glysa de Oliveira; Holanda, Leonardo Carneiro; Ximenes, Verônica de Morais; Santos, Walberto Silva dos.
Título:Interlocuções entre a psicologia analítica-comportamental e da libertação: algumas contribuições de Skinner e Martín-Baró / Ethical interlocutions between behavioral- analytic and liberation psychologies: contributions of Skinner and Martin-Baró
Fonte:Rev. psicol;7(2):87-98, jul.-dez. 2016
Resumo em português: A ética nas relações, decisões e ações cotidianas é um atributo normalmente almejado pela maioria das pessoas. Todavia, parece sustentável afirmar que toda ação humana está pautada por uma ética específica. Sendo assim, o fazer científico não é exceção. Uma vez que a ciência se propõe a trazer uma mudança no modo de vida dos indivíduos, caberia à ética determinar de que forma essa ciência seria aplicada a fim de prover a mudança almejada. Nesse sentido, o presente artigo pretende articular a teoria e tecnologia da Análise do Comportamento, a partir de Skinner, com a proposta empreendida por Martín-Baró, principalmente no que diz respeito aos aspectos éticos. A partir disso, analisar-se-á de que modo poderiam esses referenciais teóricos coadunar para a construção de uma práxis favorável à promoção de comportamentos éticos, sob este referencial, em especial, no contexto da América Latina. As proposições da Psicologia da Libertação constituem um possível valor secundário a ser utilizado como diretriz do trabalho do psicólogo que trabalha no sentindo de promover a sobrevivência da cultura, valor ético primordial, segundo Skinner. Deste modo, a integração de diferentes perspectivas possibilita um movimento reflexivo acerca de seu fazer ético enquanto profissional.(AU)
Descritores DECS:Ética
Comportamento
Psicologia
Liberdade
Limites:Humanos
Descritores Psi Português:ÉTICA
ANÁLISE DO COMPORTAMENTO
PSICOLOGIA
LIBERDADE
Descritores Psi Inglês:ETHICS
BEHAVIOR ANALYSIS
PSYCHOLOGY
FREEDOM
Descritores Psi Espanhol:ÉTICA
ANÁLISIS DE LA CONDUCTA
PSICOLOGÍA
LIBERTAD
Meio Eletrônico:http://www.periodicos.ufc.br/psicologiaufc/article/view/6277/4495


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Id:54111
Autor:Montenegro, Sabrina Romero de Oliveira.
Título:Síndrome da fusão: impactos nas pessoas numa aliança estratégica / Merger syndrome: impacts on people in a strategic alliance
Fonte:Rev. psicol;7(2):67-86, jul.-dez. 2016
Resumo em português: O presente artigo tem por base a dissertação de mestrado da autora, “Categorias sociais e síndrome da fusão: impactos nas pessoas numa aliança estratégica” (Coimbra, 2010). Para esta publicação, o enfoque será sobre dois aspectos investigados, quais sejam, a percepção dos trabalhadores acerca da aliança estratégia que estavam vivenciando e a síndrome da fusão. Esta última tem sido descrita na literatura como o conjunto de reações aos impactos da fusão, que é um tipo de combinação organizacional, que se expressa em diversos níveis (pessoais, organizacionais e culturais). O presente estudo visa: i) avaliar como a aliança estratégica é percebida e neste sentido verificar seus impactos nos trabalhadores, considerando-se a variável síndrome da fusão e; ii) criar uma escala de medida válida para o construto “síndrome da fusão”. Trata-se de estudo empírico, quantitativo e com objetivos exploratórios. A amostra foi composta de 486 trabalhadores de uma empresa brasileira que entrou numa aliança estratégica com uma empresa multinacional no mesmo setor de atuação. Os principais resultados indicaram que a percepção dos trabalhadores acerca da combinação organizacional é majoritariamente positiva, porém o conjunto de dados não evidenciou a emergência do construto da síndrome da fusão.(AU)
Descritores DECS:Síndrome
Trabalhadores
Estratégias
Limites:Humanos
Descritores Psi Português:RECURSOS HUMANOS
PAPEL SOCIAL
TRABALHO
Descritores Psi Inglês:PERSONNEL
SOCIAL ROLE
LABOUR
Descritores Psi Espanhol:PERSONAL
ROL SOCIAL
TRABAJO
Meio Eletrônico:http://www.periodicos.ufc.br/psicologiaufc/article/view/6276/4494


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Id:54110
Autor:Janissek, -Janice; Campos, Marione Souza; Figueiredo, Yasmin do Vale; Melo, Tamilles Aquino Brito.
Título:Avaliação da importância e adoção de inovações gerenciais na percepção de gestores de Universidades públicas / Valuation of the importance and adoption of managerial innovations in the perception of managers of public universities
Fonte:Rev. psicol;7(2):49-66, jul.-dez. 2016 tab
Resumo em português: O objetivo do artigo é identificar e analisar como gestores de quatro universidades públicas brasileiras percebem o grau de importância e de adoção de um conjunto de práticas de gestão consideradas inovadoras para a gestão pública. Para tanto, participaram do estudo 435 servidores ocupantes de cargos de gestão tanto na área acadêmica quanto administrativa, respondendo a um questionário contendo dezesseis práticas consideradas inovadoras segundo o prêmio nacional de inovação na gestão pública promovido pela Escola Nacional do Serviço Público (ENAP). As práticas foram classificadas em três dimensões da gestão, ou seja, gestão organizacional, modernização de processos e gestão de pessoas. A coleta dos dados foi realizada online por meio do aplicativo Survey monkey. Os gestores avaliaram o conjunto das práticas como sendo significativamente importantes para definir uma universidade inovadora em sua gestão. Contudo,percebem que este mesmo conjunto de práticas é muito pouco utilizado no contexto organizacional onde atuam levando a concluir que as universidades pesquisadas não podem ser consideradas inovadoras em sua gestão. Tanto as análises comparativas entre as universidades quanto entre as três dimensões de práticas não apresentaram resultados distintos daquele mais global.(AU)
Descritores DECS:Organização e Administração
Universidades
Inovação
Limites:Humanos
Descritores Psi Português:ADMINISTRAÇÃO
UNIVERSIDADES
INOVAÇÃO
Descritores Psi Inglês:MANGEMENT
COLLEGES
INNOVATION
Descritores Psi Espanhol:ADMINISTRACIÓN
UNIVERSIDADES
INNOVACIÓN
Meio Eletrônico:http://www.periodicos.ufc.br/psicologiaufc/article/view/6275/4493


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Id:54109
Autor:Grangeiro, Rebeca da Rocha; Bastos, Antonio Virgílio Bittencourt.
Título:Organização do trabalho artesanal: examinando aspectos de inovação e visibilidade do artesanato no Cariri Cearense / Artisan work organization: exmining aspects of innovtion ans visibility of handicrafts in Cariri-CE
Fonte:Rev. psicol;7(2):33-48, jul.-dez. 2016
Resumo em português: Este artigo analisa aspectos relativos à organização do trabalho artesanal no Cariri cearense e busca caracterizar os artesãos em perfis que considerem, simultaneamente, o nível de visibilidade e inovação do artesanato. Tais informações foram coletadas junto a 230 artesãos do Cariri cearense. Os resultados encontrados indicam a baixa escolaridade destes trabalhadores que exercem a atividade artesanal em média, há 22,18 anos e adotam a própria residência como principal local de trabalho. Quanto à renda, observamos que 53,5% da amostra arrecada menos de um salário mínimo com o trabalho artesanal. Apesar da dificuldade econômica enfrentada, o artesanato ainda é para a maioria dos trabalhadores a única atividade produtiva exercida. Em relação ao nível de visibilidade e inovação alcançado pela amostra estudada, os resultados indicaram que 69,6% dela alcançaram baixos escores de inovação e visibilidade(denominados artesãos tradicionais não-reconhecidos). O segundo perfil (23,5%) apresentou baixo escore em inovação, mas alto em visibilidade (artesãos tradicionais reconhecidos), seguido dos artesãos que obtiveram altos escores em inovação e visibilidade (de referência cultural reconhecidos) e, por último, o perfil com menor quantidade de artesãos (1,7%) representa os artesãos com altos escores em inovação e baixos em visibilidade (de referência cultural não-reconhecidos).(AU)
Descritores DECS:Trabalho
Inovação
Limites:Humanos
Descritores Psi Português:ARTESÃOS
TRABALHO
INOVAÇÃO
Descritores Psi Inglês:ARTISANS
LABOUR
INNOVATION
Descritores Psi Espanhol:ARTESANOS
TRABAJO
INNOVACIÓN
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Id:54108
Autor:Lima, Aluísio Ferreira ; Oliveira, Gláucia Rebeca Teixeira de; Vieira, João Marcos Munguba; Silva, Pâmela Bezerra.
Título:O Mundo do trabalho como um impasse no processo de desinstitucionalização / The world of work as an impasse in the process of deinstitutionalization
Fonte:Rev. psicol;7(2):22-32, jul.-dez. 2016
Resumo em português: As práticas voltadas para o processo de desinstitucionalização são ainda muito recentes no Brasil e ainda estão em desenvolvimento.O objetivo deste escrito é refletir sobre como o trabalho na contemporaneidade pode ser um possível dificultador em tal processo. A importância do tema se dá pelo fato de que é a partir do trabalho que organizamos grande parte de nossas vidas e construímos nossa subjetividade, fazendo-nos pensar que a esfera laboral pode influenciar no processo de desinstitucionalização, pois pacientes, famílias e profissionais estão imersos nos modos de trabalho contemporâneos. As discussões levantadas resultam de uma revisão bibliográfica nas bases de pesquisa Scielo, LILACS, Periódicos Capes e BVS, utilizando os descritores “desinstitucionalização” e “família”. A temática trabalho é respaldada em autores como Antunes (2003; 2015), Dejours (2004; 2010), Ehrenberg (2010), Lipovetsky (2007).(AU)
Descritores DECS:Trabalho
Família
Saúde Mental
Limites:Humanos
Descritores Psi Português:TRABALHO
FAMÍLIA
SAÚDE MENTAL
Descritores Psi Inglês:LABOUR
FAMILY
MENTAL HEALTH
Descritores Psi Espanhol:TRABAJO
FAMILIA
SALUD MENTAL
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Id:54107
Autor:Damasceno, Monica de Araújo; Costa, Tatiane dos Santos; Negreiros, Fauston.
Título:Concepções de fracasso escolar: um estudo com professores das cinco regiões brasileiras / Conceptions of school failure: a study with teachers of the five Brazilian regions
Fonte:Rev. psicol;7(2):8-21, jul.-dez. 2016
Resumo em português: O presente trabalho tem como objetivo identificar as concepções de professores do ensino fundamental e médio da rede pública de ensino acerca do fracasso escolar. Participaram da pesquisa 563 professores com idades que variaram de 19 a 66 anos (M=34,2 DP= 9,23), de diferentes regiões brasileiras. Tratou-se de uma pesquisa quanti-qualitativa, do tipo ex post facto que utilizou dados transversais. Contou-se com entrevistas estruturadas e questionários sócios demográficos que foram analisados pelo software Iramuteq, e apreendeu as concepções dos docentes em classe de proximidade lexical. Os resultados apresentaram quatro classes no corpus textual, que seguem em ordem de maior representatividade dos discursos quanto à concepção sobre o fracasso escolar:desrespeito às singularidades dos alunos na escola, 30,24%; incapacidade do aluno, 24,7%; desinteresse do professor e do aluno e falta de acompanhamento familiar, 22,73%; e, produto de múltiplos fatores internos e externos à escola, 22,33%.(AU)
Descritores DECS:Evasão Escolar
Docentes
Ensino Fundamental e Médio
Limites:Humanos
Descritores Psi Português:FRACASSO ESCOLAR
PROFESSORES
ESCOLAS DE ENSINO FUNDAMENTAL
ENSINO MÉDIO
ENSINO PÚBLICO
Descritores Psi Inglês:ACADEMIC FAILURE
TEACHERS
ELEMENTARY SCHOOLS
HIGH SCHOOLS
PUBLIC SCHOOL EDUCATION
Descritores Psi Espanhol:FRACASO ESCOLAR
PROFESORES
ESCUELAS ELEMENTALES
ESCUELAS SECUNDARIAS
ENSEÑANZA EN LA ESCUELA PÚBLICA
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Id:53987
Autor:Oliveira, Susana Kramer de Mesquita; Cavalcante, Cinthia Mendonça; Silva, Crislanny Fonteles da; Pontes, Francisca Aline Pereira; Feitosa, Gabrielle Lima; Silva Neto, Luís Pereira da; Carneiro, Rhebecca Araújo.
Título:L’Abri laboratório de relações interpessoais: história e perspectivas / L’Abri interpersonal relations laboratory: history and perspectives
Fonte:Rev. psicol;7(1):274-284, jan.-jun. 2016 ilus
Resumo em português: O artigo apresenta o Laboratório de Relações Interpessoais – L’ABRI, criado em 2014, discutindo-se a adoção de um método de estudo e intervenção das relações interpessoais o processo de formação de um programa que contemple ensino, pesquisa e extensão, nesta temática, e a valorização das relações interpessoais no cotidiano vivido e nas intervenções propostas. Também será descrito o modelo de construção contínua das atividades propostas e dos grupos que participam no L’ABRI, bem como as metas que se apontam, pensadas a partir do processo de sua constituição até aqui. O eixo teórico orientador é “Vínculo e Saúde Mental e o método utilizado na condução.(AU)
Descritores DECS:Relações Interpessoais
Saúde Mental
Limites:Humanos
Descritores Psi Português:COMPORTAMENTO
RELAÇÕES INTERPESSOAIS
SAÚDE MENTAL
Descritores Psi Inglês:BEHAVIOR
INTERPERSONAL RELATIONSHIPS
MENTAL HEALTH
Descritores Psi Espanhol:CONDUCTA
RELACIONES INTERPERSONALES
SALUD MENTAL
Meio Eletrônico:http://www.periodicos.ufc.br/psicologiaufc/article/view/3718/2938


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Id:53986
Autor:Tupinambá, Antonio C. R.; Feitosa, Raquel L.; Gomes, Lucas Alves.
Título:Estudos em psicologia política – Pólis1 / Studies in political psychololy – polis1
Fonte:Rev. psicol;7(1):266-273, jan.-jun. 2016
Resumo em português: O atual projeto se constrói dentro da perspectiva do trabalho e das relações sociais e políticas, introduzindo a área de conhecimento da psicologia política em perspectiva emancipadora no contexto acadêmico da UFC por via do Curso de Psicologia e do Projeto Rinepe.O projeto nasce com foco no comportamento político nas sociedades contemporâneas e nos efeitos dos movimentos sociais e políticos atuais sobre as liberdades e processos emancipatórios, bem como seus impedimentos em escala local, nacional e global. Tem por objetivos o desenvolvimento de um campo interdisciplinar de reflexão e prática investigativa e divulgadora, reunindo debates em torno de questões como: preconceito social, racismo, xenofobia, movimentos sociais, violência coletiva social, relações de poder, movimentos emancipatórios de povos e nações, valores democráticos e autoritarismos, laicismo, análises de discursos e ideologias, de universos simbólicos e práticas institucionais.(AU)
Descritores DECS:Psicologia
Política
Liberdade
Limites:Humanos
Descritores Psi Português:PSICOLOGIA POLÍTICA
LIBERDADE
DIREITOS HUMANOS
Descritores Psi Inglês:POLITICAL PSYCHOLOGY
FREEDOM
HUMAN RIGHTS
Descritores Psi Espanhol:PSICOLOGÍA POLÍTICA
LIBERTAD
DERECHOS HUMANOS
Meio Eletrônico:http://www.periodicos.ufc.br/psicologiaufc/article/view/3709/2929


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Id:53985
Autor:Coelho, Raquel Nascimento; Ramalho, Gabriel Martins; Brito, Évinly Sousa; Miranda, Biancka Bandeira; Silva, Thays Ingrid Oliveira; Pereira Filho, Francisco de Assis Alencar .
Título:A Saúde do trabalhador no âmbito universitário: uma parceria do êxito na UFC / Worker’s health in the university: a successful partnership at UFC
Fonte:Rev. psicol;7(1):257-265, jan.-jun. 2016
Resumo em português: As transformações do mundo do trabalho, que trazem como características a precarização e uma maior flexibilização laboral, têm gerado como consequência um aumento do sofrimento psíquico e adoecimento nos mais diversos âmbitos organizacionais. Diante da demanda oriunda dos trabalhadores e de gestores da UFC, a Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas (PROGEP-UFC) e o Núcleo de Psicologia do Trabalho (NUTRA-UFC) desenvolvem desde 2009 ações cujo principal objetivo é a promoção de saúde e melhoria da qualidade de vidana esfera do trabalho. Dentre essas ações, destacamos o projeto ELABORar e o projeto Saúde do Trabalhador em Debate. O primeiro diz respeito a intervenções realizadas coletivamente com os servidores, tendo como referencial teórico e metodológico a Clínica da Atividade de Yves Clot. O segundo tem objetivado popularizar as discussões sobre o tema por meio do blog “Vida no Trabalho” e através de participação em programas mensais na rádio universitária da UFC, que funcionaram por dois anos.(AU)
Descritores DECS:Saúde
Trabalhadores
Universidades
Limites:Humanos
Descritores Psi Português:SAÚDE OCUPACIONAL
UNIVERSIDADES
CLÍNICA
Descritores Psi Inglês:OCCUPATIONAL HEALTH
COLLEGES
CLINIC
Descritores Psi Espanhol:SALUD OCUPACIONAL
UNIVERSIDADES
CLÍNICA
Meio Eletrônico:http://www.periodicos.ufc.br/psicologiaufc/article/view/3707/2927


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Id:53984
Autor:Moura, Gustavo A. P. de; Cavalcanti, Iury C. P. Cavalcanti; Borba, Sávio M. de.
Título:Projeto Pingo de Luz: um relato de experiência com pacientes em cuidados paliativos / “Pingo de Luz”: an assistance for patients in palliative care
Fonte:Rev. psicol;7(1):251-256, jan.-jun. 2016
Resumo em português: O estudo e desenvolvimento de cuidados paliativos no Brasil, especialmente quando articulado com o sistema de saúde, ainda carece de muitos avanços, frequentemente estando ausente este serviço em grande parte do país. Nesse sentido, o Centro de Orientação Sobre a Morte e O Ser (COSMOS) desenvolve um trabalho de assistência em Cuidados Paliativos a pacientes com baixa expectativa de vida. O projeto Pingo de Luz é uma atividade na qual estudantes de psicologia acompanham semanalmente os pacientes atendidos pelo Serviço de Terapia da Dor e Cuidados Paliativos com o objetivo de auxiliar não somente a psicóloga responsável, como também toda equipe envolvida no tratamento. Os serviços oferecidos pelo referido Projeto se mostraram significativos na melhora do quadro em que o paciente estava quando se iniciaram os acompanhamentos, não somente na forma de lidar com o sofrimento psíquico, para além disso, uma melhora no aspecto fisiológico. Vale ressaltar também que esse prejuízo causado pela doença afeta o paciente e seu convívio.(AU)
Descritores DECS:Tanatologia
Oncologia
Terapêutica
Limites:Humanos
Descritores Psi Português:EDUCAÇÃO EM RELAÇÃO À MORTE
PSICO-ONCOLOGIA
CUIDADOS PALIATIVOS
Descritores Psi Inglês:DEATH EDUCATION
PSYCHO-ONCOLOGY
PALLIATIVE CARE
Descritores Psi Espanhol:EDUCACIÓN CON RELACIÓN A LA MUERTE
PSICO-ONCOLOGÍA
CUIDADOS PALIATIVOS
Meio Eletrônico:http://www.periodicos.ufc.br/psicologiaufc/article/view/3942/3124


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Id:53983
Autor:Aragão, Danyelle Almeida; Uchoa, Glauton José Barroso ; Germano, Idilva Maria Pires.
Título:Ações na sala de aula de espera de serviço oncologia: relato de experiência / Actions in oncology service’s waiting room: experience report
Fonte:Rev. psicol;7(1):242-256, jan.-jun. 2016
Resumo em português: O Projeto de Extensão Sala de Espera, iniciado em 2011, foi elaborado pelo Programa de Educação Tutorial de Psicologia da UFC para atuação no Centro Pediátrico do Câncer, em parceria com a Associação Peter Pan (Fortaleza), desenvolvendo ações de prevenção,promoção e reabilitação em Psico-oncologia. O projeto realiza intervenções psicológicas, lúdicas e psicoeducativas com crianças e adolescentes atendidos e seus acompanhantes que aguardam na sala de espera a chamada para procedimentos invasivos. Este trabalho relata a experiência do Projeto de Extensão Sala de Espera, discutindo sua importância no processo de formação acadêmica na Graduação em Psicologia. Cada ação é singular, não obstante a logística ser a mesma: escolha e disponibilização de materiais para o grupo local, além da apresentação do instrumento produzido pelos próprios participantes do Projeto – um álbum seriado – para compartilhar, de forma simples e franca, informações sobre os exames realizados no espaço, que podem gerar medos e fantasias nos usuários e nos familiares que não acompanham os procedimentos. Além dos benefícios do projeto a esse público, as atividades promovem a formação profissional e social dos estudantes envolvidos, por meio do aprendizado cotidiano e do contato com pacientes e com familiares nesse contexto de atenção à saúde.(AU)
Descritores DECS:Atuação (Psicologia)
Oncologia
Pediatria
Limites:Humanos
Descritores Psi Português:PSICOLOGIA APLICADA
PSICO-ONCOLOGIA
PEDIATRIA
Descritores Psi Inglês:APPLIED PSYCHOLOGY
PSYCHO-ONCOLOGY
PEDIATRICS
Descritores Psi Espanhol:PSICOLOGÍA APLICADA
PSICO-ONCOLOGÍA
PEDIATRÍA
Meio Eletrônico:http://www.periodicos.ufc.br/psicologiaufc/article/view/3704/2925


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Id:53982
Autor:Dantas, Jurema Barros; Dutra, Adryssa Bringel ; Alves, Aline Cajado ; Benigno, Gabriela Gomes Freitas; Brito, Liliana de Sousa; Barreto, Renata Eudócia Melo.
Título:Plantão psicológico: ampliando possibilidades de escuta / Psychological care service: widening listening possibilities
Fonte:Rev. psicol;7(1):232-241, jan.-jun. 2016
Resumo em português: O Plantão Psicológico, enquanto uma modalidade clínica contemporânea que se caracteriza por realizar atendimentos psicoterapêuticos de caráter emergencial destinados à comunidade que a ele recorre espontaneamente, sem a necessidade de agendamento prévio, foi reimplantado em meados de 2015 na Clínica Escola da UFC. Servindo como espaço de acolhimento e de informação e auxiliando as pessoas a terem uma maior autonomia emocional, o Plantão Psicológico vem sendo realizado por estagiários e extensionistas,desenvolvendo e consolidando a partir da sedimentação desta modalidade clínica, o caráter necessariamente transdisciplinar da Clínica Escola. O projeto de extensão do Plantão Psicológico prioriza a qualificação da formação dos discentes do curso de Psicologia com a vivência de diferentes experiências frente às demandas variadas; o fortalecimento de parcerias com instituições de saúde do Estado e, sobretudo, a otimização da fila de espera da Clínica Escola, promovendo atendimento imediato e de qualidade. Acredita-se que oPlantão consolida o ensino, a pesquisa e a extensão no âmbito da universidade, estabelecendo diálogo e intervenção efetiva junto àcomunidade em geral. Trata-se do processo de ampliação das possibilidades de escuta clínica que, gradativamente, vem tornando oPlantão Psicológico da Clínica Escola da UFC uma referência no Estado do Ceará.(AU)
Descritores DECS:Estresse Psicológico
Saúde
Limites:Humanos
Descritores Psi Português:PLANTÃO PSICOLÓGICO
SOFRIMENTO
SAÚDE
Descritores Psi Inglês:PSYCHOLOGICAL DUTY
SUFFERING
HEALTH
Descritores Psi Espanhol:GURADIA PSICOLÓGICA
SUFRIMIENTO
SALUD
Meio Eletrônico:http://www.periodicos.ufc.br/psicologiaufc/article/view/5597/4034


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Id:53981
Autor:Lopes, Bruna Maria Rodrigues; Boesmans, Emilie Fonteles; Lopes Júnior, Antonio Dário; Monte, Bárbara Castelo Branco; Pinheiro, Jéssica Pascoalino; Cordeiro, Andréa Carla Filgueiras.
Fonte:Rev. psicol;7(1):224-231, jan.-jun. 2016.
Resumo em português: O artigo apresenta o projeto de extensão Liga de Cores, vinculado ao Núcleo Cearense de Estudo e Pesquisa sobre a Criança (NUCEPEC).O projeto ocorreu durante os anos de 2013 a 2014, com a proposta de registro de história de vida de crianças acolhidas em uma Unidade de Acolhimento do município de Fortaleza, por meio da utilização da ferramenta Fazendo Minha História, criada pelo Instituto Fazendo História. As histórias da mediação de leitura serviam como um mote para trabalhar alguns aspectos das vivências das próprias crianças, as quais eram registradas em um álbum pessoal. O desenvolvimento do projeto ocorreu em três momentos: o aprofundamentoda base teórica, no qual foram estudados os aspectos teóricos que norteiam a compreensão das instituições de acolhimento; aintervenção propriamente dita e o terceiro momento que consistiu nas supervisões e orientações acerca do planejamento das atividadesde intervenções. O projeto alcançou o objetivo de deslocar práticas institucionais cristalizadas, causando questionamento para osprofissionais e permitindo às crianças a apropriação de sua história de vida ou sua construção enquanto narrativa singular.(AU)
Descritores DECS:Criança
Narração
Limites:Humanos
Descritores Psi Português:CRIANÇAS
NARRATIVAS
Descritores Psi Inglês:CHILDREN
NARRATIVES
Descritores Psi Espanhol:NIÑOS
NARRATIVAS
Meio Eletrônico:http://www.periodicos.ufc.br/psicologiaufc/article/view/3701/2923


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Id:53980
Autor:Méllo, Ricardo Pimentel; Avarca, Camila Aleixo de Campos; Vieira, Juliana Sampaio; Lima, Thamyllis do Santos.
Título:NUCED: 12 anos em ações de cuidado e formação ética de estudantes de psicologia / NUCED: 12 years promoting actions of care and ethical formation of psychology students
Fonte:Rev. psicol;7(1):210-223, jan.-jun. 2016
Resumo em português: O Núcleo de Estudos sobre Drogas (NUCED), vinculado ao departamento de Psicologia da Universidade Federal do Ceará, fundado em 2004, tem trabalhado na formação dos alunos do curso despertando-lhes ao cuidado de si e do outro, como em ações de Redução de Danos (RD). Neste texto buscaremos apresentar os trabalhos de ensino, pesquisa e extensão realizados pelo NUCED baseado na inclusão de práticas acolhedoras e não proibicionistas no campo da saúde. Assim, nos posicionamos a favor de ações estratégicas que corroborem e ampliem a “luta antimanicomial”, contra internações compulsórias, sem qualquer discriminação a usuários de drogas lícitas ou ilícitas e incentivando ações de saúde que fortaleçam laços na arte do encontro de reinventar nossas vidas. As ações do NUCED favorecem práticas transdisciplinares, promovendo saúde e cuidado de si a comunidade acadêmica e a população em geral, ampliando a formação curricular dos estudantes, estimulando-os a desenvolverem estudos que viabilizaram ações pautadas na assistência integral à saúde.(AU)
Descritores DECS:Redução do Dano
Ensino
Pesquisa
Limites:Humanos
Descritores Psi Português:REDUÇÃO DE DANO
ENSINO
EXPERIMENTAÇÃO
Descritores Psi Inglês:HARM REDUCTION
TEACHING
EXPERIMENTATION
Descritores Psi Espanhol:REDUCCIÓN DE DAÑO
ENSEÑANZA
EXPERIMENTACIÓN
Meio Eletrônico:http://www.periodicos.ufc.br/psicologiaufc/article/view/3941/3123


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Id:53979
Autor:Ximenes, Verônica Morais; Mendonça, Francisco Weslay Oliveira; Monteiro, Maria Natália Bizerra Pimentel; Ribeiro, Júlia Alves Dias; Vale, David Maia Laurindo do.
Título:Núcleo de psicologia comunitária (NUCOM) e suas implicações na formação da graduação e pós-graduação em psicologia / Community psychology nucleus (NUCOM) and its implications in psychology graduation and post-graduation
Fonte:Rev. psicol;7(1):202-209, jan.-jun. 2016
Resumo em português: O Núcleo de Psicologia Comunitária (NUCOM), programa afiliado à Pró-Reitoria de Extensão da UFC, baseia-se no tripé ensino, pesquisa e extensão, tendo como objetivo contribuir com conhecimento metodológico, conceitual e instrumental para a realização de atividades em comunidades pobres, desenvolvendo e fortalecendo os sujeitos comunitários. Em 2015, o núcleo teve como foco de atuação o desenvolvimento de conhecimentos teóricos e práticas relacionadas às implicações psicossociais da pobreza. Atuando na comunidade do Bom Jardim e na comunidade de Canafístula (Apuiarés), o NUCOM tem buscado uma maior articulação com a pesquisa “Impactos da Pobreza no Desenvolvimento da Saúde Comunitária: avaliação psicossocial de comunidades rurais das regiões Nordeste, Norte e Sul”. A construção de parcerias internacionais e de convênios com universidades no México, Barcelona e Peru configura uma ampliação dos intercâmbios e das pesquisas. Todas as atividades são desenvolvidas por estudantes extensionistas, mestrandos, doutorandas e uma professora. Os espaços conjuntos promovem um maior compartilhamento entre graduação e pós-graduação, quais sejam:supervisão dos projetos de extensão, planejamento de atividades do núcleo, publicações conjunta, grupos de estudo, participação em pesquisa e encontros de formação.(AU)
Descritores DECS:Atuação (Psicologia)
Pobreza
Limites:Humanos
Descritores Psi Português:PSICOLOGIA COMUNITÁRIA
POBREZA
FORMAÇÃO PROFISSIONAL
PSICOLOGIA
Descritores Psi Inglês:COMMUNITY PSYCHOLOGY
POVERTY
PROFESSIONAL EDUCATION
PSYCHOLOGY
Descritores Psi Espanhol:PSICOLOGÍA COMUNITARIA
POBREZA
FORMACIÓN PROFESIONAL
PSICOLOGÍA
Meio Eletrônico:http://www.periodicos.ufc.br/psicologiaufc/article/view/3698/2921


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Id:53978
Autor:Oliveira, Eveline Nogueira Pinheiro de ; López, Valeria Yanela Pablo; Castro, Ravi Moreira Lima de; Almeida, Cinthya Azevedo Pereira de ; Adriano, Mateus Silveira; Aquino, Cássio Adriano Braz de .
Título:Núcleo de psicologia do trabalho UFC – 20 anos de atuação / Work psychology studies’ program UFC – 20 years of acting
Fonte:Rev. psicol;1(7):190-201, jan.-jun. 2016
Resumo em português: O Núcleo de Psicologia do Trabalho – NUTRA, caracterizado desde 1994 como um programa de Ensino, Pesquisa e Extensão do Departamento de Psicologia da Universidade Federal do Ceará (UFC), surgiu do desejo e da necessidade de fomentar a discussão na área de Psicologia do Trabalho, viabilizando um campo que permita aprofundar os conhecimentos dos estudantes relativos à área.Atualmente o Núcleo se propõe a pensar a Psicologia Social do Trabalho enquanto disciplina científica e campo profissional, através de uma construção teórica e metodológica comprometida com a emancipação social, possibilitando a difusão destes conhecimentos na sociedade. Em 2014 o NUTRA completou seus 20 anos de atividades, e tem desenvolvido várias pesquisas e projetos de extensão,bem como apoiado o ensino através de ações vinculadas à graduação e pós-graduação. Como resultado do trabalho desenvolvido pelo NUTRA, atualmente o Núcleo conta com parcerias com diversas instituições, atuando como um canal de comunicação coma sociedade, contribuindo através de seus estudos e pesquisas para a formação de alunos e profissionais em Psicologia Social.(AU)
Descritores DECS:Psicologia Social
Trabalho
Limites:Humanos
Descritores Psi Português:PSICOLOGIA SOCIAL
TRABALHO
Descritores Psi Inglês:SOCIAL PSYCHOLOGY
LABOUR
Descritores Psi Espanhol:PSICOLOGÍA SOCIAL
TRABAJO
Meio Eletrônico:http://www.periodicos.ufc.br/psicologiaufc/article/view/3696/2920


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Id:53977
Autor:Pereira, Caciana Linhares ; Vasconcelos, Cibele Maria Gouveia de; Veras, Mariana Lopes; Laboreiro, Tábata Ísis Silva.
Título:A Experiência de extensão no cine Freud, cultura e arte / The experience of extension in cine Freud, culture and art
Fonte:Rev. psicol;1(7):181-199, jan.-jun. 2016
Resumo em português: O presente trabalho se propõe a apresentar os objetivos gerais do projeto de extensão Cine Freud, Cultura e Arte, assim como algumas reflexões que foram possíveis após nove anos de existência. O projeto visa promover a interlocução entre Arte, Psicanálise e o campo dos Estudos Culturais. Propõe a construção de dispositivos de formação discente que permitam problematizar os fenômenos subjetivos implicados na experiência contemporânea, considerando a diversidade cultural como constitutiva desta experiência. Nesta direção,faz-se fundamental o incentivo e a difusão de obras artísticas e culturais, no sentido de contribuir para a formação artística e crítica dos estudantes e da comunidade em geral, proporcionando o debate, o desenvolvimento do senso crítico e a sensibilização desses sujeitos para com processos afetivos advindos dos mecanismos subjetivos desencadeados pela arte. A problematização do objetivo do projeto considera a participação do seu público-alvo. A partir do levantamento de problemáticas levantadas nos debates realizados no âmbito do projeto, foram apresentadas as linhas gerais que moveram sua discussão e que evidenciam polêmicas importantes no que diz respeito à experiência contemporânea: a desmistificação de alguns aspectos da problemática das perversões e das psicoses e sua relação com as concepções correntes sobre as perversões e a loucura.(AU)
Descritores DECS:Psicanálise
Cultura
Cinema como Assunto
Limites:Humanos
Descritores Psi Português:PSICANÁLISE
CULTURA
CINEMA
Descritores Psi Inglês:PSYCHOANALYSIS
CULTURE
MOTION PICTURES (ENTERTAINMENT)
TERMO EM ESPANHOL: CINEMA
Descritores Psi Espanhol:PSICOANÁLISIS
CULTURA
CINEMA
Meio Eletrônico:http://www.periodicos.ufc.br/psicologiaufc/article/view/3987/3145


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Id:53976
Autor:Bastos, Elaine Marinho; Pinheiro, Marcelo Souza; Lima, Tereza Cristina Batista de.
Título:Orientação sexual e inclusão: um estudo de caso em organização varejista de Fortaleza / Sexual orientation and inclusion: a case study in a retail organization in Fortaleza
Fonte:Rev. psicol;7(1):165-180, jan.-jun. 2016
Resumo em português: A gestão da diversidade nas organizações é tema emergente em estudos organizacionais, apesar de alguns tabus ainda existentes.Observam-se formas de diversidade em que a invisibilidade é possível e menos estudada que as formas mais visíveis, como gênero ou etnia. Estudos apontam um crescimento de publicações que analisam a discriminação sofrida por indivíduos de orientação sexual diversa no ambiente organizacional, embora enfatizem que a diversidade sexual tem sido pouco estudada no Brasil. Ainda existe a discriminação diante de cargos hierarquicamente mais elevados, evidenciando uso de estereótipos e preconceitos, que comprometem a autoestima e geram sentimentos de exclusão. Tais aspectos foram evidenciados neste artigo a partir da percepção de inclusão em uma organização varejista de Fortaleza, Ceará, sob a ótica da orientação sexual dos entrevistados. Dez profissionais masculinos relataram sobre a percepção da orientação sexual e o sentimento de inclusão na organização em que trabalham. A pesquisa teve foco qualitativo,descritivo e exploratório, obtendo dados por meio de entrevista. Os principais resultados mostram que os discursos empresariais são pouco efetivos devido ao preconceito arraigado, a pouca permissividade gerencial e à ausência de senso coletivo de diversidade. Minoria se não minorias demonstraram preconceito e atitudes discriminatórias entre si, evidenciando dificuldades no respeito às diferenças.(AU)
Descritores DECS:Homossexualidade
Homofobia
Preconceito
Discriminação (Psicologia)
Limites:Humanos
Descritores Psi Português:HOMOSSEXUALIDADE
HOMOFOBIA
PRECONCEITO
DICRIMINAÇÃO
Descritores Psi Inglês:HOMOSEXUALITY
HOMOPHOBIA
PREJUDICE
DISCRIMINATION
Descritores Psi Espanhol:HOMOSEXUALIDAD
HOMOFOBIA
PREJUICIO
DISCRIMINACIÓN
Meio Eletrônico:http://www.periodicos.ufc.br/psicologiaufc/article/view/6472/4711


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Id:53975
Autor:Coelho, Denis Pontes; Tupinambá, Antônio Caubi Ribeiro.
Título:Aprendizados e orientação por erros em empreendedores do ramo de restaurantes em Fortaleza-CE / Learning and guidance after errors in entrepreneurs of the gastronomy branch in Fortaleza-CE
Fonte:Rev. psicol;7(1):151-164, jan.-jun. 2016
Resumo em português: Partindo de estudos sobre sucesso e fracasso empresarial o tema perfil empreendedor toma seu lugar de importância, mais especificamente sobre a capacidade de aprender com os próprios erros. Considerando o fator Aprendizagem por erros como um fator pouco estudado academicamente e então de pouca importância no perfil do empreendedor, a pesquisa se propõe a responder o problema de partida; De quais aprendizados por erros são relatados pelos empresários, assim como sua postura em relação aos erros. De cunho qualitativo e exploratório, a pesquisa se concentrou em investigar os empreendedores do ramo de restaurantes da zona gastronômica de Fortaleza,no que se refere aos seus aprendizados e se conseguem aprender com os erros. Teve como base a teoria de M. Frese de Orientação por Erros e da Aprendizagem Significativa de D. Ausubel. Os resultados mostraram que eles têm uma postura de Orientação por erros e de aprendizados relacionados nas áreas de Gestão de Pessoas e atendimento ao cliente.(AU)
Descritores DECS:Aprendizagem
Orientação
Economia
Organização e Administração
Liderança
Limites:Humanos
Descritores Psi Português:APRENDIZAGEM
EMPREENDEDORISMO
ECONOMIA
ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS
LIDERANÇA
Descritores Psi Inglês:LEARNING
ENTREPRENEURSHIP
ECONOMICS
BUSINESS MANAGEMENT
LEADERSHIP
Descritores Psi Espanhol:APRENDIZAJE
ECONOMÍA
ADMINISTRACIÓN DE EMPRESAS
LIDERAZGO
Meio Eletrônico:http://www.periodicos.ufc.br/psicologiaufc/article/view/4397/3358


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Id:53974
Autor:Oliveira, Susana Kramer de Mesquita; Conceição, Maria Inês Gandolfo Conceição.
Título:Considerações sobre a análise da categoria ‘pertencimento’ em famílias migrantes / Considerations on the analysis of the category ‘belonging’ in migrant families
Fonte:Rev. psicol;7(1):139-150, jan.-jun. 2016
Resumo em português: O trabalho apresentará a pesquisa de doutorado da autora, ‘Afetividade da família migrante: um estudo sociodramático’ (UnB, 2008),cujo objetivo principal foi compreender o processo de reorganização interna (‘familidade’) e de pertença social de famílias que migraram do nordeste do Brasil (Ceará) para a capital brasileira (Brasília), por razões profissionais. A pesquisa se fundamentou no arcabouço conceitual e na proposta metodológica da Socionomia (Jacob Levy Moreno), que têm se mostrado um importante instrumento para análise de grupos em processo de transformação. Os sujeitos foram duas famílias de classe sócio econômica media, que participaram,em grupo, de quatro sessões de sociodrama temático: 1. Dinâmicas de pertencimentos e imagens idealizadas de família, 2. Historiodrama da migração, 3. Sociometria da migração, 4. Perspectivas futuras da família migrante. O presente trabalho tem como objetivos: 1.Apresentar os principais conceitos que nortearam a problematização da pesquisa; 2. Discutir o alcance do Sociodrama como método de pesquisa qualitativo; 3. Apresentar o quadro “análise do pertencimento” elaborado na discussão da tese, a partir dos aspectos críticos da experiência dos sujeitos; 4. Estabelecer elementos comuns para a investigação de novos fluxos migratórios contemporâneos, no Brasil e mundo.
Descritores DECS:Migração
Família
Limites:Humanos
Descritores Psi Português:MIGRAÇÃO HUMANA
FAMÍLIA
Descritores Psi Inglês:HUMAN MIGRATION
FAMILY
Descritores Psi Espanhol:MIGRACIÓN HUMANA
FAMILIA
Meio Eletrônico:http://www.periodicos.ufc.br/psicologiaufc/article/view/3680/2904


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Id:53973
Autor:Braga, José Olinda Braga.
Título:Uma inesperada antropologia filosófica Heideggeriana / Looking for an unexpected Heidgger's anthropology
Fonte:Rev. psicol;7(1):129-138, jan.-jun. 2016
Resumo em português: Existe a possibilidade de apreensão de uma inesperada Antropologia Filosófica decorrente da Analítica Existencial do Dasein empreendida por Martin Heidegger em Ser e Tempo - ainda que não tenha sido esta sua intenção filosófica. Os posicionamentos explicitados nas conferências de Zöllikon, em diálogo com sua ontologia fundamental, inequivocamente constitui imprescindível reflexão para fundamento e desenvolvimento das ciências humanas em geral, e da Psicologia e Psicopatologia fenomenológica em particular. Essa tarefa a ser constituída através de pesquisas científicas e filosóficas, em paralelo, representa missão imprescindível ao balizamento da práxis das ciências humanas que aí reivindicam fundamentos epistemológicos, de modo a proporcionar-lhes o advento de novas produções científicas, e elementos para uma práxis inspirada nos preceitos fenomenológico-existenciais, segundo suas concepções de intersubjetividades e alteridades expressas cooriginariamente, em histórias, tempos e espaços vividos. O diálogo entre ciências e filosofia, em grande medida, impõe a necessidade de distinção precisa entre o que se coloca como objeto dessa duas diferentes fontes de produção de saberes, permanecida na instância de uma instigação mútua, como condição de possibilidade para desenvolvimento e fundamentação de ambas.(AU)
Descritores DECS:Antropologia
Filosofia
Existencialismo
Limites:Humanos
Descritores Psi Português:ANTROPOLOGIA FILOSÓFICA
EXISTENCIALISMO
INTERSUBJETIVIDADE
ALTERIDADE
Descritores Psi Inglês:PHILOSOPHICAL ANTHROPOLOGY
EXISTENCIALISM
INTERSUBJECTIVITY
ALTERITY
Descritores Psi Espanhol:ANTROPOLOGIA FILOSÓFICA
EXISTENCIALISMO
INTERSUBJETIVIDAD
ALTERIDAD
Meio Eletrônico:http://www.periodicos.ufc.br/psicologiaufc/article/view/3679/2903


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Id:53972
Autor:Barros, João Paulo Pereira; Acioly, Lilith Feitosa; Ribeiro, Júlia Alves Dias.
Título:Re-Tratos da juventude na cidade de Fortaleza: direitos humanos e intervenções micropolíticas / Re-Treatment “ youth” in Fortaleza: human rights and micropolitical interventions
Fonte:Rev. psicol;7(1):115-128, jan.-jun. 2016
Resumo em português: Este artigo visa analisar processos de criminalização e extermínio de jovens em Fortaleza, capital brasileira com maior índice de homicídios desses segmentos, e dar visibilidade a práticas micropolíticas frente a tais aviltamentos de direitos humanos na periferia da cidade. Será utilizado o caso da cidade de Fortaleza para discutir relações entre estado neoliberal e recrudescimento da criminalização e do extermínio de jovens. Em um segundo momento, serão apresentadas experiências institucionais desenvolvidas por um projeto de extensão ligado ao Departamento de Psicologia da Universidade Federal do Ceará (UFC), em territórios de Fortaleza com expressivos registros de letalidade juvenil. Destacam-se experiências de criação de dispositivos de análise coletiva da violência urbana envolvendo jovens, na forma de oficinas e rodas de conversa realizadas entre 2015 e 2016, junto a moradores e trabalhadores sociais inseridos em um dos principais equipamentos da política de juventude fortalezense. Será apresentada também a participação das ações extensionistas em atos públicos voltados à problematização do encarceramento e do homicídio de adolescentes e jovens. Conclui-se o artigo apontando a proficuidade dessas análises e experiências para a formação em psicologia, articulando temas como violência,exclusão social e modos de subjetivação.(AU)
Descritores DECS:Adolescente
Violência
Direitos Humanos
Limites:Humanos
Descritores Psi Português:ADOLESCENTES
VIOLÊNCIA
DIREITOS HUMANOS
Descritores Psi Inglês:ADOLESCENTS
VIOLENCE
HUMAN RIGHTS
Descritores Psi Espanhol:ADOLESCENTES
VIOLENCIA
DERECHOS HUMANOS
Meio Eletrônico:http://www.periodicos.ufc.br/psicologiaufc/article/view/3677/2902


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Id:53971
Autor:Queiroz Neto, Valdemir Pereira de; Severiano, Maria de Fátima Vieira.
Título:Empreendorismo e performance na publicidade para mulheres: uma análise teórico-crítica / Entrepreneurship and performance in publicity to women: a theoretical-critical analysis
Fonte:Rev. psicol;6(1):94-114, jan.-jun. 2016
Resumo em português: A realização da presente pesquisa foi motivada por uma preocupação acerca das novas formas de estruturação da subjetividade feminina, produzida com base na Indústria Cultural e na Publicidade, esta considerada como uma instância simbólica, privilegiada,da sociedade de consumo contemporânea. Seu objeto de estudo consiste na investigação dos significados psicossociais de publicidades dirigidas ao público feminino que privilegiam o empreendedorismo como modelo de prescrição identitária. Adotou-se como eixo teórico-metodológico o referencial da Teoria Crítica, da Escola de Frankfurt, além de autores contemporâneos. A pesquisa empírica foi desenvolvida com suporte de uma coleta de peças publicitárias direcionadas ao público feminino nas revistas Você S/A entre os anos de 2011 e de 2013. Foram selecionadas peças publicitárias que expressam apelos ao sucesso profissional como facilitador de altas performances. Estes temas constituiu nossa categoria de análise, qual seja: o discurso do empreendedorismo. Uma análise qualitativa,de natureza teórico-crítica foi escolhida como estratégia metodológica de exame do referido discurso, permitindo uma reflexão sobre a mercantilização dos atributos humanos.
Descritores DECS:Publicidade como Assunto
Mulheres
Limites:Humanos
Descritores Psi Português:PUBLICIDADE
SUBJETIVIDADE
TEMPREENDEDORISMO
MULHERES
PSICOLOGIA DO CONSUMIDOR
Descritores Psi Inglês:ADVERTISING
SUBJECTIVITY
ENTREPRENEURSHIP
WOMEN
CONSUMER PSYCHOLOGY
Descritores Psi Espanhol:PUBLICIDAD
SUBJETIVIDAD
MUJERES
PSICOLOGÍA DEL CONSUMIDOR
Meio Eletrônico:http://www.periodicos.ufc.br/psicologiaufc/article/view/3676/2901


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Id:53970
Autor:Ribeiro, Diana Montenegro; Miranda, Luciana Lobo; Feitosa, Gabrielle Lima; Cardoso, Nirvana Frances Soares; Oliveira, Priscila Sanches Nery ; Oliveira, Taciana Cordeiro Dantas de.
Título: Pesquisando com professores: a centralidade do diário de campo e da restituição em uma pesquisa-intervenção / Researching with teachers: the field diary and restitution’s importance in the intervention research
Fonte:Rev. psicol;7(1):81-93, jan.-jun. 2016
Resumo em português: A pesquisa “Pesquisando com Professores: a relação mídia e cotidiano escolar” analisou com 25 professores de uma escola pública estadual de Fortaleza a relação entre mídia e cotidiano escolar. Como dispositivo de pesquisa foi criado o curso de extensão “Diálogos Escolares: Mídia e Cotidiano Escolar”. Com base em Michel Foucault (1987) acerca do poder disciplinar presente na educação escolar e em Gilles Deleuze (1990) sobre as novas formas de controle em que participam a mídia, a pesquisa discute, em última instância, a função social da escola na contemporaneidade, problematizando a mídia como vetor de subjetivação no cotidiano escolar e no fazer pedagógico. No presente artigo colocamos em análise a metodologia da pesquisa, dando ênfase à centralidade do “diário de campo” e da“restituição”. Trabalharemos também o conceito de pesquisa-intervenção e sua implicação prática como estratégia da pesquisa com a escola. Discutiremos o uso do diário de campo como uma ferramenta facilitadora de vínculo e de construção de dados necessário para ressignificação da mesma. Destacaremos a restituição como o momento necessário para criarmos um campo de análise coletiva. Por fim, apresentaremos a importância dessas ferramentas para todo o processo de construção da nossa pesquisa.(AU)
Descritores DECS:Ensino
Mídias Sociais
Pesquisa
Docentes
Limites:Humanos
Descritores Psi Português:ENSINO PÚBLICO
PESQUISA EDUCACIONAL
PROFESSORES DE ENSINO MÉDIO
PESQUISA EDUCACIONAL
Descritores Psi Inglês:PUBLIC SCHOOL EDUCATION
EDUCATIONAL RESEARCH
HIGH SCHOOL TEACHERS
EDUCATIONAL RESEARCH
Descritores Psi Espanhol:ENSEÑANZA EN LA ESCUELA PÚBLICA
INVESTIGACIÓN EDUCACIONAL
PROFESORES DE ESCUELA SECUNDARIA
INVESTIGACIÓN EDUCACIONAL
Meio Eletrônico:http://www.periodicos.ufc.br/psicologiaufc/article/view/3675/2900


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Id:53969
Autor:Ribeiro, Diana Montenegro; Miranda, Luciana Lobo; Feitosa, Gabrielle Lima; Cardoso, Nirvana Frances Soares; Oliveira, Priscila Sanches Nery ; Oliveira, Taciana Cordeiro Dantas de.
Título:Pesquisando com professores: a centralidade do diário de campo e da restituição em uma pesquisa-intervenção / Researching with teachers: the field diary and restitution’s importance in the intervention research
Fonte:Rev. psicol;7(1):81-93, jan.-jun. 2016 tab
Resumo em português: A pesquisa “Pesquisando com Professores: a relação mídia e cotidiano escolar” analisou com 25 professores de uma escola pública estadual de Fortaleza a relação entre mídia e cotidiano escolar. Como dispositivo de pesquisa foi criado o curso de extensão “Diálogos Escolares: Mídia e Cotidiano Escolar”. Com base em Michel Foucault (1987) acerca do poder disciplinar presente na educação escolare em Gilles Deleuze (1990) sobre as novas formas de controle em que participam a mídia, a pesquisa discute, em última instância, a função social da escola na contemporaneidade, problematizando a mídia como vetor de subjetivação no cotidiano escolar e no fazer pedagógico. No presente artigo colocamos em análise a metodologia da pesquisa, dando ênfase à centralidade do “diário de campo” e da“restituição”. Trabalharemos também o conceito de pesquisa-intervenção e sua implicação prática como estratégia da pesquisa com a escola. Discutiremos o uso do diário de campo como uma ferramenta facilitadora de vínculo e de construção de dados necessário para ressignificação da mesma. Destacaremos a restituição como o momento necessário para criarmos um campo de análise coletiva. Por fim, apresentaremos a importância dessas ferramentas para todo o processo de construção da nossa pesquisa.(AU)
Descritores DECS:Mídias Sociais
Pesquisa
Docentes
Limites:Humanos
Descritores Psi Português:ASSIDUIDADE ESCOLAR
ESQUISA-AÇÃO
PROFESSORES
Descritores Psi Inglês:SCHOOL ATTENDANCE
ACTION RESEARCH
TEACHERS
Descritores Psi Espanhol:ASISTENCIA ESCOLAR
INVESTIGACIÓN-ACCIÓN
PROFESORES
Meio Eletrônico:http://www.periodicos.ufc.br/index.php/psicologiaufc/article/view/3675/2900


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Id:53968
Autor:Miranda, Amanda Antunes; Vasconcelos, Cibele Maria Gouveia de; Colaço, Veriana de Fátima.
Título:O Funcionamento da escola e a atuação do psicólogo: o projeto político pedagógico como mediador dessa relação / The Operation of the school and the acting of the psychologist: the pedagogical political
Fonte:Rev. psicol;7(1):73-80, jan.-jun. 2016
Resumo em português: O Projeto Político Pedagógico (PPP) de uma escola constrói-se a partir da reflexão sobre as suas finalidades, bem como explana o seu papel social e define caminhos e ações a serem compreendidos na dinâmica escolar. Reunindo crenças, conhecimentos sobre o contexto social e científico, o PPP constitui-se como um compromisso pedagógico e político para com a sociedade. O presente estudo objetiva refletir sobre o papel do PPP na construção do campo de atuação da Psicologia Escolar, denotando a mediação necessária entre a proposta pedagógica da escola e atuação do Psicólogo. Trata-se de um relato de experiência, decorrente de um trabalho realizado na disciplina Psicologia Escolar/Educacional II, que consistiu em visita e entrevistas em uma escola estadual de educação para surdos,localizada na cidade de Fortaleza/CE. A metodologia de perspectiva qualitativa pautou-se em revisão bibliográfica, observação da escola e entrevista com alguns profissionais da instituição. Foi possível compreender as formas que a educação especial potencializa o desenvolvimento de alunos com surdez, assim como avaliar a relevância da Psicologia Escolar nesse contexto. Tal experiência apresentou-se como uma oportunidade de refletir sobre a relação entre a psicologia e a educação, analisando os padrões educacionais vigentes, possibilitando outro olhar crítico sobre eles.(AU)
Descritores DECS:Atuação (Psicologia)
Projetos
Política
Educação Especial
Psicologia Educacional
Limites:Humanos
Descritores Psi Português:PSICOLOGIA ESCOLAR
PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO
EDUCAÇÃO ESPECIAL
Descritores Psi Inglês:SCHOOL PSYCHOLOGY
PROJECT PEDAGOGICAL POLITICIAN
SPECIAL EDUCATION
Descritores Psi Espanhol:PSICOLOGÍA ESCOLAR
PROYECTO POLÍTCO PEDAGÓGICO
EDUCACIÓN ESPECIAL
Meio Eletrônico:http://www.periodicos.ufc.br/index.php/psicologiaufc/article/view/3674/2899


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Id:53967
Autor:Alverne, Larissa Arruda Aguiar; Martins, Karla Patrícia Holanda.
Título:Um palácio abandonado: um estudo sobre a psicose na infância / An abandoned palace: a study on childhood psychosis
Fonte:Rev. psicol;7(1):65-72, jan.-jun. 2016
Resumo em português: No domínio da produção teórica em psicanálise, há um vasto campo de formulações acerca das manifestações das psicoses na infância e de suas consequências para as suas práticas clínicas. O presente trabalho tem por objetivo a discussão de um caso clínico de psicose na infância, tomando como balizadores as questões relativas à transferência. As concepções psicanalíticas de constituição de sujeito e suas relações com o trabalho na transferência foram brevemente discutidas, sobretudo, a partir do interesse em destacar as particularidades do caso, para então aproximá-las ou distanciá-las das concepções teóricas existentes sobre a psicose na infância. A escrita do presente estudo de caso tem como pano de fundo a experiência no Núcleo de Atenção a Crianças e Adolescentes (NAIA) do Hospital de Saúde Mental Professor Frota Pinto em Fortaleza, Ceará, no qual se realizou o atendimento de orientação psicanalítica de uma criança com diagnóstico psiquiátrico de esquizofrenia paranoide. (AU)
Descritores DECS:Transtornos Psicóticos
Criança
Estudos de Casos
Limites:Criança
Descritores Psi Português:PSICOSE
ANÁLISE TERAPÊUTICA
INFÂNCIA
ESTUDO DE CASO
Descritores Psi Inglês:PSYCHOSIS
THERAPEUTIC ANALYSIS
CHILDHOOD
CASE STUDY
Descritores Psi Espanhol:PSICOSISI
ANÁLISIS TERAPÉUTICO
INFANCIA
ESTUDIO DE CASO
Meio Eletrônico:http://www.periodicos.ufc.br/index.php/psicologiaufc/article/view/3673/2898


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Texto em PDF
Id:53966
Autor:Pinho, Ana Paula Moreno; Tupinambá, Antonio Caubi Ribeiro; Bastos, Antonio Virgílio Bittencourt.
Título:O Desenvolvimento de uma escala de transição e adaptação acadêmica / The development of the scale of transition and academic adaptation
Fonte:Rev. psicol;7(1):51-64, jan.-jun. 2016
Resumo em português: A experiência vivida por jovens calouros em universidades é composta por várias facetas. Durante o primeiro ano da universidade, o estudante passa por um processo de adaptação acadêmica marcada por mudanças. Esse período, sendo multidimensional e complexo,necessita ser investigado, principalmente no contexto brasileiro, em que muitas alterações ocorreram no ingresso ao ensino superior e poucos estudos foram desenvolvidos para avaliar as dificuldades de adaptação desses novos estudantes. O objetivo deste estudo foi desenvolver um instrumento que avalie a experiência de transição acadêmica enfrentada por jovens calouros. Participaram da pesquisa 275 estudantes de graduação de duas universidades públicas federais. O instrumento utilizado inspirou-se no Questionário de Experiências de Transição Acadêmica – QETA – introduzido por Stocker e Faria (2008), em Portugal. As análises utilizaram o SPSS–Statistical Package for the Social Sciences e princípios da análise fatorial: técnicas de extração de componentes principais e rotação Oblimin direct, com o teste de confiabilidade, Alpha de Cronbach. A escala foi definida em cinco dimensões. Os resultados confirmam a pertinência de algumas dimensões, como pares e professores e traz evidências da importância do ensino médio para o estudo sobre a transição e adaptação acadêmica no contexto universitário.(AU)
Descritores DECS:Evasão Escolar
Educação Superior
Universidades
Comportamento
Adaptação
Limites:Humanos
Descritores Psi Português:EVASÃO ESCOLAR
ENSINO SUPERIOR
UNIVERSIDADES
COMPORTAMENTO
ADAPTAÇÃO
Descritores Psi Inglês:SCHOOL DROPOUTS
HIGHER EDUCATION
COLLEGES
BEHAVIOR
ADAPTATION
Descritores Psi Espanhol:EVASIÓN ESCOLAR
EDUCACIÓN SUPERIOR
UNIVERSIDADES
CONDUCTA
ADAPTACIÓN
Meio Eletrônico:http://www.periodicos.ufc.br/index.php/psicologiaufc/article/view/4394


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Texto em PDF
Id:53965
Autor:Brito, Natália Diógenes de; Aquino, Cássio Adriano Braz de.
Título:Planos de demissão voluntária: reflexos sobre a relação indivíduo-trabalho / Voluntary redundancy plans: repercussions over the relation individual-work
Fonte:Rev. psicol;7(1):38-50, jan.-jun. 2016
Resumo em português: O presente trabalho marca uma das etapas de produção da dissertação do mestrado desenvolvida junto ao Programa de Pós-Graduação em Psicologia da UFC. Diante do momento de marcada instabilidade econômica no cenário brasileiro, representada por fatores como o aumento da inflação, o recuo no crescimento de numerosos setores da economia e a grande redução de postos de trabalho, vimos ressurgir estratégias organizacionais que visam a manutenção dos lucros, alicerçadas em ações que permitam mudanças rápidas e significativas para os empreendimentos que as adotam. Tem-se como objetivo investigar a utilização de uma das estratégias que reapareceu nesse momento de crise, a saber, os Planos de Demissão Voluntária (PDVs). Historicamente, a intensificação de sua aplicação no Brasil se deu no decurso da década de 1990, caracterizada pela adoção de medidas político-econômicas neoliberais, ademais da política de privatização de empresas nacionais. Através de uma revisão bibliográfica, analisaremos os desdobramentos da tentativa de implantação do projeto neoliberal no Brasil, tomando como foco as transformações na dinâmica do trabalho no contexto nacional e suas principais consequências para os trabalhadores. Buscaremos refletir acerca da utilização dos PDVs enquanto mecanismos de desmantelamento do setor público à época, e sobre seus objetivos e possíveis repercussões na atualidade.(AU)
Descritores DECS:Privatização
Economia
Mercado de Trabalho
Limites:Humanos
Descritores Psi Português:NEOLIBERALISMO
POLÍTICA ECONÔMICA
MERCADO DE TRABALHO
Descritores Psi Inglês:NEOLIBERALISM
ECONOMIC POLICY
LABOR MARKET
Descritores Psi Espanhol:POLÍTICA ECONÓMICA
MERCADO DE TRABAJO
Meio Eletrônico:http://www.periodicos.ufc.br/index.php/psicologiaufc/article/view/3671/2896



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