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Id:17449
Autor:Dayrell, Juarez.
Título:Entrevista com Juarez Dayrell.
Fonte:Rev. devir;1(2):173-193, OUT. 2002.
Resumo em português: A partir de sua experiência do estudo do Hip-Hop como produção cultural, e suas manifestações comunitárias extra-escolares, Juarez Dayrell mostra como o RAP pode ser uma forma de construção da identidade e pertinência que permite aos jovens em situação de exclusão social, afastarem-se da violência e do tráfico de drogas, para assim conseguirem se inserir no mercado de trabalho com maior dignidade (AU)
Descritores Psi Português:ADOLESCENTES
VIOLÊNCIA
IDENTIDADE
EXCLUSÃO SOCIAL
Descritores Psi Inglês:ADOLENCENTS
VIOLENCE
IDENTITY (PSYCHOLOGY) IN CHILDREN
SOCIAL EXCLUSION
Localização:BR85.1 - USP/IP/SBD
BR27.1 - PUC-CAMPINAS/SBI
FHA -


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Id:17448
Autor:Siva, Sidinei da; Siva, Demilson Rodrigo da.
Título:Entrevista com Demilson e Sidinei.
Fonte:Rev. devir;1(2):161-172, OUT. 2002.
Resumo em português: A partir do relato de suas experiências diretamente vinculadas a realidades de exclusão social, de evasão escolar, da inevitável proximidade com a violência e com o tráfico de drogas, Sidinei e Demilson constroem um contundente panorama da realidade das comunidades do Aglomerado da Serra. Como alternativa de combate a essa situação por eles denunciada, sua proposta de inserção dos jovens, em situação de risco, em atividades de educação, esportes, lazer e cultura é de grande relevância. Esta entrevista mostra de forma inequívoca como o trabalho não violento e a educação são os grandes responsáveis pela diminuição da exclusão social (AU)
Descritores Psi Português:TRABALHO
EDUCAÇÃO
ADOLESCENTES
EXCLUSÃO SOCIAL
Descritores Psi Inglês:LABOUR
EDUCATION
ADOLESCENTS
SOCIAL EXCLUSION
Localização:BR85.1 - USP/IP/SBD
BR27.1 - PUC-CAMPINAS/SBI
FHA -


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Id:17447
Autor:Marques, Walter Ernesto Ude.
Título:Infâncias em situação de risco e drogadição nas ruas da cidade: uma questão solvente?.
Fonte:Rev. devir;1(2):147-160, OUT. 2002.
Resumo em português: Este artigo levanta algumas questões relativas à presença de crianças e adolescentes em situação de rua envolvidos pela trama da drogadição. Diante disso, levanto algumas indagações: Até que ponto estamos sendo dissolvidos junto com esses seres, em pleno início de suas vidas, por uma sociedade que banaliza violências dessa envergadura? Para isso, tento desenvolver uma discussão dialética, em diferentes perspectivas, tomando a relação observador/observado, as dimensões material e simbólica, os conflitos entre a lei e a realidade, e os componentes sócio-hitóricos presentes neste contexto complexo, como possibilidade de apontar algumas reflexões que possam contribuir para rupturas com a cumplicidade (AU)
Descritores Psi Português:DROGA (VÍCIO)
INFÂNCIA
TRABALHO INFANTIL
FAMÍLIA
Descritores Psi Inglês:DRUG ADDICTION
CHILDHOOD
CHILD LABOR
FAMILY
Localização:BR85.1 - USP/IP/SBD
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Id:17446
Autor:Ferreira, Raquel Corrêa.
Título:O jovem e o trabalho: desfiliação e criatividade.
Fonte:Rev. devir;1(2):121-146, OUT. 2002.
Resumo em português: Este trabalho versa sobre as dificuldades e os conflitos que o jovem vive hoje para entrar no mundo do trabalho, devido às inúmeras contradições e incoerências vigentes na sociedade de consumo em relação ao mesmo. Inclui também opiniões de jovens sobre o trabalhar, cotejadas com conceitos sociológicos que mostram que o grande problema é que esse conflito vem contribuindo, junto com o desemprego, para o crescimento da desfiliação, da violência social e a quebra da coesão social. Precisamos de saídas criativas para vencer este momento. Escola, Estado e Organizações Não-Governamentais (ONGs), temos que refletir sobre esse círculo vicioso para ajudarmos o jovem a sair dessa posição e sobre como temos colaborado para a manutenção desse círculo. A esquizoanálise, diante disso, dá a sua visão sobre fluxos inovadores e formas critivas em oposição à violência da desfiliação imposta ao jovem (AU)
Descritores Psi Português:TRABALHO
EDUCAÇÃO
VIOLÊNCIA
CRIATIVIDADE
Descritores Psi Inglês:LABOUR
EDUCATION
VIOLENCE
CREATIVITY
Localização:BR85.1 - USP/IP/SBD
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Id:17445
Autor:Gouvêa Júnior, Márcio Meirelles; Ferreira, Raquel Corrêa.
Título:Transição: da crítica à prática: dos textos da crítica aos textos da interlocução.
Fonte:Rev. devir;1(2):115-120, OUT. 2002.
Descritores Psi Português:TRABALHO INFANTIL
Descritores Psi Inglês:CHILD LABOR
Localização:BR85.1 - USP/IP/SBD
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Id:17444
Autor:Nogueira, Paulo Henrique de Queiroz.
Título:Reflexões filosóficas sobre a infância e o trabalho.
Fonte:Rev. devir;1(2):94-113, OUT. 2002.
Resumo em português: O texto aponta, em uma perspectiva filosófica, a relação entre trabalho e infância e indica como a subjetividade infantil é tratada sob diferentes pontos de vista: Rousseau, Marx, Deleuze e Guattari (AU)
Descritores Psi Português:INFÂNCIA
TRABALHO
SUBJETIVIDADE
FILOSOFIA
Descritores Psi Inglês:CHILDHOOD
LABOUR
SUBJECTIVITY
PHILOSOPHY
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Id:17443
Autor:Guerra, Regina f. Bueno.
Título:Trabalho precoce no carvão: a resposta das crianças.
Fonte:Rev. devir;1(2):77-93, OUT. 2002 ilus.
Resumo em português: No ano de 1998, a Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG - realizou uma pesquisa multidisciplinar sobre os impactos na saúde física e mental de crianças e adolescentes que trabalham em carvoarias no Vale do Jequitinhonha, MG. Para o estudo da subjetividade desses pequenos trabalhadores optamos por escutá-los em seu ambiente e não falar por eles. Às crianças foi oferecida a possibilidade do desenho como suporte à palavra, e como maneira de fazer laço, esboço de diálogo. Os desenhos produzidos são a resposta das crianças - um texto singular dirigido ao outro. Uma marca do saber de cada sujeito sobre como percebem o mundo, seus conflitos, medos, desejos (AU)
Descritores Psi Português:TRABALHO INFANTIL
DESENHO
PSICOLOGIA DO DESENHO
EXCLUSÃO SOCIAL
SUBJETIVIDADE
Descritores Psi Inglês:CHILD LABOR
DRAWING
PSYCHOLOGY OF DRAWING
SOCIAL EXCLUSION
SUBJECTIVITY
Localização:BR85.1 - USP/IP/SBD
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Id:17442
Autor:Assunção, Ada Ávila; Dias, Elizabeth Costa.
Título:Trabalho precoce: possíveis efeitos sobre o desenvolvimento das crianças e adolescentes.
Fonte:Rev. devir;1(2):61-76, OUT. 2002.
Resumo em português: Este artigo discute os efeitos do trabalho precoce sobre o desenvolvimento físico e mental das crianças e dos adolescentes, a partir de uma reflexão sobre as observações resultantes de dois projetos de investigação e da revisão da bibliografia especializada no assunto. São enfatizados os aspectos psicossociais do trabalho precoce em situação de rua e os efeitos do trabalho sobre o desenvolvimento da criança, independentemente de sua forma de organização (AU)
Descritores Psi Português:CRIANÇAS
ADOLESCENTES
TRABALHO INFANTIL
SAÚDE
SAÚDE INFANTIL
Descritores Psi Inglês:CHILDREN
ADOLESCENTS
CHILD LABOR
HEALTH
CHILD HEALTH
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Id:17441
Autor:Silveira, Andréa Maria; Dias, Elizabeth Costa.
Título:Trabalho precoce: o setor saúde pode contribuir para a sua eliminação?.
Fonte:Rev. devir;1(2):39-60, OUT. 2002 tab.
Resumo em português: Neste ensaio é apresentada uma reflexão sobre o trabalho precoce discutindo os conceitos de trabalho e trabalho infantil e apresentando um panorama das causas do mesmo e sua distribuição no nosso país e no mundo. Apontam-se ainda as possíveis contribuições do setor saúde para eliminação do problema no Brasil através da implementação de ações de vigilância e assistência voltadas para a detecção da presença do trabalho precoce e de seus efeitos sobre a saúde dos indivíduos. São destacadas as potencialidades do Programa de Saúde da Família-PSF no desenvolvimento destas ações (AU)
Descritores Psi Português:TRABALHO
TRABALHO INFANTIL
INFÂNCIA
ADOLESCÊNCIA
SAÚDE
Descritores Psi Inglês:LABOUR
CHILD LABOR
CHILDHOOD
ADOLESCENCE
HEALTH
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Id:17440
Autor:Maakaroun, Marília de Freitas.
Título:Adolescência: reflexões conceituais.
Fonte:Rev. devir;1(2):32-38, OUT. 2002.
Resumo em português: A autora do artigo analisa os aspectos conceituais da adolescência, a partir de uma contextualização histórico-cultural, e aponta as vicissitudes da elaboração de um marco conceitual da adolescência no mundo contemporâneo, caracterizado pela transitoriedade de seus referenciais e pela fragilidade de suas estruturas de sustentação (AU)
Descritores Psi Português:ADOLESCÊNCIA
ADOLESCENTES
PUBERDADE
CONCEITOS
Descritores Psi Inglês:ADOLESCENCE
ADOLESCENTS
PUBERTY
CONCEPTS
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Id:17439
Autor:Cosendey, Elvira Mirian Veloso de Mello.
Título:Histórico do trabalho infanto-juvenil.
Fonte:Rev. devir;1(2):21-31, OUT. 2002.
Resumo em português: O trabalho infanto-infantil em nosso país é culturalmente aceito e está enraizado como algo positivo, em contraponto aos perigos que a ociosidade possa trazer. Mas hoje também discutem-se os malefícios do trabalho infanto-juvenil como contraponto à falta do exercício de direitos constitucionais (artigo 227) assegurados com absoluta prioridade, como o direito à vida, à saúde, à alimentação, à educação, ao lazer, à profissionalização, à cultura, à dignidade, ao respeito, à liberdade e à convivência familiar e comunitária além de colocá-los a salvo de toda forma de negligência, discriminação, exploração, violência, crueldade e opressão (AU)
Descritores Psi Português:INFÂNCIA
TRABALHO INFANTIL
TRABALHO
LEIS
Descritores Psi Inglês:CHILDHOOD
CHILD LABOR
LABOUR
LAWS
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Id:17394
Autor:Canevacci, Massimo.
Título:Metrópole, comunicação e identidades plurais.
Fonte:Rev. devir;1(1):139-152, abr. 2001.
Resumo em português: O autor apresenta as novas preocupações da Antropologia, face à contemporaneidade, e o surgimento de novas formas de interação social, sobretudo entre os jovens, em substituição a conceitos que não encontram mais espaço nas grandes metrópoles (AU)
Descritores Psi Português:ANTROPOLOGIA
MEIOS DE COMUNICAÇÃO
COMPORTAMENTO DO CONSUMIDOR
Descritores Psi Inglês:ANTHROPOLOGY
COMMUNICATIONS MEDIA
CONSUMER BEHAVIOR
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Id:17393
Autor:Vasconcelos, Maurício Salles.
Título:O novo em literatura: derivas e devires milenares.
Fonte:Rev. devir;1(1):132-138, abr. 2001.
Resumo em português: A literatura desta passagem de milênio é aqui apresentada como a escrita da contemporaneidade, distante das propostas modernistas e atenta aos signos da metrópole, constituindo-se em uma máquina que, longe dos rigores estéticos do passado, atualiza em sua linguagem os elementos mais sórdidos da cultura (AU)
Descritores Psi Português:LITERATURA
LITERATURA (ANÁLISE E CRÍTICA)
ESCRITORES
Descritores Psi Inglês:LITERATURE
LITERATURE (ANALYSIS AND CRITICS)
WRITERS
Localização:BR85.1 - USP/IP/SBD
BR27.1 - PUC-CAMPINAS/SBI


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Id:17392
Autor:Barbosa, Márcio Venício.
Título:Miguilins.
Fonte:Rev. devir;1(1):116-131, abr. 2001.
Resumo em português: As crianças, cada vez mais expostas ao funcionamento do mundo adulto, encontram-se, muitas vezes de forma violenta, com esse mundo, vendo-se obrigadas a assumir discursos que ignoram sua liberdade de expressão. Pretende-se, aqui, discutir a dinâmica desse processo, através da análise de Campo geral, de Guimarães Rosa e Retratos de crianças do êxodo, de Sebastião Salgado (AU)
Descritores Psi Português:CRIANÇAS
INFÂNCIA
SEMIÓTICA (ASPECTOS PSICOLÓGICOS)
VIOLÊNCIA
Descritores Psi Inglês:CHILDREN
CHILDHOOD
VIOLENCE
Localização:BR85.1 - USP/IP/SBD
BR27.1 - PUC-CAMPINAS/SBI
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Id:17391
Autor:Aun, Juliana Gontijo.
Título:Contexto de violência e abordagem sistêmica: um panorama e um relato de um caso de terapia.
Fonte:Rev. devir;1(1):92-115, abr. 2001.
Resumo em português: Adotando o Pensamento Sistêmico como um novo paradigma da ciência, o problema da violência é aqui apresentado como um problema relacional e não como um problema localizado dentro de um indivíduo. Identificando pontos em comum entre as idéias do psicanalista John Bowlby e as concepções desenvolvidas por vários autores sistêmicos, compõe-se um panorama de teorias explicativas e de práticas de abordagem da questão da violência na família e em sistemas mais amplos que a família. Finalmente, relata-se um caso de atendimento de uma família com denúncia de violência da mãe contra os filhos, em que foi possível a realização de apenas uma sessão e que apresentou resultados interessantes (AU)
Descritores Psi Português:VIOLÊNCIA
VIOLÊNCIA NA FAMÍLIA
POBREZA
FAMÍLIA
Descritores Psi Inglês:VIOLENCE
FAMILY VIOLENCE
POVERTY
FAMILY
Localização:BR85.1 - USP/IP/SBD
BR27.1 - PUC-CAMPINAS/SBI
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Id:17390
Autor:Couto, Sônia Maria de Araújo.
Título:Família: lugar de produção e reprodução da violência contra a mulher.
Fonte:Rev. devir;1(1):78-91, abr. 2001.
Resumo em português: Este trabalho tem como objetivo mostrar que a família, através dos mecanismos de socialização, identificação e imitação e das representações sociais, tem perpetuado o lugar de inferioridade e de submissão da mulher dentro da sociedade. A família não apenas produz, mas reproduz e propicia a violência contra a mulher, na medida em que cria e mantém o seu sentimento de inferioridade, constituindo aqueles que, sem percebê-lo, tornam-se, elas mesmas, reprodutoras desses estereótipos. Com isso, pode-se dizer que a família violenta a mulher na medida em que lhe estabelece, como próprio de sua natureza, um papel social desfavorável (AU)
Descritores Psi Português:SOCIALIZAÇÃO
IMITAÇÃO (APRENDIZAGEM)
REPRESENTAÇÃO SOCIAL
IDENTIFICAÇÃO (PSICOLOGIA)
VIOLÊNCIA
VIOLÊNCIA NA FAMÍLIA
Descritores Psi Inglês:SOCIALIZATION
IMITATION (LEARNING)
SOCIAL REPRESENTATIONS
IDENTIFICATION (PSYCHOLOGY)
VIOLENCE
FAMILY VIOLENCE
Localização:BR85.1 - USP/IP/SBD
BR27.1 - PUC-CAMPINAS/SBI
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Id:17389
Autor:Volnovich, Jorge R.
Título:A. s. i.
Fonte:Rev. devir;1(1):64-77, abr. 2001.
Resumo em português: Diante dos desafios encontrados na tarefa de compreender um dos maiores problemas no capítulo da violência: o Abuso Sexual Infantil, o texto apresenta-se como uma análise, crítica e reflexiva, dos vários fatores familiares, sociais, políticos, jurídicos, psicológicos e psicanalíticos envolvidos nessa problemática (AU)
Descritores Psi Português:ABUSO INFANTIL
ABUSO SEXUAL
VIOLÊNCIA NA FAMÍLIA
DESENVOLVIMENTO INFANTIL
Descritores Psi Inglês:CHILD ABUSE
SEXUAL ABUSE
FAMILY VIOLENCE
CHILDHOOD DEVELOPMENT
Localização:BR85.1 - USP/IP/SBD
BR27.1 - PUC-CAMPINAS/SBI
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Id:17388
Autor:Almeida, Walevisky Quintino de.
Título:O avesso da violência.
Fonte:Rev. devir;1(1):58-63, abr. 2001.
Resumo em português: O presente artigo relata o trabalho do Projeto Rizoma, iniciativa do Núcleo de Psicanálise, estudos e Práticas Institucionalistas, numa escola do aglomerado da Serra, em Belo Horizonte, e as ações que possibilitaram a mudança das relações permeadas pela violência em encontros produtivos, criativos e transformadores (AU)
Descritores Psi Português:ANÁLISE INSTITUCIONAL
VIOLÊNCIA
Descritores Psi Inglês:INSTITUTIONAL ANALYSIS
VIOLENCE
Localização:BR85.1 - USP/IP/SBD
BR27.1 - PUC-CAMPINAS/SBI


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Id:17387
Autor:Silva, Maria do Pilar Lacerda Almeida e.
Título:Do círculo vicioso para um círculo virtuoso: enfrentar e entender a violência na escola pública de ensino fundamental.
Fonte:Rev. devir;1(1):48-57, abr. 2001.
Resumo em português: A penetração da violência no espaço escolar perturba as relações tradicionais entre a administração, o corpo docente e o corpo discente, afetando drasticamente o processo de ensino-aprendizagem e contribuindo para o crescimento das situações de exclusão, uma vez que alguns alunos egressos podem apresentar um conhecimento deficitário. O problema assume contornos ainda mais conflituosos ao se considerar a atuação dos órgãos oficiais, responsáveis pelo ensino no país. Este texto traz uma reflexão sobre a violência na escola e uma análise de suas possíveis causas, baseando-se em experiências vividas na Rede Municipal de Ensino de Belo Horizonte (AU)
Descritores Psi Português:VIOLÊNCIA ESCOLAR
EDUCAÇÃO
Descritores Psi Inglês:SCHOOL VIOLENCE
EDUCATION
Localização:BR85.1 - USP/IP/SBD
BR27.1 - PUC-CAMPINAS/SBI
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Id:17386
Autor:Dias, Elizabeth Costa.
Título:Violência no trabalho: um novo-velho desafio.
Fonte:Rev. devir;1(1):29-47, abr. 2001.
Resumo em português: Análise do impacto da violência nas relações de trabalho no Brasil, fundamentada em considerações históricas e nas modificações impostas pelo atual contexto econômico. A violência no trabalho é aqui apresentada de forma mais ampla, atingindo, inclusive, a condição social ou os fatos ocorridos fora dos muros do local de trabalho, mas que não deixam de estar estreitamente relacionados a ele. Seja funcionamento de uma mesma empresa ou na atuação de agressores externos, a violência nas/das relações trabalhistas é estudada em grupos diversos (AU)
Descritores Psi Português:VIOLÊNCIA
RELAÇÕES DE TRABALHO
Descritores Psi Inglês:VIOLENCE
LABOR RELATIONS
Localização:BR85.1 - USP/IP/SBD
BR27.1 - PUC-CAMPINAS/SBI
FHA -


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Id:17385
Autor:Baremblitt, Gregório F.
Título:A razão das armas.
Fonte:Rev. devir;1(1):23-28, abr. 2001.
Resumo em português: O texto apresenta o complexo panorama da criminalidade no Brasil, suas causas, as diversas medidas conjunturais debatidas pelas autoridades brasileiras e faz um convite à reflexão sobre a Razão das Armas, em sua relação com a Razão do sistema vigente e a Razão Humana (AU)
Descritores Psi Português:VIOLÊNCIA
ARMAS DE FOGO
Descritores Psi Inglês:Violence
FIREARMS
Localização:BR85.1a -
BR27.1 - PUC-CAMPINAS/SBI
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Id:17384
Autor:Ferreira, Raquel Corrêa; Barbosa, Márcio Venício.
Título:Violência ou encontros?.
Fonte:Rev. devir;1(1):12-22, abr. 2001.
Resumo em português: A morte, ostensivamente presente no cotidiano, tem sido o resultado mais trágico dos encontros marcados pela violência na contemporaneidade, mas a violência traz outros sofrimentos antes desse ato extremo, sobretudo o impacto de uma impotência momentânea diante dos fatos que se conectam em rizomas no contexto neo-liberal. Este texto, uma incursão reflexiva nessa rede rizomática, aborda, sobretudo, a situação brasileira, sem perder de vista as conexões interculturais dentro e fora do país, entremeando fatos e palavras literárias esparsas, que convidam a encontros diversos, e formam subjetivações múltiplas (AU)
Descritores Psi Português:VIOLÊNCIA
SUBJETIVIDADE
Descritores Psi Inglês:VIOLENCE
SUBJECTIVITY
Localização:BR85.1 - USP/IP/SBD
BR27.1 - PUC-CAMPINAS/SBI
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