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Base de dados : INDEXPSI
Pesquisa : REVISTA DO DEPARTAMENTO DE PSICOLOGIA DA UFF (todos os anos)
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Texto completo SciELO Brasil
Id:30297
Autor:Cosentino, Juan Carlos.
Título:Sueño: discurso y escritura / Dreams: discourse and writing
Fonte:Rev. Dep. Psicol., UFF;19(2):297-316, jul.-dic. 2007
Resumo em espanhol: En 1932, los restos de las primeras experiencias sexuales del niño están conectados con marcas dolorosas de angustia, prohibición, desengaño, castigo. Dolor y displacer han dejado de ser advertencias para volverse, ellos mismos, metas. Con Más allá surge un Icc no-todo reprimido y se cierra la brecha entre los restos ópticos y auditivos de entonces. Vía sueño se produce la activación de los restos de lo-visto y de lo-oído, del tesoro de palabras de la lengua-materna, es decir, de la 'herencia', que sólo se inscribe, en momentos privilegiados de un análisis, porque se adquiere contingentemente: una marca que ya no es para todos.(AU)
Resumo em inglês: In 1932, the aftermath of a child's first sexual experiences leaves painful scars of angst, repression, deception and guilt. Pain and displeasure had ceased to be warnings to become goals in themselves. With 'Beyond the Pleasure Principle' a not-so-repressed unconscious mind emerges and closes the gap between the audiovisual memories from beforehand. Through dreams it is possible to activate these audiovisual memories, the treasure of the mother tongue, or 'heritage', which is only registered in privileged moments in analysis, because it is acquired contingently: a mark that is not meant for all.(AU)
Descritores DECS:Sonhos
Limites:Humanos
Descritores Psi Português:SONO
Descritores Psi Inglês:DREAMING
Descritores Psi Espanhol:SUENO
Meio Eletrônico:http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-80232007000200002&lng=pt&nrm=iso&tlng=es
Localização:BR85.1 - USP/IP/SBD
BR27.1 - PUC-CAMPINAS/SBI
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Id:30296
Autor:Bastos, Angélica.
Título:Um exercício rigoroso de investigação clínica / A rigorous exercise on clinical investigation
Fonte:Rev. Dep. Psicol., UFF;19(2):317-324, jul.-dez. 2007
Resumo em português: O artigo visa extrair da produção psicanalítica de Juan Carlos Cosentino as coordenadas de sua investigação. Com base no procedimento segundo o qual Freud concebeu a elaboração do saber em psicanálise, busca-se delimitar suas questões clínicas. Nas fobias, na angústia e nos sonhos, o psicanalista distingue duas ordens de laço na experiência analítica: por um lado, a fantasia e a neurose de transferência, e, por outro, a estrutura. Procura-se demonstrar o quanto sua releitura de Freud é movida por problemáticas originais, configurando uma pesquisa rigorosa impulsionada pela direção do tratamento e ditada pela função do desejo do analista.(AU)
Resumo em inglês: The article aims at drawing out the coordinates of investigation from the psychoanalytical production of Juan Carlos Cosentino. Based on the proceedings which Freud conceived knowledge elaboration in psychoanalysis, the clinical questions are delimited in his investigation. The psychoanalyst distinguishes two bond types in the analytical experience in relation to phobias, angst and dreams: on one hand, fantasy and transfer neurosis and on the other hand, the structure. We try to demonstrate how much his reading on Freud is powered by original problems, thus outlining a rigorous research triggered by the treatment course and ruled by the function of the therapist's desire.(AU)
Descritores DECS:Psicanálise
Limites:Humanos
Descritores Psi Português:PSICANÁLISE CLÍNICA
Descritores Psi Inglês:PSYCHOANALYSIS CLINIC
Descritores Psi Espanhol:PSICOANALISIS CLINICA
Meio Eletrônico:http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-80232007000200003&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt
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Id:30295
Autor:Castilho, Pedro Teixeira.
Título:Uma discussão sobre a angústia em Jacques Lacan: um contraponto com Freud / A discussion about the anxiety in Jacques Lacan: an opposition with Freud
Fonte:Rev. Dep. Psicol., UFF;19(2):325-337, jul.-dez. 2007 ilus
Resumo em português: Em um primeiro momento este trabalho elucida a concepção de angústia no Seminário Livro 10: A angústia de Jacques Lacan. Depois de tal percurso, busca-se comparar a noção da angústia como um afeto que não é sem objeto com a leitura freudiana de tal conceito. Finalmente, demonstra-se que é justamente esta concepção lacaniana de angústia que permite encontrar a noção de gozo e de desejo no objeto da angústia. As coordenadas para articular o desejo e o gozo convergem para a transmissão de gozo sendo anterior ao significante. Para demonstrar tal hipótese o autor propõe uma releitura do caso Hans de Freud.(AU)
Resumo em inglês: At first this work will show the conception of anxiety in the Seminary book 10: The anxiety written by Jacques Lacan. Secondly, it will place the idea of anxiety as an affection that is without object opposing freudian idea of anxiety. Finally, will point out the lacanian conception of anxiety offers an interpretation of the idea of beyond pleasure and desire presented in the anxiety's object. The coordination to manipulate de desire and the pleasure will converge to the transmission of the pleasure before the word. This new interpretation brings us to a new reading of the freudian interpretation of the Hans' case.(AU)
Descritores DECS:Psicanálise
Teoria Freudiana
Afeto
Angústia de Castração
Descritores Psi Português:ANGÚSTIA DE CASTRAÇÃO
GOZO (PSICANÁLISE)
PSICANÁLISE
DESEJO
Descritores Psi Inglês:CASTRATION ANXIETY
PSYCHOANALYSIS
DESIRE
Descritores Psi Espanhol:ANGUSTIA DE CASTACION
PSICOANALISIS
DESEO
Meio Eletrônico:http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-80232007000200004&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt
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Id:30294
Autor:Chatelard, Daniela Scheinkman.
Título:Do determinismo psíquico às escolhas subjetivas / From psychic determinism to subjective choices
Fonte:Rev. Dep. Psicol., UFF;19(2):339-344, jul.-dez. 2007
Resumo em português: O artigo trata da questão do sujeito sobre o qual operamos na psicanálise, sendo diferente daquele sujeito da psicologia clássica; nesta subjetividade estava fundada na consciência e nela se inscreve o eu. Esta visão do subjetivo, a referência à consciência como predominante, fazia parte do discurso psicológico vigente no século XIX. Na mesma veia corre a tradição cartesiana com o cogito: 'Penso, logo existo'. Desta visão do homem, a categoria da existência está atrelada à categoria do pensamento. O texto vai discorrer e demonstrar a passagem, a ruptura que se dá entre o sujeito do cogito e o sujeito do inconsciente.(AU)
Resumo em inglês: The subject over which psychoanalysis operates is different from that of classic psychology, which centers on the study of mental faculties. Subjectivity, based in the consciousness, is where the I is manifest. This way of seeing the subjective, with reference to the predominance of consciousness, was an element of 19th century psychological discourse. From that same vein comes the Cartesian cogitation: 'I think, therefore I am'. This vision of man yokes the category of existence to the category of thought. The article will discuss the rupture that occurs between the subject of the cogitation and the subject of the unconscious.(AU)
Descritores DECS:Psicanálise
Descritores Psi Português:PSICANÁLISE
CONSTITUIÇÃO DO SUJEITO
Descritores Psi Inglês:PSYCHOANALYSIS
CONSTITUTION OF THE SUBJECT
Descritores Psi Espanhol:PSICOANALISIS
CONSTITUCION DEL SUJETO
Meio Eletrônico:http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-80232007000200005&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt
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Id:30293
Autor:Santos, Jorge Luís Gonçalves dos; Calazans, Roberto.
Título:Compatibilidade entre psicanálise e lógica / Compatibility between psychoanalysis and logic
Fonte:Rev. Dep. Psicol., UFF;19(2):345-358, jul.-dez. 2007
Resumo em português: O objetivo deste artigo é demonstrar que entre a psicanálise e o pensamento científico podemos falar em compatibilidade. Para alcançar esse objetivo analisaremos, em um primeiro momento, como a lógica, ao se tornar matemática, se vale de um pensamento plural e não da ilusão de unidade da razão, que seria colocada na lógica clássica como uma conquista absoluta. Após, mostraremos como Freud, em A Interpretação dos Sonhos também coloca, com sua tese sobre o funcionamento do inconsciente, o primado da lógica clássica em questão, principalmente o princípio do terceiro-excluído, o princípio de não contradição e, principalmente, o princípio de identidade.(AU)
Resumo em inglês: The objective of this article is to demonstrate that between psychoanalysis and the scientific thought we could talk of compatibility. To reach this objective we analyze how logic, when becoming mathematics, takes advantage of a plural thought and no of an illusion of unity of reason, which would be placed in classical logic as an absolute achievement. Next, we will show how Freud, in 'The interpretation of Dreams' also places, with his thesis about the functioning of the unconscious, the primacy of classical logic in question, mainly the principles of the third excluded, the non-contradiction, and the principle of identity.(AU)
Descritores DECS:Psicanálise
Teoria Psicanalítica
Descritores Psi Português:PSICANÁLISE E LÓGICA
METAPSICOLOGIA
TEORIA PSICANALÍTICA
ANÁLISE DO SONHO
Descritores Psi Inglês:PSYCHOANALYSIS AND LOGIC
METAPSYCHOLOGY
PSYCHOANALYTIC THEORY
DREAM ANALYSIS
Descritores Psi Espanhol:PSICOANALISIS Y LOGICA
METAPSICOLOGIA
TEORIA PSICOANALITICA
ANALISIS DEL SUENO
Meio Eletrônico:http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-80232007000200006&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt
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Id:30292
Autor:Lo Bianco, Anna Carolina; Araújo, Aline Vieira de.
Título:Fragmentos: a construção do histórico em Freud / Fragments: the construction of the historic in Freud
Fonte:Rev. Dep. Psicol., UFF;19(2):359-368, jul.-dez. 2007
Resumo em português: O artigo parte da distinção encontrada no trabalho freudiano Moisés e o Monoteísmo: Geschichte (o acontecer histórico), a Historie (a historiografia) e o historish (o adjetivo histórico). Apoiando-se nos fragmentos de narrações, de relatos ou de imagens que constituem o acontecimento histórico e suas versões historiográficas, a construção do historish na psicanálise é acompanhada. Mostra como o historisch preenche as lacunas entrevistas na Geschichte e na Historie ao abordarem os feitos de Moisés e o estabelecimento do judaísmo. Conclui por identificar nesse procedimento o compromisso ético de Freud de sustentar o ato teórico que funda a verdade histórica dessa religião.(AU)
Resumo em inglês: The text uses a distinction found in Freudïs Moses and Monotheism between Geschichte (historical event), Historie (historiography) and historish (historical truth). Supported by fragments presented in narratives, reports and images that constitute the historical event and its historiographic versions, the construction of the historish in psychoanalysis is followed. The article demonstrates how the historish comes to fulfill gaps presented by Geschichte and Historie in what concerns the deeds of Moses and the setting up of Judaism. It concludes by identifying in this procedure Freudïs ethical commitmen to support a theoretical act which founds the historical truth of this religion.(AU)
Descritores DECS:Judaísmo
Teoria Freudiana
Descritores Psi Português:PSICANÁLISE E RELIGIÃO
JUDAÍSMO
HISTÓRIA
Descritores Psi Inglês:PSYCHOANALYSIS AND RELIGION
JUDAISM
HISTORY
Descritores Psi Espanhol:PSICOANALISIS Y RELIGION
JUDAISMO
HISTORIA
Meio Eletrônico:http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-80232007000200007&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt
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Id:30291
Autor:Boarini, Maria Lucia; Quijo, Izildinha.
Título:A Reforma Psiquiátrica e as andorinhas / The Psychiatric Reform and the swallows
Fonte:Rev. Dep. Psicol., UFF;19(2):369-379, jul.-dez. 2007
Resumo em português: As reflexões aqui expressas têm como objetivo subsidiar discussões e encaminhamentos no setor de saúde em relação à Reforma Psiquiátrica. Têm como fundamento a experiência vivenciada (2004-2005) por uma psicóloga e sua iniciativa de implantar um Centro de Convivência como parte de uma rede substitutiva de atenção à saúde mental no município de Maringá. A partir desta experiência reafirma-se a pertinência deste tipo de atividade para a consolidação da Reforma Psiquiátrica no Brasil, bem como a impossibilidade de levar avante esta tarefa sem a parceria dos gestores, dos profissionais da saúde em geral e do usuário desse serviço.(AU)
Resumo em inglês: The reflections here expressed have the purpose to subsidize discussions and directions to health services concerning the Psychiatric Reform. The ideas here presented are founded in the experience (2004 to 2005) lived by a psychologist, who had the initiative of creating a Family Center as part of a substitutive net of attention to the mental health in the municipal district of Maringá. Starting from this experience the pertinence of this type of activity is reaffirmed for the consolidation of the Psychiatric Reform in Brazil, as well as the impossibility of carry this task on without the partnership of its managers, health professionals in general and the users of such service.(AU)
Descritores DECS:Serviços de Saúde Mental
Saúde Mental
Programas e Projetos de Saúde
Limites:Humanos
Adulto
Descritores Psi Português:SERVIÇOS DE SAÚDE MENTAL
SAÚDE MENTAL
REFORMA PSIQUIÁTRICA
PROGRAMAS DE SAÚDE MENTAL
Descritores Psi Inglês:MENTAL HEALTH SERVICES
MENTAL HEALTH
PSYCHIATRIC REFORM
MENTAL HEALTH PROGRAMS
Descritores Psi Espanhol:SERVICIOS DE SALUD MENTAL
SALUD MENTAL
REFORMA PSIQUIATRICA
PROGRAMAS DE SALUD MENTAL
Meio Eletrônico:http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-80232007000200008&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt
Localização:BR85.1 - USP/IP/SBD
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Id:30290
Autor:Formiga, Nilton S.
Título:Valores humanos e sexismo ambivalente / Human values and ambivalent sexism
Fonte:Rev. Dep. Psicol., UFF;19(2):381-396, jul.-dez. 2007 tab
Resumo em português: O preconceito, independente do grupo em que se encontre o indivíduo, é um fenômeno antigo. Atualmente, é possível observar que algumas práticas discriminatórias vêm assumindo novas facetas, não ocorrendo a sua diminuição, mas a apresentação de uma versão sutil. Uma das promissoras explicações deste problema centra-se nos valores humanos, principalmente porque esse construto é capaz de orientar escolhas, atitudes, avaliação comportamental e situações sociais. 200 graduandos, de ambos os sexos, do curso de Psicologia de uma Universidade privada responderam coletivamente nas salas de aula o inventário de sexismo ambivalente, valores humanos e dados sócio-demográficos. Observou-se que o critério de orientação valorativa pessoal relacionou-se com o sexismo hostil e benévolo, já o social apenas com o benévolo. Os valores que visam um individualismo foram capazes de fomentar tanto o preconceito sutil quanto tradicional, e que os que apontam para uma orientação social, salientou também uma discriminação sutil.(AU)
Resumo em inglês: The Prejudice, independent of the group to which the individual belongs, is a very old phenomenon. Presently it is possible to observe that some discriminatory practices are assuming new faces. Rather than diminishing prejudice, they present subtle, camouflaged versions. One promising explanation of this problem is centered in human values, because this construct is capable of orientating choices, attitudes, value judgments, and social situations. 200 students of both sexes graduating from the Psychology course of a private university answered the inventory of sexual ambivalence, basic human values and socio-demographic data was collectively given in the classroom. It was observed that personal value orientation related to hostile and benevolent sexism, while social value orientation related only to benevolent sexism. Thus, values which favor individualism were capable of fomenting a subtle prejudice as well as traditional prejudice, which points to the significance of social orientation and subtle discrimination.(AU)
Descritores DECS:Preconceito
Identidade de Gênero
Valores Sociais
Mulheres
Limites:Humanos
Adulto
Descritores Psi Português:SEXISMO
PRECONCEITO
VALORES SOCIAIS
Descritores Psi Inglês:SEXISMO
PREJUDICE
SOCIAL VALUES
Descritores Psi Espanhol:SEXISMO
PREJUICIO
VALORES SOCIALES
Meio Eletrônico:http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-80232007000200009&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt
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Id:30289
Autor:Ramos, Marilia.
Título:Os sintomas depressivos e as relações sociais na terceira idade / Depressive symptons and social relationships among elderly population
Fonte:Rev. Dep. Psicol., UFF;19(2):397-410, jul.-dez. 2007 tab
Resumo em português: O artigo testa a hipótese, originada da teoria da Equidade e da teoria da Integração Social, sobre o efeito das trocas sociais nos sintomas depressivos dos idosos. A base de dados amostral original é formada por 871 idosos pesquisados no Rio Grande do Sul em 1995, dentre os quais, 551 foram re-entervistados em 1999. Análises multivariadas transversais e longitudinais estimaram efeito de duas dimensões das relações sociais (as trocas com familiares e a integração social) nos sintomas depressivos. Os resultados indicam que o desbalanço nas trocas aumenta os sintomas depressivos, e a integração social contribui para um decréscimo dos mesmos.(AU)
Resumo em inglês: This article tests the hypotheses from equity theory and social integration theory regarding the effect of social relationships on depressive symptoms. The expected result is that social relationships tend to decrease the number of depressive symptoms. The study was based in two points (waves) in time. The baseline sample consists of 871 subjects interviewed in 1995, among those, 551were re-interviewed in 1999. Cross-sectional and longitudinal multivariate regression models estimate the effect of two dimensions of social relationships (i.e., social exchanges and social integration) on depressive symptoms. The results indicate that unbalanced exchange increases depressive symptoms, and social integration decreases depressive symptoms.(AU)
Descritores DECS:Depressão
Idoso
Socialização
Limites:Humanos
Idoso
Descritores Psi Português:IDOSOS
DEPRESSÃO
INTEGRAÇÃO SOCIAL
VELHICE
Descritores Psi Inglês:AGED
MAJOR DEPRESSION
SOCIAL INTEGRATION
OLD AGE
Descritores Psi Espanhol:ADULTOS MAYORES
DEPRESION
INTEGRACION SOCIAL
VEJEZ
Meio Eletrônico:http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-80232007000200010&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt
Localização:BR85.1 - USP/IP/SBD
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Id:30288
Autor:Almeida, Leila Sanches de.
Título:Mãe, cuidadora e trabalhadora: as múltiplas identidades de mães que trabalham / Mother, caregiver and worker: working mothers and their multiple identities
Fonte:Rev. Dep. Psicol., UFF;19(2):411-422, jul.-dez. 2007
Resumo em português: Nas últimas décadas, muitas mulheres da camada média brasileira assumiram simultaneamente os papéis de trabalhadora e mãe, funções habituais à maioria das mães trabalhadoras da camada popular. Este estudo, fundamentado na Rede de Significações, investigou os sentidos construídos sobre maternidade, cuidados infantis e trabalho por quatro trabalhadoras da camada média e seis grupos de mães trabalhadoras da camada popular. Foram realizadas entrevistas e grupos-focais. As mulheres atribuíram exclusivamente à mãe a função de educar e cuidar dos filhos. Elas encontram dificuldade em integrar os papéis de mãe e trabalhadora. O trabalho assume diferentes sentidos nas duas camadas sociais.(AU)
Resumo em inglês: In the last decades, several Brazilian middle class mothers began to work. Lower class women have always both worked and taken care of their children. Assuming the perspective of the Network of Meanings, this study investigates the senses of motherhood, child care and labor among four middle class working mothers and six groups of lower class working mothers. We carried out interviews and focus groups. These women understand that the education and the caring of the children is the mother's exclusive responsibility. They find it difficult to integrate motherhood and work. Labor has different senses in those two social classes.(AU)
Descritores DECS:Trabalho Feminino
Mães
Família
Cuidado da Criança
 -Relações Familiares
 Mulheres
Limites:Humanos
Feminino
Adulto
Descritores Psi Português:TRABALHO FEMININO
DUPLA CARREIRA
MATERNIDADE
RELAÇÕES FAMILIARES
COMPORTAMENTO DE CUIDADO DA CRIANÇA
Descritores Psi Inglês:WORKING WOMEN
DUAL CAREERS
MOTHERHOOD
FAMILY RELATIONS
CHILD CARE
Descritores Psi Espanhol:TRABAJO DE MUJERES
MATERNIDAD
DOBLE CARRERA
RELACIONES FAMILIARES
CONDUCTA DE CUIDADO DEL NINO
Meio Eletrônico:http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-80232007000200011&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt
Localização:BR85.1 - USP/IP/SBD
BR27.1 - PUC-CAMPINAS/SBI
BR13.2 - UFF/BCG


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Id:30287
Autor:Silva Júnior, Nelson Gomes de Sant'Ana e; Andrade, Ângela Nobre de.
Título:"É melhor pra você!": normatização social da infância e da família no Brasil / "It will be in your favor!": social regulation of childhood and family in Brazil
Fonte:Rev. Dep. Psicol., UFF;19(2):423-438, jul.-dez. 2007
Resumo em português: O trabalho analisa os discursos/práticas especialistas, em funcionamento desde fins do século XIX, como mecanismos de normatização de valores e comportamentos da infância/família brasileira. Utilizou-se a abordagem genealógica para pesquisar conteúdos veiculados nos Arquivos Brasileiros de Higiene Mental. Objetivou-se promover visibilidade de especialistas do conhecimento, fomentando uma desnaturalização de práticas/saberes considerados verdades universais. Identificaram-se fundamentos políticos, ideológicos e morais que sustentam discursos/práticas contemporâneos supostamente neutros e, frequentemente, acrescidos de assistencialismo e/ou militância. Aponta-se para necessidade de reavaliações das implicações políticas, éticas e sociais presentes tanto na formação como nas práticas psi.(AU)
Resumo em inglês: This report analyzes specialist speeches/practices which have acted as mechanisms for Brazilian children/families since the end of the 19 century. A genealogic approach was used to carry out a study on the contents published in the Brazilian Mental Hygiene Archives. It also aims at enhancing the experts of the knowledge which make unnatural practices/opinions considered as universal truths. This analysis has identified political, ideological and moral bases supporting contemporaneous speeches/practices disguised as neutrality, which are often increased by 'assistentialism' and/or militancy. It shows the need for revaluation of political and social consequences in the graduation and in the psychology practice.(AU)
Descritores DECS:Prática (Psicologia)
Família
Psicologia da Criança
Saúde Mental
Saúde da Família
Limites:Humanos
Descritores Psi Português:FORMAÇÃO DO PSICÓLOGO
ATUAÇÃO DO PSICÓLOGO
PSICOLOGIA DA CRIANÇA
SAÚDE DA FAMÍLIA
SAÚDE MENTAL
Descritores Psi Inglês:PSYCHOLOGIST EDUCATION
PSYCHOLOGIST PERFORMANCE
CHILD PSYCHOLOGY
FAMILY HEALTH
MENTAL HEALTH
Descritores Psi Espanhol:FORMACION DEL PSICOLOGO
ACTUACION DEL PSICOLOGO
PSICOLOGIA INFANTIL
SALUD DE LA FAMILIA
SALUD MENTAL
Meio Eletrônico:http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-80232007000200012&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt
Localização:BR85.1 - USP/IP/SBD
BR27.1 - PUC-CAMPINAS/SBI
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Id:30286
Autor:Azambuja, Marcos Adegas de; Guareschi, Neuza Maria de Fátima.
Título:Devir vírus / Virus devir
Fonte:Rev. Dep. Psicol., UFF;19(2):439-453, jul.-dez. 2007
Resumo em português: Este trabalho parte dos encontros no Programa de Educação a Distância (EAD) da PUCRS Virtual. Objetivamos problematizar como a perspectiva de espaço-tempo, tensionada pelas Tecnologias da Informação e da Comunicação reverbera na produção da subjetividade através da prática educativa em EAD. Traçamos as amarras produzidas por modulação, atualizado na avaliação e formação permanente, constituição de uma subjetividade programada. Perguntamo-nos pelas linhas que afetam as estruturas em formação. É a tecnologia que traz em si as problematizações: vírus nos computadores. Em um devir vírus invadimos os modos de ser, corrompendo as programações. Um vírus não pede licença, afirma sua existência.(AU)
Resumo em inglês: This work results from the Program of Distance Education (DE) hold at PUCRS Virtual. Our purpose is to problematize how understandings of space-time inspired by Information Technology and its effects are expressed in the production of subjectivities as result of DE practices. We'll discuss the movement produced by the modulation process, which is renewed in the extended evaluation, as a programmed subjectivity. We'll problematize ways the lines that affect born structures. The technology itself brings in its creation our problematizations: the computer viruses. It is because of a devir virus we infect ways of being and we brake the programming. A virus lives to affirm its existence.(AU)
Descritores DECS:Educação a Distância
Tecnologia da Informação
Descritores Psi Português:EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA
SUBJETIVIDADE
TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO
Descritores Psi Inglês:DISTANCE EDUCATION
SUBJECTIVITY
INFORMATION TECHNOLOGY
Descritores Psi Espanhol:EDUCACION A DISTANCIA
SUBJETIVIDAD
TECNOLOGIA DE LA INFORMACION
Meio Eletrônico:http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-80232007000200013&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt
Localização:BR85.1 - USP/IP/SBD
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Id:30285
Autor:Maheirie, Kátia; Pretto, Zuleica.
Título:O movimento progressivo-regressivo na dialética universal e singular / The progressive/regressive method in the singular and universal dialectics
Fonte:Rev. Dep. Psicol., UFF;19(2):455-462, jul.-dez. 2007
Resumo em português: Apresenta-se a contribuição do movimento progressivo-regressivo, desenvolvido por Sartre para a compreensão, por parte do pesquisador, do projeto-de-ser de um sujeito em situação. O movimento progressivo-regressivo refere-se à totalização histórica da singularidade na intersecção com a totalidade histórica geral, ambos imbricados, porém irredutíveis. Destaca para o pesquisador que a análise deverá ser dialética, caracterizada por sínteses constituídas a partir de contradições, alternando momentos de cumplicidade e de criticidade, compondo um momento da práxis, transformando tanto o objeto da pesquisa como o pesquisador, situando-os em sua condição objetiva e subjetiva de devir.(AU)
Resumo em inglês: We present the contribution of the progressive/regressive method, developed by Sartre, in order to the understanding of a project-of-being of a subject in a situation, made by a researcher. This project seeks for the historical totalization of singularity in its intersection with the general historical totalization, which are both intricate but irreducible. In this sense, the analysis shall be dialectic by alternating moments of complicity and criticality, which form a moment of praxis and transform both object and researcher, thus placing the object and researcher in their objective and subjective capacities.(AU)
Descritores DECS:Existencialismo
Relações Pesquisador-Sujeito
Limites:Humanos
Descritores Psi Português:DIALÉTICA
EXISTENCIALISMO
RELAÇÃO TEORIA-PRÁTICA
ONTOLOGIA
Descritores Psi Inglês:DIALECTICS
EXISTENCIALISM
RELATION BETWEEN THEORY AND PRACTICE
ONTOLOGY
Descritores Psi Espanhol:DIALECTICA
EXISTENCIALISMO
RELACION TEORIA-PRACTICA
ONTOLOGIA
Meio Eletrônico:http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-80232007000200014&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt
Localização:BR85.1 - USP/IP/SBD
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Id:30284
Autor:Aguiar, Eloísa Nogueira.
Título:A experiência do "súbito" nas ficções de Lispector e Sartre / The "Sudden´s" experience through the literature of Lispector and Sartre
Fonte:Rev. Dep. Psicol., UFF;19(2):463-476, jul.-dez. 2007
Resumo em português: Trata-se da compreensão da experiência do 'súbito' na psicoterapia existencial, como vivência fundamental ao processo de automovimento do cliente, através das literaturas de Lispector e de Sartre, as quais servem de fio condutor à explanação da eclosão do instante epifânico ou insight fulminante, onde o cliente, ao confrontar-se com sua situação existencial, vê-se em estado iluminante e desconstrutor de seu modo peculiar de ver e entender as coisas. Nesse sentido a escolha ficcional desses escritores torna-se terapêutica, no sentido mais profundo que essa palavra possa ter, permitindo uma reordenação de nosso ser-no-mundo.(AU)
Resumo em inglês: The article approaches the experience of the 'sudden' in the existential psychotherapy as a fundamental point in the client's process of self-movement. Such experience reveals the vast relation man-world and passes by Lispector's and Sartre's ideas which lead to the explanation of this epiphanic moment or fulminating insight when the client, facing his real existing situation, finds himself in a bright and disconstructing state of seeing and understanding tings. Far from everyday illusions, epiphany gives a new meaning to reality. Hence, the choice for this literature becomes therapeutic because it allows us a rearrangement of our being in the world.(AU)
Descritores DECS:Existencialismo
Literatura
Limites:Humanos
Descritores Psi Português:TERAPIA EXISTENCIAL
PSICOLOGIA E LITERATURA
LISPECTOR CLARICE, 1925-1977
SARTRE, JEAN-PAUL, 1905-1980
LITERATURA
EXISTENCIALISMO
Descritores Psi Inglês:EXISTENTIAL THERAPY
PSYCHOLOGY AND LITERATURE
LITERATURE
EXISTENCIALISM
Descritores Psi Espanhol:TERAPIA EXISTENCIAL
PSICOLOGIA Y LITERATURA
LITERATURA
EXISTENCIALISMO
Meio Eletrônico:http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-80232007000200015&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt
Localização:BR85.1 - USP/IP/SBD
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Id:30283
Autor:Simão, Lívia Mathias; Coelho Júnior, Nélson Ernesto; Ferreira, Arthur Arruda Leal.
Título:Ser na Psicologia: diálogos sobre a profissão / Being in Psychology: dialogues on the profession
Fonte:Rev. Dep. Psicol., UFF;19(2):479-479, jul.-dez. 2007
Conferência:Apresentado em: Simpósio Ser na Psicologia: diálogos sobre a profissão, s.l, 2 set. 2002.
Descritores DECS:Psicologia
Psicologia
Prática (Psicologia)
Descritores Psi Português:FORMAÇÃO DO PSICÓLOGO
IDENTIDADE PROFISSIONAL
ÉTICA
Descritores Psi Inglês:PSYCHOLOGIST EDUCATION
PROFESSIONAL IDENTITY
ETHICS
Descritores Psi Espanhol:FORMACION DEL PSICOLOGO
INDENTIDAD PROFESIONAL
ETICA
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Id:30282
Autor:Simão, Lívia Mathias.
Título:Entrar na Psicologia, encontrar os outros / Sign in Psychology, find the other
Fonte:Rev. Dep. Psicol., UFF;19(2):481-485, jul.-dez. 2007
Conferência:Apresentado em: Simpósio Ser na Psicologia: diálogos sobre a profissão, s.l, 2 set. 2002.
Descritores DECS:Psicologia
Cursos
Descritores Psi Português:FORMAÇÃO PROFISSIONAL
ESTUDANTES UNIVERSITÁRIOS - PSICOLOGIA
IDENTIDADE PROFISSIONAL
INTERAÇÃO PROFESSOR-ALUNO
Descritores Psi Inglês:PROFESSIONAL EDUCATION
COLLEGE STUDENTS - PSYCHOLOGY
PROFESSIONAL IDENTITY
TEACHER STUDENT INTERACTION
Descritores Psi Espanhol:EDUCACION PROFESIONAL
ESTUDIANTES UNIVERSITARIOS (PSICOLOGIA)
INDENTIDAD PROFESIONAL
INTERACCION PROFESOR-ESTUDIANTE
Meio Eletrônico:http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-80232007000200017&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt
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Id:30281
Autor:Coelho Júnior, Nélson Ernesto.
Título:Ética & técnica em psicologia: Narciso e o avesso do espelho / Technics & Ethics in psychology: Narciso and the back of the mirror
Fonte:Rev. Dep. Psicol., UFF;19(2):487-493, jul.-dez. 2007
Conferência:Apresentado em: Simpósio Ser na Psicologia: diálogos sobre a profissão, s.l, 2 set. 2002.
Descritores DECS:Ética Profissional
Psicólogos
Prática (Psicologia)
Descritores Psi Português:ESCOLHA PROFISSIONAL
ÉTICA
FORMAÇÃO DO PSICÓLOGO
Descritores Psi Inglês:OCCUPATIONAL CHOICE
ETHICS
PSYCHOLOGIST EDUCATION
Descritores Psi Espanhol:ESCOGIMIENTO PROFESIONAL
ETICA
FORMACION DEL PSICOLOGO
Meio Eletrônico:http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-80232007000200018&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt
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Id:30280
Autor:Ferreira, Arthur Arruda Leal.
Título:A diferença que nos une: o múltiplo surgimento da psicologia / The difference that joins us: the multiple appearance of the psychology
Fonte:Rev. Dep. Psicol., UFF;19(2):495-500, jul.-dez. 2007
Conferência:Apresentado em: Simpósio Ser na Psicologia: diálogos sobre a profissão, s.l, 2 set. 2002.
Descritores DECS:Psicologia
Psicologia
Descritores Psi Português:IDENTIDADE PROFISSIONAL
HISTÓRIA DA PSICOLOGIA
Descritores Psi Inglês:PROFESSIONAL IDENTITY
HISTORY OF PSYCHOLOGY
Descritores Psi Espanhol:INDENTIDAD PROFESIONAL
HISTORIA DE LA PSICOLOGIA
Meio Eletrônico:http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-80232007000200019&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt
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Id:30256
Autor:Hernández, Antonio Arellano.
Título:Capacidades epistemológicas foucaultianas: la posibilidad de los dispositivos tecnocientíficos / Foucaultian epistemological capacities: the posibility of the technoscientific dispositifs
Fonte:Rev. Dep. Psicol., UFF;19(1):13-36, 2007
Resumo em espanhol: La noción de Red había sido puesta en escena como alternativa conceptual-metodológica para explicar la organización de la investigación; No obstante, a fuerza de acuñaciones nomológicas parecen erosionada sus posibilidades epistemológicas. En este trabajo buscamos fuentes de inspiración en la noción de dispositivo de Michel Foucault, para continuar el estudio de la ciencia y la tecnología de manera que se mantenga una posición metodológica que permita avanzar en el conocimiento de la investigación científico-técnica. Para tal efecto, abordamos el uso descriptivo de la noción de red, el debate por su significación nomológica y metodológica y, finalmente, la discusión sobre las posibilidades epistemológicas de la noción focultiana de dispositivo.(AU)
Resumo em inglês: Network notion emerged as an alternative methodological concept to explain the research organization. However, after several different nomological uses, its epistemological possibilities seem eroded. In this work we look for inspiration in Michel Foucault's notion of dispositive to continue the study of science and technology within a methodological position allowing to advance the knowledge of scientific and technical research. In that intent, we discuss the descriptive use of the network notion, the debate about its nomological and methodological signification and, al last, the epistemological possibilities of Foucault's notion of dispositive.(AU)
Descritores DECS:Conhecimento
Ciência
Tecnologia
Descritores Psi Português:EPISTEMOLOGIA
CIÊNCIAS
TECNOLOGIA
METODOLOGIA
Descritores Psi Inglês:EPISTEMOLOGY
SCIENCES
TECHNOLOGY
METHODOLOGY
Descritores Psi Espanhol:EPISTEMOLOGIA
CIENCIAS
TECNOLOGIA
METODOLOGIA
Meio Eletrônico:http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-80232007000100002&lng=pt&nrm=iso&tlng=es
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Id:30255
Autor:Silva, Luiz Carlos Avelino da; Albertini, Paulo.
Título:A reinvenção da sexualidade masculina na paraplegia adquirida / The reinvention of the male sexuality in acquired paraplegia
Fonte:Rev. Dep. Psicol., UFF;19(1):37-48, 2007
Resumo em português: Neste trabalho a sexualidade masculina é discutida a partir da condição de um homem com lesão medular. Seu objetivo foi investigar o impacto da paraplegia adquirida na sexualidade masculina. Metodologicamente adotou-se uma abordagem qualitativa e coletou-se a história de vida por meio de entrevistas. As principais conclusões apontam para um deslocamento das representações da masculinidade associadas à força, virilidade e violência, para um posicionamento interno e a busca de formas de viver a sexualidade que valorizam a singularidade da experiência, em detrimento dos modelos tradicionais.(AU)
Resumo em inglês: In this work, the masculine sexuality is put into discussion taking in consideration the condition of a man with a medullar lesion. Its objective is to investigate the impact of the acquired paraplegia in the masculine sexuality. The methodological orientation adopted was the qualitative approach and the life story was obtained by means of interviews. The main conclusions indicate a displacement of the representations of masculinity - related to the strength, virility and violence to a more interior positioning and to the seek of ways of living the sexuality that value the singularity of experiences, rather than the traditional models.(AU)
Descritores DECS:Sexualidade
Identidade de Gênero
Paraplegia
Pessoas Portadoras de Deficiência
Limites:Humanos
Masculino
Adulto
Descritores Psi Português:SEXUALIDADE MASCULINA
MASCULINIDADE
DEFICIENTE FÍSICO
PARAPLEGIA
LESAO MEDULAR
Descritores Psi Inglês:MALE SEXUALITY
MASCULINITY
PHYSICALLY DISABLED
PARAPLEGIA
SPINAL CORD (WOUNDS AND INJURIES)
Descritores Psi Espanhol:SEXUALIDAD MASCULINA
MASCULINIDAD
DEFICIENTE FISICO
PARAPLEJIA
TRAUMATISMOS DE LA MEDULA ESPINAL
Meio Eletrônico:http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-80232007000100003&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt
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Id:30254
Autor:Madlener, Francis; Dinis, Nilson Fernandes.
Título:A homossexualidade e a perspectiva foucaultiana / Homosexuality and foucault's perspective
Fonte:Rev. Dep. Psicol., UFF;19(1):49-60, 2007
Resumo em português: O dispositivo da sexualidade produziu prescrição de normas que interferem na constituição das identidades sexuais dos sujeitos, sejam eles/elas hetero ou homossexuais. Deve-se refletir de que forma esse processo ocorre e quais prejuízos pode trazer para uma experiência que poderia ser criadora de novas formas de relações. Assim Foucault questiona mesmo a luta dos movimentos homossexuais e seus referenciais identitários excludentes. Busca-se, com este trabalho, trazer uma reflexão acerca do dispositivo da sexualidade, sua influência nas relações homossexuais, bem como as possibilidades de superação dos atuais padrões sociais e sexuais na direção de novas estéticas da existência.(AU)
Resumo em inglês: The sexuality device produced prescription of norms that interferes in the sexual identities construction of the fellows, as heterosexual or homosexual. It is necessary to think about how that process happened and what kind of damages can take to an experience which could create news forms of relationship. This way, Foucault discusses even the homosexual movements fight and their excluding identity references. This work aims to put some questions about the sexuality device, their influence on the homosexual relationships and to point to the possibilities of overcoming the social and sexual standards into new forms of existence.(AU)
Descritores DECS:Sexualidade
Homossexualidade
Sexualidade
Limites:Humanos
Descritores Psi Português:SEXUALIDADE
HOMOSSEXUALIDADE
IDENTIDADE SEXUAL
MOVIMENTO HOMOSSEXUAL
Descritores Psi Inglês:SEXUALITY
HOMOSEXUALITY
GENDER IDENTITY
HOMOSEXUAL MOVEMENT
Descritores Psi Espanhol:SEXUALIDAD
HOMOSEXUALIDAD
IDENTIDAD SEXUAL
MOVIMIENTO HOMOSEXUAL
Meio Eletrônico:http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-80232007000100004&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt
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Id:30253
Autor:Lemos, Flávia Cristina Silveira.
Título:História, cultura e subjetividade: problematizações / History, culture and subjectivity: problems
Fonte:Rev. Dep. Psicol., UFF;19(1):61-68, 2007
Resumo em português: Na atualidade, percebemos uma ampliação das discussões teórico-metodológicas do conceito de 'cultura'. Inúmeros autores têm travado debates e embates no campo das ciências sociais e também das ciências humanas, interrogando-os. Um dos eixos do debate articula-se com o processo de constituição das identidades culturais - tanto os modos de subjetivação produtores de subjetividades capitalistas homogeneizadas como os processos de singularização, na sociedade contemporânea. Este artigo se situa no campo de forças dos denominados estudos culturais, questionando as concepções de cultura que foram institucionalizadas: a cultura como unidade cristalizada; como cultura letrada versus cultura popular e a cultura determinando identidades fixas.(AU)
Resumo em inglês: On actuality, we perceive a magnifying of the quarrels theoretician-methodologycs of the concept of 'culture'. Innumerable authors they have locked discussions and clashes into the field from the social sciences, interrogating-the. One of the axles of the discussion is the constitution of the cultural identities - as many the modes producers of subjectivities capitalistic I eat the peace processes make singular, today. This article if points out in the field of forces of the called cultural studies, to place in question the conceptions that have prevailed: a crystallized unit; culture scholar versus popular culture and the culture determining fixed identities.(AU)
Descritores DECS:Cultura
História
Características Culturais
Descritores Psi Português:CULTURA-ESTUDO E ENSINO
SUBJETIVIDADE
CULTURA
Descritores Psi Inglês:CULTURE-STUDY AND TEACHING
SUBJECTIVITY
CULTURE
Descritores Psi Espanhol:CULTURA-ESTUDIO Y ENSENANZA
SUBJETIVIDAD
CULTURA
Meio Eletrônico:http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-80232007000100005&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt
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Id:30252
Autor:Winograd, Monah.
Título:Freud e a filogenia anímica / Freud and the animic phylogeny
Fonte:Rev. Dep. Psicol., UFF;19(1):69-81, 2007 tab
Resumo em português: Este ensaio investiga a presença, na obra de Freud, da idéia de uma filogenia anímica paralela, concomitante e dependente da filogenia somática descrita pelos teóricos da evolução. Objetivamos mostrar como se forma esta vizinhança da psicanálise com a biologia evolutiva, sublinhando que na filogenia esboçada por Freud, formas psíquicas típicas se sucedem na história da espécie humana, sendo repetidas por cada indivíduo em sua ontogenia singular. Tal como ocorre no plano somático, tempo e forma se associam intimamente na espécie e nos indivíduos. A presença desta idéia no pensamento freudiano abriu um debate sobre sua filiação lamarckista ou darwinista.(AU)
Resumo em inglês: This essay investigates the presence, in Freudïs work, of the idea of an animic phylogeny parallel, concomitant and dependent of the somatic phylogeny that the theoreticians of evolution describe. Our objective is to show how this neighborhood between psychoanalysis and evolutionary theory is formed. To do so, we stress that, in the phylogeny theory that Freud sketches, typical psychic forms occurs in the history of the human kind in a way that each individual repeats it in its singular ontogeny. As it happens in the somatic level, time and form are intimately associated in the species and in the individuals. The presence of that idea in Freudïs work has opened a debate about his Darwinist or Lamarckist inspiration.(AU)
Descritores DECS:Filogenia
Evolução
Teoria Freudiana
Descritores Psi Português:FILOGENIA
DESENVOLVIMENTO HUMANO
EVOLUÇÃO HUMANA
FREUD, SIGMUND,1856-1939
Descritores Psi Inglês:PHYLOGENY
HUMAN DEVELOPMENT
HUMAN EVOLUTION
FREUD, SIGMUND
Descritores Psi Espanhol:FILOGENIA
DESARROLLO HUMANO
EVOLUCION HUMANA
FREUD
Meio Eletrônico:http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-80232007000100006&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt
Localização:BR85.1 - USP/IP/SBD
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Id:30251
Autor:Coelho, Rômulo Frota da Justa; Severiano, Maria de Fátima Vieira.
Título:Histórias dos usos, desusos e usura dos corpos no capitalismo / Histories of the uses, disuses and usury of the bodies in the capitalism
Fonte:Rev. Dep. Psicol., UFF;19(1):83-99, 2007 ilus
Resumo em português: Este artigo empreende uma reflexão teórico-crítica sobre os usos do corpo humano ao longo das diferentes etapas do capitalismo, desde seu surgimento, na Era Moderna, até a contemporaneidade, considerando-se as lógicas da produção e do consumo. Ao fim deste processo, argumentamos que o atual corpo hedônico, supostamente liberto de amarras morais e disciplinares, ainda carrega, como inconvenientes hematomas, todas as marcas deixadas pelos diferentes usos e desusos que sofreu ao longo do capitalismo. Por fim, questionamos brevemente as possibilidades de novas batalhas serem travadas a fim de que reinventemos corpos possíveis e desejáveis, para além das lógicas de submissão e controle.(AU)
Resumo em inglês: This article undertakes a critical-theorical reflection on the uses of the human body throughout the different stages of the capitalism, since it's sprouting, in the Modern Age, until the contemporary's days, considering the logic of production and consumption. At the end of this process, we argue that the current hedonic body, supposedly free of the chains of moral and discipline, still carries, as inconvenient stains, all the marks left for the different uses and disuses that it suffered throughout the diverse phases of the capitalism. Finally, we briefly question the possibilities of fighting new battles se that we can recreate possible and desirable bodies, far beyond the logics of submission and control.(AU)
Descritores DECS:Controle
Capitalismo
Corpo Humano
Descritores Psi Português:CAPITALISMO
PÓS-MODERNIDADE
MODERNIDADE
SUBJETIVIDADE
CORPO
Descritores Psi Inglês:CAPITALISM
POSTMODERNISM
MODERNITY
SUBJECTIVITY
BODY
Descritores Psi Espanhol:CAPITALISMO
POSTMODERNIDAD
MODERNIDAD
SUBJETIVIDAD
CUERPO
Meio Eletrônico:http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-80232007000100007&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt
Localização:BR85.1 - USP/IP/SBD
BR27.1 - PUC-CAMPINAS/SBI
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Id:30250
Autor:Goia, Jorge.
Título:Memórias de um corpo esquecido / Memories of a forgotten body
Fonte:Rev. Dep. Psicol., UFF;19(1):101-109, 2007
Resumo em português: Este artigo procura investigar os variados papéis ocupados pelo corpo humano enquanto objeto de estudo da psicologia. Utilizando recortes da história das ciências bio-médicas e da psicologia no Brasil, o autor propõe três períodos para sua análise: uma fase de determinismo biológico; depois, o abandono do corpo durante a hegemonia da psicanálise; e por fim a proliferação das terapias corporais impondo padrões de saúde. Apesar de apontarem pesos diferentes para o dualismo corpo/mente, estes modelos de psicologia continuam ativos. Uma nova abordagem para o corpo e a psicologia precisaria então discutir os aspectos políticos dentro do projeto das ciências modernas.(AU)
Resumo em inglês: This article aims to research the multiple roles of the human body within studies of psychology. The author uses various moments of bio-medical sciences and psychological history in Brazil to propose three periods to analyse: a time of biological determinism; after that, a desertion of the body during the hegemony of psychoanalysis; and finally the proliferation of body therapies imposing patterns of health. Even though they give different emphases to body/mind dualism, these psychological models remain active within the modern science project. A new approach to the body and psychology would need therefore discussing political aspects of modern science project.(AU)
Descritores DECS:Corpo Humano
Psicologia
Limites:Humanos
Descritores Psi Português:CORPO
HISTÓRIA DA PSICOLOGIA - BRASIL
Descritores Psi Inglês:BODY
History of Psychology - Brazil
Descritores Psi Espanhol:CUERPO
HISTORIA DE LA PSICOLOGIA - BRASIL
Meio Eletrônico:http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-80232007000100008&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt
Localização:BR85.1 - USP/IP/SBD
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Id:30249
Autor:Santos, Marcia Regina Ribeiro dos; Costa, Liana Fortunato.
Título:O tempo na trajetória das famílias que buscam a justiça / Time spent by families in search for justice
Fonte:Rev. Dep. Psicol., UFF;19(1):111-126, 2007
Resumo em português: Estudar o tempo em sua multiplicidade de entendimentos é importante para os profissionais psicossociais na medida em que a experiência de atuação com famílias em litígio e que buscam a justiça exige celeridade. Como conciliar os diferentes tempos do indivíduo, da família, da lei, do juiz, do profissional nas decisões sobre a família? A sociedade exige que a Justiça seja feita de forma mais rápida, mas os prazos estabelecidos em lei nem sempre são compatíveis com o tempo 'exigido' pelo indivíduo ou pela sociedade. Por outro lado os prazos processuais têm a função de proteger a sociedade em seus anseios.(AU)
Resumo em inglês: To study time, in its multiplicity of understanding, is important for psychosocial professionals inasmuch as the experience of dealing with families who are in dispute and search for Justice demand celerity. How to reconcile the different times of the individual, the family, the law, the judge and the professional in the decisions about the family? Society demands that Justice is made in the fastest way but the terms stablished by law are not always compatible with the term 'required' by the individual or the society. On the other hand, the process terms have to protect the society in its spectations.(AU)
Descritores DECS:Família
Sistema de Justiça
Tempo
Limites:Humanos
Descritores Psi Português:TEMPO
FAMÍLIA
PSICOLOGIA FORENSE
Descritores Psi Inglês:TIME
FAMILY
FORENSIC PSYCHOLOGY
Descritores Psi Espanhol:TIEMPO
FAMILIA
PSICOLOGIA FORENSE
Meio Eletrônico:http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-80232007000100009&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt
Localização:BR85.1 - USP/IP/SBD
BR27.1 - PUC-CAMPINAS/SBI
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Texto completo SciELO Brasil
Id:30248
Autor:Pérez, Carmen Lúcia Vidal.
Título:A lógica e o sentido da formação: heterotopias, acontecimentos e sujeitos / The logic and the meaning of the formation: different spaces, events and citizens
Fonte:Rev. Dep. Psicol., UFF;19(1):127-143, 2007
Resumo em português: O texto busca discutir a formação de professoras como um acontecimento. Acontecimentalizar essa formação é uma produção política que provoca um deslocamento radical dentro de um mesmo lugar, criando heterotopias que subvertem o sentido e transformam as ações de formação em práticas de uma educação-menor: pequenos acontecimentos cotidianos que silenciosamente deslizam para além das fronteiras do instituído, práticas de resistência que, ao inserir o produzir no produto, substituem os processos genéricos de alienação - que se reproduzem e se difundem no cotidiano da escola - por processos de emancipação da subjetividade, possibilitando, assim, a expressão de singularidades.(AU)
Resumo em inglês: The text searchs to argue the formation of teachers as an event. The formation as event is a politics production that inside provokes a radical displacement of one same place, creating heterotopias that transform the direction and transform the actions of formation into practical of a education-minor: small daily events that quiet slide for beyond the borders of the instituted one, practical of resistance that when inserting producing in the product, substitute the generic processes of alienation - that multiply and spread out in daily of the school - for processes of emancipation of the subjectivity - that they make possible the expression of the singularitys.(AU)
Descritores DECS:Mulheres
Instituições Acadêmicas
Limites:Humanos
Feminino
Adulto
Descritores Psi Português:FORMAÇÃO DE PROFESSORES
TRABALHO DOCENTE
COTIDIANO
Descritores Psi Inglês:TEACHER EDUCATION
TEACHING WORK
DAILY LIFE
Descritores Psi Espanhol:FORMACION DE PROFESORES
TRABAJO DOCENTE
VIDA DIARIA
Meio Eletrônico:http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-80232007000100010&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt
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Id:30247
Autor:Maheirie, Kátia; Zanella, Andréa Vieira; Da Ros, Silvia Zanatta; Titon, Andréia Piana; Werner, Francyne Wolf; Urnau, Lílian Caroline; Cabra, Marcelo Grimm.
Título:Processos de criação em educadoras: uma experiência e suas implicações / Creation process in contexts of continued formation: one experience and its implications
Fonte:Rev. Dep. Psicol., UFF;19(1):145-154, 2007
Resumo em português: Este trabalho busca analisar o processo de criação de uma atividade de produção literária, desenvolvida em um curso de formação para professores, intitulado 'Oficinas Estéticas: prática pedagógica e atividade criadora'. Seu objetivo foi proporcionar a construção de 'olhares estéticos' que redimensionassem as relações envolvidas na ação pedagógica por meio de vivências criadoras. Analisou-se o processo de criação, utilizando-se as filmagens das oficinas e o material produzido pelos participantes durante uma atividade de reconstrução de uma história infantil. Os resultados demonstraram que, por meio da imaginação, elementos de histórias conhecidas são combinados aos novos, re-significando e transformando os movimentos dos sujeitos.(AU)
Resumo em inglês: This work analyzes the process of creation of an activity of literary production, developed in a course of formation, intitled 'Aesthetic Workshops: practical pedagogical and creative activity'. Its objective was to provide of 'aesthetic looks' that to review involved relations in the pedagogical action by means of creative experiences. The work was analyzed, using the filmings of the workshops and the material produced for the participants, during an activity of reconstruction of an infantile history. The results had demonstrated that, by means of the imagination, elements of known histories are combined to the news, re-meaning the movements of the individuals.(AU)
Descritores DECS:Criatividade
Imaginação
Mulheres
Limites:Humanos
Feminino
Adulto
Descritores Psi Português:OFICINA CRIATIVA
ATIVIDADE PEDAGÓGICA
FORMAÇÃO DE PROFESSORES
Descritores Psi Inglês:CREATIVE WORKSHOP
EDUCATIONAL ACTIVITY
TEACHER EDUCATION
Descritores Psi Espanhol:TALLER CREATIVO
ACTIVIDAD PEDAGOGICA
FORMACION DE PROFESORES
Meio Eletrônico:http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-80232007000100011&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt
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Id:30246
Autor:Indursky, Alexei; Butkus, Vitor; Prati, Laíssa Eschiletti; Santos, Nair Iracema Silveira dos.
Título:Escola como zona de passagem / School as a zone of passage
Fonte:Rev. Dep. Psicol., UFF;19(1):155-167, 2007
Resumo em português: O presente trabalho surgiu de um projeto de integração das disciplinas de Psicologia Escolar I e Psicologia Social II, desenvolvido na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) no ano de 2004. Conceitos teóricos da Psicologia Social teceram uma rede integrada com a realidade de uma escola municipal de Porto Alegre, por meio de olhares criativos de quem pela primeira vez observava o campo com o referencial teórico da psicologia pós-moderna. Abordando conceitos como instituição, dobra, enunciação e marcas, olhares desafiadores foram se constituindo. O campo da escola surge como ponto de partida para questionar e ampliar a área de atuação da Psicologia Social e da análise institucional.(AU)
Resumo em inglês: The present work originated from a project of integration of the School Psychology I and Social Psychology II disciplines, developed at the Federal University of Rio Grande do Sul (UFRGS) in the year 2004. Theoretical concepts from the Social Psychology discipline were integrated with the context of a public school from the city of Porto Alegre (RS, Brazil), through the creative eyes of someone observing the field with the post-modern psychology theoretical reference for the first time. Approaching concepts such as institution, bend, enunciation and marks, new viewpoints were formed. The school comes as a starting point to question and broaden the area of Social Psychology and of institutional analysis.(AU)
Descritores DECS:Psicologia Social
Instituições Acadêmicas
Limites:Humanos
Adulto
Descritores Psi Português:RELAÇÃO TEORIA-PRÁTICA
PSICOLOGIA SOCIAL
ANÁLISE INSTITUCIONAL
Descritores Psi Inglês:RELATION BETWEEN THEORY AND PRACTICE
SOCIAL PSYCHOLOGY
INSTITUTIONAL ANALYSIS
Descritores Psi Espanhol:RELACION TEORIA-PRACTICA
PSICOLOGIA SOCIAL
ANALISIS INSTITUCIONAL
Meio Eletrônico:http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-80232007000100012&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt
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Id:30245
Autor:Melo, Maria de Fátima Aranha de Queiroz e.
Título:Seguindo as pipas com a metodologia da TAR / Following kites with ANT methodology
Fonte:Rev. Dep. Psicol., UFF;19(1):169-185, 2007
Resumo em português: À luz das idéias de Bruno Latour, buscamos elaborar os rudimentos para uma psicologia social do brinquedo, tomando a Teoria Ator-Rede como metodologia para registrar tal construção. Elegemos a pipa, objeto de tradição milenar que encerra múltiplas histórias, como objeto a ser investigado nas redes que garantem a sua sobrevivência, nas aprendizagens que suscita, nos efeitos que promove. Discutiremos os princípios e regras metodológicas da Teoria Ator-Rede, testando a sua aplicabilidade ao nosso objeto de pesquisa, tentando, sempre que possível, fertilizar uma reflexão para o campo de estudo da psicologia, que é onde se situa o seguimento de nossa ação.(AU)
Resumo em inglês: Taking Bruno Latour's ideas into account, we have tried to elaborate the underlying principles of a toy social psychology, taking the Actor-Network Theory as methodology to register this construction. We have selected the kite, millenary traditional object which carries multiple stories, in the networks which guarantee its survival, in the learning it suscitates, in the effects that it promotes. We will discuss the principles and the methodological rules of the Action-Network Theory, testing its applicability to our research object, trying, whenever it is possible, to enrich a reflection towards the psychology field of studies in which our action takes place.(AU)
Descritores DECS:Psicologia Social
Jogos e Brinquedos
Descritores Psi Português:PSICOLOGIA SOCIAL
BRINQUEDOS
Descritores Psi Inglês:SOCIAL PSYCHOLOGY
TOYS
Descritores Psi Espanhol:PSICOLOGIA SOCIAL
JUGUETES
Meio Eletrônico:http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-80232007000100013&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt
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Id:30244
Autor:Schmid, Patrícia Cavalcanti.
Título:Viajando não, só sonhando! / I'm just dreaming
Fonte:Rev. Dep. Psicol., UFF;19(1):187-197, 2007
Resumo em português: O artigo traz um relato de caso, com discussão teórica, abordando o percurso de um jovem psicótico através de um Centro de Reabilitação Psicossocial (Centro de Atenção Psicossocial Infanto-Juvenil - CAPSIJ/CARIM/IPUB/UFRJ). O jovem tem história de longa institucionalização psiquiátrica, após a qual começou um outro tratamento oferecido pelo Centro e caracterizado por uma proposta de atenção diária. São apresentados momentos desse trabalho e as falas do jovem, sempre com uma articulação teórica, feita a partir de referenciais psicanalíticos, filosóficos e de psicoterapia institucional. Estes momentos ilustram a riqueza de seu quadro, demonstrando que a longa institucionalização do jovem foi, absolutamente, desnecessária.(AU)
Resumo em inglês: This article presents the trajectory of a psychotic adolescent in a Psychosocial Rehabilitation Service (CAPSIJ / CARIM / IPUB / UFRJ). He lived for a long time in a Mental Health Institution and, after this period he initiated a new treatment in the CAPSIJ. This treatment proposed a daily care and in the article some important moments of his trajectory are presented and discussed through psychoanalytic and philosophical aspects and through institutional psychotherapy ideas. These moments presented show the importance and the beauty of his trajectory and also emphasize how the long time he passed in a Mental Health Institution was completely unnecessary .(AU)
Descritores DECS:Transtornos Psicóticos
Serviços de Saúde para Adolescentes
Limites:Humanos
Masculino
Adolescente
Descritores Psi Português:DISTÚRBIOS MENTAIS
PSICOSE
ADOLESCENTES
REABILITAÇÃO PSICOSSOCIAL
CENTRO DE ATENÇÃO PSICOSSOCIAL (CAPS)
Descritores Psi Inglês:MENTAL DISORDERS
PSYCHOSIS
ADOLESCENTS
PSYCHOSOCIAL REHABILITATION
Descritores Psi Espanhol:TRASTORNOS MENTALES
PSICOSIS
ADOLESCENTE
REHABILITACION PSICOSOCIAL
Meio Eletrônico:http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-80232007000100014&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt
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Id:30243
Autor:Miranda, Luciana Lobo.
Título:Consumo e produção de subjetividade nas TVs comunitárias / Consumption and the production of subjectivity in communitarian television
Fonte:Rev. Dep. Psicol., UFF;19(1):199-213, 2007
Resumo em português: Este artigo discute a produção de subjetividade em duas TVs comunitárias: TV Maxambomba e TV Pinel. Mediante uma pesquisa qualitativa, buscou-se analisar os processos subjetivos engendrados em jovens da periferia ou usuários do sistema de saúde mental quando eles passam de simples espectadores a criadores de produtos audiovisuais. Procurou-se enfatizar diferenças e semelhanças entre a TV de massa e as TVs comunitárias. Pôde-se com isso perceber a apropriação de signos da TV de massa na programação das TVs comunitárias, bem como a diferenciação no processo de produção e de consumo na relação com o espectador.(AU)
Resumo em inglês: The present article discusses the production of subjectivity in two communitarian TV networks: TV Maxambomba and TV Pinel. Based on a qualitative research, we analyzed the subjective processes that took place in youngsters from peripheric areas or users of the mental health system when they stop being just spectators and begin to create audiovisual products. Special emphasis was given to the differences and resemblances between mass television and communitarian television. Therefore we could notice the appropriation of mass television signs in the communitarian TV networks as well as the difference in the process of production and consumption regarding the spectators.(AU)
Descritores DECS:Televisão
Adolescente
Criatividade
Limites:Humanos
Adolescente
Descritores Psi Português:TELEVISÃO
JOVENS
SUBJETIVIDADE
Descritores Psi Inglês:TELEVISION
YOUNG ADULTS
SUBJECTIVITY
Descritores Psi Espanhol:TELEVISION
JOVENES
SUBJETIVIDAD
Meio Eletrônico:http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-80232007000100015&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt
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Id:30242
Autor:Marcos, Cristina.
Título:Do que se pode ler em Clarice Lispector: sublimação e feminino / What can we read in Clarice Lispector? sublimation and the feminine
Fonte:Rev. Dep. Psicol., UFF;19(1):215-226, 2007
Resumo em português: Neste artigo, busca-se ler em Clarice Lispector não uma significação feminina da obra, mas de que modo sua escrita nos permite pensar certos modos de subjetivação do feminino. A leitura assim orientada levou-me a rever o conceito de sublimação e a pensar a obra como lugar privilegiado de inscrição de um gozo que se inscreve no texto pela voz. Trata-se não da apropriação do eu, mas da exibição da falta a ser do sujeito. A função primeira da escrita é menos a constituição do eu do escritor do que sua perda no texto e a inscrição de um gozo.(AU)
Resumo em inglês: In this paper, I try to read in Clarice Lispector's writing certain ways of subjectivation of the feminine (and not a feminine signification of her work). This approach has led me to a revision of the concept of sublimation and to see the text a locus in which the jouissance inscribes itself by the voice. What is at stake in her texts is the display of the manque à être of the subject, and not the appropriation of the ego. The primary function of writing is the inscription of the jouissance in the text.(AU)
Descritores DECS:Psicanálise
Literatura
Sublimação
Limites:Humanos
Descritores Psi Português:GOZO (PSICANÁLISE)
PSICANÁLISE E LITERATURA
SUBLIMAÇÃO
Descritores Psi Inglês:PSYCHOANALYSIS AND LITERATURE
SUBLIMATION
Descritores Psi Espanhol:PSICOANALISIS Y LITERATURA
SUBLIMACION
Meio Eletrônico:http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-80232007000100016&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt
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Id:30241
Autor:Zaniol, Elisângela; Dal Molin, Fábio; Andreoli, Giovani.
Título:Um projeto de multiplicidade entre pesquisa, extensão, universidade e comunidade: vivenciando a cultura no bairro Restinga / A manifold project between research, extension, university and community: experiencing culture in Restinga district
Fonte:Rev. Dep. Psicol., UFF;19(1):227-240, 2007
Resumo em português: A proposta deste estudo é analisar os processos de construção de um campo de abertura institucional e de integração do ensino, pesquisa e extensão, a partir de uma posição heterogênea de intercessores e pesquisadores em um projeto de extensão desenvolvido entre a universidade e oficineiros do bairro Restinga em Porto Alegre. São observados movimentos sistêmicos entre: Ensino/Pesquisa/Extensão,Universidade/Comunidade, Sociologia/Comunicação/Psicologia Social, Juventude/Vulnerabilidade Social, Escola/Violência. A partir da pesquisa-intervenção produziu-se uma análise das possibilidades e conflitos nas atividades do projeto, no estabelecimento de câmbios estruturais entre seus elementos, auxiliando na sua manutenção como sistema pela produção de si mesmo.(AU)
Resumo em inglês: The objective of this study is to analyze the processes of the construction of an institutional access field and integration of education, research and extension, from a heterogeneous position of intercessors and researchers in an extension project developed between the university and workshop instructors of the Restinga district in Porto Alegre. Systemic movements between Education/Research/Extension, University/Community, Sociology/Communication/Social Psychology, Youth/Social Vulnerability, School/Violence were observed. From the research-intervention an analysis of the possibilities and conflicts in the activities in the project, in the establishment of structural exchanges between their elements, assisting in its maintenance as a system through the production of itself.(AU)
Descritores DECS:Universidades
Relações Comunidade-Instituição
Psicologia Social
Organização Comunitária
Descritores Psi Português:COMUNIDADES
UNIVERSIDADES
INTERDISCIPLINARIDADE
PSICOLOGIA SOCIAL
Descritores Psi Inglês:COMMUNITIES
COLLEGES
INTERDISCIPLINARITY
SOCIAL PSYCHOLOGY
Descritores Psi Espanhol:COMUNIDADES
UNIVERSIDADES
INTERDISCIPLINARIDAD
PSICOLOGIA SOCIAL
Meio Eletrônico:http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-80232007000100017&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt
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Id:30240
Autor:Francischini, Rosângela; Souza Neto, Manoel Onofre de.
Título:Enfrentamento à violência contra crianças e adolescentes: Projeto Escola que Protege / Confront violence against children and adolescents: School Project to Protect
Fonte:Rev. Dep. Psicol., UFF;19(1):243-251, 2007
Resumo em português: O Estatuto da Criança e do Adolescente especifica que toda criança deverá estar protegida de ações que possam prejudicar seu desenvolvimento. No entanto, a realidade de transgressão a esse direito atinge uma parcela significativa de crianças, que têm seu cotidiano permeado por variadas formas de violência. Com o objetivo de formar profissionais em educação para atuar na defesa dos direitos desses sujeitos a SECAD/MEC, implantou o Projeto Escola que Protege, objeto desta apresentação, considerando que a definição de uma política eficiente no enfretamento da violência passa pelo envolvimento de diversos e estratégicos atores sociais, dentre eles, a comunidade escolar.(AU)
Resumo em inglês: The Child and Adolescent Statute specifies that every child has the right to be protected against actions that may hamper her development. The transgression of this Right affects a significant portion of children, which have their quotidian permeated by various forms of violence. With the purpose of preparing professionals in Education to work in defending the rights of children and adolescents that are violence victims, the SECAD/MEC implemented the project Escola que Protege (School that Protects), the main focus of this presentation. It is important to consider that the definition of an efficient policy that confronts violence involves the work of various strategic social actors, among them, the school community.(AU)
Descritores DECS:Violência
Defesa da Criança e do Adolescente
Limites:Humanos
Criança
Adolescente
Descritores Psi Português:VIOLÊNCIA NA CRIANÇA
DIREITOS DA CRIANÇA
ESTATUTO DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE
Descritores Psi Inglês:VIOLENCE IN CHILDREN
CHILDREN RIGHTS
Descritores Psi Espanhol:VIOLENCIA EN NINO
DERECHOS DEL NINO
Meio Eletrônico:http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-80232007000100018&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt
back okpt
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Id:30239
Autor:Arellano Hernández, Antonio; Dorigon, Clovis; Marques, Ivan da Costa; Moraes, Marcia.
Título:Entrevista com Antonio Arellano Hernández / Interview with Antonio Arellano Hernández
Fonte:Rev. Dep. Psicol., UFF;19(1):259-268, 2007
Descritores DECS:Ciência
Tecnologia
Limites:Humanos
Adulto
Descritores Psi Português:CIÊNCIAS
TECNOLOGIA
POLÍTICA CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA
Descritores Psi Inglês:SCIENCES
TECHNOLOGY
SCIENCE POLICY
Descritores Psi Espanhol:CIENCIAS
TECNOLOGIA
POLITICA CIENTIFICA Y TECNOLOGICA
Meio Eletrônico:http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-80232007000100020&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt
back okes
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Id:30096
Autor:Agamben, Giorgio; Torquato, Carolina Pizzolo.
Título:A potência do pensamento / The potency of thought
Fonte:Rev. Dep. Psicol., UFF;18(1):11-28, jan.-jun. 2006
Resumo em português: O conceito de potência tem, na filosofia ocidental, uma longa história e, pelo menos a partir de Aristóteles, ocupa um lugar central dentro dela. Neste artigo, Giorgio Agamben mostra-nos como Aristóteles procurou confrontar-se exaustivamente com as ambigüidades e as aporias da sua teoria da potência. A figura da potência que ele extrai dessa leitura obriga-nos a repensar não apenas a relação entre a potência e o ato, entre o possível e o real, mas é toda a compreensão do ser vivo que deve ser revogada em questão, se é verdade que a vida deve ser pensada como uma potência que excede incessantemente as suas formas e as suas realizações.(AU)
Resumo em inglês: The concept of potency has, in the occidental philosophy, a long history and, at least from Aristotle, it occupies a central place of it. In this article, Giorgio Agamben shows us how Aristotle looked for exhaustingly to collate with the ambiguities and the aporias of his theory of the potency. The figure of the potency that he extracts of this reading compels us to not only rethink the relation between the potency and the act, between possible and real, but the understanding of the alive being is all that must be revoked in question, if is truth that the life must be thought as a potency that incessantly exceeds its forms and its accomplishments.(AU)
Descritores Psi Português:FILOSOFIA GREGA - ARISTÓTELES
FILOSOFIAS
Descritores Psi Inglês:PHILOSOPHIES
Descritores Psi Espanhol:FILOSOFIAS
Meio Eletrônico:http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-80232006000100002&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt
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Id:30095
Autor:Oliveira, Cláudio.
Título:A ciência e a angústia / Science and anguish
Fonte:Rev. Dep. Psicol., UFF;18(1):29-38, jan.-jun. 2006
Resumo em português: A partir de Heidegger e Lacan abordamos a relação entre a ciência, a angústia e o nada. Flagramos uma abordagem do problema da ciência semelhante em Heidegger e Lacan: para ambos, o desconhecimento da angústia por parte da ciência deve-se a algo que chamamos, conforme Lacan, a foraclusão do nada ou, conforme Heidegger, o não querer saber do nada. Mantendo-se na tradição metafísica, a ciência não acredita que nada possa surgir do nada, isto é, não acredita que o nada possa ter efeitos. Heidegger e Lacan mostram que o nada não só pode ter efeitos, como pode ser causa de muitas coisas, por exemplo, da angústia.(AU)
Resumo em inglês: Based on Heidegger and Lacan, we think the relation between science, anguish and nothing. We find a similar approach of the problem of science in Heidegger and Lacan: in both authors, the science's unfamiliarity with the anguish has to do with something we call, using a term of Lacan, the forclusion of the nothing or, using the expression of Heidegger, not to want to know of the nothing. Remaining itself in the Metaphysical tradition, science does not believe that the nothing can have effects. However, what Heidegger and Lacan show are that the nothing not only can have effects, but also be cause of many things, as, for example, the anguish.(AU)
Descritores DECS:Ciência
Negação (Psicologia)
Descritores Psi Português:CIÊNCIA
DENEGAÇÃO
HEIDEGGER, MARTIN, 1889-1976
LACAN, JACQUES, 1901-1981
Descritores Psi Inglês:SCIENCE
NEGATION
LACAN, JACQUES
Descritores Psi Espanhol:CIENCIA
DENEGADO
Meio Eletrônico:http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-80232006000100003&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt
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Id:30094
Autor:Safatle, Vladimir.
Título:Sexo, simulacro e políticas da paródia / Sex, simulacrum and politics of parody
Fonte:Rev. Dep. Psicol., UFF;18(1):39-56, jan.-jun. 2006
Resumo em português: Trata-se de discutir a noção deleuzeana do humor enquanto modo de dizer a verdade do que é da ordem do sexual e enquanto forma de crítica à submissão do desejo à Lei. O humor deleuzeano, conforme é apresentado em textos como Logique du sens e, principalmente, Présentation de Sacher-Masoch, aproxima-se de considerações lacanianas sobre o semblante e a estrutura do fetiche. Tal aproximação visa mostrar as limitações de uma crítica como a pensada por Deleuze. Por fim, a noção de paródia, tal como é tratada por Judith Butler, é apresentada como um desdobramento possível da perspectiva deleuzeana.(AU)
Resumo em inglês: This article aims to discuss the deleuzean idea of humor as way to say the truth about sex and as way to criticize the desire's submission to Law. We can find something similar as deleuzean humor (how it is developed in Logique du sens and Présentation de Sacher-Masoch) in lacanian's considerations about the structures of semblance and fetishism. This similarity can show us the limitations of that deleuzean use of humor to criticize the desire's submission to Law. At the end, the Judith Butler's notion of parody is presented as a sort of continuation of deleuzean standpoint.(AU)
Descritores DECS:Senso de Humor e Humor
Simulacros
Descritores Psi Português:IRONIA
HUMOR
FETICHISMO
Descritores Psi Inglês:IRONY
HUMOR
FETISHISM
Descritores Psi Espanhol:IRONIA
RISO
FETICHISMO
Meio Eletrônico:http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-80232006000100004&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt
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Id:30093
Autor:Murta, Claudia.
Título:O amor entre filosofia e psicanálise / Love between philosophy and psychoanalysis
Fonte:Rev. Dep. Psicol., UFF;18(1):57-70, jan.-jun. 2006 ilus
Resumo em português: Investigamos a condição do amor como ponto de inflexão entre a filosofia e a psicanálise. A referência escolhida no campo de possibilidades de relação entre a filosofia e a psicanálise baseia-se no pensamento de Lacan. A possibilidade de relação entre dois discursos distintos é abordada, no pensamento lacaniano, a partir de seu aforismo maior, segundo o qual 'não há relação sexual'. Mesmo para a relação que não existe, Lacan propõe uma suplência - o amor, o qual surge como uma das suplências possíveis para a 'relação sexual impossível' que pode se apresentar como um campo possível para a relação entre a filosofia e a psicanálise.(AU)
Resumo em inglês: We investigate the condition of love as a point of inflection between philosophy and psychoanalysis. Taken in the field of possibilities of relation between philosophy and psychoanalysis, this reference is based on Lacan's thought. The possibility of relation between two distinct ways of thinking is focused on Lacan's thought from his main aphorism 'there is not sexual relation'. Lacan proposes a supplementing for this relation that does not exist - love. So love appears as one possible supplementing for an 'impossible sexual relation' and as a possible field of relation between philosophy and psychoanalysis.(AU)
Descritores DECS:Amor
Filosofia
Psicanálise
Descritores Psi Português:AMOR
FILOSOFIA
PSICANÁLISE
DIFERENÇAS SEXUAIS (HUMANO)
Descritores Psi Inglês:LOVE
PHILOSOPHY
PSYCHOANALYSIS
HUMAN SEX DIFFERENCES
Descritores Psi Espanhol:AMOR
FILOSOFIA
PSICOANALISIS
DIFERENCIAS SEXUALES (HUMANO)
Meio Eletrônico:http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-80232006000100005&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt
Localização:BR85.1 - USP/IP/SBD
BR27.1 - PUC-CAMPINAS/SBI
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