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Id:54495
Autor:Escosteguy, Norma U.
Título:Atualização: a expansão do Zero a Três (1994) transformado no atual Zero a Cinco (2016) / Update: the Zero to Three (1994) expansion transformed into the current Zero to Five (2016).
Fonte:Publ. CEAPIA;27(27):153-172, 2018.
Resumo em português: Este artigo trata da atualização da Classificação Diagnóstica Zero a Três, que recebeu uma importante revisão, editada em 2016, ampliando seu escopo para o atual Zero a Cinco. São apresentadas as principais modificações efetuadas, destacando-se o possível enriquecimento aportado para as implicações clínicas referentes á valorização do desenvolvimento precoce, especialmente em seus complexos elementos interacionais
Resumo em inglês: This article deals with the Diagnostic Classification Zero to Three that received an important revision, published in 2016, extending its scope to the current Zero to Five. The main modifications are presented, highlighting the possible enrichment provided for the clinical implications related to the valorization of early development, especially in its interactional complexes
Descritores DECS:Transtornos Mentais
Saúde Mental
 -Cuidadores
 Recém-Nascido
 Psicopatologia
Limites:Humanos
Criança
Descritores Psi Português:PSICOPATOLOGIA DA CRIANÇA
DISTÚRBIOS MENTAIS
CUIDADORES
BEBÊS
DESENVOLVIMENTO PRECOCE
Descritores Psi Inglês:CHILD PSYCHOPATHOLOGY
MENTAL DISORDERS
CAREGIVERS
BEBÊS
PRECOCIOUS DEVELOPMENT
PSYCHODIAGNOSIS
Descritores Psi Espanhol:PSICOPATOLOGÍA DEL NIÑO
TRASTORNOS MENTALES
CUIDADORES
INFANTS
DESARROLLO PRECOZ
BEBÉS
PSICODIAGNÓSTICO
Responsável:BR1614.1 - Centro de Estudos, Atendimento e Pesquisa da Infancia e Adolescencia - CEAPIA.


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Id:54494
Autor:Moura, Luiza.
Título:A língua materna e a língua da mãe: um ensaio a partir das contribuições de Ferenczi e Winnicott / Maternal language and mother language: an essay from the contributions of Ferenczi and Winnicott.
Fonte:Publ. CEAPIA;27(27):148-152, 2018.
Resumo em português: Partindo das idéias de Sándor Ferenczi e de Donald Winnicott, a autora faz uma contribuição pessoal trazendo reflexões sobre os contrastes entre o que ela denomina: a "língua materna" e a "língua da mãe". A "língia materna" seria relacionada à capacidade do adulto de desempenhar um cuidado "anônimo" e "silencioso" nos primeiros tempos de um bebê. Enquanto que a "língua da mãe" seria o fracasso do ambiente em suportar o não reconhecimento, caracterizaria-se pela imposição de uma presença "ruidosa" do cuidador. Estas incapacidades do adulto exigiriam da pequena criança uma organização reativa em nome da sobrevivência, na qual ela passaria a ser a cuidadora, atenta na tentativa de controlar um ambiente imprevisível. Nestas circunstâncias adversas, a criança será desapropriada de sua própria infância
Resumo em inglês: Starting from the ideas of Sándor Ferenczi and Donald Winnicott, the author makes a personal contribution bringing reflections on the contrasts between what she calls the "maternal language" and the "mother language". The "maternal language" would be related to the adult's ability to perform "anonymous" and "silent" care in the early stages of a baby. While the "mother language" would be the failure of the environment to support non-recognition, it would be characterized by the imposition of a "noisy" presence of the caregiver. These adult disabilities would require of the young child a reactive organization in the name of survival, in which it would become the caretaker, attentive on trying to control an unpredictable environment. In these adverse circumstances, the child will be dispossessed of its own childhood
Descritores DECS:Linguagem
Recém-Nascido
Mães
 -Relações Mãe-Filho
 Dependência (Psicologia)
 Confusão
Limites:Humanos
Feminino
Descritores Psi Português:LINGUAGEM
MÃES
COMUNICAÇÃO MÃE-CRIANÇA
BEBÊS
FERENCZI, SANDOR, 1873-1933
WINNICOTT, DONALD WOODS, 1896-1971
Descritores Psi Inglês:LANGUAGE
MOTHERS
MOTHER CHILD COMMUNICATION
INFANTS
FERENCZI, SANDOR, 1873-1933
WINNICOTT, DONALD WOODS
Descritores Psi Espanhol:LENGUAJE
MADRES
BEBÉS
COMUNICACIÓN MADRE-NIÑOMÃES
Responsável:BR1614.1 - Centro de Estudos, Atendimento e Pesquisa da Infancia e Adolescencia - CEAPIA.


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Id:54493
Autor:Chazan, Ida Goldstein; Marona, Mariana Vega.
Título:Leitura: uma construção individual / Reading: a personal construction.
Fonte:Publ. CEAPIA;27(27):139-147, 2018.
Resumo em português: Trata-se de pesquisa bibliográfica com interação de estudo de caso de uma aluna de nove anos de idade, cursando o 3º ano do Ensino Fundamental com dificuldade de leitura e escrita. Caso típico da realidade educacional brasileira, que registra números alarmantes de alunos com níveis insuficientes nessas habilidades. Diversas obras foram consultadas para elucidar a origem das dificuldades de aprendizagem envolvidas no processo de aquisição de leitura, tanto na área da neurociência quanto da linguística, que se complementam em termos de requisitos para o conhecimento espeífico. A leitura é uma atividade cognitiva complexa, que envolve dois componentes essenciais: a decodificação das palavras e a compreensão do texto. Depende da coordenação do cérebro, orgão central da aprendizagem, mas também da interação do aprendiz com o meio ambiente. O caso que ilustra o artigo contribui para a conclusão de que é preciso reforçar as duas frentes na batalha pela competência na leitura
Resumo em inglês: This is a bibliographical research illustrated with a case study of a nine-year-old student, attending the 3rd year of the elementary school with reading and writing difficulties. The case is typical of the Brazilian educational reality, with reveals alarming numbers of students with insufficient levels of these skills. Several books and articles have been examined to elucidate the origin, of the learning difficulties involved in the reading acquisition process, both in the field of neuroscience and linguistics, which are complementary regarding specific knowledge. Reading is a complex cognitive activity, involving two essential components - word recognition and text comprehension. It depends on the coordination of the brain, the central organ for learning, but also on the interaction of the reader with the environment. The case that illustrates this article leads to the conclusion that both fronts of battle must be strengthened to conquer reading competence
Descritores DECS:Leitura
Transtornos de Aprendizagem
 -Aprendizagem
 Cognição
Limites:Humanos
Feminino
Criança
Descritores Psi Português:LEITURA
DISTÚRBIOS DA APRENDIZAGEM
COGNIÇÃO
APRENDIZAGEM
PROCESSOS COGNITIVOS
ESCRITA
ESTUDO DE CASO
Descritores Psi Inglês:READING
LEARNING DISABILITIES
COGNITION
LEARNING
COGNITIVE PROCESSES
HANDWRITING
CASE STUDY
Descritores Psi Espanhol:LECTURA
TRASTORNOS DEL APRENDIZAJE
COGNICIÓN
APRENDIZAJE
ESCRITURA MANUAL
ESTUDIO DE CASO
Responsável:BR1614.1 - Centro de Estudos, Atendimento e Pesquisa da Infancia e Adolescencia - CEAPIA.


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Id:54492
Autor:Medeiros, Cléo Busanello.
Título:Função paterna em ambientoterapia: considerações a partir de um caso / Faterhood function in environment-psychotherapy: considerations from a case.
Fonte:Publ. CEAPIA;27(27):127-138, 2018.
Resumo em português: A função paterna na psicanálise lacaniana não se refere a um pai propriamente dito, mas sim a uma posição simbólica que operará um corte na relação cuidador-bebê, cuidador este que não é necessariamente a mãe. Este corte permite à criança assumir a posição de sujeito desejante e não mais de objeto de desejo deste cuidador, Outro primordial. No entanto, quando a função paterna não opera dialetizando esta relação, a criança fica impossibilitada de construir-se enquanto sujeito e segue alienada ao desejo do Outro. O objetivo do presente artigo é pensar a forma com a qual a função paterna pode operar em um tratamento ambientoterápico com crianças. Para tanto, através de um caso de um menino de 5 anos, proponho uma discussão diagnóstica sobre os quadros de autismo e psicose, articulando vinhetas do tratamento da criança com proposições teóricas a partir da psicanálise
Resumo em inglês: In lacanian psychoanalysis, the fatherhood function doesn't refer to the father himself, but to a symbolic position that operates a cut in the caregiver-baby relation, who's not necessarily the mother. This cut allows the chil to become a desiring subject and no longer be an object of the caregiver's desire, prime Other. However, when the fatherhood function doesn't operate dialecting this relation, the child is unable to constitute as a subject and remains alienated to the desire of the Other. The present article to think about how the fatherhood function can operate in an environment-psychotherapy treatment with child. Therefore, through the case of a 5 year old boy, I propose a diagnostic discussion of the autistic and psychotic structures, articulating events from his treatment with psychoanalytic theoretical propositions
Descritores DECS:Psicanálise
Criança
 -Comunidade Terapêutica
 Pai
 Transtornos Mentais
 Relações Pai-Filho
 Estudos de Casos
Limites:Humanos
Masculino
Adulto
Descritores Psi Português:PSICANÁLISE
LACAN, JACQUES-MARIE ÉMILE, 1901-1981
FUNÇÃO PATERNA
AMBIENTE
PSICOSE
ESTUDO DE CASO
Descritores Psi Inglês:PSYCHOANALYSIS
LACAN, JACQUES
PATERNAL FUNCTION
PSYCHOSIS
ENVIRONMENT
CASE STUDY
Descritores Psi Espanhol:PSICOANÁLISIS
FUNCIÓN PATERNA
PSICOSIS
AMBIENTE
ESTUDIO DE CASO
Responsável:BR1614.1 - Centro de Estudos, Atendimento e Pesquisa da Infancia e Adolescencia - CEAPIA.


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Autor:Krüger, Marília Santos.
Título:Arte, adolescência e o fortalecimento da subjetividade / Art, adolescence and the strengthening of subjectivity.
Fonte:Publ. CEAPIA;27(27):113-126, 2018.
Resumo em português: A autora reflete sobre a função das artes na vida de adolescentes em situação vulnerável utilizando como experiência o acompanhamento de uma oficina de arte realizada com alunos do Ensino Médio de uma escola pública de Porto Alegre. O artigo apresenta o funcionamento da oficina e os tipos de interações que ocorreram nesses encontros, além de refletir sobre o papel do professor, considerando importantes idéias de Winnicott e de outros pensadores. A autora observou que tanto as artes visuais quanto demais manifestaçoes artísticas serviram como instrumento de fortalecimento da subjetividade
Resumo em inglês: The author reflects on the role of the arts in the life of adolescents in a vulnerable social situation using as an experience the accompaniment of an art workshop held with school students from a public school in Porto Alegre. The article presents the workshop's functioning and the types of interactions that occurred in these meetings, as well as reflecting on the role of the teacher, considering important ideas of Winnicott and other thinkers. The author observed that both the visual arts and other artistic manifestations served as an instrument to strengthen subjectivity
Descritores DECS:Terapia pela Arte
 -Violência
 Criatividade
 Adolescente
Limites:Humanos
Adolescente
Descritores Psi Português:ARTE-TERAPIA
ADOLESCÊNCIA
OFICINA CRIATIVA
SUBJETIVIDADE
CRIATIVIDADE
ESPAÇO TRANSICIONAL
VIOLÊNCIA
Descritores Psi Inglês:ART THERAPY
ADOLESCENCE
CREATIVE WORKSHOP
SUBJECTIVITY
CREATIVITY
TRANSITIONAL SPACE
VIOLENCE
Descritores Psi Espanhol:ARTE-TERAPIA
ADOLESCENCIA
TALLER CREATIVO
SUBJETIVIDAD
CREATIVIDAD
ESPACIO TRANSICIONAL
VIOLENCIA
Responsável:BR1614.1 - Centro de Estudos, Atendimento e Pesquisa da Infancia e Adolescencia - CEAPIA.


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Id:54490
Autor:Riter, Helena da Silveira.
Título:Automutilação na adolescência: o desamparo e as tentativas de existir / Self-mutilation in adolescence: the helplessness and the attempts to exist.
Fonte:Publ. CEAPIA;27(27):101-112, 2018.
Resumo em português: A automutilação tem sido cada vez mais observada entre os adolescentes, apresentando-se como um fenômeno recorrente na clínica atual. Utilizando-se de um caso clínico e de teóricos como Freud, Winnicott e Roussillon, este trabalho buscou propor reflexões acerca de algumas possibilidades de significação para o ato de cortar a própria pele, considerando também o fenômeno da adolescência. Essas reflexões dizem respeito à experiência traumática primitiva e às consequentes defesas ligadas à clivagem e ao afastamento da experiência subjetiva, que advém como forma de sobrevivênvia psíquica. Essas experiências dão origem aos chamados "sofrimentos narcísico-identitários", caracterizados pela "falta de ser". No caso clínico discutido, pôde-se pensar a automutilação como uma das expressões de um funcionamento marcado pelo traumatismo primário, em que cortar a pele pode ter a função de se fazer existir
Resumo em inglês: Self-mutilation has been increasing among adolescents, presenting itself as a recurring phenomenon in the current clinic. Using a clinical case and theorists such as Freud, Winnicott and Roussillon, this work sought to propose reflections about some possibilities of significance for the act of cutting the own skin, also considering the phenomenon of adolescence. These reflections concern the primitive traumatic experience and the consequent defenses linked to the cleavage and the withdrawal of subjetive experience, which comes as a form of psychic survival. These experiences give rise to so-called "narcissistic-identitarian sufferings" characterized by "lack of being." In the case discussed, it is possible to think of self-mutilation as one of the expressions of an operation marked by primary trauma, in which cutting the skin may have the function of making itself exist
Descritores DECS:Automutilação
Adolescente
 -Cicatriz
 Estudos de Casos
Limites:Humanos
Adolescente
Descritores Psi Português:AUTOMUTILAÇÃO
ADOLESCÊNCIA
DESAMPARO
CRISE DE IDENTIDADE
ESTUDO DE CASO
Descritores Psi Inglês:SELF MUTILATION
ADOLESCENCE
HELPLESSNESS
IDENTITY CRISIS
CASE STUDY
Descritores Psi Espanhol:AUTOMUTILACIÓN
ADOLESCENCIA
DESAMPARO
CRISIS DE IDENTIDAD
ESTUDIO DE CASO
Responsável:BR1614.1 - Centro de Estudos, Atendimento e Pesquisa da Infancia e Adolescencia - CEAPIA.


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Id:54489
Autor:Riter, Helena da Silveira; Prestes, Andressa Carvalho; Muller, Thaís de Lima; Soldi, Tieli Priscila.
Título:A escrita como dispositivo na clínica da adolescência: a partir de um caso clínico / Writing as a device in the adolescence clinic: considerations from a clinical case.
Fonte:Publ. CEAPIA;27(27):89-100, 2018.
Conferência:Apresentado em: Jornada Anual CEAPIA, 37, Porto Alegre, out. 2017.
Resumo em português: A adolescência é um momento em que a representação que sustentava o sujeito já não se encontra suficiente, convocando-o a transformações. Assim torna-se necessário para o adolescente o trabalho de ressignificação de si, a reconstrução das bordas que permitam o estabelecimento de novas relações consigo e com o mundo. O presente trabalho pretende discutir a temática da escrita enquanto dispositivo clínico, partindo do lugar ocupado pela escrita na história da psicanálise e no processo da adolescência, assim como de questões relacionadas às singularidades da clínica psicanalítica com adolescentes
Resumo em inglês: Adolescence is a moment when the representation that sustained the subject is no longer enough, calling him to transformations. This, it becomes necessary for the adolescent the work of re-signification of himself, the reconstruction of the edges that allow the establishment of new relations with himself and with the world. The present work intends to discuss the theme of writing as a clinical device, starting from the place occupied by writing in the history of psychoanalysis and in the process of adolescence, as well as issues related to the singularities of the psychoanalitic clinic with adolescents
Descritores DECS:Psicanálise
Adolescente
 -Escrita Manual
 Estudos de Casos
Limites:Humanos
Adolescente
Descritores Psi Português:ESCRITA
PSICANÁLISE DO ADOLESCENTE
CLÍNICA PSICANALÍTICA
ADOLESCÊNCIA
ESTUDO DE CASO
Descritores Psi Inglês:HANDWRITING
ADOLESCENT PSYCHOANALYSIS
PSYCHOANALYTIC CLINIC
ADOLESCENCE
CASE STUDY
Descritores Psi Espanhol:ESCRITURA MANUAL
PSICOANÁLISIS DEL ADOLESCENTE
CLÍNICA PSICOANALITICA
ADOLESCENCIA
ESTUDIO DE CASO
Nota geral:Trabalho apresentado na XXXVII Jornada Anual CEAPIA.
Responsável:BR1614.1 - Centro de Estudos, Atendimento e Pesquisa da Infancia e Adolescencia - CEAPIA.


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Id:54488
Autor:Hentz, Rita Dambros.
Título:O lugar dos pais no tratamento dos filhos e os desafios vigentes na psicanálise com crianças / The parent's role in the treatment of their children and the current challenges in the child psychoanalysis.
Fonte:Publ. CEAPIA;27(27):80-88, 2018.
Resumo em português: O presente trabalho examina o lugar dos pais no tratamento psicoterápico dos filhos na perspectiva da psicanálise. Busca investigar os desafios vigentes na prática psicanalítica com crianças, enfatizando, também, as diferentes perspectivas sobre psicanálise infantil, percorrendo autores clássicos e contemporâneos e ressaltando as diferentes opiniões em relação à inclusão dos pais no tratamento dos filhos. Sabe-se que a infância configura uma etapa da vida na qual o sujeito está em fase de estruturação psíquica e os pais, ou cuidadores, estão presentes de forma real, tanto na vida do sujeito em construção quanto no processo de psicoterapia. Neste sentido, destaca-se a importância de delimitar os espaços dos pais no tratamento dos filhos, a necessidade de lidar com os cuidadores do sujeito e o indispensável questionamento a respeito dos desafios que perpassam décadas no campo da psicanálise infantil
Resumo em inglês: This work examines the parents place in the psychotherapeutic treatment of children from the perspective os psychoanalysis. It investigates current challenges in psychoanalytic practice with children, also emphasizing the differents perspectives about child psychoanálysis, passing through classic and contemporary authors, highlighting the various opinions regarding the inclusion of parents in the children's treatment. It is know that childhood sets up a stage of life in which the subject is in a phase of psychic structuring and the parents or the caregivers, are present in a real way in the life of the subject in development as well as in the psychotherapy process. In this regard, it highlights the importance of defining the parent's role in the trteatment of their children, the need to deal with the subject's caregivers and the essential question about the challenges that pervade decades in the field of child psychoanalysis
Descritores DECS:Psicanálise
Criança
 -Pais
 Relações Médico-Paciente
 Ética Médica
Limites:Humanos
Criança
Descritores Psi Português:PSICANÁLISE DA CRIANÇA
PAPEL DOS PAIS
ENTREVISTA COM OS PAIS
Descritores Psi Inglês:CHILD PSYCHOANALYSIS
PARENTAL ROLE
INTERVIEW WITH THE PARENTS
Descritores Psi Espanhol:PSICOANÁLISIS DEL NIÑO
ROL DE LOS PADRES
ENTREVISTA CON LOS PADRES
Responsável:BR1614.1 - Centro de Estudos, Atendimento e Pesquisa da Infancia e Adolescencia - CEAPIA.


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Id:54487
Autor:Jaskulski, Júlia Homrich.
Título:A importância do ambiente para o psiquismo da criança através da análise do livro "Quarto" / The importance of the environment to the individual's psyche throught the analysis of the book "Room".
Fonte:Publ. CEAPIA;27(27):69-79, 2018.
Resumo em português: O presente artigo tem como objetivo articular o conceito de ambiente, para Winnicott, com a relação inicial mãe-bebê e a influência das primeiras experiências do bebê na constituição da psiquismo da criança. Para tanto foi utilizado o livro de Emma Donoghue, "Quarto" (2011), que conta a história pelo ponto de vista de Jack, um menino de cinco anos, que vive com sua mãe, Joy, ambos aprisionados em um quarto de 7m². Tomo-o como uma forma de exemplificar a importância do ambiente proposto pela mãe de Jack a ele, ambos vivendo em condições desfavoráveis
Resumo em inglês: The present paper aims to associate the concept of environment, according to Winnicott, to the mother-baby initial relationship as well as the influence of the baby's first experiences in the constitution of the child's psyche. Therefore, this paper analyses Emma Donoghue's bestseller "Room" (2011), which tells the story from the point of view of Jack, a five-year-old boy who lives with her mother, Joy, in a 7m² room. The book is presented here as a way to exemplify the importance of the environment provided by Jack's mother to him, despite the unfavorable conditions that they are living in that moment
Descritores DECS:Relações Mãe-Filho
Meio Ambiente
 -Aprendizagem
 Recém-Nascido
 Desenvolvimento Infantil
Limites:Humanos
Feminino
Recém-Nascido
Descritores Psi Português:AMBIENTE
RELAÇÕES MÃE-CRIANÇA
WINNICOTT, DONALD WOODS, 1896-1971
ELABORAÇÃO PSÍQUICA
APRENDIZAGEM PELA EXPERIÊNCIA (BION)
Descritores Psi Inglês:ENVIRONMENT
MOTHER CHILD RELATIONS
WINNICOTT, DONALD WOODS
PSYCHICAL WORKING OVER/OUT
LEARNING BY EXPERIENCE (BION)
Descritores Psi Espanhol:AMBIENTE
RELACIONES MADRE-NIÑO
ELABORACÍON PSÍQUICA
APRENDISAJE POR EXPERIÊNCIA (BION)
Responsável:BR1614.1 - Centro de Estudos, Atendimento e Pesquisa da Infancia e Adolescencia - CEAPIA.


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Id:54486
Autor:Gutfreind, Celso.
Título:Nhaque, games e cu-de-galinha / Nhaque, games and cu-de-galinha.
Fonte:Publ. CEAPIA;27(27):61-67, 2018.
Resumo em português: Neste artigo relatamos momentos do tratamento psicanalítico de Gregory, um menino de dez anos, que tem entre seus principais sintomas uma adição aos games. Ao longo de uma reflexão sobre a eficácia dos jogos eletrônicos como um mediador ou brinquedo na infância, o material clínico apresenta a co-construção realizada ao longo dos encontros analíticos e o efeito continente deste trabalho
Resumo em inglês: In this article we report moments of the psychoanalytic treatment of Gregory, a ten year old boy, who has among its main symptons an addition to games. Throughout a reflection on the effectiveness of eletronic games as a mediador or a childhood toy, the clinical material presents the co-construction performed throughout the analytical encounters and the containing effect of this work
Descritores DECS:Psicanálise
Criança
 -Jogos de Vídeo
 Estudos de Casos
 Internet
Limites:Humanos
Masculino
Criança
Descritores Psi Português:PSICANÁLISE DA CRIANÇA
JOGOS DE COMPOUTADOR
INTERNET (REDE DE COMPUTADOR)
ESTUDO DE CASO
Descritores Psi Inglês:CHILD PSYCHOANALYSIS
COMPUTER GAMES
INTERNET
CASE STUDY
Descritores Psi Espanhol:PSICOANÁLISIS DEL NIÑO
JUEGOS DE COMPUTADOR
INTERNET
ESTUDIO DE CASO
Responsável:BR1614.1 - Centro de Estudos, Atendimento e Pesquisa da Infancia e Adolescencia - CEAPIA.


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Id:54485
Autor:Klein, Daniele Maria; Detoni, Bruna; Becker, Scheila Machado da Silveira.
Título:A interação mãe-bebê ao longo dos dois primeiros anos de vida do bebê / The mother-baby interaction through the first two years of baby's life.
Fonte:Publ. CEAPIA;27(27):48-60, 2018.
Resumo em português: O presente estudo investiga as características da interação da díade mãe-bebê ao longo dos dois primeiros anos de vida do bebê, utilizando como método uma análise longitudinal da interação mãe-bebê. Esta interação foi filmada aos 8, 14 e 20 meses do bebê e demonstra que a mesma se tornou mais complexa, com episódios interativos mais longos e maior repertórios de comportamentos. Além disso, foi possível acompanhar a construção da forma particular da díade interagir, com a continuidade e a modificação de alguns comportamentos. Tal observação trouxe maior compreensão acerca dos aspectos relacionados à interação em momentos diferentes do desenvolvimento da díade, evidenciando a mútua regulação entre mãe e filho, na qual ambos assumem papel importante na interação e participam ativamente das trocas. Desta forma, possibilita-se que o bebê manifeste suas necessidades e emoções e que a mãe responda ao filho.
Resumo em inglês: This study investigates the mother baby interaction for the first two years of the baby's life, with a longitudinal analysis of the mother baby interaction as a method. This interaction whas recorded at 8, 14 and 20 months old, and shows that it became more complex, with longer interactive episodes and more behavioral repertoire. Besides that, it was possible to follow how the interaction of the duo was particularly built, keeping and changing some behaviors. Such observation brought more comprehension about some aspects related to the interaction during differents moments of the duo development, indicating a mutual self regulatory relationship between mother and baby, where both have an important role in this interaction and participate actively in it. This will allow the baby to express his needs and emotions, and for the mother to respond to her child
Descritores DECS:Relações Mãe-Filho
Estudos de Casos
 -Desenvolvimento Infantil
 Comportamento Materno
Limites:Humanos
Feminino
Recém-Nascido
Descritores Psi Português:RELAÇÕES MÃE-CRIANÇA
DESENVOLVIMENTO INFANTIL
SEPARAÇÃO-INDIVIDUAÇÃO
MÉTODOS DE OBSERVAÇÃO
ESTUDO DE CASO
BEBÊS
Descritores Psi Inglês:MOTHER CHILD RELATIONS
CHILDHOOD DEVELOPMENT
SEPARATION INDIVIDUATION
OBSERVATION METHODS
CASE STUDY
INFANTS
Descritores Psi Espanhol:RELACIONES MADRE-NIÑO
DESARROLLO INFANTIL
SEPARACIÓN-INDIVIDUALIZACIÓN
MÉTODOS DE OBSERVACIÓN
ESTUDIO DE CASO
BEBÉS
Responsável:BR1614.1 - Centro de Estudos, Atendimento e Pesquisa da Infancia e Adolescencia - CEAPIA.


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Id:54484
Autor:Bortolini, Morgana Gottardo.
Título:Parentalidades contemporâneas e a infância no ciclo vital.
Fonte:Publ. CEAPIA;27(27):40-47, 2018.
Conferência:Apresentado em: Jornada Anual CEAPIA, 38, Porto Alegre, out. 2017.
Descritores DECS:Poder Familiar
Psicanálise
 -Estágios do Ciclo de Vida
 Criança
 Relações Familiares
Limites:Humanos
Criança
Descritores Psi Português:PARENTALIDADE
INFÂNCIA
CONTEMPORANEIDADE
RELAÇOES FAMILIARES
PATERNIDADE
Descritores Psi Inglês:CHILDHOOD
CONTEMPORANEITY
FAMILY RELATIONS
PATERNITY
Descritores Psi Espanhol:INFANCIA
CONTEMPORANEIDAD
RELACIONES FAMILIARES
PATERNIDAD
Nota geral:Trabalho apresentado na XXXVIII Jornada Anual do CEAPIA,.Porto Alegre, out. 2017.
Responsável:BR1614.1 - Centro de Estudos, Atendimento e Pesquisa da Infancia e Adolescencia - CEAPIA.


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Id:54483
Autor:Nemas, Clara.
Título:Encontros e desencontros na encruzilhada de Tebas: parentalidades contemporâneas no ciclo vital.
Fonte:Publ. CEAPIA;27(27):32-39, 2018.
Conferência:Apresentado em: Jornada Anual CEAPIA, 38, Porto Alegre, out. 2017.
Descritores DECS:Poder Familiar
Psicanálise
 -Comportamento Sexual
 Reprodução
 Gravidez
 Paternidade
Limites:Humanos
Descritores Psi Português:PARENTALIDADE
PSICANÁLISE
PATERNIDADE
SEPARAÇÃO CONJUGAL
TECNOLOGIA REPRODUTIVA
DESEJO DE UM FILHO
Descritores Psi Inglês:PSYCHOANALYSIS
PATERNITY
MARITAL SEPARATION
REPRODUCTIVE TECHNOLOGY
DESIRE OF A SON
Descritores Psi Espanhol:PSICOANÁLISIS
PATERNIDAD
SEPARACIÓN CONYUGAL
TECNOLOGIA REPRODUCTIVA
DESEO DE UN HIJO
Nota geral:Conferência proferida na XXXVIII Jornada Anual do CEAPIA,.Porto Alegre.
Responsável:BR1614.1 - Centro de Estudos, Atendimento e Pesquisa da Infancia e Adolescencia - CEAPIA.


  14 / 163 INDEXPSI  
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Id:54482
Autor:Konicheckis, Alberto.
Título:Diálogo com Victor Guerra: ritmo e identidade cultural.
Fonte:Publ. CEAPIA;27(27):24-31, 2018.
Conferência:Apresentado em: Jornada Anual CEAPIA, 39, Porto Alegre, agosto 2018.
Descritores DECS:Psicanálise
 -Adolescente
 Recém-Nascido
 Desenvolvimento Infantil
Limites:Humanos
Masculino
Descritores Psi Português:PSICANÁLISE
LINGUAGEM CORPORAL
MENTE E CORPO
ADOLESCÊNCIA
Indivíuo como Tema:Guerra, Victor
Descritores Psi Inglês:PSYCHOANALYSIS
BODY LANGUAGE
MIND AND BODY
ADOLESCENCE
Descritores Psi Espanhol:PSICOANÁLISIS
LENGUAJE CORPORAL
MENTE Y CUERPO
ADOLESCENCIA
Nota geral:Artigo elaborado para a XXXIX Jornada Anual CEAPIA, Porto Alegre, agosto 2018.
Responsável:BR1614.1 - Centro de Estudos, Atendimento e Pesquisa da Infancia e Adolescencia - CEAPIA.


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Id:54481
Autor:Gutfreind, Celso.
Título:A tese de Victor Guerra.
Fonte:Publ. CEAPIA;27(27):17-23, 2018.
Conferência:Apresentado em: Jornada Anual CEAPIA, 39, Porto Alegre, agosto 2018.
Descritores DECS:Psicanálise
 -Arte
 Literatura
Limites:Humanos
Masculino
Descritores Psi Português:PSICANÁLISE E LITERATURA
POESIA
ESCRITA CRIATIVA
Indivíuo como Tema:Guerra, Victor
Descritores Psi Inglês:PSYCHOANALYSIS AND LITERATURE
POETRY
CREATIVE WRITING
Descritores Psi Espanhol:PSICOANÁLISIS Y LITERATURA
POESIA
ESCRITURA CREATIVA
Nota geral:Trabalho apresentado na XXXIX Jornada anual do CEAPIA, Porto Alegre, ago. 2018.
Responsável:BR1614.1 - Centro de Estudos, Atendimento e Pesquisa da Infancia e Adolescencia - CEAPIA.


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Id:54480
Autor:Kunzler, Fernando Linei.
Título:Uma trajetória pela psicanálise: encontro de registros e coordenadas.
Fonte:Publ. CEAPIA;27(27):13-16, 2018.
Descritores DECS:Psicanálise
 -Autobiografia como Assunto
Limites:Humanos
Descritores Psi Português:PSICANÁLISE - INSTITUIÇÕES
AUTOBIOGRAFIA
ATENDIMENTO PSICANALÍTICO
FORMAÇÃO DO PSICANALISTA
Indivíuo como Tema:Kunzler, Fernando Linei
Descritores Psi Inglês:PSYCHOANALYSIS - INSTITUTIONS
AUTOBIOGRAPHY
PSYCHOANALYTIC ASSISTENCE
PSYCHOANALYST EDUCATION
Descritores Psi Espanhol:PSICOANÁLISIS - INSTITUCIONES
AUTOBIOGRAFÍA
ASISTENCIA PSICOANALÍTICA
FORMACIÓN DEL PSICOANALISTA
Responsável:BR1614.1 - Centro de Estudos, Atendimento e Pesquisa da Infancia e Adolescencia - CEAPIA.


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Id:53860
Autor:Turkenicz, Abraham.
Título:O psicanalista e a adolescência / The psychoanalist and adolescence.
Fonte:Publ. CEAPIA;26(26):133-146, 2017.
Resumo em português: Membros de gerações diferentes, o autor/psicanalista revisita a adolescência e se debruça sobre o psiquismo deste particular momento da vida. São revisões/reelaborações da vida infantil onde se destacam as mudanças do desejo infantil, da autoridade moral infantil e do narcisismo infantil
Resumo em inglês: Members of different generations, the author/psychoanalyst revisits adolescence and looks over the psychic life of this particular moment. Revisions of infantile life that highlights changes in infantile desire, in infantil moral authority and in infantile narcisism
Descritores DECS:Psicanálise
Comportamento do Adolescente
 -Adolescente
 Desenvolvimento do Adolescente
Limites:Humanos
Adolescente
Descritores Psi Português:ADOLESCÊNCIA
ADOLESCENTES
DESENVOLVIMENTO DO ADOLESCENTE
PROCESSOS PSICOTERAPÊUTICOS
Descritores Psi Inglês:ADOLESCENCE
ADOLESCENTS
ADOLESCENT DEVELOPMENT
PSYCHOTHERAPEUTIC PROCESSES
Descritores Psi Espanhol:ADOLESCENCIA
ADOLESCENTES
DESARROLLO DEL ADOLESCENTE
PROCESOS PSICOTERAPÉUTICOS
Responsável:BR1614.1 - Centro de Estudos, Atendimento e Pesquisa da Infancia e Adolescencia - CEAPIA.


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Id:53859
Autor:Escosteguy, Norma U.
Título:Transtornos do espectro autista (TEA): breve atualização / Autism spectrum disorder (ASD): a brief update.
Fonte:Publ. CEAPIA;26(26):122-132, 2017.
Resumo em português: Este artigo trata da releitura e breve atualização ao artigo: "Abordagens psicoterápicas nas psicoses infantis", publicado no nº1 de nossa revista, em 1988. A partir da correção a ser feita no título, no qual há a hoje equivocada sobreposição de quadros autistas e psicóticos, discutem-se as modificações conceituais, oriundas de pesquisas clínicas e do campo das neurociências, ocorridas nesses quase 30 anos, culminando na atualidade do conceito de "transtornos do espectro autista" (TEA), apresentado pelo DSM-V (2015), no capítulo dos "Transtornos de Desenvolvimento". Consideram-se estes transtornos causados por um déficit específico, sobretudo na área de interação pessoal, e não uma doença. Distingue-se o funcionamento mental predominante nos transtornos do espectro autista, diferente dos mecanismos mentais predominantes nas psicoses infantis. Mencionam-se aspectos fisiopatológicos cerebrais, cuja pesquisa prossegue e levantam-se dúvidas a serem ainda respondidas, na necessária articulação entre a compreensão psicodinâmica e os achados biológicos. Retoma-se a síntese das recomendações terapêuticas apresentadas no artigo original
Resumo em inglês: This article aims at re-reading and briefly updating the article "Psychotherapeutic Approaches to Childhood Psychoses", wich was published in the first issue of our journal in 1988. Starting from the correction to be made in the title, in which there is currently the mistaken overlap of autistic and psychotic disorders, conceptual modifications have been discussed, originated from clinical researches and developments in the neuroscience field that ocurred during the last thirty years, which resulted in the current concept of "Autism Spectrum Disorder (ASD), presented by DSM-V (2015), in the chapter on "Developmental Disorders ". These disorders are deemed to be the effect of a specific deficit, especially in the field of social interaction, and should not be labeled as a disease. The predominant mental functioning of autistic spectrum disorders is distinct from the predominant mental mechanisms of children's psychoses. Physiopathological aspects of the brain have been mentioned and research has moved forward, but doubts have been raised and questions are yet to be answered, within the necessary articulation between psychodynamic understandig and biological findings. The synthesis of the therapeutic recommendations presented in the original article have been resumed
Descritores DECS:Transtorno Autístico
Transtornos Psicóticos
 -Desenvolvimento Infantil
 Deficiências do Desenvolvimento
 Relações Interpessoais
Limites:Humanos
Recém-Nascido
Criança
Descritores Psi Português:AUTISMO
PSICOSE INFANTIL
NEUROPSICANÁLISE
INTERAÇÃO SOCIAL
PSICOGÊNESE
Descritores Psi Inglês:AUTISM
CHILDHOOD PSYCHOSIS
NEUROPSYCHOANALYSIS
SOCIAL INTERACTION
PSYCHOGENESIS
Descritores Psi Espanhol:AUTISMO
PSICOSIS INFANTIL
INTERACIÓN SOCIAL
NEUROPSICOANÁLISIS
PSICOGÉNESIS
Responsável:BR1614.1 - Centro de Estudos, Atendimento e Pesquisa da Infancia e Adolescencia - CEAPIA.


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Id:53858
Autor:Berni, Ana Luiza Bittencourt; Silva, Fernanda Porto da; Amaral, Karla; Fuchs, Lisandra Cozzatti; David, Luciane Rombaldi.
Título:O grupo como aparelho para pensar os pensamentos: ferramenta ou ferra-mente / The group like the psychic apparatus of theory of thinking: tool (ferramenta) or fits the mind (ferra-mente).
Fonte:Publ. CEAPIA;26(26):110-121, 2017.
Resumo em português: O presente trabalho tem como objetivo refletir sobre as reuniões do grupo de psicoterapeutas do Setor Clínico do CEAPIA (Centro de Estudos, Atendimento e Pesquisa da Infância e da Adolescência) como uma ferramenta para pensar os pensamentos. Buscamos inicialmente percorrer o aporte teórico de Bion sobre a construção do aparelho psíquico, conceituar a supervisão e os movimentos que ocorrem dentro deste espaço de trocas somado a nossa experiência enquanto grupo. Através da exploração de um ato falho na construção deste artigo, concluímos que o movimento grupal oscila entre momentos em que é ferramenta para pensar os pensamentos e momentos em que ferra a mente dos integrantes do grupo. Salientamos que o grupo prevalece como ferramenta, o que faz com que nos mantenhamos coesos, unidos, produtivos e criativos
Resumo em inglês: This article presents a review of findings from meetings of a group of psychotherapists from the department of Corpo Clínico of CEAPIA (Centro de Estudos, Atendimento e Pesquisa da Infância e da Adolescência). The purpose of these meetings was to explore the tool known as "ferramenta". Ferramenta is a like tool, Bion's theory of thinking. First, we discussed the theoretical contribution of Wilfred Bion's construction of the psychic apparatus and its influence on the movement and collective supervision of the group adding to our experience. Throught the exploration of a failed act during the construction of this article, the group members concluded the discussions oscillated between moments of "ferramenta" and moments in it which fits the minds of the members of the group. We emphasize that the group prevails as a tool which makes us stay cohesive, productive and creative
Descritores DECS:Reunião
Psicoterapia
 -Diagnóstico
 Fóruns de Discussão
Limites:Humanos
Adulto
Descritores Psi Português:PSI EXPRESS
BION, WILFRED RUPRECHT, 1897-1979
GRUPOS
DINÃMICA DE GRUPO
SUPERVISÃO CLÍNICA
APRENDIZAGEM PELA EXPERIÊNCIA (BION)
Descritores Psi Inglês:BION, WILFRED RUPRECHT
GROUPS
GROUP DYNAMICS
CLINICAL SUPERVISION
LEARNING BY EXPERIENCE (BION)
Descritores Psi Espanhol:BION (WILFRED)
DINÁMICA DE GRUPO
GRUPOS
SUPERVISIÓN CLÍNICA
APRENDIZAJE POR EXPERIÊNCIA (BION)
Responsável:BR1614.1 - Centro de Estudos, Atendimento e Pesquisa da Infancia e Adolescencia - CEAPIA.


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Id:53857
Autor:Orengo, Letícia; Berni, Ana Luiza Bittencourt; Matos, Clarissa; Matte, Fernanda; Milagre, Paula Kern; Kreutz, Renata; Severino, Rosa Lúcia.
Título:Apadrinhamento afetivo: uma oportunidade de construção de novos vínculos / Foster parenting: an opportunity to build new bonding.
Fonte:Publ. CEAPIA;26(26):99-109, 2017.
Resumo em português: O presente trabalho tem como objetivo refletir sobre como o Apadrinhamento Afetivo pode proporcionar vivências emocionais construtivas e significativas para os envolvidos. Trata-se de um projeto que visa proporcionar a crianças e adolescentes abrigados - que não têm possibilidade de reintegração com a família de origem e que dificilmente serão adotados - o estabelecimento de vínculos afetivos e familiares fora das instituições de acolhimento. O Setor de Adoção do CEAPIA vem participando de parte deste projeto há três anos, com uma comissão de outros dois membros: o Instituto Amigo de Lucas e o Ministério Público do Estado do Rio Grande do Sul. Para atingir o propósito deste artigo, foi realizada uma revisão da literatura psicanalítica nos seguintes temas: desenvolvimento emocional, apego, vínculos afetivos e situações de vulnerabilidade. Foram consultados também artigos científicos e pesquisas relacionadas ao Apadrinhamento Afetivo
Resumo em inglês: The objective of the present study is to reflect on how Foster Parenting can provide constructive and meaningful emotional experiences for those involved. The Foster Parenting Project aims to provide sheltered children and adolescents - who have no possibility of reintegration with their origin family and will hardly be adopted - the establishment of affective and family bonds outside the host institutions. The CEAPIA Adoption Sector has been participating in this project for three years, in a Commission with two others members: the Instituto Amigo de Lucas and the Ministério Público do Estado do Rio Grande do Sul. In order to achieve the purpose of this article, it was made a review of the psychoanalytic literature on the following themes: emotional development, attachment, affective bonds and situations of vulnerability. Scientific articles and research related to Foster Parenting were also consulted
Limites:Humanos
Criança
Adolescente
Descritores Psi Português:PSI EXPRESS
ADOÇÃO (CRIANÇA)
CRIANÇA INSTITUCIONALIZADA
RELAÇÕES FAMILIARES
Descritores Psi Inglês:ADOPTION (CHILD)
CHILD INSTITUTIONALIZED
FAMILY RELATIONS
Descritores Psi Espanhol:ADOPCIÓN (NIÑO)
NIÑO INSTITUCIONALIZADO
RELACIONES FAMILIARES
Responsável:BR1614.1 - Centro de Estudos, Atendimento e Pesquisa da Infancia e Adolescencia - CEAPIA.


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Id:53856
Autor:Schmidt, Marília Bordin.
Título:Um discurso sem palavras: desafios no processo psicoterápico / A speech without words: challenges in the psychotherapeutic process.
Fonte:Publ. CEAPIA;26(26):89-98, 2017.
Resumo em português: A palavra é o principal instrumento do processo psicoterápico, e a sua ausência, o silêncio, merece igual atenção. Falar sobre o silêncio em psicoterapia é um desafio, pois é uma dificuldade técnica significativa. Este trabalho percorre desde a reflexão e teoria de Freud e Winnicott até autores contemporâneos como Anne Alvarez, Ferro, Nasio, Roussilon, entre outros, para colocar em palavras o entendimento de um caso clínico silencioso. O paciente referido é um púbere e estava há um ano em atendimento sem se comunicar pelo uso da palavra
Resumo em inglês: The world is the main instrument of the psychotherapeutic process, and its absence, silence, deserve equal attention. Talk about the silence in psychotherapy is a challenge as it is a significant thecnical difficulty. This work runs with reflection and theory of Freud and Winnicott to contemporary authors such as Anne Alvarez, Ferro, Nasio, Roussillon, among others, to put into words the understanding of a silent clinical case. That patient is a puber and was one year in attendance without communicating by speaking
Descritores DECS:Contratransferência (Psicologia)
Psicoterapia
 -Estudos de Casos
 Comunicação não Verbal
 Criança
Limites:Humanos
Masculino
Adolescente
Descritores Psi Português:PSI EXPRESS
SILÊNCIO
SETTING (PSICANÁLISE)
CASO CLÍNICO
CONTRATRANSFERÊNCIA
PSICOTERAPIA DA CRIANÇA
Descritores Psi Inglês:SILENCE
SETTING (PSYCHOANALYSIS)
CLINICAL CASE
CHILD PSYCHOTHERAPY
COUNTERTRANSFERENCE
Descritores Psi Espanhol:SILENCIO
SETTING (PSICOANÁLISIS)
CASO CLÍNICO
PSICOTERAPIA INFANTIL
CONTRATRANSFERENCIA
Responsável:BR1614.1 - Centro de Estudos, Atendimento e Pesquisa da Infancia e Adolescencia - CEAPIA.


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Id:53855
Autor:Milagre, Paula; Giaretta, Vanessa.
Título:Enrolados: uma visão psicanalítica sobre a versão de Rapunzel da Disney / Tangled: a psychoanalytical view about Disney's Rapunzel version.
Fonte:Publ. CEAPIA;26(26):75-88, 2017.
Resumo em português: O objetivo deste artigo é realizar uma leitura psicanalítica da animação da Disney Enrolados (2011), a qual é uma releitura do clássico conto Rapunzel. Isolada por sua mãe em uma torre, a adolescente Rapunzel com ela vive uma relação de dependência e, aprisionada no narcisismo materno, desenvolve-se alienada de sua própria história. As autoras entendem que o filme é uma produção rica para ilustrar fenômenos típicos da adolescência relacionados ao reordenamento simbólico, às identificações alienantes e aos processos de desidentificação, tão necéssários ao crescimento. Para tanto, cenas são descritas e compreendidas à luz do referencial de autores como Mahler, Peter Bloss, e Kancyper
Resumo em inglês: The goal of this article is accomplish a Psychoanalytical reading of Disney animation, Tangled (2011), whom is a rereading of classic tale Rapunzel. Isolated in a tower, with her mother, the adolescent Rapunzel lives with her a relationship of dependency, living imprisioned on maternal narcissism, and developing utterly allenated from her own history. The authors understanding that the movie is a rich production to exemplify typical phenomena of adolescence related to symbolic reordering, the alienation identifications, and desidentification process, necessary to growth. For this purpose, scenes are described and compreehended to the light of referential by authors such as Mahler, Peter Bloss, e Kancyper
Descritores DECS:Psicanálise
Adolescente
 -Literatura
Limites:Humanos
Adolescente
Descritores Psi Português:ADOLESCÊNCIA
DESIDENTIFICAÇÃO
IDENTIFICAÇÃO (PSICOLOGIA)
PERSONAGEM DE FICÇÃO
PSICANÁLISE E LITERATURA
Descritores Psi Inglês:ADOLESCENCE
UNIDENTIFICATION
IDENTIFICATION (PSYCHOLOGY)
PSYCHOANALYSIS AND LITERATURE
FICTIONAL PERSONAGE
Descritores Psi Espanhol:ADOLESCENCIA
DESIDENTIFICACIÓN
PSICOANÁLISIS Y LITERATURA
IDENTIFICACIÓN (PSICOLOGÍA)
PERSONAJE DE FICCIÓN
Responsável:BR1614.1 - Centro de Estudos, Atendimento e Pesquisa da Infancia e Adolescencia - CEAPIA.


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Id:53854
Autor:Krüger, Marília Santos.
Título:Adolescência e falhas na transicionalidade: a busca pela criação de espaço potencial no tratamento / Adolescence and transitionality failures: creating potential space in the treatment.
Fonte:Publ. CEAPIA;26(26):64-74, 2017.
Conferência:Apresentado em: Jornada Interna CEAPIA, Porto Alegre, 2016.
Resumo em inglês: The author approaches the topic of transitionality considering theoretical and technical points about it. The author presents two clinical cases of adolescent patients with failures in the constitution of a potencial space who deny the alterity in the relationships, suffering when they perceive the impossibility of keeping the objects under their omnipotent control. The article is primarily based on the theory of Donald Winnicott and seeks to reflect on the concepts of contemporary authors such as Daniel Kuperman and Thomas Ogden
Descritores DECS:Psicopatologia
Psicoterapia
 -Adolescente
 Estudos de Casos
 Fantasia
 Terapia da Realidade
Limites:Humanos
Adolescente
Descritores Psi Português:OBJETOS TRANSICIONAIS
ESPAÇO POTENCIAL
PSICOPATOLOGIA
ADOLESCÊNCIA
CASO CLÍNICO
ALTERIDADE
Descritores Psi Inglês:TRANSITIONAL OBJECTS
POTENTIAL SPACE
PSYCHOPATHOLOGY
ADOLESCENCE
CLINICAL CASE
ALTERITY
Descritores Psi Espanhol:OBJECTOS TRANSICIONALES
ESPACIO POTENCIAL
PSICOPATOLOGÍA
ADOLESCENCIA
CASO CLÍNICO
ALTERIDAD
Responsável:BR1614.1 - Centro de Estudos, Atendimento e Pesquisa da Infancia e Adolescencia - CEAPIA.


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Id:53853
Autor:Kayser, Tina Daniela; Lopez, Vanessa Beckenkamp.
Título:Os contos de fadas como método de projeções dos conflitos latentes em uma criança institucionalizada / Fairy tales and the projection of latent conflicts on one instititionalized child.
Fonte:Publ. CEAPIA;26(26):50-63, 2017.
Resumo em português: O artigo visa explorar a ocorrência de projeções de conflitos psíquicos da criança institucionalizada a partir do uso dos contos de fadas. Considerados como recurso para a psicoterapia com crianças, os contos possibilitam uma linguagem indireta entre o psicólogo e a criança. Para tanto, realizou-se um Estudo de Caso a partir da interação de uma criança institucionalizada com a narrativa de seis contos de fadas. Como resultados considera-se que a criança pode projetar conflitos e fantasias por intermédio das histórias ou até mesmo por alguns trechos delas. A ansiedade ficou evidente frente a temas como separação, ameaça do lobo e castração. logo, ao oferecer as histórias como um recurso lúdico e terapêutico, pode-se estar colaborando com a possível elaboração de conflitos internos, ao se reviver angústias e se buscar resolvê-las no papel dos personagens. A criança fala de si e o terapeuta pode conhecê-la com maior profundidade
Resumo em inglês: The article aims to explore the occurrence of psychic conflict projections of an institutionalized child from the use of fairy tales. Considered as resources for children psychoterapy, stories enable an indirect language between the psychologist and the child. For that, a Case Study was conducted, based on the interaction of an institutionalized child with the narrative of six fairy tales. As result, it is considered that the child can project conflicts and fantasies throught the stories or even some parts of them. The anxiety showed up evident regarded to subjects like separation, wolf threat and castration. Therefore, by offering stories as a playful and therapeutic resource, one can be collaborating with the possible elaboration of internal conflicts, when reviving anxieties and trying to solve them throught the role of the characters. The child speaks of oneself and the therapist can know it in further depht
Descritores DECS:Psicoterapia
Criança
Literatura
 -Projeção
 Estudos de Casos
 Fantasia
Limites:Humanos
Criança
Descritores Psi Português:CONTOS DE FADAS
PSICANÁLISE DA CRIANÇA
CRIANÇA INSTITUCIONALIZADA
CONFLITO PSÍQUICO
Descritores Psi Inglês:FAIRY TALES
CHILD PSYCHOANALISIS
CHILD INSTITUTIONALIZED
PSYCHIC CONFLICT
Descritores Psi Espanhol:CUENTO DE HADAS
PSICOANÁLISIS DEL NIÑO
NIÑO INSTITUCIONALIZADO
CONFLICTO PSIQUICO
Responsável:BR1614.1 - Centro de Estudos, Atendimento e Pesquisa da Infancia e Adolescencia - CEAPIA.


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Id:53852
Autor:Codorniz, Nicolle.
Título:O que a linguagem corporal revela? interações a partir da comunicação não verbal de crianças com dificuldades de socialização e conduta em atendimento ambientoterápico / What does body language reveal? interactions based on non-verbal communication of children with difficulty in socializing and in behaving during ambientotherapy care.
Fonte:Publ. CEAPIA;26(26):38-49, 2017.
Resumo em português: A linguagem corporal é a forma mais primitiva de comunicação na humanidade, fazendo parte de todas as culturas e relações interpessoais. A partir de um olhar psicanalítico, busca-se relacionar esse tipo de comunicação não verbal com a expressão do sofrimento psíquico por meio do corpo de pacientes com significativas dificuldades de conduta e socialização, sendo essa experiência realizada em atendimento na modalidade de ambientoterapia. Nesse artigo, o objetivo é elucidar o que perpassa o discurso verbal no setting terapêutico e refletir sobre o papel do analista nessa posição
Resumo em inglês: Body language is the most primitive form of communication in humanity as it is part of all cultures and interpersonal relationships. Based on psychoanalytical study this paper intends to relate this kind of non verbal communication with the expression of psychological distress throught the body of patients with major difficulties of conduct and socialization, and this experimente has took place in ambientotherapy attendance. In this article, the aim is to elucidate what runs through verbal speech in the therapeutic setting and to reflect on the role of the analyst on the attendance of these pacients in ambientotherapy
Descritores DECS:Comunicação não Verbal
 -Cinésica
 Socialização
 Comportamento
Limites:Humanos
Criança
Descritores Psi Português:LINGUAGEM CORPORAL
COMUNICAÇÃO NÃO-VERBAL
SOCIALIZAÇÃO
SETTING (PSICANÁLISE)
Descritores Psi Inglês:BODY LANGUAGE
NONVERBAL COMMUNICATION
SOCIALIZATION
SETTING (PSYCHOANALYSIS)
Descritores Psi Espanhol:LENGUAJE CORPORAL
COMUNICACIÓN NO VERBAL
SOCIALIZACIÓN
SETTING (PSICOANÁLISIS)
Responsável:BR1614.1 - Centro de Estudos, Atendimento e Pesquisa da Infancia e Adolescencia - CEAPIA.


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Id:53851
Autor:Azevedo, Elisa Cardoso.
Título:Da intrusão à retenção: a relação mãe-filho num contexto de encoprese / From intrusion to retention: the mother-child relationship in a context of encopresis.
Fonte:Publ. CEAPIA;26(26):27-37, 2017.
Resumo em português: Este trabalho tem por objetivo fazer uma psicodinâmica do caso de um menino de cinco anos com diagnóstico de encoprese. Para tanto, na introdução são abordados aspectos teóricos sobre o sintoma, um breve resumo sobre a história do paciente e um entendimento teórico-clínico, elaborado, principalmente, a partir das idéias de Sigmund Freud acerca do erotismo anal e também de artigos contemporâneos da literatura científica. Por fim, foram realizadas algumas considerações sobre o caso clínico ilustrado
Resumo em inglês: This work aims to do a psychodynamic understanding of the case of a five years old boy with a diagnosis of encopresis. For that, an introduction is made with theoretical aspects about the symptom, a brief summary about the patient's history and a theoreticalclinical understanding, elaborate mainly from the ideas of Sigmund Freud about anal eroticism and also contemporary articles os scientific literature. Finally, some considerations are made on the illustrated clinical case
Descritores DECS:Encoprese
 -Relações Mãe-Filho
 Defecação
Limites:Humanos
Masculino
Criança
Descritores Psi Português:INCONTINÊNCIA FECAL
RELAÇÕES MÃE-CRIANÇA
CRIANÇAS
EROTISMO ANAL
CASO CLÍNICO
Descritores Psi Inglês:FECAL INCONTINENCE
MOTHER CHILD RELATIONS
CHILDREN
CASE STUDY
Descritores Psi Espanhol:INCONTINENCIA FECAL
RELACIONES MADRE-NIÑO
NIÑOS
EROTISMO ANAL
ESTUDIO DE CASO
Responsável:BR1614.1 - Centro de Estudos, Atendimento e Pesquisa da Infancia e Adolescencia - CEAPIA.


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Id:53850
Autor:Gutfriend, Celso.
Título:Homenagem ao Psicanalista Victor Guerra.
Fonte:Publ. CEAPIA;26(26):25-26, 2017.
Descritores DECS:Linguagem Infantil
 -Relações Mãe-Filho
Limites:Humanos
Recém-Nascido
Descritores Psi Português:RELAÇÕES MÃE-CRIANÇA
PSICANÁLISE
Descritores Psi Inglês:MOTHER CHILD RELATIONS
PSYCHOANALYSIS
Descritores Psi Espanhol:RELACIONES MADRE-NIÑO
PSICOANÁLISIS
Responsável:BR1614.1 - Centro de Estudos, Atendimento e Pesquisa da Infancia e Adolescencia - CEAPIA.


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Id:53849
Autor:Escosteguy, Norma Utinguassu.
Título:Homenagem ao Psicanalista Victor Guerra: Artesania da nossa função como terapeutas da infância e da adolescência: incluindo neste conceito pais e famílias / Comentário do trabalho de Victor Guerra: el ritmo, la musicalidad comunicativa y la ley materna en la artesania de la subjetivación humana.
Fonte:Publ. CEAPIA;26(26):22-24, 2017.
Descritores DECS:Comunicação
 -Relações Mãe-Filho
Limites:Recém-Nascido
Descritores Psi Português:RELAÇÕES MÃE-CRIANÇA
COMUNICAÇÃO MÃE-CRIANÇA
SUBJETIVIDADE
Descritores Psi Inglês:MOTHER CHILD RELATIONS
MOTHER CHILD COMMUNICATIONS
SUBJECTIVITY
Descritores Psi Espanhol:RELACIONES MADRE-NIÑO
COMUNICACIÓN MADRE-NIÑO
SUBJETIVIDAD
Responsável:BR1614.1 - Centro de Estudos, Atendimento e Pesquisa da Infancia e Adolescencia - CEAPIA.


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Id:53848
Autor:Guerra, Victor.
Título:O ritmo, a musicalidade comunicativa e a lei materna na artesanis da subjetivação humana.
Fonte:Publ. CEAPIA;26(26):8-21, 2017.
Descritores DECS:Comunicação
 -Relações Mãe-Filho
Limites:Recém-Nascido
Descritores Psi Português:RELAÇÕES MÃE-CRIANÇA
COMUNICAÇÃO MÃE-CRIANÇA
SUBJETIVIDADE
Descritores Psi Inglês:MOTHER CHILD RELATIONS
MOTHER CHILD COMMUNICATION
SUBJECTIVITY
Descritores Psi Espanhol:RELACIONES MADRE-NIÑO
COMUNICACIÓN MADRE-NIÑO
SUBJETIVIDAD
Nota geral:Pesquisador da relação pais-bebê.
Responsável:BR1614.1 - Centro de Estudos, Atendimento e Pesquisa da Infancia e Adolescencia - CEAPIA.


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Id:52091
Autor:Santos, Marília Rodrigues.
Título:A cisão psíquica e a ampliação dos recursos internos: considerações a respeito do tratamento inicial de uma adolescente / The psychic split and the expansion of internal resources: thoughts about the initial treatment of a borderline adolescent.
Fonte:Publ. CEAPIA;25(25):149-161, 2016.
Resumo em português: Este trabalho reflete sobre o funcionamento psíquico de uma paciente adolescente limítrofe durante os primeiros meses de tratamento e aborda alguns aspectos importantes da ação terapêutica. A autora discute as características da cisão psíquica, os possíveis significados da automutilação e a fantasia da gravidez, articulando esses temas com a história de vida da paciente, principalmente com sua relação com a mãe. Além disso, a função terapêutica e o setting são abordados como importantes ações terapêuticas. O eixo teórico utilizado para compreender o caso baseia-se nos trabalhos de Freud, Klein, Bion e Winnicott, além de alguns autores contemporâneos
Resumo em inglês: This work reflects on the psychological functioning of a borderline adolescent patient during the first months of treatment and it covers some important aspects of the therapeutic action. The author discusses the characteristics of the psychic split, the possible meanings of self-harming and the pregnancy phantasy, linking these topics with the patient's life story, especially with her relationship with her mother. Furthermore, the therapeutic function and the setting are addressed as important therapeutic actions. The theoretical axis used to understand the case is based on the works of Freud, Klein, Bion and Winnicott, as well as some contemporary authors
Descritores DECS:Psiquiatria do Adolescente
Transtorno da Personalidade Borderline
 -Automutilação
 Gravidez na Adolescência
Limites:Humanos
Feminino
Adolescente
Descritores Psi Português:AUTOMUTILAÇÃO
ESTADOS LIMÍTROFES
PSICANÁLISE DO ADOLESCENTE
GRAVIDEZ NA ADOLESCÊNCIA
Descritores Psi Inglês:SELF MUTILATION
BORDERLINE STATES
ADOLESCENT PSYCHOANALYSIS
ADOLESCENT PREGNANCY
Descritores Psi Espanhol:AUTOMUTILACIÓN
ESTADOS LIMÍTROFE
PSICOANÁLISIS DEL ADOLESCENTE
ENBARAZO EN ADOLESCENCIA
Responsável:BR1614.1 - Centro de Estudos, Atendimento e Pesquisa da Infancia e Adolescencia - CEAPIA.


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Id:52090
Autor:Milman, Caroline.
Título:O humor e sua relação com o brincar / Humor and its relation to playing.
Fonte:Publ. CEAPIA;25(25):142-148, 2016.
Conferência:Apresentado em: Jornada do Instituto Bion, 11, s.l, set. 2015.
Resumo em português: Este artigo busca compreender o lugar do humor na condição humana e suas possíveis relações com o brincar. A partir de dois fragmentos clínicos, um com presença e outro com ausência de espaço para o humor, é realizado um breve desenvolvimento teórico sobre o brincar e sobre o humor na psicanálise. Considera-se que, apesar do humor ter íntima relação com o brincar, ele pode não ser necessariamente seu herdeiro direto, mas sim um elemento específico do brincar, que reflete uma boa capacidade de ego conquistado ao longo do amadurecimento emocional
Resumo em inglês: This article seeks to understand the place of humor in the human condition and its possible connections with playing. From two clinical fragments, one with and another without room for humor, it is made a brief theoretical development about playing and humor in psychoanalysis. It is considered that, despite humor being in close connection with playing, it may not be necessarily a direct heir, but rather one of playing's specific elements, that reflects a good ego capacity achieved throughout emotional maturity
Descritores DECS:Senso de Humor e Humor como Assunto
Psicanálise
 -Jogos e Brinquedos
Limites:Humanos
Descritores Psi Português:HUMOR
DESENVOLVIMENTO DO BRINCAR
Descritores Psi Inglês:HUMOR
CHILDWOOD PLAY DEVELOPMENT
Descritores Psi Espanhol:HUMOR
DESARROLLO PARA JUGAR
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Id:52089
Autor:Matte, Fernanda Marinho.
Título:Mrs. Monroe: refletindo sobre uma menina em busca de nome, afeto e reconhecimento / Mrs. Monroe: reflecting about a girl pursuit of name, affection and recognition.
Fonte:Publ. CEAPIA;25(25):129-141, 2016.
Resumo em português: Este trabalho discute as repercussões dos acontecimentos do início da vida de Marylin Monroe para com a mulher que ela se tornou. Utilizou-se dados biográficos reunidos por Anne Plantagenet (1972) e Norman Mailer (1973) em seus livros, assim como o referencial teórico de diversos autores de psicanálise, como Winnicott, Fraiberg, Bowlby e Bick para a compreensão e discussão sobre a história de Marylin Monroe
Resumo em inglês: This article discusses the impact of early events Marylin Monroe's life to the woman she became. Were used biographical data gathered by Anne Plantagenet (1972) and Norman Mailer (1973) in their books, as well as the theoretical framework of several authors of psychoanalysis, as Winnicott, Fraiberg, Bowlby and Bick, to the understanding and discussion of the history of Marylin Monroe
Descritores DECS:Teoria Psicanalítica
Criança Abandonada
 -Psicologia do Self
 Sexualidade
Limites:Humanos
Feminino
Descritores Psi Português:FALSO SELF
BIOGRAFIA
PAPEL DE ESPELHO
TEORIA PSICANALÍTICA
Indivíuo como Tema:Monroe, Marylin
Descritores Psi Inglês:FALSE SELF
BIOGRAPHY
MIRROR-ROLE
PSYCHOANALYTIC THEORY
Descritores Psi Espanhol:FALSO SELF
BIOGRAFÍA
PAPEL DEL ESPEJO
TEORIA PSICOANALITICA
Responsável:BR1614.1 - Centro de Estudos, Atendimento e Pesquisa da Infancia e Adolescencia - CEAPIA.


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Id:52088
Autor:Meira, Ana Cláudia S.
Título:A resistência no tratamento: uma presença indesejada? / Resistance in the treatment: unwanted presence?.
Fonte:Publ. CEAPIA;25(25):121-128, 2016.
Resumo em português: Este trabalho propõe uma reflexão acerca do conceito de resistência, a partir das idéias apresentadas por Freud em sua obra. É possível observar que, muitas vezes, na clínica, tem-se uma compreensão parcial deste fenômeno, apenas como um obstáculo ao tratamento. Além de reconhecer que a presença da resistência é inevitável e inerente ao processo, pretende-se mostrar que ela é também o indicador da proximidade de conteúdos inconsciente valiosos. Tal revisão pode levar a ampliar a forma de trabalhar as manifestações resistenciais ao paciente
Resumo em inglês: This paper proposes a reflection on the concept of resistance, from the ideas presented by Freud in his work. So many times, it's possible to see, in the clinic, a partial understanding of this phenomenon, only as an obstacle to treatment. In addition to recognizing that the presence of resistance is inevitable and inherent in the process, we intend to show that it is also the proximity indicator of valuable unconscious contents. Such a review, may lead to broaden the way of analyse the resistance'manifestations of the patient
Descritores DECS:Pacientes Desistentes do Tratamento
Psicoterapia
Limites:Humanos
Descritores Psi Português:RESISTÊNCIA
DESISTÊNCIA DO TRATAMENTO
FREUD, SIGMUND 1856-1939
TRANSFERÊNCIA PSICOTERAPÊUTICA
Descritores Psi Inglês:RESISTANCE
TREATMENT DROPOUTS
FREUD, SIGMUND 1856-1939
PSYCHOTHERAPEUTIC TRANSFERENCE
Descritores Psi Espanhol:RESISTENCIA
RESISTENCIA AL TRATAMIENTO
FREUD, SIGMUND 1856-1939
TRANSFERENCIA PSICOTERAPÉUTICA
Responsável:BR1614.1 - Centro de Estudos, Atendimento e Pesquisa da Infancia e Adolescencia - CEAPIA.


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Id:52087
Autor:Bettanin, Elisa; Zambrano, Elizabeth; Matte, Fernanda; Amaral, Karla; David, Luciane; pfeifer, Tássia.
Título:Preenchendo vazios e questionando enigmas: reflexões sobre o gênero / Filling blanks and questioning enigmas: reflections on gender.
Fonte:Publ. CEAPIA;25(25):110-120, 2016.
Resumo em português: Este trabalho partiu do interesse de um grupo de mulheres terapeutas em questionar a falta de estudos de gênero dentro das instituições de orientação psicanalítica. Apresentamos a diferença entre o conceito de gênero usado pela Medicina/Psicanálise e pelas Ciências Sociais, distinguindo conceitualmente sexo, gênero e sexualidade. Interrogamos a patologização das novas expressões de gênero e sexualidade e apontamos a necessidade de uma contextualização histórico-cultural para sua compreensão. Utilizamos vinhetas para mostrar as consequências que o desconhecimento desse conceito pode acarretar na clínica. Concluímos que a aceitação acrítica de posições teóricas que não dão conta da realidade atual, mantém a feminilidade num lugar de enigma. Propomos às mulheres terapeutas o desafio de repensar a teoria e preencher os vazios teóricos sobre o feminino
Resumo em inglês: This article has been originated from the interest of a group of female therapists, in questioning the lack of gender studies within the psychoanalytic oriented institutions. We present the difference between the concept of gender used by Medicine/Psychoanalysis and by the Social Sciences, conceptually distinguishing sex, gender and sexuality. We question the pathologization of new expressions of gender and sexuality an point towards the need of a cultural and historical conceptualization for a better comprehension of these factors. We present examples of situations experienced in the practice of psychotherapy to point out the consequences of which the lack of knowledge about these key concepts may lead to. The conclusion is that the uncritical acceptance of theoretical positions that do not account the current reality, keeps femininity still in the place of an enigma. We propose to female therapists the challenge of rethinking the theory and filling in the theoretical gaps on femininity
Descritores DECS:Feminilidade
Identidade de Gênero
Sexualidade
 -Formação de Conceito
 Psicanálise
Limites:Humanos
Feminino
Descritores Psi Português:IDENTIDADE DE GÊNERO
GÊNERO
FEMINILIDADE
FORMAÇÃO DE CONCEITO
Descritores Psi Inglês:GENDER IDENTITY
GENDER
FEMININITY
CONCEPT FORMATION
Descritores Psi Espanhol:IDENTIDAD DE GÉNERO
GÉNERO
FEMINIDAD
FORMACIÓN DE CONCEPTO
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Id:52086
Autor:Schmitz, Leticia.
Título:Um é pouco, dois é bom, três é demais (ou necessário)?: a dinâmica do tratamento de adolescentes / One is little, two good, three is too much (or necessary)?: the dynamics of treatment of teenagers.
Fonte:Publ. CEAPIA;25(25):97-109, 2016.
Resumo em português: O presente trabalho descreve o caso de um paciente adolescente, sua dinâmica familiar e aspectos que contribuíram para o tratamento ser realizado em conjunto com sua mãe. Tem como objetivo propor uma reflexão a respeito das abordagens psicoterápicas realizadas no tratamento de adolescentes
Resumo em inglês: This article describes the case of an adolescent patient, their family dynamics and aspects that contributed to the treatment be carried out together with his mother. Has as objective propose a reflection on the psychotherapeutic approaches performed in the treatment of adolescents
Descritores DECS:Psicoterapia
Psicologia do Adolescente
Adolescente
 -Relações Familiares
 Relações Mãe-Filho
Limites:Humanos
Adolescente
Descritores Psi Português:RELACÕES FAMILIARES
PSICOLOGIA DO ADOLESCENTE
SETTING (PSICANÁLISE)
ESTUDO DE CASO
TÉCNICAS PSICOTERAPÊUTICAS
Descritores Psi Inglês:FAMILY RELATIONS
ADOLESCENT PSYCHOLOGY
SETTING (PSYCHOANALYSIS)
CASE STUDY
PSYCHOTERAPEUTIC TECHNIQUES
Descritores Psi Espanhol:RELACIONES FAMILIARES
PSICOLOGÍA DEL ADOLESCENTE
SETTING (PSICOANÁLISIS)
ESTUDIO DE CASO
TÉCNICAS PSICOTERAPÉUTICAS
Responsável:BR1614.1 - Centro de Estudos, Atendimento e Pesquisa da Infancia e Adolescencia - CEAPIA.


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Id:52085
Autor:Axelrud, Renata Pechansky.
Título:Sonhando novas possibilidades: a propósito da separação dos pais como uma oportunidade de surgimento do terceiro / Dreaming on new possibilities: about the parents separation as an opportunity of a third's emergence.
Fonte:Publ. CEAPIA;25(25):88-96, 2016.
Resumo em português: Este trabalho se propõe a pensar nos possíveis efeitos da separação dos pais na vida de uma pré-adolescente. Tendo em vista a díade mãe-filha e a tríade mãe-pai-filha, se busca o entendimento da separação através do viés da conflitiva edípica e seus processos identificatórios. Sendo a adolescência a etapa do desenvolvimento psicossexual em que os conflitos edípicos são revisitados e resignificados, se propõe a separação dos pais como um novo elemento de triangulação. Utilizou-se o referencial psicanalítico para compreender este tema, com destaque para as idéias de Miriam Alizade, Françoise Dolto, Winnicott entre outros
Resumo em inglês: This article sets out to think about the possible effects of the parents separation on a prepubescent's life. Considering the mother-daughter dyad and the mother-father-daughter triad, this paper seeks to understand the separation through the bias of Oedipal conflictive and their identification. Considering adolescence as the stage of psychosexual development in which oedipal conflicts are revisited and reinterpreted, it proposes the parental separation as a new triangulation element. The psychoanalytical theory was used to support this topic, highlighting the ideias of Mirim Alizade, Françoise Dolto, Winnicottand otthers
Descritores DECS:Relações Familiares
Divórcio
 -Adolescente
 Psicanálise
Limites:Humanos
Adolescente
Descritores Psi Português:SEPARAÇÃO CONJUGAL
ADOLESCÊNCIA
COMPLEXO DE ÉDIPO
Descritores Psi Inglês:MARITAL SEPARATION
ADOLESCENCE
OEDIPAL COMPLEX
Descritores Psi Espanhol:SEPARACIÓN CONYUGAL
ADOLESCENCIA
COMPLEJO DE ÉDIPO
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Id:52084
Autor:David, Luciane Rombaldi.
Título:Existem mais cores entre o azul e o rosa: uma reflexão sobre identidade de gênero, natureza e cultura / There are more colors between blue and pink: a reflection about gender identity, nature and culture.
Fonte:Publ. CEAPIA;25(25):78-87, 2016.
Resumo em português: O presente artigo tem como objetivo refletir acerca da sexualidade, mais especificamente sobre a construção da identidade de gênero, a influência da natureza e da cultura sobre a mesma, tendo como referência psicanalistas e pensadores contemporâneos e tomando como ilustração um caso clínico. Conclui-se, por fim, que no caso clínico fica marcada a influência da cultura e dos pais na construção da identidade de gênero da paciente,corroborando com a depreensão de que o sexo biológico não necessariamente tem a ver com identidade de gênero, assim como o que uma pessoa aparenta não necessariamente tem a ver com sua escolha de objeto. A dicotomia heteronormativa não basta para abarcarmos e entendermos a diversidade e ambiguidade de escolhas e desejos, sendo nosso dever enquanto psicoterapeutas pensar estas diversidades
Resumo em inglês: This article aims to reflect about sexuality, more specifically about the construction of gender identity, the influence of nature and culture of the same, having as reference psychoanalysts and contemporary thinkers and taking as illustration a case . It is concluded, finally, that the clinical case is marked the impact of culture and parents in the construction of patient's gender identity, corroborating for the understanding that the biological sex does not necessarily has to do with the gender identity, as well as what a person looks like does not necessarily has to do with your choice of object. The heteronormative dichotomy is not enough to encompass and understand the diversity and ambiguity of choices and desires being our duty as psychotherapists think these diversities
Descritores DECS:Identidade de Gênero
Sexualidade
 -Natureza
 Cultura
 Masculinidade
 Feminilidade
Limites:Humanos
Descritores Psi Português:IDENTIDADE DE GÊNERO
SEXUALIDADE
GENÊRO
ESTUDO DE CASO
Descritores Psi Inglês:GENDER IDENTITY
SEXUALITY
GENDER
CASE STUDY
Descritores Psi Espanhol:IDENTIDAD DE GÉNERO
SEXUALIDAD
GÉNDER
ESTUDIO DE CASO
Responsável:BR1614.1 - Centro de Estudos, Atendimento e Pesquisa da Infancia e Adolescencia - CEAPIA.


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Id:52083
Autor:Cervo, Gisele Milman.
Título:Estratégias defensivas na adolescência diante de falhas ambientais continuadas / Defense mechanisms in adolescence in response to continued environmental.
Fonte:Publ. CEAPIA;25(25):65-77, 2016.
Resumo em português: Este trabalho versa sobre as possibilidades de construção do self de um adolescente de cerca de 20 anos diante das falhas ambientais no processo de separação-individuação (Margaret Mahler) e no segundo processo de individuação (Peter Blos). São abordados os conceitos de "medo do colapso", de Winnicott (1963/1994), e a "posição fóbica central", de André Green (2000) para dar conta do tipo de defesa do paciente na adolescência final. Também é feita uma associação entre as defesas empregadas pelo paciente e uma estratégia defensiva adotada pela civilização Inca
Resumo em inglês: This essay analyses the self-construction of a 20 years old adolescent in response to environmental failures during the separation-individuation process (Margaret Mahler) and the second individuation process (Peter Blos). The concepts of "breakdown"(Winnicott, 1963/1994) and "central fobic position" (Green, 2000) are examined to understand the defense mechanisms the patient uses during the adolescence
Descritores DECS:Adolescente
Individuação
 -Psicoterapia
 Estudos de Casos
Limites:Humanos
Adolescente
Descritores Psi Português:ADOLESCÊNCIA
SEPARAÇÃO-INDIVIDUAÇÃO
PSICANÁLISE DO ADOLESCENTE
MECANISMOS DE DEFESA
Descritores Psi Inglês:ADOLESCENCE
SEPARATION INDIVIDUATION
ADOLESCENT PSYCHOANALYSIS
DEFENSE MECHANISMS
Descritores Psi Espanhol:ADOLESCENCIA
SEPARACÍON-INDIVIDUALIZACIÓN
PSICOANÁLISIS DEL ADOLESCENTE
MECANISMOS DE DEFESA
Responsável:BR1614.1 - Centro de Estudos, Atendimento e Pesquisa da Infancia e Adolescencia - CEAPIA.


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Id:52082
Autor:Coradini, Luiza Cantarelli.
Título:De pequeno príncipe a Maquiavel: os caminhos da contratransferência / From the little prince to Machiavelli: the paths of countertransference.
Fonte:Publ. CEAPIA;25(25):48-64, 2016.
Resumo em português: No presente trabalho, é apresentado o desenvolvimento teórico que fundamenta a idéia de que a contratransferência pode ser utilizada, pelo terapeuta, como importante recurso para a compreensão do paciente e, também, como um guia do processo analítico. Para tanto, é utilizado um caso clínico, a fim de ilustrar a construção teórica sobre a contratransferência. O objetivo é buscar entender de que forma o impacto da contratransferência pode auxiliar o processo analítico. A inquietude que gerou o trabalho tem sua origem no surpreendente movimento contratransferencial, no decorrer de todo o tratamento relatado, marcado pela intensidade e a forma como tais vivências contratransferenciais com as quais o terapeuta entra em contato são um meio privilegiado para o desvelar de tais conteúdos
Resumo em inglês: In this study is presented the theoretical development that underlies the ideia that countertransference can be used by the therapist as an important resource to understand the patient and also as a guide of the analytical process. Therefore, it is used a single clinical case to illustrate this theoretical construct about countertransference. It has the objective of understanding how the impact of countertransference can determine the analytic process. The concern that generated this study has its origin in the countertransference moviment during the entire treatment reported, marked by the intensity and the way these experiences became present in the therapist. The study concludes that what can not be expressed verbally by the patient, it can be communicated in another way and the countertransference livings in which the therapist can get it touch are a privileged mean to unveil such content
Descritores DECS:Contratransferência (Psicologia)
Transferência (Psicologia)
 -Estudos de Casos
 Psicanálise
Limites:Humanos
Descritores Psi Português:CONTRATRANFERÊNCIA
TRANSFERÊNCIA PSICOTERAPÉUTICA
PSICANÁLISE
Descritores Psi Inglês:COUNTERTRANSFERENCE
PSYCHOTHERAPEUTIC TRANSFERENCE
PSYCHOANALYSIS
Descritores Psi Espanhol:CONTRATRANSFERENCE
TRANSFERENCIA PSICOTERAPÉUTICA
PSICOANÁLISIS
Responsável:BR1614.1 - Centro de Estudos, Atendimento e Pesquisa da Infancia e Adolescencia - CEAPIA.


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Id:52081
Autor:Gonçalves, Juliana Garofalo.
Título:Quando as fadas são más: o papel do terapeuta na construção de uma nova história / When like fairies are bad: the therapist's role in building a new story.
Fonte:Publ. CEAPIA;25(25):38-47, 2016.
Resumo em português: O presente artigo propõe refletir sobre o papel do terapeuta. Aborda os contos de fadas, assunto muito presente na psicoterapia da paciente e também a dificuldade de cuidados da mãe com a menina. Para a construção teórica foram utilizados autores como Winnicott, Ferro, Bettelheim, Corso & Corso, entre outros
Resumo em inglês: This article proposes to reflect on the therapist's role. Discusses fairy tales very present in the patient psicoterapy, and also the mother's care of difficulty with the girl. For the theoretical construction were used authors such as Winnicott, Ferro, Bettelheim, Corso & Corso, and others
Descritores DECS:Relações Familiares
Terapia Psicanalítica
 -Fantasia
 Criança
Limites:Humanos
Criança
Descritores Psi Português:CONTOS DE FADAS
TERAPEUTAS
PSICOTERAPIA DA CRIANÇA
IMAGINACÃO INFANTIL
Descritores Psi Inglês:FAIRY TALES
THERAPISTS
CHILD PSYCHOTHERAPY
CHILDREN'S IMAGINATION
Descritores Psi Espanhol:CUENTO DE HADAS
TERAPÉUTAS
PSICOTERAPIA INFANTIL
IMAGINACÍON INFANTIL
Responsável:BR1614.1 - Centro de Estudos, Atendimento e Pesquisa da Infancia e Adolescencia - CEAPIA.



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