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Pesquisa : PSICOPEDAGOGIA (Todos os anos)
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PSI Express
Id:40763
Autor:Rodrigues, Vanusa dos Reis Coêlho.
Título:O psicopedagogo nas organizações: a aprendizagem como estratégia competitiva / The psychopedagogists inside the enterprises: learning as a competitive strategy
Fonte:Psicopedag;29(90):356-362, 2012
Resumo em português: Mudanças importantes ocorrem no mundo dos negócios continuamente. Gestores e colaboradores devem estar preparados para essas mudanças, aprimorando, cada vez mais, seus conhecimentos, habilidades e competências, para atuar em um ambiente de negócios diferente e complexo. Dentro desse contexto, a aprendizagem torna-se uma grande vantagem competitiva para a corporação que pretende potencializar os pontos fortes e as oportunidades, neutralizando suas ameaças e pontos fracos. A aquisição de conhecimento está visivelmente atrelada ao processo de aprendizagem e é muito mais do que a simples acumulação de dados e informações. Ponderar a relação entre conhecimento e aprendizagem é também enfatizar os diversos tipos de conhecimento necessários em situações de trabalho, bem como a variedade de modos e níveis de aprendizagem. Portanto, o processo de aprendizagem deixou de ser uma preocupação exclusiva do âmbito acadêmico e passou a ser uma preocupação das empresas mais competitivas. Desse modo, este estudo tem o objetivo de refletir sobre a aprendizagem como estratégia competitiva, assim como, a posição do psicopedagogo dentro desse contexto.(AU)
Resumo em inglês: Important changes occur continuously in business world. Managers and employees should be prepared for these changes, constantly improving their knowledge, skills and abilities to work in a business environment different and complex. Within this context, learning becomes a major competitive advantage for the corporation that intends to leverage their strengths and opportunities, and to neutralize their threats and points of weakness. The acquisition of knowledge is clearly linked to the learning process and is much more than a mere accumulation of data and information. To ponderate the relationship between knowledge and learning is also to emphasize the different types of knowledge needed in business situations, as well as a variety of modes and levels of learning. Therefore, the learning process is no longer an exclusive concern of the academic scope and became a concern of the most competitive corporations. Thus, this study aims to reflect about learning as a competitive strategy, as well as the position of psychopedagogists within this context.(AU)
Descritores DECS:BIREME
Descritores Psi Português:PSI EXPRESS
Meio Eletrônico:http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-84862012000300009


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PSI Express
Id:40762
Autor:Silva, Sandra Coelho Barreto; Mendes, Mônica Hoehne.
Título:Dinâmicas, jogos e vivências: ferramentas úteis na (re)construção psicopedagógica do ambiente educacional / Dynamics, games and experiences: useful tools in psychopedagogical (re) construction of educational environment
Fonte:Psicopedag;29(90):340-355, 2012
Resumo em português: Este artigo se predispôs a apontar a relevância dos jogos, dinâmicas e vivências, geralmente utilizados pela área de recursos humanos, como ferramentas adaptáveis ao campo da educação e úteis na intervenção psicopedagógica institucional. Além disso, foram abordados a importância do bom ambiente de trabalho e o papel do psicopedagogo institucional na gestão de conflitos. A realização do trabalho deu-se por meio de um levantamento bibliográfico referente a alguns conceitos relacionados à área de recursos humanos que poderiam servir de auxílio ao trabalho do psicopedagogo institucional, como diversidade das pessoas, motivação e conflitos. Autores como Gramigna, Chiavenato e Robbins serviram como base para o referencial teórico deste estudo, possibilitando um enriquecimento de informações para a área psicopedagógica. Com fundamento nos conceitos analisados optou-se pela linha de trabalho que trata das técnicas vivenciais como uma abordagem mais satisfatória de intervenção, visando aproveitar o lado positivo das situações de conflito e alcançar as mudanças desejadas. Após a realização do levantamento chegou-se à conclusão que, tanto as dinâmicas, como os jogos e as vivências, quando bem elaborados e aplicados, são atividades que propiciam resgate do lúdico e que, portanto, permitem maior espontaneidade, resultando em maior envolvimento com os objetivos propostos.(AU)
Resumo em inglês: This article was predisposed to point out the importance of the games, dynamics and experiences, often used by human resources, as adaptable tools to the educational field and useful in pedagogical institutional intervention. Moreover, we addressed the importance of a good working environment and the role of institutional psychopedagogists in conflict management. This paper happened through a survey regarding some theoretical concepts related to human resources which could aid the psychopedagogists, concepts such as diversity of people, motivation and conflicts. Authors like Gramigna, Chiavenato and Robbins based the theoretical framework of this study allowing information enrichment for the educational area. Based on the concepts discussed, the line of work that addresses the experiential techniques as a more satisfactory approach to intervention, was chosen to show the advantage of the conflict positive sides and achieve the desired changes. After conducting the survey it came to the conclusion that the dynamics, games and experiences, when properly developed and applied, are activities that provide a ransom of playful and therefore allow greater spontaneity resulting in greater involvement with the proposed objectives.(AU)
Descritores DECS:BIREME
Descritores Psi Português:PSI EXPRESS
Meio Eletrônico:http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-84862012000300008


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Id:40761
Autor:Fonseca, Maria Fernanda Batista Coelho da; Muszkat, Mauro; Rizutti, Sueli.
Título:Transtorno do déficit de atenção e hiperatividade na escola: mediação psicopedagógica / Attention deficit/hyperactivity disorder at school: mediation psychopedagogical
Fonte:Psicopedag;29(90):330-339, 2012
Resumo em português: O estudo apresenta um caso de mediação psicopedagógica para diagnóstico de Transtorno do Déficit de Atenção/Hiperatividade (TDAH), tratamento, orientação na escola, família, e com a criança. A criança foi encaminhada pela psicopedagoga para avaliação interdisciplinar dos aspectos psicopedagógicos, neuropsicológico, neuropediátrico, psiquiátrico e familiar. A queixa da escola e da mãe era de que a criança estava agressiva, opositora, recusava-se a fazer as atividades, provocava confusões em casa e na sala de aula, era desorganizada, sem cuidado com seus pertences pessoais, não conseguia manter amizades e não demonstrava interesse pelas lições. Foi tratada com medicação metilfenidato, com melhora imediata da impulsividade e desatenção. Foram aplicados testes neuropsicológicos, psicopedagógicos, escalas de comportamento, antes e após o tratamento medicamentoso. Após o tratamento e as intervenções, foi verificada grande melhora no comportamento, na aprendizagem e nas relações pessoais. Os resultados nos testes foram para melhor; em relação à aprendizagem, foi possível verificar uma dificuldade fonológica do processo de alfabetização, que antes não foi constatado devido a sua recusa. A psicopedagoga fez orientação na escola e soube na ocasião que a criança frequentava o reforço escolar na escola, com conteúdo mais relacionado à matéria atual, assim foi realizada orientação para que fosse trabalhado o processo de alfabetização com ênfase nos aspectos fonológicos devido às dificuldades apresentadas na escrita e na leitura. A relação Saúde e Educação trouxe perspectivas e intervenções importantes na vida escolar, demonstrando que é possível mudar o comportamento e a qualidade da aprendizagem de crianças com diagnóstico de TDAH.(AU)
Resumo em inglês: The study presents a case of psycho-pedagogical mediation to the Attention Deficit/Hyperactivity Disorder diagnoses, treatment, and school/family/child guidance. The child was referred by the psycho-pedagogue to the interdisciplinary evaluation of the psycho-pedagogical, neuropsychological, neuropediatrician, psychiatric and familiar aspects. The school and mother's complain was that the child was aggressive, objector, declining to do the activities, troublemaker at home and at school, disorganized, careless with his/her personal belongs, difficulty in keeping friends and not interested in classes. The child was treated with methylphenidate, with a prompt impulsivity and neglect improvement. Neuropsychological and psychiatric tests have been applied, behavior scales, before and after the drug treatment. After the treatment and the interventions, a great behavior improvement was verified, as in the learning process and in the social relations. The tests results were for better, concerning to the learning process, it was possible to realize a phonologic difficulty, which was not identified previously due to the refusal. During the scholar guidance, the psycho-pedagogue noted that the child was taking tutoring classes at school, with a content related to the current subject, and so it was advised that the literacy ability should be worked with a focus on the phonologic aspects due to the difficulties showed in the writing and reading skills. The Health-Education relation brought out important prospects and interventions in the scholar life, showing that it is possible to change the behavior and the quality of learning in children with ADHD.(AU)
Descritores DECS:BIREME
Descritores Psi Português:PSI EXPRESS
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Id:40760
Autor:Peres, Vannúzia Leal Andrade; Martins, Luiz Roberto Rodrigues.
Título:A produção subjetiva da violência nas escolas: indicador de sentido para avaliação e desenvolvimento de política educacional / The subjective production of school violence: direction indicator for evaluation and development of educational policy
Fonte:Psicopedag;29(90):320-329, 2012
Resumo em português: Os autores fazem uma reflexão sobre a produção subjetiva da violência nas escolas, sabidamente envolvida, de forma recursiva e contraditória, com a subjetividade social. Orientados pela Epistemologia Qualitativa analisam informações construídas no estágio básico de alunos de psicologia escolar da Pontifícia Universidade Católica de Goiás e, como resultado, apresentam o indicador de que as políticas públicas, para serem efetivas, precisam responder às necessidades singulares da escola e serem inseridas em uma ética da responsabilidade, isto é, provocarem o respeito às diferenças e a participação ativa dos sujeitos nos seus processos de aprendizagem e de desenvolvimento.(AU)
Resumo em inglês: The authors make a reflection about the subjective production of school violence, knowingly involved, recursively and contradictory, with social subjectivity. Guided by Qualitative Epistemology analyze information built into the Basic Training of pupils of school psychology of the Pontifícia Universidade Católica de Goiás, and as a result have the indicator that public policies, to be effective, need to respond to the unique needs of the school and be inserted in an ethic of responsibility, that is, cause the respect for differences and the active participation of the subjects in their learning and development processes.(AU)
Descritores DECS:BIREME
Descritores Psi Português:PSI EXPRESS
Meio Eletrônico:http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-84862012000300006


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Id:40759
Autor:Santos, Jane Nogueira dos; Martins, Magali Marques Macêdo; Motta, Maria do Carmo dos Santos; Oliveira, Rosa Maria Maia de; Andrade, Márcia Siqueira de.
Título:Estudo comparativo sobre a formação em psicopedagogia em três países: Argentina, Brasil e Espanha / Comparative study on the formation in Psychopedagogy in three countries: Brazil, Argentine and Spain
Fonte:Psicopedag;29(90):313-319, 2012 ilus
Resumo em português: OBJETIVO: Apresentar estudo comparativo sobre a formação em Psicopedagogia em três países: Brasil, Argentina e Espanha. MÉTODO: Análise de amostra composta por 12 cursos de graduação em Psicopedagogia, quatro cursos de cada um dos três países. Os critérios utilizados para a comparação foram: perfil profissional, duração do curso e análise das grades curriculares. As disciplinas que compunham as grades curriculares foram divididas por subáreas do conhecimento: educação, saúde, social, psicologia e psicopedagogia. RESULTADOS: Os resultados indicam que, mesmo havendo variação na ênfase das disciplinas que compõem a grade curricular, a formação oferecida é semelhante entre os países analisados. CONCLUSÃO: A formação do psicopedagogo nesses países busca garantir um corpo de conhecimento que garanta uma atuação seja na área da saúde mental, seja na área escolar.(AU)
Resumo em inglês: PURPOSE: To present a comparative study on training in Psychopedagogy in three countries: Brazil, Argentine and Spain. METHODS: A sample of twelve undergraduate degrees in Psychopedagogy, four courses in each of the three countries was analyzed. The criteria used in the comparison were: professional profile, duration of the course and review of curricula. The disciplines that made up the curriculum were divided into sub-areas of knowledge: education, health, social psychology and psychopedagogy. RESULTS: The results indicate that even with a variation in the emphasis of the disciplines that make up the curriculum, the training offered is similar among the countries analyzed. CONCLUSION: The formation of psychopedagogists these countries seeks to ensure a body of knowledge that ensures performance is in the area of mental health, whether in school.(AU)
Descritores DECS:BIREME
Descritores Psi Português:PSI EXPRESS
Meio Eletrônico:http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-84862012000300005


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Id:40758
Autor:Ricardo, Lorena Santos; Rossetti, Claudia Broetto.
Título:Inclusão: um enfoque piagetiano sobre as relações de amizade no contexto escolar / Inclusion: a piagetian approach about friendship in the school context
Fonte:Psicopedag;29(90):301-312, 2012 tab
Resumo em português: Objetivou-se investigar se há diferença no conceito de amizade, no respeito às diferenças e nos relacionamentos entre pares no contexto escolar, entre 17 crianças que estudam com um autista em classe inclusiva (CI) e 17 que estudam em classe não-inclusiva (CNI), todas com idade entre 7-8 anos. Para a coleta de dados foram criados catorze cartões com desenhos de crianças em diversas situações, para que cada participante indicasse se aquelas crianças poderiam ou não ser amigas. Também foi utilizado um roteiro de entrevista baseado no método clínico Piagetiano. A maioria dos participantes define "amizade" e percebe o diferente de forma semelhante, embora os alunos da CI pareçam mais dispostos a respeitar e se relacionar com estes. Os dados apontam para a necessidade de incentivo à amizade e ao respeito às diferenças no contexto escolar, uma vez que isso contribui para o desenvolvimento social das crianças.(AU)
Resumo em inglês: This study investigated, whether there are differences in the concept of friendship, respect for differences and relationships in the school among 17 children studying in inclusive class (IC) with an autistic child and 17 studying in a not inclusive class (NIC). All students are aged 7 to 8 years old. To collect the data were made fourteen cards showing pictures of children in various situations fort the participants to indicate whether or not those children could be friends. Also, an interview guide based on the piagetian clinical method. Most of the participants defined "friendship" and perceive the different similarities. Although IC students seem to be more willing to respect and to relate to those who are seen as different. The data point to the need to encourage friendship and respect for differences in the school context, since it contributes to the social development of children.(AU)
Descritores DECS:BIREME
Descritores Psi Português:PSI EXPRESS
Meio Eletrônico:http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-84862012000300004


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Id:40757
Autor:Gomes, Renata Trefiglio Mendes; Mello, Claudia Berlim de; Cardoso, Thiago da Silva Gusmão; Feldberg, Silvia Cristina de Freitas; Muszkat, Mauro; Bueno, Orlando Francisco Amodeo.
Título:Protocolo psicopedagógico de avaliação interdisciplinar de crianças com lesão cerebral / Psychopedagogic protocol assessment interdisciplinary of children with brain injury
Fonte:Psicopedag;29(90):290-300, 2012
Resumo em português: O objetivo deste trabalho foi descrever os procedimentos de atendimento no Ambulatório de Neuroplasticidade do Núcleo de Atendimento Neuropsicológico Infantil Interdisciplinar (NANI), com foco no detalhamento do protocolo psicopedagógico de avaliação. Para isso, foi realizada descrição dos procedimentos de atendimento, do protocolo psicopedagógico de avaliação e o perfil dos usuários atendidos no ano de 2011, a fim de explicitar como se deu a atuação psicopedagógica nesse contexto. Os indivíduos foram submetidos a anamnese, avaliação neuropsicológica, avaliação terapêutica-ocupacional, exame neurológico e avaliação psicopedagógica. Os resultados da avaliação psicopedagógica foram: 25 por cento realizavam leitura ortográfica, 25 por cento leitura alfabética e 50 por cento leitura logográfica. O nível de escrita na qual se encontravam foi: 63 por cento no nível alfabético e 37 por cento no nível pré-silábico. No domínio matemático, 63 por cento tinham consolidado o sistema de numeração decimal e realizavam operações aritméticas de adição e subtração, enquanto que os outros 37 por cento não dominavam ainda esse conceito. O protocolo mostrou-se sensível e eficaz na avaliação de sujeitos com lesão cerebral, uma vez que propõe a avaliação de questões relacionadas a linguagem, escrita, leitura, matemática e aspectos comportamentais.(AU)
Resumo em inglês: The objective of this article was to describe the procedures used in attendance of children and adolescents with brain injury in the clinic of neuroplasticidade of the Núcleo de Atendimento Neuropsicológico Infantil Interdisciplinar (NANI), focusing on detailing the psychopedagogical procedures of evaluation. For that, it has been held the description of attendance procedures, of the psychopedagogical protocol of evaluation and the profile of the users served in the year of 2011, willing to demonstrate how the psychopedagogical acting has happened in this context. The individuals have gone through anamnesis, neuropsychological evaluation, occupational therapy, neurological exam and psychopedagogical evaluation. The results of the psychopedagogical evaluation were: 25 percent did orthographic reading, 25 percent alphabetical reading and 50 percent logographic reading. Their level of writing was: 63 percent in alphabetical level and 37 percent in pre syllabic level. As for mathematical domain, 63 percent had the decimal numbering system consolidated and performed arithmetic operations of addition and subtraction, while 37 percent have not yet had the domain of the concept. The protocol was sensitive and effective in the evaluation of subjects with brain injury, once it proposes the evaluation of matters of language, writing, reading, mathematics and behavior aspects.(AU)
Descritores DECS:BIREME
Descritores Psi Português:PSI EXPRESS
Meio Eletrônico:http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-84862012000300003


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Id:40756
Autor:Pereira, Ana Paula Prust; León, Camila Barbosa Riccardi; Dias, Natália Martins; Seabra, Alessandra Gotuzo.
Título:Avaliação de crianças pré-escolares: relação entre testes de funções executivas e indicadores de desatenção e hiperatividade / Assessment of preschool children: relation between executive functions tests and inattention and hyperactivity indicators
Fonte:Psicopedag;29(90):279-289, 2012 ilus, tab
Resumo em português: Funções executivas (FE) referem-se às habilidades necessárias para planejar, iniciar, realizar e monitorar comportamentos intencionais. Incluem inibição, memória de trabalho, flexibilidade cognitiva, atenção seletiva, planejamento e organização e, de forma geral, são habilidades fundamentais à aprendizagem e ao comportamento autorregulado. As FE podem estar comprometidas em alguns distúrbios do desenvolvimento, como o Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade. Perante esse panorama e pautando-se na crescente ênfase da literatura sobre a importância da avaliação precoce, esta pesquisa investigou as relações entre desempenho em testes de funções executivas e indicadores de desatenção e hiperatividade em crianças pré-escolares de amostra não-clínica. Participaram 85 crianças de uma escola municipal de Educação Infantil da Grande SP, com idades entre quatro e seis anos, avaliadas no Teste de Trilhas para pré-escolares (TT-PE) e no Teste de Atenção por Cancelamento (TAC). Pais e professores responderam à SNAP-IV. As crianças com maiores índices de desatenção e hiperatividade, conforme relato dos pais, tenderam a apresentar piores desempenhos no TAC e aquelas com maiores índices de desatenção e hiperatividade, conforme relato dos professores, tenderam a apresentar piores desempenhos em diversas medidas do TAC e TT-PE. As relações entre desempenho nos testes e indicadores desatenção e hiperatividade tenderam a ser mais consistentes quando consideradas as respostas dos professores do que as dos pais. O estudo evidenciou que as relações entre desempenho em testes de FE e indicadores de desatenção e hiperatividade podem ser observadas desde idades precoces, em amostras não-clínicas, contribuindo para a discussão sobre avaliação e identificação precoce.(AU)
Resumo em inglês: Executive functions (EF) refer to the skills needed to plan, initiate, implement and monitor intentional conduct. They include inhibition, working memory, cognitive flexibility, selective attention, planning and organization and, in general, are fundamental skills to learning and self-regulated behavior. EF may be compromised in some developmental disorders, such as Attention Deficit Disorder and Hyperactivity. Before this background and based on the increasing emphasis in the literature on the importance of early evaluation, this study investigated the relationship between performance in executive functions tests and inattention and hyperactivity indicators in preschool children of a non-clinical sample. A total of 85 children of a kindergarten public school from the state of SP, aged four and six years, were assessed at Trial Making Test for Preschoolers (TT-PE) and Attention Test for Cancellation (TAC). Parents and teachers were asked to answer SNAP-IV. Children with higher levels of inattention and hyperactivity, as reported by their parents, tended to have worse performance in TAC, and those with higher levels of inattention and hyperactivity, as reported teachers, tended to have worse performance on several measures of TAC and TT-PE. The relationship between test performance and indicators inattention and hyperactivity tended to be more consistent when considering the responses of teachers, instead of the parents' ones. The study showed that the relationship between performance on EF tests and indicators of inattention and hyperactivity can be observed from early ages, in nonclinical samples, contributing to the discussion on assessment and early identification.(AU)
Descritores DECS:BIREME
Descritores Psi Português:PSI EXPRESS
Meio Eletrônico:http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-84862012000300002


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PSI Express
Id:39276
Autor:Miranda, Mônica Carolina.
Título:Processamento sensorial na criança com TDAH: uma revisão da literatura / Sensory processing in children with ADHD: a revision of the literature
Fonte:Psicopedag;29(89):256-268, 2012 ilus
Resumo em português: Estruturada a partir da interação com o ambiente, a aprendizagem depende da integridade do processamento sensorial, relacionado à função neurológica de organizar e processar as informações sensoriais do corpo e do ambiente, produzindo respostas adaptativas adequadas. Dificuldades do processamento sensorial podem desencadear comprometimentos tanto no desempenho motor e comportamental, como também na aprendizagem. São poucos os estudos sobre a dimensão sensório-motora no transtorno de déficit de atenção e hiperatividade (TDAH), sendo ainda mais escassos os estudos sobre a relação entre o processamento sensorial e os sintomas comportamentais do TDAH. Esta revisão de literatura busca caracterizar os principais aspectos do processamento sensorial e do TDAH, bem como a relação entre essas dimensões. Procura, também, discutir e contribuir na compreensão do papel do processamento sensorial na produção das respostas comportamentais e no processo de aprendizagem, assim como sua possível contribuição na sintomatologia presente no TDAH, apontando para a importância de uma abordagem multidimensional para o quadro do TDAH na infância.(AU)
Resumo em inglês: Structured by the interaction with the environment, the learning process depends on integrity of Sensory Processing related to neurological function that organizes and processes sensory information from one's body and the environment, in order to produce appropriate functional responses. Sensory Processing Difficulties may lead to impairments in motor and behavioral performance, but also in the learning. There are few studies about sensorimotor dimension in ADHD, and the studies about the relationship between sensory processing and behavioral symptomatology of ADHD are even poorer. This literature review attempts to characterize the main aspects of Sensory Processing and of ADHD, as well as the relationship between these dimensions. It also attempts to discuss and contribute to the understanding of the role of Sensory Processing in behavioral responses and in the learning process, as well as its possible contribution to symptomatology present in ADHD, indicating the importance of a multidimensional approach to ADHD framework in childhood.(AU)
Descritores DECS:BIREME
Descritores Psi Português:PSI EXPRESS
Meio Eletrônico:http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-84862012000200009


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Id:39275
Autor:Dorneles, Caroline Lacerda; Cardoso, Aliana Anghinoni.
Título:A educação de jovens e adultos na perspectiva das neurociências / Youth and adults education from the perspective of the Neurosciences
Fonte:Psicopedag;29(89):244-255, 2012
Resumo em português: O texto que segue pretende discutir a Educação de Jovens e Adultos na perspectiva das Neurociências. Busca entender o percurso dessa modalidade de educação no Brasil e traçar um perfil desses sujeitos. A partir disso, enfocamos as diferenças biológicas e sociais que fazem parte dessa etapa da vida e que, em algumas vezes, repercutem no processo de aprendizagem. Acreditamos que a educação, aliada às Neurociências, pode ajudar a entender a estrutura cognitiva do adulto e o seu processo de envelhecimento, pois muitas das dificuldades de aprendizagem encontradas por esses sujeitos são atribuídas à idade, às diversas mudanças e declínios em sua estrutura biológica. No entanto, nessa etapa da vida também há espaço para grandes aprendizagens e conquistas, e os profissionais da educação precisam entender essas mudanças para ajudar a romper com o estereótipo de que as pessoas em processo de envelhecimento não têm mais idade para aprender. Dessa forma, ao estudarmos biologicamente e socialmente esse sujeito, poderemos desenvolver práticas pedagógicas mais significativas, voltadas para seus interesses e necessidades e, assim, permitir a sua aprendizagem e continuidade nos estudos.(AU)
Resumo em inglês: This paper intends to discuss the Youth and Adults Education from the perspective of the Neurosciences. It aims to further understand the pathway of this educational modality in Brazil and outline a profile of these youth and adults. From that, we focus on biological and social differences that are part of this stage of life and, in some occasions, have an impact on their learning process. We believe education, associated to neurosciences, might help to understand the cognitive structure of adults and their aging process, since many learning difficulties found by these adults are attributed to age, several changes and decreases in their biological structure. However, in this stage of life, there is also space to major learnings and achievements, and education professionals must understand these changes so that they can help to break with the stereotype that people undergoing the aging process are not able to learn anymore. Therefore, when studying this person biologically and socially, we can develop more significant pedagogical practices, aimed at their interests and needs in order to allow their learning and continuity of the studies.(AU)
Descritores DECS:BIREME
Descritores Psi Português:PSI EXPRESS
Meio Eletrônico:http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-84862012000200008


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Id:39274
Autor:Tabaquim, Maria de Lourdes Merighi; Ciasca, Sylvia Maria.
Título:Avaliação neuropsicológica de sujeitos com lesão cerebral: uma revisão bibliográfica / Neuropsychological assessment of subjects with brain injury: a literature review
Fonte:Psicopedag;29(89):236-243, 2012 graf
Resumo em português: Este artigo tem como objetivo apresentar uma revisão bibliográfica de avaliações neuropsicológicas de crianças e adolescentes com lesão cerebral, diagnosticados com paralisia cerebral e traumatismo cranioencefálico, no período de janeiro de 2006 a outubro de 2011. Na investigação, empregou-se as bases de dados LILACS (Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde), PubMed (US National Library of Medicine) e SciELO (Scientific Electronic Library Online). Foram identificados 28 estudos, sendo 26 artigos internacionais e 2 nacionais, sendo 4 sobre paralisia cerebral e 24 de traumatismo cranioencefálico. Os resultados demonstraram que a avaliação neuropsicológica é frequentemente empregada para a identificação de desempenhos e sequelas comportamentais decorrentes, em crianças e adolescentes pós-insulto, tendo foco na compreensão sobre a inteligência, nas funções executivas, memória, atenção, linguagem e habilidades sociais. Os instrumentos neuropsicológicos mais empregados foram WISC-III e IV, WPPIS, Trail Making Test e Teste de Fluência Verbal. A quantificação de publicações no período investigado, relacionadas à avaliação neuropsicológica com a população de lesionados cerebrais, mostrou-se incipiente, mesmo considerando a sua relevância sobre as condições evolutivas e nas proposições interventivas educativas.(AU)
Resumo em inglês: This article aims to present a review of neuropsychological evaluations of children and adolescents with brain injury, diagnosed with cerebral palsy and traumatic brain injury, from January 2006 to October 2011. In research, we used the database of LILACS (Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde), PubMed (US National Library of Medicine) and SciELO (Scientific Electronic Library Online). We identified a total of 28 studies, 26 international and 2 national articles, and 4 on cerebral palsy and 24 traumatic brain injury. The results showed that neuropsychological assessment is often used to identify performance and behavioral sequelae arising in children and adolescents after insult, with a focus on understanding intelligence, executive function, memory, attention, language and social skills. The instruments used were more neuropsychological WISC-III and IV, WPPIS, Trail Making Test and Verbal Fluency Test. Quantification of publications in the period investigated, related to neuropsychological evaluation with the population of brain injured, was in its infancy, even considering their relevance on the conditions and the evolutionary educational interventional propositions.(AU)
Descritores DECS:BIREME
Descritores Psi Português:PSI EXPRESS
Meio Eletrônico:http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-84862012000200007


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PSI Express
Id:39273
Autor:Caridá, Déborah Alcântara Prósperi; Mendes, Mônica Hoehne.
Título:A importância do estímulo precoce em casos com risco para dislexia: um enfoque psicopedagógico / The importance of early stimulation in cases at risk for dyslexia: a psychopedagogical focus
Fonte:Psicopedag;29(89):226-235, 2012
Resumo em português: O presente trabalho constitui uma revisão bibliográfica, e versa sobre os aspectos gerais da dislexia, explicando esse distúrbio e discorrendo sobre suas implicações cerebrais. Apresenta-se o conceito de aprendizagem em todos os seus aspectos, esclarecendo porque alguns problemas no processo de aquisição da linguagem são considerados essenciais para reconhecer as crianças com risco para dislexia. São apresentados, também, os principais aspectos da linguagem, partindo-se do ponto de que esta se encontra intimamente conectada com o processo de aprendizagem. A seguir, apresentam-se as características das crianças com risco para dislexia, o que as difere de outras crianças, ressaltando-se de que maneira o estímulo é essencial para que esses indivíduos adquiram a chance de um futuro melhor, não somente no que se refere às questões escolares, mas também no âmbito social. Acentua-se a necessidade do diagnóstico multidisciplinar em um cenário com suspeita de dislexia, e a relevância da avaliação psicopedagógica, com vistas à elaboração de estratégias emocionais e cognitivas, para que o ambiente social e a vida escolar não sejam vistos como ameaça.(AU)
Resumo em inglês: The present work is a literature review, and concerns to the general aspects of dyslexia, explaining the disorder and discussing brain implications. It presents the concept of learning in all aspects, explaining why some problems in the process of language acquisition are considered essential to recognize children at risk for dyslexia. Also show that the main aspects of language are closely connected with the learning process. Then, presents the characteristics of children at risk for dyslexia, which differ from the other children, highlighting how the stimulus is essential for these individuals acquire the chance of a better future not only as relates to school issues, but also in the social sphere. Emphasizes the importance of a diagnosis made by a multidisciplinary team when there is a setting suspected of dyslexia and the relevance of pedagogical assessment, with a view of create emotional and cognitive strategies for those who the social and school life are seen as a threat, don't feel this way anymore.(AU)
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Id:39272
Autor:Correa, Jane; Mousinho, Renata.
Título:A eficácia de estratégias de remediação fonoaudiológica na avaliação das dificuldades de aprendizagem / The effectiveness of speech therapist intervention in the evaluation of learning disabilities
Fonte:Psicopedag;29(89):215-225, 2012 tab
Resumo em português: OBJETIVOS: Analisar a eficácia da intervenção fonoaudiológica utilizando estratégias de remediação na avaliação das dificuldades de aprendizagem como no desenvolvimento de habilidades linguístico-cognitivas relacionadas ao aprendizado da leitura. A utilização da metodologia de resposta à intervenção visa distinguir dificuldades transitórias daquelas que indicariam transtornos específicos de aprendizagem. MÉTODO: Foram estudados os protocolos de avaliação e intervenção aplicados em 48 crianças do 1º ano do Ensino Fundamental de escola federal de ensino da cidade do Rio de Janeiro. As mesmas foram reavaliadas quanto às habilidades linguístico-cognitivas, após um ano de intervenção fonoaudiológica, a fim de investigar os benefícios de tal estimulação. RESULTADOS: Todas as crianças se beneficiaram da intervenção, porém, os efeitos desta foram mais expressivos em crianças com alteração em poucos componentes do processamento fonológico. As crianças que apresentaram déficits importantes no processamento fonológico obtiveram ganhos nessa habilidade, mas parecem demorar mais para transpor esses avanços para as habilidades de leitura. CONCLUSÃO: A intervenção precoce se mostrou eficaz na estimulação do processamento fonológico, quer na prevenção quer na remediação de dificuldades na aprendizagem da leitura.(AU)
Resumo em inglês: OBJECTIVES: Analyze the effectiveness of speech therapist intervention using remediation strategies in the evaluation of learning disabilities as well as in the development of linguistic-cognitive skills related to reading. The methodology response to intervention aims to distinguish temporary difficulties to those that indicate specific learning disorders. METHODS: We studied the protocols of assessment and intervention applied in 48 children in the 1st year of a federal elementary school in the city of Rio de Janeiro. They were reassessed regarding linguistic-cognitve skills after a year of speech therapy to investigate the benefits of this stimulation. RESULTS: All children were benefited from the intervention, but the effects of this were more prominent in children with alterations in only a few components of phonological processing. Children with important deficits in phonological processing benefited from the intervention, although they seem to take longer to transfer these advances to reading. CONCLUSION: Early intervention has proven effective in the development phonological processing skills either in the early intervention or in the remediation of learning difficulties in reading.(AU)
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Id:39271
Autor:Machado, Andréa Carla; Almeida, Maria Amélia.
Título:Desempenho em tarefas de leitura por meio do modelo rti: resposta à intervenção em escolares do ensino público / Performance in reading assignments through the model (RTI): response to intervention in public education school
Fonte:Psicopedag;29(89):208-214, 2012 tab
Resumo em português: INTRODUÇÃO: O modelo de Resposta à Intervenção (RTI) é um modelo de programa para a identificação precoce direcionada a alunos que apresentam dificuldade de aprendizagem e também no comportamento, que necessitam de intervenções mais específicas. O RTI é uma maneira diferente de auxiliar esses alunos que, mesmo recebendo atividades apropriadas, não acompanham o desenvolvimento apresentado por seu grupo/classe. OBJETIVO: Verificar o desempenho de escolares do ensino público em tarefas de leitura, pré e pós-intervenção. MÉTODO: Participaram do estudo 14 escolares pertencentes ao 4º e 5º ano de duas escolas do ensino público, localizadas no interior do Estado de São Paulo - Brasil. Para a coleta de dados foi utilizado o instrumento denominado PROLEC - Provas de Avaliação dos Processos da Leitura, constituído de 14 tarefas. Os resultados obtidos foram analisados pelo teste estatístico Wilcoxon, ajustado pela correção de Bonferroni, para identificar quais momentos de observação diferem dos demais, quando comparados par a par. RESULTADOS: Os resultados revelaram diferenças estatisticamente significantes na maioria dos pares de variáveis das tarefas analisadas, o que evidencia a importância do ensino de leitura por meio de instruções específicas e vinculadas ao entendimento do princípio alfabético. Assim, os escolares com dificuldades em leitura precisam conhecer o mecanismo do sistema da língua portuguesa, que podemos considerar como tarefas desde identificação letra-som até a compreensão de texto. CONCLUSÃO: Portanto, firma-se a importância no investimento de programas que visem à melhora dos processos da leitura como um todo.(AU)
Resumo em inglês: INTRODUCTION: The model of response to intervention (RTI) is a model program for early identification directed to students who have learning difficulty and also in behavior problems that require more specific interventions. The RTI is a different way to help these students that even getting appropriate activities do not advance, compared to your group/class. OBJECTIVE: To verify performance in reading tasks in public education school before and after intervention. METHODS: Participated in the study 14 students belonging to the 4th and 5th year of two public schools, located in the State of São Paulo - Brazil. For data collection an instrument was used - PROLEC named Reading Evaluation Test, with 14 total tasks. The results were analyzed by statistical test, Wilcoxon adjusted by Bonferroni correction to identify which moments of note differ from others when compared to peer - to - peer. RESULTS: The results showed statistically significant differences on most pairs of variables analyzed, tasks which highlights the importance of reading education through specific instructions and linked to the understanding of the alphabetic school principles, i.e. with difficulties in reading need to know the system mechanism of the Portuguese language, which we can consider identifying tasks - letter sound to text understanding. CONCLUSION: therefore, the importance in investing in programs that aim to improve the processes of reading as a whole is necessary.(AU)
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Id:39270
Autor:Campos, Ana Maria Gomes; Pinheiro, Luciana Ribeiro; Guimarães, Sandra Regina Kirchner.
Título:A consciência fonológica, a consciência lexical e o padrão de leitura de alunos com dislexia do desenvolvimento / Phonological awareness, lexical awareness and reading patterns of students with developmental dyslexia
Fonte:Psicopedag;29(89):194-207, 2012 tab
Resumo em português: INTRODUÇÃO: Muitos autores têm buscado estabelecer relações entre dificuldades de aprendizagem na leitura com habilidades metalinguísticas. Contudo, ainda são pouco numerosos os estudos que analisam as habilidades metalinguísticas nos alunos com dislexia do desenvolvimento. Este estudo de caráter exploratório-descritivo teve como objetivo investigar o desempenho de alunos com dislexia do desenvolvimento (dislexia fonológica e de superfície) em tarefas de avaliação de duas habilidades metalinguísticas: consciências fonológica e lexical. MÉTODO: Foram formados dois grupos de participantes: sete alunos com dislexia fonológica (grupo 1) e dois alunos com dislexia de superfície (grupo 2). A pesquisa foi baseada em três tipos de provas: prova de leitura de palavras isoladas, prova de avaliação da consciência fonológica (CONFIAS) e prova de avaliação da consciência lexical. RESULTADOS: Os resultados obtidos revelam similitudes e disparidades entre os participantes no que diz respeito às consciências fonológica e lexical. Em relação à consciência fonológica, o desempenho dos participantes nas subprovas silábicas é semelhante, mas foram encontradas diferenças expressivas nas subprovas fonêmicas, com desempenho superior entre os participantes com dislexia de superfície. No que se refere à consciência lexical, verificou-se que as habilidades dos participantes não acompanham as diferenças relativas ao padrão de leitura preferencialmente utilizado. CONCLUSÃO: Conclui-se que, para desenvolver a decodificação na leitura, esses alunos devam ser instruídos não apenas no processo de conversão grafema-fonema, mas também a utilizar o contexto como auxílio no processo de reconhecimento das palavras.(AU)
Resumo em inglês: INTRODUCTION: Many authors have sought to establish relations between learning difficulties in reading and metalinguistic skills. However, few studies have analyzed the metalinguistic skills of students with developmental dyslexia. This is an exploratory-descriptive study which aimed to investigate the performance of students with developmental dyslexia (phonological and surface dyslexia) in tasks assessing two metalinguistic skills: phonological and lexical awareness. METHODS: Two groups of participants were formed: seven students with phonological dyslexia (group 1) and two students with surface dyslexia (group 2). The study was based on three types of task: isolated word reading test, phonological awareness assessment (CONFIAS) and a lexical awareness assessment. RESULTS: Results show similarities and differences between participants in regard to phonological and lexical awareness. The performance of participants was similar in the syllabic subtests, but expressive differences were found between participants in the phonemic tasks, with higher performance among participants with surface dyslexia. It was verified that, in regard to lexical awareness, the skills of participants do not follow the differences related to the preferably-used reading pattern. CONCLUSION: It is concluded that, in order to develop reading decoding, these students need to be instructed not only in the process of grapheme-phoneme conversion, but also need to learn to use the context as support in the process of reading recognition.(AU)
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Id:39269
Autor:Capellini, Simone Aparecida.
Título:Correlação entre habilidades cognitivo-linguísticas em escolares com dificuldades de aprendizagem / Correlation between cognitive-linguistic skills in students with learning difficulties
Fonte:Psicopedag;29(89):183-193, 2012 tab
Resumo em português: OBJETIVO: Verificar a existência de associação entre habilidades de mesmo domínio cognitivo, do teste de desempenho cognitivo-linguístico - versão coletiva e individual - , em escolares com dificuldades de aprendizagem. MÉTODO: Participaram deste estudo 57 escolares da 4ª série do ensino fundamental, com idade entre 10 anos e 5 meses a 14 anos e 7 meses, de ambos os gêneros. Como procedimento foi utilizado o Teste de Desempenho Cognitivo-Linguístico, versão coletiva e individual. A versão coletiva é composta por habilidades de escrita, aritmética, processamento auditivo e processamento visual, e a versão individual é composta por habilidades de leitura, consciência fonológica, processamento auditivo, processamento visual e velocidade de processamento. RESULTADOS: Os resultados deste estudo revelaram coeficiente de correlação positivo entre as variáveis dos subtestes, sugerindo que, quanto maiores os valores de uma variável, tanto maiores os valores da outra. CONCLUSÃO: A correlação de cada prova das habilidades do Teste de Desempenho Cognitivo-Linguístico apresentou comportamentos paralelos, indicando que, para as provas correlacionadas, o desempenho em uma variável interfere no desempenho da outra, ocasionando, assim, um déficit quanto ao desempenho desses escolares em sala de aula.(AU)
Resumo em inglês: OBJECTIVE: The aim this study was to verify the existence of association between skills of same cognitive domain, of the test cognitive-linguistic performance - collective and individual version, in students with learning difficulties. METHODS: The participants of this study were 57 students from 4th grades of the elementary school, with old between 10 years and 5 months to 14 years and 7 months, of both genders. As procedure was utilized the Test Cognitive-Linguistic Performance - collective and individual version. The collective version is composed for skills of writing, arithmetic, auditory processing and visual processing, and the individual version is composed for skills of reading, phonological awareness, auditory processing, visual processing and processing speed. RESULTS: The results this study demonstrated positive correlation coefficient among the variables of the subtests, suggesting that the higher the values of a variable, the greater the values of another variable. CONCLUSION: We can conclude that the correlation of each test of the skills of the Test Cognitive-Linguistic Performance showed parallel behavior, indicating that, to the tests correlated the performance in a variable affects the performance of another, thus causing a deficit in the performance of students in classroom.(AU)
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Id:39268
Autor:Mecca, Tatiana Pontrelli; Antonio, Daniela Aguilera Moura; Macedo, Elizeu Coutinho de.
Título:Desenvolvimento da inteligência em pré-escolares: implicações para a aprendizagem / Intelligence development in preschoolers: implications for learning
Fonte:Psicopedag;29(88):66-73, 2012
Resumo em português: As habilidades cognitivas desenvolvidas na fase pré-escolar são fundamentais para aquisição de conhecimentos nas fases seguintes. A avaliação cognitiva nessa fase possibilita verificar possíveis atrasos no desenvolvimento e estabelecer diferentes perfis de competências em relação às diversas funções cognitivas. O objetivo do presente trabalho é apresentar uma revisão dos principais aspectos relacionados, especificidades e desafios da avaliação cognitiva em pré-escolares, bem como identificar como esta pode auxiliar no estabelecimento de intervenções precoces e eficazes. O foco do estudo é o construto inteligência que está diretamente relacionada com a capacidade de pensar e de resolver problemas. Estudos indicam que a inteligência é influenciada tanto por aspectos genéticos quanto ambientais, e possui relação consistente com a aprendizagem. Sendo assim, é de suma importância compreender como se apresenta o funcionamento intelectual nos pré-escolares, bem como avaliá-lo adequadamente, auxiliando no planejamento de estratégias de intervenções psicopedagógicas, bem como na indicação de tratamentos específicos.(AU)
Resumo em inglês: The cognitive abilities developed in preschool age are critical to acquiring knowledge in the following years. In the cognitive assessment of preschool children it is possible to recognize delays in the development and establish different profiles of competence concerning various cognitive functions. Therefore, the aim of this paper is to present a review of the main aspects and challenges of specific cognitive assessment in preschool children, as well as it can assist in the establishment of early and effective interventions. The focus of the study is the intelligence, a construct that is directly related to the ability to reasoning and problem solving. Studies indicate that intelligence is influenced by genetic and environmental features, and has a consistent relationship with learning. Thus, it is of paramount importance to understand how to present intellectual functioning in preschool, and evaluate it properly, assist in planning intervention strategies for psychopedagogy, and an indication of specific treatments.(AU)
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Id:39267
Autor:Munhoz, Maria Luiza Puglisi; Scatralhe, Marli da Costa Ramos.
Título:Família e escola na compreensão dos significados do processo escolar / Family and school in the comprehension of the meanings in the educational process
Fonte:Psicopedag;29(88):55-65, 2012
Resumo em português: Acreditando que a comunicação e a linguagem são instrumentos significativos nas ações educativas, propomos a criação de um espaço conversacional entre pais e professores de crianças de 6 a 8 anos, de ambos os sexos, do 1º e 2º ano do ensino fundamental de uma instituição particular de ensino, de nível socioeconômico médio e médio alto, a partir do que relatam sobre a educação escolar dos filhos/alunos. Trata-se de uma metodologia que possibilita a aproximação dos dois sistemas interdependentes família e escola, visando minimizar os conflitos existentes entre eles. Concluímos que, a escola ao transmitir valores essenciais por meio das funções do professor, estende a ação educativa à família, inserindo-a. Ação considerada positiva pelos pais e professores, porque possibilita a compreensão dos significados expressos pelos sistemas interagindo.(AU)
Resumo em inglês: Based on the belief that communication and language are significant instruments in educational actions, we propose the building of a conversational space among parents and teachers of 6 to 8 year old children, both sexes, belonging to 1st and 2nd grade of basic level in a private education institution, and middle and high social and economic level, from the talking about scholar education of their children/students. It is about a methodology that enables the approaching of the two interdependent systems: family and school, aiming to minimize the conflicts that happen between them. We conclude that school, when transmitting essential values by means of the functions of the teachers it extends the action to the family, and gets to incorporate it. Action considered positive for parents and teachers, because it enables the comprehension of meanings expressed in the systems that are interacting.(AU)
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Id:39266
Autor:Bello, Suzelei Faria; Machado, Andrea Carla; Almeida, Maria Amélia.
Título:Parceria colaborativa entre fonoaudiólogo e professor: análise dos diários reflexivos / Collaborative partnership between speech therapist and teachers: analysis of reflective journals
Fonte:Psicopedag;29(88):46-54, 2012 tab
Resumo em português: INTRODUÇÃO: A consultoria colaborativa é uma proposta de atuação entre educadores e especialistas, ou seja, entre dois ou mais parceiros que trabalham em conjunto na tomada de decisões, em busca de um objetivo comum. Essa colaboração acopla habilidades desses atores, na tentativa de promover atitudes profissionais independentes, pautadas no desenvolvimento de habilidades para resolução de problema, apoio mútuo e compartilhamento de responsabilidades. Nessa dinâmica, este trabalho partiu de um relato de experiência vivenciada no âmbito da pós-graduação em Educação Especial da Universidade Federal de São Carlos - PPGEEs/UFSCar, em uma disciplina denominada de "Estudos Avançados", no ano de 2009. OBJETIVO: Descrever e demonstrar, por meio dos diários reflexivos elaborados pela professora, o trabalho em parceria entre um especialista - a Fonoaudióloga - e o professor da escola regular, diante do processo inclusivo de uma criança com necessidades educacionais especiais. MÉTODO: O trabalho foi desenvolvido numa escola privada do interior de São Paulo, os dados foram coletados do diário reflexivo da professora, durante três meses de encontros quinzenais, e as análises foram qualitativas. RESULTADOS: Os dados revelados pelos diários reflexivos da professora pontuam que a parceria, para o trabalho com crianças com necessidades especiais, torna-se uma valiosa perspectiva para auxiliar e colaborar com o professor da escola regular frente às dificuldades de linguagem e comunicação. CONCLUSÃO: A parceria pode ocorrer de forma facilitadora, ao visar às dificuldades de comunicação, linguagem e fala, demonstrando que a consultoria colaborativa pode potencializar a ação da professora e envolver todo o contexto educacional.(AU)
Resumo em inglês: INTRODUCTION: A collaborative consultation is a proposal of action between educators and specialists, or between two or more partners that work together in making decisions, seeking a common goal, being able to engage skills of these actors, in an attempt to promote independent professional attitudes, guided the development of skills for problem solving, mutual support and shared responsibility. In this dynamic, this study came from an account of lived experience within the graduate Special Education, Federal University of Sao Carlos - PPGEEs / UFSCar in a course called "Advanced Studies", in 2009. OBJECTIVE: To describe and demonstrate, through the reflexive diaries prepared by the teacher, working in partnership between a specialist teacher, speech therapist and the regular school, before the inclusive process of a child with special educational needs. METHODS: The study was conducted in a private school in the interior of Sao Paulo, the data were collected from the teacher's reflective diary for three months of biweekly meetings and analyzes were qualitative. RESULTS: Data revealed by the teacher's reflective journals punctuate the partnership to work with children with special needs, it becomes a valuable perspective to assist and cooperate with the regular school teacher facing the difficulties of language and communication. CONCLUSION: The partnership may occur facilitator, by targeting the difficulties of communication, language and speech, demonstrating that collaborative consultation may potentiate the action of the teacher and involve the whole educational context.(AU)
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Id:39265
Autor:Freitas, Patrícia Martins de; Cardoso, Thiago da Silva Gusmão.
Título:Desenvolvimento da consciência fonológica em crianças de 4 a 8 anos de idade: avaliação de habilidades de rima / Development of phonological awareness in children 4 to 8 years of age: rhyme skills assessment
Fonte:Psicopedag;29(88):38-45, 2012 tab
Resumo em português: OBJETIVO: O objetivo do estudo foi avaliar o desenvolvimento da consciência fonológica ao nível da rima em crianças de 4 a 8 anos, observando o efeito das variáveis idade e sexo. MÉTODO: Trata-se de um estudo transversal analisando o desenvolvimento da consciência fonológica ao nível da rima. Os instrumentos utilizados foram: Julgamento de Rimas (JR) e Detecção de Rimas (DR). Participaram do estudo 131 crianças de 4 a 8 anos (média de 5,68 anos), sendo 81,4 por cento de escolas públicas de Santo Antônio de Jesus-BA; 45,9 por cento das crianças eram do sexo feminino. Na análise de dados, foram utilizados os testes estatísticos ANOVA e teste t de Student. RESULTADOS: Os resultados da ANOVA demonstraram diferenças estatisticamente significativas entre as crianças de 4 a 8 anos, com a formação de dois grupos etários (4 a 5 e 6 a 8 anos). Os resultados do Scheffé e teste t de Student demonstraram diferenças significativas entre os grupos nas duas tarefas, sendo que a variável gênero revelou diferenças na JR, apenas no grupo 4 a 5 anos. CONCLUSÃO: Concluímos que este estudo indica a necessidade de uma avaliação adequada do desenvolvimento de habilidades de rima na fase pré-escolar e escolar inicial, pois a capacidade de crianças em idade pré-escolar de detectar aliteração e rima pode predizer o seu sucesso posterior na aprendizagem da leitura e da escrita.(AU)
Resumo em inglês: OBJECTIVE: The aim of the study was search into the development of phonologic awareness to level of rhyme in children 4-8 years, observing the effect of the variables age and sex. METHOD: This is a cross-sectional study analyzing development of phonologic awareness to level of rhyme. The instruments were used: tasks Judgment of Rhymes (JR) and Detection of Rhymes (DR). Participated of the study 131 children of 4-8 years, mean of 5.68 years, being 81.4 percent of public school of Santo Antônio de Jesus-BA; 45.6 percent of the children was feminine sex. In the analyses of dates were used the statistic tests ANOVA and Student's t test. RESULTS: The results demonstrated statistic different significant between the children of 4 to 8 years with formation of two age groups (4-5 and 6-8 years). The results to Scheffé and Student's t test demonstrated differences significant between groups in the three tasks, being that the variable gender demonstrated differences in the JR, only group 4-5 years. CONCLUSION: We conclude that study indicate the need to assessment skills rhyme development in the pre-school and initial school, because the skills of preschool children to alliteration and rhyme detect can predict their later success in learning to read and write.(AU)
Descritores DECS:BIREME
Descritores Psi Português:PSI EXPRESS
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Id:39264
Autor:Heinemann, Isabella Lencastre; Salgado-Azoni, Cíntia Alves.
Título:Intervenção psicopedagógica com enfoque fonovisuoarticulatório em crianças de risco para dislexia / Intervention psychopedagogical phonovisuoarticulatory focusing on children at risk for dyslexia
Fonte:Psicopedag;29(88):25-37, 2012
Resumo em português: OBJETIVOS: Verificar a eficácia da intervenção psicopedagógica baseada no Método das Boquinhas em crianças com dificuldade de aprendizagem do 1º ano do Ensino Fundamental I. MÉTODO: Participaram do estudo 11 crianças do 1º ano do ensino público fundamental municipal da cidade de Campinas-SP, de ambos os gêneros, faixa etária de 6 a 7 anos de idade, alfabetizados pela metodologia com enfoque silábico. Todas as crianças frequentaram a educação infantil anteriormente ao início do 1º ano e pertenciam à mesma sala de aula. As crianças foram divididas em: GEI - 3 crianças com dificuldades de aprendizagem do 1º ano do Ensino Fundamental I, que foram submetidas a intervenção psicopedagógica sob o enfoque fonovisuoarticulatório; GEII - 3 crianças do 1º ano do Ensino Fundamental I, com dificuldade de aprendizagem, que não foram submetidas a intervenção psicopedagógica sob o enfoque fonovisuoarticulatório; e GC - 5 crianças do 1º ano do Ensino Fundamental I, sem queixas de dificuldades de aprendizagem, não submetidas à intervenção. RESULTADOS: Verificou-se que as crianças do GEI e GEII apresentaram dificuldades em todas as provas pré-testagem; o GEI após intervenção apresentou melhora significativa na leitura e na escrita, aproximando-se do GC. CONCLUSÃO: A pesquisa permitiu concluir que a intervenção psicopedagógiga sob enfoque fonovisuoarticulatório é eficaz com crianças que apresentam sinais de risco para dislexia.(AU)
Resumo em inglês: OBJECTIVES: To verify the effectiveness of pedagogical intervention based on the Method of Boquinhas in children with learning difficulties the first year of elementary school. METHODS: 11 children participated in the study of the 1st year of primary school from the city of Campinas-SP, of both genders, ages 6-7 years old, literate approach by focusing syllable. All children attended kindergarten before the beginning of the 1st year and belonged to the same classroom. The children were divided into: GEI-three children with learning difficulties in the 1st year of the Elementary I, who underwent pedagogical intervention from the standpoint speech-visual-articulatory; GEII-3 children in the 1st year of Elementary school have difficulty in learning, were not subjected to pedagogical intervention from the standpoint speech-visual-articulatory and CG-5 children in the 1st year of Elementary school no complaints of difficulties in learning, not subject to intervention. RESULTS: It was found that the children of the GEI and GEII had difficulties in all the evidence pre-testing, the GEI after the intervention showed significant improvement in reading and writing, approaching the GC. CONCLUSION: The study concluded that the intervention under psicopedagogic speech-visual-articulatory approach is effective with children who show signs of risk for dyslexia.(AU)
Descritores DECS:BIREME
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Meio Eletrônico:http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-84862012000100005


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Id:39263
Autor:Silva, Bartira; Luz, Thamires; Mousinho, Renata.
Título:A eficácia das oficinas de estimulação em um modelo de resposta à intervenção / The effectiveness of the workshop stimulation in a model of response to intervention
Fonte:Psicopedag;29(88):15-24, 2012 tab
Resumo em português: INTRODUÇÃO E OBJETIVOS: Este trabalho comparou a velocidade de leitura e compreensão das crianças e adolescentes avaliados, em dois momentos: antes e depois das oficinas, por meio da proposta de Resposta à Intervenção fonológica, considerando-se também tipo de intervenção e diferentes diagnósticos. METODOLOGIA: Foram coletados resultados de avaliação e reavaliação da velocidade de leitura oral e compreensão textual em 19 crianças, do 3º ao 7º ano escolar, que ficaram em oficina de fonoaudiologia e pedagogia no período 2010-2 a 2011-1. Foram realizados dois experimentos. Experimento 1: a eficácia das oficinas foi estabelecida pela comparação pré e pós-teste. Realizou-se o refinamento do experimento 1 pela análise da eficácia das oficinas por diagnósticos. Experimento 2: dividiu as crianças em dois grupos: intervenção individual (G1) e em grupo (G2). RESULTADOS: No experimento 1 houve diferença estatisticamente significante na comparação pré e pós-teste nos parâmetros velocidade e compreensão de leitura. Ao refinar a pesquisa, não se observou diferença estatística por diagnóstico. Já no experimento 2 não foi verificada diferença estatisticamente significante entre G1 e G2. DISCUSSÃO: Ao considerar a velocidade de leitura oral e a compreensão, a eficácia das oficinas corrobora outros estudos. Várias pesquisas ressaltam a importância dos diferentes tipos de intervenção e a relevância deste para a identificação diagnóstica. CONCLUSÃO: Independente do diagnóstico e proposta de intervenção, todas as crianças apresentaram melhora relevante no pré e pós-teste em relação a velocidade e compreensão de leitura. A eficácia similar na intervenção em grupo e individual demonstrou que a primeira proposta pode ajudar a suprir a alta demanda do SUS na área.(AU)
Resumo em inglês: INTRODUCTION AND OBJECTIVES: This study compared the speed of reading and reading comprehension in students evaluated in two periods: before and after the workshops, through the Response to Intervention - Phonological Program, considering also the kind of intervention and different diagnoses. METHODS: We collected the results of assessments and reassessments of the speed of oral reading and reading comprehension in 19 children, from the 3rd to 7th grade, who were in speech therapy and teaching workshops in the period 2010-2 to 2011-1. Two experiments were conducted. Experiment 1: the effectiveness of the workshops was observed when comparing pre and post-test. We carried out the refinement of an experiment analyzing the effectiveness of workshops as diagnostics. Experiment 2: it divided the children into two groups: individual intervention (G1) and group intervention (G2). RESULTS: In experiment 1, there were significant differences when comparing pre-and post-test in reading speed and comprehension. By refining the search, there was no statistical difference by diagnosis. All students had increased speed reading and reading comprehension. In the second experiment was not achieved difference statistical significant between G1 and G2. DISCUSSION: When considering the speed of oral reading and comprehension, the effectiveness of workshops corroborates other studies. Several studies highlight the importance of different types of intervention and the relevance of this for the diagnostic identification. CONCLUSION: Independent of diagnosis and intervention proposal, all students showed significant improvement in pre and post-test in relation to speed and reading comprehension. The similar efficacy in the group and individual intervention shows that the first proposal may help to answer the high demand in the Unified Health System (SUS).(AU)
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Id:39262
Autor:Fernandes, Anete Maria Busin.
Título:Diagnóstico psicopedagógico: uma experiência vivida no espaço de formação do curso de Psicopedagogia / Psychopedagogical diagnosis: an experience that took place at the formation space of Psychopedaogy Course
Fonte:Psicopedag;29(88):3-9, 2012
Resumo em português: O diagnóstico psicopedagógico vem mudando nesses últimos anos na Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUCSP). Os primeiros diagnósticos seguiam as técnicas de Sara Pain. Atualmente, os diagnósticos têm se apoiado nas teorias de Winnicott. Winnicott chamava de "espaço potencial" àquele localizado entre o indivíduo e o meio ambiente. No setting analítico, o mesmo acontece na sobreposição de duas áreas: a do paciente e a do terapeuta. No "espaço potencial" estabelecido no setting psicopedagógico, o uso da Caixa de Areia ajuda as pessoas a expressar o que é inexprimível em palavras.(AU)
Resumo em inglês: Psychopedagogical diagnosis has been changing through the last few years at Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUCSP). First diagnoses followed Sara Pain's techniques. Nowadays, diagnoses have been supported on Winnicott's theories. Winnicott called "potential space" the one located between the individual and the environment. At the analytical setting, it takes place in the overlap of two areas: that of the patient and that of the therapist. At the "potential space" established at psychopedagogical setting, the use of Sandplay helps people express what is inexpressible in words.(AU)
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Id:39261
Autor:Sebra, Alessandra Gotuzo; Dias, Natália Martins.
Título:Métodos de alfabetização: delimitação de procedimentos e considerações para uma prática eficaz / Literacy methods: definition of procedures and considerations for effective practice
Fonte:Psicopedag;28(87):306-320, 2011 ilus
Resumo em português: O artigo apresenta os métodos de alfabetização mais difundidos no país, delimitando-os em função de seus três aspectos fundamentais, a saber: a) ponto de partida e encaminhamento da alfabetização, delimitando os métodos analíticos e sintéticos; b) unidade mínima de análise na relação entre fala e escrita, delimitando os métodos global, silábico e fônico; e c) tipo de estimulação envolvida, distinguindo os métodos multissensorial e tradicional. É apresentado breve histórico sobre os métodos de alfabetização e, em maiores detalhes, são descritos os métodos fônico e global. O método fônico tem como objetivo principal ensinar as correspondências grafofonêmicas e desenvolver habilidades metafonológicas, fomentado as habilidades de decodificação e codificação. Já o método global pressupõe que a aprendizagem da linguagem escrita ocorra pela identificação visual da palavra, focando diretamente as associações entre as palavras e seus significados. No Brasil, o método global é o mais enfatizado nas universidades e o mais utilizado nas salas de aula. Além disso, no país, a concepção construtivista tem exercido grande influência sobre as práticas em alfabetização. No entanto, pesquisas nacionais e internacionais têm questionado a efetividade do método global e das concepções construtivistas e revelado o método fônico como o mais eficaz na alfabetização regular e, ao lado do método multissensorial, na intervenção com crianças com dificuldades em leitura e escrita. Recentemente, algumas iniciativas acadêmicas e de setores do governo têm revelado uma possível aproximação entre as práticas educacionais e tais evidências científicas. Essa confluência 'educação-ciência' poderá beneficiar grandemente as práticas na educação fundamental do país.(AU)
Resumo em inglês: The article presents the most widespread literacy methods in the country, defining them in terms of its three fundamental features, i.e., a) starting point and course of literacy, delimiting the analytical and synthetic methods; b) the minimum analysis unit on the relationship between speech and writing, outlining the global, syllabic and phonic methods; and c) type of stimulation involved, distinguishing between traditional and multisensory methods. Brief history is presented on literacy methods, and the global and the phonics ones are described whit more details. The phonic method's main objective is to teach the graphophonemic correspondences and to develop phonological skills, fostering decoding and encoding skills. The global method assumes that the learning of written language occurs by the word visual identification, focusing directly the associations between words and their meanings. In Brazil, the global method is the most broadcast in universities and most used in classrooms. In addition, in the country, the constructivist conception has exerted great influence on literacy practices. However, national and international researches have questioned the effectiveness of the global method and constructivist conceptions, and revealed the phonics as the most effective in literacy and, aside multisensory method, in the intervention with children with reading and writing problems. Recently, some academic and government initiatives has revealed a possible oncoming between educational practices and scientific evidence produced by cognitive psychology. This 'education-science' confluence could greatly benefit the country's practices in elementary education.(AU)
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Id:39260
Autor:Mantovani, Ana Margô; Santos, Bettina Steren dos.
Título:Aplicação das tecnologias digitais virtuais no contexto psicopedagógico / The application of virtual digital technologies in the psychopedagogical context
Fonte:Psicopedag;28(87):293-305, 2011
Resumo em português: As Tecnologias Digitais Virtuais (TDVs) trazem novas possibilidades de interação, comunicação e representação, possibilitando um leque cada vez maior de aplicações no campo psicopedagógico, pois podem tornar-se instrumentos para a investigação das vinculações inadequadas que ocorrem no processo de aprendizagem. No entanto, para o psicopedagogo ser o protagonista desse processo e atender à demanda da geração digital, é necessário vivenciar experiências com tais tecnologias, a fim de desenvolver competências didático-pedagógicas, aliadas a competências tecnológicas-digitais, que lhe viabilizem interagir e utilizar essas tecnologias em sua prática psicopedagógica, tanto institucional como clínica. Nesse contexto, apresentamos uma revisão teórica acerca das possibilidades psicopedagógicas do uso das TDVs, destacando contribuições advindas dos estudos e da experiência docente e psicopedagógica das autoras com a utilização dessas tecnologias. A partir das reflexões realizadas, acreditamos que a utilização das TDVs na prática psicopedagógica, por atuar no campo das representações virtuais, aciona os mecanismos da projeção, facilitando assim a investigação das significações do ato de aprender e a representação social que o sujeito faz dos conhecimentos escolares, familiares e consigo mesmo, abrindo novas vias para a ressignificação da aprendizagem.(AU)
Resumo em inglês: Virtual Digital Technologies (VDTs) bring new possibilities of interaction, communication and representation, enabling a wider range of applications in the psychopedagogical field, as they can become instruments for the investigation of the inadequate connections that occur in the learning process. However, for psychopedagogists to be protagonists in this process and attend to the demand of the digital generation, it is necessary to have experience with such technologies, in order to develop didactic-pedagogical competences, allied with technological-digital competences, which enable the interaction and use of these technologies in their psychopedagogical practice, institutional as well as clinical. In this context, we present a theoretical review on the psychopedagogical possibilities for using VDTs, highlighting contributions from the studies and teaching and psychopedagogical experiences of the authors in using these technologies. Based on these reflections, we believe that the use of VDTs in the psychopedagogical practice, due to their working in the field of virtual representations, activate the projection mechanisms, thus facilitating the investigation of meanings in the act of learning and the social representation that the subject makes of academic and informal knowledge and of himself, opening new paths for new meanings of learning.(AU)
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Id:39259
Autor:Noffs, Neide de Aquino; Rodrigues, Carla Maria Rezende.
Título:Andragogia na Psicopedagogia: a atuação com adultos / Andragogy in Psychopedagogy: the role with adults
Fonte:Psicopedag;28(87):283-292, 2011 ilus, tab
Resumo em português: Com esse artigo, temos como objetivo expor a pesquisa que vem sendo desenvolvida no NAPAp/PUC-SP (Núcleo de Apoio Psicopedagógico à Aprendizagem) e apresentada em palestra, ministrada pela Profª Neide de Aquino Noffs, no IV Simpósio Internacional de Psicopedagogia, realizado em São Paulo pela Associação Brasileira de Psicopedagogia (ABPp), em 2010. A referida pesquisa nos leva a observar que a Psicopedagogia, durante décadas, se preocupou em desenvolver ações com crianças e adolescentes em idade escolar. No entanto, após a implantação do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES), no qual foi incluído como indicador de avaliação dos cursos de Licenciatura e Pedagogia o item "atendimento ao discente", entendemos que se faz necessário refletir e revisar as ações pedagógicas desenvolvidas no Ensino Superior. Este quesito ao ser avaliado será pontuado de 1 a 5 e o critério de análise inclui níveis de implementação (ou não) do programas de "atendimento extraclasse e atividade de nivelamento", além de atendimento psicopedagógico oferecido pela instituição. Apoiados neste pressuposto, iniciamos, em 2007, um projeto de intervenção por meio do NAPAp/PUC-SP. Este núcleo, assumido pelos estudantes de Psicopedagogia na abordagem institucional, coordenado e supervisionado pela Profª Neide de Aquino Noffs, está construindo instrumentos e metodologias específicas no atendimento a adultos que buscam identificar e/ou melhorar seu desempenho escolar, profissional e pessoal. Neste texto, abordaremos as contribuições dessa ação na ampliação do campo de atuação de aprendizagem com adultos: a andragogia.(AU)
Resumo em inglês: With this article, we aim to expose the research being developed in the NAPAp/PUC-SP (Núcleo de Apoio Psicopedagógico à Aprendizagem) and presented in a lecture, given by Prof. Neide de Aquino Noffs, at the IV International Symposium on Psychopedagogy, held in Sao Paulo, in 2010, by Associação Brasileira de Psicopedagogia (ABPp). Such research leads us to note that the Psychopedagogy for decades focused on building activities with children and adolescents of school age. However, after the implementation of the Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES), which was included as an indicator for evaluating the degree courses and pedagogy the item "student service" we mean that it is necessary to reflect and review the actions developed pedagogical in Higher Education. This item to be evaluated will be scored from 1 to 5 and the standard of review includes levels of implementation (or not) programs for "extra class attendance and grading activity" beyond psychopedagogical service offered by the institution. Supported this assumption, we started from 2007, an intervention project through the NAPAp/PUC-SP. This core, taken by students of Psychopedagogy in the institutional approach, coordinated and supervised by Prof. Neide de Aquino Noffs, is building tools and methodologies specific to adults seeking assistance to identify and / or improve their academic performance, professional and personal. In this paper, we discuss the contributions of this action in the expansion of the field of adult learning: andragogy.(AU)
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Id:39258
Autor:Fonseca, Laerte.
Título:Uma autópsia nas origens dos problemas de aprendizagem matemática sob as lentes da transferência em Freud / An autopsy on the origins of the problems of learning mathematics under the lens of transfer in Freud
Fonte:Psicopedag;28(87):273-282, 2011
Resumo em português: O objetivo primordial deste ensaio teórico é fomentar as discussões dos conceitos psicanalíticos nos ambientes formais de Aprendizagem Matemática nas salas do Ensino Básico, utilizando-se do mecanismo da transferência como conceito psicanalítico para compreender as origens dos problemas de Aprendizagem Matemática. A análise teórica repousou em Freud (1901, 1912, 1915), Nasio (1999), D'Ambrosio (1996), Fiorentini e Lorenzato (2009), Huete e Bravo (2006), Pain (1985) e Kupfer (1989). Os resultados alcançados reclamaram que o mecanismo da transferência resulta de situações mal resolvidas entre pais e filhos, que durante as aulas de Matemática são compreendidos como resistência à sua aprendizagem, ocasionando os problemas escolares.(AU)
Resumo em inglês: The primary purpose of this essay is to promote theoretical discussions of psycanalitics concepts in formal Mathematics learning environments in elementary classrooms, using the mechanism of transfer as psychoanalytic concept to understand the origins of Mathematical learning problems. Theoretical analysis rested on Freud (1901, 1912, 1915), Nasio (1999), D'Ambrosio (1996), Fiorentini and Lorenzato (2009), Huete and Bravo (2006), Pain (1985) and Kupfer (1989). The results achieved have complained that the mechanism of transfer results from unresolved situations between parents and children that, during lessons of Mathematics, are understood as resistance to their learning, causing problems at school.(AU)
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Id:39257
Autor:Angelini, Rossana Aparecida Vieira Maia.
Título:Burnout: a doença da alma na educação e sua prevenção / Burnout: soul's disease in education and its prevention
Fonte:Psicopedag;28(87):262-272, 2011
Resumo em português: Esse artigo tem como intuito propor uma reflexão acerca dos novos caminhos da educação no século XXI. Consideramos relevante propor uma discussão sobre os novos paradigmas que redirecionam a vida humana e as implicações sobre a educação nesse processo. Vamos, portanto, eleger as implicações filosóficas que a física quântica traz como porta-voz na ativação dos novos princípios que regem o mundo e a ciência contemporânea, que inclui a espiritualidade como condição humana, dentro de uma abordagem transdisciplinar para a compreensão de uma síndrome - burnout, sintoma de uma educação adoecida que leva professores e alunos a um sofrimento psicofisicoespiritual.(AU)
Resumo em inglês: This article has the intention to propose a reflection on the new paths of education in the 21st Century. Consider it important to propose a discussion about the new paradigms that redirect human life and the implications for education in this process. Let's therefore elect the philosophical implications that quantum physics plays in its role in the activation of new principles ruling the world and contemporary science, including spirituality as a human condition for a transdisciplinary approach to the understanding of a syndrome - burnout, symptom of a diseased education that leads teachers and students to a psychological physical and spiritual suffering.(AU)
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Id:39256
Autor:Souza, Aline Viganô de; Capellini, Simone Aparecida.
Título:Percepção visual de escolares com distúrbios de aprendizagem / Visual perception of students with learning disabilities
Fonte:Psicopedag;28(87):256-261, 2011 tab
Resumo em português: OBJETIVO: Caracterizar os achados de percepção visual de escolares com distúrbios de aprendizagem. MÉTODO: Participaram deste estudo 24 escolares na faixa etária de 7 a 12 anos de idade, de ambos os gêneros, com nível socioeconômico médio. Os escolares foram divididos em dois grupos: Grupo I (GI) - composto por 12 escolares com diagnóstico interdisciplinar de distúrbios de aprendizagem, sendo 75 por cento do sexo masculino e 25 por cento do sexo feminino; Grupo II (GII) - composto por 12 escolares com bom desempenho acadêmico, pareados por sexo e faixa etária com os escolares do GI. Todos os escolares foram submetidos ao Teste Evolutivo de Percepção Visual - DTVP-2, composto de oito subtestes que medem habilidades viso-motoras interrelacionadas com percepto-visuais diferentes. Os resultados foram analisados estatisticamente por meio do teste de Mann-Whitney, para verificar possíveis diferenças de desempenho nas tarefas entre os grupos estudados. RESULTADOS: Os resultados revelaram diferença estatisticamente significante entre o GI e o GII, demonstrando que o GI apresentou alterações que indicam déficit de percepção viso-motora, apesar das habilidades de relação espacial e figura e fundo estarem íntegras. CONCLUSÃO: Os escolares do GI apresentaram desempenho inferior na habilidade de coordenação viso-motora, de posição no espaço, de cópia, de closura visual, de velocidade viso-motora e de constância de forma em relação aos escolares do GII.(AU)
Resumo em inglês: PURPOSE: To characterize the findings of visual perception in students with learning disorders. METHOD: The study included 24 students aged 7 to 12 years old, of both genders, with middle socioeconomic level. The students were divided into two groups: Group I (GI) - composed by 12 students diagnosed with interdisciplinary learning disorders, 75 percent male and 25 percent female, Group II (GII) - composed by 12 students with good academic performance, paired according to gender and age with GI. All students were submitted to the Developmental Test of Visual Perception - DTVP-2, composed of eight subtests that measure visual-motor skills interrelated with different visual perceptual ones. The results were analyzed statistically using the Mann-Whitney test, to verify possible differences in test performance between groups. RESULTS: The results revealed a statistically significant difference between GI and GII, demonstrating that GI presented changes that indicate a deficit of visual-motor perception, even though spatial relations and figure ground skills are intact. CONCLUSION: The students of GI presented inferior performances in the skills of eye-hand coordination, position in space, copying, visual closure, visual-motor speed and form constancy in relation to the students of GII.(AU)
Descritores DECS:BIREME
Descritores Psi Português:PSI EXPRESS
Meio Eletrônico:http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-84862011000300006&lng=pt&nrm=iso


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Id:39255
Autor:Oliveira, Darlene Godoy de; Sacchetto, Karen Kaufmann; Ueki, Karen; Silva, Patrícia Botelho da; Macedo, Elizeu Coutinho de.
Título:Análise da produção escrita de crianças com dislexia do desenvolvimento submetidas a intervenção fônica computadorizada / Written production analysis of children with developmental dyslexia submitted to a computerized phonological intervention
Fonte:Psicopedag;28(87):246-255, 2011 tab
ProjetoCNPq; . CNPq; . FAPESP.
Resumo em português: INTRODUÇÃO: Déficits de escrita são comuns em crianças disléxicas, especialmente nos domínios de codificação ortográfica e fonológica. Procedimentos de avaliação psicopedagógica devem considerar a semiologia de erros de escrita, para promover o desenvolvimento eficaz destas habilidades. Programas interventivos com foco no processamento fonológico contribuem para melhora nas habilidades de linguagem escrita de disléxicos. OBJETIVO: Este estudo objetivou verificar mudanças no padrão de escrita de disléxicos submetidos à intervenção com o software Alfabetização Fônica Computadorizada, por meio da análise dos tipos de erros ortográficos. MÉTODO: Vinte crianças, com idade média de 11,7 anos, com diagnóstico de dislexia foram avaliadas em tarefas de leitura e escrita e divididas em dois grupos pareadas por idade, sexo e escolaridade. O GI (n=10) foi submetido à intervenção em 16 sessões semanais. O GII não recebeu tratamento. Todos os sujeitos foram novamente avaliados após a intervenção. RESULTADOS: Análises da primeira avaliação indicaram que os grupos tinham o mesmo nível de escrita. Na segunda avaliação, houve aumento significativo da velocidade de escrita no GI. Não houve diferenças significativas para aumento do número de acertos e para diminuição de erros de escrita conforme as categorias analisadas, apesar de haver decréscimo na média de erros por palavra e nas categorias de correspondência biunívoca, omissão de segmento, correspondência regular contextual, correspondência irregular independente de regras e supercorreção. Estes resultados são discutidos considerando o modelo de intervenção psicopedagógico, o número de sessões e as habilidades treinadas. CONCLUSÃO: A utilização do software Alfabetização Fônica Computadorizada pode auxiliar no desenvolvimento da escrita em crianças disléxicas em conjunto ao treinamento de habilidades ortográficas.(AU)
Resumo em inglês: INTRODUCTION: Writing deficits are common in dyslexic children especially in orthographic and phonological coding domains. Procedures of psychopedagogy assessment should consider the semiology of spelling errors to promote the effective development these skills. Interventional programs focused on phonological processing contribute to improvement in written language skills of dyslexics. PURPOSE: This study aimed to measure changes in the pattern of dyslexic writing submitted to the intervention with the computed phonic literacy software through analysis of types of orthographic errors. METHODS: Twenty dyslexics children (average age 11.7) were assessed by reading and writing tasks and were divided in two groups paired by age, sex and schooling. The G1 (n=10) was submitted in 16 weekly sessions to intervention. All the subjects were reevaluated after the intervention. RESULTS: Analysis of the first evaluation indicated that both groups had the same level of writing. In the second evaluation, was significant increase of writing speed in G1. There were no significant differences to increase the number of correct responses and reduction of spelling errors by the categories analyzed, although there is a decrease in average errors per word and in categories of two-way matching, omission of segment, contextual regular correspondence, independent correspondence irregular rules and overcorrection. This data are discussed considering the psychoeducational intervention model, the number of sessions and the skills trained. CONCLUSION: The use of Phonics Computer Literacy software can improves the development of writing in dyslexic children in conjunction with the spelling skills training.(AU)
Descritores DECS:BIREME
Descritores Psi Português:PSI EXPRESS
Meio Eletrônico:http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-84862011000300005&lng=pt&nrm=iso


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Id:39254
Autor:Valle, Luiza Elena Ribeiro do; Reimão, Rubens; Malvezzi, Sigmar.
Título:Reflexões sobre Psicopedagogia, estresse e distúrbios do sono do professor / Studies on Psychopedagogy, teacher's stress and sleep disorders
Fonte:Psicopedag;28(87):237-245, 2011 graf, tab
Resumo em português: INTRODUÇÃO: A Psicopedagogia se ocupa dos fatores envolvidos na aprendizagem. Os sintomas de estresse e os distúrbios do sono também repercutem na aprendizagem, especialmente quando esses transtornos ocorrem com o professor, o responsável pelo processo de ensino. OBJETIVO: O objetivo desta pesquisa é investigar o tipo de sintomas de estresse de professores da rede pública de Poços de Caldas. MÉTODO: A pesquisa, do tipo exploratório descritivo, estudou uma população de conveniência de 165 professores de Poços de Caldas, dos quais 59 por cento apresentavam estresse e 46,7 por cento eram maus dormidores, evidenciando associação entre os sintomas de estresse e o sono. Por meio do Questionário de Fatores de Estresse dos Professores (QFEP-Valle & Malvezzi), foram investigados os aspectos qualitativos do estresse dos professores. RESULTADOS: Os fatores predominantes que estressam os professores são: dupla jornada de trabalho e multiplicidade de tarefas, salário, barulho nas salas de aula e dificuldades nas relações família-escola. CONCLUSÕES: Este estudo revela a necessidade de pesquisas e atenção ao professor para prevenir consequências prejudiciais do estresse e dos distúrbios do sono.(AU)
Resumo em inglês: INTRODUCTION: Psychopedagogy cares about involved factors in learning. Stress's symptoms and sleep's disorders also affects learning, especially when these disorders happens to teachers. PURPOSE: The purpose of this research is to investigate the type of teachers stress's symptoms in public net of Poços de Caldas. METHODS: This exploratory and descriptive research studied a population of 165 teachers, through the means of QFEP-Valle&Malvezzi, analyzing a descriptive exploratory, that revealed that 59 percent of the teachers were stressed and 46.7 percent of the teachers sleep badly, pointing out undeniable association between sleep and stress. RESULTS: The predominant teacher's stress factors are: double hours of working and multiplicity of tasks, salary, noisy in classroom, difficulties with the relations family-school. CONCLUSION: The conclusion of this study also disclosed the call for further developments in the investigation of teachers' care as a means for the prevention of stress and sleep disorders.(AU)
Descritores DECS:BIREME
Descritores Psi Português:PSI EXPRESS
Meio Eletrônico:http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-84862011000300004&lng=pt&nrm=iso


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Id:39253
Autor:Fonseca, Maria Fernanda B. Coelho da; Cardoso, Thiago da Silva Gusmão; Muszkat, Mauro; Bueno, Orlando Francisco Amodeo.
Título:Análise da associação entre o desempenho acadêmico, a velocidade de execução das tarefas e o comportamento da criança a partir da EACI-P / Analysis of association between the academic performance, the speed of execution of tasks and behavior of children from EACI-P
Fonte:Psicopedag;28(87):226-236, 2011 tab
Resumo em português: OBJETIVO: Esse trabalho busca analisar a associação entre o desempenho acadêmico, a velocidade de execução das tarefas, e os problemas de comportamento infantil, avaliados pela EACI-P, bem como as inter-relações entre esses problemas de comportamento, desempenho e a inteligência estimada das crianças. MÉTODO: Trata-se de um estudo transversal com a avaliação do comportamento por meio de escala padronizada, comparação entre as idades e análise de associação entre as variáveis do instrumento (EACI-P) segundo classificação do professor. RESULTADOS: Os resultados da avaliação dos professores quanto à presença ou não de problemas de comportamento nas 84 crianças avaliadas revelam que 7,9 por cento (7) crianças apresentam Hiperatividade/Problema de Conduta, 2,2 por cento (2) crianças apresentam um nível abaixo do esperado para sua idade e nível de escolarização no que se refere ao Funcionamento Independente/Socialização Positiva, 13,5 por cento (12) apresentam Inatenção, 5,6 por cento (5) têm sintomas de Neurotismo/Ansiedade e 1,1 por cento (1) vivencia um processo de Socialização Negativa. O desempenho foi associado aos escores de desatenção e hiperatividade. A velocidade de execução foi associada à socialização negativa e o escore de QI foi negativamente correlacionado com todas as variáveis comportamentais, exceto funcionamento independente. CONCLUSÃO: É possível por meio da aplicação da EACI-P obter dados para compreender o comportamento e a aprendizagem da criança, fundamentando intervenções precoces. Comportamento, desempenho acadêmico, velocidade de execução e inteligência foram fatores de risco ou proteção para aprendizagem, caso estejam preservados ou prejudicados. A relação professor-aluno-escola é fundamental para o desenvolvimento psicossocial da criança, a partir da mediação dessa tríade podem-se evitar problemas de aprendizagem, comportamentos e relacionamentos interpessoais.(AU)
Resumo em inglês: OBJECTIVE: The aim of this study was to analyze the association between academic achievement, assessed by Child Behavior Scale for Teacher (EACI-P), as well as to correlate it to behavioral problems, speed of performance and IQ score. METHODS: This is a cross-sectional study analysing EACIP Inventory answers through standardized comparison to neuropsychological variables in 84 children. RESULTS: Hyperactivity and conduct problems prevailed in 7.9 percent (7 cases) children, 2.2 percent of cases showed difficulties in Independent Functioning / Positive Socialization, 13.5 percent revealed inattention, 5.6 percent (5 cases) showed symptoms of neuroticism / anxiety and 1.1 percent (1 case) of cases experiences a negative socialization. Global performance was associated with inattention scores and positive socialization, whereas hyperactivity symptoms were correlated to inattention. Speed of performance was associated with negative socialization and IQ score was negatively correlated to all behavioral variables except independent functioning. CONCLUSION: It is possible through the application of EACI-P to obtain data to understand behavior and learning correlations, supporting early intervention. Behavior, speed of performance and intelligence could be either risk or protective factors for learning if they are preserved or impaired. Such data suggest that teacher-student interface is crucial to understand psychosocial development of children and could give support to positive approaches to face learning, behavior and interpersonal problems.(AU)
Descritores DECS:BIREME
Descritores Psi Português:PSI EXPRESS
Meio Eletrônico:http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-84862011000300003&lng=pt&nrm=iso


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PSI Express
Id:39252
Autor:Andrade, Márcia Siqueira de.
Título:Estudo sobre a escrita em crianças e adolescentes abrigados / Study on the writing in sheltered children and adolescents
Fonte:Psicopedag;28(87):219-225, 2011 tab
Resumo em português: OBJETIVO: Esta pesquisa teve como objetivo identificar a qualidade da aprendizagem da escrita em crianças institucionalizadas. MÉTODO: Participaram do estudo 20 estudantes das 2ª, 3ª e 4ª séries do ensino fundamental de escolas da rede pública, de ambos os sexos, com idades entre 8 e 14 anos, atendidas em instituição privada caracterizada por "abrigo". Os dados foram coletados por meio do teste Avaliação de Dificuldades na Aprendizagem da Escrita-ADAPE. RESULTADOS: Os resultados revelaram que a maioria dos participantes aglutina-se abaixo da média de acertos. CONCLUSÃO: A vivência institucional pode proporcionar prejuízos cognitivos às crianças abrigadas, especialmente em relação à aprendizagem da escrita.(AU)
Resumo em inglês: PURPOSE: The present study had as propose to identify the quality of the learning of the writing among institutionalized infants. METHODS: Twenty infants, living in a shelter, of both sexes, aged between 8 and 14 years old, took part in this study. The data were collected through the test ADAPE - Assessment of Learning Difficulties in Writing. RESULTS: Results revealed that most participants agglutinate is below the average of hits. CONCLUSION: The institutional experience provides cognitive damage to sheltered children, particularly in language development.(AU)
Descritores DECS:BIREME
Descritores Psi Português:PSI EXPRESS
Meio Eletrônico:http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-84862011000300002&lng=pt&nrm=iso


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Id:35388
Autor:Dota, Fernanda Piovesan; Álvaro, Denise Maria Alves.
Título:Ensino inclusivo: aspectos relevantes / Inclusive education: relevant aspects.
Fonte:Psicopedag;26(79):124-128, 2009.
Resumo em português: O tema inclusão tem gerado muitas discussões no meio acadêmico, na política e na sociedade em geral; existe grande dificuldade em definir o termo inclusão e o quanto este processo tem exercido de maneira efetiva aquilo a que foi proposto. Embora com muitas falhas, os autores discutem o ensino inclusivo como um benefício para todos os envolvidos. A educação especial no Brasil, a partir da década de 60 do século passado, produziu a marginalização e, conseqüentemente, a homogeneização, sendo estes vistos até hoje como produtos de uma construção histórica e política da sociedade. Profissionais despreparados e desmotivados são alvos de críticas na sociedade quando o assunto é a inclusão de portadores de necessidades especiais na rede pública. Existe a necessidade de cursos preparatórios e seminários sobre o assunto no que se refere à aquisição de informação a respeito deste novo processo. (AU)
Resumo em inglês: The matter inclusion has generated much discussion in academia, politics and society in general; there is great difficulty in defining the term inclusion and how this process is exercised in an effective manner what it was proposed. Although with many flaws, the authors discuss the inclusive education as a benefit for all involved. The special education in Brazil, from the decade of 60, produced the marginalization and consequently the homogenization, which are seen to date as products of a historical and political construction of society. Professionals unprepared and demotivated are targets of criticism in society when it comes to the inclusion of individuals with special needs in the Public Network. There is a need for preparatory courses and seminars regarding the acquisition of information about this new process. (AU)
Descritores DECS:Docentes
Educação
Adaptação
Descritores Psi Português:TRABALHO DOCENTE
EDUCACAO
ADAPTAÇÃO
Descritores Psi Inglês:TEACHING WORK
EDUCATION
ADAPTATION
Descritores Psi Espanhol:TRABAJO DOCENTE
EDUCACION
ADAPTACION
Meio Eletrônico:http://www.revistapsicopedagogia.com.br/download/79.pdf


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Id:35387
Autor:García García, Mercedes; García Corona, Diana; Biencinto López, Chantal; González Barberá, Coral.
Título:De la exclusión a la inclusión: de entender y atender la diversidad cultural en las instituciones escolares / From exclusion to inclusion: a way to understand and deal with cultural diversity in school institutions.
Fonte:Psicopedag;26(79):108-123, 2009 tab.
Resumo em português: A atenção à diversidade é um princípio básico dos sistemas educacacionais atuais. A literatura sobre diversidade aborda diferentes campos (socioeducativo, educação especial e psicopedagógico), todos eles trabalhando em paralelo. Como conseqüência, diferentes abordagens têm sido desenvolvidas compartilhando bases similares, mas usando terminologias distintas. O objetivo deste artigo é elaborar uma estrutura comum que, derivada da teoria e da prática educativa, nos ajude a compreender os diferentes caminhos de enfrentar e lidar com a diversidade em todas as instituições de escola. Nós defendemos que a teoria de todos os elementos (cultural, específico e individual) estão unidas em uma única dimensão que possa ser útil aos administradores, aos investigatores e aos educadores como objetivo de elaborar propostas educacacionais coerentes e para interpretar a realidade sob a mesma referência. (AU)
Resumo em inglês: Attention to student diversity is a basic principle of present educational systems. Literature about diversity can be found on many different fields(social-educative, special education and psycho-pedagogical) all of them working parallel. As a consequence, different approaches have been developed sharing similar bases but using different terminology. The aim of this article is to elaborate, from both the theoretical and the applied education, a common frame of reference which helps us to understand the different ways of facing and dealing with attention to diversity in all school institutions. We support the theory that all elements (cultural, specific and individual) come together in a single dimension that could be useful to all managers, researchers and educational practitioners in order to elaborate coherent educational proposals and to interpret reality from the same frame of reference. (AU)
Descritores DECS:Instituições Acadêmicas
Diversidade Cultural
Adaptação Psicológica
Descritores Psi Português:DIVERSIDADE CULTURAL
Descritores Psi Inglês:CULTURAL DIVERSITY
Descritores Psi Espanhol:DIVERSIDAD CULTURAL
Meio Eletrônico:http://www.revistapsicopedagogia.com.br/download/79.pdf


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Id:35386
Autor:Arteaga Martínez, Blanca.
Título:Los programas de cualificación profesional inicial: una experiencia en un aula adaptativa / The programs of initial professional qualification: an experience in an adaptative class.
Fonte:Psicopedag;26(79):98-107, 2009 tab.
Resumo em espanhol: Este artículo expone de forma resumida el marco legal de la estructura de los Programas de Cualificación Profesional Inicial en España y analiza la situación real de implementación en una de las aulas de la Comunidad de Madrid, utilizando como base metodológica la expuesta por las teorías de Educación Adaptativa. (AU)
Resumo em inglês: This article exposes of summarized form the legal frame of the structure of the Programs of Initial Professional Qualification in Spain and analyzes the real situation of implementation in one of the classrooms of the Community of Madrid, using as it bases methodologic the exposed one by the theories of Adaptative Education. (AU)
Descritores DECS:Educação Profissionalizante
Educação Vocacional
Descritores Psi Português:ENSINO PROFISSIONALIZANTE
ORIENTACAO EDUCACIONAL
ENSINO FUNDAMENTAL
ENSINO MÉDIO
Descritores Psi Inglês:VOCATIONAL EDUCATION
EDUCATIONAL COUNSELING
ELEMENTARY EDUCATION
SECONDARY EDUCATION
Descritores Psi Espanhol:EDUCACION VOCACIONAL
ORIENTACION EDUCACIONAL
ENSENANZA DE PRIMER GRADO
EDUCACION SECUNDARIA
Meio Eletrônico:http://www.revistapsicopedagogia.com.br/download/79.pdf


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Id:35385
Autor:Barreto, Monique Antunes de Souza Chelminski.
Título:Caracterizando e correlacionando dislexia do desenvolvimento e processamento auditivo / Characterization and correlation of developmental dyslexia and auditory processing.
Fonte:Psicopedag;26(79):88-97, 2009.
Resumo em português: Para um adequado diagnóstico e intervenção terapêutica, é fundamental que se conheçam as alterações de comunicação e suas correlações. Desta forma, o psicopedagogo pode se utilizar de instrumentos para uma intervenção adequada no que diz respeito ao desenvolvimento da linguagem moral e escrita. Pode-se considerar que, no que diz respeito às características, a dislexia emerge normalmente nos momentos iniciais da aprendizagem da leitura e da escrita, usualmente não antes do final da primeira ou segunda série. Contudo, pesquisadores como Estill (2005) e Pennington (1997) referem que precursores da dislexia estão presentes antes da idade escolar. Quanto às alterações do processamento auditivo, estas podem estar contidas em quadros de distúrbios de linguagem, piorando o desempenho de indivíduos em tarefas de compreensão do som que requeiram habilidades auditivas. Tais alterações podem atuar como causa das dificuldades de linguagem que ocorrem quando o indivíduo falha ao receber ou resgatar, pela via da audição, o que foi ouvido (Pereira, 1996). A presente pesquisa pretendeu oferecer a definição de dislexia de desenvolvimento, sua etiologia, incidência, características e intervenção, bem como a definição de processamento auditivo, seus métodos de avaliação, características e correlação com a dislexia do desenvolvimento. A partir dessa revisão da literatura, pretende-se oferecer suporte teórico para o psicopedagogo e profissionais de áreas afins intervirem de forma eficaz ao se depararem com um indivíduo que apresenta de forma associada a dislexia do desenvolvimento e a desordem do processamento auditivo. (AU)
Resumo em inglês: For an appropriate diagnosis and therapeutic intervention, is fundamental to know the communication impairments and its relations. Therefore, the psychopedagoge may employ some tools for an appropriate intervention in developing the oral and written language. It may be considered that, about its characteristics, the dyslexia arises usually at the beginning of reading and written learning, but not before the first or second degrees. Besides, researchers as Estill (2005); Pennington (1997) say that dyslexia forerunners are present before school age. About the hearing process impairments, these may happen in language disturb, getting worse the performance of individuals, in sound comprehension tasks, which demands hearing skills. Such impairments may act as a cause to language difficulties that occur when an individual fails in receiving or recover, by hearing way, what was heard (Pereira, 1996). The aim of this research is to offer a definition for developmental dyslexia, its etiology, incidence, characteristics and intervention as well as a definition for auditory processing, its evaluation methods, characteristics and correlation whith developmental dyslexia. Since this research, it is intended to offer tools to the psycopedagoge in order to interpose efficiently when facing a learner who shows associated developmental dyslexia and auditory processing impairment. (AU)
Descritores DECS:Dislexia
Transtornos da Percepção Auditiva
Linguagem
Transtornos do Desenvolvimento da Linguagem
Descritores Psi Português:DISLEXIA
Descritores Psi Inglês:DYSLEXIA
Descritores Psi Espanhol:DISLEXIA
Meio Eletrônico:http://www.revistapsicopedagogia.com.br/download/79.pdf


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Id:35384
Autor:Merino Soto, César; Honores Mendoza, Luis.
Título:Prueba del dibujo de una persona para estimar la habilidad intelectual para en niños, adolescentes y adultos, DAP-IQ (Reynolds y Hickman, 2004) / Draw-a-person intellectual ability test for children, adolescents and adults, DAP: IQ (Reynolds and Hickman, 2004).
Fonte:Psicopedag;26(79):77-87, 2009 tab, ilus.
Resumo em espanhol: Se presenta, un análisis descriptivo de las propiedades psicométricas y sugerencias aplicativas de la Prueba de Habilidad Intelectual para el Dibujo de una Persona en Niños, Adolescentes y Adultos, DAP: IQ,la cual nos permite hacer una estimación de la habilidad intelectual de forma general, en personas con edades desde los 4 hasta los 89 años; por medio del dibujo de la figura humana. Posee una aplicación e interpretación sencilla y rápida; permitiendo estimar la inteligencia de manera confiable y válida, pues posee menos influencia de la habilidad artística y motora, con respecto a pruebas anteriores de la misma naturaleza; y un mayor control de aspectos culturales en el sistema de calificación del dibujo. Se comentan las ventajas y limitaciones. (AU)
Resumo em inglês: Presents a descriptive analysis of the psychometric properties and applications of Draw-A-Person Intellectual Ability Test for Children, Adolescents and Adults, DAP: IQ, which allows us to make an estimate of intellectual ability in general, in people aged from 4 to 89 years, through the drawing of the human figure. It has an application and interpretation simple and quick, allowing estimating the intelligence of a reliable and valid way, because it owns less influence of the artistic ability and motorboat, with respect to previous tests of the same nature; and a greater control of cultural aspects in the system of qualification of the drawing. We discuss the advantages and limitations. (AU)
Descritores DECS:Inteligência
Cognição
Testes de Inteligência
Descritores Psi Português:INTELIGÊNCIA
COGNIÇÃO
TESTES (INTELIGÊNCIA)
MEDIDAS DE INTELIGÊNCIA
Descritores Psi Inglês:INTELLIGENCE
COGNITION
TESTS (INTELLIGENCE)
INTELLIGENCE MEASURES
Descritores Psi Espanhol:INTELIGENCIA
COGNICION
MEDIDAS DE INTELIGÊNCIA
Meio Eletrônico:http://www.revistapsicopedagogia.com.br/download/79.pdf


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Id:35383
Autor:Oliveira, Camila Rosa de; Rodrigues, Jaqueline de Carvalho; Fonseca, Rochele Paz.
Título:O uso de instrumentos neuropsicológicos na avaliação de dificuldades de aprendizagem / Use of neuropsychological tests for the assessment of learning disabilities.
Fonte:Psicopedag;26(79)2009 tab.
Resumo em português: A Neuropsicologia relaciona-se a demais áreas afins tanto da saúde quanto da educação. Contudo, a intersecção entre a Neuropsicologia e a Psicopedagogia encontra-se ainda incipiente no Brasil. Nesse contexto, realizou-se uma revisão sistemática para verificar quais instrumentos neuropsicológicos vêm sendo utilizados na avaliação das dificuldades de aprendizagem (DA) e quais são as principais populações investigadas nessas publicações. Para tanto, analisaram-se artigos entre 1999 e 2008. Na base de dados MEDLINE, utilizaram-se as combinações de palavras-chave learning disabilities and child and cognition, e learning disabilities and child and neuropsychology – esta acrescida por uma das palavras que seguem: test, evaluation ou assessment. Na consulta à SciELO, a palavra-chave “aprendizagem” foi combinada com “Neuropsicologia”e “cognição”. Analisaram-se apenas artigos que apresentavam estudos empíricos, avaliavam DA a partir de instrumentos neuropsicológicos, incluíam criança(s) na amostra e eram redigidos em português, espanhol ou inglês. Encontraram-se 33 artigos que contemplavam os critérios de inclusão, com 60 instrumentos neuropsicológicos. As escalas Wechsler foram as mais utilizadas, estando presentes em 48% dos artigos. Os estudos em sua totalidade investigaram populações clínicas. O emprego de testes neuropsicológicos na área da aprendizagem demonstra-se importante, visto que diversos componentes cognitivos estão envolvidos nesse processamento. Entretanto, a avaliação neuropsicológica no contexto da detecção de DA precisa ser melhor aprofundada quantitativa e qualitativamente, visto que a interpretação de seus resultados ainda é realizada de maneira insuficiente. Dessa forma, os resultados de avaliações neuropsicológicas contribuirão de modo mais acurado para os processos de avaliação e reabilitação de DA, sempre com abordagens interdisciplinares. (AU)
Resumo em inglês: Neuropsychology is related to other fields of study such as health and education. However, intersection between Neuropsychology and Psychopedagogy is still incipient in Brazil. Regarding this subject, it was held a systematic review in order to examine which neuropsychological instruments have been used to assess learning disabilities (LD), as well as to identify which are the main evaluated samples. Therefore abstracts of papers published from 1999 to 2008 were analyzed. Based on MEDLINE data, the following keywords were used: learning disabilities and child and cognition, and learning disabilities and child and neuropsychology – this one increased by one of the following words: test, evaluation or assessment. Researching on SciELO’s database, the keyword “learning” had been combined with“Neuropsychology” and “cognition”. Articles were included only if presented empirical study, evaluated LD with neuropsychological instruments, assessed children and had been written in Portuguese, Spanish or English. After research 33 articles that complete the inclusion criteria were found, with 60 neuropsychological registered tests. Wechsler’s scales were the most employed, being present in 48% of the articles. In their totality all the studies investigated clinical samples. The administration of neuropsychological tools for learning aspects can be considered very important since several cognitivecomponents are involved in this processing. Nevertheless, neuropsychological evaluation in the context of LD detection should be deeper in a quantitative and qualitative way, because its results are still insufficiently interpreted. So, it will contribute for a more accurate process of neuropsychological assessment and rehabilitation of learning problems, always considering multidisciplinary approaches. (AU)
Descritores DECS:Transtornos de Aprendizagem
Criança
Descritores Psi Português:DISTÚRBIOS DA APRENDIZAGEM
CRIANÇAS
Descritores Psi Inglês:LEARNING DISABILITIES
CHILDREN
Descritores Psi Espanhol:TRASTORNOS DEL APRENDIZAJE
NINOS
Meio Eletrônico:http://www.revistapsicopedagogia.com.br/download/79.pdf


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Texto em PDF
Id:35382
Autor:Cintra, Gilcineia Maria Silveira; Rodrigues, Sonia das Dores; Ciasca, Sylvia Maria.
Título:Inclusão escolar: há coesão nas expectativas de pais e professores? / Inclusive education: parents and teachers perspectives.
Fonte:Psicopedag;26(79):55-64, 2009 tab.
Resumo em português: Objetivo: Avaliar as expectativas de diferentes grupos envolvidos no processo de inclusão escolar: professores, pais de alunos com necessidades educativas especiais (NEE) e pais de alunos cujos filhos estão matriculados em classe onde há crianças com NEE. Método: A pesquisa foi desenvolvida em uma escola particular da cidade de Campinas, São Paulo. Fizeram parte do estudo 16 pais e quatro professores. Dentre os pais, quatro tinham filhos com NEE e 12 não. As crianças estavam matriculadas no ensino infantil (I, II e III) e na 1ª série do ensino fundamental. A avaliação das expectativas dos indivíduos envolvidos foi realizada por meio de questionário semi-estruturado, elaborado para esse fim. A análise dos dados foi feita de forma qualitativa. Resultados: Os resultados mostraram que houve divergências nas expectativas entre os indivíduos ouvidos (pais e professores). Enquanto os professores priorizam o aspecto emocional e social da inclusão, os pais demonstraram que esperam que se priorize e se atente para os aspectos emocional, social e pedagógico. Questiona-se se a postura dos professores pode estar relacionada com o conceito de auto-eficácia e se chama a atenção para a necessidade de se ouvir também os pais que não têm crianças com NEE. Conclusão: Conclui-se que as divergências encontradas têm seus aspectos positivos, já que abrem caminho para discussões entre todos os envolvidos com a inclusão escolar e, consequentemente, para a melhoria do projeto pedagógico.(AU)
Resumo em inglês: Objective: The aim of this study was to investigate the perspectives of the parents and teacher about inclusive education. Methods: Sixteen parents(four had a son with special needs) and four teachers answered a questionnaire with structured questions. The children were enrolled in regular class (Maternal, Infantil II, III and Elementary School) of the private school, in Campinas, SP (Brazil). Results: The results show that the perspectives of the parents and the teachers were different. All the parents of the children (with and without special needs) have a positive attitude from inclusive education and think that school need to use strategies for the development of emotional, social and academic aspects of the children with special needs. The teachers have a positive attitude from inclusive education too, but they think that school need to use strategies for development of emotional and social aspects of the children with special needs. The authors use the concept of self-efficacy for explain the posture of this teachers.(AU)
Descritores DECS:Auto-Eficácia
Educação Especial
Adaptação
Descritores Psi Português:AUTO-EFICÁCIA
EDUCAÇÃO ESPECIAL
ADAPTAÇÃO
Descritores Psi Inglês:SELF-EFFICACY
SPECIAL EDUCATION
ADAPTATION
Descritores Psi Espanhol:AUTOEFICACIA
EDUCACION ESPECIAL
ADAPTACION
Meio Eletrônico:http://www.revistapsicopedagogia.com.br/download/79.pdf



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