Saiba mais...                          Periódicos indexados

Base de dados : INDEXPSI
Pesquisa : PSICOLOGIA: TEORIA E PESQUISA (todos os anos)
Referências encontradas : 1158 [refinar]
Mostrando: 1 .. 40   no formato [Detalhado]

página 1 de 29 ir para página                         

  1 / 1158 INDEXPSI  
              next record last record
seleciona
para imprimir
Texto completo SciELO Brasil
Id:45601
Autor:Nunes, Laísy de Lima; Aquino, Fabíola de Sousa Braz.
Título:Habilidade de comunicação intencional de bebês: o que pensam as mães? / Babies' intentional communication ability: what the mothers think?.
Fonte:Psicol. teor. pesqui;30(4):363-372, out.-dez. 2014 tab.
Resumo em português: Este estudo investigou as percepções maternas acerca da habilidade comunicativa intencional infantil. Pesquisas destacam o impacto dessas percepções nas interações estabelecidas entre mãe e bebê e suas repercussões no desenvolvimento da linguagem e da cognição social infantil. Participaram do estudo 40 mães de bebês de 4 e 9 meses. Os resultados mostram variações nas percepções maternas quanto às habilidades de comunicação intencional dos bebês. Os relatos maternos sobre os bebês de 9 meses evidenciam o uso de recursos comunicativos intencionais expressos por vocalizações, alternância do olhar, e gesto de apontar. Discutem-se as implicações dessas percepções nas interações adulto-bebê, no desenvolvimento sociocomunicativo infantil e em contextos de desenvolvimento e educação infantil.(AU)
Resumo em inglês: This study investigated maternal perceptions of infant intentional communicative ability. Researchs highlight the impact of these perceptions on the interactions established between mother and baby and their repercussions on language development and infant social cognition. The study included 40 mothers of babies aged 4 and 9 months. The results show variations in maternal perceptions about infants' intentional communicative abilities. Maternal reports about babies 9 months demonstrate the use of intentional communicative resources expressed by vocalizations, gaze alternation and pointing gesture. We discuss the implications of these perceptions in adult-child interactions, in child sociocomunicativo development and in contexts of child development and education.(AU)
Descritores DECS:Comunicação
Lactente
Cognição
Relações Mãe-Filho
 -Comportamento do Lactente
 Desenvolvimento Infantil
 Desenvolvimento da Linguagem
Limites:Humanos
Masculino
Feminino
Lactente
Adulto Jovem
Descritores Psi Português:HABILIDADES NA COMUNICAÇÃO
DESENVOLVIMENTO PERCEPTIVO
BEBÊS
RELAÇÕES MÃE-CRIANÇA
PERCEPÇÃO
Descritores Psi Inglês:COMMUNICATION SKILLS
PERCEPTUAL DEVELOPMENT
INFANTS
MOTHER CHILD RELATIONS
PERCEPTION
Descritores Psi Espanhol:HABILIDADES DE LA COMUNICACIÓN
DESARROLLO PERCEPTIVO
BEBÉS
RELACIONES MADRE-NIÑO
PERCEPCIÓN
Meio Eletrônico:http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-37722014000400001


  2 / 1158 INDEXPSI  
              first record previous record next record last record
seleciona
para imprimir
Texto completo SciELO Brasil
Id:45600
Autor:Major, Sofia; Seabra-Santos, Maria João.
Título:Pais e/ou professores? Acordo entre informadores na avaliação socioemocional de pré-escolares / Parents and/or teachers? Inter-ratter agreement on preschoolers social-emotional assessment.
Fonte:Psicol. teor. pesqui;30(4):373-383, out.-dez. 2014 tab.
Resumo em português: Pais e professores são os informadores mais requisitados na avaliação socioemocional em idade pré-escolar. Todavia, o facto de informadores que interagem com a criança em diversos contextos poderem ter perspetivas distintas coloca, frequentemente, em causa a fiabilidade e validade desses relatos. O presente artigo tem por objetivo rever 22 estudos de 57 identificados, publicados desde 1987 até 2011, acerca do acordo entre informadores dos contextos familiar e escolar, no preenchimento de inventários comportamentais. Os vários estudos sugerem um grau de acordo reduzido a moderado e a inexistência de um informador-chave na avaliação socioemocional, alertando para a necessidade de recolha paralela da perspetiva de pais e professores, para obter um retrato mais completo dos comportamentos. São discutidas as implicações dos resultados para estudos futuros.(AU)
Resumo em inglês: Parents and teachers are the most requested informants for preschool social-emotional assessment. However, the fact that informants who interact with the child in different settings may have different perspectives frequently calls into question the reliability and validity of these reports. The present paper intends to review 22 studies of 57 identified, published between 1987 and 2011, about the agreement between informants from home and school settings while completing rating scales. The studies suggest a low to moderate informant agreement and the inexistence of a key-informant in social-emotional assessment, therefore drawing attention to the need to collect the perspectives of both parents and teachers, as a means of achieving a more complete picture of behaviors. Results are discussed in their implications for future research.(AU)
Descritores DECS:Pré-Escolar
Análise Socioeconômica
Pais
Docentes
 -Comportamento Infantil
 Bibliometria
Limites:Humanos
Masculino
Feminino
Pré-Escolar
Adulto Jovem
Descritores Psi Português:AVALIAÇÃO PSICOLÓGICA
PRÉ-ESCOLARES
PAIS
PROFESSORES DE PRÉ-ESCOLA
PSICOLOGIA DA CRIANÇA
BIBLIOMETRIA
Descritores Psi Inglês:PSYCHOLOGICAL ASSESSMENT
PRESCHOOL STUDENTS
PARENTS
PRESCHOOL TEACHERS
CHILD PSYCHOLOGY
BIBLIOMETRIC
Descritores Psi Espanhol:EVALUACIÓN PSICOLÓGICA
PRE ESCOLARES
PADRES
PROFESORES PRE ESCOLARES
PSICOLOGÍA INFANTIL
BIBLIOMETRIA
Meio Eletrônico:http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-37722014000400002


  3 / 1158 INDEXPSI  
              first record previous record next record last record
seleciona
para imprimir
Texto completo SciELO Brasil
Id:45599
Autor:Lemes, Paula; Rossini, Joaquim Carlos.
Título:Atenção e comportamento inibitório em crianças de 6 a 8 anos / Attention and inhibitory behavior in children of 6 to 8 year-olds.
Fonte:Psicol. teor. pesqui;30(4):385-391, out.-dez. 2014 ilus.
Resumo em português: Muitas evidências sugerem que os processos atentivos apresentam diferenças ao longo do desenvolvimento. O presente estudo avaliou a capacidade atentiva e o controle inibitório de 130 crianças de seis a oito anos de idade em uma tarefa comportamental agir/não agir adaptada para esta faixa etária. Os resultados sugerem que as crianças de seis anos apresentaram tempos de resposta significativamente superiores e cometeram mais erros quando comparadas às crianças de oito anos. Esses achados corroboram estudos que apontam diferenças importantes no processamento da informação nessa faixa etária, principalmente no que se refere à capacidade de controle atentivo, relacionada a comportamentos desatentos frente a um objetivo, e à capacidade de controle inibitório, relacionada a comportamentos impulsivos de resposta motora.(AU)
Resumo em inglês: Considerable evidence suggests that attention and inhibitory behavior show differences along specific developmental stages. The present study aimed to evaluate the attention and inhibitory control of 130 children, aged six to eight years, in a go/no-go task adapted for this age group. The results suggest that 6-year-old children had significantly higher reaction times and made more errors when compared to 8-year-old children. These findings corroborate studies that indicate important differences in information processing in the age group studied, especially with regard to the attentional control capacity, related to inattentive behaviors when a goal is proposed, and the inhibitory control capacity, related to impulse response behaviors.(AU)
Descritores DECS:Atenção
Criança
Controle Comportamental
 -Psicologia da Criança
 Cognição
Limites:Humanos
Masculino
Feminino
Criança
Descritores Psi Português:ATENÇÃO
PSICOLOGIA DA CRIANÇA
PROCESSOS COGNITIVOS
CRIANÇAS
Descritores Psi Inglês:ATTENTION
CHILD PSYCHOLOGY
COGNITIVE PROCESSES
CHILDREN
Descritores Psi Espanhol:ATENCIÓN
PSICOLOGÍA INFANTIL
PROCESOS COGNITIVOS
NIÑOS
Meio Eletrônico:http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-37722014000400003


  4 / 1158 INDEXPSI  
              first record previous record next record last record
seleciona
para imprimir
Texto completo SciELO Brasil
Id:45598
Autor:Young, Teresa H.; Williams, Javonda; Nelson-Gardell, Debra.
Título:Family victim advocates: the importance of critical job duties / Conselheiros de proteção às famílias em situação de violação: a importância das funções críticas do trabalho.
Fonte:Psicol. teor. pesqui;30(4):393-400, Oct.-Dec. 2014.
Resumo em inglês: Child advocacy centers across the United States intervened in more than 250,000 child abuse cases in 2011(National Children's Alliance, 2012). Understanding the work of family victim advocates is imperative to helping children and families in child abuse cases. In this exploratory study, we surveyed advocates and program directors from child advocacy centers (CACs) across the United States to compare their perceptions of the critical job duties of family victim advocates. Data analysis revealed that CAC directors rated the importance of these duties significantly higher than family victim advocates. Results suggest the need for additional training to ensure that family victim advocates understand the importance of critical job duties to meet the needs of children and families in child abuse cases.(AU)
Resumo em português: Os centros de proteção e defesa da criança interviram em mais de 250 mil casos de abuso infantil em todos os Estados Unidos em 2011 (National Children's Alliance, 2012). Compreender o trabalho de profissionais de proteção e defesa de famílias em situação de violação é imprescindível para ajudar crianças e famílias em casos de abuso infantil. Neste estudo exploratório, realizamos uma pesquisa com os profissionais de proteção e defesa e com os diretores de programa dos centros de proteção e defesa da criança (CPDC) nos Estados Unidos para comparar suas percepções sobre as atividades fundamentais dos profissionais que realizam ações de proteção e defesa de famílias em situação de violação. A análise dos dados revelou que os diretores dos CPDC avaliaram de forma significativamente mais alta a importância do trabalho do que os próprios profissionais de defesa e proteção das famílias em situação de violência. Os resultados sugerem a necessidade melhorar a formação para garantir que os profissionais de defesa e proteção das famílias em situação de violência possam compreender a importância das funções de trabalho que são críticas e essenciais para atender às necessidades de crianças e famílias em casos de abuso infantil.(AU)
Descritores DECS:Abuso Sexual na Infância
Proteção
Conselheiros
Advogados
 -Maus-Tratos Infantis
 Notificação de Abuso
 Relações Profissional-Família
Limites:Humanos
Masculino
Feminino
Adulto
Descritores Psi Português:ABUSO DA CRIANÇA
ABUSO SEXUAL
ORIENTADORES
PESSOAL DA SAÚDE MENTAL
Descritores Psi Inglês:CHILD ABUSE
SEXUAL ABUSE
COUNSELORS
MENTAL HEALTH PERSONNEL
Descritores Psi Espanhol:ABUSO DE NIÑOS
ABUSO SEXUAL
ORIENTADORES
PERSONAL DE SALUD MENTAL
Meio Eletrônico:http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-37722014000400004


  5 / 1158 INDEXPSI  
              first record previous record next record last record
seleciona
para imprimir
Texto completo SciELO Brasil
Id:45597
Autor:Woyciekoski, Carla; Natividade, Jean Carlos; Hutz, Claudio Simon.
Título:As contribuições da personalidade e dos eventos de vida para o bem-estar subjetivo / Contributions of personality and life events to the subjective well-being.
Fonte:Psicol. teor. pesqui;30(4):401-409, out.-dez. 2014 tab.
Resumo em português: Este estudo teve por objetivo verificar o poder preditivo de características de personalidade e eventos de vida sobre o bem-estar subjetivo (BES). Participaram 274 universitários, 69% mulheres. Os resultados mostraram neuroticismo e extroversão como as principais variáveis explicativas do BES. Ainda, seis eventos de vida contribuíram com a explicação do BES, por exemplo, "término de namoro" mostrou-se variável preditiva positiva de Afeto positivo;"problemas financeiros" explicou negativamente a Satisfação de Vida. Os resultados sugerem que, embora as pessoas possam avaliar suas vidas como mais positivas e experienciar afetos mais positivos em função de suas características de personalidade, é pertinente adotar no campo de estudos do BES uma abordagem interacionista, integrando fatores intrínsecos, como personalidade, e extrínsecos, como eventos de vida.(AU)
Resumo em inglês: The aim of this study was to investigate the contributions of personality traits and life events as predictors of subjective well-being (SWB). Therefore, 274 students were participants, 69% women. Results showed neuroticism and extraversionas the main predictors of SWB. Furthermore, six life events contributed to the explanation of SWB, for example, "relationship breakup" showed was a positive predictor of PositiveAffect;and "financial problems" predicted Life Satisfaction negatively. The results suggest that although people can evaluate their lives as more positive and experience more positive emotions depending on their personality traits, it is pertinent to adopt an integrative approach in the field of SWB, incorporating intrinsic factors such as personality, as well as extrinsic factors such as life events.(AU)
Descritores DECS:Personalidade
 -Acontecimentos que Mudam a Vida
Limites:Humanos
Masculino
Feminino
Adulto Jovem
Descritores Psi Português:BEM-ESTAR SUBJETIVO
PERSONALIDADE
EXPERIÊNCIAS DE VIDA
EXPERIÊNCIAS (EVENTOS)
Descritores Psi Inglês:SUBJECTIVE WELL-BEING
PERSONALITY
LIFE EXPERIENCES
EXPERIENCES (EVENTS)
Descritores Psi Espanhol:BIENESTAR SUBJETIVO
PERSONALIDAD
EXPERIENCIAS DE VIDA
EXPERIENCIAS (EVENTOS)
Meio Eletrônico:http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-37722014000400005


  6 / 1158 INDEXPSI  
              first record previous record next record last record
seleciona
para imprimir
Texto completo SciELO Brasil
Id:45596
Autor:Gondim, Sônia Maria Guedes; Batista, Juliana Paranhos Moreno; Luna, André de Figueiredo; Simões, Ana Célia Araújo; Brantes, Carolina dos Anjos Almeida; Alberton, Gisele Debiasi.
Título:Desempenho e solução de problemas em equipes virtuais: um estudo experimental / Performance and problem solving in virtual teams: an experimental study.
Fonte:Psicol. teor. pesqui;30(4):385-391, out.-dez. 2014 ilus, tab.
Resumo em português: O estudo analisou as diferenças no desempenho de indivíduos e grupos em uma tarefa de memorização e reprodução de texto em ambiente virtual. Participaram 50 estudantes de nível superior, distribuídos em duas condições experimentais: grupal (n=26) e individual (n=24). Utilizaram-se os seguintes instrumentos: crenças e percepção de conflitos sobre o trabalho em equipe, auto e heteroatribuição de estados afetivos e estratégias de solução de problemas. O desempenho grupal na tarefa foi superior ao individual. Participantes na condição individual relataram maior uso de estratégias de solução de problemas que aqueles da condição grupal. Não foram evidenciadas diferenças entre as condições individual e grupal no tocante às crenças e à percepção de conflitos sobre o trabalho em equipe, bem como à atribuição de estados afetivos.(AU)
Resumo em inglês: This study examined differences in the performance of individuals and groups on a task of text memorization and reproduction in a virtual environment. Fifty college students were - assigned to one of two experimental conditions: group (n= 26) and individual (n= 24). The instruments applied were: teamwork beliefs and conflict perception, self and hetero-attribution of affective states and problem-solving strategies. Group performance was better than individual performance. Participants in the individual condition reported greater use of problem-solving strategies than those in the group condition There were no differences between individuals and groups concerning teamwork beliefs and conflict perception as well as attribution of affective states.(AU)
Descritores DECS:Resolução de Problemas
Análise e Desempenho de Tarefas
 -Aprendizagem Baseada em Problemas
 Interface Usuário-Computador
Limites:Humanos
Masculino
Feminino
Adulto Jovem
Descritores Psi Português:SOLUÇÃO DE PROBLEMAS
TRABALHO EM GRUPO
DESEMPENHO
APLICAÇÕES DO COMPUTADOR
Descritores Psi Inglês:PROBLEM SOLVING
GROUP WORK
PERFORMANCE
COMPUTER APPLICATIONS
Descritores Psi Espanhol:SOLUCIÓN DE PROBLEMAS
TRABAJO EN GRUPO
DESEMPEÑO
APLICACION DEL COMPUTADOR
Meio Eletrônico:http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-37722014000400006


  7 / 1158 INDEXPSI  
              first record previous record next record last record
seleciona
para imprimir
Texto completo SciELO Brasil
Id:45595
Autor:Mendes, Elzilaine Domingues; Viana, Terezinha de Camargo; Bara, Olivier.
Título:Melancolia e depressão: um estudo psicanalítico / Melancholy and depression: a psychoanalytic study.
Fonte:Psicol. teor. pesqui;30(4):423-431, out.-dez. 2014.
Resumo em português: O objetivo deste artigo é compreender a melancolia e a depressão e sua relação com a cultura a partir da psicanálise. Para Freud a melancolia é uma psiconeurose narcísica e a depressão um sintoma que pode estar presente em qualquer estrutura psíquica. Ao criar a categoria das psiconeuroses narcísicas Freud se dá conta da insuficiência do modelo neurótico para a compreensão da melancolia. Partindo do pressuposto de que as condições da vida pós-moderna interferem na subjetividade, causando uma mudança na estrutura dos sentimentos, propomos o modelo narcísico-melancólico para a compreensão das patologias contemporâneas. Constatamos que tanto a melancolia quanto a depressão podem ser patologias ou uma posição do sujeito diante das demandas da sociedade do narcisismo e do espetáculo.(AU)
Resumo em inglês: The objective behind this article is to give an understanding of the cultural relationship of melancholia and depression through a psychoanalysis perspective. From a Freudian standpoint, melancholia is a form of depression and therefore a symptom that can be found in any psychiatric structure. By creating a category for narcissistic psychoneuroses Freud brings to the fore the inefficiency found in the neurotic model for the understanding of melancholia. The authors propose a narcissistic-melancholic model for an understanding into contemporary pathologies. It is hereby noted that both melancholia as well as depression can be seen as pathologies, as much as the stand point of the individual when faced with pressure from a society concerning its narcissist nature.(AU)
Descritores DECS:Depressão
Transtorno Depressivo
Psicanálise
 -Estresse Psicológico
Limites:Humanos
Masculino
Feminino
Descritores Psi Português:TRISTEZA
DEPRESSÃO
PSICANÁLISE
Descritores Psi Inglês:SADNESS
DEPRESSION
PSYCHOANALYSIS
Descritores Psi Espanhol:TRISTEZA
DEPRESIÓN
PSICOANÁLISIS
Meio Eletrônico:http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-37722014000400007


  8 / 1158 INDEXPSI  
              first record previous record next record last record
seleciona
para imprimir
Texto completo SciELO Brasil
Id:45594
Autor:Maesso, Márcia Cristina.
Título:A razão do diagnóstico em torno do ideal científico e a ruptura ética da psicanálise / The reason of diagnosis around the scientific ideal and psychoanalysis ethical rupture.
Fonte:Psicol. teor. pesqui;30(4):433-439, out.-dez. 2014 ilus.
Resumo em português: Esse artigo visa sustentar uma posição acerca do diagnóstico em referência à ética da psicanálise proposta por Lacan, que é orientada pelo real posto na praxis e não pelo ideal científico. Partindo dos conceitos estabelecidos na psicanálise, situa o diagnóstico como ato de mestria no discurso médico, formulando que o avesso desse discurso constitui a possibilidade de conceber o diagnóstico na psicanálise como semi-dizer do impasse experimentado na clínica.(AU)
Resumo em inglês: This article aims to sustain a position about the diagnosis in reference to the ethics of psychoanalysis proposed by Lacan, which is driven by real post in praxis and not by scientific ideal. Based on the concepts established in psychoanalysis, situated the diagnosis as an act of mastery in medical discourse, formulating that the reverse of this discourse is the possibility to devise the diagnosis in psychoanalysis as semi-say the deadlock experienced in the clinic.(AU)
Descritores DECS:Diagnóstico
Psicanálise
 -Ética
 Psicologia Clínica
Limites:Humanos
Masculino
Feminino
Descritores Psi Português:DIAGNÓSTICO
PSICODIAGNÓSTICO
PSICANÁLISE CLÍNICA
PSICANÁLISE
ÉTICA
Descritores Psi Inglês:DIAGNOSIS
PSYCHODIAGNOSIS
PSYCHOANALYSIS CLINIC
PSYCHOANALYSIS
ETHICS
Descritores Psi Espanhol:DIAGNÓSTICO
PSICODIAGNÓSTICO
PSICOANÁLISIS CLÍNICA
PSICOANÁLISIS
ÉTICA
Meio Eletrônico:http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-37722014000400008


  9 / 1158 INDEXPSI  
              first record previous record next record last record
seleciona
para imprimir
Texto completo SciELO Brasil
Id:45593
Autor:Feijoo, Ana Maria Lopez Calvo; Mattar, Cristine Monteiro.
Título:A fenomenologia como método de investigação nas filosofias da existência e na psicologia / The phenomenological research method in the philosophies of existence and in the psychology.
Fonte:Psicol. teor. pesqui;30(4):441-447, out.-dez. 2014.
Resumo em português: Este artigo visa, primeiramente, explicitar como o método fenomenológico idealizado por Husserl encontra-se presente no pensamento de Heidegger, Sartre e Merleau-Ponty. Temas como consciência, intencionalidade e percepção, tratados por esses filósofos, serão apresentados, buscando destacar os três momentos, presentes em Husserl, imprescindíveis para uma investigação fenomenológica: a redução fenomenológica, a descrição dos vetores internos ao fenômeno e a explicitação da experiência. Em um segundo momento, indo ao encontro das considerações de Giorgi e Goto, pretende-se defender que a psicologia, ao apropriar-se do método fenomenológico em suas investigações, deve, considerando o contexto de sua área de estudo, manter-se fiel aos três momentos constitutivos do método fenomenológico.(AU)
Resumo em inglês: This article aims, first, to explain how the phenomenological method devised by Husserl is present in the thought of Heidegger, Sartre and Merleau-Ponty. Themes addressed by the philosophy as conscience, intencionality and perception will be discussed in order to show the three indispensable moments for a phenomenological research highlighted by Husserl: phenomenological reduction; description of internal vectors to the phenomenon and explanation of experiences. On the second, it going to meet the considerations of Giorgi and Goto, it argue that the Psychology the ownership of the phenomenological method in their investigations, should, considering the context of your study area, remain faithful at the three constituent moments of the phenomenological method.(AU)
Descritores DECS:Métodos
Existencialismo
Psicologia
Limites:Humanos
Masculino
Feminino
Descritores Psi Português:FENOMENOLOGIA EXISTENCIAL
FENOMENOLOGIA
PSICOLOGIA FENOMENOLÓGICA
EXISTENCIALISMO
PSICOLOGIA EXISTENCIAL
Descritores Psi Inglês:EXISTENTIAL PHENOMENOLOGY
PHENOMENOLOGY
PHENOMENOLOGICAL PSYCHOLOGY
EXISTENCIALISM
EXISTENTIAL PSYCHOLOGY
Descritores Psi Espanhol:FENOMENOLOGÍA EXISTENCIAL
FENOMENOLOGÍA
PSICOLOGÍA FENOMENOLÓGICA
EXISTENCIALISMO
PSICOLOGÍA EXISTENCIAL
Meio Eletrônico:http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-37722014000400009


  10 / 1158 INDEXPSI  
              first record previous record next record last record
seleciona
para imprimir
Texto completo SciELO Brasil
Id:45592
Autor:Justi, Cláudia Nascimento Guaraldo; Roazzi, Antonio; Justi, Francis Ricardo dos Reis; Henriques, Flávia Guimarães; Cançado, Mariana Figueira Lopes.
Título:Três hipóteses sobre a natureza das tarefas de nomeação seriada rápida / Three hypotheses on the nature of rapid automatized naming tasks.
Fonte:Psicol. teor. pesqui;30(4):449-457, out.-dez. 2014 tab.
Resumo em português: O presente estudo investigou a natureza das tarefas de nomeação seriada rápida, considerando três hipóteses sobre o que elas representariam: (1) medidas da recuperação de códigos fonológicos da memória de longo prazo; (2) medidas da velocidade de processamento geral; e (3) medidas de processos relacionados ao reconhecimento de padrões visuais. Participaram da pesquisa 174 crianças brasileiras cursando o 5º ano do Ensino Fundamental em escolas particulares. Análises fatoriais confirmatórias indicaram que nenhuma das três hipóteses se mostrou consistente com os dados. Porém, em um modelo de regressão estrutural construído para avaliar a contribuição desses fatores para a nomeação seriada rápida, o único que contribuiu significativamente foi o fator 'velocidade de processamento geral'.(AU)
Resumo em inglês: The present study aimed to investigate the nature of rapid automatized naming tasks, considering three hypotheses about what they represent: (1) measures of retrieval of phonological codes from a long-term store; (2) measures of general processing speed; and (3) measures of visual pattern recognition processes. The participants were 174 children from the 5th grade of Brazilian private schools. Confirmatory factor analyses indicated that none of the hypotheses were consistent with the data. However, in a structural regression model the factor 'general processing speed' was the only one that contributed significantly to rapid automatized naming.(AU)
Descritores DECS:Leitura
 -Testes de Linguagem
 Cognição
Limites:Humanos
Masculino
Feminino
Criança
Descritores Psi Português:LEITURA
TESTE DE PRONTIDÃO PARA LEITURA
LINGUAGEM
PROCESSOS COGNITIVOS
Descritores Psi Inglês:READING
READING READINESS TEST
LANGUAGE
COGNITIVE PROCESSES
Descritores Psi Espanhol:LECTURA
LENGUAJE
PROCESOS COGNITIVOS
Meio Eletrônico:http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-37722014000400010


  11 / 1158 INDEXPSI  
              first record previous record next record last record
seleciona
para imprimir
Texto completo SciELO Brasil
Id:45591
Autor:Santos, Antonio Carlos Godinho; Simonassi, Lorismario Ernesto; Rodrigues, Camila Fernandes; Magri, Maira Ribeiro.
Título:Efeito do treino de composição (cópia) na aprendizagem do conceito de proporção / The effect of composition training (copy) on proportion-concept learning.
Fonte:Psicol. teor. pesqui;30(4):459-469, out.-dez. 2014 tab.
Resumo em português: Este experimento investigou o efeito do treino de relações condicionais entre estímulos fracionários na forma de figuras e numéricos, com e sem treino de composição, sobre a aprendizagem do conceito de proporção. Avaliou-se a formação de classes de equivalência, sua expansão e generalização, e a resolução de problemas, com lápis e papel, com estímulos fracionários. Participaram 20 alunos do sexto ano do Ensino Fundamental. Os grupos GEQ e GEQTC passaram por treinos e testes de relações condicionais, mas este último foi exposto, adicionalmente, ao treino de composição de frações antes dos treinos das relações condicionais; dois grupos controle fizeram apenas as avaliações inicial e final. Os resultados indicaram a formação de classes de equivalência, mas não evidenciaram efeito do treino de composição.(AU)
Resumo em inglês: This experiment investigated the effect of training conditional relations between pictorial and numerical fractional stimuli, with and without composition training, upon the learning of the proportion concept. It was evaluated the formation of equivalence classes, expansion of classes formed, generalization to new situations, and pencil and paper problem solving with fractional stimuli. The participants were 20 students of the sixth grade of Elementary School. The QEG and TCQEC groups were exposed to training and testing of conditional relations, but the last group was exposed, additionally, to a fractional composition training before the conditional relations training; two control groups were exposed only to the initial and final tests. The results indicated the formation of equivalence classes, but did not show effects of the composition training.(AU)
Descritores DECS:Aprendizagem
Matemática
Limites:Humanos
Masculino
Feminino
Criança
Adolescente
Descritores Psi Português:APRENDIZAGEM
EQUIVALÊNCIA DE ESTÍMULOS
COMPOSIÇÃO
MATEMÁTICA
Descritores Psi Inglês:LEARNING
STIMULUS EQUIVALENCE
MATHEMATICS
Descritores Psi Espanhol:APRENDIZAJE
EQUIVALENCIAS DE ESTÍMULOS
COMPOSICIÓN
MATEMÁTICA
Meio Eletrônico:http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-37722014000400011


  12 / 1158 INDEXPSI  
              first record previous record next record last record
seleciona
para imprimir
Texto completo SciELO Brasil
Id:45590
Autor:Costa, Bruno César de Pinho; Costa Filho, Rubens Adair; Costa, Leonardo Marcus de Pinho.
Título:Caixa de atividades diárias para ratos / Daily activities box for rats.
Fonte:Psicol. teor. pesqui;30(4):471-473, out.-dez. 2014 ilus.
Resumo em português: Este trabalho apresenta um protótipo de caixa de condicionamento operante para ratos - batizada de Caixa de Atividades Diárias Para Ratos - que permite o registro, 24h por dia, de múltiplos operantes. O sujeito experimental pode ser remotamente monitorado (visto e ouvido em tempo real) por meio de uma webcam localizada na frente da caixa. Além disso, todas as funções do equipamento podem ser controladas remotamente via internet. Trata-se da primeira caixa experimental a reunir todas estas funções, ao menos no Brasil. Algumas sugestões de áreas de pesquisa em que o equipamento poderia ser utilizado são apresentadas.(AU)
Resumo em inglês: This work presents a prototype of an operant conditioning box for mice - named Daily Activities Box for Rats -, in which multiple operants can be recorded 24 h per day. The experimental subject can be monitored remotely (seen and heard in real time) by means of a webcam located in front of the box. Furthermore, all the equipment functions can be controlled remotely via internet. This is the first experimental box to gather all these functions, at least in Brazil. Some suggestions of areas of research in which the equipment may be used are presented.(AU)
Descritores DECS:Psicologia Experimental
Modelos Animais
Monitoramento
 -Tecnologia de Sensoriamento Remoto
Limites:Animais
Ratos
Descritores Psi Português:PSICOLOGIA EXPERIMENTAL
MODELOS ANIMAIS
RATOS
Descritores Psi Inglês:EXPERIMENTAL PSYCHOLOGY
ANIMAL MODELS
RATS
Descritores Psi Espanhol:PSICOLOGÍA EXPERIMENTAL
MODELOS ANIMALES
RATAS
Meio Eletrônico:http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-37722014000400012


  13 / 1158 INDEXPSI  
              first record previous record next record last record
seleciona
para imprimir
Texto completo SciELO Brasil
Id:44950
Autor:Martins, Gabriela Dal Forno; Becker, Scheila Machado da Silveira; Leão, Lívia Caetano da Silva; Lopes, Rita de Cássia Sobreira; Piccinini, Cesar Augusto.
Título:Fatores associados à não adaptação do bebê na creche: da gestação ao ingresso na instituição / Factors associated with the not adjusting of babies to daycare: from pregnancy to daycare entrance.
Fonte:Psicol. teor. pesqui;30(3):241-250, jul.-set. 2014.
Resumo em português: Buscou-se identificar fatores associados à não adaptação do bebê na creche, tais como, temperamento do bebê, relações pais-bebê e crenças e práticas ligadas aos cuidados alternativos. Participaram quatro famílias, cujos bebês entraram na creche entre 10 e 12 meses de idade e foram retirados por não adaptação segundo avaliação dos pais. Realizou-se entrevistas na gestação, 3, 8 e 12 meses do bebê. Análise de conteúdo qualitativa revelou que os fatores mais relevantes na compreensão da não adaptação relacionaram-se à dinâmica da interação pais-bebê, a saber: sentimentos ligados à separação e forma com que os pais vivenciaram o ingresso na creche. Os resultados sugerem a importância de ações que promovam acolhimento à situação de separação pais-bebê na transição para a creche.(AU)
Resumo em inglês: We aimed to identify factors associated with the not adjusting of babies to daycare, such as, baby's temperament, parents-baby relationship and beliefs and practices about alternative care. Participants were four families whose babies entered into daycare between 10 and 12 months of age and were removed by not adjusting as evaluated by their parents. Interviews were applied during pregnancy, and when the baby was three, eight and twelve months old. Qualitative content analysis indicated that the most relevant factors to understand the not adjustment were related to dynamics of parents-baby interaction, like: feelings related to separation and the way that parents experienced daycare center entrance. The results highlight the importance of promoting the acceptance of parents-baby separation in transition to daycare.(AU)
Descritores DECS:Ansiedade de Separação
 -Creches
 Adaptação Psicológica
 Apego ao Objeto
 Individuação
 Relações Mãe-Filho
Limites:Humanos
Masculino
Feminino
Lactente
Pré-Escolar
Descritores Psi Português:RELAÇÕES PAIS-ESCOLA
PRÉ-ESCOLARES
SEPARAÇÃO-INDIVIDUAÇÃO
Descritores Psi Inglês:PARENT SCHOOL RELATIONSHIP
PRESCHOOL STUDENTS
SEPARATION INDIVIDUATION
Descritores Psi Espanhol:RELACIONES PADRE-ESCUELA
PRE ESCOLARES
SEPARACIÓN-INDIVIDUALIZACIÓN
Meio Eletrônico:http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-37722014000300001


  14 / 1158 INDEXPSI  
              first record previous record next record last record
seleciona
para imprimir
Texto completo SciELO Brasil
Id:44949
Autor:Tagliabue, Semira; Olivari, Maria Giulia; Bacchini, Dario; Affuso, Gaetana; Confalonieri, Emanuela.
Título:Measuring adolescents' perceptions of parenting style during childhood: psychometric properties of the parenting styles and dimensions questionnaire / Medindo a percepção dos estilos parentais de adolescentes durante a infância: as propriedades psicométricas do estilo parental e do questionário de dimensões.
Fonte:Psicol. teor. pesqui;30(3):251-258, July-Sept. 2014 tab.
Resumo em inglês: The paper analyzes the psychometric properties of the G1 version of the Parenting Styles and Dimensions Questionnaire, a self-report instrument designed to investigate how adolescents or adults were parented during childhood. The sample included 1451 Italian adolescents in high school. Three studies tested the scale's structure, invariance, and convergent validity. The first found slightly acceptable fit indexes for a 40-item scale measuring three factors (authoritative, authoritarian, and permissive styles); the factors presented good reliability (ρc .62-.96). Multigroup confirmative analyses found factor loadings invariant in the father version, whereas 12 items resulted not invariant in the mother version (second study). Good convergent validity was found with the Parental Bonding Index and the Parental Monitoring Scale (third study). Discussion of results is provided within the parenting styles literature.(AU)
Resumo em português: O presente trabalho analisa as propriedades psicométricas da versão G1 do Parenting Styles and Dimensions Questionnaire (Questionário de Estilo e Dimensões de Parentalidade), um instrumento de autorrelato projetado para investigar retrospectivamente como adolescentes ou adultos foram criados durante a infância. A amostra incluiu 1451 adolescentes italianos cursando o ensino médio. Três estudos foram apresentados, nos quais a estrutura da escala, sua invariância, e sua validade convergente são testadas. O primeiro estudo encontrou índices ligeiramente aceitáveis para uma escala de 40 itens medindo três fatores (estilos autoritativo, autoritário, permissivo); os fatores apresentaram uma boa confiabilidade (ρcrange .62-.96). Análises confirmativas multigrupo descobriram que as cargas de fatores foram invariantes, na versão do pai, enquanto que doze itens resultaram não invariantes na versão da mãe. Uma boa validade convergente foi encontrada com Parental Bonding Index, e Parental Monitoring Scale no terceiro estudo. A discussão dos resultados é provida na literatura de estilos parentais.(AU)
Descritores DECS:Poder Familiar
 -Relações Mãe-Filho
 Relações Pai-Filho
 Itália
 Educação Infantil
Limites:Humanos
Masculino
Feminino
Criança
Adolescente
Descritores Psi Português:INVENTÁRIO DE ESTILOS PARENTAIS - IEP
ESTILO PARENTAL
DISCIPLINA DA CRIANÇA
RELAÇÕES PAI-CRIANÇA
Descritores Psi Inglês:PARENTING STYLE
CHILD DISCIPLINE
FATHER CHILD RELATIONS
Descritores Psi Espanhol:DISCIPLINA DEL NIÑO
RELACIONES PADRE-NIÑO
Meio Eletrônico:http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-37722014000300002


  15 / 1158 INDEXPSI  
              first record previous record next record last record
seleciona
para imprimir
Texto completo SciELO Brasil
Id:44948
Autor:Relva, Inês Carvalho; Alarcão, Madalena; Fernandes, Otília Monteiro.
Título:Rivalidade ou violência? A percepção de estudantes universitários vítimas de violência por parte de irmãos / Rivalry or violence? Perception of university students victims of sibling violence.
Fonte:Psicol. teor. pesqui;30(3):259-265, jul.-set. 2014 graf, tab.
Resumo em português: Este estudo pretende avaliar a percepção das vítimas relativamente a comportamentos de cariz físico, sexual e psicológico, perpetrados por irmãos. Faz parte de uma investigação mais vasta na qual foram avaliados os diferentes tipos de violência e a sua frequência no início da adolescência. Neste estudo, os participantes classificaram os abusos sofridos com recurso ao Self-Labelling of Personally Experienced Violence. Os resultados indicam que os jovens que sofreram todos os tipos de vitimizações (físicas, psicológicas e sexuais) atribuíram os incidentes à "rivalidade entre irmãos", de modo significativo, quando comparados com os jovens que só sofreram um ou dois tipos de vitimização (psicológicas, físicas, psicológicas + físicas ou psicológicas + sexuais). Os resultados são discutidos segundo perspectivas de 'normalização de agressões', as quais explicam a manutenção de comportamentos abusivos contra irmãos.(AU)
Resumo em inglês: This study aimed to investigate the perception of victims of sibling violence (physical, sexual and psychological). It is part of a larger investigation that analyzed the different types of violence and its frequency in early adolescence. In the present study, the participants classified the mistreatments they suffered on the Self-Labelling of Personally Experienced Violence. In the explanation of the occurrences, youngsters enduring all types of sibling victimization (physical, sexual and psychological) attributed "sibling rivalry" significantly more importance than their colleagues who were victims of only one or two violence type(s) (physical, psychological, or psychological + physical + or psychological + sexual). The results are discussed according to 'normalization of aggression' perspectives that help to understand the maintenance of abusive behavior towards siblings.(AU)
Descritores DECS:Relações entre Irmãos
 -Dissidências e Disputas
 Violência
Limites:Humanos
Masculino
Feminino
Descritores Psi Português:IRMÃOS
RELAÇÕES FAMILIARES
VIOLÊNCIA NA FAMÍLIA
Descritores Psi Inglês:BROTHERS
FAMILY RELATIONS
FAMILY VIOLENCE
Descritores Psi Espanhol:HERMANOS
RELACIONES FAMILIARES
VIOLENCIA DOMESTICA
Meio Eletrônico:http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-37722014000300003


  16 / 1158 INDEXPSI  
              first record previous record next record last record
seleciona
para imprimir
Texto completo SciELO Brasil
Id:44947
Autor:Porto, Madge; Bucher-Maluschke, Júlia S. N. F.
Título:A permanência de mulheres em situações de violência: considerações de psicólogas / The permanence of women in situations of violence: considerations for psychologists.
Fonte:Psicol. teor. pesqui;30(3):267-276, jul.-set. 2014.
Resumo em português: O objetivo desse artigo é identificar o que pensam psicólogas que atendem ou atenderam mulheres em situação de violência doméstica/conjugal, e as motivações para a permanência de algumas delas nessas situações. A proposta metodológica é um estudo qualitativo, utilizando-se entrevistas semiestruturadas e análise de conteúdo. Os resultados apontam como motivação para as mulheres permanecerem em situação de violência: a força do patriarcado; as marcas identitárias do amor romântico e os ganhos secundários das mulheres na experiência vivida. Esses resultados confirmam em parte estudos anteriores, porém, algo novo se destaca. Ao contrário do que apresentam alguns estudos, as psicólogas consideram a determinação sociocultural do fenômeno da violência contra as mulheres na construção do sofrimento psíquico e da intervenção proposta.(AU)
Resumo em inglês: The aim of this paper is to identify what psychologists think who attend women in situations of domestic /marital violence, about the reasons for the persistence of some of the women in these situations.In this study qualitative research methods were used including semi-structured interviews and content analysis.The results show the following motivations for women to stay in violent situations: the strength of patriarchy; the identifying marks of romantic loveand secondary gains of women in the lived experience. These results partially confirm previous studies, but something new stands out. In contrast to what some studies have pointed out,psychologists consider the determination of the sociocultural phenomenon of violence against women in the construction of psychological distress and the proposed intervention.(AU)
Descritores DECS:Violência contra a Mulher
 -Violência Doméstica
 Psicologia Clínica
Limites:Humanos
Feminino
Adulto Jovem
Adulto
Descritores Psi Português:VIOLÊNCIA NA FAMÍLIA
VIOLÊNCIA CONTRA MULHER
PSICÓLOGOS
Descritores Psi Inglês:FAMILY VIOLENCE
VIOLENCE AGAINST WOMEN
PSYCHOLOGISTS
Descritores Psi Espanhol:VIOLENCIA DOMESTICA
VIOLENCIA CONTRA LA MUJER
PSICOLOGOS
Meio Eletrônico:http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-37722014000300004


  17 / 1158 INDEXPSI  
              first record previous record next record last record
seleciona
para imprimir
Texto completo SciELO Brasil
Id:44946
Autor:Carvalho, Pedro Henrique Berbert de; Ferreira, Maria Elisa Caputo.
Título:Imagem corporal em homens: instrumentos avaliativos / Male body image: assessment tools.
Fonte:Psicol. teor. pesqui;30(3):277-285, jul.-set. 2014 tab.
Resumo em português: Este estudo teve como objetivo avaliar os instrumentos disponíveis para avaliação da imagem corporal de adultos do sexo masculino, bem como verificar as qualidades psicométricas avaliadas no processo de criação/adaptação destes. Foi realizada busca nas bases de dados: Scopus, Web of Science, BIREME, e Banco de Teses da CAPES; limitadas ao período de 2009 a 2013, por meio das palavras chave: body image, scales, questionnaires, validation e translations. Esta pesquisa constatou um aumento do número de instrumentos disponíveis para a população brasileira, além de uma diversificação das populações estudadas. Entretanto, ainda são poucos os instrumentos específicos para adultos do sexo masculino. Há necessidade de criação e adaptação de novos instrumentos que contemplem a complexidade do construto da imagem corporal.(AU)
Resumo em inglês: This study aimed to evaluate the available assessment tools of body image in adult males, and to verify the psychometric properties obtained in the process of construction/adaptation of these instruments. Search restricted to the period of 2009-2013 was conducted in the Scopus, Web of Science, BIREME databases and in the theses bank of CAPES, using the keywords: body image, scales, questionnaires, validation and translations. This study found an increase in the number of instruments available for the Brazilian population, as well as a diversification of the populations studied. However, there are few specific instruments for adult males. It is necessary create and adapt new tools that address the complexity of the body image construct.(AU)
Descritores DECS:Imagem Corporal
 -Testes Psicológicos
 Saúde do Homem
 Literatura de Revisão como Assunto
Limites:Humanos
Masculino
Adulto
Descritores Psi Português:METANÁLISE
REVISÃO DE LITERATURA
IMAGEM CORPORAL
HOMENS
PSICOLOGIA DO HOMEM
TESTES PSICOLÓGICOS
Descritores Psi Inglês:META ANALYSIS
LITERATURE REVIEW
BODY IMAGE
MEN
PSYCHOLOGY OF MAN
PSYCHOLOGICAL TESTING
Descritores Psi Espanhol:METANALISIS
IMAGEN CORPORAL
HOMBRES
PSICOLOGIA DEL HOMBRE
TESTS PSICOLÓGICOS
Meio Eletrônico:http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-37722014000300005


  18 / 1158 INDEXPSI  
              first record previous record next record last record
seleciona
para imprimir
Texto completo SciELO Brasil
Id:44945
Autor:Justo, Ana Maria; Camargo, Brigido Vizeu; Alves, Catarina Durante Bergue.
Título:Os efeitos de contexto nas representações sociais sobre o corpo / Context effects on social representations of the body.
Fonte:Psicol. teor. pesqui;30(3):287-297, jul.-set. 2014 ilus.
Resumo em português: Objetivou-se compreender o papel do contexto nas representações sociais (RS) sobre o corpo, num estudo quase-experimental, com 79 participantes. O contexto foi variável independente, sexo e geração variáveis controle e RS sobre o corpo a variável dependente. Os participantes assistiram a vídeos (manipulação do contexto), realizou-se grupo-focal e aplicou-se questionário. A análise envolveu estatística descritiva, testes de associação e multivariados. Resultados indicam que a saúde estrutura a RS, mas junto aos demais elementos emergem RS diferentes em função do contexto. No contexto de saúde, o corpo é veículo da existência e cuidado. No contexto de beleza é um objeto social, sujeito a padrões. Aponta-se para a dinâmica do pensamento social, que traz implicações teóricas e metodológicas aos estudos de RS.(AU)
Resumo em inglês: This study sought to comprehend the role context has on social representations (SR) of the body, using a semi-experimental design, with 79 participants, with context as the independent variable, SR as the dependent variable and sex and generation as control variables. Participants watched videos (manipulating context), followed by a focal group and a questionnaire. The data were analyzed using descriptive statistics and multivariate tests. Results indicate that health structures SR, however, together with other elements different SR emerge due to the context. In the health context, the body is a vehicle of existence and care. In the beauty context, the body appears as a social object, subject to aesthetic standards. These findings point to a dynamics of social thought, with theoretical and methodological implications for the studies on SR.(AU)
Descritores DECS:Identificação Social
 -Beleza
 Imagem Corporal
Limites:Humanos
Masculino
Feminino
Adulto Jovem
Meia-Idade
Descritores Psi Português:REPRESENTAÇÃO SOCIAL
IMAGEM CORPORAL
SAÚDE
PSICOLOGIA SOCIAL
Descritores Psi Inglês:SOCIAL REPRESENTATION
BODY IMAGE
HEALTH
SOCIAL PSYCHOLOGY
Descritores Psi Espanhol:REPRESENTACIÓN SOCIAL
IMAGEN CORPORAL
SALUD
PSICOLOGIA SOCIAL
Meio Eletrônico:http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-37722014000300006


  19 / 1158 INDEXPSI  
              first record previous record next record last record
seleciona
para imprimir
Texto completo SciELO Brasil
Id:44944
Autor:Fortes, Leonardo de Sousa; Filgueiras, Juliana Fernandes; Neves, Clara Mockdece; Almeida, Sebastião Sousa; Ferreira, Maria Elisa Caputo.
Título:Efeitos do estado de humor sobre os comportamentos alimentares inadequados de atletas de atletismo / Effects of mood state on inappropriate eating behavior of track and field athletes.
Fonte:Psicol. teor. pesqui;30(3):299-305, jul.-set. 2014 tab.
Resumo em português: O objetivo do presente estudo foi analisar os efeitos do estado de humor sobre os comportamentos alimentares inadequados (CAI) em atletas. Participaram 68 atletas de atletismo, do sexo feminino, com idades entre 12 e 17 anos. Utilizaram-se o Eating Attitudes Test (EAT-26) e a Escala de Humor de Brunel (BRUMS) para avaliar os CAI e o distúrbio total do humor (DTH), respectivamente. Dois modelos de regressão linear não indicaram influência estatisticamente significativa da BRUMS nas subescalas Dieta (p=0,42) e Bulimia e Preocupação com Alimentos (p=0,81) do EAT-26. Ao contrário, a BRUMS (p=0,04) demonstrou impacto significante (7%) sobre os escores da subescala Autocontrole Oral. Concluiu-se que as atletas com DTH elevado podem estar mais susceptíveis à influência ambiental para a ingestão alimentar.(AU)
Resumo em inglês: The goal of the present study was to analyze the effects of mood state on inappropriate eating behavior (IEB) of athletes. The participants were 68 female track and field athletes, with ages between 12 and 17 years. The Eating Attitudes Test (EAT-26) and the Brunel Mood Scale (BRUMS) were used to evaluate the IEB and total mood disturbance (TMD), respectively. Two linear regression models indicated no statistically significant influence of BRUMS on Diet (p = 0,42) and on the Bulimia and Food Preoccupation (p = 0,81) subscales of the EAT-26. Rather, BRUMS (p = 0,04) showed a significant impact (7%) on Oral Selfconttrol subscale scores. It was concluded that athletes with high TMD might be more susceptible to environmental influence upon food intake.(AU)
Descritores DECS:Comportamento Alimentar
 -Imagem Corporal
 Atletas
Limites:Humanos
Feminino
Adolescente
Descritores Psi Português:COMPORTAMENTO ALIMENTAR
ATLETAS
HUMOR
Descritores Psi Inglês:EATING BEHAVIOR
ATHLETES
HUMOR
Descritores Psi Espanhol:CONDUCTA ALIMENTARIA
ATLETAS
HUMOR
Meio Eletrônico:http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-37722014000300007


  20 / 1158 INDEXPSI  
              first record previous record next record last record
seleciona
para imprimir
Texto completo SciELO Brasil
Id:44943
Autor:Barros, Víviam Vargas de; Kozasa, Elisa Harumi; Souza, Isabel Cristina Weiss de; Ronzani, Telmo Mota.
Título:Validity evidence of the brazilian version of the five facet mindfulness questionnaire (FFMQ) / Evidências de validade da versão brasileira do questionário das cinco facetas de mindfulness (FFMQ-BR).
Fonte:Psicol. teor. pesqui;30(3):317-327, July-Sept. 2014 tab.
Resumo em inglês: In order to assess the psychometric properties of the Brazilian version of the FFMQ, 395 participants divided into smokers, people from the general population, college students, and meditators answered the FFMQ and the Psychological Well-Being Scale (PWBS). An Exploratory Factor Analysis (EFA) was conducted and the reliability was assessed. The FFMQ-BR consists of seven factors and all of them showed good internal consistency. Evidence of the construct and criterion validity was obtained by a significant correlation between the FFMQ-BR scores and well-being and by a significant difference between the scores of the meditators and the other participants on the FFMQ-BR. This study may help in providing subsidies to the progress of research in the topic by examining the empirical relationships between Mindfulness and mental health.(AU)
Resumo em português: Com o objetivo de avaliar as propriedades psicométricas da versão brasileira do FFMQ, 395 participantes divididos entre tabagistas, comunidade geral, universitários e meditadores responderam ao FFMQ e à Escala de Bem-Estar Subjetivo (EBES). Foi realizada uma Análise Fatorial Exploratória (AFE) e a avaliação da fidedignidade. O FFMQ-BR foi composto por sete facetas e todas obtiveram valores adequados de consistência interna. Comprovou-se a validade de construto e de critério através da correlação entre os escores do FFMQ-BR e a EBES e da diferença entre os escores dos meditadores e dos demais participantes no FFMQ-BR, respectivamente. Estes resultados podem fornecer subsídios para o avanço das pesquisas nessa área através da avaliação enpírica de relações entre mindfulness e saúde mental.(AU)
Descritores DECS:Atenção Plena
 -Meditação
 Estresse Psicológico
 Dor
 Psicofisiologia
Limites:Humanos
Masculino
Feminino
Adulto Jovem
Adulto
Descritores Psi Português:PSICOFISIOLOGIA
METACOGNIÇÃO
MEDITAÇÃO
Descritores Psi Inglês:PSYCHOPHYSIOLOGY
METACOGNITION
MEDITATION
Descritores Psi Espanhol:PSICOFISIOLOGIA
METACOGNICION
MEDITACION
Meio Eletrônico:http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-37722014000300009


  21 / 1158 INDEXPSI  
              first record previous record next record last record
seleciona
para imprimir
Texto completo SciELO Brasil
Id:44942
Autor:Costa, Fabíola Marinho; Bastos, Antonio Virgílio Bittencourt.
Título:Comprometimento organizacional: bases para uma abordagem processual / Organizational commitment: basis for a process approach.
Fonte:Psicol. teor. pesqui;30(3):329-337, jul.-set. 2014 tab.
Resumo em português: Há uma importante vertente de pesquisa sobre comprometimento organizacional (CO) sobre os vínculos entre indivíduo e sua organização empregadora. O presente estudo objetiva caracterizar a produção científica que analisa esse construto em uma perspectiva processual, pela sua importância para esclarecer questões conceituais e empíricas. Foram analisados39 artigos que relatam pesquisa longitudinal sobre CO, publicados entre 1975 e 2010. Além de constatar a reduzida utilização deste desenho de pesquisa na área, verificou-se: a) que o foco central dos estudos é a identificação dos seus antecedentes, mais do que nas mudanças no comprometimento ao longo do tempo e seus fatores determinantes; b) são reduzidos os estudos que incorporam variáveis do contexto. Da revisão são extraídas algumas recomendações para estudos futuros.(AU)
Resumo em inglês: The links between individuals and their employer organization have been a main focus within research on organizational commitment (CO). The present study aimed to characterize the scientific literature analyzing this construct from a process perspective, considering its importance in clarifying conceptual and empirical issues. 39articles reporting longitudinal data on CO, published between 1975 and 2010, were analyzed. In addition to confirming the infrequent use of this research design in the area, the analysis pointed out that: a) a central focus on the identification of its antecedents, more than on changes in commitment patterns over time and their determining factors; b) only a reduced number of studies incorporate context variables. This review results in relevant recommendations for future studies.(AU)
Descritores DECS:Eficiência Organizacional
 -Literatura de Revisão como Assunto
 Psicologia Industrial
Limites:Humanos
Masculino
Feminino
Adulto
Descritores Psi Português:COMPROMETIMENTO ORGANIZACIONAL
PSICOLOGIA ORGANIZACIONAL
REVISÃO DE LITERATURA
Descritores Psi Inglês:ORGANIZATIONAL COMMITMENT
ORGANIZATIONAL PSYCHOLOGY
LITERATURE REVIEW
Descritores Psi Espanhol:COMPROMISO ORGANIZACIONAL
PSICOLOGIA DE LAS ORGANIZACIONES
Meio Eletrônico:http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-37722014000300010


  22 / 1158 INDEXPSI  
              first record previous record next record last record
seleciona
para imprimir
Texto completo SciELO Brasil
Id:44941
Autor:Costa, Ana Cristina Fontes; Faria, Luísa Maria Soares.
Título:Avaliação da inteligência emocional: a relação entre medidas de desempenho e de autorrelato / Assessment of emotional intelligence: the relation of ability-based and self-report measures.
Fonte:Psicol. teor. pesqui;30(3):339-346, jul.-set. 2014 tab.
Resumo em português: Apresenta-se a adaptação e validação do Teste de Vocabulário Emocional (TVE) ao contexto português, uma medida de desempenho de inteligência emocional, explorando as suas qualidades psicométricas e a validade de critério e convergente com uma medida de autorrelato, o Questionário de Competência Emocional - Revisto (QCE-R). O TVE, com 35 itens, desenvolvido por Takšic, Herambasic e Velemir (2003) no contexto croata, mede a capacidade para compreender emoções. A amostra incluiu 682 alunos do 10.º ano, entre 14 e 21 anos (M = 15,5; DP = 0,77) de diferentes cursos científico-humanísticos. Genericamente, o TVE revelou boas qualidades psicométricas, tendo-se correlacionado positivamente com o rendimento académico e evidenciado maior capacidade para o predizer do que o QCE-R, com o qual não estabeleceu qualquer associação.(AU)
Resumo em inglês: This study presents the adaptation and validation to the Portuguese context of the Vocabulary Emotions Test (VET), an ability measure of Emotional Intelligence, particularly exploring their psychometrics properties and the criterion and convergent validity with a self-report measure, the Emotional Skills and Competence Questionnaire - Reviewed (ESCQ-R). Consisting of 35 items, the VET was constructed in Croatian settings by Takšic, Herambasic and Velemir (2003), and was developed to measure the ability to understand emotions. This study involved 682 10th graders, with ages between 14 and 21 years (M = 15.5; SD = .77) from several courses. The VET revealed good psychometric properties, showed positive correlations with academic achievement and evidenced better predictive validity than the ESCQ-R, with which no association was found.(AU)
Descritores DECS:Inteligência Emocional
 -Testes de Inteligência
 Autorrelato
Limites:Humanos
Masculino
Feminino
Adolescente
Adulto Jovem
Descritores Psi Português:INTELIGÊNCIA EMOCIONAL
AUTORRELATO
TESTES PSICOLÓGICOS
Descritores Psi Inglês:EMOTIONAL INTELLIGENCE
SELF REPORT
PSYCHOLOGICAL TESTING
Descritores Psi Espanhol:INTELIGENCIA EMOCIONAL
AUTORRELATO
TESTS PSICOLÓGICOS
Meio Eletrônico:http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-37722014000300011


  23 / 1158 INDEXPSI  
              first record previous record next record last record
seleciona
para imprimir
Texto completo SciELO Brasil
Id:44940
Autor:Fidalgo, Adriana Pineiro; Banaco, Roberto Alves.
Título:O estudo do comportamento verbal no Brasil / The study of verbal behavior in Brazil.
Fonte:Psicol. teor. pesqui;30(3):347-355, jul.-set. 2014 graf, tab.
Resumo em português: O presente trabalho realizou uma revisão histórica de dissertações de mestrado e teses de doutorado brasileiras sobre comportamento verbal, com base na proposta Skinneriana (1957/1992), produzidas entre 1968 e 2012. Foram investigados: a) tipo de trabalho (dissertação ou tese), b) universidades em que os trabalhos foram defendidos, c) orientadores, d) linha de pesquisa (básica, aplicada ou histórico-conceitual), e) metodologia (descritiva ou experimental), e f) temas de investigação. No total, 177 dissertações e 53 teses sobre comportamento verbal foram identificadas. Os resultados indicam que o estudo do comportamento verbal, no Brasil, estabeleceu-se como programa de pesquisa e cresceu ao longo dos anos.(AU)
Resumo em inglês: In the present study a historical review was realized of Brazilian master thesis and doctoral dissertations about verbal behavior, which were based on Skinner' proposals (1957/1992) and carried out from 1968 to 2012. The following aspects were analyzed: a) type of work (thesis or dissertation, b) affiliation of the authors, c) advisor, d) line of research (basic, applied, conceptual or historical), e) methodology (descriptive or experimental), and f) research topics. In total, 177 thesis and 53 dissertations related to verbal behavior were identified. The results indicate that the study of verbal behavior in Brazil has been established as a research program and has grown over the years.(AU)
Descritores DECS:Comportamento Verbal
 -Literatura de Revisão como Assunto
Limites:Humanos
Descritores Psi Português:COMUNICAÇÃO VERBAL
SKINNER, BURRHUS FREDERIC, 1904-1990
Descritores Psi Inglês:VERBAL COMMUNICATION
SKINNER, BURRHUS FREDERIC, 1904-1990
Descritores Psi Espanhol:COMUNICACION VERBAL
SKINNER, BURRHUS FREDERIC, 1904-1990
Meio Eletrônico:http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-37722014000300012


  24 / 1158 INDEXPSI  
              first record previous record next record last record
seleciona
para imprimir
Texto completo SciELO Brasil
Id:44939
Autor:Nunes, Maiana Farias Oliveira; Hutz, Claudio Simon.
Título:Análise da produção de artigos científicos sobre o lazer: uma revisão / Analysis of scientific papers about leisure: a review.
Fonte:Psicol. teor. pesqui;30(3):307-315, jul.-set. 2014 graf, tab.
Resumo em português: Este estudo objetivou analisar artigos científicos sobre a temática "lazer", por meio de uma pesquisa documental. Foi feita uma busca na Biblioteca Virtual de Saúde, havendo uma predominância de estudos da Educação Física, Psicologia, Epidemiologia, Enfermagem e Nutrição. O lazer foi abordado no sentido específico das atividades físicas realizadas durante os momentos de lazer ou dos tipos de atividade de lazer, seguidos por aqueles que abordavam teórica ou empiricamente o conceito genérico de lazer e as atitudes frente o lazer. Verificou-se menor proporção de estudos sobre benefícios psicológicos e sociais relacionados às práticas de lazer. Entre as considerações finais, espera-se que novos estudos sobre a temática ampliem seu escopo, indo além dos benefícios físicos promovidos com a prática de atividades de lazer.(AU)
Resumo em inglês: This study aimed to analyze scientific papers on the theme "leisure", by means of a documental research. A search was performed at the "Biblioteca Virtual de Saúde", with a predominance of studies in Psychology, Physical Education, Epidemiology, Nursing and Nutrition. Leisure has been approached in the specific sense of physical activities performed during leisure time, followed by studies describing types of leisure activities, those that addressed theoretically or empirically the generic concept of leisure and attitudes toward leisure activities. There were few studies regarding psychological and social benefits related to leisure-time activities. Among the concluding remarks, we expect that further studies on the subject should broaden their scope, reaching beyond the physical benefits promoted the practice of leisure activities.(AU)
Descritores DECS:Atividades de Lazer
 -Literatura de Revisão como Assunto
Limites:Humanos
Masculino
Feminino
Pré-Escolar
Criança
Adolescente
Adulto Jovem
Adulto
Idoso
Descritores Psi Português:LAZER
METANÁLISE
Descritores Psi Inglês:LEISURE TIME
META ANALYSIS
Descritores Psi Espanhol:OCIO
METANÁLISIS
Meio Eletrônico:http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-37722014000300008


  25 / 1158 INDEXPSI  
              first record previous record next record last record
seleciona
para imprimir
Texto completo SciELO Brasil
Id:44938
Autor:Vasconcellos, Silvio José Lemos; Salvador-Silva, Roberta; Dias, Ana Cristina; Davóglio, Tárcia Rita; Gauer, Gabriel.
Título:Psicopatia e Reconhecimento de Expressões Faciais de Emoções: Uma Revisão Sistemática / Psychopathy and Recognition of Facial Expressions of Emotions: A Systematic Review.
Fonte:Psicol. teor. pesqui;30(2):125-134, abr.-jun. 2014 ilus, tab.
Resumo em português: A psicopatia é um transtorno de personalidade caracterizado por comportamentos antissociais, capacidade de julgamento comprometida e déficits no processamento emocional. Pesquisadores têm investigado a habilidade de psicopatas e indivíduos com traços de psicopatia reconhecer emoções expressas pela face. Este estudo teve como objetivo realizar uma revisão sistemática nas principais bases de dados internacionais de artigos publicados entre 1975 e 2013, sobre essa temática. Dezessete artigos preencheram os critérios de inclusão desta revisão. Os resultados evidenciam o uso de métodos não convergentes e sugerem que a psicopatia está relacionada a déficits no reconhecimento de emoções negativas. Dados confirmatórios só poderão ser alcançados a partir de uma padronização metodológica. Sugere-se a utilização de tempos distintos de exposição dos estímulos para estudos futuros.(AU)
Resumo em inglês: Psychopathy is a personality disorder characterized by anti-social behavior, compromised judgment and deficits of emotional processing. Researchers have been investigating the ability of psychopaths and individuals with psychopathic traits to recognize emotions expressed through the face. The present study performed a systematic review using the main international databases of articles about this theme, published between 1975 and 2013. Seventeen articles fulfilled the inclusion criteria of this review. The results evidenced the use of non-converging methods and suggest that psychopathy is related to deficits in recognition of negative feelings. Confirmatory data can only be achieved through a methodological standardization. In future studies the use of distinct stimuli exposure time is suggested.(AU)
Descritores DECS:Transtorno da Personalidade Antissocial
 -Emoções Manifestas
 Expressão Facial
Limites:Humanos
Descritores Psi Português:PERSONALIDADE ANTISSOCIAL
EXPRESSÕES FACIAIS
EMOÇÕES
Descritores Psi Inglês:ANTISOCIAL PERSONALITY
FACIAL EXPRESSIONS
EMOTIONS
Descritores Psi Espanhol:PERSONALIDAD ANTISOCIAL
EXPRESIONES FACIALES
EMOCIONES
Meio Eletrônico:http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-37722014000200001&lng=pt&nrm=iso


  26 / 1158 INDEXPSI  
              first record previous record next record last record
seleciona
para imprimir
Texto completo SciELO Brasil
Id:44937
Autor:Fonseca, Sofia Raquel Alves; Duarte, Cidália Maria Neves.
Título:Do Namoro ao Casamento: Significados, Expectativas, Conflito e Amor / From Dating to Marriage: Meanings, Expectations, Conflict and Love.
Fonte:Psicol. teor. pesqui;30(2):135-143, abr.-jun. 2014.
Resumo em português: O presente estudo, de cariz exploratório, analisa i) os significados de casamento e amor, ii) as expectativas para o casamento, o cônjuge e o próprio, e iii) a emergência e resolução do conflito, em duas fases: namoro e casamento. Com base numa entrevista semiestruturada, entrevistaram-se cinco casais heterossexuais (cada cônjuge separadamente) casados há pelo menos dois anos, sendo que o namoro foi explorado retrospetivamente. Para o tratamento dos dados, recorreu-se à análise de conteúdo. Concluiu-se que as díades, no namoro, não exploram intencionalmente os significados e expectativas para o casamento; que este assume diferentes significados; que as expectativas, quando casados, veem-se correspondidas ou superadas; e, no casamento, surgem novas fontes de conflito bem como pequenas mudanças nas estratégias de resolução.(AU)
Resumo em inglês: The present, exploratory, study analyses i) the meanings of marriage and love, ii) the expectations for marriage, for the partner and for oneself, and iii) the rising and resolution of conflict, in two stages: dating and marriage. Using a semi-structured interview, five heterosexual couples, married for at least two years, were interviewed (each member separately), and dating was explored in retrospective. Content analysis was used as the data analysis strategy. It was concluded that couples, while dating, do not explore the meanings and expectations for marriage intentionally; that marriage assumes different meanings; that expectations are matched or surpassed; and that there are new sources of conflict in marriage as well as small changes in coping strategies.(AU)
Descritores DECS:Casamento
 -Família
 Conflito Familiar
Limites:Humanos
Masculino
Feminino
Adulto Jovem
Adulto
Descritores Psi Português:CASAMENTO
ADAPTAÇÃO
Descritores Psi Inglês:MARRIAGE
ADAPTATION
Descritores Psi Espanhol:MATRIMONIO
ADAPTACION
Meio Eletrônico:http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-37722014000200002&lng=pt&nrm=iso


  27 / 1158 INDEXPSI  
              first record previous record next record last record
seleciona
para imprimir
Texto completo SciELO Brasil
Id:44936
Autor:Correia, Luciana Leonetti; Linhares, Maria Beatriz Martins.
Título:Enxaqueca e Estresse em Mulheres no Contexto da Atenção Primária / Migraine and Stress in Women in the Primary Health Care.
Fonte:Psicol. teor. pesqui;30(2):145-152, abr.-jun. 2014 tab.
Resumo em português: O presente estudo teve por objetivo verificar a associação entre enxaqueca e estresse em mulheres, assim como examinar o melhor modelo de predição da enxaqueca, considerando variáveis pessoais e do contexto ambiental. A enxaqueca foi identificada pelo Teste de Cefaleia em 75 mulheres sem antecedentes psiquiátricos. O estresse foi avaliado por meio do Inventário de Sintomas de Stress para adultos. Paralelamente, foram avaliados: eventos vitais, nível socioeconômico e características da amostra. Verificou-se que 55% das mulheres apresentaram enxaqueca e 59% sintomas de estresse. O modelo de predição identificou que o estresse foi o único preditor da enxaqueca em mulheres. Os achados mostram associação entre enxaqueca e estresse, a qual precisa ser levada em conta na assistência à saúde da mulher.(AU)
Resumo em inglês: The aim of the present study was to verify the relation between migraine and stress, and to identify the best predictor model for migraine, considering personal and environment variables. Migraine was identified applying the Test of the Brazilian Headache Society to 75 women without psychiatric history. Stress was identified by the Stress Symptom for Adults Inventory. Simultaneously, life events, socioeconomic level, and sample characteristics were assessed. According to the results, 55% of women presented migraine and 59% showed stress. The prediction model revealed that the presence of stress was the only predictor of the presence of migraine in women. These findings suggest an association between migraine and stress, which should be considered in the health assistance of women.(AU)
Descritores DECS:Transtornos Psicofisiológicos
 -Transtornos de Enxaqueca
 Previsões
 Mulheres
 Dor
 Estresse Psicológico
Limites:Humanos
Feminino
Adulto
Descritores Psi Português:DISTÚRBIOS PSICOSSOMÁTICOS
ENXAQUECA
STRESS
PREDIÇÃO
DOR
ESTADOS MENTAIS
STRESS (FISIOLOGIA)
Descritores Psi Inglês:PSYCHOSOMATIC DISORDERS
MIGRAINE HEADACHE
STRESS
PREDICTION
PAIN
STRESS (PHYSIOLOGY)
Descritores Psi Espanhol:TRASTORNOS PSICOSOMATICOS
JAQUECA
ESTRÉS
PREDICCION
DOLOR
ESTADOS MENTALES
ESTRÉS (FISIOLOGÍA)
Meio Eletrônico:http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-37722014000200003&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt


  28 / 1158 INDEXPSI  
              first record previous record next record last record
seleciona
para imprimir
Texto completo SciELO Brasil
Id:44935
Autor:Bastos, Antonio Virgílio Bittencourt; Maia, Letícia Gomes; Rodrigues, Ana Carolina de Aguiar; Macambira, Magno Oliveira; Borges-Andrade, Jairo Eduardo.
Título:Vínculos dos Indivíduos com a Organização: Análise da Produção Científica Brasileira 2000-2010 / Employee-Organization Linkages: Analysis of Brazilian Scientific Production 2000-2010.
Fonte:Psicol. teor. pesqui;30(2):153-162, abr.-jun. 2014 ilus, graf.
Resumo em português: Este estudo procurou analisar a produção científica brasileira 2000-2010 sobre vínculos do empregado com a organização, abrangendo quatro temas principais: comprometimento organizacional, contratos psicológicos, cidadania organizacional e percepções de apoio e de justiça e equidade. Justifica essa escolha a importância dessas questões para o campo de pesquisa micro-organizacional e a intensa concentração de pesquisa sobre o tema. Sessenta e três artigos foram identificados. As análises seguiram três ênfases: aspectos metodológicos; conteúdos dos artigos, suas contribuições e limitações; e as redes de parcerias entre autores e instituições. Os resultados indicam altos níveis de nebulosidade conceitual e de sobreposição de instrumentos, e pouca interação entre grupos de pesquisa. Com base nos resultados, foi proposta uma agenda de pesquisa.(AU)
Resumo em inglês: This study sought to analyze the Brazilian scientific production in 2000-2010 on employee's linkages with the organization, covering four main topics: organizational commitment, psychological contracts, organizational citizenship and perceptions of support, justice and equity. The importance of these issues to micro-organizational research and the intense research on the topic are the reasons for making this choice. Sixty-three articles were identified. The analyses followed three emphases: methodological features; content of articles, their contributions and limitations; and partnership networks between authors and institutions. The results show high levels of conceptual haziness and overlapping of instruments, and little interaction between research groups. Based on the findings, a research agenda is proposed.(AU)
Descritores DECS:Psicologia Industrial
 -Emprego
 Trabalhadores
 Competência Profissional
Limites:Humanos
Masculino
Feminino
Adulto
Descritores Psi Português:METANÁLISE
PSICOLOGIA ORGANIZACIONAL
COMPROMETIMENTO ORGANIZACIONAL
DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL
Descritores Psi Inglês:META ANALYSIS
ORGANIZATIONAL PSYCHOLOGY
ORGANIZATIONAL COMMITMENT
PROFESSIONAL DEVELOPMENT
Descritores Psi Espanhol:METANALISIS
PSICOLOGIA DE LAS ORGANIZACIONES
COMPROMISO ORGANIZACIONAL
DESARROLLO PROFESIONAL
Meio Eletrônico:http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-37722014000200004&lng=pt&nrm=iso


  29 / 1158 INDEXPSI  
              first record previous record next record last record
seleciona
para imprimir
Texto completo SciELO Brasil
Id:44934
Autor:Bourscheid, Fábio Rodrigo; Pinto, Luciano Haussen; Knijnik, Luiza Feijó; Stein, Lilian Milnitsky.
Título:Falsas Memórias e o Paradigma DRM: Uma Abordagem por Meio de Fotos Emocionais Associadas / False Memories and the DRM Paradigm: An Approach Using Emotional Associated Pictures.
Fonte:Psicol. teor. pesqui;30(2):163-170, abr.-jun. 2014 graf, tab.
Resumo em português: O estudo das falsas memórias tem sido beneficiado pelo uso do paradigma DRM (Deese-Roediger-McDermott), no qual listas de palavras associadas induzem à falsa lembrança de itens não apresentados previamente. Para demonstrar a eficácia de uma categoria alternativa de estímulos, investigou-se a influência da emoção nas falsas memórias por meio de conjuntos de fotografias temática e emocionalmente associadas, extraídas do IAPS (International Affective Picture System). Foram verificados índices de falsas memórias comparáveis àqueles observados em estudos que utilizaram estímulos verbais ou estímulos visuais simples. Conjuntos negativos eliciaram maiores índices de memórias verdadeiras e de falsas memórias do que conjuntos positivos. Sugere-se que resultados tipicamente observados com o DRM podem ser obtidos por meio de conjuntos de fotografias, estímulos mais complexos e ecológicos do que palavras.(AU)
Resumo em inglês: The study of false memories has been favored by the DRM paradigm (Deese-Roediger-McDermott), where lists of associated words induce subjects to falsely remember items not previously presented. To demonstrate the efficacy of an alternative category of stimuli, we investigated the influence of emotion on false memories by means of sets of thematic, emotionally associated photos proceeding from the IAPS (International Affective Picture System). False memory levels were similar to those reported in studies with verbal stimuli or simple visual stimuli. Negative sets elicited higher levels of both true and false memories, in a comparison with positive sets. It is suggested that results typically observed in the DRM can be obtained by using sets of photos, which are more complex and ecological stimuli than words.(AU)
Descritores DECS:Priming de Repetição
 -Emoções
 Caracteres Sexuais
 Recognição (Psicologia)
 Cognição
Limites:Humanos
Masculino
Feminino
Adulto
Descritores Psi Português:MEMÓRIA FALSA
COGNIÇÃO
DIFERENÇAS SEXUAIS (HUMANO)
Descritores Psi Inglês:FALSE MEMORY
COGNITION
HUMAN SEX DIFFERENCES
Descritores Psi Espanhol:FALSA MEMORIA
COGNICION
DIFERENCIAS SEXUALES (HUMANO)
Meio Eletrônico:http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-37722014000200005&lng=pt&nrm=iso#back


  30 / 1158 INDEXPSI  
              first record previous record next record last record
seleciona
para imprimir
Texto completo SciELO Brasil
Id:44933
Autor:Guerra, Andréa Maris Campos; Cunha, Cristiane de Freitas; Costa, Maria Helena; Silva, Thaís Limp.
Título:Risco e Sinthome: A Psicanálise no Sistema Socioeducativo / Risk and Sinthome: Psychoanalysis in the Socio-educational System.
Fonte:Psicol. teor. pesqui;30(2):171-177, abr.-jun. 2014.
Resumo em português: Pretendemos discutir a aplicação da teoria psicanalítica às políticas públicas voltadas à socioeducação de adolescentes autores de ato infracional. Partimos de revisão sobre adolescência e clínica psicanalítica, especialmente com adolescentes infratores. Com discussão de caso de uma adolescente em cumprimento de medida socioeducativa de liberdade assistida, levantamos duas considerações sobre a psicanálise nesse dispositivo: a singularidade do caso face ao universal da regulação jurídica e os limites e as potencialidades do atendimento institucional. Concluímos pela importância da palavra e pelo recolhimento de seu excedente no trabalho subjetivo do adolescente, verificando a necessidade de ações que encaminhem os efeitos das intervenções. Podemos dizer que o efeito político-social esperado pela aplicação de uma medida socioeducativa não caminha sem a consideração do mais singular e íntimo de cada adolescente, do qual sua posição subjetiva faz testemunho, delimitando seu modo de fazer exceção à regra e habitar o mundo.(AU)
Resumo em inglês: We intend to discuss the application of psychoanalytic theory to public policies towards delinquent adolescents. We start from a review of adolescence and psychoanalytic practice, especially with young offenders. With a case of a teenager in under socio-educational measure in assisted liberty, two considerations raised about psychoanalysis in this service: the uniqueness of the case against the universal legal regulation, as well as limitations and potential of institutional care. We conclude by the importance of the word and the gathering surplus in the subjective labor of the adolescent and finally, we see the need for actions that forward the effects of interventions. We state that the expected social-political effect of applying an educational measure needs to consider the uniqueness of each teenager, of which his or her subjective position is testimony, delimiting a way of being an exception to the rule and inhabiting the world.(AU)
Descritores DECS:Adolescente Institucionalizado
 -Feminilidade
 Interpretação Psicanalítica
Limites:Humanos
Feminino
Adolescente
Descritores Psi Português:ADOLESCENTE EM CONFLITO COM A LEI
IDENTIFICAÇÃO (PSICANÁLISE)
DESENVOLVIMENTO DO ADOLESCENTE
ANÁLISE TRANSACIONAL
Descritores Psi Inglês:TEENAGER IN CONFLICT WITH THE LAW
IDENTIFICATION (PSYCHOANALYSIS)
ADOLESCENT DEVELOPMENT
TRANSACTIONAL ANALYSIS
Descritores Psi Espanhol:ADOLESCENTE EN CONFLICTO CON LA LEY
IDENTIFICACION (PSICOANALISIS)
DESARROLLO DEL ADOLESCENTE
ANALISIS TRANSACCIONAL
Meio Eletrônico:http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-37722014000200006&lng=pt&nrm=iso


  31 / 1158 INDEXPSI  
              first record previous record next record last record
seleciona
para imprimir
Texto completo SciELO Brasil
Id:44932
Autor:Correia, Sabrina Kerr Bullamah; Saur, Adriana Martins; Loureiro, Sonia Regina.
Título:Comportamento de Escolares Estratificados pelo Peso ao Nascer e Idade Gestacional / Behavior of School Children Stratified by Birth Weight and Gestational Age.
Fonte:Psicol. teor. pesqui;30(2):179-188, abr.-jun. 2014 tab.
Resumo em português: O peso e a idade gestacional são critérios relevantes para avaliação das condições de nascimento das crianças. O objetivo do presente estudo foi caracterizar e comparar o desempenho comportamental de uma coorte de crianças estratificada pelo peso ao nascer e pelo peso ao nascer em relação à idade gestacional. Avaliaram-se, aos 10/11 anos, 677 crianças por meio do Questionário de Capacidades e Dificuldades. Verificou-se, com significância estatística, os seguintes resultados: o grupo Baixo Peso apresentou mais sintomas emocionais que o grupo Peso Normal; o grupo Muito Baixo Peso mostrou mais hiperatividade em comparação aos outros; o grupo Pequeno para a Idade Gestacional apresentou mais dificuldades no escore total e mais sintomas emocionais em relação aos demais grupos. Concluiu-se que a estratificação por dois critérios permitiu a identificação de dificuldades específicas quanto ao desempenho comportamental.(AU)
Resumo em inglês: Weight and gestational age are relevant criteria for assessing the conditions of childbirth. The goal of the present study was to characterize and compare the behavior of a cohort of children stratified by two criteria: birth weight and birth weight in relation to the gestational age. At the ages of 10 and 11 years, 677 children were evaluated by the Strengths and Difficulties Questionnaire. The following statistically significant differences were observed: the low weight group had more emotional symptoms than the normal weight group; the very low weight group had more hyperactivity compared to other groups; and the small in relation to the gestational age group had more difficulties with respect to the total score and emotional symptoms in relation the other groups. It was concluded that the stratification by two criteria allowed the identification of specific difficulties in behavioral performance.(AU)
Descritores DECS:Sintomas Comportamentais
 -Idade Gestacional
 Recém-Nascido de Baixo Peso
 Estudos de Coortes
 Morbidade
 Nascimento a Termo
 Cognição
Limites:Humanos
Masculino
Feminino
Recém-Nascido
Pré-Escolar
Criança
Descritores Psi Português:RECÉM-NASCIDOS PREMATUROS
ANÁLISE DO COMPORTAMENTO
PSICOLOGIA DA CRIANÇA
AMOSTRAGEM EXPERIMENTAL
Descritores Psi Inglês:PREMATURE INFANTS
BEHAVIOR ANALYSIS
CHILD PSYCHOLOGY
SAMPLING (EXPERIMENTAL)
Descritores Psi Espanhol:RECIEN NACIDOS PREMATUROS
ANALISIS DE LA CONDUCTA
PSICOLOGIA INFANTIL
MUESTREO (EXPERIMENTAL)
Meio Eletrônico:http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-37722014000200007


  32 / 1158 INDEXPSI  
              first record previous record next record last record
seleciona
para imprimir
Texto completo SciELO Brasil
Id:44931
Autor:Matos, Patricia; Albuquerque, Pedro B..
Título:Modelos Explicativos da Memória Prospectiva: Uma Revisão Teórica / Explanatory Models of Prospective Memory: A Theoretical Review.
Fonte:Psicol. teor. pesqui;30(2):189-196, abr.-jun. 2014 tab.
Resumo em português: Neste artigo é apresentada uma revisão da literatura sobre os mecanismos cognitivos associados à memória prospectiva, organizados de acordo com a divisão das diferentes fases da recordação prospectiva (i.e., codificação, retenção e recuperação). Inicialmente, é apresentada a diversidade de dados da investigação que sustentam diferentes abordagens explicativas do fenômeno de recuperação de intenções, considerando a natureza automática ou estratégica da memória prospectiva. Em seguida, são salientadas as potenciais explicações sobre os mecanismos presentes durante o intervalo de retenção e na fase de codificação.(AU)
Resumo em inglês: This article presents a review of the literature concerning the cognitive mechanisms underlying prospective memory, organized according to the division of the different phases of this phenomenon (i.e., encoding, retention and retrieval). Initially, a variety of research data is presented supporting different explanatory approaches of the phenomenon of intended actions, namely their automatic and strategic processes. Also some potential explanations are presented about the mechanisms in effect during the retention interval and the encoding phase.(AU)
Descritores DECS:Rememoração Mental
 -Ciência Cognitiva
 Atenção
 Memória
 Retenção (Psicologia)
Limites:Humanos
Descritores Psi Português:RETENÇÃO
MEMÓRIA
ATENÇÃO
COGNIÇÃO
INTENÇÃO
OBJETIVOS
Descritores Psi Inglês:RETENTION
MEMORY
ATTENTION
COGNITION
INTENTION
GOALS
Descritores Psi Espanhol:RETENCIÓN
MEMORIA
ATENCION
COGNICION
INTENCION
OBJETIVOS
Meio Eletrônico:http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-37722014000200008


  33 / 1158 INDEXPSI  
              first record previous record next record last record
seleciona
para imprimir
Texto completo SciELO Brasil
Id:44930
Autor:Faria, Evelise Rigoni; Carvalho, Fernanda Torres; Lopes, Rita Sobreira; Piccinini, Cesar Augusto; Gonçalves, Tonantzin Ribeiro; Santos, Breno Riegel.
Título:Gestação e HIV: Preditores da Adesão ao Tratamento no Contexto do Pré-natal / Pregnancy and HIV: Predictors of Treatment Adherence in the Context of Antenatal Care.
Fonte:Psicol. teor. pesqui;30(2):197-203, abr.-jun. 2014 tab.
Resumo em português: Este estudo avaliou adesão ao tratamento em gestantes vivendo com HIV. Foram entrevistadas 89 gestantes com HIV, no último trimestre gestacional, que forneceram informações sobre dados sociodemográficos, apoio social, pré-natal e tratamento, além de exames laboratoriais. Constatou-se que 51,7% das gestantes aderiam à medicação. Essas gestantes eram mais escolarizadas, começaram o pré-natal antes, realizaram mais consultas e referiram maior apoio emocional. No modelo de regressão logística, o número de consultas realizadas e a presença de maior apoio emocional foram preditores da adesão. Adesão em gestantes vivendo com HIV ainda é um desafio, mesmo quando há acesso e disponibilidade de tratamento. Início precoce do pré-natal e fortalecimento da rede de apoio social são cruciais para a promoção da adesão em gestantes.(AU)
Resumo em inglês: This study evaluated treatment adherence of pregnant mothers living with HIV. Eighty-nine HIV-positive pregnant mothers who were in the last trimester of pregnancy were interviewed about sociodemographic data, prenatal care, and social support. They also took laboratory tests. Results showed that 51.7% of pregnant mothers were adherent. These women were more educated, began prenatal earlier, had more visits and higher scores of emotional support. In the logistic regression model, number of prenatal visits and emotional support were predictors of adherence. Adherence of pregnant mothers living with HIV is a challenge, even when access to care and treatment are available. Beginning the prenatal care early and strengthening the social support network are crucial factors for promoting adherence among HIV pregnant mothers.(AU)
Descritores DECS:Gestantes
 -Soropositividade para HIV
 Adesão à Medicação
Limites:Humanos
Feminino
Gravidez
Descritores Psi Português:GRAVIDEZ
HIV
ASSISTÊNCIA PRÉ-NATAL
TRATAMENTO ANTIRETROVIRAL
Descritores Psi Inglês:PREGNANCY
HUMAN IMMUNODEFICIENCY VIRUS
PRENATAL CARE
ANTIRETROVIRAL TREATMENT
Descritores Psi Espanhol:EMBARAZO
VIH
ATENCION PRENATAL
TERAPIA ANTIRRETROVIRAL
Meio Eletrônico:http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-37722014000200009


  34 / 1158 INDEXPSI  
              first record previous record next record last record
seleciona
para imprimir
Texto completo SciELO Brasil
Id:44929
Autor:Telles, Thabata Castelo Branco; Moreira, Virginia.
Título:A Lente da Fenomenologia de Merleau-Ponty para a Psicopatologia Cultural / The Merleau-Ponty's Phenomenology Lens to Cultural Psychopathology.
Fonte:Psicol. teor. pesqui;30(2):205-212, abr.-jun. 2014.
Resumo em português: Este artigo tem o objetivo de apontar contribuições da fenomenologia de Merleau-Ponty para a psicopatologia cultural. Discutimos alguns temas presentes nessa filosofia associados a ideias contidas nas pesquisas recentes em psicopatologia cultural, tais como corpo, liberdade, linguagem, arte e cultura. Destacamos a discussão realizada por Merleau-Ponty acerca das obras do pintor Paul Cézanne como contribuição para um novo olhar sobre a psicopatologia cultural, ressaltando a ambiguidade presente nos processos de adoecimento e nas distintas nuanças que se entrelaçam na experiência vivida de sofrimento.(AU)
Resumo em inglês: This paper aims to present contributions of Merleau-Ponty's phenomenology to cultural psychopathology. We discuss some themes of this philosophy associated to ideas presented in recent studies in the field of cultural psychopathology such as body, freedom, language, art, and culture. We highlight the discussion found in Merleau-Ponty's phenomenology about Paul Cézanne's paintings, as a contribution to a new outlook to cultural psychopathology, which considers the ambiguity in illness processes and in nuances which are intertwined in lived experience of suffering.(AU)
Descritores DECS:Transtornos Mentais
Limites:Humanos
Descritores Psi Português:PSICOPATOLOGIA
ETNOPSICOLOGIA
FENOMENOLOGIA
Descritores Psi Inglês:PSYCHOPATHOLOGY
ETHNOPSYCHOLOGY
PHENOMENOLOGY
Descritores Psi Espanhol:PSICOPATOLOGIA
ETNOPSICOLOGIA
FENOMENOLOGIA
Meio Eletrônico:http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-37722014000200010


  35 / 1158 INDEXPSI  
              first record previous record next record last record
seleciona
para imprimir
Texto completo SciELO Brasil
Id:44928
Autor:Campana, Angela Nogueira Neves Betanho; Morgado, Jairo José Monteiro; Morgado, Fabiane Frota da Rocha; Campana, Mateus Betanho; Ferreira, Lucilene; Tavares, Maria da Consolação Gomes Cunha Fernandes.
Título:Drive for Muscularity: Um Estudo Exploratório no Exército Brasileiro / Drive for Muscularity: An Exploratory Study in the Brazilian Army.
Fonte:Psicol. teor. pesqui;30(2):213-222, abr.-jun. 2014 graf, tab.
Resumo em português: Drive for muscularity refere-se ao desejo de alcançar o corpo muscular ideal e ao grau de preocupação a respeito da musculatura. O objetivo do presente estudo foi investigar os traços de drive for muscularity em homens militares brasileiros. Dados de uma amostra não-probabilística de 652 homens foram analisados. Os resultados mostraram associações entre as variáveis de drive for muscularity e os hábitos de prática de atividade física, satisfação com a vida e com o corpo e ansiedade físico-social. Diferenças nos traços de drive for muscularity foram achados em relação ao status de relacionamento amoroso, segurança financeira e tempo de carreira no exército. Concluiu-se que o acompanhamento de drive for muscularity na formação do militar deveria fazer parte das rotinas de cuidados psicossociais.(AU)
Resumo em inglês: Drive for muscularity refers to the desire to achieve an ideal muscular body, as well the degree of concern about increasing muscle mass. The aim of this research was to investigate drive for muscularity traits in men from the Brazilian army. Data from a non-probabilistic sample of 652 men were analyzed. Results showed associations among drive for muscularity variables and habits of physical exercise practice, life and body satisfaction, and social physique anxiety. Differences in drive for muscularity traits were also found accordingly with the romantic status, financial security and time career in the army. It was concluded that monitoring the drive for muscularity during military education should be part of the psychosocial care routines.(AU)
Descritores DECS:Imagem Corporal
 -Militares
 Mobilidade Ocupacional
 Atividade Motora
 Financiamento de Capital
 Somatotipos
 Desenvolvimento Muscular
Limites:Humanos
Masculino
Adulto
Descritores Psi Português:APARÊNCIA FÍSICA
SOMATOTIPOS
TAMANHO DO CORPO
PSICOLOGIA DO HOMEM
DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL
Descritores Psi Inglês:PHYSICAL APPEARANCE
SOMATOTYPES
BODY SIZE
PSYCHOLOGY OF MAN
PROFESSIONAL DEVELOPMENT
Descritores Psi Espanhol:APARIENCIA FISICA
SOMATOTIPOS
CONSTITUCION CORPORAL
PSICOLOGIA DEL HOMBRE
DESARROLLO PROFESIONAL
Meio Eletrônico:http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-37722014000200011


  36 / 1158 INDEXPSI  
              first record previous record next record last record
seleciona
para imprimir
Texto completo SciELO Brasil
Id:44927
Autor:Matos, Daniel Abud Seabra; Leite, Walter Lana; Brown, Gavin Thomas Lumsden; Cirino, Sérgio Dias.
Título:An Analysis of the Factorial Structure of the Teacher Communication Behavior Questionnaire with Brazilian High School Science Students / Uma Análise da Estrutura Fatorial do Teacher Communication Behavior Questionnaire com Alunos Brasileiros de Ciências no Ensino Médio.
Fonte:Psicol. teor. pesqui;30(2):223-234, Apr.-June 2014 tab.
Resumo em inglês: The Teacher Communication Behavior Questionnaire (TCBQ) has been used at different levels of education in many countries to measure students' perceptions of their science teachers' communication behavior. The TCBQ was translated into Portuguese in accordance with ITC test adaptation standards. Validity evidence for the Brazilian version of the TCBQ was obtained with a sample of 414 secondary students. The internal consistency of the TCBQ was satisfactory and an adequate fit of the original factor model was found through confirmatory factor analysis. The Brazilian data exhibited inter-factor correlations similar in value and direction to those of previous international studies. Statistically significant differences were found between school type and subject matter, which is consistent with previous studies.(AU)
Resumo em português: O Teacher Communication Behavior Questionnaire (TCBQ) tem sido usado em níveis de ensino diferentes, em muitos países, com o objetivo de mensurar a percepção dos alunos do comportamento comunicativo do professor de ciências. O TCBQ foi traduzido para o Português de acordo com os padrões de adaptação de testes da ITC. Evidência de validade para a versão brasileira do TCBQ foi obtida com uma amostra de 414 estudantes do ensino médio. A consistência interna do TCBQ foi adequada e um ajuste adequado do modelo fatorial original foi encontrado por meio de análise fatorial confirmatória. Os dados brasileiros apresentaram correlações entre fatores similares, no valor e na direção, às de pesquisas internacionais. Foram encontradas diferenças estatisticamente significantes entre tipo de escola e matéria consistentes com pesquisas anteriores.(AU)
Descritores DECS:Docentes
 -Comunicação
 Comunicação não Verbal
 Avaliação Educacional
 Ensino Fundamental e Médio
Limites:Humanos
Masculino
Feminino
Adolescente
Descritores Psi Português:INTERAÇÃO PROFESSOR-ALUNO
ATITUDES DO PROFESSOR
COMPORTAMENTO NA SALA DE AULA
INTERAÇÃO PROFESSOR-ALUNO
COMUNICAÇÃO NÃO-VERBAL
Descritores Psi Inglês:TEACHER STUDENT INTERACTION
TEACHER ATTITUDES
CLASSROOM BEHAVIOR
TEACHER STUDENT INTERACTION
NONVERBAL COMMUNICATION
Descritores Psi Espanhol:INTERACCION PROFESOR-ESTUDIANTE
ACTITUDES DEL PROFESOR
CONDUCTA EN LA SALA DE CLASE
INTERACCION PROFESOR-ESTUDIANTE
COMUNICACION NO VERBAL
Meio Eletrônico:http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-37722014000200012


  37 / 1158 INDEXPSI  
              first record previous record next record last record
seleciona
para imprimir
Texto completo SciELO Brasil
Id:44926
Autor:Oishi, Karen Lie.
Título:O jardim de Julia: a vivência de uma mãe durante o luto / Julia's garden: the experience of a mother during mourning.
Fonte:Psicol. teor. pesqui;30(1):5-11, jan.-mar. 2014.
Resumo em português: Nos tempos atuais, a morte de um filho recém-nascido é um fato pouco comum, e geralmente visto como algo contrário à natureza. Justamente pelo sentido que possui, pode agravar a elaboração do luto e influenciar o futuro da respectiva mãe e família. Dessa forma, o presente estudo visa a compreender a vivência de uma mãe durante a elaboração do luto após a perda de um filho no período neonatal. Para isso, foram realizados atendimentos psicoterápicos individuais breves de orientação psicanalítica, e a análise dos conteúdos dos atendimentos resultou neste estudo de caso. Conclui-se que a expressão do luto através de rituais e psicoterapia agiu como facilitadora para a elaboração de um luto saudável.(AU)
Resumo em inglês: Nowadays, the death of a newborn child is an unusual fact which is usually considered as something against nature's order. Due to the meaning that it has, it may worsen the development of the mourning process and influence the future of the mother and her family. Taking these considerations into account, this study aimed to understand what a mother experiences during the mourning process for the loss of her newborn child. To this end, short individual psychotherapy sessions of psychoanalytic orientation were realized. The content analysis of these sessions resulted in this case study. The results indicate that the expression of mourning through rituals and psychotherapy acted as a facilitator to the development of a healthy mourning.(AU)
Descritores DECS:Pesar
 -Prematuro
 Relações Mãe-Filho
Limites:Humanos
Feminino
Recém-Nascido
Descritores Psi Português:LUTO
REAÇÕES À SEPARAÇÃO
RECÉM-NASCIDOS PREMATUROS
RELAÇÕES MÃE-CRIANÇA
Descritores Psi Inglês:GRIEF
SEPARATION REACTIONS
PREMATURE INFANTS
MOTHER CHILD RELATIONS
Descritores Psi Espanhol:LUTO
REACCIONES A LA SEPARACIÓN
RECIEN NACIDOS PREMATUROS
RELACIONES MADRE-NIÑO
Meio Eletrônico:http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-37722014000100002


  38 / 1158 INDEXPSI  
              first record previous record next record last record
seleciona
para imprimir
Texto completo SciELO Brasil
Id:44925
Autor:Benchaya, Inaê; Ferreira, Eleonora Arnaud Pereira; Brasiliense, Izabel Cristina da Silva.
Título:Efeitos de instrução e de treino parental em cuidadores de crianças com câncer / Effects of instruction and parental training for caregivers of children with cancer.
Fonte:Psicol. teor. pesqui;30(1):13-23, jan.-mar. 2014 graf, tab.
Resumo em português: Esta pesquisa teve como objetivo analisar os efeitos de instrução e de treino parental sobre comportamentos observados em cuidadores e em crianças com diagnóstico de câncer durante procedimento de punção venosa em ambulatório. Participaram nove cuidadores em três condições (Rotina, Manual e Treino). Fez-se análise de características familiares, estilo parental, efeitos de um manual de instruções e de treino parental, com sessões de observação direta do comportamento durante punção venosa. Os resultados apontam efeito positivo do manual para mudança de comportamento em curto prazo. Após treino parental, observou-se aumento nas taxas de monitoria positiva do cuidador, com relatos de generalização desses comportamentos para outros contextos. Discute-se a importância do estilo parental como fator de proteção à criança com câncer.(AU)
Resumo em inglês: This research aimed to examine the effects of parental training and instruction on observed behaviors in caregivers and children diagnosed with cancer during the venipuncture procedure on an outpatient basis. Nine caretakers participated in three different conditions (Routine, Manual and Training). Family characteristics, parental style, and effects of manual and parental training were analyzed with direct observation of behavior during the venipuncture procedure of children. After parental training, the results showed an increase in the positive effect of the manual for short term behavior change, and an increase in the positive monitoring rates of the caregiver, with reports of generalizations of these behaviors for other contexts. The importance of parenting style as a protective factor for children with cancer was discussed.(AU)
Descritores DECS:Poder Familiar
 -Doença Crônica
 Assistência Ambulatorial
 Criança Hospitalizada
Limites:Humanos
Masculino
Feminino
Pré-Escolar
Criança
Adulto Jovem
Adulto
Descritores Psi Português:CONTROLE EMOCIONAL
ESTILOS DE ENFRENTAMENTO
ATITUDES DOS PAIS
ESTILO PARENTAL
PROCEDIMENTOS MÉDICOS
CÂNCER EM CRIANÇAS
Descritores Psi Inglês:EMOTIONAL CONTROL
COPING STYLES
PARENTAL ATTITUDES
PARENTING STYLE
MÉDICAL PROCEDURES
CANCER IN CHILDREN
Descritores Psi Espanhol:CONTROL EMOCIONAL
ESTILOS DE ENFRENTAMIENTO
ACTITUDES DEL PAIS
PROCEDIMIENTOS MEDICOS
CANCER EN NINOS
Meio Eletrônico:http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-37722014000100003


  39 / 1158 INDEXPSI  
              first record previous record next record last record
seleciona
para imprimir
Id:44924
Autor:Zanon, Regina Basso; Backes, Bárbara; Bosa, Cleonice Alves.
Título:Identificação dos primeiros sintomas do autismo pelos pais / Parents' perception of the first symptoms of autism.
Fonte:Psicol. teor. pesqui;30(1):25-33, jan.-mar. 2014 ilus.
Resumo em português: Dificuldades no desenvolvimento social são os indicadores mais prováveis de um futuro diagnóstico de autismo, entretanto o atraso da fala parece ser o motivo que mais mobiliza os pais na busca por assistência. Neste estudo foram investigados os primeiros sintomas percebidos pelos pais de crianças com autismo e a idade da criança na ocasião. Participaram 32 pré-escolares e o instrumento utilizado foi a Autism Diagnostic Interview-Revised. Comprometimentos no desenvolvimento da linguagem foram os sintomas mais frequentemente observados, porém os da socialização foram os mais precocemente identificados. No geral, a idade média em que os primeiros sintomas foram percebidos foi 15,2 meses. Os resultados corroboram achados de outros estudos, ressaltando a importância dos comprometimentos sociais para a identificação precoce do autismo.(AU)
Resumo em inglês: The occurrence of problems related to social development is the best predictors of a future diagnosis of an Autistic Disorder. Speech delay, however, seems to be the main that reason that leads parents to seek assistance. The present study aimed to investigate the first symptoms observed by the parents of children with autism and the age that it occurred. Thirty-two preschool children participated in the study. The instrument used was the Autism Diagnostic Interviwed-Revised. Abnormalities in language development were the most frequent symptoms reported by the parents, but social impairment was the earliest that was noticed. The average age when the parents noticed the first symptoms was 15.2 months. The results corroborate other findings, highlighting the importance of social deficits for the early identification of autism.(AU)
Descritores DECS:Transtorno Autístico
 -Diagnóstico Precoce
 Sintomas Comportamentais
 Percepção
Limites:Humanos
Masculino
Feminino
Pré-Escolar
Descritores Psi Português:AUTISMO
DIAGNÓSTICO
COMUNICAÇÃO INTERPESSOAL
PRÁTICAS DE CRIAÇÃO INFANTIL
Descritores Psi Inglês:AUTISM
DIAGNOSIS
INTERPERSONAL COMMUNICATION
CHILDREARING PRACTICES
Descritores Psi Espanhol:AUTISMO
DIAGNOSTICO
COMUNICACION INTERPERSONAL
PRACTICAS DE CRIANZA INFANTIL


  40 / 1158 INDEXPSI  
              first record previous record
seleciona
para imprimir
Texto completo SciELO Brasil
Id:44923
Autor:Elias, Luciana Carla dos Santos; Marturano, Edna Maria.
Título:"Eu posso resolver problemas" e oficinas de linguagem: intervenções para queixa escolar / "I can solve problems" and language workshops: interventions for school complaints.
Fonte:Psicol. teor. pesqui;30(1):35-44, jan.-mar. 2014 tab.
Resumo em português: Com base na evidência de inter-relações entre os domínios de desenvolvimento acadêmico, interpessoal e comportamental, o objetivo do estudo foi avaliar os efeitos e a permanência dos efeitos de duas intervenções para crianças com problemas de comportamento associados à queixa escolar. Participaram 44 crianças de 7 a 11 anos, em duas condições: Oficinas de Linguagem (ênfase acadêmica) e Solução de Problemas Interpessoais - HSPI (ênfase interpessoal). As crianças foram avaliadas com Teste de Desempenho Escolar, Escala Comportamental Infantil e Child Interpersonal Problem Solving. Ambas as modalidades promoveram melhora acadêmica e redução nos problemas de comportamento, mantidas no seguimento. A redução dos problemas de comportamento foi maior no programa com ênfase interpessoal, sugerindo maior efetividade em relação à intervenção com foco acadêmico.(AU)
Resumo em inglês: Based on the evidence of interrelationships between the academic, interpersonal and behavior development domains, the goal of this study was to evaluate the effects and permanence of the effects of two interventions for children with behavior problems associated with learning difficulties. Forty-four children with ages between 7 to 11 years participated in one of two conditions: Language Workshops (academic emphasis) and Interpersonal Problem Solving - HSPI (interpersonal emphasis). The participants were assessed with the School Performance Test, the Child Behavior Scale and the Child Interpersonal Problem Solving scale. Both conditions promoted academic improvement and reduction of behavior problems. The reduction of behavior problems was higher in program interpersonal emphasis, suggesting greater effectiveness in relation to the intervention with academic focus.(AU)
Descritores DECS:Baixo Rendimento Escolar
 -Transtornos de Aprendizagem
 Ajustamento Social
 Transtornos do Comportamento Infantil
 Psicologia da Criança
 Psicologia Educacional
 Terapia Comportamental
 Transtornos de Deficit da Atenção e do Comportamento Diruptivo
Limites:Humanos
Masculino
Criança
Descritores Psi Português:RENDIMENTO ESCOLAR
PSICOLOGIA EDUCACIONAL
DIFICULDADES ESCOLARES
COMPORTAMENTO NA SALA DE AULA
INTERAÇÃO SOCIAL
CRIANÇA-PROBLEMA
Descritores Psi Inglês:ACADEMIC ACHIEVEMENT
EDUCATIONAL PSYCHOLOGY
SCHOOL DIFFICULTIES
CLASSROOM BEHAVIOR
SOCIAL INTERACTION
PROBLEM CHILDREN
Descritores Psi Espanhol:RENDIMIENTO ESCOLAR
PSICOLOGIA EDUCACIONAL
DIFICULTADES ESCOLARES
CONDUCTA EN LA SALA DE CLASE
INTERACION SOCIAL
NINO-PROBLEMA
Meio Eletrônico:http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-37722014000100005



página 1 de 29 ir para página                         
   


Refinar a pesquisa
  Base de dados : INDEXPSI Formulário avançado   
Pesquisar por : Formulário livre   

    Pesquisar no campo  
1  
2
3
 
           
Search engine: iAH v2.6.1 powered by WWWISIS
BIREME/PAHO/WHO - Latin American and Caribbean Center on Health Sciences Information