Saiba mais...                          Periódicos indexados

Base de dados : INDEXPSI
Pesquisa : PSICOLOGIA: PESQUISA E TRÂNSITO (Todos os anos)
Referências encontradas : 14 [refinar]
Mostrando: 1 .. 14   no formato [Detalhado]

página 1 de 1

  1 / 14 INDEXPSI  
              next record last record
seleciona
para imprimir
Texto completo
Id:24664
Autor:João Carlos Alchieri; Fábio Henrique Vieira de Cristo e Silva; Joseane Maria Nóbrega Carlos Gomes.
Título:Estágio curricular como desenvolvimento e atualização da psicologia de trânsito no Brasil / Curricular period of training as development and update of the psychology of transit in Brazil
Fonte:Psicol. pesqui. trânsito;2(1):53-59, jan.-jun. 2006
Resumo em português: O presente artigo apresenta os principais aspectos da práxis psicológica junto à área do comportamento humano no trânsito, colocando em evidência sua história, introdução e desenvolvimento de ações, até a apresentação e exposição como uma proposta destinada à ação da formação em psicologia, destacando aos futuros profissionais, algumas possibilidades de reestruturação das atividades. Espera-se ampliar assim as discussões sobre a formação profissional, bem como caracterizar o desenvolvimento de uma nova área de atuação no processo de formação em psicologia (AU)
Resumo em espanhol:El actual artículo presenta los principales aspectos de la praxis psicológica junto al área del comportamiento humano en el tráfico, lo que pone en evidencia su historia, introducción y desarrollo de acciones, hasta la presentación y exposición como una propuesta destinada a la acción de la formación en psicología, destacando a los futuros profesionales, algunas posibilidades de restructuración de las actividades. Se espera ampliar así las discusiones sobre la formación profesional, así como caracterizar el desarrollo de una nueva área de actuación en el proceso de formación en psicología
Descritores Psi Português:PSICOLOGIA DO TRÂNSITO
COMPORTAMENTO DE DIRIGIR
HISTÓRIA DA PSICOLOGIA - BRASIL
ENSINO DA PSICOLOGIA
Descritores Psi Inglês:TRAFFIC PSYCHOLOGY
DRIVING BEHAVIOR
HISTORY OF PSYCHOLOGY - BRAZIL
PSYCHOLOGY EDUCATION
Descritores Psi Espanhol:PSICOLOGIA DEL TRANSITO
MANEJO
HISTORIA DE LA PSICOLOGIA - BRASIL
ENSENANZA DE PSICOLOGIA
Meio Eletrônico:http://portal.pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1808-91002006000100008&lng=pt&nrm=iso
Localização:BR85.1 - USP/IP/SBD


  2 / 14 INDEXPSI  
              first record previous record next record last record
seleciona
para imprimir
Texto completo
Id:24663
Autor:Rozestraten, Reinier Johannes Antonius.
Título:A ergonomia veicular do século XX / Vehicle ergonomics in the XX century
Fonte:Psicol. pesqui. trânsito;2(1):45-52, jan.-jun. 2006
Resumo em português: A Ergonomia nasceu oficialmente em 1949 na Universidade de Oxford, porém desde o começo do século XX o automóvel já ganhou diversos melhoramentos ergonômicos. Primeiro veio a carroceria e o problema do campo visual do motorista, janelas e espelhos. O motorista necessitava sempre de mais informações sobre seu veículo, o funcionamento de suas partes e sua velocidade. Junto a estas, vieram os requisitos de conforto para os dois sexos, resolvidos com diversas adaptações ergonômicas nos assentos, no espaço para as pernas, na força sobre os pedais e na regulagem da temperatura. Estudos ergonômicos foram realizados para tornar os movimentos mais eficientes e ergonômicos. Por fim, diversas medidas ergonômicas foram tomadas para a proteção do motorista e seus passageiros em caso de acidente e contra os ladrões. Essas medidas ergonômicas melhoraram muito o trabalho do motorista (AU)
Resumo em espanhol:La Ergonomía nació oficialmente en 1949 en la Universidad de Oxford, sin embargo desde el principio del siglo XX el automóvil ya ganó diversos mejoramientos ergonómicos. Primero, vino la carrocería y el problema del campo visual del conductor, ventanas y espejos. El conductor necesitaba siempre de más informaciones sobre su vehículo, la puesta en marcha de sus partes y su velocidad. Junto a estas, vinieron los requisitos de bienestar para los dos sexos, resueltos con diversas adaptaciones ergonómicas en los asientos, en el espacio para las piernas, en la fuerza sobre los pedales y en el reglaje de la temperatura. Estudios ergonómicos han sido realizados para volver los movimientos más eficientes y ergonómicos. Finalmente, diversas medidas ergonómicas han sido tomadas para la protección del conductor y sus pasajeros en caso de accidente y contra los ladrones. Esas medidas ergonómicas mejoraron mucho el trabajo del conductor
Descritores Psi Português:ENGENHARIA DOS FATORES HUMANOS
PSICOLOGIA DO TRÂNSITO
Descritores Psi Inglês:HUMAN FACTORS ENGINEERING
TRAFFIC PSYCHOLOGY
Descritores Psi Espanhol:INGENIERIA DE FACTORES HUMANOS
PSICOLOGIA DEL TRANSITO
Meio Eletrônico:http://portal.pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1808-91002006000100007&lng=pt&nrm=iso
Localização:BR85.1 - USP/IP/SBD


  3 / 14 INDEXPSI  
              first record previous record next record last record
seleciona
para imprimir
Texto completo
Id:24662
Autor:Iara Picchioni Thielen; Cristina de Freitas Nascimento; Ricardo Carlos Hartmann; Gislei Mocelin Polli.
Título:Teste de Julgamento Moral: investigando o estágio de desenvolvimento moral dos motoristas / Moral Judgement Test: researching drivers moral development stage
Fonte:Psicol. pesqui. trânsito;2(1)jan.-jun. 2006 ilus, tab
Resumo em português: Este artigo descreve uma etapa de investigação da relação entre desenvolvimento moral e comportamento no trânsito. A aplicação piloto do Teste de Julgamento Moral, baseado nos estudos de Lawrence Kolhberg, em 10 motoristas na cidade de Maringá-PR, visou identificar a viabilidade de utilização deste instrumento, para verificar o estágio de desenvolvimento moral em situação de trânsito. Embora a amostra tenha sido limitada, o estudo permitiu algumas conclusões, descartando o uso deste instrumento. A principal questão identificada é que os resultados não permitem caracterizar em que estágio os motoristas se encontram inviabilizando qualquer análise que procure relacionar estágios e comportamentos de risco no trânsito (AU)
Resumo em espanhol:Este artículo describe una etapa de investigación de la relación entre desarrollo moral y comportamiento en el tráfico. La aplicación piloto del Test de Juicio Moral, basado en los estudios de Lawrence Kolhberg, en 10 conductores en la ciudad de Maringá, Paraná, Brasil, ha pretendido identificar la viabilidad de utilización de este instrumento, para verificar las prácticas de desarrollo moral en situación de tráfico. Aunque la muestra haya sido limitada, el estudio ha permitido algunas conclusiones, descartando el uso de este instrumento. La principal cuestión identificada es que los resultados no permiten caracterizar en qué práctica los conductores se encuentran haciendo inviable cualquier análisis que busque relacionar prácticas y comportamientos de riesgo en el tráfico
Descritores Psi Português:COMPORTAMENTO DE DIRIGIR
PSICOLOGIA DO TRÂNSITO
DESENVOLVIMENTO MORAL
MOTORISTAS
SUBJETIVIDADE
Descritores Psi Inglês:DRIVING BEHAVIOR
TRAFFIC PSYCHOLOGY
MORAL DEVELOPMENT
DRIVERS
SUBJECTIVITY
Descritores Psi Espanhol:MANEJO
PSICOLOGIA DEL TRANSITO
DESARROLO MORAL
MOTORISTAS
SUBJETIVIDAD
Meio Eletrônico:http://portal.pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1808-91002006000100006&lng=pt&nrm=iso
Localização:BR85.1 - USP/IP/SBD


  4 / 14 INDEXPSI  
              first record previous record next record last record
seleciona
para imprimir
Texto completo
Id:24661
Autor:Noronha, Ana Paula Porto; Sisto, Fermino Fernandes; Bartholomeu, Daniel; Lamounier, Rossana; Rueda, Fabián Javier Marín.
Título:Atenção sustentada e concentrada: construtos semelhantes? / Sustained and concentrated attention: similar constructs?
Fonte:Psicol. pesqui. trânsito;2(1):29-36, jan.-jun. 2006 ilus, tab
Resumo em português: A presente pesquisa objetivou estudar evidências de validade para os construtos de atenção concentrada e sustentada. Foram estudados 212 candidatos à obtenção da Carteira Nacional de Habilitação, sendo 122 do sexo masculino, com idade variando entre 18 a 62 anos (M=21,50, DP=7,17). Foram aplicados o Teste de Atenção Sustentada e o Teste de Atenção Concentrada, de forma individual e por psicólogos credenciados. O primeiro teste fornece medidas para concentração, velocidade com qualidade e sustentação. Em relação às medidas de concentração e velocidade com qualidade, os resultados mostraram que houve correlação significativa com o Teste de Concentração, embora não tenha sido considerada alta. Ainda, na medida de atenção sustentada não foram verificadas diferenças em relação ao Teste de Concentração. Assim, há comunalidade entre os construtos, embora eles não possam ser considerados similares (AU)
Resumo em espanhol:Esta investigación ha tenido como objetivo estudiar evidencias de validez para los constructos de atención concentrada y sostenida. Han sido estudiados 212 candidatos a obtener el carné de conducir, siendo 122 del sexo masculino, con edad variando entre 18 y 62 años (M=21,50, DT=7,17). Han sido aplicados de forma individual y por psicólogos habilitados el Teste de Atenção Sustentada y el Teste de Atenção Concentrada. El primer test ofrece medidas de concentración, velocidad con calidad y atención sostenida. En relación a las medidas de concentración y velocidad con calidad los resultados han revelado que ha habido correlación significativa con el Test de Concentración, pese a no ser considerada alta. Todavía, en la medida de atención sostenida no han sido verificadas diferencias en relación al Test de Concentración. Así, hay comunión entre los constructos, pese a no poder considerarlos semejantes
Descritores Psi Português:PSICOLOGIA DO TRÂNSITO
ATENÇÃO
APLICAÇÃO DO TESTE
AVALIAÇÃO PSICOLÓGICA
Descritores Psi Inglês:TRAFFIC PSYCHOLOGY
ATTENTION
TESTING
PSYCHOLOGICAL ASSESSMENT
Descritores Psi Espanhol:PSICOLOGIA DEL TRANSITO
ATENCIÓN
TEST
EVALUACIÓN PSICOLOGICA
Meio Eletrônico:http://portal.pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1808-91002006000100005&lng=pt&nrm=iso
Localização:BR85.1 - USP/IP/SBD


  5 / 14 INDEXPSI  
              first record previous record next record last record
seleciona
para imprimir
Texto completo
Id:24660
Autor:Montiel, José Maria; Figueiredo, Elinda Rocha Marçal de; Lustosa, Daniela Bizzotto Soares; Dias, Natália Martins.
Título:Evidência de validade para o Teste de Atenção Concentrada Toulouse-Piéron no contexto de trânsito / Validity evidence to Toulouse-Piéron Concentrate Attention Test in the traffic context
Fonte:Psicol. pesqui. trânsito;2(1):19-27, jan.-jun. 2006 tab
Resumo em português: A Psicologia de Trânsito investiga o comportamento humano no contexto do trânsito, assim como os fatores que interferem em tal comportamento. É outro contexto de inserção da avaliação psicológica, objetivando a diminuição da probabilidade de motoristas envolverem-se em situações de risco. Considerando a importância dos processos atencionais e a carência de instrumentos válidos e fidedignos que avaliem esta função, o presente artigo buscou evidência de validade convergente para o Teste de Atenção Concentrada Toulouse-Piéron, por meio da comparação com o Teste TACOM-A. Participaram do estudo 139 candidatos à obtenção da Carteira Nacional de Habilitação de uma clínica de avaliação psicológica do interior de Minas Gerais. Os resultados mostraram evidência de validade para a medida de Rapidez do Teste Toulouse-Piéron. O presente estudo contribuiu para a ampliação de possibilidades de atuação e instrumentalização da área da Psicologia de Trânsito (AU)
Resumo em espanhol:La Psicología de Tránsito investiga el comportamiento humano en el contexto del tránsito así como también los factores que interfieren en tal comportamiento. Es otro contexto en el cual puede ser incluida la evaluación psicológica, que tiene como objetivo la disminución de la probabilidad de que los conductores se involucren en situaciones de riesgo. Considerando la importancia de los procesos de atención y la falta de instrumentos válidos e fidedignos que evalúen esa función, este artículo ha buscado evidencia de validez convergente para el Test de Atenção Concentrada Toulouse-Piéron por medio de la comparación con el Test TACOM-A. Participaron del estudio 139 candidatos a obtener el carné de conducir de una clínica de evaluación psicológica del interior de Minas Gerais. Los resultados han mostrado evidencia de validez para la medida de Rapidez del Test Toulouse-Piéron. Esta investigación ha contribuido para la ampliación de posibilidades de actuación del área de la Psicología de Tránsito
Descritores Psi Português:PSICOLOGIA DO TRÂNSITO
AVALIAÇÃO PSICOLÓGICA
ATENÇÃO
APLICACAO DO TESTE
Descritores Psi Inglês:TRAFFIC PSYCHOLOGY
PSYCHOLOGICAL ASSESSMENT
ATTENTION
TESTING
Descritores Psi Espanhol:PSICOLOGIA DEL TRANSITO
EVALUACIÓN PSICOLOGICA
ATENCIÓN
TEST
Meio Eletrônico:http://portal.pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1808-91002006000100004&lng=pt&nrm=iso
Localização:BR85.1 - USP/IP/SBD


  6 / 14 INDEXPSI  
              first record previous record next record last record
seleciona
para imprimir
Texto completo
Id:24659
Autor:Monteiro, Cláudia Aline Soares; Günther, Hartmut.
Título:Agressividade, raiva e comportamento de motorista / Aggressiveness, anger and driver behavior
Fonte:Psicol. pesqui. trânsito;2(1):9-17, jan.-jun. 2006 tab
Resumo em português: Este estudo analisou as relações entre agressividade, raiva na direção, e erros e violações de motoristas. Por meio de um questionário 923 motoristas de Brasília responderam a escalas de Raiva na Direção, de Agressividade e de Violações e Erros de Motorista. A amostra consistiu de 49,7por cento homens e 50,3por cento mulheres com a média de idade de 30 anos e 2 meses. Foram realizadas três análises canônicas, relacionando índices de raiva na direção e de erros e violações de motoristas, de agressividade e raiva na direção, e de agressividade e erros e violações de motoristas. Resultados apontam que quanto menor o conjunto dos índices de raiva na direção, menos os de erros e violações de motoristas. Baixos índices de raiva na direção relacionam-se com baixos índices de agressividade. Finalmente, baixos índices de agressividade são relacionados com baixos índices de erros e violações de motoristas (AU)
Resumo em espanhol:Este estudio analizó las relaciones entre agresividad, rabia al volante y errores y violaciones de conductores. Por medio de un cuestionario, 923 conductores de Brasilia respondieron escalas de rabia al volante, de agresividad y de Violaciones y Errores de Conductores. La muestra ha sido formada por 49,7; de hombres y 50,3; de mujeres, con un promedio de edad de 30 años y 2 meses. Han sido realizados tres análisis canónicos relacionando los índices de rabia al volante y de errores y violaciones de conductores, de agresividad y rabia al volante, y de agresividad y errores y violaciones de conductores. Los resultados han mostrado que cuando el conjunto de índices de rabia al volante es menor, son también menores los errores y violaciones de los conductores. Índices bajos de rabia al volante se relacionan con índices bajos de agresividad. Por último, índices bajos de agresividad están relacionados con índices bajos de errores y violaciones de los conductores
Descritores Psi Português:COMPORTAMENTO DE DIRIGIR
PSICOLOGIA DO TRÂNSITO
RAIVA
AGRESSIVIDADE
TRANSGRESSÃO
MOTORISTAS
Descritores Psi Inglês:DRIVING BEHAVIOR
TRAFFIC PSYCHOLOGY
ANGER
AGGRESSIVENESS
TRANSGRESSION
DRIVERS
Descritores Psi Espanhol:MANEJO
PSICOLOGIA DEL TRANSITO
RABIA
AGRESSIVIDAD
TRANSGRESION
MOTORISTAS
Meio Eletrônico:http://portal.pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1808-91002006000100003&lng=pt&nrm=iso
Localização:BR85.1 - USP/IP/SBD


  7 / 14 INDEXPSI  
              first record previous record next record last record
seleciona
para imprimir
Texto completo
Id:24658
Autor:Tous Ral, Josep Maria; Viadé, Albert; Muiños, Rubén.
Título:Comparación de los lineogramas del PMK-RD con los lineogramas del PMK / Comparison between MKP and MKP-DR lineograms
Fonte:Psicol. pesqui. trânsito;2(1):1-8, jan.-jun. 2006 tab
Resumo em português: El objetivo fue comparar los lineogramas del PMK, realizados en tres clínicas psicológicas para la obtención del carné de conducir de Minas Gerais con los del PMK-RD realizados en Barcelona, para estudiar si las diferencias eran debidas al distinto sistema de evaluación utilizado o a diferentes características de las muestras comparadas. Obteniendo: 1º Que no existen diferencias entre las dos muestras de Barcelona: Una utilizada en un estudio anterior y la otra utilizada en el presente estudio, en los desvíos primarios y que sólo en los desvíos secundarios, mano dominante, encontramos diferencias. 2º Que entre Barcelona y Minas Gerais, se dan mayor cantidad de diferencias en los desvíos secundarios que en los desvíos primarios, y que sólo dos desvíos primarios han resultado diferentes: Reacción Vivencial, tanto hombres como mujeres y Agresividad sólo mujeres. 3º Que las diferencias en los desvíos secundarios deberían contrastarse mediante diferentes formas de corrección de los mismos. 4º Que las diferencias parecen más debidas a características propias de cada muestra que al diferente sistema de evaluación utilizado (AU)
Descritores Psi Português:PSICODIAGNOSTICO MIOCINÉTICO
PSICOLOGIA DO TRÂNSITO
AVALIAÇÃO PSICOLÓGICA
Descritores Psi Inglês:MIOKINETIC PSYCHODIAGNOSIS
TRAFFIC PSYCHOLOGY
PSYCHOLOGICAL ASSESSMENT
Descritores Psi Espanhol:PSICODIAGNOSTICO MIOCINETICO
PSICOLOGIA DEL TRANSITO
EVALUACIÓN PSICOLOGICA
Meio Eletrônico:http://portal.pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1808-91002006000100002&lng=pt&nrm=iso
Localização:BR85.1 - USP/IP/SBD


  8 / 14 INDEXPSI  
              first record previous record next record last record
seleciona
para imprimir
Texto completo
Id:24614
Autor:Sisto, Fermino Fernandes; Bartholomeu, Daniel; Fernandes, Dario Cecílio.
Título:Inteligência e conhecimento para conduzir veículos automotores / Intelligence and knowledge to drive automobile vehicles
Fonte:Psicol. pesqui. trânsito;1(1):53-62, jul.-dez. 2005 tab
Resumo em português: do sexo feminino, com idade variando de 17 a 47 anos. Foram aplicados coletivamente o Teste Conciso de Raciocínio - (TCR) e uma prova de conhecimento sobre trânsito, cujos itens foram classificados em habilidade, normas e condutas de risco. Foram encontradas correlações significativas e positivas entre inteligência e habilidade e normas, para as pessoas do sexo masculino, como também os grupos contrastantes formados pelo TCR foram diferenciados pelas pontuações em habilidade e normas. Assim, foi possível constatar evidências de validade de critério e por grupos contrastantes para o TCR em relação ao conhecimento sobre trânsito, para os motoristas do sexo masculino. As condutas de risco não apresentaram correlações com inteligência (AU)
Resumo em espanhol:El objetivo de esta investigación fue estudiar las relaciones entre el conocimiento de situaciones del tránsito e inteligencia para obtener evidencias de validez para el Test Conciso de Raciocinio - TCR. Participaron 115 estudiantes universitários de educación física y psicología que eran conductores, de los cuales 45,2; eran del sexo masculino y 54,8; femenino, con edad variando de 17 a 47 años. Se han aplicado de forma colectiva el Test Conciso de Raciocinio - TCR y uma prueba de conocimientos sobre tránsito, que tiene items que han sido clasificados en habilidad, normas y conductas de riesgo. Se han encontrado correlaciones significativas y positivas entre inteligencia y habilidad y normas para los hombres, de la misma forma que los grupos de contraste formados para el TCR han sido diferenciados por las puntuaciones en habilidad y normas. De esa forma, ha sido posible constatar evidencias de validez de critério y por grupos de contraste para el TCR en relación al conocimiento sobre tránsito para los conductores del sexo masculino. Las conductas de riesgo no han presentado correlaciones con inteligencia
Descritores Psi Português:MOTORISTAS
PSICOLOGIA DO TRÂNSITO
COMPORTAMENTO DE DIRIGIR
INTELIGÊNCIA
Descritores Psi Inglês:DRIVERS
TRAFFIC PSYCHOLOGY
DRIVING BEHAVIOR
INTELLIGENCE
Descritores Psi Espanhol:MOTORISTAS
PSICOLOGÍA DEL TRANSITO
MANEJO
INTELIGENCIA
Meio Eletrônico:http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1808-91002005000100008&lng=pt&nrm=iso
Localização:BR85.1 - USP/IP/SBD
BR27.1 - PUC-CAMPINAS/SBI


  9 / 14 INDEXPSI  
              first record previous record next record last record
seleciona
para imprimir
Texto completo
Id:24613
Autor:Thielen, Iara Picchioni; Ricardi Neto, Manoel; Soares, Diogo Picchioni; Hartmann, Ricardo Carlos.
Título:Metaphor: o jogo do trânsito / Metaphor: the traffic play
Fonte:Psicol. pesqui. trânsito;1(1):45-52, jul.-dez. 2005
Resumo em português: Este artigo discute uma nova concepção sobre trânsito, necessária para uma transformação do atual quadro de mutilação e morte de jovens. O Núcleo de Psicologia do Trânsito da Universidade Federal do Paraná implantou o Projeto Transformando o Trânsito cuja proposta inclui o jogo Metaphor. Este trabalho discute diversos aspectos importantes que demonstram a articulação entre espaço público e espaço privado no trânsito, bem como detalha a metáfora do jogo como instrumento de transformação, representada no trabalho 'Metaphor: no palco e na platéia' e nas discussões que se seguem (AU)
Resumo em espanhol:Este artículo discute una nueva concepción sobre tránsito necesaria para una transformación del cuadro actual de mutilación y muerte de jóvenes. El Núcleo de Psicología del Tránsito de la Universidad Federal de Paraná instituyó el proyecto Transformando el Tránsito, que en su propuesta tiene el juego Metaphor. Este trabajo discute varios aspectos importantes que muestran la articulación entre espacio público y espacio privado en el tránsito, como también detalla la metáfora del juego como instrumento de transformación representada en el trabajo "Metaphor: en el escenario y en la platea" y en las discusiones siguientes
Descritores Psi Português:PSICOLOGIA DO TRÂNSITO
SUBJETIVIDADE
Descritores Psi Inglês:TRAFFIC PSYCHOLOGY
SUBJECTIVITY
Descritores Psi Espanhol:PSICOLOGÍA DEL TRANSITO
SUBJETIVIDAD
Meio Eletrônico:http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1808-91002005000100007&lng=pt&nrm=iso
Localização:BR85.1 - USP/IP/SBD
BR27.1 - PUC-CAMPINAS/SBI


  10 / 14 INDEXPSI  
              first record previous record next record last record
seleciona
para imprimir
Texto completo
Id:24612
Autor:Silva, Abelardo Vinagre da; Günther, Hartmut.
Título:Características de itinerário urbano e comportamentos inadequados de um motorista de ônibus / Characteristics of urban itinerary and inadequate behaviors of a bus driver
Fonte:Psicol. pesqui. trânsito;1(1):33-44, jul.-dez. 2005 ilus, tab
Resumo em português: Um estudo de caso, com observações e registros sistemáticos, foi conduzido para verificar possíveis relações entre a freqüência de comportamentos inadequados de um motorista de ônibus e características de um itinerário urbano. O tempo despendido nas viagens mostrou-se importante para prever a ocorrência ou não de comportamentos inadequados. Quanto maior o tempo despendido no trânsito e com passageiros maior a probabilidade de ocorrerem comportamentos inadequados. Movimentar o veículo antes do embarque/desembarque de passageiros e exceder a velocidade podem apresentar tendências específicas ao longo das viagens. Características como a distância entre pontos de embarque/desembarque também podem ser importantes preditores. Medidas para amenizar o tempo despendido nas viagens podem ser úteis para diminuir a freqüência de comportamentos inadequados de motoristas (AU)
Resumo em espanhol:Un estudio de caso com observaciones y registros sistemáticos há sido conducido para verificar posibles relaciones entre la frecuencia de comportamientos impropios de un conductor de autobús y características de itinerario urbano. El tiempo demandado en los viajes se há mostrado importante para preveer el acontecimiento o no de comportamientos impropios. Cuanto mayor el tiempo demandado en el tránsito y con pasajeros mayor la posibilidad de ocurrir comportamientos impropios. Mover el vehículo antes del embarque/desembarque de pasajeros y exceder la velocidad pueden presentar tendecias específicas a lo largo de los viajes. Características como la distancia entre puntos de embarque/desembarque también pueden ser importantes predictores. Medidas para disminuir el tiempo demandado en los viajes pueden ser útiles para disminuir la frecuencia de comportamientos impropios de conductores
Descritores Psi Português:MOTORISTAS
COMPORTAMENTO DE DIRIGIR
PSICOLOGIA DO TRÂNSITO
Descritores Psi Inglês:DRIVERS
DRIVING BEHAVIOR
TRAFFIC PSYCHOLOGY
Descritores Psi Espanhol:MOTORISTAS
MANEJO
PSICOLOGIA DEL TRANSITO
Meio Eletrônico:http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1808-91002005000100006&lng=pt&nrm=iso
Localização:BR85.1 - USP/IP/SBD
BR27.1 - PUC-CAMPINAS/SBI


  11 / 14 INDEXPSI  
              first record previous record next record last record
seleciona
para imprimir
Texto completo
Id:24611
Autor:Lamounier, Rossana; Rueda, Fabián Javier Marín.
Título:Avaliação psicológica com o PMK no contexto do trânsito / Psychological assessment with PMK in the traffic context
Fonte:Psicol. pesqui. trânsito;1(1):25-32, jul.-dez. 2005 tab
Resumo em português: inaptos. Nesta pesquisa foram avaliados os valores referentes aos Lineogramas e Us do PMK. Os protocolos foram corrigidos por dois psicólogos e os resultados comparados. Houve uma grande concordância entre os pareceres dados, assim como correlações altas e significativas na mensuração dos traçados avaliados. Em relação aos candidatos aptos e inaptos, a variável agressividade apresentou diferenças estatisticamente significativas, sendo que os inaptos apresentaram uma auto-agressividade mais elevada, sem controle adequado da mesma. Ainda, verificou-se que os candidatos considerados inaptos mostraram-se mais submissos, passivos e com dificuldade de tomar decisões (AU)
Resumo em espanhol:El objetivo de esta investigación há sido comparar las evaluaciones y los laudos realizados en el PMK por dos expertos, así como verificar posibles características de personalidad que diferencien los candidatos considerados aptos de los ineptos en la evaluación psicológica. Participaron 110 candidatos a obtener el Carné de Conducir que han pasado por el proceso de perícia psicológica en una clínica aprobada por el DETRAN del interior de Minas Gerais. De los participantes, 64,5 han sido considerados aptos para ejercer la función de conductor y 35,5 no lo han sido. En esta investigación han sido evaluados los valores que se refieren a los Lineogramas y Us del PMK. Los testes han sido corregidos por dos psicólos y los resultados han sido comparados. Ha habido gran concordancia entre los laudos, así como correlaciones altas y significativas en la medición de los trazos evaluados. En relación a los candidatos aptos e ineptos la variable agresividad ha presentado diferencias estadisticamente significativas, donde los no aptos presentaron una mayor auto-agresividad sin correcto control de la misma. Además, se ha verificado que los candidatos que han sido aptos se han mostrado más sumisos, pasivos y con dificultad de tomar decisiones
Descritores Psi Português:PSICODIAGNÓSTICO MIOCINÉTICO
AVALIAÇÃO PSICOLÓGICA
PSICOLOGIA DO TRÂNSITO
MOTORISTAS
Descritores Psi Inglês:MIOKINETIC PSYCHODIAGNOSIS
PSYCHOLOGICAL ASSESSMENT
TRAFFIC PSYCHOLOGY
DRIVERS
Descritores Psi Espanhol:PSICODIAGNOSTICO MIOCINETICO
EVALUACIÓN PSICOLOGICA
PSICOLOGÍA DEL TRANSITO
MOTORISTAS
Meio Eletrônico:http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1808-91002005000100005&lng=pt&nrm=iso
Localização:BR85.1 - USP/IP/SBD
BR27.1 - PUC-CAMPINAS/SBI


  12 / 14 INDEXPSI  
              first record previous record next record last record
seleciona
para imprimir
Texto completo
Id:24610
Autor:Hoffmann, Maria Helena.
Título:Comportamento do condutor e fenômenos psicológicos / Driver behavior and psychological phenomenon
Fonte:Psicol. pesqui. trânsito;1(1):17-24, jul.-dez. 2005
Resumo em português: Este artigo destaca a convergência de estudos em Psicologia Social e Experimental, para explicação de fenômenos/processos psicológicos que afetam o comportamento do condutor e a segurança viária. Apresenta análise de modelos taxonômicos e funcionais utilizados na investigação de processos de desempenho e motivação do condutor, indicadores do envolvimento em acidentes e caracterizados por erro ou infração ao Código de Trânsito Brasileiro. Evidencia abordagens sobre medidas preventivas e severas para modificação comportamental de condutor e redução de acidentes e sugere enfoque multidisciplinar em pesquisa e políticas de trânsito voltadas a melhorias do convívio social e segurança na circulação humana (AU)
Resumo em espanhol:Este artículo destaca la concordancia de estudios en Psicología Social y Experimental para la explicación de fenómenos/procesos psicológicos que afectan el comportamiento del conductor y la seguridad de la vía. Presenta análisis de modelos taxonómicos y funcionales usados en la investigación de los procesos de desempeño y motivación del conductor, indicadores de ocurrencias en accidentes y caracterizados por error o infracción al Código de Tránsito Brasilero. Verifica abordajes sobre medidas preventivas y severas para modificación comportamental del conductor y reducción de accidentes, y sugiere un enfoque multidisciplinar en investigación y políticas de tránsito que enfoquen una mejor convivencia social y seguridad en la circulación humana
Descritores Psi Português:COMPORTAMENTO DE DIRIGIR
PSICOLOGIA DO TRÂNSITO
MOTORISTAS
PREVENÇÃO DE ACIDENTE
Descritores Psi Inglês:DRIVING BEHAVIOR
TRAFFIC PSYCHOLOGY
DRIVERS
ACCIDENTE PREVENTION
Descritores Psi Espanhol:MANEJO
PSICOLOGÍA DEL TRANSITO
MOTORISTAS
PREVENCIÓN DE ACCIDENTES
Meio Eletrônico:http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1808-91002005000100004&lng=pt&nrm=iso
Localização:BR85.1 - USP/IP/SBD
BR27.1 - PUC-CAMPINAS/SBI


  13 / 14 INDEXPSI  
              first record previous record next record last record
seleciona
para imprimir
Texto completo
Id:24609
Autor:Rocha, João Bosco de Assis.
Título:Inovações tecnológicas aumentam a segurança no trânsito? / Do technological implements provide traffic safety?
Fonte:Psicol. pesqui. trânsito;1(1):9-15, jul.-dez. 2005 tab
Resumo em português: Inovações tecnológicas, como freios ABS e melhorias viárias são tidas como medidas que aumentam a segurança no trânsito. A Teoria de Homeostase do Risco coloca muitas ressalvas quanto à eficácia dessas inovações, porque levam motoristas a subestimar riscos. Um cruzamento viário de Belém serviu para ratificar um ponto essencial da teoria citada, que, para reduzir acidentes, as pessoas devem diminuir o nível do risco. A complexidade do local observado funciona como um fator de 'segurança ao contrário', como uma barreira ou um calmante, fazendo com que motoristas e pedestres arrisquem menos. Dados estatísticos do local mostraram freqüência de acidentes relativamente baixa e as observações in loco, não evidenciaram conflitos maiores de trânsito, a não ser aqueles causados pela complexidade do local. O desejável é que locais como este tenham infra-estrutura adequada, para maior conforto dos seus usuários, sem produzir subestimação dos riscos decorrentes do excesso de confiança gerados pelos avanços tecnológicos (AU)
Resumo em espanhol:Adelantos tecnológicos como ser frenos ABS y mejoría de las vías se presentan como medidas que aumentan la seguridad en el tránsito. La teoria de la Homeostasis de Riesgo coloca muchas reservas en relación a la eficacia de esas innovaciones porque llevan a que conductores subestimen riesgos. Un cruce de esquina de Belém ha servido para reiterar un punto fundamental de la teoria citada, que para disminuir accidentes las personas deben disminuir el nivel de riesgo. La complejidad del local observado funciona como un factor de "seguridad al inverso", como una barrera o un calmante, haciendo que los conductores y peatones se arriesguen menos. Datos estadísticos del local han mostrado frecuencia de accidentes relativamente baja y las observaciones in loco no han evidenciado mayores conflictos de tránsito, a no ser aquellos causados por la complejidad del local. Lo ansiado es que locales como éste tengan una infra-estructura adecuada para mayor comodidad de sus usuarios, sin producir subestimación de los riesgos provenientes del exceso de confianza generados por los avances tecnológicos
Descritores Psi Português:SEGURANÇA
PSICOLOGIA DO TRÂNSITO
PREVENÇÃO DE ACIDENTE
Descritores Psi Inglês:SAFETY
TRAFFIC PSYCHOLOGY
ACCIDENT PREVENTION
Descritores Psi Espanhol:SEGURIDAD
PSICOLOGÍA DEL TRANSITO
PREVENCIÓN DE ACCIDENTES
Meio Eletrônico:http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1808-91002005000100003&lng=pt&nrm=iso
Localização:BR85.1 - USP/IP/SBD
BR27.1 - PUC-CAMPINAS/SBI


  14 / 14 INDEXPSI  
              first record previous record
seleciona
para imprimir
Texto completo
Id:24608
Autor:Rozestraten, Reinier Johannes Antonius.
Título:Ergonomia no trânsito / Ergonomics in traffic
Fonte:Psicol. pesqui. trânsito;1(1):1-8, jul.-dez. 2005
Resumo em português: O presente artigo pretende oferecer uma visão geral sobre as diversas tentativas de definição de Ergonomia, baseando-se nas formulações de especialistas nessa área de diversos países da Europa, dos E.U.A. e do Brasil. Trata das principais metodologias usadas referindo-se também às fases psicogenéticas do comportamento e às etapas da análise da tarefa como propostas por Sperandio. Apresentam-se considerações sobre o trânsito como tratado no Código de Trânsito Brasileiro e as características ergonômicas específicas do trabalho no Trânsito comparadas com aquelas próprias da indústria (AU)
Resumo em espanhol:Este artículo busca ofrecer una visión general sobre los diversos intentos de definición de Ergonomia con base en las enunciaciones de especialistas del área de varios países de Europa, E.U.A. y Brasil. Trata sobre los principales métodos utilizados, refiriéndose también a las fases psicogenéticas del comportamiento y a las etapas del análisis de la tarea como lo ha propuesto Sperandio. Se presentan consideraciones sobre el tránsito con base en el Código de Tránsito Brasilero y las características ergonómicas específicas del trabajo en el Tránsito, comparadas con aquellas propias de la industria
Descritores Psi Português:ENGENHARIA DOS FATORES HUMANOS
PSICOLOGIA DO TRÂNSITO
Descritores Psi Inglês:HUMAN FACTORS ENGINEERING
TRAFFIC PSYCHOLOGY
Descritores Psi Espanhol:INGENIERIA DE FACTORES HUMANOS
PSICOLOGÍA DEL TRANSITO
Meio Eletrônico:http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1808-91002005000100002&lng=pt&nrm=iso
Localização:BR85.1 - USP/IP/SBD
BR27.1 - PUC-CAMPINAS/SBI



página 1 de 1
   


Refinar a pesquisa
  Base de dados : INDEXPSI Formulário avançado   
Pesquisar por : Formulário livre   

    Pesquisar no campo  
1  
2
3
 
           
Search engine: iAH v2.6.1 powered by WWWISIS
BIREME/PAHO/WHO - Latin American and Caribbean Center on Health Sciences Information