|
Id: | 33229
| Autor: | Kruszielski, Leandro; Veiga, Priscila Gotardo da. | Título: | Percepção docente sobre a atenção discente no 3º ano do ensino fundamental.
| Fonte: | Psicodom(4):29-41, jun 2009.
| Resumo em português: | O presente estudo teve por finalidade relatar dados parciais de uma pesquisa em andamento, aqual objetivou analisar se a percepção docente sobre a atenção discente corresponde à funçãocognitiva propriamente dita ou se corresponde a outras funções cognitivas e fenômenospsíquicos adjacentes. A pesquisa avaliou quantitativamente a atenção de 68 alunos de 3ª sériedo Ensino Fundamental de uma escola pública da Vila Fanny, em Curitiba/PR, com idadeentre 6 e 8 anos, de ambos os sexos, por meio dos testes AC e D2. Para avaliar a percepçãodocente sobre a atenção discente utilizou-se uma escala adaptada tipo Likert, contendo dozequestões, bem como realizou-se entrevista semiestrutura, de cunho qualitativo. Os resultadosforam analisados conforme estatística descritiva, técnica de correlação r de Pearson eregressão linear múltipla, com base na análise de conteúdos de De-Nardin e Sordi (2007),bem como de outros autores. Verificou-se correlação estatisticamente significativa entre anota da professora e os testes aplicados, bem como entre essa e as questões. Embora os dadosnão sejam conclusivos, presume-se que as professoras compreendem a atenção como processocognitivo através de elementos indicativos como: direcionar o olhar para a professora,responder corretamente quando perguntado, concluir as atividades no tempo estipulado, nãoconversar em momentos inadequados e compreender os conteúdos apresentados. No entanto,identificaram-se algumas ressalvas quanto à diferenciação de atenção sustentada e dividida.Será possível dar andamento à pesquisa, à luz de algumas retificações constatadas por esta, aserem realizadas, incluindo questões que possam abarcar outros fenômenos psíquicosadjacentes à atenção, de forma a cumprir com o objetivo inicialmente proposto | Descritores DECS: | Percepção Aprendizagem Cognição Atenção
| Limites: | Criança
| Descritores Psi Português: | ATENÇÃO PERCEPÇÃO PROCESSOS COGNITIVOS
| Meio Eletrônico: | http://www.dombosco.com.br/faculdade/revista_4ed/arquivos/pdf/set2009_artigo03.pdf
|
|