Saiba mais...                          Periódicos indexados

Base de dados : INDEXPSI
Pesquisa : PSICODOM (todos os anos)
Referências encontradas : 3 [refinar]
Mostrando: 1 .. 3   no formato [Detalhado]

página 1 de 1

  1 / 3 INDEXPSI  
              next record last record
seleciona
para imprimir
Texto em PDF
Id:33229
Autor:Kruszielski, Leandro; Veiga, Priscila Gotardo da.
Título:Percepção docente sobre a atenção discente no 3º ano do ensino fundamental.
Fonte:Psicodom(4):29-41, jun 2009.
Resumo em português: O presente estudo teve por finalidade relatar dados parciais de uma pesquisa em andamento, aqual objetivou analisar se a percepção docente sobre a atenção discente corresponde à funçãocognitiva propriamente dita ou se corresponde a outras funções cognitivas e fenômenospsíquicos adjacentes. A pesquisa avaliou quantitativamente a atenção de 68 alunos de 3ª sériedo Ensino Fundamental de uma escola pública da Vila Fanny, em Curitiba/PR, com idadeentre 6 e 8 anos, de ambos os sexos, por meio dos testes AC e D2. Para avaliar a percepçãodocente sobre a atenção discente utilizou-se uma escala adaptada tipo Likert, contendo dozequestões, bem como realizou-se entrevista semiestrutura, de cunho qualitativo. Os resultadosforam analisados conforme estatística descritiva, técnica de correlação r de Pearson eregressão linear múltipla, com base na análise de conteúdos de De-Nardin e Sordi (2007),bem como de outros autores. Verificou-se correlação estatisticamente significativa entre anota da professora e os testes aplicados, bem como entre essa e as questões. Embora os dadosnão sejam conclusivos, presume-se que as professoras compreendem a atenção como processocognitivo através de elementos indicativos como: direcionar o olhar para a professora,responder corretamente quando perguntado, concluir as atividades no tempo estipulado, nãoconversar em momentos inadequados e compreender os conteúdos apresentados. No entanto,identificaram-se algumas ressalvas quanto à diferenciação de atenção sustentada e dividida.Será possível dar andamento à pesquisa, à luz de algumas retificações constatadas por esta, aserem realizadas, incluindo questões que possam abarcar outros fenômenos psíquicosadjacentes à atenção, de forma a cumprir com o objetivo inicialmente proposto
Descritores DECS:Percepção
Aprendizagem
Cognição
Atenção
Limites:Criança
Descritores Psi Português:ATENÇÃO
PERCEPÇÃO
PROCESSOS COGNITIVOS
Meio Eletrônico:http://www.dombosco.com.br/faculdade/revista_4ed/arquivos/pdf/set2009_artigo03.pdf


  2 / 3 INDEXPSI  
              first record previous record next record last record
seleciona
para imprimir
Texto completo
Id:33228
Autor:Cotarelli, Caroline Messas.
Título:Da impossibilidade orgânica à possibilidade da palavra.
Fonte:Psicodom(4):19-28, jun. 2009.
Resumo em português: Este artigo consiste na apresentação de um recorte de caso clínico e enlaçamentos teóricos psicanalíticos. O “menino” atendido apresentava grandes impossibilidades orgânicas a partir de cirurgias cerebrais nos centros de memória realizadas devido a crises epiléticas intensas. A partir do tratamento com base psicanalítica, passou a apresentar outras possibilidades de se relacionar e se expressar, possibilitando uma reflexão sobre a memória e o inconsciente a partir do aparelho psíquico e não somente do aparato biológico
Descritores DECS:Memória
Inconsciente (psicologia)
Epilepsia
Psicanálise
Limites:Masculino
Criança
Descritores Psi Português:MEMÓRIA
INCONSCIENTE (FATOR DE PERSONALIDADE)
EPILEPSIA
Meio Eletrônico:http://www.dombosco.com.br/faculdade/revista_4ed/set2009_artigo02.php
Localização:BR85.1 - USP/IP/SBD
BR27.1 - PUC-CAMPINAS/SBI
BR1668.1 - FDB/BC


  3 / 3 INDEXPSI  
              first record previous record
seleciona
para imprimir
Texto em PDF
Id:33227
Autor:Mohr, Allan Martins ; Valore, Luciana Albanese .
Título:Rebeldia adolescente: um olhar à luz das contribuições da psicanálise.
Fonte:Psicodom(4):1-18, jun. 2009.
Resumo em português: O presente estudo debruça-se sobre a compreensão da rebeldia adolescente à luz das contribuições de pesquisadores referenciados na psicanálise, e objetiva subsidiar a reflexão de profissionais envolvidos com as sempre desafiadoras questões da adolescência; também investiga comportamentos como vandalismo e suicídio, dentre outros, buscando evidenciar os aspectos psíquicos associados(AU)
Limites:Humanos
Adolescente
Descritores Psi Português:PSICANALISE DO ADOLESCENTE
SUICIDIO
Descritores Psi Inglês:ADOLESCENT PSYCHOANALYSIS
SUICIDE
Descritores Psi Espanhol:PSICOANALISIS DEL ADOLESCENTE
SUICIDIO
Meio Eletrônico:http://dombosco.com.br/faculdade/revista_4ed/arquivos/pdf/set2009_artigo01.pdf
Localização:BR85.1 - USP/IP/SBD
BR27.1 - PUC-CAMPINAS/SBI
BR1668.1 - FDB/BC



página 1 de 1
   


Refinar a pesquisa
  Base de dados : INDEXPSI Formulário avançado   
Pesquisar por : Formulário livre   

    Pesquisar no campo  
1  
2
3
 
           
Search engine: iAH v2.6.1 powered by WWWISIS
BIREME/PAHO/WHO - Latin American and Caribbean Center on Health Sciences Information