Saiba mais...                          Periódicos indexados

Base de dados : INDEXPSI
Pesquisa : PESQUISAS E PRÁTICAS PSICOSSOCIAIS (todos os anos)
Referências encontradas : 157 [refinar]
Mostrando: 1 .. 40   no formato [Detalhado]

página 1 de 4 ir para página            

  1 / 157 INDEXPSI  
              next record last record
seleciona
para imprimir
Texto em PDF
Id:36415
Autor:Vasconcelos, Maria Aparecida Marques.
Título:A dimensão do fracasso escolar na vertente da clínica psicanalítica: o caso do pequeno Roberto / The dimension of school failure in the perspective of the psychoanalitical clinic: little Robert’s case.
Fonte:Pesqui. prát. psicossociais;4(2):238-242, Jul-2010.
Resumo em português: Este trabalho pretende refletir, à luz da Psicanálise, sobre o fracasso escolar como sintoma de ordem interna à estrutura individual do sujeito, construído a partir do contexto no qual o mesmo encontra-se inserido. A escolha do tema foi motivada pelo atendimento clínico de uma criança que chegou à clínica-escola de uma instituição de ensino de Psicologia trazida pelo pai e pela madrasta. A família apresentou como queixa principal a dificuldade de aprendizagem da criança na escola e o fato de a mesma não conseguir acompanhar os colegas nas atividades em sala de aula. Inicialmente, há uma descrição do caso clínico, um levantamento conceitual de sintoma, fracasso escolar e, posteriormente, a verificação de elementos presentes no caso que nos dão subsídios para nomear como sintoma a dificuldade de Roberto em aprender na escola. Por fim, além da articulação teórica, o presente trabalho traça perspectivas para a continuidade do atendimento (AU)
Resumo em inglês: This work intends to reflect, enlightened by Psychoanalysis, on school failure as a symptom inherent to the individual structure of the subject, constructed upon the context in which this subject is inserted. The choice of the theme was motivated by the clinical attendance of a child who arrived at the school clinic of an Institution of Psychology Teaching brought by his father and stepmother. The family presented as main up with his colleagues in classroom activities. In this article, there is, initially, a description of the clinical case followed by a conceptual survey about symptom and about school failure and, following, there is a verification of the elements present school. Finally, besides the theoretical articulation, this work traces perspectives for the continuity of the attendance (AU)
Descritores DECS:Psicanálise
Baixo Rendimento Escolar
Limites:Humanos
Masculino
Criança
Descritores Psi Português:PSICANALISE CLINICA
FRACASSO ESCOLAR
INTERACAO PROFESSOR-ALUNO
Descritores Psi Inglês:PSYCHOANALYSIS CLINIC
ACADEMIC FAILURE
TEACHER STUDENT INTERACTION
Descritores Psi Espanhol:PSICOANALISIS CLINICA
FRACASO ESCOLAR
INTERACCION PROFESOR-ESTUDIANTE
Meio Eletrônico:http://www.ufsj.edu.br/portal2-repositorio/File/revistalapip/volume4_n2/vasconcelos.pdf


  2 / 157 INDEXPSI  
              first record previous record next record last record
seleciona
para imprimir
Texto em PDF
Id:36414
Autor:Araújo, Cristina Pinheiro de; Dias, Cristina Maria de Souza Brito.
Título:Avós guardiões de baixa renda / Low income guardian grandparents.
Fonte:Pesqui. prát. psicossociais;4(2):229-237, Jul-2010.
Resumo em português: Esta pesquisa teve como objetivo geral investigar as vivências e percepções de avós que criam os netos. Participaram 10 avós (nove mulheres e um homem), com média de idade de 48 anos, de padrão socioeconômico baixo, que criavam entre um a cinco netos. Eles responderam a uma entrevista semi-estruturada que foi analisada por temas. Os principais resultados apontam que: os motivos que levaram os avós a criar os netos foram variados, destacando-se a gravidez na adolescência por parte de um filhoe sua separação; a iniciativa da criação, em geral, partiu dos próprios avós; os sentimentos experimentados são de satisfação e felicidade, em que pese a difícil situação financeira e a dificuldade para colocar limites nos netos; a relação com os pais das crianças se caracteriza por um distanciamento e não intromissão na criação dos avós; os filhos ajudam esporadicamente, e a criação deve continuar com os próprios avós (AU)
Resumo em inglês: This study had as a general goal to investigate about experiences and perceptions of grandparents who raise their grandchildren. The participants were ten grandparents (nine women and one man) whose average age was 48 years old, all them had low socioeconomic pattern and raised from one to five grandchildren. They answered questions of a semi-structured interview that was analyzed through themes. The main results point out that: the reasons that led grandparents to raise their grandchildren adolescence and the breakup of their relationships; the initiative of the upbringing, in general, came from the grandparents themselves; the feelings experienced by these are happiness and satisfaction, despite the burden of their difficult financial situation and the difficulties to set limits to their grandchildren; the relationship with the chilupbringing; parents help sporadically and the upbringing must be carried on by the grandparents (AU)
Descritores DECS:Relação entre Gerações
Relações Familiares
Limites:Humanos
Masculino
Feminino
Criança
Adolescente
Idoso
Descritores Psi Português:AVOS
RELACOES FAMILIARES
Descritores Psi Inglês:GRANDPARENTS
FAMILY RELATIONS
Descritores Psi Espanhol:ABUELOS
RELACIONES FAMILIARES
Meio Eletrônico:http://www.ufsj.edu.br/portal2-repositorio/File/revistalapip/volume4_n2/araujo_e_dias.pdf


  3 / 157 INDEXPSI  
              first record previous record next record last record
seleciona
para imprimir
Texto em PDF
Id:36413
Autor:Braga, Adriana Regina; Moraes, Heloísa Bueno de.
Título:Escola e família como ambientes favoráveis à cooperação / School and family as environments favourable to cooperation.
Fonte:Pesqui. prát. psicossociais;4(2):221-228, Jul-2010.
Resumo em português: Este projeto teve por finalidade verificar, através de pesquisa de campo com abordagem qualitativa, se as crianças que convivem em ambiente escolar que visa a cooperação mantêm, conforme acreditamos, relações cooperativas nos demais ambientes onde atuam. O trabalho foi elaborado a fim de constatar se as crianças que são constantemente lembradas da importância da cooperação no ambiente de sala de aula recorrem a este tipo de ação no momento de resolverem situações hipotéticas de conflito fora deste ambiente. Considerando que, nas escolas construtivistas as situações de conflito são vistas como oportunidade de aprendizado, escolhemos uma delas para realizarmos nossa pesquisa. Através de quatro dilemas contendo situações hipotéticas de conflito que se remetem aos contextos familiar e escolar, com ou sem a presença de uma autoridade, coletamos dados de 15 alunos, do 6° ao 8° ano do ensino fundamental, que foram tratados em forma de categorias e posteriormente tabulados (AU)
Resumo em inglês: The purpose of this project was to verify, through a qualitative field research, if the children who interact in a school environment which aims at cooperation, maintain cooperative relationships in other ambiences where they act, as we believe happens. This research was developed in order to find out if the children who are constantly reminded of the importance of cooperation in the classroom environment appeal to this kind of action in the moment they face hypothetical conflict situations out of the classroom. Considering that in constructivist schools conflict situations are understood as opportunities for learning, we chose one of these situations to develop this work. Through four dilemmas containing hypothetical conflict situations, which refer to family and school contexts, with or without the presence of an authority, we collected data referent to 15 students from the sixth to the eighth grade, which were treated into categories and, after that, tabulated (AU)
Descritores DECS:Estudantes
Família
Instituições Acadêmicas
Comportamento Cooperativo
 -Relações Interpessoais
Limites:Humanos
Masculino
Feminino
Criança
Adolescente
Descritores Psi Português:ESCOLAS DE ENSINO FUNDAMENTAL
FAMÍLIA
DESENVOLVIMENTO INFANTIL
Descritores Psi Inglês:ELEMENTARY SCHOOLS
FAMILY
CHILDHOOD DEVELOPMENT
Descritores Psi Espanhol:ESCUELAS ELEMENTALES
FAMILIA
DESARROLLO INFANTIL
Meio Eletrônico:http://www.ufsj.edu.br/portal2-repositorio/File/revistalapip/volume4_n2/braga_e_moraes.pdf


  4 / 157 INDEXPSI  
              first record previous record next record last record
seleciona
para imprimir
Texto em PDF
Id:36412
Autor:Silva, Martha Emanuela Soares da.
Título:Compreendendo a adoção: um estudo com moradores de Aracaju (SE), Brasil / Understanding adoption: a study with residents of Aracaju (SE), Brazil.
Fonte:Pesqui. prát. psicossociais;4(2):213-220, Jul-2010.
Resumo em português: O objetivo desse estudo foi analisar os sentidos que os moradores de Aracaju associam à adoção. Para tanto, foi realizada uma pesquisa com moradores da capital sergipana na qual foram feitas perguntas sobre família, crenças sobre filhos biológicos e adotivos. Os resultados encontrados mostram que os participantes da pesquisa entendem a família como base da sociedade, ressaltando a sua importância, possuindo uma visão positiva a respeito da adoção. No entanto, apesar dessa visão positiva, a grande parte dos participantes ainda desconhece os procedimentos necessários para se adotar uma criança. De modo geral, foi possível considerar que existem avanços na maneira de se compreender a adoção e interesse sobre o assunto. Por outro lado, ainda há bastante desinformação da sociedade, o que aponta para a necessidade de divulgar melhor o tema para que tabus e preconceitos possam desaparecer, e maiores oportunidades sejam dadas às crianças e adolescentes brasileiros (AU)
Resumo em inglês: The objective of this study was to analyze the meanings associated to adoption by residents of Aracaju. In order to accomplish this goal, a and adoptive children were made. The results found show that the participants of the research understand family as the basis of society, highlighting its importance and demonstrating to have a positive point of view about adoption. However, despite this positive perspective, the majority of the participants still do not know about the necessary procedures to adopt a child. Overall, it was possible to consider that there are some advances regarding the way people comprehend adoption and their interest in this subject. On the other hand, there is still a considerable lack of information of the society, which points out the necessity to better disclose the subject so that prejudice and taboos can disappear and bigger opportunities can be given to the Brazilian children and adolescents (AU)
Descritores DECS:Adoção
Criança Abandonada
Família
 -Preconceito
Limites:Humanos
Masculino
Feminino
Criança
Adolescente
Descritores Psi Português:ADOCAO (CRIANCA)
MENOR
FAMILIA
Descritores Psi Inglês:ADOPTION (CHILD)
MINOR
FAMILY
Descritores Psi Espanhol:ADOPCION (NINO)
MENORES
FAMILIA
Meio Eletrônico:http://www.ufsj.edu.br/portal2-repositorio/File/revistalapip/volume4_n2/silva.pdf


  5 / 157 INDEXPSI  
              first record previous record next record last record
seleciona
para imprimir
Texto em PDF
Id:36411
Autor:Costa, Rosemary Pereira; Alípio, Simone.
Título:Trabalho compulsório? O sentido do trabalho para os jovens que cumprem a medida de prestação de serviço a comunidade - PSC / Compulsory labor? The meaning of labor for youths who are submitted to the community service measure - PSC.
Fonte:Pesqui. prát. psicossociais;4(2):205-212, Jul-2010.
Resumo em português: O artigo objetiva indagar sobre os sentidos do trabalho para os jovens que cumprem a medida sócio-educativa de Prestação de SComunidade - PSC. A medida é uma determinação judicial para alguns jovens em trajetória de conflito com a lei. Um dos eixos nortePSC é o significado do trabalho como a possibilidade de resgate do lugar social destes sujeitos. Na pesquisa optou-se por fazer umadiscussão sobre os sentidos que o trabalho pode assumir para diferentes adolescentes em cumprimento da PSC. Observou-se que orealizado na PSC para a maioria dos jovens, não é considerado como trabalho por estes, mas somente como um cumprimento de detejudicial. Mesmo neste contexto os jovens se referem ao trabalho como determinante na construção de suas identidades pessoais e sociais (AU)
Resumo em inglês: The article has the purpose of inquiring about the meanings of labor for youths who are subject to the socio-educational measure of Community Service PSC. The measure is a judicial order for some youths following the path of conflict with the law. One of the pivotal questions of PSC is the meaning of labor as a possibility to rescue these individuals from their social position. In the survey, we chose to conduct an analysis and a discussion about the meanings which labor may take on for different adolescents who are subject to PSC. It was observed that the labor performed at PSC for most youths is not considered labor by them, but only a compliance with a judicial order. Even within this context the youths refer to labor as decisive in the construction of their personal and social identities (AU)
Descritores DECS:Trabalho
Adolescente
Delinquência Juvenil
Limites:Humanos
Masculino
Feminino
Adolescente
Descritores Psi Português:ADOLESCENTE EM CONFLITO COM A LEI
MEDIDAS SOCIOEDUCATIVAS
TRABALHO
Descritores Psi Inglês:TEENAGER IN CONFLICT WITH THE LAW
SOCIOEDUCATIVE MEASURES
LABOUR
Descritores Psi Espanhol:ADOLESCENTE EN CONFLICTO CON LA LEY
SOCIAL PSYCHOLOGY
TRABAJO
Meio Eletrônico:http://www.ufsj.edu.br/portal2-repositorio/File/revistalapip/volume4_n2/costa_e_alipio.pdf


  6 / 157 INDEXPSI  
              first record previous record next record last record
seleciona
para imprimir
Texto em PDF
Id:36410
Autor:Bezerra, Paulo Victor; Justo, José Sterza.
Título:Relacionamentos amorosos na pós-modernidade: análise de consultas apresentadas em sites de agenciamento amoroso / Love relationships in postmodernity: analysis of consultations presented in love-consultancy websites.
Fonte:Pesqui. prát. psicossociais;4(2):193-204, Jul-2010.
Resumo em português: A cultura contemporânea baseia-se numa lógica de aceleração e abreviação dos relacionamentos que se dissemina e se aloja na subjetividade de maneira a afetar as mais variadas esferas da vida. O objetivo do presente trabalho é examinar os conflitos que emergem nos relacionamentos amorosos vividos em tal contexto. Foram tomadas para objeto de análise setenta e quatro consultas apresentadas por usuários de dois sites especializados em agenciamento amoroso. As queixas apresentadas pelos consulentes foram confrontadas com os paradigmas de relacionamento produzidos na contemporaneidade. Foi possível observar que os modos de subjetivação predominantes na atualidade são apreensíveis na esfera da vida amorosa e deles derivam a maior parte dos conflitos afetivos relatados por aqueles que buscam aconselhamento nesses sites. Com este trabalho pudemos constatar o impacto dessa emergente organização social para o psiquismo e mais especificamente para a vida afetiva dos sujeitos. As agruras sentimentais dos consulentes denunciam as mazelas da contemporaneidade (AU)
Resumo em inglês: The contemporary culture is based in a logic of acceleration and shortening of the relationships, a logic that disseminates and lodges in the subjectivity, so as to affect the most varied spheres of life. The purpose of the present work is to examine the conflicts that emerge in love relationships lived in such context. Seventy-four queries submitted by the users of two love-consultancy websites were taken as the object of our analysis. The complaints presented by the users were collated to the paradigms of relationship produced in the contemporary days. It was possible to observe that the modes of subjectification predominant nowadays can be apprehended in the love sphere of the human life and that from those modes derive most of the affective conflicts reported by people who seek advice in those websites. The sentimental hardship of these subjects denounces the ills of our days (AU)
Descritores DECS:Amor
Relações Interpessoais
Conflito Familiar
 -Internet
Limites:Humanos
Masculino
Feminino
Descritores Psi Português:AMOR
RELACOES CONJUGAIS
CONFLITO CONJUGAL
INTERNET (REDE DE COMPUTADOR)
Descritores Psi Inglês:LOVE
MARITAL RELATIONS
MARITAL CONFLICT
INTERNET
Descritores Psi Espanhol:AMOR
RELACIONES CONYUGALES
CONFLICTO MARITAL
INTERNET
Meio Eletrônico:http://www.ufsj.edu.br/portal2-repositorio/File/revistalapip/volume4_n2/bezerra_e_justo.pdf


  7 / 157 INDEXPSI  
              first record previous record next record last record
seleciona
para imprimir
Texto em PDF
Id:36409
Autor:Romagnoli, Roberta Carvalho.
Título:Entre a educação e a saúde: o desafio das redes / Between education and health: the challenge of the networks.
Fonte:Pesqui. prát. psicossociais;4(2):182-192, Jul-2010.
Resumo em português: Esse texto apresenta os resultados parciais da pesquisa-intervenção financiada pela FAPEMIG, que tem como objetivo problematizar as relações no território equipe-família, evidenciando o que dificulta a participação da família no tratamento das crianças atendidas no Centro Psicopedagógico Renato de Avelar Azeredo (CPP) de Nova Lima, como demanda da equipe de profissionais. Nessa perspectiva, a produção de conhecimento persegue a complexidade, colocando problemas, alterando o modo de conceber a pesquisa e o encontro do pesquisador com seu campo. Na coleta de dados, a partir das narrativas obtidas através da história oral, observamos que na fundação do CPP está o hibridismo educação-saúde, que convoca, de fato, a uma maior atuação em rede, tanto na articulação entre as secretarias do município quanto na intersetorialidade. Concluímos que há dificuldades nessa intercessão, relacionadas tanto à dimensão macropolítica, com atravessamentos históricos, quanto na dimensão micropolítica, com a insistência na identidade do campo de cada setor (AU)
Resumo em inglês: This paper presents the partial results of the intervention research financed by FAPEMIG, being its goal to investigate about the relationships in the team-family territory, highlighting what makes the participation of the family in the treatment of children assisted at the Centro Pedagógico Renato de Avelar Azevedo (CPP), in Nova Lima, difficult. This was a request of the professional team of CPP. In this perspective, the production of knowledge pursues complexity, proposing problems, changing the way of conceiving the research and the encounter of the researcher with his/her field. In the data collection, from the narratives obtained through oral history, we observed that the hybridism health-education is on the basis of the CPP, which convokes, in fact, to a greater network action, not only in what concerns the articulation between the town secretariats but also regarding the intersectoriality. We concluded that there are difficulties in this intersection related to the macropolitical dimension, with historical crossings, as well as to the micropolitical dimension, with the insistence on the (AU)
Descritores Psi Português:EDUCAÇÃO
SAUDE
ESQUIZOANALISE
HISTORIA ORAL
Descritores Psi Inglês:EDUCATION
HEALTH
SCHIZOANALYSIS
ORAL HISTORY
Descritores Psi Espanhol:EDUCACION
SALUD
ESQUIZOANALISIS
HISTORIA ORAL
Meio Eletrônico:http://www.ufsj.edu.br/portal2-repositorio/File/revistalapip/volume4_n2/romagnoli.pdf


  8 / 157 INDEXPSI  
              first record previous record next record last record
seleciona
para imprimir
Texto em PDF
Id:36408
Autor:Nakamura, Maria Regina de Silos.
Título:Construção de diálogos: uma experiência de abordagem em psicologia social em projeto cultural / Dialogue construction: an experience of approach in social psychology on a cultural project.
Fonte:Pesqui. prát. psicossociais;4(2):172-181, Jul-2010.
Resumo em português: Este artigo trata da experiência de construção de diálogos no processo de execução do projeto Dialéticas Sensoriais, premiado pela Funarte Ministério da Cultura. O projeto foi coordenado por quatro artistas e uma pesquisadora em psicologia social, filosofia e arte, atuando com um grupo de sete alunos, inscritos em oficinas de criação artística. A abordagem em psicologia social partiu de considerações sobre os impedimentos ao pensamento dialético afirmação da cultura sem oposição, prevalência de opiniões e competição na conversação referenciadas pela filosofia e pela teoria crítica da sociedade de Marcuse e de Adorno. Foram destacados três momentos da experiência: trabalho com referência em textos; ideologia da revolução e da mudança social com base na violência; e esclarecimento sobre quem é o sujeito das políticas públicas. Como conclusão, propõe-se que o trabalho de construção de diálogos seja constante para todas as áreas participantes de políticas públicas, desvelando o que impede a experiência verdadeira entre sujeitos (AU)
Resumo em inglês: This article is about the experience of dialogue construction in the execution process of Dialéticas Sensoriais (Sensory Dialectics), prize awarded by Funarte Ministry of Culture. The project was coordinated by four artists and one researcher in social psychology, philosophy and art, who acted with a group of seven students enrolled in art creation workshops. The approach in social psychology started out from the considerations about the impediments to the dialectical thought affirmation of culture without opposition, prevalence of opinions and competition in conversation - referred to by philosophy and by the critical theory of society in Marcuse and Adorno Three moments of the experience were pointed out: working with text reference; ideology of revolution and social change based on violence; and clarification on who is the subject of public politics. As a conclusion, it is proposed that the work of dialogue construction be constant for all the participant areas in public politics, unveiling what impedes the true experience among subjects (AU)
Descritores DECS:Psicologia Social
Violência
Políticas Públicas
 -Mudança Social
Descritores Psi Português:PSICOLOGIA SOCIAL
VIOLENCIA
POLITICAS PUBLICAS
MUDANCA SOCIAL
Descritores Psi Inglês:SOCIAL PSYCHOLOGY
VIOLENCE
PUBLIC POLICIES
SOCIAL CHANGE
Descritores Psi Espanhol:PSICOLOGIA SOCIAL
VIOLENCIA
POLITICAS PUBLICAS
CAMBIO SOCIAL
Meio Eletrônico:http://www.ufsj.edu.br/portal2-repositorio/File/revistalapip/volume4_n2/nakamura.pdf


  9 / 157 INDEXPSI  
              first record previous record next record last record
seleciona
para imprimir
Texto em PDF
Id:36407
Autor:Bonomo, Mariana; Souza, Lídio de; Brasil, Julia Alves; Livramento, André Mota do; Canal, Fabiana Davel.
Título:Gadjés em tendas Calons: um estudo exploratório com grupos ciganos semi-nômades em território capixaba / Gadjés in Calon tents: an exploratory study with semi-nomadic gypsie groups on a capixaba territory.
Fonte:Pesqui. prát. psicossociais;4(2):160-171, Jul-2010.
Resumo em português: A despeito da presença cigana no Brasil desde o século XVI, o conhecimento acerca do seu modo de vida é ainda insipiente. A literatura revela que as práticas sociais dirigidas ao povo cigano são pautadas em fortes estigmas relacionados a uma identidade considerada estranha e perigosa. O presente estudo descreve os processos identitários vinculados a um grupo da etnia Calon que busca a valorização de sua cultura e práticas endogrupais, reafirmando características que consideram positivas, de modo a compensar os estereótipos fortemente negativos que lhes são atribuídos. Verificou-se que a identidade cigana se sustenta nas estratégias de resistência criadas pelo grupo para que seus membros se reconheçam como parte da cultura cigana em constante confronto com as culturas não-ciganas (AU)
Resumo em inglês: e about their way of life is still insipient. Literature shows that social practices aimed at the gypsy people are based on strong stigmas related to an identity considered strange and dangerous. The present study describes the identity processes related to a group of the Calon ethnicity that seeks the promotion of their culture and their group practices, reaffirming characteristics that they consider positive, in order to offset the very negative stereotypes attributed to them. It was found that the gypsy identity is sustained through strategies of resistance created by the group for its members to recognize themselves as part of the gypsy culture in constant confrontation with the non-gypsy cultures (AU)
Descritores DECS:Ciganos
Grupos Étnicos
Identidade de Gênero
Limites:Humanos
Masculino
Feminino
Descritores Psi Português:GRUPOS ETNICOS
IDENTIDADE SOCIAL
ATITUDES ESTEREOTIPADAS
Descritores Psi Inglês:ETHNIC GROUPS
SOCIAL IDENTITY
STEREOTYPED ATTITUDES
Descritores Psi Espanhol:GRUPOS ETNICOS
IDENTIDAD SOCIAL
ACTITUDES ESTEREOTIPADAS
Meio Eletrônico:http://www.ufsj.edu.br/portal2-repositorio/File/revistalapip/volume4_n2/bonomo_et_al.pdf


  10 / 157 INDEXPSI  
              first record previous record next record last record
seleciona
para imprimir
Texto em PDF
Id:36406
Autor:Carmo, Zélia; Pollo, Vera.
Título:O CAPSi Dom Adriano Hipólito: uma instituição atravessada pela psicanálise? / CAPSI Dom Adriano Hipólito: an institution crossed by psychoanalisis?.
Fonte:Pesqui. prát. psicossociais;4(2):151-159, Jul-2010.
Resumo em português: O presente artigo visa a indagar até que ponto um Centro de Atenção Psicossocial _CAPS_ pode funcionar como uma instituição atravessada pela psicanálise. Depois de um breve histórico sobre a origem dos CAPS e sua relação com a reforma psiquiátrica brasileira, as autoras descrevem o funcionamento do CAPSi Dom Adriano Hipólito e o atendimento de um adolescente encaminhado por um hospital municipal. Em seguida, abordam o conceito de “desejo do analista”, sua diferença em relação ao Wunsh freudiano e ao puro desejo de morte de Antígona e suas características de desejo advertido, impuro, vazio de objetos e produtor de diferença entre o significante e o significado. Por fim, mencionam a importância da “douta ignorância” para a prática analítica e retornam à relação entre a psicanálise e a atenção psicossocial, para sustentar que o discurso do analista não é necessariamente antinômico à ideologia dos CAPS (AU)
Resumo em inglês: This article aims to inquire up to which point a CAPS (Psychosocial Attention Center) may operate as an institution crossed by psychoanalysis. After a brief historical on the origins of the "CAPS" and its relation with the Brazilian psychiatric reform, the authors describe the operation of the CAPSi Dom Adriano Hipólito as well as the treatment of a teenager forwarded by a municipal hospital. In the sequence, they approach the concept of "analyst's wish", the differences between it, the freudian Wunsch and the pure death wish in Antigone, including its characteristics of adverted, impure, empty of objects wish, producer of difference between the significant and the significance. Finally, the authors mention the importance of the "learned ignorance" for the analytical practice and they return to the relationship between psychoanalysis and psychosocial attention to argue that the analyst's discourse is not necessarily antinomian to the ideology of the CAPS (AU)
Descritores DECS:Psicanálise
Saúde Mental
Serviços de Saúde Mental
Descritores Psi Português:CENTRO DE ATENCAO PSICOSSOCIAL (CAPS)
DISCURSO DO ANALISTA
SERVICOS DE SAUDE MENTAL
PSICANALISE
Descritores Psi Inglês:DISCOURSE OF THE ANALYST
MENTAL HEALTH SERVICES
PSYCHOANALYSIS
Descritores Psi Espanhol:DISCURSO DEL ANALISTA
SERVICIOS DE SALUD MENTAL
PSICOANALISIS
CENTRO DE ATENCION PSICOSOCIAL
Meio Eletrônico:http://www.ufsj.edu.br/portal2-repositorio/File/revistalapip/volume4_n2/carmo_e_pollo.pdf


  11 / 157 INDEXPSI  
              first record previous record next record last record
seleciona
para imprimir
Texto em PDF
Id:36405
Autor:Iorio, Jorgelina Di.
Título:Infancia e institucionalización: abordaje de problemáticas sociales actuales / Childhood and institutionalization: approach of current social issues.
Fonte:Pesqui. prát. psicossociais;4(2):143-150, Jul-2010.
Resumo em espanhol: El contexto actual de ampliación de la pobreza coloca a la infancia en zonas de vulnerabilidad, recurriéndose a la institucionalización como una modalidad de protección. El Estado pone en funcionamiento una serie de prácticas sobre el cuerpo del niño - el resguardo, la tutela y la asistencia - que instituyen un conjunto de significaciones construidas y compartidas socialmente sobre lo que se entiende por infancia. En Argentina, la búsqueda de un hogar alternativo, en su mayoría ONG‟s financiadas por el Estado, implicaría la posibilidad de brindarles un ambiente relativamente estable. Sin embargo, en la cotidianeidad de la institucionalización, niños y niñas continúan siendo considerados como objetos pasivos de intervención, ya que sus historias de vida son sesgadas desde la lógica del déficit – material, simbólico, emocional-. Es decir, pese a los nuevos discursos sobre la infancia que se presentan como forma de desterrar prácticas compasivo-represivas, subsiste una lógica asilar y tutelar que bajo la excusa de protegerla, interviene privándola de sus derechos (AU)
Resumo em inglês: The current context of poverty enlargement places childhood in zones of vulnerability, resorting to institutionalization as a modality of protection. The State sets in motion a series of practices aimed at the child's body - guard, guardianship and assistance - instituting a set of socially constructed and shared meanings about what is understood by childhood. In Argentina, the search for an alternative home, most of them NGO's financed by the State, would imply the possibility of providing these children a relatively stable environment. However, in the day-to-day of the institutionalization, boys and girls continue to be regarded as passive objects of intervention, since their life histories are biased by the logic of the deficit - material, symbolic, emotional. So, despite the new discourses on childhood that are presented as a way to banish compassionate-repressive practices, there remains a logic of the asylum and tutelage that, under the excuse of protecting the child, intervenes depriving them of their rights (AU)
Descritores DECS:Defesa da Criança e do Adolescente
Vulnerabilidade Social
Política Social
 -Direitos Humanos
Limites:Humanos
Masculino
Feminino
Criança
Adolescente
Descritores Psi Português:DIREITOS DA CRIANÇA
VULNERABILIDADE
POLITICAS PUBLICAS
Descritores Psi Inglês:CHILDREN RIGHTS
VULNERABILITY
PUBLIC POLICIES
Descritores Psi Espanhol:DERECHOS DEL NINO
VULNERABILIDAD
POLITICAS PUBLICAS
Meio Eletrônico:http://www.ufsj.edu.br/portal2-repositorio/File/revistalapip/volume4_n2/di_iorio.pdf


  12 / 157 INDEXPSI  
              first record previous record next record last record
seleciona
para imprimir
Texto em PDF
Id:36404
Autor:Mead, George Herbert; Machado, Marília Novais da Mata.
Título:A brincadeira, o jogo e o outro generalizado / Play, the game, and the generalized other.
Fonte:Pesqui. prát. psicossociais;5(1):131-136, jan.-jul. 2010.
Resumo em português: É apresentada aqui uma tradução para o português de extrato da Parte III (The self) do livro Mind, self, and society, de George Herbert Mead (1863-1931), o importante filósofo norte-americano, da Escola de Chicago. O autor é um dos fundadores do pragmatismo, com Peirce e Dewey. O livro Mind, self, and society é uma obra póstuma, publicada pela primeira vez em 1934. Foi organizado por alunos de Mead, a partir de artigos anteriores do autor, manuscritos, notas de aulas e registros estenográficos. Seu impacto nas Ciências Sociais, especialmente na Psicologia Social, foi grande, pois o autor considera que mente e self se formam nos processos sociais. Neste extrato, o surgimento do self a partir da atuação do jogo e da brincadeira é descrito e é também apresentada a noção e o funcionamento do outro generalizado (AU)
Resumo em inglês: A translation into Portuguese of an excerpt from Part III (The self) of the book Mind, self, and society, by George Herbert Mead (1863-1931), the important American philosopher, from the School of Chicago, is introduced here. Along with Peirce and Dewey, the author is one of the founders of the pragmatism. The book Mind, self, and society is a posthumous work, first published in 1934. It was organized by some of Mead’s students, based on the author’s previous writings, manuscripts, class notes, and stenographic records. Its impact on Social Sciences, especially on Social Psychology, was great, for the author considers that mind and self are formed in the social processes. In this excerpt, the appearance of the self after the performance of the game or the joyful activity is described, and the notion and the operation of the generalized other is also introduced (AU)
Descritores DECS:Jogos e Brinquedos
Psicologia Social
Descritores Psi Português:JOGOS
BRINQUEDOS
PSICOLOGIA SOCIAL
Descritores Psi Inglês:GAMES
TOYS
SOCIAL PSYCHOLOGY
Descritores Psi Espanhol:JUEGOS
JUGUETES
PSICOLOGIA SOCIAL
Meio Eletrônico:http://www.ufsj.edu.br/portal2-repositorio/File/revistalapip/volume5_n1/mead.pdf


  13 / 157 INDEXPSI  
              first record previous record next record last record
seleciona
para imprimir
Texto em PDF
Id:36403
Autor:Ribeiro, Marcelo Afonso.
Título:A influência psicossocial da família e da escola no projeto de vida no trabalho dos jovens / The psychosocial influence of family and school in the life project in the work of the youth.
Fonte:Pesqui. prát. psicossociais;5(1):120-130, jan.-jul. 2010.
Resumo em português: O presente artigo visa refletir sobre as forças em movimento na construção do projeto de vida no trabalho do jovem na contemporaneidade, principalmente marcado pela influência do projeto familiar e do projeto educativo, que tem seus valores, princípios e práticas marcados por um habitus de classe, que pode restringir ou possibilitar esse processo de construção. Constatou-se que a análise desse processo deve levar em conta as relações e resultantes possíveis entre habitus de classe distintos e semelhantes, a relação entre os diversos habitus e a ideologia dominante, e as influências de ambos nas práticas dos jovens que estão construindo seus projetos de vida. Concluiu-se que todo jovem tem à sua disposição um conjunto de possibilidades e limites psicossociais, que variam a cada grupo social e que, tanto a família quanto a escola, devem auxiliar nesse processo de forma contextualizada, evitando modelos genéricos que imponham práticas e escolhas de dado habitus (AU)
Resumo em inglês: This article aims to reflect on the forces in motion in the construction of the life project in the work of young people in the contemporary world, mainly marked by the influence of the family and of the education project, which have their values, principles, and practices determined by a class habitus, which can restrict or allow such construction process. It was verified that the analysis of this process should take into account the possible relations and results established between similar and distinct class habitus, the relationship between the various habitus and the prevailing ideology, and the influences of both in the practices of youths that are building their life projects. It was concluded that every young person has at his/her disposal a range of psychosocial possibilities and limits, which vary for each social group, and that both family and school should assist in this process in a contextualized way, avoiding generic models that impose practices and choices of a specific habitus (AU)
Descritores DECS:Adolescente
Orientação Vocacional
Capacitação
Psicologia Social
 -Mercado de Trabalho
Limites:Adolescente
Adulto Jovem
Descritores Psi Português:JOVENS
ESCOLHA PROFISSIONAL
ORIENTAÇÃO VOCACIONAL
DESENVOLVIMENTO PSICOSSOCIAL
RELACOES PAIS-ESCOLA
Descritores Psi Inglês:YOUNG ADULTS
OCCUPATIONAL CHOICE
VOCATIONAL GUIDANCE
PSYCHOSOCIAL DEVELOPMENT
PARENT SCHOOL RELATIONSHIP
Descritores Psi Espanhol:JOVENES
ESCOGIMIENTO PROFESIONAL
ORIENTACION VOCACIONAL
DESARROLLO PSICOSOCIAL
RELACIONES PADRE-ESCUELA
Meio Eletrônico:http://www.ufsj.edu.br/portal2-repositorio/File/revistalapip/volume5_n1/ribeiro.pdf


  14 / 157 INDEXPSI  
              first record previous record next record last record
seleciona
para imprimir
Texto em PDF
Id:36402
Autor:Cruz, Lílian Rodrigues da; Welzbacher, Aldinha Inês; Freitas, Caroline Lorena Schulte de; Costa, Letícia Xavier Soares da; Lorini, Romeu Antônio.
Título:Medidas socioeducativas em meio aberto no município de Santa Cruz do Sul/RS: entre as diretrizes legais e as políticas sociais públicas / Socio-educational measures in open environment in the city of Santa Cruz do Sul/RS: between legal guidelines and public social policies.
Fonte:Pesqui. prát. psicossociais;5(1):112-119, jan.-jul. 2010.
Resumo em português: O presente artigo objetiva conhecer os critérios adotados para a aplicação das medidas socioeducativas de Liberdade Assistida (LA) e de Prestação de Serviços à Comunidade (PSC) aos adolescentes considerados autores de atos infracionais que cumpriram tais medidas no Programa de Atendimento às Medidas Socioeducativas em Meio Aberto (PAMSEMA), no município de Santa Cruz do Sul (RS, Brasil), em 2007. O levantamento junto aos prontuários também objetivou traçar o perfil dos adolescentes segundo idade, escolaridade, tipo de infração, consumo de substâncias psicoativas e situação socioeconômica da família. A análise dos dados não evidenciou clareza quanto à aplicação da medida socioeducativa e constatou que a maioria dos adolescentes é de classe econômica baixa, usuários de drogas, evadidos da escola, com precários vínculos familiares, sendo o roubo qualificado o delito mais frequente, geralmente para obter moeda de troca para sustentar o consumo de drogas (AU)
Resumo em inglês: This article aims to identify the criteria adopted in the implementation of the social-educational measures for Assisted Freedom (Liberdade Assistida-LA) and for the Provision of Community Services (Prestação de Serviços à Comunidade-PSC) to adolescents who are considered perpetrators of illegal acts and who have fulfilled such measures in the Program of Assistance to Socio-Educational Measures in Open Environment (PAMSEMA), in the municipality of Santa Cruz do Sul (RS, Brazil), in 2007. The data collection from the records also aimed to determine the profile of the adolescents according to their age, education, type of infraction, consumption of psychoactive substances, and family socioeconomic status. The analysis of the data was not clear in relation to the application of the socio-educational measure and showed that the majority of adolescents are of low socioeconomic class, drug users, school dropouts, with weak family bonds, and that aggravated robbery is the most common offense, usually to obtain cash to support the use of drugs (AU)
Descritores DECS:Menores de Idade
Delinquência Juvenil
Políticas Públicas
Limites:Humanos
Masculino
Feminino
Adolescente
Descritores Psi Português:ADOLESCENTE EM CONFLITO COM A LEI
LIBERDADE ASSISTIDA
MEDIDAS SOCIOEDUCATIVAS
Descritores Psi Inglês:TEENAGER IN CONFLICT WITH THE LAW
ASSISTED LIBERTY
SOCIOEDUCATIVE MEASURES
Descritores Psi Espanhol:ADOLESCENTE EN CONFLICTO CON LA LEY
LIBERTAD ASISTIDA
Meio Eletrônico:http://www.ufsj.edu.br/portal2-repositorio/File/revistalapip/volume5_n1/cruz_et_al.pdf


  15 / 157 INDEXPSI  
              first record previous record next record last record
seleciona
para imprimir
Texto em PDF
Id:36401
Autor:Nascimento, Maria Lívia do; Coutinho, Ana Paula Cardoso; Sá, Daniele Amaral de.
Título:Análises de produções escritas sobre abrigos para crianças e adolescentes / Analyses of written productions about children and adolescents’ shelters.
Fonte:Pesqui. prát. psicossociais;5(1):104-111, jan.-jul. 2010.
Resumo em português: O artigo traz algumas análises feitas a partir de uma pesquisa bibliográfica que teve como objetivo discutir as diferentes instituições que atravessam as produções acadêmicas sobre abrigo de crianças e jovens. Para tanto, foi realizado levantamento de textos (livros, artigos, dissertações e teses), material que possibilitou a explicitação de alguns analisadores, dentre os quais três foram escolhidos para debates mais aprofundados no presente artigo: “Ditos do ECA e cotidiano dos abrigos”, “Rede de proteção a crianças e adolescentes” e “Estigma institucional”. Esses analisadores possibilitaram problematizar os discursos/práticas construídos a respeito dos abrigos e os efeitos dessa construção (AU)
Resumo em inglês: The article presents some analyses based on a bibliographical research, which aimed to discuss the different institutions that cross the academic productions regarding children and youngsters’ shelters. For that, texts were collected (books, articles, dissertations, and theses), a material that made it possible to disclose some analyzers, among which three were chosen for a deeper debate in the present article: "ECA's (Children and Adolescents’ Statute) statements and daily life in the shelters", "Protection network for children and adolescents", and "Institutional stigma". These analyzers allowed us to set up the problems of the discourses/practices built concerning the shelters and the effects of such construction (AU)
Descritores DECS:Abrigo
Menores de Idade
 -Políticas Públicas
Limites:Humanos
Masculino
Feminino
Criança
Adolescente
Descritores Psi Português:ABRIGOS
MENOR
PESQUISA BIBLIOGRAFICA
Descritores Psi Inglês:SHELTERS
MINOR
BIBLIOGRAPHICAL RESEARCH
Descritores Psi Espanhol:ABRIGOS
MENORES
INVESTIGACION BIBLIOGRAFICA
Meio Eletrônico:http://www.ufsj.edu.br/portal2-repositorio/File/revistalapip/volume5_n1/nascimento_et_al.pdf


  16 / 157 INDEXPSI  
              first record previous record next record last record
seleciona
para imprimir
Texto em PDF
Id:36400
Autor:Ribeiro, Clarissa Sudano; Passos, Izabel Friche; Novaes, Mauro G; Dias, Fábio Walace.
Título:A produção bibliográfica brasileira recente sobre a assistência em saúde mental infanto-juvenil: levantamento exploratório / The recent brazilian bibliographical production about child and adolescent mental health assistance: exploratory Survey.
Fonte:Pesqui. prát. psicossociais;5(1):94-103, jan.-jul. 2010.
Resumo em português: Este artigo traz um levantamento exploratório acerca da atual produção bibliográfica brasileira concernente ao tema da saúde mental infanto-juvenil. A necessidade de sua elaboração se deve à realização da pesquisa “Construção e desconstrução de demandas: uma cartografia dos dispositivos de Saúde mental Infanto-Juvenil da cidade de Belo Horizonte”, em andamento desde 2009 e coordenada pelo Laboratório de Grupos, Instituições e Redes Sociais (L@gir-UFMG). Foram analisadas sistematicamente 14 publicações, escolhidas pelos pesquisadores por apresentarem contribuições pertinentes ao tema pesquisado. Por meio da análise foi possível elaborar categorias e identificar tendências quanto à forma de problematizar a saúde mental infanto-juvenil no Brasil (AU)
Resumo em inglês: This article shows an exploratory survey on the current Brazilian bibliographical production concerning the issue of child and adolescent mental health. The need for the elaboration of this study is due to the research "Construction and Deconstruction of demands: a cartography of Child and Adolescent Mental health devices in the city of Belo Horizonte", in progress since 2009 and coordinated by the Laboratory of Groups, Institutions, and Social Networks (L@gir-UFMG). Fourteen publications, selected by the researchers for presenting relevant contributions to the theme researched, were systematically analyzed. By means of the analysis it was possible to elaborate categories and to identify trends regarding the ways of structuring the problems of children and adolescents‟ mental health in Brazil (AU)
Descritores DECS:Criança
Adolescente
Saúde Mental
Assistência
 -Políticas Públicas
Limites:Humanos
Masculino
Feminino
Criança
Adolescente
Descritores Psi Português:ADOLESCENTES
CENTROS COMUNITARIOS DE SAUDE MENTAL
SERVICOS DE SAUDE MENTAL
PESQUISA BIBLIOGRAFICA
Descritores Psi Inglês:ADOLESCENTS
COMMUNITY MENTAL HEALTH CENTERS
MENTAL HEALTH SERVICES
BIBLIOGRAPHICAL RESEARCH
Descritores Psi Espanhol:ADOLESCENTE
CENTROS COMUNITARIOS DE SALUD MENTAL
SERVICIOS DE SALUD MENTAL
INVESTIGACION BIBLIOGRAFICA
Meio Eletrônico:http://www.ufsj.edu.br/portal2-repositorio/File/revistalapip/volume5_n1/ribeiro_et_al.pdf


  17 / 157 INDEXPSI  
              first record previous record next record last record
seleciona
para imprimir
Texto em PDF
Id:36399
Autor:Helal, Diogo Henrique.
Título:Crianças e adolescentes no mercado de trabalho brasileiro: padrões e tendências / Children and adolescents in the brazilian labor market: patterns and trends.
Fonte:Pesqui. prát. psicossociais;5(1):83-93, jan.-jul. 2010.
Resumo em português: A preparação da inserção de jovens no mercado de trabalho é um dos principais passos para garantir a vida adulta futura das crianças e adolescentes de hoje. O caso brasileiro, contudo, nos mostra que, apesar da proibição legal do trabalho infantil, de sua relativa deslegitimação simbólica e da existência de iniciativas de combate à atividade laboral na infância, trata-se de um problema que ainda merece consideração e esforço para solucioná-lo. Diante desse desafio, o artigo busca compreender melhor o caráter das mudanças no âmbito do trabalho de crianças e adolescentes no país, ocorridas no período compreendido entre 1996 e 2005. Intenciona-se, ainda, a partir de dados secundários, analisar o impacto do PETI – Programa de Erradicação do Trabalho Infantil - na dimensão do trabalho infantil no país. O estudo baseia-se em dados da PNAD (1996 e 2005). Os resultados do artigo indicam que, em geral, o Programa de Erradicação do Trabalho Infantil trouxe benefícios para o país. Houve redução do percentual de crianças em atividade laboral e aumento de alfabetização e escolaridade nesta faixa etária. Tais resultados, contudo, ocultam a real dimensão do trabalho infantil no país e o limitado alcance do Estado no combate ao trabalho infantil. Observou-se um crescimento no percentual de trabalhadores de 10 a 14 anos entre as mulheres, pretos e pardos, residentes no Norte e Nordeste e entre as atividades agrícolas (AU)
Resumo em inglês: The preparation for the insertion of youths in the labor market is one of the main steps to safeguard the future of today‟s children and adolescents. The Brazilian case, however, shows that, despite the legal prohibition of child labor, its relative symbolic delegitimation, and the existence of initiatives to fight child labor, it is a problem which still needs consideration and effort to solve it. Facing this challenge, the article aims to better understand the character of the changes regarding child and adolescent labor in the country, which occurred in the period between 1996 and 2005. The intention is also to analyze the impact of the Program of Eradication of Child Labor (Programa de Erradicação do Trabalho Infantil - PETI) in the dimension of child labor in the country, based on secondary data. The study is based on data from PNAD (1996 and 2005). The results of the article show that, in general, the Program of Eradication of Child Labor has brought benefits to the country. There was a reduction in the percentage of children in labor activity and an improvement in literacy and education in this age range. Such results hide, however, the real dimension of child labor in the country and the limited reach of the State in the fight against child labor. An increase was observed in the percentage of workers from 10 to 14 years of age among women, black, and mulattos, dwellers of the North and Northeast regions, and among agricultural activities (AU)
Descritores DECS:Trabalho de Menores
Mercado de Trabalho
 -Política Social
Limites:Humanos
Masculino
Feminino
Criança
Adolescente
Descritores Psi Português:TRABALHO INFANTIL
MERCADO DE TRABALHO
POLITICAS PUBLICAS
Descritores Psi Inglês:CHILD LABOR
LABOR MARKET
PUBLIC POLICIES
Descritores Psi Espanhol:TRABAJO INFANTIL
MERCADO DE TRABAJO
POLITICAS PUBLICAS
Meio Eletrônico:http://www.ufsj.edu.br/portal2-repositorio/File/revistalapip/volume5_n1/helal.pdf


  18 / 157 INDEXPSI  
              first record previous record next record last record
seleciona
para imprimir
Texto em PDF
Id:36398
Autor:Stengel, Márcia; Tozo, Stella Maria Poletti Simionato.
Título:Projetos afetivo-sexuais por adolescentes e seus pais / Sexual-affective projects by adolescents and their parents.
Fonte:Pesqui. prát. psicossociais;5(1):72-82, jan.-jul. 2010.
Resumo em português: Este artigo discute como adolescentes de camadas médias e seus pais compreendem as relações afetivo-sexuais adolescentes, quais são os projetos afetivos dos filhos, as expectativas dos pais e os ideais de parceiros. A adolescência tem características específicas, tendo os adolescentes uma atitude ativa como agentes socioculturais. Alterações ocasionadas pela adolescência vêm acompanhadas por modificações na família contemporânea. Para compreender os projetos afetivo-sexuais por adolescentes e seus pais, foram realizadas entrevistas com adolescentes das camadas médias de Belo Horizonte e com seus pais. Há coincidência entre projetos que os adolescentes fazem para si e os que os pais fazem para seus filhos. O casamento e a parentalidade são desejados por ambos. Há descompasso entre pais e filhos quanto aos relacionamentos afetivo-sexuais dos últimos. A família é desejada e avaliada positivamente pelos adolescentes e seus pais (AU)
Resumo em inglês: This article discusses how medium-class adolescents and their parents understand the sexual-affective relationships of the adolescents, what are the affective projects of the children, their parents' expectations, and the ideal partners. Adolescence has specific characteristics, and the adolescents have an active attitude as socio-cultural agents. Changes caused by adolescence are followed by modifications in the contemporary family. To understand the sexual-affective projects of adolescents and of their parents, interviews were made with medium-class adolescents of Belo Horizonte and their parents. There is a coincidence between the projects that the adolescents make for themselves and those that the parents make for their children. Marriage and parenthood are desired by both. There is a difference between parents and their children concerning the sexual-affective relationships of the adolescents. The family is desired and positively evaluated by the adolescents and their parents (AU)
Descritores DECS:Adolescente
Sexualidade
Relações Pais-Filho
 -Relações Familiares
Limites:Humanos
Masculino
Feminino
Adolescente
Descritores Psi Português:ADOLESCENCIA
DESENVOLVIMENTO PSICOSSEXUAL
RELACOES PAIS-CRIANCA
RELACOES FAMILIARES
Descritores Psi Inglês:ADOLESCENCE
PSYCHOSEXUAL DEVELOPMENT
PARENT CHILD RELATIONS
FAMILY RELATIONS
Descritores Psi Espanhol:ADOLESCENCIA
DESARROLLO PSICOSEXUAL
RELACIONES PADRES-NINOS
RELACIONES FAMILIARES
Meio Eletrônico:http://www.ufsj.edu.br/portal2-repositorio/File/revistalapip/volume5_n1/stengel_e_tozo.pdf


  19 / 157 INDEXPSI  
              first record previous record next record last record
seleciona
para imprimir
Texto em PDF
Id:36397
Autor:Belo, Fábio Roberto Rodrigues; Reigado, Marina Rodrigues.
Título:A tarefa de tradução do sexual na adolescência: alegorias presentes em o apanhador no campo de centeio / The task of translating the sexual in adolescence: allegories in the catcher in the rye.
Fonte:Pesqui. prát. psicossociais;5(1):65-71, jan-jul. 2010.
Resumo em português: A adolescência marca o encontro do instinto sexual da puberdade com as fantasias da sexualidade infantil. O corpo do adolescente é o local desse encontro que reabre enigmas e convoca o adolescente à difícil tarefa de tradução. Apoiados na teoria tradutiva de Laplanche, buscamos apontar, na leitura do romance O apanhador no campo de centeio, os recursos e as alegorias de tradução do sexual disponíveis. A simbolização da pulsão sexual parece ser sempre incompleta, mesmo com as tentativas de simbolização. O corpo do adolescente é o objeto-fonte de pulsão que traz incessantemente à tona enigmas, reconduzindo o adolescente ao incansável trabalho de tradução (AU)
Resumo em inglês: Adolescence marks the encounter of puberty’s sexual instinct with childhood sexual fantasies. The body of the adolescent is the place where this encounter takes place, reopening enigmas and summoning the adolescent to the difficult task of translation. Based on Laplanche’s theory of translation, we intend to indicate, by reading the novel The Catcher in Rye, the available resources and allegories of translation of the sexual. The symbolization of the sexual drive seems to be always incomplete, despite all symbolization attempts. The body of the adolescent is the drive’s source-object that incessantly brings out enigmas, leading the adolescent back to the untiring task of translation (AU)
Descritores DECS:Adolescente
Sexualidade
Puberdade
 -Psicanálise
Limites:Humanos
Masculino
Feminino
Adolescente
Descritores Psi Português:ADOLESCENCIA
DESENVOLVIMENTO PSICOSSEXUAL
PUBERDADE
Descritores Psi Inglês:ADOLESCENCE
PSYCHOSEXUAL DEVELOPMENT
PUBERTY
Descritores Psi Espanhol:ADOLESCENCIA
DESARROLLO PSICOSEXUAL
PUBERTAD
Meio Eletrônico:http://www.ufsj.edu.br/portal2-repositorio/File/revistalapip/volume5_n1/belo_e_reigado.pdf


  20 / 157 INDEXPSI  
              first record previous record next record last record
seleciona
para imprimir
Texto em PDF
Id:36396
Autor:Lima, Nádia Laguárdia de; Santiago, Ana Lydia Bezerra.
Título:Por que os adolescentes escrevem diários na rede? A escrita de si no universo virtual / Why do adolescents write journals on the internet? The writing of oneself in the virtual universe.
Fonte:Pesqui. prát. psicossociais;5(1):53-64, jan-jul. 2010.
Resumo em português: Este trabalho apresenta o resultado de uma pesquisa que investigou os motivos pelos quais os adolescentes escrevem blogs. Utilizamos como recurso metodológico a leitura de 50 blogs de adolescentes. Identificamos três principais motivos: o interesse em escrever sobre si, a busca de amizades e o interesse em falar sobre a adolescência. Realizamos uma leitura desses motivos utilizando os seguintes critérios: aproximando os blogs dos diários íntimos, analisando o blog como um discurso e refletindo sobre a identificação na adolescência tendo como referência os recursos teóricos da psicanálise (AU)
Resumo em inglês: This article presents the results of a research which investigated the reasons why adolescents write blogs. As a methodological resource, we have analyzed fifty blogs made by adolescents. We identified three main reasons: the interest in writing about oneself, the search for friendships, and the interest in talking about adolescence. We interpreted those reasons according to the following criteria: associating blogs to personal journals, analyzing the blog as a discourse, and reflecting on identification in adolescence having as a reference the theoretical resources of psychoanalysis (AU)
Descritores DECS:Adolescente
Internet
 -Tecnologia da Informação
Limites:Humanos
Masculino
Feminino
Adolescente
Descritores Psi Português:ADOLESCENCIA
INTERNET (REDE DE COMPUTADOR)
AMIZADE
PSICOLOGIA SOCIAL
Descritores Psi Inglês:ADOLESCENCE
FRIENDSHIP
INTERNET
SOCIAL PSYCHOLOGY
Descritores Psi Espanhol:ADOLESCENCIA
AMISTAD
INTERNET
PSICOLOGIA SOCIAL
Meio Eletrônico:http://www.ufsj.edu.br/portal2-repositorio/File/revistalapip/volume5_n1/lima_e_santiago.pdf


  21 / 157 INDEXPSI  
              first record previous record next record last record
seleciona
para imprimir
Texto em PDF
Id:36395
Autor:Mamede-Neves, Maria Apparecida Campos.
Título:As voltas e viravoltas dos jovens do início do século XXI / Changes and turnarounds of young people in the beginning of the 21st century.
Fonte:Pesqui. prát. psicossociais;5(1):39-52, jan-jul. 2010.
Resumo em português: O presente artigo discute a inserção da juventude citadina na apropriação do uso da internet, baseando-se em pesquisa realizada com jovens que terminaram o ensino médio, ouvindo-os no momento de sua entrada na universidade em relação ao uso e às representações que fazem da internet, tendo como contraponto as representações do livro, da TV e do computador. Os passos metodológicos são descritos e os resultados analisados. A pesquisa mostra que, pelo menos um segmento da população de jovens citadinos nascidos no final da década de 70 e 80 são pertencentes à chamada Geração Y, independente de sua classe econômico-social, não importando se, para acompanhar os avanços midiáticos, os menos favorecidos tenham que criar, com muito esforço, uma série de maneiras para poder usufruí-los (AU)
Resumo em inglês: The present article discusses the insertion of the city youth in the appropriation of the use of the internet, based on a research conducted with young people who have completed high school, listening to them at the moment they entered the university, concerning the use and representations they make of internet, having as a counterpoint the representations of the book, of the TV, and of the computer. The methodological steps are described and the results are analyzed. The research shows that, at least a segment of the population of the youth from the city born in the late 70's and 80‟s belongs to what is called Generation Y, regardless of their socioeconomic class, not mattering if, to follow the media advances, the low income population has to create, with a lot of effort, a series of forms to take proffit of them (AU)
Descritores DECS:Adolescente
Internet
Tecnologia da Informação
 -Meios de Comunicação de Massa
Limites:Humanos
Masculino
Feminino
Adolescente
Adulto Jovem
Descritores Psi Português:ADOLESCENTES
VALORES SOCIAIS
INTERNET (REDE DE COMPUTADOR)
TECNOLOGIA DA INFORMACAO
Descritores Psi Inglês:ADOLESCENTS
SOCIAL VALUES
INTERNET
INFORMATION TECHNOLOGY
Descritores Psi Espanhol:ADOLESCENTE
VALORES SOCIALES
INTERNET
TECNOLOGIA DE LA INFORMACION
Meio Eletrônico:http://www.ufsj.edu.br/portal2-repositorio/File/revistalapip/volume5_n1/mamede-neves.pdf


  22 / 157 INDEXPSI  
              first record previous record next record last record
seleciona
para imprimir
Texto em PDF
Id:36394
Autor:Barros, Carla Costa; Ferreira Neto, João Leite.
Título:Adolescência e MSN: o arranjo tecnológico da subjetividade / Adolescence and MSN: the technological arrangement of subjectivity.
Fonte:Pesqui. prát. psicossociais;5(1):30-38, jan-jul. 2010.
Resumo em português: A pesquisa investiga os processos de subjetivação contemporâneos que emergem no agenciamento adolescente-MSN. Sob a perspectiva das noções foucaultianas de artes da existência e escritas de si, da noção de agenciamento de Deleuze e Guattari e também das pesquisas de Turkle, Santaella e Nicolaci-da-Costa, avaliamos os modos de subjetivação que estão surgindo na atualidade, através dos relacionamentos estabelecidos no MSN. Foram realizadas entrevistas individuais com seis adolescentes, com faixa-etária entre 14-17 anos, usuários do programa, e uma conversa online pelo MSN entre a entrevistadora e os sujeitos entrevistados. Discute-se o conceito de subjetividade articulado a outros componentes maquínicos da contemporaneidade. Os resultados apontam para novos processos de subjetivação desencadeados pelo agenciamento adolescente-MSN, em três dimensões: as experiências tecnológicas de si, o MSN como lugar de encontro subjetivo e alguns processos de subjetivação presentes. O agenciamento adolescente-MSN apresentou-se como um laboratório de experimentação subjetiva, que produz tanto intensificações quanto amortecimentos subjetivos (AU)
Resumo em inglês: The research investigates the contemporary subjectivity processes that emerge in the adolescent-MSN intermediation. From the perspective of the foucaultian notions of arts of existence and self writings, from Deleuze and Guattari’s notion of intermediation and also from researches by Turkle, Santaella, and Nicolaci-da-Costa, we assessed the forms of subjectivation which are currently arising, by means of the relationships established on MSN. Individual interviews were made with six adolescents, with 14 to 17 years of age, users of this program, and an online talk through MSN between the interviewer and the interviewees. The concept of subjectivity is discussed, articulated with other contemporary machinic components. The results suggest new subjectivation processes triggered by the adolescent-MSN intermediation in three dimensions: the technological experiences of the self, MSN as a subjective meeting place, and some subjectivation processes that are present. The adolescent-MSN intermediation showed to be a subjective experimentation laboratory, which produces not only subjective intensification, but also subjective cushioning (AU)
Descritores DECS:Adolescente
Comportamento do Adolescente
Tecnologia da Informação
 -Internet
Limites:Humanos
Masculino
Feminino
Adolescente
Descritores Psi Português:ADOLESCENTES
SUBJETIVIDADE
TECNOLOGIA DA INFORMACAO
Descritores Psi Inglês:ADOLESCENTS
SUBJECTIVITY
INFORMATION TECHNOLOGY
Descritores Psi Espanhol:ADOLESCENTE
SUBJETIVIDAD
TECNOLOGIA DE LA INFORMACION
Meio Eletrônico:http://www.ufsj.edu.br/portal2-repositorio/File/revistalapip/volume5_n1/barros_e_neto.pdf


  23 / 157 INDEXPSI  
              first record previous record next record last record
seleciona
para imprimir
Texto em PDF
Id:36393
Autor:Colen, Edvaldo Melo; Melo, Maria de Fátima Aranha de Queiroz e.
Título:Os avatares como mediadores no jogo de papéis / Avatars as mediators in the role-playing game.
Fonte:Pesqui. prát. psicossociais;5(1):17-29, jan-jul. 2010.
Resumo em português: Abordando as formas contemporâneas de ludicidade, a proposta do presente trabalho foi compreender aspectos que influenciam na construção dos avatares, aqui considerados como personagens de MMORPGs. O uso da Teoria Ator-Rede como suporte teórico metodológico ajudou-nos a entender esse movimento em que socialidade e materialidade se mesclam. Para compreender esse fenômeno que se dá entre a realidade concreta e a virtual utilizou-se um método de pesquisa em internet denominado “netnografia”. Foi selecionado o jogo World of Warcraft e, com a imersão em seu ambiente, foram feitas observações da dinâmica do espaço e entrevistas com alguns sujeitos. Durante nossa imersão vimos que a identidade virtual é construída pelo acúmulo de conexões cujo centro gravitacional não está no modelo 3D e sim nas relações estabelecidas com os elementos do jogo e que aquilo que os sujeitos mais levam de si para sua vida virtual são seus repertórios de habilidades (AU)
Resumo em inglês: Approaching the contemporary forms of the ludic, the purpose of this study was to understand aspects that influence the construction of avatars, here considered characters in MMORPGs. The use of the Actor-Network Theory as a methodological theoretical support helped us to understand this movement in which sociality and materiality are blended. To understand this phenomenon that occurs between concrete reality and virtual reality, a method of research on the Internet called "netnography” was used. The game World of Warcraft was selected, and, with the immersion in its environment, observations about the space dynamics were made and some subjects were interviewed. During our immersion we saw that the virtual identity is constructed through the accumulation of connections whose gravity center is not in the 3D model, but in the relations established with the elements of the game, and that what the subjects most take of themselves to their virtual lives is their skills repertoires (AU)
Descritores DECS:Antropologia Cultural
Jogos de Vídeo
Socialização
 -Internet
Limites:Humanos
Descritores Psi Português:IDENTIDADE
JOGOS DE COMPUTADOR
SOCIALIZACAO
PSICOLOGIA SOCIAL
Descritores Psi Inglês:IDENTITY
COMPUTER GAMES
SOCIALIZATION
SOCIAL PSYCHOLOGY
Descritores Psi Espanhol:IDENTIDAD
JUEGOS DE COMPUTADOR
SOCIALIZACION
PSICOLOGIA SOCIAL
Meio Eletrônico:http://www.ufsj.edu.br/portal2-repositorio/File/revistalapip/volume5_n1/colen_e_queiroz_e_melo.pdf


  24 / 157 INDEXPSI  
              first record previous record next record last record
seleciona
para imprimir
Texto em PDF
Id:36392
Autor:Arantes, Esther Maria de Magalhães.
Título:Arquivo e memória sobre a roda dos expostos do Rio de Janeiro / Archive and memory about the wheel of the exposed in Rio de Janeiro.
Fonte:Pesqui. prát. psicossociais;5(1):5-16, jan-jul. 2010.
Resumo em português: Este artigo apresenta um estudo sobre a Roda dos Expostos da cidade do Rio de Janeiro, a partir de levantamentos em arquivos existentes sobre o tema, bem como estudo da literatura. Posteriormente, apresenta memórias da Roda, escutadas de pessoas que prontamente se ofereceram para relatá-las, após saberem que coordenávamos uma pesquisa sobre o tema (AU)
Resumo em inglês: This article presents a study about the Wheels of the Exposed in the city of Rio de Janeiro, based on existing archives about the issue, as well as on a study of the literature. Further on, it presents memories of the Wheel, heard from people who promptly volunteered to report them after getting to know that we would coordinate a study on the issue (AU)
Descritores DECS:Criança Abandonada
Instituições de Caridade
Descritores Psi Português:CRIANCA ABANDONADA
AJUDA (COMPORTAMENTO SOCIAL)
Descritores Psi Inglês:CHILD ABANDONED
ASSISTENCE (SOCIAL BEHAVIOR)
Descritores Psi Espanhol:NINO ABANDONADO
AYUDA (COMPORTAMIENTO SOCIAL)
Meio Eletrônico:http://www.ufsj.edu.br/portal2-repositorio/File/revistalapip/volume5_n1/arantes.pdf


  25 / 157 INDEXPSI  
              first record previous record next record last record
seleciona
para imprimir
Texto em PDF
Id:36306
Autor:Martin, Brian.
Título:Produtividade na Pesquisa: alguns Caminhos Pouco Trilhados / Research Productivity: some Paths Less Travelled.
Fonte:Pesqui. prát. psicossociais;5(2):259-268, Ago-Dez 2010.
Resumo em português: As abordagens convencionais que estimulam a produtividade em pesquisa, tal como o recrutamento e o uso de incentivos, fazem relativamente pouco para o desenvolvimento de capacidades latentes dos pesquisadores. Seis promissoras abordagens, nada ortodoxas, são a promoção de escrita regular, ferramentas para a criatividade, o bom uso da sorte, a felicidade, o manter-se saudável e a sabedoria das multidões. Tais opções desafiam as ideias convencionais sobre o gerenciamento da pesquisa (AU)
Resumo em inglês: Conventional approaches for fostering research productivity, such as recruitment and incentives, do relatively little to develop latent capacities in researchers. Six promising unorthodox approaches are the promotion of regular writing, tools for creativity, good luck, happiness, good health and crowd wisdom. These options challenge conventional ideas about research management (AU)
Descritores DECS:Pesquisa
Eficiência
Descritores Psi Português:PESQUISA CIENTIFICA
DESEMPENHO
Descritores Psi Inglês:SCIENTIFIC RESEARCH
PERFORMANCE
Descritores Psi Espanhol:INVESTIGACION CIENTIFICA
DESEMPENO
Meio Eletrônico:http://www.ufsj.edu.br/portal2-repositorio/File/revistalapip/volume5_n2/Martin.pdf


  26 / 157 INDEXPSI  
              first record previous record next record last record
seleciona
para imprimir
Texto em PDF
Id:36305
Autor:Fonseca, João César de Freitas; Sales, Mara Marçal; Dias, Fernando Cotta Trópia.
Título:Psicologia, Trabalho e Subjetividade, Modos de Fazer e de Ser: Notas sobre as Regulações Vividas por Trabalhadores Técnico-Administrativos em uma Universidade Pública / Psychology, Work, and Subjectivity, Ways of Doing and of Being: Notes on the Regulations Lived for Technical-Administrative Workers in a Public University.
Fonte:Pesqui. prát. psicossociais;5(2):248-258, Ago-Dez 2010.
Resumo em português: Este trabalho visa incorporar elementos da Psicologia Social do Trabalho, particularmente aqueles desenvolvidos nas chamadas Abordagens Clínicas do Trabalho, à reflexão sobre o cotidiano das relações de trabalho experimentadas por trabalhadores de uma instituição federal de ensino superior, do segmento técnico-administrativo. Cumpre mencionar, que a tarefa de pensar o trabalho no espaço das relações de poder nas universidades públicas parece-nos, desde o princípio, uma tarefa hercúlea, em especial pelo reconhecido silêncio intelectual sobre essa dimensão do mundo universitário, que se ressente de publicações e reflexões sistematizadas sobre o tema. Ao assumir a condição de ensaio crítico, o texto pretende contribuir para o desvelamento das condições de trabalho e de vida de um conjunto significativo de trabalhadores, cuja importância, se não sensibiliza gestores e pesquisadores pelas reduzidas implicações econômicas de sua força de trabalho, parecem sustentar uma luta histórica e politicamente marcada pela adoção de práticas coletivas de resistência e ação (AU)
Resumo em inglês: This work aims at incorporating elements from Work Social Psychology, especially those developed in the so-called Clinical Approaches to Work, to the reflection on the daily work relations experienced by workers from a higher education federal institution, in the technical-administrative field. It must be mentioned that the task of thinking the work in the space of the power relations in the public universities seems, from the beginning, a herculean task, especially due to the acknowledged intellectual silence about this dimension of the university world, which lacks systematized publications and reflections on the issue. By assuming the condition of critical essay, the text intends to contribute to the uncovering of the work and life conditions of a significant group of workers, whose importance, if it does not touch managers and researchers due to the reduced economic implications of their workforce, seems to sustain a historical struggle which has been politically marked by the adoption of collective practices of resistance and action (AU)
Descritores DECS:Psicologia Social
Trabalhadores
Trabalho
 -Universidades
Limites:Humanos
Masculino
Feminino
Descritores Psi Português:PSICOLOGIA SOCIAL
RECURSOS HUMANOS
SUBJETIVIDADE
Descritores Psi Inglês:SOCIAL PSYCHOLOGY
PERSONNEL
SUBJECTIVITY
Descritores Psi Espanhol:PSICOLOGIA SOCIAL
PERSONAL
SUBJETIVIDAD
Meio Eletrônico:http://www.ufsj.edu.br/portal2-repositorio/File/revistalapip/volume5_n2/Fonseca_et_al.pdf


  27 / 157 INDEXPSI  
              first record previous record next record last record
seleciona
para imprimir
Texto em PDF
Id:36304
Autor:Fróis, Érica Silva; Moreira, Jacqueline de Oliveira.
Título:A Imagem Corporal na Criança e as Novidades do Brincar pela Internet: um Ensaio Teórico / Children’s Body Image and the Novelties of Playing on the Internet: a Theoretical Essay.
Fonte:Pesqui. prát. psicossociais;5(2):238-247, Ago-Dez 2010.
Resumo em português: O presente trabalho pretende realizar uma reflexão teórica sobre as possíveis influências do brincar virtual na formação da imagem corporal da criança, sendo aqui apresentada uma discussão inicial sobre a imagem corporal, seus aspectos psicossociais e as influências das experiências vividas através do brincar virtual. A questão pautada neste estudo teórico trata do papel do brincar com jogos virtuais na formação da imagem corporal da criança e como essa imagem contribui para a formação da subjetividade infantil. Pretende-se também levantar questões acerca do brincar virtual infantil, da construção da subjetividade na criança e sua relação com o próprio corpo. Assim, nossa discussão se situa no campo da psicomotricidade em diálogo com elementos da contemporaneidade. Trabalharemos com autores que contribuem para esses dois campos teóricos, como Le Boulch (1982), Dolto (1984), Winnicott (1975, 1979), Cabral (2001), Lévy (1996), Fonseca (2008a), Kumar (1997) e Baudrillard (1991, 1997) (AU)
Resumo em inglês: This work intends to conduct a theoretical reflection on the possible influences of virtual playing on the formation of children’s body image, by means of introducing an initial discussion of body image, its psychosocial aspects, and the influences of experiences lived by means of virtual playing. The issue of this theoretical essay deals with the role of playing virtual games in the formation of children’s body image and with how this image contributes to the formation of child subjectivity. The intention is also to raise questions concerning child virtual playing, construction of child’s subjectivity, and its relation with his or her own body. Therefore, our discussion is placed in the field of psychomotricity in dialog with elements from contemporaneity. We will work with authors who contribute to these two theoretical fields, such as Le Boulch (1982), Dolto (1984), Winnicott (1975, 1979), Cabral (2001), Lévy (1996), Fonseca (2008a), Kumar (1997), and Baudrillard (1991, 1997) (AU)
Descritores DECS:Imagem Corporal
Criança
Jogos de Vídeo
 -Internet
Limites:Humanos
Masculino
Feminino
Criança
Descritores Psi Português:IMAGEM CORPORAL
CRIANCAS
JOGOS DE COMPUTADOR
Descritores Psi Inglês:BODY IMAGE
CHILDREN
COMPUTER GAMES
Descritores Psi Espanhol:IMAGEN CORPORAL
NINOS
JUEGOS DE COMPUTADOR
Meio Eletrônico:http://www.ufsj.edu.br/portal2-repositorio/File/revistalapip/volume5_n2/Frois_e_Moreira.pdf


  28 / 157 INDEXPSI  
              first record previous record next record last record
seleciona
para imprimir
Texto em PDF
Id:36303
Autor:Melo, Walter.
Título:Apaixonados pelo Infinito: Nise da Silveira, Contemporânea de Spinoza / In Love with the Infinite: Nise da Silveira, Spinoza’s Contemporary.
Fonte:Pesqui. prát. psicossociais;5(2):227-237, Ago-Dez 2010.
Resumo em português: O presente artigo aborda a importância da filosofia de Spinoza na obra da psiquiatra Nise da Silveira, evidenciada em seu livro Cartas a Spinoza. A construção do texto das cartas apresenta aspectos públicos do filósofo e da psiquiatra, assim como aspectos privados. As cartas permitem o estabelecimento de uma relação entre duas pessoas que se encontram afastadas no espaço, mas também no tempo, caracterizando um estilo. O tom emocional cresce na sequência epistolar, revelando aspectos biográficos de Nise da Silveira (AU)
Resumo em inglês: This article approaches the importance of Spinoza‟s philosophy in the work of psychiatrist Nise da Silveira, which became evident in her book Cartas a Spinoza (Letters to Spinoza). The textual construction of the letters shows public aspects of the philosopher and of the psychiatrist, as well as private ones. The letters allow the establishment of a relation between two people who are distant in space, but also in time, characterizing a style. The emotional tone grows in an epistolary sequence, revealing biographical aspects of Nise da Silveira (AU)
Descritores DECS:Psicologia
Psicologia
Limites:Humanos
Descritores Psi Português:SILVEIRA, NISE DA, 1905-1999
PSICOLOGIA JUNGUIANA
HISTORIA DA PSICOLOGIA
Descritores Psi Inglês:JUNGUIAN PSYCHOLOGY
HISTORY OF PSYCHOLOGY
Descritores Psi Espanhol:PSICOLOGIA JUNGUIANA
HISTORIA DE LA PSICOLOGIA
Meio Eletrônico:http://www.ufsj.edu.br/portal2-repositorio/File/revistalapip/volume5_n2/Melo.pdf


  29 / 157 INDEXPSI  
              first record previous record next record last record
seleciona
para imprimir
Texto em PDF
Id:36302
Autor:Souza, Michele Morgana da Silva; Santos, Jaileila de Araújo Menezes.
Título:O Processo de Desvinculação de um Adolescente com a Prática Infracional, a Partir do Cumprimento de Medida Socioeducativa Privativa de Liberdade / The Process of Disconnecting an Adolescent from the Criminal Practice Based on the Compliance with Socio-Educational Measures of Imprisonment.
Fonte:Pesqui. prát. psicossociais;5(2):216-226, Ago-Dez 2010.
Resumo em português: O artigo analisa o processo de desvinculação com práticas infracionais de um adolescente de 16 anos, que cometeu infrações e foi privado de sua liberdade, em instituição socioeducativa, chamada UIM, em Maceió. O artigo traz a perspectiva teórica da rede de significações (Rossetti-Ferreira, Amorim e Silva, 2004) como abordagem ao desenvolvimento humano e enfoca a adolescência a partir da perspectiva sócio-histórica, enfatizando a influência dos contextos sociais e culturais na produção dos significados e sentidos do ser adolescente. Utilizou-se, para coleta das informações, a entrevista narrativa, em que o informante é estimulado a narrar fatos importantes de sua vida. A narrativa do adolescente foi dividida e analisada a partir de quatro núcleos que apareceram durante a narrativa do adolescente: separação dos pais como circunscritor, possibilitando o início da trajetória infracional; relação com os pares infratores, impedindo seu afastamento dessas práticas; experiências vivenciadas na instituição como pontos de viragem para a mudança; e as perspectivas futuras na nova trajetória de vida. Esta pesquisa mostra que o processo de mudança do adolescente ocorreu via reflexão de acontecimentos vivenciados no contexto de privação de liberdade e que foram dolorosos para o adolescente, como ficar longe dos pais, medo de ser abandonado e de morrer (AU)
Resumo em inglês: The article analyzes the process of disconnection from criminal practices of a 16-year-old adolescent, who committed offenses and was imprisoned, in a socio-educational facility called UIM, in Maceió. The article brings the theoretical perspective of the network of meanings (Rossetti-Ferreira, Amorim, and Silva, 2004) as the approach to human development and focuses adolescence from a socio-historical perspective, emphasizing the influence of social and cultural contexts in the production of meanings and senses of being an adolescent. For the collection of the information, we used the narrative interview, in which the informant is encouraged to narrate important facts of his or her life. The narrative of the adolescent was divided and analyzed on the basis of four centers which appear during the adolescent’s narrative: separation from parents as a circumscriptor, enabling the beginning of the criminal route; relation with criminal peers, preventing his or her escape from these practices; experiences lived in the institution as turnaround points for change; and the future perspectives in the new life route. This research shows that the process of change of the adolescent occurred by means of the reflection of occurrences experienced within the context of imprisonment which were painful for the adolescent, such as being away from the parents, and fear of being abandoned and dying (AU)
Descritores DECS:Adolescente
Educação
Delinquência Juvenil
 -Comportamento do Adolescente
Limites:Humanos
Masculino
Feminino
Adolescente
Descritores Psi Português:ADOLESCENCIA
MEDIDAS SOCIOEDUCATIVAS
PSICOLOGIA SOCIAL
Descritores Psi Inglês:ADOLESCENCE
SOCIOEDUCATIVE MEASURES
SOCIAL PSYCHOLOGY
Descritores Psi Espanhol:ADOLESCENCIA
PSICOLOGIA SOCIAL
Meio Eletrônico:http://www.ufsj.edu.br/portal2-repositorio/File/revistalapip/volume5_n2/Souza_e_Menezes-Santos.pdf


  30 / 157 INDEXPSI  
              first record previous record next record last record
seleciona
para imprimir
Texto em PDF
Id:36301
Autor:Rocha, Wollace Scantbelruy da; Silva, Iolete Ribeiro da; Costa, Claudia Regina Brandão Sampaio Fernandes da.
Título:A Percepção dos Educadores sobre sua Formação Acadêmica e Preparação Profissional para o Trabalho com Adolescentes em Conflito com a Lei / The Perception of Educators about their Academic Training and Professional Preparation for Work with Adolescents in Conflict with the Law.
Fonte:Pesqui. prát. psicossociais;5(2):206-215, Ago-Dez 2010.
Resumo em português: Este relato de pesquisa tem como objetivo apresentar a análise da percepção dos educadores sobre sua formação acadêmica e preparação profissional para o trabalho em uma unidade socioeducativa de internação na cidade de Manaus. Os procedimentos metodológicos foram pautados na metodologia de pesquisa qualitativa do tipo etnográfica. Foram realizadas observações, entrevistas individuais e grupo focal. Entre os resultados, identificamos que a formação acadêmica não os prepara para atuarem dentro do contexto socioeducativo. Eles desconhecem a instituição, bem como sua forma de funcionamento e o público atendido, havendo, inclusive, aqueles que se recusam a trabalhar na unidade. Consideramos ser fundamental uma formação inicial e uma capacitação continuada de qualidade, além do empenho de setores governamentais em assumir uma postura mais efetiva na aplicação das medidas socioeducativas de internação, indo além da mera oferta de aulas e da limitação aos internados do direito de ir e vir (AU)
Resumo em inglês: This research report has as its objective to introduce the analysis of the perception of educators about their academic training and professional preparation for the work in an imprisonment socio-educational facility in the city of Manaus. The methodological procedures were based on the ethnographic qualitative research methodology. Observations, individual interviews, and focal group were conducted. Among the results, we identified that the academic training does not prepare them to perform within the socio-educational context. They don’t know the institution, as well as the way it works and the public assisted, and there are also those who refuse to work in the facility. We consider it essential to have an initial training and a continuous quality development, in addition to the effort of governmental sectors in assuming a more effective posture in the application of imprisonment socio-educational measures, beyond the mere offer of classes and the limitation of the right of movement of the interns (AU)
Descritores DECS:Docentes
Capacitação
Avaliação
Delinquência Juvenil
 -Desenvolvimento de Pessoal
Limites:Humanos
Masculino
Feminino
Adolescente
Descritores Psi Português:EDUCADORES
FORMACAO DE PROFESSORES
ADOLESCENTE EM CONFLITO COM A LEI
Descritores Psi Inglês:EDUCATORS
TEACHER EDUCATION
TEENAGER IN CONFLICT WITH THE LAW
Descritores Psi Espanhol:EDUCADORES
FORMACION DE PROFESORES
ADOLESCENTE EN CONFLICTO CON LA LEY
Meio Eletrônico:http://www.ufsj.edu.br/portal2-repositorio/File/revistalapip/volume5_n2/Rocha_et_al.pdf


  31 / 157 INDEXPSI  
              first record previous record next record last record
seleciona
para imprimir
Texto em PDF
Id:36300
Autor:Barreto, Letícia Cardoso; Prado, Marco Aurélio Máximo.
Título:Identidade das Prostitutas em Belo Horizonte: as Representações, as Regras e os Espaços / Identity of Prostitutes in Belo Horizonte: Representations, Rules, and Spaces.
Fonte:Pesqui. prát. psicossociais;5(2):193-205, Ago-Dez 2010.
Resumo em português: A prostituição é uma atividade marcada pela diversidade de locais, práticas, regras e atores, gerando limites e possibilidades diferentes para a construção da identidade de mulheres prostitutas. O artigo tem como objetivo caracterizar a prostituição em alguns pontos da cidade de Belo Horizonte e discutir como a inserção nesses espaços e nessa atividade interfere na formação da identidade das prostitutas. Durante visitas a áreas de prostituição, foram feitas observações e entrevistas informais. Foram feitas 16 entrevistas semi-estruturadas, sendo 5 com prostitutas e 11 com informantes-chave. Observou-se a forma como as representações sobre a prostituição e os espaços ocupados interferem na formação da identidade e também no modo como são tratadas as prostitutas, muitas vezes de formas preconceituosas e violentas. A caracterização da atividade se mostrou fundamental por permitir um olhar menos preconceituoso e estigmatizante (AU)
Resumo em inglês: Prostitution is an activity marked by a diversity of places, practices, rules, and actors, creating boundaries and different possibilities for the construction of the identity of female prostitutes. The article has as its objective to describe the prostitution in some spots in the city of Belo Horizonte and to discuss how the insertion into these spaces and this activity interferes in the formation of identity of the prostitutes. During visits to areas of prostitution, observations and informal interviews were made. 16 semi-structured interviews were made, 5 with prostitutes and 11 with key informants. We observed how the representations about prostitution and the spaces occupied interfere in the formation of identity and also in the way prostitutes are treated, often with prejudice and violence. The description of the activity proved essential, for it allowed a less biased and stigmatizing view (AU)
Descritores DECS:Prostituição
Preconceito
Limites:Humanos
Feminino
Descritores Psi Português:PROSTITUICAO
IDENTIDADE
PRECONCEITO
EXCLUSAO SOCIAL
Descritores Psi Inglês:PROSTITUTION
IDENTITY
PREJUDICE
SOCIAL EXCLUSION
Descritores Psi Espanhol:PROSTITUCION
IDENTIDAD
PREJUICIO
EXCLUSION SOCIAL
Meio Eletrônico:http://www.ufsj.edu.br/portal2-repositorio/File/revistalapip/volume5_n2/Barreto_e_Prado.pdf


  32 / 157 INDEXPSI  
              first record previous record next record last record
seleciona
para imprimir
Texto em PDF
Id:36299
Autor:Hennigen, Inês.
Título:A Gente se Vê por Aqui? A Recepção da Novela Malhação pelos Jovens / See you Around? The Reception of the Soap Opera “Malhação” by the Youth.
Fonte:Pesqui. prát. psicossociais;5(2):182-192, Ago-Dez 2010.
Resumo em português: A mídia configura-se como um espaço social privilegiado no que tange à produção de imaginários, contribuindo significativamente para nossa constituição subjetiva. Com base na perspectiva dos estudos culturais e foucaultianos, pesquisei a recepção da novela Malhação por alunos da 8ª série de uma escola estadual. Foram realizados grupos de discussão e utilizadas cinco diferentes estratégias. Os resultados mostraram que os jovens são críticos em relação ao que é veiculado, mas essa posição não implica na rejeição dos referenciais oferecidos. Discuto tais achados à luz do desejo, manifesto pelos participantes, de ver, fruir e aprender sobre seu momento de vida. Problematizo o modo de ser jovem-adolescente que ganha maior visibilidade na novela e aponto suas implicações éticas e políticas. Finalizo o escrito articulando essas discussões à mobilização de afetos que acontece via mídia (AU)
Resumo em inglês: Media appears as a privileged social space in relation to the production of imaginary scenarios, thus significantly contributing to our subjective constitution. Based on the perspective of the cultural and foucauldian studies, I researched the reception of the soap opera “Malhação” by 8th graders from a state public school. Discussion groups were conducted and five different strategies were used. The results showed that the youth are critical in relation to what is broadcast, but such position does not imply refusal of the offered references. I discuss such findings in view of the desired manifested by the participants to see, enjoy, and learn about their life moment. I raise the question concerning the way of life of the young adolescent, which gains more visibility in the soap opera, and I point out its ethical and political implications. I conclude the study articulating these discussions with the mobilization of affections which occur by means of the media (AU)
Descritores DECS:Adolescente
Televisão
Meios de Comunicação de Massa
 -Estudantes
Limites:Humanos
Masculino
Feminino
Adolescente
Descritores Psi Português:ADOLESCENTES
TELEVISAO
PSICOLOGIA SOCIAL
Descritores Psi Inglês:ADOLESCENTS
TELEVISION
SOCIAL PSYCHOLOGY
Descritores Psi Espanhol:ADOLESCENTE
TELEVISION
PSICOLOGIA SOCIAL
Meio Eletrônico:http://www.ufsj.edu.br/portal2-repositorio/File/revistalapip/volume5_n2/Hennigen.pdf


  33 / 157 INDEXPSI  
              first record previous record next record last record
seleciona
para imprimir
Texto em PDF
Id:36298
Autor:Machado, Marília Novais da Mata.
Título:Intervenção Psicossociológica, Método Clínico, de Pesquisa e de Construção Teórica / Psychoociological Intervention, a clinical method of research and theoretical construction.
Fonte:Pesqui. prát. psicossociais;5(2):175-181, Ago-Dez 2010.
Resumo em português: O artigo propõe-se responder às questões: O que é Psicossociologia? O que é intervenção psicossociológica. De onde surgiram esses termos? Apresenta uma história breve do aparecimento dessas noções e das práticas clínicas, de pesquisa e de construção teórica envolvidas, acentuando o caráter coletivo dessa criação teórica, prática e metodológica. Discorre sobre a intervenção psicossociológica no Brasil, especialmente em Minas Gerais, aponta o lugar cada vez maior da análise discursiva e da consideração da linguagem nessa prática e, finalmente, discute o estatuto científico do método (AU)
Resumo em inglês: This article intends to answer the questions: What is Psychosociology? What is psychosociological intervention? Where do these terms come from? It introduces a brief account concerning the appearance of these notions and of the involved clinical practices, researches and theoretical construction, focusing on the collective character of this theoretical, practical, and methodological creation. It discusses the psychosociological intervention in Brazil, especially in Minas Gerais, points out the increasingly larger space occupied by the discursive analysis and by language consideration in this practice and, finally, discusses the scientific rules of the method (AU)
Descritores DECS:Psicologia Social
Psicanálise
Descritores Psi Português:INTERVENCAO PSICOSSOCIAL
SOCIOTERAPIA
PSICOLOGIA SOCIAL
Descritores Psi Inglês:PSYCHOSOCIAL INTERVENTION
SOCIOTHERAPY
SOCIAL PSYCHOLOGY
Descritores Psi Espanhol:SOCIOTERAPIA
PSICOLOGIA SOCIAL
Meio Eletrônico:http://www.ufsj.edu.br/portal2-repositorio/File/revistalapip/volume5_n2/Mata_Machado.pdf


  34 / 157 INDEXPSI  
              first record previous record next record last record
seleciona
para imprimir
Texto em PDF
Id:36297
Autor:Caniato, Angela Maria Pires; Moura, Renata Heller de; Abeche, Regina Perez Christofolli; Eckstein, Daniele Fernanda; Santos, Danieli Aparecida dos; Alves, Emanoelle Fogaça; Ligeiro, Renata Reginato; Costa, Vanessa Alexandre da.
Título:Relações Afetuosas e Solidárias: Uma Pesquisa-Intervenção / Affective and Sympathetic Relations: An Intervention Research.
Fonte:Pesqui. prát. psicossociais;5(2):163-174, Ago-Dez 2010.
Resumo em português: Phenix é um projeto de pesquisa-intervenção que atuou, em 2004, junto ao programa governamental Agente jovem de desenvolvimento social e humano. O objetivo foi construir junto aos adolescentes participantes do programa uma reflexão que pudesse ajudá-los a se libertar das atribuições sociais de malignidade (preconceitos) que lhes são imputadas. Por meio da metodologia de pesquisa participante, alunos de graduação da Universidade Estadual de Maringá (UEM) reuniram-se uma vez por semana com os adolescentes do programa para discutir problemas trazidos por eles. A intervenção foi realizada por meio de diferentes técnicas de dinâmica de grupo, filmes e programas de televisão que serviram como disparadores para as discussões sobre os temas propostos. Mensagem subliminar, formação de grupos, exclusão social, vínculos afetivos e sexualidade foram os temas discutidos. A construção de uma ligação afetiva entre alunos de graduação e adolescentes do programa Agente jovem e o desenvolvimento de uma postura crítica emancipatória por parte dos últimos foram alguns dos resultados alcançados (AU)
Resumo em inglês: Phenix is an intervention research project which was performed, in 2004, jointly with the governmental program Social and human development younf agent. The objective was to build with the adolescents participating in the program a reflection which could help them to be released from the social attributions of malignity (prejudice) which are placed upon them. By means of the participatory research methodology, undergraduate students from the State University of Maringá (UEM) gathered once a week with the adolescents from the program in order to discuss problems brought by them. The intervention was conducted by means of different group dynamics techniques, films, and television programs which served as triggers for the discussions on the suggested topics. Underlying message, group formation, social exclusion, affective bonds, and sexuality were the issues discussed. The construction of an affective bond between undergraduate students and adolescents from the program Young agent and the development of an emancipatory critical posture by the latter were some of the results achieved (AU)
Descritores DECS:Psicologia do Adolescente
Educação
Preconceito
 -Desenvolvimento da Comunidade
Limites:Humanos
Masculino
Feminino
Adolescente
Descritores Psi Português:ADOLESCENCIA
DESENVOLVIMENTO DO ADOLESCENTE
PRECONCEITO
INDUSTRIA CULTURAL
EXCLUSAO SOCIAL
Descritores Psi Inglês:ADOLESCENCE
ADOLESCENT DEVELOPMENT
PREJUDICE
CULTURAL INDUSTRY
SOCIAL EXCLUSION
Descritores Psi Espanhol:ADOLESCENCIA
DESARROLLO DEL ADOLESCENTE
PREJUICIO
INDUSTRIA CULTURAL
EXCLUSION SOCIAL
Meio Eletrônico:http://www.ufsj.edu.br/portal2-repositorio/File/revistalapip/volume5_n2/Caniato_et_al.pdf


  35 / 157 INDEXPSI  
              first record previous record next record last record
seleciona
para imprimir
Texto em PDF
Id:36296
Autor:Rebouças Júnior, Francisco Gilmário; Ximenes, Verônica Morais.
Título:Psicologia Comunitária e Psicologia Histórico-Cultural: Análise e Vivência da Atividade Comunitária pelo Método Dialógico-Vivencial / Community Psychology and Cultural-Historical Psychology: Analysis and Experience of Community Activities by the Dialogical and Experiential Method.
Fonte:Pesqui. prát. psicossociais;5(2):151-162, Ago-Dez 2010.
Resumo em português: Este artigo, fundamentado em trabalhos de Góis, tem o objetivo de evidenciar as contribuições da Psicologia histórico-cultural para o arcabouço teórico-metodológico da Psicologia Comunitária, argumentando que o método microgenético de Vigotski oferece à Psicologia Comunitária uma teoria de leitura da realidade e de transformação social. Essa teoria sugere a postura dialógico-vivencial de Góis que utiliza o diálogo e a vivência como base para facilitar à comunidade transformações de sua vida. As metodologias participativas da Psicologia Comunitária promovem a compreensão da atividade comunitária. Elas se valem de: círculo de cultura, grupo comunitário de produção, caminhada comunitária e mutirão. A interação envolvendo morador e psicólogo possibilita a ambos compreender e assumir a vida da comunidade tendo em vista transformar o indivíduo, o coletivo e a realidade social (AU)
Resumo em inglês: This article, based on Góis‟s works, aims at highlighting the contributions from cultural-historical psychology to the theoretical and methodological framework of Community Psychology, claiming that Vigotski‟s microgenetic method offers community psychology a theory for reality reading and social change. This theory suggests Góis‟s dialogical and experiential posture that utilizes dialogue and experience as the basis for making community‟s life changes easier. Community Psychology‟s participatory methodologies promote the understanding of community activities. They make use of: culture circle, community group of production, collective walking, and community effort. The interaction involving dwellers and psychologists makes it possible for both to understand and assume the community life aiming at transforming the individual, the collective, and social reality (AU)
Descritores DECS:Psicologia aplicada
Psicologia Social
 -Mudança Social
Descritores Psi Português:PSICOLOGIA COMUNITARIA
PSICOLOGIA HISTORICO-CULTURAL
DIALOGO
Descritores Psi Inglês:COMMUNITY PSYCHOLOGY
HISTORIC-CULTURAL PSYCHOLOGY
DIALOGUE
Descritores Psi Espanhol:PSICOLOGIA COMUNITARIA
PSICOLOGIA HISTORICO-CULTURAL
DIALOGO
Meio Eletrônico:http://www.ufsj.edu.br/portal2-repositorio/File/revistalapip/volume5_n2/Reboucas_Junior_e_Ximenes%281%29.pdf


  36 / 157 INDEXPSI  
              first record previous record next record last record
seleciona
para imprimir
Texto em PDF
Id:36295
Autor:Garcia, Célio.
Título:Psicologia e Direitos Humanos: Possibilidades e Desafios dessa Interlocução / Psychology and Human Rights: Possibilities and Challenges of this Interlocution.
Fonte:Pesqui. prát. psicossociais;5(2):143-150, Ago-Dez 2010.
Resumo em português: O artigo discute dificuldades concernentes à dimensão universal dos Direitos Humanos, pressupostamente direitos naturais que, contudo, dependem, na sua aplicação, da definição que se dá a “humanos” e “naturais”, predicados que, entre outros, operam como significantes identificatórios. Alguns predicados têm, claramente, conotações negativas. Propõe-se trabalhar, na prática clínica, com outra dimensão, a do coletivo que, articulada a território (de onde se é, onde se quer estar), independe da dimensão universal. Chega-se assim a uma Clínica que não se subordina a uma lógica predicativa e que lida com significantes sem os transformar em emblemas identificatórios, abrindo-se para novas formas de existência, sem contenção e sem hospitalização, e para novos usos de objetos de cultura, arte e sociabilidade (AU)
Resumo em inglês: The article discusses difficulties concerning the universal dimension of Human Rights, presumed natural rights which, however, dependend, in their application, on the definition attributed to “human” and “natural”, attributes which, among others, operate as signifying identifying elements. Some attributes clearly have negative connotations. We propose to work, in the clinical practice, with another dimension, the collective one which, articulated with territory (where one is from, where one wants to be), is independent from a universal dimension. We thus arrive at a clinical practice which is not subordinated to a predicative logic, dealing with signs without transforming them in identifying symbols, opening up to new forms of existence, without confinement and hospitalization, and to new uses of culture, art, and sociability objects (AU)
Descritores DECS:Direitos Humanos
Psicologia Social
Descritores Psi Português:DIREITOS HUMANOS
PSICOLOGIA SOCIAL
CLINICA
Descritores Psi Inglês:HUMAN RIGHTS
SOCIAL PSYCHOLOGY
CLINIC
Descritores Psi Espanhol:DERECHOS HUMANOS
PSICOLOGIA SOCIAL
CLINICA
Meio Eletrônico:http://www.ufsj.edu.br/portal2-repositorio/File/revistalapip/volume5_n2/Garcia.pdf


  37 / 157 INDEXPSI  
              first record previous record next record last record
seleciona
para imprimir
Texto em PDF
Id:36294
Autor:Costa, Mariela Cristina de Aguiar; Nepomuceno, Maristela Ferro; Rezende, Michelli Godoi; Gomes, Raissa Pedrosa.
Título:Estudos Sobre Deficiência e Discriminação no Brasil: Direitos Humanos em Foco / Disability and Discrimination Studies in Brazil: Human Rights in Focus.
Fonte:Pesqui. prát. psicossociais;6(1):155-157, Jan-Jul 2011.
Descritores DECS:Pessoas com Deficiência
Preconceito
Políticas Públicas
 -Direitos Humanos
Limites:Humanos
Masculino
Feminino
Descritores Psi Português:DEFICIENTES
PRECONCEITO
POLITICAS PUBLICAS
INTEGRACAO SOCIAL
Descritores Psi Inglês:DISABLED
PREJUDICE
PUBLIC POLICIES
SOCIAL INTEGRATION
Descritores Psi Espanhol:DISCAPACITADOS
PREJUICIO
POLITICAS PUBLICAS
INTEGRACION SOCIAL
Meio Eletrônico:http://www.ufsj.edu.br/portal2-repositorio/File/revistalapip/volume6_n1/Costa_et_al.pdf


  38 / 157 INDEXPSI  
              first record previous record next record last record
seleciona
para imprimir
Texto em PDF
Id:36293
Autor:Guimarães, Andréa Carmen; Rocha, Giselle Barreto Diniz; Maciel, Marcos Gonçalves; Adão, Kleber do Sacramento.
Título:Pensando as Práticas de Intervenção dos Discentes do Curso de Licenciatura em Educação Física na Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) do Município de São João del-Rei/MG / Thinking Intervention Practices of Students of the Bachelor’s Degree in Physical Education at the Association of Parents and Friends (APAE) of São João del-Rei/MG.
Fonte:Pesqui. prát. psicossociais;6(1):149-154, Jan-Jul 2011.
Resumo em português: No presente artigo, buscamos refletir sobre a prática dos discentes do curso de Licenciatura em Educação Física da Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ) ocorrida na Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) e também relatar as experiências adquiridas nas intervenções. Buscamos, ainda, discutir possíveis efeitos dessas experiências na formação de professores. Identificamos, mediante relatos das pessoas com deficiências (PcDs), os resultados alcançados por meio das atividades de educação física. O projeto de extensão na APAE, aliado à disciplina Educação Física Adaptada, possibilitou aos acadêmicos do curso vivenciar a teoria e a prática, capacitando-os ao trabalho com as PcDs. O processo de aprendizado e a troca de experiência entre os universitários e as PcDs teve uma importância significativa para ambos. Pelos relatos, observamos, ao longo do processo, mudança de valores e atitudes, do mesmo modo que a descoberta de novas possibilidades de intervenções nessa área (AU)
Resumo em inglês: In this paper, we discuss about the practice of students of the bachelor’s degree in Physical Education of the Federal University of São João del-Rei (UFSJ) occurred in the Association of Parents and Friends of Exceptional (APAE), as well as the experiences that could be held through these interventions. We also tried to report the importance and benefits of this work for future teachers. The project realized on APAE, associated with the discipline “Adapted Physical Education” made possible for the students of the course to live both theory and practical experiences, enabling them to work with the PD. The process of learning and exchange of experience between the students and the PD had a significant importance for both. Through the reports is possible to observe a change in values and in attitudes, as well as to figure out new possibilities for interventions in this field of research (AU)
Descritores DECS:Pessoas com Deficiência
Educação Física e Treinamento
Estudantes
Educação Superior
 -Aprendizagem
Limites:Humanos
Masculino
Feminino
Descritores Psi Português:DEFICIENTES
EDUCACAO FISICA
ESTUDANTES UNIVERSITARIOS
FORMACAO PROFISSIONAL
Descritores Psi Inglês:DISABLED
PHYSICAL EDUCATION
COLLEGE STUDENTS
PROFESSIONAL EDUCATION
Descritores Psi Espanhol:DISCAPACITADOS
EDUCACION FISICA
ESTUDIANTES UNIVERSITARIOS
EDUCACION PROFESIONAL
Meio Eletrônico:http://www.ufsj.edu.br/portal2-repositorio/File/revistalapip/volume6_n1/Guimaraes_et_al.pdf


  39 / 157 INDEXPSI  
              first record previous record next record last record
seleciona
para imprimir
Texto em PDF
Id:36292
Autor:Moreira, Lilian Barros; Cappelle, Mônica Carvalho Alves; Onuma, Fernanda Mitsue Soares; Miranda, Adílio Renê Almeida; Borges, Ceyça Lia Palerosi.
Título:O Trabalho para Pessoas com Deficiência: Uma Discussão Preliminar sobre Diversidade, Poder, Minoria e Deficiência / Work for People with Disabilities: A Preliminary Discussion about Diversity, Power, Minority and Disability.
Fonte:Pesqui. prát. psicossociais;6(1):139-148, Jan-Jul 2011.
Resumo em português: A sociedade contemporânea e os atuais discursos organizacionais destacam a importância da diversidade nas relações de trabalho. Dessa forma, o tema vem sendo discutido principalmente em pesquisas internacionais, sendo ainda pouco expressivo nos estudos brasileiros embora isso venha se alterando nos últimos anos. Assim, o presente artigo busca tratar de algumas dimensões que englobam o conceito de diversidade, mais especificamente pessoas com deficiência (PcDs), com destaque para uma discussão introdutória sobre poder e identidade. Procura associar preliminarmente a questão da construção da identidade de cada indivíduo, diversidade e minoria. Por fim, apresentamos sugestões para pesquisas futuras (AU)
Resumo em inglês: Contemporary society and recent organizational discourses highlight the importance of diversity in the work environment. Recently, national and international studies regarding this matter have increased. This way, the intent of this article is to reflect about the dimensions that surround the concept of diversity, more specifically people with disabilities (PwDs), with an introductory discussion about power and identity. It aims to associate the issue of identity construction of each individual, diversity and minority. Finally, we presented a few suggestions for further research (AU)
Descritores DECS:Pessoas com Deficiência
Trabalho
 -Psicologia Social
Limites:Humanos
Masculino
Feminino
Descritores Psi Português:DEFICIENTES
IDENTIDADE
IDENTIDADE SOCIAL
TRABALHO
PSICOLOGIA SOCIAL
Descritores Psi Inglês:DISABLED
IDENTITY
SOCIAL IDENTITY
LABOUR
SOCIAL PSYCHOLOGY
Descritores Psi Espanhol:DISCAPACITADOS
IDENTIDAD
IDENTIDAD SOCIAL
TRABAJO
PSICOLOGIA SOCIAL
Meio Eletrônico:http://www.ufsj.edu.br/portal2-repositorio/File/revistalapip/volume6_n1/Moreira_et_al.pdf


  40 / 157 INDEXPSI  
              first record previous record
seleciona
para imprimir
Texto em PDF
Id:36291
Autor:Carvalho-Freitas, Maria Nivalda de Carvalho-Freitas; Leal, Giselle Teixeira; Souto, Jéssica Faria.
Título:Deficiência e Trabalho: Literatura Científica Internacional / Disability and Work: International Scientific Literature.
Fonte:Pesqui. prát. psicossociais;6(1):128-137, Jan-Jul 2011.
Resumo em português: O presente trabalho teve como objetivo analisar os artigos internacionais avaliados como A1 e A2 pela Qualis Capes das áreas de Administração e Psicologia, bem como os artigos indexados na base de dados Web of Science, no período de 2000 a 2010, que continham descritores relacionados à deficiência e trabalho, especialmente sobre a inserção de pessoas com deficiência (PcDs) no trabalho. Foram avaliados os indicadores bibliométricos da literatura científica e identificadas as principais temáticas de estudo sobre o tema. A amostra final foi constituída por 86 artigos provenientes de diferentes países. Por intermédio dos resultados deste trabalho, foi possível identificar os periódicos e universidades que mais publicam sobre o tema e constatar temas de estudo predominantes na literatura internacional e novas possibilidades de estudo sobre a inserção no trabalho de PcDs, o que pode contribuir para o trabalho dos pesquisadores brasileiros que se dedicam a essa temática de pesquisa (AU)
Resumo em inglês: The aim of this work was to analyze the international articles assessed as A1 and A2 by Qualis Capes in the fields of Management and Psychology, as well as the articles indexed on databases of Web of Science, in the period between 2000 and 2010, which contained descriptors related to disability and work, especially associated to insertion of people with disability at work. The bibliometric indicators of the scientific literature were assessed and the main issued of study related to the topic were identified. The final sample consisted of 86 articles from different countries. By means of the results of this work, it was possible to identify the journals and universities which publish more materials on this issue, and to verify prevailing study themes in the international literature and new possibilities of study on insertion of people with disability at work. Furthermore, these results can contribute to the work of Brazilian researchers who devote themselves to this line of research
Descritores DECS:Pessoas com Deficiência
Trabalho
 -Mercado de Trabalho
Limites:Humanos
Masculino
Feminino
Descritores Psi Português:DEFICIENTES
TRABALHO
MERCADO DE TRABALHO
Descritores Psi Inglês:DISABLED
LABOUR
LABOR MARKET
Descritores Psi Espanhol:DISCAPACITADOS
TRABAJO
MERCADO DE TRABAJO
Meio Eletrônico:http://www.ufsj.edu.br/portal2-repositorio/File/revistalapip/volume6_n1/Carvalho-Freitas_et_al.pdf



página 1 de 4 ir para página            
   


Refinar a pesquisa
  Base de dados : INDEXPSI Formulário avançado   
Pesquisar por : Formulário livre   

    Pesquisar no campo  
1  
2
3
 
           
Search engine: iAH v2.6.1 powered by WWWISIS
BIREME/PAHO/WHO - Latin American and Caribbean Center on Health Sciences Information