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Id: | 54801
| Autor: | Miller, Jacques-Alain. | Título: | Teoria de Turim: sobre o sujeito da Escola.
| Fonte: | Opcao lacan;7(21):1-16, nov. 2016.
| Resumo em português: | Essa intervenção de J.-A. Miller merece destaque, pois ele expõe aqui uma teoria acerca da Escola e defende sua tese: a vida de uma Escola deve ser interpretada analiticamente, reconhecendo que a “lógica coletiva” proposta por Lacan não havia sido bem entendida até então. Miller retoma inicialmente Freud em “Psicologia dos grupos e análise de eu” sobre o coletivo constituído por uma multiplicidade de indivíduos que tomam o mesmo objeto como Ideal do eu. A partir da leitura de Lacan, discrimina dois tipos, diversos e opostos, de enunciação: o primeiro é um discurso emitido do lugar do Ideal que se estabelece sobre a oposição nós/eles, e que, por isso, intensifica a alienação subjetiva ao Ideal; já o segundo interpreta o coletivo, remetendo cada um de seus membros à solidão de sua relação com o Ideal. Ou seja, o primeiro se apoia na sugestão massificante, o segundo é interpretativo e desmassificante. Este é o paradoxo da Escola e a aposta de Lacan: de que seja possível uma comunidade entre sujeitos que sabem, por sua própria análise, o que é o Ideal e o que é a solidão subjetiva. Este é o desejo de Escola para Lacan: uma soma de solidões subjetivas, incomparáveis, ou seja, sujeitos habitados por uma extimidade de um mais-de-gozar singular a cada um. Miller diz ainda que constituir uma Escola não é senão subjetivá-la, fazer da Escola um sujeito, um $, afirmando então: a Escola é um sujeito(AU) | Descritores Psi Português: | LACAN, JACQUES-MARIE ÉMILE, 1901-1981 DISCURSO DO SUJEITO COLETIVO SOLIDÃO
| Descritores Psi Inglês: | LACAN, JACQUES COLLECTIVE SUBJECT DISCOURSE LONELINESS
| Descritores Psi Espanhol: | DISCURSO DEL SUJETO COLECTIVO LONELINESS
| Meio Eletrônico: | http://www.opcaolacaniana.com.br/pdf/numero_21/Teoria_de_Turim.pdf
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