Saiba mais...                          Periódicos indexados

Base de dados : INDEXPSI
Pesquisa : OPÇÃO LACANIANA (todos os anos)
Referências encontradas : 574 [refinar]
Mostrando: 1 .. 40   no formato [Detalhado]

página 1 de 15 ir para página                         

  1 / 574 INDEXPSI  
              next record last record
seleciona
para imprimir
Texto em PDF
Id:55132
Autor:Castro, Bartyra Ribeiro de.
Título:A psicanálise pode contribuir para o tratamento de autistas.
Fonte:Opcao lacan;9(25/26):1-9, jul. 2018.
Resumo em português: A autora propõe discutir o autismo – sua origem e seus tratamentos –, buscando transmitir que a psicanálise não é uma ciência baseada em evidências, mas um saber sobre a subjetividade humana. Sublinha também que a psicanálise pode contribuir para o tratamento de autistas, de uma forma própria, compondo o leque de possibilidades terapêuticas juntamente com inúmeras outras(AU)
Limites:Humanos
Descritores Psi Português:AUTISMO
PSICANÁLISE
SUBJETIVIDADE
Descritores Psi Inglês:AUTISM
PSYCHOANALYSIS
SUBJECTIVITY
Descritores Psi Espanhol:AUTISMO
PSICOANÁLISIS
SUBJETIVIDAD
Meio Eletrônico:http://www.opcaolacaniana.com.br/pdf/numero_25/A_psicanalise_pode_contribuir_para_o_tratamento_dos_autistas.pdf


  2 / 574 INDEXPSI  
              first record previous record next record last record
seleciona
para imprimir
Texto em PDF
Id:55131
Autor:Souza, Hebert Geraldo de; Cunha, Cristiane de Freitas.
Título:A interlocução da psicanálise com as políticas públicas de enfrentamento da violência doméstica contra a mulher.
Fonte:Opcao lacan;9(25/26):1-13, jul. 2018.
Resumo em português: O presente artigo aborda sobre a violência doméstica contra a mulher no contexto dos direitos humanos e da saúde coletiva, apontando algumas questões que permeiam este diálogo com a psicanálise. Tem ainda como objetivo discutir questões relevantes que aí se apresentam, tais como a inserção da psicanálise no contexto das políticas públicas, as cifras cada vez mais alarmantes e midiatizadas, o lugar que a psicanálise ocupa no campo da violência doméstica contra a mulher e o que é possível nesta atuação provocando a mudança de posição subjetiva da mulher frente a violência(AU)
Limites:Humanos
Feminino
Descritores Psi Português:VIOLÊNCIA NA FAMÍLIA
POLÍTICAS PÚBLICAS
DIREITOS HUMANOS
Descritores Psi Inglês:FAMILY VIOLENCE
PUBLIC POLICIES
HUMAN RIGHTS
Descritores Psi Espanhol:VIOLENCIA DOMÉSTICA
POLÍTICAS PÚBLICAS
DERECHOS HUMANOS
Meio Eletrônico:http://www.opcaolacaniana.com.br/pdf/numero_25/A_interlocucao_da_psicanalise_com_as_politicas%20publicas.pdf


  3 / 574 INDEXPSI  
              first record previous record next record last record
seleciona
para imprimir
Texto em PDF
Id:55130
Autor:Macêdo, Lucíola Freitas de.
Título:Sobre trauma, poesia e políticas da memória.
Fonte:Opcao lacan;9(25/26):1-10, jul. 2018.
Resumo em português: Nessa entrevista, Lucíola Freitas de Macedo fala sobre o que a levou a escrever uma tese de doutorado sobre Primo Levi. A partir da articulação entre trauma e escrita, a autora oferece ao leitor uma possibilidade clínica para casos em que se evidencia o real do trauma como troumatisme, que se apresenta como irreparável. O trabalho com a palavra sob transferência permite instaurar um antes e um depois onde só havia o horror, favorecendo a constituição de bordas e amarrações para que o irreparável não se alastre por todos os espaços do corpo e da vida(AU)
Limites:Humanos
Descritores Psi Português:TRAUMA EMOCIONAL
ESCRITA
TESTEMUNHOS
Descritores Psi Inglês:EMOTIONAL TRAUMA
HANDWRITING
WITNESSES
Descritores Psi Espanhol:TRAUMA EMOCIONAL
ESCRITURA MANUAL
TESTIMONIOS
Meio Eletrônico:http://www.opcaolacaniana.com.br/pdf/numero_25/Sobre_trauma_poesia_e_politicas_da_memoria.pdf


  4 / 574 INDEXPSI  
              first record previous record next record last record
seleciona
para imprimir
Texto em PDF
Id:55129
Autor:Ansermet, François .
Título:Eleger o próprio sexo: usos contemporâneos da diferença sexual.
Fonte:Opcao lacan;9(25/26):1-17, jul. 2018.
Resumo em português: A partir da formulação de um paciente, Ansermet traz questões sobre a diferença sexual a partir de uma perspectiva que vai mais além da diferença anatômica. Da certeza à dúvida, do transexual ao intersexo, chega-se ao que é chamado de “gênero fluído”. Este último traz reflexões acerca da lei e do desejo no jogo do relativismo. A partir da eleição transexual, surgem quatro referências para orientar a clínica sem negligenciar a singularidade de cada caso: identidade, sexualidade, reprodução e origem. Abandonando a referência à natureza, a identidade se apresenta como uma construção a partir da indicação freudiana de não haver nem pura masculinidade e nem pura feminilidade, havendo, portanto, um misto. Para a sexualidade, também não há soluções universais, uma vez que, segundo Lacan, ela “faz furo no real”; além disso, traz a questão do desejo em primeiro plano. A procriação enquanto resposta comum à relação sexual que não existe, estremece a identidade, uma vez que se pode imaginar todo um espectro de variantes diante da possibilidade de reprodução com a diretriz contemporânea de conservação de gametas. Por fim, o projeto transexual traz uma operação também quanto à origem, já que, em certa medida, não é mais necessário que se submeta totalmente a ela, podendo recriá-la em alguns pontos a partir de sua eleição na diferença sexual(AU)
Limites:Humanos
Descritores Psi Português:SEXUALIDADE
IDENTIDADE
REPRODUÇÃO SEXUAL
Descritores Psi Inglês:SEXUALITY
IDENTITY
SEXUAL REPRODUCTION
Descritores Psi Espanhol:SEXUALIDAD
IDENTIDAD
REPRODUCCIÓN SEXUAL
Meio Eletrônico:http://www.opcaolacaniana.com.br/pdf/numero_25/Eleger_o_proprio_sexo.pdf


  5 / 574 INDEXPSI  
              first record previous record next record last record
seleciona
para imprimir
Texto em PDF
Id:55128
Autor:Palomera, Vicente .
Título:Identidade nacional e identidade-sinthoma.
Fonte:Opcao lacan;9(25/26):1-6, jul. 2018.
Resumo em português: O autor aborda, desde a psicanálise, a questão da definição da identidade nacional apontando que, por trás dos documentos de identidade, está sempre o imperativo do mestre que consiste em indexar o sujeito sempre pelo mesmo significante, efeito da mutação cartesiana do sujeito, ou seja, uma demonstração de que o sujeito está submetido à exigência de ser idêntico, uma exigência que, em nossa cultura, é suportada pelo nome próprio e por número de identificação. No entanto, ele ressalta, desde Freud, sabemos claramente que o que o sujeito encontra no Outro, durante uma análise, não é sua identidade, mas suas identificações, e isso na medida em que ele vai se separando delas, uma vez que, precisamente, nenhuma identificação satisfaz à pulsão, ou seja, nenhuma identificação acalma seu ser de gozo(AU)
Limites:Humanos
Descritores Psi Português:IDENTIDADE
IDENTIFICAÇÃO (PSICOLOGIA)
PRAZER
Descritores Psi Inglês:IDENTITY
IDENTIFICATION (PSYCHOLOGY)
PLEASURE
Descritores Psi Espanhol:IDENTIDAD
IDENTIFICACIÓN (PSICOLOGÍA)
PLACER
Meio Eletrônico:http://www.opcaolacaniana.com.br/pdf/numero_25/Identidade_nacional_e_identidade_sinthoma.pdf


  6 / 574 INDEXPSI  
              first record previous record next record last record
seleciona
para imprimir
Texto em PDF
Id:55127
Autor:Brousse, Marie-Hélène .
Título:As identidades, uma política, a identificação, um processo, e a identidade, um sintoma.
Fonte:Opcao lacan;9(25/26):1-11, jul. 2018.
Resumo em português: A autora aponta que o século XX viu crescer um movimento de reivindicação que tinha suas raízes na revolução universalista: o feminismo. O século XXI vê se desenvolver um novo movimento de reivindicação que mobiliza outro significante, um significante novo: o gênero. O termo não é novo. Pertence à língua desde a antiguidade e designa a classificação de conjuntos relacionados por algumas semelhanças. Quase universalmente presente na gramática das línguas, masculino, feminino ou neutro, associado ao nome, inscreve a marca da diferença sexuada no funcionamento das línguas chamadas naturais. Embora esse termo, polissêmico, seja antigo, o uso que se faz dele atualmente e os estudos que o promovem não o são. Conseguiu impor-se e reorganizar o conjunto dos discursos. Esse potencial obriga efetivamente a levá-lo em conta de maneiras muito diferentes e mesmo antagônicas. Ele está ligado a outros dois significantes de importância crescente no discurso: identidade e minoria(AU)
Limites:Humanos
Descritores Psi Português:PSICANÁLISE
POLÍTICA
IDENTIDADE
Descritores Psi Inglês:PSYCHOANALYSIS
POLITICS
IDENTITY
Descritores Psi Espanhol:PSICOANÁLISIS
POLÍTICA
IDENTIDAD
Meio Eletrônico:http://www.opcaolacaniana.com.br/pdf/numero_25/As_Identidades_uma_politica_a_identificacao.pdf


  7 / 574 INDEXPSI  
              first record previous record next record last record
seleciona
para imprimir
Texto em PDF
Id:55126
Autor:Santiago, Jésus .
Título:Da ironia ao cinismo: semblante e real na política lacaniana.
Fonte:Opcao lacan;9(25/26):1-12, jul. 2018.
Resumo em português: Buscando mostrar o quanto a elaboração em torno do semblante e do real é uma via fecunda para captar a especificidade e o alcance da política lacaniana, o autor se introduz nessa discussão, perguntando-se sobre a relação de Lacan com a política. Se Lacan não se enquadra em nenhuma das categorias políticas usuais, o autor, na posição de leitor atento do ensino de Lacan, propõe como traço mais marcante a desconfiança de Lacan em relação aos ideais e às utopias. Se não se vê em Lacan, nenhuma nostalgia em relação ao passado, como tampouco, nenhuma esperança quanto ao futuro, em relação ao presente e à modernidade, percebe-se seu sentimento vivo acerca de seus impasses. Quanto ao tratamento da dimensão política, faz menção ao olhar de Lacan sobre semblantes da civilização, recheado de notações sobre a política, marcadas por um tom de ironia e cinismo, muitas vezes pontuados de sarcasmos e escárnios, a partir do que é possível inferir o lado cômico da política, sem certamente desconhecer que suas consequências reais podem ser mortíferas(AU)
Limites:Humanos
Descritores Psi Português:IRONIA
LACAN, JACQUES-MARIE ÉMILE, 1901-1981
POLÍTICA
Descritores Psi Inglês:IRONY
LACAN, JACQUES
POLITICS
Descritores Psi Espanhol:IRONIA
LACAN, JACQUES
POLÍTICA
Meio Eletrônico:http://www.opcaolacaniana.com.br/pdf/numero_25/Da_ironia_ao_cinismo.pdf


  8 / 574 INDEXPSI  
              first record previous record next record last record
seleciona
para imprimir
Texto em PDF
Id:55125
Autor:Laurent, Éric.
Título:O traumatismo do final da política das identidades.
Fonte:Opcao lacan;9(25/26):1-19, jul. 2018.
Resumo em português: Ao abordar um tema inegavelmente candente da contemporaneidade, o autor recorre a Freud, Lacan, Miller, a vários outros autores de diferentes áreas do saber, assim como a destacadas personalidades e fatos políticos da atualidade, para discorrer sobre a questão identidade x identificação. Destaca que “a política atua mediante identificação, manipula significantes mestres” e faz da identificação a “chave de uma captura” do sujeito. Já a psicanálise, a partir de Lacan, propõe um novo regime de laço social em que fantasia e gozo estão implicados, e não mais construído tendo por base a identificação. Na trilha de Freud e de Lacan, aponta que “há identificação porque não há identidade que se sustente” e conclui que a identidade está em crise por ela ser, fundamentalmente, um vazio(AU)
Limites:Humanos
Descritores Psi Português:IDENTIFICAÇÃO (PSICANÁLISE)
IDENTIDADE
PULSÃO DE MORTE
Descritores Psi Inglês:IDENTIFICATION (PSYCHOANALYSIS)
IDENTITY
DEATH INSTINCT
Descritores Psi Espanhol:IDENTIFICACIÓN (PSICOANÁLISIS)
IDENTIDAD
PULSIÓN DE MUERTE
Meio Eletrônico:http://www.opcaolacaniana.com.br/pdf/numero_25/O_traumatismo_do_final_da_politica_das_identidades.pdf


  9 / 574 INDEXPSI  
              first record previous record next record last record
seleciona
para imprimir
Texto em PDF
Id:55124
Autor:Bassols, Miquel .
Título:O bárbaro: transtornos de linguagem e segregação.
Fonte:Opcao lacan;9(25/26):1-8, jul. 2018.
Resumo em português: O autor aponta a estreita relação entre segregação e linguagem. Parte da constatação de que o reconhecimento simbólico do sujeito na relação com os outros está diretamente ligado ao acesso à palavra, seja ela dita, escrita ou significada por outros meios. Segue se interrogando sobre quando é o próprio sujeito que se nega a enunciá-la, até chegar aos transtornos de linguagem na clínica das psicoses(AU)
Limites:Humanos
Descritores Psi Português:LINGUAGEM
FAMÍLIA
PSICOLOGIA DA CRIANÇA
Descritores Psi Inglês:LANGUAGE
FAMILY
CHILD PSYCHOLOGY
Descritores Psi Espanhol:LENGUAJE
FAMILIA
PSICOLOGÍA INFANTIL
Meio Eletrônico:http://www.opcaolacaniana.com.br/pdf/numero_25/O_Barbaro_Transtornos_de_linguagem_e_segregacao.pdf


  10 / 574 INDEXPSI  
              first record previous record next record last record
seleciona
para imprimir
Id:55123
Autor:Miller, Jacques-Alain.
Título:Quando o outro é mau.
Fonte:Opcao lacan;9(25/26):1-6, jul. 2018.
Resumo em português: Segundo o autor, nesse texto de abertura de uma coletânea de textos clínicos, o título Quando o Outro é mau... faz eco aos termos mais sólidos, mais sensíveis e mais úteis da psiquiatria – a paranoia, a perseguição –, recorrendo a uma expressão que pertence à língua comum, ou quase, uma vez que o Outro mau se entende com um O maiúsculo, selo lacaniano dessa expressão familiar. Ao escolher esse título, busca-se fazer vibrar uma corda, isso que se reconhece, se encontra e permite reagrupar certo número de fenômenos funcionando como uma isca para seis colegas que puderam pescar, em sua prática, casos que, por algum aspecto, lhes pareciam levar a marca do Outro mau(AU)
Limites:Humanos
Descritores Psi Português:PSICANÁLISE
PARANOIA (PSICOSE)
IDENTIFICAÇÃO (PSICANÁLISE)
Descritores Psi Inglês:PSYCHOANALYSIS
PARANOIA (PSYCHOSIS)
IDENTIFICATION (PSYCHOANALYSIS)
Descritores Psi Espanhol:PSICOANÁLISIS
PARANOIA (PSICOSIS)
IDENTIFICACIÓN (PSICOANÁLISIS)


  11 / 574 INDEXPSI  
              first record previous record next record last record
seleciona
para imprimir
Id:54817
Autor:Falbo, Gisele.
Título:a-bordagens da arte em psicanálise: sublimação, psicobiografia e sinthoma.
Fonte:Opcao lacan;8(22):1-13, mar.2017.
Resumo em português: Este artigo tem por finalidade interrogar o intrigante desaparecimento do termo sublimação em O seminário 23: O sinthoma, situando diferentes modos de abordagem da arte através da psicanálise: sublimação, psicobiografia e sinthoma(AU)
Descritores Psi Português:PSICANÁLISE
SUBLIMAÇÃO
ARTE
Descritores Psi Inglês:PSYCHOANALYSIS
SUBLIMATION
ART
Descritores Psi Espanhol:PSICOANÁLISIS
SUBLIMACION
ARTE


  12 / 574 INDEXPSI  
              first record previous record next record last record
seleciona
para imprimir
Texto em PDF
Id:54816
Autor:Santos, Eneida Medeiros.
Título:Letra: semblante e gozo.
Fonte:Opcao lacan;8(22):1-8, mar.2017.
Resumo em português: O texto discorre sobre o desenvolvimento do conceito de letra no ensino de Lacan, desde o período em que ele fala sobre “A carta roubada” até o escrito “Lituraterra”. Abordando aspectos da escrita chinesa articula o conceito de semblante em sua relação com o gozo(AU)
Descritores Psi Português:PRAZER
EXPRESSÃO
REALIDADE
Descritores Psi Inglês:PLEASURE
FACIAL EXPRESSIONS
REALITY
Descritores Psi Espanhol:PLACER
EXPRESIONES FACIALES
REALIDAD
Meio Eletrônico:http://www.opcaolacaniana.com.br/pdf/numero_22/Letra_Semblante_e_gozo.pdf


  13 / 574 INDEXPSI  
              first record previous record next record last record
seleciona
para imprimir
Texto em PDF
Id:54815
Autor:Nóbrega, Karynna Magalhães Barros da; Queiroz, Edilene Freire de.
Título:Olmo e a gaivota. Entre a mãe e a mulher: o que Olivia nos ensina sobre a maternidade?.
Fonte:Opcao lacan;8(22):1-8, mar.2017.
Resumo em português: Olmo e a gaivota, longa-metragem dirigido por Peta Costa e Lea Glob, mistura de ficção e documentário, explora o drama de um casal de atores. Em virtude da contingência de uma gravidez, Olivia não pode estrear a peça A gaivota. O que faz Olivia diante da contingência e do não-saber sobre a maternidade? Como viver sem atuar durante a gestação?(AU)
Limites:Gravidez
Descritores Psi Português:MATERNIDADE
GRAVIDEZ
MULHERES
Descritores Psi Inglês:MOTHERHOOD
PREGNANCY
WOMEN
Descritores Psi Espanhol:MATERNIDAD
EMBARAZO
MUJERES
Meio Eletrônico:http://www.opcaolacaniana.com.br/pdf/numero_22/Olmo_e_a_gaivota.pdf


  14 / 574 INDEXPSI  
              first record previous record next record last record
seleciona
para imprimir
Texto em PDF
Id:54814
Autor:Zalcherg, Malvine.
Título:O que leva algumas mulheres a se arrependerem de ter filhos? Entrevista com Malvine Zalcberg.
Fonte:Opcao lacan;8(22):1-5, mar.2017.
Resumo em português: Diante do crescente número de mulheres que se admitem arrependidas por terem tido filhos, o jornal digital Atlântico entrevista Malvine Zalcberg sobre o tema. A entrevistada aponta como, por muito tempo, as mulheres não encontravam outra saída para suas vidas a não ser pela via da maternidade. No entanto, a liberdade pessoal, aliada à liberdade sexual, tornou a opção da maternidade definitivamente uma escolha em nossa época. A noção de maiores escolhas das quais dispõem as mulheres hoje não se limita a ter filhos ou não. Há muitas outras formas, em qualquer momento, de encontrar maneiras de se realizar e dar novo rumo às suas vidas, com ou sem filhos(AU)
Limites:Humanos
Feminino
Descritores Psi Português:PSICANÁLISE
MATERNIDADE
DESEJO
Descritores Psi Inglês:PSYCHOANALYSIS
MOTHERHOOD
DESIRE
Descritores Psi Espanhol:PSICOANÁLISIS
MATERNIDAD
DESEO
Meio Eletrônico:http://www.opcaolacaniana.com.br/pdf/numero_22/O_que_leva_algumas_mulheres_a_se_arrependerem_de_ter_filhos.pdf


  15 / 574 INDEXPSI  
              first record previous record next record last record
seleciona
para imprimir
Texto em PDF
Id:54813
Autor:Moreno, Beatriz García.
Título:A beleza para além do corpo-imagem: Antígona e Lol. V. Stein.
Fonte:Opcao lacan;8(22):1-9, mar.2017.
Resumo em português: Imagem, corpo e beleza são temas constantes no desenvolvimento das teorias tanto de Freud quanto de Lacan. A autora interroga como a beleza é tratada pela psicanálise e por que Lacan fala de desejo e de paixões quando se refere a ela. Para abrir caminho na busca de resposta a essas questões, ela enfatiza alguns dos argumentos lacanianos, particularmente os que Lacan desenvolve quando aborda o caso de Antígona, personagem de Sófocles, no Seminário 7: A ética da psicanálise e quando se refere a Lol. V. Stein, personagem de Marguerite Duras, na homenagem que presta a essa escritora(AU)
Descritores Psi Português:IMAGEM
CORPO
DESEJO
Descritores Psi Inglês:IMAGERY
BODY
DESIRE
Descritores Psi Espanhol:IMAGENES
CUERPO
DESEO
Meio Eletrônico:http://www.opcaolacaniana.com.br/pdf/numero_22/A_beleza_para_alem_do_corpo.pdf


  16 / 574 INDEXPSI  
              first record previous record next record last record
seleciona
para imprimir
Texto em PDF
Id:54812
Autor:Leguil, Clotilde.
Título:Ilusão do nós, verdade do Eu (Je). Abordagem lacaniana da identidade.
Fonte:Opcao lacan;8(22):1-7, mar.2017.
Resumo em português: Neste texto, a autora nos apresenta sua elaboração a respeito da atual abordagem do conceito de identidade, apontando o “nós” como efeito da globalização que ressurgiria como o “retorno do recalcado” produzido pela homogeneização do mundo. A abordagem da questão da identidade em psicanálise difere e prossegue a contrapelo dos identitarismos. Tanto em Freud como em Lacan, a identidade é abordada a partir do Eu (Je) da fala e da linguagem que, pelo fato de falar, abre um espaço para o inconsciente. Ou seja: em psicanálise, “trata-se do Eu da fala que surpreende”(AU)
Descritores Psi Português:PSICOMOTRICIDADE
IDENTIDADE
GLOBALIZAÇÃO
Descritores Psi Inglês:PSYCHOMOTRICITY
IDENTITY
GLOBALIZATION
Descritores Psi Espanhol:PSICOMOTRICIDAD
IDENTIDAD
GLOBALIZACIÓN
Meio Eletrônico:http://www.opcaolacaniana.com.br/pdf/numero_22/Ilusao_do_nos_verdade_do_eu_(je).pdf


  17 / 574 INDEXPSI  
              first record previous record next record last record
seleciona
para imprimir
Texto em PDF
Id:54811
Autor:Ramon, Fabiola.
Título:Os efeitos da psicanálise no tecido da civilização. Entrevista com Éric Laurent.
Fonte:Opcao lacan;8(22):1-18, mar.2017.
Resumo em português: Em entrevista, Éric Laurent fala sobre a experiência de aplicação terapêutica da psicanálise; distingue a psicanálise das psicoterapias e da ciência a partir das perspectivas de felicidade e bem-estar; discorre sobre o caráter epidêmico de algumas patologias atuais, tais como a depressão, o autismo e o TDAH; relaciona arte e psicanálise a partir da obra produzida; fala da importância de os analistas distinguirem a violência entre as manifestações da pulsão de morte(AU)
Descritores Psi Português:PSICANÁLISE APLICADA
PSICOTERAPIA
ARTE
Descritores Psi Inglês:APPLIED PSYCHOANALYSIS
PSYCHOTHERAPY
ART
Descritores Psi Espanhol:PSICOANÁLISIS APLICADO
PSICOTERAPIA
ARTE
Meio Eletrônico:http://www.opcaolacaniana.com.br/pdf/numero_22/0s_efeitos_da_psicanalise_no_tecido_da_civilizacao.pdf


  18 / 574 INDEXPSI  
              first record previous record next record last record
seleciona
para imprimir
Texto em PDF
Id:54810
Autor:Miller, Jacques-Alain.
Título:Psicanálise pura, psicanálise aplicada & psicoterapia.
Fonte:Opcao lacan;8(22):1-47, mar.2017 ilus.
Resumo em português: Este texto de Jacques-Alain Miller é de grande relevância para esclarecer a prática psicanalítica. O autor discute os princípios da psicanálise dita pura e sua presença nas aplicações mais diversas da psicanálise. Segundo ele, não se trata tanto da confusão entre a psicanálise pura e a psicanálise aplicada à terapêutica. Essa confusão tem um alcance limitado, uma vez que nesses dois casos, se admitimos que eles se distinguem, trata-se de psicanálise. A confusão que importa verdadeiramente é aquela que mistura, em nome da terapêutica, o que é psicanálise e o que não é. A partir disso, o autor traça uma distinção bem nítida entre psicanálise e psicoterapia que lhe serve como um divisor de águas do que se espera alcançar de uma e de outra, demonstrando como esta diferença evita que o praticante da psicanálise se iluda com as terapêuticas adaptativas ao sentido comum. Jacques-Alain Miller demonstra então como, ainda que não se deixe de encontrar efeitos terapêuticos em psicanálise, o horizonte do gozo fora-do-sentido e do sinthoma é o que há de mais puro a se visar na psicanálise(AU)
Descritores Psi Português:PSICOLOGIA APLICADA
PSICOTERAPIA
SINTOMAS
Descritores Psi Inglês:APPLIED PSYCHOLOGY
PSYCHOTHERAPY
SYMPTOMS
Descritores Psi Espanhol:PSICOLOGÍA APLICADA
PSICOTERAPIA
SINTOMAS
Meio Eletrônico:http://www.opcaolacaniana.com.br/pdf/numero_22/Psicanalise_pura.pdf


  19 / 574 INDEXPSI  
              first record previous record next record last record
seleciona
para imprimir
Texto em PDF
Id:54809
Autor:Bonfim, Flávia.
Título:Trauma e perda: sobre o encontro com o real no corpo e com o desejo do analista.
Fonte:Opcao lacan;7(21):1-9, nov. 2016.
Resumo em português: Na reabilitação física, verificamos que o adoecimento grave e a limitação motora súbita apresentam-se como um real no corpo, que pode ter efeito traumático e convoca um trabalho de luto. Sendo assim, esse trabalho visa discutir a direção do tratamento nessa clínica a partir do desejo do analista(AU)
Descritores Psi Português:TRAUMA EMOCIONAL
FISIOTERAPIA
PSICANÁLISE
Descritores Psi Inglês:EMOTIONAL TRAUMA
PHYSIOTHERAPY
PSYCHOANALYSIS
Descritores Psi Espanhol:TRAUMA EMOCIONAL
FISIOTERAPIA
PSICOANÁLISIS
Meio Eletrônico:http://www.opcaolacaniana.com.br/pdf/numero_21/Trauma_e_perda.pdf


  20 / 574 INDEXPSI  
              first record previous record next record last record
seleciona
para imprimir
Texto em PDF
Id:54808
Autor:Monteiro, Luiz Felipe.
Título:A gente se vinga no rock.
Fonte:Opcao lacan;7(21):1-8, nov. 2016.
Resumo em português: O texto parte da premissa de que a sonoridade afeta o corpo para investigar a partir de uma vinheta clínica como o encontro particular de um jovem com a música pode ser parte de sua construção fantasística. A maneira como uma música é capaz de afetar o falasser de modo, muitas vezes surpreendente, ecoa algo dos afetos enigmáticos no corpo falante. A partir de reativações de traços de gozo como essa, o falasser pode ter uma chance para nomear e assumir um jeito próprio de gozar, o que implica necessariamente uma separação quanto ao lugar ocupado no Outro parental e uma reordenação quanto às escolhas de satisfação(AU)
Descritores Psi Português:MÚSICA
IMAGINAÇÃO
PRAZER
Descritores Psi Inglês:MUSIC
IMAGINATION
PLEASURE
Descritores Psi Espanhol:MÚSICA
IMAGINACIÓN
PLACER
Meio Eletrônico:http://www.opcaolacaniana.com.br/pdf/numero_21/A_gente_se_vinga_no_rock.pdf


  21 / 574 INDEXPSI  
              first record previous record next record last record
seleciona
para imprimir
Texto em PDF
Id:54807
Autor:Rangel, Maria Luiza.
Título:Devastação, o que há de novo?.
Fonte:Opcao lacan;7(21):1-10, nov. 2016.
Resumo em português: Este trabalho indaga sobre o que há de novo na devastação (ravage) como fato clínico, que se relaciona à lei materna e à histeria. Com o desenvolvimento do Campo freudiano e da Orientação Lacaniana, é possível pensar a devastação de um novo ponto de vista. Assim, o texto objetiva enfatizar a relação entre a lei materna e a devastação nos primeiros anos da infância, que tem consequências no adulto, produzindo sintomas. O tratamento da devastação pode ser articulado à histeria, cujo atual paradigma contempla o gozo masculino, fálico, como gozo todo, e o gozo feminino como nãotodo fálico(AU)
Descritores Psi Português:PRAZER
HISTERIA
RELAÇÕES MÃE-CRIANÇA
Descritores Psi Inglês:PLEASURE
HYSTERIA
MOTHER CHILD RELATIONS
Descritores Psi Espanhol:PLACER
HISTERIA
RELACIONES MADRE-NIÑO
Meio Eletrônico:http://www.opcaolacaniana.com.br/pdf/numero_21/Devastacao_O_que_ha_de_novo.pdf


  22 / 574 INDEXPSI  
              first record previous record next record last record
seleciona
para imprimir
Texto em PDF
Id:54806
Autor:Vilanova, Andrea.
Título:Uma presença orientada: algumas considerações sobre a prática em nossa época.
Fonte:Opcao lacan;7(21):1-11, nov. 2016.
Resumo em português: Trata-se, neste texto, de uma elaboração que lê a problemática da condução do tratamento frente ao uso abusivo de álcool e outras drogas, a partir do que Lacan ensina sobre a posição feminina e sua relação com o amor. A autora depreende daí o valor de uma presença advertida e orientada no manejo da prática, quando o endereçamento é precário e o gozo colocado em primeiro plano(AU)
Limites:Humanos
Feminino
Descritores Psi Português:DROGA (ABUSO)
ABUSO DE ÁLCOOL
AMOR
Descritores Psi Inglês:DRUG ABUSE
ALCOHOL ABUSE
LOVE
Descritores Psi Espanhol:ABUSO DE DROGAS
ABUSO DE ALCOHOL
AMOR
Meio Eletrônico:http://www.opcaolacaniana.com.br/pdf/numero_21/Uma_presenca_orientada.pdf


  23 / 574 INDEXPSI  
              first record previous record next record last record
seleciona
para imprimir
Texto em PDF
Id:54805
Autor:Ansermet, François.
Título:Paradoxos dos sinais discretos na psicose ordinária.
Fonte:Opcao lacan;7(21):1-4, nov. 2016.
Resumo em português: Neste texto curto e preciso, o autor trabalha o tema de pesquisa da AMP que norteia seu próximo Congresso a se realizar em 2018, Barcelona, sobre “As psicoses ordinárias e as outras, sob transferência.” Ele enfatiza a importância clínica da observação do que chamou de “sinais discretos na psicose ordinária”, pois, como ele mesmo o diz, embora esses sinais sejam discretos, “suas consequências não o são”(AU)
Descritores Psi Português:PSICOSE
DISTÚRBIOS EMOCIONAIS
PASSAGEM AO ATO
Descritores Psi Inglês:PSYCHOSIS
EMOTIONALLY DISTURBED
ACTING OUT
Descritores Psi Espanhol:PSICOSIS
TRASTORNOS EMOCIONALES
ACTUACIÓN
Meio Eletrônico:http://www.opcaolacaniana.com.br/pdf/numero_21/Paradoxos_dos_sinais_discretos_na_psicose_ordinaria.pdf


  24 / 574 INDEXPSI  
              first record previous record next record last record
seleciona
para imprimir
Texto em PDF
Id:54804
Autor:Dicker, Susana; Badari, Patrícia; Caldas, Heloisa.
Título:Entre as paixões do Outro e do falasser. Sobre o êxtimo e a paixão.
Fonte:Opcao lacan;7(21):1-8, nov. 2016.
Resumo em português: Este texto foi elaborado ao redor do tema do observatório 1 da FAPOL sobre A violência e as mulheres na América Latina. Nele se propõe um questionamento acerca da dupla violentador-violentado, em geral caracterizada por homem-mulher respectivamente, assim como sobre a posição de vítima. Leva-se em consideração o que a psicanálise ensina sobre a questão do singular do gozo do falasser, destacando-se que, a despeito da dicotomia entre as paixões do Outro e as do falasser, deparamo-nos também com a vida do falasser que inclui o laço com o Outro, no qual cada um é responsável pelo que do seu gozo não faz laço. Trata-se, portanto, de pensar a paixão a partir do objeto a em torno do qual se dão os arranjos singulares de cada ser falante nas parcerias. Seja no corpo próprio, seja no corpo social, verifica-se a questão da extimidade uma vez que o Outro é Outro dentro de mim mesmo e como Lacan assinalou o que se odeia no Outro é algo de si mesmo(AU)
Descritores Psi Português:PAIXÃO
PRAZER
VIOLÊNCIA CONTRA MULHER
Descritores Psi Inglês:PASSION
PLEASURE
VIOLENCE AGAINST WOMEN
Descritores Psi Espanhol:PASIÓN
PLACER
VIOLENCIA CONTRA LA MUJER
Meio Eletrônico:http://www.opcaolacaniana.com.br/pdf/numero_21/Entre_as_paixoes_do_Outro_e_do_falasser.pdf


  25 / 574 INDEXPSI  
              first record previous record next record last record
seleciona
para imprimir
Texto em PDF
Id:54803
Autor:Bassols, Miquel.
Título:O objeto (a)ssexuado.
Fonte:Opcao lacan;7(21):1-11, nov. 2016.
Resumo em português: O início da multiplicação dos sexos ao infinito justifica a pergunta de Bassols: “Quantos sexos chegarão a ser reivindicados nesse novo século, seja em nome da ciência ou da multiplicação dos chamados gêneros?”. Uma vez que a significação do falo é o que introduz a diferença no continuum do real do sexo e o que dá ao objeto sua significação sexual para o sujeito, Bassols comenta que tal elisão colocaria o corpo do falasser como suporte do real da diferença, impossível de simbolizar. Esclarece então que a atual promoção de diversas identidades e objetos sexuais reflete na verdade um morphing do falo, que reduplicaria ao infinito, num jogo de espelhos, a dialética freudiana entre falo e castração. Uma vez que a lógica do falo não basta de fato para situar o novo real da sexualidade e do gozo que a psicanálise descobriu, Bassols vai retomar, do último ensino de Lacan, o gozo Uno – um gozo solitário, sem Outro e fundamentalmente assexuado. Tal como demonstram os testemunhos do passe, o analisando pode chegar a encontrar o objeto que está no núcleo de seu gozo mais ignorado – um gozo assexuado(AU)
Descritores Psi Português:SEXUALIDADE
OBJETO (LACAN)
IDENTIDADE DE GÊNERO
Descritores Psi Inglês:SEXUALITY
OBJECT (LACAN)
GENDER IDENTITY
Descritores Psi Espanhol:SEXUALIDAD
OBJETO (LACAN)
IDENTIDAD DE GÉNERO
Meio Eletrônico:http://www.opcaolacaniana.com.br/pdf/numero_21/O_objeto_(a)ssexuado.pdf


  26 / 574 INDEXPSI  
              first record previous record next record last record
seleciona
para imprimir
Texto em PDF
Id:54802
Autor:Lima, Marcia Mello de .
Título:Formação do analista e universidade: algumas dissimetrias.
Fonte:Opcao lacan;7(21):1-8, nov. 2016.
Resumo em português: O artigo discute a dissimetria entre o discurso do psicanalista e o discurso universitário. O texto prioriza alguns conceitos lacanianos concernentes ao ato psicanalítico, ao sujeito suposto saber e ao semblante. O objetivo é apontar a diferença entre a formação do analista vinculado a uma Escola de Psicanálise e a que ocorre na Universidade
Descritores Psi Português:DISCURSO DO ANALISTA
DISCURSO UNIVERSITÁRIO
LACAN, JACQUES-MARIE ÉMILE, 1901-1981
Descritores Psi Inglês:DISCOURSE OF THE ANALYST
UNIVERSITY DISCOURSE
LACAN, JACQUES
Descritores Psi Espanhol:DISCURSO DEL ANALISTA
DISCURSO UNIVERSITARIO
Meio Eletrônico:http://www.opcaolacaniana.com.br/pdf/numero_21/Formacao_do_analista_e_universidade.pdf


  27 / 574 INDEXPSI  
              first record previous record next record last record
seleciona
para imprimir
Texto em PDF
Id:54801
Autor:Miller, Jacques-Alain.
Título:Teoria de Turim: sobre o sujeito da Escola.
Fonte:Opcao lacan;7(21):1-16, nov. 2016.
Resumo em português: Essa intervenção de J.-A. Miller merece destaque, pois ele expõe aqui uma teoria acerca da Escola e defende sua tese: a vida de uma Escola deve ser interpretada analiticamente, reconhecendo que a “lógica coletiva” proposta por Lacan não havia sido bem entendida até então. Miller retoma inicialmente Freud em “Psicologia dos grupos e análise de eu” sobre o coletivo constituído por uma multiplicidade de indivíduos que tomam o mesmo objeto como Ideal do eu. A partir da leitura de Lacan, discrimina dois tipos, diversos e opostos, de enunciação: o primeiro é um discurso emitido do lugar do Ideal que se estabelece sobre a oposição nós/eles, e que, por isso, intensifica a alienação subjetiva ao Ideal; já o segundo interpreta o coletivo, remetendo cada um de seus membros à solidão de sua relação com o Ideal. Ou seja, o primeiro se apoia na sugestão massificante, o segundo é interpretativo e desmassificante. Este é o paradoxo da Escola e a aposta de Lacan: de que seja possível uma comunidade entre sujeitos que sabem, por sua própria análise, o que é o Ideal e o que é a solidão subjetiva. Este é o desejo de Escola para Lacan: uma soma de solidões subjetivas, incomparáveis, ou seja, sujeitos habitados por uma extimidade de um mais-de-gozar singular a cada um. Miller diz ainda que constituir uma Escola não é senão subjetivá-la, fazer da Escola um sujeito, um $, afirmando então: a Escola é um sujeito(AU)
Descritores Psi Português:LACAN, JACQUES-MARIE ÉMILE, 1901-1981
DISCURSO DO SUJEITO COLETIVO
SOLIDÃO
Descritores Psi Inglês:LACAN, JACQUES
COLLECTIVE SUBJECT DISCOURSE
LONELINESS
Descritores Psi Espanhol:DISCURSO DEL SUJETO COLECTIVO
LONELINESS
Meio Eletrônico:http://www.opcaolacaniana.com.br/pdf/numero_21/Teoria_de_Turim.pdf


  28 / 574 INDEXPSI  
              first record previous record next record last record
seleciona
para imprimir
Texto em PDF
Id:54695
Autor:Bemfica, Aline Guimarães.
Título:Algumas notas sobre a puberdade, o amor e o estrangeiro em “Lila dit ça”1, de Ziad Doueiri.
Fonte:Opcao lacan;8(23):1-11, ago. 2017.
Resumo em português: O encontro com corpo púbere inaugura o tempo de adolescer. Para os jovens Lila e Chimo, esse tempo vem acompanhado da descoberta do amor que se dá “sur la route”, na estrada na qual falar e fazer amor se tornam, praticamente, a mesma coisa. No filme de Ziad Doueiri, a estrangeiridade do gozo - imposta a um e ao outro adolescente - encontra uma forma particular de se enlaçar: em uma junção da escrita, do erotismo e do amor(AU)
Descritores Psi Português:ESTRANGEIRO (PSICANÁLISE)
PUBERDADE
AMOR
Descritores Psi Inglês:FOREIGN (PSYCHOANALYSIS)
PUBERTY
LOVE
Descritores Psi Espanhol:EXTRANJERO (PSICOANÁLISIS)
PUBERTAD
AMOR
Meio Eletrônico:http://www.opcaolacaniana.com.br/pdf/numero_23/Algumas_notas_sobre_a_puberdade.pdf


  29 / 574 INDEXPSI  
              first record previous record next record last record
seleciona
para imprimir
Texto em PDF
Id:54694
Autor:Reinoso, Alejandro.
Título:A interpretação e suas ressonâncias no corpo de uma adolescente.
Fonte:Opcao lacan;8(23):1-5, ago. 2017.
Resumo em português: A partir de um caso clínico de uma adolescente que ilustra o corpo púbere marcado pelo novo através do real do gozo, verificamos a resposta singular que cada um constrói para que uma amarração seja possível. Diante dos modos atuais de apresentação dessas respostas que frequentemente tocam o corpo, Reinoso apresenta possibilidades desde a posição do analista e a direção do tratamento até os efeitos da interpretação através de sua incidência no Outro e no gozo do corpo falante na adolescência(AU)
Descritores Psi Português:ADOLESCENTES
PRAZER
INTERPRETAÇÃO PSICANALÍTICA
Descritores Psi Inglês:ADOLESCENTS
PLEASURE
PSYCHOANALYTIC INTERPRETATION
Descritores Psi Espanhol:ADOLESCENTES
PLACER
INTERPRETACIÓN PSICOANALÍTICA
Meio Eletrônico:http://www.opcaolacaniana.com.br/pdf/numero_23/A_interpretacao_e_suas_ressonancias_no_corpo_de_uma_adolescente.pdf


  30 / 574 INDEXPSI  
              first record previous record next record last record
seleciona
para imprimir
Texto em PDF
Id:54693
Autor:Skaf, Cesar .
Título:Que é o amor, cara... isso a gente sabe "S’aile à mourre", ben... "on le sait, soi".
Fonte:Opcao lacan;8(23):1-36, ago. 2017.
Resumo em português: Este ensaio retoma o texto sobre Gide publicado nos Escritos de Lacan para proceder à exegese de alguns de seus pontos, cotejando-o com a psicobiografia escrita por Jean Delay e pela própria obra literária de André Gide. Sustenta a hipótese de que Gide foi o primeiro encontro de Lacan com o gozo do Um e que o epistolário trocado com a esposa Madeleine consistiu em uma apresentação epistemicamente precoce do objeto a. Segue postulando que o amor tomado pela perspectiva de Lacan neste texto pode ser contraposta às suas elaborações ao tempo de seu Seminário Livro XXIV L’insu que sait de l’une-bévue s’aile à mourre(AU)
Descritores Psi Português:PRAZER
AMOR
HOMOSSEXUALIDADE
Descritores Psi Inglês:PLEASURE
LOVE
HOMOSEXUALITY
Descritores Psi Espanhol:PLACER
AMOR
HOMOSEXUALIDAD
Meio Eletrônico:http://www.opcaolacaniana.com.br/pdf/numero_23/Que_e_o_amor_cara.pdf


  31 / 574 INDEXPSI  
              first record previous record next record last record
seleciona
para imprimir
Texto em PDF
Id:54692
Autor:Freire, Ana Beatriz.
Título:O lugar da criança (entre a mãe e a mulher) ou "lalíngua, não por acaso, dita materna".
Fonte:Opcao lacan;8(23):1-11, ago. 2017.
Resumo em português: Retomando a “Nota sobre a Criança” (Lacan, 1969), tratamos de pensar o lugar da criança na estrutura familiar, e, em particular, frente à lalíngua. Em seguida, analisamos a relação, que se acredita não ser por acaso, entre lalíngua e o lugar da dita mãe. Através de pequenos fragmentos clínicos, sustentamos ser a relação de lalíngua e a mãe não redutível nem ao Outro prévio, nem a uma maternagem. Temos como hipótese que a expressão lacaniana “lalíngua dita materna” refere-se à construção do sujeito frente aos cuidados maternos, que se apresentam como gozo, detritos, inscrições significantes como restos dos ditos da mãe, que incidem e se encarnam, como êxtimo, em acontecimentos de corpo da criança. Finalmente, convocamos a ética psicanalítica para diferenciar culpa da responsabilização do que nos causa(AU)
Limites:Humanos
Descritores Psi Português:CRIANÇAS
RELAÇÕES MÃE-CRIANÇA
RESPONSABILIDADE
Descritores Psi Inglês:CHILDREN
MOTHER CHILD RELATIONS
RESPONSIBILITY
Descritores Psi Espanhol:NIÑOS
RELACIONES MADRE-NIÑO
RESPONSABILDAD
Meio Eletrônico:http://www.opcaolacaniana.com.br/pdf/numero_23/O_lugar_da_crianca.pdf


  32 / 574 INDEXPSI  
              first record previous record next record last record
seleciona
para imprimir
Texto em PDF
Id:54691
Autor:Tendlarz, Silvia Elena .
Título:Lacan e o autismo em nossa época.
Fonte:Opcao lacan;8(23):1-9, ago. 2017.
Resumo em português: O estudo do autismo pela psicanálise permite examinar mais de perto as particularidades da constituição subjetiva, como o vivente recebe o impacto de lalíngua e se inclui no Outro. O gosto pela solidão, sua fixidez e condutas estereotipadas caracterizam um funcionamento subjetivo singular, núcleo real que explica o crescimento de casos de crianças autistas além da ampliação do espectro autista. Por estarem submergidos no real, falta o furo, por isso tratam de criá-lo através de uma automutilação para dar saída ao excesso de gozo que invade seu corpo. A psicanálise se institui como um tratamento possível, com a proposta de tratamentos singulares, a partir daquilo que pode surgir como único em cada um(AU)
Descritores Psi Português:AUTISMO
PRAZER
PSICANÁLISE
Descritores Psi Inglês:AUTISM
PLEASURE
PSYCHOANALYSIS
Descritores Psi Espanhol:AUTISMO
PLACER
PSICOANÁLISIS
Meio Eletrônico:http://www.opcaolacaniana.com.br/pdf/numero_23/Lacan_e_o_autismo_em_nossa_epoca.pdf


  33 / 574 INDEXPSI  
              first record previous record next record last record
seleciona
para imprimir
Texto em PDF
Id:54690
Autor:Marret-Maleval, Sophie.
Título:A junção íntima do sentimento de vida.
Fonte:Opcao lacan;8(23):1-25, ago. 2017.
Resumo em português: A poética expressão de Lacan "uma desordem provocada na junção mais íntima do sentimento de vida", com a qual ele se refere à foraclusão no caso Schreber, está no coração deste texto que se propõe a levantar uma rica discussão sobre a posição melancólica e o estado melancólico. A partir da contribuição da clínica borromeana e da apreensão dos signos clínicos discretos a autora diferencia a melancolia da psicose movimentando o debate sobre as psicoses ordinárias(AU)
Descritores Psi Português:PSICOSE
HUMOR
TRISTEZA
Descritores Psi Inglês:PSYCHOSIS
HUMOR
SADNESS
Descritores Psi Espanhol:PSICOSIS
HUMOR
TRISTEZA
Meio Eletrônico:http://www.opcaolacaniana.com.br/pdf/numero_23/A_juncao_intima_do_sentimento_de_vida.pdf


  34 / 574 INDEXPSI  
              first record previous record next record last record
seleciona
para imprimir
Texto em PDF
Id:54689
Autor:Lima, Vinicius Moreira.
Título:As tábuas da sexuação, os gêneros e o contemporâneo.
Fonte:Opcao lacan;8(23):1-12, ago. 2017.
Resumo em português: O contemporâneo aponta para uma afinidade entre os processos de desconstrução dos gêneros e de feminização do mundo. Sustentamos que essa convergência permite questionar os excessos de determinidades identitárias em direção de um regime de experiências produtivas de indeterminação(AU)
Descritores Psi Português:GÊNERO
CARÁTER FÁLICO
CONTEMPORANEIDADE
Descritores Psi Inglês:GENDER
CONTEMPORANEITY
Descritores Psi Espanhol:GÉNERO
CARÁCTER FÁLICO
CONTEMPORANEIDAD
Meio Eletrônico:http://www.opcaolacaniana.com.br/pdf/numero_23/As_tabuas_da_sexuacao_os_generos_e_o_contemporaneo.pdf


  35 / 574 INDEXPSI  
              first record previous record next record last record
seleciona
para imprimir
Texto em PDF
Id:54688
Autor:Bassols, Miquel .
Título:O feminino, entre centro e ausência.
Fonte:Opcao lacan;8(23):1-15, ago. 2017.
Resumo em português: O autor faz uma importante distinção entre a feminilidade e o feminino, ligando o primeiro à mulher e o segundo a uma lógica que vai além da lógica binária do significante que tem o falo como referente. Assim, o feminino se situa para todo ser falante como uma alteridade radical a si mesmo, como o Um só" em torno do qual Lacan vai construir o Sinthoma em seu último ensino(AU)
Descritores Psi Português:FEMINILIDADE
LACAN, JACQUES-MARIE ÉMILE
OBJETO (LACAN)
Descritores Psi Inglês:FEMININITY
LACAN, JACQUES-MARIE ÉMILE
OBJECT (LACAN)
Descritores Psi Espanhol:FEMINIDAD
LACAN, JACQUES-MARIE ÉMILE
OBJETO (LACAN)
Meio Eletrônico:http://www.opcaolacaniana.com.br/pdf/numero_23/O_feminino_entre_centro_e_ausencia.pdf


  36 / 574 INDEXPSI  
              first record previous record next record last record
seleciona
para imprimir
Texto em PDF
Id:54687
Autor:Miller, Jacques-Alain.
Título:Questão de escola: proposta sobre a garantia.
Fonte:Opcao lacan;8(23):1-5, ago. 2017.
Resumo em português: Neste texto, Jacques-Alain Miller trata as relações entre o discurso do analista e discurso do mestre sob a égide da Garantia. A partir das preguntas sobre o que é de fato a Garantia e o que é o título de Analista Membro da Escola concedido pela Comissão da Garantia da Escola ele discorre sobre o meio através do qual o grupo analítico da Associação Mundial de Psicanálise – AMP – se faz representar no discurso do mestre, na medida em que este grupo se constituiu em associação legal, regida pela lei e laureada pelo governo, há alguns anos, com o título de “utilidade pública”. Em contrapartida, o título de AE diz respeito à psicanálise. A Escola é assim comparável a um morcego, um ser ambíguo, com asas analíticas e patas sociais, em uma dupla postulação: uma para o discurso analítico e outra para o discurso do mestre. Através da associação, o discurso analítico se submete abertamente ao discurso do mestre ao mesmo tempo em que, às escondidas, ele o subverte. Subversão e submissão ao mesmo tempo.(AU)
Descritores Psi Português:CLÍNICAS-ESCOLA
PSICANÁLISE
DISCURSO DO ANALISTA
Descritores Psi Inglês:SCHOOL-CLINICS
PSYCHOANALYSIS
DISCOURSE OF THE ANALYST
Descritores Psi Espanhol:ESCUELA CLÍNICA
PSICOANÁLISIS
DISCURSO DEL ANALISTA
Meio Eletrônico:http://www.opcaolacaniana.com.br/pdf/numero_23/Questao_de_Escola.pdf


  37 / 574 INDEXPSI  
              first record previous record next record last record
seleciona
para imprimir
Texto em PDF
Id:54665
Autor:Castro, Júlio Eduardo de .
Título:O sintoma da criança: produção compósita de desejo e de gozo.
Fonte:Opcao lacan;7(20):1-14, jul. 2016 ilus.
Resumo em português: A partir da "Nota sobre a criança" e das fórmulas lacanianas da sexuação, abordamos a localização da criança, a respeito de seu sintoma, diante do Outro materno. Localizamos nessas fórmulas duas modalidades de falta, $ e S(Ⱥ): a primeira concernente à lógica fálica, e a segunda ao que aí escapole(AU)
Limites:Humanos
Criança
Descritores Psi Português:PSICANÁLISE DA CRIANÇA
DESEJO
PRAZER
Descritores Psi Inglês:CHILD PSYCHOANALYSIS
DESIRE
PLEASURE
Descritores Psi Espanhol:PSICOANÁLISIS DEL NIÑO
DESEO
PLACER
Meio Eletrônico:http://www.opcaolacaniana.com.br/pdf/numero_20/O_sintoma_da_crianca.pdf


  38 / 574 INDEXPSI  
              first record previous record next record last record
seleciona
para imprimir
Texto em PDF
Id:54664
Autor:Miranda, Leonardo Lopes.
Título:A criança e o adolescente no testemunho: sujeito ou objeto.
Fonte:Opcao lacan;7(20):1-13, jul. 2016.
Resumo em português: Este trabalho propõe um debate teórico e prático entre o campo jurídico e a psicanálise no que diz respeito aos dispositivos que visam ao testemunho da criança vítima de violência sexual no âmbito doméstico. A pesquisa partiu do aprofundamento do estudo da emergência de leis e dispositivos jurídicos inventados para tentar controlar a incidência da violência na atualidade, bem como das formas de subjetivação que nos fazem pensar a escuta psicanalítica diante de novas configurações simbólicas(AU)
Limites:Humanos
Descritores Psi Português:VIOLÊNCIA
ABUSO SEXUAL
ESCUTA PSICANALÍTICA
Descritores Psi Inglês:VIOLENCE
SEXUAL ABUSE
PSYCHOANALYTICAL LISTENING
Descritores Psi Espanhol:VIOLENCIA
ABUSO SEXUAL
ESCUCHA PSICOANALITICA
Meio Eletrônico:http://www.opcaolacaniana.com.br/pdf/numero_20/A_crianca_e_o_adolescente_no_testemunho.pdf


  39 / 574 INDEXPSI  
              first record previous record next record last record
seleciona
para imprimir
Texto em PDF
Id:54663
Autor:Zanotti, Susane Vasconcelos.
Título:O adolescente e seus enlaces: considerações sobre o tempo.
Fonte:Opcao lacan;7(20):1-9, jul. 2016.
Resumo em português: Busca-se no presente trabalho extrair alguns elementos a respeito do adolescente e seus enlaces, a partir das seguintes escansões: tempo de despertar; tempo lógico de um encontro; tempo de agir; tempo da análise(AU)
Limites:Humanos
Descritores Psi Português:ADOLESCENTES
PUBERDADE
TEMPO
Descritores Psi Inglês:ADOLESCENTS
PUBERTY
TIME
Descritores Psi Espanhol:ADOLESCENTES
PUBERTAD
TIEMPO
Meio Eletrônico:http://www.opcaolacaniana.com.br/pdf/numero_20/O_adolescente_e_seus_enlaces.pdf


  40 / 574 INDEXPSI  
              first record previous record
seleciona
para imprimir
Texto em PDF
Id:54662
Autor:Rouillon, Jean-Pierre.
Título:O trabalho com os pais – da função deresíduo à surpresa.
Fonte:Opcao lacan;7(20):1-14, jul. 2016.
Resumo em português: O lugar do sintoma da criança na família é a questão central desse texto que parte das principais referências teóricas de Lacan, para abordar que ensinamentos podemos apreender na prática em instituição. Um caso de um sujeito adolescente ilustra a importância do trabalho com os pais, as invenções do analista e a solução escolhida por este sujeito autista para lidar com o real em jogo(AU)
Descritores Psi Português:TRABALHO
AUTISMO
FAMÍLIA
Descritores Psi Inglês:LABOUR
AUTISM
FAMILY
Descritores Psi Espanhol:TRABAJO
AUTISMO
FAMILIA
Meio Eletrônico:http://www.opcaolacaniana.com.br/pdf/numero_20/O_trabalho_com_os_pais.pdf



página 1 de 15 ir para página                         
   


Refinar a pesquisa
  Base de dados : INDEXPSI Formulário avançado   
Pesquisar por : Formulário livre   

    Pesquisar no campo  
1  
2
3
 
           
Search engine: iAH v2.6.1 powered by WWWISIS
BIREME/PAHO/WHO - Latin American and Caribbean Center on Health Sciences Information