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Id:54494
Autor:Serreti, Maria Angélica Tomás.
Título:Toxicomania: um estudo psicanalítico / Drug addiction: a psychoanalytic study.
Fonte:Mosaico;5(2):1-15, 2013.
Resumo em português: No presente texto apresentamos algumas conclusões que pudemos elaborar a partir da realização da pesquisa: “A Psicanálise da Toxicomania”. Trata-se de um estudo teórico cujo objetivo é compreender os motivos que levam um indivíduo a fazer uso abusivo de psicotrópicos, bem como as repercussões psíquicas da relação de dependência que ele estabelece com a droga. Desviar nosso olhar para o sujeito e não para o objeto droga nos possibilitou esclarecer os circuitos relativos à história do sentido singular que a droga tem para um sujeito, tarefa de que se ocupa a psicanálise.Freud menciona a intoxicação como um modo eficaz de fugir ao mal estar fazendo desaparecer a angústia e os sofrimentos psíquicos. A toxicomania é, pois um modo de funcionamento mental que busca recusar a realidade externa e a interna, tendo uma função estruturante para o sujeito.(AU)
Resumo em inglês: In this paper we present same conclusions we came to during the research we did, called “The Psychoanalysis of Drug Addiction”.This is a theoretical study in which the objective is to try to comprehend the motives that lead a person to use and abuse drugs,as well the consequences, in his mind, of the addictive relation established between narcotic and subject. To observe the subject characteristics’, not just narcotics’ biological effects, provided us the possibility to analyze the mind work related to the story of the specific meaning that drug has to him. This is a typical psychoanalytic work way. To Freud, the drug abuse is a very effective way to get rid of discontents and psychic suffering. Drug addiction is a mind’s structural working way in which it tries to refuse the inside and outside reality.(AU)
Descritores DECS:Psicologia
Descritores Psi Português:PSICANÁLISE
TOXICOMANIA
CLÍNICA PSICANALÍTICA
Descritores Psi Inglês:PSYCHOANALYSIS
TOXICOMANIA
PSYCHOANALYTIC CLINIC
Descritores Psi Espanhol:PSICOANÁLISIS
TOXICOMANIA
CLÍNICA PSICOANALITICA
Responsável:BR654.1 - Univ. Federal de Minas Gerais - UFMG/FAFICH/BC.
Meio Eletrônico:https://seer.ufmg.br/index.php/mosaico/article/view/4393/3193


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Id:54493
Autor:Santos, Igor Dutra.
Título:Por uma hermenêutica da origem da culpabilidade humana / For a hermeneutic of the origin of human culpability.
Fonte:Mosaico;5(2):1-7, 2013.
Resumo em português: Freud ainda hoje é vítima de duras críticas por sua incursão na antropologia através de‚Totem e tabu‛ (1912-13/2006 d). De fato o texto contém inconsistências, superadas pela investigação atual daquilo que ele tentava encontrar: a origem da moral e da religião.Quanto à religião não há dúvidas do erro de Freud, mas com a ajuda do sistema hermenêutico de Paul Ricœur, tentamos apontar para o brilhantismo freudiano ao exploraras origens da culpabilidade humana. Para tanto nos apoiamos especialmente no conceito de símbolo em ‚O conflito das interpretações‛ ‚A simbólica do mal interpretada‛ (1969/1988)e buscamos traçar uma relação entre o mito desenvolvido por Freud e o mito adâmico judaico-cristão, ambos tentativas de mostrar o surgimento do sentimento intrinsecamente humano de culpa.(AU)
Resumo em inglês: Even nowadays Freud is victim of strong critics for his incursion on anthropology, through‚Totem and taboo‛ (1912-13/2006d). In fact the text holds inconsistencies, over came by recent investigation of what he was trying to find: the origin of moral and religion. As for religion there is no doubts of Freud’s mistake, but with Paul Ricœur’s hermeneutical system help we try to point to Freud’s brilliant exploration of the origins of human culpability. To do so, we find support especially on the concept of symbol in ‚The symbolism of evil interpreted‛ (1969/1988) and look for tracing a relation between the myth developed by Freud and Judeo-Christian adamic myth, both attempts of showing the emergence of the intrinsically human feeling of guilt.(AU)
Descritores DECS:Psicologia
Descritores Psi Português:PSICANÁLISE
SÍMBOLOS
Descritores Psi Inglês:PSYCHOANALYSIS
SYMBOL
Descritores Psi Espanhol:PSICOANÁLISIS
SÍMBOLO
Responsável:BR654.1 - Univ. Federal de Minas Gerais - UFMG/FAFICH/BC.
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Id:54492
Autor:Barbosa, Maria Rita Loureiro Vasconcelos; Moreira, Jacqueline de Oliveira.
Título:Considerações sobre a angústia a partir da relação entre Rodrigo S. M. e Macabéa, de A hora da estrela, de Clarice Lispector / Considerations on the matter of anguish through a comparison between Rodrigo S. M.and Macabéa, from A hora da estrela, by Clarice Lispector.
Fonte:Mosaico;5(2):1-9, 2013.
Resumo em português: Em A hora da estrela, Clarice Lispector nos apresenta Rodrigo S.M., um ser angustiado e perdido em si mesmo, e Macabéa,personagem criada por Rodrigo S. M. que é não só uma representação de sua angústia, mas também uma representação da própria angústia. Ao fazer um estudo de caso das personagens do livro de Clarice Lispector, seus sentimentos e, sobretudo, suas existências do ponto de vista da Psicologia Existencial e ao articular tais análises à obra A Náusea de Sartre, foi possível analisar as várias tangências entre elas e, a partir daí, tecer considerações acerca da angústia e do vazio existencial do homem contemporâneo.(AU)
Resumo em inglês: In A hora da estrela, Clarice Lispector presents Rodrigo S. M., a human being that is anguished and lost in himself, and Macabéa, a character created by Rodrigo S. M. who is not only a representation of his anguish, but also a representation of anguis hitself. By doing a case study of this novel’s characters, their feelings and, especially, of their existence from the point of view of Existential Psychology to articulate such analyzes and the work of Sartre's Nausea, it was possible to analyze many tangencies between those ills and modern man, especially in his anguish and existential emptiness.(AU)
Descritores DECS:Psicologia
Descritores Psi Português:ANGÚSTIA
PSICOLOGIA EXISTENCIAL
Descritores Psi Inglês:ANGUISH
EXISTENTIAL PSYCHOLOGY
Descritores Psi Espanhol:ANGUSTIA
PSICOLOGÍA EXISTENCIAL
Responsável:BR654.1 - Univ. Federal de Minas Gerais - UFMG/FAFICH/BC.
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Id:54491
Autor:Assumpção, Gabriel Almeida.
Título:Psicanálise: da crítica da tradição à sociedade pós-tradicional / Psychoanalysis: from the critique of tradition tothe post-traditional society.
Fonte:Mosaico;5(2):1-10, 2013.
Resumo em português: A partir da leitura de textos culturais freudianos, podemos depreender uma idéia de "tradição", seja no âmbito dos valores internalizados no Supereu, seja na visão crítica freudiana da cultura e da religião. A tradição se mostra, geralmente em Freud,algo a ser criticado por trazer sofrimento ao indivíduo. Em seguida, considera-se o que seria uma sociedade pós-tradicional,com ênfase nos sistemas peritos - expressão de Giddens. Finalmente, prosseguimos à crítica de Freud à técnica, com base no Mal-estar na Cultura (1978/1929), para tecer considerações iniciais sobre o lugar da psicanálise em uma sociedade pós-tradicional, valorizando a dimensão reflexiva - também no sentido giddensiano - que a psicanálise proporciona.(AU)
Resumo em inglês: The reading of Freud´s works on culture allows us to engage in asystematic analysis of what could be taken as a psychoanalytical idea of “tradition”. This can be seen in the internalized values of the Superego and in the Freudian criticism of culture and religion. Traditions can be thought of, in Freud´s work, as something to becriticized, due to the suffering it entails to its subjects. Furthermore, we discuss the idea of a post-traditional society, by means of emphasis on the expert systems – a Giddensian expression. Finally, we proceed to Freud´s criticism of technology,based on Civilization and its Discontents (1978/1929), by means of initial considerations regarding the place of psychoanalysis in apost-traditional society, valuing its reflexive dimension.(AU)
Descritores DECS:Psicologia
Descritores Psi Português:PSICANÁLISE
MODERNIDADE
Descritores Psi Inglês:PSYCHOANALYSIS
MODERNITY
Descritores Psi Espanhol:PSICOANÁLISIS
MODERNIDAD
Responsável:BR654.1 - Univ. Federal de Minas Gerais - UFMG/FAFICH/BC.
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Id:54490
Autor:Oliveira, Karina Mendicino de; Gomes, Alexandre Alves .
Título:Intervenção psicossocial com uma aluna de Eja: investigando as bases da identidade estigmatizada / Phsycosocial intervention with an adult student: investigating the basis of stigmatized identity.
Fonte:Mosaico;5(2):61-71, 2013.
Resumo em português: Este é um estudo de caso referente ao acompanhamento psicopedagógico realizado com uma aluna de EJA – Educação de Jovens e Adultos. Buscou-se um trabalho amplo em relação às dificuldades apresentadas pela aluna, partindo de uma visão da identidade como construção social. Verificou-se que um grande obstáculo ao desempenho escolar da aluna estava relacionado à insegurança para enfrentar suas limitações, o que pode ter como base a identificação com uma posição social de inferioridade. Partindo desse pressuposto, realizou - se uma intervenção psicossocial que foi de grande contribuição para o início do processo de enfrentamento das próprias dificuldades. Foi utilizado método “História de Vida” para coleta de dados(AU)
Resumo em inglês: This paper is a case study related to a psychopedagogical follow-up conducted in a Youth and Adult Education student. We aimed to do a wide work about the student’s difficulties, from a view of identity as a social construction. It was found that a major obstacle to the student's academic performance was related to insecurity y to face their limitations, which may be based on identification with a social position of inferiority. Based on this assumption, we carried out a psychosocial intervention that was a great contribution to the beginning of the process of coping with their own difficulties. We used the method "History of Life" for data collection(AU)
Descritores DECS:Psicologia
Descritores Psi Português:Psicologia
Descritores Psi Inglês:Psychology
Descritores Psi Espanhol:Psicología
Responsável:BR654.1 - Univ. Federal de Minas Gerais - UFMG/FAFICH/BC.
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Id:54489
Autor:Sousa, Diogo Araújo de; Sousa, Kelyane Oliveira de; Melo Neto, Othon Cardoso de; Menezes, Roberta Camara Rocha.
Título:De quem é essa música?Influência social e avaliação artística / Who wrote this song? Social influence and artistic evaluation.
Fonte:Mosaico;3(1):1-14, 2008 - 2009.
Resumo em português: Essa pesquisa analisou a forma como o público percebe e avalia uma letra de música quando sua composição é atribuída a um cantor e compositor nacional,regional ou desconhecido, assim como quando ela é atribuída a um homem ou uma mulher. 150 estudantes universitários (73 homens, 77 mulheres) avaliaram a letra de uma música fictícia em termos de quanto gostaram dela, quão bem escrita acharam que ela foi, e se estariam interessados em ouvi-la. Os resultados apontam que letras de música associadas a cantores regionais tiverem uma melhor avaliação que aquelas associadas a cantores desconhecidos, enquanto que as associadas a cantores nacionais não se diferenciaram dos demais grupos.O sexo do cantor não influenciou nos julgamentos. Outro achado foi a tendência das mulheres a gostar mais da letra da música que os homens. Esses resultados são discutidos à luz de alguns modelos de atitude e influência social. (AU)
Resumo em inglês: This research examined the public’s reaction on the evaluation of lyrics when they’re led to believe the lyrics were written either by a national, regional or unknown singer and composer, as well as when the lyrics are associated to amale or female singer. 150 college students (73 male, 77 female) were askedto evaluate fictitious lyrics in terms of how much they liked it, how well-written they judge it, and if they were interested in listening to it. Results indicated that lyrics associated to regional singers were more favorably evaluated than lyrics associated to unknown singers, while those associated to national singers did not achieve a significant difference between any of the other groups. The singer’s sex did not influence the judgments. Other finding was the tendency for women to like the lyrics more than men. These results are discussed in termsof some attitude and social influence models.(AU)
Descritores DECS:Psicologia
Descritores Psi Português:INTERAÇÃO SOCIAL
MÚSICA
AUTORIA
Descritores Psi Inglês:SOCIAL INTERACTION
MUSIC
AUTHORSHIP
Descritores Psi Espanhol:INTERACIÓN SOCIAL
MÚSICA
AUTORIA
Responsável:BR654.1 - Univ. Federal de Minas Gerais - UFMG/FAFICH/BC.
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Id:54488
Autor:Loures, Natália Raquel Pereira; Milagres, Andréa Franco.
Título:A depressão adolescente e a globalização / The depression adolescente and the globalization.
Fonte:Mosaico;3(1):1-8, 2008 - 2009.
Resumo em português: Através deste artigo, busca-se apresentar a relação existente entre o desencadeamento da depressão adolescente e o processo de globalização.Considera-se para tal, dados do aumento significativo desta patologia na adolescência. A fim de alcançarmos o objetivo proposto, são expostos alguns conceitos de adolescência, depressão e globalização, verificando os efeitos deste processo e como ele se concretiza na sociedade do século XXI. Apresenta-se ainda, as influências que podem ser sofridas pelos adolescentes através dos meios de comunicação e da sociedade de consumo em que estamos inseridos.Assim, espera-se que no decorrer do artigo, seja possível verificar as influências(provindas do processo de globalização) sobre o crescimento da depressão na adolescência.(AU)
Resumo em inglês: Through this article, seeks to present the relationship between the development of adolescent depression and the process of globalization. It is for this, given the significant increase of this disease in adolescence. In order to achieve the proposed objective, are exposed some concepts of adolescence, depression and globalization, noting the effects of this process and how it occurs in society of the twenty-first century. There is also, the influences that may be suffered by teenagers through the media and of consumer society in which we operate. Thus,it is expected that during the article, is possible to verify the influences (stemmed the process of globalization) on the growth of depression in adolescence.(AU)
Descritores DECS:Psicologia
Descritores Psi Português:ADOLESCÊNCIA
DEPRESSÃO
GLOBALIZAÇÃO
Descritores Psi Inglês:ADOLESCENCE
DEPRESSION
GLOBALIZATION
Descritores Psi Espanhol:ADOLESCENCIA
DEPRESIÓN
GLOBALIZACIÓN
Responsável:BR654.1 - Univ. Federal de Minas Gerais - UFMG/FAFICH/BC.
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Id:54487
Autor:Lattanzio, Felippe.
Título:Por que criamos? Reflexões psicanalíticas sobre a gênese da arte / Why do we create? Psychoanalytical reflections on the origins of art.
Fonte:Mosaico;3(1):1-11, 2008 - 2009.
Resumo em português: A pergunta sobre a gênese da criação artística perpassa há muito a civilização,intrigando artistas, filósofos, psicólogos e toda uma gama de teóricos. A partir de um breve diálogo com alguns escritores e músicos, procuraremos, neste artigo, pensar o fenômeno do processo criativo principalmente a partir da psicanálise,considerando diferentes linhas de raciocínio: a sublimação como destino da pulsão; o fator pulsional-quantitativo como indicação de dom; a relação oscilante do eu com as instâncias ideais; os processos primário e secundário como possíveis correlativos de inspiração e método e, por fim, a participação necessária e muitas vezes destrutiva da pulsão de morte na criação.(AU)
Resumo em inglês: For a long time, the question about the genesis of artistic creation crosses the civilization intriguing artists, philosophers, psychologists and several theoreticals. Starting with a brief dialogue with different writers and musicians, we will try, in this article, to think the phenomenon of the creative process based on some psychoanalysis concepts: the sublimation as a destination of the drive; the drive-quantitative factor; the oscillatory relation of the Ego with the ideals; the primary and secondary processes as possible correlatives of inspiration and method; and finally the required participation of the death drive in the creativeness.(AU)
Descritores DECS:Psicologia
Descritores Psi Português:SUBLIMAÇÃO
PSICANÁLISE
Descritores Psi Inglês:SUBLIMATION
PSYCHOANALYSIS
Descritores Psi Espanhol:SUBLIMACION
PSICOANÁLISIS
Responsável:BR654.1 - Univ. Federal de Minas Gerais - UFMG/FAFICH/BC.
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Id:54486
Autor:Firmino, Jeff Emmanuel Costa; Brotto, Tullio Cezar de Aguiar.
Título:Raciocínio, Heurísticas e resolução de problemas: um diálogo teórico-conceitual / Reasoning, Heuristics and problem-solving: a theoretic-conceptual dialog.
Fonte:Mosaico;3(1):1-12, 2008 - 2009.
Resumo em português: Originalmente, o termo funcional raciocínio estaria vinculado ao seu radical etimológico razão, o que determinaria como característica fundamental o uso de uma lógica possível enquanto padrão racional. Comportamentos de aquisição e execução de estratégias aplicadas a uma reação organizada ao ambiente seriam determinados tanto pelo histórico de aprendizado, desenvolvimento e constituição fisiológico-cognitiva e contingências que surgem no instante de ocorrência do comportamento, quanto pela interseção entre heurísticas de raciocínio dos tipos serial matching e parallel matching. O presente artigo objetiva a produção de um diálogo teórico-conceitual entre a Análise do Comportamento Humano e a Psicologia Cognitiva, acerca dos métodos e processos de raciocínio comparativo (serial e paralelo), enquanto heurísticas aplicadas à resolução de problemas. As considerações finais apresentam informações complementares sobre os temas discutidos. (AU)
Resumo em inglês: Originally, the functional term reasoning would be linked to your own etymological radical reason, what would determine as fundamental characteristicthe use of a possible logic, like a rational pattern. Behavior acquisition and applied strategies execution in a organized reaction towards the environment would be determined as much by the learning history, physiological-cognitivedevelopment and constitution, and contingencies that arise in the instant that behavior occurs, as well as the intersection between reasoning heuristics like serial matching and parallel matching. The present paper intend a production of an theoretic-conceptual dialog between the Human Behavior Analysis and the Cognitive Psychology, concerning the methods and processes of thecomparative reasoning (serial and parallel), as heuristics applied to problem solving. The final considerations presents complementary information about the themes that was discussed. (AU)
Descritores DECS:Psicologia
Descritores Psi Português:RACIOCÍNIO
Descritores Psi Inglês:REASONING
Descritores Psi Espanhol:RACIOCINIO
Responsável:BR654.1 - Univ. Federal de Minas Gerais - UFMG/FAFICH/BC.
Meio Eletrônico:https://seer.ufmg.br/index.php/mosaico/article/view/4691/3270


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Id:54485
Autor:Assumpção, Gabriel Almeida.
Título:Pulsão de Morte e Crítica Cultural / Death Drive and Cultural Critic.
Fonte:Mosaico;3(1):1-12, 2008 - 2009.
Resumo em português: Entre as concepções da metapsicologia que influenciaram as idéias de Sigmund Freud sobre a cultura, a pulsão de morte recebe especial destaque, dado que acentua uma visão mais radical acerca da violência humana. Além disso, o referido conceito apresenta sérias implicações na passagem do primeiro dualismo pulsional ao segundo dualismo pulsional a na transição da primeira tópica à segunda tópica do aparelho psíquico. O presente trabalho trata de um estudo teórico centrado em textos metapsicológicos freudianos circunscritos ao período de 1919 a 1940 – desde “O Estranho” (1919) até o Compêndio de Psicanálise (1938[1940]) – tendo por meta expor como evoluiu, no pensamento freudiano, a concepção de pulsão de morte, observando como essa se articula à compulsão à repetição, à culpa e à crítica cultural freudiana. Além dos textos estritamente metapsicológicos, daremos ênfase à obra O Mal-Estar na Cultura(1930). Buscaremos, também, auxílio de comentadores de Freud(AU)
Resumo em inglês: There are many conceptions in the field of metapsychology that had an influence on Sigmund Freud’s ideas regarding culture. Amongst these, the death drive receives special highlights, due to the radical sight by Freud on human violence of which it was a result. Further more, the mentioned concept presents major implications in the transition from the first to the second dualism of drives,as well as in the shift from the first to the second topography of the psychicapparatus. The present paper is a study centered in Freudian metapsychological writings ranging from 1919 to 1940, from “The Uncanny” (1919) to An Outline of Psychoanalysis (1938[1940]), and its aim is to expose how the conception of thedeath drive evolves along the Freudian thought by means of the establishment of a link with repetition-compulsion, with guilt and with Freud’s cultural critic. Besides the strictly metapsychological writings, we will emphasize the Freudian text entitled Civilization and its Discontents (1930). We will also seek for support from academic studies on Freud.(AU)
Descritores DECS:Psicologia
Descritores Psi Português:CULPA
PULSÃO DE MORTE
Descritores Psi Inglês:GUILT
DEATH INSTINCT
Descritores Psi Espanhol:CULPA
PULSIÓN DE MUERT
Responsável:BR654.1 - Univ. Federal de Minas Gerais - UFMG/FAFICH/BC.
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Id:54484
Autor:Santos, Maria Josefina Medeiros; Luciana Andrade Marinho.
Título:Um corpo na escuridão: o estágio do espelho em cegos / A body in darkness – the mirror stage in blinds.
Fonte:Mosaico;3(1):1-9, 2008 - 2009.
Resumo em português: O estádio do espelho é uma noção forjada por Jacques Lacan no ano de 1936. O estádio do espelho diz respeito a um momento crucial na vida da criança no qualela finalmente faz a conquista de sua imagem corporal. A apropriação de sua imagem pela criança acontece por intermédio da visão de seu corpo refletido no espelho, e pelo modo como se dá a interação com a mãe, ou outra figura,nesse momento. Dessa maneira, como ocorreria a passagem da criança cega pelo estádio do espelho? O presente artigo pretende elucidar o modo como acriança incapaz de enxergar efetua a conquista de sua identidade corporal.(AU)
Resumo em inglês: The mirror stage is a notion coined by Jacques Lacan in the year of 1936. The mirror stage concerns a crucial moment in a child’s life in witch she finally conquers her body image. The appropriation of her image by the child happens inter mediated by the vision of her body reflected in the mirror, and by the way itinteracts with her mother, or other figure, at this moment. So how would occur the passage of a blind child through the mirror stage? The present article intends to elucidate the way how the child incapable of seeing effectuates the conquest of her body identity. (AU)
Descritores DECS:Psicologia
Descritores Psi Português:IMAGINÁRIO
CEGUEIRA
Descritores Psi Inglês:IMAGINARY
BLINDNESS
Descritores Psi Espanhol:IMAGINARIO
CEGUERA
Responsável:BR654.1 - Univ. Federal de Minas Gerais - UFMG/FAFICH/BC.
Meio Eletrônico:https://seer.ufmg.br/index.php/mosaico/article/view/4690/3269


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Id:32346
Autor:Souza, Luciana Karine de; Gauer, Gustavo.
Título:Orientação acadêmica da iniciação científica ao pós-doutorado: 0 exemplo de Angela M. B. Biaggio (1940-2003) / Academic advising in higher education: The example of Angela M. B. Biaggio (1940-2003)
Fonte:Mosaico;2(1):57-63, jan.-jun. 2008
Resumo em português: A supervisão em pesquisa não é suficientemente valorizada enquanto habilidade básica para o indivíduo que busca a carreira científica em Psicologia no Brasil. Consideradas as historiografias da ciência e das idéias, as relações de supervisão acadêmica sempre ocuparam posição crucial. Nesta contribuição apresentamos uma reflexão sobre o impacto do trabalho de Angela Biaggio (1940-2003), referência na consolidação da psicologia do desenvolvimento no Brasil. O interesse repousa sobre um dos fatores mais relevantes da trajetória de pesquisadores em qualquer área do conhecimento: o exercício da orientação em iniciação científica e estudos pós-graduados. Apresenta-se uma breve nota biográfica sobre a Professora e são listadas algumas orientações que reali¬zou. Salienta-se o papel do orientador em iniciação científica e em estudos pós-graduados, a influência na formação de recursos humanos voltados à prática acadêmica ou profissional, e o impacto diferenciado da orientação acadêmica sobre a produção científica(AU)
Descritores DECS:Psicologia
Limites:Humanos
Masculino
Feminino
Descritores Psi Português:PSICOLOGIA
Descritores Psi Inglês:PSYCHOLOGY
Descritores Psi Espanhol:PSICOLOGIA
Responsável:BR654.1 - Univ. Federal de Minas Gerais - UFMG/FAFICH/BC.
Localização:BR85.1 - USP/IP/SBD
BR271.1 - PUC-CAMPINAS/SBI
BR645.1 - UFMG/FCH/BC


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Id:32345
Autor:Gonçalves, Allan Moura Oliveira; Silva, Celso Renato.
Título:A técnica da psicanálise frente a um caso de histeria: as reminiscências como fenômenos do inconsciente / The technique of the psychoanalysis front to a case of histerya: the reminiscences as phenomena of the unconscious
Fonte:Mosaico;2(1):45-52, jan.-jun. 2008
Resumo em português: O objetivo deste artigo é demonstrar a relação entre a teoria psicanalítica e a manobra do estudante psicanalista tomando como índice um caso de neurose histérica. Nesse sentido, trata-se de um caso clínico com sintomas peculiares à histeria, como dores que mudam de lugar no corpo da paciente em questão; reminiscências em sonhos traumáticos; e pesadelos. Sintomas esses que convocam a uma tentativa de escrita, de transposição para o papel, ato que se norteia justamente por um importante pilar que deve haver nesta clínica: a ética. A partir do trato dado a alguns sonhos da paciente e das subseqüentes interpretações clínicas, colocamos no cerne da discussão a metáfora paterna que traz consigo a interdição da castração do sujeito. Uma vez internalizada essa metáfora, falaremos da busca significante pelo pai simbólico de que é privada a histérica(AU)
Descritores DECS:Psicologia
Histeria
Sonhos
Limites:Humanos
Masculino
Feminino
Descritores Psi Português:PSICOLOGIA
HISTERIA
ANALISE DO SONHO
Descritores Psi Inglês:PSYCHOLOGY
HYSTERIA
DREAM ANALYSIS
Descritores Psi Espanhol:PSICOLOGIA
HISTERIA
ANALISIS DEL SUENO
Responsável:BR654.1 - Univ. Federal de Minas Gerais - UFMG/FAFICH/BC.
Localização:BR85.1 - USP/IP/SBD
BR271.1 - PUC-CAMPINAS/SBI
BR645.1 - UFMG/FCH/BC


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Id:32344
Autor:Tomás, Maria Angélica.
Título:Intoxicação: um retorno à onipotência narcísica / Intoxication: a return to the narcissistic omnipotence
Fonte:Mosaico;2(1):35-43, jan.-jun. 2008
Resumo em português: O presente trabalho é um estudo sobre a toxicomania, à luz da psicanálise, a partir dos referenciais: narcisismo primário e auto-erotismo. Esses conceitos ajudam-nos a compreender o efeito regressivo que as drogas produzem no psiquismo dos usuários. A busca pelo prazer primário, pela independência ante as imposições e limitações do mundo externo são os nortes que nos guiam à compreensão do vínculo do toxicômano com a droga e esclarecem quais são os circuitos afetivos envolvidos na drogadição. A fase anterior ao desenvolvimento psíquico, à qual regridem aqueles que se intoxicam, pode ser comparada à idéia de um paraíso que imaginariamente existiu no começo da formação do aparelho psíquico, pois nele não havia nada que se interpusesse ao desejo e sua satisfação, e é por isso que a regressão a tal fase é tão atraente(AU)
Descritores DECS:Psicologia
Transtornos Relacionados ao Uso de Substâncias
Narcisismo
Limites:Humanos
Masculino
Feminino
Descritores Psi Português:PSICOLOGIA
PSICANALISE
TOXICOMANIA
NARCISISMO
Descritores Psi Inglês:PSYCHOLOGY
PSYCHOANALYSIS
TOXICOMANIA
NARCISSISM
Descritores Psi Espanhol:PSICOLOGIA
PSICOANALISIS
TOXICOMANIA
NARCISISMO
Responsável:BR654.1 - Univ. Federal de Minas Gerais - UFMG/FAFICH/BC.
Localização:BR85.1 - USP/IP/SBD
BR271.1 - PUC-CAMPINAS/SBI
BR645.1 - UFMG/FCH/BC


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Id:32343
Autor:Santos, Ana Carolina Teixeira; Moura, Samara Melo; Haase, Vitor Geraldi.
Título:Recomendações para reabilitação neuropsicológica aplicada à demência / Recomendations for neuropsychological rehabilitation aplied to the dementia
Fonte:Mosaico;2(1):17-33, jan.-jun. 2008
Resumo em português: A Reabilitação Neuropsicológica Aplicada às Demencias (RNAD) é um conjunto de intervenções diagnosticas e terapêuticas com objetivo de restaurar a capacidade funcional do individuo, otimizando o potencial individual e minimizando os riscos de disfuncionalidade. Objetivou-se realizar uma revisão sobre a RNAD, fornecendo subsídios para sua utilização. Contudo, as intervenções representam um grupo metodológico heterogêneo, necessitando ser mais bem investigadas. Uma revisão teórica através das bases Pubmed, Bireme, Psycinfo e acervo bibliográfico da UFMG revelou que a RNAD deve ser personalizada, multidisciplinar e contínua, fornecendo a maior estimulação dos diversos domínios cognitivos/psicossociais, através de técnicas individuais, coletivas, acadêmicas e ecológicas aplicadas ao paciente e ao cuidador, associando-se abordagens neuropsicológicas e farmacológicas. Conclui-se que são necessários maiores investimentos em pesquisas, com estudos mais específicos, com amostras maiores e enfoque na validade interna e externa dos tratamentos(AU)
Descritores DECS:Psicologia
Demência
Limites:Humanos
Masculino
Feminino
Descritores Psi Português:PSICOLOGIA
DEMENCIA
REABILITACAO NEUROPSICOLOGICA
Descritores Psi Inglês:PSYCHOANALYSIS
DEMENTIA
NEUROPSYCHOLOGICAL REHABILITATION
Descritores Psi Espanhol:PSICOLOGIA
DEMENCIA
REHABILITACION NEUROPSICOLOGICA
Responsável:BR654.1 - Univ. Federal de Minas Gerais - UFMG/FAFICH/BC.
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Id:32342
Autor:Fonseca, Sara Lopes; Rena, Luiz Carlos Castelo Branco.
Título:Transtornos alimentares na adolescência: em busca do corpo ideal / Eating disorders in the adolescence: in search of the ideal body
Fonte:Mosaico;2(1):9-15, jan.-jun. 2008
Resumo em português: A anorexia e bulimia são transtornos alimentares que a cada dia ganham um crescente número de vítimas, tomando as atenções de muitos profissionais principalmente os da saúde. Um mal estar contemporâneo que atinge as mulheres e em especial, as adolescentes. Em uma sociedade que tudo vira mercadoria, o corpo se tornou objeto que representa a imagem. Emerge então uma ambígua obsessão por um corpo magro e intenso medo de engordar(AU)
Descritores DECS:Psicologia
Anorexia
Bulimia
Adolescente
Limites:Humanos
Masculino
Feminino
Descritores Psi Português:PSICOLOGIA
BULIMIA
DISTURBIOS DO ATO DE COMER
ADOLESCENCIA
Descritores Psi Inglês:PSYCHOLOGY
BULIMIA
EATING DISORDERS
ADOLESCENCE
Descritores Psi Espanhol:PSICOLOGIA
BULIMIA
TRASTORNOS DE LA INGESTION DE ALIMENOS
ADOLESCENCIA
Responsável:BR654.1 - Univ. Federal de Minas Gerais - UFMG/FAFICH/BC.
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BR271.1 - PUC-CAMPINAS/SBI
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Id:32341
Autor:Rodrigues, Lucas de Avelar Vaz.
Título:0 trauma, o tempo e a perlaboração / The trauma, the time and the working-through
Fonte:Mosaico;2(1):1-7, jan.-jun. 2008
Resumo em português: Este artigo propõe uma discussão a partir dos termos trauma, tempo e perlaboração, tratando-os pelo viés do aspecto econômico, o que permite operar a articulação entre eles. Ainda nos valemos do caso de um paciente atendido no SPA (Serviço de Psicologia Aplicada - FAF1CH - UFMG) para abordar tal temática. Desta forma, retomamos as noções de etiologia traumática das neuroses e neurose traumática, visando a possibilidade de interlocução entre elas para se pensar o ofício do psicanalista(AU)
Descritores DECS:Psicologia
Trauma do Sistema Nervoso
Limites:Humanos
Masculino
Feminino
Descritores Psi Português:PSICOLOGIA
TEMPO
Descritores Psi Inglês:PSYCHOLOGY
TIME
Descritores Psi Espanhol:PSICOLOGIA
TIEMPO
Responsável:BR654.1 - Univ. Federal de Minas Gerais - UFMG/FAFICH/BC.
Localização:BR85.1 - USP/IP/SBD
BR271.1 - PUC-CAMPINAS/SBI
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Id:32340
Autor:Campos, Regina Helena de Freitas; Quintas, Graziela de Andrade.
Título:O ensino de Psicologia para Educadores em Minas Gerais: a experiência de Helena Antipoff (1930-1987) / Teaching psychology for educators in Minas Gerais: Helena Antipoff's experience (1930-1987)
Fonte:Mosaico;1(1):61-76, jul.-dez. 2007
Resumo em português: A experiência da psicóloga e educadora Helena Antipoff no ensino de Psicologia para educadores é examinada, a partir dos documentos inéditos do acervo do Centro de Documentação e Pesquisa Helena Antipoff localizado na Biblioteca Central da UFMG. Foram identificados 39 documentos relevantes, contendo informações sobre cursos de Psicologia lecionados para educadores entre 1930 e 1987. Os cursos aconteceram na Escola de Aperfeiçoamento de Professores de Minas Gerais, na Faculdade de Filosofia da Universidade Federal de Minas Gerais, na Escola Normal Rural e no Instituto Superior de Educação Rural da Fazenda do Rosário, localizada em Ibirité, MG, instituições nas quais Antipoff atuou como professora. Os documentos informam sobre os conteúdos dos cursos e sobre os métodos de ensino utilizados. No que se refere aos conteúdos, observa-se a preocupação em trazer informações sobre as principais teorias psicológicas da época, em especial aquelas propostas por psicólogos franceses e suíços como Binet, Claparède e Piaget. Quanto aos métodos de ensino, evidencia-se a opção pelos métodos ativos, que privilegiam a participação do estudante na construção do conhecimento, com base na pesquisa empírica(AU)
Descritores DECS:Psicologia
Limites:Humanos
Masculino
Feminino
Descritores Psi Português:PSICOLOGIA
ANTIPOFF, HELENA, 1872-1974
EDUCACAO
Descritores Psi Inglês:PSYCHOLOGY
EDUCATION
Descritores Psi Espanhol:PSICOLOGIA
EDUCACION
Responsável:BR654.1 - Univ. Federal de Minas Gerais - UFMG/FAFICH/BC.
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BR645.1 - UFMG/FCH/BC


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Id:32339
Autor:Mata, Fernanda Gomes da; Silva, Júlia Beatriz Lopes; Haase, Vitor Geraldi.
Título:Narrativas: abordagens cognitivas e neuropsicológicas da análise da produção e compreensão / Narratives: cognitives and neuropsychologicals approaches to the analysis of production and comprehension
Fonte:Mosaico;1(1):51-59, jul.-dez. 2007
Resumo em português: É inegável a importância de se compreender e produzir narrativas no cotidiano humano. Escutamos e produzimos histórias em casa, na escola, no trabalho e em diversos lugares de convívio. Ainda assim, os estudos que analisam tais processos em crianças com desenvolvimento normal ou com algum tipo de déficit são fragmentados. As metodologias que objetivam verificar a qualidade da compreensão e produção textual não são sistematizadas, dificultando, portanto, a comparação objetiva de resultados de pesquisas. Este artigo procura sintetizar alguns modelos de análise da narrativa consagrados na literatura cognitiva e estabelecer relações com pressupostos da neuropsicologia, como áreas cerebrais ativadas e prejuízos no âmbito textual em algumas síndromes e transtornos(AU)
Descritores DECS:Psicologia
Cognição
Neuropsicologia
Narração
Metodologia
Limites:Humanos
Masculino
Feminino
Descritores Psi Português:PSICOLOGIA
NEUROPSICOLOGIA
METODOLOGIA
Descritores Psi Inglês:PSYCHOLOGY
NEUROPSYCHOLOGY
METHODOLOGY
Descritores Psi Espanhol:PSICOLOGIA
NEUROPSICOLOGIA
METODOLOGIA
Responsável:BR654.1 - Univ. Federal de Minas Gerais - UFMG/FAFICH/BC.
Localização:BR85.1 - USP/IP/SBD
BR271.1 - PUC-CAMPINAS/SBI
BR645.1 - UFMG/FCH/BC


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Id:32338
Autor:Silva, Renata Saldanha; Schlottfeldt, Carlos Guilherme; Rozenberg, Mariana Prates; Santos, Mariana Teles; Lelé, Álvaro José.
Título:Replicabilidade do Modelo dos Cinco Grandes Fatores em medidas da personalidade / Replicability of the Five Factor Model in personality measurements
Fonte:Mosaico;1(1):37-49, jul.-dez. 2007
Resumo em português: O modelo dos cinco grandes fatores descreve a personalidade humana em termos de grandes dimensões, cada uma reunindo uma variedade de traços psicológicos. Esse modelo é um dos mais utilizados em pesquisa acerca da personalidade por se mostrar abrangente e conciso. Assim sendo, no presente estudo, investigou-se a replicabilidade dos cinco fatores em dois instrumentos de medida da personalidade: o Inventário Fatorial da Personalidade - IFP e as Escalas de Personalidade de Comrey -CPS. Esses instrumentos foram aplicados a 654 estudantes universitárias de psicologia, sexo feminino, com idade entre 19 e 58 anos (M=25,66 anos, DP=6,84). A Análise Fatorial, com método de rotação varimax, mostrou que o modelo de cinco fatores seria o mais adequado para agrupamento das escalas dos testes. Confirma-se, assim, a replicabilidade dos cinco fatores mesmo em instrumentos fundamentados em outras teorias da personalidade(AU)
Descritores DECS:Psicologia
Personalidade
Análise Fatorial
Limites:Humanos
Masculino
Feminino
Descritores Psi Português:PSICOLOGIA
PERSONALIDADE
ANALISE FATORIAL
AVALIACAO PSICOLOGICA
Descritores Psi Inglês:PSYCHOLOGY
PERSONALITY
FACTOR ANALYSIS
PSYCHOLOGICAL ASSESSMENT
Descritores Psi Espanhol:PSICOLOGIA
PERSONALIDAD
ANALISIS FACTORIAL
EVALUACION PSICOLOGICA
Responsável:BR654.1 - Univ. Federal de Minas Gerais - UFMG/FAFICH/BC.
Localização:BR85.1 - USP/IP/SBD
BR271.1 - PUC-CAMPINAS/SBI
BR645.1 - UFMG/FCH/BC


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Id:32337
Autor:Silva, Aline Pacheco; Barros, Carolyne Reis; Nogueira, Maria Luísa Magalhães; Barros, Vanessa Andrade de.
Título:"Conte-me sua história": reflexões sobre o método de História de Vida / "Tell me your history": reflections about the Life History method
Fonte:Mosaico;1(1):25-35, jul.-dez. 2007
Resumo em português: O presente artigo propõe-se a descrever e situar o método de Historia de Vida dentro da ciência destacando suas características singulares. O método de Historia de Vida se insere dentro de metodologias qualitativas (Abordagens Biográficas) que surge com a Escola de Chicago. O método de Historia de Vida objetiva apreender as articulações entre a historia individual e a historia coletiva, uma ponte entre a trajetória individual e a trajetória social. Discutimos também o vinculo entre pesquisador e sujeito, dimensão priorizada no método de historia de vida. Essa dimensão não invalida o método, nem tampouco o classifica fora de métodos científicos. Dessa maneira o método de historia de vida pode ser classificado como um método cientifico, com a mesma validade e eficiência de outros métodos, sendo que o compromisso maior do pesquisador é com a realidade a ser compreendida(AU)
Descritores DECS:Psicologia
Pesquisa Qualitativa
Metodologia
Limites:Humanos
Masculino
Feminino
Descritores Psi Português:PSICOLOGIA
PESQUISA QUALITATIVA
METODOLOGIA
Descritores Psi Inglês:PSYCHOLOGY
QUALITATIVE RESEARCH
METHODOLOGY
Descritores Psi Espanhol:PSICOLOGIA
INVESTIGACION CUALITATIVA
METODOLOGIA
Responsável:BR654.1 - Univ. Federal de Minas Gerais - UFMG/FAFICH/BC.
Localização:BR85.1 - USP/IP/SBD
BR271.1 - PUC-CAMPINAS/SBI
BR645.1 - UFMG/FCH/BC


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Id:32336
Autor:Teixeira, Gabriela Nunes.
Título:Reflexões sobre a psicologia no Programa de mediação de conflitos: relato de experiência do trabalho desenvolvido em Minas Gerais / Reflections on psychology in the conflict mediation program: a report about experience of the work developed on the Minas Gerais state
Fonte:Mosaico;1(1):17-23, jul.-dez. 2007
Resumo em português: O presente trabalho tem por objetivo apresentar o programa de Mediação de Conflitos da Secretaria de Estado de Defesa Social (SEDS) do Governo do Estado de Minas Gerais, explicitando o que é mediação de conflitos e seus objetivos, as modalidades co-mediação e mediação terapêutica, refletindo sobre o papel da psicologia na prática dessas modalidades e o funcionamento do programa(AU)
Descritores DECS:Psicologia
Limites:Humanos
Masculino
Feminino
Descritores Psi Português:PSICOLOGIA
Descritores Psi Inglês:PSYCHOLOGY
Descritores Psi Espanhol:PSICOLOGIA
Responsável:BR654.1 - Univ. Federal de Minas Gerais - UFMG/FAFICH/BC.
Localização:BR85.1 - USP/IP/SBD
BR271.1 - PUC-CAMPINAS/SBI
BR645.1 - UFMG/FCH/BC


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Id:32335
Autor:Teixeira, Vanessa Leite.
Título:A escolha do sintoma na neurose obsessiva / The choice of the symptom in the obsessive neurosis
Fonte:Mosaico;1(1):11-16, jul.-dez. 2007
Resumo em português: O sintoma é um dos pontos fundamentais para a psicanálise uma vez que o sujeito busca uma análise quando seu sintoma torna-se mais insustentável que satisfatório. Freud (1916-1917/1996b) divide os sintomas em típicos e em individuais: embora o sentido dos sintomas seja de ordem sexual, sua lógica subjacente remete à particularidade da divisão subjetiva e da marca da castração. A determinação do sintoma e de sua lógica particular é fundamental, já que e mb asa o analista para a direção do tratamento. Assim, faz-se a questão: o que determina a escolha do tipo clínico e dos seus sintomas? Frente a vários tipos destacados pela psicanálise, este texto volta-se à escolha do sintoma no tipo clínico da neurose obsessiva, a partir de pesquisa bibliográfica(AU)
Descritores DECS:Psicologia
Psicanálise
Psicopatologia
Limites:Humanos
Masculino
Feminino
Descritores Psi Português:PSICOLOGIA
PSICANALISE
TRANSTORNO OBSESSIVO-COMPULSIVO
PSICOPATOLOGIA
Descritores Psi Inglês:PSYCHOLOGY
PSYCHOANALYSIS
OBSESSIVE-COMPULSIVE DISORDER
PSYCHOPATHOLOGY
Descritores Psi Espanhol:PSICOLOGIA
PSICOANALISIS
TRASTORNO OBSESIVO COMPULSIVO
PSICOPATOLOGIA
Responsável:BR654.1 - Univ. Federal de Minas Gerais - UFMG/FAFICH/BC.
Localização:BR85.1 - USP/IP/SBD
BR271.1 - PUC-CAMPINAS/SBI
BR645.1 - UFMG/FCH/BC


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Id:32334
Autor:Assumpção, Gabriel Almeida .
Título:Narcisismo e subjetividade / Narcissism and subjectivity
Fonte:Mosaico;1(1):1-10, jul.-dez. 2007
Resumo em português: O conceito de narcisismo é de essencial valor no curso da metapsicologia freudiana, dadas suas implicações que conduziram a mudanças no modelo de psiquismo apresentado por Freud na Primeira Tópica, no capítulo VII da Interpretação de Sonhos (1900). No presente trabalho buscamos expor, primeiramente, a noção freudiana do eu em dois momentos distintos de sua obra, a saber: o Projeto de uma Psicologia de 1895 e A Interpretação de Sonhos. Em seguida, tencionamos demonstrar - com ênfase nos artigos metapsicológicos (1915-1917)- como o conceito de narcisismo subverte as duas concepções anteriores do eu, a partir da sua articulação com a teoria das pulsões, devido às investigações trazidas pela psicanálise no campo da psicopatologia. Finalmente, pretendemos refletir acerca das implicações da nova noção de eu trazida pelo narcisismo para se observar como se entrelaçam psicanálise e subjetividade(AU)
Descritores DECS:Psicologia
Narcisismo
Limites:Humanos
Masculino
Feminino
Descritores Psi Português:PSICOLOGIA
NARCISISMO
SUBJETIVIDADE
Descritores Psi Inglês:PSYCHOLOGY
NARCISSISM
SUBJECTIVITY
Descritores Psi Espanhol:PSICOLOGIA
NARCISISMO
SUBJETIVIDAD
Responsável:BR654.1 - Univ. Federal de Minas Gerais - UFMG/FAFICH/BC.
Localização:BR85.1 - USP/IP/SBD
BR271.1 - PUC-CAMPINAS/SBI
BR645.1 - UFMG/FCH/BC



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