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Id:55020
Autor:Santos, Lourdes Rosalvo da Silva dos; Miranda, Rodrigo Lopes.
Título:História e memória da profissão de psicólogo no Brasil: Legislações e contexto sócio-histórico(1940-1950) / History and memory of the profession of psychologist in Brazil: Legislation and sociohistorical context (1940-1950).
Fonte:Memorandum;39:27-27], 20220127.
Resumo em português: A formação do psicólogo, sua profissionalização e regulamentação da Psicologia são temáticas recorrentes de pesquisas e discussões, no Brasil. Nessa direção, objetivamos identificar e caracterizar condições do campo científico-profissional da Psicologia que estiveram envolvidas no processo da regulamentação da profissão entre as décadas de 1940 e 1950. Metodologicamente, esta é uma pesquisa na interlocução entre História Social da Psicologia e a História do Tempo Presente. As fontes primárias foram prioritariamente aqueles presentesno Dossiê Legislativo vinculado à proposição da Lei nº 4.119/62. Os resultados indicam a existência de condições típicas das comunidades científico-profissionais (e.g., sociedades, revistas, exercício profissional, etc.) antes da referida regulamentação. Tais condições respondiam ao projeto de “modernização” nacional a partir de aplicações e da formação de “especialistas” em Psicologia. Assim, o que nos parece é que, para que profissão e a formação fossem legisladas, parte das condições necessárias para sua existência já estavam presentes no país.
Resumo em inglês: The training of psychologists, their professionalization and regulation of Psychology are recurrent themes of research and debates in Brazil. Therefore, we aim to identify and characterize conditions in the scientific-professional field of Psychology involved in the process of regulation of the profession between the 1940s and 1950s. Methodologically, this research operates in between Social History of Psychology and History of the Present Time. The primary sources were first and foremost those present inthe Law No. 4,119/62’s legislative process. The results indicate the existence of typical conditions of scientific-professional communities (e.g., societies, journals, professional practice, etc.) before the aforementioned regulation. Such conditions werealigned to the national “modernization” project with its applicationsand the training of “specialists” in Psychology. Thus, one would see that, for the profession and training to be legislated, part of the necessary conditions for its existence were already present in the country.
Descritores DECS:Psicologia
 -Psicologia
 Psicologia
Descritores Psi Português:PSI EXPRESS
Responsável:BR654.1 - Univ. Federal de Minas Gerais - UFMG/FAFICH/BC.
Meio Eletrônico:https://periodicos.ufmg.br/index.php/memorandum/article/view/35360/29981


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Id:55015
Autor:Carvalho, Gabriel Henrique de Souza; Evangelista, Paulo Eduardo Rodrigo Alves.
Título:A Daseinsanalyse de Medard Boss nos periódicos científicos brasileiros / Medard Boss’ Daseinsanalysis in Brazilian scientific journals.
Fonte:Memorandum;39:22-22, 20220127.
Resumo em português: Medard Boss é considerado fundador da Daseinsanalyse. Conquanto a relevância de seu legado para a psicologia, sua obra é pouco conhecida na comunidade científica brasileira. Esta pesquisa, no intento de descobrir o que e como se tem referenciado o daseinsanalista, orienta-se por uma revisão integrativa da literatura de artigos científicos, indexados em portais abertos e gratuitos, que citem Medard Boss. Foram eleitas palavras-chave, então aplicadas em três bancos de dados (SciELO, PePSICe Lilacs). Após seleção por critérios de exclusão, chegou-se a um Nfinal de 37 publicações. Dos resultados, percebe-se que Boss é pouco referenciado pelos artigos brasileiros. Quando lembrado, a maior parte das menções é breve. Uma minoria de autores concentra a maior parte das publicações. Apenas dois livros de Boss estão traduzidos para o português. Vinte e sete porcento dos artigos que remetem ao daseinsanalista não usam nenhuma referência de sua obra.
Resumo em inglês: Medard Boss is the founder of Daseinsanalyse. Despite the relevance of his legacy to psychology, his theory is little known by the Brazilian scientific psychological community. This research, with the aim of understanding how and what aspects of the daseinsanalist is referenced, is oriented by an integrative review of the literature of scientific articles indexed on open and free portals that cite Medard Boss. Keywords were chosen, which were applied in three databases (SciELO, PePSICand Lilacs). After selection by exclusion criteria, it has provided a final N of 37 publications. In the results, it is concluded that Medard Boss is little referenced by Brazilian articles. When he is remembered, most of the mentions are brief.A minority of authors concentrate most publications. Only three of Boss’ books are translated to Portuguese, while 27% of the articles that refer to the daseinsanalist do not use any reference of his work.
Descritores DECS:Psicologia
 -Existencialismo
Descritores Psi Português:PSI EXPRESS
Responsável:BR654.1 - Univ. Federal de Minas Gerais - UFMG/FAFICH/BC.
Meio Eletrônico:https://periodicos.ufmg.br/index.php/memorandum/article/view/35639/29950


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Id:55014
Autor:Branco, Paulo Coelho Castelo; Santiago, Ana Beatriz Araújo; Pinheiro, Raquel Fernandes; Cirino, Sérgio Dias.
Título:Os censos do INEP como critério para entender a formação em Psicologia: gênese, panorama e indicadores atuais / INEP censuses as a criterion to understand Psychology professional education: genesis, overview,and current indicators.
Fonte:Memorandum;39:23-23, 20220127.
Resumo em português: Objetivamos refletir como os censos do INEP podem possibilitar um critério para analisar a formação do psicólogo no Brasil. Estabelecemos uma estratégia metodológica baseada na pesquisa bibliográfica e análise documental. Contextualizamos o surgimento do INEP e a sua lógica de estabelecer o censo do ensino superior pelas figuras de Lourenço Filho e Anísio Teixeira, suas estadas na Universidade de Columbia e apropriações de ideias psicológicas, educacionais e administrativas. Adentramos tais censos, entre 1940-2010, para entender o expansionismo educacional e a formação do psicólogo. No censo de 2020,observamos: predominância de cursos privados sobre os públicos; expansão formativa em cursos interioranos; expressão da mercantilização da Psicologia; discrepância entre os cursos de Bacharelado e Licenciatura; equivalência e diminuição da oferta de cursos de Licenciatura no ensino público e privado. Concluímos que a análise empreendida ajuda a entender o campo da formação do psicólogo em suas nuances históricas, políticas, estatísticas, sociais e educacionais.
Resumo em inglês: We aim to reflect on how the INEP’s censuses mayprovide a criterion to analyze the professional education of psychologists in Brazil.We established a methodological strategy based on bibliographic-research and document analysis. We contextualized the INEP’s emergence and its logic of establishing higher education census through the figures of Lourenço Filho and Anísio Teixeira, their stays at Columbia University and appropriations of psychological, educational and administrative ideas. Weexamedsuch censuses, between1940-2010, to understand the educational expansionism and professional education of psychologists.In the 2020 census, we observe: predominance of private courses over public ones; educationalexpansion in inland courses; expression of a commodified Psychology; discrepancy between the Bachelor’s and the Teaching License Degree in the education of psychologists; equivalence and reduced offers of Psychology Degreecourses in public and private education. We conclude that the analysis undertakenhelps to understand the psychologist professional educationfield in its historical, political, statistical, social and educational nuances.
Descritores DECS:Educação Superior
 -Estudantes
 Psicólogos
 Políticas Públicas
Descritores Psi Português:PSI EXPRESS
Responsável:BR654.1 - Univ. Federal de Minas Gerais - UFMG/FAFICH/BC.
Meio Eletrônico:https://periodicos.ufmg.br/index.php/memorandum/article/view/33093/29100


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Id:55013
Autor:Soares Júnior, Renan da Cunha; Marcelo, Ana Camila; França, Jéssica de Sousa; Pereira, Laís de Sousa; Rohden, Roberta Francielli de S.; Freire, Heloísa Bruna Grubits; Miranda, Rodrigo Lopes.
Título:Historicizando a trajetória de um pioneiro: Reinier Johannes Antonius Rozestraten (1924-2008) / Historicizing a pioneer: Reinier Johannes Antonius Rozestraten (1924-2008).
Fonte:Memorandum;39:28-28, 20220127.
Resumo em português: As biografias têm ganhado espaço na História das Ciências, no geral e, em específico, na História da Psicologia. Elas têm permitido compreender a atuação de personagens relevantes na história da Psicologia, em diversos locais e, entre eles, no Brasil. Esteartigo se constitui como uma biografia de Reinier Johannes Antonius Rozestraten (1924-2008). A partir de fontes textuais (e.g., memoriais, relatórios, etc.) e orais (entrevista com ex-colegas e ex-alunos), apresentamos cidades pelas quais o biografado passou e parte de suas atividades vinculadas ao campo científico-profissional da Psicologia. As fontes foram analisadas a partir de seu conteúdo. Vemos um ator interessado em uma Psicologia científica, capaz de se envolver em questões aplicadas, do que a de uma personagem vinculada a uma teoria, em especial. Ademais, observamos uma atuação que concorreu à criação e desenvolvimento de Sociedades científico-profissionais. Assim, sua trajetória nos permite compreender os caminhos da Psicologia, no geral, e da Psicologia do Trânsito, em específico, no Brasil.
Resumo em inglês: Biographies have calling attention in the History of Sciences, in general and, in particular, in the History of Psychology. They have allowed us to understand the role of relevant characters in the history Psychology, in different places and, among them, in Brazil. This article is a biography of Reinier Johannes Antonius Rozestraten (1924-2008). From textual (e.g., memorial, research reports, etc.) and oral sources (interview with colleagues and former students), we present cities through which he passed and part of his activities linked to the scientific-professional field of Psychology. Primary sources were analyzed from its contents. We note Rozestraten more interested in scientific psychology, capable of getting involved in applied issues, than that of acharacter linked to a theory, in particular. In addition, we observed an activity that contributed to the creation and development of various scientific-professional societies. Thus, its trajectory allows us to understand the paths of Psychology, in general, and of Traffic Psychology, in specific, in Brazil.
Descritores DECS:Psicologia
 -Psicólogos
Descritores Psi Português:PSI EXPRESS
Responsável:BR654.1 - Univ. Federal de Minas Gerais - UFMG/FAFICH/BC.
Meio Eletrônico:https://periodicos.ufmg.br/index.php/memorandum/article/view/33093/29100


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Id:55005
Autor:Gomes, William Barbosa.
Título:Limitações e inconsistências das definições sintéticas para psicologia / Limitations and inconsistencies of synthetic definitions for psychology.
Fonte:Memorandum;39:1-18, 20220127.
Resumo em português: O objetivo deste memorandumé a proposição de uma definição conceitual para a psicologia capaz de integrar desdobramentos de objetos, diferenças entre métodos, e variedades de aplicações. O argumento baseia-se no fato óbvio de que existe apenas um psiquismo, mesmo que se reconheça diferentes modos de descrevê-lo, estudá-lo, preveni-lo e tratá-lo. Desde modo, a psicologia pode ser definida como um vasto campo de manifestações impressivas e expressivas as quais podem ser sintetizadas em articulações de suas propriedades afetivas, cognitivas e conativas, podendo tais manifestações serem observáveis (perspectiva de terceira pessoa) ou não (perspectiva de primeira pessoa). Os termos do enunciado serão definidos e discutidos após análise lógica e histórica de definições apresentadas por filósofos e psicólogos, do final do século XIX ao início do século XXI. A proposição assenta-se na esclarecedora diferenciação entre pluralidade de objetos (hierarquia ontológica ou desdobramentos de objetos) e pluralismo de concepções (diversidade epistemológica).
Resumo em inglês: The purpose of this memorandum is to propose a conceptual definition for psychology capable of integrating unfolding objects, methodological differences and application diversity. The argument is based on the obvious fact that there is only one psyche, even if one recognizes different ways of describing, studying, preventing and treating it. Thus, psychology can be defined as a vast field of impressive andexpressive manifestations which can be synthesized in articulations of their affective, cognitive and conative properties, and such manifestations can be observable (third-person perspective) or not (first-person perspective). The enunciation terms will be discussed after logical and historical analysis on definitions presented by philosophers and psychologists, from the end of the 19th century to the beginning of the 21th century. The proposition is based on the clarifying differentiation between plurality of objects (ontological hierarchy or unfolding of objects) and pluralism of conceptions (epistemological diversity).
Descritores DECS:Psicologia
Psicologia
Descritores Psi Português:PSI EXPRESS
Responsável:BR654.1 - Univ. Federal de Minas Gerais - UFMG/FAFICH/BC.


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Id:55002
Autor:Domiciano, João Felipe Guimarães de Macedo Sales; Dunkerm, Christian Ingo Lenz.
Título:Encontros e ruídos entre a psicanálise freudiana e a antropologia de Franz Boas: da Clark University a Totem e Tabu / Encounters and noises between Freudian Psychoanalysis and Franz Boas Anthropology: from Clark University to Totem and Taboo.
Fonte:Memorandum;38:1-23, 19012021.
Resumo em português: O presente artigo visa analisar criticamente ecos do encontro de Sigmund Freud com o antropólogo alemão Franz Boas na Clark University em 1909, cujos termos presentes em suas conferências são de relevância para o esclarecimento de trocas epistêmicas e metodológicas da psicanálise com as teorias sociais, em especial, a antropologia social. Busca-se demonstrar como o projeto de Totem e Taburessoa à convocatória de Boas realizada na conferência Problemas psicológicos na antropologia. Mas a desconsideração freudiana às críticas ao evolucionismo feitas pelo antropólogo, por sua vez, produziu importantes ruídos ao diálogo entre as disciplinas. Explicitamos como a obra de Boas, em sua leitura específica do totemismo e da noção de inconsciente, precursora da linguística estrutural, foi um elo essencial para a aproximação dos saberes psicanalíticos e antropológicos no escopo do plano lógico de formalização resgatado na interlocução entre Lévi-Strauss e Lacan a partir da década de 1950.
Resumo em inglês: This paperaims to critically analyze echoes of Sigmund Freud's encounter with the German anthropologist Franz Boas at Clark University in 1909, whose terms present in his lectures are of relevance for clarifying epistemic and methodological exchanges amongpsychoanalysis and social theories, in particular, social anthropology. It seeks to demonstrate how the Totem and Taboo project resonates with Boas' call made at the conference Psychological problems in Anthropology.But Freud's disregard for the anthropologist's criticisms of evolutionism, in turn, produced important noises in the dialogue amongdisciplines. We explore how Boas' work, in his specific reading of totemism and the notion of unconscious, precursor of structural linguistics, was an essential link for the approximation of psychoanalytic and anthropological knowledge within the scope of the logical plan of formalization rescued in the interlocution between Lévi-Strauss and Lacan from the 1950s.
Descritores DECS:Psicanálise
 -Antropologia
Descritores Psi Português:PSI EXPRESS
Responsável:BR654.1 - Univ. Federal de Minas Gerais - UFMG/FAFICH/BC.
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Id:55001
Autor:Silva, Guilherme Bertassoni da; Holanda, Adriano Furtado; Vargas, Raíssa Miranda da Cunha; Paludo, Júlia Kulcheski.
Título:Polícia Científica e Psicologia Aplicada: a singular Seção de Hipnose da Criminalística de Curitiba / Scientific Police and Applied Psychology: the unique Hypnosis Section of the Criminalistics of Curitiba.
Fonte:Memorandum;38:1-20, 19012021.
Resumo em português: A Seção de Hipnose Forense do Instituto de Criminalística teve como fundador o peritocriminal Rui Fernando Cruz Sampaio. Oficializada em 1998, contribuiu para a solução de mais de 800 casos. A hipnose é uma técnica utilizada por profissionais da saúde, na qual o sujeito é induzido a um estado de alteração de consciência; está regulamentada por meio de resoluções de diferentes conselhos profissionais. A aplicação é comum no campo de saúde, mas há também derivações na esfera criminal. A hipnose forense foi utilizada como recurso auxiliar em fase de inquirição pré-processual. Buscamos, mediante análise documental junto à instituição, o resultado do trabalho realizado pela Seção de Hipnose, apresentando alguns casos, o fluxo contido nos pedidos de aplicação da técnica e a estruturação do trabalho técnico final.
Resumo em inglês: The Forensic Hypnosis Section of the Criminalistics Institute was founded by criminal expert Rui Fernando Cruz Sampaio. Established in 1998, it contributed to the solution of more than 800 cases. Hypnosis is a technique used by health professionals, in which the subject is induced into a state of altered consciousness. It is regulated by resolutions of different professional councils. The application of this technique is common in the health field, but there arealso derivations in the criminal sphere. Forensic hypnosis was used as an auxiliary resource in the pre-procedural inquiry phase. Through documental analysis atthe institution, we searched for the result of the work carried out by the Hypnosis Section, presenting some cases, the flow contained in the requests for application of the technique and the structuring of the final technical work.
Descritores DECS:Hipnose
 -Crime
 Crime
 Crime
 Crime
 Medicina Legal
Descritores Psi Português:PSI EXPRESS
Responsável:BR654.1 - Univ. Federal de Minas Gerais - UFMG/FAFICH/BC.
Meio Eletrônico:https://periodicos.ufmg.br/index.php/memorandum/article/view/26857/28840


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Id:54990
Autor:Freitas, Marta Helena de ; Schmidt, Bettina.
Título:Da vida marinha ao sentimento oceânico: Alister Hardy e o estudo da experiência religiosa / From the marine life to the ocean feeling:Alister Hardy and the study of religious experience.
Fonte:Memorandum;38:1-27, 19012021.
Resumo em português: Um reconhecido biólogo britânico, premiadíssimo por suas contribuições no estudo da vida marinha, imediatamente após se aposentar na Universidade de Oxford, no Reino Unido, aos 73 anos, passa a se dedicar integralmente ao estudo da vitalidade do fenômeno religioso, fundando uma Unidade de Pesquisa em Experiência Religiosa (RERU). Trata-se de Alister Hardy (1896-1985), cujas história, principais obras e concepções, influências recebidas e contribuições decorrentes para a Psicologia da Religião são focos deste artigo, de cunho teórico e historiográfico, escrito por ocasião dos 50 anos de fundação da referida unidade. Atualmente, situada em Lampeter, País de Gales, acolhida pela University of Wales Trinity University, desde 2000, recebe o nome de Alister Hardy Religious Experience Research Centre (RERC).
Resumo em inglês: A well-known British biologist, knighted for his contributions to the study of marine life, devoted his life after retiring from Oxford University in the United Kingdom, at 73 years old, to the study of the vitality of the religious phenomenon by founding a Research Unit in Religious Experience (RERU) in Oxford. The biologist was Sir Alister Hardy (1896-1985), whose stories, main works and conceptions, influences and ensuing contributions to the Psychology of Religion are the focus of this paper. It reflects the theoretical and historiographical impact of his work, written on the occasion of the 50th anniversary of the RERU. Currently it is located in Lampeter, Wales, hosted by the University of Wales Trinity University since 2000, and named Alister Hardy Religious Experience Research Centre (RERC).
Descritores DECS:Religião e Psicologia
 -Religião
 Espiritualidade
Descritores Psi Português:PSI EXPRESS
Responsável:BR654.1 - Univ. Federal de Minas Gerais - UFMG/FAFICH/BC.
Meio Eletrônico:https://periodicos.ufmg.br/index.php/memorandum/article/view/26443/28839


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Id:54989
Autor:Assis, Raquel Martins de.
Título:Psicologia Pedagógica e desenvolvimento das funções psicológicas complexas: uma proposta entre tradição e renovação educacional / Pedagogical Psychology and development of complex psychological functions: a proposal between tradition and educational renewal.
Fonte:Memorandum;38:1-25, 19012021.
Resumo em português: Esse artigo analisa a proposta de psicologia articulada à educação da obra Psychologie Pédagogique. L’enfant. L’adolescent. Le jeune homme (1916/1938a), à luz de um Aviso publicado na Revista do Ensino, em 1930, que indicava esse livro como leitura para professores no contexto de reforma educacional em Minas Gerais. O artigo investiga essas duas fontes, utilizando como referencial a definição de campo cultural da ciência de Feldhay, o conceito de acomodação proposto por Massimi e elaborações de Chartier sobre táticas de leitores, práticas de leitura e escolhas editoriais. O texto é organizado em três tópicos: recomendação de leituras para formação de professores; o valor e o limite do método científico na educação; psicologia pedagógica e funcionamento das funções superiores complexas. A pesquisa evidencia que a leitura de Psychologie Pédagogique foi recomendada por realizar uma acomodação entrea doutrina católica e os saberes pedagógicos modernos, bem como por apresentar uma Psicologia científica capaz de considerar a dimensão espiritual e sobrenatural do ser humano.
Resumo em inglês: This article analyzes the proposal of psychology linked to education in the work Psychologie Pédagogique. L’enfant. L’adolescent. Le jeune homme(1916/1938a), in the light of a Notice published in the Revista do Ensino [Teaching Magazine], in 1930, which recommended the reading of this book to teachers in the context of educational reform in Minas Gerais state. The article investigates these two sources using as reference Feldhay's definition of science cultural field, the concept of accommodation proposed by Massimi and Chartier's elaborations on readers’ tactics, reading practices and editorial choices. The text is organized into three topics: recommending readings for teachers’ education, the value and limits of the scientific method in education, pedagogical psychology, and the functioning of complex higher functions. The research shows that the reading of Psychologie Pédagogiquewas recommended due to the fact that it establishes a settlement between Catholic doctrine and modern pedagogical knowledge, as well asfor presenting a scientific psychology capable of considering the spiritual and supernatural dimension of the human being.
Descritores DECS:Psicologia
 -Catolicismo
 Educação
Descritores Psi Português:PSI EXPRESS
Responsável:BR654.1 - Univ. Federal de Minas Gerais - UFMG/FAFICH/BC.
Meio Eletrônico:https://periodicos.ufmg.br/index.php/memorandum/article/view/26329/28141


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Id:54984
Autor:Lisboa, Danillo; Cardoso, Carmen Lúcia; Leite, Roberta Vasconcelos; Gaspar, Yuri Elias.
Título:O Conceito de Formação nas Propostas Curriculares da Psicologia brasileira de 1932 e 1962 / The Concept of Formation in the Curriculum Proposals of Brazilian Psychology of 1932 and 1962.
Fonte:Memorandum;38:1-22, 19012021.
Resumo em português: O presente estudo objetiva compreender a ideia de formação que perpassa as primeiras propostas curriculares para o ensino da Psicologia no Brasil. Para o alcance deste objetivo foi utilizada abordagem descritiva e analítica da história da Psicologia científica, a partir do estudo de duas fontes principais, sendo elas o currículo de 1932 proposto por Waclaw Radecki e o currículo mínimo de 1962 reconhecido pelo Estado brasileiro, além de fontes complementares que versam sobre o tema. Foram identificadas duas categorias que circularam as proposições curriculares do ensino em Psicologia no Brasil, a saber: formação do psicólogo generalista e do especialista, sendo prevalente esta última. Concluímos que as propostas formativas que visaram alcançar o perfil do graduado em Psicologia no Brasil, sobretudo em sua gênese, revelam muito mais uma reação às questões político-sociais e culturais da época do que a construção de um sentido próprio para a formação do psicólogo brasileiro.
Resumo em inglês: This study aims to understand the idea of education that permeates the first curricular proposals for the teaching of Psychology in Brazil. To achieve this objective, we used the descriptive and analytical approach of the history of scientific Psychology, from the study of two main sources, namely the 1932 curriculum proposed by Waclaw Radecki and the 1962 minimum curriculum recognized by the Brazilian State, in addition to complementary sources that deal with the subject. Two categories were identified that circulated as curricular propositions for teaching Psychology in Brazil, namely: education of the generalist and specialist psychologist, the latter being prevalent. We conclude that the educational proposals that aimed to reach the profile of Psychology graduates in Brazil, especially in their genesis, reveal much more a reaction to the political, social and cultural issues of the time than the construction of a proper meaning for the education of the Brazilian psychologist.
Descritores DECS:Psicólogos
Currículo
 -Psicologia
 Psicologia
Descritores Psi Português:PSI EXPRESS
Responsável:BR654.1 - Univ. Federal de Minas Gerais - UFMG/FAFICH/BC.


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Id:54983
Autor:Gomes, Karla Lacerda; Miranda, Rodrigo Lopes.
Título:Uma história da Psicologia Aplicada ao Trabalho:os Arquivos Brasileiros de Psicotécnica / A history or work applied psychology: the Arquivos Brasileiros de Psicotécnica.
Fonte:Memorandum;38:1-24, 19012021.
Resumo em português: Esta pesquisa objetivou descrever e analisar publicações veiculadas nos Arquivos Brasileiros de Psicotécnica, vinculadas à Psicologia Aplicada ao Trabalho, entre 1949 e 1968. Metodologicamente, é uma investigação em História Social da Psicologia que se apropria de estratégias de sociobibliometria e História Digital da Psicologia. Os resultados encontrados sugerem que a Psicologia esteve presente com estudos e intervenções à serviço das diretrizes desenvolvimentistas estabelecidas pelo Estado, e também contemplou o indivíduo e sua relação com o meio como eixo de estudos que repercutissem na vida do trabalhador, a partir da interação sujeito-trabalho. Assim, historicizar a Psicologia Aplicada ao Trabalho permitiu tatear contribuições de diferentes propostas teórico-metodológicas que viabilizaram novas perspectivas e repercutiram no desenvolvimento da própria Psicologia brasileira, em especial à voltada para o trabalho e as organizações, e que repercutiram na constituição da Psicologia enquanto profissão.
Resumo em inglês: This research paper aimed to describe and analyze articles published in Arquivos Brasileiros de Psicotécnica, linked to Applied Psychology to labor settings. This is an investigation based on the Social History of Psychology that applies strategies from sociobibliometrics, and Digital History of Psychology. The results suggest that Psychology participated actively with studies and interventions at the service of the developmental guidelines established by the State, and has also placed the individual and his relationship with the environment as an axis of studies that had repercussions on the worker's life, stemming from the subject-work interaction. Thus, historicizing Applied Psychology to labor settings has made it possible to grasp contributions from different theoretical and methodological propositions that have enabled new perspectives and have resonated in the development of Brazilian Psychology itself, especially the one focused on labor and organizations, and which have led to the constitution of Psychology as a profession.
Descritores DECS:Psicologia Aplicada
 -História
 Trabalho
 Psicologia Industrial
Descritores Psi Português:PSI EXPRESS
Responsável:BR654.1 - Univ. Federal de Minas Gerais - UFMG/FAFICH/BC.


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Id:54982
Autor:Gomes, William Barbosa.
Título:Pluralidade de objeto versus pluralismo de concepções em teorias psicológicas / The plurality of object versus pluralism of conceptions on psychological theories.
Fonte:Memorandum;38:1-29, 19012021.
Resumo em português: Unidade (pluralidade) versus desunidade (pluralismo) tem sido debate conceitual frequente em torno da existência de uma ou de várias psicologias. Na literatura, os debates se intensificaram com a série Psychology: A Study of a Science, editados por SigmundKoch, entre 1959 e 1963. No final dos seis volumes publicados, Koch concluiu que a psicologia não é uma ciência coerente, e sim uma coleção de estudos, variando entre maior ou menor rigor científico. Desde então, o tema tem sido frequente nos poucos periódicos abertos à psicologia teórica, trazendo proposições de teorias unificadoras, defesa de unificação por áreas, ou alegações de que a grandeza da disciplina está na diversidade. O presente artigo argumenta que a premente necessidade não é de teorias que sugiram modos de unidade, mas de critérios que apontem para possibilidades de se mover com proveito entre teorias, atento às surpreendentes relações implícitas entre elas.
Resumo em inglês: Unity (plurality) versus disunity (pluralism) has been a frequent conceptual debate about the existence of one or more psychologies. In literature, the debates have intensified with the series Psychology: A Study of a Science, edited by Sigmund Koch, between 1959 and 1963. At the end of the sixpublished volumes, Koch concluded that psychology is not a coherent science but a collection of studies, rangingfrom greater or lesser scientific rigor. Since then, the theme has been frequent in the few journals open to theoretical psychology, bringing propositions of unifying theories, defense of unification by areas, or claims that the greatness of the discipline lies in diversity. This article argues that the pressing need is not for theories that suggest modes of unity, but for criteria that point to possibilities of moving successfully between theories, taking into account the surprising implicit relationships among them.
Descritores DECS:Psicologia
 -Psicologia
 Psicologia
Descritores Psi Português:PSI EXPRESS
Responsável:BR654.1 - Univ. Federal de Minas Gerais - UFMG/FAFICH/BC.
Meio Eletrônico:https://periodicos.ufmg.br/index.php/memorandum/article/view/25462/27162


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Id:54981
Autor:Suzuki, Sara Miyuki; Scorsolini-Comin, Fabio.
Título:Mediunidade e desenvolvimento humano: uma investigação com médiuns espíritas de Uberaba-MG, Brasil / Mediumship and human development: an investigation with spiritist mediums from Uberaba-MG, Brazil.
Fonte:Memorandum;38:1-23, 19012021.
Resumo em português: O objetivo deste estudo é refletir sobre os processos de desenvolvimento humano de pessoas que atuam como médiuns em comunidades espíritas na cidade de Uberaba, Estado de Minas Gerais, Brasil. Para tanto, foi empregado o modelo bioecológico tanto para a compreensão do desenvolvimento humano como da experiência da mediunidade segundo as narrativas de nove médiuns de três casas espíritas diferentes, todas submetidas à análise temática reflexiva. As relações proximais estabelecidas nos centros espíritas foram apontadas como importantes para a compreensão da experiência mediúnica, com destaque para o aprendizado oportunizado não apenas pelo estudo da doutrina dentro da instituição comodo trabalho assistencial presente no microssistema. No espiritismo, o caráter temporal ultrapassa os limites da experiência terrena, passível de compreensão bioecológica, sendo necessário que o cronossistema considere o progresso espiritual através de diferentes encarnações. A mediunidade marcou, nesses participantes, uma importante transição ecológica responsável por evidenciar a ocorrência do desenvolvimento humano.
Resumo em inglês: The aim of this study is to reflect on the human development processes of people who work as mediums in spiritist communities in the city of Uberaba, State of Minas Gerais, Brazil. The bioecological model was used both to understand human development and the experience of mediumship according to the narratives of nine mediums from three different spiritist houses, all of which were submitted to reflective thematic analysis. The proximal relationships established in the spiritist centers were pointed out as important for the understanding of the mediumistic experience, with emphasis on the learning provided not only by the study of the doctrine within the institution but also of the assistance work present in the microsystem. In spiritism, the temporal character goes beyond the limits of the earthly experience, capable of bioecological understanding, being necessary that the chronosystem considers the spiritual progress through different incarnations. Mediumship marked, in these participants, an important ecological transition responsible for highlighting the occurrence of human development.
Descritores DECS:Religião
 -Espiritualismo
 /psicologia
Descritores Psi Português:PSI EXPRESS
Responsável:BR654.1 - Univ. Federal de Minas Gerais - UFMG/FAFICH/BC.
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Id:54980
Autor:Verissimo, Danilo Saretta.
Título:Teorias praxiológicas da percepção e a concentricidade entre espaço, corpo próprio e intersubjetividade / Praxiological theories of perception and the concentricity of space,own body and intersubjectivity.
Fonte:Memorandum;38:1-23, 19012021.
Resumo em português: Circunscrevemos e examinamos, neste trabalho de cunho teórico, linhas de estudo, redes conceituais e discussões em torno da percepção que se destaquem no âmbito do que denominamos de teorias praxiológicas da intencionalidade perceptiva. Orientamo-nos, em termos teórico-metodológicos, pela tradição fenomenológica.Partimos do pressuposto, presente nas abordagens fenomenológicas da percepção, da concentricidade entre a experiência perceptiva do espaço, do corpo próprio e de outrem. Combinados a estes três eixos concêntricos, elencamos, para a discussão, os problemas da atenção perceptual e da percepção amodal, do esquema e da imagem corporal, e da atenção conjunta e dos neurônios espelho. São reforçados, na análise, os vínculos entre percepção e ação, o que nos aproxima de uma concepção corpórea e situada da subjetividade.
Resumo em inglês: We circumscribe and examine, in this theoretical paper, lines of study, conceptual networks and discussions about perception that stand out in the scope of what we call praxiological theories of perceptual intentionality. We are guided, in theoretical and methodological terms, by the phenomenological tradition. We start from the assumption, present in the phenomenological approaches of perception, of the concentricity among the perceptual experience of space, of the own body and of others. Combined with these three concentric axes, we listed, for discussion, the problems of perceptual attention and amodal perception, scheme and body image, and joint attention and mirror neurons. In the analysis, the bonds between perception and action are reinforced, which brings us closer to an embodied and situated conception of subjectivity.
Descritores DECS:Psicologia
 -Filosofia
 Relações Metafísicas Mente-Corpo
Descritores Psi Português:PSI EXPRESS
Responsável:BR654.1 - Univ. Federal de Minas Gerais - UFMG/FAFICH/BC.
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Id:54979
Autor:Bollela, Gabriela Doud; Massimi, Marina.
Título:Comparação de narrativas sobre Canudos na perspectiva da história dos saberes psicológicos / Narratives comparison about Canudos in the perspective of the history of the psychological knowledges.
Fonte:Memorandum;38:1-37, 19012021.
Resumo em português: Oobjetivo do artigo é comparar duas narrativas acerca de um evento histórico à luz da história dos saberes psicológicos: o movimento de Canudos liderado por Antônio Conselheiro. As narrativas comparadas são: a interpretação dada por Euclides da Cunha acerca das características psicológicas dos participantes desse movimento, em Os Sertões; e os relatos acerca das experiências subjetivas vivenciadas em narrativas orais de sobreviventes de Canudos, colhidas por Odorico Tavares. As duas fontes, produzidas em diferentes gêneros literários (literatura e memória oral) focam as vivências dos participantes de Canudos, divergindo na forma como foram colhidas: a primeira por um observador externo e escritor interprete da visão cultural da intelectualidade brasileira da época; a segunda, expressão narrativa dos atores do movimento entrevistados. Os lugares-comuns evidenciados em ambas as narrativas foram analisados à luz dos respectivos universos histórico-culturais. As divergências emergentes são relacionadas a teorias e saberes psicológicos inerentes a esses universos.
Resumo em inglês: The objective of the article is to compare two narratives about a historical event in the light of the history of psychological knowledge: theCanudos movement led by Antônio Conselheiro. The narratives to be compared are: the interpretation given by Euclides da Cunha about the psychological characteristics of the participants ofthis movement, presentedin his novel “Rebellion in the Backlands”; and the reports about the subjective experiences through oral narratives of survivors from Canudos, collected by Odorico Tavares. The two sources, produced in different literary genres (literature and oral memory) focus on the experiences of Canudos participants, diverging in the waythey were collected: the first one by an external observer and writer, representative of the cultural vision of the Brazilian intellectuals of the time; the secondone, narrative expression of the actorsof themovement who were interviewed. The "common places" shown in both narratives were analyzed in the light of each respective historical-cultural universes. The emerging divergences are related to theories and psychological knowledge inherent inthese universes.
Descritores DECS:História
 -Psicologia
Descritores Psi Português:PSI EXPRESS
Responsável:BR654.1 - Univ. Federal de Minas Gerais - UFMG/FAFICH/BC.
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Id:54978
Autor:Souza, Pedro Henrique Barbosa de; Bonomo, Mariana.
Título:Memórias étnicas e comunitárias entre lideranças femininas do Sapê do Norte -ES / Ethnic and community memories among female leaders in Sapê do Norte –ES.
Fonte:Memorandum;38:1-27, 19012021.
Resumo em português: A partir da perspectiva psicossocial da memória social, o estudo teve como objetivo analisar as memórias étnicas e comunitárias entre mulheres quilombolas, líderes de uma comunidade localizada na região do Sapê do Norte –ES. Utilizando um roteiro semiestruturado, foram entrevistadas seis mulheres, com idades entre 32 e 65 anos. As narrativas foram sistematizadas por meio da análise de conteúdo, a partir de três unidades temáticas: memórias e vivência das mulheres, aspectos do cotidiano e identidade. Os resultados indicaram que as atividades religiosas, culturais, de trabalho, lazer e as formas de cuidado com a saúde possuem relação com a ancestralidade e com o território. A partir da memória oral e da memória prática, as memórias pessoais se confundem com a história do grupo, mesmo que as pessoas não tenham vivido determinados fatos históricos e sociais diretamente, configurando importante campo de significação que orienta os processos de identificação social na comunidade.
Resumo em inglês: Stemming from the psychosocial perspective of social memory, the study aimed to analyze ethnic or community memories among quilombola women, leaders of a quilombola community located in the region of Sapê do Norte -ES. Using a semi-structured script as reference, six women were interviewed, aged between 32 and 65 years old. The narratives were systematized through content analysis, based on three main thematic units: memories and life experiences of women in the community; aspects of daily life; and identity. The results indicated that religious, cultural, work and leisure activities, as well as health care, are related to ancestry and to the territory. From oral and practical memory, personal memories become confused with the group's own history, even if people have not experienced certain historical and social facts directly, configuring an important field of meaning that guides the processes of social identification in the community.
Descritores DECS:Psicologia Social
 -Memória
 História
Descritores Psi Português:PSI EXPRESS
Responsável:BR654.1 - Univ. Federal de Minas Gerais - UFMG/FAFICH/BC.
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Id:54977
Autor:Oliveira, Marcel Gomes; Branco, Paulo Coelho Castelo.
Título:Diálogo entre as terapias centrada no cliente e do esquema / Dialogue between the client-centered and schema therapies.
Fonte:Memorandum;38:1-20, 19012021.
Resumo em português: Objetivamos introduzir um diálogo teórico e comparativo entre a terapia centrada no cliente, de Carl Rogers, e a terapia do esquema, de Jeffrey Young. Inicialmente, apresentamos o planejamento metodológico bibliográfico para realizar esse diálogo. Posteriormente, descrevemos seus principais conceitos e operacionalizações clínicas. Em seguida, estabelecemos aproximações e distanciamentos. Os pontos de interlocução encontrados foram: o uso/não uso do diagnóstico no tratamento da personalidade; atenção aos processos doterapeuta como influentes na dinâmica terapêutica; a questão da sustentação empática em termos de compreensão e confrontação; a diretividade e não diretividade na postura terapêutica; semelhança entre os conceitos de campo fenomenológico e esquema; as noções de self; os modos de autodefesa; a importância dos afetos e emoções nas intervenções clínicas; as formas de alcançar uma ressignificação terapêutica. Concluímos com a observação de que a terapia centrada no cliente deixou um legado que serviu de referência para algumas abordagens psicoterapêuticas cognitivas e comportamentais.
Resumo em inglês: We aim to introduce a theoretical and comparative dialogue between Carl Rogers' client-centered therapy and Jeffrey Young's schema therapy. Initially, we present the bibliographic methodological planning to achieve this dialogue. Later, we describe its main concepts and clinical operations. Next, we establish approximations and distances. The interlocution points found were: the use/non-use of diagnosis in the personality treatment; attention to the therapist's processes as influential in dynamic therapeutic; the question of empathic support in terms of understanding and confrontation; the directivity and non-directivity in therapeutic posture; similarity among the phenomenological field and schema concepts; the notions of self; the self-defense modes; the importance of affections and emotions in clinical interventions; ways to achieve a therapeutic re-signification. We conclude with the observation that client-centered therapy left a legacy that served as a reference for some cognitive and behavioral psychotherapeutic approaches.
Descritores DECS:Terapia Cognitiva
 -Prática (Psicologia)
 Psicologia Aplicada
 Psicologia Clínica
Descritores Psi Português:PSI EXPRESS
Responsável:BR654.1 - Univ. Federal de Minas Gerais - UFMG/FAFICH/BC.
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Id:54976
Autor:Rabinovich, Elaine Pedreira; Dias, Cristina Maria de Souza Brito; Brito, Eliana Sales; Ferreira, Marilaine Matos de Menezes.
Título:Significados e experiências de vida na velhice de centenários / Centenarians’ meanings and life experiences in old age.
Fonte:Memorandum;38:1-24, 19012021.
Resumo em português: Pessoas estão chegando aos cem anos desfrutando de saúde física e mental. Esta pesquisa, a partir de uma abordagem qualitativa, buscou compreender os significados dados à velhice avançada por centenários. Participaram do estudo 12 idosos (as), viúvos (as), com idade entre 96 e 104 anos (oito mulheres e quatro homens). Os dados foram coletados por meio de um questionário biosociodemográfico e um roteiro de entrevistas, que continha três perguntas disparadoras: A que atribui ter vivido tanto? Como descreve os vários momentos de sua vida? O que guarda de mais significativo em sua vida? As entrevistas foram analisadas utilizando a Análise de conteúdo descrita por Minayo. Da análise temática das narrativas destacaram-se as categorias: longevidade, experiências de vida e memórias significativas. Concluiu que, ao lado da diminuição das capacidades sensoriais e motoras,há uma continuidade do sentimento de si que, conjuntamente com a espiritualidade/religiosidade dos entrevistados, aponta para a presença de gerotranscendência como um processo de enfrentamento das contingências associadas à velhice tardia.
Resumo em inglês: People are reaching the age of one hundred years enjoying physical and mental health. This qualitative research sought to understand the meanings given to old age by centenarians. Twelve elderly widows aged 96-104 years, eight women and four men, participated in the study. The data were collected through a biosociodemographic questionnaire and an interview script, which contained three trigger questions: To what do you attribute to have lived so long? How do you describe the various moments of your life? What is the most significant thing you have in your life? The interviews were analyzed using Minayo's Content Analysis. From the thematic analysis of the narratives, categories stood out: longevity, life Experiences and Meaningful Memories. We concluded that, with the reduction of sensorial and motor capacities, there is continuity to the feeling of being oneself that, together with the participants ́spirituality/religiosity, points to gerotranscendence as a process of coping with the contingences associated to this very old age.
Descritores DECS:Envelhecimento
 -Psicologia
Descritores Psi Português:PSI EXPRESS
Responsável:BR654.1 - Univ. Federal de Minas Gerais - UFMG/FAFICH/BC.
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Id:54975
Fonte:Memorandum;3819012021.
Descritores Psi Português:PSI EXPRESS
Responsável:BR654.1 - Univ. Federal de Minas Gerais - UFMG/FAFICH/BC.
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Id:54974
Autor:Jacó-Vilela, Ana Maria.
Título:Trajetórias da Psicologiano Brasil –conciliações e resistências / Trajectories of Psychology in Brazil –conciliations and resistances.
Fonte:Memorandum;38:1-28, 19012021.
Resumo em português: O texto procura traçar, em linhas gerais, os caminhos percorridos pela Psicologiano Brasil do século XIX ao XXI, articulando esses percursos com as condições concretas, econômicas, culturais, políticas, que o país vivia nos diferentes momentos. Procura-se apontar as mudanças no interior da disciplina em termos de perspectivas teóricas e na prática psicológica, salientando o processo de autonomização (de sua anterior inserção principalmente nos campos da Medicina e da Educação) e a regulamentação da profissão, bem como as mudanças no final doséculoXX e no começo do século XXI. Utiliza-se para isso de diferentes pesquisas e trabalhos já publicados pela autora.
Resumo em inglês: This text seeks to trace, in general terms, the paths taken by Psychology in Brazil from the 19th to the 21st century, articulating these paths with the concrete economic, cultural, and political conditions in which the country lived at different times. The aim is to point out the changes within the discipline in terms of theoretical perspectives and psychological practice, highlighting the process of autonomy (from its previous insertion mainly in the fields of Medicine and Education) and the regulation of the profession, as well as the changes at the end of the 20th century and the beginning of the 21st. It makes use of different research results and papers already published by the author.
Descritores DECS:Psicologia
 -Psicologia Clínica
Descritores Psi Português:PSI EXPRESS
Responsável:BR654.1 - Univ. Federal de Minas Gerais - UFMG/FAFICH/BC.
Meio Eletrônico:https://periodicos.ufmg.br/index.php/memorandum/article/view/36485/29092


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Id:54973
Autor:Nascimento, Adriano Roberto Afonso do; Mikael-Silva, Thiago; Ribeiro, Pablo Ferreira Bastos; Chamon, Andréa Regina Marques; Boggione, Elisangela Gonzaga.
Título:A memória dos anos 80 no Brasil: infância e nostalgia no Facebook / The memory lane of the 1980s in Brazil: childhood and nostalgia on Facebook.
Fonte:Memorandum;38:1-22, 19012021.
Resumo em português: Partindo de uma perspectiva que procura integrar, em suas contribuições para uma Psicologia Social da Memória, aportes teóricos relativos à Memória Social e à Nostalgia, a pesquisa aqui relatada, de caráter exploratório, procurou identificar quais elementos relativos a um ator social específico (criança) estão em circulação onlinequando nos referimos à Nostalgia dos Anos 80. Com esse objetivo, submetemos à Análise de Conteúdo 694 imagens nas quais havia uma criança provenientes de 05 perfis do Facebook que se propõem a veicular informações relativas aos Anos 80. Principais categorias: Mídia (38%), Vende-se (38%), Jogos e Brincadeiras (13%) e Outros tempos (10%). Entendemos que essa identificação, bem como a proposição de análise que considere a dinâmica de interação desses elementos na nossa sociedade, apresentada no texto, pôde fornecer informações relevantes sobre a própria forma de organização da memória social na nossa sociedade.
Resumo em inglês: From a perspective that integrates theoretical support on Social Memory and Nostalgia, contributing to the Social Psychology of Memory, the study reported herein, of an exploratory nature, aimed to identify what elements related to a given social actor (a child) are in circulation online when we refer to the nostalgia for the 1980s. For this purpose, we submitted to an analysis of content 694 images of children fromfive Facebook profiles which intend to convey information related to the 80s. The main categories are Media (38%), For Sale (38%), Games and Plays (13%), and Other Times (10%). We understand that this identification, as well as the analysis proposition, presented in the text,and that considers the dynamics of interaction of these elements in our society, were able to provide relevant information about the very organization of social memory in our society.
Descritores DECS:Psicologia Social
 -Memória
 Menores de Idade
Descritores Psi Português:PSI EXPRESS
Responsável:BR654.1 - Univ. Federal de Minas Gerais - UFMG/FAFICH/BC.
Meio Eletrônico:https://periodicos.ufmg.br/index.php/memorandum/article/view/33740/29090


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Id:54972
Autor:Macedo, Lívia; Bairrão, José Francisco Miguel Henriques.
Título:O Oriente Cigano na Umbanda / The Gypsy Orient in Umbanda.
Fonte:Memorandum;38:1-29, 19012021.
Resumo em português: O objetivo deste artigo é descrever a representação dos ciganos no panteão umbandista e modos característicos de uso e o sentido psicológico da sua inclusão neste contexto. Para esse efeito foram realizadas pesquisa etnográfica e consulta a banco de dados com registros audiovisuaisde rituais umbandistas e entrevistas com médiuns incorporados e não incorporados por espíritos da linha cigana. A análise de dados foi feita a partir da identificação dos pontos de convergência nas observações diretas e indiretas (registros audiovisuais),nas entrevistas e no diário de campo. Em seguida foi feita uma comparação com o que a literatura refere relativamente às outras categorias de espíritos. Encontrou-se que a chamada linha dos ciganos, de um ponto de vista etnopsicológico, não agrega novos conteúdos simbólicos à umbanda, mas reorienta sentidos previamente existentes, numa perspectiva de futuro.
Resumo em inglês: The purpose of this paper is to describe the representation of gypsies in the Umbanda pantheon and the characteristic ways of using it and the psychological sense of its inclusion in this context. For this purpose, ethnographic research was carried out and a database was consulted with audiovisual records of Umbanda rituals and interviews with mediums incorporated and not incorporated by gypsy spirits. Data analysis was performed based on the identification of points of convergence, that is, the elements that were repeated in direct and indirect observations (audiovisual records), in interviews and in the field notes. Then a comparison was made with what the literature refers to in relation to other categories of spirits. It was found that the so-called gypsy line, from an ethnopsychological point of view, does not add new symbolic content to Umbanda, but rather redirects previously existing meanings in a perspective of the future.
Descritores DECS:/psicologia
 -Religião
 Religião e Psicologia
Descritores Psi Português:PSI EXPRESS
Responsável:BR654.1 - Univ. Federal de Minas Gerais - UFMG/FAFICH/BC.
Meio Eletrônico:https://periodicos.ufmg.br/index.php/memorandum/article/view/26330/29089


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Id:54800
Autor:Dias, Paulo Henrique Curi; Safra, Gilberto.
Título:A vocação mística da psicanálise / The mystical vocation of psychoanalysis.
Fonte:Memorandum;36:1-20, Jun. 22, 2019.
Resumo em português: Esse estudo pretende pensar na psicanálise enquanto uma prática clínica essencialmente compatível com certas características dos fenômenos místicos, o que lhe permite abordá-los clinicamente. Iniciamos o texto apresentando nossa compreensão de mística como um fenômeno de alteridade ontológica, ao contrário de uma produção subjetiva do ser humano. A partir disso, abordamos três características da psicanálise que a tornam relevantes para uma clínica dos fenômenos místicos: seu método apofático, sua prática de desconstrução identitária do “eu” e sua inscrição antropológica entre o universal e o particular. Finalizamos o estudo, dessa maneira, pensando na possível função clínica da psicanálise ao abordar a mística, a partir da ideia de adoecimentos espirituais.
Resumo em inglês: This study intends to reflect on psychoanalysis as a clinical practice essentially compatible with certain characteristics of mystical phenomena, which enables it to clinically approach them. We start the text introducing our understanding of mysticism as a phenomenon of alterity, rather than a subjective production of the human being. Through such idea, we approach three characteristics of psychoanalysis that make it relevant for a clinic of the mystical phenomena: its apophatic method, its practice of deconstructing the identity of the “I” and its anthropological inscription between the universal and the particular. Thus, we finalize the study, thinking about the possible clinical function of psychoanalysis when approaching the mystic, based on the idea of spiritual illness.
Descritores DECS:Psicologia
 -Religião e Psicologia
 Psicanálise
 Psicologia Clínica
 Misticismo
Descritores Psi Português:PSI EXPRESS
Responsável:BR654.1 - Univ. Federal de Minas Gerais - UFMG/FAFICH/BC.
Meio Eletrônico:https://periodicos.ufmg.br/index.php/memorandum/article/view/6587


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Id:54799
Autor:Esch, Cristiane Ferreira; Jacó-Vilela, Ana Maria.
Título:A gestalt-terapia chega ao Brasil: recepção e desenvolvimento inicial / Gestalt-Therapy comes to Brazil: reception and initial development.
Fonte:Memorandum;36:1-29, Jun. 22, 2019.
Resumo em português: A Gestalt-Terapia surge nos EUA no ano de 1951 e chega ao Brasil no início da década de 1970. O presente artigo tem como objetivo apresentar a história e o desenvolvimento da Gestalt-Terapia no Brasil. Para tanto, aborda a recepção dessa abordagem psicoterapêutica em nosso país, considerando os elementos históricos que permitiram sua chegada, sobretudo o contexto sócio-político e a situação da psicologia como ciência e profissão na década de 1970. Discorre ainda sobre o desenvolvimento inicial desta abordagem no Brasil, apresentando sua difusão, crescimento e consolidação enquanto teoria e prática psicoterápicas. Por fim, assinala a expansão dos princípios gestálticos para outras áreas da psicologia, o que justifica a designação recente do termo abordagem gestáltica.
Resumo em inglês: Gestalt therapy emerged in the USA in 1951 and arrived in Brazil in the early 1970s. This paper aims to present the history and the development of Gestalt therapy in Brazil. To this end, it addresses the reception of such psychotherapeutic approach in our country, considering the historical factors which enabled it, especially the socio-political context and the situation of Psychology as a science and a profession in the 1970s. It also presents the early development of this approach in Brazil, with its spread, growth and consolidation as a psychotherapeutic theory and practice. Finally, the article marks the expansion of Gestalt principles in other areas of Psychology,explainingthe recent designation of the term gestalt approach.
Descritores DECS:Psicologia
 -Terapia Gestalt
 Terapia Gestalt
Descritores Psi Português:PSI EXPRESS
Responsável:BR654.1 - Univ. Federal de Minas Gerais - UFMG/FAFICH/BC.
Meio Eletrônico:https://periodicos.ufmg.br/index.php/memorandum/article/view/6847


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Id:54798
Autor:Ericeira, Ronald .
Título:Memória, identidade e comensalidade: a feijoada da família portelense / Memory, identity and comensality: the feijoada of the portelense family.
Fonte:Memorandum;37:1-21, Abril 01, 2020.
Resumo em português: Analisa-se o agenciamento da memória coletiva e os processos de reconstrução e representação do passado de uma das principais escolas de samba do Rio de Janeiro –a Portela –por meio de um rito comensal: a feijoada da família portelense. Esta é promovida regularmente por representantes da ala de compositores dessa escola de samba. Examinam-se diversos aspectos que singularizam este evento de comensalidade: seu sistema culinário, seu modo de organização, seus conteúdos afetivos, os processos de identificação e de corporalidade lá produzidos. Os procedimentos de coletas de dados foram: revisão bibliográfica, entrevistas semiestruturadas e etnografia No que tange aos resultados, infere-se que o processo de construção da identidade portelense é uma marca social de distinção cujos principais esteios são: memória do passado da agremiação, considerado cheio de glórias e vitórias e o compartilhamento de práticas ditas tradicionais como rodas de sambas e feijoadas.
Resumo em inglês: We analyze the agency of collective memory and the processes of reconstruction and representation of the past of one of Rio de Janeiro's main samba schools –Portela –through a commensal rite: the feijoada of the Portelense family. This rite is regularly promoted by representatives of the composers of the samba school. Several aspects that characterize this event of commensality are examined: its culinary system, its mode of organization, its affective contents, the processes of identification and corporality produced there. The procedures for data collection were: bibliographic review, semi-structured interviews and ethnography. Regarding the results, it is inferred that the process of the identity of being Portelense is a social mark of distinction whose main pillars are: memory of the past of the association, that is considered full of glory and victories, and the sharing of so-called traditional practices such as events with sambas and feijoadas.
Descritores DECS:Psicologia
 -Culinária
 Antropologia Cultural
Descritores Psi Português:PSI EXPRESS
Responsável:BR654.1 - Univ. Federal de Minas Gerais - UFMG/FAFICH/BC.
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Id:54797
Autor:Turci, Deolinda Armani ; Lourenço, Érika; Cirino, Sérgio Dias.
Título:A licenciatura em Psicologia no Brasil: a institucionalização na regulamentação da formação / Teaching degree in Psychology in Brazil: the institutionalization in the regulation of education.
Fonte:Memorandum;37:1-28, Abril 01, 2020.
Resumo em português: Este estudo objetivou analisar a institucionalização da modalidade licenciatura na legislação que regulamentou a formação e a profissão de psicólogo no Brasil em 1962. O trabalho, de cunho historiográfico, teve como procedimento metodológico a análise documental de fontes primárias localizadas no site da Câmara Federal dos Deputados, a saber, o dossiê do PL 3825/58. Outras fontes utilizadas foram as revistas Boletim de Psicologia, Arquivos Brasileiros de Psicotécnica e Revista Psicologia Normal e Patológica. A partir da análise dos dados, identificamos que nos primeiros anteprojetos que tratavam da formação e regulamentação da profissão em 1953 não havia a proposta da licenciatura para a formação de professores de psicologia para atuação no ensino secundário. A licenciatura como modalidade de formação para os psicólogos, com uma proposta curricular coerente com a legislação então vigente para a formação de professores, apareceu apenas em 1961, e foi mantida na lei 4119, aprovada em 1962.
Resumo em inglês: This study had the objective to analyze the institutionalization of the undergraduate degree in the legislation that regulated the education and the profession of the psychologist in Brazil in 1962. This research, of historiographic nature, had as a methodological procedure the documentary analysis of unpublished primary sources located on the website of the Federal Chamber of Deputies, the dossier of the PL3825/58. Other sources were the journals Boletim de Psicologia, Arquivos Brasileiros de Psicotécnica and Revista Psicologia Normal e Patológica. From the analysis of the data, we identified that, in the first projects that dealt with the education and regulation of the profession of psychologists in 1953, there was no proposal for the degree for the education of psychology teachers for high school. The degree as an education modality for psychologists, with a curricular proposal consistent with the legislation already existent for the education of teachers, appeared only in 1961, and was maintained in the project that became the law #4119, approved in 1962.
Descritores DECS:Psicologia
 -Psicologia
 Psicologia
Descritores Psi Português:PSI EXPRESS
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Id:54796
Autor:Goulart, Maria Stella Brandão; Venturini, Ernesto; Adelaide Lucimar Fonseca Chaves.
Título:A Reforma Psiquiátrica em Ímola e o tempero brasileiro / The Psychiatric Reform in Imola and the “taste” of Brazilian seasoning.
Fonte:Memorandum;37Abril 01, 2020.
Resumo em português: Este artigo aborda o processo de desinstitucionalização no contexto da reforma psiquiátrica ocorrido em Ímola a partir da narrativa de brasileiros e brasileiras que participaram de seu cotidiano ao longo dos anos noventa. A pesquisa que sustenta o artigo procurou delinear as conexões entre Brasil e Itália no que concerne às contribuições no conjunto de ações que resultaram no fechamento dos manicômios e na constituição dos serviços territoriais (centros de saúde mental, centros diurnos) e de associações e cooperativas que sustentaram projetos de inclusão social. A metodologia utilizada nesta pesquisa qualitativa apoiou-se na realização de entrevistas semiestruturadas com integrantes dos serviços de Ímola de ambas as nacionalidades. Assim, foram identificadas práticas relevantes que denotam uma participação efetiva de brasileiros e brasileiras, como educadores profissionais e assistentes de base, que não apenas impactaram o cotidiano assistencial como também colaboraram para a construção de cultura e relações inclusivas, inventivas, reflexivas e propositivas
Resumo em inglês: This paper deals with the process of deinstitutionalization in the context of the psychiatric reform in Imola based on the narrative of Brazilians who participated in daily life there, throughout the nineties. The research that supports this paper sought to delineate the connections between Brazil and Italy regarding the actions that resulted in the closure of asylums and the establishment of territorial services, residences, associations, and cooperatives that supported social inclusion projects. The methodology used in this qualitative research was semi-structured interviews with members of the Imola care services of both nationalities. Relevant practices have been identified that indicate effective participation of Brazilians, as professional educators and basic assistants who have not only affected everyday care but also contributed to the cultural and inclusive, inventive, reflexive, and propositional relationships.
Descritores DECS:Psicologia
 -Psiquiatria
 Saúde Mental
 Relações Interpessoais
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Id:54795
Autor:Gaia, Ronan da Silva Parreira; Scorsolini-Comin, Fabio.
Título:Candomblé Ketu e o sincretismo religioso no Brasil: perspectivas sobre as representações de Òsàlá na diáspora / Candomblé Ketu and religious syncretism in Brazil: prospects on Òsàlá'srepresentations in diaspora.
Fonte:Memorandum;37:1-21, Abril 01, 2020.
Resumo em português: A figura de Òsàlá ou Oxalá é muito presente na cultura religiosa brasileira,principalmente por conta do sincretismo religioso. A forma orgânica como se desenvolveram as religiões de matriz africana no Brasil estabeleceu hoje um quadro complexo, mas infelizmente folclorizado e muitas vezes reduzido a uma simplicidade, fruto de estigmas e de uma trajetória racista em essência. O Candomblé e a Umbanda estão presentes na vida do brasileiro, tal como seus cultos. Mesmo para aqueles não iniciados, Òsàlá está no imaginário social justamente por essa popularidade. É no intuito de sintetizar essas muitas ideias que esse artigo se dedicou a organizar as percepções existentes sobre Òsàlá e Oxalá,traçando-as sob as perspectivas do Candomblé de nação Ketu e da Umbanda.Perpassando por problemáticas históricas, ritos de culto, questões raciais e reflexões epistemológicas e etimológicas, apresenta-se um material reflexivo e crítico sobre a presença de Òsàlá em solo brasileiro.
Resumo em inglês: The figure of Òsàlá or Oxalá is very present in Brazilian religious culture, mainly because of religious syncretism. The organic way in which African religions developed in Brazil has established today a complex but unfortunately folklorized picture, often reduced to simplicity, the result of stigmas and a racist trajectory inessence. Candomblé and Umbanda are present in the life of Brazilians, as well as intheir cults. Even for those uninitiated, Òsàlá is in the social imagination of society precisely because of its popularity. It is in order to synthesize these many ideas that this essay is devoted to organizing the existing perceptions of Òsàlá and Oxalá,tracing them from the perspective of the Ketu Nation Candomblé and Umbanda. Going through historical problems, rites of worship, racial issues and pistemological and etymological reflections, we present a reflexive and critical material about the presence of Òsàlá in Brazilian ground.
Descritores DECS:Psicologia
 -Religião
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Id:54794
Autor:Storck, Igor; Holanda, Adriano Furtado.
Título:Ausência de espiritualidade e sociose: Van den Berg e a Psicologia da Religião / Absence of spirituality and sociosis: Van den Berg and the Psychology of Religion.
Fonte:Memorandum;37:1-24, Abril 01, 2020.
Resumo em português: Neste artigo, busca-se resgatar percepções centrais das obras do psiquiatra e psicólogo holandês Jan Hendrik Van den Berg; a forma como compreende o inconsciente, a releitura que faz acerca das neuroses, propondo sua substituição terminológica para socioses e ampliando o sentido contido no termo, permitindo reflexões valiosas e interlocuções profundas com a psicologia da religião. Se na época freudiana a inconscientização da sexualidade e da agressividade provocavam quadros sindrômicos bem específicos, a sociose enfrentada pelo sujeito hodierno é o esquecimento da espiritualidade. O psiquiatra advoga que a espiritualidade como dimensão humana, enquanto for negligenciada pela sociedade, continuará a produzir pessoas esvaziadas, medíocres, que não reconhecem seu lugar no mundo e tampouco conseguem desenvolver boas relações sociais. Endossa-se muito da percepção de Van den Berg ao apontar o atual momento histórico de resgate da espiritualidade já que, como dimensão humana, assim como a sexualidade, deveria ser reintegrada à existência.
Resumo em inglês: In this article, we seek to recover central perceptions of the works of Dutch psychiatrist and psychologist Jan Hendrik Van den Berg; the way he understands the unconscious, his re-reading of neurosis, proposing his terminological substitution to sociosis, and broadening the meaning contained in the term, allowing valuable reflections and deep interlocutions with the psychology of religion. If in the Freudian era the unconsciousness of sexuality and of aggressiveness provoked very specific syndromic cases, the sociosis faced by the subject is the oblivion of spirituality. The psychiatrist advocates that spirituality as a human dimension, as long as it keeps being neglected by society, will continue to produce emptied, mediocre people who do not recognize their place in the world and cannot develop good social relationships. Much is endorsed of Van den Berg's perception when he points out the current historical moment of redemption of spirituality since, as a human dimension, as well as sexuality, it should be reintegrated to existence.
Descritores DECS:Psicologia
 -Inconsciente (Psicologia)
 Espiritualidade
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Id:54793
Autor:Abrão, Jorge Luís Ferreira.
Título:Os primórdios da Psiquiatra Infantil e seus reflexos no Brasil / The beginnings of the Child Psychiatry and its reflexes in Brazil.
Fonte:Memorandum;37:1-28, Abril 01, 2020.
Resumo em português: A psiquiatria infantil é um ramo de especialidade médica bastante recente desenvolvida entre o final do século XIX e o início do século XX. No Brasil esta disciplina desenvolveu-se a partir de meados do século XX inicialmente vinculada a pediatria e a psicanálise. Assim este artigo tem por finalidade demonstrar a constituição da psiquiatria infantil, a partir de um vértice histórico, e seus reflexos no Brasil. Para tal foram analisados os marcos que delimitaram descobertas e ampliações conceituais constitutivos da psiquiatria infantil durante os séculos XIX e XX. Na sequência, apresenta-se os acontecimentos mais relevantes que delimitam o surgimento da psiquiatria infantil no Brasil, para finalmente destacar que esta disciplina sofreu direta influência da educação, da pediatria e da psicanálise durante seu processo de constituição no país, influência que perdurou até o início da década de 1980.
Resumo em inglês: Child Psychiatry is a very recent branch of medical specialty forged between the late nineteenth andearly twentieth centuries.In Brazil this discipline developed from the middle of the twentieth century initially linked to Pediatrics and Psychoanalysis.Thus, this article aims to demonstrate the constitution of Child Psychiatry, from a historical point of view, and its reflexes in Brazil.To this end, the frameworks that delimited the discoveries and conceptual expansions that constituted Child Psychiatry during the nineteenth and twentieth centuries were analyzed.Afterwards, we present the most relevant events that determine the emergence of child psychiatry in Brazil, to finally point out that this discipline was directly influenced by Education, Pediatrics and Psychoanalysis during its constitution process in the country, an influence that lasted until the early 1980s.
Descritores DECS:Psicologia
 -Psiquiatria Infantil
 História
 Brasil
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Id:54792
Autor:Rosa, Glenda Matias de Oliveira Rosa; Pulino, Lúcia Helena Cavasin Zabotto.
Título:O humano em Søren Kierkegaard e em Viktor Frankl / The human in Søren Kierkegaard and Viktor Frankl.
Fonte:Memorandum;37:1-21, Abril 01, 2020.
Resumo em português: Este trabalho é um estudo teórico que objetiva abordar aspectos centrais da Antropologia Filosófica presentes em dois autores existencialistas: Søren Kierkegaard e Viktor Frankl. A partir do estudo do que é o homem, apresentamos algumas importantes questões existenciais que, embora desenvolvidas pelos autores supracitados nos séculos XIX e XX, respectivamente, permanecem atuais: o desespero e a busca pelo sentido, liberdade, responsabilidade, possibilidade e necessidade, angústia e vazio existencial.Partimos da pesquisa qualitativa, por meio de uma revisão de literatura, buscando atender ao objetivo proposto. Compreendemos que a dimensão do espírito diferencia o homem dos outros seres. Ambos os autores destacam a esfera espiritual e compreendem o humano em sua integralidade. Conclui-se que Kierkegaard e Frankl, em seus pressupostos, oferecem possibilidade de conhecimento do homem e de questões existenciais relevantes para nossa sociedade permeada pelo desespero e pelo vazio existencial. Assim, as proposições dos autores contribuem especialmente para as ciências humanas.
Resumo em inglês: This paper is a theoretical study that aims to approach central aspects of Philosophical Anthropology present in two existentialist authors: Søren Kierkegaard and Viktor Frankl. From the study of what man is, we present some important existential questions that, although developed by these authors in the nineteenth and twentieth centuries respectively, remain current: despair and the search for meaning, freedom, responsibility, possibility and necessity, anguish and existential void. We started from the qualitative research, through a literature review seeking to meet the proposed objective. We understand that the dimension of the spirit differentiates man from other beings. Both authors highlight the spiritual realm and understand the human in its entirety. We conclude that Kierkegaard and Frankl, in their assumptions, offer the possibility of knowledge of man, and of existential questions relevant to our society, which is permeated by despair and existential emptiness. Thus, the authors' propositions contribute especially to the humanities.
Descritores DECS:Psicologia
 -Antropologia
 Filosofia
 Existencialismo
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Id:54791
Autor:Pereira, Marlene Brito de Jesus; Rabinovich, Elaine Pedreira.
Título:Corpos tatuados: desejo de memória em completude / Tattooed bodies: desire for memory in completeness.
Fonte:Memorandum;37:1-23, Abril 01, 2020.
Resumo em português: Este artigo tem por objetivo apresentar vivências e significados de tatuagens a partir de narrativas de sujeitos adultos e idosos, com base em uma abordagem interdisciplinar. Questionamos: do culto ao corpo jovem, da exigência do labor do corpo adulto e da hipervigilância do corpo envelhecido, qual a significação do corpo tatuado em idades tão díspares? Realizamos uma descrição das narrativas de adultos e idosos com corpos tatuados a partir de um desenho de pesquisa qualitativa. Participaram da pesquisa 15 adultos com idades entre 22 e 67 anos em duas capitais brasileiras, Salvador e São Paulo. Entre as ideias conclusivas estão, de um lado, a tatuagem como metamorfose, liberdade e afirmação de si e, de outro, significações que ressaltam atatuagem como desejo de memória em completude, uma forma de fazer do corpo lugar de arquivo ou o próprio corpo como arquivo de memória completa.
Resumo em inglês: This paper aims to present experiences and meanings of tattoos, from narratives of adult and elderly subjects, based on an interdisciplinary approach. We question: the cult of the young body, the demand of the labor of the adult body, and the hyper vigilance of the aged body, what is the meaning of the tattooed body in such disparate ages? We describe the narratives of adults and the elderly with tattooed bodies from a qualitative research design. Fifteen adults aged between 22 and 67 years participated in the research in two Brazilian capitals,Salvador and São Paulo. Among the concluding ideas are, on the one hand, the tattoo as a metamorphosis, freedom and affirmation of self and, on the other hand, meanings that emphasize the tattoo as a desire for memory in completeness, a way of making the body a place of archives, or the body itself as a full memory file.
Descritores DECS:Psicologia
 -Tatuagem
 História
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Id:54790
Autor:Cara, Bianca dos Santos; Miranda, Rodrigo Lopes; Costa, Marcio Luis.
Título:APsicologia na FADAFI-FUCMT: História e Memória Social (1980-1993) / Psychology at FADAFI-FUCMT: History and Social Memory (1980-1993).
Fonte:Memorandum;37:1-26, Abril 01, 2020.
Resumo em português: Esta pesquisa em História Social da Psicologia produz uma narrativa histórica sobre o curso de graduação em Psicologia das Faculdades Unidas Católicas de Mato Grosso (FUCMT). Ela assume que as memórias pessoais e documentais são construtos socioculturais e, assim, utiliza fontes textuais e orais para produzir tal narrativa. Os resultados apontaram que o curso atendeu a uma demanda de “modernização” da cidade de Campo Grande por meio do desenvolvimento do ensino superior. Além disso, atendia a demandas sociais, políticas e econômicas da expansão do Oeste, capitaneadas pelo governo militar brasileiro à época. Isso ocorreu a partir de um currículo operacionalizado de forma particular se comparado aos indicativos legais, com uma tônica no campo da educação. Este artigo contribui para a preservação das memórias da Psicologia em um dos primeiros cursos de graduação do estado, ampliando saberes sobre a história da Psicologia no país.
Resumo em inglês: This research in the Social History of Psychology produces a historical narrative about the undergraduate course of Psychology at the Faculdades Unidas Católicas de Mato Grosso(FUCMT). It considers social and documental memories as sociocultural constructs; thus, it uses textual and oral sources to produce such narrative. Our results point out that this undergraduate course was related to the demand of ‘modernization’ of the city of Campo Grande through the development of Higher Education. In addition to this, it met social, economic, and political demands of West expansion promoted by the military regime at the time. This course was operationalized through an idiosyncratic curriculum with an emphasis on Education. In conclusion, this paper contributes to identifying and preserving memories of Psychology in one of the first undergraduate courses in the state, extending knowledge on the general history of Psychology in the country.
Descritores DECS:Psicologia
 -História
Descritores Psi Português:PSI EXPRESS
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Id:54789
Autor:Barros, Rogério de Andrade; Coutinho, Denise Maria Barreto.
Título:Psicologia do Desenvolvimento: uma subárea da Psicologia ou uma nova ciência? / Developmental Psychology: a sub-area of Psychology or a new science?.
Fonte:Memorandum;37:1-26, Abril 01, 2020.
Resumo em português: O estudo sobre o desenvolvimento humano, por parte da Psicologia, se revela a partir de um panorama complexo e, por vezes, anárquico que contempla amplo leque de perspectivas. O que marca a alteridade desse campo do saber? O objetivo do presente artigo é compreender de que maneira surge a Psicologia do Desenvolvimento, demarcando condições de seu advento por meio de uma revisão não sistemática de literatura. Não há distinções significativas, do ponto de vista histórico e até mesmo gerencial, em Programas de Pós-Graduação no Brasil, entre Psicologia e Psicologia do Desenvolvimento. Por outro lado, Psicologia do Desenvolvimento e Psicologia Educacional são historicamente entrelaçadas. Encontram-se, também mais recentemente, esforços de destacar a Psicologia do Desenvolvimento do campo da Psicologia através da delimitação de objetos e métodos próprios, inserindo-se numa perspectiva não disciplinar como Ciência do Desenvolvimento.
Resumo em inglês: The psychologist study of human development is revealed from a complex and sometimes anarchic panorama contemplating a wide range of perspectives. What marks the otherness of this field of knowledge? The aim of the present study is to understand how Developmental Psychology came up, marking its conditions of advent through a non-systematic literature review. We conclude that there are almost no distinction between Psychology and Developmental Psychology, from the historical and even managerial point of view in Graduate Programs in Brazil. On the other hand, Developmental Psychology and Educational Psychology are historically interlaced. More recently, there have also been efforts to separate the Developmental Psychology of the field of Psychology through a delimitation of its own objects and methods, inserting it among a non-disciplinary perspective, such as Science Development.
Descritores DECS:Psicologia
 -História
 Desenvolvimento Humano
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Id:54673
Autor:Bovo, Ana Carolina de Lima; Kunzler, Ana Paula; Toassa, Gisele.
Título:Da “Escola” ao “Círculo” de Vigotski: uma perspectiva historiográfica crítica / From “Vygotsky’s School” to “Vygotsky’s Circle”: a critical historiographical perspective.
Fonte:Memorandum;36:1-23, 22062019.
Resumo em português: Discutir o contexto histórico de produção científica é tarefa para uma historiográfica crítica das ciências que tem sido levada a cabo em relação à psicologia soviética. Assim, teve-se como objetivo discutir o conceito de Círculo de Vigotski (cunhado por Anton Yasnitsky) em oposição à ideia de escola contida em trabalhos brasileiros, evidenciando as consequências disso no país. Procurou-se apreender as configurações deste Círculo no contexto histórico da URSS e a partir de uma leitura marxista do trabalho destes autores. Como método, resulta de uma pesquisa bibliográfica acerca do Círculo de Vigotski na obra de Anton Yasnitsky e sobre o contexto histórico da URSS, além da revisão bibliográfica em artigos e livros disponíveis no Google Acadêmico em língua portuguesa. Os resultados salientam que o conceito de Círculo de Vigotski evidenciaria uma dimensão dialógica e polifônica da pesquisa científica na psicologia soviética em oposição à ideia de “Escola de Vigotski” e à percepção de que a pesquisa era feita de forma centralizada e hierarquizada
Resumo em inglês: Discussing the historical context of the scientific production is a task for a critical historiography of the sciences, currently performed by a number of researchers on the Soviet Psychology. The main objective of this article is to expose the concept of Vygotsky’s Circle, by Anton Yasnitsky, inoppositionto the commonplace idea of Vygotsky ́s School, which is present in most Brazilian works, highlighting the consequences of this second idea in the country. Henceforth, the research sought to apprehend the different settings of Vygotsky ́s Circle in the historical context of USSR (1924-1941), from a Marxist perspective of those works. The method was a bibliographic research about the concept of Vygotsky’s Circle on the works of Yasnitsky and the historical context of USSR, followed by a bibliographic review of articles and books available in Scholar Google. The results show that the concept of Vygotsky’s Circle emphasizes the dialogical and polyphonic dimension of the scientific research in soviet psychology
Descritores DECS:Psicologia
 -Cultura
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Id:54672
Autor:Brasil, Julia Alves; Cabecinhas, Rosa; Mariana Bonomo.
Título:Entre o passado e o presente: representações sociais da história da América Latina para estudantes de três países latino-americanos / Between the past and the present: social representations of Latin American history for students from three Latin American countries.
Fonte:Memorandum;36:1-31, 22062019.
Resumo em português: Neste estudo, objetivou-se analisar as representações sociais da história da América Latina para latino-americanos. Os dados foram coletados por meio de questionário online, contendo questões de evocação livre sobre acontecimentos e personalidades importantes na história latino-americana. Participaram do estudo 213 estudantes brasileiros, chilenos e mexicanos, com idades entre 18 e 35 anos. Seguindo orientação teórico-metodológica da análise estrutural da Teoria das Representações Sociais, os dados foram processados com o ProgramaEVOC. Os resultados indicaram que, para os participantes, os eventos mais centrais à memória social da América Latina são a colonizaçãoe as independências, enquanto as principais personalidades mencionadas foram Cristóvão Colomboe Simón Bolívar, em consonância com a dinâmica nuclear conquista/descobrimento, colonização e independências.Discute-se a articulação entre memória, identidade e representações sociais para a compreensão da forma como os grupos lidam com o seu passado, a partir do presente
Resumo em inglês: In this study, the aim was to analyse social representations of the history of Latin America among Latin Americans. Data were collected through an online questionnaire, containing free-recall questions about important events and historical figures in Latin American history. A total of 213 Brazilian, Chilean and Mexican students, aged 18 to 35 years old, participated in the study. Following the theoretical-methodological orientation of the structural approach of Social Representations Theory, data were processed with the EVOC software. The results indicated that, for the participants, the most central events to the social memory of Latin America are colonizationand independence, while the main historical figures Memorandum 36, 2019Belo Horizonte: UFMG2ISSN 1676-1669periodicos.ufmg.br/index.php/memorandum/article/view/6835mentioned were Christopher Columbusand Simón Bolívar, in line with the nuclear dynamics conquest/discovery, colonization and independence. The articulation between memory, identity and social representations is discussed in order to understand the way groups deal with their past, in the present.
Descritores DECS:Relações Interpessoais
 -História
Descritores Psi Português:PSI EXPRESS
Responsável:BR654.1 - Univ. Federal de Minas Gerais - UFMG/FAFICH/BC.
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Id:54671
Autor:Queiroga, Luanda do Carmo; Nascimento, Adriano Roberto Afonso do.
Título:Senhora das águas e da canção: representação social de Iemanjá na música popular brasileira / Lady of the waters and the song: Iemanja’s social representation in Brazilian popular music.
Fonte:Memorandum;36:1-21, 22062019.
Resumo em português: Adotando como fonte de investigação o cancioneiro popular, este trabalho pretendeu investigar como, ao longo da história da música brasileira, a figura e aspectos da orixá Iemanjá foram transportados dos terreiros e incorporados como elementos da própria cultura brasileira, tornando-se presentes nas letras de canções como algo habitual, cotidiano. Para tanto, utilizamos a técnica da análise temática de conteúdo. Um total de 193 músicas foi submetido à análise. Em geral, é possível afirmar que as descrições de Iemanjá nas músicas analisadas se distanciaram da cosmovisão religiosa e da mitologia. As variações ocorridas entre 1933 e 2014 contribuíram para a popularização de Iemanjá na canção popular, e, ao mesmo tempo, para sua reapresentação enquanto figura autônoma em relação às religiões afro-brasileiras
Resumo em inglês: Using Brazilian popular songs as its research basis, this paper intended to investigate how, throughout the history of the country’s music, the image and aspects of the Iemanjá orisha where taken from the ceremonial yards and incorporated as Brazilian cultural elements, becoming present in songlyrics as something common, usual. For this, we used the Thematic Content Analysis technique. A total of 193 songs were submitted to the analysis. In general, it is possible to claim that the descriptions of Iemanjá in the analyzed songs were distanced from a religious and mythological cosmovision. The variation occurred between 1933 and 2014 contributed tothe popularization of Iemanjá in the popular music and, at the same time, toher representation as an autonomous figure in relation to the Afro-Brazilian religions
Descritores DECS:Música
 -Psicologia Social
Descritores Psi Português:PSI EXPRESS
Responsável:BR654.1 - Univ. Federal de Minas Gerais - UFMG/FAFICH/BC.
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Id:54670
Autor:FerreiraEsch, Cristiane; Jacó-Vilela, Ana Maria.
Título:A gestalt-terapia chega ao Brasil: recepção e desenvolvimento inicial / Gestalt-Therapy comes to Brazil: reception and initial development.
Fonte:Memorandum;36:1-29, 22062019.
Resumo em português: A Gestalt-Terapia surge nos EUA no ano de 1951 e chega ao Brasil no início da década de 1970. O presente artigo tem como objetivo apresentar a história e o desenvolvimento da Gestalt-Terapia no Brasil. Para tanto, borda a recepção dessa abordagem psicoterapêutica em nosso país, considerando os elementos históricos que permitiram sua chegada, sobretudo o contexto sócio-político e a situação da psicologia como ciência e profissão na década de 1970. Discorre ainda sobre o desenvolvimento inicial desta abordagem no Brasil, apresentando sua difusão,crescimento e consolidação enquanto teoria e prática psicoterápicas. Por fim, assinala a expansão dos princípios gestálticos para outras áreas da psicologia, o que justifica a designação recente do termo abordagem gestáltica
Resumo em inglês: Gestalt therapy emerged in the USA in 1951 and arrived in Brazil in the early 1970s. This paper aims to present the history and the development of Gestalt therapy in Brazil. To this end, it addresses the reception of such psychotherapeutic approach in our country, considering the historical factors which enabled it, especially the socio-political context and the situation of Psychology as a science and a profession in the 1970s. It also presents the early development of this approach in Brazil, with its spread, growth and consolidation as a psychotherapeutic theory and practice. Finally, the article marks the expansion of Gestalt principles in other areas of Psychology, explaining the recent designation of the term gestalt approach
Descritores DECS:Terapia Gestalt
 -Psicoterapia
Descritores Psi Português:PSI EXPRESS
Responsável:BR654.1 - Univ. Federal de Minas Gerais - UFMG/FAFICH/BC.
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Id:54669
Autor:Brandão, Juliana Mendanha; Nascimento, Elizabeth do.
Título:Resiliência psicológica: da primeira fase às abordagens baseadas em trajetória / Psychological resilience: from the first phase to trajectory-based approaches.
Fonte:Memorandum;36:1-31, 22062019.
Resumo em português: O presente trabalho é um estudo teórico que tem por objetivo traçar um panorama do campo de pesquisas sobre resiliência para situar as contribuições atuais das investigações realizadas a partir das Abordagens baseadas em Trajetórias. São retomadas quatro fases das pesquisas e discutidos conceitos relevantes associados a cada uma delas, como adversidades e risco; fatores de resiliência; coping; critérios de avaliação, como competência ou ausência de psicopatologia; e trajetórias de enfrentamento. Considerações são apresentadas sobre as diferenças entre os estudos que focalizam os enfrentamentos de condições estressantes crônicas e aqueles que abordam os enfrentamentos de adversidades pontuais agudas, discutindo as implicações dessas diferenças para os estudos sobre resiliência. Por fim, são discutidas as contribuições que as chamadas Abordagens baseadas em Trajetórias oferecem, com a explanação acerca das várias possibilidades de trajetórias percorridas pelos sujeitos antes e após o enfrentamento de adversidades
Resumo em inglês: The present work is a theoretical study which aims to outline the field of research on resilience, to locate the current contributions of the investigations carried out using the trajectories-based o approaches. Four phases of research are taken up and the associated relevant concepts were discussed, such as adversity and risk; resilience factors; coping; evaluation criteria of competence or of the absence of psychopathology; and coping trajectories. We present considerations on the differences between studies that focus on coping with chronic stress conditions, and those which focus on coping strategies for acute adversities. We also discuss the implications of these differences for resilience studies. Finally, the contributions of the so-called Trajectories-based Approaches are explored, with an explanation of the various possibilities of trajectories covered by the subjects before and after facing adversities
Descritores DECS:Resiliência Psicológica
Descritores Psi Português:PSI EXPRESS
Responsável:BR654.1 - Univ. Federal de Minas Gerais - UFMG/FAFICH/BC.
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Autor:Verissimo, Danilo Saretta.
Título:Fundamentos estrutural-fenomenológicos da percepção a partir de Merleau-Ponty / Structural-phenomenological foundations of perception based on Merleau-Ponty.
Fonte:Memorandum;36:1-19, 22062019.
Resumo em português: Neste artigo, evidenciamos e discutimos fundamentos de uma concepção estrutural-fenomenológica da percepção a partir deMerleau-Ponty. Focalizamos investigações do filósofo acerca da organização perceptiva, mais especificamente, sobre a relação entre a propriedade objetivante da percepção e a sua articulação com o fundo perceptivo. Nossa orientação metodológica fundamenta-se na comunicação, observada na obra de Merleau-Ponty, entre a concepção fenomenológica de horizonte perceptivo e do princípio gestáltico de figura e fundo. A argumentação centra-se em três pontos principais: a relação entre a propriedade presentativa da percepção e o campo da sua manifestação a partir de pressupostos fenomenológicos e gestaltistas; a atestação, mediante o exame da crítica à hipótese de constância, da operância silenciosa do fundo perceptivo; e a exploração dos fatores funcionais envolvidosna organização perceptiva
Resumo em inglês: In this article, we present and discuss the bases of a structural-phenomenological concept of perception based on Merleau-Ponty. We focus on the philosopher‟s investigations of perceptual organization, more specifically on the relation between the objectifying property of perception and its articulation with the perceptual background. Our methodological approach is based on the communication, observed in the work of Merleau-Ponty, between the phenomenological conception of the perceptual horizon and the Gestaltprinciple of figure-ground. Our arguments center on three main points: the relation between the presentative property of perception and the field of its manifestation based on phenomenological and gestaltist assumptions; the attestation, through the examination of the criticism against the hypothesis of constancy, of the silent operance of the perceptual background; and the exploration of the functional factors involved in the perceptive organization
Descritores DECS:Fenomenologia
 -/psicologia
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