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Id:37947
Autor:Dias, Ana Cristina Garcia; Leme, Maria Isabel da Silva; Koller, Silvia Helena.
Título:Ética na pesquisa com crianças / Ethical issues into the research with children / Ética en la investigación con niños.
Fonte:Imaginário;13/14(17/18):493-506, jul.-dez. 2008-jan.-jun. 2009.
Resumo em português: O artigo discute questões éticas envolvidas na pesquisa psicológica com crianças, focalizando mais detidamente a obtenção do termo de consentimento livre e esclarecido em vista das especificidades desta população. Nesta perspectiva, são analisados os cuidados para a obtenção da autorização dos responsáveis e discutidos os limites impostos ao pesquisador nesta tarefa. Também são analisadas discussões anteriores sobre a autorização dos responsáveis, diferenças nas recomendações preconizadas por diferentes entidades e implicações para a pesquisa decorrentes da aplicação do termo
Resumo em inglês: This essay discusses ethical issues involved in doing research with children, focusing more chosely informed consent, due to the specificities of this population. In this perspective, we analyze some precautions to obtain parent's consent, discussing at same time some restrictions imposed to the researcher at that task. We also analyze past discussions about informed consent, differences in the reccomendations about it made by different comities and implications for research resulting from obtaining consent. (AU)
Descritores DECS:Ética em Pesquisa
 -Comissão de Ética
 Comissão de Ética
 Códigos de Ética
Limites:Humanos
Masculino
Feminino
Criança
Descritores Psi Português:RESPEITO (ETICA)
ETICA MEDICA
CRIANCAS (BRASIL)
EXPERIMENTACAO HUMANA (CRIANCAS)
PESQUISA CIENTIFICA - PSICOLOGIA
Descritores Psi Inglês:RESPECT (ETHICS)
ETHICS, MEDICAL
CHILDREN (BRAZIL)
HUMAN EXPERIMENTATION (CHILDRENS)
SCIENTIFIC RESEARCH - PSYCHOLOGY
Descritores Psi Espanhol:RESPETO (ETICA)
ETICA MEDICA
NINOS (BRASIL)
EXPERIMENTACION HUMANA (NINOS)
INVESTIGACION CIENTIFICA - PSICOLOGIA


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Id:37946
Autor:Freitas, Laura Villares de; Albertini, Paulo.
Título:Um exercício de alteridade: aproximações e afastamentos entre Jung e Reich / An exercise in otherness: approaches and departures between Jung and Reich / Un ejercicio de alteridad: acercamientos y alejamientos entre Jung y Reich.
Fonte:Imaginário;13/14(17/18):453-491, jul.-dez. 2008-jan.-jun. 2009.
Resumo em português: Nosso objetivo é apresentar o exercício que consistiu em identificar movimentos de aproximação e afastamento entre as abordagens teórico-práticas desenvolvidas por Carl Gustav Jung e Wilhelm Reich. No que diz respeito ao método, procuramos contextualizar os conceitos no conjunto da obra de cada autor, assim como respeitar as linguagens específicas. A fim de cumprirmos o objetivo proposto, elegemos três eixos norteadores: aspectos históricos, dimensão teórico-conceitual e formas de intervenção. Quanto ao primeiro, aspectos históricos, focalizamos os contextos de vida e obra dos dois autores, destacando também suas relações com Freud. Em relação à dimensão teórico-conceitual, cotejamos, sobretudo, as noções de ciência, inconsciente, autorregulação, sexualidade, desenvolvimento, saúde e doença. Finalmente, a interlocução sobre as formas de intervenção se deu frente às propostas voltadas para o contexto sociocultural, em especial nos campos da clínica, educação, política, religião e arte. Consideramos que este artigo, ensaio de um diálogo respeitoso entre os enfoques de Jung e Reich, pode contribuir para um mundo onde as diferenças, longe de impedirem o contato criativo, sejam vistas como uma valiosa oportunidade para rever e amadurecer posições. (AU)
Resumo em inglês: Our aim here is to present the exercise of identifying movements of convergence and divergence in the theoretical and practical approaches developed by Carl Gustav Jung and Wilhelm Reich. As to the method, we attempt to contextualize the concepts considering the whole set of works of each author, as well as to respect their specific languages. In order to achieve our aim, we have elected three main guidelines: the historical aspects, the conceptual and theoretical dimension, and the forms of intervention. As to the first - the historical aspects -, we focus on the contexts of life and work of both authors, also underlining their relations to Freud. As to the second, we compare, mainly, the notions of science, unconsciousness, self-regulation, sexuality, development, health and disease. Finally, the consideration on the forms of intervention takes place by the light of the propositions linked to the social and cultural context, particularly in the fields of clinic paper, attempting to produce a respectful dialogue between the perspectives of Jung and Reich, may contribute to a world where the differences, far from preventing a creative contact, can be seen as a good opportunity to review and ripen our positions. (AU)
Descritores DECS:Teoria Junguiana
Personalidade
Teoria Psicanalítica
Teoria Freudiana
Descritores Psi Português:ESCOLA PSICANALITICA FREUDIANA
TEORIA PSICANALITICA
REICH, WILHELM, 1897-1957
TEORIA PSICANALITICA
Descritores Psi Inglês:FREUDIAN PSYCHOANALYTIC SCHOOL
PSYCHOANALYTIC THEORY
REICH, WILHELM, 1897-1957
PSYCHOANALYTIC THEORY
Descritores Psi Espanhol:ESCUELA PSICOANALITICA FREUDIANA
TEORIA PSICOANALITICA
REICH, WILHELM, 1897-1957
TEORIA PSICOANALITICA


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Id:37945
Autor:Santana, Carla da Silva; Kovács, Maria Júlia.
Título:Mosaico e pesquisas qualitativa: combinando fragmentos na tarefa de análise de dados / Mosaic and qualitative research: combining fragmentos in the analysis task given / Mosaico e investigación cualitativa: combinando fragmentos en la tarea del análisis dada.
Fonte:Imaginário;13/14(17/18):439-452, jul.-dez. 2008-jan.-jun. 2009.
Resumo em português: Este estudo discute a análise de dados na pesquisa qualitativa utilizando a metáfora do mosaico como possibilidade de trabalho com fragmentos de dados. Discute os lugares do referencial teórico, a relação sujeito-pesquisador e sujeito-pesquisado e a diversidade dos elementos envolvidos nesta relação. Fundamenta-se na teoria fenomenológica embora discuta o lugar do sujeito na teoria estruturalista (AU)
Resumo em inglês: This study discuss of data in the qualitative research using the metaphor of a mosaic as possibility of work with fragmentos of data. It aproach the places of the referencial theoretical, the relation of citizen-researcher and citizen-searched and the diversity of the involved elements in this relation. It is based on the phenomenological theory even so argues the place of the citizen in the estruturalist theory (AU)
Descritores DECS:Pesquisa Qualitativa
Análise de Dados
Análise de Dados
Metáfora
Relações Pesquisador-Sujeito
Limites:Humanos
Masculino
Feminino
Adulto Jovem
Adulto
Descritores Psi Português:PSICOLOGIA FENOMENOLOGICA
ESTRUTURALISMO
SUJEITOS EXPERIMENTAIS
COLETA DE DADOS
DESENHO
ARTES PLASTICAS
ESTUDO QUALITATIVO
Descritores Psi Inglês:PHENOMENOLOGICAL PSYCHOLOGY
STRUCTURALISM
EXPERIMENTAL SUBJECTS
DATA COLLECTION
PLASTIC ARTS
DRAWING
QUALITATIVE METHODOLOGY
Descritores Psi Espanhol:PSICOLOGIA FENOMENOLOGICA
ESTRUCTURALISMO
SUJETOS EXPERIMENTALES
COLECCION DE DATOS
DISENO
ARTES PLASTICAS
ESTUDIO CUALITATIVO


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Id:37944
Autor:Ferreira, Luiz Fabiano Seabra.
Título:Corridas de aventura: o mito do herói, a aventura e a representação mítica da natureza / Aventure races: the hero's myth, the adventure and the mythical representation of nature / Competencias de aventura: el mito del héroe, la aventura y la representación mítica de la naturaleza.
Fonte:Imaginário;13/14(17/18):411-438, jul.-dez. 2008-jan.-jun. 2009.
Resumo em português: As corridas de aventura são eventos esportivos que possuem características peculiares e seus participantes evidenciam subjetividades distintas daquelas encontradas nos atletas participantes dos esportes tradicionais. Foi realizada uma pesquisa qualitativa amparada pela antropologia complexa com o objetivo de refletir sobre o mito do herói e a mitificação da natureza encontrados nos discursos dos participantes de corridas de aventura. A análise dos dados permitiu construir uma tela tecida com os discursos dos atletas e as teorias, formando uma espiral na qual a pesquisa de campo (entrevista semi-estruturada - análise de conteúdos) está entrelaçada à pesquisa teórica, constituindo uma totalidade. Os resultados evidenciam que a partir das vivências ocorridas no decorrer das corridas de aventura os atletas expõem simbolismos relacionados à mitificação da natureza, bem como a incorporação do mito do herói em diversos contextos encontrados nesses eventos esportivos (AU)
Resumo em inglês: The adventure races are sporty events that own peculiar characteristics and your participants evidence distinct subjetivities from those found in the participants athletes of the traditional sports. It was acccomplished a qualitative reserarch aided by the complex anthropology with the goal of reflecting about hero's myth and for mythicizetion of nature found in the speeches of the participants of adventure races. The data analysis allowed to build a web woven with athletes' speeches and theories, forming a spiral in which the field research (interview semi-structured - contents analysis) is interlaced the theoretical research, constituting a totality. The results evidence that from the existences occurred during the adventure races the athletes expose smbolisms related to mythicizetion of nature, as well as the hero myth incorporation in several found contexts in these sporty events. (AU)
Descritores DECS:Mitologia
Natureza
Características Humanas
Esportes
Corrida
 -Imagem Corporal
Descritores Psi Português:ESPORTES
MITOLOGIA
IMAGEM CORPORAL
LINGUAGEM CORPORAL
ANTROPOLOGIA SOCIAL
Descritores Psi Inglês:SPORTS
MYTHOLOGY
BODY IMAGE
BODY LANGUAGE
SOCIAL ANTHROPOLOGY
Descritores Psi Espanhol:DEPORTES
MITOLOGIA
IMAGEN CORPORAL
LENGUAJE CORPORAL
ANTROPOLOGIA SOCIAL


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Id:37943
Autor:Paiva, José Osvaldo de.
Título:Rupigwara: a relação primeva do índio kawahib com o princípio da depredação / Rupigwara: the primeval relation of kawahib indian with the depredation of nature / Rupigwara: la relación primitiva del índio de kawahib con el princípio de la depredación.
Fonte:Imaginário;13/14(17/18):383-409, jul.-dez. 2008-jan.-jun. 2009.
Resumo em português: Este estudo apresenta um aspecto da cultura tradicional Kawahib, com o qual espera-se abrir espaço para novas reflexões aos que atuam em cursos de formação indígena. Foi realizada uma pesquisa etnográfica aplicando-se métodos qualitativos através da observação participante, a partir da qual procurou-se demonstrar a visão cosmogônica dos Kawahib sobre um universo dividido em metades, no qual nada é completo, resultando as metades sociais que se completam no casamento. Se para Kawahib há uma concepção de meio universo, também se abre a do meio-indivíduo, considerado como uma unidade consciência, denominada ga'ra'o. Desde assim considerado uma metade, o rupigwara. O conceito de rupigwara é o do corpo do sujeito no sonho, conscientes através do procedimentos da ae'Tokaia, como um local para efetuar seus procedimento da ae'Tokaia, como local para efetuar seus processos de realização de cura e aprendizagem, durante as suas visitas em 'outros mundos', por intermédios do seu rupigwara
Resumo em inglês: This work presents an aspect of Kawahib culture. We hope to offer new ideas for those who want to work with indigenous education. We developed an ethnographical research project as we applied qualitative method through participatory observation, from which we show Kawahib's cosmogonist vision of the universe, whichis divided into halves, nothing being complete, in the same way that the social halves are constituted and completed thorough marriage. If for the Kawahib people there is a conception of half universe, the half-individual also opens itself, although this may be considered as a unity of consciousness, which is called ga'ra'o. This is a term applied both to the body and to the soul, even being just a half. This half can conquer the other half that is the rupigwara. The concept of rupigwara is that of the subject's body when in dream, under control; conscious and active needing to go through mbojipowahav process, to be tamed and set up. This resource is the archetype of the sharman Kawahib, who, with his couscious dream through the procedures of ae'Tokaia, which works as the local to effectuate the processes of achievement of cure and learning during his visits to the 'other worlds' through his rupigwara (AU)
Descritores DECS:Fantasia
População Indígena
 -Índios Sul-Americanos
 Índios Sul-Americanos
Limites:Humanos
Masculino
Feminino
Descritores Psi Português:INDIOS KAWAHIB (BRASIL)
INDIOS DA AMERICA DO SUL
GRUPOS ETNICOS
CONTEUDO DO SONHO
FOLCLORE (BRASIL)
ETNOGRAFIA
ESTUDO QUALITATIVO
Descritores Psi Inglês:INDIANS KAWAHIB (BRAZIL)
INDIANS OF SOUTH AMERICA
ETHNIC GROUPS
DREAM CONTENT
ETHNOGRAPHY
QUALITATIVE METHODOLOGY
Descritores Psi Espanhol:INDIOS KAWAHIB (BRASIL)
INDIOS DE SURAMERICA
GRUPOS ETNICOS
CONTENIDO DEL SUENO
FOLKLORE (BRASIL)
ETNOGRAFIA
ESTUDIO CUALITATIVO


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Id:37942
Autor:Marques, Deborah.
Título:Enthousiasmós - Entusiasmo / Enthousiasmós- Entusiasmo / Enthousiasmós - Enthusiasm.
Fonte:Imaginário;13/14(17/18):365-382, jul.-dez. 2008-jan.-jun. 2009.
Resumo em português: Este artigo pretende levantar algumas questões acerca do conceito de natureza humana. Este conceito esta voltado para a idéia de utilidade, implica em uma natureza cindida, natureza que deve controlar, dominar e sublimar seus instintos, desejos e paixôes. Isto afeta a economia fisio-psíquica do homem que trava uma batalha com sua própria natureza. A investigação do conceito de natureza humana passa e se aplica a arte, a filosofia, e a psicologia. A arte pensada como um impulso da natureza justifica seu fascínio e importância na existência humana, à criação artística pertence a natureza do homem; a filosofia enuncia o conceito de natureza humana; e a psicologia vai ser herdeira do paradigma filosófico. Acerca deste conceito devemos considerar estas ciências, e cabe à psicologia a tarefa de reivindicar o domínio do estudo da natureza humana
Resumo em inglês: This paper aims to raise questions about the concept of human nature. The concept of human nature is associated with the idea of utility, and implies in a divided nature: a nature that must control, dominate, sublimate the desires and passions. This affects the human pshysio-psychological balance wich battles against its own nature are part of and apply to the fields of art, philosophy, and psychology. Understanding art as an impulse of nature justifies its fascination and relevance in the human existence, artistic creation belongs to the human nature: philosophy enunciates the concept of human nature; and psychology will inherit the philosophical paradigma. Althougt the concept of human nature is related with these sciences, psychlogy must claim to its domain the study of the human nature (AU)
Descritores DECS:Características Humanas
Filosofia
Arte
 -Existencialismo
 Teoria Psicanalítica
Descritores Psi Português:ARTE - FILOSOFIA
PSICANALISE E ARTE
FILOSOFIA
HUMANISMO
CIENCIAS DO COMPORTAMENTO
Descritores Psi Inglês:ART - PHILOSOPHY
PSYCHOANALYSIS AND ART
PHILOSOPHY
HUMANISM
BEHAVIORAL SCIENCES
Descritores Psi Espanhol:ARTE - FILOSOFIA
FILOSOFIA
HUMANISMO
CIENCIAS DE LA CONDUCTA
Nota geral:A palavra Enthusiasmós é uma tradução do original grego pelo termo em francês Enthousiasmós, segundo o Dicionário Aurélio Buarque de Holanda.


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Id:37941
Autor:Silva, Antonio Leandro da.
Título:Nietzsche e a arte como abrigo espiritual / Nietzsche y el arte como abrigo espiritual / Nietzsche and the art as a spiritual shelter.
Fonte:Imaginário;13/14(17/18):347-363, jul.-dez. 2008-jan.-jun. 2009.
Resumo em português: Este artigo tem como objetivo discutir a arte como abrigo espiritual para a vivência existencial de Friedrich Wilhelm Nietzsche (1844-1900), pois ela torna-se recorrrente ao autor enquanto fonte através da qual ele busca dar respostas às suas indagações metafísicas. A influência dessa espiritualidade manifesta-se atualmente em uma grande parcela da população brasileira que vem se declarando 'sem religião', (CENSO IBGE, 2000). Assim, na esteira do pensamento do criador da obra Assim falou Zaratustra (1881), buscar-se-á navegar na escola da suspeita do filósofo, objetivando encontrar uma compreensão sobre essa espiritualidade laica. Ademais analisar-se-á também como a sua postura, de esbarrar o instinto teológico - anunciando 'a morte de Deus' -, repercute hoje no mosaico social brasileiro (AU)
Resumo em inglês: This article has a goal to argue about art as a spiritual shelter to the existing life of Friedrich Wilhelm Nietzsche (1844-1900), therefore it becomes recurrent the author while source through which he tries to give answers to this manifests currently in a great parcel of the brazilian population that has been declaring 'without religion', (CENSUS OF IBGE, 2000). In creator's thoughts path of the book Thus spoke Zaratustra (1881), it will be searched to browse inside the philosopher's suspicion school, objectifyind to find an understanding on this laical spirituality. Furthermore, it will aslo be analized as his posicion, of touching the theological instint - announcing 'God's deadth', it re-echoes nowadays in brazilian social mosaic (AU)
Descritores DECS:Espiritualidade
Metafísica
Religião e Psicologia
Religião e Ciência
 -Filosofia
 Relações Metafísicas Mente-Corpo
Descritores Psi Português:NIETZSCHE, FRIEDRICH WILHELM, 1844-1900
ESPIRITUALIDADE
CRENCAS RELIGIOSAS
ATEISMO
EXISTENCIALISMO
Indivíuo como Tema:Friedrich Nietzsche
Descritores Psi Inglês:NIETZSCHE, FRIEDRICH WILHELM, 1844-1900
SPIRITUALITY
RELIGIOUS BELIEFS
ATHEISM
EXISTENCIALISM
Descritores Psi Espanhol:NIETZSCHE, FRIEDRICH WILHELM, 1844-1900
ESPIRITUALIDAD
CREENCIA RELIGIOSA
ATEISMO
EXISTENCIALISMO


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Id:37940
Autor:Madureira, José Rafael.
Título:A estética aplicada de François Delsarte: entre memórias e esquecimentos / François Delsarte's applied aesthetics: among memories and forgetfulness / La estética aplicada de François Delsarte: entre recuerdos y olvidos.
Fonte:Imaginário;13/14(17/18):319-345, jul.-dez. 2008-jan.-jun. 2009.
Resumo em português: O propósito deste artigo é apresentar a tradução de alguns fragmentos autobiográficos de François Delsarte (1811-1871), reconhecido ela historiografia do espetáculo (ROPA, 1988; PORTE, 1992; RANDI, 1993) como protagonista da refundação teatral novecentista, em especial no campo da dança. Langlade e Langlade (1982) também apontam Delsarte como grande inspirador dos métodos ginásticos modernos, na Europa como nos Estados Unidos. Delsarte desenvolveu uma vasta teoria sobre a expressividade humana - suas fontes e mecanismos psicofísicos - que culminou num sistema de educação do gesto denominado Estética aplicada (esthétique appliquée) inicialmente destinado aos atores líricos e oradores e, algum tempo depois, revisitado pelo dançarino Ted Shawn (1891-1972), responsável pelo desencadeamento de uma nova tradição em dança
Resumo em inglês: The purpose of this paper is to present the translation of some autobiographical fragments by François Delsarte (1811-1871), recognized by the historiography of theather (ROPA, 1988; PORTE, 1992; RANDI, 1993) as protagonist of the twentieth-century theather refoundation, specially in the field of dance. Langlade & Langlade (1982) also consider Delsarte the great inspirator of modern gymnastic methods, in Europe as well as in the United States. Delsarte has developed an extensive theory on human expressivity - its sources and psychophysical mechanisms - which has culminated on a gesture education system named Applied aesthetics (Esthétique appliquée). This system was initially intended for lyric actors and orators, but was later revisited by the dancer Ted Shawn (1891-1972), who was responsible for the beginning of a new tradition in dance (AU)
Descritores DECS:Estética
Expressão Facial
 -Corpo Humano
 Autobiografia como Assunto
Descritores Psi Português:CORPO
ESTETICA
ARTE-EDUCACAO
DANCA
EXPRESSOES FACIAIS
LINGUAGEM CORPORAL
GESTOS
TEATRO
Indivíuo como Tema:François Delsarte (1811-1871)
Descritores Psi Inglês:BODY
AESTHETICS
ART EDUCATION
DANCE
FACIAL EXPRESSIONS
BODY LANGUAGE
GESTURES
THEATRE
Descritores Psi Espanhol:CUERPO
ESTETICA
ARTE-EDUCACION
DANZA
EXPRESIONES FACIALES
LENGUAJE CORPORAL
GESTOS
TEATRO


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Id:37939
Autor:Burgos, Nidia.
Título:Lo tradicional y lo moderno en los imaginarios sociales de la Argentina en las décadas 1960 y 1970: su proyección literaria en el 'Beso de la mujer araña' de Manuel Puig / O tradicional e o moderno nos imaginários sociais da Argentina nas décadas 1960 e 1970: sua projeção literária no 'Beijo da mulher aranha' de Manuel Puig / Tradition and the modernity in the social imaginaries of Argentina in the 60s and 70s: their literary projection in 'The spyder woman's kiss of Manuel Puig.
Fonte:Imaginário;13/14(17/18):293-317, jul.-dez. 2008-jan.-jun. 2009.
Resumo em português: As maneiras coletivas de pensar, crer e imaginar dos jovens nas décadas de '60 e '70 promoveram como paradigmas figuras tão determinantes e opostas como a do 'guerrilheiro' e do 'hippie'. A análise daquelas representações coletivas nos permite esclarecer as causas e os métodos da adoção acrítica de metas estrangeiras, tanto das metrópoles centrais como modelo socialista cubano, produzindo no imaginário dos agentes daquelas décadas uma combinação híbrida entre aspectos modernos e reacionários, destruindo no gérmen a possibilidade de uma verdadeira libertação. Desde as nossas sociedades periféricas pretendemos alcançar as metas de desenvolvimento das sociedades capitalistas, porém sob um sistema socialista estatal. Se a ele agregamos o substrato autoritário da sociedade argentina, não deve causar-nos estranhamento o clima contraditório e violento em que se desenvolveu aquele período histórico, tal como ilustra 'O beijo da mulher aranha' (1976) de Manuel Puig, quem polemiza com o progressismo das décadas de 1960 e 1970 que procura uma libertação no âmbito político, ao mesmo tempo que esquece, marginaliza ou subestima uma libertação totalitária do humano que contemple o étnico, o religioso, o sócio-cultural e especialmente o sexual. (AU)
Resumo em inglês: The collective ways of thinking, beliefs and imagining of the young people in the '60 and '70's promoted some paradigmatic figures, so determining and opposite figures as the 'guerilla' and the 'hippies'. The analysis of those collective representations allows us to clarify the causes and the methods of the acritical adoption of foreign objectives, both coming from the central metropolis and from the Cuban socialist model, producing in the actor's imaginary of those decades a hybrid combination between modern and reactionary aspects, destroying the possibility of a true liberation. From our peripheral societies we tried to reach the objectives of development of the capitalist societies, but under a socialist system. If we add the authoritarian substrate of the argentine society, it should not be odd for us the contradictory and violent climate in which that historical period developed, as illustrated by 'The spider woman's kiss' (1976) of Manuel Puig, who was critical of the progressivism of '60 and '70's that looks for a liberation in the political scope, while it forgets, marginalizes or underestimates a totalizing human liberation contemplating ethnic, religious, social and cultural aspects, and especially sex. (AU)
Descritores DECS:Autoritarismo
População Suburbana
Metrópoles
 -Cinema como Assunto
 Sociedades
Descritores Psi Português:AMERICA LATINA
SOCIEDADE CIVIL
AUTORITARISMO
Indivíuo como Tema:Manuel Puig
Descritores Psi Inglês:LATIN AMERICA
CIVIL SOCIETY
AUTHORITARIANISM
Descritores Psi Espanhol:AMERICA LATINA
SOCIEDAD CIVIL
AUTORITARISMO


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Id:37938
Autor:Caneppele, Alessandra.
Título:Watt de Beckett: o cômico e a privação da linguagem / Watt de Beckett: the comic and the deprivation of language / Watt de Beckett: el cómico e la privación del lenguaje.
Fonte:Imaginário;13/14(17/18):273-292, jul.-dez. 2008-jan.-jun. 2009.
Resumo em português: Nesse trabalho primeiramente lemos Watt de Samuel Beckett como parábola de uma suposta temporalidade do cômico (riso amargo, riso amarelo e riso sem alegria) a qual aproximamos aos três lugares de comparação que segundo Freud propiciam o efeito cômico (o outro, o eu frente a um outro e o eu). Em um segundo momento, partindo de uma indicação de Lacan sobre o efeito cômico da fala dos sujeitos afásicos, investigamos a pertinência do reconhecimento de um semelhante deslocamento por esses três tempos/lugares afins ao cômico para a compreensão do percurso a ser percorrido pelo sujeito atingido pela privação da linguagem. (AU)
Resumo em inglês: In this paper, first I read Beckett's novel Watt as a parable of a presumed timing of the comic (bitter laugh, hollow laugh and mirthless laugh) which I colligate with the trhree places of comparison that, according to Freud, promote the comical effect (the other, the ego opposite to another, and the ego). Second, beginning from a hint made by Lacan about acknowledgement of such a move in those three times / places belonging to the comic is pertinent to the understanding of the path that the individual suffering from language deprivation has to pass through. (AU)
Descritores DECS:Afasia de Condução
Afasia
Senso de Humor e Humor como Assunto
 -Caricaturas como Assunto
 Teoria Freudiana
Descritores Psi Português:RISO
COMUNICACAO NAO-VERBAL
AFASIA
PSICANALISE
FREUD, SIGMUND, 1856-1939
EGO
Descritores Psi Inglês:LAUGHTER
NONVERBAL COMMUNICATION
APHASIA
PSYCHOANALYSIS
FREUD, SIGMUND, 1856-1939
EGO
Descritores Psi Espanhol:RISA
COMUNICACION NO VERBAL
AFASIA
PSICOANALISIS
FREUD, SIGMUND, 1856-1939
EGO


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Id:37937
Autor:Portugal, Ana Maria.
Título:Traduções e traições do olhar / Translation and betrayals of looking / Traducciones y traiciones del mirar.
Fonte:Imaginário;13/14(17/18):257-272, jul.-dez. 2008-jan.-jun. 2009.
Resumo em português: Através da análise de um filme e do romance no qual se baseia, acompanhamos o trabalho do imaginário na expressão da importância do olhar como pulsão e objeto-causa de desejo (objeto a), utilizando as referências da psicanálise (Freud e Lacan). Com isso, o imaginário ultrapassa suas caractística de ilusório e enganoso para se revelar o recurso primordial de enquadre e tradução das experiências com o real, recurso fundamental na experiência da arte. (AU)
Resumo em inglês: Through the analysis of a film and the novel on which it's based, we follow the imaginary's work of expressing the importance of looking, as a drive a and object that causes the whish (a object), using psychoanalytical references (Freud and Lacan). With these articulations, we may think that the imaginary goes beyond its characteristics of illusion and translating the experiences of the real, resource that is fundamental in the artistic experience. (AU)
Descritores DECS:Cinema como Assunto
Imaginação
Psicanálise
 -Teoria Freudiana
Descritores Psi Português:PSICANALISE E CULTURA
PSICANALISE E ARTE
FREUD, SIGMUND, 1856-1939
ANALISE DO SONHO
PULSAO INVOCANTE
IMAGINARIO
REALIDADE
FILMES
Descritores Psi Inglês:PSYCHOANALYSIS AND CULTURE
PSYCHOANALYSIS AND ART
FREUD, SIGMUND, 1856-1939
DREAM ANALYSIS
INVOCATIVE DRIVE
IMAGINARY
REALITY
MOTION PICTURES
Descritores Psi Espanhol:PSICOANALISIS Y CULTURA
FREUD, SIGMUND, 1856-1939
ANALISIS DEL SUENO
PULSION INVOCANTE
IMAGINARIO
REALIDAD
PELICULAS


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Id:37936
Autor:Andrade, Rafael Júnio; Botelho, Maria Izabel Vieira; Torres, Eveline.
Título:Cinema e ruralidade: uma leitura do Jeca-tatu nos filmes de Mazzaropi / Cinema and rurality: a read of the Jeca Tatu in movies of the Mazzaropi / Cinema e ruralidade: una leitura del Jeca-Tatu en las películas de Mazzaropi.
Fonte:Imaginário;13/14(17/18):225-255, jul.-dez. 2008-jan.-jun. 2009.
Resumo em português: O objetivo deste trabalho foi discutir como o imaginário social sobre o meio rural se configurou na literatura de Monteiro Lobato e, principalmente, como esta configuração se deu no cinema de Amacio Mazzaropi. Se a literatura lobatiana foi fundamental para a etruturação de uma forma de pensamento dual que influenciou o pensamento social e artístico brasileiro posterior, com o caráter dual de compreensão da realidade brasileira, o cinema de Mazzaropi, apesar de inconscientemente, representou uma forma de imprimir nas outras classes e grupos sociais no Brasil o imaginário social do meio rural como tradicional e primitivo, devido a um elemento interno, a ludicidade intrínseca do cinema e a um elemento externo, a identificação entre a massa recém e inconclusamente urbanizada e os tipos e temas desenvolvidos nos filmes. (AU)
Resumo em inglês: The object this work was discuss how the social imaginary on the little rural configure in literature of the Monteiro and mostly how this configuration happen in cinema of the Amacio Mazzaropi. If he literature lobatiana was fundamental to the estruturantes of the ambiguous form thought what influence the social thought and brazil artistic posterior, with the dubious caráter of comprehension of the brazilian reality, the cinema of Mazzaropi, in spite of unconsciously, representation a form of print in other class and social groups in Brazil, the social imaginary of the little rural as tradition and primitive, due the a inside element, intrinsic play of the cinema and the a outsider element, the identification between the new mass and urbanity inconclusmente and the types and themes develop in movies. (AU)
Descritores DECS:Cinema como Assunto
Imaginação
Literatura
Identificação Social
Trabalhadores Rurais
 -Grupos Étnicos
 População Rural
 Migração Rural-Urbana
 Serviços Rurais de Saúde
Descritores Psi Português:TRABALHADORES RURAIS
AMBIENTES RURAIS
IMAGINARIO COLETIVO
IMAGINACAO
PSICOLOGIA E LITERATURA
LITERATURA INFANTO-JUVENIL
LITERATURA BRASILEIRA
CINEMA
IDEACAO
Indivíuo como Tema:Amácio Mazzaropi
Descritores Psi Inglês:AGRICULTURAL WORKERS
RURAL ENVIRONMENTS
COLLECTIVE IMAGINARY
IMAGINATION
PSYCHOLOGY AND LITERATURE
LITERATURA INFANTIL Y JUVENIL
BRAZILIAN LITERATURE
MOTION PICTURES (ENTERTAINMENT)
IDEATION
Descritores Psi Espanhol:TRABAJADORES RURALES
AMBIENTE RURAL
IMAGINARIO COLECTIVO
IMAGINACION
PSICOLOGIA Y LITERATURA
LITERATURA BRASILENA
CINEMA
IDEACION


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Id:37935
Autor:Cerqueira, Monique Borba.
Título:Pobres incivilizáveis: por uma infinita experimentação criadora / Poor incapable of being civilized: for an infinite creative experimentation / Pobres incivilizables: por una infinita experimentación creadora.
Fonte:Imaginário;13/14(17/18):201-224, jul.-dez. 2008-jan.-jun. 2009.
Resumo em português: A partir da interlocução com autores como Nietzsche, Deleuze e Foucault, este artigo trata da potência dos pobres e não somente de sua amarga trajetória de privação, o que requer a introdução de um novo diálogo. Ao invés de privilegiar um universo moral que a tudo classifica, pondera e ordena numa pesquisa universalizante, parte-se da potência afirmativa que aponta para um sujeito ético-político intenso., ousado e pleno de superação. Restituindo à verdade seu caráter limitado, desfando-se do véu absoluto da razão, trata-se, sobretudo, de inicitar o pensamento e a vida a se abrirem ao múltiplo, longe de certezas e modelos, na direção de uma infinita experimentação criadora. (AU)
Resumo em inglês: From the interlocution with authors such as Nietzsche, Deleuze and Foucault, this article speaks about the power of the poor and not only of their bitter trajectory of deprivatin, requiring the introduction of a new dialogue. Instead of promoting a universe of morality of all sorts and putting together a universalizing perspective. It starts from the affirmative power that points to an ethical-political intense subject, bold and capable of overrun. Restituting the truth to it's limited nature, abandoning the absolute veil of reason, it aims, above all, to encourage thinking and life itself to be open to the multiple, far from certainties and models, it the direction of an infinite creative experimentation. (AU)
Descritores DECS:Sujeitos da Pesquisa
Pobreza
Pobreza
Criatividade
Descritores Psi Português:VONTADE
SUJEITOS EXPERIMENTAIS
POBREZA
PROBLEMAS SOCIAIS
INCLUSAO SOCIAL
SOCIOLOGIA
RESISTENCIA
PROCESSOS SOCIAIS
Descritores Psi Inglês:VOLITION
EXPERIMENTAL SUBJECTS
POVERTY
SOCIAL ISSUES
SOCIAL INCLUSION
SOCIOLOGY
RESISTANCE
SOCIAL PROCESSES
Descritores Psi Espanhol:VOLICION
SUJETOS EXPERIMENTALES
POBREZA
PROBLEMAS SOCIALES
INCLUSION SOCIAL
SOCIOLOGIA
RESISTENCIA
PROCESOS SOCIALES
Nota geral:Este artigo é parte da tese de doutorado 'Pobres, nômades e incivilizáveis: potência e criação de novos modos de vida', defendida na PUC/SP, sob a orientação da Profa. Aldaiza Sposati.


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Id:37934
Autor:Carvalho, Clara Paulina Coelho.
Título:Sala de professores em instalação: considerações sobre a vivência estética na formação de educadores / Teachers' lounge in installation: considerations on the aesthetic grasp of living experience in the formation of teachers / Sala de profesores en instalación: consideraciones sobre la vivencia estética enla formación de educadores.
Fonte:Imaginário;13/14(17/18):171-200, jul.-dez. 2008-jan.-jun. 2009.
Resumo em português: A oficina com recursos expressivos e apresentada neste artigo como um método de formação contínua para profissionais da educação. Através da vivência estética foram problematizadas questões organizacionais, técnico-profissionais e pessoais pertinentes à organizaçãodo trabalho educativo, relacionando-as à estruturação de práticas pedagógicas inseridas no contexto específico de cada escola. Para a análise desta temática, foi realizada pesquisa participante em grupo com diferentes segmentos de trabalhadores de uma escola pública municipal de São Paulo. A ontologia de Martin Heidegger ofereceu suporte teórico e metodológico para a estruturação das oficinas e análise das produções estéticas. As considerações de Hannah Arendt sobre a crise da educação na América nortearam a compreensão a respeito da diluição da tradição e seus reflexos sobre a desvalorização da profissão docente. A leitura de Bachelard e Baudrillard, dentre outros, abriu possibilidades de superação dessa problemática, através do desvelamento da dimensão poética do espaço de trabalho. Para os participantes, as oficinas com recursos expressivos constituiram-se em um trabalho de alicerce, a partir da reflexão e construção de novos sentidos para o fazer educativo, evidenciando-se o caráter político e pedagógico da vivência estética (AU)
Resumo em inglês: The workshop with expressive recourses is herein presented as a method of continous formation of professionals in the field of education. Through the aesthetic grasp of livind experience, organizational, techcnical-professional and personal matters were questioned, pertaining to the organization of the educational chores, relating them to the structuralization of pedagogical practices inserted in the specific context of each school. For analyzing such theme, participant research was carried out in group of workes of different segments of the public-school net of the state of São Paulo. Marting Heidegger's ontology offered the theoretical and methodological supports of the aesthetical production. Hannah Arendt's considerations on the educational crisis in the Americas set north to understanding the dilution of the tradition and its consequences on the devaluation of the teaching professionals. The reading of Bachelard and Baudrillard, among others, opened the possibilities for overcoming this problem through the revelation of the poetic dimension of the working space. For the participants, the workshops with expressive recourses were a foundation-laying activity from the reflection and construction of new feelings towards the educational deeds, evidencing the political and pedagogical character of the aesthetic grasp of living experience. (AU)
Descritores DECS:Experimentação Humana Terapêutica
Pesquisa Participativa Baseada na Comunidade
Pesquisa Participativa Baseada na Comunidade
Terapias Sensoriais através das Artes
Terapias Sensoriais através das Artes
Terapias Sensoriais através das Artes
Terapias Sensoriais através das Artes
 -Docentes
 Formação de Recursos Humanos
 Existencialismo
Limites:Humanos
Masculino
Feminino
Adulto
Descritores Psi Português:PESQUISA PARTICIPANTE
ESTETICA
VIVENCIAS
FORMACAO DE PROFESSORES
EXISTENCIALISMO
OFICINA CRIATIVA
Descritores Psi Inglês:PARTICIPANT RESEARCH
AESTHETICS
TEACHER EDUCATION
EXISTENCIALISM
CREATIVE WORKSHOP
Descritores Psi Espanhol:INVESTIGACION PARTICIPANTE
ESTETICA
VIVENCIAS
FORMACION DE PROFESORES
EXISTENCIALISMO
TALLER CREATIVO


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Id:37933
Autor:Noronha, Marcio Pizarro; Ambrizzi.
Título:imaginário artístico e da arte entre traços e resíduos das relações arte-natureza na obra de Walmor Corrêa / Art and artistic imaginary between tracs and rests of the relationships art-nature in the Walmor Corrêa's work / Imaginario artístico y del arte entre los trazos y residuos de las relaciones arte-naturaleza en la obra de Walmor Corrêa.
Fonte:Imaginário;13/14(17/18):125-152, jul.-dez. 2008-jan.-jun. 2009.
Resumo em português: Este trabalho, um estudo bibliográfico em história da arte e estudos do imaginário, apresenta leiituras de visualidades artísticas produzidas pelo pintor brasileiro contemporâneo, Walmor Corrêa. Os trabalhos são observados no contexto da pintura e desenho tradicional (arte acadêmica, ilustração), desenolvendo o relacionamento entre arte e natureza e entre arte e imaginário científico. Os estudos e séries incluem a noção rpresentacional da natureza, entre um padrão de representação iconográfica - acadêmica, científica e documental - e um imaginário teratológico (imaginário popular). Corrêa restaura para o presente a visão naturalística, mas ele oferece um outro ponto de vista, com a intenção de propor simulacros para nosso próprio mundo. Neste artigo, o tema do imaginário artístico contemporâneo sustenta uma reflexão acerca da emergência destas imagens na arte contemporânea. Nós analisamos as relações desta estética com as regras e padrões da produção de arte em nosso tempo. (AU)
Resumo em inglês: This work, a bibliographical study in art history and imaginary studies presents visualities readers of artworks produced by the brazilian contemporary painter, Walmor Corrêa. The artworks are observed in a context of the traditional painting and drawning (academic art, ilustration), development the relationship between art and nature and between art and scientific imaginary. The studies and series including the representational notion of the nature, between a pattern of iconographic representation - academic, scientific and documental - and a teratological imagery (popular imaginary). Corrêa restores for the present the naturalistic view but he presents a other point of view, with a intention to propose simulacros to our own world. In this article, the theme of artistic contemporary imaginary supports a reflection about the emergence of this images incontemporary art. We analyze the relationships of this aesthetics with the rules and patterns of the art production in our time (AU)
Descritores DECS:Arte
Natureza
Imaginação
 -Bibliografia como Assunto
Descritores Psi Português:HISTORIA DA ARTE
ARTE MODERNA
ARTE (PSICOLOGIA)
BIBLIOGRAFIA
IMAGINARIO
PERCEPCAO
Descritores Psi Inglês:ART - HISTORY
Art, modern
ART (PSYCHOLOGY)
BIBLIOGRAPHY
IMAGINARY
PERCEPTION
Descritores Psi Espanhol:HISTORIA DEL ARTE
ARTE MODERNO
ARTE (PSICOLOGIA)
BIBLIOGRAFIA
IMAGINARIO
PERCEPCION


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Id:37932
Autor:Godoy, Luciana Bertini.
Título:Visões de Van Gogh: imagem e auto-imagem / Views of Van Gogh: image and self image / Visiones de Van Gogh: imagen y auto-imagen.
Fonte:Imaginário;13/14(17/18):103-124, jul.-dez. 2008-jan.-jun. 2009.
Resumo em português: Inserido no campo de estudos da psicologia da arte, este artigo pretende explorar a complexidade envolvida no estudo do pintor holandês Vincent Van Gogh (1853-1890), dada a extensa produção sobre o fenômeno em que se transformou e a diversidade de perspectivas pelas quais é abordado. Partindo da indagação: quem foi Van Gogh?, algumas visões do artista foram apresentadas, revelando o imaginário constituído em torno desta figura. Posteriormente, estas imagens dialogaram com a auto-imagem do pintor, delineada a partir do estudo de sua correspondência. A auto-imagem de Van Gogh emerge da articulação dos aspectos que, nas diferentes visões apresentadas, aparecem isoladamente: sua pessoalidade, a arte e a loucura
Resumo em inglês: Inserted in the field of studies of psychology of art, this paper intends to explore the complexity involved in the study of dutch painter Vincent van Gogh (1853-1890). This difficult is due to the extensive production about the phenomenon he has become, as well as to the diversity of perspectives from which he is discussed. Beginning with the question: who was Van Gogh?, some views of the artist had been presented, disclosing the imaginary around this figure. Then, these images were thought in regard to the self image of the painter, delineated from study of his correspondence. The self image of Van Gogh emerges from the articulation of three aspects which had appearead separately in the previous presentation: his personality, art and madness. (AU)
Descritores DECS:Auto-Imagem
Adaptação Psicológica
Psicologia do Self
Pintura
Pinturas
 -Introversão (Psicologia)
 Transtornos Mentais
Descritores Psi Português:LOUCURA
IMAGINARIO
ARTE (PSICOLOGIA)
AUTOCONCEITO
ARTISTS
PINTURA (ARTE)
Descritores Psi Inglês:MADNESS
IMAGINARY
ART (PSYCHOLOGY)
SELF CONCEPT
ARTISTAS
PAINTING (ART)
Descritores Psi Espanhol:LOUCURA
IMAGINARIO
ARTE (PSICOLOGIA)
AUTOIMAGEN
ARTISTAS
PINTURA


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Id:37931
Autor:Barros, José D'Assunção.
Título:A arte moderna e os imaginários da alteridade / Modern art and the imaginéries of alterity / Arte moderno e imaginarios de alteridad.
Fonte:Imaginário;13/14(17/18):69-101, jul.-dez. 2008-jan.-jun. 2009.
Resumo em português: Este artigo busca esclarecer e discutir as relações entre a arte moderna e os imaginários da alteridade - entendendo imaginário não apenas como um repertório de imagens ou os caminhos temáticos possíveis de serem reapropriados pelo artista, mas também a própria capacidade de imaginar, de perceber e recriar as imagens do mundo. Deste modo, mostra-se como um dos pontos de ruptura de toda uma série de artistas ocidentais, que já podem ser classificados como modernos, foi precisamente uma nova postura com relação ao imaginário e à arte de outros povos. O texto aborda mais especificamente as alteridades oriundas dos povos orientais e as alteridades oriundas da África negra, demonstrando como, a partir destes imaginários de alteridade, os modernos artistas ocidentais conseguiram recriar a sua própria arte (AU)
Resumo em inglês: This article attempts to clarify and discuss of relations between modern art and the imaginaries of the alterity - understanding imaginary as not only a repertory of images or the thematic ways possible of been reapropriated by the artists, but also the capacity itself of to imagine, of perceive and recreate the images of the world. In this way, the intent is to show how one of the points of rupture of several occidental artists, which can be classified as moderns, was precisely a new posture in relation to the imaginary and the art of the other peoples. The essays aboard more specifically the alterities referent to the oriental peoples and the alterities referents to the black Africa, showing how, working with these alterities imaginaries, the modern occidental artists had success in recreate his own art (AU)
Descritores DECS:Arte
Imaginação
Auto-Imagem
Grupos de Populações Continentais
 -África Oriental
 Extremo Oriente
 Sociedades
Descritores Psi Português:AUTOPERCEPCAO
IMAGINARIO
ARTE E SOCIEDADE
ALTERIDADE
ARTE MODERNA
REPRESENTACAO SOCIAL
ARTISTAS
Descritores Psi Inglês:SELF PERCEPTION
IMAGINARY
ART AND SOCIETY
ALTERITY
SOCIAL REPRESENTATION
MODERN ART
ARTISTS
Descritores Psi Espanhol:AUTOPERCEPCION
IMAGINARIO
ARTE Y SOCIEDAD
ALTERIDAD
ARTE MODERNO
REPRESENTACION SOCIAL
ARTISTAS


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Id:37930
Autor:Trench, Belkis; Machado, Tânia Lisboa; Coppedê, Dulce.
Título:O Bom Retiro: além, muito além das fronteiras da José Paulino / The Bom Retiro: beyound the borders of José Paulino / El Bom Retiro: mas allá, mucho más allá de las fronteras de la calle José Paulino.
Fonte:Imaginário;13/14(17/18):45-67, jul.-dez. 2008-jan.-jun. 2009.
Resumo em português: Quando pensamos no bairro do Bom Retiro, São Paulo, possivelmente, uma das primeiras imagens recorrentes que nos vêm á mente é a da Rua José Paulino. Território considerado pelos guias especializados como a rua de compras feminina 'mais famosa' do paí­s; estima-se que pelas suas mais de 350 lojas espalhadas pelos seus longos quarteirões, circulem 70.000 pessoas por dia. Quem é ou o que é o Bom Retiro além das fronteiras da José Paulino foi a pergunta que norteou os quatro meses de nosso caminhar pelas suas cincunvizinhanças. Andando, recuando e voltando a dar passos e mais passos neste espaço é que fomos construindo a nossa metodologia discursiva do espaço. Paradoxalmente, quanto mais nos afastávamos da José Paulino, mais e mais a compreendí­amos. 'Além, muito além das fronteiras da José Paulino' é tanto um 'relato de espaço', o ambiente onde as práticas se realizam (CERTEAU, 1994), como o relato de encontros e desencontros entre nós e o outro. (AU)
Resumo em inglês: When we think about the neighborhood of Bom Retiro, São Paulo, possibly one of the first recurring images that comes to our minds is that of the José Paulino street. It is considered by specialized guides to be the most famous female-oriented shopping street for women in the country, and the number of visitors to the more than 350 stores spread along its long blocks is estimated at 70.000 people daily. Who is or what is Bom Retiro beyond the frontiers of José Paulino street? That was the question which oriented our walks in the surroundings during four months. By walking, retreating and again taking more and more steps in this territory, we created a sort of discursive methodology for it. Paradoxically, the further away we went from this the street, the more we understood it. 'Beyond, well beyond the frontiers of José Paulino street' is as much a territorial report, the environment where practices occur (Certeau), as a report meetings and failures to meet between us and others. (AU)
Descritores DECS:Memória
Cidades Grandes
Cidades Grandes
 -Mudança Social
 Espaço Pessoal
Limites:Humanos
Masculino
Feminino
Descritores Psi Português:ALTERIDADE
CONTEMPORANEIDADE
AMBIENTES URBANOS
NOCAO DE ESPACO
Descritores Psi Inglês:ALTERITY
CONTEMPORANEITY
URBAN ENVIRONMENTS
SPACE (CONCEPT)
Descritores Psi Espanhol:ALTERIDAD
CONTEMPORANEIDAD
AMBIENTES URBANOS
NOCION DEL ESPACIO


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Id:37929
Autor:Pinto Júnior, Rafael Alves.
Título:O imaginário do espaço de morar revelado: a casa vista por Cecília Meireles / The imaginary one of the space of live revealed: the home seen by Cecília Meireles / Lo imaginario del espacio de habitar revelado: la casa vista por Cecília Meireles.
Fonte:Imaginário;13/14(17/18):29-43, jul.-dez. 2008-jan.-jun. 2009.
Resumo em português: Este ensaio objetiva reler a crônica de Cecília Meireles - A Casa - e reabre a possibilidade de que, através da experiência estética e da ferramenta do imaginário seja possível articular saberes, construir identidades e reconfigurar a relação de distância entre o observador e objeto da arte. Para estabelecer um caminho metodológico relacionamos dois níveis de abordagem com objetivos distintos: um vendo o espaço textual poético por fora conforme colocado por Cecília, e outro, vendo o espaço interno, pictórico a partir da obra de Vermeer. A referência à obra de Vermeer abre uma releitura da crônica de Cecília no sentido a confrontar as incompletudes do espaço e do tempo que ela nos oferece. (AU)
Resumo em inglês: That I practice objetive reread to chronic of Cecília Meireles - the Home - and reopens the possibility of that, though the experience esthetics and of the tool of the imaginary one be possible articulate you will know, build identities and reconfigurar the relation of distance between the observer and the object of the art. For it establish a methodological road we relate two levels of approach with distinct objetives: a seeing the poetic textual space on the outside adapt put by Cecília and another, seeing the pictorial, internal space from the work of Vermeer. The reference to the work of Vermeer confront the incompletudes of the space and the time that she offers us (AU)
Descritores DECS:Literatura Moderna
Arte
Estética
 -Espaço Pessoal
 Tempo
 Países Baixos
 Cultura
Descritores Psi Português:LITERATURA BRASILEIRA
ESPACO E TEMPO
NOCAO DE ESPACO
ESTETICA
PINTURA (ARTE)
PSICOLOGIA E LITERATURA
Indivíuo como Tema:Cecília Meireles
Descritores Psi Inglês:BRAZILIAN LITERATURE
SPACE AND TIME
SPACE (CONCEPT)
AESTHETICS
PAINTING (ART)
PSYCHOLOGY AND LITERATURE
Descritores Psi Espanhol:LITERATURA BRASILENA
ESPACIO Y TIEMPO
NOCION DEL ESPACIO
ESTETICA
PINTURA
PSICOLOGIA Y LITERATURA


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Id:34283
Autor:Pedrosa, Aline da Silva; Lopes, Ruth Gelehrter da Costa.
Título:Avôs na contemporaneidade: significado dos netos para o cotidiano / Grandfathers on contemporanety: significance of the grandchildren about to the daily / Abuelos en la contemporaneidad: significación de los nietos para lo dia a dia.
Fonte:Imaginário;13(16):257-269, 2008.
Resumo em português: A avosidade é tema pouco estudado. A Gerontologia mostra-se como uma área propiciadora para que esta temática sejam mais explorada. A presença dos avôs no processo educativo e formativo dos netos é um fato e nos remete a uma reflexão sobre as novas configurações familiares. Pretende-se apreender como o idoso interpreta a relação avô-neto, o intercâmbio de experiências entre gerações e os sentimentos que se evidenciam no dia-a-dia. Considerando que a avosidade é um fenômeno singular e pessoal, por meio de entrevistas pretendeu-se uma compreensão dos significados, valores e expressões. A avosidade está associada a um forte sentimento de paternidade. Os avôs demonstram uma enorme satisfação na relação com os netos(AU)
Resumo em inglês: Grandparenthood is poorly studied theme. Geronthology presents itself as an instigative area for this thematic to be more explored. However, the presence of grandfathers in the educational and formative process of the grandchildren is a fact and refers us to news configurations of the family. This research is intended to apprehend how the elderly interprets the grandfather-grandchild relationship, the exchange of experiences between generations, and the feelings which become evident on the daily routine. Considering that grandparenthood is a singular and personal phenomenon, by means of interviews this research was intended to gain some comprehension of meanings, values, and expressions. The grandparenthood is associated to a strong feeling of parenthood. Grandfathers demonstrate great satisfaction in the relationship with their grandchildren(AU)
Descritores DECS:Envelhecimento
Relações Familiares
Limites:Humanos
Masculino
Idoso
Descritores Psi Português:AVÓS
ENVELHECIMENTO
RELAÇÕES FAMILIARES
Descritores Psi Inglês:GRANDPARENTS
AGING
FAMILY RELATIONS
Descritores Psi Espanhol:ABUELOS
ENVEJECIMIENTO
RELACIONES FAMILIARES


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Id:34282
Autor:Miyashiro, Rafael Tadashi; Trench, Belkis.
Título:Coisa dos homens: relatos de uma intervenção fílmica sobre menopausa no centro de São Paulo / Men's stuff: reports of a filmic intervention about menopausa at downtown São Paulo / Cosa de los hombres: relato de una intervención filmica sobre la menopausa en el centro de la ciudad de São Paulo.
Fonte:Imaginário;13(16):231-256, 2008.
Resumo em português: Este artigo narra o processo de construção de uma intervenção fílmica realizada na Praça da Sé e na Praça do Carmo, centro de São Paulo, que teve como objetivo responder as seguintes questões: o que aconteceria se um camelô desse informações sobre a menopausa em um espaço público da cidade de São Paulo? Será que conseguiríamos filmar o que eventualmente poderia acontecer? À medida que o projeto ia sendo realizado e as filmagens aconteciam, foram surgindo além de imprevistos e surpresas, novos questionamentos, do tipo: como apresentar a diversidade dos discursos que surgiram? O que priorizar na edição? Como incorporar o nosso próprio amadurecimento, no decorrer do projeto a esse processo mais amplo de conhecimento? A fim de tratar desse campo de questões, introduzimos o artigo, abordando alguns aspectos da construção da menopausa em nossa cultura. A seguir, relatamos como foi construído o nosso dia-a-dia durante a realização do projeto. Por fim, na conclusão, fazemos algumas reflexões sobre a experiência realizada, e discutimos alguns aspectos a respeito da produção de filmes e vídeos na área da saúde, principalmente no atinente à relação estabelecida entre a imagem e a medicina(AU)
Resumo em inglês: This work narrates the construction of a filmic intervention made in Praça da Sé and Praça do Carmo, in Sao Paulo downtown, which aimed to answer the following questions: what would happen if a peddler gave information about menopause in a public space in the city of Sao Paulo? Could we film what eventually happened? While the project was be¬ing realized and the shots were taken, along with some surprises, new questions arose, namely: how could we present the diversity of the discourses that appeared? To what should we give priority in the edition? How could we incorporate our own learning and achieved maturity to this wider process of knowledge? In order to deal with these matters, we start the article ap¬proaching some aspects of the concept of menopause in our culture. Afier that, we report how our daily activities were developed, and, finally, we propose some reflections about this experience, completing with a discussion on the production of movies and videos in the area of health, especially with respect to the relation between medicine and image(AU)
Descritores DECS:Cinema como Assunto
Menopausa
Descritores Psi Português:MENOPAUSA
FILMES
INSTRUÇÃO AUDIOVISUAL
Descritores Psi Inglês:MENOPAUSE
MOTION PICTURES
AUDIOVISUAL INSTRUCTION
Descritores Psi Espanhol:MENOPAUSIA
PELICULAS
ENSENANZA AUDIOVISUAL


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Id:34281
Autor:Dionisio, Gustavo Henrique.
Título:Em torno do olhar. Psicanálise e crítica de arte / Around the regard. Psichoanalysis and art criticism / En torno de la mirada. Psicoanálisis e critica de arte.
Fonte:Imaginário;13(16):211-230, 2008.
Resumo em português: Trata-se de derivar questões sobre o olhar como pulsão diante da operação que os correlaciona ao campo da crítica de arte. O apoio nos conceitos psicanalíticos de pulsão e, correlativamente, de objeto, funcionaria aqui como paradigma para se pensar a transdisciplinaridade da crítica contemporânea: por um lado, no que se pode refletir sobre sua relação com a "psicanálise aplicada" e, por outro, nas mudanças no contexto da intensificada produção de imagens que vem ocorrendo desde a metade dos anos 1960, com o surgimento de uma pluralidade de manifestações plásticas até as novas correntes para depois de 1980. Esta mudança de códigos de visualidade que se instalou na cultura a partir do momento contemporâneo (ou pós-moderno, como desejam alguns) poderia nos dar pistas para entender a dimensão de um outro olhar nas artes plásticas, uma vez que toda a experimentação levada a cabo pelos artistas foi um fator de diluição paulatina na divisão estanque entre pintura e escultura, assentando o circuito estético na assunção futura da arte como acontecimento. O objetivo do trabalho é, portanto, a partir do referencial metapsicológico, discutir uma vertente teórica para a crítica psicanalítica(AU)
Resumo em inglês: This article intends to discuss the concept of regard as drive, related to the circuit of the critic of art. The base on the psychoanalytical concepts of drive and, correctively, of object, would work here as a paradigm, when we think about the contemporary transdisciplinarity of the art critic: on one hand, discussing the idea of the "applied psychoanalysis" and, on another, thinking on the changing context of the images pro¬duction that started since the 1960's, when there was several artistic interventions that lined up to the 1980's. This cultural visuality code changing, started on the contemporary time (or "post-modern", like some would say), could give us a clue to comprehend an another regard related to the art field, since we know that the ali the experiments used at the works of art were actually a dissolution of the divided schema between painting and sculpture, and so on determining the aesthetics context as art as happening. The main subject here is, then, based on metapsychological references, to propose one theoretical contribution for the psychoanalytical critic of art(AU)
Descritores DECS:Psicanálise
Arte
Descritores Psi Português:PSICANÁLISE E ARTE
RELAÇÕES DE OBJETO
METAPSICOLOGIA
Descritores Psi Inglês:PSYCHOANALYSIS AND ART
OBJECT RELATIONS
METAPSYCHOLOGY
Descritores Psi Espanhol:RELACIONES DE OBJETO
METAPSICOLOGIA


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Id:34280
Autor:Gonçalves, Gesianni Amaral.
Título:Graffiti: cores desejantes de uma micropolítica / Graffiti: desirable colors of one micropolitics / Graffiti: colores deseantes de una micropolítica.
Fonte:Imaginário;13(16):181-209, 2008.
Resumo em português: O presente trabalho apresenta uma investigação acerca das correlações estabelecidas entre os processos de subjetivação e as imagens produzidas por determinados tipos de graffiti presentes na cidade de Belo Horizonte. O quadro teórico que serviu de fundamentação para a análise desenvolvida foi constituído por conceitos oriundos da Filosofia da Diferença proposta por Gilles Deleuze em consonância com Félix Guattari e compartilhada por Suely Rolnik. Como método, optamos pela cartografia dos processos de subjetivação envolvidos nos graffiti originários do estudo de caso efetuado, a partir das linhas de ação que perpassam esse movimento e possibilitam registrar a ação dos graffiti que conduzem tanto a movimentos de subordinação quanto a movimentos de resistência à produção em série de subjetividades. Ao realizar a cartografia dessas linhas, dados coletados em campo nos indicaram o caráter dinâmico desse movimento, demonstrando a hibridez de sua expressão que possibilita a ele transitar entre diversas fronteiras, ora reinventando e re-singularizando modos de ser e jeitos de viver, ora reproduzindo padrões dominantes(AU)
Resumo em inglês: This paper presents a research about the correlation between the processes of developing subjectivities and the images produced by certain types of graffiti in the city of Belo Horizonte. The theoretical framework that formed the basis for the analysis was made of concepts developed from the Philosophy of Difference proposed by Gilles Deleuze in line with Félix Guattari and shared by Suely Rolnik. The method chosen was the cartography of the processes of developing subjectivities involved in the original graffiti registered for this case study, based on the lines of action of this movement, analyzing both movements: one of subordination and one of resistance. The results show the hybrid character of the production, either in the way of one's quest for singularity or the maintenance of domination patterns(AU)
Descritores DECS:Arte
Individuação
Filosofia
Descritores Psi Português:SUBJETIVIDADE
ARTE URBANA
GRAFITOS
FILOSOFIA FRANCESA - GILLES DELEUZE
Descritores Psi Inglês:SUBJECTIVITY
URBAN ART
GRAFFITTI
Descritores Psi Espanhol:SUBJETIVIDAD
ARTE URBANO
GRAFITIS


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Id:34279
Autor:Marantes, Bernardete Oliveira.
Título:Sobre a arte e a música na recherche / On art and music in Proust's recherche / Sobre la arte y la música en recherche.
Fonte:Imaginário;13(16):151-180, 2008.
Resumo em português: Este texto refere-se à arte, e mais especificamente à música. O objeto escolhido como obra-prima incontestável é uma peça musical ficcional que não nos é possível apreciar através de sua audição; porém, e dada sua grandeza inventiva, ela transcendeu as fronteiras da ficção (seu domicílio) e nos permitiu pensá-Ia como entidade real; o referido símbolo é a sonata de Vinteuil presente na Recherche de Proust; ela será o nosso grund-motiv que estabelece as diretrizes da reflexão filosófico-literária; os desdobramentos advindos dos estudos acerca desse objeto músico-ficcional apontam para as questões obra de arte e temporalidade, pois na obra proustiana a sonata sintetiza o modelo de obra-prima, e tal concepção vincula-se ao conceito de permanência no tempo(AU)
Resumo em inglês: This text concerns the art and more specifically the music. The object chosen as a masterpiece is a fictional music composition which is impossible to appreciate through its audition; but, by its inventive greatness, it transcends the limits of the fiction (its domicile) and allows us to consider it as a real entity; the reported symbol is the sonata of Vinteuil present in Proust's Recherche; it will be our grund-motiv that might establish the directives of the philosophic-literary reflection; the later developments that derive from the research concerning to this musical-fictional object point to the concepts work of art and temporality, since in Proust's work, the sonata synthetizes the standard of masterpiece, and this conception is related to the concept of permanence in time(AU)
Descritores DECS:Estética
Música
Literatura
Descritores Psi Português:ESTÉTICA
MÚSICA
LITERATURA
PROUST, MARCEL, 1871-1922
Descritores Psi Inglês:AESTHETICS
MUSIC
LITERATURE
Descritores Psi Espanhol:ESTETICA
MUSICA
LITERATURA


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Id:34278
Autor:Elimelech, Naor.
Título:Indigenous media: faustian contract or global village? / Mídia indígena: contrato faustiano ou vila global? / Media indígena: contrato faustiano o aldea global?.
Fonte:Imaginário;13(16):129-150, 2008.
Resumo em inglês: This study essentially echoes emergent ethical and epistemological preoccupations with the representation of the 'other' which are manifested in ethnographic filmmaking as the reflexive, participatory and collaborative engagement with 'subjects' in producing anthropological knowledge. In particular, it examines the feasibility of so called Indigenous Media to empower native peoples and consequently questions the conceptual homogeneity which such media has been assuming. Hence, by persistently evoking the contextualisation of economic, geo-political and social dynamics paramount in the analysis of 'Indigenous Media', the postcolonial is ultimately challenged. This renders differentiating between settler and non-settler postcolonial settings crucial in evaluating the potential agency hindered in such media and understanding its altering intensities. Most significantly, it pinpoints the endurance and shifting nature of colonial power relations that mirror the hybrid condition of indigenous identity composition. Effectively, anthropological advocacy of 'pure' indigenousness is rejected in the face of multifaceted contemporary cultural forms(AU)
Resumo em português: Este estudo problematiza as questões éticas e epistemológicas que emergem da representação do 'outro' e que se manifestam em filmes etnográficos, como engajamento reflexivo, participativo e colaborativo com os 'sujeitos' na produção de conhecimento antropológico. Em particular, examina a viabilidade da chamada mídia indígena para dar força aos povos nativos, questionando a homogeneidade conceitual que tal mídia assume. Deste modo, recorrendo persistentemente à contextualização imperativa das dinâmicas econômicas, geopolíticas e sociais na análise da 'mídia indígena', o estado pós-colonial é finalmente questionado. Assim, faz-se crucial a diferenciação entre cenários pós-coloniais de assentados e não assentados para que se avalie o potencial de agenciamento sacrificado em tal mídia e para compreensão de suas diferentes intensidades. Mais importantemente, localiza a resistência e a natureza mutante das relações de poder coloniais que espelham a condição híbrida da composição da identidade indígena. De fato, a defesa de uma condição indígena "pura" pela antropologia é rejeitada face às multifacetadas formas culturais da contemporaneidade(AU)
Descritores DECS:Meios de Comunicação
População Indígena
Limites:Humanos
Descritores Psi Português:MEIOS DE COMUNICAÇÃO
REPRESENTAÇÃO (BOURDIEU)
IDENTIDADE ÉTNICA
ÍNDIOS
Descritores Psi Inglês:COMMUNICATIONS MEDIA
REPRESENTATION (BOURDIEU)
ETHNIC IDENTITY
INDIANS
Descritores Psi Espanhol:MEDIOS DE COMUNICACION
REPRESENTACION (BOURDIEU)
IDENTIDAD ETNICA
INDIOS


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Id:34277
Autor:Bollettin, Paride.
Título:O meu lugar no mundo / My place in the world / Mi lugar en el mundo.
Fonte:Imaginário;13(16):95-127, 2008 ilus.
Resumo em português: Este artigo pretende apresentar alguns aspectos relevantes da pintura corporal e da arte plumária dos Mebengôkre do Rio Bakajá. Como em grande parte das sociedades indígenas, temos uma grande relevância em relação à pintura corporal como meio de identificação social de uma pessoa, e de outro lado os ornamentos plumários representam o mundo e a própria visão cosmológica desse povo. Este trabalho propõe uma leitura do momento do ritual como uma união destas duas formas artísticas onde a finalidade é inserir a pessoa em seu lugar no mundo. Visando este objetivo, analisa-se os precedentes relatos sobre a arte da pintura corporal e plumária desse grupo mebengôkre, para que essa leitura possa juntar as duas formas de expressão dentro de um processo de ordenamento do mundo e da sociedade(AU)
Resumo em inglês: In this paper some significant aspects of body painting and the plume art of the Mebengôkre of Bakajá River will be discussed. As in the majority of the indigenous societies, body painting is of great relevance as a means of social identification of the person; in addition, the plume artefacts represent the world and the cosmological vision of this people. In this essay the ritual will be interpreted as a union of the two art forms with the function of collocating the person at its place in the world. Former works on body painting and plume art among the groups of Mebengôkre will be analysed in order to elaborate an interpretation which may collocate these two forms of art within a process which orders the world and the society(AU)
Descritores DECS:Arte
População Indígena
Comportamento Ritualístico
Individuação
Limites:Humanos
Descritores Psi Português:ARTE INDÍGENA
IDENTIDADE ÉTNICA
PRÁTICAS RELIGIOSAS
Descritores Psi Inglês:INDIAN ART
ETHNIC IDENTITY
RELIGIOUS PRACTICES
Descritores Psi Espanhol:ARTE INDIGENA
IDENTIDAD ETNICA
PRACTICAS RELIGIOSAS


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Id:34276
Autor:Caldeira, Solange Pimentel.
Título:Pina Bausch e Ítalo Calvino: uma cartografia do imaginário / Pina Bausch and Ítalo Calvino: cartography of the imaginary / Pina Bausch y Ítalo Calvino: una cartografía del imaginario.
Fonte:Imaginário;13(16):63-93, 2008 ilus.
Resumo em português: Ler as representações da cidade contemporânea, através do seu imaginário, percebendo a utopia em ruína e os traços infernais das megalópoles em que se vive, faz parte da operação poética de muitos artistas. De tema privilegiado pelos modernos, a cidade torna-se problema, vê-se no centro das atenções. Transforma-se em espetáculo, hipótese a ser investigada. É esta hipótese que Pina Bausch explora, numa polifonia que toma a personagem-cidade como objeto de pesquisa. Pesquisa qualitativa porque explora dados históricos e contemporâneos da criação cênica, de natureza exploratória, pois investiga os métodos de criação, mas também de natureza comparativa, quando em confronto com a obra de Italo Calvino, em que a cidade também aparece como personagem que não tem fala, mas que é falada pelo discurso dos outros, pelos desdobramentos do discurso do narrador. O que fazem Bausch e Calvino é traçar diálogos com o espaço, atentos à complexidade humana, ao imaginário social, é penetrar no mundo do complexus. Dialogar com a complexidade é poder olhar - no amplo sentido da palavra - para a cidade, para a ciência e para as artes, todas como construção coletiva que podem abrigar o homem, fazê-lo refletir sobre sua existência e suas produções(AU)
Resumo em inglês: To read the representations of the city contemporary, through its imaginary one, perceiving the infernal utopia in ruin and traces of megalopolis where if it lives, is part of the poetical operation of many artists. Of privileged subject for the modern, the city becomes problem, is seen in the center of the attentions. It is changed into spectacle, to be investigated hypothesis. It is this hypothesis that Pina Bausch explores, in a polyphonic that takes the personage-city as research object. Qualitative research because it explores given historical and contemporaries of the scenic creation, exploratory nature, therefore investigates the methods of creation, but also of comparative nature, when in confrontation with the workmanship of Italo Calvin, where the city also appears as personage that does not have speaks, but that she is spoken by the speech of the others, for the unfolding of the speech of the narrator. What they make Bausch and Calvino is to trace dialogues with the space, intent to the complexity human being, to imaginary the social one, is to penetrate in the world of complexus. To dialogue with the complexity is to be able to look at - in ample the sensible one of the word - for the city, science and the arts, ali as collective construction that can shelter the man, to make to reflect it on its existence and its productions(AU)
Descritores DECS:Imaginação
Cidades
Dança
Literatura
Limites:Humanos
Descritores Psi Português:IMAGINÁRIO
AMBIENTES URBANOS
DANÇA
LITERATURA
Descritores Psi Inglês:IMAGINARY
URBAN ENVIRONMENTS
DANCE
LITERATURE
Descritores Psi Espanhol:IMAGINARIO
AMBIENTES URBANOS
DANZA
LITERATURA


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Id:34275
Autor:Miguel, Jair Diniz.
Título:A improvável mistura: Nietzsche, Fedorov, misticismo e ciência na formação do imaginário das vanguardas russas/soviéticas / The improbable mixture: Nietzsche, Fedorov, misticism and science at the imaginary foundation of the russian/soviet avant-garde / La improbable fusión: Nietzsche, Fedorov, misticismo y ciencia en la formación de lo imaginario de las vanguardias rusas/soviéticas.
Fonte:Imaginário;13(16):37-62, 2008 ilus.
Resumo em português: Esse artigo pretende apresentar essa difícil combinação, que resultou em uma arte complexa e cheia de meandros, um desejo por mudanças que não temia a nada. Para trabalhar esse intrincado momento, utilizaremos a Sociologia do Conhecimento, a Análise Formal e a História da Arte. As Vanguardas artísticas russas tiveram na sua formação variados elementos que compuseram um amálgama diferenciado e abrangente de idéias e posturas, muitas vezes opostas e até contraditórias entre si. O uso do nietzschianismo e do misticismo teosófico se complementam e formam um modelo de 'Super-Homem' místico e total, ao passo que a busca pela 'vitória sobre a morte' e 'a superação do canibal' de origem fedoroviana levaram o 'Super-Homem' a se rivalizar com Deus. Acrescido a tudo isso, uma nova visão: o vislumbre da eternidade dado pela quarta dimensão e pelas Ciências em ebulição no início do século XX. A Arte russa passou a se ver como um profeta, a anunciar um novo mundo, a buscar novas formas de viver, ao tentar a fusão entre Arte e Vida. Cada artista se via como vanguarda e portador da Verdade. Não é somente um imaginário, mas também uma utopia, pronta para sair do abstrato para moldar a realidade(AU)
Resumo em inglês: This article intends to introduce that hard mixture which resulted in a complex and full of turnings art, in a wish for changes, both without fears. To work with these complex moment, it's necessary to use the Knowledge Sociology, the formal analysis and the History of Art. The Artistic Russian Avant-Garde had, at its foundation, varied elements that arrange a unique amalgam, wide at its ideas and dispositions that very often are contradictory. The nietzschianism and the¬osophical misticism complementary usage created a model of mystic and integral 'superman'. At the other side, the searching for the 'victory over death' and the 'overcome of the cannibal', resultants of fedorovian concepts, takes this 'super-man' to a confrontation with God. To sum up with ali these questions and concepts, the new vision, the eternity glimmer offered by the fourth dimension researchs and the Science at the early's 20th century effervescency. The Russian Art embraces a prophet role, foretelling a new world and searching for new ways to live and trying a fusion of Art and Ufe. Every artist saw himself as Avant-Garde and truth messenger. Not only a Imaginary, but also a utopia, ready to jump from the abstraction universe to the reality(AU)
Descritores DECS:Arte
Federação Russa
Sociologia
Limites:Humanos
Descritores Psi Português:ARTE E SOCIEDADE
TEOSOFIA
SOCIOLOGIA DO CONHECIMENTO
MISTICISMO
Descritores Psi Inglês:ART AND SOCIETY
THEOSOPHY
SOCIOLOGY OF KNOWLEDGE
MYSTICISM
Descritores Psi Espanhol:ARTE Y SOCIEDAD
TEOSOFIA
SOCIOLOGIA DEL CONOCIMIENTO
MISTICISMO


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Id:34274
Autor:Martins, Alice Fátima.
Título:O cinema de ficção científica e a questão do imaginário social / Science fiction movies and the social imaginary questions / El cine de ciencia ficción y la cuestión del imaginario social.
Fonte:Imaginário;13(16):15-36, 2008.
Resumo em português: Na maior parte dos filmes de ficção científica norteamericanos, o discurso ideológico apropria-se de elementos do universo imaginário, para justificar seus projetos, no seio dos conflitos de poder. O imaginário social, situado além das manipulações ideológicas, preside a produção de significações que são o 'amálgama' das instituições sociais. Na sociedade capitalista ocidental, cuja identidade apóia-se na idéia de racionalidade, o imaginário está tão presente quanto em sociedades consideradas arcaicas e primitivas. Os mecanismos sociais que viabilizam a expressão do imaginário cumprem papel histórico na popularização de questões científico-tecnológicas, contribuindo para a configuração de quadros de referência e de uso de novas tecnologias. Nesse sentido, os cenários sociais propícios para o desenvolvimento das narrativas de ficção científica reúnem o desejo de conquistar e colonizar territórios e tempos ainda não desbravados. O traço mítico dessas narrativas refere-se às preocupações quanto ao destino da Humanidade, no seio das tensões e paradoxos gerados pelo desenvolvimento científico e tecnológico da sociedade capitalista. Finalmente, prevalece, nessas histórias, o desejo de voltar ao princípio, no anel de moebius do tempo, onde passado remoto e futuro longínquo encontram-se, na grande viagem da saga Humana(AU)
Resumo em inglês: In the great part of the North American science fiction movies, the ideological speech, which guides its narra tions, takes elements belonging to the imaginary universe in order to justify its projects. Nevertheless, the social imaginary situated beyond ideological manipulations produces the "cement" of social institutions. In the occidental capitalist society, whose identity is supported in the rationality idea, the imaginary is as present as in societies considered archaic and primitive. The mechanisms that give expression to the imaginary playa historic role in popularizing the scientific and technological issues. In this direction, the propitious social scenes for the development of the narratives of science fiction are based on the desire to conquer and to colonize territories and times not yet conquered. The mythical trace of these narratives men¬tions the questions about the humanity destiny, at the centre of the tensions and paradoxes generated by scientific and technological development of the capitalist society. Finally, in science fiction histories the first motivation is the primeval desire to go back to the moebius ring of the time, to the mythic link where the remote past and the far future interconnect to give sense to the greatest journey of Human saga(AU)
Descritores DECS:Cinema como Assunto
Imaginação
Psicologia Social
Limites:Humanos
Descritores Psi Português:CINEMA
IMAGINÁRIO
IDEOLOGIA
PERSONAGEM DE FICÇÃO
Descritores Psi Inglês:MOTION PICTURES (ENTERTAINMENT)
IMAGINARY
IDEOLOGY
FICTIONAL PERSONAGE
Descritores Psi Espanhol:CINEMA
IMAGINARIO
IDEOLOGIA
PERSONAJE DE FICCION


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Id:32142
Autor:Schmidt, Maria Luisa Sandoval.
Título:Sartre e a questão do preconceito / Sartre and the question of prejudice.
Fonte:Imaginário;11(11):365-381, jul.-dez. 2005.
Resumo em português: O presente artigo faz uma apresentação comentada do texto A questão judaica de Jean-Paul Sartre, publicado, pela primeira vez, em 1946. Na abordagem do texto, seguindo os passos de Sartre, são examinadas as descrições do anti-semita ou do preconceituoso como “totalidade sincrética” e da situação do judeu na Europa após a Segunda Guerra Mundial. Por fim, são apreciadas as propostas feitas por Sartre para o combate ao anti-semitismo(AU)
Resumo em inglês: This article makes a commented presentation based on the Jean-Paul Sartre’s text “Jewish Question”, which was published in 1946. Following Sartre’s concepts, it was examined the description of the anti-Semite or a person who have some prejudices such as “syncretic totality”, and also the description of the Jews situation in Europe after the World War II. At last, Sartre’s proposals concerning the fight against the anti-Semitism are analyzed in this article(AU)
Descritores DECS:Preconceito
Judeus
 -Filosofia
Limites:Humanos
Descritores Psi Português:FILOSOFIA FRANCESA - JEAN-PAUL SARTRE
PRECONCEITO
ANTI-SEMITISMO
Descritores Psi Inglês:PREJUDICE
ANTISEMITISM
Descritores Psi Espanhol:PREJUICIO
ANTISEMITISMO
Meio Eletrônico:http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-666X2005000200016&lng=pt&nrm=iso
Localização:BR85.1 - USP/IP/SBD
BR27.1 - PUC-CAMPINAS/SBI


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Texto completo
Id:32141
Autor:Vecchia, Talita; Barros, Denise Dias; Sato, Miki.
Título:Jovens do bairro da Pedra do Papagaio: notas sobre uma oficina de fotografia - Projeto Casa Rosa / Young People of Pedra do Papagaio: reports of a photography workshop – Projeto Casa Rosa.
Fonte:Imaginário;11(11):337-362, jul.-dez. 2005.
Resumo em português: O artigo relata a experiência de uma oficina de fotografia com jovens do bairro rural da Pedra do Papagaio, em Aiuruoca – MG. A iniciativa partiu do Núcleo Interdisciplinar do Imaginário e Memória – NIME da Universidade de São Paulo – USP e do Projeto Casa Rosa (Associação Bem Comum). O objetivo central for de viabilizar um contato ainda inicial com o universo da fotografia e como forma de provocar um olhar novo, de lugares e relações próximas. Favorecer, portanto, uma forma de expressão dos jovens, além de possibilitar discussões e reflexões sobre o lugar onde vivem. Foi feito convite a quatro jovens que participam das atividades do Projeto Casa Rosa. Em um encontro foram dadas explicações e, durante uma semana, permaneceram com as máquinas fotográficas. Depois da revelação, as fotos foram analisadas em grupo. As temáticas que emergiram foram: natureza e principais pontos turísticos, redes de sociabilidade, experiências entre campo e cidade. A fotografia constituiu uma linguagem e instrumento importante para apreensão do sentimento de pertencimento, assim como para favorecer discussões, facilitando a aproximação dos jovens de temas polêmicos(AU)
Resumo em inglês: This article describes the experience in a photography workshop, in which the participants were the young people of a rural neighborhood called Pedra do Papagaio, in Aiuruoca, MG. The project initiative was developed by Núcleo Interdisciplinar do Imaginário e Memória – NIME of University of São Paulo – USP and Projeto Casa Rosa (Associação Bem Comum). The main objective was to get in touch with the photography universe in order to stimulate a new look at places and close relations, and develop a form of expression, generating discussions and reflections about the place, where they live. Four adolescents, who had taken part in Projeto Casa Rosa activities, were invited to participate in this study. In the first meeting, they had explanations about the project, and, for a week, they kept a photographic camera. After the photos developing, they are analyzed by the group, and the themes emerged were: nature and main tourism places, forms of sociability, experiences between countryside and city. The photography established a language, an important tool for developing the feeling of belonging and discussions, bringing the adolescents close to polemic themes(AU)
Descritores DECS:Fotografia
População Rural
Participação Cidadã
Adolescente
Emoções
Limites:Humanos
Adolescente
Descritores Psi Português:PERCEPÇÃO
ADOLESCENTES
FOTOGRAFIAS
CIDADANIA
AMBIENTES RURAIS
IDENTIDADE
Descritores Psi Inglês:PERCEPTION
ADOLESCENTS
PHOTOGRAPHS
CITIZENSHIP
RURAL ENVIRONMENTS
IDENTITY
Descritores Psi Espanhol:PERCEPCION
ADOLESCENTE
FOTOGRAFIAS
CIDADANIA
AMBIENTE RURAL
IDENTIDAD
Meio Eletrônico:http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-666X2005000200015&lng=pt&nrm=iso
Localização:BR85.1 - USP/IP/SBD
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Id:32140
Autor:Vianna, Rosane de L. S.
Título:Culturas juvenis na FEBEM / Youth culture at FEBEM.
Fonte:Imaginário;11(11):277-316, jul.-dez. 2005.
Resumo em português: Jovens privados de liberdade da Fundação do Bem-Estar do Menor de São Paulo – FEBEM por meio da arte – rap, break, grafite – falam de seu universo: a vida na periferia, o contexto em que buscam identificar-se com uma cultura juvenil constituída de estilos, estéticas, consumo. Por intermédio das letras de rap, revelam os impasses da vida, a privação de liberdade em que o poder da cultura institucional penetra em seus corpos, gestos, afetos, movimentos; deixam entrever seus sonhos, fantasias, expectativas para a vida em liberdade. Pela linguagem própria, manifestam seus modos de vida e sua realidade, resistem à segregação e incluem-se numa forma de comunicação para além dos muros da FEBEM, bem como atingem outros jovens(AU)
Resumo em inglês: In this article, young people who are in custody at a juvenile detention center – Foundation for the Well-Being of Minors (FEBEM) – tell us about their universe through music and art (rap, break, and graffiti). They tell about the life in periphery, where they try to identify themselves with youth culture constituted by styles, esthetics and consume. Through rap lyrics, they show life problems, lack of liberty, reaction and acceptance in relation to this control over themselves, their movements, feelings and personal style. Through their own language, they show their ways of life and their reality, resisting the segregation and including themselves in a form of communication with persons of the same age, who live outside the FEBEM(AU)
Descritores DECS:Psicologia do Adolescente
Cultura
Arte
Imaginação
Música
Limites:Humanos
Adolescente
Descritores Psi Português:IDENTIDADE
CULTURA
MÚSICA (PSICOLOGIA)
IMAGINÁRIO
FUNDAÇÃO CASA - SP
Descritores Psi Inglês:IDENTITY
CULTURE
MUSIC (PSYCHOLOGY)
IMAGINARY
Descritores Psi Espanhol:IDENTIDAD
CULTURA
MUSICA (PSICOLOGIA)
IMAGINARIO
Meio Eletrônico:http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-666X2005000200013&lng=pt&nrm=iso
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Id:32139
Autor:Perez, Carolina dos Santos Bezerra.
Título:Juventude, música e ancestralidade na comunidade jongueira do Tamandaré - Guaratinguetá/SP / Youth, music and ancestrality in jongo community in Tamandaré – Guaratinguetá/SP.
Fonte:Imaginário;11(11):247-276, jul.-dez. 2005.
Resumo em português: O presente artigo apresenta algumas reflexões que se embasam na convivência e na reciprocidade estabelecida durante os dois anos de pesquisa realizada na comunidade jongueira do Tamandaré em Guaratinguetá - São Paulo, para a realização da minha dissertação de mestrado defendida em julho de 2005 na Faculdade de Educação da USP. Destarte, por meio de acompanhamento processual, de pesquisa antropológica e de cunho etnográfico, observei a participação dos jovens existentes no grupo de jongo da comunidade, bem como os diferentes modos e estilos de transmissão dos saberes desta, compreendendo como se realiza a iniciação das gerações mais novas pelas gerações mais velhas ao universo daquela cultura. Os procedimentos metodológicos em campo partiram da observação, do registro fotográfico, das entrevistas semi-estruturadas em profundidade e da captação do som no contexto das apresentações. Assim sendo, pretendo compartilhar, por meio dessa escrita, os conhecimentos apreendidos ao poder pesquisar a relação de transmissão e aprendizagem do jongo, em uma comunidade que há diversas gerações, cultivam uma ancestralidade e uma concepção educacional extra-escolar que comunga do aprender-com-o-outro, fazendo, criando e recriando, herdeiros de uma tradição que inicia os seus jovens pela força da palavra, da oralidade e da memória, levando-os a sentir, na própria pele e na própria carne, por meio de todos os seus sentidos, a forte carga existencial que espelha e forja as suas próprias essências (MERLEAU-PONTY, 1994), tornando-se influências fundamentais na trajetória desses jovens, na constituição dos seus processos identitários(AU)
Resumo em inglês: This article presents some reflections based on the living together and the reciprocity established in a two-year research about the Jongo’s community in Tamandaré- Guaratinguetá/São Paulo. Through processual observation, anthropological research and ethnographic tendency, I have observed in this community the young people’s performance, and the many different ways and styles of teaching the younger generations. The methodological procedures used in this study were based on observation, photographic register, interviews and sound captation in the performance context. In this way, this article presents the knowledge acquired in this experience of teaching and learning in a community, which keeps the educational tradition for ages, cultivating an extra-school educational concept, which adopts the learn-with-another-person methodology, creating and recreating heirs to a tradition that initiates the young people through the word power, orality and memory, making them feel, through their own senses, a strong existential burden which reflects and changes their essences, becoming fundamental influences in the identity formation process(AU)
Descritores DECS:Psicologia do Adolescente
Cultura
Antropologia Cultural
Arte
Grupo com Ancestrais do Continente Africano
Grupo com Ancestrais do Continente Africano
Limites:Humanos
Descritores Psi Português:JOVENS
CULTURA POPULAR
ANTROPOLOGIA CULTURAL
ARTES
ARTE - EDUCAÇÃO
AFRODESCENDENTES
Descritores Psi Inglês:YOUNG ADULTS
FOLK CULTURE
CULTURAL ANTHROPOLOGY
ARTS
ART EDUCATION
AFRO-DESCENDENTS
Descritores Psi Espanhol:JOVENES
CULTURA POPULAR
ANTROPOLOGIA CULTURAL
ARTES
ARTE - EDUCACION
AFRODESCENDIENTES
Meio Eletrônico:http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-666X2005000200012&lng=pt&nrm=iso
Localização:BR85.1 - USP/IP/SBD
BR27.1 - PUC-CAMPINAS/SBI


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Texto completo
Id:32138
Autor:Oliveira, Maria Alice Oliva de.
Título:Ouvir e contar histórias / Telling and listening to stories.
Fonte:Imaginário;11(11):239-246, jul.-dez. 2005.
Resumo em português: Este texto relata algumas experiências como professora de educação básica em escolas públicas. Pretende fazer uma reflexão sobre práticas pedagógicas desenvolvidas com estudantes adolescentes. Também pretende refletir sobre a necessidade de serem levados em conta os projetos e as necessidades de professores e alunos da educação básica, baseados na realidade vivida nas escolas(AU)
Resumo em inglês: This article tells some experience of a basic education teacher in a public school. It intends to encourage a reflection about some pedagogical practices developed with young students. It also intends to reflect about considering the teachers and students’ needs and projects based on the reality faced in schools(AU)
Descritores DECS:Educação Primária e Secundária
Estudantes
Limites:Humanos
Adolescente
Descritores Psi Português:ENSINO FUNDAMENTAL
ESCOLAS PÚBLICAS
ENSINO PÚBLICO
ESTUDANTES DE 1. GRAU
PEDAGOGIA
PROJETO POLÍTICO PEDAGOGICO
Descritores Psi Inglês:FUNDAMENTAL EDUCATION
PUBLIC SCHOOL EDUCATION
ELEMENTARY SCHOOL STUDENTS
PEDAGOGY
PROJECT PEDAGOGICAL POLITICIAN
Descritores Psi Espanhol:EDUCACION PRIMARIA
ENSENANZA EN LA ESCUELA PUBLICA
ESTUDIANTES DE 1ER GRADO
PEDAGOGIA
PROYECTO POLITCO PEDAGOGICO
Meio Eletrônico:http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-666X2005000200011&lng=pt&nrm=iso
Localização:BR85.1 - USP/IP/SBD
BR27.1 - PUC-CAMPINAS/SBI


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Id:32137
Autor:Campos, Alessandra; Leão, Izabel; Deppe, Lara; Nazario, Nina.
Título:Construindo a educomunicação: relatos de experiências do Projeto Educomrádio / Building up Educomunication: experiences in Educomradio Projetc.
Fonte:Imaginário;11(11):217-237, jul.-dez. 2005.
Resumo em português: O Projeto Educom.rádio - a educomunicação pelas ondas do rádio, teve como objetivo promover o resgate da cidadania pela educomunicação. Os relatos apresentados destacam situações vividas nas escolas municipais de São Paulo, em que, por meio da linguagem radiofônica, professores e estudantes produziram programas de rádio, experimentando o trabalho em grupo, o exercício da cidadania e a quebra de hierarquias na comunidade escolar. O referencial teórico do projeto é a educomunicação, uma proposta que vai além da educação para o uso dos meios de comunicação, objetivando uma análise crítica da mídia e, sobretudo, a criação de ecossistemas comunicativos abertos, democráticos e participativos. Concluiu-se que o uso da linguagem radiofônica proporciona o resgate da oralidade dos alunos e da sua auto-estima, despertando maior interesse dos envolvidos em participar das decisões da comunidade escolar e em trabalhar em conjunto com professores e coordenação. Ao fim do projeto, formaram-se educomunicadores, pessoas comprometidas com o fortalecimento dos ecossistemas comunicativos, sensibilizadas para uma gestão democrática na escola, e com respeito às diferenças(AU)
Resumo em inglês: The Educom.radio Project had as main goal the promotion of citizenship throughout educomunication. The stories presented in this article took place in public schools of São Paulo, where, by means of the radio, teachers and students exercised the production of radio programs, as well as work in groups, citizenship and break through hierarchy of school community. The theory underlying the project refers to the educomunication as a proposal that goes beyond the education for the use of the medias, objectifying a critical analysis of the media and, over all, the exercise of opened “communicative ecosystem”, meant to be democratic and inclusive. As a conclusion, the article points at the importance of the radio for rescuing students orality and self esteem, creating bigger interest in participating of school’s community decisions and working together with teachers and school principals. By the end of the project, there were lot’s of educomunicators, people whose compromise to strengthen the bonds inside an “communicative ecosystem” is committed with a democratic management of the school and the respect of differences in society(AU)
Descritores DECS:Educação
Comunicação
Participação Cidadã
Rádio
Auto-Imagem
 -Educação Primária e Secundária
Limites:Humanos
Descritores Psi Português:EDUCAÇÃO
COMUNICAÇÃO ORAL
PARTICIPAÇÃO
RÁDIO
AUTO-ESTIMA
ESTUDANTES DE 1. GRAU
Descritores Psi Inglês:EDUCATION
ORAL COMMUNICATION
PARTICIPATION
RADIO
SELF ESTEEM
ELEMENTARY SCHOOL STUDENTS
Descritores Psi Espanhol:EDUCACION
COMUNICACION ORAL
PARTICIPACION
RADIO
AUTO-ESTIMA
ESTUDIANTES DE 1ER GRADO
Meio Eletrônico:http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-666X2005000200010&lng=pt&nrm=iso
Localização:BR85.1 - USP/IP/SBD
BR27.1 - PUC-CAMPINAS/SBI


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Id:32136
Autor:Abad, José Miguel.
Título:Participación ciudadana y exclusión juvenil: crítica práctica y alternativas políticas para construir una democracia radical / Citizen participation and youthful exclusion: critic practice and political alternatives for build a radical democracy.
Fonte:Imaginário;11(11):189-216, jul.-dez. 2005.
Resumo em espanhol: Este trabajo se propone debatir el concepto y la práctica que orienta la promoción de la participación juvenil en los programas y proyectos implementados por el Estado y las organizaciones no gubernamentales (ONGs), en donde la participación de los jóvenes como beneficiarios ocupa un lugar central como objetivo, estrategia y criterio rector. Bajo estas premisas, la participación juvenil, circulando alrededor del restringido espacio de decisión de los “objetivos” y “actividades” de los proyectos institucionales, se concibe con un enfoque psicosocial más que político, que enfatiza la solución individualista, orientada al cambio de actitudes y valores en la medida en que los jóvenes contribuyen a la solución de sus problemas inmediatos, adquiriendo de esta manera las cualificaciones necesarias para incorporarse a un proceso de desarrollo tácitamente aceptado. El texto analiza las vinculaciones entre la condición juvenil y la forma-estado del capitalismo actual, destacando la relación entre las políticas públicas de juventud y una determinada y limitada concepción de la democracia y de la participación ciudadana, procurando establecer los puntos de cuestionamiento a sus proposiciones y desarrollar algunos fundamentos para una práctica socialmente transformadora en la promoción de la participación de los jóvenes(AU)
Resumo em inglês: This paper is going to debate the concept and the practice that orients the promotion of the youthful participation in the programs and projects implemented by the State and the not-governmental organizations (NGO´s), in where the participation of the youths fulfills a central place like objective, strategy and criteria. Under these premises, the youthful participation, limited by the “objectives” and “activities” of the institutional projects, conceives itself with an approach social-psychological more than political, that emphasizes the individual solution oriented to the change of attitudes and values in the measure in that contributes to the solution of his immediate problems, acquiring of this way the necessary competences. The text analyzes the bonds between the youthful condition and the role of the State in your capitalist-form, standing out the relation between the politics of youth and a determined and restricted conception of the democracy and of the civic participation, seeking to establish the weaknesses of this position and the possible bases of a practice socially transformer for the promotion of the youthful participation(AU)
Descritores DECS:Adolescente
Organizações Não Governamentais
Participação Cidadã
Estado
Capitalismo
Limites:Humanos
Adolescente
Descritores Psi Português:JOVENS
PARTICIPAÇÃO
ESTADO
CAPITALISMO
ORGANIZAÇÕES NÃO-GOVERNAMENTAIS
Descritores Psi Inglês:YOUNG ADULTS
PARTICIPATION
STATE
CAPITALISM
NON-GOVERNMENTAL ORGANIZATIONS
Descritores Psi Espanhol:JOVENES
PARTICIPACION
ESTADO
CAPITALISMO
ORGANIZACIONES NO GUBERNAMENTALES
Meio Eletrônico:http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-666X2005000200009&lng=pt&nrm=iso
Localização:BR85.1 - USP/IP/SBD
BR27.1 - PUC-CAMPINAS/SBI


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Id:32135
Autor:Brito, Antonio José Rollas de.
Título:Consórcio Social da Juventude de São Paulo: tecendo considerações sobre as escolhas e as perspectivas de inserção no mundo do trabalho das juventudes / Consórcio Social da Juventude de São Paulo: weaving considerations for choices and perspectives of insertion in the youth work world.
Fonte:Imaginário;11(11):161-187, jul.-dez. 2005.
Resumo em português: Este artigo tem por objetivo apresentar a primeira experiência de implantação do Consórcio Social da Juventude, do Programa Primeiro Emprego, na cidade de São Paulo. O eixo norteador da apresentação é o projeto metodológico do programa, com foco de análise no processo de escolha dos cursos de capacitação pelas juventudes, bem como a relação desta com a perspectiva de inserção no mercado do trabalho. Os resultados obtidos com base em pesquisas quantitativas indicaram que o maior desafio desse programa para a inserção dos jovens não está nas juventudes, mas na ausência de espaços de escuta das políticas públicas, na falta de políticas públicas estruturais, em consonância com as emergenciais, e na própria dinâmica de autoregulação do mercado de trabalho(AU)
Resumo em inglês: This article aims to introduce the first experience of implementing Consórcio Social da Juventude from Programa Primeiro Emprego, in the city of São Paulo. The guide for this presentation is the methodological project program, focusing on the analysis of the choice process of capacitation courses made by the youth, as well its relation to labor market insertion. The results obtained from the quantitative research indicate that the major challenge of this project on the insertion of the young people is not about the youth but about the lack of dialogue with public policies, about the lack of structural public policies in accordance with emerging ones, and about its own autoregulation dynamic in the labor market(AU)
Descritores DECS:Políticas Públicas
Metodologia
Formulação de Projetos
Credenciamento
Trabalho de Menores
Limites:Humanos
Adolescente
Descritores Psi Português:POLÍTICAS PÚBLICAS
PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO
METODOLOGIA
ADOLESCÊNCIA
TRABALHO
Descritores Psi Inglês:PROJECT PEDAGOGICAL POLITICIAN
METHODOLOGY
ADOLESCENCE
LABOR
Descritores Psi Espanhol:PROYECTO POLITICO PEDAGOGICO
METODOLOGIA
ADOLESCENCIA
TRABAJO
Meio Eletrônico:http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-666X2005000200008&lng=pt&nrm
Localização:BR85.1 - USP/IP/SBD
BR27.1 - PUC-CAMPINAS/SBI


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Id:32134
Autor:Morato, Henriette Tognetti Penha; Carvalho, Lucas Souza de; Eisenlohr, Maria Gertrudes Vasconcellos; Noguchi, Natália Felix de Carvalho; Mosqueira, Sáshenka Meza.
Título:Acompanhamento psicológico individual na FEBEM/SP: um convite a cuidar de si / Individual psychological accompaniment in the FEBEM/SP: an invitation to take care of yourself.
Fonte:Imaginário;11(11):137-160, jul.-dez. 2005.
Resumo em português: Elaborado com base na experiência em projetos de Extensão Universitária do Laboratório de Estudos e Prática em Psicologia Fenomenológica e Existencial, do Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo (LEFE/IP-USP), este artigo pretende propor questionamentos à modalidade de prática psicológica oferecida como acompanhamento individual a adolescentes autores de ato infracional grave. O referencial teórico que orienta nosso trabalho é a abordagem centrada na pessoa e uma leitura da fenomenologia existencial. Partindo do pressuposto que o psicólogo tem em si o mais importante instrumento de trabalho, narraremos nossa experiência, articulando-a com reflexões teóricas, a fim de comunicar e discutir nossa compreensão a respeito desse fazer – não um fazer tecnicista, mas crítico e baseado na escuta, bem como na atenção do psicólogo a um sujeito situado em um determinado contexto(AU)
Resumo em inglês: This article intends to consider some questionings concerning a modality of psychological practice to individual accompaniment to adolescent who committed felonies. It was elaborated from the experience in projects of university extension of the Laboratory of Studies and Practices in Phenomenological and Existential Psychology, of the Institute of Psychology of the University of São Paulo (LEFE/IP-USP). The theoretical reference that guides our work is the Person-centered Approach and a reading of the Existential Phenomenology. Considering that the psychologist has in himself the most important instrument of work, we will tell our experience, articulating it with theoretical reflections in order to communicate and argue our understanding in relation to it - not in a technical way, but in a critical one based on the psychologist‘s listening and attention to a person in a given context(AU)
Descritores DECS:Psicologia do Adolescente
Adolescente Institucionalizado
Limites:Humanos
Adolescente
Descritores Psi Português:FUNDAÇÃO CASA - SP
ADOLESCÊNCIA
ADOLESCENTE EM CONFLITO COM A LEI
ACOMPANHAMENTO TERAPÊUTICO
MENOR
Descritores Psi Inglês:ADOLESCENCE
TEENAGER IN CONFLICT WITH THE LAW
THERAPEUTIC ACCOMPANIMENT
MINOR
Descritores Psi Espanhol:ADOLESCENCIA
ADOLESCENTE EN CONFLICTO CON LA LEY
ACOMPANAMIENTO TERAPEUTICO
MENORES
Meio Eletrônico:http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-666X2005000200007&lng=pt&nrm
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BR27.1 - PUC-CAMPINAS/SBI


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Id:32133
Autor:Rodriguez, Cláudia Fernanda; Kovács, Maria Julia.
Título:O que os jovens têm a dizer sobre as altas taxas de mortalidade na adolescência? / What do teenagers have to say about the high rates of mortality in adolescence?.
Fonte:Imaginário;11(11):111-136, jul.-dez. 2005.
Resumo em português: Este trabalho buscou compreender como os adolescentes percebem e relacionam-se com o tema da morte e também verificar como explicam as altas taxas de mortalidade na sua faixa etária. Essa reflexão é relevante e fundamental, uma vez que as estatísticas mostram dados alarmantes sobre o aumento da mortalidade entre adolescentes, principalmente as mortes relacionadas com acidentes e as violentas. Participaram dessa pesquisa adolescentes do Ensino Fundamental e Médio de duas escolas da cidade de São Paulo. Foi exibido o vídeo “Falando de morte com o adolescente” (do Laboratório de Estudos sobre a Morte do Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo), e foram propostas discussões com eles. De modo geral, os jovens não percebem a morte como possibilidade pessoal, expressando sentimentos de imortalidade e onipotência. Algumas das hipóteses sobre os altos índices de mortalidade na adolescência foram: uso de drogas; violência; banalização da morte; situações sociais desfavoráveis; AIDS; falta de emprego e falta de perspectivas para o futuro; suicídios; dificuldade na comunicação com profissionais, amigos e familiares; dificuldades para expressar seus sentimentos e pedidos de ajuda; acidentes; falta de limites e a postura para desafiar o mundo; más influências e não-imposição de responsabilidade pela sociedade(AU)
Resumo em inglês: This work has investigated how adolescents perceive and deal with death, and also it has verified how they can explain the high mortality rates in their age group. This is a relevant and fundamental reflection, because statistics indicates an astonishing data about the increase of mortality among adolescents, mainly deaths related to accidents and violent ones. Teenagers (14 – 17 years old) from two schools in the city of São Paulo had participated in this study. The video “Talking about death to the adolescent” (Laboratory of Death Studies of the Institute of Psychology of University of São Paulo) was shown and discussed with the adolescents. As a general rule, teenagers consider that death is something impossible for happening to them, expressing, in this way, feelings of immortality and omnipotence. Some of the hypothesis about the high mortality rates in adolescence were: the use of drugs; violence; the banalization of death; unfavourable social situations; AIDS; unemployment and lack of perspectives of the future; suicide; difficulty in communicating with professionals, friends and family; difficulty in expressing feelings and help requests; accidents; lack of limits, and the attitude of challenging the world; bad influences and the non-imposition of responsibility by society(AU)
Descritores DECS:Coeficiente de Mortalidade
Mortalidade
Violência
Educação Primária e Secundária
Limites:Humanos
Adolescente
Descritores Psi Português:ADOLESCÊNCIA
TAXA DE MORTALIDADE
EDUCAÇÃO EM RELAÇÃO A MORTE
VIOLÊNCIA
ESTUDANTES DE 1. GRAU
ESTUDANTES DE 2. GRAU
Descritores Psi Inglês:ADOLESCENCE
MORTALITY RATE
DEATH EDUCATION
VIOLENCE
ELEMENTARY SCHOOL STUDENTS
HIGH SCHOOL STUDENTS
Descritores Psi Espanhol:ADOLESCENCIA
TASA DE MORTALIDAD
EDUCACIÓN CON RELACIÓN A LA MUERTE
VIOLENCIA
ESTUDIANTES DE 1ER GRADO
ESTUDIANTES DE 2§ GRADO
Meio Eletrônico:http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-666X2005000200006&lng=pt&nrm
Localização:BR85.1 - USP/IP/SBD
BR27.1 - PUC-CAMPINAS/SBI


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Id:32132
Autor:Balaguer, Gabriela.
Título:Violência e adolescência: uma experiência com adolescentes internos da FEBEM/SP / Violence and adolescence: an experience with adolescents in custody at FEBEM.
Fonte:Imaginário;11(11):91-109, jul.-dez. 2005.
Resumo em português: Trata-se do relato de uma experiência com adolescentes em conflito com a lei que foram encaminhados para cumprimento de medida socioeducativa de internação na Fundação Estadual do Bem-Estar do Menor – a FEBEM. Com base na leitura de Freud, pretende-se pensar as experiências com a violência, levando em conta a relação, principalmente, entre a violência do Estado (como representante dos grupos dominantes na sociedade) e a produzida pelos próprios adolescentes. Assim, deve-se reconhecer os aspectos específicos daqueles que chegam à FEBEM no que diz respeito não apenas à sua maneira de viver a adolescência, como também à maneira como experimentam desde cedo a violência da privação dos direitos fundamentais. Dessa forma, podemos concluir que a violência dos atos transgressores dos adolescentes é a resposta mais freqüente a esse estado de barbárie gerado por uma sociedade que reparte “o mal-estar na civilização” de modo desigual. Apesar de os relatos dos adolescentes apresentarem formas diferentes de se relacionarem com a experiência da violência, não podemos deixar de nos preocupar em evitar novas condições de barbárie e, simultaneamente, cuidar daqueles que passaram por elas(AU)
Resumo em inglês: This article intends to present an experience with some adolescents who have committed felonies, and for that reason, they were sent to a juvenile detention center called Foundation for the Well-Being of Minors (FEBEM) in São Paulo. Based on Freud’s concepts, it is intended to think of violent experiences, considering the relation, mainly, between the State violence and the one provoked by the adolescents. In this way, it is necessary to recognize the specific aspects of the adolescents in custody at FEBEM, concerning not only the way of living the adolescence but also the way of how they experience the privation of fundamental rights. Then, it can be concluded that the violence committed by these adolescents is the answer to the State and society violence. Despite the adolescents’ reporting presents different ways of relating themselves to violent experience, we have to worry about avoiding new conditions of violence and, in the same time, take care of those who have got through this situation(AU)
Descritores DECS:Comportamento do Adolescente
Violência
 -Defesa da Criança e do Adolescente
Limites:Humanos
Adolescente
Descritores Psi Português:FUNDAÇÃO CASA - SP
ADOLESCENTE EM CONFLITO COM A LEI
PSICOLOGIA DO ADOLESCENTE
DELINQUENTES JUVENIS
VIOLÊNCIA
Descritores Psi Inglês:TEENAGER IN CONFLICT WITH THE LAW
ADOLESCENT PSYCHOLOGY
JUVENILE DELINQUENTS
VIOLENCE
Descritores Psi Espanhol:ADOLESCENTE EN CONFLICTO CON LA LEY
PSICOLOGIA DEL ADOLESCENTE
DELINCUENTES JUVENILES
VIOLENCIA
Meio Eletrônico:http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-666X2005000200005&lng=pt&nrm
Localização:BR85.1 - USP/IP/SBD
BR27.1 - PUC-CAMPINAS/SBI



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