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Pesquisa : FRACTAL REVISTA DE PSICOLOGIA (Todos os anos)
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Texto completo SciELO Brasil
Id:53277
Autor:Madariaga, Jimena Carrasco.
Título:La historia de la Ley de Responsabilidad Penal de menores de edad en Chile: un ejercicio genealógico y una propuesta de análisis / The history of Minors Criminal Responsibility Law in Chile: a genealogic exercise and an analysis proposal
Fonte:Fractal rev. psicol;27(3):272-280, set.-dez. 2015
Resumo em espanhol: El año 2007 comenzó a regir en Chile la ley de responsabilidad penal de menores de edad. Como consecuencia se han desarrollado una serie de programas orientados a intervenir adolescentes, con un fuerte énfasis en el tratamiento y rehabilitación de consumo de sustancias. En el presente trabajo, se busca mirar dicho proceso desde una perspectiva crítica, utilizando un abordaje genealógico. Se da cuenta del surgimiento de un nuevo ámbito de acción para los saberes psi, el joven infractor de ley, como resultado de procesos de configuración y articulación de tres ámbitos de gobierno: el castigo y la privación de libertad, el cuidado de los menores de edad y el control del consumo de drogas. Se concluye con la propuesta de un marco comprensivo crítico para el análisis de las prácticas y los discursos en torno a la intervención de este nuevo sujeto.(AU)
Resumo em inglês: In the year 2007 the law of legal responsability of minors came into force in Chile. In consequence a series of programs oriented to the intervention of adolescents have been developed. Those programs have had a strong emphasis on substance treatment and rehabilitation. The present paper searchs to look at said process from a critical perspective using a genealogical aproach. It takes note of the rise of a new area of action to the knowledges psi, the law infractor minor as a result of configuration and assembly processes of three areas of government: punishment and imprisonment, minors care and drug use control. It concludes with the propousal of a critical comprehensive frame for the analysis of practice and discourse around the intervention of this new subject.(AU)
Descritores DECS:Menores de Idade
Responsabilidade Penal
Política Social
Drogas Ilícitas
Terapêutica
 -Chile
Limites:Humanos
Adolescente
Descritores Psi Português:MENOR
CRIME
REABILITAÇÃO DA DROGA
POLÍTICA SOCIAL
Descritores Psi Inglês:MINOR
CRIME
DRUG REHABILITATION
SOCIAL POLICY
Descritores Psi Espanhol:MENORES
CRIMEN
REHABILITACIÓN DE LA DROGADICCIÓN
POLÍTICA SOCIAL
Meio Eletrônico:http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1984-02922015000300272


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Texto completo SciELO Brasil
Id:53276
Autor:Stubs, Roberta; Teixeira Filho, Fernando Silva; Galindo, Dolores; Milioli, Danielli.
Título:Corpos, subjetivações estéticas e arte e feminismos: passagens na pesquisa em Psicologia / Bodies, aesthetic subjectivation and art and feminism: passages into research in Psychology
Fonte:Fractal rev. psicol;27(3):211-218, set.-dez. 2015 graf
Resumo em português: Tendo em vista o ativismo dos feminismos, tanto nos movimentos sociais quanto nas artes, na promoção de novos modos de subjetivação e modos de existência múltiplos e voltados às práticas de liberdade, propomo-nos a refletir sobre os fazeres artísticos feministas em passagens políticas que se valem de uma força inventiva/afirmativa do corpo enquanto estratégia de subversão e resistência para propor outras formas de viver, inclusive, a pesquisa em Psicologia.O texto se volta às estéticas feministas, nas artes visuais, nas quais o corpo se torna um território para experimentação, discutindo ainda a tradução destas estéticas a uma prática de pesquisa em Psicologia.(AU)
Resumo em inglês: Considering the activism of feminisms, both in social movements as in arts, in promoting new modes of subjectivation and multiple modes of existence turned to the practices of freedom, we aim to reflect on feminist art practices in intersection with political passages that use an inventive/affirmative force of the body as subversive and resistance strategy to propose other ways of living, including, the research in Psychology. The article turns to feminist aesthetic in the visual arts in which the body becomes a territory for experimentation. In addition the authors discuss the translation of these aesthetic into practical research in Psychology.(AU)
Descritores DECS:Arte
Psicologia
Pesquisa
Feminismo
Estética
Limites:Humanos
Descritores Psi Português:PSICOLOGIA
ARTE
FEMINISMO
SUBJETIVIDADE
ESTÉTICA
Descritores Psi Inglês:PSYCHOLOGY
ART
FEMINISM
SUBJECTIVITY
AESTHETICS
Descritores Psi Espanhol:PSICOLOGÍA
ARTE
FEMINISMO
SUBJETIVIDAD
ESTÉTICA
Meio Eletrônico:http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1984-02922015000300211


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Texto completo SciELO Brasil
Id:53275
Autor:Vasconcelos, Michele de Freitas Faria de; Zago, Luiz Felipe.
Título:Mercado da/de carnes: corpos imprevistos na biopolítica / Market of flesh: unpredictable bodies in biopolitcs
Fonte:Fractal rev. psicol;27(3):219-227, set.-dez. 2015 graf
Resumo em português: A fim de pensar sobre regimes de visibilidades e de verdades corporais no terreno da biopolítica de face neoliberal, o artigo articula conceitualmente discussões realizadas em dois campos distintos de pesquisa: o Manhunt, um site de relacionamentos direcionado para homens gays na internet, e um Centro de Atenção Psicossocial para Álcool e outras Drogas (CAPS-ad). Embora tratando-se de duas pesquisas realizadas em campos radicalmente diferentes, a categoria “Mercado da/de Carnes” emergiu como articuladora das análises, possibilitando a aproximação empírica e teórica sobre a produção de arranjos corporais focando em performatividades de masculinidade no território de um CAPS e em um site de relacionamento. Baseado em descrições etnográficas do CAPS e do site Manhunt, bem como em entrevistas semi-estruturadas com seus respectivos usuários, o presente artigo constrói a intersecção teórica e política das normas de gênero na contemporaneidade, apontando (re)existências corporais possíveis no mercado biopolítico para os sujeitos participantes das pesquisas.(AU)
Resumo em inglês: The article seeks to reflect upon regimes of visibilities and corporeal truths in the field of neoliberal biopolitics. It articulates conceptual discussions undertaken in two distinct research fields: one is the online gay cruising site, Manhunt, and the other is a Center of Psychosocial Attention for Alcohol and other Drugs (CAPS-ad). Although these two researches have been undertaken in radically different fields, the category of “Market of Flesh” emerged as an analytical articulator, promoting empirical and theoretical approach on the production of bodily arrangements focusing on performativities of masculinities in the territory of CAPS and on the online gay cruising site. Drawing on ethnographic descriptions of the CAPS and the online gay cruising site, as well as on semi-structured interviews with their users, this article builds a theoretical and political intersection of gender norms in contemporary era, pointing out possible corporeal (re)existences in the biopolitics market for the research participants.(AU)
Descritores DECS:Masculinidade
Poder (Psicologia)
Identidade de Gênero
Corpo Humano
Limites:Humanos
Masculino
Descritores Psi Português:MASCULINIDADE
GÊNERO
CORPO HUMANO
PODER
Descritores Psi Inglês:MASCULINITY
GENDER
HUMAN BODY
POWER
Descritores Psi Espanhol:MASCULINIDAD
GÉNERO
CUERPO HUMANO
PODER
Meio Eletrônico:http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1984-02922015000300219


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Id:53274
Autor:Zanello, Valeska; Fiuza, Gabriela; Costa, Humberto Soares.
Título:Saúde mental e gênero: facetas gendradas do sofrimento psíquico / Gender and mental health: gendered facets of psychological suffering
Fonte:Fractal rev. psicol;27(3):238-246, set.-dez. 2015
Resumo em português: A partir das contribuições do estudo de Zanello e Bukowitz (2011) acerca da participação dos valores e ideais de gênero presentes no sofrimento psíquico de pacientes em crise, internados em um hospital psiquiátrico, o presente trabalho teve como escopo investigar o modo como se dava esta participação em usuári@s de um Centro de Atenção Psicossocial em Brasília. A partir da análise de conteúdo de 15 entrevistas semiestruturadas, os resultados apontam que a experiência do adoecimento psíquico é gendrada e coloca em xeque de maneiras distintas homens e mulheres em processo de tratamento em saúde mental: enquanto a fala delas é marcada sobretudo pelo sofrimento em não conseguir maternar e dar conta dos afazeres domésticos, além de um lugar de silenciamento; na deles destacou-se o sofrimento em não poder trabalhar e prover a família, além da importância e dificuldade em se manter em uma sexualidade masculina hegemônica de “comedor”.(AU)
Resumo em inglês: From the contributions of the study of Zanello and Bukowitz (2011) on the participation of gender values and ideals present in psychological suffering of patients in crisis in a psychiatric hospital, the present study aimed to investigate the aspects of this participation in users of a Psychosocial Care Center in Brasilia. From the content analysis of 15 semi-structured interviews the results suggest that the experience of mental illness is gendered and puts in check in distinct ways men and women under mental health treatment: the women’s speech is particularly marked by suffering for not being able to parent and take care of household chores, as well as a place of silencing; in the men’s speech the suffering for not being able to work and provide for the family prevailed, in addition to the importance and difficulty in maintaining an hegemonic male sexuality of “womanizer”.(AU)
Descritores DECS:Saúde Mental
Estresse Psicológico
Identidade de Gênero
Serviços de Saúde Mental
Limites:Humanos
Masculino
Feminino
Descritores Psi Português:LOUCURA
SAÚDE MENTAL
CENTRO DE ATENÇÃO PSICOSSOCIAL (CAPS)
DOR PSÍQUICA
GÊNERO
Descritores Psi Inglês:MADNESS
MENTAL HEALTH
GENDER
Descritores Psi Espanhol:LOCURA
SALUD MENTAL
CENTRO DE ATENCIÓN PSICOSOCIAL
DOLOR PSÍQUICO
GÉNERO
Meio Eletrônico:http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1984-02922015000300238


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Id:53273
Autor:Martins, Bruno Sena.
Título:A reinvenção da deficiência: novas metáforas na natureza dos corpos / The reinvention of disability: new metaphors in the nature of bodies
Fonte:Fractal rev. psicol;27(3):264-271, set.-dez. 2015
ProjetoERC/FP7. 269807.
Resumo em português: O conceito de deficiência tem sido profundamente contestado nas últimas décadas, tanto política como epistemologicamente. Por um lado, está em causa o reconhecimento de que a filiação de determinadas diferenças sob a noção de deficiência constitui uma recente “invenção” da modernidade ocidental. Por outro, trata-se de pulsar as consequências dessa construção para as pessoas marcadas pelo estigma da deficiência. Estabelecendo um diálogo com importantes contribuições da teoria crítica, recrutando noções como “páticas de separação” (Michel Foucault), “materialização” (Judith Butler), “corpo múltiplo” (Annemarie Mol) e “sociologia das ausências” (Boaventura de Santos), o presente artigo procura entender como a noção de deficiência pode ser desmobilizada por leituras insurgentes das hierarquias da modernidade.(AU)
Resumo em inglês: The concept of disability has been profoundly challenged in the last decades, both politically and epistemologically. On the one hand, there is the recognition that affiliation of certain differences under the concept of disability is nothing but a recent “invention” of Western modernity. On the other hand, is the assumption of the consequences of that construction for the people labeled as disabled? We establish dialogue with important contributions of critical theory, addressing concepts as “dividing practices” (Michel Foucault), “materialization” (Judith Butler), “the body multiple “ (Annemarie Mol) and “sociology of absences” (Boaventura de Sousa Santos), this article attempts understand how the notion of disability can be demobilized by insurgents readings of modernity and its hierarchies.(AU)
Descritores DECS:Estigma Social
Pessoas com Deficiência
Corpo Humano
Limites:Humanos
Descritores Psi Português:DEFICIENTES
MODERNIDADE
ESTIGMA
CORPO HUMANO
Descritores Psi Inglês:DISABLED
MODERNITY
STIGMA
HUMAN BODY
Descritores Psi Espanhol:DISCAPACITADOS
MODERNIDAD
ESTÍGMA
CUERPO HUMANO
Meio Eletrônico:http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1984-02922015000300264


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Texto completo SciELO Brasil
Id:53272
Autor:Lemos, Flávia Cristina Silveira; Cruz, Franco Farias da; Reis Junior, Leandro Passarinho; Sampaio, Válber; Cruz, Amanda Pereira de Carvalho; Côrrea, Michelle Ribeiro.
Título:Biopolítica, gênero e organismos internacionais: mercado dos direitos das mulheres / Biopolitics, gender and international organizations: market for women’s rights
Fonte:Fractal rev. psicol;27(3):203-210, set.-dez. 2015
Resumo em português: Este artigo tem o objetivo de analisar práticas de governo das mulheres pela UNESCO e UNICEF a partir da perspectiva histórica e documental. Efetua-se uma crítica à instrumentalidade dos direitos das mesmas pelo gerenciamento neoliberal. Interroga-se a vertente do empreendedorismo proposto por estes organismos e também é analisado como estes órgãos regulam os corpos de mulheres pelas relações familiares, pela conjugalidade e pela educação dos filhos. Por fim, são problematizadas as articulações entre ações sexistas, o atravessamento de uma racionalidade biológica de gênero e o empoderamentos das mulheres na política para mediar conflitos na comunidade, em nome da segurança.(AU)
Resumo em inglês: This article aims to analyze governance practices of women by UNESCO and UNICEF from the historical and documentary perspective. Makes up a critique of instrumentality of the rights of same by the neoliberal management and wonders whether the present entrepreneurship proposed by these organizations. It is also analyzed how these bodies governing bodies of women through family relationships, marital and for the education of children. Finally, are problematized the links between gender actions, the crossing of a biological rationality of gender and the empowerments of women in politics to mediate conflicts in the community on behalf of the security.(AU)
Descritores DECS:Sexismo
Nações Unidas
Agências Internacionais
Mercado de Trabalho
Trabalho Feminino
Limites:Humanos
Feminino
Descritores Psi Português:EMPODERAMENTO
SEXISMO
EMPREENDEDORISMO
MERCADO DE TRABALHO
TRABALHO FEMININO
Descritores Psi Inglês:EMPOWERMENT
SEXISM
ENTREPRENEURSHIP
LABOR MARKET
WORKING WOMEN
Descritores Psi Espanhol:EMPODERAMIENTO
SEXISMO
MERCADO DE TRABAJO
TRABAJO DE MUJERES
Meio Eletrônico:http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1984-02922015000300203


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Id:53271
Autor:Oliveira, Andréa Marília Alves de; Pocahy, Fernando Altair.
Título:Eu, tu, ele(s), ela(s): cartografando heteroconjugalidades na prática do swing / I, you, he, she, they: drawing a cartography about straight/conjugalities in practice of swing
Fonte:Fractal rev. psicol;27(3):228-237, set.-dez. 2015
Resumo em português: As experimentações da sexualidade produzidas nas heteroconjugalidades contemporâneas têm vivido transições nos seus suportes afetivo-relacionais, maior flexibilização em suas hierarquias de gênero e enriquecimento das suas possibilidades institucionais. Problematizaremos a prática do swing como uma das linhas de tensionamento produzidas nesta agonística cultural, tomando como objeto de estudo hetero/casais em cenas eróticas ‘dissidentes’. Nesta cena da pesquisa nos valemos de conversações entre interlocutoras/res swingers cearenses e uma das pesquisadoras. Os princípios do método do nosso estudo se (des)acomodam em perspectivas feministas e desde os estudos queer, assumindo um modo de análise em posição discursivo-desconstrucionista, a partir dos pressupostos foucaultianos da análise do discurso. Esta cartografia íntima nos permitiu acompanhar algo dos/nos trânsitos das relações hetero/conjugais contemporâneas e suas (dissidentes) performances de gênero e experimentações das sexualidades. De modo que assumimos, pelo instante, a ideia do swing como prática de subjetivação e modo de experimentação da heteroconjugalidade.(AU)
Resumo em inglês: The experimentations of sexuality produced in contemporary straight/conjugalities have experienced transitions in the affective-relational bases, greater flexibilization in their gender hierarchies and enrichment of their institutional possibilities. We will problematize the practice of swing as one of the tensioning lines produced in this cultural agonistic, taking as object of study straight/couples in ‘dissent’ erotic scenes. At this scene of the research we make use of conversations between interlocutor swingers of Ceará and one of the researchers. The principles of the method of the study (dis)lodge in feminist perspectives and from queer studies, assuming a mode of analysis in discursive deconstructionist position, from the Foucaultian assumptions of the analysis discourse. This intimate cartography allowed us to accompany something of/on transits of contemporary hetero/conjugal relationships and their (dissent) performances of gender and sexualities experimentations. In a way that we assume, for now, the idea of swing as practice of subjectivation and method of heteroconjugality experimentation.(AU)
Descritores DECS:Sexualidade
Heterossexualidade
Identidade de Gênero
Estado Conjugal
Limites:Humanos
Masculino
Feminino
Descritores Psi Português:HETEROSSEXUALIDADE
SEXUALIDADE
GÊNERO
RELAÇÃO SEXUAL
EROTISMO
Descritores Psi Inglês:HETEROSEXUALITY
SEXUALITY
GENDER
SEXUAL INTERCOURSE (HUMAN)
EROTICISM
Descritores Psi Espanhol:HETEROSEXUALIDAD
SEXUALIDAD
GÉNERO
RELACIÓN SEXUAL
EROTISMO
Meio Eletrônico:http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1984-02922015000300228


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Texto completo SciELO Brasil
Id:53270
Autor:Lucero, Ariana; Vorcaro, Angela.
Título:Os objetos e o tratamento da criança autista / Objects and the treatment of autistic infants
Fonte:Fractal rev. psicol;27(3):310-317, set.-dez. 2015
Resumo em português: O objetivo deste artigo é refletir sobre o uso dos objetos na direção de tratamento psicanalítico da criança autista. Primeiramente, teceremos algumas considerações a respeito da importância do objeto na constituição subjetiva, a partir da oposição freudiana entre os princípios de prazer e de realidade. A seguir, retomaremos as considerações de Frances Tustin sobre o objeto autístico e o caso Joey, de Bruno Bettelheim, para exemplificarmos como autores clássicos da psicanálise teorizaram sobre o objeto no tratamento. Por fim, discutiremos com autores contemporâneos a importância de uma retomada da noção de objeto no âmbito da teoria e da prática psicanalíticas.(AU)
Resumo em inglês: The purpose of this article is to reflect on the use of objects in the direction of the psychoanalytical treatment of autistic infants. Firstly, from the Freudian opposition between pleasure and reality principles, we will make some considerations regarding the importance of the object in the subjective constitution. Next, we will reappraise Frances Tustin’s formulations on the autistic object as well as Bruno Bettelheim’s Joey case, in order to illustrate how these authors envisage the use of objects in the clinical setting. Finally, we will debate with contemporary authors the importance of a resumption of the notion of object in the scope of both psychoanalytical theory and practice.(AU)
Descritores DECS:Transtorno Autístico
Psicanálise
Apego ao Objeto
Limites:Humanos
Criança
Descritores Psi Português:CRIANÇAS AUTISTAS
PSICANÁLISE
RELAÇÕES DE OBJETO
Descritores Psi Inglês:AUTISTIC CHILDREN
PSYCHOANALYSIS
OBJECT RELATIONS
Descritores Psi Espanhol:NIÑOS AUTISTAS
PSICOANÁLISIS
RELACIONES DE OBJETO
Meio Eletrônico:http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1984-02922015000300310


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Id:53269
Autor:Galvane, Fabia Alberton de Silva; Salvaro, Giovana Ilka Jacinto; Moraes, Adriana Zomer de.
Título:Mulheres em cargos profissionais de chefia: o paradoxo da igualdade / Women in leadership: the equality paradox
Fonte:Fractal rev. psicol;27(3):301-309, set.-dez. 2015
Resumo em português: O artigo aqui apresentado foi construído a partir de informações obtidas em uma pesquisa realizada no ano de 2009, apresentada como Trabalho de Conclusão de Curso da Psicologia, ao Centro Universitário Barriga Verde - UNIBAVE (GALVANE, 2009). A pesquisa teve como objetivo geral verificar os sentidos produzidos por mulheres que ocupam cargos de chefia em indústrias de uma cidade do sul de Santa Catarina, Brasil. O modelo de pesquisa foi o qualitativo proposto por González Rey (2005). Os sujeitos da pesquisa foram sete mulheres e as informações obtidas por meio de entrevistas semiestruturadas. Neste artigo, propõe-se revisar informações obtidas e ampliar discussões outrora realizadas, utilizando-se das contribuições teóricas de Joan Scott e Judith Butler. Entre outras questões relevantes, o estudo sugere que as entrevistadas utilizam concepções baseadas em “certa essência feminina” como estratégia de visibilidade, permanência e poder no mercado de trabalho.(AU)
Resumo em inglês: The article presented here was constructed from information obtained in a research held in 2009, presented as a Psychology Monograph at the Centro Universitário Barriga Verde - UNIBAVE (GALVANE, 2009). This study aimed to determine the meanings produced by women who occupy leadership positions in industries of a southern town of Santa Catarina, Brazil, and followed the qualitative research model proposed by González Rey (2005). The respondents were seven women and information obtained through semi-structured interviews. This article, however, proposes to revise and expand information obtained from discussions held previously using, among others, the theoretical contributions of Joan Scott and Judith Butler, by which they questioned gender differences based on binary and naturalized conceptions. Among other relevant issues, the study suggests that the respondents use concepts based on “a certain feminine essence” as a strategy of visibility, presence and power in the labor market.(AU)
Descritores DECS:Feminismo
Identidade de Gênero
Mercado de Trabalho
Limites:Humanos
Feminino
Adulto
Descritores Psi Português:GÊNERO
FEMINISMO
MERCADO DE TRABALHO
Descritores Psi Inglês:GENDER
FEMINISM
LABOR MARKET
Descritores Psi Espanhol:GÉNERO
FEMINISMO
MERCADO DE TRABAJO
Meio Eletrônico:http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1984-02922015000300301


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Id:53268
Autor:Colinet, Severine; Passos, Izabel Friche.
Título:Éthique procédurale, entre petits arrangements et transgression: comparaison Brésil-France / Procedural ethics, between small arrangements and transgression: comparison Brazil-France
Fonte:Fractal rev. psicol;27(3):256-263, set.-dec. 2015 tab
Resumo em francês: Dans une approche socio-historique et à partir de nos propres expériences, cet article se propose de comprendre les enjeux relatifs à l’éthique procédurale en France et au Brésil. Les résultats de cette comparaison montrent la même tension disciplinaire entre sciences sociales et biomédicales. On observe une politique volontariste de régulation de la recherche avec des humains dans les deux pays mais qui en France, contrairement au Brésil, n’est pas encore géneralisée. L’éthique procédurale, caractérisée comme normative, protocolaire et standardisée uniformise la manière de penser les recherches. Confrontés à des logiques antagonistes, les chercheurs sont fortement tentés de contourner les procédures.(AU)
Resumo em inglês: The purpose of this article is to understand and compare the issues related to procedural ethics in France and Brazil, using a socio-historical approach and our experiences. The comparison shows the same disciplinary tension between social and biomedical sciences. In both countries we can see a deliberate policy to regulate the research ethically. In France, contrary to Brazil, the spread of procedural ethics is not completed yet. Procedural ethics characterized by a normative, formal dimension that standardizes the way of thinking, or rather the research. Faced with antagonistic logics, the researchers are strongly tempted to get round the procedures.(AU)
Descritores DECS:Ética
Pesquisa
Ciência
 -França
 Brasil
Descritores Psi Português:ÉTICA
CIÊNCIA
FRANÇA
BRASIL
Descritores Psi Inglês:ETHICS
SCIENCE
BRAZIL
Descritores Psi Espanhol:ÉTICA
CIENCIA
BRASIL
Meio Eletrônico:http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1984-02922015000300256


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Id:53267
Autor:Tfouni, Fabio Elias Verdiani.
Título:O deôntico como manifestação do alético na psicanálise e no discurso / The deontic as a manifestation of the alethic in psicoanalysis and in discourse
Fonte:Fractal rev. psicol;27(3):318-323, set.-dez. 2015 tab
Resumo em português: O presente trabalho tem o objetivo de tratar o interdito e o silêncio através dos aportes teóricos da psicanálise e da Análise do Discurso pêcheutiana. Essa tarefa será realizada com o uso das modalidades tanto aléticas (necessário, impossível, possível, contingente) como deônticas (obrigatório, proibido, permitido, facultativo) da lógica aristotélica. Propomos que diversas categorias tanto psicanalíticas como discursivas podem ser tratadas através dessas modalidades. Especificamente, argumentamos que essas categorias possuem aspectos tanto aléticos como deônticos, e que o deôntico é uma manifestação local do alético. São tratadas noções e conceitos como: silêncio, censura, proibição do incesto, Lei e lei, impossível e proibido.(AU)
Resumo em inglês: This work consists on a treatment of interdiction and silence within the fields of Psychoanalysis and Discourse Analysis. This task will take place with a use of the Aristotelian logic both alethic (necessary, impossible, possible, contingent) and deontic (obligatory, prohibited, permited, facultative). We propose that categories like silence, interdiction, prohibition, prohibition of incest, censorship, and Law can be approached by Modal Logic. We specifically argue that these categories from Discourse analysis and Psychoanalysis have alethical and deontical aspects, and that the deontic is a manifestation of the aletic.(AU)
Descritores DECS:Psicanálise
Linguagem
Descritores Psi Português:PSICANÁLISE
ANÁLISE DO DISCURSO
LINGUAGEM
Descritores Psi Inglês:PSYCHOANALYSIS
DISCOURSE ANALYSIS
LANGUAGE
Descritores Psi Espanhol:PSICOANÁLISIS
ANÁLISIS DE DISCURSO
LENGUAJE
Meio Eletrônico:http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1984-02922015000300318


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Texto completo SciELO Brasil
Id:53266
Autor:Pizzinato, Adolfo; Hamann, Cristiano; Machado, Rodrigo de Oliveira; Strey, Marlene Neves.
Título:Relações de gênero e ruralidade nos projetos vitais e noções de si de jovens mulheres / Gender and rurality relations in vital projects and self-notions of young women
Fonte:Fractal rev. psicol;27(3):247-255, set.-dez. 2015 graf
Resumo em português: O presente artigo apresenta os resultados de uma pesquisa qualitativa com 48 jovens mulheres do meio rural do Rio Grande do Sul, focando aspectos do protejo vital e marcadores identitários presentes na construção dos mesmos. A aproximação metodológica consistiu de uma combinação entre entrevistas narrativas de caráter biográfico e uma proposta de fotocomposição, ambas com roteiro de produção semiestruturada. Os resultados indicam que as relações comunitárias de ruralidade e de gênero são importantes marcos dos projetos vitais dessas jovens, que pendem entre leituras tradicionais dos papéis de gênero e possibilidades subversivas do feminino, em um processo narrativo dialógico.(AU)
Resumo em inglês: This article presents the results of a qualitative study with 48 young women from rural areas of Rio Grande do Sul (Brazil), focusing on aspects of them life’s project and identity markers present in their projects. The methodological approach consisted of a combination of biographical narrative interviews and a proposal auto photographical composition, with subsequent semi-structured interviews. The results indicate that the community relations rurality and gender are important landmarks of the vital projects of these young people that hang between traditional readings of gender roles and subversive possibilities of the female, in a dialogic narrative process.(AU)
Descritores DECS:Adolescente
Identidade de Gênero
População Rural
Mulheres
Limites:Humanos
Feminino
Adolescente
Adulto Jovem
Descritores Psi Português:MULHERES
JOVENS
GÊNERO
AMBIENTES RURAIS
Descritores Psi Inglês:WOMEN
YOUNG ADULTS
GENDER
RURAL ENVIRONMENTS
Descritores Psi Espanhol:MUJERES
JOVENES
GÉNERO
AMBIENTE RURAL
Meio Eletrônico:http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1984-02922015000300247


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Texto completo SciELO Brasil
Id:53265
Autor:Silva, Laura Belluzzo de Campos.
Título:Do dispositivo da sexualidade ao dispositivo da biotecnologia / From the dispositive of sexuality to the dispositive of biotechnology
Fonte:Fractal rev. psicol;27(3):291-300, set.-dez. 2015
Resumo em português: No livro “A vontade de saber”, onde definiu o que chamou de dispositivo da sexualidade, Foucault deixou entrever que talvez outro dispositivo já estivesse em vias de se compor. Os avanços recentes no campo da biotecnologia molecular reabrem a discussão sobre as bases biológicas do comportamento, acenando com a possibilidade de novas formas de intervenção e com a de seu uso para fins comerciais. Partindo dessas idéias, este trabalho visa discutir que contribuições o conceito de biopoder pode trazer em relação aos recentes avanços da biotecnologia e cartografar algumas linhas que compõem esse novo dispositivo, que poderíamos chamar de biotecnológico.(AU)
Resumo em inglês: In the book “The will to knowledge”, where he defined what was called the dispositive of sexualitiy,Foucault made possible to glimpse that maybe another dispositive was about to be composed. The recent advances in the area of molecular biology reopen the discussion about the biological behavior basis. They consider the possibility of new intervention forms and their use for commercial purposes. Based on these ideas, this work aims to discuss which contributions the concept of biopower can bring in relation to the biotechnology advances and it maps some lines which compose this newdispositive, the ones could be called biotechnological.(AU)
Descritores DECS:Biotecnologia
Sexualidade
Meios de Comunicação
Saúde
Descritores Psi Português:PROJETO GENOMA HUMANO
SEXUALIDADE
MEIOS DE COMUNICAÇÃO
PODER
SAÚDE
Descritores Psi Inglês:HUMAN GENOME PROJECT
SEXUALITY
COMMUNICATIONS MEDIA
POWER
HEALTH
Descritores Psi Espanhol:PROYECTO GENOMA HUMANO
SEXUALIDAD
MEDIOS DE COMUNICACIÓN
PODER
SALUD
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Id:53264
Autor:Toneli, Maria Juracy Filgueiras; Müller, Rita Flores.
Título:A Política Nacional de Atenção Integral à Saúde do Homem e suas engrenagens biopolíticas: o uso do conceito de gênero como regime de luzes / The National Policy for Integral Attention to Men’s Health and its biopolitics gear: the use of the concept of gender as a light regime
Fonte:Fractal rev. psicol;27(3):195-202, set.-dez. 2015
Resumo em português: O artigo analisa a Política Nacional de Atenção Integral à Saúde do Homem do governo brasileiro. Foram analisados os documentos “Princípios e diretrizes da Política Nacional de Atenção Integral à Saúde do Homem”, “Princípios e diretrizes da Política Nacional de Atenção Integral à Saúde da Mulher”; e entrevistas realizadas com gestores federais da Área Técnica de Saúde do Homem. A análise do discurso a partir de Michel Foucault permitiu lidar com o corpus em suas condições de produção mediante um gesto analítico-descritivo de manejo dos enunciados dispersos. O argumento central é o de que a Política de saúde tem um “gênero” como uma rede discursiva que produz os sujeitos referências de sua inteligibilidade. Destacam-se na análise a emergência do sujeito feminino do cuidado, representada pela mulher-mãe higiênica e mulher-sujeito; e do homem como sujeito de direitos à saúde sob o signo de acontecimento de seu nascimento.(AU)
Resumo em inglês: The article examines the National Policy of Comprehensive Men and Women’s Healthcare of the Brazilian government. Documents analyzed were: “Principles and guidelines of the National Policy of Comprehensive Men’s Healthcare”, “Principles and guidelines of the National Policy of Comprehensive Women’s Healthcare”, and interviews to federal managers of the Technical Field of Men’s Healthcare. Discourse analysis from Michel Foucault allowed to deal with the corpus in their production conditions through an analytical -descriptive gesture handling of scattered statements. The central argument is that the health policy analyzed has a “gender” as a discursive network that produces the subject references its intelligibility. Stand - in analyzes the emergence of the female subject of care, represented by the woman-mother hygienic and woman -subject, and the man as the subject of rights to health under the sign of newness of his birth. The dialogue with Judith Butler and Jacques Derrida is one of the enablers axes theoretical analysis of the issues that build the product , in addition to the title itself also seeks to highlight , namely the biopolitics gears that move the policy in question .(AU)
Descritores DECS:Assistência Integral à Saúde
Identidade de Gênero
Sexualidade
Saúde do Homem
Saúde da Mulher
Limites:Humanos
Masculino
Feminino
Descritores Psi Português:SEXUALIDADE MASCULINA
IDENTIDADE DE GÊNERO
POLÍTICA DE SAÚDE
CORPO HUMANO
MULHERES - HIGIENE E SAÚDE
Descritores Psi Inglês:MALE SEXUALITY
GENDER IDENTITY
HEALTH CARE POLICY
HUMAN BODY
WOMEN - HEALTH AND HYGIENE
Descritores Psi Espanhol:SEXUALIDAD MASCULINA
IDENTIDAD DE GÉNERO
POLÍTICA DE SALUD
CUERPO HUMANO
MUJERES - HIGIENE Y SALUD
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Id:53263
Autor:Silva, Isabel.
Título:Importance of emotional regulation in obesity and weight loss treatment.
Fonte:Fractal rev. psicol;27(3):286-290, set.-dez. 2015.
Resumo em inglês: This theoretical study discusses the importance of emotional regulation process in obesity and in the success/failure of weight loss treatment, systematizing results of empirical studies and theoretical developments that have occurred in this field. Although there has been a substantial interest about this theme, it is difficult to achieve a consensual formulation to explain the relation between emotional regulation and weight because of the huge variability in the methodologies adopted and of the complexity of this phenomenon. In spite of all efforts, more than definite answers, studies have been revealing new research paths to be followed in this complex field.(AU)
Resumo em português: Este estudo teórico discute a importância do processo de regulação emocional na obesidade e no sucesso/fracasso do tratamento para a perda de peso, sistematizando resultados de estudos empíricos e desenvolvimentos teóricos que ocorreram neste campo. Embora tenha havido um interesse substancial sobre este tema, é difícil alcançar uma formulação consensual para explicar a relação entre a regulação emocional e o peso por causa da enorme variabilidade das metodologias adotadas e da complexidade do fenômeno. Apesar de todos os esforços, mais do que respostas definitivas, os estudos têm revelado novos caminhos de pesquisa a ser seguido neste campo complexo.(AU)
Descritores DECS:Obesidade
Perda de Peso
Afeto
Ingestão de Alimentos
Limites:Humanos
Descritores Psi Português:OBESIDADE
REGULAÇÃO EMOCIONAL
CONTROLE DO PESO
INGESTÃO DE ALIMENTOS
Descritores Psi Inglês:OBESITY
EMOTIONAL REGULATION
WEIGHT CONTROL
FOOD INTAKE
Descritores Psi Espanhol:OBESIDAD
REGULACIÓN EMOCIONAL
CONTROL DE PESO
INGESTIÓN DE ALIMENTOS
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Id:53262
Autor:Bessaoud-Alonso, Patricia.
Título:Quelle place dans quelle famille: que disent les parents de leurs enfants? / Which role in which family? What do parents say about their children?
Fonte:Fractal rev. psicol;27(3):281-285, set.-dez. 2015
Resumo em francês: La norme produit-elle un « mauvais » ou un « bon » enfant inscrit dans des configurations familiales et sociétales en mutation ? Produirait-elle des enfants à leur place dans la relation qu’ils entretiennent à la génération précédente ? Les pratiques éducatives familiales, au croisement des injonctions sociétales – conscientes et inconscientes – et des petits arrangements familiaux entre conflits et sérénité, déclenchent des mouvements constants qui laissent, parfois, les parents et les enfants déstabilisés par un « jeu » d’interférences entre égalité et hiérarchie, ancré à un maillage institutionnel.(AU)
Resumo em inglês: Does the norm create a “bad” or a “good” child in the context of a constantly changing family and society? Does it, perhaps, create children as they should be as regards their relation with the previous generation? Educational practices within the families take place where societal injunctions —either conscious or unconscious— and compromise solutions between conflict and serenity meet. These practices lead to constant movements that sometimes make parents and children feel confused in a “sort of game” of interferences between equality and hierarchy, tightly tied to an institutional networking.(AU)
Descritores DECS:Criança
Família
Relações Familiares
Educação
Limites:Humanos
Criança
Adulto
Descritores Psi Português:RELAÇÕES FAMILIARES
CRIANÇAS
FAMÍLIA
SOCIOTERAPIA
EDUCAÇÃO
Descritores Psi Inglês:FAMILY RELATIONS
CHILDREN
FAMILY
SOCIOTHERAPY
EDUCATION
Descritores Psi Espanhol:RELACIONES FAMILIARES
NIÑOS
FAMILIA
SOCIOTERAPIA
EDUCACIÓN
Meio Eletrônico:http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1984-02922015000300281


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Id:53261
Autor:Goyer, Marie-France; Blais, Martin; Hébert, Martine.
Título:Intimidation homophobe, stratégies d’adaptation et intégration de l’orientation sexuelle / Homophobia, coping strategies, and sexual identity formation among LGBT youths
Fonte:Fractal rev. psicol;27(3):187-194, set.-dez. 2015 tab
Resumo em francês: Cette étude examine l’impact de l’intimidation homophobe et des stratégies d’adaptation sur 6 dimensions de l’intégration de l’orientation sexuelle (OS) à partir d’un échantillon de 262 jeunes LGBT. Un modèle de régression linéaire a été réalisé pour chaque dimension, avec la victimisation homophobe et les stratégies d’adaptation comme principales variables indépendantes d’intérêt. La victimisation homophobe était associée à une plus faible affirmation de l’OS et à davantage d’homophobie/biphobie intériorisée, de préoccupations relatives au jugement d’autrui, de confusion identitaire, de dissimulation et de difficultés d’acceptation de l’OS. Les stratégies d’adaptation centrées sur la résolution de problèmes étaient associées à davantage de préoccupations relatives au jugement d’autrui alors que celles centrées sur l’évitement étaient associées à davantage de préoccupations relatives au jugement d’autrui et de difficulté d’acceptation de l’OS. Les résultats appuient l’importance de poursuivre la lutte à l’homophobie/biphobie et de mieux outiller les jeunes pour soutenir l’intégration positive de leur OS.(AU)
Resumo em inglês: Sexual minority youths (SMY) face challenges in consolidating their sexual identity because of heterosexism. The role of homophobic bullying and coping strategies in the formation of sexual identity has been explored within a convenient sample of 262 sexual minority youths. Six dimensions of sexual identity formation have been tested, independent variables being: homophobic bullying, coping strategies (avoidance and problem-solving), age, gender, migration trajectory, residency, sexual attraction and time elapsed since the realization of the sexual identity difference. Homophobic bullying was associated with a lower score of sexual identity affirmation and higher scores of identity concealment, internalized homo/bi-phobia, acceptance concern, identity uncertainty and process difficulty. Problem-solving coping strategies were associated with acceptance concerns. Avoidance coping strategies were associated with higher scores of acceptance concern and process difficulty in accepting non-heterosexual identity. Results confirm the importance of homo/bi-phobia prevention in order to help SMY in sexual identity consolidation.(AU)
Descritores DECS:Homofobia
Sexismo
Adaptação
Resiliência Psicológica
Limites:Humanos
Masculino
Feminino
Adolescente
Adulto Jovem
Descritores Psi Português:SEXISMO
HOMOFOBIA
BULLYING
COPING
Descritores Psi Inglês:SEXISM
HOMOPHOBIA
BULLYING
COPING
Descritores Psi Espanhol:SEXISMO
HOMOFOBIA
BULLYING
COPING
Meio Eletrônico:http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1984-02922015000300187


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Id:53260
Autor:Fontes, Flávio Fernandes.
Título:O estilo lacaniano e a polissemia dos conceitos / The lacanian style and the polysemy of the concepts
Fonte:Fractal rev. psicol;27(3):324-329, set.-dez. 2015
Resumo em português: O estilo de Lacan não é um simples envoltório do pensamento, mas sim algo essencial para a sua proposta de transmissão da psicanálise. Procuramos analisar uma de suas principais características: a polissemia conceitual. Para isso utilizamos principalmente o trabalho de comentadores como Milán-Ramos e Beividas, com o objetivo de realizar uma discussão entre dois tipos ideais antagônicos: a transmissão subjetiva e a transmissão científica. Levantamos os problemas e vantagens de cada ponto de vista, reconhecendo os seus limites na tentativa de melhor compreender a psicanálise, que acaba transcendendo a categorização em Arte ou Ciência.(AU)
Resumo em inglês: The Lacanian style is not a simple envelopment of thought but something essential to his proposal of the transmission of psychoanalysis. We analyze one of its main features: the conceptual polysemy. For this task we utilize mainly the work of commentators such as Milán-Ramos and Beividas, in order to make a discussion between two opposing ideal types: the subjective transmission and the scientific transmission. We discuss the problems and advantages of each point of view, recognizing its limits in the attempt to better comprehend psychoanalysis, that ends up transcending the categorization in Art or Science.(AU)
Descritores DECS:Psicanálise
Linguagem
Descritores Psi Português:PSICANÁLISE
LINGUAGEM
CONCEITOS
Descritores Psi Inglês:PSYCHOANALYSIS
LANGUAGE
CONCEPTS
Descritores Psi Espanhol:PSICOANÁLISIS
LENGUAJE
CONCEPTOS
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Id:53057
Autor:Zamboni, Luana Colloda; Gazzola, Fernanda Passuelo.
Título:O deslocamento do “Terceiro”: ascensão e declínio da civilização / The displacement of the “Third-party”: the rise and decline of civilization
Fonte:Fractal rev. psicol;27(2):177-183, maio-ago. 2015
Resumo em português: Este artigo tem a intenção de analisar a relação entre o processo de civilização e a existência de um representante de autoridade, que sob o ponto de vista psicanalítico é qualificado pelo constructo “Terceiro”, tendo em vista a necessidade de constrição de aspectos da conduta humana para uma vida em sociedade. Assim, desenvolve-se a hipótese de um possível deslocamento desse “Terceiro”, ou seja, aquele que introduz o simbólico e representa a Lei, ao longo dos séculos. Para tal entendimento serão explanadas algumas ideias em torno da temática durante o percurso da humanidade, considerando conceitos antropológicos, sociológicos e psicanalíticos.(AU)
Resumo em inglês: This article intends to analyze the relation between the process of civilization and the existence of an authority representative, who under the psychoanalytic point of view is qualified by the construct “third party”, in view of the need for constricting aspects of human conduct for a social life. Thus develops the hypothesis of a possible displacement of this “third party”, the one that introduces the symbolic and represents the Law, over the centuries. For such an understanding will be explained some ideas about the matter during the course of humanity, considering concepts anthropological, sociological and psychoanalytic.(AU)
Descritores DECS:Civilização
Cultura
Psicanálise
Limites:Humanos
Descritores Psi Português:CULTURA
CIVILIZAÇÃO
PSICANÁLISE
Descritores Psi Inglês:CULTURE
CIVILIZATION
PSYCHOANALYSIS
Descritores Psi Espanhol:CULTURA
CIVILIZACIÓN
PSICOANÁLISIS
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Id:53056
Autor:Rodrigues, Anelise Lopes; Sarriera, Jorge Castellá.
Título:Capacitação de Gestores em Programa de Prevenção da Violência Comunitária / Training of Managers in a Community Violence Prevention Program
Fonte:Fractal rev. psicol;27(2):145-151, maio-ago. 2015
Resumo em português: A dificuldade em aliar teoria à prática tem sido preocupação constante entre estudantes e profissionais que atuam em políticas sociais. Nesse trabalho serão abordados aspectos teórico-metodológicos da psicologia comunitária que subsidiaram o processo de capacitação de uma equipe gestores no âmbito do Programa de Prevenção da Violência do Estado do Rio Grande do Sul (em parceria com a UNESCO), com vistas à realização de um Diagnostico Situacional numa comunidade socialmente vulnerável. Os encontros de capacitação propiciaram aos gestores um espaço de reflexão, contribuindo para a construção de um olhar mais crítico e menos estigmatizado acerca do problema da violência.(AU)
Resumo em inglês: The difficulty to link theory to practice has been constant concern between students and professionals who work in social policies. In this paper will be addressed theoretical and methodological aspects of psychology community which supported the training of a team managers of the Violence Prevention Program in the State of Rio Grande do Sul (developed in partnership with UNESCO), with a view to achieving a situational diagnosis in a community socially vulnerable. The training provided to managers a space of reflection, contributing to the building of a more critical eye and less stigmatized about the problem of violence.(AU)
Descritores DECS:Política Social
Violência
Políticas Públicas
Psicologia Social
Limites:Humanos
Descritores Psi Português:PSICOLOGIA COMUNITÁRIA
POLÍTICA SOCIAL
POLÍTICAS PÚBLICAS
VIOLÊNCIA
Descritores Psi Inglês:COMMUNITY PSYCHOLOGY
SOCIAL POLICY
PUBLIC POLICIES
VIOLENCE
Descritores Psi Espanhol:PSICOLOGÍA COMUNITARIA
POLÍTICA SOCIAL
POLÍTICAS PÚBLICAS
VIOLENCIA
Meio Eletrônico:http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1984-02922015000200145


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Texto completo SciELO Brasil
Id:53055
Autor:Florentino, Bruno Ricardo Bérgamo.
Título:As possíveis consequências do abuso sexual praticado contra crianças e adolescentes / The possible consequences of the sexual abuse practised against children and adolescents
Fonte:Fractal rev. psicol;27(2):139-144, maio-ago. 2015
Resumo em português: Este artigo tem como objetivo central realizar uma discussão sobre os impactos da violência sexual sobre as crianças e adolescentes. Considerando que os profissionais que lidam com esta demanda devem estar atentos para as diferentes e potenciais implicações decorrentes de tal circunstância, o presente artigo tem como objetivo realizar uma sistematização das principais contribuições teóricas pertinentes sobre o assunto e contribuir para divulgar o conhecimento já elaborado sobre as possíveis consequências de um abuso sexual na vida de uma criança ou adolescente. A sistematização dos estudos já realizados aponta que as consequências do abuso sexual são graves, extensas e diversas.(AU)
Resumo em inglês: The central aim of this article is realize a discussion about the impacts of sexual violence against children and adolescents. Taking into consideration that the professionals who deal with this demand must be attentive to the different and potential implications due to that circumstance, this article aims at realizing a systematization of the main theoretical contributions relevant to this issue and contribute to divulge the knowledge which has already been elaborated about the possible consequences of a sexual abuse against a child or adolescent. The systematization of previous studies show that the consequences of sexual abuse are serious, extensive and diverse.(AU)
Descritores DECS:Abuso Sexual na Infância
Violência Sexual
Limites:Humanos
Criança
Adolescente
Descritores Psi Português:ABUSO SEXUAL
VIOLÊNCIA
CRIANÇAS
JOVENS
Descritores Psi Inglês:SEXUAL ABUSE
VIOLENCE
CHILDREN
YOUNG ADULTS
Descritores Psi Espanhol:ABUSO SEXUAL
VIOLENCIA
NIÑOS
JOVENES
Meio Eletrônico:http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1984-02922015000200139


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Texto completo SciELO Brasil
Id:53054
Autor:Botelho, Jeciana das Virgens; Lima, Maristela Viana.
Título:Percepção das emoções dos usuários do CAPS II: um relato de experiência / Perception of the emotions from CAPS II users: an experience report
Fonte:Fractal rev. psicol;27(2):160-164, maio-ago. 2015
Resumo em português: O presente artigo teve como objetivo relatar a experiência de uma estudante de Psicologia com os usuários do CAPS II de uma cidade da Bahia, descrevendo, a partir de um encontro com essas pessoas, as percepções e emoções vivenciadas em relação aos serviços prestados pela instituição, relacionando aos objetivos propostos pela instituição CAPS e o Movimento de Reforma Psiquiátrica. Os resultados obtidos na observação são de uma satisfação dessas pessoas com o serviço, demonstrando um cuidado a esses usuários que busca acolhê-los e permitindo uma reinserção social, oferecendo-lhes suporte para que possam atuar em sua comunidade com liberdade, dignidade, respeito e autonomia.(AU)
Resumo em inglês: The present article has like objective to report the experience of a Psychology student with the CAPS II on Bahia’s State city, describing, from a moment with these people, the emotions and perceptions lived associated on the Institution’s objectives, considering also to the objectives proposed by the CAPS institution and the Psychiatric Reform Movement. The results obtained by the observation is there’s a satisfaction from these people according the service, representing an careful attitude for the users, trying to receive and permit a social reintegration, offering them support for express in your community, with freedom, dignity, respect and autonomy.(AU)
Descritores DECS:Assistência à Saúde Mental
Saúde Mental
Limites:Humanos
Descritores Psi Português:CENTRO DE ATENÇÃO PSICOSSOCIAL (CAPS)
REFORMA PSIQUIÁTRICA
SERVIÇOS DE SAÚDE MENTAL
Descritores Psi Inglês:PSYCHIATRIC REFORM
MENTAL HEALTH SERVICES
Descritores Psi Espanhol:CENTRO DE ATENCION PSICOSOCIAL
REFORMA PSIQUIÁTRICA
SERVICIOS DE SALUD MENTAL
Meio Eletrônico:http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1984-02922015000200160


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Id:53053
Autor:Santos, Daniel Kerry dos; Lago, Mara Coelho de Souza.
Título:Cartografando estilizações do homoerotismo na velhice: pistas metodológicas nos estudos sobre sexualidades / Cartographying stylizations of the homoerotism in the old age: methodological clues in sexuality studies
Fonte:Fractal rev. psicol;27(2):95-106, maio-ago. 2015
Resumo em português: Esse artigo problematiza a cartografia como possibilidade metodológica em pesquisas sobre sexualidades. A partir da aproximação entre algumas perspectivas dos estudos de gênero e queer e o pensamento cartográfico proposto por Gilles Deleuze e Félix Guattari, procura-se destacar pontos em comum entre essas abordagens. Após uma introdução que procura aproximar tais vertentes, apresentam-se algumas notas de pesquisa de campo onde se cartografou modos de estilização do homoerotismo na velhice entre homens num bar na cidade de Florianópolis (SC, Brasil). Procurou-se enfatizar os efeitos do/no corpo do pesquisador (de afetar e ser afetado) no processo de habitar tal território de sociabilidade.(AU)
Resumo em inglês: This paper problematizes cartography as a methodological possibility on research about sexualities. Bringing together some gender studies and queer perspectives and the cartographic thinking proposed by Gilles Deleuze and Félix Guattari, it attempts to stress common grounds among these approaches. After an introduction that aims to approximate such strands, it presents some fieldwork notes of a research that aimed to cartography ways of stylizations of the homoeroticism in the old age among men in a bar in the city of Florianópolis (SC, Brazil). The text also emphasizes the effects of/on the researcher’s body (of affecting and being affected) during the process of inhabiting such sociability territory.(AU)
Descritores DECS:Homossexualidade Masculina
Identidade de Gênero
Envelhecimento
Limites:Humanos
Masculino
Adulto
Descritores Psi Português:HOMOSSEXUALIDADE
IDENTIDADE DE GÊNERO
VELHICE
Descritores Psi Inglês:HOMOSEXUALITY
GENDER IDENTITY
OLD AGE
Descritores Psi Espanhol:HOMOSEXUALIDAD
IDENTIDAD DE GÉNERO
VEJEZ
Meio Eletrônico:http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1984-02922015000200095


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Texto completo SciELO Brasil
Id:53052
Autor:D’Incao, Daniela Bergesch; Gastaud, Marina Bento.
Título:Investigando a associação entre sintomas e queixas depressivas com as estações do ano / Investigating the association between depressive symptoms and complaints in different seasons
Fonte:Fractal rev. psicol;27(2):152-159, maio-ago. 2015 graf
Resumo em português: A depressão implica diversos prejuízos na vida dos indivíduos, ocasiona desde a incapacitação para o trabalho até o prejuízo nas relações e bem estar. Objetivos Este trabalho buscou investigar se há associação entre queixas e sintomas depressivos e a estação do ano em que pacientes buscam atendimento na área da saúde mental. Método Foi realizado estudo transversal e documental com pacientes adultos e idosos em ambulatório transdisciplinar em Porto Alegre, RS. Resultados Não foi encontrada associação entre motivo de consulta, sintomas depressivos e a estação do ano. Apesar disto, associou-se faixa etária, renda familiar, sexo e fonte de encaminhamento à busca por atendimento psicoterápico em função de patologia depressiva. Conclusões Apesar de não ter encontrado associação entre queixa e sintomatologia depressiva e a estação do ano em que o paciente buscou atendimento, esta pesquisa levantou dados pertinentes e importantes a serem considerados em futuros estudos sobre queixas e sintomas depressivos. (AU)
Resumo em inglês: Depression involves many losses in individuals’ lives. These can vary from the incapacity to work, relationship problems and harmed well-being. This study investigated if there is association between depressive symptoms and depressive complaints and the season in which patients seek care in a mental health institution. Method We conducted a cross and documentary study with adult and elderly patients in outpatient multidisciplinary clinic in Porto Alegre, RS. Results No association was found between depressive complaint and depressive symptoms with the season. Despite this, the search for psychotherapy because of depressive disorder was associated with age, family income, sex and source of referral. Conclusions Even not having found an association between abuse and depressive symptoms with the season in which the patient sought care, this study gathered relevant and important data to consider in future studies. (AU)
Descritores DECS:Depressão
Transtorno Afetivo Sazonal
Referência e Consulta
Limites:Humanos
Masculino
Feminino
Adulto
Idoso
Descritores Psi Português:CONSULTA TERAPÊUTICA
DEPRESSÃO
VARIAÇÃO SAZONAL
Descritores Psi Inglês:THERAPEUTIC CONSULTATION
DEPRESSION
SEASONAL VARIATIONS
Descritores Psi Espanhol:CONSULTA TERAPÉUTICA
DEPRESIÓN
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Id:53051
Autor:Alves, Railda Fernandes; Andrade, Samkya Fernandes de Oliveira; Melo, Myriam Oliveira; Cavalcante, Kílvia Barbosa; Angelim, Raquel Medeiros.
Título:Cuidados paliativos: desafios para cuidadores e profissionais de saúde / Palliative care: challenges for caregivers and health care providers
Fonte:Fractal rev. psicol;27(2):165-176, maio-ago. 2015 tab, graf
Resumo em português: Os Cuidados Paliativos (CP) visam à humanização do cuidado, à diminuição do sofrimento e à preservação da qualidade de vida do paciente em estado terminal e de sua família. Os objetivos foram conhecer os discursos e as práticas sobre os CP, e as dificuldades no exercício desses cuidados. O método foi quantiqualitativo. Os participantes foram profissionais de saúde e cuidadores NÃO profissionais (N=59) de dois hospitais de Campina Grande-PB. Os instrumentos foram um questionário e uma entrevista. A análise dos dados orientou-se pela análise da enunciação. A análise dos discursos mostrou que os CP são entendidos como práticas voltadas ao alívio da dor; ao amparo à família do paciente e ao uso de medicamentos. Existem dúvidas quanto aos fazeres do psicólogo nos CP, ainda que sejam efetuadas práticas correlatas. Este estudo foi relevante porque poderá indicar políticas públicas voltadas à promoção da qualidade de vida de pessoas com doenças terminais.(AU)
Resumo em inglês: The palliative care (PC) aims at humanization of care, at the decrease of suffering and at the preservation of the family and patient’s quality of life during his terminal illness. The objectives were to get to know the discourses and practices regarding PC and the difficulties related to the activities of this kind of care. The method was quanti-qualitative. The participants were health care providers and NON-professional caregivers (N=59) from two hospitals in Campina Grande- PB. The instruments were: a questionnaire and an interview. The analysis of information was oriented by the analysis of enunciation. The analysis of discourses has shown that PC is understood as practices towards pain relief, as support to the patient’s family and finally, as the use of medications. There are doubts concerning psychologists’ performances regarding PC, even if correlate practices are done. This study was relevant because it will be able to indicate public policies concerning the increase of people’s quality of life with terminal illnesses.(AU)
Descritores DECS:Cuidados Paliativos
Pessoal de Saúde
Qualidade de Vida
Psicólogos
Limites:Humanos
Masculino
Feminino
Adulto
Meia-Idade
Idoso
Descritores Psi Português:CUIDADORES
PESSOAL DA SAÚDE
PSICÓLOGOS
QUALIDADE DE VIDA
CUIDADOS PALIATIVOS
Descritores Psi Inglês:CAREGIVERS
HEALTH PERSONNEL
PSYCHOLOGISTS
QUALITY OF LIFE
PALLIATIVE CARE
Descritores Psi Espanhol:CUIDADORES
PERSONAL DE SALUD
PSICÓLOGOS
CALIDAD DE VIDA
CUIDADOS PALIATIVOS
Meio Eletrônico:http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1984-02922015000200165


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Id:53050
Autor:Langaro, Fabíola; Pretto, Zuleica.
Título:Experiências de parentalidade como fatores geradores de sofrimento em mulheres / Experiences of parenthood as generating factors of suffering in women
Fonte:Fractal rev. psicol;27(2):130-138, maio-ago. 2015
Resumo em português: Durante o trabalho realizado por meio de um Projeto de Extensão em Saúde Mental na Grande Florianópolis, percebeu-se que o relato de sofrimento das mulheres participantes estava relacionado às suas ex periências de maternidade e paternidade. A partir desta problemática, foi realizada uma pesquisa com o objetivo de compreender de que forma as experiências de parentalidade estavam se constituindo em fatores geradores de sofrimento naquelas mulheres. Para tanto, realizaram-se cinco entrevistas individuais e um grupo focal. Os dados coletados foram discutidos em quatro categorias de análise, tendo sido destacado que o sofrimento das participantes estava relacionado principalmente à vivência da parentalidade a partir de modelos tradicionais de gênero, caracterizados pela centralidade do perfil de mãe; às diferenças na responsabilidade pela educação dos filhos/filhas, assumida por homens e mulheres; à idade dos filhos/filhas e, finalmente, à vivência de dúvidas e incertezas que nem sempre podem ser mediadas em seu cotidiano.(AU)
Resumo em inglês: During the work accomplished through an Extension Project in Mental Health in the Great Florianópolis, it was noticed that the suffering report of the participant women was mainly related to their experiences of motherhood and fatherhood. Considering this, a research was developed, which aimed to understand the ways their parenthood experiences were becoming generating factors of suffering in those women. To achieve that, five individual interviews and a focal group took place. The data collected was discussed through four analysis categories, in which it was highlighted that their suffering was mainly due to the experiences of parenthood from traditional models of gender, characterized for the main place of the mother, to the differences in the responsibility for the children education assumed by men and women, to the children’s age and, finally, to the experiences of uncertainties that not always can be mediated in their everyday life.(AU)
Descritores DECS:Poder Familiar
Estresse Psicológico
Mulheres
Limites:Humanos
Feminino
Adulto
Descritores Psi Português:PARENTALIDADE
MATERNIDADE
PATERNIDADE
SOFRIMENTO
MULHERES
Descritores Psi Inglês:MOTHERHOOD
PATERNITY
SUFFERING
WOMEN
Descritores Psi Espanhol:MATERNIDAD
PATERNIDAD
SUFRIMIENTO
MUJERES
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Id:53049
Autor:Borges, Silier Andrade Cardoso.
Título:Territórios existenciais ético-estéticos em saúde coletiva / Ethical-aesthetic existential territories in collective health
Fonte:Fractal rev. psicol;27(2):107-113, maio-ago. 2015
Resumo em português: Este texto investiga as possíveis contribuições da filosofia para a problematização de questões em Saúde Coletiva, ressaltando os efeitos dos atravessamentos entre disciplinas habitualmente tidas como estrangeiras entre si. Busca-se ressaltar a dimensão da construção conceitual e a noção de territórios existenciais no campo filosófico, de modo a contribuir para a práxis no campo da Saúde Mental. Deste modo, discute-se a contribuição da filosofia para pensar o sofrimento psíquico, evidenciando a potência da clínica antimanicomial na construção de espaços que fabriquem sujeitos desinstitucionalizados. Para tanto, esboça horizontes ético-estéticos entrelaçados com os pensamentos de Gilles Deleuze, Félix Guattari e Michel Foucault.(AU)
Resumo em inglês: This paper investigates possible contributions of philosophy for the problematization of Collective Health issues, emphasizing the effects of the approach among disciplines usually held as being different from one another. The purpose is to emphasize the dimension of conceptual construction and the notion of existing territories in the philosophic field, in order to contribute towards the practice in Mental Health. In this manner, the contribution of philosophy is discussed to think psychic suffering, evidencing the power of the anti-asylum clinic in the construction of spaces that manufacture deinstitutionalized subjects. To this end, ethical-aesthetic horizons are presented from the thoughts of Gilles Deleuze, Félix Guattari and Michel Foucault.(AU)
Descritores DECS:Saúde Mental
Filosofia
Saúde Pública
Limites:Humanos
Descritores Psi Português:SAÚDE MENTAL
SAÚDE PÚBLICA
FILOSOFIA
REFORMA PSIQUIÁTRICA
Descritores Psi Inglês:MENTAL HEALTH
PUBLIC HEALTH
PHILOSOPHY
PSYCHIATRIC REFORM
Descritores Psi Espanhol:SALUD MENTAL
SALUD PÚBLICA
FILOSOFÍA
REFORMA PSIQUIÁTRICA
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Id:53048
Autor:Romagnoli, Roberta Carvalho.
Título:Várias Marias: efeitos da Lei Maria da Penha nas delegacias / Various Marias: effects of the Law Maria da Penha in police stations
Fonte:Fractal rev. psicol;27(2):114-122, maio-ago. 2015
Resumo em português: Este artigo discute os dados qualitativos da pesquisa “Violência Doméstica perpetrada contra a mulher no município de Montes Claros: um recorte possível”, financiada pelo CNPq e pela FAPEMIG. O objetivo do estudo foi investigar quantitativamente e qualitativamente os atos violentos contra as mulheres na cidade de Montes Claros, Minas Gerais. A vertente qualitativa pretendia conhecer o sentido da violência para as mulheres envolvidas e seus reflexos na família, através de entrevistas semiestruturadas que não se efetivaram. A partir da Análise Institucional de René Lourau analisamos essa inviabilidade como dado qualitativo, examinando o cotidiano da delegacia após a lei Maria da Penha. Concluímos que a intervenção judicial não é suficiente para a inibição da violência contra a mulher, pois em certos casos afasta da delegacia mulheres com outras demandas acerca da violência, que sofrem e que não podem contar com a ajuda policial para a resolução dos seus conflitos.(AU)
Resumo em inglês: This article discusses the qualitative data from the research: “Domestic Violence Against Women in the city of Montes Claros/ MG: a Possible Approach”, funded by the CNPq and FAPEMIG. The objective of this study was to investigate quantitatively and qualitatively violent acts against women in the city of Montes Claros, Minas Gerais. In the qualitative dimension it intends to find the meaning for the women involved and its reflexes in the family, through semi-structured interviews that were not accomplished. From the Institutional Analysis of René Lourau we reviewed this impracticability as qualitative data, examining the Police station’s routine after the “Maria da Penha” Law. We concluded that judicial intervention is not enough to inhibit the violence against women, because in certain cases discourages women to go to the Police station when they have other demands about the violence they suffer and cannot count on the Police to solve their conflicts.(AU)
Descritores DECS:Violência Doméstica
Violência contra a Mulher
Limites:Humanos
Feminino
Adulto
Descritores Psi Português:VIOLÊNCIA CONTRA MULHER
VIOLÊNCIA NA FAMÍLIA
ANÁLISE INSTITUCIONAL
Descritores Psi Inglês:VIOLENCE AGAINST WOMEN
FAMILY VIOLENCE
INSTITUTIONAL ANALYSIS
Descritores Psi Espanhol:VIOLENCIA CONTRA LA MUJER
VIOLENCIA DOMÉSTICA
ANÁLISIS INSTITUCIONAL
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Id:53047
Autor:Laureano, Pedro Sobrino.
Título:A ausência de fora e a recusa da catástrofe: crise ambiental e destituição dos dualismos / The absence of outside and the refusal of the disaster: environmental crisis and dismissal of dualisms
Fonte:Fractal rev. psicol;27(2):123-129, maio-ago. 2015
Resumo em português: Pretende-se, neste artigo, discutir a atual crise do meio ambiente a partir da ideia desenvolvida por Antonio Negri e Michael Hardt de que, no capitalismo contemporâneo, “não há mais fora”. Buscamos apresentar algumas ideias que permitem entrever, dentro da atual conjuntura, o delineamento de uma ética e uma política baseadas na constatação de que, ao perdemos a ideia da natureza como espaço exterior intocado pela história, perdemos algo que nunca existiu. E que tal perda constitui um índice apenas negativo de um movimento de reconfiguração das categorias políticas modernas que não são mais capazes de pensar a crise global, não apenas do capitalismo, mas também do próprio meio ambiente.(AU)
Resumo em inglês: We intend to discuss, in this article, the capitalist and environmental crises of today´s world based on the idea, developed by Antonio Negri and Michael Hardt, that “there´s no outside” of today´s capitalism. We seek to develop some ideas that can contribute to think, in the current conjuture, the sckatches of an ethics and a politics based on the afirmation that, when we lose the idea of nature as na outside untouched by history, we lose something que that has never existed. And also that this lost constitutes only an negative index of a necessary movement of questioning the modern political categories that are no longer able to think the global crisis, not only of capitalism, but also of the environment.(AU)
Descritores DECS:Meio Ambiente
Capitalismo
Inconsciente (Psicologia)
Descritores Psi Português:AMBIENTE
CAPITALISMO
INCONSCIENTE
Descritores Psi Inglês:ENVIRONMENT
CAPITALISM
UNCONSCIOUS
Descritores Psi Espanhol:AMBIENTE
CAPITALISMO
INCONCIENTE
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Id:52539
Autor:Silva, Claudia Osório da; Souto, Alice Paiva; Memória-Lima, Karla Maria Neves.
Título:A pesquisa-intervenção em Psicologia do Trabalho em um aporte que toma o desenvolvimento como método e objeto / The intervention-research in Work Psychology in a contribution that takes development as method and object
Fonte:Fractal rev. psicol;27(1):12-15, jan.-abr. 2015
Resumo em português: O Núcleo de Estudos e Intervenção em Trabalho, Subjetividade e Saúde (Nutras) é um grupo de pesquisa vinculado à Universidade Federal Fluminense. Uma de suas linhas de pesquisa tem como objeto o trabalho como operador de saúde. A principal referência teórica é a corrente da psicologia do trabalho chamada clínica da atividade, fundada na psicologia histórico-cultural de Vigotski, em intercessão com outras teorias como a linguística de Bakhtin (2006) e a ergonomia situada francofônica (WISNER, 1995). Numa abordagem clínica do trabalho, toma o conceito de desenvolvimento como central, utilizando-o como método para uma intervenção dialógica a Oficina de Fotos.(AU)
Resumo em inglês: The Nucleus of Studies and Intervention in Work, Subjectivity and Health (Nutras) is a research group linked to Fluminense Federal University in Rio de Janeiro, Brazil. One of its lines of research focuses work as an operator of health. The main theoretical reference is the psychology current called Clinic Of Activity, funded in Vigotski’s historical-cultural psychology, in intercession with other theories as Bakhtin’s linguistics and Francophone ergonomics (WISNER, 1995). In a clinical approach to work, it takes the concept of development as central and has been using the Photography Workshop as a method for dialogic intervention.(AU)
Descritores DECS:Psicologia
Trabalho
Desenvolvimento Humano
Descritores Psi Português:PSICOLOGIA
TRABALHO
DESENVOLVIMENTO HUMANO
Descritores Psi Inglês:PSYCHOLOGY
LABOUR
HUMAN DEVELOPMENT
Descritores Psi Espanhol:PSICOLOGÍA
TRABAJO
DESARROLLO HUMANO
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Id:52538
Autor:Tunes, Elizabeth.
Título:Estudos sobre a teoria histórico-cultural e suas implicações educacionais / Studies on the Cultural-Historical Theory and its educational implications
Fonte:Fractal rev. psicol;27(1):7-11, jan-abr. 2015
Resumo em português: No presente texto são esboçados os fundamentos teóricos de um programa de pesquisa intitulado “Estudos sobre a teoria histórico-cultural e suas implicações educacionais”. Privilegia-se o eixo interpretativo ancorado na antropologia filosófica de Martin Buber por haver convergência de ideias entre ele e Vigotski, principalmente, no exame de questões do campo da educação. Para ambos estudiosos, a vida de relações é a fonte de humanização do homem; a educação é essencialmente diálogo e sua missão é nutrir possibilidades relacionais. Os estudos e pesquisas realizados no interior do referido programa visam ao exame crítico e à interpretação da teoria histórico-cultural, buscando-se compreender as suas principais formulações no momento inaugural, na União Soviética, bem como seus desdobramentos, na atualidade, em campos da educação ligados às artes, às ciências e às humanidades. São apresentados, ao final, resumos de estudos e pesquisas realizados no âmbito do programa, com o intuito de ilustrar o enfoque adotado.(AU)
Resumo em inglês: In this paper are outlined the theoretical foundations of a research program entitled “Studies on cultural-historical theory and its implications for education”. The interpretative emphasis is anchored on the philosophical anthropology of Martin Buber, since there is convergence of ideas between him and Vygotsky, especially in the examination of issues in the field of education. For both, man’s relationships to each other is the source of humanization of man; education is essentially dialogue and its mission is to promote relational possibilities. Studies and surveys conducted within the program are directed toward the critical examination and interpretation of the cultural-historical theory. These studies also seek understand the main formulations of the theory in its inaugural moment in the Soviet Union and its consequences for education in arts, sciences and the humanities. A few abstracts of studies and researches conducted within the scope of the program are presented.(AU)
Descritores DECS:Educação
Psicologia
Descritores Psi Português:PSICOLOGIA HISTÓRICO-CULTURAL
EDUCAÇÃO
Descritores Psi Inglês:HISTORIC-CULTURAL PSYCHOLOGY
EDUCATION
Descritores Psi Espanhol:PSICOLOGÍA HISTÓRICO-CULTURAL
EDUCACIÓN
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Id:52537
Autor:Pena, Alexandra; Toledo, Leonor Pio Borges de; Barbosa, Silvia Néli.
Título:Interações, práticas, políticas e modos de gestão: o referencial histórico cultural nas teses e dissertações do grupo INFOC de 2003 a 2013 / Interactions, practices, policies and methods of management: the benchmark in cultural history of theses and dissertations in INFOC group 2003-2013
Fonte:Fractal rev. psicol;27(1):61-67, jan.-abr. 2015 graf
Resumo em português: Tendo em perspectiva que o pesquisador que pretende investigar as crianças como sujeitos deve levar em conta quem são as crianças, como participam do processo de produção dos conhecimentos, que significados produzem sobre a realidade que as cerca, este artigo faz o levantamento da presença de Vigotski na produção acadêmica do grupo INFOC – Infância Formação e cultura, envolvendo pesquisas no período de 2003 a 2013. De 30 pesquisas, oito trazem Vigotski como referência para analisar interações e práticas entre crianças e destas com os adultos em creches, pré-escolas. Um estudo se realiza em um museu e dois abordam políticas de educação infantil e formação de profissionais. Este artigo faz também o levantamento dos livros utilizados como fonte de pesquisa, bem como que conceitos estão presentes. Com este levantamento, pretendeu-se verificar como o enraizamento das ideias de Vigotski, enquanto um dos autores de referência desse grupo, se ramifica nas pesquisas individuais.(AU)
Resumo em inglês: The researcher who intends to investigate children as subjects must consider who they are, how do they participate of the knowledge production process and which meanings do they produce about reality. In this perspective, this paper presents a survey of Vigotski’s appearance in the academic production of INFOC - Infância, Formação e Cultura, between 2003 and 2013. Considering thirty thesis and dissertations, in eight we found Vigotski as a reference to analize interactions and practices between children and between children and adults in kindergartens and pre-schools. One study takes place in a museum and two are about policies for Early Education and teacher´s training. This paper also analizes which of Vigotski’s books and concepts were taken as theorical sources. This survey focused on how the ideas of Vigotski, as an reference author of INFOC group, is present in each of the individuals researches.(AU)
Descritores DECS:Pesquisa
Publicações Científicas e Técnicas
Descritores Psi Português:PSICOLOGIA HISTÓRICO-CULTURAL
PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
TESES
PESQUISA BIBLIOGRÁFICA
Descritores Psi Inglês:HISTORIC-CULTURAL PSYCHOLOGY
SCHOLARLY PUBLISHING
TESIS - BIBLIOGRAFIA
BIBLIOGRAPHICAL RESEARCH
Descritores Psi Espanhol:PSICOLOGÍA HISTÓRICO-CULTURAL
INVESTIGACIÓN BIBLIOGRÁFICA
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Id:52536
Autor:Lopes, Jader Janer Moreira; Mello, Marisol Barenco de; Bezerra, Amélia Cristina Alves.
Título:Traçando mapas: a teoria histórico-cultural e as contribuições para a pesquisa com crianças e suas espacialidades / Drawing maps: historical–cultural theory and contributions to research with children and spatiality
Fonte:Fractal rev. psicol;27(1):28-32, jan.-abr. 2015
Resumo em português: Este texto busca fazer uma reflexão sobre as pesquisas sistematizadas no campo da infância, tendo como enfoque principal as estratégias de pesquisas “com crianças”. O recorte ao qual nos dedicamos são as relações que as crianças estabelecem com o meio, tendo como foco principal as suas espacialidades. A partir das contribuições de pesquisas que se aportam em estratégias de natureza qualitativas e fundamentadas nos aportes da teoria históricas cultural, elege-se o conceito de vivência (perejivanie) como mote em torno do qual nossos trabalhos são desenvolvidos. Para isso, traça-se, inicialmente, a origem da pesquisa com base em paradigmas positivistas e evidenciam-se alguns caminhos que buscaram romper com essa perspectiva: os postulados etnográficos de Malinovky e Boas; o Interacionismo simbólico, cujo precursor é George Herbert Mead; a Etnometodologia de Harold Garfinkel; as contribuições de Marx e os princípios estabelecidos por Vigotski e seus colaboradores.(AU)
Resumo em inglês: This paper seeks to reflect on systematized research in the field of childhood, which primarily focuses research strategies “with children.” The main focus is on the relationships that children establish with the environment, specifically, their spatialities. Starting from the contributions of research that provide qualitative strategies and on the basis of the contributions of the cultural historical theory, we elect the concept of life experience (perezhivanie) as the main point, around which our study is developed. Therefore, the origin of research based on the positivist paradigm is traced and some paths that tried to break away from this perspective are suggested: the ethnographic hypotheses of Malinovsky and Boas; the symbolic interactionism, whose precursor is George Herbert Mead; the Ethnomethodology of Harold Garfinkel; the contributions of Marx and the principles laid down by Vygotsky and his collaborators.(AU)
Descritores DECS:Criança
Pesquisa
Limites:Humanos
Criança
Descritores Psi Português:PSICOLOGIA HISTÓRICO-CULTURAL
INFÂNCIA
VIVÊNCIAS
ESPAÇO
Descritores Psi Inglês:HISTORIC-CULTURAL PSYCHOLOGY
CHILDHOOD
SPACE
Descritores Psi Espanhol:PSICOLOGÍA HISTÓRICO-CULTURAL
INFANCIA
VIVENCIAS
ESPACIO
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Texto completo SciELO Brasil
Id:52535
Autor:Werner, Jairo.
Título:A relação linguagem, pensamento e ação na microgênese das funções psíquicas superiores / The relationship between language, thought, and action in the microgenesis of higher mental functions
Fonte:Fractal rev. psicol;27(1):33-38, jan.-abr. 2015 graf
Resumo em português: O objetivo deste artigo é demonstrar, de forma concreta, a mediação da fala na constituição das funções psíquicas superiores do sujeito, buscando articular autores da vertente histórico-cultural, como Vigotski,1 com a perspectiva metodológica de Heloisa Marinho, pesquisadora brasileira que centrou na linguagem sua contribuição pioneira no âmbito do desenvolvimento infantil. A metodologia utilizada fundamentou-se no estudo da relação oral-gráfica (MARINHO; WERNER, 1982), em amostra constituída por três mil crianças, foi realizada a análise microgenética-indiciária (WERNER, 1999, 2001) da atividade gráfica de menino de dois anos de idade cronológica, oriundo da creche UFF. Como resultado, foi possível ilustrar como, na vigência de processo de interação-interlocução adulto-criança e criança-crianças, ocorrem transformações qualitativas nas funções psíquicas (microgênese), nas quais a mediação, por meio dos signos da linguagem (mediação semiótica), reveste-se de papel fundante e constitutivo.(AU)
Resumo em inglês: Objective to concretely illustrate the role of language mediation in the constitution of the subject’s higher mental functions, seeking to articulate authors of a cultural-historical background, such as Vygotsky, along with the methodological perspective of Heloisa Marinho, a Brazilian researcher who focused on language and was a pioneering contributor to the area of child development. Methodology based on the study of the relationship between the oral and graphic mode of communication (MARINHO; WERNER,1982) and using Werner’s (2012) observation script, a microgenetic analysis of graphic activity (WERNER,1999,2001) was conducted with a sample of 3000 children on a two-year-old boy from the university nursery. Result it was possible to illustrate the way in which, in the setting of adult-child and child-child interactions, qualitative transformations occur in psychological functions in which semiotic mediation has a foundational and constitutional role. .(AU)
Descritores DECS:Linguagem
Pensamento
Desenvolvimento da Linguagem
Limites:Humanos
Masculino
Pré-Escolar
Descritores Psi Português:PSICOLOGIA HISTÓRICO-CULTURAL
VYGOTSKY, LEV SEMENOVICH, 1896-1934
DESENVOLVIMENTO DA LINGUAGEM
PENSAMENTO
Descritores Psi Inglês:HISTORIC-CULTURAL PSYCHOLOGY
VYGOTSKY, LEV SEMENOVICH, 1896-1934
LANGUAGE DEVELOPMENT
THINKING
Descritores Psi Espanhol:PSICOLOGÍA HISTÓRICO-CULTURAL
VYGOTSKY, LEV SEMENOVICH, 1896-1934
DESARROLLO DEL LENGUAJE
PENSAMIENTO
Meio Eletrônico:http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1984-02922015000100033


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Texto completo SciELO Brasil
Id:52534
Autor:Freitas, Maria Teresa de Assunção; Bernardes, Alessandra Sexto; Pereira, Ana Paula Marques Sampaio; Pereira, Maria Leopoldina.
Título:O sujeito nos textos de Vigotski e do Círculo de Bakhtin: implicações para a prática da pesquisa em educação / The subject in the works of Vigotski and of the Circle of Bakhtin: implications for the practice of research in education
Fonte:Fractal rev. psicol;27(1):50-55, jan.-abr. 2015
Resumo em português: Neste artigo a concepção de sujeito nas obras de Vigotski e Bakhtin e seu Círculo é revisitada em um diálogo com as produções do Grupo de Pesquisa LIC – Linguagem, Interação e Conhecimento da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Juiz de Fora, em seus 19 anos de trajetória no campo da pesquisa em educação. Considerando o outro como peça indispensável de todo o processo dialógico que permeia as teorias de Vigotski e Bakhtin, delineia-se brevemente o cerne do fazer metodológico do grupo de pesquisa LIC que, ancorado no materialismo histórico e dialético, compreende o(s) sujeito(s) da pesquisa como participantes responsivos, ativos, dialógicos. Sem a pretensão de formatar uma concepção de sujeito segundo os teóricos russos, são enfocadas as condições de possibilidades que permitem pensar a produção de sentidos nos aspectos interconstitutivos de suas múltiplas dimensões: singular e coletiva, subjetiva e objetiva, biológica e cultural, histórica e dialética.(AU)
Resumo em inglês: In this article the concept of subject in the works of Vigotski and Bakhtin and their circles is revisited in a dialogue with the LIC (“Linguagem, Interação e Conhecimento” - Language, Interaction and Knowledge) Research Group Production Team, with its 19 years of experience in the Universidade Federal de Juiz de Fora. Considering the other self as an essential part of the whole dialogic process that permeates Vigotski and Bakhtin theoretical frame, the core of methodolical work of the LIC group is outlined. Anchored in the historical and dialectical materialisms, the research subject(s) are understood as responsive, dialogic and active participants. With no pretentions to format a concept of subject according to the russian theorists, the conditions for the possibilities that the role assigned for both to language allows thinking the production of meanings in their multiple dimensions interconstitutive aspects are focused: single and collective, subjective and objective, biological and cultural, historical and dialectical.(AU)
Descritores DECS:Pesquisa
Educação
Descritores Psi Português:VYGOTSKY, LEV SEMENOVICH, 1896-1934
BAKHTIN, MIKHAIL MIKHAILOVITCH, 1895-1975
PSICOLOGIA HISTÓRICO-CULTURAL
PESQUISA EDUCACIONAL
Descritores Psi Inglês:VYGOTSKY, LEV SEMENOVICH, 1896-1934
HISTORIC-CULTURAL PSYCHOLOGY
EDUCATIONAL RESEARCH
Descritores Psi Espanhol:VYGOTSKY, LEV SEMENOVICH, 1896-1934
PSICOLOGÍA HISTÓRICO-CULTURAL
NVESTIGACIÓN EDUCACIONAL
Meio Eletrônico:http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1984-02922015000100050


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Id:52533
Autor:Aquino, Ligia Maria Leão de.
Título:Contribuições da teoria histórico-cultural para uma educação infantil como lugar das crianças e infâncias / Contributions of the Historical-cultural theory to an early childhood education as a children and childhood place
Fonte:Fractal rev. psicol;27(1):39-43, jan-abr. 2015
Resumo em português: O artigo traz reflexões sobre contribuições da teoria histórico-cultural para pensar o papel da educação infantil na sociedade contemporânea. Identifica-se como avanço o processo de institucionalização da educação infantil com sua efetiva integração ao sistema de ensino, o que exige reconhecer as especificidades da infância para se evitar uma simples conformação dessa etapa educacional ao modelo e finalidade da educação escolar de ensino fundamental. Recorre-se à perspectiva histórico-cultural como suporte teórico para afirmar a educação infantil com finalidade de promover o desenvolvimento integral da criança, como preconiza a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB). Estudos vigotskianos sobre a importância da brincadeira para o desenvolvimento humano e sobre os processos de desenvolvimento do pensamento e sua relação com a fala fornecem elementos para se afirmar a brincadeira e as interações como eixos norteadores das propostas pedagógicas destinada a crianças de zero a seis anos.(AU)
Resumo em inglês: This article brings reflections about contributions of the historical-cultural theory in thinking about the role of childhood education on modern society. Identifies as a progress the process of institutionalization of childhood education with its effective integration to the education system, which requires the peculiarities of childhood to avoid a simple conformation in this educational stage to the model and finality of basic school education. Arrangements are made to the perspective of the historical-cultural theory as a teorical support to reaffirmation of childhood education with the finality of promoting the generate development among children, as symbolized by the Law of Directives and Basis for National Education (LDB). Vygotskian studies about the importance of play for human development e about process of development of thinking and your relation with speech provide elements to affirm that playing and the interactions as the guiding principles of the pedagogic proposes designated to children between 0 and 6 years old.(AU)
Descritores DECS:Educação Infantil
Desenvolvimento Infantil
Limites:Humanos
Descritores Psi Português:DESENVOLVIMENTO INFANTIL
PSICOLOGIA HISTÓRICO-CULTURAL
EDUCAÇÃO INFANTIL
Descritores Psi Inglês:CHILDHOOD DEVELOPMENT
HISTORIC-CULTURAL PSYCHOLOGY
EARLY CHILDHOOD EDUCATION
Descritores Psi Espanhol:DESARROLLO INFANTIL
PSICOLOGÍA HISTÓRICO-CULTURAL
CRIANZA DEL NIÑO
Meio Eletrônico:http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1984-02922015000100039


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Texto completo SciELO Brasil
Id:52532
Autor:Chaves, Marta.
Título:Práticas pedagógicas na educação infantil: contribuições da teoria histórico-cultural / Pedagogical practices in children’s education: the contributions of the Historical and Cultural Theory
Fonte:Fractal rev. psicol;27(1):56-60, jan.-abr. 2015
Resumo em português: Este texto apresenta as reflexões efetuadas no Projeto de Pesquisa “Práticas Pedagógicas na Educação Infantil: contribuições da Teoria Histórico-Cultural”, em que amparamos nossos estudos sobre práticas educativas e formação de professores nas elaborações da teoria histórico-cultural. O ponto de partida para a realização deste trabalho foi atribuirmos atenção aos procedimentos didáticos, conhecidos como “atividades”; identificamos registros (cartazes, cadernos e folhas avulsas) de crianças dos 32 núcleos de educação do Paraná. Intensificamos pesquisas relacionadas aos aspectos históricos das instituições de educação infantil para compreendermos a dinâmica do trabalho educativo na atualidade. Realizamos leituras dos clássicos da ciência da história e da teoria histórico-cultural, pois acreditamos que para a compreensão da organização da rotina (tempo e espaço) do trabalho pedagógico é necessário considerar as possibilidades de ensino intencional e sistematizado em uma perspectiva de humanização na educação infantil.(AU)
Resumo em inglês: Current analysis provides the discussions on the research project “Pedagogical Practices in Children’s Education: The Contributions of the Historical and Cultural Theory” on the teachers’ education and formation practices in their elaboration of the Historical and Cultural Theory. Special attention was given to didactic procedures, or “activities”: children’s registers were identified (posters, copybooks and sheets of paper) from 32 Education Nuclei of the state of Paraná, Brazil. In-depth research on the historical aspects of the institutions of Children’s Education was undertaken to understand the dynamics of current educational work. Classics on the Science of History and on the Historical and Cultural Theory were read since the researchers were aware that the possibilities of intentional and systemized teaching within a humanized perspective in Children’s Education were required for the comprehension of the organization of routine work (time and space) of pedagogical endeavor.(AU)
Descritores DECS:Educação Infantil
Docentes
Descritores Psi Português:PSICOLOGIA HISTÓRICO-CULTURAL
EDUCAÇÃO INFANTIL
FORMAÇÃO DE PROFESSORES
Descritores Psi Inglês:HISTORIC-CULTURAL PSYCHOLOGY
EARLY CHILDHOOD EDUCATION
TEACHER EDUCATION
Descritores Psi Espanhol:PSICOLOGÍA HISTÓRICO-CULTURAL
CRIANZA DEL NIÑO
FORMACIÓN DE PROFESORES
Meio Eletrônico:http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1984-02922015000100056


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Texto completo SciELO Brasil
Id:52531
Autor:Prestes, Zoia; Tunes, Elizabeth.
Título:Algumas informações biográficas sobre L. S. Vigotski: será que, algum dia, a névoa se dissipará? / Some biographical information about L. S. Vygotsky: will the fog disappear some day?
Fonte:Fractal rev. psicol;27(1):78-87, jan.-abr. 2015
Resumo em português: Neste artigo discutem-se informações biográficas de L. S. Vigotski, extraídas de trabalhos de uma pesquisadora russa que investigou os arquivos da família do autor. É traduzido um trecho de artigo da pesquisadora no qual ela transcreve anotações inéditas de Vigotski, feitas em cadernetas e pedaços de papel. As informações referem-se à sua relação com a doença que o acometeu; à presença forte de Hamlet nos períodos de crise e internação; à sua relação com a família; ao compromisso com a Revolução de Outubro; ao processo de elaboração de sua teoria, destacando-se algumas indicações de suas preocupações com a questão judaica.(AU)
Resumo em inglês: In this paper some biographical information of L. S. Vygotsky is presented, drawn from the work of a Russian researcher who conducted investigations into the family archives. An excerpt from the reseacher’s paper, in which she transcribes unpublished notes by Vygotsky, is translated. This information refers to his relationship with his illness; to the strong presence of Hamlet in periods of crisis and hospitalization; to his relationship with family; to his commitment to the October Revolution; and to the development of his theory. Some indications of his concerns with the Jewish question are highlighted.(AU)
Descritores DECS:Biografia como Assunto
Psicólogos
Descritores Psi Português:VYGOTSKY, LEV SEMENOVICH, 1896-1934
PSICÓLOGOS - BIOGRAFIA
PSICOLOGIA HISTÓRICO-CULTURAL
Descritores Psi Inglês:VYGOTSKY, LEV SEMENOVICH, 1896-1934
PSYCHOLOGISTS - BIOGRAPHY
HISTORIC-CULTURAL PSYCHOLOGY
Descritores Psi Espanhol:VYGOTSKY, LEV SEMENOVICH, 1896-1934
PSICÓLOGOS - BIOGRAFÍA
PSICOLOGÍA HISTÓRICO-CULTURAL
Meio Eletrônico:http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1984-02922015000100078


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Texto completo SciELO Brasil
Id:52530
Autor:Moreira, Ana Rosa Picanço; Micarello, Hilda; Schapper, Ilka; Santos, Núbia Schaper.
Título:Pesquisas sobre infâncias, formação de professores e linguagens: diálogos com a perspectiva histórico-cultural / Research on childhood, teacher education and languages: dialogues with the cultural-historical perspective
Fonte:Fractal rev. psicol;27(1):22-27, jan.-abr. 2015
Resumo em português: Este artigo aborda as relações entre as concepções de sujeito e educação com base nos estudos realizados pelo grupo de pesquisa LEFoPI/UFJF. A partir da abordagem histórico-cultural, calcada nas ideias de Vigotski e Bakhtin, discute os processos de construção de subjetividade que emergem nas relações entre adultos e crianças e entre crianças mediadas pelas produções culturais desses sujeitos nos contextos da educação infantil e anos iniciais do ensino fundamental, tendo a linguagem como eixo central. Esses processos são investigados mediante dois projetos: (1) pesquisa-intervenção na perspectiva crítica de colaboração com profissionais de creche em formação continuada; (2) estudo longitudinal, que busca compreender a experiência de um grupo de crianças na transição entre a etapa da educação infantil e o ensino fundamental, focalizando especialmente a leitura. Os estudos chamam a atenção para a importância da reflexão sobre a prática e a prática da reflexão, em um movimento circunscrito ao contexto histórico-cultural de cada sujeito.(AU)
Resumo em inglês: This article discusses the relationships between the concepts of subject and education based on studies conducted by the research group LEFoPI/UFJF. This is from the historical-cultural approach, based on the ideas of Vygotsky and Bakhtin that discusses the processes of construction of subjectivity that emerge in relations between adults and children and among children mediated cultural productions of these subjects in contexts of early childhood education and early years of elementary school, having the language as central subject. These processes are investigated through two projects: (1) research-intervention in critical perspective of collaboration with day care professionals in continuous formation; (2) longitudinal study, which seeks to understand the experience of a group of children in the transition from the stage of early childhood education and elementary school, focusing, especially, reading. The studies point to the importance of reflection on practice and the practice of reflection in a circumscribed movement to the historical-cultural context of each subject.(AU)
Descritores DECS:Linguagem
Docentes
Educação Infantil
Limites:Humanos
Criança
Adulto
Descritores Psi Português:PSICOLOGIA HISTÓRICO-CULTURAL
EDUCAÇÃO INFANTIL
LINGUAGEM
ENSINO FUNDAMENTAL
FORMAÇÃO DE PROFESSORES
Descritores Psi Inglês:HISTORIC-CULTURAL PSYCHOLOGY
EARLY CHILDHOOD EDUCATION
LANGUAGE
ELEMENTARY EDUCATION
TEACHER EDUCATION
Descritores Psi Espanhol:PSICOLOGÍA HISTÓRICO-CULTURAL
CRIANZA DEL NIÑO
LENGUAJE
ENSEÑANZA DE PRIMER GRADO
FORMACIÓN DE PROFESORES
Meio Eletrônico:http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1984-02922015000100022


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Texto completo SciELO Brasil
Id:52529
Autor:Gomes, Maria de Fátima Cardoso; Neves, Vanessa Ferraz Almeida; Dominici, Isabela Costa.
Título:A psicologia histórico-cultural em diálogo: a trajetória de pesquisa do GEPSA / Cultural-Historical Psychology in dialogue: the trajectory of GEPSA’s research
Fonte:Fractal rev. psicol;27(1):44-49, jan.-abr. 2015 tab, graf
Resumo em português: Neste texto apresentamos o Grupo de Estudos e Pesquisas em Psicologia Histórico-cultural na Sala de Aula (GEPSA), que tem como objetivos desenvolver ensino, pesquisa e extensão sobre linguagem, discurso, cognição social, cultura e inclusão na sala de aula. Em busca de uma abordagem teórico-metodológica coerente com os pressupostos da psicologia histórico-cultural, estabelecemos um diálogo com a etnografia interacional. Apresentamos aqui uma investigação conduzida em uma turma com crianças de cinco anos de idade de uma Unidade Municipal de Educação Infantil de Belo Horizonte, Brasil. O evento de letramento que analisamos foi denominado “O que tem no meio do mar, do céu, do rio e do sol”. A análise desse evento nos possibilitou evidenciar como as crianças trazem para a escola o que sabem das palavras, quantas coisas conhecem sobre esses conceitos, porém pela mediação da escola podem constituir novas identidades, novos conhecimentos de si e do mundo.(AU)
Resumo em inglês: This text introduces the Cultural-Historical Psychology Classroom Research Group (GEPSA) that has as goals to study language, discourse, social cognition, culture and inclusion within classrooms. We link Cultural-Historical Psychology and Interactional Ethnography searching for a theorical and methodological coherence to conduct our researches. We present an investigation within a six-child classroom in Belo Horizonte, Brazil. We analyzea literacy event called “What is in the middle of the ocean, heaven, river and sun”. The analysis demonstrates how children bring to school what they know about the words and its concepts. Through school mediation, children can constitute new identities, and new knowledge about themselves and the world.(AU)
Descritores DECS:Linguagem
Educação Infantil
Limites:Humanos
Masculino
Feminino
Pré-Escolar
Adulto
Descritores Psi Português:EDUCAÇÃO INFANTIL
PSICOLOGIA HISTÓRICO-CULTURAL
LINGUAGEM ESCRITA
Descritores Psi Inglês:EARLY CHILDHOOD EDUCATION
HISTORIC-CULTURAL PSYCHOLOGY
WRITTEN LANGUAGE
Descritores Psi Espanhol:CRIANZA DEL NIÑO
PSICOLOGÍA HISTÓRICO-CULTURAL
LENGUAJE ESCRITO
Meio Eletrônico:http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1984-02922015000100044



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