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Pesquisa : ESTUDOS E PESQUISAS EM PSICOLOGIA (todos os anos)
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Id:52247
Autor:Narciso, Carla Alexandra Filipe.
Título:Espaço público: acção politica e práticas de apropriação: Conceito e procedências / Public space: political action and appropriation practices: Concept and precedence’s.
Fonte:Estud. pesqui. psicol. (Impr.);9(2):0-0, set. 2009.
Resumo em português: Neste trabalho pretendemos problematizar o conceito de espaço público, como objecto central considerando a sua análise a dois níveis de interpretação: enquanto lugar da acção política e de expressão de modos de subjectivação não identitários, e como lugar por excelência da comunicação, da democracia e como lugar de encontros multi-sociais. Examinamos as dimensões da forma, da apropriação e do lugar, assim como a integração dos conceitos, com o intuito de entender como se organiza o espaço do cidadão e o espaço da política, que se sobrepõem. Importa entender como se organiza o espaço público nas diversas dimensões face ao envolvimento dos actores institucionais e aos modos de reprodução capitalista subjacente às acções do poder público e da iniciativa privada, pois são estes que tem o poder de materializar a forma do espaço e induzir as expressões sociais dos indivíduos.(AU)
Resumo em inglês: In this paper, we won’t to aboard the problematic of the concept of public space, how central object to consider your analysis in to two level’s interpretation: how place of action politic and the expression of the subjectivity not identities modes, and how place for excellence to the communication, to the democracy and how place for multi-socials meetings. To examine the dimensions of the shape, the appropriation and the place, in this way, the integration of the concepts, with the intuition to understand how the space of the man and the politic to organized who to superimposing. Import to understand how to organized the public space in the many dimensions face to involvement to the institutionalizes actors and to the modes of capitalism reproduction subjacent to the actions of the public power and to the private initiative, because to be this who have the power to materialized the shape of space and to induce the socials expressions of to the individuals.(AU)
Descritores DECS:Cidades
Logradouros Públicos
Psicologia
Descritores Psi Português:PSICOLOGIA
AMBIENTES URBANOS
INSTALAÇÕES E SERVIÇOS COMUNITÁRIOS
Descritores Psi Inglês:PSYCHOLOGY
URBAN ENVIRONMENTS
COMMUNITY FACILITIES
Descritores Psi Espanhol:PSICOLOGÍA
AMBIENTES URBANOS
INSTALACIONES Y SERVICIOS COMUNITÁRIOS
Meio Eletrônico:http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1808-42812009000200002


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Id:52246
Autor:Stella, Claudia.
Título:Filhos de mulheres presas: o papel materno na socialização dos indivíduos / Children of jailed women: the role of the mother in the socialization of individuals.
Fonte:Estud. pesqui. psicol. (Impr.);9(2):0-0, set. 2009.
Resumo em português: O objetivo deste artigo é refletir sobre o processo de socialização dos filhos de mulheres presas e a partir daí entender a influência do aprisionamento materno e do impacto social produzido por ele neste percurso de desenvolvimento. Além de pesquisa bibliográfica, este trabalho está ancorado na coleta de histórias de vida de filhos de mulheres presas. A amostra foi constituída por quatro rapazes e duas moças, com média de idade de 21 anos, que moravam com a própria mãe ou com a família dela quando da prisão materna. Considera-se que no processo de socialização dos filhos de mulheres presas estão presentes, especialmente: a internalização de uma figura materna elaborada entre a figura mítica de mãe e a delinquência materna; a culpa que os sujeitos sentem pela delinquência materna; e a culpabilização da mãe sobre o abandono sofrido na infância.(AU)
Resumo em inglês: The objective of this article is to reflect about the socialization process of children of jailed mothers, and then understand the influence of both the mother’s imprisonment and the social impact generated on this development process. Besides bibliographical research, this work is based on the life histories of children of imprisoned women. The sample was constituted by four young males and two young females, with age average of 21 years, who lived with theirs mothers or with their mother’s family at the time they went to prison. It is considered that in the socialization process of the children of imprisoned women there are: the internalization of the mother figure elaborated between the mythical figure of the mother and the mother’s delinquency; the guilt that the subjects feel for the mother’s delinquency, as well as the blame on the mother for the abandonment suffered in their childhood.(AU)
Descritores DECS:Prisioneiros
Relações Pais-Filho
Socialização
Psicologia
Limites:Humanos
Masculino
Feminino
Adulto
Descritores Psi Português:FILHOS
DETENTOS
RELAÇÕES FAMILIARES
SOCIALIZAÇÃO
PSICOLOGIA
Descritores Psi Inglês:SONS
PRISONERS
FAMILY RELATIONS
SOCIALIZATION
PSYCHOLOGY
Descritores Psi Espanhol:HIJOS
PRISIONEROS
RELACIONES FAMILIARES
SOCIALIZACIÓN
PSICOLOGÍA
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Id:52245
Autor:Mendes, Deise Maria Leal Fernandes; Moura, Maria Lucia Seidl de.
Título:Expressões faciais de emoção em bebês: importância e evidências / Babies’ facial expressions of emotion: importance and evidences.
Fonte:Estud. pesqui. psicol. (Impr.);9(2):0-0, set. 2009 ilus.
Resumo em português: As expressões emocionais de bebês têm despertado crescente interesse, refletindo a grande importância atribuída a suas habilidades para lidar com emoções. Sua capacidade de produzir e reconhecer expressões faciais de emoção parece central para se compreender o desenvolvimento infantil, seja cognitivo, afetivo ou social. Com o objetivo de favorecer futuros trabalhos, discutem-se as lacunas encontradas na literatura voltada para expressões faciais de emoção em bebês, e a conveniência de se adotar uma perspectiva sociocultural e evolucionista na formulação de hipóteses e produção de novos estudos empíricos. Fica evidente a necessidade de mais investigações realizadas em ambiente natural e de estudos longitudinais.(AU)
Resumo em inglês: The emotional expressions of babies have provoked increasing interest, reflecting the importance attributed to their abilities to deal with emotions. Babies’ capacity to produce and to recognize facial expressions of emotion seems central to understand infant cognitive, affective or social development. Aiming to presenting some orientations to new studies in this area, identified gaps in the literature are discussed, and the adoption of a socio-cultural and evolutionary perspective for new investigations is proposed. From those discussions it is evident the necessity of more studies focusing the first year of life, produced in natural context at home and with longitudinal designs.(AU)
Descritores DECS:Expressão Facial
Sorriso
Afeto
Relações Mãe-Filho
Psicologia
Descritores Psi Português:PSICOLOGIA
SORRISOS
EXPRESSÕES FACIAIS
AFEIÇÃO
RELAÇÕES MÃE-CRIANÇA
BEBÊS
Descritores Psi Inglês:PSYCHOLOGY
SMILES
FACIAL EXPRESSIONS
AFFECTION
MOTHER CHILD RELATIONS
INFANTS
Descritores Psi Espanhol:PSICOLOGÍA
SONRISA
EXPRESIONES FACIALES
AFECCIÓN
RELACIONES MADRE-NIÑO
BEBÉS
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Id:52244
Autor:Fonseca, Jorge Guilherme Teixeira da.
Título:O cultivo de si e o individualismo / Self-growth and individualism.
Fonte:Estud. pesqui. psicol. (Impr.);9(2):0-0, set. 2009.
Resumo em português: Em muitas grandes civilizações existiram pessoas que possuíam um entendimento especial sobre si mesmas e seu papel na sociedade em que viviam. Elas cultivavam um relacionamento espiritual e intelectual especial com qualquer divindade que adoravam ou com o mundo onde viviam. No Ocidente, esta relação especial transformou-se no individualismo moderno. Este carrega inúmeras facetas que precisam ser reconhecidas como parte fundamental da Modernidade que, por sua vez, não é um fenômeno pronto e acabado, mas está constantemente se transformando, o que pode ser fonte de conflitos e sofrimento para pessoas incapazes de acompanhar essas mudanças, principalmente no mundo contemporâneo, marcado pela compressão espaço-temporal, pela superexposição de informações e pela obsolescência programada do mercado de consumo. Para combater esta situação novas formas de mediação entre sujeito e sociedade são criadas: as redes de especialistas, dedicados à adaptação do sujeito à nova sociedade pós-moderna.(AU)
Resumo em inglês: On many great civilizations there were people with had a special understanding about themselves and their roll on the society they lived. They grow a spiritual and intellectual relationship with the gods the worship and their world. In the West this especial relationship become the modern individualism. And it carries many facets that needs recognition as a fundamental part of the Modernity. The Modernity it is not a finish phenomenon but it’s in constant self-transformation. What maybe a source of conflict and suffering for those incapable of constantly follow those changes, especially in a world on time-space contraction with a display highly increase information and a program obsolescence by consumerism. To fight this situation new forms of mediation between individual and society are made: the specialist network, dedicate to help the adaptation of the individual to the new pos-modern society.(AU)
Descritores DECS:Cultura
Pós-Modernismo
Psicologia
Descritores Psi Português:INDIVIDUALIDADE
CULTURA
MODERNIDADE
PSICOLOGIA
Descritores Psi Inglês:INDIVIDUALITY
CULTURE
MODERNITY
PSYCHOLOGY
Descritores Psi Espanhol:INDIVIDUALIDAD
CULTURA
MODERNIDAD
PSICOLOGÍA
Meio Eletrônico:http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1808-42812009000200005


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Id:52243
Autor:Brandão Junior, Pedro Moacyr C.
Título:Um bebê no CAPSi: uma clínica possível / One baby in CAPSi: a possible clinic.
Fonte:Estud. pesqui. psicol. (Impr.);9(2):0-0, set. 2009.
Resumo em português: O artigo debate a possibilidade de atendimento a crianças muito pequenas em um Centro de Atenção Psicossocial Infanto Juvenil (CAPSi), (Centro de Atenção Psicosocial infanto juvenil), serviço essencialmente destinado ao atendimento de crianças e adolescentes com grave sofrimento psíquico, em sua maioria psicóticos, autistas e neuróticos graves. Para tal ressaltamos a relevância e concomitantes dificuldades deste atendimento em Instituição Pública que recebe uma proporção maior de crianças com idade cronológica mais avançada. Nossa aposta é a de levar às últimas conseqüências a teoria psicanalítica para a qual o inconsciente é atemporal. Dividimos o artigo em duas partes, a primeira apresenta resumidamente a proposta de um CAPSi e a segunda discute o caso de um bebê que chega ao serviço com a suspeita diagnóstica de autismo.(AU)
Resumo em inglês: This article debates on young children care possibilities in a CAPSi, (Centro de Atenção Psicosocial infanto juvenil) a service care substantially designated for children and teenagers with serious psychic suffering, in greater number psychotics, autists and neurotics. In the case, we emphasize relevance and coincident difficulties about this care on Public Institution, which receives a greater proportion of advanced chronological age children. Our bet is take to last consequences the psychoanalytical theory, which for the unconscious is timeless. We divided the article in two parts: first, debates a CAPs propposal, and second, discusses a baby´s case who came to a service care with diagnosis suspect of autism.(AU)
Descritores DECS:Serviços de Saúde Mental
Transtorno Autístico
Terapêutica
Criança
Limites:Humanos
Masculino
Criança
Descritores Psi Português:CENTRO DE ATENÇÃO PSICOSSOCIAL (CAPS)
BEBÊS
AUTISMO
TRATAMENTO
Descritores Psi Inglês:INFANTS
AUTISM
TREATMENT
Descritores Psi Espanhol:CENTRO DE ATENCION PSICOSOCIAL
BEBÉS
AUTISMO
TERAPIA
Meio Eletrônico:http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1808-42812009000200006


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Id:52242
Autor:Antony, Sheila Maria da Rocha.
Título:Os ajustamentos criativos da criança em sofrimento: uma compreensão da gestalt-terapia sobre as principais psicopatologias da infância / Creative adjustments for suffering children: a gestalt-therapy view of the main childhood psychopathologies.
Fonte:Estud. pesqui. psicol. (Impr.);9(2):0-0, set. 2009.
Resumo em português: A Gestalt-Terapia é uma abordagem fenomenológico-existencial com uma visão holística de homem e mundo que dá primazia à relação e valoriza a influência mútua entre criança e ambiente. Os fenômenos psicológicos emergem das trocas emocionais vividas na unidade criança-outro-mundo, no “entre” das relações humanas. Portanto, a doença emocional é fruto de um distúrbio em uma relação. Criança doente emocionalmente é família adoecida em suas relações afetivas (quando não há algum trauma vivido ou outras experiências negativas causadas por fatores externos). Os distúrbios psicológicos da criança são, geralmente, oriundos dos dramas infantis não resolvidos dos pais que são projetados na criança. Na perspectiva gestáltica, doença significa perturbações da auto-regulação originadas por mecanismos psicológicos defensivos de contato, que visam inibir a consciência de sentimentos, pensamentos, necessidades, comportamentos que geram angústia e colocam em risco a relação com o outro significativo. A partir desses mecanismos psicológicos de bloqueio do contato da teoria gestáltica que regem a dinâmica interna do indivíduo e das relações humanas, iremos abordar as psicopatologias da depressão, da fobia e do transtorno obsessivo-compulsivo.(AU)
Resumo em inglês: Gestalt therapy is a phenomenological-existential approach with a holistic view of human being and of the world while emphasizing this relationship and stressing two-way influences between the child and his surroundings. Psychological phenomena emerge from emotional exchanges experienced in the child-other-world unit, in the “inter” of relationships. Thus, emotional illness emerges from a disturbed relationship. An emotionally disturbed child reflects a family with disturbed affective relationships (once there is no trauma or others negatives experiencies caused by externals factors). Childhood psychological disorders generally stem from unresolved childhood dramas of parents that are projected onto the child. From a gestalt perspective, sickness implies self-regulation disturbances originating from psychological defense contact mechanisms that seek to inhibit awareness of feelings, thoughts, needs, and behaviors that generate sadness and jeopardize the relationship with the significant other. Based upon these psychological defense mechanism of contact of gestalt theory that govern the individual internal dynamics and the interpersonal relationships, we shall examine psychopathologies of depression, phobias, and obsessive-compulsive disorders.(AU)
Descritores DECS:Terapia Gestalt
Psicopatologia
Criança
Criatividade
Descritores Psi Português:GESTALT-TERAPIA
PSICOPATOLOGIA
CRIANÇAS
CRIATIVIDADE
Descritores Psi Inglês:GESTALT THERAPY
PSYCHOPATHOLOGY
CHILDREN
CREATIVITY
Descritores Psi Espanhol:TERAPIA DE GESTALT
PSICOPATOLOGÍA
NIÑOS
CREATIVIDAD
Meio Eletrônico:http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1808-42812009000200007


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Id:52241
Autor:Pereira, Henrique de Carvalho.
Título:Da metamorfose dos deuses: capitalismo e arquétipo no século XXI / On the metamorphosis of the gods: capitalism and archetype on the 21st century.
Fonte:Estud. pesqui. psicol. (Impr.);9(2):0-0, set. 2009.
Resumo em português: Este artigo examina as fantasias dominantes no mundo ocidentalcontemporâneo, isto é, os “mitos” que nos sustentam. Em outras épocas (ou lugares), atribuiu-se a seres míticos, como as divindades, o poder de criação e de atuação sobre a realidade. Para nós, ocidentais, a ciência tem ocupado o lugar mítico que cabia aos deuses. Esta é uma hipótese já sugerida por S. Freud e C. G. Jung. Nesse sentido, a tecnociência e a economia capitalista, que lhe é afim, constituemo mito do homem ocidental moderno. Conforme os sociólogos R. Sennett e Z. Bauman, as relações trabalhistas e amorosas no “capitalismo flexível” obedecem ao imperativo de renovação constante, variedade e temporalidade de curto prazo. Estas características, segundo a psicologia junguiana, seriam expressões do pólo juvenil do arquétipo do senex-puer (velho-jovem). Poder-se-ia afirmar que estamos vivendo um processo patológico de inflação do puer merecedor de consideração.(AU)
Resumo em inglês: The present article deals with the dominant fantasies in the contemporary western world, namely, the “myths” that support us. At other ages (or places), it had been ascribed to the mythical beings, as the deities, the power of creation and of action upon reality. For us, westerners, science has occupied the mythical place before due to the gods. This is a hypothesis already suggested by S. Freud and C. G. Jung. In that sense, the techno-science and the capitalistic economy, which is related to the former, constitute the myth of the modern western individual. According to the sociologists R. Sennett e Z. Bauman, labor and love relationships in the “flexible capitalism” obey an imperative of constant renovation, variety and short-term temporality. Those features, for the Jungian psychology, would be expressions of the youth pole of the senex-puer archetype. One could state that we are living through a pathological process of puer inflation, worthy of consideration.(AU)
Descritores DECS:Mitologia
Capitalismo
Psicanálise
Teoria Junguiana
Descritores Psi Português:MITOS
CAPITALISMO
PSICOLOGIA JUNGUIANA
PSICANÁLISE
Descritores Psi Inglês:MYTHS
CAPITALISM
JUNGUIAN PSYCHOLOGY
PSYCHOANALYSIS
Descritores Psi Espanhol:MITOS
CAPITALISMO
PSICOLOGÍA JUNGUIANA
PSICOANÁLISIS
Meio Eletrônico:http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1808-42812009000200008


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Id:52240
Autor:Lopes, Felipe Tavares Paes.
Título:Bourdieu e Goffman: um ensaio sobre os pontos comuns e as fissuras que unem e separam ambos os autores a partir da perspectiva do primeiro / Bourdieu and Goffman: an essay on the common points and differences between both authors according to Bourdieu’s perspective.
Fonte:Estud. pesqui. psicol. (Impr.);9(2):0-0, set. 2009.
Resumo em português: Neste trabalho, tenho como principal objetivo discutir dois modelos teóricos que buscam analisar a dimensão fenomênica do ser: a ação. Mais especificamente, proponho uma reflexão acerca dos pontos comuns e das fissuras que unem e separam a teoria da ação de Erving Goffman daquela proposta por Pierre Bourdieu. Para tanto, apoiei-me, sobretudo, nos comentários e críticas deste último ao primeiro, estruturando o trabalho em duas partes. Num primeiro momento, procurei descrever e analisar as principais críticas que os dois autores fazem ao modelo objetivista de análise da ação. Num segundo momento, procurei descrever e analisar as principais críticas que Bourdieu faz ao modelo subjetivista goffmaniano, indicando os interstícios epistemológicos, ontológicos e metodológicos que o afasta dele.(AU)
Resumo em inglês: In this work, my main purpose is to discuss two theoretical models that analyze the phenomenical dimension of human being: the action. More specifically, I suggest a reflection on the common points and the differences which bond and separate Pierre Bourdieu’s action theory and the one proposed by Erving Goffman. To achieve this purpose, I based this essay on Bourdieu´s commentaries and critiques on Goffman´s theory, and I divided this paper in two parts. In the fist one, I described and analyzed the main criticisms both authors make about the action’s analyze objectivist model. In the second part, I described and analyzed the main criticisms Bourdieu makes about Goffman’s subjectivist model, pointing their epistemological, ontological and methodological differences.(AU)
Descritores DECS:Literatura de Revisão como Assunto
Sociologia
Psicologia
Descritores Psi Português:SOCIÓLOGOS
BOURDIEU, PIERRE FÉLIX, 1930-2002
GOFFMAN, ERVING, 1922-1982
PSICOLOGIA
TEORIA DA AÇÃO
REPRESENTAÇÕES DE SI
Indivíuo como Tema:Bourdieu, Pierre Félix
Goffman, Erving
Descritores Psi Inglês:SOCIOLOGISTS
PSYCHOLOGY
ACTION THEORY
SELF REPRESENTATION
Descritores Psi Espanhol:SOCIOLOGOS
PSICOLOGÍA
TEORÍA DE LA ACCIÓN
REPRESENTACIONES DEL SI MISMO
Meio Eletrônico:http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1808-42812009000200009


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Id:52239
Autor:Soares, Leonardo Barros; Miranda, Luciana Lobo.
Título:Produzir subjetividades: o que significa? / Producing subjectivity: What does it means?.
Fonte:Estud. pesqui. psicol. (Impr.);9(2):0-0, set. 2009.
Resumo em português: O presente artigo tem como finalidade discutir a temática da produção de subjetividade a partir dos escritos do pensador francês Félix Guattari. Para tanto lançamos mão de uma leitura crítico-interpretativa de seus textos e de alguns de seus comentadores e colaboradores, iniciando a discussão pelos aportes que nos conduza à delimitação do conceito de produção de subjetividade. Discorremos sobre como a subjetividade foi percebida na tradição platônico-hegeliana em contraponto com a visão empirista, através da leitura de Gilles Deleuze da obra de David Hume. Para melhor compreensão dos processos de subjetivação na contemporaneidade, tomamos as noções de máquina e de Agenciamento Coletivo de Enunciação, problematizando a dinâmica dos processos de assujeitamento e singularização da subjetividade no contexto do Capitalismo Mundial Integrado.(AU)
Resumo em inglês: This article aims to serve as an introduction to the theme of the production of subjectivity from the writings of French thinker Felix Guattari. For both launched hand of a critical-reading of their interpretative texts and some of its commentators and employees, starting the discussion of the issue of subjectivity seeking contributions for a better definition of a conceptual subjectivity that is produced. This route about the subjectivity was perceived within a tradition platonic as opposed to the empiric vision from the reading of David Hume carried out by Gilles Deleuze. Then we have wrote around the notions of machine and Agency Collective of Enunciation, theoretical constructs important for a better understanding of real processes of production of subjectivity in the context of the Integrated Global Capitalism.(AU)
Descritores DECS:Psicologia
Literatura de Revisão como Assunto
Filosofia
Psicanálise
Descritores Psi Português:PSICOLOGIA
SUBJETIVIDADE
PSICANÁLISE
REVISÃO DE LITERATURA
FILOSOFIA
Indivíuo como Tema:Gattari, Felix
Descritores Psi Inglês:PSYCHOLOGY
SUBJECTIVITY
PSYCHOANALYSIS
LITERATURE REVIEW
PHILOSOPHY
Descritores Psi Espanhol:PSICOLOGÍA
SUBJETIVIDAD
PSICOANÁLISIS
FILOSOFÍA
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Id:52238
Autor:Germano, Idilva Maria Pires.
Título:As ruínas da cidade grande: imagens da experiência urbana na literatura brasileira contemporânea / Ruins of the metropolis: images of urban experience in Brazilian contemporary literature.
Fonte:Estud. pesqui. psicol. (Impr.);9(2):0-0, set. 2009.
Resumo em português: A prosa de ficção brasileira contemporânea revela que a cidade tem sido objeto privilegiado de reflexão e imaginação poética. Escritores como Rubem Fonseca, Caio Fernando Abreu, Chico Buarque, João Gilberto Noll e Luiz Ruffato exploram os aspectos desagregadores da vida na metrópole e seus efeitos sobre os processos de subjetivação, sensibilidades e formas de convívio social. Tal literatura focaliza a cidade em cenários, personagens, enredos e, sobretudo, formas de narrar, que parecem evocar a dificuldade de traduzir a cidade que hoje habitamos. Este trabalho examina a construção simbólica da experiência urbana brasileira, analisando as representações da cidade numa seleção de textos, a partir da noção de “literatura de subtração” (FARIA, 1999). Discutimos como esses textos encerram percepções desencantadas, evocando a perda da cidade moderna sonhada. O escritor, ao estranhar seu próprio espaço e tempo, deslinda as faltas, as ruínas e as patologias da vida urbana em tempos de modernidade tardia.(AU)
Resumo em inglês: Contemporary Brazilian fiction reveals the city has been a privileged object of thought and poetic imagination. Writers such as Rubem Fonseca, Caio Fernando Abreu, Chico Buarque, João Gilberto Noll e Luiz Ruffato explore the disaggregating aspects of metropolitan life and its effects on processes of subjectivization, sensibilities and modes of social gathering. This literature focuses the city in scenarios, characters, plots and, specially, narrative forms that seem to evoke the difficulty of translating the city we inhabit nowadays. This paper examines the symbolic construction of Brazilian urban experience, analyzing the representations of the city in a selection of fictional works in the perspective of a “literature of subtraction” (FARIA, 1999). We discuss how these works elaborate disenchanted perceptions associated with the loss of the dreamt modern city. While estranging his own time and space, the writer unfolds the losses, ruins and pathologies of urban life in late modern times.(AU)
Descritores DECS:Literatura
Cidades
Psicologia
Descritores Psi Português:AMBIENTES URBANOS
LITERATURA BRASILEIRA
PSICOLOGIA
Descritores Psi Inglês:URBAN ENVIRONMENTS
BRAZILIAN LITERATURE
PSYCHOLOGY
Descritores Psi Espanhol:AMBIENTES URBANOS
LITERATURA BRASILEÑA
PSICOLOGÍA
Meio Eletrônico:http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1808-42812009000200011


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Id:52237
Autor:Zerbini, Thaís; Abbad, Gardênia.
Título:Reação ao desempenho do tutor em um curso a distância: validação de uma escala / Reaction to tutor performance of distance course: validation of a scale.
Fonte:Estud. pesqui. psicol. (Impr.);9(2):0-0, set. 2009 ilus.
Resumo em português: Pesquisas em avaliação de treinamentos a distância ainda são incipientes. O artigo pretende contribuir com a área ao validar estatisticamente o instrumento de Reação ao Desempenho do Tutor. O curso-alvo foi oferecido pelo SEBRAE para alunos do Brasil inteiro. A coleta de dados foi realizada ao final do curso por meio de questionário digitalizado. Os itens do instrumento estão associados uma escala do tipo Likert, de 11 pontos (0 - Nunca e 10 - Sempre), que mede a freqüência com que o tutor utiliza os comportamentos descritos ao longo do curso. Foram realizadas análises de Componentes Principais (PC) e Fatoriais (PAF) e de consistência interna (Alpha de Cronbach). A escala apresentou estrutura unifatorial: Desempenho do Tutor, com 27 itens, α=0,98, e cargas fatoriais variando de 0,69 e 0,88. Os resultados indicam que a escala é estatisticamente válida e confiável.(AU)
Resumo em inglês: Researches on evaluation of distance training are still growing. This article intends to contribute on this area when statistically validate the instrument of Reaction to Tutor Performance. The evaluated curse was offered by SEBRAE to Brazilian students. The data collect was made at the end of the curse by questionnaires localized on web pages. The itens of questionnaire are associated to Likert scale of 11 points (0 - Never and 10 - Always), that measure the frequency with the tutor to use the described behaviors during the course. Have been made analyses of Principal Components (PC) and Factors (PAF) and Internal Consistency (Coefficient Alpha). After the statistical validate, the questionnaire present one factor: Tutor Performance, 27 questions, α=0,98, and factorial’s loads ranging 0,69 and 0,88. The results indicated that the scale is statistically valid and confiable.(AU)
Descritores DECS:Educação a Distância
Mentores
Avaliação
Psicologia
Limites:Humanos
Masculino
Feminino
Adulto
Descritores Psi Português:EDUCAÇÃO À DISTÂNCIA
PROFESSORES
AVALIAÇÃO
PSICOLOGIA
Descritores Psi Inglês:DISTANCE EDUCATION
TEACHERS
EVALUATION
PSYCHOLOGY
Descritores Psi Espanhol:EDUCACIÓN A DISTANCIA
PROFESORES
EVALUACIÓN
PSICOLOGÍA
Meio Eletrônico:http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1808-42812009000200012


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Id:52236
Autor:Maia, Regina Célia Cavalcante; Soares, Adriana Benevides; Victoria, Mara Sizino da.
Título:Um estudo com professores da educação infantil e do ensino fundamental sobre suas habilidades sociais e inteligência geral / Social Skills and general intelligence results of teachers working with elementary and kindergarten schools.
Fonte:Estud. pesqui. psicol. (Impr.);9(2):0-0, set. 2009 ilus.
Resumo em português: Este estudo buscou comparar as habilidades sociais de professores do ensino fundamental e educação infantil no Rio de Janeiro e ainda verificar as correlações entre as habilidades sociais e a inteligência. Segundo Del Prette e Del Prette (2003), as habilidades sociais devem fazer parte da formação educacional para constituir um aluno mais cooperativo e integral. Neste sentido, participaram da pesquisa 24 professores de ensino fundamental e 24 de educação infantil. Os instrumentos utilizados foram o Inventário de Habilidades Sociais (IHS - Del Prette; Del Prette, 2001a) e o Teste de Matrizes Progressivas - Raven (RAVEN, 1997). As análises estatísticas mostraram que existe uma diferença significativa nas habilidades sociais nos dois grupos de professores e que os professores da educação infantil têm escores mais altos nas habilidades sociais, confirmando a literatura sobre o assunto. As correlações entre habilidades sociais e inteligência não apresentaram significância através do teste de correlação linear Pearson, dissociando habilidades intelectuais das habilidades às situações sociais.(AU)
Resumo em inglês: This study has compared social skills from teachers teaching in elementary and kindergarten in schools at the State of Rio de Janeiro, Brazil. It has also verified correlations between social skills and intelligence. According to Del Prette and Del Prette (2003) social skills must be part of the educational formation in order to improve student's cooperation and integration abilities. In this sense, 24 teachers working on elementary school and 24 teachers working on kindergarten have participated in our experiment. Two instruments were used: The IHS - Inventário de Habilidades Sociais (Del Prette; Del Prette, 2001a) and Raven's Matrices (RAVEN, 1997). The statistic analyses demonstrated that there is an important difference between the two groups concerning their social skills. The teachers from kindergarten have higher social skills, as it is found at the literature about this field. The correlations between social skills and intelligence have not shown significance through the Pearson Linear Correlation Test, dissociating intellectual skills from social skills.(AU)
Descritores DECS:Comportamento Social
Inteligência Emocional
Docentes
Psicologia
Limites:Humanos
Masculino
Feminino
Adulto
Descritores Psi Português:HABILIDADES SOCIAIS
INTELIGÊNCIA EMOCIONAL
PROFESSORES
PSICOLOGIA
Descritores Psi Inglês:SOCIAL SKILLS
EMOTIONAL INTELLIGENCE
TEACHERS
PSYCHOLOGY
Descritores Psi Espanhol:HABILIDADES SOCIALES
INTELIGENCIA EMOCIONAL
PROFESORES
PSICOLOGÍA
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Id:52235
Autor:Von Hohendorff, Jean; Melo, Wilson Vieira de.
Título:Compreensão da morte e desenvolvimento Humano: contribuições à Psicologia Hospitalar / Understanding death and human development: contributions to Hospital Psychology.
Fonte:Estud. pesqui. psicol. (Impr.);9(2):0-0, set. 2009 ilus.
Resumo em português: Este estudo apresenta uma revisão teórica sobre a compreensão da morte nas diferentes etapas do desenvolvimento humano com o objetivo de contribuir para o trabalho de psicólogos hospitalares. Foram realizadas consultas a artigos indexados na língua portuguesa, além de livros de autores importantes. Foi possível observar que a morte é compreendida de maneira distinta durante as fases do desenvolvimento humano, sofrendo influência de alguns fatores, tais como: cultura, informações e experiências com a situação. Os autores propõem que a compreensão da morte pode ser vista em um continuum. Além disso, um quadro no qual foram incluídos os principais aspectos da compreensão da morte é proposto com vistas a facilitar o entendimento dos resultados deste estudo.(AU)
Resumo em inglês: This study presents a theoretical revision of the way in which death is understood at different stages of the cycle of life, with view to contribute to hospital psychology work. In order to construct this research, articles in the Portuguese language were consulted as well as other works by eminent authors. From this study it was possible to observe that death is understood in a distinct way during the phases of life, being influenced by factors such as culture, information and experiences of the situation. The authors propose that the understanding of death can be seen in a continuum. Furthermore, a table in which were included the main aspects of death understanding is presented to facilitate the comprehension of the results of this study.(AU)
Descritores DECS:Morte
Desenvolvimento Humano
Psicologia
Descritores Psi Português:MORTE
DESENVOLVIMENTO HUMANO
PSICOLOGIA HOSPITALAR
Descritores Psi Inglês:DEATH AND DYING
HUMAN DEVELOPMENT
HOSPITAL PSYCHOLOGY
Descritores Psi Espanhol:MUERTE
DESARROLLO HUMANO
PSICOLOGÍA HOSPITALARIA
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Id:52234
Autor:Pinto, Francinaldo do Monte; Neves, Mary Yale.
Título:A gestão da atividade do motorista de ônibus: um olhar ergológico / The activity management the bus driver: an ergological view.
Fonte:Estud. pesqui. psicol. (Impr.);9(2):0-0, set. 2009.
Resumo em português: Este estudo busca colocar em evidência a atividade de gestão do trabalho efetuada pelo motorista de ônibus na cidade de João Pessoa/Pb, a partir do relato da atividade de um dia de trabalho deste profissional. Orientados pela perspectiva ergológica e fundamentados na ergonomia da atividade, verificamos que se intensifica a presença de variabilidades e instabilidades existentes em função do tipo de organização do trabalho adotado, o que eleva o nível de exigência dos usos de si por parte do motorista no modo de gestão. Face às im(previsibilidades) geradas pelo tempo, agruras do trânsito, relações com colegas, despachantes e passageiros, o motorista vivencia a dramática do trabalho ao gerir constantemente sua atividade, frente aos limites e equívocos da prescrição e às infidelidades do meio. No curso da atividade, a gestão operada pelo motorista se dá frente a diferentes e simultâneos fatores, muitas vezes antagônicos, como os resultados a alcançar - exemplificado pelo número mínimo de passageiros por viagem, o que nos remete à permanente pressão temporal a que está submetido -, e o respeito a valores não-dimensionados, como preservação da saúde e cordialidade na relação com os clientes.(AU)
Resumo em inglês: This study adresses to evidenciate the work´s management activity accomplished by a bus driver in João Pessoa city, Paraíba, Brazil, starting from a labor day report of this professional. Guided by an ergological perspective and based on an ergonomic activity, it is verified that some presence of variabilities and existent instabilities is increasing due to the adopted work organization model, which enhances the demand level of usages by a bus driver on the management method. The driver, up to some un(predictabilities) generated by time such, trafic dificulties, collegues relationships, dispatchers and passengers, experiences the dramatic work by constantily managing his duty, also facing limits, tasks misunderstandings and infidelities in which his live in. In the activity course, the manegement accomplished by the driver occurs due to different and simultaneous factors, many times antagonistic, as the results to reach (exemplified by the minimum number of passengers by trip, prompting us to the permanent temporary pressure that is submitted), as well as the non-dimensional respectfulness values such health preservation and cordial relation with the customers.(AU)
Descritores DECS:Trabalho
Psicologia
Engenharia Humana
Limites:Humanos
Masculino
Adulto
Descritores Psi Português:TRABALHO
ERGONOMIA
PSICOLOGIA
Descritores Psi Inglês:LABOUR
ERGONOMICS
PSYCHOLOGY
Descritores Psi Espanhol:TRABAJO
ERGONOMÍA
PSICOLOGÍA
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Id:52233
Autor:Mansano, Sonia Regina Vargas.
Título:Transformações da subjetividade no exercício do trabalho imaterial / Subjectiveness transformations in the practice of the immaterial work.
Fonte:Estud. pesqui. psicol. (Impr.);9(2):0-0, set. 2009.
Resumo em português: É perceptível que as relações de trabalho sofreram diferentes transformações nas últimas décadas, alterando a maneira como cada trabalhador implica-se com suas atividades. Uma dessas mudanças pode ser notada na crescente demanda por um conjunto de novas habilidades, mais centradas no conhecimento, na inventividade e nas relações sociais. Trata-se do chamado trabalho imaterial, cujo resultado não culmina na produção de bens palpáveis nem quantificáveis, mas na elaboração e na experimentação de saberes, afetos e relações sociais. Investigar quais as novas exigências subjetivas que essas transformações trazem para a vida do trabalhador, tanto no que se refere ao seu local de trabalho quanto na vida que acontece para além dele, é o objetivo deste estudo.(AU)
Resumo em inglês: It is noticed that the work relationships suffered different transformations in the last decades, changing the manner which each employee involves with his activities. One of these changes can be verified on the rising demand for a series of new abilities,more focused on the knowledge, on the innovation and its social relationships. It deals with the entitled immaterial work, whose result does not achieve the top of the production of neither specific nor quantified properties, but the elaboration and experimentation of acknowledgements, affects and social relationships. Investigate what the new subjective requirements which these transformations bring to the employee’s life are, as much according to his job place as the life which happens beyond him, is the goal of this studying.(AU)
Descritores DECS:Trabalho
Psicologia
Descritores Psi Português:TRABALHO
PSICOLOGIA
RESISTÊNCIA
Descritores Psi Inglês:LABOUR
PSYCHOLOGY
RESISTANCE
Descritores Psi Espanhol:TRABAJO
PSICOLOGÍA
RESISTENCIA
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Id:52232
Autor:Araújo, Maria Clara Rebel; Castro, Ricardo Vieiralves de.
Título:Santo Daime: Teoecologia e adaptação aos tempos modernos / Santo Daime: Theo- ecology and adaptation to modern times.
Fonte:Estud. pesqui. psicol. (Impr.);9(2):0-0, set. 2009.
Resumo em português: Este artigo resume os principais aspectos da pesquisa: “Santo Daime: Teoecologia e Adaptação aos tempos modernos”, dissertação de mestrado defendida em 2005 pelo PPG-PS/UERJ. O Santo Daime é uma religião que utiliza ritualmente um chá com propriedades psicoativas, acompanhado do canto de hinos que, segundo seus seguidores, tem poder de cura e ensinamentos.Como metodologia, foram realizadas entrevistas semi-dirigidas, bem como uma análise do conteúdo dos hinos mais cantados, a fim de conhecer os aspectos que fazem parte da construção social desta religião na contemporaneidade. Com base nas teorias das Representações Sociais e da Memória Social, procurou-se compreender que tipos de relações psicossociais são construídas dentro da experiência religiosa daimista e também analisar como se deu a interação entre os daimistas amazônicos e os “forasteiros” das grandes cidades que conheceram a doutrina durante as décadas de 70-80 do século passado.(AU)
Resumo em inglês: The present essay summarizes the main contents about the research for the master degree: “Santo Daime: Theo- ecology and adaptation to modern times”, concluded in 2005 at the Post-Graduation Program on Social Psychology -UERJ. This doctrine uses in it’s rituals a tea with psychoactive properties and also, the singing of a series of anthems, which according to the followers, have power of cure and knowledge. A discourse analysis of the most sung anthems, and semi-directed interviews was performed, to aim at knowing Santo Daime’s social constructions nowadays better. The Social Representation Theory and the Social Memory Theory were used to make an analysis of the following issues: to know what kind of psycho-sociological aspects are built among the Santo Daime’s religious experience and understand the expansion of the doctrine to Brazil’s biggest cities and abroad which was performed by the Amazon daimists and “foreigners” , during the 70’s and 80’s.(AU)
Descritores DECS:Psicologia Social
Memória
Religião
Psicotrópicos
Chá
Limites:Humanos
Masculino
Feminino
Adulto
Descritores Psi Português:PSICOLOGIA SOCIAL
MEMÓRIA SOCIAL
SANTO DAIME (CULTO)
RELIGIÃO
Descritores Psi Inglês:SOCIAL PSYCHOLOGY
SOCIAL MEMORY
RELIGION
Descritores Psi Espanhol:PSICOLOGÍA SOCIAL
MEMORIA SOCIAL
RELIGIÓN
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Id:52231
Autor:Rinaldi, Doris Luz; Alberti, Sonia.
Título:Psicanálise, Saúde Mental e Universidade / Psychoanalysis, Mental Health and University.
Fonte:Estud. pesqui. psicol. (Impr.);9(2):0-0, set. 2009.
Resumo em português: Comemorando dez anos de funcionamento, o Programa de Pós-graduação aqui analisado justifica e se pergunta, através das penas de sua primeira e de sua atual coordenadora, como e até que ponto vem atingindo um dos objetivos declarados em sua Deliberação e que o diferenciaria: associar, na medida do possível, as questões-objeto de pesquisa no campo da psicanálise com problemas socialmente relevantes, fazendo com que a produção e o avanço obtidos através das atividades de pesquisa retornem ao corpo social concreto interessado nessas questões. Verifica-o analisando as dissertações produzidas, assim como parte de sua produção.(AU)
Resumo em inglês: Commemorating its ten years, the Program for post-graduates which is here analysed, justifies and questions through the writing of both its first and its present directors, in what extent have we been attending to one of its objectives for which it is said distinguished: as much as possible, to connect the research object-questions in the field of psychoanalysis with relevant social problems, in order to provide the concrete social body with the results and improvements obtained through research activities. Said improvements are verified through dissertations as well as other bibliographic productions.(AU)
Descritores DECS:Psicanálise
Saúde Mental
Política
Ética
Descritores Psi Português:PSICANÁLISE
SAÚDE MENTAL
POLÍTICA
ÉTICA
Descritores Psi Inglês:PSYCHOANALYSIS
MENTAL HEALTH
POLITICS
ETHICS
Descritores Psi Espanhol:PSICOANÁLISIS
SALUD MENTAL
POLÍTICA
ÉTICA
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Id:52230
Autor:Robine, Jean-Marie.
Título:Le champ organisme/environnement: En arrière-plan du concept / O campo organismo/ambiente: uma última perspectiva do conceito / The field organism/environment: a last plan about this concept
Fonte:Estud. pesqui. psicol. (Impr.);9(1):0-0, abr. 2009
Resumo em francês: Le but de cet article est d'examiner le concept champ organisme / environnement cités les travaux de Perls et Goodman, sans prétention de développer de nouvelles perspectives sur la même. Il est souligné l'importance de ce concept, qui n'est pas simplement l'idée de l'homme / monde, mais se réfère à l'un des concepts fondamentaux de la Gestalt-thérapie: la frontière de contact. Pour discuter de cette question, se racheter dans les concepts de champ en K. Lewin et organisme en Goldstein, les considérant comme des processus dynamiques, et non pas seulement un espace physique ou un état physiologique du corps. L'accent est mis sur l'expérience de la personne de la compréhension phénoménologique de ce processus comme un tout contexte. L'importance de ce paradigme pour gestalt thérapeutes traduit dans la pratique clinique, dans l'action pour la reconnaissance des formes de contact établi par le client, en fournissant de la déconstruction et actualisation d’un figure fixe lemprisonné, souvent sur une fausse prémisse de la sécurité et de protection.(AU)
Resumo em inglês: The proposal of this article is revises the concept of Field Organism / environment quoted in the work of Perls and Goodman, without claims of developing new perspectives about the same thing. Emphasize the importance of this concept, which does not represent simply the idea of Man / world, but refers to one of the basic concepts of the Gestalt-Terapia: Frontier of Contact. To talk about this subject, the concepts of Field are rescued in K. Lewin and Organism in K. Goldstein, considering them like dynamic processes, when a physical space was not reduced to or to a physiologic body. The emphasis is in the experience of the person, in the phenomenological sense and understanding of this process like a totality.. For the gestalt therapists , the importance of this paradigm in the clinical practice, appears by the action of recognizing contact forms established by the client, favoring the destruction and the updating of the fixed figures that imprison it, very often in a false premise of security and protection.(AU)
Resumo em português: A proposta deste artigo é rever o conceito de Campo Organismo/ambiente citado na obra de Perls e Goodman, sem pretensões de desenvolver novas perspectivas acerca do mesmo. Ressalta-se a importância desse conceito, que não representa simplesmente a idéia de Homem/Mundo, mas sim refere-se à um dos conceitos fundamentais da Gestalt-Terapia : Fronteira de Contato. Para discorrer sobre este tema, resgatam-se os conceitos de Campo em K. Lewin e Organismo em K. Goldstein, considerando-os como processos dinâmicos, não reduzidos à um espaço físico ou à um corpo fisiológico. A ênfase está na experiência da pessoa, no sentido fenomenológico e na compreensão deste processo como uma totalidade contextualizada. A importância deste paradigma para os gestalt terapêutas reflete-se na prática clínica, na ação de reconhecimento das formas de contato estabelecida pelo cliente, propiciando a desconstrução e a atualização das figuras fixas que o aprisionam, muitas vezes numa falsa premissa de segurança e proteção.(AU)
Descritores DECS:Psicologia
Terapia Gestalt
Descritores Psi Português:PSICOLOGIA
GESTALT-TERAPIA
Descritores Psi Inglês:PSYCHOLOGY
GESTALT THERAPY
Descritores Psi Espanhol:PSICOLOGÍA
TERAPIA DE GESTALT
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Texto completo Pepsic
Id:52229
Autor:Fonseca, Afonso Henrique Lisboa da.
Título:Gestal’terapia: metodológica da atualização performática improvisativa da performação figura e fundo, performática da forma, performática da ação, do contato, performática da atualização / Gestal’therapy: methodologic of actualization improvisative performatic of the performaction figure-ground, performatic of form, performatic of action, of Contact, performatic of actualization
Fonte:Estud. pesqui. psicol. (Impr.);9(1):0-0, abr. 2009
Resumo em português: A questão metodológica da Gestal’terapia é a questão da ação, da ação contactante. A ação, como vivência fenomenológico existencial de possilbidades e do desdobramento destas, é per-feita, ou seja, é feita pelo desdobramento vivencial, fenomenológico existencial, destas possibilidades. Isto caracteriza o que se entende por performance. No sentido fenomenológico existencial. A performática da ação, da atualização, é o que almejamos na metodológica da dialógica inter-humana da relação cliente/grupo-terapeuta/facilitador em Gestal’terapia.(AU)
Resumo em inglês: Gestal’therapy methodological issue is the issue of action, contacting action. Action as phenomenological existential living and living of the unfolding of possibilities is per-fect, is done through the living unfolding of this possibilities. This means what is performance, in the phenomenological existential sense. Performatic of action, of actualization, it is what we aim as the inter human dialogic of the relation client/group-therapist/facilitator in Gestal’therapy.(AU)
Descritores DECS:Terapia Gestalt
Psicologia
Existencialismo
Descritores Psi Português:AÇÃO
GESTALT-TERAPIA
FENOMENOLOGIA EXISTENCIAL
PSICOLOGIA
Descritores Psi Inglês:ACTION
GESTALT THERAPY
EXISTENTIAL PHENOMENOLOGY
PSYCHOLOGY
Descritores Psi Espanhol:ACCIÓN
TERAPIA DE GESTALT
FENOMENOLOGÍA EXISTENCIAL
PSICOLOGÍA
Meio Eletrônico:http://pepsic.bvs-psi.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1808-42812009000100004


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Texto completo Pepsic
Id:52228
Autor:Alvim, Mônica Botelho; Ribeiro, Jorge Ponciano.
Título:O lugar da experiment-ação no trabalho clínico em Gestalt-terapia / Experiment- action in Gestalt-therapy clinical work
Fonte:Estud. pesqui. psicol. (Impr.);9(1):0-0, abr. 2009
Resumo em português: A proposta metodológica central da Gestalt-terapia foi construída em torno de uma perspectiva que toma como foco a experiência humana no mundo. No artigo ampliamos o significado do trabalho gestáltico com a experiência - frequentemente reduzido ao uso do experimento como técnica - abordando suas origens fenomenológicas e dialogando com Merleau-Ponty, propondo conceber a psicoterapia como campo de presença. A existência se dá no campo organismo-ambiente e a experiência é uma estrutura configurada a partir dessa situação relacional no mundo. Partindo do id da situação, a psicoterapia visa à ampliação da experiência do cliente no aqui-agora do encontro terapêutico para significar sua ação espontânea e criativa no mundo. O processo de contato implica um mergulho no mundo ambíguo da experiência com o outro, gerando oportunidade de um exercício criativo envolvido com uma capacidade humana de agredir, transformar e instituir. Consideramos a experiment-ação na Gestalt-terapia meio para que a ação espontânea e criativa se desvele, produzindo significados e transgredindo o instituído.(AU)
Resumo em inglês: Gestalt-Therapy main methodological proposal was built from a perspective that focuses human experience in the world. In this article we seek to amplify the meaning of working with experience - many times reduced to use an experiment as a technique. We discuss gestalt therapy phenomenological roots and make a dialogue with Merleau-Ponty, conceiving psychotherapy as a presence field. Human existence flows in organism-environment field and experience is considered a structure configured from this relational situation in the world. Starting from situation´s id, psychotherapy intends to amplify client´s experience here and now, in the therapeutic encounter to signify his creative and spontaneous action. Contact process results in a dive in the ambiguous world of experience-with-other, and this is an opportunity to make a creation exercise which is involved with human aggression capacity that allows him to transform and institute culture. We consider gestalt-therapy experiment-action a mean to unfold spontaneous and creative action, producing meanings and transgressing culture.(AU)
Descritores DECS:Filosofia
Terapia Gestalt
Psicoterapia
Descritores Psi Português:FENOMENOLOGIA
GESTALT-TERAPIA
MERLEAU-PONTY, MAURICE, 1908-1961
CORPO
PSICOTERAPIA
Descritores Psi Inglês:PHENOMENOLOGY
GESTALT THERAPY
BODY
PSYCHOTHERAPY
Descritores Psi Espanhol:FENOMENOLOGÍA
TERAPIA DE GESTALT
CUERPO
PSICOTERAPIA
Meio Eletrônico:http://pepsic.bvs-psi.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1808-42812009000100005


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Id:52227
Autor:Galli, Loeci Maria Pagano.
Título:Um olhar fenomenológico sobre a questão da saúde e da doença: a cura do ponto de vista da Gestalt-terapia / Gestalt therapy: a brief notion on Phenomenological Psychopathology
Fonte:Estud. pesqui. psicol. (Impr.);9(1):0-0, abr. 2009
Resumo em português: O comportamento de uma pessoa não pode ser compreendido como um fenômeno isolado do mundo exterior. É preciso entender um sintoma como um estilo de ser-no-mundo. Para Heidegger o homem não “é” primeiramente, ele é homem na exata medida de seu ser-em-relação. Qualquer diagnóstico pressupõe uma teoria a priori sobre a pessoa. Diagnosticar para um gestalt-terapeuta significa conhecer e respeitar o ser humano ao longo de sua existência. Um sintoma exige atenção, pois é um transmissor de informações, todo evento mental tem repercussões no organismo. O conceito de “cura” para Gestalt-terapia só pode ser compreendido a partir de uma concepção fenomenológica-existencial do ser humano.(AU)
Resumo em inglês: A person’s behavior cannot be perceived as an isolated phenomenon in the outside world. It is necessary to understand a symptom as a style of being-in-the-world. Heidegger claims that before being a man exists to the extent of his being-in-relation-to-his-environment. Any diagnosis firstly implies theory. Diagnosing for a gestalt therapist means knowing and respecting human beings throughout their existence. A symptom demands attention, for it conveys information - every mental event has repercussions in the body. The concept of “cure” for Gestalt Therapy can only be understood from a phenomenological and existential conception of human beings.(AU)
Descritores DECS:Terapia Gestalt
Psicopatologia
Filosofia
Psicologia
Descritores Psi Português:GESTALT-TERAPIA
PSICOPATOLOGIA
FENOMENOLOGIA
Descritores Psi Inglês:GESTALT THERAPY
PSYCHOPATHOLOGY
PHENOMENOLOGY
Descritores Psi Espanhol:TERAPIA DE GESTALT
PSICOPATOLOGÍA
FENOMENOLOGÍA
Meio Eletrônico:http://pepsic.bvs-psi.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1808-42812009000100006


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Id:52226
Autor:Pinto, Ênio Brito.
Título:A experiência emocional atualizadora em Gestalt-terapia de curta duração / Self-actualization emotional experience in short-term Gestalt- therapy
Fonte:Estud. pesqui. psicol. (Impr.);9(1):0-0, abr. 2009
Resumo em português: Apresenta-se e se discute o conceito, de Alexander, de experiência emocional corretiva, sob a ótica da abordagem gestáltica. Propõe-se que em Gestalt-terapia se deva falar em experiência emocional atualizadora. Discute-se a noção de neurose e de psicopatologia em Gestalt-terapia, bem como as implicações desses conceitos no processo de Gestalt-terapia de Curta Duração.(AU)
Resumo em inglês: This article arose from the concept, from Alexander, about corrective emocional experience, in the view from the Gestalt Therapy approach. A concept of Self-actualization emotional experience was proposed, through the discussion of neurosis and psychopathology in Short-term Gestalt Therapy as psychotherapeutical working.(AU)
Descritores DECS:Terapia Gestalt
Relações Profissional-Paciente
Psicologia
Descritores Psi Português:GESTALT-TERAPIA
PROCESSOS TERAPÊUTICOS
AUTOAVALIAÇÃO
Descritores Psi Inglês:GESTALT THERAPY
THERAPEUTIC PROCESSES
SELF EVALUATION
Descritores Psi Espanhol:TERAPIA DE GESTALT
PROCESOS TERAPÉUTICOS
AUTOEVALUACIÓN
Meio Eletrônico:http://pepsic.bvs-psi.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1808-42812009000100007


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Id:52225
Autor:Lima, Patrícia Albuquerque.
Título:Criatividade na Gestalt-terapia / Creativity in Gestalt Therapy
Fonte:Estud. pesqui. psicol. (Impr.);9(1):0-0, abr. 2009
Resumo em português: Como se conceitua criatividade na teoria da Gestalt-terapia? Qual o papel e a função da criatividade nesta abordagem? O que se considera como um comportamento criativo no senso comum é tão diferente do que compreendemos, na abordagem gestáltica, como criatividade? Estas são algumas das perguntas sobre as quais buscaremos transcorrer ao longo deste artigo. Partimos de simples perguntas, pois talvez um bom recurso para se “tratar” da criatividade seja a curiosidade. Para isto, iremos apresentar a contribuição de alguns autores que discorreram sobre o tema da criatividade em suas obras, iniciando por Kurt Goldstein e sua Teoria Organísmica, que consideramos o principal substrato teórico para se pensar a criatividade na Gestalt-terapia.(AU)
Resumo em inglês: How shall we conceptualize creativity in gestalt-therapy theory? What are the creativity role and function in such approach? Is a creative pattern of behaviour according to common sense so different from creativity as far as gestalt approach is concerned? These are some of the questions to be discoursed on in this article. We’re starting from simple questions, as curiosity may come in handy when dealing with creativity.. With this aim, we’ll present the contribution of some authors who discussed on creativity in their works, beginning with Kurt Goldstein and his Organismic Theory, which we consider the main theoretical essence to reflect on creativity in Gestalt-therapy.(AU)
Descritores DECS:Terapia Gestalt
Criatividade
Psicoterapia
Arte
Descritores Psi Português:GESTALT-TERAPIA
CRIATIVIDADE
PSICOTERAPIA
ARTES
Descritores Psi Inglês:GESTALT THERAPY
CREATIVITY
PSYCHOTHERAPY
ARTS
Descritores Psi Espanhol:TERAPIA DE GESTALT
CREATIVIDAD
PSICOTERAPIA
ARTES
Meio Eletrônico:http://pepsic.bvs-psi.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1808-42812009000100008


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Id:52224
Autor:Holanda, Adriano Furtado.
Título:Gestalt-terapia e abordagem gestáltica no Brasil: análise de mestrados e doutorados (1982-2008) / Gestalt-therapy and gestaltic approach in Brazil: masters degrees and doctorates analysis (1982-2008)
Fonte:Estud. pesqui. psicol. (Impr.);9(1):0-0, abr. 2009 ilus
Resumo em português: O artigo se propõe a uma análise qualitativa das dissertações de mestrado e teses de doutorado produzidas por programas de pós-graduação no Brasil, e que tenham tido como base de referência a Gestalt-terapia e a Abordagem Gestáltica. Foram catalogadas 51 produções, sendo 41 mestrados e 10 doutorados. Observa-se um significativo direcionamento para o debate epistemológico, com trabalhos que abordam as relações do pensamento gestaltista com diversas filosofias, bem como uma reflexão em torno de seus fundamentos. Nesse caminho, observou-se a ampliação do campo de aplicação do pensamento gestaltista para além do terreno das psicoterapias, demonstrando uma diversificação do campo. Foi identificada ainda uma série de dificuldades que a Gestalt encontra para adentrar o campo acadêmico, bem como listadas instituições e orientadores da produção atual. Pretende-se com esse trabalho, traçar um perfil da Gestalt no âmbito acadêmico e apontar caminhos e direcionamentos para produções futuras.(AU)
Resumo em inglês: This article has the objective to make a qualitative analysis of Masters Degrees and Doctorates produced by brazilian programs with reference in Gestalt-Therapy and Gestaltic Approach. It has been cataloged 51 productions, with 41 masters and ten doctorates. We observe a direction toward the epistemological discussion, with works that makes relation with many philosophies, and reflections around the foundations of gestaltic thinking. In this way, we observe the increasing of the field of application of gestaltic principles further psychotherapeutic ground, showing this diversification. It has been identified some difficulties that gestalt has to make more presence in academic field, and it has listed institutions of actual production. We pretend to trace the gestaltic profile in academic ground and to point some directions to future productions.(AU)
Descritores DECS:Terapia Gestalt
Dissertações Acadêmicas como Assunto
Descritores Psi Português:PESQUISA CIENTÍFICA
GESTALT-TERAPIA
PÓS-GRADUAÇÃO
Descritores Psi Inglês:SCIENTIFIC RESEARCH
GESTALT THERAPY
POSTGRADUATED TRAINING
Descritores Psi Espanhol:INVESTIGACIÓN CIENTÍFICA
TERAPIA DE GESTALT
POSGRADO
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Id:52223
Autor:Cardoso, Claudia Lins.
Título:Grupos terapêuticos na abordagem gestáltica: uma proposta de atuação clínica em comunidades / Therapeutical groups in gestaltic approach: a proposal of clinical interaction in communities
Fonte:Estud. pesqui. psicol. (Impr.);9(1):0-0, abr. 2009
Resumo em português: Este artigo origina-se no projeto de extensão Inserção do Psicólogo no Programa de Saúde da Família, desenvolvido de 1998 a 2004, com pacientes diabéticos e hipertensos, numa parceria entre o Departamento de Psicologia da Universidade Federal de Minas Gerais e a Secretaria Municipal de Saúde de Vespasiano (MG). Tem por objetivo apresentar a proposta de grupos terapêuticos no trabalho clínico com pessoas pertencentes a comunidades carentes, a partir dos pressupostos da Gestalt-terapia. Para isso, buscou explicitar como a fundamentação filosófica da Gestalt-terapia e os pressupostos teóricos sustentaram a metodologia e a atuação do psicólogo clínico, no sentido de ampliar a consciência dos membros do grupo, facilitar sua comunicação e desenvolver suas potencialidades, de modo a usá-las da forma mais adequada ao atendimento de suas necessidades. A reflexão sobre a experiência de campo mostra que os grupos terapêuticos se configuraram numa modalidade de assistência clínica de grande valia no trabalho com a população atendida.(AU)
Resumo em inglês: This article originates from the project Insertion of the Psychologist in the Program of Family Health, developed between 1998 and 2004, with patients with diabetes and hypertension, in a partnership between the Psychology Department of Federal University of Minas Gerais and Municipal Secretariat of Health in Vespasiano (MG). The project was about clinical assistance to the less favored population, culturally and economically, which frequents the PFH. It has the purpose of introducing a proposal of therapeutical groups in the clinical work with people from needy communities, using the premises of Gestalt-therapy. In order to do that, the presentation will explain how the philosophical grounding of Gestalt-therapy and theoretical premises support the methodology and the work of the clinical psychologist, as for working the expansion of consciousness of the group members, facilitating their communication and developing their potentials, in order to use them to help them to appropriately meet their needs. The reflections on the field experience show that therapeutical groups became a worthy clinical assistance modality on the work of the population carried for.(AU)
Descritores DECS:Terapia Gestalt
Estratégia Saúde da Família
Psicologia
 -Brasil
Descritores Psi Português:GESTALT-TERAPIA
GRUPOS
PROGRAMA DA SAÚDE DA FAMÍLIA
Descritores Psi Inglês:GESTALT THERAPY
GRUPS
FAMILY HEALTH PROGRAM
Descritores Psi Espanhol:TERAPIA DE GESTALT
GRUPOS
PROGRAMA DE SALUD FAMILIAR
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Id:52222
Autor:Tsallis, Alexandra C.
Título:Palhaços: uma possível reflexão para a Gestalt-terapia / Clowns: a possible reflection to Gestalt-therapy
Fonte:Estud. pesqui. psicol. (Impr.);9(1):0-0, abr. 2009
Resumo em português: Este artigo tem como objetivo discutir como os palhaços podem contribuir para uma reflexão acerca das intervenções psicoterápicas na Gestalt-terapia. Essa tarefa foi possível a partir do acompanhamento de uma oficina de teatro, intitulada “A nobre arte do palhaço” e das proposições teóricas da Teoria Ator-Rede acerca da recalcitrância. O efeito do palhaço reside na subversão do anseio pela vitória: quando todos no mundo almejam vencer, ele explora perder. Portanto, o que norteia seu surgimento é estabelecer um fluxo contínuo de contato com as dimensões frágeis, ridículas e transgressoras de cada um, nesse sentido compartilha com alguns dos princípios almejados pela Gestalt-terapia. Dessa forma, os palhaços favorecem que esta abordagem revisite suas reflexões, sua capacidade de criação, ou melhor, re-creação no encontro terapêutico.(AU)
Resumo em inglês: This article aims to discuss how clowns can contribute to a reflection concerning psychotherapic interventions in Gestalt-therapy. This task was possible starting from the observation of a theatre workshop, called “The noble art of clown”, and from the theoretical propositions of Actor-Net Theory relating to recalcitrance. The clowns effect its about the subversion of the wish to succeed: while everybody pursues winning, the clown explores the experience of losing. Therefore, what guides his emergence is to establish a continuous flux of contact with the fragile, ridiculous and transgressing dimensions of each of us, which shares common principles pursuit by Gestalt-therapy. So, clowns give Gestalt-therapy the opportunity to rethink its reflections, its capacity of creation, in better words, re-creation on therapy gathering.(AU)
Descritores DECS:Psicoterapia
Terapia Gestalt
Descritores Psi Português:INTERVENÇÃO PSICOTERAPÊUTICA
GESTALT-TERAPIA
Descritores Psi Inglês:PSYCHOTHERAPEUTIC INTERVENTION
GESTALT THERAPY
Descritores Psi Espanhol:INTERVENCIÓN PSICOTERAPÉUTICA
TERAPIA DE GESTALT
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Id:52221
Autor:Soares, Luciana Loyola Madeira.
Título:A Gestalt-terapia na universidade: da f(ô)rma à boa forma / Gestalt-therapy at the University: from the mold to the good shape
Fonte:Estud. pesqui. psicol. (Impr.);9(1):0-0, abr. 2009
Resumo em português: Este texto apresenta uma discussão sobre as características do trabalho de supervisão em Gestalt-terapia nos Serviços de Psicologia Aplicada dos cursos de graduação em Psicologia. Com uma presença que ainda pode ser considerada recente na universidade, a Gestalt-terapia propõe uma abordagem no estágio em Psicologia Clínica que não se confunde com uma formação de gestalt-terapeutas. Sua estratégia passa pelo desdobramento de possibilidades criativas da relação do supervisor com o estagiário e, deste, com os clientes em atendimento. A condução do trabalho na supervisão visa à melhor forma possível para configurar a singularidade do aprendizado das habilidades do futuro psicólogo clínico, e, para isso, distancia-se da rigidez das formatações teóricas e de um enquadramento fechado em dispositivos técnicos.(AU)
Resumo em inglês: This text discusses the supervision in Gestalt-therapy at the Services of Clinical Psychology in the graduation in Psychology. Recently installed at the universities, Gestalt-therapy doesn’t intend to prepare new gestalt-therapists, but aim to develop creative relationship possibilities between the supervisor and the trainee, and between this one and his clients. The process in supervision is driven towards finding the best form as possible in order to figure the singularity of learning the abilities of becoming a clinical psychologist. According to Gestalt-therapy purposes, that means to stay as far as possible from strict rules of theory and of close technical resources.(AU)
Descritores DECS:Terapia Gestalt
Psicólogos
Estágios
Descritores Psi Português:GESTALT-TERAPIA
SUPERVISÃO CLÍNICA
FORMAÇÃO DO PSICÓLOGO
Descritores Psi Inglês:GESTALT THERAPY
CLINICAL SUPERVISION
PSYCHOLOGIST EDUCATION
Descritores Psi Espanhol:TERAPIA DE GESTALT
SUPERVISIÓN CLÍNICA
FORMACIÓN DEL PSICÓLOGO
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Id:52220
Autor:Cavanellas, Luciana Bicalho.
Título:Intimidade: o incomum lugar comum num universo de alheios / Intimacy: the uncommon common place in an universe of distant people
Fonte:Estud. pesqui. psicol. (Impr.);9(1):0-0, abr. 2009
Resumo em português: Vivemos o tempo da alta ou da pós-modernidade. O momento é de velocidade, multiplicidade, inovações tecnológicas, futuro, ausência de historicidade, falta de referências e desconforto. A relação terapêutica pode ser vista como um lugar incomum para se encontrar com o outro e consigo mesmo, num mundo ditado pelas forças da alienação e do desencontro. A psicoterapia confirma seu lugar, mas suplica a reflexão. A intimidade aparece como possibilidade e acaba por constituir formas comuns e pessoais de busca de sentido. A Gestalt-terapia, como proposta de base fenomenológica-existencial, oferece-se ao fluxo da experiência, intencionando compreendê-la e afirmá-la como fonte possível de abertura e criação.(AU)
Resumo em inglês: We are living the time of the high or post-modernity. The moment is of velocity, multiplicity, technological innovations, future, absence of historicity, lack of references and discomfort. The therapeutical relation may be seen as an uncommon place to one meet the other and himself in a world commanded by the forces of the alienation and of the disagreement. The psychotherapy confirms its place, but supplicates the reflection. The intimacy appears as possibility and ends by constituting common and personal ways of search of sense. The Gestalt Therapy, as a proposition of phenomenological-existential basis, offers itself to the experience stream trying to understand and to affirm it as a possible source of creation and opening.(AU)
Descritores DECS:Terapia Gestalt
Recognição (Psicologia)
Descritores Psi Português:MODERNIDADE
INTIMIDADE
GESTALT-TERAPIA
Descritores Psi Inglês:MODERNITY
INTIMACY
GESTALT THERAPY
Descritores Psi Espanhol:MODERNIDAD
INTIMIDAD
TERAPIA DE GESTALT
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Id:52219
Autor:Fukumitsu, Karina Okajima; Cavalcante, Flaviana; Borges, Marcelo.
Título:O cuidado na saúde e na doença: uma perspectiva gestáltica / Caring. Health and sickness: a gestalt approach
Fonte:Estud. pesqui. psicol. (Impr.);9(1):0-0, abr. 2009
Resumo em português: Este artigo apresenta relações entre a Gestalt-Terapia, cuidado, cura e processos de saúde e doença. O cuidado passa a ser significativo para as pessoas sempre que um encontro genuíno acontece. Considerando que o profissional da saúde é um cuidador, sua relação com o cliente pode ser facilitadora para a instauração de novos sentidos, descobertas existenciais e, eventualmente, um caminho para a cura. Entende-se cura como o processo de retorno ao saudável e ao reconhecimento das potencialidades e possibilidades humanas.(AU)
Resumo em inglês: This article presents the relationship of Gestalt therapy, caring, healing, and the process of health and sickness. Caring turns out to be meaningful to people as the genuine encounter happens. Considering that any healthcare professional is a caretaker, the relationship with the client helps the disclosure of meanings, existential findings and a way to cure. We understand cure as the return to heal and to the recognition of potentialities and possibilities of the human being.(AU)
Descritores DECS:Terapia Gestalt
Saúde
Assistência Centrada no Paciente
Psicologia
Descritores Psi Português:PSICOLOGIA
GESTALT-TERAPIA
SAÚDE
DOENÇA
Descritores Psi Inglês:PSYCHOLOGY
GESTALT THERAPY
HEALTH
ILLNESS
Descritores Psi Espanhol:PSICOLOGÍA
TERAPIA DE GESTALT
SALUD
ENFERMEDAD
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Id:52218
Autor:Gonçalves, Rafael Ramos.
Título:Identidade, consumo e sociabilidade: implicações éticas / Identity, consumption and sociability: ethical implications
Fonte:Estud. pesqui. psicol. (Impr.);9(1):0-0, abr. 2009
Resumo em português: Durante o período da Modernidade intensificou-se o processo de falência das instituições responsáveis pela elaboração de narrativas que serviam de norte aos indivíduos. Este artigo atenta para as novas configurações decorrentes deste processo e tenta compreender, no contexto da sociedade do consumo, em que consiste a “identidade pós-tradicional” (SLATER). De fato, o ato de consumir é uma espécie de necessidade existencial, isto é, um caminho privilegiado para as negociações de identidade. Esta tendência favorece condutas narcísicas, nas quais o mundo privado é privilegiado em detrimento do público, sendo este tratado como espaço de realização dos próprios interesses. Uma das principais conseqüências disto é o afastamento da liberdade de sua dimensão política. O artigo oferece uma análise da formação deste cenário, indicando o modo como a lógica do consumo influencia a sociabilidade contemporânea, comprometendo o interesse pela dimensão pública da existência humana.(AU)
Resumo em inglês: During Modernity, the process of bankrupting of the institutions responsible to support stable references to people increases. This article refers to the new configurations of this process and tries to comprehend, in the context of the society of consumption, the meaning of “post-traditional identity” (Slater). In fact, the act of consuming is kind of an existential necessity, that is, an easy way to get to identity business. This tendency favors selfish attitudes, in which the private world takes advantage of the public world, this being treated as a space of self realization. One of the principal consequences of it is the distance between freedom and its political dimension. The article offers an analysis of this scenery background, pointing out the way how the logic of consumption influences the contemporary sociability, compromising the interest to the public dimension of human being existence.(AU)
Descritores DECS:Psicologia
Ego
Comportamento do Consumidor
Descritores Psi Português:PSICOLOGIA
COMPORTAMENTO DO CONSUMIDOR
SUBJETIVIDADE
SOCIABILIDADE
Descritores Psi Inglês:PSYCHOLOGY
CONSUMER BEHAVIOR
SUBJECTIVITY
SOCIABILITY
Descritores Psi Espanhol:PSICOLOGÍA
CONDUCTA DEL CONSUMIDOR
SUBJETIVIDAD
SOCIABILIDAD
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Id:52217
Autor:Amendola, Marcia Ferreira.
Título:Analisando e (des)construindo conceitos: pensando as falsas denúncias de abuso sexual / Analyzing and (de)constructing concepts: thinking about the false allegations of sexual abuse
Fonte:Estud. pesqui. psicol. (Impr.);9(1):0-0, abr. 2009
Resumo em português: O objetivo deste artigo é analisar os vários conceitos de violência sexual contra a criança a fim de se discutir as falsas denúncias de abuso sexual envolvendo pais e filhos no contexto da separação conjugal. A proposta visa levar o leitor a explorar e questionar paradigmas e a realizar uma reflexão crítica acerca da prática da avaliação psicológica em casos de denúncia de abuso sexual contra crianças, desafiando-os para uma mudança de postura profissional diante de temas de grande complexidade.(AU)
Resumo em inglês: The objective of this article is to analyze some concepts of child sexual abuse in order to discuss the false allegations of child sexual abuse in the context of the conjugal separation. The proposal intends to take the reader to explore and to question paradigms and to carry through a critical reflection concerning the practical of the psychological evaluation in cases of child sexual abuse allegations, defeating them for a change of professional position before subjects of great complexity.(AU)
Descritores DECS:Abuso Sexual na Infância
Psicologia
Descritores Psi Português:ABUSO DA CRIANÇA
AVALIAÇÃO PSICOLÓGICA
PSICOLOGIA
Descritores Psi Inglês:CHILD ABUSE
PSYCHOLOGICAL ASSESSMENT
PSYCHOLOGY
Descritores Psi Espanhol:ABUSO DE NIÑOS
EVALUACIÓN PSICOLÓGICA
PSICOLOGÍA
Meio Eletrônico:http://pepsic.bvs-psi.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1808-42812009000100016


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Id:52216
Autor:Naiff, Denis Giovani Monteiro; Naiff, Luciene Alves Miguez; Souza, Marcos Aguiar de.
Título:As representações sociais de estudantes universitários a respeito das cotas para negros e pardos nas universidades públicas brasileiras / College students social representations on racial quotas in public universities in Brazil
Fonte:Estud. pesqui. psicol. (Impr.);9(1):0-0, abr. 2009 ilus
Resumo em português: É bastante atual e polêmico o debate existente sobre a questão das cotas para negros e pardos nas universidades públicas brasileiras. Dentro deste contexto, a Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro - UFRRJ - tem discutido com a sua comunidade a implantação de cotas raciais em seu vestibular. Este trabalho teve como objetivo conhecer as representações sociais que os alunos da UFRRJ possuem sobre as cotas para negros e pardos na Universidade. Foram entrevistados 100 alunos dos cursos de licenciatura que foram submetidos a uma tarefa de evocação livre perante o termo indutor “Cotas para negros e pardos nas Universidades”. Os dados foram analisados com auxilio do programa de computador EVOC 2003. Os resultados apontam para uma atitude majoritariamente contrária contrastando com uma representação estruturada em torno de elementos justificadores da implantação das cotas, o que pode estar indicando a existência de uma zona muda das representações sociais sobre o objeto estudado.(AU)
Resumo em inglês: Today there is a constant debate concerning racial quotas for non-white students in public universities in Brazil. For instance the Federal Rural University of Rio de Janeiro (UFRRJ) is carrying out a public debate on the proposal of establishing racial quotas for the vestibular exam (similar to the SAT) with the main objective of understanding what are the social representations of the students in this particular subject. The debate was followed by interviews with 100 students that were asked to talk freely about their ideas and thoughts on racial quotas. The data was analyzed using the computer program EVOC 2003, among other methodologies. Considering social representation analysis the results show that the majority of the interviewees agree with racial quotas theoretically but on practical terms they are against it. This contradiction is defined as “mute zone” where you have to identify other forms of extracting the information you need other than using mainly the discourse.(AU)
Descritores DECS:Psicologia
Racismo
Universidades
Limites:Humanos
Adulto
Descritores Psi Português:PSICOLOGIA
REPRESENTAÇÃO SOCIAL
AÇÃO AFIRMATIVA
UNIVERSIDADES
RACISMO
Descritores Psi Inglês:PSYCHOLOGY
SOCIAL REPRESENTATION
AFFIRMATIVE ACTION
COLLEGES
RACISM
Descritores Psi Espanhol:PSICOLOGÍA
REPRESENTACIÓN SOCIAL
ACCIÓN AFIRMATIVA
UNIVERSIDADES
RACISMO
Meio Eletrônico:http://pepsic.bvs-psi.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1808-42812009000100017


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Id:52215
Autor:Moreira, Jacqueline de Oliveira.
Título:Revisitando o conceito de eu em Freud: da identidade à alteridade / Revisiting the concept of ego in Freud’s writing: from identity to alterity
Fonte:Estud. pesqui. psicol. (Impr.);9(1):0-0, abr. 2009
Resumo em português: O presente texto pretende ser uma revisão crítica de textos freudianos que se dedicam à questão da presença do outro no processo de constituição do eu. Nesse caso, o texto de Freud, Narcisismo: uma introdução (1914), apresenta-se como uma condição de possibilidade para o desenvolvimento de nossa reflexão. Tentaremos acompanhar as modificações freudianas no que tange à “teoria do eu”. Partiremos da noção do eu como um espaço subjetivo supostamente isento de conflitos e como dispositivo a serviço da realidade, capaz de conter e canalizar o fluxo de energia livre para, então, reconhecer o eu como constituído e determinado na e pela relação com o campo da alteridade. O eu deverá ser concebido como resultado de uma complexa sobredeterminação que envolve não apenas o inconsciente e o Id, mas também o espaço intersubjetivo.(AU)
Resumo em inglês: This paper aims to be a critical review of freudian writings about the presence of the other in the process of construction of the “ego”. Freud's On Narcissism: An Introduction (1914) presents itself as a condition of possibility for the development of our reflexion. We will try to entail freudian changes when they come to the "theory of the eu". We will start our discussion with the concept of “ego” as a subjective place, supposedly free from conflict, and as a device of reality capable of containing and channeling the unblocked energy flow; then we will recognize “ego” as something constituted and determined by the different figures of alterity. The ”ego” must be conceived as a result of a complex overdetermination that involves not only the unconscious and the Id, but also the subjective place.(AU)
Descritores DECS:Teoria Gestáltica
Individualidade
Ego
Psicologia
Descritores Psi Português:GESTALT-TERAPIA
IDENTIDADE
ALTERIDADE
PSICOLOGIA
Descritores Psi Inglês:GESTALT THERAPY
IDENTITY
ALTERITY
PSYCHOLOGY
Descritores Psi Espanhol:TERAPIA DE GESTALT
IDENTIDAD
ALTERIDAD
PSICOLOGÍA
Meio Eletrônico:http://pepsic.bvs-psi.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1808-42812009000100018


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Texto completo
Id:52203
Autor:Angélico, Antonio Paulo; Crippa, José Alexandre S; Loureiro, Sonia Regina.
Título:Transtorno de ansiedade social e habilidades sociais de falar em público: estudo experimental / Social anxiety disorder and social skills for speaking in public: experimental study.
Fonte:Estud. pesqui. psicol. (Impr.);12(1):10-35, abr. 2012 ilus, tab.
Resumo em português: O falar em público tem sido considerado um importante estressor psicossocial. Objetivou-se, comparar e caracterizar o repertório de habilidades sociais apresentado por universitários portadores de Transtorno de Ansiedade Social (TAS) e não portadores frente a uma situação experimental estruturada, o Teste de Simulação de Falar em Público (TSFP). Participaram 26 universitários, sendo 13 com diagnóstico de TAS (grupo caso de TAS) e 13 não portadores de transtornos psiquiátricos (grupo não-caso). Esses grupos não apresentaram diferenças significativas para a maioria dos marcadores comportamentais de ansiedade. Um número maior de sujeitos do grupo não-caso foi avaliado como apresentando um nível de habilidades sociais apropriadas para falar em público, em comparação ao grupo caso. Os grupos diferiram significativamente na maioria dos itens indicativos da habilidade de falar em público do Inventário de Habilidades Sociais (IHS-Del-Prette). Considera-se que a avaliação por meio do TSFP pode favorecer o planejamento de programas de treinamento em habilidades sociais.(AU)
Resumo em inglês: Speaking in public is considered an important psychosocial stressor. The objective of this investigation was to compare and characterize the repertoire of social skills displayed by college students suffering from Social Anxiety Disorder (SAD) and non-cases in a structured experimental situation, Simulation of Public Speaking Test (SPST). 26 undergraduate students participated, 13 of whom were diagnosed with SAD, and 13 non-cases of any psychiatric disorder (non-case group). These groups showed no significant differences for most behavioral markers of anxiety. A larger number of subjects in the non-case group were assessed as having a level of appropriate social skills for speaking in public, in comparison with the case group. The groups differed significantly on most items indicative of the ability to speak in public of the Social Skills Inventory (IHS-Del-Prette). It is considered that the assessment through SPST may facilitate the planning of social skills training programs.(AU)
Descritores DECS:Transtornos Fóbicos
Fala
Comportamento Social
Ansiedade
Estudantes
Psicologia
Limites:Humanos
Masculino
Feminino
Adulto
Descritores Psi Português:PSICOLOGIA
ANSIEDADE SOCIAL
COMUNICAÇÃO ORAL
HABILIDADES SOCIAIS
ANSIEDADE
ESTUDANTES UNIVERSITÁRIOS
Descritores Psi Inglês:PSYCHOLOGY
SOCIAL ANXIETY
ORAL COMMUNICATION
SOCIAL SKILLS
ANXIETY
COLLEGE STUDENTS
Descritores Psi Espanhol:PSICOLOGÍA
ANSIEDAD SOCIAL
COMUNICACIÓN ORAL
HABILID
ANSIEDADADES SOCIALES
ESTUDIANTES UNIVERSITARIOS
Meio Eletrônico:http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1808-42812012000100002


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Texto completo
Id:52202
Autor:Bolsoni-Silva, Alessandra Turini; Borelli, Laura Moreira.
Título:Treinamento de Habilidades Sociais Educativas Parentais: Comparação de Procedimentos a partir do Tempo de Intervenção / Training Parental Educational Social Skills: Comparison Procedures from the Intervention's time.
Fonte:Estud. pesqui. psicol. (Impr.);12(1):36-58, abr. 2012 tab.
Resumo em português: O presente estudo tem como objetivo a comparação de dois procedimentos de intervenção com pais que buscaram promover melhores interações sociais com seus filhos, por meio do treinamento e fortalecimento das habilidades sociais. Os procedimentos diferiram apenas em relação ao tempo em que foram administrados: 20 sessões aplicadas uma vez por semana a um grupo (G1), e duas vezes por semana a outro grupo (G2). Como instrumento, utilizou-se o Roteiro de Entrevista de Habilidades Sociais Educativas Parentais (RE-HSE-P). Notou-se que ambos os grupos obtiveram resultados positivos, no entanto, G1 destacou-se no aumento das habilidades sociais dos pais e das crianças e G2, na diminuição dos problemas de comportamento. Conclui-se que a intervenção de maior duração pode proporcionar a maior aquisição e consolidação de habilidades, e aponta-se para a necessidade da realização de trabalhos preventivos com a população, e de estudos comparativos para o aprimoramento de procedimentos de intervenção.(AU)
Resumo em inglês: This study aims to compare two intervention procedures with parents seeking to promote better social interactions with their children, through training and consolidation of social skills. The procedures were different only in relation to the time in which they were administered: 20 sessions applied once week for one group (G1) and twice a week for the other group (G2). The Parental Education Social Skills Interview was applied (RE-HSE-P). It was noticed that both groups have presented positives outcomes, however G1 has presented enhanced social skills for both the parents and children and G2 has presented reduction on behavior problems. It is concluded that the intervention of longer duration can provide better acquisition and consolidation of skills, and it is pointed the necessity of preventive work with the population, and comparative studies for the improvement of interventional procedures.(AU)
Descritores DECS:Comportamento Social
Poder Familiar
Educação
Psicologia
Limites:Humanos
Masculino
Feminino
Criança
Adolescente
Adulto Jovem
Adulto
Descritores Psi Português:HABILIDADES SOCIAIS
ESTILO PARENTAL
EDUCAÇÃO
PSICOLOGIA
Descritores Psi Inglês:SOCIAL SKILLS
PARENTING STYLE
EDUCATION
PSYCHOLOGY
Descritores Psi Espanhol:HABILIDADES SOCIALES
EDUCACIÓN
PSICOLOGÍA
Meio Eletrônico:http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1808-42812012000100003


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Texto completo
Id:52201
Autor:Rodrigues, Marisa Cosenza; Silva, Renata de Lourdes Miguel da.
Título:Avaliação de um programa de promoção da empatia implementado na educação infantil / Assessment of a program of promotion of empathy implemented at primary school.
Fonte:Estud. pesqui. psicol. (Impr.);12(1):59-75, abr. 2012 tab.
Resumo em português: A empatia tem sido associada à inibição de comportamentos agressivos, ao desenvolvimento de ações pró-sociais e a um melhor ajustamento psicossocial. O presente estudo relata uma pesquisa-intervenção realizada com 36 crianças (5 e 6 anos - 16 meninos e 20 meninas), alunos de uma escola municipal de educação infantil de Juiz de Fora/MG. A intervenção envolveu pré e pós-avaliação de um programa promotor do desenvolvimento de habilidades empáticas. Utilizou-se a Escala de Empatia para Crianças e Adolescentes de Bryant (1982), adaptada. Os resultados comparativos das etapas de pré e pós-avaliação do programa indicam um incremento das habilidades empáticas. Defende-se a importância das intervenções preventivas no contexto educativo e a relevância da promoção do desenvolvimento da empatia enquanto fator de proteção ao desenvolvimento infantil.(AU)
Resumo em inglês: Empathy has been linked to inhibition of aggressive behavior, the development of pro social activities and to a better psychosocial adjustment. This paper reports a research intervention with 36 children (5 and 6 years old - 16 boys and 20 girls), attending a public school of early childhood education in Juiz de Fora / MG. The intervention involved pre and post evaluation of a program promoting the development of empathic skills. It was used the Empathy Scale for Children and Adolescents of Bryant (1982), adapted. The comparative results of the stages of pre-and-post program evaluation indicated an increase in empathic skills. It defends the importance of preventive interventions in the educational context and importance of promoting the development of empathy as a protective factor for child development.(AU)
Descritores DECS:Empatia
Educação Infantil
Psicologia
Limites:Humanos
Masculino
Feminino
Criança
Descritores Psi Português:PSICOLOGIA
EMPATIA
EDUCAÇÃO INFANTIL
Descritores Psi Inglês:PSYCHOLOGY
EMPATHY
EARLY CHILDHOOD EDUCATION
Descritores Psi Espanhol:PSICOLOGÍA
EMPATIA
CRIANZA DEL NIÑO
Meio Eletrônico:http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1808-42812012000100004


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Id:52200
Autor:Faciola, Rosana Assef; Pontes, Fernando Augusto Ramos; Silva, Simone Souza da Costa.
Título:Um estudo bioecológico das relações de amizade em sala de aula inclusiva / A bioecological study of the relations of friendship in an inclusive classroom.
Fonte:Estud. pesqui. psicol. (Impr.);12(1):76-92, abr. 2012.
Resumo em português: Este artigo apresenta os resultados de uma pesquisa, a qual investigou as interações entre uma aluna com deficiência visual e seus colegas, em uma sala de aula inclusiva, de uma escola pública de Belém do Pará, com o objetivo de averiguar como se estabelecem as relações de amizade neste contexto de desenvolvimento. Para a coleta de dados foram utilizadas duas técnicas: a observação e a entrevista sociométrica com o sujeito focal e seus colegas de classe. Os dados obtidos mostraram que as respostas da aluna quanto as suas preferências de amizade estão relacionadas à cooperação e ao compartilhamento em sala de aula e na área de recreação. O mesmo não aconteceu com os outros alunos, cujos dados obtidos na entrevista e observação, apontaram diferenças relevantes quanto às preferências de amizade, sobretudo no que se refere à aluna com deficiência.(AU)
Resumo em inglês: This article presents the results of a research that investigated the interactions between a student with a visual impairment and her colleagues in an inclusive classroom, of a public school in Belém of Pará, with the purpose to know how these relations of friendship are established in this context of development. For data collection, were used two techniques: the observation and the sociometric interview with the focal subject and her classmates. The data collected showed that the responses of the student regarding to her preferences of friendship are related to cooperation and sharing in the classroom and in the school playground. The same didn't happen with the other students, whose data obtained in the interview and observation pointed relevant differences concerning to friendship preferences, with particular regard to the student with disability.(AU)
Descritores DECS:Inclusão Educacional
Amigos
Desenvolvimento Infantil
Psicologia
Limites:Humanos
Masculino
Feminino
Adolescente
Descritores Psi Português:INCLUSÃO ESCOLAR
AMIZADE
DESENVOLVIMENTO INFANTIL
PSICOLOGIA
Descritores Psi Inglês:SCHOOL INCLUSION
FRIENDSHIP
CHILDHOOD DEVELOPMENT
PSYCHOLOGY
Descritores Psi Espanhol:INCLUSIÓN ESCOLAR
AMISTAD
DESARROLLO INFANTIL
PSICOLOGÍA
Meio Eletrônico:http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1808-42812012000100005


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Id:52199
Autor:Cestari, Elisabete; Carlotto, Mary Sandra.
Título:Reabilitação profissional: o que pensa o trabalhador sobre sua reinserção / Professional rehabilitation: what the worker thinks about their reintegration.
Fonte:Estud. pesqui. psicol. (Impr.);12(1):93-115, abr. 2012 tab.
Resumo em português: A reintegração dos trabalhadores que se encontram parcialmente incapacitados, por motivo de doença ou acidente, é um processo complexo que depende do padrão de interação entre as várias instâncias: trabalhador, INSS, empresa e família. Assim, o estudo buscou conhecer a vivência do trabalhador segurado em seu processo de reinserção laboral na empresa de vínculo, procurando avaliar aspectos do trabalhador e do Programa de Reabilitação Profissional que contribuem efetivamente para uma adequada readaptação no mercado de trabalho e em seu contexto familiar e social. Foram realizadas entrevistas semiestruturadas com 05 trabalhadores. Verificou-se, por meio deste estudo, que os trabalhadores retornaram ao mesmo local de trabalho e para a mesma função, com restrição de tarefas ou para outra atividade. Observou-se a falta de integração entre os objetivos do Programa de Reabilitação Profissional - por parte do INSS - e entre as empresas. A reabilitação é considerada uma alternativa de retorno ao trabalho e um espaço de reflexão e construção de novos caminhos para serem trilhados por estes trabalhadores que buscam um novo significado para suas vidas.(AU)
Resumo em inglês: The reintegration of workers who are partially incapacitated due to such incidents is a complex process, depending largely on the standard of integration between several factors, including the worker, social security, the company, and the family. Semi-structured interviews were conducted with 5 workers. The aim was to understand the meaning of the return process to each of them, evaluating aspects of both the workers and the Professional Rehabilitation Program that effectively contribute to adequate readaptation within the job market as well as in a family and social context. The importance of assessing professional rehabilitation lies in the fact that it is within the workplace that the last stage of this process takes place. There is lack of integration between the objectives of Professional Rehabilitation Program by the INSS and companies. This study led to the conclusion that the workers returned to the same workplace and to the same job, but performed restricted tasks or took on different activities. Rehabilitation is not only considered an alternative to returning to work, but also as psychological space for reflection and the construction of new pathways workers to follow in search of new meaning in their lives.(AU)
Descritores DECS:Reabilitação Vocacional
Trabalhadores
Psicologia
Limites:Humanos
Descritores Psi Português:PSICOLOGIA
REABILITAÇÃO VOCACIONAL
RECURSOS HUMANOS
Descritores Psi Inglês:PSYCHOLOGY
VOCATIONAL REHABILITATION
PERSONNEL
Descritores Psi Espanhol:PSICOLOGÍA
REAHABILITACIÓN VOCACIONAL
PERSONAL
Meio Eletrônico:http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1808-42812012000100006


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Id:52198
Autor:Dantas, Etienne Andrade de Medeiros; Borges, Livia de Oliveira.
Título:Saúde organizacional e síndrome de burnout em escolas e hospitais / Organizational healthy and syndrome of burnout in schools and hospitals.
Fonte:Estud. pesqui. psicol. (Impr.);12(1):116-144, abr. 2012 tab.
Resumo em português: Estudou-se a prevalência da síndrome de burnout em instituições hospitalares e escolares em conformidade com a saúde organizacional dessas instituições. A pesquisa empírica foi realizada em três escolas públicas de ensino médio e em três hospitais públicos, sendo um geral, um especializado e outro militar. Contou-se com amostra acidental de 168 participantes. Para avaliação da prevalência da síndrome de burnout, aplicaram-se o Inventário de Burnout de Maslach (MBI) e uma ficha sociodemográfica. Para análise de saúde organizacional, foram realizadas entrevistas semi-estruturadas com pessoas-chave das organizações, utilizando um roteiro baseado nos fatores-componentes do construto. Os resultados corroboram a expectativa de alta prevalência da síndrome de burnout. Entretanto, não se encontraram diferenças de prevalência entre as instituições participantes, embora os participantes das escolas apresentem escores mais elevados no fator de Diminuição da Realização Pessoal. Em relação à variação da saúde organizacional, observou-se uma precária saúde organizacional em todas as instituições pesquisadas. No entanto, considerando a alta prevalência da síndrome de burnout, é adequado assinalar que os resultados corroboram a previsão de que um ambiente de saúde organizacional deficiente amplia a probabilidade de desenvolvimento da síndrome pelos trabalhadores.(AU)
Resumo em inglês: The prevalence syndrome of burnout was studied in schools and hospitals according to these institutions' organizational health. The empirical research was carried out in three public Junior High schools as well as in three public hospitals - general, specialized, and military. Accidental samples from 168 participants were used. In order to evaluate the prevalence syndrome of burnout, the Maslach Burnout Inventory (MBI) and a socio-demographic form were applied. To carry out the analysis of the organizational health, semi-structured interviews with key-persons in such organizations were conducted following an itinerary based on component factors of the construct. The results confirm the expectation of high prevalence syndrome of burnout. Differences of prevalence among the researched institutions were not found, although the participants from the schools show higher scores when the Reduced Personal Accomplishment factor was focused. In relation to variance of the organizational health, it was observed it is precarious in all of the institutions. However, considering the high prevalence syndrome of burnout, it is appropriate to note that the results corroborate the prediction that an environment of poor organizational health increases the likelihood of developing the disease for workers.(AU)
Descritores DECS:Saúde do Trabalhador
Esgotamento Profissional
Instituições Acadêmicas
Hospitais
Psicologia
Limites:Humanos
Masculino
Feminino
Adulto Jovem
Adulto
Descritores Psi Português:STRESS OCUPACIONAL
SAÚDE OCUPACIONAL
ESCOLAS
HOSPITAIS
PSICOLOGIA
Descritores Psi Inglês:OCCUPATIONAL STRESS
OCCUPATIONAL HEALTH
SCHOOLS
HOSPITALS
PSYCHOLOGY
Descritores Psi Espanhol:ESTRES OCUPACIONAL
SALUD OCUPACIONAL
ESCUELAS
HOSPITALES
PSICOLOGÍA
Meio Eletrônico:http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1808-42812012000100007


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Id:52197
Autor:Moraes, Gustavo Hermínio Salati Marcondes de; Moraes, Olga Maria Salati Marcondes de.
Título:Futebol e violência: Freud explica? / Soccer and violence: Can Freud explain?.
Fonte:Estud. pesqui. psicol. (Impr.);12(1):145-157, abr. 2012.
Resumo em português: Neste artigo, buscaremos refletir sobre a análise de comportamentos que transformam o lazer propiciado pelos jogos de futebol em espetáculo de violência e vandalismo. Embora possa praticar atos de vandalismo, quando isolado, o indivíduo normalmente participa dessas ações violentas quando em grupos. Isto se explica pela possibilidade de utilizar a proteção do grupo para se fortalecer, superando o medo. Dessa forma, são explicados os comportamentos agressivos das torcidas de futebol. A impunidade e a ilegalidade reinantes na sociedade atual, caracterizada pela satisfação pessoal, busca de prazer e realização de desejos, vêm potencializando tais fatos. Estudos demonstram que diversos aspectos das teorias de Freud podem ser associados às questões discutidas nesse ensaio sobre causas da violência no futebol e seu desenvolvimento, em especial no contexto das torcidas organizadas; tais questões devem ser pensadas para além do âmbito subjetivo, também no contexto sócio-histórico, dada a relevância da totalidade dos aspectos sociais, culturais, econômicos, bem como da educação.(AU)
Resumo em inglês: In this article, we reflect on the analysis of behaviors that transform the leisure afforded by the soccer into a spectacle of violence and vandalism. Although the individual may commit acts of vandalism alone, usually participate in these violent actions in groups. This fact, common among soccer fans, may be explained by the possibility of using the protection and enhancement, when they are in a group. The impunity and lawlessness prevailing in modern society characterized by personal satisfaction, pleasure, and fulfillment of desires, are leveraging these facts. Studies show that many aspects of Freud's theories may be related to the issues discussed in this essay on the causes of violence and its development, particularly in the context of pep rallies, such issues should be thought beyond the subjective, also in the socio-historical given the importance of all social, cultural, economic, and education.(AU)
Descritores DECS:Violência
Futebol
Comportamento
Teoria Freudiana
Psicologia
Descritores Psi Português:VIOLÊNCIA
FUTEBOL
COMPORTAMENTO
FREUD, SIGMUND, 1856-1939
Descritores Psi Inglês:VIOLENCE
SOCCER
BEHAVIOR
FREUD, SIGMUND, 1856-1939
Descritores Psi Espanhol:VIOLENCIA
FUTBOL
CONDUCTA
FREUD, SIGMUND, 1856-1939
Meio Eletrônico:http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1808-42812012000100008



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