|
Id: | 20718
| Autor: | Viana, Mager da Conceição Ventura. | Título: | O movimento da matemática moderna e suas implicações no ensino de 1º e 2º graus no brasil / The modern mathematics movement and its implications in brazilian schools
| Fonte: | Escritos educ;3(1):27-40, jan-jun.2004
| Resumo em português: | Este artigo faz uma leitura das origens, propostas e influências do movimento de matemática moderna no Brasil. Para isso, considera que o mesmo se originou da ação de matemáticos das universidades, da ideologia e filosofia da matemática do período e do contexto político e histórico do pós-guerra. Nas décadas de 30 e 40, em Nancy (França), o grupo Bourbaki buscou a unificação da Matemática em estruturas gigantescas, a algébrica e a topológica, unidas pela estrutura de espaço vetorial. Os EUA contribuíram com o financiamento da reforma, e os europeus, com a ideologia. As propostas dos diversos grupos não eram uniformes. Dienes, por exemplo, enfatizou o uso de material concreto e transformações em planos finitos e estruturas algébricas. No Brasil, conforme se expõe, a matemática moderna, não chegando a ser completamente implantada, não pode ser caracterizada como responsável pela atual situação do ensino de matemática (AU) | Resumo em espanhol: | Este artículo hace una lectura de los orígenes, propuestas e influencias del movimiento de las matemáticas modernas en Brasil. Para eso, considera que este se originó de la acción de matemáticos de las universidades, de la ideología y filosofía de las matemáticas del periodo y del contexto político e histórico de la posguerra. En las décadas del 30 y 40, en Nancy (Francia), el grupo Bourbaki buscó la unificación de las Matemáticas en estructuras gigantescas, la algebraica y la topológica, unidas por la estructura de espacio vectorial. Los EE UU contribuyeron con la financiación de la reforma, y los europeos, con la ideología. Las propuestas de los diversos grupos no eran uniformes. Dienes, por ejemplo, enfatizó el uso de material concreto y transformaciones en planos finitos y estructuras algebraicas. En Brasil, conforme se expone, las matemáticas modernas, no llegando a ser completamente implantada, no puede ser caracterizada como responsable por la actual situación de la enseñanza de matemáticas
| Descritores Psi Português: | MATEMÁTICA ENSINO DA MATEMÁTICA FRACASSO
| Descritores Psi Inglês: | MATHEMATICS MATHEMATICS EDUCATION FAILURE
| Localização: | BR85.1 - USP/IP/SBD BR27.1 - PUC-CAMPINAS/SBI BR1725.1 - ISEAT/FHA/BT
|
|