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Id:25239
Autor:Romero-Rodriguez, Ana Cecília; Vizzotto, Marília Martins.
Título:Saúde mental e relações parentais: Considerações sobre as funções materna e paterna / Mental health and parental relationships: Discussing motherhood and fatherood functions
Fonte:Encontro;10(13):83-94, jun.-jan 2006
Resumo em português: O presente texto discute saúde mental a partir das concepções psicanalíticas da “teoria das relações objetais” postuladas por Melanie Klein e seus seguidores. Enfatiza que a base da saúde mental está nas primeiras relações que se estabelecem desde o nascimento e nos primeiros anos de vida do bebê com seus pais, buscando apontar que, na constituição da saúde, o vínculo afetivo se estabelece a partir das relações parentais cruzadas: do bebê com os pais e destes para com o bebê. Entende-se que o vínculo é uma estrutura que se manifesta internamente em relação aos objetos e externamente por meio das condutas, dos papéis , da comunicação. A construção vincular auxilia o desenvolvimento do aparelho psíquico num quadro de relações intrapsíquicas, interpsíquicas e intersubjetivas. Destaca-se ainda que, ao longo do desenvolvimento, o sujeito vivencia momentos de re-atualização ante cada crise normal ou acidental, tendo oportunidades de elaboração de conflitos primitivos (AU)
Resumo em espanhol:El presente texto discute la salud mental a partir de las concepciones psicoanalíticas de la “teoría de las relaciones de objetos” postuladas por Melanie Klein y sus seguidores. Enfatiza que la base de la salud mental está en las primeras relaciones que se establecen desde el nacimiento y en los primeros años de vida del bebé con sus padres, buscando apuntar que, en la constitución de la salud, el vínculo afectivo se establece a partir de las relaciones parentales cruzadas: del bebé con los padres y de estos con el bebé. Se entiende que el vínculo es una estructura que se manifiesta internamente con relación a los objetos y externamente por medio de las conductas, los papeles, la comunicación. La construcción vincular auxilia el desarrollo del aparato psíquico en un cuadro de relaciones intrapsíquicas, interpsíquicas e intersubjetivas. Se destaca todavía que, a lo largo del desarrollo, el sujeto vivencia momentos de reactualización ante cada crisis normal o accidental, teniendo oportunidades de elaboración de conflictos primitivos
Descritores DECS:Saúde Mental
Psicanálise
Paternidade
Apego ao Objeto
 -Psicanálise
Limites:Humanos
Descritores Psi Português:SAÚDE MENTAL
PSICANÁLISE
COMPORTAMENTO DE APEGO
PATERNIDADE
MATERNIDADE
Descritores Psi Inglês:MENTAL HEALTH
PSYCHOANALYSIS
ATTACHMENT BEHAVIOR
FATHERHOOD
MOTHERHOOD
Descritores Psi Espanhol:SALUD MENTAL
PSICOANALISIS
CONDUCTA DE APEGO
PATERNIDAD
MATERNIDAD
Responsável:BR1480.1 - Centro Universitário Anhanguera de Santo André S.A. - UNIANHANGUERA.
Localização:BR1480.1 - UNIA/BC
BR85.1 - USP/IP/SBD
BR27.1 - PUC-CAMPINAS/SBI


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Id:25238
Autor:Motta, Ivonise Fernandes da.
Título:Observações de fenômenos emergentes na psicoterapia quando a psicoterapeuta está grávida / Comments of emergent phenomena in the psycotherapy while the psychotherapist's pregnant
Fonte:Encontro;10(13):70-82, jun.-jan 2006
Resumo em português: Neste trabalho pesquisou-se os efeitos da gravidez da psicoterapeuta no processo psicoterápico. Os seguintes aspectos nortearam esta investigação: a) possível facilitação e catalização de vivências primitivas com a mãe; b) possível facilitação e catalização de vivências referentes ao rompimento da simbiose com a figura materna, como quando nasce um irmão; c) presença inegável da sexualidade da psicoterapeuta, com possíveis interferências no processo psicoterápico. Foram acompanhados 24 casos, atendidos por três psicoterapeutas grávidas, cujo trabalho psicoterápico era de orientação psicanalítica. Uma das psicoterapeutas acompanhou três clientes adultas do sexo feminino. A segunda psicoterapeuta forneceu dados de sete casos, sendo cinco de clientes adultos de sexo feminino, um de cliente adulto de sexo masculino e o caso de um menino. A terceira psicoterapeuta, autora deste trabalho, acompanhou 14 casos, três de clientes adultos de sexo feminino e 11 crianças púberes (6 meninos e 5 meninas). Os seguintes resultados foram encontrados em relação aos clientes: sentimentos de hostilidade, inveja e ciúme; facilitação de revivescências de faltas primitivas no contato materno; facilitação de vivências depressivas; facilitação de fantasias e angústias relacionadas à sexualidade genital. Esta pesquisa objetivou focalizar maior interesse sobre o tema, pois a melhor compreensão dos fenômenos emergentes na psicoterapia quando da gravidez da psicoterapeuta pode ser valiosa à prática clínica (AU)
Resumo em espanhol:En este trabajo, se ha investigado los efectos del embarazo de la psicoterapeuta en el proceso psicoterapéutico. Los siguientes aspectos han norteado esta investigación: a) posible facilitación y catalización de vivencias primitivas con la madre; b) posible facilitación y catalización de vivencias referentes al rompimiento de la simbiosis con la figura materna, como cuando nace un hermano; c) presencia innegable de la sexualidad de la psicoterapeuta, con posibles interferencias en el proceso psicoterapéutico. Se han acompañado 24 casos, atendidos por tres psicoterapeutas embarazadas, cuyo trabajo psicoterápico era de orientación psicoanalítica. Una de las psicoterapeutas ha acompañado a tres clientas adultas. La segunda psicoterapeuta ha suministrado los datos de siete casos, siendo cinco de clientas adultas, uno de cliente adulto y el caso de un chico. La tercera psicoterapeuta, autora de este trabajo, ha acompañado a 14 casos, tres de clientas adultas y 11 niños púberes (6 chicos y 5 chicas). Los siguientes resultados han sido encontrados en relación a los clientes: sentimientos de hostilidad, envidia y celo, facilitación de reviviscencias de faltas primitivas en el contacto materno, facilitación de vivencias depresivas, facilitación de fantasías y angustias relacionadas a la sexualidad genital. Esta investigación ha objetivado focalizar el mayor interés sobre el tema, pues la mejor comprensión de los fenómenos emergentes en la psicoterapia cuando del embarazo de la psicoterapeuta puede ser valiosa a la práctica clínica
Descritores DECS:Gravidez
Psicanálise
Emoções
 -Psicoterapia
Limites:Humanos
Adulto
Feminino
Gravidez
Descritores Psi Português:GRAVIDEZ
SETTING (PSICANÁLISE)
EMOÇÕES
PSICOTERAPEUTAS
Descritores Psi Inglês:PREGNANCY
SETTING (PSYCHOANALYSIS)
EMOTIONS
PSYCHOTHERAPISTS
Descritores Psi Espanhol:EMBARAZO
EMOCIONES
SETTING (PSICOANALISIS)
Responsável:BR1480.1 - Centro Universitário Anhanguera de Santo André S.A. - UNIANHANGUERA.
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Id:25237
Autor:Monteiro, Juliana da Silva.
Título:A neurose obsessiva feminina: a importância do diagnóstico diferencial / The feminine obsessive neurosis: the importance of the distinguishing diagnosis
Fonte:Encontro;10(13):60-69, jan.-jun. 2006
Resumo em português: A proposta deste artigo é tratar de questão necessária no que tange à estrutura neurótica obsessiva em mulheres e a clínica diferencial. Apesar de ser freqüente a prevalência do diagnóstico de neurose obsessiva em homens e de histeria nas mulheres, este fator não deve servir para sustentar equívocos que levam muitos profissionais a diagnosticar histéricas indiscriminadamente ou simplesmente confundir histeria e feminilidade. Deste modo, advém uma questão recorrente: afinal, existem mulheres obsessivas? (AU)
Resumo em espanhol:La propuesta de este artículo es tratar la cuestión necesaria en el que se refiere a la estructura neurótica obsesiva en mujeres y la clínica diferencial. A pesar de ser frecuente la prevalencia del diagnóstico de neurosis obsesivo en hombres y de histeria en las mujeres, este factor no debe servir para sostener los equívocos que llevan a muchos profesionales a diagnosticar histéricas indiscriminadamente o simplemente confundir la histeria con la femineidad. De este modo, adviene una cuestión recurrente: ¿existen mujeres obsesivas?
Descritores DECS:Transtornos Neuróticos
Mulheres
Diagnóstico
 -Psicologia Clínica
Limites:Humanos
Feminino
Descritores Psi Português:NEUROSE OBSESSIVO-COMPULSIVA
MULHERES
DIAGNÓSTICO
FEMINILIDADE
Descritores Psi Inglês:OBSESSIVE COMPULSIVE NEUROSIS
WOMEN
DIAGNOSIS
FEMININITY
Descritores Psi Espanhol:TRASTORNO OBSESIVO COMPULSIVO
MUJERES
DIAGNOSTICO
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Id:25236
Autor:Fonseca, Célia Maria Souto Maior de Souza; Lima, Albenise de Oliveira; Morato, Henriette Tognetti Penha.
Título:Adolescência, violência e desamparo: uma articulação possível? / Adolescence, violence and helpless: a possible articulations?
Fonte:Encontro;10(13):48-59, jun.-jan. 2006
Resumo em português: Este artigo tece algumas considerações acerca da relação que se possa estabelecer entre adolescência, violência e desamparo. Com o propósito de traçarmos uma breve caracterização do problema, partimos do estudo do desamparo do homem, cuja condição de desamparo é a sua própria condição humana. O estudo do desamparo nos conduziu ao tema do narcisismo e do desconhecimento do outro em sua alteridade. Levou-nos à questão do individualismo, da exclusão social, do desrespeito pelo outro e, conseqüentemente, ao estudo da violência como expressão de um mal-estar vivido pelo homem contemporâneo. Encontramos na ética a interlocução de que necessitamos para o resgate da humanidade, do homem, esmagada pela violência (AU)
Resumo em espanhol:Este artículo teje algunas consideraciones acerca de la relación que se pueda establecer entre adolescencia, violencia y desamparo. Con el propósito de trazar una breve caracterización del problema, partimos del estudio del desamparo del hombre, cuya condición de desamparo es su propia condición humana. El estudio del desamparo nos ha conducido al tema del narcisismo y del desconocimiento del otro en su alteridad. Nos ha llevado a la cuestión del individualismo, la exclusión social, la falta de respeto por el otro y, consecuentemente, al estudio de la violencia como expresión de un mal-estar vivido por el hombre contemporáneo. Encontramos en la ética la interlocución de que necesitamos para el rescate de la humanidad, del hombre, aplastado por la violencia
Descritores DECS:Violência
Proteção
Ética
Desamparo Aprendido
Limites:Humanos
Adolescente
Descritores Psi Português:ADOLESCÊNCIA
DESAMPARO
VIOLÊNCIA
EXCLUSÃO SOCIAL
Descritores Psi Inglês:ADOLESCENCE
HELPLESSNESS
VIOLENCE
SOCIAL EXCLUSION
Descritores Psi Espanhol:ADOLESCENCIA
DESAMPARO
VIOLENCIA
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Id:25235
Autor:Rabelo, José Orlando Carneiro Campello; Melo, Zélia Maria; Campos, Zuleica Pereira.
Título:Violência e marginalidade na urbe e suas implicações na infância, adolescência e mulher: Recife (1920-1940) / Violence and delinquency in city and your implications in the family: Recife (1920-1940)
Fonte:Encontro;10(13):36-47, jan.-jun. 2006
Resumo em português: O presente trabalho tem como objetivo geral estudar a família no processo de modernização e urbanização do Recife nos anos 1920 a 1950, e como objetivos específicos compreender as relações de violência na família, além de verificar a violência e atos criminosos contra a mulher nesta cidade no referido período. A modalidade de pesquisa é qualitativa e arquivológica e a documentação utilizada, provém dos periódicos publicados durante os anos de 1920 até 1950 em Pernambuco.O procedimento técnico-metodológico adotado no tratamento da documentação foi referendado na análise dos documentos e nas práticas instituídas pelos protagonistas desta história. Através do exame do material evidenciou-se a violência presente em vários momentos da vida familiar, em especial nas manifestações do poder patriarcal. A dinâmica familiar consista em um modelo de subjugo, onde o pai domina todas as relações familiares, a imprensa e a sociedade não apenas eram coniventes com tais práticas, mas atuavam no sentido de mantê-las (AU)
Resumo em espanhol:El presente trabajo tiene como objetivo general estudiar la familia en el proceso de modernización y urbanización de Recife en los años de 1920 a 1950, y como objetivos específicos comprender las relaciones de violencia en la familia, además de verificar la violencia y los actos criminosos contra la mujer en esta ciudad en el referido período. La modalidad de investigación es cualitativa y archivológica y la documentación utilizada proviene de los periódicos publicados durante os años de 1920 hasta 1950 en Pernambuco. El procedimiento técnico metodológico adoptado en el tratamiento de la documentación ha sido refrendado en el análisis de los documentos y en las prácticas instituidas por los protagonistas de esta historia. A través del examen del material se ha evidenciado la violencia presente en varios momentos de la vida familiar, en especial en las manifestaciones del poder patriarcal. La dinámica familiar consistía en un modelo de subyugo, en el que el padre domina todas las relaciones familiares, la imprenta y la sociedad, no solamente eran conniventes con tales prácticas, sino que actuaban en el sentido de mantenerlas
Descritores DECS:Relações Familiares
Violência Doméstica
Urbanização
 -Documentação
Limites:Humanos
Descritores Psi Português:RELAÇÕES FAMILIARES
VIOLÊNCIA NA FAMILIA
URBANIZAÇÃO
DOCUMENTAÇÃO
Descritores Psi Inglês:FAMILY RELATIONS
FAMILY VIOLENCE
URBANIZATION
DOCUMENTATION
Descritores Psi Espanhol:RELACIONES FAMILIARES
VIOLENCIA DOMESTICA
URBANIZACION
Responsável:BR1480.1 - Centro Universitário Anhanguera de Santo André S.A. - UNIANHANGUERA.
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Id:25234
Autor:Facci, Marilda Gonçalves Dias; Tuleski, Silvana Calvo; Barroco, Sonia Mari Shima.
Título:Psicologia histórico-cultural e educação especial de crianças: do desenvolvimento biológico à apropriação da cultura / Historical-cultural psychology and children' special education: from the biological development by acquiring culture
Fonte:Encontro;10(13):23-35, jan.-jun. 2006
Resumo em português: O presente artigo resulta de estudos e pesquisas bibliográficas na intersecção entre psicologia, educação e educação especial, sob a perspectiva da psicologia histórico-cultural. Objetiva-se refletir acerca da visão biológica dos processos de aprendizagem e desenvolvimento ainda predominantes no domínio educacional e, sobretudo, na modalidade da educação especial. O processo de humanização do homem implica em ir da condição de espécie biológica à de gênero humano – quando assume características culturais, com a formação dos processos / funções psicológicos superiores. Educadores e demais profissionais que atuam nessa modalidade devem buscar pelo desenvolvimento de tais processos tipicamente humanos. Estes são produtos da atividade cerebral, mas, fundamentalmente, resultam nas mediações propiciadas pelos instrumentos que se interpõem entre o homem e o objeto de sua atividade. Conclui-se que em tal modalidade de ensino sempre é necessário considerar que a atividade humana implica em ações que visam suprir necessidades criadas na luta pela existência, e que a supressão das mesmas faz suscitar novas necessidades. Assim, na educação de crianças especiais deve-se considerar que, simultaneamente à deficiência, existem possibilidades e necessidades compensatórias capazes de levar à superação das limitações biológicas; esta compreensão é que deve direcionar o processo educativo. A psicologia histórico-cultural oferece os fundamentos para à crítica à perspectiva organicista, bem como recursos teóricos para o desenvolvimento de estratégias e procedimentos educativos mediadores para indivíduos com deficiências ou necessidades singulares. Assim, defende-se a importância desta teoria na formação de professores para a educação especial (AU)
Resumo em espanhol:El presente artículo resulta de estudios e investigaciones bibliográficas en la intersección entre psicología, educación y educación especial, bajo la perspectiva de la psicología histórico cultural. Se objetiva reflexionar acerca de la visión biológica de los procesos de aprendizaje y desarrollo todavía predominantes en el dominio educacional y, sobre todo, en la modalidad de la educación especial. El proceso de humanización del hombre implica en ir de la condición de especie biológica a la de género humano – cuando asume características culturales, con la formación de los procesos / funciones psicológicas superiores. Educadores y demás profesionales que actúan en esa modalidad deben buscar el desarrollo de tales procesos típicamente humanos. Estos son productos de la actividad cerebral, pero, fundamentalmente, resultan en las mediaciones propiciadas por los instrumentos que se interponen entre el hombre y el objeto de su actividad. Se concluye que en tal modalidad de enseñanza siempre se necesita considerar que la actividad humana implica en acciones que pretenden suplir las necesidades creadas en la lucha por la existencia y que la supresión de estas hace suscitar nuevas necesidades. Así, en la educación de niños especiales, se debe considerar que, simultáneamente a la deficiencia, existen posibilidades y necesidades compensatorias capaces de llevar a la superación de las limitaciones biológicas; esta comprensión es la que debe dirigir el proceso educativo. La psicología histórico cultural ofrece los fundamentos para la crítica a la perspectiva organicista, así como los recursos teóricos para el desarrollo de estrategias y procedimientos educativos mediadores a individuos con deficiencias o necesidades singulares. Así, se defiende la importancia de esta teoría en la formación de profesores para la educación especial
Descritores DECS:Educação Especial
Psicologia
Aprendizagem
 -Cultura
Limites:Humanos
Descritores Psi Português:EDUCAÇÃO ESPECIAL
PSICOLOGIA HISTÓRICO-CULTURAL
APRENDIZAGEM
DESENVOLVIMENTO INFANTIL
FATORES SOCIOCULTURAIS
VYGOTSKY, LEV SEMENOVICH, 1896-1934
Descritores Psi Inglês:SPECIAL EDUCATION
HISTORIC-CULTURAL PSYCHOLOGY
LEARNING
CHILDHOOD DEVELOPMENT
SOCIOCULTURAL FACTORS
VYGOTSKY, LEV SEMENOVICH
Descritores Psi Espanhol:EDUCACION ESPECIAL
PSICOLOGIA HISTORICO-CULTURAL
APRENDIZAJE
Responsável:BR1480.1 - Centro Universitário Anhanguera de Santo André S.A. - UNIANHANGUERA.
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Id:25233
Autor:Rêgo, Érika Maria Gallindo; Lima, Albenise de Oliveira; Amazonas, Maria Cristina Lopes de Almeida.
Título:Crianças institucionalizadas: uma outra identidade possível? / Institucionalized children: another possible identity?
Fonte:Encontro;10(13):1-10, jan.-jun. 2006
Resumo em português: Este trabalho pretende focalizar a identidade infantil, mais especificamente, das crianças abrigadas em instituições. Visa engendrar problematizações a respeito da (des)construção da identidade no espaço institucional. Destaca as assertivas de Silveira (2002) e Marin (1999) que apontam a massificação e a falta de autonomia como obstáculo ao desenvolvimento saudável da identidade da criança institucionalizada. Ultiliza-se da perspectiva dos estudos culturais, ao lançar mão do suporte teórico percorrido por Hall (2000), Silva e Woodward (2000). Conclui que o acesso da criança institucionalizada à sua historicidade possibilita a ela (re)significar a própria identidade que, invariavelmente, encontra-se permeada por estigmas depreciativos (AU)
Resumo em espanhol:Este trabajo pretende focalizar la identidad infantil, más específicamente la de los niños abrigados en instituciones. Pretende engendrar las problematizaciones con respecto a las (des)construcciones de la identidad en el espacio institucional. Destaca las asertivas de Silveira (2002) y Marin (1999) que apuntan la masificación y la falta de autonomía como obstáculo al desarrollo saludable de la identidad del niño institucionalizado. Se utiliza la perspectiva de los estudios culturales, al aprovechar el soporte teórico utilizado por Hall (2000), Silva y Woodward (2000). Se concluye que el acceso del niño institucionalizado a su historicidad posibilita a él (re)significar la propia identidad que, invariablemente, se encuentra permeada por estigmas despreciativos
Descritores DECS:Criança Institucionalizada
Desenvolvimento da Personalidade
 -Terapias em Estudo
Limites:Humanos
Criança
Descritores Psi Português:ORGANIZAÇÕES
IDENTIDADE (CRIANÇA)
CRIANÇAS INSTITUCIONALIZADAS
Descritores Psi Inglês:ORGANIZATIONS
IDENTITY (PSYCHOLOGY) IN CHILDREN
CHILDREN - INSTITUTIONAL CARE
Descritores Psi Espanhol:ORGANIZACIONES
IDENTIDAD (NINOS)
Responsável:BR1480.1 - Centro Universitário Anhanguera de Santo André S.A. - UNIANHANGUERA.
Localização:BR1480.1 - UNIA/BC
BR85.1 - USP/IP/SBD
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Id:25232
Autor:Paulo, Thais Sarmanho; Almeida, Sandra Francesca Conte de.
Título:Adolescência: que invenção é essa? / Adolescence: what kind of invention is that?
Fonte:Encontro;10(13):11-22, jan.-jun. 2006
Resumo em português: O artigo focaliza, desde uma leitura psicanalítica, a constituição do fenômeno da adolescência na modernidade e discute a função do adulto, dos pares e da educação na ressignificação das identificações, dos ideais, das perdas e do lugar do adolescente na família e na sociedade. O texto chama a atenção para a importância dos dispositivos simbólicos, operados pelo outro semelhante e pelo outro, na passagem adolescente, tendo a educação, inclusive a educação escolar, a função primordial de sustentar e transmitir ao adolescente a tradição simbólica que funda o sujeito (divido) e a cultura. A adolescência, enquanto operação psíquica ou mesmo momento lógico na construção do sinthoma, demanda, de modo irrefutável, que o outro reconheça a verdade da castração, da falta-a-ser, e sustente a eficácia do nome-do-Pai, abrindo, assim, para o sujeito adolescente, saídas simbólicas para o seu encontro traumático com o real (AU)
Resumo em espanhol:El artículo focaliza, desde una lectura psicoanalítica, la constitución del fenómeno de la adolescencia en la modernidad y discute la función del adulto, los pares y la educación en la resignificación de las identificaciones, los ideales, las pérdidas y el lugar del adolescente en la familia y la sociedad. El texto llama la atención para la importancia de los dispositivos simbólicos, operados por el otro semejante y por el otro, en el pasaje adolescente, teniendo la educación, incluso la educación escolar, la función primordial de sostener y transmitir al adolescente la tradición simbólica que funda el sujeto (divido) y la cultura. La adolescencia, en cuanto operación psíquica o mismo momento lógica en la construcción del síntoma, demanda, de modo irrefutable, que el otro reconozca la verdad de la castración, la falta a ser y sostenga la eficacia del nombre del padre, abriéndole, así, al sujeto adolescente, salidas simbólicas para su encuentro traumático con lo real
Descritores DECS:Adolescente
Relações Pai-Filho
Psicanálise
 -Psicologia do Adolescente
Limites:Adolescente
Humanos
Descritores Psi Português:ADOLESCENTES
FUNÇÃO PATERNA
PSICANÁLISE E EDUCAÇÃO
Descritores Psi Inglês:ADOLESCENTS
PATERNAL FUNCTION
PSYCHOANALYSIS AND EDUCATION
Descritores Psi Espanhol:ADOLESCENTE
FUNCION PATERNA
PSICOANALISIS Y EDUCACION
Responsável:BR1480.1 - Centro Universitário Anhanguera de Santo André S.A. - UNIANHANGUERA.
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Id:25231
Autor:Bley, Luciana de Melo.
Título:Regras de apresentação entre americanos e brasileiros / Presentation rules among americans and brazilians
Fonte:Encontro;10(12):79-102, jul.-dez. 2005 tab
Resumo em português: Este estudo investigou as regras de apresentação entre americanos e brasileiros e se as diferenças culturais em individualismo e coletivismo (IC) mediaram as diferenças culturais nas regras de apresentação. Supôs-se que os americanos se expressariam com mais emoções do que os brasileiros, esconderiam mais emoções do que os americanos e que IC mediaria as diferenças culturais nas regras de apresentação. Os resultados indicaram que os americanos expressavam mais emoções do que os brasileiros, que os brasileiros escondiam mais emoções do que os americanos e aqueles que marcaram mais pontos no individualismo estavam mais propensos a expressar emoções do que os participantes que marcaram menos pontos, provavelmente porque sua cultura coletivista, comparada a uma cultura individualista, demonstra ter uma tendência a ditar que é mais importante manter a harmonia do grupo (AU)
Resumo em espanhol:Este estudio investigó las reglas de presentación entre americanos y brasileños y si las diferencias culturales en individualismo y colectivismo (IC) terciaron las diferencias culturales en las reglas de presentación. Se supuso que los americanos se expresarían con más emociones que los brasileños, esconderían más emociones que los americanos y que IC terciaría las diferencias culturales en las reglas de presentación. Los resultados indicaron que los americanos expresaban más emociones que los brasileños, que los brasileños escondían más emociones que los americanos y aquellos que marcaron más puntos en el individualismo estaban más propensos a expresar emociones que los participantes que marcaron menos puntos, probablemente porque su cultura coletivista, comparada a una cultura individualista, demuestra tener una tendencia a dictar que es más importante mantener la armonía del grupo
Descritores DECS:Psicologia Social
Características Culturais
Emoções
Limites:Humanos
Adulto
Masculino
Feminino
Descritores Psi Português:DIFERENÇAS INTERCULTURAIS
EMOÇÕES
CULTURA AMERICANA
INDIVIDUALIDADE
COMPORTAMENTO COLETIVO
Descritores Psi Inglês:CROSS CULTURAL DIFFERENCES
EMOTIONS
AMERICAN CULTURE
INDIVIDUALITY
COLLECTIVE BEHAVIOR
Descritores Psi Espanhol:PSICOLOGIA SOCIAL
DIFERENCIAS INTERCULTURALES
EMOCIONES
Responsável:BR1480.1 - Centro Universitário Anhanguera de Santo André S.A. - UNIANHANGUERA.
Localização:BR1480.1 - UNIA/BC
BR85.1 - USP/IP/SBD
BR27.1 - PUC-CAMPINAS/SBI


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Id:25230
Autor:Iyama, Renata; Gomes, Isabel Cristina.
Título:A adoção sob um olhar winnicottiano / The adoption under a Winnicott's look
Fonte:Encontro;10(12):71-78, jul.-dez. 2005
Resumo em português: Este artigo foi baseado em pesquisa anterior e tem o objetivo de pensar sobre o modo como as crianças adotivas são olhadas por seus pais. De acordo com o atendimento de psicoterapia breve realizado com alguns pais adotivos, na clínica-escola do IPUSP, percebemos que o olhar deles frente a esses filhos era influenciado por questões como: preconceitos, fantasias e motivações inconscientes ligadas à adoção. Constatamos que em função disso, a percepção desses pais torna-se distorcida, o que os impedia de aproximar do filho real. Nos referimos ao olhar no sentido que Winnicott nos traz, ou seja, aquele relacionado à capacidade de reconhecer as necessidades da criança, bem como de refleti-la. Notamos que a impossibilidade de olhar para o filho, especialmente para os seus aspectos bons, estava relacionada aos sintomas da criança, evidenciando a importância de um olhar mais integrado e continente (AU)
Resumo em espanhol:Este artículo se basó en investigación anterior y tiene el objetivo de pensar sobre el modo como los niños adoptivos son mirados por sus padres. De acuerdo con la atención de psicoterapia breve realizado con algunos padres adoptivos, en la clínica escuela del IPUSP, percibimos que la mirada de ellos frente a esos hijos era influenciado por cuestiones como: prejuicios, fantasías y motivaciones inconscientes relacionadas a la adopción. Constatamos que en función de eso, la percepción de esos padres queda distorsionada, lo que los impedía de aproximar del hijo real. Nos referimos a la mirada en el sentido que Winnicott nos trae, es decir, aquella relacionada a la capacidad de reconocer las necesidades del niño, así como de reflejarla. Notamos que la imposibilidad de mirar para el hijo, en especial para sus aspectos buenos, estaba relacionada a los síntomas del niño, evidenciando la importancia de una mirada más integrada y continente
Descritores DECS:Adoção
Criança
Sintomas Afetivos
Psicoterapia Breve
 -Terapia Familiar
Limites:Humanos
Criança
Masculino
Descritores Psi Português:ADOÇÃO (CRIANÇA)
SINTOMAS
PSICOTERAPIA BREVE
RELAÇÕES DE OBJETO
Descritores Psi Inglês:ADOPTION (CHILD)
SYMPTOMS
BRIEF PSYCHOTHERAPY
OBJECT RELATIONS
Descritores Psi Espanhol:ADOPCION (NINO)
SINTOMAS
PSICOTERAPA BREVE
Responsável:BR1480.1 - Centro Universitário Anhanguera de Santo André S.A. - UNIANHANGUERA.
Localização:BR1480.1 - UNIA/BC
BR85.1 - USP/IP/SBD
BR27.1 - PUC-CAMPINAS/SBI


  11 / 90 INDEXPSI  
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Id:25229
Autor:Primi, Ricardo; Lima, Jacqueline; Petrini, Martha Cristina; Nascimento, Monalisa Muniz; Cruz, Maria Beatriz Zanarella.
Título:Indicadores para avaliação de desempenho de policiais / Indicators for the assesmment of a police job performance
Fonte:Encontro;10(12):58-70, jul.-dez. 2005 tab
Resumo em português: O presente artigo surgiu a partir da necessidade de desenvolver uma escala de avaliação de desempenho para guardas municipais que pudesse ser utilizada como critério de validação para as variáveis do teste de Rorschach. Dessa forma, com o apoio de dois tenentes da guarda municipal, listou-se indicadores de desempenho profissional considerados adequados e inadequados. A partir daí tais indicadores foram agrupados em dois subgrupos: um com 19 características de comportamento consideradas adequadas e inadequadas no exercício da função e outra com 24 ocorrências ou incidentes negativos ou indesejáveis, criando-se a escala de avaliação de desempenho de policiais. Sendo assim, os objetivos principais da pesquisa foram verificar a validade de tal escala, assim como averiguar a existência de precisão entre os avaliadores. Participaram da pesquisa 27 guardas municipais os quais foram avaliados por dois superiores, sendo que um deles foi o que contribuiu na criação dos itens do instrumento. Os dados foram analisados focando a busca de evidência de validade correlacionando duas escalas uma com indicadores mais objetivos de faltas cometidas pelos policiais e outra mais subjetiva contendo características desejáveis e indesejáveis no comportamento de policiais; e precisão pela análise de consistência interna dos itens e pela concordância entre os dois avaliadores. Com relação à validade os resultados mostraram que os dois instrumentos estavam correlacionados significamente com coeficiência ao redor de 0,60. Com relação à precisão de avaliadores há maior concordância em relação aos itens relacionados às faltas, r=0,86, do que as características de comportamento, r=0,66, mas a concordância geral somando-se os dois instrumentos é de 0,81. Dessa forma, a precisão nesse instrumento pode sofrer influência de fatores como a subjetividade, sendo necessária a avaliação de dois superiores na utilização dessa escala, comparando-se a concordância entre eles. Conclui-se que o instrumento apresentou evidências positivas de precisão e validade para ser utilizado na avaliação de policiais (AU)
Resumo em espanhol:El presente artículo surgió a partir de la necesidad de desarrollar una escala de evaluación de desempeño para guardas municipales que pudiera utilizarse como criterio de validación para las variables del test de Rorschach. De esa forma, con el apoyo de dos tenientes de la guardia municipal, se listaron indicadores de desempeño profesional considerados adecuados e inadecuados. A partir de ahí tales indicadores han sido agrupados en dos subgrupos: uno con 19 características de comportamiento consideradas adecuadas e inadecuadas en el ejercicio de la función y otra con 24 ocurrencias o incidentes negativos o indeseables, creándose la escala de evaluación de desempeño de policías. Siendo así, los objetivos principales de la investigación habían ido a verificar la validez de tal escala, así como averiguar la existencia de precisión entre los evaluadores. Participaron de la investigación 27 guardas municipales que han sido evaluados por dos superiores, siendo que uno de ellos fue lo que contribuyó en la creación de los ítems del instrumento. Se han analizado los datos enfocando la búsqueda de evidencia de validez correlacionando dos escalas, una con indicadores más objetivos de faltas cometidas por los policías y otra más subjetiva contiendo características deseables e indeseables en el comportamiento de policías; y precisión por el análisis de consistencia interna de los ítems y por la concordancia entre los dos evaluadores. Con respecto a la validez los resultados mostraron que los dos instrumentos estaban correlacionados significamente con coeficiencia alrededor de 0,60. Con respecto a la precisión de evaluadores, hay mayor concordancia con relación a los ítems relacionados a las faltas, r=0,86, que las características de comportamiento, r=0,66, pero la concordancia general, sumándose los dos instrumentos, es de 0,81. De esa forma, la precisión en ese instrumento puede sufrir influencia de factores como la subjetividad, siendo necesaria la evaluación de dos superiores en la utilización de esa escala, comparándose la concordancia entre ellos. Se concluye que el instrumento presentó evidencias positivas de precisión y validez para ser utilizado en la evaluación de policías
Descritores DECS:Avaliação de Desempenho
Comportamento
Testes de Personalidade
Polícia
Limites:Humanos
Masculino
Adulto
Descritores Psi Português:AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO
COMPORTAMENTO
MEDIDAS DA PERSONALIDADE
POLÍCIA
ESCALAS
Descritores Psi Inglês:PERFORMANCE EVALUATION
BEHAVIOR
PERSONALITY MEASURES
POLICE
SCALING (TESTING)
Descritores Psi Espanhol:EVALUACION DEL RENDIMIENTO DE EMPLEADOS
CONDUCTA
MEDIDAS DE LA PERSONALIDAD
POLICIA
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Id:25228
Autor:Menezes, Jacqueline Nunes de; Amazonas, Maria Cristina Lopes de Almeida.
Título:Mulheres da geração canguru: entre demandas modernas e padrões clássicos de funcionamento / Kangaroo generation women: between modern demands and classical standards of living
Fonte:Encontro;10(12):48-57, jul.-dez. 2005
Resumo em português: Este artigo discute as razões que levam mulheres da camada média da população, entre 25 e 35 anos a prolongar sua permanência na casa dos pais, ainda que, na maioria dos casos, as condições econômico-financeiras para construir seu próprio lar estejam presentes. Foram entrevistadas sete mulheres. Em suas falas encontramos como razões preponderantes, a comodidade e o conforto encontrados na casa dos pais e a espera por um casamento como um rito de passagem para construir sua própria moradia. Com ênfase menor, priorizam uma carreira profissional; desejam manter o mesmo padrão de vida que têm na casa dos pais; há um forte vínculo de dependência afetiva entre pais e filhas. Essas jovens se encontram em meio a valores tradicionais e contemporâneos, tentando afirmar-se como sujeito numa sociedade que lhes apresenta demandas contraditórias (AU)
Resumo em espanhol:Este artículo discute las razones que llevan a las mujeres de la camada media de la población, entre 25 y 35 años, a prolongar su permanencia en la casa de los padres, aunque, en la mayoría de los casos, las condiciones económico financieras para construir su propio hogar estén presentes. Se han entrevistado a siete mujeres. En sus hablas encontramos como razones preponderantes, la comodidad y el bienestar encontrados en la casa de los padres y la espera por una boda como un rito de pasaje para construir su propia vivienda. Con énfasis menor, priorizan una carrera profesional; desean mantener el mismo estándar de vida que tienen en la casa de los padres; hay un fuerte vínculo de dependencia afectiva entre padres e hijas. Esas jóvenes se encuentran en medio de valores tradicionales y contemporáneos, intentando afirmarse como sujeto en una sociedad que les presenta demandas contradictorias
Descritores DECS:Mulheres
Dependência (Psicologia)
Valores Sociais
 -Entrevistas
Limites:Humanos
Adulto
Feminino
Descritores Psi Português:MULHERES
DEPENDÊNCIA (PERSONALIDADE)
VALORES SOCIAIS
CLASSE MÉDIA
RELAÇÕES FAMILIARES
Descritores Psi Inglês:WOMEN
DEPENDENCY (PERSONALITY)
SOCIAL VALUES
MIDDLE CLASS
FAMILY RELATIONS
Descritores Psi Espanhol:MUJERES
DEPENDENCIA (PERSONALIDADE)
VALORES SOCIALES
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Id:25227
Autor:Freire, Giovana Guzzo; Brunetto, Andréa Carla Deuner.
Título:A escolha da profissão na vida de sujeito / The job choices' in person's life
Fonte:Encontro;10(12):42-47, jul.-dez. 2005
Resumo em português: O propósito deste trabalho é apresentar a atividade de atendimento psicológico, delineando a passagem de entrevistas iniciais para o início do tratamento em uma mulher com a queixa inicial de estar confusa com seu trabalho e ir à clinica para a realização de um teste vocacional. Neste relato de caso clínico, serão descritos possibilidades diagnósticas e a passagem das entrevistas de anamnese, e entendimento do sujeito, às fases iniciais de entrada no tratamento descrevendo futuras conseqüências trazidas pela paciente devido à escolha de sua neurose. Os atendimentos eram realizados, uma vez por semana, no período entre o mês de fevereiro a outubro de 2004, na clínica Escola de Psicologia da Universidade para o Desenvolvimento do Estado e da Região do Pantanal – UNIDERP, em Campo Grande – MS. Durante os meses de atendimento, não foi possível realizar interpretações profundas, no entanto, houve uma menor proporção de angústia e conflitos em relação aos que aparecem no início das sessões, possibilitando assim, a busca de um emprego satisfatório para a paciente. A discussão do diagnóstico estrutural e das modificações que esse breve tratamento operou no sujeito é o que se propõe esse trabalho (AU)
Resumo em espanhol:El propósito de este trabajo es presentar la actividad de atención psicológica, delineando el pasaje de entrevistas iniciales para el inicio del tratamiento en una mujer con la queja inicial de estar confusa con su trabajo e ir a la clínica para la realización de un test vocacional. En este relato de caso clínico, se describirán posibilidades diagnósticas y el pasaje de las entrevistas de anamnesis, y entendimiento del sujeto, a las fases iniciales de entrada en el tratamiento describiendo futuras consecuencias traídas por la paciente debido a la elección de su neurosis. Las atenciones eran realizadas, una vez a la semana, en el periodo entre el mes de febrero a octubre de 2004, en la clínica Escuela de Psicología de la Universidad para el Desarrollo del Estado y de la Región de Pantanal – UNIDERP, en Campo Grande – MS. Durante los meses de atención, no fue posible realizar interpretaciones profundas, sin embargo, hubo una menor proporción de angustia y conflictos con relación a los que aparecen en el inicio de las sesiones, posibilitando así, la búsqueda de un empleo satisfactorio para la paciente. La discusión del diagnóstico estructural y de las modificaciones que ese breve tratamiento operó en el sujeto es lo que se propone ese trabajo
Descritores DECS:Aconselhamento
Orientação Vocacional
Sujeitos da Pesquisa
 -Entrevistas
Limites:Humanos
Adulto
Feminino
Descritores Psi Português:ACONSELHAMENTO
ORIENTAÇÃO VOCACIONAL
DIAGNÓSTICO
SUJEITOS EXPERIMENTAIS
Descritores Psi Inglês:COUNSELLING
VOCATIONAL GUIDANCE
DIAGNOSIS
EXPERIMENTAL SUBJECTS
Descritores Psi Espanhol:ACONSEJAR
ORIENTACION VOCACIONAL
DIAGNOSTICO
SUJETOS EXPERIMENTALES
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Id:25226
Autor:Rejinaldo; Mariana; Bernardino, Leda Mariza Fischer.
Título:Psicologia institucional: o que é necessário para ser possível? / Institutional psychology: what is necessary to be possible?
Fonte:Encontro;10(12):32-41, jul.-dez. 2005
Resumo em português: Este artigo pretende discutir, a partir de um relato de experiência, os aspectos reflexivos norteadores para um trabalho efetivo da psicologia institucional, visto que tal ambiente, apesar de suprir as necessidades apresentadas pelos indivíduos que usufruem seus serviços, acaba sendo um refúgio cultural-social, caracterizado pela presença de subgrupos. Sabendo que o grupo na instituição é o lugar onde o caráter da mesma se dá a ver, é nele que se encontra a possibilidade de articular mudanças e de se constituir como parte reflexiva. A partir disso, foi realizada uma proposta de trabalho que objetivava integrar a equipe técnica em uma instituição que assiste indivíduos portadores de múltiplas deficiências, visando a construção de uma prática interdisciplinar. Como metodologia, lançou-se mão de técnicas grupais, utilizando-se como operador de leitura, a teoria psicanalítica. O psicólogo na função de facilitador visava possibilitar o aparecimento dos conflitos, objetivando a instrumentalização do grupo e por decorrência da instituição. Pretende-se apresentar reflexões pertinentes sobre esta prática (AU)
Resumo em espanhol:Este artículo pretende discutir, a partir de un relato de experiencia, los aspectos reflexivos norteadores para un trabajo efectivo de la psicología institucional, ya que tal ambiente, a pesar de suplir las necesidades presentadas por los individuos que usufructúan sus servicios, acaba siendo un refugio cultural social, caracterizado por la presencia de subgrupos. Sabiendo que el grupo en la institución es el lugar en el que el carácter de esta se verifica, es en el grupo que se encuentra la posibilidad de articular cambios y de constituirse como parte reflexiva. A partir de eso, se realizó una propuesta de trabajo que objetivaba integrar el equipo técnico en una institución que asiste individuos portadores de múltiplas deficiencias, objetivando la construcción de una práctica interdisciplinaria. Como metodología, se echó mano de técnicas grupales, utilizándose como operador de lectura, la teoría psicoanalítica. El psicólogo en la función de facilitador pretendía posibilitar la aparición de los conflictos, objetivando la instrumentalización del grupo y por decurso de la institución. Se pretende presentar reflexiones pertinentes sobre esta práctica
Descritores DECS:Relações Comunidade-Instituição
Psicanálise
Transferência (Psicologia)
Conflito (Psicologia)
Desenvolvimento Institucional
 -Grupos de Estudo
Limites:Humanos
Descritores Psi Português:TRANSFERÊNCIA (APRENDIZAGEM)
RELACÕES INTERPESSOAIS
PSICANÁLISE DE GRUPO
CONFLITO
PSICOLOGIA INSTITUCIONAL
Descritores Psi Inglês:TRANSFER (LEARNING)
INTERPERSONAL RELATIONS
GROUP PSYCHOANALYSIS
CONFLICT
INSTITUTIONAL PSYCHOLOGY
Descritores Psi Espanhol:TRANSFERENCIA (APRENDIZAJE)
RELACIONES INTERPERSONALES
PSICONANALISIS DE GRUPO
CONFLICTO
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Id:25225
Autor:Tessaro, Nilza Sanches; Waricoda, Ana Sayuri Ribeiro; Bolonheis, Renata Cristina Marques; Rosa, Ana Paula Barletta.
Título:Educação inclusiva: visão de alunos com necessidades educativas especiais / Inclusive education: the view of students with special educative needs
Fonte:Encontro;10(12):17-31, jul.-dez. 2005 tab
Resumo em português: O presente estudo trata de questões referentes à inclusão de alunos com necessidades educativas especiais em classes comuns do sistema regular de ensino. Teve como objetivo geral verificar a visão de alunos deficientes mentais, auditivos, visuais e físicos sobre a educação inclusiva. Participaram da pesquisa 40 alunos com experiências diferentes quanto à inclusão (20 de escolas especiais e 20 de escolas públicas doensino básico). Foi utilizado um questionário composto por três questões abertas. Os dados foram examinados mediante análise estatística de conteúdo e dos participantes demonstrou pouca credibilidade à inclusãoescolar. Apontavam várias dificuldades envolvidas nesse processo, destacando-se a falta de preparo dos profissionais, falta de infra-estrutura das escolas e a discriminação social. Os sentimentos decorrentes da inclusão que predominaram entre os participantes foram negativos (AU)
Resumo em espanhol:El presente estudio trata de cuestiones referentes a la inclusión de alumnos con necesidades educativas especiales en clases comunes del sistema regular de enseñanza. Tuvo como objetivo general verificar la visión de alumnos deficientes mentales, auditivos, visuales y físicos sobre la educación inclusiva. Participaron de la investigación 40 alumnos con experiencias diferentes en cuanto a la inclusión (20 de escuelas especiales y 20 de escuelas públicas de la enseñanza básica). Se utilizó un cuestionario compuesto por tres cuestiones abiertas. Los datos han sido examinados mediante análisis estadístico de contenido y de los participantes demostró poca credibilidad a la inclusión escolar. Apuntaban varias dificultades relacionadas con ese proceso, destacándose la falta de preparo de los profesionales, falta de infraestructura de las escuelas y la discriminación social. Los sentimientos derivados de la inclusión que predominaron entre los participantes fueron negativos
Descritores DECS:Educação Especial
Pessoas com Insuficiência Auditiva
Pessoas Portadoras de Deficiência
Pessoas Portadoras de Deficiência Mental
Portadores de Deficiência Visual
 -Questionários
Limites:Humanos
Criança
Masculino
Feminino
Descritores Psi Português:DEFICIENTE VISUAL
DEFICIENTE MENTAL
DEFICIENTE FÍSICO
DEFICIENTE AUDITIVO
EDUCAÇÃO INCLUSIVA
EDUCAÇÃO ESPECIAL
Descritores Psi Inglês:VISUALLY DISABLED
MENTALLY RETARDED
PHYSICALLY DISABLED
AURALLY DISABLED
INCLUSIVE EDUCATION
SPECIAL EDUCATION
Descritores Psi Espanhol:DISCAPACIDAD VISUAL
RETRASADO MENTAL
DEFICIENTE FISICO
DANO AUDITIVO
EDUCACION INCLUSIVA
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Id:25224
Autor:Oliveira, Sandra Mara da Silva Sales; Junqueira, Maria Stella; Fonseca, Wilmara Moraes.
Título:Discriminação racial nas escolas: como se desenvolve o estudo da história e cultura afro-brasileira / Schools racial prejudice: how afro-brazilian history and culture studies work
Fonte:Encontro;10(12):1-16, jul.-dez. 2005 tab, graf
Resumo em português: O presente trabalho apresenta os estudos de avaliação da abordagem da questão racial e do desenvolvimento dos trabalhos de inclusão da temática história e cultura afro-brasileira e africana, pelas escolas da rede de ensino da cidade de Pouso Alegre. O estudo analisa os objetivos da educação e funções da escola; as origens e reflexos do racismo e preconceito racial na atual sociedade brasileira; busca esclarecer a relação entre educação e reprodução social, além das formas de manifestação e conseqüências da discriminação racial contra negros que ocorre no interior das escolas. Utilizou-se como metodologia uma pesquisa de campo, tendo como instrumento um questionário aplicado a 121 profissionais da educação que atuam nas escolas de Pouso Alegre. Confirma-se com este estudo que a questão racial não é abordada satisfatoriamente pelas escolas, que não estão cumprindo a determinação legal imposta pela lei federal nº 10.639, de 09/01/2003 que torna obrigatório o estudo da história e cultura afro-brasileira. Espera-se que os resultados obtidos possam auxiliar as escolas e os educadores na tarefa de educar para a vivência da igualdade, respeito e valorização racial (AU)
Resumo em espanhol:El presente trabajo presenta los estudios de evaluación del abordaje de la cuestión racial y del desarrollo de los trabajos de inclusión de la temática historia y cultura afrobrasileña y africana, por las escuelas de la red de enseñanza de la ciudad de Pouso Alegre. El estudio analiza los objetivos de la educación y funciones de la escuela; los orígenes y reflejos del racismo y prejuicio racial en la actual sociedad brasileña; busca esclarecer la relación entre educación y reproducción social, además de las formas de manifestación y consecuencias de la discriminación racial contra negros que ocurre en el interior de las escuelas. Se utilizó como metodología una investigación de campo, teniendo como instrumento un cuestionario aplicado a 121 profesionales de la educación que actúan en las escuelas de Pouso Alegre. Se confirma con este estudio que la cuestión racial no es abordada satisfactoriamente por las escuelas, que no están cumpliendo la determinación legal impuesta por la ley federal n º 10.639, de 09/01/2003 que convierte en obligatorio el estudio de la historia y cultura afrobrasileña. Se espera que los resultados obtenidos puedan auxiliar las escuelas y los educadores en la tarea de educar para la vivencia de la igualdad, respeto y valoración racial
Descritores DECS:Discriminação Racial
História
Cultura
Educação
 -Questionários
 Antropologia Cultural
Limites:Humanos
Adulto
Descritores Psi Português:RACISMO
CULTURA AFRO-BRASILEIRA
EDUCAÇÃO
HISTÓRIA - ESTUDO E ENSINO
ENSINO PÚBLICO
Descritores Psi Inglês:RACISM
AFRO-BRAZILIAN CULTURE
EDUCATION
PUBLIC SCHOOL EDUCATION
Descritores Psi Espanhol:HISTORIA - ESTUDIO Y ENSENANZA
RACISMO
CULTURA AFROBRASILEIRA
EDUCACION
ENSENANZA EN LA ESCUELA PUBLICA
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Id:25223
Autor:Alves, Cilene Rejane Ramos; Aguiar, Márlison José Lima de ; Guedes, Rubem Carlos Araújo.
Título:A importância da nutrição para o comportamento e aprendizagem / The importance of nutrition for behavior and learning
Fonte:Encontro;9(11):86-96, jan.-jun.2005
Resumo em português: O presente texto tem como objetivo abordar a importância da nutrição para os desenvolvimentos fisiológicos, anatômicos e comportamentais de acordo com uma abordagem multidisciplinar. Destaca-se que a desnutrição pode ocasionar efeitos neurais severos durante o desenvolvimento do encéfalo. Tais danos, no sistema nervoso central, podem ser irreversíveis, comprometendo, entre outros processos, aprendizagem de situações funcionalmente relevantes para o bem-estar do indivíduo. O texto termina demonstrando a importância da implantação de programas de intervenção nutricional, cruciais para o crescimento, desenvolvimento físico, psíquico e intelectual de uma população nutricionalmente desfavorecida(AU)
Resumo em espanhol:El presente texto tiene como objetivo abordar la importancia de la nutrición para los desarrollos fisiológicos, anatómicos y comportamentales de acuerdo con un abordaje multidisciplinario. Se destaca que la desnutrición puede ocasionar efectos neurales severos durante el desarrollo del encéfalo. Tales daños, en el sistema nervioso central, pueden ser irreversibles, comprometiendo, entre otros procesos, el aprendizaje de situaciones funcionalmente relevantes para el bienestar del individuo. El texto termina demostrando la importancia de la implantación de programas de intervención nutricional, cruciales para el crecimiento, desarrollo físico, psíquico e intelectual de una población nutricionalmente desfavorecida
Descritores DECS:Nutrição
Transtornos de Aprendizagem
Desnutrição
 -Estudos de Avaliação
Limites:Humanos
Feminino
Descritores Psi Português:NUTRIÇÃO
DISTÚRBIOS DA APRENDIZAGEM
DEFICIÊNCIAS DA NUTRIÇÃO
Descritores Psi Inglês:NUTRITION
LEARNING DISABILITIES
NUTRITIONAL DEFICIENCIES
Descritores Psi Espanhol:NUTRICION
TRASTORNOS DEL APRENDIZAJE
TRASTORNOS DE LA NUTRICION
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Id:25222
Autor:Checchia, Marcelo Amorim.
Título:O sujeito e a adolescência / The subject and the adolescence
Fonte:Encontro;9(11):80-85, jan.-jun.2005
Resumo em português: Este texto tem como objetivo tratar sucintamente dos fatores sociais e psíquicos implicados no fenômeno da adolescência. Para abordar os aspectos sócio-históricos, recorro à história social de Philippe Ariès e à teoria crítica de Theodor Adorno. Quanto aos aspectos psíquicos, recorro à teoria lacaniana da constituição do sujeito do inconsciente a partir da elaboração dos três tempos do Édipo(AU)
Resumo em espanhol:Este texto tiene como objetivo tratar sucintamente de los factores sociales y psíquicos implicados en el fenómeno de la adolescencia. Para abordar los aspectos socio históricos, recorro a la historia social de Philippe Ariès y a la teoría crítica de Theodor Adorno. En cuanto a los aspectos psíquicos, recorro a la teoría lacaniana de la constitución del sujeto del inconsciente a partir de la elaboración de los tres tiempos de Edipo
Descritores DECS:Sujeitos da Pesquisa
Adolescente
Psicanálise
 -Pesquisa
Limites:Humanos
Adolescentes
Descritores Psi Português:CONSTITUIÇÃO DO SUJEITO
ADOLESCÊNCIA
PSICANÁLISE
Descritores Psi Inglês:CONSTITUICAO OF THE SUBJECT
ADOLESCENCE
PSYCHOANALYSIS
Descritores Psi Espanhol:CONSTITUCION DEL SUJETO
ADOLESCENCIA
PSICOANALISIS
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Id:25221
Autor:Marconi, Yara Maria de Oliveira.
Título:O sintoma de uma criança: O significante e a repetição / The symptom of a child: The siginificant and the repetition
Fonte:Encontro;9(11):72-79, jan.-jun.2005
Resumo em português: Este trabalho apresenta o caso clínico de uma criança que, através do seu sintoma, denuncia um significante que não pôde ser simbolizado na estrutura familiar e que vem se repetindo por três gerações. O artigo discute ainda como a escuta dos pais possibilita localizar o lugar destinado à criança no discurso da família e os significantes que vem sendo marcados psiquicamente na genealogia(AU)
Resumo em espanhol:Este trabajo presenta el caso clínico de un niño que, a través de su síntoma, denuncia un significante que no pudo ser simbolizado en la estructura familiar y que sigue repitiéndose por tres generaciones. El artículo discute todavía como la escucha de los padres posibilita localizar el lugar destinado al niño en el discurso de la familia y los significantes que siguen siendo marcados psíquicamente en la genealogía
Descritores DECS:Psicanálise
Relações Pais-Filho
Sintomas
 -Caso clínico
Limites:Criança
Descritores Psi Português:PSICANÁLISE DA CRIANÇA
SIMBOLISMO
Descritores Psi Inglês:CHILD PSYCHOANALYSIS
SYMBOLISM
Descritores Psi Espanhol:PSICOANALISIS DEL NINO
SIMBOLISMO
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Id:25220
Autor:Figueira, Ana Paula Couceiro.
Título:Estratégias cognitivo/comportamentais de aprendizagem: processos e modalidades de treino / Cognitive/behavioral learning strategies: Training processes and modalities
Fonte:Encontro;9(11):58jan.-jun.2005
Resumo em português: O presente artigo, de revisão teórica, pretende abordar a questão da pertinência das estratégias cognitivo/comportamentais de aprendizagem. Considerando-se que as estratégias optimizam a aprendizagem e que podem ser ensinadas, reflecte-se sobre os métodos, as formas e conteúdos do treino(AU)
Resumo em espanhol:El presente artículo, de revisión teórica, pretende abordar la cuestión de la pertinencia de las estrategias cognitivo/comportamentales de aprendizaje. Considerándose que las estrategias optimizam el aprendizaje y que pueden ser enseñadas, se reflejan sobre los métodos, las formas y contenidos del entrenamiento
Descritores DECS:Métodos
Aprendizagem
Ensino
 -Revisão teórica
Limites:Humanos
Descritores Psi Português:MÉTODOS DE ENSINO
APRENDIZAGEM
ENSINO
Descritores Psi Inglês:TEACHING METHODS
LEARNING
TEACHING
Descritores Psi Espanhol:METODOS DE ENSENANZA
APRENDIZAJE
ENSENANZA
Responsável:BR1480.1 - Centro Universitário Anhanguera de Santo André S.A. - UNIANHANGUERA.
Localização:BR85.1 - USP/IP/SBD
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Id:25219
Autor:Machado, Teresa Sousa.
Título:Psicologia do desenvolvimento e estudo da cognição no adulto / Developmental psychology and aging cognition study
Fonte:Encontro;9(11):41-57, jan.-jun.2005
Resumo em português: Quando se pensa, ou fala, nas alterações cognitivas ao longo da vida adulta, a idéia mais freqüente é a afirmação do declínio gradual das capacidades. Pretendemos com este trabalho rever e questionar alguns dos pressupostos que sustentam tal afirmação, assim como analisar algumas questões metodológicas envolvidas. Defendemos uma interpretação que transcenda os meros 'dados objectivos' e, simultaneamente, esperamos destacar as hipóteses que, à luz das investigações actuais, consideramos mais fidedignas e promissoras em termos de avaliação futura(AU)
Resumo em espanhol:Cuando se piensa, o habla, en las alteraciones cognitivas a lo largo de la vida adulta, la idea más frecuente es la afirmación de la caída gradual de las capacidades. Pretendemos con este trabajo rever y cuestionar algunos de los presupuestos que sustentan tal afirmación, así como analizar algunas cuestiones metodológicas relacionadas. Defendemos una interpretación que transceda los meros "datos objectivos" y, simultáneamente, esperamos destacar las hipótesis que, a la luz de las investigaciones actuales, consideramos más fidedignas y prometedoras en términos de evaluación futura
Descritores DECS:Métodos
Manifestações Neurocomportamentais
 -Questionário
Limites:Humanos
Humanos
Adultos
Idosos
Descritores Psi Português:DESENVOLVIMENTO COGNITIVO
ADULTOS
METODOLOGIA - PSICOLOGIA
Descritores Psi Inglês:COGNITIVE DEVELOPMENT
ADULTS
METHODOLOGY - PSYCHOLOGY
Descritores Psi Espanhol:DESARROLLO COGNITIVO
ADULTO
METODOLOGIA - PSICOLOGIA
Responsável:BR1480.1 - Centro Universitário Anhanguera de Santo André S.A. - UNIANHANGUERA.
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BR27.1 - PUC-CAMPINAS/SBI
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Id:25218
Autor:Santos, Elder Cerqueira.
Título:Brinquedoteca no hospital: Uma ilha de alegria / Children's play room at the hospital: A happiness island
Fonte:Encontro;9(11):29-40, jan.-jun.2005
Resumo em português: Este trabalho investigou as atividades lúdicas em uma brinquedoteca hospitalar, procurando aspectos peculiares destas e tentando estabelecer uma relação entre brincadeira e atividade terapêutica. Também objetivou analisar a influência da hospitalização e da condição de doente nos tipos de brincadeiras, nas formações grupais e interações das crianças. Participaram do estudo 20 crianças de ambos os sexos e em tratamento oncológico. Foram realizadas observações das brincadeiras infantis na brinquedoteca de um hospital público. Os resultados apontaram que atividades lúdicas na brinquedoteca de um hospital realmente têm aspectos peculiares que destoam do que diz a literatura e pesquisas em outros ambientes. Evidenciaram-se entre estes aspectos a pouca verbalização e a grande quantidade de jogos solitários(AU)
Resumo em espanhol:Este trabajo investigó las actividades lúdicas en una ludoteca hospitalaria, buscando aspectos peculiares de estas e intentando establecer una relación entre el juego y la actividad terapéutica. También objetivó analizar la influencia de la hospitalización y de la condición de enfermo en los tipos de bromas, en las formaciones grupales e interacciones de los niños. Participaron del estudio 20 niños de ambos sexos y en tratamiento oncológico. Se ha realizado observaciones de los juegos infantiles en la ludoteca de un hospital público. Los resultados apuntaron que actividades lúdicas en la ludoteca de un hospital realmente tienen aspectos peculiares que disonan de lo que dice la literatura e investigaciones en otros ambientes. Se han evidenciado entre estos aspectos la poca verbalización y la gran cantidad de juegos solitarios
Descritores DECS:Hospitalização
Neoplasias
Leis de Cura
Jogos e Brinquedos
 -Estudo
Limites:Criança
Descritores Psi Português:RECREAÇÃO
HOSPITALIZAÇÃO
CÂNCER EM CRIANÇAS
Descritores Psi Inglês:RECREATION
HOSPITALIZATION
CANCER IN CHILDREN
Descritores Psi Espanhol:RECREACION
HOSPITALIZACION
CANCER EN NINOS
Responsável:BR1480.1 - Centro Universitário Anhanguera de Santo André S.A. - UNIANHANGUERA.
Localização:BR85.1 - USP/IP/SBD
BR27.1 - PUC-CAMPINAS/SBI
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Id:25217
Autor:Sales, Mara Marçal.
Título:Busca de reconhecimento social e vivência de estigmatização: Notas sobre uma população favelada / Search for social recognition and the experience of stigmatization: Notes about a slum population
Fonte:Encontro;9(11):20-28, jan.-jun.2005
Resumo em português: Esta pesquisa teve como obejtivo principal analisar as diferentes formas de buscar reconhecimento social apresentadas por moradores de uma favela, a partir das relações cotidianas estabelecidas pelos residentes com entidades supralocais relacionadas aos campos do associativismo comunitário, da violência e do trabalho, em um contexto de estigmatização social(AU)
Resumo em espanhol:Esta investigación tuvo como obejtivo principal analizar las diferentes formas de buscar reconocimiento social presentadas por habitantes de una chabola, a partir de las relaciones cotidianas establecidas por los residentes con entidades supralocales relacionadas a los campos del associativismo comunitario, de la violencia y del trabajo, en un contexto de estigmatización social
Descritores DECS:Aceitação Social
Preconceito
Areas de Pobreza
 -Pesquisa
Limites:Humanos
Descritores Psi Português:EXCLUSÃO SOCIAL
PSICOLOGIA COMUNITÁRIA
Descritores Psi Inglês:SOCIAL EXCLUSION
COMMUNITY PSYCHOLOGY
Descritores Psi Espanhol:EXCLUSION SOCIAL
PSICOLOGIA COMUNITARIA
Responsável:BR1480.1 - Centro Universitário Anhanguera de Santo André S.A. - UNIANHANGUERA.
Localização:BR85.1 - USP/IP/SBD
BR27.1 - PUC-CAMPINAS/SBI
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Id:25216
Autor:Silveira, Jocelaine Martins da; Marton, Simone Aparecida; Silvares, Edwiges Ferreira de Mattos .
Título:A entrevista clínica inicial na percepção de terapeutas iniciantes e pais: Aliança terapêutica na entrevista clínica inicial / The initial clinic interview according to the therapists' and his clients' perception: Therapeutic bound in the initial clinic interview
Fonte:Encontro;9(11):12-19, jan.-jun.2005
Resumo em português: Considerando a convergência um fenômeno indicativo do estabelecimento da aliança terapêutica, o presente estudo visou investigá-la na avaliação da entrevista clínica inicial, segundo a percepção de terapeutas e seus clientes. Mais especificamente, o estudo visou verificar a convergência na percepção de terapeutas e clientes sobre o impacto da entrevista clínica inicial. O método consistiu na avaliação de respostas de trinta pessoas, as quais foram reunidos em 15 díades teraupeta-cliente (N=15), quatorze constituídas por alunos da terceira série do curso de Psicologia sem qualquer experiência clínica (terapeutas) e pais de crianças indicadas para tratamento psicológico (clientes) e uma díade constituída por uma terapeuta treinada e pais. As entrevistas foram realizadas em uma sala de espelho unidirecional da Clínica Psicológica da Universidade Estadual de Londrina - PR. Os participantes responderam a um questionário aplicado após a entrevista clínica inicial. Os resultados deixam pistas de que o treino do terapeuta apresenta relação com a convergência na percepção da entrevista clínica inicial e, por extensão na aliança terapêutica(AU)
Resumo em espanhol:Considerando la convergencia un fenómeno indicativo del establecimiento de la alianza terapéutica, el presente estudio objetivó investigarla en la evaluación de la entrevista clínica inicial, según la percepción de terapeutas y sus clientes. Más específicamente, el estudio objetivó verificar la convergencia en la percepción de terapeutas y clientes sobre el impacto de la entrevista clínica inicial. El método consistió en la evaluación de respuestas de treinta personas, las que han sido reunidas en 15 díades teraupeta cliente (N=15), catorce constituidas por alumnos de la tercera serie del curso de Psicología sin cualquier experiencia clínica (terapeutas) y padres de niños indicados para tratamiento psicológico (clientes) y una díade constituida por una terapeuta entrenada y padres. Las entrevistas han sido realizadas en una sala de espejo unidireccional de la Clínica Psicológica de la Universidad Estadual de Londrina - PR. Los participantes han respondido a un cuestionario aplicado tras la entrevista clínica inicial. Los resultados dejan pistas de que el entrenamiento del terapeuta presenta relación con la convergencia en la percepción de la entrevista clínica inicial y, por extensión en la alianza terapéutica
Descritores DECS:Terapias em Estudo
Leis de Cura
 -Questionário
Limites:Humanos
Descritores Psi Português:AVALIAÇÃO TERAPÊUTICA
TREINAMENTO DE RELAÇÕES HUMANAS
INTERAÇÃO TERAPEUTA-PACIENTE
Descritores Psi Inglês:TREATMENT EFFECTIVENESS EVALUATION
HUMAN RELATIONS TRAINING
THERAPIST PATIENT INTERACTION
Descritores Psi Espanhol:EVALUACION TERAPEUTICA
GRUPOS DE ENTRENAMIENTO SENSITIVO
Responsável:BR1480.1 - Centro Universitário Anhanguera de Santo André S.A. - UNIANHANGUERA.
Localização:BR85.1 - USP/IP/SBD
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Id:25215
Autor:Noronha, Ana Paula Porto; Freitas, Joseane Vasconcellos de; Almeida, Marília Cristina de; Baldo, Camila Rafaela; Barbin, Patrícia Fagnani; Cozoli, Juliana.
Título:Conhecimento de avaliação psicológica de estudantes de diferentes universidades / Psychological assessment knowledge among students from different universities
Fonte:Encontro;9(11):1-11, jan.-jun.2005
Resumo em português: O presente estudo objetivou analisar o conhecimento de estudantes de psicologia, de diferentes séries, no que se refere à avaliação psicológica. Participaram 375 estudantes de três universidades particulares do interior do estado de São Paulo. Para o desenvolvimento do estudo foi elaborado um questionário contendo 35 questões dicotômicas, cujo objetivo era analisar diferentes conceitos, tais como os relacionados aos parâmetros psicométricos dos testes psicológicos. Os resultados obtidos revelaram que os estudantes tiveram bons desempenhos de uma maneira geral, mas vale ressaltar que as questões de maior acerto referem-se a informações mais gerais, do que específicas. Os achados revelaram também que os grupos se diferenciaram quanto ao desempenho. Sugere-se que novos estudos sejam desenvolvidos com outros ou amostras (AU)
Resumo em espanhol:El presente estudio objetivó analizar el conocimiento de estudiantes de psicología, de diferentes series, en lo que se refiere a la evaluación psicológica. Participaron 375 estudiantes de tres universidades particulares del interior del estado de São Paulo. Para el desarrollo del estudio fue elaborado un cuestionario conteniendo 35 cuestiones dicotómicas, cuyo objetivo era analizar diferentes conceptos, tales como los relacionados a los parámetros psicométricos de los tests psicológicos. Los resultados obtenidos revelaron que los estudiantes tuvieron buenos desempeños de una manera general, pero vale resaltar que las cuestiones de mayor acierto se refiere a las informaciones más generales que específicas. Los hallazgos revelaron también que los grupos se diferenciaron em cuanto al desempeño. Se sugiere que nuevos estudios sean desarrollados con otros o muestras
Descritores DECS:Escolha da Profissão
Testes Psicológicos
Limites:Humanos
Adulto
Descritores Psi Português:FORMAÇÃO PROFISSIONAL
AVALIAÇÃO PSICOLÓGICA
TESTES PSICOLÓGICOS
Descritores Psi Inglês:PROFESSIONAL EDUCATION
PSYCHOLOGICAL ASSESSMENT
PSYCHOLOGICAL TESTING
Descritores Psi Espanhol:EDUCACION PROFESIONAL
EVALUACION PSICOLOGICA
TESTS PSICOLOGICOS
Responsável:BR1480.1 - Centro Universitário Anhanguera de Santo André S.A. - UNIANHANGUERA.
Localização:BR85.1 - USP/IP/SBD
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Id:22019
Autor:Lima, Aluísio Ferreira de.
Título:Modernidade, pluralismo e crise de sentido / Modernity, pluralism and sense crisis
Fonte:Encontro;9(10):113-116, jun.-dez.2004
Responsável:BR1480.1 - Centro Universitário Anhanguera de Santo André S.A. - UNIANHANGUERA.
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Id:22018
Autor:Fujimori, Elizabeth; Cavalcante, Maria Clemilse.
Título:O trabalho das mulheres e alguns aspectos relacionados com a saúde / The women’s work and some aspects of the health
Fonte:Encontro;9(10):99-112, jul.-dez.2004
Resumo em português: Este estudo aborda a relação do trabalho da mulher e sua saúde em uma comunidade da Grande São Paulo. Foram entrevistadas, entre os meses de janeiro e fevereiro de 2002, 309 mulheres entre 15 e 49 anos de idade, casadas. Os resultados indicam que o trabalho doméstico é realizado por todas as mulheres, sendo que a maioria cuida da casa e dos filhos sem divisão das atividades. A satisfação pelo trabalho doméstico associa-se à sua ocupação, enquanto a insatisfação associa-se à falta de remuneração. Quanto à saúde, a maioria relata “sentir-se bem”, entretanto grande parte apresenta problemasfísicos e emocionais. O trabalho remunerado executado pela maioria das mulheres refere-se a serviços gerais e domésticos, com remuneração entre 1 e2 salários mínimos. Gerir seu próprio dinheiro foi a principal satisfação e conciliar a dupla jornada, a maior insatisfação. A gravidez foi vivenciada pelo menos umavez para 84,2 porcento das entrevistadas, sendo que a ocorrência da primeira gestaçãose deu entre os 15 e 20 anos. Do total das entrevistadas, 13,8 porcento recorreram ao aborto provocado. A maioria foi submetida a parto normal, de 1 a 2 filhos econstatou-se que 72,2 porcento iniciaram a amamentação apenas para o último filho.Este último dado suscita a discussão da necessidade de maiores investimentos na conscientização dessas mulheres quanto à importância da amamentação no desenvolvimento de seus filhos e de sua importância nesse processo (AU)
Resumo em espanhol:Este estudio aborda la relación del trabajo de la mujer y su salud en una comunidad de São Paulo. Han sido entrevistadas, entre los meses de enero y febrero de 2002, 309 mujeres entre 15 y 49 años de edad, casadas. Los resultados indican que el trabajo doméstico es realizado por todas las mujeres, siendo que la mayoría cuida de la casa y de los hijos sin división de las actividades. La satisfacción por el trabajo doméstico se asocia a su ocupación, mientras la insatisfacción se asocia a la falta de remuneración. En cuánto a la salud, la mayoría relata “sentirse bien”, sin embargo gran parte presenta problemas físicos y emocionales. El trabajo remunerado ejecutado por la mayoría de las mujeres se refiere a servicios generales y domésticos, con remuneración entre 1 e2 salarios mínimos. Dirigir su propio dinero fue la principal satisfacción y conciliar la doble jornada, mayor insatisfacción. El embarazo fue vivido al menos una vez para el 84,2 por ciento de las entrevistadas, siendo que la ocurrencia de la primera gestación se dio entre los 15 y 20 años. Del total de las entrevistadas, el 13,8 por ciento recorrieron al aborto provocado. La mayoría fue sometida a parto normal, de 1 a 2 hijos y se constató que el 72,2 por ciento iniciaron el amamantamiento sólo para el último hijo.Este último dato suscita la discusión de la necesidad de mayores inversiones en la concienciación de esas mujeres en cuanto a la importancia del amamantamiento en el desarrollo de sus hijos y de su importancia en ese proceso
Descritores Psi Português:TRABALHO FEMININO
Descritores Psi Inglês:WORKING WOMEN
Responsável:BR1480.1 - Centro Universitário Anhanguera de Santo André S.A. - UNIANHANGUERA.
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Id:22017
Autor:Salomon, Jean-François; Famose, Jean-Pierre.
Título:O auto-handicap no esporte e na educação física e esportiva.
Fonte:Encontro;9(10):81-98, jul.-dez.2004.
Resumo em português: Impor a si mesmo barreiras ao sucesso pessoal é algo extremamente comum na área do esporte. Mas, apesar de sua importância e de sua freqüente utilização pelos esportistas, o auto-handicap ainda é uma noção vaga e de difícil delimitação.Este artigo propõe-se a apresentar uma compreensão mais ampla a respeito das estratégias de auto-handicap, analisando o porquê, quando e como os atletas fazem uso de tais estratégias.Os estudos abordados ao longo deste artigo demonstram que as atividades físicas e esportivas constituem se domínios privilegiados para estudar os mecanismos desta estratégia motivacional (AU)
Resumo em espanhol:Imponer a sí mismo barreras al éxito personal es algo extremadamente común en el área del deporte. Pero, a pesar de su importancia y de su frecuente utilización por los deportistas, el auto handicap todavía es una noción imprecisa y de difícil delimitación.Este artículo se propone a presentar una comprensión más amplia con respecto a las estrategias de auto handicap, analizando el porqué, cuándo y cómo los atletas hacen uso de dichas estrategias.Los estudios abordados a lo largo de este artículo demuestran que las actividades físicas y deportivas se constituyen dominios privilegiados para estudiar los mecanismos de esta estrategia motivadora
Descritores Psi Português:MOTIVAÇÃO
AUTO-ESTIMA
Descritores Psi Inglês:MOTIVATION
SELF ESTEEM
Responsável:BR1480.1 - Centro Universitário Anhanguera de Santo André S.A. - UNIANHANGUERA.
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Id:22016
Autor:Moraes, Márcia Regina Mendes Nunes de; Bernardino, Leda Mariza Fischer.
Título:Psicanálise e educação: Pensando a relação professor-aluno a partir do conceito de transferência / Psychoanalysis and education: Thiking the teacher-student relation
Fonte:Encontro;9(10):68-68, jul.-dez.2004
Resumo em português: Este estudo visa sugerir uma contribuição da psicanálise para a área da educação, no sentido de destacar a importância de o professor conhecer acerca da relação transferencial, da função de saber que ocupa nesta relação perante o aluno. Pretendeu-se, a partir daí, demonstrar a possibilidade de intervenção do professor no processo ensino-aprendizagem ao ocupar ou deixar de ocupar a posição de interlocutor para o educando, contribuindo de maneira mais singular, mais efetiva na educação desse aluno, uma vez que o fenômeno da transferência, mesmo que seja ignorado, não deixa de estar presente nas relações professor-aluno. Visando elucidar acerca da transferência na relação professor-aluno e o poder que o professor tem nas mãos como um interlocutor privilegiado, destacou-se a obra O banquete, de Platão, pela possível analogia com a relação amante-amado, exposta através do diálogo de Alcebíades com Sócrates. Também, ressaltou-se a implicação do método socrático, a ser descrito, na educação (AU)
Resumo em espanhol:Este estudio pretende sugerir una contribución del psicoanálisis para el área de la educación, en el sentido de destacar la importancia de que el profesor conozca acerca de la relación transferencial, de la función de saber que ocupa en esta relación ante al alumno. Se pretendió, a partir de ahí, demostrar la posibilidad de intervención del profesor en el proceso enseñanza aprendizaje al ocupar o dejar de ocupar la posición de interlocutor para el educando, contribuyendo de manera más singular, más efectiva en la educación de ese alumno, una vez que el fenómeno de la transferencia, aunque sea ignorado, no deja de estar presente en las relaciones profesor-alumno. Objetivando dilucidar acerca de la transferencia en la relación profesor-alumno y el poder que el profesor tiene en las manos como un interlocutor privilegiado, se destacó la obra El banquete, de Platón, por la posible analogía con la relación amante-amado, expuesta a través del diálogo de Alcebíades con Sócrates. También, se resaltó la implicación del método socrático, a ser descrito, en la educación
Descritores Psi Português:EDUCAÇÃO
PSICANÁLISE
Descritores Psi Inglês:EDUCATION
PSYCHOANALYSIS
Responsável:BR1480.1 - Centro Universitário Anhanguera de Santo André S.A. - UNIANHANGUERA.
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Id:22015
Autor:Marton, Simone A. ; Silveira, Jocelaine Martins; Costa, Carlos Eduardo.
Título:Relato de duas mulheres com diagnóstico de anorexia nervosa sobre as verbarlizações emitidas por familiares acerca da aparência física / Anorexic women reports about verbalizations in family contex concerning to physical appearance
Fonte:Encontro;9(10):47-67, jul.-dez.2004
Resumo em português: O presente artigo descreve o que duas mulheres com diagnóstico de anorexia nervosa relatam sobre as verbalizações emitidas no contexto familiar acerca da aparência física antes do surgimento do quadro clínico. Participaram do estudo, duas mulheres, com 14 e 24 anos de idade, que apresentavam diagnóstico de Anorexia Nervosa conforme os critérios do DSM-IV e que estavamsob atendimento psicológico e/ou psiquiátrico. Foram realizadas duas entrevistas com cada participante, indagando-as sobre: (a) as verbalizações emitidas porfamiliares acerca da aparência física antes do quadro clínico e (b) quais verbalizações relacionadas à aparência física lembravam-se de ter ouvido no contexto familiar. As entrevistas foram transcritas e as verbalizações comuns analisadas, quanto aos seguintes aspectos: (1) início da anorexia nervosa; (2) lembranças acerca do que os familiares verbalizavam sobre aparência física de mulheres; (3) lembranças das verbalizações emitidas pelos familiares acerca da aparência física as participantes; (4) comportamentos relacionados à perda do peso; (5) aspectos possivelmente relacionados à melhora (mudança) do quadro clínico e (6) indicação do modo como as participantes julgavam a (própria) imagem corporal no momento da entrevista. As participantes relataram que seus familiares fizeram comentários sobre a aparência física de terceiros ou delas mesmas e que esses comentários ocorreram desde bem cedo na históriade vida delas. Tais dados foram discutidos considerando a possível influência de outros contextos verbais no quadro da anorexia nervosa, como a mídia e os pares etários e indicações de pontos relevantes para investigações futuras, uma vez que os dados obtidos foram de caráter exploratório (AU)
Resumo em espanhol:El presente artículo describe lo que dos mujeres con diagnóstico de anorexia nerviosa relatan sobre las verbalizaciones emitidas en el contexto familiar acerca de la apariencia física antes del surgimiento del cuadro clínico. Participaron del estudio dos mujeres, con 14 y 24 años de edad, que presentaban diagnóstico de Anorexia Nerviosa conforme los criterios del DSM-IV y que estaban bajo la atención psicológica y/o psiquiátrica. Han sido realizadas dos entrevistas con cada participante, indagándolas sobre: (a) las verbalizaciones emitidas por familiares acerca de la apariencia física antes del cuadro clínico y (b) cuáles verbalizaciones relacionadas a la apariencia física se recordaban de haber oído en el contexto familiar. Las entrevistas han sido transcritas y las verbalizaciones comunes analizadas, en cuanto a los siguientes aspectos: (1) inicio de la anorexia nerviosa; (2) recuerdos acerca que los familiares verbalizaban sobre apariencia física de mujeres; (3) recuerdos de las verbalizaciones emitidas por los familiares acerca de la apariencia física de las participantes; (4) comportamientos relacionados a la pérdida del peso; (5) aspectos posiblemente relacionados a la mejora (cambio) del cuadro clínico y (6) indicación del modo como las participantes juzgaban la (propia) imagen corporal en el momento de la entrevista. Las participantes relataron que sus familiares hicieron comentarios sobre la apariencia física de terceros o de ellas mismas y que esos comentarios ocurrieron desde muy temprano en la historia de vida de ellas. Dichos datos han sido discutidos considerando la posible influencia de otros contextos verbales en el cuadro de la anorexia nerviosa, como medios de comunicación de masa y los pares etarios e indicaciones de puntos relevantes para investigaciones futuras, ya que los datos obtenidos fueron de carácter exploratorio
Descritores Psi Português:ANOREXIA NERVOSA
COMPORTAMENTO ALIMENTAR
ANÁLISE DO COMPORTAMENTO
Descritores Psi Inglês:ANOREXIA NERVOSA
EATING BEHAVIOR
BEHAVIORAL ASSESSMENT
Responsável:BR1480.1 - Centro Universitário Anhanguera de Santo André S.A. - UNIANHANGUERA.
Localização:BR85.1 - USP/IP/SBD
BR27.1 - PUC-CAMPINAS/SBI
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Id:22014
Autor:Amazonas, Maria Cristina de Almeida; Braga, Maria da Graça Reis.
Título:Uma redescrição de família e a função paterna / Redescribing the family and the paternal function
Fonte:Encontro;9(10):33-46, jul.-dez.2004
Resumo em português: Este trabalho pretende discutir o conceito de família na contemporaneidade, considerando as novas configurações familiares e os novos modos de ser sujeito. Para isso, toma como mote, o conceito de Função Paterna e o suposto declínio do pai, na sociedade contemporânea. Tem como inspiração teórica a Pragmática Lingüística, tomando como suporte, autores como Wittgenstein, Austin, Rorty, Costa e outros. Tenta refletir sobre nossa concepção de família e seus reflexos sobre os sujeitos. Discute a proposta de Kell, da função fraterna como uma possível redescrição da família contemporânea que implique numa ética da solidariedade no sentido rortyano. Conclui, afirmando que o importante para os homens é a manutenção dos vínculos que os unam entre si, o cuidado e a possibilidade se se sentirem afiliados a uma ordem simbólica (AU)
Resumo em espanhol:Este trabajo pretende discutir el concepto de familia en la contemporaneidad, considerando las nuevas configuraciones familiares y los nuevos modos de ser sujeto. Para eso, toma como mote el concepto de Función Paterna y la presunta caída del padre, en la sociedad contemporánea. Tiene como inspiración teórica la Pragmática Lingüística, tomando como soporte, autores como Wittgenstein, Austin, Rorty, Costa y otros. Intenta reflexionar sobre nuestra concepción de familia y sus reflejos sobre los sujetos. Discute la propuesta de Kell, de la función fraterna como una posible redescripción de la familia contemporánea que implique en una ética de la solidaridad en el sentido rortyano. Concluye, afirmando que lo importante para los hombres es la manutención de los vínculos que los unan entre sí, el cuidado y la posibilidad si se sientan afiliados a un orden simbólico
Descritores Psi Português:FUNÇÃO PATERNA
FAMÍLIA
Descritores Psi Inglês:PATERNAL FUNCTION
FAMILY
Responsável:BR1480.1 - Centro Universitário Anhanguera de Santo André S.A. - UNIANHANGUERA.
Localização:BR85.1 - USP/IP/SBD
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Id:22013
Autor:Bocca, Francisco Veraldi.
Título:A construção da proposta de semiologia por Ferdinand de Saussure / Semiology proposal construction by Ferdinand de Saussure
Fonte:Encontro;9(10):17-32, jul.-dez.2004
Resumo em português: O presente artigo apresenta a preocupação de realçar as bases com que Saussure influenciou a lingüística de seu tempo bem como, a partir dela, prognosticou a criação de uma ciência geral dos signos, chamando-a Semiologia. Nosso interesse também se justifica pela condição de ciência piloto das ciências humanas que a lingüística assumiu com Saussure. Por último, por sua proposta de instauração do ponto de vista semiológico, isto é, do enfoque que deu aos fatos humanos como sistemas simbólicos. Por questões metodológicas e, até mesmo, de coerência argumentativa, apresentaremos a construção do objeto da lingüística enfocando a compreensão da natureza do signo lingüístico, seu caráter psíquico, sua dupla face, além de uma referência aos componentes do signo e suas ligações arbitrárias e imotivadas, sempre com a perspectiva de fornecer parâmetros de compreensão dos demais fatos simbólicos. Esperamos, assim, pela exposição de suas contribuições no campo da lingüística e de seu ponto de vista semiológico, destacar a possibilidade de pesquisa e compreensão das demais instituições humanas, inclusive as não-lingüísticas, o que nos permite avaliar a influência que exerceu sobre os desdobramentos das ciências humanas no século XX (AU)
Resumo em espanhol:El presente artículo presenta la preocupación de realzar las bases con que Saussure influenció la lingüística de su tiempo, así como, a partir de ella, pronosticó la creación de una ciencia general de los signos, llamándola Semiología. Nuestro interés también se justifica por la condición de ciencia piloto de las ciencias humanas que la lingüística asumió con Saussure. Por último, por su propuesta de instauración desde el punto de vista semiológico, esto es, del enfoque que dio a los hechos humanos como sistemas simbólicos. Por cuestiones metodológicas y, hasta mismo, de coherencia argumentativa, presentaremos la construcción del objeto de la lingüística enfocando la comprensión de la naturaleza del signo lingüístico, su carácter psíquico, su doble cara, además de una referencia a los componentes del signo y sus conexiones arbitrarias e inmotivadas, siempre con la perspectiva de suministrar parámetros de comprensión de los demás hechos simbólicos. Esperamos, así, por la exposición de sus contribuciones en el campo de la lingüística y de su visión semiológica, destacar la posibilidad de investigación y comprensión de las demás instituciones humanas, incluso las no lingüísticas, lo que nos permite evaluar la influencia que ejerció sobre los desdoblamientos de las ciencias humanas en el siglo XX
Descritores Psi Português:LINGUAGEM
SEMIÓTICA
Descritores Psi Inglês:LANGUAGE
SEMIOTICS
Responsável:BR1480.1 - Centro Universitário Anhanguera de Santo André S.A. - UNIANHANGUERA.
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Id:22012
Autor:Capitão, Cláudio Garcia; Ide, Lucimara Oliveira.
Título:Avaliação dos aspectos cognitivo e emocional da criança hospitalizada segundo Koppitz / Evaluation of the perceptive and emotional aspects of a hospitalized child according to Koppitz
Fonte:Encontro;9(10):1-16, jul.-dez.2004
Resumo em português: O presente trabalho teve como objetivos avaliar através do Desenho da Figura Humana (DFH) os aspectos cognitivo e emocional de um grupo de crianças que sofreram intervenção cirúrgica e de um grupo de crianças hospitalizadas que não sofreram intervenção, verificar se os grupos apresentavam diferenças quanto aos aspectos avaliados, comparar os resultados encontrados neste estudo com os do grupo normativo de Sarti (1999). Participaram do estudo 28 crianças na faixa etária de 7 a 12 anos. O instrumento utilizado foi o DFH aplicado e avaliado segundo o sistema de Koppitz (1976), a partir da normatização de Sarti (1999). Os resultados mostraram que os grupos não apresentaram diferenças do grupo normativo e não diferiram entre si. A única variável que estatisticamente diferiu os grupos foi o estado geral. O grupo de crianças hospitalizadas que não sofreram cirurgia se mostrou mais preocupado com a hospitalização (AU)
Resumo em espanhol:El presente trabajo tuvo como objetivos evaluar a través del Dibujo de la Figura Humana (DFH) los aspectos cognitivo y emocional de un grupo de niños que sufrieron intervención quirúrgica y de un grupo de niños hospitalizadas que no sufrieron intervención, verificar si los grupos presentaban diferencias en cuanto a los aspectos evaluados, comparar los resultados encontrados en este estudio con los del grupo normativo de Sarti (1999). Participaron del estudio 28 niños en la franja etaria de 7 a 12 años. El instrumento utilizado fue el DFH aplicado y evaluado según el sistema de Koppitz (1976), a partir de la normatización de Sarti (1999). Los resultados mostraron que los grupos no presentaron diferencias del grupo normativo y no difirieron entre sí. La única variable que estadísticamente difirió los grupos fue el estado general. El grupo de niños hospitalizados que no sufrió operación se mostró más preocupado por la hospitalización
Descritores Psi Português:DESENHO DE FIGURAS HUMANAS
PSICOLOGIA DA CRIANÇA
Descritores Psi Inglês:HUMAN FIGURES DRAWING
CHILD PSYCHOLOGY
Responsável:BR1480.1 - Centro Universitário Anhanguera de Santo André S.A. - UNIANHANGUERA.
Localização:BR85.1 - USP/IP/SBD
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BR1480.1 - UNIA/BC


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Id:21686
Autor:Mamede, Margarida C.
Título:O cantar e o cuidado / Singing and caring
Fonte:Encontro;8(9):78-90, jan.-jun.2004
Resumo em português: A partir das reflexões sobre a importância de mantermos as tradições e raízes culturais presentes, por exemplo, na música, a autora discorre sobre como esta pode facilitar o nascimento da esperança. Respaldando-se, particularmente, nas contribuições teóricas do psicanalista Winnicott, ela apresenta uma experiência vivida com uma paciente internada num antigo manicômio judiciário que, ao ouvir a história de uma cantora, encontrou a esperança para inaugurar a sua própria vida(AU)
Resumo em espanhol:A partir de las reflexiones sobre la importancia de mantener las tradiciones y raíces culturales presentes, por ejemplo, en la canción, la autora discurre sobre cómo esta puede facilitar el nacimiento de esperanza. Respaldándose, particularmente, en las contribuciones teóricas del psicoanalista Winnicott, ella presenta una experiencia vivida con una paciente internada en un antiguo manicomio judiciario que, al oír la historia de una cantante, encontró esperanza para inaugurar su propia vida
Descritores Psi Português:MÚSICA (PSICOLOGIA)
PSICANÁLISE
CULTURA
Descritores Psi Inglês:MUSIC (PSYCHOLOGY)
PSYCHOANALYSIS
CULTURE
Responsável:BR1480.1 - Centro Universitário Anhanguera de Santo André S.A. - UNIANHANGUERA.


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Id:21685
Autor:Morais, Maria de Fátima.
Título:Avaliar criatividade: A utilização de produtos criativos em contexto educativo / Assessing creativity: The use of creative products in the educational context
Fonte:Encontro;8(9):66-77, jan.-jun.2004
Resumo em português: O conceito de criatividade aparece-nos como algo complexo, abrangente e polifacetado. Conseqüentemente, a sua avaliação envolve também multiplicidades e controvérsias. Esta avaliação é, contudo, um domínio particularmente útil na Psicologia da Educação, possibilitando diversas orientações a nível da investigação e da intervenção. Assim, tentar-se-á, inicialmente, esclarecer os principais contornos do que é avaliar criatividade, ilustrando também fragilidades que revestem uma avaliação baseada sobretudo em testes psicológicos. Enfatizaremos, por sua vez, uma alternativa recentemente muito investida no estudo da criatividade, a qual corresponde à avaliação a partir de produtos criativos. Far-se-á, então, uma apresentação crítica de vantagens e de limitações desta abordagem, assim como de diferentes formas da mesma ser realizada. Por último, tal abordagem será exemplificada a partir de um estudo empírico com alunos universitários, tendo-se nele recorrido à elaboração de textos e cartazes. Tentar-se-á, desta forma, fornecer elementos para os educadores poderem avaliar, fundamentada e criticamente, criatividade a partir de respostas quotidianas dos seus educandos (AU)
Resumo em espanhol:El concepto de creatividad nos aparece como algo complejo, amplio y polifacetado. Consecuentemente, su evaluación relaciona también multiplicidades y controversias. Esta evaluación es, sin embargo, un dominio particularmente útil en la Psicología de la Educación, posibilitando diversas orientaciones a nivel de la investigación y de la intervención. Así, se intentará, inicialmente, esclarecer los principales contornos que es evaluar creatividad, ilustrando también fragilidades que revisten una evaluación basada sobre todo en tests psicológicos. Enfatizaremos, a su vez, una alternativa recientemente muy invertida en el estudio de la creatividad, que corresponde a la evaluación a partir de productos creativos. Se hará, entonces, una presentación crítica de ventajas y de limitaciones de este abordaje, así como de diferentes formas de lo mismo ser realizado. Por último, tal abordaje será ejemplificado a partir de un estudio empírico con alumnos universitarios, teniéndose en él recurrido a la elaboración de textos y carteles. Se intentar, así, suministrar elementos para que los educadores puedan evaluar, fundamentada y críticamente, creatividad a partir de respuestas cotidianas de sus educandos
Descritores Psi Português:CRIATIVIDADE
EDUCAÇÃO CRIATIVA
Descritores Psi Inglês:CREATIVITY
Responsável:BR1480.1 - Centro Universitário Anhanguera de Santo André S.A. - UNIANHANGUERA.
Localização:BR85.1 - USP/IP/SBD
BR27.1 - PUC-CAMPINAS/SBI
BR1480.1 - UNIA/BC


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Id:21684
Autor:Maciel Maria Regina .
Título:Um estudo sobre a adolescência na sociedade contemporânea / A study of adolescence in contemporary society
Fonte:Encontro;8(9):57-65, jan.-jun.2004
Resumo em português: Na atualidade assistimos à consolidação da adolescência enquanto um ideal cultural. Este texto se propõe pensar fundamentalmente duas questões. Levando-se em conta a questão da perda dos referenciais identitários que até então nos guiavam, o que significa ser adolescente hoje? Como a psicanálise pode atuar com estes novos sujeitos (AU)
Resumo em espanhol:En la actualidad vemos la consolidación de la adolescencia en cuanto un ideal cultural. Este texto se propone pensar fundamentalmente dos cuestiones. Llevándose en cuenta la cuestión de la pérdida de las referencias identitarias que hasta entonces nos guiaban, ¿qué significa ser adolescente hoy? Cómo el psicoanálisis puede actuar con estos nuevos sujetos
Descritores Psi Português:ADOLESCÊNCIA
SOCIEDADE
PSICANÁLISE DO ADOLESCENTE
Descritores Psi Inglês:ADOLESCENCE
SOCIETY
ADOLESCENT PSYCHOANALYSIS
Responsável:BR1480.1 - Centro Universitário Anhanguera de Santo André S.A. - UNIANHANGUERA.


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Id:21683
Autor:Hamasaki, Eliana Isabel de Moraes.
Título:Efeitos de treino prévio em discriminações simples sucessivas e similtâneas sobre a aquisição de discriminações condicionais / Effects of previous training in successive and simultaneous simple discriminations on the acquisition of conditional discriminations
Fonte:Encontro;8(9):39-56, jan.-jun.2004
Resumo em português: A Análise Experimental do Comportamento vêm contribuindo – através de procedimentos específicos da área, tal como o matching-to-sample – com investigações que têm se ocupado em demonstrar a relevância do controle por estímulos condicionais em fenômenos comportamentais com participantes humanos, principalmente os referentes à linguagem e à aquisição de habilidades envolvidas na alfabetização (como a leitura e a escrita) de crianças normais e com pessoas portadoras de deficiências no desenvolvimento. O presente estudo insere-se nesta linha de investigação e apresenta um experimento no qual avalia-se a eficiência com a qual determinadas contingências de treino prévio estabelecem o controle condicional nas suas relações mais simples (denominadas relações do tipo AB) e verifica se a eficiência com a qual ocorre o estabelecimento do controle condicional é derivada de um tipo específico de treino (isto é, discriminações simples sucessivas ou simultâneas). Participaram do experimento quatro participantes humanos adultos e para a coleta dos dados foi utilizado o programa SIMSUC. Dois dos participantes foram expostos ao treino prévio em discriminação simples ou simultânea (grupo experimental) e dois participantes não foram expostos ao treino (grupo controle). Durante o treino, a aquisição demonstrou ser mais facilitada para o participante exposto ao treino de discriminação simultânea (SIM) do que para o participante exposto ao treino de discriminação sucessiva (SUC). Ao longo da sessão experimental, o desempenho do participante SIM manteve-se estável e eficaz desde o início, enquanto o desempenho do participante SUC foi menos eficaz no início, mas apresentou evolução gradual até que - ao final da sessão - atingiu o critério de aprendizagem estabelecido. Os desempenhos dos participantes do grupo controle (C1 e C2) foram bastante diferentes entre si, um deles não atingiu o critério, enquanto o outro atingiu. Embora o estudo não tenha apresentado nada em caráter conclusivo, discute-se as aquisições sob os diferentes treinos (ou ausência destes) e apresenta a necessidade de estudos adicionais (AU)
Resumo em espanhol:El análisis Experimental del Comportamiento viene contribuyendo – a través de procedimientos específicos del área, tal como el matching-to-sample – con investigaciones que se han ocupado en demostrar la relevancia del control por estímulos condicionales en fenómenos comportamentales con participantes humanos, sobre todo los referentes al lenguaje y a la adquisición de habilidades relacionadas a la alfabetización (como la lectura y la escritura) de niños normales y con personas portadoras de deficiencias en el desarrollo. El presente estudio se inserta en esta línea de investigación y presenta un experimento en el cual se evalúa la eficiencia con la cual determinadas contingencias de entrenamiento previo establecen el control condicional en sus relaciones más simple (denominadas relaciones del tipo AB) y verifica si la eficiencia con la que ocurre el establecimiento del control condicional es derivada de un tipo específico de entrenamiento (esto es, discriminaciones simples sucesivas o simultaneas). Participaron del experimento cuatro participantes humanos adultos y para la colecta de los datos fue utilizado el programa SIMSUC. Dos de los participantes han sido expuestos al entrenamiento previo en discriminación simple o simultánea (grupo experimental) y dos participantes no han sido expuestos al entrenamiento (grupo control). Durante el entrenamiento, la adquisición demostró ser más facilitada para el participante expuesto al entrenamiento de discriminación simultánea (SIM) que para el participante expuesto al entrenamiento de discriminación sucesiva (SUC). A lo largo de la sesión experimental, el desempeño del participante SIM se mantuvo estable y eficaz desde el inicio, mientras el desempeño del participante SUC fue menos eficaz en el inicio, pero presentó evolución gradual hasta que - al final de la sesión - alcanzó el criterio de aprendizaje establecido. Los desempeños de los participantes del grupo control (C1 y C2) fueron bastante diferentes entre sí, uno de ellos no alcanzó el criterio, mientras el otro lo alcanzó. Aunque el estudio no haya presentado nada en carácter conclusivo, se discute las adquisiciones bajo los diferentes entrenamientos (o ausencia de estos) y presenta la necesidad de estudios adicionales
Descritores Psi Português:CONTROLE DO ESTÍMULO
DISCRIMINAÇÃO CONDICIONAL
MATCHING TO SAMPLE
Descritores Psi Inglês:STIMULUS CONTROL
CONDITIONAL DISCRIMINATION
MATCHING TO SAMPLE
Responsável:BR1480.1 - Centro Universitário Anhanguera de Santo André S.A. - UNIANHANGUERA.
Localização:BR85.1 - USP/IP/SBD
BR27.1 - PUC-CAMPINAS/SBI
BR1480.1 - UNIA/BC


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Id:21682
Autor:Giraudo, Marie-Dominique; Pailhous, Jean.
Título:Le déclin du souvenir dans le rappel différé: Un effet précoce de I'âge / The decline of the remembrance at the long-term memory: An early effect of the age
Fonte:Encontro;8(9):30-38, jan.-jun.2004
Resumo em português: La question du lien entre l´âge et le maintien du souvenir en mémoire à long terme a été abordée dans deux expériences, en utilisant plusieurs délais de rétention et deux niveaux de complexité de la tâche. Dans la première expérience 9 sujets ont appris pendant 3 minutes une configuration de 12 éléments labellisés qu’ ils devaient reproduire immédiatement après l’apprentissage, une semaine plus tard et enfin un mois plus tard. Dans la seconde expérience, un nouveau groupe de10 sujets ont appris pendant 3 minutes une configuration composée de 12 cercles noirs pleins qu’ils devaient reproduire immédiatement après I'apprentissage et un mois plus tard. Les résultats montrent un effet de l’ âge sur la performance de rappel après un mois de délai lorsque le matériel à mémoriser est complexe, mais pas lorsque le matériel est plus élémentaire (AU)
Descritores Psi Português:MEMÓRIA
RETENÇÃO
Descritores Psi Inglês:MEMORY
RETENTION
Responsável:BR1480.1 - Centro Universitário Anhanguera de Santo André S.A. - UNIANHANGUERA.
Localização:BR85.1 - USP/IP/SBD
BR27.1 - PUC-CAMPINAS/SBI
BR1480.1 - UNIA/BC


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Id:21681
Autor:Giraudo, Marie-Dominique; Pailhous, Jean.
Título:O declínio da lembrança na memória de longo prazo: Um efeito precoce da idade / The decline of the remembrance at the long-term memory: An early effect of the age
Fonte:Encontro;8(9):20-20, jan.-jun.2004
Resumo em português: A questão da interligação entre a idade e a retenção da lembrança na memória de longo prazo foi abordada em dois experimentos, utilizando-se vários intervalos de retenção e dois níveis de complexidade para a tarefa. No primeiro experimento, nove participantes aprenderam, durante três minutos, uma configuração de doze participantes discriminados, que eles deveriam reproduzir imediatamente após o aprendizado, uma semana depois e, finalmente, após um mês. No segundo experimento, um novo grupo de dez participantes aprendeu, durante três minutos, uma configuração composta por doze círculos pretos cheios, que eles deveriam reproduzir imediatamente após o aprendizado e após um mês. Os resultados demonstram um efeito da idade sobre a performance da memória após um mês quando o material a ser memorizado é complexo, mas não quando o material é mais elementar (AU)
Resumo em espanhol:La cuestión de la interconexión entre la edad y la retención del recuerdo en la memoria de largo plazo fue abordada en dos experimentos, utilizándose varios intervalos de retención y dos niveles de complejidad para la tarea. En el primer experimento, nueve participantes aprendieron, durante tres minutos, una configuración de doce participantes discriminados, que ellos deberían reproducir inmediatamente tras el aprendizaje, una semana después y, por último, tras un mes. En el segundo experimento, un nuevo grupo de diez participantes aprendió, durante tres minutos, una configuración compuesta por doce círculos negros llenos, que ellos deberían reproducir inmediatamente tras el aprendizaje y tras un mes. Los resultados demuestran un efecto de la edad sobre la performance de la memoria tras un mes cuando el material a ser memorizado es complejo, pero no cuando el material es más elemental
Descritores Psi Português:MEMÓRIA
RETENÇÃO
Descritores Psi Inglês:MEMORY
RETENTION
Responsável:BR1480.1 - Centro Universitário Anhanguera de Santo André S.A. - UNIANHANGUERA.
Localização:BR85.1 - USP/IP/SBD
BR27.1 - PUC-CAMPINAS/SBI
BR1480.1 - UNIA/BC


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Id:21680
Autor:Barrueta, Norma Vassallo.
Título:¿Paralelismos necesarios o relaciones dialécticas? Los estudios de género y las políticas públicas / Necessary parallelisms or dialectic relationships? The studies of gender and public policies
Fonte:Encontro;8(9):10-19, jan.-jun.2004
Resumo em português: El presente artículo aborda la relación entre los objetivos feministas,su expresión en la academia y la elaboración por parte de ésta de las demandas específicas que se reflejan o no en las Políticas Públicas. Se presentan en orden histórico los objetivos feministas hasta el momento de la aparición de las primeras políticas públicas que se dirigieron a las mujeres, es decir el Estado de Bienestar para seguir con los Enfoques Alternativos, la Igualdad de oportunidades, el Empoderamiento de las Mujeres, la Democracia en género para terminar con el Gender Mainstreaming (AU)
Descritores Psi Português:GÊNERO
IGUALDADE SOCIAL
TRABALHO FEMININO
Descritores Psi Inglês:GENDER
SOCIAL EQUALITY
WORKING WOMEN
Responsável:BR1480.1 - Centro Universitário Anhanguera de Santo André S.A. - UNIANHANGUERA.
Localização:BR85.1 - USP/IP/SBD
BR27.1 - PUC-CAMPINAS/SBI
BR1480.1 - UNIA/BC



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