|
Id: | 21685
| Autor: | Morais, Maria de Fátima. | Título: | Avaliar criatividade: A utilização de produtos criativos em contexto educativo / Assessing creativity: The use of creative products in the educational context
| Fonte: | Encontro;8(9):66-77, jan.-jun.2004
| Resumo em português: | O conceito de criatividade aparece-nos como algo complexo, abrangente e polifacetado. Conseqüentemente, a sua avaliação envolve também multiplicidades e controvérsias. Esta avaliação é, contudo, um domínio particularmente útil na Psicologia da Educação, possibilitando diversas orientações a nível da investigação e da intervenção. Assim, tentar-se-á, inicialmente, esclarecer os principais contornos do que é avaliar criatividade, ilustrando também fragilidades que revestem uma avaliação baseada sobretudo em testes psicológicos. Enfatizaremos, por sua vez, uma alternativa recentemente muito investida no estudo da criatividade, a qual corresponde à avaliação a partir de produtos criativos. Far-se-á, então, uma apresentação crítica de vantagens e de limitações desta abordagem, assim como de diferentes formas da mesma ser realizada. Por último, tal abordagem será exemplificada a partir de um estudo empírico com alunos universitários, tendo-se nele recorrido à elaboração de textos e cartazes. Tentar-se-á, desta forma, fornecer elementos para os educadores poderem avaliar, fundamentada e criticamente, criatividade a partir de respostas quotidianas dos seus educandos (AU) | Resumo em espanhol: | El concepto de creatividad nos aparece como algo complejo, amplio y polifacetado. Consecuentemente, su evaluación relaciona también multiplicidades y controversias. Esta evaluación es, sin embargo, un dominio particularmente útil en la Psicología de la Educación, posibilitando diversas orientaciones a nivel de la investigación y de la intervención. Así, se intentará, inicialmente, esclarecer los principales contornos que es evaluar creatividad, ilustrando también fragilidades que revisten una evaluación basada sobre todo en tests psicológicos. Enfatizaremos, a su vez, una alternativa recientemente muy invertida en el estudio de la creatividad, que corresponde a la evaluación a partir de productos creativos. Se hará, entonces, una presentación crítica de ventajas y de limitaciones de este abordaje, así como de diferentes formas de lo mismo ser realizado. Por último, tal abordaje será ejemplificado a partir de un estudio empírico con alumnos universitarios, teniéndose en él recurrido a la elaboración de textos y carteles. Se intentar, así, suministrar elementos para que los educadores puedan evaluar, fundamentada y críticamente, creatividad a partir de respuestas cotidianas de sus educandos
| Descritores Psi Português: | CRIATIVIDADE EDUCAÇÃO CRIATIVA
| Descritores Psi Inglês: | CREATIVITY
| Responsável: | BR1480.1 - Centro Universitário Anhanguera de Santo André S.A. - UNIANHANGUERA. | Localização: | BR85.1 - USP/IP/SBD BR27.1 - PUC-CAMPINAS/SBI BR1480.1 - UNIA/BC
|
|