|
Id: | 50521
| Autor: | Ferreira, Leslie Piccolotto; Ribas, Ligia Tunes; Magrini, Amanda Monteiro; Diógenes, Bruna Souza; Ditscheiner, Érika Sousa; Cunha, Maria Claudia. | Título: | Programa de estudos pósgraduados em fonoaudiologia da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, Brasil: análise da produção de quatro décadas / Program of graduate studies in Speech Language Pathology and Audiology ofPontifícia Universidade Católica de Sao Paulo, Brazil: analysis of four decades of production / El estudio de post graduados em fonoaudiología Pontifícia UniversidadeCatólica de São Paulo, Brasil: análisis de cuatro décadas de producción.
| Fonte: | Distúrb. comun;27(4)dez. 2015 graf, tab.
| Conferência: | Apresentado em: 21º Congresso Brasileiro de Fonoaudiologia e 2° Ibero-Americano de Fonoaudiologia, Porto de Galinhas, PE, 22-25 set. 2013.
| Resumo em português: | Introdução: O Programa de Estudos de Pós-Graduação (PEPG) em Fonoaudiologia da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) completou quatro décadas em 2013, e os projetos ali desenvolvidos estão atrelados a cinco linhas de pesquisa: Audição na Criança, Voz: Avaliação e Intervenção, Linguagem e Subjetividade, Linguagem, Corpo e Psiquismo e Procedimentos e Implicações Psicossociais dos Distúrbios da Audição. Objetivo: Analisar as dissertações e teses defendidas no PEPG da PUC-SP, segundo temática e método de pesquisa. Método: A coleta de dados secundários partiu de busca no site do PEPG, em que foram registrados 739 resumos de dissertações e teses defendidas entre os anos de 1978 e 2012. Estes foram categorizados segundo: ano, título, autor, orientador e resumo, seguido da classificação quanto à área (Voz, Audição, Linguagem, Motricidade orofacial, Saúde coletiva e Métodos clínicos) e Método de pesquisa (Avaliação/Diagnóstico/Observacional, Intervenção e Revisão de literatura). A análise descritiva considerou frequências absolutas e relativas e na sequência foram realizadas medidas de tendência central e dispersão. Resultados: Ao longo dos anos houve um aumento expressivo de produções, mais evidenciado nos anos de 2000 e 2001. As principais áreas abordadas foram Audição (39,4%) e Linguagem (19,2%), e quanto ao método destacam-se Avaliação/Diagnóstico/Observacional (50,5%) e Intervenção (22,3%). Conclusão: Na análise da produção de dissertações e teses do PEPG em Fonoaudiologia, nos 40 anos de seu funcionamento, os 739 estudos denotaram tendênciacrescente, em todas as modalidades de método de avaliação/diagnóstico/observação, intervenção e revisão de literatura), predominantemente na área de audição, seguida de linguagem.(AU) | Resumo em inglês: | The Program of Graduate Studies (PEPG) in Speech Language Pathology and Audiology of the Pontifícia Universidade Católoca de São Paulo (PUC-SP) celebrated its 40th anniversary in 2013. The projects developed in that program follow one of five lines of research: Child Hearing, Voice Evaluation and Intervention, Language and Subjectivity, Body and Psyche, and Diagnostic Procedures and PsychoSocial Implications of Hearing Disorders. Objective: to analyze the theses and dissertations defended inthe PEPG of PUC-SP according to their research topics and methods. Method: the secondary data were collected on the PEPG?s website and included 739 abstracts of theses and dissertations defended betweenthe years of 1978 and 2012. These were categorized according to: year, author, supervisor and abstract, followed by a classification by research area (Voice, Hearing, Language, Orofacial Myology, Public Health and Clinical Methods) and research method (evaluation/diagnosis/observation, intervention and literature review). The descriptive analysis took into consideration both absolute and relative frequencies, and, subsequently, central tendency and dispersion measures were taken. Results: there was a significant increase in production over the years, especially in the years 2000 and 2001. The most researched areas were Hearing (39.4% )and Language (19.2%), and the most adopted research methods were evaluation/diagnosis/observation (50.5%) and intervention (22,3%). Conclusion: when analyzing the production of theses and dissertations over the 40 years of the Program of Graduate Studies in Speech LanguagePathology and Audiology of PUC-SP, the 739 studies showed a growing trend across all the methods (evaluation/diagnosis/observation, intervention and literature review), predominantly in the Hearingarea, followed by Language.(AU) | Resumo em espanhol: | El Programa de Estudios de Posgrado (PEPG) en fonoaudiología, de la Universidad Católica de São Paulo (PUC-SP) completó cuatro décadas de 2013 y los proyectos desarrollados aquí están relacionados con cinco áreas de investigación: la audición en los niños, Evaluación y Voz habla, ellenguaje y la subjetividad, la lengua, el cuerpo y Psi y Procedimientos e implicaciones psicosociales de los trastornos de la audición. Objetivo: Analizar las disertaciones y tesis en PEPG en la PUC-SP, de acuerdo com el método temática y la investigación. Método: la recopilación de datos secundarios vino de PEPG búsque da em el sitio, se registraron 739 resúmenes de disertaciones y tesis entre 1978 y 2012. Estos fueron clasificados de acuerdo a: año, título, autor, entrenador y corto, seguido de clasificación de acuerdo a la zona (Voz, Escuchar, Lenguaje, Motricidad Orofacial, la salud pública y los métodos clínicos) y el método de la investigación (evaluación / diagnóstico / observacional, Intervención y revisión de la literatura). El análisis descriptivo incluyó Se realizar on las frecuencias absolutas y relativas y medidas de tendencia central y de dispersión de secuencia. Resultados: Con los años se ha producidoun aumento significativo de la producción, más evidente en los años 2000 y 2001. Las principales áreas abordadas fueron la audición (39,4%) y el lenguaje (19,2%) y en el método, se destacan Evaluación /observacional de diagnóstico (50,5%) y de intervención (22,3%). Conclusión: el análisis de la producción de disertaciones y tesis PEPG en terapia de lenguaje, em los 40 años de su funcionamiento, los estudios 739 denotan la creciente tendência en todos los modos de método (evaluación / diagnóstico / observación, intervención y revisión de la literatura), predominantemente en el área de escucha, entonces el lenguaje.(AU) | Descritores DECS: | Fonoaudiologia Dissertações Acadêmicas como Assunto Pesquisa
| Limites: | Humanos
| Descritores Psi Português: | FONOAUDIOLOGIA PESQUISA CIENTÍFICA
| Descritores Psi Inglês: | SPEECH THERAPY SCIENTIFIC RESEARCH
| Descritores Psi Espanhol: | FONOAUDIOLOGÍA INVESTIGACIÓN CIENTÍFICA
| Meio Eletrônico: | http://revistas.pucsp.br/index.php/dic/article/view/23290/18816
|
|