|
Id: | 5010
| Autor: | Capovilla, Fernando C.; Nunes, Leila R. O. P.; Nogueira, Daniel; Nunes, Debora; Araujo, Ivania; Bernat, Ana B.; Capovilla, Alessandra G. S.. | Título: | Analise da validade concorrente do teste de vocabulario por imagens peaboy por comparacao com o desempenho escolar de pre-escola a oitava serie: amostra fluminense.
| Fonte: | Cienc. cogn. (São Paulo);1(2):f533l560jul./dez. 1997.
| Resumo em português: | A validade concorrente da versao preliminar brasileira do Teste de Vocabulario por Imagens Peabody foi analisada por comparacao entre os escores no teste e o desempenho escolar. Foram analisados dados de amostra fluminense de 687 criancas de 6a (Pre 3) a 14a (oitava serie). Para criancas de Pre 3 a primeira serie (CA-T1), o desempenho escolar era avaliado por fichas preenchidas pelas professoras incluindo medidas de escrita (evolucao, ortografia, pontuacao, coerencia, producao de textos, auto-correcao e interesse), leitura (fluencia-ritmo, realizacao de leituras, compreensao de texto e interesse) e fala (qualidade articulatoria, ordenacao do pensamento, fluencia-ritmo e vocabulario), que resultavam numa avaliacao global incluindo cumprimento de objetivos, vinculo com a apresndizagem e aprovacao na disciplina. Para criancas de segunda a oitava (T2-T8), o desempenho escolar era avaliado por notas de lingua portuguesa (evolucao, ortografia, pontuacao, coerencia, producao de textos, auto-correcao e interesse). Em cada serie era obtida a pontuacao-padrao de cada crianca entao, para cada serie, era feita a regressao dos escores de cada medida de desempenho escolar sobre a pontuacao-padrao. Para CA-TI foram avaliadas correlacoes com medidas de escrita, leitura e fala. Em CA foram obtidas correlacoes positivas com fluencia da fala, desempenhos total e medio gerais na aula. Para T1 foram obtidas correlacoes positivas com producao de textos escritos e vocabulario expressivo em aula. Para T2-T8 foram avaliadas correlacoes com sete medidas de escrita. Em todas as series, exceto T8 foram obtidas pelo menos duas (i.e., de duas a cinco) correlacoes positivas. Para T2-T4 houve quatro correlacoes positivas com o desempenho na evolucao, qualidade ortografica, correcao de pontuacao e coerencia. Para T5 houve cinco correlacoes positivas com evolucao, qualidade ortografica, correcao de pontuuacao, coerencia e auto-correcao. Para T6 houve duas correlacoes positivas com evolucao e qualidade ortografica. Para T7 houve duas correlacoes positivas com qualidade ortigrafica e coerencia. | Descritores DECS: | DESEMPENHO ACADEMICO APRENDIZAGEM TESTES DE INTELIGENCIA CRIANCAS
| | -ACADEMIC ACHIEVEMENT LEARNING INTELLIGENCE MEASURES CHILDREN
|
|