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Id:20138
Autor:Capovilla, Alessandra G. S; Capovilla, Fernando C; Guedes, Marson; Duduchi, Marcelo; Macedo, Elizeu Coutinho.
Título:Explorando a participação de processos imagéticos na resolução de problemas / Imagery processes and problem solving
Fonte:Cienc. cogn. (São Paulo);2(4):841-876, July-Dec. 1998 ilus, tab, graf
Resumo em português: Há duas abordagens à representação de informação: A imagética supondo dois códigos distintos, verbal e imagético, um para cada informação; e a proposicional, admitindo apenas o código proposicional. O artigo explora a questão de se a codificação da informação processada durante a resolução dos problemas em Nomos seria verbal ou imagética. Para tanto, avaliou a correlação entre desempenhos em Nomos e duas tarefas imagéticas: O Teste de. Matrizes Progressivas de Raven e o software Imagética-CompC que implementa uma tarefa de rotação mental de sólidos avaliando o efeito da diferença de angulação sobre o tempo de julgamento. Neste estudo 27 secundarista.s foram submetidos a Imagética-CompC, Raven e Nomos. Uni grupo recebia nota diferencial (feedback) para suas hipóteses, o outro não. Houve correlação positiva entre proporção de acerto (PA) em Imagética-CompC e Raven, e entre PA em Imagética-Comp e nota em Nomos. Em Nomos, a nota obtida diminuiu com o grau de dificuldae lógica edutiva (GD), aumentou com a posição das regras (PR)e foi maior com feedback. O número de linhas de informação observadas diminuiu com PR e foi maior sem feedback. O número de hipóteses formuladas aumentou com GD. O tempo de observação de linhas também, mas diminuiu com PR. Os tempos de observação das linhas, médio e total, foram função inversa de PR; o tempo total aumentou com GD; o tempo médio foi maior com feedback. Os tempos de formulação de hipóteses, total e médio, foram função inversa de PR; o tempo médio foi maior com feedback (AU)
Descritores Psi Português:ROTAÇÃO MENTAL
PROCESSOS COGNITIVOS
SOLUÇÃO DE PROBLEMAS
Descritores Psi Inglês:MENTAL ROTATION
COGNITIVE PROCESSES
PROBLEM SOLVING
Localização:BR85.1 - USP/IP/SBD
BR27.1 - PUC-CAMPINAS/SBI


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Id:20137
Autor:Capovilla, Alessandra G. S; Capovilla, Fernando C.
Título:Desenvolvimento de leitura e escrita de Pré 3 a 2ª série: tabelas preliminares de normatização de uma lista de itens psicolingüísticos / Development of reading and writing from kindergarten to second grade children. Preliminary standardization tables obtained from a list of psycholinguistic items
Fonte:Cienc. cogn. (São Paulo);2(4):821-836, July-Dec. 1998 tab
Resumo em português: O estudo fornece tabelas preliminares de normatização para provas de leitura em voz alta e de escrita sob ditado de itens isolados a partir de uma lista de itens psicolingüísticos derivada da lista de Pinheiro (1994). As tabelas descrevem as pontuações normatizadas para os níveis escolares Pré 3 a 2ª Série a partir dos resultados de crianças de escola particular (AU)
Descritores Psi Português:CRIANÇAS
LEITURA
ESCRITA
ALFABETIZAÇÃO
Descritores Psi Inglês:CHILDREN
READING
HANDWRITING
LITERACY
Localização:BR85.1 - USP/IP/SBD
BR27.1 - PUC-CAMPINAS/SBI


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Id:20136
Autor:Capovilla, Fernando C; Guedes, Marson; Macedo, Elizeu C. de.
Título:Análise computadorizada de rotação mental de objetos tridimensionais: efeitos de diferença de angulação e de eixo de rotação (II) / Computerized analysis of mental rotation of 3D objects: effects of angle difference and rotation axis (II)
Fonte:Cienc. cogn. (São Paulo);2(4):721-820, July-Dec. 1998 ilus, tab, graf
Resumo em português: Rotação mental é uma operação cognitiva feita com imagens mentais que, a partir de transformações contínuas, possibilita que estas imagens sejam giradas em torno de um eixo específico. São descritos dois experimentos. No Experimento 1 foram utilizadas figuras de objetos tridimensionais com três dobras (cotovelos). O tempo de julgamento aumentou em função do aumento da diferença de angulação, e os sujeitos tiveram melhor desempenho no eixo Y (vertical). No Experimento 2 foram utilizadas figuras de objetos tridimensionais com cinco dobras. Os dados de diferença de angulação e de efeito de eixo foram similares àqueles do Experimento 1, mas não houve efeito , de complexidade de estímulos (AU)
Descritores Psi Português:PROCESSOS COGNITIVOS
ROTAÇÃO MENTAL
Descritores Psi Inglês:COGNITIVE PROCESSES
MENTAL ROTATION
Localização:BR85.1 - USP/IP/SBD
BR27.1 - PUC-CAMPINAS/SBI


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Id:20135
Autor:Capovilla, Fernando C.
Título:Comunicação alternativa como recurso para inclusão escolar de crianças com severos distúrbios motores e de fala: modelos teóricos e tecnológicos, filosofia educacional e prática clínica / Alternative communication as a resource for inclusion in regular schools of children with severe motor and speech disorders: theoretical and technological models, educational philosophy and clinical practice
Fonte:Cienc. cogn. (São Paulo);2(4):689-720, July-Dec. 1998
Resumo em português: O artigo examina aspectos teórico-conceituais, filosófico-educacionais e pragmáticos da comunicação alternativa. Descreve os principais tipos de sistemas de comunicação alternativa, os princípios envolvidos e os modelos acerca do processamento cognitivo subjacente. Conceitua os sistemas de comunicação alternativa como proteses sensóriomataras e cognitivas para a comunicação e o pensamento, e corno instrumentos de alfabetização de crianças com severos distúrbios motores e de fala. Tece uma apreciação crítica sobre a política educacional de inclusão regular dessas crianças, e discute como o sucesso dessa política requer sistemas de comunicação falada e escrita que lhes permitam participar ativamente das atividades acadêmicas, bem como sistemas especiais de avaliação e ensino que permitam às professoras acompanhar o progresso específico dessas crianças no contexto da sala de aula regular, dando-lhes atenção personalizada. O artigo descreve uma série de recursos de multimídia desenhados para assegurar o sucesso da política de inclusão (AU)
Descritores Psi Português:PROCESSOS COGNITIVOS
DISTÚRBIOS DA FALA
DISTÚRBIOS MOTORES
Descritores Psi Inglês:COGNITIVE PROCESSES
SPEECH DISORDERS
MOTOR DISORDERS
Localização:BR85.1 - USP/IP/SBD
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Id:20134
Autor:Capovilla, Fernando C; Raphael, Walkíria D; Viggiano, Keila; Luz, Renato D; Shin, Su Yi; Vieira, Ricardo; Maurício, Aline; Zachi, Elaine.
Título:A escrita visual direta de sinais Sign Writing e seu potencial na educação da criança surda / SignWriting and its potential for the education of the deaf child
Fonte:Cienc. cogn. (São Paulo);2(4):677-688, July-Dec. 1998
Resumo em português: A escrita é vital como meio de reflexão para o desenvolvimento do conhecimento, como registro perene que consolida o contrato social em vastos territórios e permite o entendimento ao longo das gerações, e como veículo para a formalização da linguagem primária e o desenvolvimento cognitivo. A escrita alfabética mapeia a fala. A continuidade entre os sistemas primário e secundário de representação (entre fala e escrita alfabética) beneficia o desenvolvimento da criança ouvinte. Em conseqüência, o treino de consciência fonológica melhora a escrita e, reciprocamente, a aquisição da escrita formaliza a linguagem falada e aprimora o desempenho lingüístico e cognitivo. Como a escrita visual direta de sinais SignWriting mapeia a sinalização, ela restabelece a continuidade entre os sistemas, beneficiando assim o desenvolvimento da criança surda. Espera-se que o treino de consciência quiroarticulatória melhore a aquisição da escrita visual e, reciprocamente, que a aquisição dessa escrita leve ao desenvolvimento meta-lingüístico e à formalização da linguagem de sinais, contribuindo assim para a aquisição da escrita alfabética pela criança surda (AU)
Descritores Psi Português:FONOLOGIA
ESCRITA
SURDO
LÍNGUA DE SINAIS
Descritores Psi Inglês:PHONOLOGY
HANDWRITING
DEAF
SIGN LANGUAGE
Localização:BR85.1 - USP/IP/SBD
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Id:20133
Autor:Capovilla, Fernando C; Macedo, Elizeu C. de; Capovilla, Alessandra G. S; Charin, Sergio.
Título:Competência de leitura: modelos teóricos e sistemas computadorizados para avaliação de leitura silenciosa e em voz alta / Reading competence: theoretical models and computer systems for the assessment of silent reading and reading aloud
Fonte:Cienc. cogn. (São Paulo);2(4):597-676, July-Dec. 1998 ilus, tab, graf
Resumo em português: O artigo apresenta dois testes de multimídia desenhados para a avaliação neuropsicológica da competência de leitura, um para a leitura em voz alta e o outro para a leitura silenciosa. O Teste de Leitura em Voz Alta apresenta listas de itens psicolingüísticos variando em termos de lexicalidade, regularidade, extensão e freqüência. Sucesso na leitura de pseudopalavras e de palavras irregulares de alta freqüência indica que as rotas fonológica e lexical, respectivamente, estão bem desenvolvidas e preservadas. O teste avalia parâmetros temporais da pronúncia (tempo de reação, duração e freqüência de segmentação) como função das variáveis psicolingüísticas e da proficiência de leitura. O Teste de Leitura Silenciosa apresenta pares figura-palavra. A tarefa é julgar se a palavra é correta. Em metade dos casos a ortografia é correta, na outra é incorreta. Quando a ortografia é correta, em metade dos casos a semântica é correta, na outra é incorreta. Falha em identificar o desencontro semântico indica falta de processamento semântico. Quando a ortografia é incorreta, em metade dos casos a troca é visual, e falha em notá-la sugere leitura logo gráfica. Na outra metade é fonológica, e falha em notá-la sugere leitura baseada exclusivamente em processamento fonológico sem acesso lexical. Assim, o teste examina processamentos logográfico, fonológico e lexical. Os testes devem ser usados em combinação para diagnóstico diferencial (AU)
Descritores Psi Português:FONOLOGIA
CRIANÇAS
LEITURA
Descritores Psi Inglês:PHONOLOGY
CHILDREN
READING
Localização:BR85.1 - USP/IP/SBD
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Id:20132
Autor:Capovilla, Fernando C.
Título:Implante coclear para criança surda: questão para os pais, problema de pesquisa e aconselhamento para psicólogos / Cochlear implant for the deaf child: question for parents, research and counseling issue for psychologists
Fonte:Cienc. cogn. (São Paulo);2(4):537-596, July-Dec. 1998
Resumo em português: Na surdez neurossensorial as células ciliares da cóclea estão reduzidas ou destruídas. Na profunda o limiar auditivo sobe para 90 dB, e na severa, para 70-90 dB. Aparelhos de amplificação, que aumentam a intensidade do som, são pouco eficazes nesses casos. O implante coclear é uma prótese eletrônica computadorizada que desempenha a função das células ciliares perdidas, estimulando diretamente o nervo auditivo na cóc1ea. É indicado em adultos com perda neurossensorial bilateral profunda, ocorrida na fase pós-lingüística (após 2-4 anos de idade) mas há menos de dez anos, e que não se beneficiam de aparelhos de amplificação. É também indicado a crianças de 2-17 anos com perda auditiva neurossensorial bilateral profunda ocorrida na fase pré-lingüística (i.e., antes da aquisição da linguagem oral, de 2-4 anos de idade), ou pós-lingüística, mas desde que há menos de seis anos. Mas só é indicado se as crianças tiverem concluído um programa de reabilitação auditiva de seis meses com adaptação de aparelhos de amplificação e se, mesmo assim, elas se mostrarem incapazes de reconhecer palavras em conjuntos fechados de sentenças. O implante multicanal auxilia na leitura labial e pode produzir compreensão auditiva independente dela. O artigo fornece informações técnicas sobre a audição e a perda auditiva, o implante, suas indicações e contra-indicações, os procedimentos de avaliação prévia, de implante cirúrgico, de programação do processador da fala, e de reabilitação pós-implante. Discute benefícios e limitações do implante e oferece recomendações práticas. Discute também aspectos da polêmica criada pela tecnologia entre alguns representantes da Cultura Surda. Finalmente, oferece informações sobre a disponibilidade do implante no Brasil. O artigo fornece informações relevantes aos pesquisadores na área de educação de surdos, aos profissionais que lidam com o aconselhamento de surdos, e aos pais de crianças surdas, quando confrontados com a questão de fazer ou não o implante (AU)
Descritores Psi Português:DEFICIENTE AUDITIVO
LÍNGUA DE SINAIS
IMPLANTE COCLEAR
Descritores Psi Inglês:AURALLY DISABLED
SIGN LANGUAGE
COCHLEAR IMPLANTS
Localização:BR85.1 - USP/IP/SBD
BR27.1 - PUC-CAMPINAS/SBI


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Id:20131
Autor:Capovilla, Alessandra G. S; Capovilla, Fernando C; Silveira, Fernanda B. da.
Título:Tratamento de dificuldades fonológicas e de alfabetização / Treatment of phonological deficits and literacy acquisition delay
Fonte:Cienc. cogn. (São Paulo);2(4):489-536, July-Dec. 1998 tab, graf
Resumo em português: O estudo avaliou os efeitos de um programa de tratamento de dificuldades fonológicas e de alfabetização envolvendo crianças com quatro a oito anos de idade pertencentes a cinco níveis escolares, de Pré-l a 2ª Série. O tratamento foi baseado em atividades de desenvolvimento de consciência fonológica, e durou 18 sessões para cada nível escolar. As habilidades avaliadas foram consciência fonológiéa, leitura em voz alta, escrita sob ditado, collhecimento de letras, codificação fonológica na memória de trabalho, e acesso fonológico à memória de longo prazo. Com base no desempenho no pré-teste em uma prova de consciência fonológica, cada nível escolar foi dividido em um grupo de tratamento acima da média e dois grupos de controle, um acima da média e outro abaixo da média.Comparações entre os três grupos indicaram efeito geral significante do tratamento em termos de manipulação e transposição de sílabas, bem como de síntese, segmentação, manipulação e transposição de fonemas. Crianças tratadas também apresentaram ganhos em leitura e escrita. Contudo, não houve evidência de efeitos sobre o acesso fonológico, a memória de trabalho, ou o conhecimento de letras (AU)
Descritores Psi Português:FONOLOGIA
COGNIÇÃO
APRENDIZAGEM
Descritores Psi Inglês:PHONOLOGY
COGNITION
LEARNING
Localização:BR85.1 - USP/IP/SBD
BR27.1 - PUC-CAMPINAS/SBI


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Id:5050
Autor:GUEDES, Marson; CAPOVILLA, Fernando C; MACEDO, Elizeu C; DUDUCHI, Marcelo.
Título:Analise computadorizada de rotacao mental de objetos tridimensionais I: efeitos de diferenca de angulacao e de eixo de rotacao.
Fonte:Cienc. cogn. (São Paulo);2(3):429-468jan./jun. 1998.
Resumo em português: Rotacao mental pode ser definida como uma operacao cognitiva feita com imagens mentais que, a partir de transformacoes continuas, possibilita examinar mentalmente como esta imagem se apresenta ao ser girada em torno de um eixo especifico. Sao relatados dois experimentos. No primeiro experimento foram utilizadas figuras em perspectiva de solidos geometricos complexos. O tempo da diferenca de angulacao entre os solidos. No segundo experimento foram utilizadas figuras de objetos tridimencionais, que foram rotacionadas em torno de tres eixo. O tempo de julgamento aumentou de acordo com o aumento da diferenca de angulacao, e o desempenho dos sujeitos foi melhor no eixo Y. Sao discutidos alguns problemas metodologicos e suas consequencias em experimentos envolvendo rotacao mental.
Descritores DECS:ROTACAO MENTAL
PROCESSOS COGNITIVOS
IMAGEM ESPACIAL
 -MENTAL ROTATION
 COGNITIVE PROCESSES
 SPATIAL IMAGERY


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Id:5047
Autor:CAPOVILLA, Alessandra G. S; CAPOVILLA, Fernando C; MACEDO, Elizeu Coutinho de; DUDUCHI, Marcelo.
Título:Interpretacao cognitiva da educacao de hipoteses na resolucao de problemas.
Fonte:Cienc. cogn. (São Paulo);2(3):389-428jan./jun. 1998.
Resumo em português: No estudo a educacao de hipoteses para resolucao de problemas no software Nomos foi analisada a luz de conceitos teoricos da psicologia cognitiva. Um experimento com 18 universitarios constatou dois modelos de grau de dificuldade edutiva (GD), um empirico baseado em estudos anteriores, e outro teorico derivado do conceito de atributo. O empirico propoe seis niveis de GD derivados da combinacao entre tres niveis de operador relacional (nivel 1:=,,;2: maior igual, menor igual, diferente;3:conjunto vazio) e dois referentes (linhas modelo e anterior). Como cada regra e composta de dois operadores, cada qual associado a um referente, o GD da regra equivale a media aritmetica dos dois componentes, resultando em cinco niveis de GD: 2.5, 3.0, 3.5, 4.0 e 4.5. O teorico propoe seis niveis de GD conforme o numero de atributos da regra: 1, 2, 3, 4, 6 ou 9. No experimento, sujeitos foram expostos a sequencias das mesmas 31 regras. O modelo empirico resultou superior ao teorico, especialmente quando os efeitos de numero de referentes (NR) e de posicao da regra na sequencia (PR) foram controlados via ANCOVA. No empirico, a nota obtida diminuiu com GD e NR, e aumentou com PR: o numero de linhas de informacao observadas aumentou com GD e diminuiu com NR e PR; o numero de educoes incorretas aumentou com GD e NR; o tempo de observacao de linhas aumentou com GD e diminuiu com PR; o tempo de educao aumentou com NR e diminuiu com PR.
Descritores DECS:RESOLUCAO DE PROBLEMAS
PROCESSOS COGNITIVOS
PSICOLOGIA COGNITIVA
 -PROBLEM SOLVING
 COGNITIVE PROCESSES
 COGNITIVE PSYCHOLOGY


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Id:5044
Autor:CAPOVILLA, Alessandra Gotuzo Seabra; CAPOVILLA, Fernando Cesar.
Título:Consciencia fonologica: procedimento de treino.
Fonte:Cienc. cogn. (São Paulo);2(3):341-388jan./jun. 1998.
Resumo em português: O estudo apresenta detalhadamente os procedimentos para treino de consciencia fonologica usados com sucesso em estudos de intervencao anterior. Num dos estudos, foram treinamentos grupos de criancas de Pre terceira a segunda Serie com desempenho atrasado em consciencia fonologica. Os resultados mostraram que os desempenhos dos grupos treinamentos melhoraram signicamente em termos de consciencia fonologica em todos os niveis escolares, e em termos de leitura e escrita no Pre 3. Os desempenhos dos grupos treinados tornaram-se superiores aos dos grupos controle atrasados (em relacao aos quais eram semelhantes no inicio), e semelhantes aos dos grupos controle adiantados (em relacao aos quais eram inferiores no inicio). O procedimento de intervencao consta de duas partes: treino supra-fonemicas visam ao desenvolvimento da consciencia de rimas, aliteracoes, palavras e silabas. As atividades fonemicas visam ao treino da identidade fonemica, da consciencia fonemica e das correspondencias letra-som. Todos as atividades descritas sao ludicas e podem ser conduzidas tanto por profissionais em contextos clinicos, quanto pelas proprias professoras no cotidiano escolar.
Descritores DECS:FONOLOGIA
DESENVOLVIMENTO DA LEITURA
ALFABETIZACAO
SILABAS
 -PHONOLOGY
 READING DEVELOPMENT
 LITERACY
 SYLLABLES


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Id:5040
Autor:CAPOVILLA, Alessandra G. S; CAPOVILLA, Fernando C.
Título:Validacao do software cronofonos para analise de tempo de reacao, duracao e frequencia de segmentacao locucionais na leitura em voz alta de itens isolados.
Fonte:Cienc. cogn. (São Paulo);2(3):253-340jan./jun. 1998.
Resumo em português: O objetivo do presente estudo foi validar o software CronoFonos como instrumento para a avaliacao de parametros temporais da leitura em voz alta. Nele, 122 criancas da primeira a terceira Serie leram uma lista de 190 itens isolados. Foram analisados os efeitos de nivel escolar (primeiro a terceira Series) e variaveis psicolinguisticas (regularidade, comprimento, lexicalidade e frequencia) sobre a frequencia de erros, o tempo de regiao, a duracao locucional e a frequencia de segmentacao locucional. Os efeitos principais obtidos foram compativeis com os esperados: na leitura em voz alta, a frequencia de erros, o tempo de reacao total e a duracao total diminuiram com o aumento no nivel escolar; foram menores nos itens regulares que regra que irregulares; foram menores no itens bi que trissilabos; e foram menores nas palavras de alta que de baixa frequencia que pseudopalavras. A duracao locucional para acertos tambem diminuiu com o nivel escolar e foi menor nos itens bi que nos trissilabos; foi maior nos itens irregulares que nos demais, e menor nas palavras de alta frequencia que nos demais itens. A frequencia de segmentacao locucional totaldiminuiu com o nivel escolar; foi maior nos itens regulares que regra que irregulares; foi menor nas palavras de alta que de baixa frequencia que pseudopalavras. Assim, CronoFonos mostrou-se eficaz em avaliar o tempo de reacao e a duracao locucionais totais, ja que tais parametros covariaram estritamente com a frequencia de erros, em termos de efeitos principais. A originalidade de CronoFonos consiste em avaliar a duracao e a frequencia de segmentacao locucionais. O presente estudo demonstrou que tais medidas sao compativeis com as tradicionais de frequencia de erros e tempo de reacao locucionais, e podem ser incluidas em modelos de analise cognitiva de leitura.
Descritores DECS:LEITURA
CRIANCAS
PSICOLINGUISTICA
DESENVOLVIMENTO COGNITIVO
PROGRAMA COMPUTACIONAL
 -READING
 CHILDREN
 PSYCHOLINGUISTICS
 COGNITIVE DEVELOPMENT
 COMPUTER PROGRAMING


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Id:5038
Autor:CAPOVILLA, Alessandra G. S; CAPOVILLA, Fernando C; SILVEIRA, Fernanda B; VIEIRA, Ricardo S; MATOS, Silvia A.
Título:Processos fonologicos em paralisia cerebral: efeitos de treino sobre consciencia fonologica, leitura e escrita.
Fonte:Cienc. cogn. (São Paulo);2(3):209-252jan./jun. 1998.
Resumo em português: O estudo apresenta um procedimento de treino de consciencia fonologica e de correspondencias grafemafonema para ser implementado com portadores de disturbios de fala ou motores. Num estudo de caso unico, tal procedimento foi aplicado a uma mulher (CB) portadora de paralisia cerebral. Um procedimento semelhante havia previamente produzido melhoras em leitura e escrita de criancas sem disturbios articulatorios especificos. Os resultados revelaram melhora significante nos escores em consciencia fonologica e uma reducao significante da frequencia de erros apresentada durante a escrita sob ditado e da frequencia de apresentacoes solicitadas durante esta prova. Nao houve evidencia de ganhos sobre leitura em voz alta ou memorias fonologicas de trabalho e de longo-prazo. Foram ainda mapeados os processos fonologicos apresentados durante a leitura em voz alta de CB. Foi observado que a maior parte deles e tambem caracteristica da fala de criancas de 2 a 5 anos com desenvolvimento articulatorio e linguistico normal. Tal semelhanca sugere que o padrao de CB pode ser devido a uma estaganacao no desenvolvimento fonologico devida a problemas articulatorios. Assim, o estudo demonstrou a eficacia do treino de consciencia fonologica para aprimorar a consciencia fonologica e o desempenho de escrita sob ditado com portadores de disturbios motores ou de fala severos.
Descritores DECS:PARALISIA CEREBRAL
FONOLOGIA
DISTURBIOS DA FALA
LEITURA
 -CEREBRAL PALSY
 PHONOLOGY
 SPEECH DISORDERS
 READING


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Id:5036
Autor:CAPOVILLA, Fernando C; MACEDO, Elizeu C; DUDUCHI, Marcelo; RAPHAEL, Walkiria D; CHARIN, Sergio; LEAO, Moacyr R; CAPOVILLA, Alessandra G. S.
Título:SignoFones: siatema de multimidia baseado na lingua brasileira de sinais para comunicacao, face a face e em rede por surdos com disturbios motores.
Fonte:Cienc. cogn. (São Paulo);2(3):161-208jan./jun. 1998.
Resumo em português: O artigo descreve um sistema de multimidia baseado em sinais animados da lingua brasileira de sinais que pode ser usado por surdos para comunicacao tanto remota via rede quanto direta, face-a-face nas formas sinalizada, falada e por escrito. SIGNOFONE contem 3000 sinais animados acompanhados das respectivas traducoes em portugues e ingles, tanto escritos quanto falados com vozdigitalizada. Para a composicao das mensagens, os sinais podem ser selecionados diretamente via tela sensivel ao toque e mouse, ou indiretamente via varredura automatica e dispositivos sensiveis ao sopro, ao piscar, a movimentos, etc. Permite a surdos amputados ou com lesoes cervicais compor mensagens baseadas em sinais, fazer com que sejam traduzidas, soados e impressas em portugues ou ingles, armazena-las para acesso uletrior, envia-las para acesso ulterior, envia-las por linha telefonica, etc. O artigo descreve o programa e explica como configura-lo a usuarios e grupos de conferencia especificos.
Descritores DECS:MULTIMIDIA
LINGUAGEM POR SINAIS
SURDO
COMUNICACAO
 -MULTIMEDIA
 SIGN LANGUAGE
 DEAF
 COMMUNICATION


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Id:5030
Autor:CAPOVILLA, Alessandra Gotuzo Seabra; CAPOVILLA, Fernando Cesar; SILVEIRA, Fernanda Bruno da.
Título:O desenvolvimento da consciencia fonologica, correlacoes com leitura e escrita e tabelas de normatizacao.
Fonte:Cienc. cogn. (São Paulo);2(3):113-160jan./jun. 1998.
Resumo em português: Conforme a teoria de duplo-processo, a leitura competente faz uso de duas rotas. Na rota fonologica, o acesso a pronuncia e ao significado e indireto, ja que e mediado por um processo de conversao de segmentos ortograficos em locucionais conforme regras de correspondencia. Na lexical, nao ha tal mediacao (ou as unidades sao maiores, correspondendo aos morfemas ou as proprias palavras), mas um processo visual-direto, holistico. A fonologica e essencial para adquirir leitura competente da ortografia alfabetica. O processamento fonologico envolvido requer boa capacidade de memoria verbal de trabalho e de longo-prazo, e habilidades de consciencia fonologica (habilidade de discriminar e manipular sons da fala). A Prova de Consciencia Fonologica (PCF) foi desenvolvida para avaliar dez habilidades especificas de sintese silabica a transposicao fenomica. No estudo, 175 criancas de Pre primeira a segunda Serie foram testadas em habilidades intelectuais, de leitura e escrita (no inicio do ano escolar) e fonologicas (no inicio, meio e fim do ano escolar). Escores na PCF geral e em cada subteste foram direta da idade e do nivel escolar. Subteste de consciencia silabica tiveram maiores escores e menores tempos de reacao que os de consciencia fonemica. Portanto, o desenvolvimento da consciencia silabica parece preceder o da fonemica. Houve correlacao entre os desenvolvimentos da consciencia fonologica, leitura e escrita. Sao fornecidas tabelas preliminares de normatizacao da PCF para criancas de 3 a 8 anos de idade e de Pre 1 a Segunda Serie, no inicio, meio e fim do ano escolar. Com tais instrumentos, torna-se possivel identificar atraso de consciencia fonologica em criancas brasileiras permitindo prover intervencao de treino, prevenindo e/ou remediando problemas de aquisicao e desenvolvimento de leitura e escrita.
Descritores DECS:FONOLOGIA
MEMORIA VERBAL
HABILIDADES NA ESCRITA
DESENVOLVIMENTO DA LEITURA
 -PHONOLOGY
 VERBAL MEMORY
 WRITING SKILLS
 READING DEVELOPMENT


  16 / 30 INDEXPSI  
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Id:5029
Autor:CAPOVILLA, Fernando Cesar; DUDUCHI, Marcelo; MACEDO, Elizeu Coutinho de.
Título:Sistema de multimidia para comunicacao picto-silabica: analise de seis meses de uso domiciliar de ImagoVox por mulher com paralisia cerebral.
Fonte:Cienc. cogn. (São Paulo);2(3):21-112jan./jun. 1998.
Resumo em português: Este e o primeiro de uma serie de estudos que descrevem a evolucao de um sistema personalizado de multimidia para comunicacao alternativa, em tres estagios de complexidade crescente (ImagoVox, ImagoAnaVox, ImagoDiAnaVox). Foi usado domiciliarmente durante 32 meses por uma mulher de 43 anos de idade com paralisia cerebral quadriplegia mista espastico-ataxia que era incapaz de vocalizacao inteligivel e de leitura-escrita. Este primeiro estudo apresenta alguns principios dos sistemas de comunicacao alternativa e descreve dados do uso domiciliar de ImagoVox durante os primeiros seis meses, entre marco e agosto de 1994. ImagoVox continha cerca de 1320 fotos e filmes arranjados em categorias semanticas desdobraveis em itens retratando pessoas, objetos, lugares e atividades do ambiente natural de MR. Nele, os itens eram associados aos respectivos nomes escrito e falado com voz digitalizada e eram selecionaveis, para composicao de mensagens pictoriais, via tela sensivel ao toque, detectores de movimento, gemido e sopro. Este primeiro estudo avalia, mes a mes, o tempo medio de uso domiciliar diario do sistema, o ganho lexical (i.e., razao de diversidade lexical) acumulando, a evolucao de novas estruturas sintaticas, tanto as gramaticalmente aceitaveis quanto as inaceitaveis. Sumaria os tipos de estruturas sintaticas aceitaveis identificadas nas mensagens compostas por MR, com respectivas frequencias de ocorrencia mes a mes, e fornece amostras dos registros de algumas delas. Analisa tambem as porcentagens de mensagens novas e editadas e os tempos medios despendidos na composicao bem como na edicao das mensagens como funcao de caracteristicas como o numero de elementos componentes dessas mensagens. Os resultados provenientes dessa perspectiva macroscopia permitem comecar a relacionar os padroes de composicao de mensagens as caracteristicas de design do sistema de comunicacao.
Descritores DECS:PARALISIA CEREBRAL
PROCESSOS COGNITIVOS
COMUNICACAO
MULTIMIDIA
MULHERES
 -CEREBRAL PALSY
 COGNITIVE PROCESSES
 COMMUNICATION
 MULTIMEDIA
 HUMAN FEMALES


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Id:5021
Autor:CAPOVILLA, Fernando; SAZONOV, Guilherme; RAPHAEL, Walkiria; MACEDO, Elizeu; CHARIN, Sergio; MARQUES, Silvana; LEAO, Moacyr; CAPOVILLA, Alessandra; LUZ, Renato; GERALDES, Antonio; SHIN, Su Yi; VIEIRA, Ricardo; ROCHA, Marcia; DUDUCHI, Marcelo; AMORIM, Silvia; MAURICIO, Aline; OLIVEIRA, Helena.
Título:A lingua brasileira de sinais e sua iconicidade: analises experimentais computadorizadas de caso unico.
Fonte:Cienc. cogn. (São Paulo);1(2):781-924jul./dez. 1997.
Resumo em português: Ate Stokoe, linguistas supunham que linguas de sinais nao teriam status de linguagens, e que os sinais nao seriam unidades arbitrarias, convencionais e recpmbinativas, mas apenas representacoes analogicas e iconicas, tipicas do estagio pre-linguisticos de mimica e pantomima. A questao da iconicidade versus arbitrariedade e central ao debate. Um sinal e dito iconico se seu significado for auto-evidente. Isto ocorre quando sua forma assemelha-se a do referente representado. Quanto maior a iconicidade do sinal, i. e., o grau de transparencia com que representa objetos-acoes, maior a semelhanca entre sua forma fisica e a do objeto ou representacao mimica e/ou pantomimica do movimento associado ao objeto-acao. O grau de iconicidade dos sinais e seu papel na aprendizagem, recordacao e processamento de uma lingua de sinais sao muito debatidos. Ate o presente estudo nao havia qualquer dado sobre o iconicidade da lingua brasileira de sinais. Nele 28 ouvintes foram expostos a um software que requeria o julgamento ao longo de uma escala e a nomeacao por escrito de 1400 sinais animados da lingua brasileira de sinais. A iconicidade foi avaliada em termos de nota atribuida, proporcao de nomeacao correta, e tempo de julgamento e de nomeacao. Tais medidas foram analisadas em funcao da categoria semantico-gramatical do sinal, e das ordens de aprendizagem e de testagem. Resultados mostraram uma forte correlacao entre as medidas de iconicidade, sendo que os sinais que receberam melhores notas foram tambem melhor nomeados. A iconicidade dos sinais de substantivos foi maior (i.e., eles foram melhor avaliados e nomeados) que de verbos, e esta que de modificadores. A de substantivos concretos foi maior que a de abstratos, e a de verbos externos foi maior que a de internos.
Descritores DECS:LINGUAGEM POR SINAIS
SURDO
MULTIMIDIA
COMUNICACAO
BILINGUISMO
 -SIGN LANGUAGE
 DEAF
 MULTIMEDIA
 COMMUNICATION
 BILINGUALISM


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Id:5019
Autor:SAMPAIO, Maria Imaculada Cardoso; ROSA, Celia Regina de Oliveira.
Título:Desenvolvendo habilidades para execucao de buscas eficientes na base de dados.
Fonte:Cienc. cogn. (São Paulo);1(2):629-644jul./dez. 1997.
Resumo em português: Discute a importancia da instrucao dirigida a estudantes e pesquisadores para o uso de bases de dados eltronicas. Apresenta alguns conceitos basicos da estrutura e recursos dos instrumentos de busca, tais como: campos da base de dados, chaves de acesso, destruir, indexacao, tesauro, estrategias de busca, truncagem e operadores logicos. Esclarece as diferencas e semelhancas entre as bases da dados: PsycLIT, PsycINFO e o indice Psychological Abstracts, que constituem instrumentos de busca bibliografica especificos para a area da psicologia, e oferece exemplos detalhados de estrategias para pesquisa na area. Ressalta que os meios eletronicos para recuperacao da informacao sao uma realidade indiscutivel, mas reforca a necessidade da instrucao dirigida ao pesquisador, para que este conheca os conceitos basicos que regem tais fontes e desenvolva as habilidades essenciais para execucao de buscas eficientes na base de dados apontada.
Descritores DECS:BASES DE DADOS
PSICOLOGIA
ESTUDANTES
 -DATABASES
 PSYCHOLOGY
 STUDENTS


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Id:5015
Autor:Capovilla, Fernando Cesar.
Título:Aplicacoes de processamento computacional a analise de processamento cognitivo.
Fonte:Cienc. cogn. (São Paulo);1(2):f589l628jul./dez. 1997.
Resumo em português: Sistemas computadorizados de comunicacao, ensino e reabilitacao, e de avaliacoes neuropsicologica e psicometrica sao exemplos da aplicacao de processamento computacional a analise de processamento cognitivo. Enquanto sistemas multimidia, fazem apresentacao coordenada de imegens naturais coloridas com animacao grafica, texto e voz digitalizada, e registram o desempenho quer diretamente via teclado, mouse e tela de toque, ou indiretamente via varredura visual-auditiva e detectores sensiveis a movimentos, gemidos, sopro, piscar, direcao do olhar, etc. Apresentando e coletando informacoes em varios canais de entrada e saida simultaneamente, permitem ultrapassar barreiras sensoriais, motoras e cognitivas diversas. Enquanto sistemas especialistas, executam funcoes complexas de maneira auto-corretiva, ajustando com sensibilidade os parametros de seus canais as caracteristicas de desempenho dos deficientes. Sao descritos sistemas de comunicacao face-a-face e em rede para pessoas com disturbios de comunicacao e linguagem resultantes de quadros sensoriais, motores e cognitivos, tanto puros como compostos por associacoes diversas entre surdez, cegueira, paralisia cerebral, distrofia muscular progressiva, escleroses multipla e lateral amiotrofica, dislexia e afasias. Mais que proteses de comunicacao, sao tambem proteses cognitivas, ja que permitem substituir unidades lesadas ou subdesenvolvidas, como a responsavel pelo processo de controle articulatorio no circuito de reverberacao da memoria de trabalho do paralisado cerebral. Sao tambem descritos sistemas de ensino de comunicacao e linguagem, e sistemas de avaliacao de funcoes cognitivas importantes a comunicacao alternativa (raciocinio categorial e sequencial, vocabulario e compreensao auditivo, prontidao para alfabetizacao, etc.). Acionaveis por varredura e detectores de gemidos e movimentos, permitem avaliar criancas ate entao nao-testaveis, devido a disturbios motores e/ou da fala. Pesquisas comparando desempenho sob diferentes modos de acionamento permitem isolar efeitos de disturbios motores das estimativas de capacidades cognitivas.
Descritores DECS:COMUNICACAO
PROCESSOS COGNITIVOS
MULTIMIDIA
NEUROPSICOLOGIA
 -COMMUNICATION
 COGNITIVE PROCESSES
 MULTIMEDIA
 NEUROPSYCHOLOGY


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Id:5012
Autor:Capovilla, Fernando C..
Título:Filosofias educacionais em surdez: oralismo, comunicacao total e bilinguismo.
Fonte:Cienc. cogn. (São Paulo);1(2):f561l588jul./dez. 1997.
Resumo em português: O artigo enfatiza a importancia da linguagem para o desenvolvimento social, emocional e intelectual da crianca. Reve alguns fatores psicossociais e concepcoes historicas que auxiliam a entender atitudes quanto ao surdo, da antiguidade classica aos dias de hoje, e relata alguns achados que auxiliam a compreender alguns dos motivos subjacentes a mudanca de orientacao da filosofia educacional quanto ao surdo, do oralismo a comunicacao total, e desta ao biblinguismo. Descreve tambem alguns dos recursos oferecidos pela comunicacao total, alem de um programa bilingue pioneiro muito bem-sucedido que integra a maior parte daqueles recursos. A partir da importancia crucial da linguagem para o desenvolvimento da crianca, o artigo defende a imersao da crianca surda no universo linguistico do Sinal o mais precocemente possivel, e explora as vantagens da educacao bilingue, exemplificando-a com a descricao de um projeto bem sucedido.
Descritores DECS:SURDO
DESENVOLVIMENTO INFANTIL
FATORES PSICOSSOCIAIS
EDUCACAO
BILINGUISMO
COMUNICACAO
 -DEAF
 CHILDHOOD DEVELOPMENT
 PSYCHOSOCIAL FACTORS
 EDUCATION
 BILINGUALISM
 COMMUNICATION


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Id:5010
Autor:Capovilla, Fernando C.; Nunes, Leila R. O. P.; Nogueira, Daniel; Nunes, Debora; Araujo, Ivania; Bernat, Ana B.; Capovilla, Alessandra G. S..
Título:Analise da validade concorrente do teste de vocabulario por imagens peaboy por comparacao com o desempenho escolar de pre-escola a oitava serie: amostra fluminense.
Fonte:Cienc. cogn. (São Paulo);1(2):f533l560jul./dez. 1997.
Resumo em português: A validade concorrente da versao preliminar brasileira do Teste de Vocabulario por Imagens Peabody foi analisada por comparacao entre os escores no teste e o desempenho escolar. Foram analisados dados de amostra fluminense de 687 criancas de 6a (Pre 3) a 14a (oitava serie). Para criancas de Pre 3 a primeira serie (CA-T1), o desempenho escolar era avaliado por fichas preenchidas pelas professoras incluindo medidas de escrita (evolucao, ortografia, pontuacao, coerencia, producao de textos, auto-correcao e interesse), leitura (fluencia-ritmo, realizacao de leituras, compreensao de texto e interesse) e fala (qualidade articulatoria, ordenacao do pensamento, fluencia-ritmo e vocabulario), que resultavam numa avaliacao global incluindo cumprimento de objetivos, vinculo com a apresndizagem e aprovacao na disciplina. Para criancas de segunda a oitava (T2-T8), o desempenho escolar era avaliado por notas de lingua portuguesa (evolucao, ortografia, pontuacao, coerencia, producao de textos, auto-correcao e interesse). Em cada serie era obtida a pontuacao-padrao de cada crianca entao, para cada serie, era feita a regressao dos escores de cada medida de desempenho escolar sobre a pontuacao-padrao. Para CA-TI foram avaliadas correlacoes com medidas de escrita, leitura e fala. Em CA foram obtidas correlacoes positivas com fluencia da fala, desempenhos total e medio gerais na aula. Para T1 foram obtidas correlacoes positivas com producao de textos escritos e vocabulario expressivo em aula. Para T2-T8 foram avaliadas correlacoes com sete medidas de escrita. Em todas as series, exceto T8 foram obtidas pelo menos duas (i.e., de duas a cinco) correlacoes positivas. Para T2-T4 houve quatro correlacoes positivas com o desempenho na evolucao, qualidade ortografica, correcao de pontuacao e coerencia. Para T5 houve cinco correlacoes positivas com evolucao, qualidade ortografica, correcao de pontuuacao, coerencia e auto-correcao. Para T6 houve duas correlacoes positivas com evolucao e qualidade ortografica. Para T7 houve duas correlacoes positivas com qualidade ortigrafica e coerencia.
Descritores DECS:DESEMPENHO ACADEMICO
APRENDIZAGEM
TESTES DE INTELIGENCIA
CRIANCAS
 -ACADEMIC ACHIEVEMENT
 LEARNING
 INTELLIGENCE MEASURES
 CHILDREN


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Id:5004
Autor:Capovilla, Alessandra Gotuzo Seabra; Capovilla, Fernando Cesar.
Título:Treino de consciencia fonologica e seu impacto em habilidades fonologicas, de leitura e ditado de pre-3 a segunda serie.
Fonte:Cienc. cogn. (São Paulo);1(2):f461l532jul./dez. 1997.
Resumo em português: Varios estudos ja documentaram efeitos positivos de treino de consciencia fonologica sobre habilidades fonologicas, de leitura e escrita em uma serie de idiomas e paises. O presente estudo estende aqueles achados para o Portugues, tal como falado e escrito por criancas brasileiras de pre-escola, primeira e segunda series. Foi desenvolvida uma prova de consciencia fonologica (PCF) com o proposito de avaliar dez habilidades: julgamento de rimas e aliteracoes; e sintese, segmentacao, manipulacao e transposicao silabicas e fonemicas. PCF foi aplicada duas vezes a 76 criancas de pre-3 a segunda serie. Com base nos escores medios das duas PCFs, cada serie (pre-3, primeira e segunda series) foi dividida em duas metades, uma acima da media (i.e., o grupo de controle acima da media ou GCa), e uma abaixo da media, que foi dividida em dois grupos de baixo desempenho, um controle (CGb) e um experimental (CEb). O treino durou 18 sessoes e consistia em atividades voltadas aos niveis supra-fonemico. Apos o treino, era feita uma reavaliacao. Alem de PCF, avaliacoes envolveram uma prova de leitura em voz alta e uma prova de escrita sob ditado, alem de provas de memoria fonologica, tanto de trabalho (subteste de digitos do WISC) quanto de longo prazo (prova de nomeacao sequencial rapida de cores). Para os escores gerais na PCF, para todas as series pre-3 a segunda serie antes do treino, os escores do GEb eram equivalentes aos do GCb, e significantemente mais baxos que os do GCa. Apos o treino, os escores do GEb aumentaram, tornando-se significantemente maiores que os do GCb, e equivalentes aos do GCa. Para o pre-3, o mesmo foi observado com respeito as provas de leitura em voz alta e de escrita sob ditado. Assim, o treino de consciencia fonologica aumentou significantemente as habilidades fonologicas, de leitura e escrita do pre-3, bem como as habilidades fonologicas gerais e especificas do pre-3 a segunda serie. Contudo, nao foram encontrados efeitos significantes sobre as habilidades de memoria fonologica.
Descritores DECS:HABILIDADES NA ESCRITA
HABILIDADES NA LEITURA
FONOLOGIA
FONETICA
 -WRITING SKILLS
 READING SKILLS
 PHONOLOGY
 PHONETICS


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Id:5002
Autor:Capovilla, Fernando C.; Nunes, Leila R. O. P.; Nogueira Daniel; Nunes, Debora; Araujo, Ivania; Bernat, Ana Beatriz; Capovilla, Alessandra G. S..
Título:Desenvolvimento do vocabulario receptivo-auditivo da pre-escola a oitava serie: normatizacao fluminense baseada em aplicacao coletiva da traducao brasileira do peabody picture vocabulary test.
Fonte:Cienc. cogn. (São Paulo);1(1):f381l440jan./jun. 1997.
Resumo em português: O Teste de Vocabulario por Imagens Peabody foi traduzido a partir da versao hispano-americana e aplicado coletivamente a amostra de 687 estudantes de 6 a 18a de pre-escola a oitava serie de escola publica fluminense. Vocabulario receptivo foi funcao direta de faixa etaria e nivel escolar. Foram comparados dois criterios de avaliacao: pontuacao piso-teto tradicional, para aplicacao individual; pontuacao simples para aplicacao coletiva em sala-de-aula, e mais apropriada ate que as pranchas do teste sejam ordenadas conforme grau de dificuldade. A piso-teto era estabelecida conforme criterios complexos envolvendo idade e desempenho. A simples consistia no total de acertos. O mesmo desempenho foi avaliado nos dois criterios. A simples discriminou entre faixas etarias e niveis escolares tao bem quanto a piso-teto. Houve correlacao positiva entre niveis escolar das criancas e socio-economico dos pais. Este foi controlando via ANCOVA. Erro padrao de mensuracao e coeficientes de consistencia interna revelaram que esta traducao da adaptacao hispano-americana mostrou-se confiavel, mesmo antes da reordenacao das pranchas a partir da analise de itens. Sao apresentadas a reordenacao das pranchas e as tabelas de normatizacao em funcao de nivel escolar e faixa etaria.
Descritores DECS:PSICOMETRIA
DESENVOLVIMENTO DA LINGUAGEM
ESTUDANTES DE PRIMEIRO GRAU
 -PSYCHOMETRICS
 LANGUAGE DEVELOPMENT
 ELEMENTARY SCHOOL STUDENTS


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Id:4997
Autor:Capovilla, Fernando; Capovilla, Alessandra G. S..
Título:Desenvolvimento linguistico na crianca dos dois aos seis anos: traducao e estandardizacao do peabody picture vocabulary test de dunn & dunn, e da language development survey de rescorla.
Fonte:Cienc. cogn. (São Paulo);1(1):f353l380jan./jun. 1997.
Resumo em português: Atraso de linguagem e o problema de desenvolvimento mais comum em pre-escolares e correlaciona-se com disturbios posteriores de aprendizagem. E identificado via avaliacao do numero de palavras e compreendidas, ja que aos 2a o vocabularios expressivo minimo e de 50 palavras com combinacoes de 2-3 palavras. Metade das criancas com atraso de fala aos 24-30 meses apresentara atraso severo entre 3-4 anos. No Brasil faltam instrumentos estandardizados para identificar precocemente atraso de linguagem. O estudo forcece traducoes brasileiras do Peabody Picture Vocabulary Test (PPVT) ou Teste de Vocabulario por Imagens Peabody (TVIP), e da Language Development Survey (LDS) ou Lista de Avaliacao de Vocabulario Expressivo (LAVE) e normas preliminares. Avalia correlacoes entre vocabularios receptivo-expressivo e analisa desenvolvimento em funcao de idade, nivel de escolaridade e tipo de escola.
Descritores DECS:DESENVOLVIMENTO DA LINGUAGEM
TRANSTORNOS DE APRENDIZAGEM
TESTES DE INTELIGENCIA
PSICOMETRIA
 -LANGUAGE DEVELOPMENT
 LEARNING DISORDERS
 INTELLIGENCE MEASURES
 PSYCHOMETRICS


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Id:4995
Autor:Capovilla, Fernando Cesar; Thiers, Valeria de O.; Macedo, Elizeu Coutinho de; Duduchi, Marcelo.
Título:Sistema de multimidia para ensino de simbolos bliss a paralisado cerebral: explorando processos de aprendizagem direta e emergente I.
Fonte:Cienc. cogn. (São Paulo);1(1):f301l352jan./jun. 1997.
Resumo em português: Um sistema computadorizado de ensino de simbolos Bliss a paralisados cerebrais foi desenvolvido e aolicado para comparar a eficacia relativa dos emparelhamentos Simbolo-Vocabulo (SV), Simbolo-Figura (SF) e Simbolo-Palavra Escrita (SP). Tirando vantagem da recombinatividade de Bliss primeiramente eram ensinados simbolos de substantivos, depois dos verbos e modificadores derivados. Foram avaliados efeitos de carreamento, e de tipo de treino e teste (SV, SF, SP) sobre desempenho em treino (tempo medio e total, frequencia de erros e de tentativas ate criterio) e teste (proporcao de acerto, tempos medio de acerto). Este primeiro de dois artigos avaliou efeitos do tipo d etreino sobre desempenho no treino e de teste, no teste. O segundo avalia efeitos de tipo de teste e categoria gramatical sobre desempenho no teste; de treino e categoria gramatical sobre teste; de teste em funcao do treino precedente sobre teste; de teste em funcao do treino precendente e categoria gramatical do simbolo sobre teste. Neste primeiro artigo, a ordem de eficiencia de treino e teste foi SV, SF, SP em todas medidas. Relevante a programacao de ensino, resultados sugerem que a vantagem do emparelhamento SV decorre da modalidade dupla visual-auditiva. O segundo artigo explora processos e oferece evidencia de aprendizagem emergente.
Descritores DECS:PARALISIA CEREBRAL
MULTIMIDIA
APRENDIZAGEM
COMPUTADORES
 -CEREBRAL PALSY
 MULTIMEDIA
 LEARNING
 COMPUTERS


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Id:4991
Autor:Capovilla, Fernando Cesar; Nunes, Leila Regina d'Oliveira de Paula; Macedo, Elizeu Coutinho de; Araujo, Ivania; Bernat, Ana Beatriz; Duduchi, Marcelo; Nogueira, Daniel; Passos, Mirna; Magalhaes, Ana Paula; Madeira, Soraya.
Título:Processamento de informacao na memoria de trabalho do paralisado cerebral: efeitos de primazia e recencia, e natureza da consolidacao.
Fonte:Cienc. cogn. (São Paulo);1(1):f249l300jan./jun. 1997.
Resumo em português: Dois experimentos avaliaram o grau de desenvolvimento da memoria de trabalho e a natureza do ensaio subjacente a consolidacao de informacao. Participou um paralisado cerebral espastico-atetoide nao-vocal e nao-alfabetizado de 15a3m de idade, e usuario de sistema de comunicacao computadorizado ImagoAnaVox havia dois anos. O Experimento 1 usou uma variante do procedimento de recordacao livre, em que apos ouvir cada serie de palavras, o sujeito selecionava, via tela sensivel no monitor de seu sistema, as figuras cujos nomes eram falados pelo examinador. Foi obtida uma curva de posicao serial tipica, com acerto superior nos itens iniciais (primazia) e finais (recencia). A primazia indica consolidacao baseada em algum tipo de ensaio. Replicando o procedimento, metade com e metade sem anteparo, o Experimento 2 analisou a natureza do ensaio, se abert ou encoberto e se visual ou subvocal. A presenca do anteparo anulou a primazia e acentuou a recencia. Na sua ausencia, a primazia foi tao forte quanto a recencia. Assim, a consolidacao foi artefato do ensaio aberto de busca visual na tela do sistema. A inabilidade em fazer ensaio encoberto (visuo-espacial ou subvocal) confirma expectativas teoricas para nao-alfabetizados.
Descritores DECS:PARALISIA CEREBRAL
MEMORIA
PROCESSOS COGNITIVOS
MEMORIA DE CURTO PRAZO
 -CEREBRAL PALSY
 MEMORY
 COGNITIVE PROCESSES
 SHORT TERM MEMORY


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Id:4989
Autor:Capovilla, Fernando Cesar; Macedo, Elizeu Coutinho de; Duduchi, Marcelo; Capovilla, Alessandra G. S.; Thiers, Valeria de O..
Título:Sistemas computadorizados para comunicacao e aprendizagem pelo paralisado cerebral: sua engenharia e indicacoes clinicas.
Fonte:Cienc. cogn. (São Paulo);1(1):f201l248jan./jun. 1997.
Resumo em português: Sistema de comunicacao alternativa para paralisados cerebrais dividem-se em pictoriais e simbolicos. Os pictoriais representam os referentes por analogia fisica e nao por convencao arbitraria, o que lhes confere iconicidade e clareza denotativa, sendo bem compreendidos, aprendidos e lembrados por criancas, estrangeiros e cerebro-lesados. Contudo, o universo de significados que pode representar restringe-se ao imaginavel. Ja os simbolicos representam referentes por convencoes arbitrarias usando regras de recombinacao e sintaxe especifica, o que resulta em opacidade denotativa, mas lhes permite representar virtualmente qualquer conceito, imaginavel ou nao. Sistemas pictoriais incluem os pictogramas do Pictogram-Ideogram Communication de Maharaj, e os desenhos de linha do Picture Communication Symbols de Johnson. Os simbolicos mais avancados incluem a semantagrafia Bliss e os sistemas de sinais baseados nas linguas de sinais para surdos. Este artigo apresenta os principios que norteiam a computadorizacao de tais sistemas com recursos de multimidia para permitir comunicacao on line e pre-store tanto face-a-face quanto a distancia via redes. Discute aspectos de engenharia e design dos sistemas, alem de principios de indicacao clinica. Apresenta tambem um sistema para ensino dos simbolos da semantografia Bliss a paralisados cerebrais, cuja eficacia e analisada experimentalmente no segundo artigo da serie.
Descritores DECS:PARALISIA
APRENDIZAGEM
COMUNICACAO
DISTURBIOS DA FALA
 -CEREBRAL PALSY
 LEARNING
 COMMUNICATION
 SPEECH DISORDERS


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Id:4987
Autor:Capovilla, Fernando Cesar; Gonçalves, Maria de Jesus; Macedo, Elizeu Coutinho de; Duduchi, Marcelo.
Título:Processos verbais de fala interna na codificacao de mensagens picto-ideograficas por menina paralisada cerebral usando um sistema computadorizado de comunicacao.
Fonte:Cienc. cogn. (São Paulo);1(1):f141l200jan./jun. 1997.
Resumo em português: Sao investigados os processos cognitivos (imageticos e linguisticos fonologicos) envolvidos na codificacao de mensagens pictoriais por meio de um sistema computadorizado de comunicacao alternativa. Uma paralisada cerebral de 13 anos de idade foi exposta a versao computadorizada, com voz digitalizada, da pictografia de Maharaj (Pictogram Ideogram Communication). Foi comparada a dificuldade de codificacao de mensagens pictoriais sob estimulacoes visual e auditiva (para descrever eventos observados e transcrever enunciados ouvidos). Transcrever mostrou-se mais facil que descrever, sugerindo que o sistema pictorial encontrava-se indexado auditivamente no lexico. Isto foi confirmado num procedimento de facilitacao de composicao de mensagens, em que a facilitacao auditiva foi maior que a visual; e a de acoes, maior que a de objetos. Os achados sao interpretados a luz de literatura teorica, clinica e experimental em neuropsicolinguistica. E ressaltada a importancia da pratica intensiva com voz digitalizada, que permite codificar fonologicamente a informacao pictorial, aumentar a capacidade da memoria de trabalho e, logo, progredir no uso funcional do sistema para comunicacao.
Descritores DECS:PARALISIA CEREBRAL
PROCESSOS COGNITIVOS
ESTIMULACAO AUDITIVA
ESTIMULACAO VISUAL
MEIOS DE COMUNICACAO
MULTIMIDIA
 -CEREBRAL PALSY
 COGNITIVE PROCESSES
 AUDITORY STIMULATION
 VISUAL STIMULATION
 COMMUNICATION MEDIA
 MULTIMEDIA


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Id:4981
Autor:Capovilla, Fernando Cesar; Macedo, Elizeu Coutinho de; Duduchi, Marcelo; Soria, Roberto Amilton Bernardes.
Título:Analise computadorizada de leitura em voz alta via rotas fonologica e lexical.
Fonte:Cienc. cogn. (São Paulo);1(1):f81l140jan./jun. 1997.
Resumo em português: O software CRONOFONOS 2.0 e executavel em Windows 95 em microcomputadores Pentium com kit multimidia. A partir da teoria de duplo processo, avalia o desenvolvimento das rotas de leitura fonologica e lexical em alfabetizandos, e seu comprometimento em dislexicos. Implementa novo algoritimo para analisar parametros temporais da locucao na leitura em voz alta de itens isolados: tempo de reacao e duracao, frequencia e duracao de segmentos (i.e., formantes), tonicidade diferencial, e padroes de segmentacao (PS). Subtraindo segmentos ortograficos dos locucionais, classifica PS em igualacao (PS=) i.e., leitura fonologica bem estabelecida, subsegmentacao (PS-) i.e., leitura lexical, e supersegmentacao (PS+) i.e., leitura fonologica incipiente ou gagueira. Avalia parametros em funcao de variaveis psicolinguisticas: lexicalidade e comprimento do item, frequencia de ocorrencia na lingua, regularidade de composicao grafo-fonemica. Foi testado num estudo em que 35 universitarios liam 192 itens. Nele tempo de reacao e duracao locucionais foram proporcionais ao comprimento, e maiores em pseudo que em palavras, e nas de baixa que de alta frequencia. PS - prevaleceu, em especial nas palavras que nas pseudo. Tempo de reacao e prevalencia de PS - foram maiores nos itens irregulares que regra e neste que regulam. Resultados obtidos coincidiram com esperados, comprovando eficacia do software. Discrepancias foram analisdas.
Descritores DECS:LEITURA
DISLEXIA
FONOAUDIOLOGIA
PSICOLINGUISTICA
PROGRAMA COMPUTACIONAL
 -CEREBRAL PALSY
 COGNITIVE PROCESSES
 AUDITORY STIMULATION
 VISUAL STIMULATION
 COMMUNICATION MEDIA
 MULTIMEDIA


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Id:4979
Autor:Capovilla, Fernando Cesar.
Título:Comunicacao alternativa e facilitadora para as afasias: historico de pesquisa e aplicacao.
Fonte:Cienc. cogn. (São Paulo);1(1):f29l80jan./jun. 1997.
Resumo em português: Comunicacao alternativa e uma area de pesquisa e aplicacao clinica que busca compensar, temporaria ou permanentemente, padroes de incapacidade ou pertubacao exibidos por pessoas com severos disturbios de comunicacao expressiva falada ou escrita, procurando facilitar a participacao das pessoas nos contextos comunicativos dependendo das circunstancias de vida, do tipo e do grau do disturbios de comunicacao. Sistemas de comunicacao integram diversos componentes, como simbolos, estrategias e tecnicas utilizaveis pelas pessoas para melhorar sua comunicacao. Para ser eficaz, a comunicacao alternativa deve combinar varias estrategias de interacao como sinalizacao manual em lingua de sinais, gestos, mimica e pantomina; selecao grafica de desenhos, pictogramas e simbolos em tabuleiro ou computador, etc. Comunicacao alternativa e indicada para substituir a vocal e a escrita, ou para apoia-las. Para afasicos sua funcao e facilitadora, mais que alternativa. Visa ao tratamento de reaquisicao de comunicacao vocal e escrita, e a facilitacao dessa comunicacao em contextos especificos do dia-a-dia, mais que a substituicao generalizada da fala. Sistema computadorizados baseados em pictogramas e voz digitalizada que preservam a prosodia natural sao indicados para afasicos como coadjuvante terapeutico e recurso de comunicacao. A evolucao do uso da comunicacao alternativa com afasicos e descrita com base nas bibliografias clinica e experimental.
Descritores DECS:AFASIA
COMUNICACAO
 -APHASIA
 COMMUNICATION



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