Saiba mais...                          Periódicos indexados

Base de dados : INDEXPSI
Pesquisa : CADERNOS DE PSICOPEDAGOGIA (todos os anos)
Referências encontradas : 71 [refinar]
Mostrando: 1 .. 40   no formato [Detalhado]

página 1 de 2 ir para página        

  1 / 71 INDEXPSI  
              next record last record
seleciona
para imprimir
Texto completo
PSI Express
Id:38900
Autor:Azevedo, Cleomar.
Título:O Conflito e a Busca de Alternativas dos Professores da Rede Publica: uma intervenção Psicopedagógica / xxx
Fonte:Cad. psicopedag;7(13):126-136, 2009
Resumo em português: Este trabalho foi desenvolvido junto a professores da escola pública do ensino fundamental no município de São Paulo, que ministravam aulas da 1a. a 8a. série em diferentes disciplinas por ocasião da pesquisa. Um ponto era comum a todos os docentes: a dificuldade de aprendizagem dos alunos, o desinteresse dos mesmos pelo conteúdo ministrado, a violência presente no dia a dia das escolas. Foi realizada intervenção psicopedagógica junto ao corpo docente na busca por uma proposta alternativa de atuação diante da realidade vivenciada pelos docentes e pela escola foco da pesquisa.(AU)
Resumo em inglês: This work was developed near teachers of the public school of the basic teaching in the local authority of Sao Paulo, with teachers who administer classrooms of the 1st one. the 8th one. series in different disciplines, so with different formations and alternatives of work. A point was common to all the teachers: the difficulty of apprenticeship of the pupils, lack of interest of same the present violence in his day by day. The acting was done through the listening and the intervention psicopedagógica near the faculty, with an alternative proposal of acting before the reality survived by the teachers and by the school.(AU)
Descritores DECS:BIREME
Descritores Psi Português:PSI EXPRESS
Meio Eletrônico:http://www.myscielo.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1676-10492009000100007


  2 / 71 INDEXPSI  
              first record previous record next record last record
seleciona
para imprimir
Texto completo
PSI Express
Id:38899
Autor:De Mier, Vanesa; Abchi, Verónica Sánchez; Borzone, Ana María.
Título:Propuestas y debates en la enseñanza de la lectura y la escritura. Una experiencia de comparación de métodos / Proposals and debates about literacy teaching. A comparison of methods
Fonte:Cad. psicopedag;7(13):90-107, 2009 tab
Resumo em espanhol: Este trabajo se propone presentar los resultados de un estudio en el que se comparan las habilidades de producción de textos escritos de dos grupos de niños de primer grado, diferenciados por el método de enseñanza: por una parte, la propuesta psicogenética elaborada a partir de los trabajos de Emilia Ferreiro (1979, 1997) y, por otra parte, la propuesta de alfabetización intercultural de Borzone y equipo (2004), desarrollada en el marco de la psicología cognitiva y la teoría socio histórico cultural. Participaron de este estudio niños de dos colegios de Córdoba, Argentina, hablantes de español, que asistían a primer grado. El G1 aprendió a leer y escribir en el marco de la propuesta psicogenética y el G2, con la propuesta intercultural. Los datos mostraron que los niños del G2 tuvieron un mejor desempeño que el G1 en la tarea de escritura de textos.(AU)
Resumo em inglês: This work aims to present the results of a study that compares written text production skills of two groups of children in the first year of education. Both groups had learnt with two different literacy methods: the psicogenetic proposal developed by Emilia Ferreiro (1979, 1997) and an intercultural proposal elaborated by Borzone et al (2004) in the frame of cognitive psychology and socio historical cultural psychology. Two groups of Spanish speaker children from Cordoba, Argentina in the first year of education were compared. The results showed that children who have learnt with the intercultural proposal had the best performance in the written re-telling task.(AU)
Descritores DECS:BIREME
Descritores Psi Português:PSI EXPRESS
Meio Eletrônico:http://www.myscielo.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1676-10492009000100006


  3 / 71 INDEXPSI  
              first record previous record next record last record
seleciona
para imprimir
Texto completo
PSI Express
Id:38898
Autor:Beatriz, Diuk; Ferroni, Marina.
Título:Aquisição leitora em crianças que crescem em contextos de pobreza: perfis cognitivos de crianças com alto e baixo nível de leitura / Reading acquisition in children growing in poverty: cognitive profiles of good and poor readers
Fonte:Cad. psicopedag;7(13):70-89, 2009 ilus, tab
Resumo em espanhol: Este trabajo busca contribuir al estudio de las dificultades lectoras en niños que crecen en contextos de pobreza. Al comenzar el 1er año escolar se evaluó a 60 niños con pruebas de sensibilidad fonológica, memoria fonológica, denominación rápida, conocimiento de letras, lectura y escritura de palabras familiares, reconocimiento de acciones lectoras, vocabulario e inteligencia no verbal. Al finalizar el año se identificó a dos grupos: 25 buenos lectores y 24 malos lectores. Se comparó retrospectivamente su perfil cognitivo inicial. No se encontraron diferencias significativas en vocabulario, reconocimiento de acciones lectoras e inteligencia no verbal, pero sí en el procesamiento fonológico y el conocimiento alfabético. Asimismo, se encontró que la diferencia entre grupos en la lectura y escritura de palabras familiares se ampliaba durante el año. Se considera que las dificultades de los niños son el resultado de la interacción entre factores cognitivos y características del proceso de instrucción escolar.(AU)
Resumo em inglês: This paper explores the reading difficulties of children growing in poverty. At the beginning of the 1st school year, 60 children were given tests of phonological sensitivity, phonological memory, rapid naming, letter knowledge, reading and spelling of familiar words, identification of reading actions, vocabulary and non verbal intelligence. At the end of the year two groups were identified: 25 good readers and 24 poor readers and their initial cognitive profiles were retrospectively compared. No statistically significant differences were found in vocabulary knowledge, intelligence or identification of reading actions. There were significant differences in phonological processing and alphabetic knowledge. Additionally, the performance gap between good and poor readers widened during the year. These results were interpreted as indication that the difficulties of children growing in poverty are the consequence of the interaction between cognitive factors and school instruction.(AU)
Descritores DECS:BIREME
Descritores Psi Português:PSI EXPRESS
Meio Eletrônico:http://www.myscielo.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1676-10492009000100005


  4 / 71 INDEXPSI  
              first record previous record next record last record
seleciona
para imprimir
Texto completo
PSI Express
Id:38897
Autor:Pitombo, Elisa Maria Dias de Toledo.
Título:Psicopedagogia parceira do tempo de aprender da escola e da família / Psychopedagogy as a partner for the family and school's learning time
Fonte:Cad. psicopedag;7(13):61-69, 2009
Resumo em português: O artigo apresenta reflexões sobre a Psicopedagogia e o tempo de aprender das instituições: escola e família. Apresenta a Psicopedagogia baseado nas idéias de Fernandez, como a área que possibilita a resignificação do tempo para aprender. O autor aborda a partir da sua experiência clinica psicopedagógica, no atendimento a família e escola. Dado as exigências sociais e culturais da atualidade, nota que há poucos espaços onde há tempo de espera para o sujeito aprender. A clinica psicopedagógica proporciona espera do tempo do outro, pois permite aos sujeitos a apropriarem-se das particularidades de sua aprendizagem.(AU)
Resumo em inglês: This article contemplates Psychopedagogy and the time allotted for learning in institutions such as the school and the family. It introduces Psychopedagogy, based on Fernandez´s ideas, as an area that can review the time needed for learning. The author approaches the subject based on her experience in clinical psychopedagogy, with schools and families. As there are, nowadays, high social and cultural expectations towards learning, there are few places where time is given for the individual to learn. The psychopedagogical clinic provides space and time for the other and, therefore, permits individuals to take ownership of the particularities of their learning process.(AU)
Descritores DECS:BIREME
Descritores Psi Português:PSI EXPRESS
Meio Eletrônico:http://www.myscielo.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1676-10492009000100004


  5 / 71 INDEXPSI  
              first record previous record next record last record
seleciona
para imprimir
Texto completo
PSI Express
Id:38896
Autor:Patias, Naiana Dapieve; Blanco, Hartmann Monte; Abaid, Josiane Lieberknecht Wathier.
Título:Psicologia escolar: proposta de intervenção com professores / School psychology: An intervention proposal with teachers
Fonte:Cad. psicopedag;7(13):42-60, 2009
Resumo em português: O presente artigo aborda uma experiência de intervenção no campo da Psicologia Escolar. Refere-se a ações desenvolvidas durante o estágio final em Psicologia Escolar em um curso de graduação em Psicologia do interior do RS, com professores de duas escolas, uma municipal e outra privada. As atividades propostas tiveram como objetivo permitir que os envolvidos no contexto escolar pudessem refletir e aperfeiçoar as suas atuações profissionais, buscando melhorar a qualidade das relações pessoais e resultados mais efetivos no que diz respeito ao processo educativo. Realizaram-se quatro atividades expositivo-participativas organizadas pelas estagiárias, as quais abordaram temas relativos à adolescência, práticas e estilos educativos parentais e a relação professor - aluno. Conclui-se que as intervenções ampliaram as discussões entre os profissionais ligados à escola quanto ao temas trabalhados e possibilitaram um espaço para desenvolvimento de soluções diversas a dificuldades comuns aos profissionais envolvidos.(AU)
Resumo em inglês: This article approaches an experience of intervention on the field of School Psychology. It refers to actions developed during the final internship on School Psychology. Such internship took place during an undergraduate course of Psychology, in the interior of Rio Grande do Sul, with teachers from two schools, one from the public and the other from the private sector. The proposed activities had as their aim to enable people from the school context to reflect and improve their professional performance, in order to improve quality concerning personal relationships and to attain more effective results regarding the education process. Four activities were accomplished involving lectures and participation of the public. Such activities approached themes related to adolescence, parental practices and styles and the relationship between student and teacher. In conclusion, the interventions widened discussions among professionals from the school related to the themes mentioned and enabled the development of several solutions to difficulties common to the professionals involved.(AU)
Descritores DECS:BIREME
Descritores Psi Português:PSI EXPRESS
Meio Eletrônico:http://www.myscielo.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1676-10492009000100003


  6 / 71 INDEXPSI  
              first record previous record next record last record
seleciona
para imprimir
Texto completo
PSI Express
Id:38895
Autor:Ferreira, Juliene Madureira; Souza, Claudia Silva de; Silva, Rui Moreira Ribeiro; Dechichi, Claudia.
Título:Arte, Formação de Professores e Inclusão Escolar: Possibilidades de atuação do psicólogo em contextos educacionais / Art, Teacher's Formation and School Inclusion: possibilities for the Psychology in Educational Contexts
Fonte:Cad. psicopedag;7(13):25-41, 2009
Resumo em português: O presente trabalho trata de um relato de experiência na psicologia escolar, cujo objetivo foi de discutir, de forma alternativa e diferenciada, com professores da educação infantil, aspectos relevantes sobre o desenvolvimento humano e aprendizagem de crianças com necessidades educacionais especiais em idade pré-escolar e o processo de inclusão de das mesmas nas escolas de ensino regular, enfatizando o papel do educador nesse processo de escolarização. Para tanto, reuniu-se nessa estratégia de intervenção, uma metodologia de atuação baseada nos modelos de oficinas e a utilização da arte como recurso lúdico de trabalho. A prática resultou em momentos de formação que uniu o saber específico e científico objetivado à construção de um saber conjunto advindo das experiências e conhecimentos dos participantes e, sobretudo, um momento de reflexão crítica acerca do papel do educador e do processo de Inclusão Escolar.(AU)
Resumo em inglês: The present paper brings a work experience in School Psychology that pretend to discuss, in a different and alternative way, with primary school´s teacher, aspects of human development and learning process of children with special educational needs, and the inclusion of this students in regular class, emphasizing the teacher´s importance in this process. For that, we gathered in this intervention strategy a methodology of action based in the model of therapeutical workshops and the use of art as an playful resource of work. The practice resulted in moments of formation that united the specific knowledge that was objective, the knowledge from the teacher´s practice and, above all, a moment of critical reflection about the importance of the teacher in process of pertaining to school inclusion.(AU)
Descritores DECS:BIREME
Descritores Psi Português:PSI EXPRESS
Meio Eletrônico:http://www.myscielo.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1676-10492009000100002


  7 / 71 INDEXPSI  
              first record previous record next record last record
seleciona
para imprimir
Texto completo
PSI Express
Id:38894
Autor:Hazin, Izabel; Lautert, Síntria Labres; Garcia, Danielle; Gomes, Ediana.
Título:Abordagem neuropsicológica da aprendizagem matemática escolar em crianças com necessidades educacionais especiais / Neuropsychological approach of mathematical school learning in children with special educational needs
Fonte:Cad. psicopedag;7(13):1-25, 2009 ilus, tab
Resumo em português: Este estudo oferece um conjunto de dados referentes à exploração de interrelações entre aspectos neuropsicológicos e dificuldades e/ou facilidades em matemática apresentadas por crianças com necessidades especiais. Para tanto, foram investigadas duas condições, a saber, a epilepsia, comumente associada a dificuldades em matemática e as altas habilidades acadêmicas, geralmente associada ao sucesso em matemática. As crianças participantes do estudo podem ser caracterizadas por impactos em seus funcionamentos cognitivos, tais como a atenção, a flexibilidade cognitiva e a vísuoespacialidade que trazem consequências para as suas atividades matemáticas. Entretanto, o estudo discute o quanto as crianças com dificuldades beneficiaram-se da oferta de "próteses culturais", ressaltando a necessidade da consideração tanto de aspectos socioculturais quanto de aspectos neuropsicológicos para as atividades matemáticas desenvolvidas em sala de aula com crianças especiais.(AU)
Resumo em inglês: The present research offers a set of data aiming to clarify the relationship among neuropsychological aspects and difficulties / easiness in school mathematics activities shown by children with educational special needs. Two neurological-developmental conditions were compared: epilepsy, commonly related to difficulties in mathematical learning at school, and high academic abilities shown by gifted children, commonly related to school success in mathematics. All children taking part in the present research can be characterized as having peculiar cognitive traits, specially in attention, cognitive flexibility and visuospaciality, all of them having influence in their mathematical activity at school. Nevertheless, we discuss here the aids these children benefited from "cultural prosthesis", and we propose that both neuropsychological and sociocultural aspects should be taken into account in planning classroom mathematical activities addressed to children with educational special needs.(AU)
Descritores DECS:BIREME
Descritores Psi Português:PSI EXPRESS
Meio Eletrônico:http://www.myscielo.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1676-10492009000100001


  8 / 71 INDEXPSI  
              first record previous record next record last record
seleciona
para imprimir
Texto completo Pepsic
PSI Express
Id:38893
Título:[] / xxx
Fonte:Cad. psicopedag;7(12):00-00, 2008
Descritores DECS:BIREME
Descritores Psi Português:PSI EXPRESS
Meio Eletrônico:http://pepsic.bvs-psi.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1676-10492008000100010


  9 / 71 INDEXPSI  
              first record previous record next record last record
seleciona
para imprimir
Texto completo Pepsic
PSI Express
Id:38892
Título:[] / xxx
Fonte:Cad. psicopedag;7(12):00-00, 2008
Descritores DECS:BIREME
Descritores Psi Português:PSI EXPRESS
Meio Eletrônico:http://pepsic.bvs-psi.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1676-10492008000100009


  10 / 71 INDEXPSI  
              first record previous record next record last record
seleciona
para imprimir
Texto completo Pepsic
PSI Express
Id:38891
Autor:Silva, Nilce da; Alves, Dalva; Fridman, Patrícia Claudia da Costa.
Título:Considerações acerca da atualidade da teoria winnicottiana no aprender a falar, a ler e a escrever / Considerations about the present of Winnicottian theory with regards to learning to speak, to read and to write
Fonte:Cad. psicopedag;7(12):00-00, 2008
Resumo em português: Este trabalho é resultado das investigações feitas pelo Grupo de Pesquisa, Ensino e Extensão Acolhendo Alunos em Situação de Exclusão Escolar e Social: o papel da instituição escolar - certificado pela USP e apoiado pelo CNPq e pela FAPESP - e pretende discutir a importância da teoria gerada por Winnicott no contexto da II Revolução Industrial para os dias de hoje, chamados por muitos, de pós-modernidade. Do nosso ponto de vista, especificamente no âmbito do aprender a falar, a ler e a escrever, aprendizagens que nos remetem à relação mãe-bebê e não, exclusivamente, como alguns pensam, aos limites da sala de aula ou da área de Educação, D. W. Winnicott é indispensável, já que dominar o código escrito é a chave de entrada na “sociedade do conhecimento”.(AU)
Resumo em inglês: This work is a result of the researches made by the Research, Teaching and Extension Group: Receiving Pupils in a Social and School Exclusion Situation: the role of school as institution", certified by USP, with support of CNPq and FAPESP. It intends to discuss the importance of the theory created by Winnicott, in the context of II Industrial Revolution, nowadays. We considerate the current time according to the Post-modernity perspective, used by many authors to denominate the present. Specifically in the ambit of learning to speak, to read and to write, learning that remit us to the relation between mother and her baby. It means that the limits of learning, like some people use to imagine, they are neither exclusively in the classroom nor in the Education area. In this way, D. W. Winnicott is indispensable, whereas to dominate the written code is the passkey to the “society of knowledge”.(AU)
Descritores DECS:BIREME
Descritores Psi Português:PSI EXPRESS
Meio Eletrônico:http://pepsic.bvs-psi.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1676-10492008000100008


  11 / 71 INDEXPSI  
              first record previous record next record last record
seleciona
para imprimir
Texto completo Pepsic
PSI Express
Id:38890
Autor:Viguer Seguí, Paz; Serra Desfilis, Emilia.
Título:Nivel socioeconómico y calidad del entorno familiar en la infancia / Social class and family environment quality in childhood
Fonte:Cad. psicopedag;7(12):00-00, 2008 tab
Resumo em espanhol: Este trabajo tiene como objetivo analizar la relación entre la calidad del entorno familiar en la infancia y el nivel socioeconómico familiar. Para ello hemos empleado la escala H.O.M.E. (Home Observation for Measurement of Environment) en sus versiones para niños preescolares y para niños escolares -adaptadas por Palacios y Moreno en 1990 y 1992 respectivamente- a una muestra de 410 niños de ambos sexos de edades comprendidas entre 3 y 10 años. Los resultados indican que la clase social en la que se desarrollan los niños es un aspecto altamente relevante en su entorno familliar, teniendo una importante relación con la calidad de éste. Desde edades tempranas existen ya importantes diferencias en la calidad del entorno familiar, por lo que es importante a nivel social trabajar por la compensación de estas desigualdades estructurales a través de una educación infantil y otras iniciativas comunitarias de calidad, que promuevan y proporcionen ambientes, materiales y experiencias estimuladoras del desarrollo del niño.(AU)
Resumo em inglês: The aim of this study is to analyse the relation between the family environment quality in childhood and the social class. For this one we have applied the H.O.M.E. Scale (Home Observation for Measurement of Environment) in the spanish versions, adapted by Moreno and Palacios in 1990 and 1992 respectively, to a sample of 410 children, both sex and ages between 3 and 10. Results show that the social class where children are developted, is a higtly significant aspect in the family environment, making an important relation with quality of that. From early years important differences in the quality of familiar environment exist, for this one at social level is important working in the compensation of this structural inequalities with a children education and others quality community iniciatives, that promove and give ambients, materials and stimulate experiences of child development.This article aims to reflect on a psychological intervention accomplished into a group of 3rd grade of a federal public school. Taking care of the complaint of the teacher to the “indiscipline” that characterized the group, observations in classroom and activities with the pupils had been carried through. Also was effected informal interview and colloquies with the teacher on the intervention carried through next to the pupils, so that this if recognized as co-producer of the context. The proposal to work in two ways: the pupils and the teacher, was based on the purpose that any challenge in one given situation implies some other aspects that constitute the relation. As result, the recognition of the teacher and the pupils as participants by the situation/complaint and for the possibilities of its transformation. With the institution in a general way, however, the results had been inconsiderables with respect to this implication.(AU)
Descritores DECS:BIREME
Descritores Psi Português:PSI EXPRESS
Meio Eletrônico:http://pepsic.bvs-psi.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1676-10492008000100007


  12 / 71 INDEXPSI  
              first record previous record next record last record
seleciona
para imprimir
Texto completo Pepsic
PSI Express
Id:38889
Autor:De Mier, Vanesa; Sánchez Abchi, Verónica; Borzone, Ana María.
Título:Propuestas y debates en la enseñanza de la lectura y la escritura: Una experiencia de comparación de métodos / Proposals and debates about literacy teaching: A comparison of methods
Fonte:Cad. psicopedag;7(12):00-00, 2008 tab
Resumo em espanhol: Este trabajo se propone presentar los resultados de un estudio en el que se comparan las habilidades de producción de textos escritos de dos grupos de niños de primer grado, diferenciados por el método de enseñanza: por una parte, la propuesta psicogenética elaborada a partir de los trabajos de Ferreiro y, por otra parte, la propuesta de alfabetización intercultural de Borzone y equipo desarrollada en el marco de la psicología cognitiva y la teoría socio histórico cultural. Participaron de este estudio niños de dos colegios de Córdoba, Argentina, hablantes de español, que asistían a primer grado. El G1 aprendió a leer y escribir en el marco de la propuesta psicogenética y el G2, con la propuesta intercultural. Los datos mostraron que los niños del G2 tuvieron un mejor desempeño que el G1 en la tarea de escritura de textos.(AU)
Resumo em inglês: This work aims to present the results of a study that compares written text production skills of two groups of children in the first year of education. Both groups had learnt with two different literacy methods: the psicogenetic proposal developed by Ferreiro and an intercultural proposal elaborated by Borzone et al in the frame of cognitive psychology and socio historical cultural psychology. Two groups of Spanish speaker children from Cordoba, Argentina in the first year of education were compared. The results showed that children who have learnt with the intercultural proposal had the best performance in the written re-telling task.(AU)
Descritores DECS:BIREME
Descritores Psi Português:PSI EXPRESS
Meio Eletrônico:http://pepsic.bvs-psi.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1676-10492008000100006


  13 / 71 INDEXPSI  
              first record previous record next record last record
seleciona
para imprimir
Texto completo Pepsic
PSI Express
Id:38888
Autor:Reis, Alice Casanova dos; Zanella, Andréa Vieira.
Título:Indisciplina e intervenção psicológica em sala de aula: relato de experiência / Indiscipline and psychological intervention in classroom: story of experience
Fonte:Cad. psicopedag;7(12):00-00, 2008
Resumo em português: Este artigo visa refletir sobre uma intervenção psicológica realizada junto a uma turma de 3a série de uma escola pública federal. Atendendo a queixa da professora relativa à “indisciplina” que caracterizava a turma, foram realizadas observações em sala de aula e atividades com os alunos. Efetuou-se também entrevista e conversas informais com a professora sobre a intervenção realizada junto aos alunos, para que essa se reconhecesse como co-produtora do contexto. A proposta de trabalhar em duas vertentes, a saber, com os alunos e com a professora, fundamentou-se no pressuposto de que qualquer mudança em uma dada situação implica os vários pólos da relação que a constituem. Como resultado, constatou-se o reconhecimento tanto da professora quanto dos alunos como partícipes da situação/queixa e das possibilidades de sua transformação. Com a instituição de um modo geral, no entanto, os resultados foram pífios no que se refere a essa implicação.(AU)
Resumo em inglês: This article aims to reflect on a psychological intervention accomplished into a group of 3rd grade of a federal public school. Taking care of the complaint of the teacher to the “indiscipline” that characterized the group, observations in classroom and activities with the pupils had been carried through. Also was effected informal interview and colloquies with the teacher on the intervention carried through next to the pupils, so that this if recognized as co-producer of the context. The proposal to work in two ways: the pupils and the teacher, was based on the purpose that any challenge in one given situation implies some other aspects that constitute the relation. As result, the recognition of the teacher and the pupils as participants by the situation/complaint and for the possibilities of its transformation. With the institution in a general way, however, the results had been inconsiderables with respect to this implication.(AU)
Descritores DECS:BIREME
Descritores Psi Português:PSI EXPRESS
Meio Eletrônico:http://pepsic.bvs-psi.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1676-10492008000100005


  14 / 71 INDEXPSI  
              first record previous record next record last record
seleciona
para imprimir
Texto completo Pepsic
PSI Express
Id:38887
Autor:Grunin, Julián Nicolás.
Título:Procesos de simbolización y trabajo de historización en la adolescencia / Symbolic processes and historicization work at adolescence
Fonte:Cad. psicopedag;7(12):00-00, 2008
Resumo em espanhol: El objetivo del presente trabajo será explorar la función del trabajo de historización (Aulagnier, 1977) en el proceso adolescente. Para ello se intentará repensar algunos fundamentos y atravesamientos epistemológicos que sostienen la noción de historia desde el psicoanálisis. La concepción freudiana de la temporalidad rompe con una noción lineal de la historia en tanto (pre)texto que opera como determinación lineal y causal del presente, para dar lugar a procesos complejos regidos por otro tipo de lógica ligada al funcionamiento de lo inconciente. El tiempo presente inaugura así trabajos de interpretación y (re)elaboración que suponen una potencialidad actual de resignificación sobre las huellas o representaciones del tiempo anterior, habilitando la enunciación de un proyecto de futuro pasible de ser construido autónomamente en tanto apertura deseante, imaginativa y reflexiva.(AU)
Resumo em inglês: The aim of the paper is to explore the function of the historicization work (Aulagnier, 1977) at adolescence process. This document will try to rethink the epistemological theoretical bases that support the history notion at psychoanalysis. The temporality concept of Freud´s theories breaks the lineal conception of history as a text that works as determination of present; to authorize complex processes presides by another logic in relation to unconscious operations. The present time inaugurate interpretations works that suppose re-significations processes over previous temporality marks, thus encourages the enunciation of a future project that will be able to release autonomous processes.(AU)
Descritores DECS:BIREME
Descritores Psi Português:PSI EXPRESS
Meio Eletrônico:http://pepsic.bvs-psi.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1676-10492008000100004


  15 / 71 INDEXPSI  
              first record previous record next record last record
seleciona
para imprimir
Texto completo Pepsic
PSI Express
Id:38886
Autor:Moreno Manso, Juan Manuel.
Título:Estudio sobre las consecuencias del maltrato infantil en el desarrollo del lenguaje / Study about the consequences of child abuse on the language development
Fonte:Cad. psicopedag;7(12):00-00, 2008 tab
Resumo em espanhol: Con el estudio sobre las consecuencias del maltrato infantil en el desarrollo del lenguaje, intentamos determinar si los malos tratos a la infancia ocasionan repercusiones en dicha área y si existen repercusiones lingüísticas diferenciales según el tipo de maltrato infantil que sufre el niño. Para ello, analizamos muestras de maltrato infantil tales como el abandono físico, abandono emocional, maltrato físico y maltrato emocional. Reflejamos los resultados de la aplicación de las Escalas McCarthy de Aptitudes y Psicomotricidad para niños (MSCA) y la Batería de Lenguaje Objetiva y Criterial (BLOC) a un total de 39 menores en situación de desprotección infantil pertenecientes a distintas formas de maltrato.(AU)
Resumo em inglês: With the study about the consequences of child abuse on the language development, we try to determine if the ill-treatment to children have repercussions on such area and if there are differential linguistic repercussions according to the kind of child abuse suffered. For this, we analyse samples of child abuse such as physical abandonment, emotional abandonment, physical abuse and emotional abuse. We show the results of the application of McCarthy´s Scales about Aptitudes and Psychomobility for children (MSCA) and the Objective and Criterial Battery of Language (BLOC) to a total of 39 minors in the situation of child lack of protection and belonging to different kinds of child abuse.(AU)
Descritores DECS:BIREME
Descritores Psi Português:PSI EXPRESS
Meio Eletrônico:http://pepsic.bvs-psi.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1676-10492008000100003


  16 / 71 INDEXPSI  
              first record previous record next record last record
seleciona
para imprimir
Texto completo Pepsic
PSI Express
Id:38885
Autor:Strappazzon, André; Santa, Beatriz; Werner, Francyne Wolff.
Título:A criação fotográfica e o aumento da potência de ação: experiências e possibilidades / The photography and creation increased power of action: experience and possibilities
Fonte:Cad. psicopedag;7(12):00-00, 2008
Resumo em português: Este artigo versa sobre uma experiência de trabalho em Psicologia Social-Comunitária na qual utilizamos a fotografia como instrumento de intervenção psicossocial, junto a sete jovens moradores de uma localidade da periferia de Florianópolis. Relata-se o desenvolvimento de atividades na dimensão da educação estética com o intuito de apurar modos de sensibilização por meio de objetivações imagéticas e suas discussões. Nossos objetivos giravam em torno da potencialização da imaginação e, especialmente, dos processos de criação, por meio da produção de sentidos acerca do fazer fotográfico, aprimorando a potência de ação destes jovens com relação a si mesmos, ao grupo e à comunidade. A partir da experiência junto a estes sujeitos, traça-se uma análise sob o olhar da psicologia sócio-histórica contemporânea, levando em conta seus relatos acerca de suas experiências de vida e os novos sentidos que atribuem a seu cotidiano.(AU)
Resumo em inglês: This article is about an experience of working in Social Psychology-Community in which use the photograph as an instrument of psychosocial intervention, with the seven young residents of a town's outskirts of Florianopolis. We report the development of activities in the aesthetic dimension of education in order to establish modes of awareness through images and their discussions. Our goals were the potential of the imagination, and especially the processes of creation, through the production of photographic senses about how, improving the power of action of these young people with regard to themselves, the group and the community. From the experience with these subjects, traced to an analysis under the gaze of contemporary psychology socio-historical, taking into account their reports about their experiences of life and new meanings they attach to their daily lives(AU)
Descritores DECS:BIREME
Descritores Psi Português:PSI EXPRESS
Meio Eletrônico:http://pepsic.bvs-psi.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1676-10492008000100002


  17 / 71 INDEXPSI  
              first record previous record next record last record
seleciona
para imprimir
Texto em PDF Pepsic
Id:30852
Autor:Antunes, Mitsuko Aparecida Makino.
Título:Psicologia escolar e educacional: história, compromissos e perspectivas / School and Educational Psychology: history, commitments and prospects
Fonte:Cad. psicopedag;6(11):00-00, 2007
Meio Eletrônico:http://pepsic.bvs-psi.org.br/pdf/cap/v6n11/v6n11a08.pdf
Localização:BR85.1 - USP/IP/SBD
BR27.1 - PUC-CAMPINAS/SBI
BRI4496 - UNIFIEO/BC


  18 / 71 INDEXPSI  
              first record previous record next record last record
seleciona
para imprimir
Texto em PDF Pepsic
Id:30851
Autor:Inocêncio, Doralice.
Título:O papel do professor como mediador do processo de ensinoaprendizagemem ambientes on-line / The professor as mediating of the process teach-learning in environments on-line
Fonte:Cad. psicopedag;6(11):00-00, 2007
Resumo em português: A globalização e a inserção de tecnologias no âmbito da educação tem provocado mudanças na maneira de ensinar e aprender – seja na modalidade presencial ou a distância. Isso vem exigir que os professores repensem sua prática pedagógica ebusquem atuar em espaços não mais tradicionais de ensino. A modalidade a distância é o novo espaço de sala de aula pois abre possibilidades de atuação docente ao ter que transpor barreiras de tempo e espaço. O ambiente on-line traz desafios aos professores por ser um espaço diferenciado de ensino. Para diminuir as barreiras que supostamentesão enfrentadas pelos professores, procuramos orientá-los por meio de várias concepções, normalmente empregadas ao ensino presencial e propor metodologias que possam respaldar a ação docente no ambiente virtual. Todas as concepções educacionais e metodologias propostas aos professores orientadores de nossa Instituição convergem para a aprendizagem do aluno – de real sentido, ou seja, significativa. Dessa forma, orientamos nossos professores para que atuem de forma interativa, presente, crítico reflexiva de seu papel, empática entre outros aspectos que permitem que se tornem facilitadores da aprendizagem. Os aspectos pedagógico e motivacional são as bases que procuramos enfocar em nosso processo de orientação e de formação de professores orientadores para cursos e disciplinas on-line
Descritores Psi Português:MEDIAÇÃO DA APRENDIZAGEM
EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA
Descritores Psi Inglês:LEARNING MEDIATION
DISTANCE EDUCATION
Descritores Psi Espanhol:MEDIACION DEL APRENDIZAJE
EDUCACION A DISTANCIA
Meio Eletrônico:http://pepsic.bvs-psi.org.br/pdf/cap/v6n11/v6n11a07.pdf
Localização:BR85.1 - USP/IP/SBD
BR27.1 - PUC-CAMPINAS/SBI
BRI4496 - UNIFIEO/BC


  19 / 71 INDEXPSI  
              first record previous record next record last record
seleciona
para imprimir
Texto em PDF Pepsic
Id:30850
Autor:Pitombo, Elisa Maria.
Título:Família, psicopedagogia e pós-modernidade / Family, psychopedagogy and after–modernity
Fonte:Cad. psicopedag;6(11):00-00, 2007
Resumo em espanhol: Este artigo aborda a questão das relações familiares na pós-modernidade e suas implicações no atendimento psicopedagógico clinico. A autora parte da análise da família na modernidade para discutir as diferenças de discursos e posições da pós-modernidade. A perspectiva de identidades contraditórias e pluralidade de centros de poder que compõe o cenário cultural da família na pós-modernidade, encara o sujeito com problemas de aprendizagem como parte desta dinâmica. A escuta clinica do discurso, da comunicação eda linguagem estabelecida na família, através da ótica da Psicopedagogia, proporciona a compreensão do significado do não-aprender nesta instituição. Considera a autora que acomunicação entre pais e filhos no atendimento psicopedagógico clinico se entendido como um sistema flexível, que revê os limites e fronteiras segundo as demandas da pósmodernidade, possibilita intervenções que resignifiquem o sintoma de problemas deaprendizagem, como relações de aprendizagem humanas e plurais
Resumo em inglês: This article approaches the question of the familiar relations in After-Modernity and its implications in the psychopedagogic clinic attendance. The author has left of the analysis ofthe family in modernity to argue the differences of speeches and position of aftermodernity. The perspective of contradictory identities and plurality of centers of being able that it composes the cultural scene of the family in After-Modernity, faces the citizen with learning problems as part of this dynamics. The clinic listening of the speech, the communication and the language established in the family, through the Psychopedagogy optic’s, provides the understanding of the meaning of not-learning in this institution. It considers the author who the communication between parents and children in the clinic if understood psychopedagogic attendance as a flexible system, that reviews the limits and borders according to demands of After-Modernity, makes possible interventions that they could remains the symptom of learning problems, as learning relations human and plural
Meio Eletrônico:http://pepsic.bvs-psi.org.br/pdf/cap/v6n11/v6n11a06.pdf
Localização:BR85.1 - USP/IPSBD
BR27.1 - PUC-CAMPINAS/SBI
BRI4496 - UNIFIEO/BC


  20 / 71 INDEXPSI  
              first record previous record next record last record
seleciona
para imprimir
Texto em PDF Pepsic
Id:30849
Autor:Capovilla, Alessandra Gotuzo Seabra.
Título:Contribuições da neuropsicologia cognitiva e da avaliaçãoneuropsicológica à compreensão do funcionamento cognitivo humano / Contributions of cognitive neuropsychology and neuropsychological
Fonte:Cad. psicopedag;6(11):00-00, 2007
Resumo em português: A neuropsicologia cognitiva focaliza o processamento da informação, ou seja, as diferentes operações mentais que são necessárias para a execução de determinadas tarefas. Pressupõe que o estudo de pacientes com lesões cerebrais e seus padrões de comportamento pode contribuir para a compreensão de como a mente funciona, o que, por sua vez, pode retornar aos próprios pacientes permitindo um melhor entendimento de seus problemas e auxiliando no delineamento de intervenções mais adequadas. Aavaliação psicológica baseada na neuropsicologia cognitiva objetiva explanar os processos subjacentes às atividades mentais superiores do ser humano e correlacionando-os com o funcionamento neurológico. No Brasil, diferentes testes foram desenvolvidos para este fim, abordando algumas das áreas avaliadas pela neuropsicologia, especificamente atenção, rocessamento visoespacial, linguagem oral, linguagem escrita, funções executivas e habilidades aritméticas. Vários desses testes são informatizados, o que facilita o registro de parâmetros temporais como tempo de reação e duração da resposta. Alguns, inclusive, podem ser aplicados de modo remoto via Internet, possibilitando estudar diferentes amostras espalhadas por amplos territórios. Estão sendo conduzidos estudos para verificar a precisão e buscar evidências de validade de tais testes. Os participantes são tanto crianças quanto adultos, com e semdistúrbios neuropsiquiátricos, incluindo dislexia, transtorno de déficit de atenção e hiperatividade, e transtornos de ansiedade. Tais instrumentos têm contribuído para expandir a avaliação neuropsicológica no Brasil, auxiliando na compreensão dos processos cognitivos e seus correlatos neurológicos, no aprimoramento de procedimentos de avaliação, e na promoção da reabilitação de indivíduos comdisfunções ou lesões neurológicas, de forma responsável e eficiente.
Resumo em inglês: Cognitive neuropsychology focuses on information processing, different mentaloperations that are necessary to execute tasks. It assumes that study of brain-injured patients and their performance patterns can contribute to comprehend how the mind works. Such knowledge helps practitioners to comprehend their patients limitations and to delineate more effective remediation procedures. Psychological assessment based on cognitive neuropsychology aims to explain the processes underlying human complexmental activities, and to correlate such processes to neurological functioning. In Brazil, different neuropsychology tests have been developed to assess attention, visuo-spatial processing, oral language, written language, executive functions and arithmetic abilities. Many of these tests are computerized, recording temporal parameters, such as reaction time and response duration. Some of them can be applied virtually using the Internet, which allows studying large samples of participants scattered over vast territories. Inthe present, precision and validity studies are being conducted with a number of batteries applied to children and adults, with and without neuropsychiatric disorders, such as dyslexia, hyperactivity/attention deficit disorder, and anxiety disorders. Suchtests have contributed to expand neuropsychological assessment in Brazil, aiding the comprehension of cognitive processes and their neurological bases, the improvement ofevaluating processes, and the rehabilitation of patients with neurological disorders, in a more effective way
Descritores Psi Português:NEUROPSICOLOGIA COGNITIVA
REABILITAÇÃO NEUROPSICOLÓGICA
Descritores Psi Inglês:COGNITIVE NEUROPSYCHOLOGY
NEUROPSYCHOLOGICAL REHABILITATION
Descritores Psi Espanhol:NEUROPSICOLOGIA COGNITIVA
REHABILITACION NEUROPSICOLOGICA
Meio Eletrônico:http://pepsic.bvs-psi.org.br/pdf/cap/v6n11/v6n11a05.pdf
Localização:BR85.1 - USP/IP/SBD
BR27.1 - PUC-CAMPINAS/SBI
BRI4496 - UNIFIEO/BC


  21 / 71 INDEXPSI  
              first record previous record next record last record
seleciona
para imprimir
Texto em PDF Pepsic
Id:30848
Autor:Torderai, Conxa Perpiñá ; Riveraii, Rosa Maria Baños.
Título:Distorsión de la imagen corporal: Un estudio en adolescentes / Body image distortion: A study with adolescents
Fonte:Cad. psicopedag;6(11):00-00, 2007
Resumo em espanhol: En este trabajo evaluamos la percepción de la imagen corporal en 83 adolescentes de sexofemenino mediante la utilización de la técnica del calibrador móvil (Slade y Russell, 1973).La muestra se dividió en tres grupos de 'peso percibido': kilos de menos percibidos, pesojusto percibido y kilos de más percibidos. Los resultados mostraron que todos los sujetos(excepto el grupo de kilos de menos percibidos) sobre-estimaron su peso Ademáscomprobamos que en todos los grupos existía una tendencia generalizada a sobre-estimar sutamaño corporal, pero ésta era más marcada en los grupos que se alejaban de la 'delgadezpercibida'. Concluimos que la sobre-estimación del tamaño corporal puede considerarsecomo un índice de insatisfacción con el propio cuerpo, insatisfacción que está másrelacionada con el peso percibido que con el real
Resumo em inglês: Body image perception was measured in 83 young girls using a visual size apparatus.Those sample was divided on the basis of their 'perceived weight', that is, those whothought they were under-weight; those who thought they were just the right weight; andthose who thought of themselves as over-weight. Results showed that all subjects (exceptthat group who perceived themselves as under-weight) over-estimated their weight.Moreover, we verified a tendency to the over-estimation in these groups, but this is moreevident on the two groups that we far away of the 'perceived slimness'. We concluded thatover-estimation of body size can be seen as a index of dissatisfaction with the own body,but this dissatisfaction rises of the perceived weight rather than the actual weight
Descritores Psi Português:IMAGEM CORPORAL
Descritores Psi Inglês:BODY IMAGE
Descritores Psi Espanhol:IMAGEN CORPORAL
Meio Eletrônico:http://pepsic.bvs-psi.org.br/pdf/cap/v6n11/v6n11a04.pdf
Localização:BR85.1 - USP/IP/SBD
BR27.1 - PUC-CAMPINAS/SBI
BRI4496 - UNIFIEO/BC


  22 / 71 INDEXPSI  
              first record previous record next record last record
seleciona
para imprimir
Texto em PDF Pepsic
Id:30847
Autor:González-Mohíno, Lucía Sánchez-Alarcos; Mencía, Maria del Carmen Cámara; Andrés, Maria del Rosario.
Título:Compreensão semiótica de crianças de cinco anos / Understanding semiotics of children of five years
Fonte:Cad. psicopedag;6(11):00-00, 2007
Resumo em espanhol: En nuestra investigación hemos tratado el tema de la comprensión en niños de 5 años.Expusimos un fragmento de la película “Bichos” a 30 niños de un colegio del barrio deLa Fortuna en Leganés. Después les hicimos una serie de preguntas, unas sobre lasescenas de más acción y otras sobre las partes de más dialogo. Obtuvimos unosresultados de acuerdo con nuestras hipótesis: las partes de más acción fueron mejorrecordadas que las de dialogo. Además no distinguían bien el protagonista
Resumo em inglês: We have researched film understanding in 5 years old children. We showed a smal partof the film “Bichos” to 30 children of the school in Leganés. Then we asked them aseres of questions, some about the accion scenes and others about the parts with moredialogue. The results we obtained were in agreement we ours hypothesis: the accionparts are better remembered by the children, while the dialogue scenes are remenberless. Besides this, the children dont´t recognize who the protagonist is.Keywords: Understanding, Child, Semiotics
Descritores Psi Português:COMPREENSÃO
SEMIÓTICA
Descritores Psi Inglês:COMPREHENSION
SEMIOTICS
Descritores Psi Espanhol:COMPRENSION
SEMIOTICA
Meio Eletrônico:http://pepsic.bvs-psi.org.br/pdf/cap/v6n11/v6n11a03.pdf
Localização:BR85.1 - USP/IP/SBD
BR27.1 - PUC-CAMPINAS/SBI
BRI4496 - UNIFIEO/BC


  23 / 71 INDEXPSI  
              first record previous record next record last record
seleciona
para imprimir
Texto em PDF Pepsic
Id:30846
Autor:Wuo, Andréa Soares.
Título:A construção social da Síndrome de Down / The Syndrome of Down´social construction
Fonte:Cad. psicopedag;6(11):00-00, 2007
Resumo em português: O aparecimento da Síndrome de Down na mídia, sobretudo na televisão e cinema, temsuscitado diversas discussões acerca do assunto. Além disso, a emergência da inclusãoescolar dessas pessoas vem gerando, desde a década de 1990, uma demanda dos educadorespor informação a respeito não apenas da síndrome em questão, mas também de outrasdeficiências. O presente artigo pretende dedicar-se aos limites sociais que foramconstruídos a partir do século XIX, quando a deficiência passa a ser posta em questão pelamedicina moderna. A deficiência mental, por ser o aspecto mais característico destasíndrome, também será discutida no artigo tanto em relação aos fatores sociais e históricosde sua constituição, como alguns de seus aspectos psicológicos, com base na psicologiasócio-histórica. O texto organiza-se em duas partes: a primeira dedica-se a apresentar umbreve histórico do discurso médico-científico da deficiência iniciado na Europa em fins deséculo XVIII. A segunda discorre sobre a Síndrome de Down e a deficiência mental,abordando aspectos orgânicos e sociais de constituição
Descritores Psi Português:SINDROME DE DOWN
RETARDO MENTAL
Descritores Psi Inglês:DOWNS SYNDROME
MENTAL RETARDATION
Descritores Psi Espanhol:SINDROME DE DOWN
RETRASO MENTAL
Meio Eletrônico:http://pepsic.bvs-psi.org.br/pdf/cap/v6n11/v6n11a02.pdf
Localização:BR85.1 - USP/IP/SBD
BR27.1 - PUC-CAMPINAS/SBI
BRI4496 - UNIFIEO/BC


  24 / 71 INDEXPSI  
              first record previous record next record last record
seleciona
para imprimir
Texto completo
Id:29142
Autor:Levy, Pierre.
Título:Internet e desenvolvimento humano.
Fonte:Cad. psicopedag;5(9)2005.
Descritores Psi Português:IMAGINARIO COLETIVO
Descritores Psi Inglês:COLLECTIVE IMAGINARY
Descritores Psi Espanhol:IMAGINARIO COLECTIVO
Meio Eletrônico:http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1676-10492005000100008&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt


  25 / 71 INDEXPSI  
              first record previous record next record last record
seleciona
para imprimir
Texto completo
Id:29141
Autor:Pérez Lorido, Martín.
Título:Nuevas tecnologías y educación / New technologies and education
Fonte:Cad. psicopedag;5(9)2005
Resumo em espanhol: Los cambios que han habilitado los desarrollos más recientes en tecnologías de la información y de la comunicación (TIC) en prácticamente todos los ámbitos de las sociedades desarrolladas y que nos han llevado hacia la comúnmente denominada sociedad de la información y del conocimiento o sociedad informacional, parecerían justificar este creciente interés por la tecnología educativa. No obstante, para comprender mejor esta inusual y en algunos casos diríamos que hasta excesiva presencia del discurso alrededor de las TIC en el ámbito de la educación, deberíamos tener en cuenta que los centros educativos son por definición instituciones sociales en las que las personas reciben una formación de manera intencional, sistemática y reglada en coherencia con las demandas de un determinado modelo social, de manera que las escuelas y universidades no pueden ni deben quedarse al margen de la influencia que las tecnologías digitales han ejercido sobre el conjunto de relaciones socioculturales y laborales que tienen lugar en el seno de la sociedad actual
Resumo em inglês: The changes that have qualified the most recent developments in technologies of the information and the communication (TIC) in practically all the scopes of the developed societies and that have taken to us towards commonly denominated society of the information and the knowledge or informational society, would seem to justify this increasing interest by the educative technology. However, to include/understand better this unusual one and in some cases we would say that until excessive presence of the speech around the TIC in the scope of the education, we would have to consider that the educative centers are by definition social institutions in which the people receive a formation of intentional way, systematic and regulated in coherence with the demands of a determined social model, so that the schools and universities cannot nor must remain to the labor margin of the influence that the digital technologies have exerted on the set of sociocultural relations and that takes place in the present society
Descritores Psi Português:TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO
SOCIOLOGIA DO CONHECIMENTO
Descritores Psi Inglês:INFORMATION TECHNOLOGY
SOCIOLOGY OF KNOWLEDGE
Descritores Psi Espanhol:TECNOLOGIA DE LA INFORMACION
CONSTRUCCION DEL CONOCIMIENTO
Meio Eletrônico:http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1676-10492005000100007&lng=pt&nrm=iso&tlng=es


  26 / 71 INDEXPSI  
              first record previous record next record last record
seleciona
para imprimir
Texto completo
Id:29140
Autor:Belgich, Horacio.
Título:Subjetividad masculina: entre el terror y el temblor / Masculine subjectivity: between the terror and the tremor
Fonte:Cad. psicopedag;5(9)2005
Resumo em espanhol: Intentamos reflexionar sobre la problemática de la masculinidad contemporánea. Creemos que la subjetividad masculina fue una instancia fundante de los actuales procesos de reorganización de acumulación de capital que significó la posmodernidad para la Argentina. Además, creemos inseparable para el análisis, el anudamiento que se produce entre la subjetividad masculina (y la subjetividad en general) del Capitalismo Mundial Integrado. Cada uno de los parámetros de la economía política financiera, tiene su correspondencia y concomitancia en la economía libidinal de las subjetividades
Resumo em inglês: We tried to reflect on the problematic one of the contemporary masculinidad. Let us thik that the masculine subjectivity was a fundante instance of the present processes of reorganization of accumulation of capital that meant the posmodernidad for Argentina. In addition, we create inseparable for the analysis, the knotting that takes place between the masculine subjectivity (and the subjectivity in general) of Integrated World-wide Capitalism. Each one of the parameters of the financial political economy, has its correspondence and concomitancia in the libidinal economy of the subjectivities
Descritores Psi Português:SUBJETIVIDADE
GENERO
POS-MODERNIDADE
Descritores Psi Inglês:SUBJECTIVITY
GENDER
POSTMODERNISM
Descritores Psi Espanhol:SUBJETIVIDAD
GENERO
POSTMODERNIDAD
Meio Eletrônico:http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1676-10492005000100006&lng=pt&nrm=iso&tlng=es


  27 / 71 INDEXPSI  
              first record previous record next record last record
seleciona
para imprimir
Texto completo
Id:29139
Autor:Schlemenson, Silvia.
Título:Enfoque psicoanalítico del tratamiento psicopedagógico / Psychoanalytic approach of the psychopedagogical treatment
Fonte:Cad. psicopedag;5(9)2005
Resumo em espanhol: Los niños con problemas de aprendizaje presentan restricciones, fracturas e inhibiciones en su producción simbólica, evaluables a partir del análisis de sus modos de interpretar la realidad y relacionarse con el mundo. El trabajo terapéutico propuesto en el presente artículo tiene por objeto focalizar en las restricciones características de la producción simbólica de un niño expresadas en sus dificultades escolares y tratar de intervenir para recuperar su deseo por el investimiento del conocimiento con la consecuente modificación de su problemática educativa. La totalidad de los conceptos que se desarrollan abrevan en la teoría psicoanalítica desde la cual se extraen las propuestas específicas. El artículo analiza las condiciones del encuadre de dicho tratamiento, el tipo de intervenciones características del mismo y el cambio psíquico esperable como indicador de eficiencia terapéutica. En relación al encuadre se profundiza en la caracterización del tiempo y el espacio de cada sesión, el tipo de material que se utiliza y las peculiaridades de la relación transferencial que lo distinguen. A lo largo del trabajo se jerarquizan las particularidades de la actividad representativa de cada niño en los distintos momentos del tratamiento
Resumo em inglês: The children with learning problems present/display restrictions, fractures and inhibitions in their symbolic production, evaluables from the analysis of their ways to interpret the reality and to be related to the world. The proposed therapeutic article work the present intends to focus in the restrictions characteristic of the symbolic production of a boy expressed in its scholastic difficulties and to try to take part to recover its desire by the investimiento of the knowledge with the consequent problematic modification of its educative one. The totality of the concepts that are developed waters in the psychoanalytic theory from which the specific proposals are extracted. The article analyzes the conditions of the frame of this treatment, the type of interventions characteristic of same and the expectable psychic change like indicator of therapeutic efficiency. In relation to the frame one deepens in the characterization of the time and the space of each session, the type of material that is used and the peculiarities of the transferencial relation that distinguish it. Throughout the work the particularitities of the representative activity of each boy are hierarchized in the different moments from the treatment
Descritores Psi Português:PSICOLOGIA EDUCACIONAL
ACONSELHAMENTO
TRATAMENTO
Descritores Psi Inglês:EDUCATIONAL PSYCHOLOGY
COUNSELLING
TREATMENT
Descritores Psi Espanhol:PSICOLOGIA EDUCACIONAL
ACONSEJAR
TERAPIA
Meio Eletrônico:http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1676-10492005000100005&lng=pt&nrm=iso&tlng=es


  28 / 71 INDEXPSI  
              first record previous record next record last record
seleciona
para imprimir
Texto completo
Id:29138
Autor:Silva Nilce da; Alves, Dalva; Motta, Cristina Dalva Van Berghem.
Título:Espaço de criação criatividade e resiliência: formação docente numa perspectiva inter e transdisciplinar / Creation space - creativity and resilience: teacher´s formation in a perspective inter and transdisciplinary
Fonte:Cad. psicopedag;5(9)2005
Resumo em português: Este artigo trata de pesquisas realizadas desde 1999 no âmbito da formação de professores em trabalho colaborativo numa perspectiva inter e transdisciplinar com ênfase em posturas criativas e resilientes por meio do conceito prático-teórico: Espaço de Criação, especialmente nos trabalhos de pesquisa, ensino e extensão do Grupo Acolhendo Alunos em Situação de Exclusão Social e Escolar. Trataremos das condições atuais de trabalho dos professores dos anos iniciais da escolarização com a finalidade de identificação dos principais fatores estressores na profissão docente nos dias atuais. Discutiremos também, criatividade e resiliência para que, finalmente, numa perspectiva inter e transdisciplinar, consideremos acerca da formação de professores ressaltando a possibilidade do aprendizado de atitudes resilientes e criativas nos espaços de criação
Resumo em inglês: This article deals with research carried through since 1999 in the scope of the formation of primary teachers in collaborative work in an inter and transdisciplinary perspective with emphasis in creative and resilient positions by means of the concept practical-theoretician: Space of Creation. We are based on the researches, teaching and community works of the Group Receiving Pupils in Situation of Social and School Exclusion. We will deal with the current conditions of work of the professors of the initial years of the primary school with the purpose of identification of the main factors stressors in the teaching profession in the current days. We will also argue creativity and resilience so that, finally, in an inter and transdisciplinary perspective and, let us consider concerning the formation of professors standing out the possibility of the learning of resilient and creative attitudes in the creation spaces
Descritores Psi Português:FORMAÇÃO DE PROFESSORES
INTERDISCIPLINARIDADE
TRANSDISCIPLINARIDADE
Descritores Psi Inglês:TEACHER EDUCATION
INTERDISCIPLINARITY
TRANSDISCIPLINARITY
Descritores Psi Espanhol:FORMACIÓN DE PROFESORES
INTERDISCIPLINARIDAD
TRANSDISCIPLINARIDAD
Meio Eletrônico:http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1676-10492005000100004&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt


  29 / 71 INDEXPSI  
              first record previous record next record last record
seleciona
para imprimir
Texto completo
Id:29137
Autor:Azevedo, Cleomar.
Título:O poder e a subjetividade: reflexão na perspectiva da teoria critica da sociedade / Power and subjectivity: reflection in the society´s critical theory
Fonte:Cad. psicopedag;5(9)2005
Descritores Psi Português:PODER
SUBJETIVIDADE
TEORIA CRÍTICA
SOCIOLOGIA
Descritores Psi Inglês:POWER
SUBJECTIVITY
CRITICAL THEORY
SOCIOLOGY
Descritores Psi Espanhol:PODER
SUBJETIVIDAD
TEORIA CRITICA
SOCIOLOGIA
Meio Eletrônico:http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1676-10492005000100003&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt
Localização:BR85.1 - USP/IP/SBD
BR27.1 - PUC-CAMPINAS/SBI
BRI4496 - UNIFIEO/BC


  30 / 71 INDEXPSI  
              first record previous record next record last record
seleciona
para imprimir
Texto completo
Id:29136
Autor:Pecorari, Eliane Porto Di Nucci; Cardoso, Luciana Roberta Donola; Figueiredo, Tathiana Fernandes Biscuola.
Título:Orientação sexual em escolas de ensino fundamental: um estudo exploratório / Sexual orientation in primary school: case study
Fonte:Cad. psicopedag;5(9)2005
Resumo em português: das particulares não fornecem orientação sexual. Sobre as escolas que fornecem programa de orientação sexual, apresentaram o desenvolvimento inferior ao proposto por vários programas, inclusive dos Parâmetros Curriculares Nacionais (2000). Conclui-se que tanto as escolas públicas como as escolas particulares não desenvolvem programa de orientação sexual. O desenvolvimento deficitário envolve fatores referentes ao tema, equipe, série que se inicia o programa, avaliação e medição de resultados
Resumo em inglês: of private schools do not provide sex education. The schools, which provide sex education, have their programs inferior to the ones proposed, even inferior to the National Curriculum Parameters (2002) (Parâmetros Curriculares Nacionais). In conclusion, public and private schools do not develop sex education programs. The deficient development of these programs involves factors related to the subject, team, grade in which the program is started, evaluation and measurement of results
Descritores Psi Português:ADOLESCÊNCIA
ORIENTAÇÃO SEXUAL
Descritores Psi Inglês:ADOLESCENCE
SEXUAL ORIENTATION
Descritores Psi Espanhol:ADOLESCENCIA
CONDUCTA SEXUAL
Meio Eletrônico:http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1676-10492005000100002&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt
Localização:BR85.1 - USP/IP/SBD
BR27.1 - PUC-CAMPINAS/SBI
BRI4496 - UNIFIEO/BC


  31 / 71 INDEXPSI  
              first record previous record next record last record
seleciona
para imprimir
Texto completo
Id:29135
Autor:Souza Neto, João Clemente de; Schramm, Yara.
Título:A influência das representações religiosas no processo de aprendizagem do sujeito / The influence of religious representations in the subject learning process
Fonte:Cad. psicopedag;6(10):00-00, 2006
Resumo em português: Este artigo trata das representações religiosas no processo de aprendizagem e produção do conhecimento, a partir da análise da história de vida de um educador/catequista da Igreja Católica. No decorrer da pesquisa, evidencia-se de que modo a prática religiosa contribui para a construção de um tecido social
Resumo em inglês: This article is about the influence of religious representations in the learning process and knowledge production, taking as a reference point the history of life of an educator/catechist of the Catholic Church. The research shows that religious practice contributes to a construction of a social tissue
Descritores Psi Português:APRENDIZAGEM
SUBJETIVIDADE
RELIGIÃO
Descritores Psi Inglês:LEARNING
SUBJECTIVITY
RELIGION
Descritores Psi Espanhol:APRENDIZAJE
SUBJETIVIDAD
RELIGION
Meio Eletrônico:http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1676-10492006000100006&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt
Localização:BR85.1 - USP/IP/SBD
BR27.1 - PUC-CAMPINAS/SBI
BRI4496 - UNIFIEO/BC


  32 / 71 INDEXPSI  
              first record previous record next record last record
seleciona
para imprimir
Texto completo
Id:29134
Autor:Constantino, Juan Pequeña; Mayaute, Miguel Escurra.
Título:Efectos de un programa para el mejoramiento de la autoestima en niños de 8 a 11 años con problemas específicos de aprendizaje / Effects of a program of self-esteem for childrens of 8 to 11 year old with specific learning disorders
Fonte:Cad. psicopedag;6(10):00-00, 2006
Resumo em espanhol: Se elaboró un programa de autoestima y se evaluó el mejoramiento de la autoestima en niños de 8 a 11 años con problemas específicos de aprendizaje. Se tuvieron 30 participantes (15 grupo experimental y 15 grupo control) Se utilizó un diseño experimental con grupo control pre test y post test. En el análisi comparativo se encontró que existen diferencias significativas en el área de sí mismo (t - 4.06, p .01) hogar (t
Resumo em inglês: It was a program of self-esteem for childrens of 8 to 11 year old with specific learning disorders. They were 30 participants (15 were in the experimental group and 15 were in the control group). It was used an experimental design pre test and post test with control group. In the comparative analysis it was found that there were significative differences in the area itself (t = - 4.06, p .01) home (t
Descritores Psi Português:AUTO-ESTIMA
DISTÚRBIOS DA APRENDIZAGEM
Descritores Psi Inglês:SELF ESTEEM
LEARNING DISABILITIES
Descritores Psi Espanhol:AUTO-ESTIMA
TRASTORNOS DEL APRENDIZAJE
Meio Eletrônico:http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1676-10492006000100005&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt
Localização:BR85.1 - USP/IP/SBD
BR28.1 - PUC-CAMPINAS/SBI
BRI4496 - UNIFIEO/BC


  33 / 71 INDEXPSI  
              first record previous record next record last record
seleciona
para imprimir
Texto completo
Id:29133
Autor:Vazquez, Alicia.
Título:El análisis de los procesos de transposicón didáctica en la enseñanza del lenguaje escrito / The analysis of the processes of didactic transposition in the knowing of the written language
Fonte:Cad. psicopedag;6(10):00-00, 2006
Resumo em espanhol: Este trabajo presenta los resultados parciales de un estudio de carácter exploratorio y descriptivo que adoptó como supuesto básico la tesis de la transposición didáctica en la escolarización del saber. El estudio se propuso explorar las transformaciones que se producen como consecuencia de la escolarización del lenguaje escrito, focalizando el análisis en el plano de la escritura de textos, mediante el relevamiento de la distancia entre el contexto de producción y los textos de circulación social tal como son caracterizados por las disciplinas de referencia y las condiciones de producción y los textos producidos efectivamente por los alumnos en el ámbito escolar. Las unidades de análisis seleccionadas consistieron en textos escritos que proceden de cuadernos de alumnos de 2º a 7º grados de escolaridad primariade cuatro escuelas de la ciudad de Río Cuarto, Argentina, seleccionadas de acuerdo a criterios combinados de ubicación geográfica y gestión administrativa. El análisis completo de los textos escritos por los alumnos permitió observar transformaciones sustanciales que los distancian notablemente de las características y estructura esenciales respecto de los textos sociales reales
Resumo em inglês: This work shows the partial results of a study of an exploratory and describer character that adopted as premise the thesis of didactic transposition of knowing. The study explores the transformations that are produced as consequence of the knowing of the written language, focalizing the analysis of writing texts, under the relay of the distance between the context of production and the texts of social circulation, as they are characterized by the disciplines of reference and the conditions of production and the texts produced by the students in school compass. The selected units of analysis consisted in written texts that proceeded of students’ notebooks of second to seventh grade of four schools in the city of Rio Quarto, Argentina, selected according to combined criterions of geographic region and directory management
Descritores Psi Português:LINGUAGEM ESCRITA
APRENDIZAGEM
DIDATICA
Descritores Psi Inglês:WRITTEN LANGUAGE
LEARNING
DIDATICS
Descritores Psi Espanhol:LENGUAJE ESCRITO
APRENDIZAJE
METODOS DE ENSENANZA
Meio Eletrônico:http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1676-10492006000100004&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt
Localização:BR85.1 - USP/IP/SBD
BR27.1 - PUC-CAMPINAS/SBI
BRI4496 - UNIFIEO/BR


  34 / 71 INDEXPSI  
              first record previous record next record last record
seleciona
para imprimir
Texto completo
Id:29132
Autor:Sakamoto, Cleusa Kazue.
Título:Foco e estratégia da supervisão clínica em psicoterapia breve / Focus and strategy of the clinical supervision on brief psychotherapy
Fonte:Cad. psicopedag;6(10):00-00, 2006
Resumo em português: Encaminharmos a presente discussão, apresentamos uma relação de estudos sobre oassunto e uma pesquisa realizada com nossos alunos-estagiários de um semestreletivo, sobre suas experiências de estágio. Os dados oferecem subsídios para o debateem relação ao trabalho da supervisão.Como supervisora clínica no contexto da Clínica-Escola com a abordagem daPsicoterapia Breve, temos refletido sobre a situação de ensino-aprendizagem emPsicologia Clínica, sobre a técnica da Psicoterapia Breve e sobre o papel dasupervisão clínica na formação do Psicólogo. Introduzimos as idéias de Foco eEstratégias da supervisão em Psicoterapia Breve, fundamentalmente relacionadas aoenquadramento da situação de supervisão, retomando questões acerca do queestamos fazendo e para quem ou com quem estamos fazendo o que fazemos. Para encaminharmos a presente discussão, apresentamos uma relação de estudos sobre oassunto e uma pesquisa realizada com nossos alunos-estagiários de um semestreletivo, sobre suas experiências de estágio. Os dados oferecem subsídios para o debateem relação ao trabalho da supervisão
Resumo em inglês: As clinical supervisor within the context of the Clinical School regarding BriefPsychotherapy, we have given consideration to the situation of the teachingapprenticeshipon Clinical Psychology, to the Brief Psychotherapy technique and tothe role of the clinical supervision in the development of a Psychologist. We haveintroduced the ideas of Focus and Strategies of the Brief Psychotherapy supervision,related principally to the shaping of the supervision situation, reverting backquestions as to what we are doing and to whom or with whom we are doing what weare doing. In order to orient this discussion, we present a series of studies on thesubject, plus a research performed with our students during an academic semester,about their training experiences. This data provides subsidies for the discussionrelated to the supervision work
Descritores Psi Português:FORMAÇÃO DO PSICÓLOGO
SUPERVISÃO CLÍNICA
PSICOTERAPIA BREVE
Descritores Psi Inglês:PSYCHOLOGIST EDUCATION
CLINICAL SUPERVISION
BRIEF PSYCHOTHERAPY
Descritores Psi Espanhol:FORMACION DEL PSICOLOGO
SUPERVISION CLINICA
PSICOTERAPIA BREVE
Meio Eletrônico:http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1676-10492006000100003&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt
Localização:BR85.1 - USP/IP/SBD
BR27.1 - PUC-CAMPINAS/SBI
BRI4496 - UNIFIEO/BC


  35 / 71 INDEXPSI  
              first record previous record next record last record
seleciona
para imprimir
Texto completo
Id:29131
Autor:Zanella, Andréa Vieira; Cabral, Marcelo Grimm; Da Ros, Sílvia Zanatta; Urnau, Lílian Caroline; Titon, Andréa Piana; Werner, Francyne Wolf; Dander, Luciene.
Título:Relações estéticas, atividade criadora e constituição do sujeito: algumas reflexões sobre a formação de professores(as) / Aesthetic relations, creative activity and subjectivity: some reflections on teachers education
Fonte:Cad. psicopedag;6(10):00-00, 2006
Resumo em português: Este trabalho tem por objetivo refletir sobre as temáticas constituição do sujeito, atividade criadora e relação estética, consideradas fundamentais para propostas de formação continuada de professores(as). Busca-se discutir na interface entre os campos de conhecimento da psicologia e da pedagogia e a partir do enfoque histórico-cultural a relevância destas temáticas para a prática pedagógica diante dos desafios dos processos de escolarização formal. Ressalta-se a importância da educação estética e, principalmente da formação estética dos professores(as), uma vez que se entende que todo processo de ensinar e aprender é constitutivo dos sujeitos, sendo a experiência estética uma possibilidade de vivenciar novas formas de relação. Relações pautadas na imaginação e no fazer criativo em contraposição a práticas e relações excessivamente técnicas e reprodutoras, que predominam na sociedade atual em que vivemos
Resumo em inglês: This work has as objective to reflect about the thematic subjectivity, creative activity and aesthetic relation, considered basic for proposals of teacher’s education. It search to argue, in the interface between the knowledge fields of psychology and the pedagogy and from the historical-cultural approach, the relevance of these thematic for the pedagogical practice ahead the challenges of the processes of the school education. Stands out the importance of aesthetic education and, mainly of the aesthetic formation of the teachers, therefore it is understood that all process of teaching and learning is constituent of the subjectivity, being the aesthetic experience a possibility to live new forms of relation. Relations based in the imagination and creative making in contraposition to practices and to relations excessively techniques and reproductive, that are predominate in the current society where we live
Descritores Psi Português:FORMAÇÃO DE PROFESSORES
CONSTITUIÇÃO DO SUJEITO
PEDAGOGIA
Descritores Psi Inglês:TEACHER EDUCATION
CONSTITUTION OF THE SUBJECT
PEDAGOGY
Descritores Psi Espanhol:FORMACION DE PROFESORES
CONSTITUCION DEL SUJETO
PEDAGOGIA
Meio Eletrônico:http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1676-10492006000100002&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt
Localização:BR85.1 - USP/IP/SBD
BR27.1 - PUC-CAMPINAS/SBI
BRI 4496 - UNIFIEO/BC


  36 / 71 INDEXPSI  
              first record previous record next record last record
seleciona
para imprimir
Texto completo
Id:28193
Autor:Andrade, Márcia Siqueira de.
Título:Rumos e diretrizes dos cursos de psicopedagogia: análise crítica do surgimento da psicopedagogia na América- Latina.
Fonte:Cad. psicopedag;3(6):70-81, jan.-jun. 2004.
Conferência:Apresentado em: Congresso Brasileiro de Psicopedagogia,6,Congresso Latino-americano,2 e Encontro Brasileiro de Psicopedagogos,10, São Paulo, 10 jul. 2003.
Descritores Psi Português:Psicopatologia
Meio Eletrônico:http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1676-10492004000100008&lng=pt&nrm=iso
Localização:BR85.1 - USP/IP/SBD
BR27.1 - PUC-CAMPINAS/SBI
BRI4496 - UNIFIEO/BC


  37 / 71 INDEXPSI  
              first record previous record next record last record
seleciona
para imprimir
Texto completo
Id:28192
Autor:Medina, Elaine Crisitna; Andrade, Márcia Siqueira de.
Título:A abordagem psicopedagógica na intervenção fisioterapêutica em criança com encefalopatia crônica não-progressiva / Psychopedagogic approach in the physical therapeutic management of a child with non progressive chronical encephalopathy
Fonte:Cad. psicopedag;3(6):54-69, jan.-jun. 2004
Resumo em português: Este trabalho relata a forma de intervenção fisioterapêutica em crianças com encefalopatia crônica não-progressiva (E.C.N.P.)e a contribuição da psicopedagogia neste campo. A originalidade desta pesquisa consistiu na aplicação de técnicas tradicionais porém com uma perspectiva epistemológica que considera o ato motor não apenas resultante de um reflexo automático, um ato anônimo, mas um gesto revestido de significado, produtor de subjetividade. Este estudo pretende demonstrar a importância da relação terapeuta/criança/conhecimento, ou dito numa linguagem conceitual do arcabouço teórico da Psicopedagogia: ensinante/aprendente/objeto de conhecimento, relação construída por todos os envolvidos e que só é possível quando se dá a construção de um espaço de confiança, o espaço transicional, sem o qual nenhuma aprendizagem humana é provável
Resumo em inglês: Physical therapeutic management of a child with non progressive chronical encephalopathy and the contribuition of the psychopedagogy in the treatment are reported. The original point of this research was constituted by the application of traditional techniques, but in an epistemological perspective considering the motor act not only a result of an authomatic reflex, as an anonimus act, but rather a meaningfull gesture producing subjectivity. This study intends to demonstrate the importance of the relation therapist/child/knowledge, or in a conceptual terminology of the theorethical framework of the Psychopedagogy: teaching being/learning being/object of the knowledge, relation that is built by all involved people, and that is only possible when a confidence setting is established, that is, when the transitional setting does exist, since whithout it no human learning is probable
Descritores DECS:Psicologia Educacional
Fisioterapia (Especialidade)
Criança
Dano Cerebral Crônico
Descritores Psi Português:PSICOPEDAGOGIA
FISIOTERAPIA
DANO CEREBRAL (CRIANCAS)
Descritores Psi Inglês:PHYSIOTHERAPY
BRAIN DAMAGE (CHILDREN)
Descritores Psi Espanhol:FISIOTERAPIA
LESION CEREBRAL (NINOS)
Meio Eletrônico:http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1676-10492004000100007&lng=pt&nrm=iso
Localização:BR85.1 - USP/IP/SBD
BR27.1 - PUC-CAMPINAS/SBI
BRI4496 - UNIFIEO/BC


  38 / 71 INDEXPSI  
              first record previous record next record last record
seleciona
para imprimir
Texto completo
Id:28191
Autor:Zarankin, Benjamin Daniel.
Título:La terapia vincular-familiar / Familial-entailing therapy
Fonte:Cad. psicopedag;3(6):48-53, jan.-jun. 2004
Resumo em português: Este artigo pretende apontar algumas questões norteadoras da técnica terapêutica vincular, construída e aperfeiçoada nos últimos quinze anos pela equipe de terapeutas e pesquisadores da Escuela de Post-Grado en Orientación Vocacional Ocupacional, em Buenos Aires. O desenvolvimento deste enfoque especial do tratamento dos vínculos pode ser aplicado em diferentes contextos de relacionamentos humanos: à família, à empresa, à escola
Resumo em inglês: Some questions guiding the entailing therapeutic technique, wich has been developed and improved in the last 15 years by therapists and researchers of the Escuela de Post-Grado en Orientación Vocacional Ocupacional, in Buenos Aires, are emphasized in this paper. The development of this special approach for treatment of the vincula can be applied in different settings of the human relationships: family, job and school
Descritores Psi Português:FAMILIA
TERAPIA FAMILIAR
ORGANIZACOES
Descritores Psi Inglês:FAMILY
FAMILY THERAPY
ORGANIZATIONS
Descritores Psi Espanhol:FAMILIA
TERAPIA FAMILIAR
ORGANIZACIONES
Meio Eletrônico:http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1676-10492004000100006&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt
Localização:BR85.1 - USP/IP/SBD
BR27.1 - PUC-CAMPINAS/SBI
BRI4496 - UNIFIEO/BC


  39 / 71 INDEXPSI  
              first record previous record next record last record
seleciona
para imprimir
Texto completo
Id:28190
Autor:Silva, Paulo Sérgio.
Título:Fenomenologia e aprendizagem / Phenomenlogy and learning
Fonte:Cad. psicopedag;3(6):40-47, jan.-jun. 2004
Resumo em português: Este artigo propõe uma revisão de distintas teorias que tratam do “humano” ilustrando os pressupostos epistemológicos de cada uma delas. Propõe uma reflexão sobre as possíveis articulações entre subjetividade e aprendizagem, como forma de contribuição para o desenvolvimento teórico da psicopedagogia
Resumo em inglês: This is a review of different theories dealing with the 'human' that illustrates their epistemologc motives. It proposes a reflexion on possible articulations between subjectivity and learning as a way of contributing for the theorical development of Educational Psychology
Descritores DECS:Aprendizagem
Descritores Psi Português:APRENDIZAGEM
SUBJETIVIDADE
FENOMENOLOGIA
Descritores Psi Inglês:LEARNING
SUBJECTIVITY
PHENOMENOLOGY
Descritores Psi Espanhol:APRENDIZAJE
SUBJETIVIDAD
FENOMENOLOGIA
Meio Eletrônico:http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1676-10492004000100005&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt
Localização:BR85.1 - USP/IP/SBD
BR27.1 - PUC-CAMPINAS/SBI
BRI4496 - UNIFIEO/BC


  40 / 71 INDEXPSI  
              first record previous record
seleciona
para imprimir
Texto completo
Id:28189
Autor:Malanga, Eliana Branco.
Título:Linguagens e pensamento: introdução a uma abordagem interdisciplinar entre a psicopedagogia e a semiologia para a compreensão da construção do pensamento / Languages and thought: an introduction to an interdisciplinar approach between psychopedagogie and semiotics for the comprehension of thinking construction
Fonte:Cad. psicopedag;3(6):28-39, jan.-jun. 2004 ilus
Resumo em português: Este trabalho é uma primeira abordagem ao estudo da intensa relação entre o desenvolvimento do pensamento, em seres humanos, e seus mecanismos. Especialmente ele focaliza o papel das linguagens nesse processo, principalmente a linguagem verbal, falada e escrita. Vigostsky fez pesquisas importantes sobre a questão do desenvolvimento do pensamento infantil. Usamos seus estudos, bem como os de Paim e Jarreau, pelo lado da Psicologia e da Psicopedagogia. E tentamos pensar interdisciplinarmente usando esses autores e os pesquisadores de Semiótica e Linguistica Peirce, Saussure e Chomsky
Resumo em inglês: This work is a first approach to the study of the intense relationship between the development of thought, in human beings, and its mechanisms. Especially it focuses to the role of languages in this process, mainly the verbal language, spoken or written. Vigotsky did important researches about the question of child thought development. We use his studies, as well as those of Paim and Jarreau, by the field of Psychology and Psychopedagogy and we try to think in an interdisciplinary away using those authors and the Semiotics and Linguistics researchers Peirce, Saussure and Chomsky
Descritores Psi Português:LINGUAGEM
PSICOPEDAGOGIA
PENSAMENTO
SEMIOTICA
Descritores Psi Inglês:LANGUAGE
THINKING
SEMIOTICS
Descritores Psi Espanhol:LENGUAJE
PENSAMIENTO
SEMIOTICA
Meio Eletrônico:http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1676-10492004000100004&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt
Localização:BR85.1 - USP/IP/SBD
BR27.1 - PUC-CAMPINAS/SBI
BRI4496 - UNIFIEO/BC



página 1 de 2 ir para página        
   


Refinar a pesquisa
  Base de dados : INDEXPSI Formulário avançado   
Pesquisar por : Formulário livre   

    Pesquisar no campo  
1  
2
3
 
           
Search engine: iAH v2.6.1 powered by WWWISIS
BIREME/PAHO/WHO - Latin American and Caribbean Center on Health Sciences Information