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Pesquisa : BOLETIM DE PSICOLOGIA (todos os anos)
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Id:52453
Autor:Miranda, Waldecy Alberto.
Título:Comemoração do 70º aniversário de Fundação da Sociedade de Psicologia de São Paulo / 70th anniversary of the Sociedade de Psicologia de São Paulo foundation commemoration.
Fonte:Bol. psicol;66(144)jan. 2016.
Descritores DECS:Psicologia
Descritores Psi Português:HISTÓRIA DA PSICOLOGIA - BRASIL
Descritores Psi Inglês:History of Psychology - Brazil
Descritores Psi Espanhol:HISTORIA DE LA PSICOLOGÍA - BRASIL
Meio Eletrônico:http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0006-59432016000100003&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt


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Id:52452
Autor:Prado, Renata Muniz; Alencar, Eunice M. L. Soriano de; Fleith, Denise de Souza.
Título:Diferenças de gênero em criatividade: análise das pesquisas brasileiras / Gender differences in creativity: an analysis of brazilian studies.
Fonte:Bol. psicol;66(144)jan. 2016.
Resumo em português: Este estudo teve como objetivo realizar o levantamento da produção científica brasileira sobre criatividade em interface com a variável gênero. Para tal fim, foi realizada uma busca de artigos publicados até o ano de 2016 nas bases de dados SciELO e PEPSIC. Foram analisados 30 artigos, resultantes da combinação dos descritores "criatividade" e "gênero". Analisaram-se as diferenças de gênero nas dimensões individuais e ambientais que interferem no processo criativo. Em número expressivo de estudos, não foram encontradas diferenças entre os gêneros. Contudo, observou-se distinção em relação aos fatores específicos, como fluência, originalidade, criatividade verbal e sensibilidade. O desempenho masculino tendeu a superar o feminino em habilidades cognitivas, ao passo que as médias femininas foram superiores em fatores não cognitivos. Entre as hipóteses para explicar tais diferenças, aponta-se o impacto de fatores socioculturais. Espera-se que este estudo contribua para ampliar a compreensão do papel do gênero no desenvolvimento e expressão da criatividade e para sinalizar a carência de pesquisas focalizando essa variável em investigações com amostras de indivíduos com produções criativas de destaque em campos diversos.(AU)
Resumo em inglês: This study examined the Brazilian scientific production on creativity associated to gender. Therefore, it was conducted a search on SciELO and PEPSIC databases directed to articles published until 2016. Thirty articles resultant from the combination of the descriptors "creativity" and "gender" were analyzed. The research gender differences in individual and environmental dimensions that affect the creative process. A significant number of studies indicated no differences between males and females. However, a difference was observed when specific factors such as fluency, originality, verbal creativity and sensitivity were considered. The male performance exhibited a tendency to overcome the feminine in cognitive abilities, while the female means results were superior in non-cognitive factors. The impact of sociocultural factors was emphasized among other hypotheses to explain the observed differences. It is expected that this study contributes to the understanding of the role of gender in the development and expression of creativity and to call attention to the lack of research focusing on this variable in samples of individuals with highly creative productions in diverse fields.(AU)
Descritores DECS:Criatividade
Identidade de Gênero
Psicologia
Educação
Descritores Psi Português:PSICOLOGIA
CRIATIVIDADE
GÊNERO
EDUCAÇÃO
Descritores Psi Inglês:PSYCHOLOGY
CREATIVITY
GENDER
EDUCATION
Descritores Psi Espanhol:PSICOLOGÍA
CREATIVIDAD
GÉNERO
EDUCACIÓN
Meio Eletrônico:http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0006-59432016000100010&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt


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Id:52451
Autor:Pierone, Juliana Martinez; Vizzotto, Marília Martins; Heleno, Maria Geralda Viana; Farhat, Cecília Aparecida Vaiano; Serafim, Antonio de Pádua.
Título:Qualidade de vida de usuários de parques públicos / Life quality of public parks users.
Fonte:Bol. psicol;66(144)jan. 2016.
Resumo em português: Os objetivos deste estudo foram caracterizar uma amostra de freqüentadores de um parque público, avaliar qualidade de vida e comparar os resultados. Estudou-se uma amostra aleatória de 201 indivíduos do sexo feminino e masculino, em três faixas etárias, adolescentes, adultos e idosos. A pesquisa foi realizada num parque público e para a coleta de dados foram utilizados o WHOQOL - Bref, a Escala de Avaliação Socioeconômica - ABIPEME e um questionário para caracterização da população. As pessoas freqüentam o parque pela acessibilidade, beleza, segurança, limpeza, música, bem-estar e para fazerem amigos. Os idosos freqüentam o parque para prevenirem doenças ou para evitar o agravamento de doença estabelecida, o adulto para prevenir doenças e o jovem pelo prazer de estar no parque. Os resultados indicaram que possuir boa qualidade de vida não está relacionado apenas à condição econômica do indivíduo, mas inclui vários fatores como maior nível de escolaridade, oportunidades sociais e de lazer.(AU)
Resumo em inglês: The objective of this study was to describe a sample of regular visitors to a public park, evaluate their quality of life, and compare the results. Participated a random sample of 201 individuals of both genders, and three age groups: adolescents, adults, and elders. The research took place at a public park. The instruments used were the WHOQOL-Bref, and the Socioeconomic Evaluation Scale-ABIPEME, and a questionnaire for participants description. The reasons why people visit the park are its convenience, beauty, security, and cleanliness; there they listen to music, take care of their well-being, and make friends. The elders visit the park to prevent diseases or to prevent the aggravation of a disease they suffer from; adults to prevent diseases; and adolescents for the pleasure of being at the park. The results indicated that achieving a good quality of life is related not only to an individual's economic position, but also to other elements, such as a high level of education, social acquaintances and leisure hours.(AU)
Descritores DECS:Qualidade de Vida
Áreas Verdes
Saúde Mental
Prevenção de Doenças
Psicologia
Promoção da Saúde
Limites:Humanos
Masculino
Feminino
Adolescente
Adulto
Meia-Idade
Idoso
Idoso de 80 Anos ou mais
Descritores Psi Português:QUALIDADE DE VIDA
PROMOÇÃO DA SAÚDE
PREVENÇÃO
SAÚDE MENTAL
PSICOLOGIA
Descritores Psi Inglês:QUALITY OF LIFE
HEALTH PROMOTION
PREVENTION
MENTAL HEALTH
PSYCHOLOGY
Descritores Psi Espanhol:CALIDAD DE VIDA
PROMOCIÓN DE LA SALUD
PREVENCIÓN
SALUD MENTAL
PSICOLOGÍA
Meio Eletrônico:http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0006-59432016000100009&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt


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Id:52450
Autor:Loli, Maria Salete Arenales; Abrão, Jorge Luís Ferreira; Tardivo, Leila Salomão de la Plata.
Título:O uso da imaginação no psicodiagnóstico e na psicoterapia de adolescentes / The use of imagination in psychodiagnostic and psychotherapy for adolescents.
Fonte:Bol. psicol;66(144)jan. 2016.
Resumo em português: Entre o adulto e a criança existe o adolescente, que vivencia suas experiências de forma diferente, exigindo modificações técnicas importantes no processo psicoterápico, que não são condizentes com a abordagem lúdica infantil, nem com o relato verbal do adulto. Diante desta necessidade criou-se o jogo Túnel do Tempo, composto por 165 frases incompletas apresentadas no "Passado", "Presente", "Futuro" e como "Casos e Acasos", que propõem situações fictícias com objetivo principal de dar vazão à imaginação do paciente. Em estudo clínico por meio de processos psicoterápicos individuais verificou-se que, por intermédio de "poderes mágicos" e da expressão "e se..." aliado ao lúdico adaptado à faixa etária, pode-se obter um recurso frutífero no processo de psicodiagnóstico e de intervenção para adolescentes. Com o uso induzido da imaginação no período da adolescência é dada a oportunidade de certo distanciamento da realidade para tratar de fatos angustiantes, auxiliando assim, a denominação do que não consegue ser dito de outras formas.(AU)
Resumo em inglês: Adolescents are between adulthood and childhood, living their experiences in a different way, which requires adjustment of techniques in the psychotherapeutic process, because they are not consistent with play approach for children and neither with a verbal approach for adults. Therefore, the Time Tunnel mediation game was created, composed by 165 incomplete phrases representing the past, present and future, and a "Chance" element to offer up fictional situations to motivate the imagination of the patient. In a clinical study, carried out through individual psychotherapeutic processes, it was verified the necessity to combine this approach, via "magical powers" and the "what if" expressions, with adapted play material for the age group. Thus, a fruitful resource has been obtained for the psychodiagnostic and intervention processes for adolescents. Inducing the use of the imagination in the adolescent, an opportunity is given in anxiety episodes, helping to name the situation when other methods have not worked.(AU)
Descritores DECS:Adolescente
Psicoterapia
Imaginação
Limites:Humanos
Masculino
Feminino
Adolescente
Descritores Psi Português:PSICOTERAPIA
ADOLESCENTES
IMAGINAÇÃO
Descritores Psi Inglês:PSYCHOTHERAPY
ADOLESCENTS
IMAGINATION
Descritores Psi Espanhol:PSICOTERAPIA
ADOLESCENTES
IMAGINACIÓN
Meio Eletrônico:http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0006-59432016000100008&lng=pt&nrm=iso


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Id:52449
Autor:Guimarães, Carolina de Fátima; Couto, Gleiber.
Título:Estrutura circular do Checklist de Relações Interpessoais-II: considerações a partir dos dados de um processo seletivo / Considerations about Checklist of Interpersonal Transactions structure: A selective process data.
Fonte:Bol. psicol;66(144)jan. 2016.
Resumo em português: As representações circulares podem ser classificadas como quasi-circumplexas, quando apresentam características de bidimensionalidade, ou seja, as variáveis se reduzem a duas dimensões, e de raio constante. Nessa perspectiva, o presente estudo objetivou investigar o ajuste dos dados coletados por meio do Checklist de Relações Interpessoais-II (CLOIT-II) ao modelo quasi-circumplexo a partir de uma análise confirmatória em uma amostra de candidatos a vagas de emprego. Para realizar o teste da estrutura foi feito o escalonamento multidimensional confirmatório. Usando pares de coordenadas de cada segmento do círculo, as escalas tiveram seus lugares estabelecidos no espaço euclidiano. Com vistas a investigar o ajuste ao critério de raio constante foi aplicado o teste de Fisher. Os resultados apontaram ajuste ao modelo quasi-circumplexo. Com isto, concluiu-se que o CLOIT-II é uma ferramenta com características positivas para o uso no âmbito da seleção de pessoal.(AU)
Resumo em inglês: The circular representations can be labeled quasi-circumplex when they show to dimensional characteristics, that is, the variables are reduced to two dimensions and a constant radius. From this perspective, the present study aimed to investigate the suitability of data collected through the Checklist of Interpersonal Transactions-II (CLOIT-II) to quasi-circumplex model through a confirmatory analysis of a sample of candidates to jobs. To perform the test of the structure it was carried out a confirmatory multidimensional scaling. Using pairs of coordinates of each circle segment, the scales had their places set into the euclidean space. The Fisher test was applied in order to investigate the adjustment to constant radius criterion. The results showed adjustment to quasi-circumplex model. Thus, it was concluded that the CLOIT-II is a tool with positive characteristics for use in the context of personal selection.(AU)
Descritores DECS:Emprego
Relações Interpessoais
Seleção de Pessoal
Psicologia
Limites:Humanos
Masculino
Adolescente
Adulto
Descritores Psi Português:RELAÇÕES INTERPESSOAIS
SELEÇÃO DE RECURSOS HUMANOS
PSICOLOGIA
Descritores Psi Inglês:INTERPERSONAL RELATIONSHIPS
PERSONNEL SELECTION
PSYCHOLOGY
Descritores Psi Espanhol:RELACIONES INTERPERSONALES
SELECCION DE PERSONAL
PSICOLOGÍA
Meio Eletrônico:http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0006-59432016000100007&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt


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Id:52448
Autor:Souza, Welyton Paraíba da Silva; Maia, Eulália Maria Chaves; Oliveira, Aurelina Machado; Morais, Thaislla Ingrid Souza; Cardoso, Paulo Sérgio; Lira, Elaine Cristina de; Melo, Helba Midiam dos Anjos.
Título:Gravidez tardia: relações entre características sociodemográficas, gestacionais e apoio social / Late pregnancy: correlations between socio-demographic, gestational and social support.
Fonte:Bol. psicol;66(144)jan. 2016.
Resumo em português: Gravidez tardia é a gestação que ocorre na faixa etária de 35 anos ou mais. O apoio social é um processo dinâmico e complexo que envolve transações entre indivíduos e suas redes sociais. O objetivo geral foi averiguar possíveis relações entre o apoio social e variáveis sociodemográficas e gestacionais em gestantes tardias. A pesquisa é considerada descritiva e correlacional e de corte transversal, foi realizada com 150 gestantes tardias em Unidades Básicas de Saúde. Os instrumentos utilizados foram: Questionário Estruturado (dados sociodemográficos e gestacionais) e a Escala de Apoio Social. A maioria das gestantes apresentou baixa renda e escolaridade, tinha em média 37,5 anos de idade (DP = 2,6), além de não ter planejado a gravidez (60,7%). Prevaleceram indicadores elevados de apoio social global, material, emocional, afetivo, de informação e de interação social positiva. E nenhuma das variáveis sociodemográficas e gestacionais apresentaram correlações estatisticamente significativas com o apoio social global.(AU)
Resumo em inglês: Late-age pregnancy is gestation that occurs around age 35 or older. A social support is a dynamic and complex process involving interactions between individuals and their social networks. The general aim of this research was to investigate possible relationships between social support and socio-demographic and gestational variables in late-age pregnants. Cross-sectional co-relational and descriptive research was conducted with 150 late-age pregnant women in Basic Health Units. The instruments used were: Structured Questionnaire (demographic and gestational data) and the Scale of Social Support. Most of the interviewed women had low income and education, were in average 37,5 (±2,6) years, had not planned the pregnancy (60.7%). High indicators of global social support, material, emotional, affective, information and positive social interaction prevailed. And none of the socio-demographic and gestational variables showed statistically significant correlations with the global social support.(AU)
Descritores DECS:Gravidez
Fertilização
Apoio Social
Centros de Saúde
Psicologia
Limites:Humanos
Feminino
Gravidez
Adulto
Descritores Psi Português:MATERNIDADE TARDIA
DEMOGRAFIA
PSICOLOGIA
Descritores Psi Inglês:DELAYED PARENTHOOD
DEMOGRAPHIC CHARACTERISTICS
PSYCHOLOGY
Descritores Psi Espanhol:RETRASO DE LA MATERNIDAD
DEMOGRAFÍA
PSICOLOGÍA
Meio Eletrônico:http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0006-59432016000100006&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt


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Id:52447
Autor:Fontana, Maísa Aparecida; Fegadolli, Claudia.
Título:Avaliação psicológica no contexto do trânsito: estudo de caso de motorista com acidente vascular cerebral / Traffic psychological assessment of a driver with stroke: a case report.
Fonte:Bol. psicol;66(144)jan. 2016.
Resumo em português: Este artigo tem por objetivo relatar um caso em que a avaliação psicológica no contexto do trânsito identificou a ocorrência de Acidente Vascular Cerebral (AVC) e consequente risco de direção insegura em candidato à renovação da CNH. A avaliação do motorista de carreta de 50 anos foi conduzida em dois momentos e foram aplicados testes para avaliar inteligência, atenção concentrada, atenção alternada, atenção dividida, personalidade e memória visual de curto prazo. O histórico e sintomas identificados por meio das entrevistas em conjunto com os resultados dos testes psicológicos levaram ao encaminhamento do paciente pela psicóloga de trânsito ao neurologista, que confirmou o diagnóstico presumido de AVC, resultando em inaptidão para dirigir. Concluiu-se que a avaliação psicológica foi fundamental para a identificação da ocorrência de AVC. O caso reforça a importância da avaliação psicológica do trânsito para todos os motoristas regularmente, ao contrário do que ocorre atualmente no Brasil.(AU)
Resumo em inglês: This article aims to report a case in which psychological assessment in the context of traffic identified the occurrence of stroke and consequent risk of unsafe driving in a candidate applying for the renewal of his driver's license. The assessment of a 50-year-old truck driver was conducted in two phases and the following tests were applied: intelligence, concentrated attention, alternating attention, divided attention, personality and visual short-term memory. The case history and symptoms were determined by interviews and psychological tests. The results lead the psychologist to refer the patient to a neurologist, who confirmed the presumed diagnosis of stroke, resulting in inability to drive. It was concluded that the psychological assessment was essential to identify the occurrence of stroke. The case highlights the importance of regular traffic psychological assessment for all drivers, which is not currently done in Brazil.(AU)
Descritores DECS:Acidente Vascular Cerebral
Neuropsicologia
Testes Psicológicos
Limites:Humanos
Masculino
Adulto
Descritores Psi Português:ACIDENTE CEREBROVASCULAR
NEUROPSICOLOGIA
TESTES PSICOLÓGICOS
MOTORISTAS
Descritores Psi Inglês:CEREBROVASCULAR ACCIDENT
NEUROPSYCHOLOGY
PSYCHOLOGICAL TESTING
DRIVERS
Descritores Psi Espanhol:ACCIDENTE CEREBROVASCULAR
NEUROPSICOLOGÍA
TESTES PSICOLÓGICOS
MOTORISTAS
Meio Eletrônico:http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0006-59432016000100005&lng=pt&nrm=iso


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Id:52446
Autor:Alves, Irai Cristina Boccato; Furusawa, Lígia Mitsuko.
Título:Índices do Boletim de Psicologia entre 2009 e 2015 / Indexes of the Boletim de Psicologia between 2009 and 2015.
Fonte:Bol. psicol;66(144)jan. 2016.
Resumo em português: Em 9 de novembro de 2015, a Associação de Psicologia de São Paulo completou 70 anos de existência e o este artigo pretende apresentar uma breve introdução com alguns dados relevantes sobre a Associação, destacando os eventos promovidos por ela entre 2006 e 2015, indicando os títulos dos eventos, as temáticas abordadas e os palestrantes responsáveis pelas informações transmitidas. Depois foram incluídos alguns dados estatísticos sobre os conteúdos dos exemplares publicados no Boletim de Psicologia, periódico que vem sendo produzido desde 1949. Também é destacada uma relação dos psicólogos homenageados pelo Boletim por ocasião do seu falecimento. Finalmente são apresentados os seus índices de conteúdo e de autores referentes aos últimos sete anos, entre 2009 e 2015, em complementação aos que foram publicados no número 111 (2º semestre de 1999), os quais eram relativos aos 50 anos de existência da Associação e os do número 132, referente à comemoração dos 60 anos do Boletim de Psicologia.(AU)
Resumo em inglês: In November 9 2015, the Associação de Psicologia de São Paulo completed 70 years of existence and this article aims to presents a brief introduction where are related some relevant data about the Association, the promoted events between 2006 and 2015, indicating the events titles, their thematic and the responsible lecturers for the information reported. After this, some statistics data was presented about the numbers contents published in the Boletim de Psicologia, scientific journal published since 1949. Also it is included a list of honored psychologists in the Boletim at the time of their death. Finally contents indexes and of authors indexes are presented from the last seven years, between 2009 and 2015, complementing those that were published in number 111 (2nd semester of 1999), at the 50 years of Association and to the number 132 (2nd semester of 2010, related to the 60 years of Boletim de Psicologia.(AU)
Descritores DECS:Publicações Periódicas como Assunto
Psicologia
 -Brasil
Descritores Psi Português:PSICOLOGIA
PERIÓDICOS CIENTÍFICOS
Descritores Psi Inglês:PSYCHOLOGY
SCIENTIFIC JOURNALS
Descritores Psi Espanhol:PSICOLOGÍA
REVISTAS CIENTÍFICAS
Meio Eletrônico:http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0006-59432016000100004&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt


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Id:52445
Autor:Custódio, Eda Marconi.
Título:Os 70 anos da Associação de Psicologia de São Paulo antiga Sociedade de Psicologia de São Paulo / The 70 year anniversary of the Associação de Psicologia de São Paulo, ancient Sociedade de Psicologia de São Paulo.
Fonte:Bol. psicol;66(144)jan. 2016.
Resumo em português: A Sociedade de Psicologia de São Paulo foi fundada em 9 de novembro de 1945 e completou, em 2015, 70 anos de existência. Sua denominação mudou em função de exigências legais para Associação de Psicologia de São Paulo. O presente artigo relata um pouco da sua história e da cerimônia realizada para comemorar essa data em que participaram diversos ex-presidentes e outras pessoas relevantes nesta história. São destacados ainda marcos importantes para o desenvolvimento da Psicologia no Brasil, como a introdução da disciplina de Psicologia como obrigatória na grade curricular das escolas normais, que eram responsáveis pela formação de professores, bem como em diversos cursos superiores, como Direito, Filosofia, Medicina e Pedagogia. Também foram lembradas a criação do curso de Graduação em Psicologia na USP em 1958, bem como a luta pela regulamentação da profissão, a criação do Conselho Federal e Conselhos Regionais de Psicologia e a criação do Boletim de Psicologia. (AU)
Resumo em inglês: The Sociedade de Psicologia de São Paulo was created in November 9 of 1945 completing, 70 years of existence in 2015. Its name was changed by legal exigencies to "Associação de Psicologia de São Paulo". This article reports part of its history and of the ceremony to celebrate this date, in which participated several ex-presidents and other significant persons in this history. It was emphasized important facts to the Psychology development in Brazil, such as the introduction of Psychology as a discipline obligatory in the curriculum of Teacher's College, as well in other graduate courses, such as Law School, Philosophy, Medicine and Pedagogy. Also remembered were the USP Psychology Graduation course creation in 1958, as well as the fight for the profession regulation, the creation of the Federal Council of Psychology, the Regional Councils and Boletim de Psicologia.
Descritores DECS:Psicologia
Psicologia
Psicologia
 -Brasil
Descritores Psi Português:HISTÓRIA DA PSICOLOGIA - BRASIL
DISCIPLINA NA SALA DE AULA
PSICOLOGIA
Descritores Psi Inglês:History of Psychology - Brazil
CLASSROOM DISCIPLINE
PSYCHOLOGY
Descritores Psi Espanhol:HISTORIA DE LA PSICOLOGÍA - BRASIL
DISCIPLINA EN EL AULA
PSICOLOGÍA
Meio Eletrônico:http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0006-59432016000100002&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt#add


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Id:51270
Autor:Kobayashi, Cristiani; Reis, Andréia Silva.
Título:Início da atividade sexual de mulheres jovens: questionando sua satisfação e preferências / Sexual activity initiation of young women: questioning their satisfaction and preferences.
Fonte:Bol. psicol;65(143):123-130, jul. 2015 tab.
Resumo em português: O objetivo desta pesquisa exploratória foi identificar o início da atividade sexual, a satisfação e as preferências sexuais de mulheres jovens da cidade de São Paulo. A amostra foi composta por 60 mulheres com idade entre 18 e 21 anos, sexualmente ativas, que responderam um questionário preparado pelas pesquisadoras. Os resultados indicaram um início precoce da atividade sexual, apontaram que a maioria das jovens desta amostra prefere a penetração vaginal e o sexo oral recebido do parceiro. A grande maioria dessas mulheres afirmou estar satisfeita sexualmente, porém creditam esta satisfação ao parceiro e ao estabelecimento de um relacionamento amoroso e não à qualidade da relação sexual, nem ao orgasmo em si. Outros estudos com foco na satisfação sexual feminina são necessários e importantes para que essas mulheres sejam compreendidas e para que possam ter mais prazer nas relações sexuais.(AU)
Resumo em inglês: It is an exploratory research in order to identify the onset of sexual activity, satisfaction and sexual preferences of young women in São Paulo. A group of 60 women aged 18 to 21, with regular sexual activity, answered a questionnaire prepared by the researchers. The results indicate an early onset of sexual activity, they showed that most young women in the sample prefer vaginal penetration and oral sex received from the partner. The vast majority of these women claimed to be sexually satisfied, but credit this satisfaction to the partner and the establishment of a loving relationship and not to the quality of intercourse or to the orgasm itself. Other studies focusing on female sexual satisfaction are necessary and important for these women to be understood and to improve the pleasure in sexual intercourse.(AU)
Descritores DECS:Sexualidade
Satisfação Pessoal
Orgasmo
Comportamento Sexual
Mulheres
Limites:Humanos
Feminino
Adulto Jovem
Descritores Psi Português:ATIVIDADE SEXUAL
SATISFAÇÃO
SEXUALIDADE FEMININA
SEXUALIDADE
RELAÇÃO SEXUAL
Descritores Psi Inglês:SEXUAL ACTIVITY
SATISFACTION
SEXUALITY
SEXUAL INTERCOURSE (HUMAN)
Descritores Psi Espanhol:ACTIVIDAD SEXUAL
SATISFACCIÓN
SEXUALIDAD
RELACIÓN SEXUAL
Meio Eletrônico:http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0006-59432015000200002


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Id:51269
Autor:Astro, Paulo Francisco de.
Título:Representação simbólica da obesidade infantil a partir da avaliação de mães / Symbolic representation of childhood obesity from mothers' assessment.
Fonte:Bol. psicol;65(143):131-146, jul. 2015 tab.
Resumo em português: A obesidade infantil é um preocupante problema de saúde. Nesse cenário, a mãe e sua representação da obesidade do filho podem ser um importante fator para reflexões dos dinamismos psicológicos observados na criança e no ambiente no qual convive. O objetivo do presente estudo foi avaliar a representação simbólica da obesidade infantil, a partir das informações levantadas por um grupo de mães. Participaram da investigação 24 mães de crianças com obesidade, independente do nível de escolaridade e socioeconômico, submetidas à aplicação do Desenho-Estória com Tema - D-E/T. Em linhas gerais, os dados revelaram predomínio de atitude de aceitação, associado a uma visão positiva da figura da criança com obesidade, para tanto, utilizam predominantemente mecanismos de defesa como idealização, racionalização e negação.(AU)
Resumo em inglês: Childhood obesity is a disturbing health problem, in which mothers and their view of the child's obesity can be a key factor in determining the psychological dynamics observed in the child and his/her environment. This study aimed to assess the symbolic representation of childhood obesity drawn from data obtained from a group of mothers. Participated in the study twenty four mothers of obese children, regardless of their school background and social and economic level, being subjected to the Thematic Drawing-and-Story Procedure. In general terms, data showed prevalence of an attitude of acceptance coupled with a favorable view of the obese child, in which prevailed defense mechanisms such as idealization, rationalization and denial.(AU)
Descritores DECS:Obesidade Pediátrica
Testes Psicológicos
Desenho
Relações Mãe-Filho
Limites:Humanos
Feminino
Adulto
Meia-Idade
Descritores Psi Português:OBESIDADE INFANTIL
TESTES PSICOLÓGICOS
DESENHO
RELAÇÕES MÃE-CRIANÇA
Descritores Psi Inglês:OBESITY IN CHILDREN
PSYCHOLOGICAL TESTING
DRAWING
MOTHER CHILD RELATIONS
Descritores Psi Espanhol:OBESIDAD INFANTIL
TESTS PSICOLÓGICOS
DISEÑO
RELACIONES MADRE-NIÑO
Meio Eletrônico:http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0006-59432015000200003


  12 / 710 INDEXPSI  
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Id:51268
Autor:Bravo, Mariane de Siqueira.
Título:Aprender a dirigir aos 18 anos de idade: uma visão da psicologia nessa fase da adolescência / Learning to drive at 18 years of age: psychology perspective on this stage of adolescence.
Fonte:Bol. psicol;65(143):147-155, jul. 2015.
Resumo em português: É considerada adolescente a pessoa que possui entre 12 e 18 anos de idade. Sendo assim, a mesma pode optar em obter a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) aos 18 anos de idade, responsabilizando-se por suas escolhas no trânsito. Esse artigo aborda aspectos gerais da adolescência como limites e aspectos culturais. Também, analisa-se, a aprendizagem nessa fase, com o objetivo de avaliar esses aspectos em conjunto com a obtenção da CNH. A metodologia utilizada foi de pesquisa bibliográfica baseada em livros relacionados à temática do trânsito, à aprendizagem e à adolescência; textos sobre a legislação vigente no Brasil e artigos científicos. Concluiu-se que o psicólogo especialista do trânsito pode auxiliar na conscientização do adolescente quanto às responsabilidades que o mesmo terá enquanto motorista. Verificou-se a necessidade de investir mais em educação para o trânsito de forma que os adolescentes internalizem os comportamentos de cidadania.(AU)
Resumo em inglês: It is considered teenager the person between 12 and 18 years old. Thus, this person can choose to get the National License (CNH) at 18 years of age, and be responsible for their choices in traffic. This article discusses general issues about adolescence as boundaries and cultural aspects. Also, it is analyzed learning at this stage in order to evaluate these points in conjunction with the achievement of CNH. The methodology used was based on literature review of books and scientific articles about the themes of traffic, learning and adolescence and current legislation in Brazil. It was concluded that the traffic expert psychologist can assist in adolescent awareness about the responsibilities that he/she will have as a driver. It was recognized the need to invest more in traffic education so that young people internalize citizens' behavior.(AU)
Descritores DECS:Adolescente
Condução de Veículo
Aprendizagem
Descritores Psi Português:MOTORISTAS
JOVENS
COMPORTAMENTO DE DIRIGIR
APRENDIZAGEM
PSICOLOGIA DO TRÂNSITO
Descritores Psi Inglês:DRIVERS
YOUNG ADULTS
DRIVING BEHAVIOR
LEARNING
TRAFFIC PSYCHOLOGY
Descritores Psi Espanhol:MOTORISTAS
JOVENES
MANEJO
APRENDIZAJE
PSICOLOGÍA DEL TRÁNSITO
Meio Eletrônico:http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0006-59432015000200004


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Id:51267
Autor:Silva, Marlene Alves da; Alves, Irai Cristina Boccato; Rosa, Helena Rinaldi.
Título:Avaliação psicológica no contexto do trânsito: revisão de literatura do período de 2006 a 2015 / Psychological assessment in traffic context: literature review from 2006 to 2015.
Fonte:Bol. psicol;65(143):157-174, jul. 2015 tab.
Resumo em português: As publicações científicas sobre as revisões de literatura oferecem um panorama sobre uma determinada área ou tema. Este trabalho teve como objetivo realizar uma revisão crítica de literatura brasileira relativa à avaliação psicológica no contexto do trânsito, no período de 2006 a 2015. A pesquisa bibliográfica foi feita nas bases de dados PEPSIC, SCIELO e LILACS, tendo sido encontrados 94 artigos, dos quais foram selecionados 18, com base nos critérios de exclusão e foram classificados em três categorias: Investigações das propriedades psicométricas dos testes usados na avaliação (11 artigos), Capacitação profissional (2 artigos) e Revisão de literatura (5 artigos). Assim foi constatado que o maior número de estudos se refere à investigação das propriedades psicométricas dos testes psicológicos. A análise dos resultados mostrou que, apesar dos progressos nesse período, ainda é evidente a carência de produção científica sobre o tema, sendo necessários novos estudos. Espera-se que este trabalho possa fomentar outras investigações sobre a avaliação psicológica no contexto do trânsito.(AU)
Resumo em inglês: Scientific publications that include literature reviews provide an overview of a particular area or theme. This study intended to conduct a critical review of Brazilian literature about psychological evaluation in traffic context from 2006 to 2015. The literature review was conducted in the following data bases: PEPSIC, SCIELO e LILACS, localizing 94 articles, among which were selected 18 based on a exclusion criteria, that consisted in three categories: Investigation of psychometrics proprieties of psychological tests used in assessment (11 articles), Professional abilities (2 articles) and Literature review (5 articles). Therefore it was concluded that the higher number of studies was related to the psychometrics proprieties researches about psychological tests. Analysis of results showed that despite progress in the period surveyed, it is still evident the lack of scientific literature on the subject, requiring further studies. It is expected that this study will promote further researches related to psychological assessment in traffic context.(AU)
Descritores DECS:Exame para Habilitação de Motoristas
Testes Psicológicos
Descritores Psi Português:AVALIAÇÃO PSICOLÓGICA
PSICOLOGIA DO TRÂNSITO
Descritores Psi Inglês:PSYCHOLOGICAL ASSESSMENT
TRAFFIC PSYCHOLOGY
Descritores Psi Espanhol:EVALUACIÓN PSICOLÓGICA
PSICOLOGÍA DEL TRÁNSITO
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Id:51266
Autor:Oliveira, Adriana Leônidas de; Godoy, Monique Marques da Costa.
Título:O processo de resiliência do jovem aprendiz e as estratégias de conciliação estudo-trabalho / The resilience process of young apprentices and the strategies to reconcile work and school.
Fonte:Bol. psicol;65(143):175-191, jul. 2015 ilus, tab.
Resumo em português: O Jovem Aprendiz é vulnerável a adversidades específicas da conciliação entre trabalho e escola. Buscou-se identificar os fatores de risco e proteção e as estratégias de enfrentamento para analisar o processo de resiliência de 29 jovens aprendizes, com idades entre 15 e 21 anos. Os instrumentos utilizados foram: a Escala de Resiliência de Wagnild e Young, o Desenho-Estória com Tema e entrevista. O tema do Desenho-Estória foi um jovem aprendiz em seu dia a dia. Os resultados indicaram índices médios de resiliência, sendo a falta de tempo e as figuras fraternais negativas os principais fatores de risco em seu cotidiano. A valorização social de estar empregado e o apoio de figuras fraternais positivas foram os principais fatores de proteção. As principais estratégias de enfrentamento foram a racionalização e o investimento em relacionamentos próximos.(AU)
Resumo em inglês: Young apprentices are vulnerable to specific adversities of reconciling work and school. This study seeks to identify the risk and protective factors and the coping strategies present inyo the resilience processes of 29 young apprentices, aged between 15 and 21 years. The instruments used to analyze these factors were the Wagnild and Young's Resilience Scale, the Story Drawing Test and an interview. The main results showed medium-average resilience indicators, being lack of time and negative sibling figures the main risk factors into their daily life, the Social appreciation of being employed and positive brotherly figures were the main protective factors. The main coping strategies were rationalization and investment in close relationships.(AU)
Descritores DECS:Adolescente
Resiliência Psicológica
Trabalho
Instituições Acadêmicas
Limites:Humanos
Masculino
Feminino
Adolescente
Adulto Jovem
Descritores Psi Português:RESILIÊNCIA (PSICOLOGIA)
JOVENS
FATORES DE RISCO
COPING
TRABALHO
ESCOLAS
Descritores Psi Inglês:RESILIENCE (PSYCHOLOGY)
YOUNG ADULTS
RISK FACTORS
COPING
LABOUR
SCHOOLS
Descritores Psi Espanhol:RESILIENCIA (PSICOLOGIA)
JOVENES
FACTORES DE RIESGO
COPING
TRABAJO
ESCUELAS
Meio Eletrônico:http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0006-59432015000200006


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Id:51265
Autor:Deolindo, Karina Luciane Silva; Caetano, Luciana Maria; Yaegashi, Solange Franci Raimundo.
Título:Os conceitos de educação moral de graduandos de pedagogia de duas universidades públicas / The concepts of moral education of teachers education students.
Fonte:Bol. psicol;65(143):193-210, jul. 2015 tab.
Resumo em português: O artigo apresenta uma pesquisa que investigou comparativamente os conceitos sobre educação moral de graduandos de Pedagogia de duas universidades públicas. Participaram da pesquisa 58 alunos, sendo 29 de cada uma, as quais foram consideradas como dois grupos. Os alunos do Grupo A não tinham a temática da moralidade contemplada na grade curricular, mas os do Grupo B tinham. A hipótese principal do estudo era que os graduandos do Grupo B, tenderiam a apresentar respostas melhor elaboradas do que os do Grupo A. Os alunos responderam por escrito um questionário com 10 questões, sendo metade sobre a formação e a outra sobre os conceitos de educação moral. A hipótese foi parcialmente confirmada. As respostas do Grupo B foram mais assertivas e coerentes que as do Grupo A. Porém as respostas de ambos os grupos foram pouco aprofundadas teoricamente, revelando que esses futuros educadores têm carência de conhecimentos na área do desenvolvimento e educação moral.(AU)
Resumo em inglês: This article presents a study that compared Teachers Education students concepts about moral education. The number of participants was 58 students, divided equally in two different public universities. Students of Group A did not have the subject of morality teached in the curriculum, but Students of Group B did. Students answered a written questionnaire containing 10 questions, half of the questions about their training and the other questions about the concepts of moral education. The main hypothesis of the study was that Group B undergraduates would have better elaborated responses compared to the answers of students from Group A. The hypothesis was partially confirmed. Group B responses were more assertive and coherent than those of Group A. But the answers found in both groups were theoretically superficial, revealing that these future educators have deficiencies in their knowledge about development and moral education.(AU)
Descritores DECS:Desenvolvimento Moral
Estudantes
Universidades
Limites:Humanos
Masculino
Feminino
Adulto
Meia-Idade
Descritores Psi Português:EDUCAÇÃO MORAL
ESTUDANTES UNIVERSITÁRIOS
FORMAÇÃO DE PROFESSORES
Descritores Psi Inglês:MORAL EDUCATION
COLLEGE STUDENTS
TEACHER EDUCATION
Descritores Psi Espanhol:EDUCACIÓN MORAL
ESTUDIANTES UNIVERSITARIOS
FORMACIÓN DE PROFESORES
Meio Eletrônico:http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0006-59432015000200007


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Id:51264
Autor:Affonso, Rosa Maria Lopes; Faria, Anne Prado de.
Título:Avaliação da psicoterapia breve de adulto: contribuição do Teste de Apercepção Temática / Brief adult psychoterapy evaluation: the Thematic Apperception Test contribution.
Fonte:Bol. psicol;65(143):211-228, jul. 2015.
Resumo em português: O objetivo do trabalho foi demonstrar a análise da evolução de um caso clínico de psicoterapia breve de adulto por meio da aplicação do Teste de Apercepção Temática - T.A.T. Trata-se de uma mulher de 47 anos, encaminhada por seu médico, por apresentar sintomas como insônia e diversas fobias, com suspeita de Transtorno de Pânico. O método consistiu na aplicação do T.A.T. antes do início da psicoterapia breve e após 40 sessões psicoterápicas. A análise da evolução terapêutica da cliente em psicoterapia breve foi realizada comparando os resultados das duas aplicações do T.A.T. Verificou-se que a cliente ampliou seu campo de percepção, diminuindo alterações na senso-percepção; melhorando seu discurso qualitativamente, ampliando a representação simbólica dos conflitos e a possibilidade de resolução dos mesmos. Concluiu-se que o procedimento realizado favoreceu a análise comparativa das funções mentais antes e depois da psicoterapia breve.(AU)
Resumo em inglês: The article's objective was to analyse the development of an adult clinical case, using the brief psychodynamic psychotherapy technique by applying the Thematic Apperception Test - T.A.T. This clinical case is about a 47 years old woman that was referred by her doctor due to her symptoms such as insomnia and several phobias, diagnosed temporarily as panic disorder. The method consisted in applying a T.A.T. projective test, in the beginning and at the end of treatment, after 40 psychotherapy sessions. The analysis of client's therapeutic development was performed by comparing the results of the two T.A.T. administrations. Based on the T.A.T results, it was possible to observe that the client had extended her perception, decreasing variation in sense-perception; improving her speech qualitatively, ameliorating her symbolic conflict representation and a possible resolution of them. The conclusion about the procedure performed is that it favors the comparative analysis of mental functions before and after the client's psychotherapeutic process.(AU)
Descritores DECS:Psicoterapia Breve
Adulto
Teste de Apercepção Temática
Limites:Humanos
Feminino
Adulto
Meia-Idade
Descritores Psi Português:PSICOTERAPIA BREVE
ADULTOS
TESTE DE APERCEPÇÃO TEMÁTICA
Descritores Psi Inglês:BRIEF PSYCHOTHERAPY
ADULTS
Descritores Psi Espanhol:PSICOTERAPIA BREVE
ADULTO
THEMATIC APPERCEPTION TEST
TEST DE PERCEPCIÓN TEMÁTICA
Meio Eletrônico:http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0006-59432015000200008


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Id:51263
Autor:Domingues, Simone Ferreira da Silva.
Título:Uso da escala de tarefas em teoria da mente nas pesquisas brasileiras / The use of scaling of theory of mind tasks in brazilian research.
Fonte:Bol. psicol;65(143):229-242, jul. 2015 tab.
Resumo em português: A Teoria da mente se refere à capacidade de atribuir estados mentais a si mesmo e aos outros. Wellman e Liu organizaram uma escala para avaliar o desenvolvimento desta capacidade, composta por sete tarefas organizadas em ordem de dificuldade crescente. Esta revisão de literatura teve o objetivo de identificar os estudos brasileiros com esta escala e verificar, se o padrão desenvolvimental da teoria da mente observado pelos autores, também é encontrado entre as crianças brasileiras. Foram localizados 13 estudos, incluindo artigos, dissertações e teses publicados após 2007. Os resultados sugerem uma grande variação na administração da escala nos estudos brasileiros e no desempenho das crianças. Em alguns, as crianças foram melhor em tarefas mais difíceis do que nas mais fáceis, indicando que a ordem de dificuldade proposta pelos autores não é apropriada para as crianças brasileiras. Porém, por questões metodológicas, não há evidências suficientes para concluir que o padrão de desenvolvimento é significativamente diferente ou que a ordem de dificuldade não é a mesma. Assim, este estudo só pode explicar algumas deficiências e apontar caminhos futuros para novas pesquisas sobre a teoria da mente.(AU)
Resumo em inglês: Theory of Mind refers to the cognitive ability to attribute mental states to self and others. Wellman and Liu organized a theory of mind scale to assess the development of this ability that is composed by 7 tasks, arranged in ascending order of difficulty. This literature review aims to identify Brazilian studies that used this scale and to verify if the theory of mind developmental pattern observed by them is also found among Brazilian children. We identified 13 studies, including articles, dissertations and theses published since 2007. Analysis of them suggested that there is much variation in the scale administration in Brazilian studies and in children's performance. In some studies children had better performance in more difficult tasks than in easier tasks, suggesting that the difficulty order proposed is not appropriate to Brazilian children. However, due to methodological issues of these studies, there is not enough evidence to conclude that the theory of mind pattern development is significantly different in Brazilian children or that tasks' order of difficulty is not the same. Thus, the current study can only explain some frailties and point out future directions for research.(AU)
Descritores DECS:Teoria da Mente
Escalas
 -Desenvolvimento Infantil
 Brasil
Descritores Psi Português:ESCALAS
FILOSOFIA DA MENTE
DESENVOLVIMENTO COGNITIVO
Descritores Psi Inglês:SCALING (TESTING)
PHILOSOPHY OF MIND
COGNITIVE DEVELOPMENT
Descritores Psi Espanhol:ESCALAS
FILOSOFÍA DE LA MENTE
DESARROLLO COGNITIVO
Meio Eletrônico:http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0006-59432015000200009


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Id:50664
Autor:Silva, Simone Araújo da; Herzberg, Eliana; Matos, Luís Alberto Lourenço de.
Título:Características da inserção da psicologia nas pesquisas clínico-qualitativas: uma revisão / Characteristics of insertion of psychology in clinical-qualitative researches: a review.
Fonte:Bol. psicol;65(142):97-111, jan. 2015 tab.
Resumo em português: A Psicologia recentemente tem se apropriado do método clínico-qualitativo em pesquisas. O presente estudo objetivou caracterizar a inserção da Psicologia nas dissertações, teses e artigos que utilizam o método clínico-qualitativo, focalizando a autoria, o contexto, a amostra, os instrumentos para a coleta de dados, as técnicas de análise e o referencial teórico desses estudos. Trata-se de uma revisão sistemática da literatura que abarcou as publicações nacionais de 2003 a 2013, nas bibliotecas virtuais PePSIC, SciELO, Bireme e Banco de Teses CAPES. Os resultados evidenciaram a necessidade de distinção do referido método de outras metodologias comumente utilizadas em Psicologia, bem como o crescimento de pesquisas com populações não clínicas em diversos contextos com o uso de técnicas projetivas e o raciocínio clínico para análise dos dados. A análise possibilitou um panorama da produção científica da inserção da Psicologia nas pesquisas clínico-qualitativas.
Resumo em inglês: Researches in Psychology have recently adopted the clinical-qualitative method. The current work aimed at characterizing Psychology's inclusion in dissertations, theses and articles which use that clinical-qualitative method, focusing on authorship, context, sample, instruments for data collection, analysis techniques and theoretical frame used in these studies. It is a systematic review of the literature based on Brazilian publications dated from 2003 until 2013, consulting the following virtual libraries: Pepsic, SciELO, Bireme and CAPES data basis of theses summaries. The results showed the need to differentiate between the aforesaid method and other methods commonly used in Psychology. In addition, a special reference was also made to the increasing number of researches with non-clinical populations in several contexts using projective techniques and clinical reasoning for data analysis. The analysis of the current work showed a panorama of the scientific production about the situation of Psychology in clinical-qualitative researches. (AU)
Descritores DECS:Metodologia
Pesquisa Qualitativa
Psicologia
Descritores Psi Português:MÉTODOS DE PESQUISA - PSICOLOGIA
PESQUISA QUALITATIVA
REVISÃO DE LITERATURA
PESQUISA CIENTÍFICA
Descritores Psi Inglês:RESEARCH METHODS - PSYCHOLOGY
QUALITATIVE RESEARCH
LITERATURE REVIEW
SCIENTIFIC RESEARCH
Descritores Psi Espanhol:METODOLOGÍA DE LA INVESTIGACIÓN - PSICOLOGÍA
INVESTIGACIÓN CUALITATIVA
INVESTIGACIÓN CIENTÍFICA
Meio Eletrônico:http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0006-59432015000100009&lng=pt&nrm=iso


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Id:50663
Autor:Benitez, Priscila ; Gomes, Máyra Laís de Carvalho; Schelini, Patrícia Waltz; Domeniconi, Camila.
Título:Evidência de validade do diagnóstico da leitura e escrita (DLE) em relação ao WISC-III em deficientes intelectuais / Evidence of validity of reading and writing diagnosis in relation do WISC-III in intellectual disabilities.
Fonte:Bol. psicol;65(142):83-96, jan. 2015.
ProjetoFAPESP. 2010/16701-0; 477068/2012-0.
Resumo em português: A aplicação de duas ou mais técnicas de avaliação pode contribuir para o estabelecimento de um diagnóstico, como o de deficiência intelectual (DI). O objetivo foi indicar possíveis relações entre o instrumento Diagnóstico de Leitura e Escrita (DLE), que avalia o desempenho em leitura e escrita, e os quocientes de inteligência e índices fatoriais do WISC-III em participantes com DI, para buscar evidências de validade para o primeiro. Os dois testes foram aplicados em 16 crianças diagnosticadas anteriormente com DI. Para esse objetivo foram correlacionadas as pontuações de cada prova do DLE com os QIs e Índices Fatoriais do WISC-III. Os resultados indicaram correlações moderadas ou baixas, com tendência a não serem significativas, entre as pontuações do DLE e do WISC-III. São discutidas as relações entre o comportamento de ler e escrever e as habilidades que integram a inteligência, avaliadas pelo WISC-III. São propostas sugestões para estudos futuros e apontadas as devidas limitações do presente trabalho. (AU)
Resumo em inglês: The use of two or more assessments techniques may contribute to establish one diagnosis, such as intellectual disabilities (ID). The purpose was to indicate possible relationships between the test Diagnóstico de Leitura e Escrita (DLE) (Reading and Writing Diagnosis), that assess the reading and writing performance, and the intelligence quotients (IQs) of the WISC-III in participants with ID, to find evidences of validity to the first test.. Both tests were applied in 16 children diagnosed with ID. To accomplish the objective, the scores of each task of the DLE and the IQs and Factor Indexes of WISC-III were correlated. Results indicated moderates or low correlations between the WISC-III results and DLE scores that tended to be not significant. Relationships between reading and writing behaviors and abilities that integrate intelligence, assessed by WISC-III, were discussed. Suggestions for future studies are proposed and indicated the limitations of this study. (AU)
Descritores DECS:Deficiência Intelectual
Escalas de Wechsler
Leitura
Escrita Manual
Validade dos Testes
Limites:Humanos
Masculino
Feminino
Criança
Adolescente
Descritores Psi Português:MEDIDAS DE INTELIGÊNCIA
DEFICIENTE MENTAL
LEITURA
ESCRITA
VALIDADE DO TESTE
ESCALA DE INTELIGÊNCIA WECHSLER PARA CRIANÇAS
Descritores Psi Inglês:INTELLIGENCE MEASURES
MENTALLY RETARDED
READING
HANDWRITING
TEST VALIDITY
WECHSLER INTELLIGENCE SCALE FOR CHILDREN
Descritores Psi Espanhol:MEDIDAS DE INTELIGENCIA
RETRASADO MENTAL
LECTURA
ESCRITURA MANUAL
VALIDACION DE TEST
ESCALA DE INTELIGENCIA WECHSLER PARA NINOS
Meio Eletrônico:http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0006-59432015000100008&lng=pt&nrm=iso


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Id:50662
Autor:Souza, Audrey Setton Lopes de; Zanetti, Sandra Aparecida Serra.
Título:Semelhanças e diferenças no desenho da figura humana como técnica projetiva entre meninos e meninas de 4 a 15 anos / Similarities and differences in human figure drawing as a projective technique between boys and grls from 4 to 15 years of age.
Fonte:Bol. psicol;65(142):73-82, jan. 2015.
Resumo em português: O objetivo deste trabalho é identificar, no desenho, parâmetros de análise que permitam destacar como se manifestam as características conflitivas típicas do desenvolvimento psicossexual de crianças em grupos específicos de faixa etária e etapa de desenvolvimento psíquico. Foram analisados 173 Desenhos da Figura Humana de crianças e adolescentes de ambos os sexos com idade variando de 4 a 15 anos. A análise dos desenhos permitiu dividi-los em seis grupos etários característicos. Em cada grupo foi possível identificar aspectos relevantes do desenho que permitiram alcançar as angústias predominantes nas diferentes etapas do desenvolvimento. Além disso, foram identificadas diferenças entre os desenhos de meninos e meninas. Estas observações permitem apontar a importância do desenho no diagnóstico e sua riqueza para discriminar as angústias predominantes em cada faixa etária. (AU)
Resumo em inglês: The purpose of this work is to identify through children's drawings, elements that can be used, as an analyses parameter to highlight how typical conflicting characteristics of psychosexual development, of specific groups of children, of specific age range and psychic development stage, emerge in their drawings. We analyzed the "Draw a Person Test" of 173 children and adolescents, of both sexes, ranging from 4 to 15 years of age. The analysis of their drawings allowed to divide them into six age groups. It was possible to identify in each group relevant drawing aspects which allowed us to recognize the predominant anxiety at different developmental stages. It was also possible to observe differences between boys' and girl's drawings. These observations allow to indicate the relevance of drawing in psychodiagnosis, and its potential to distinguish anxieties in each age stage. (AU)
Descritores DECS:Técnicas Projetivas
Desenvolvimento Psicossexual
Criança
Adolescente
 -Desenho
Limites:Humanos
Masculino
Feminino
Criança
Adolescente
Descritores Psi Português:DESENHO DE FIGURAS HUMANAS
TÉCNICAS PROJETIVAS
CRIANÇAS
ADOLESCENTES
DESENVOLVIMENTO PSICOSSEXUAL
Descritores Psi Inglês:HUMAN FIGURES DRAWING
PROJECTIVE TECHNIQUES
CHILDREN
NIÑOS
ADOLESCENTS
PSYCHOSEXUAL DEVELOPMENT
Descritores Psi Espanhol:DISEÑO DE FIGURAS HUMANAS
TÉCNICAS PROYECTIVAS
ADOLESCENTES
DESARROLLO PSICOSEXUAL
Meio Eletrônico:http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0006-59432015000100007&lng=pt&nrm=iso


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Id:50661
Autor:Pereira, Ana Maria Teresa Benevides.
Título:Elaboração e validação do ISB - inventário para avaliação da síndrome de burnout / Production and validation of ISB - inventory for assessing the burnout syndrome.
Fonte:Bol. psicol;65(142):59-71, jan. 2015 ilus.
Resumo em português: Até o momento não há instrumento que estime a síndrome de burnout validado pelo SATEPSI, órgão oficial do Conselho Federal de Psicologia que autoriza o uso de instrumentos de avaliação psicológica no Brasil. A elaboração do ISB teve como objetivo preencher esta lacuna. Foram preparadas 95 afirmações avaliadas por oito juízes quanto à sua clareza e pertinência, para posterior aplicação em 604 trabalhadores brasileiros. As análises fatoriais reduziram esta primeira versão a 36 itens. O ISB ficou constituído por duas escalas de componentes antecedentes: Condições Organizacionais Positivas (8 itens; α=0,84) e Negativas (8 itens; α=0,78), mais as referentes à síndrome propriamente dita: Exaustão Emocional (5 itens; α=0,86), Desumanização (4 itens; α=0,74) Distanciamento Emocional (5 itens; α =0,80) e Realização Profissional (6 itens; α=0,92), demonstrando qualidades psicométricas aceitáveis. Análises de validação convergente, fatorial confirmatória, de estabilidade no tempo (teste-reteste), além da ampliação da amostra a outras regiões do país estão sendo realizadas. (AU)
Resumo em inglês: Until the present moment there is not a validated instrument that appraises the Burnout Syndrome by SATEPSI, an official organization of the Psychology Federal Council that authorizes the use of psychological assessment instruments in Brazil. ISB was created to fill this gap. 95 statements were evaluated by eight judges for their clarity and relevance to be later administered to 604 Brazilian workers. The factor analysis reduced this first version to 36 items. The ISB was composed of two scales of antecedent components: Positive Organizational Conditions (8 items, α=.84) and Negative (8 items, α=.78), plus those related to the syndrome itself: Emotional Exhaustion (5 items, α=.86), Dehumanization (4 items, α=.74), Emotional Withdraw (5 items, α=.80) and Professional Accomplish (6 items, α=.92), demonstrating acceptable psychometric qualities. Analyses of convergent validity, confirmatory factor, time stability (test-retest), in addition to expanding the sample to other regions of the country are being held. (AU)
Descritores DECS:Escalas
Esgotamento Profissional
Validade dos Testes
Limites:Humanos
Masculino
Feminino
Adolescente
Adulto
Meia-Idade
Descritores Psi Português:AVALIAÇÃO PSICOLÓGICA
STRESS OCUPACIONAL
VALIDADE DO TESTE
CONSTRUÇÃO DO TESTE
Descritores Psi Inglês:PSYCHOLOGICAL ASSESSMENT
OCCUPATIONAL STRESS
TEST VALIDITY
TEST CONSTRUCTION
Descritores Psi Espanhol:EVALUACIÓN PSICOLÓGICA
ESTRES OCUPACIONAL
VALIDACION DE TEST
CONSTRUCCIÓN DE TEST
Meio Eletrônico:http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0006-59432015000100006&lng=pt&nrm=iso


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Id:50660
Autor:Lima, Maria José; Macedo, Rosa Maria Stefanini de; Cerveny, Ceneide Maria de Oliveira.
Título:Novas demandas para o fazer do psicólogo clínico no encontro com o social / New demands for the work of the clinical psychologist regarding social issues.
Fonte:Bol. psicol;65(142):45-58, jan. 2015.
Resumo em português: Motivado pelas reflexões construídas em pesquisa de dissertação, a qual se voltou para os psicólogos que vinham atuando em instituições e que atendiam famílias em situação de vulnerabilidade social, este artigo pretende tratar das questões que aí emergiram concernentes à necessidade apontada pelos participantes, da construção de novos recursos para atuação quando frente a frente com as questões da vida em situação de vulnerabilidade. Os questionamentos ali levantados, que punham em questão a designação e significação de seu trabalho, podem levar a uma nova configuração para a Psicologia Clínica, nesse caso considerada como Ação Social, aqui apresentada e analisada pelas lentes do Pensamento Sistêmico Novo-Paradigmático, por meio de reflexões e práticas de pesquisadores que o têm como referência. (AU)
Resumo em inglês: Motivated by reflections constructed during the dissertation research, which investigated psychologists who have been working in institutions dedicated to attend families in situations of social vulnerability, this article aims at addressing participants' questions, raised by this observation, concerning the need to create new resources for the psychologist's procedures when facing poverty and social exclusion issues. These questionings, which challenged the representation and significance of their work, can lead to a new setup for Clinical Psychology, considered in this case as Social Action; and are presented and analyzed here based on the reflections and practices of researchers who use as reference the New-Paradigmatic Systemic Thinking. (AU)
Descritores DECS:Vulnerabilidade Social
Família
Psicologia Clínica
 -Prática Profissional
Descritores Psi Português:FORMAÇÃO DO PSICÓLOGO
VULNERABILIDADE
AÇÃO SOCIAL
PSICOLOGIA CLÍNICA
Descritores Psi Inglês:PSYCHOLOGIST EDUCATION
VULNERABILITY
SOCIAL ACTION
CLINICAL PSYCHOLOGY
Descritores Psi Espanhol:FORMACIÓN DEL PSICÓLOGO
VULNERABILIDAD
ACCIÓN SOCIAL
PSICOLOGÍA CLÍNICA
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Id:50659
Autor:Avoglia, Hilda Rosa Capelão; Garcia, Victória Pereira; Frizon, Valeska Carioca.
Título:Violência sexual: as marcas na representação da imagem corporal da criança vitimizada / Sexual violence: the wounds on the representation of the body image of the victimized child.
Fonte:Bol. psicol;65(142):29-43, jan. 2015.
Resumo em português: A violência sexual contra a criança representa um dos maiores desafios da contemporaneidade, desencadeando dificuldades no desenvolvimento emocional, cognitivo e social, muitas vezes observadas a partir da representação mental que a criança faz de seu próprio corpo. Esta pesquisa teve como objetivo analisar a imagem corporal de crianças vítimas de violência sexual a partir do Desenho da Figura Humana. Trata-se de um estudo baseado na análise dos dados oriundos de entrevistas e testes psicológicos registrados nos prontuários de quatro crianças atendidas em um centro de referência (CRAMI). O material foi analisado qualitativamente sob uma perspectiva psicanalítica. Os resultados indicaram que essas crianças apresentaram descontentamento e ansiedade em relação ao desenvolvimento de seu corpo. Apresentaram incapacidade para compreender o excesso de excitação vivido como traumático. O processo psicoterápico mostrou-se necessário para facilitar a elaboração da experiência e contribuir para o ajustamento social de tais crianças. (AU)
Resumo em inglês: Child sexual abuse is one of the biggest challenges of contemporary society, triggering difficulties in emotional, cognitive and social development that are often observable in the mental representation that the child has of her own body. Therefore the research aimed to examine the body image of children, victims of sexual violence, using the Human Figure Drawing. This is a study based on data analysis observed in interviews and psychological tests that were part of reports of four children treated at the Regional Center of Attention to Maltreatment in Childhood (CRAMI). The material was analyzed qualitatively under a psychoanalytic perspective. The results indicated that these children are discontent and anxious about the development of their body. They manifested inability to understand the excess of excitement experienced as traumatic. The psychotherapeutic process proved to be necessary to facilitate the elaboration of the experience and contribute to the social adjustment of these children. (AU)
Descritores DECS:Abuso Sexual na Infância
Maus-Tratos Infantis
Imagem Corporal
Limites:Humanos
Masculino
Feminino
Criança
Descritores Psi Português:REPRESENTAÇÃO MENTAL EM CRIANCAS
ABUSO DA CRIANÇA
VIOLÊNCIA NA FAMÍLIA
IMAGEM CORPORAL
Descritores Psi Inglês:MENTAL REPRESENTATION IN CHILDREN
CHILD ABUSE
FAMILY VIOLENCE
BODY IMAGE
Descritores Psi Espanhol:REPRESENTACIÓN MENTAL EN NIÑOS
ABUSO DE NIÑOS
VIOLENCIA DOMÉSTICA
IMAGEN CORPORAL
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Id:50658
Autor:Andrade, Cláudia Braga de.
Título:Violências e juventudes: processos de subjetivação no contexto escolar / Youth and violence: subjectivity process on school ambiance.
Fonte:Bol. psicol;65(142):15-28, jan. 2015.
Resumo em português: O artigo pretende analisar a manifestação da violência na juventude, especialmente, em relação aos casos de conflito entre grupo de jovens. Para tal, propõe uma reflexão sobre a complexidade do fenômeno da violência em seu aspecto semântico conceitual e sobre os impactos da reestruturação da figura do jovem na sociedade contemporânea, sustentando a hipótese de que a violência se tornou uma referência fundamental nas formas atuais de subjetivação. Por fim, o artigo discute as várias perspectivas da violência escolar, da abrangência do tema às tentativas de definir seu campo e faz uma análise crítica das medidas protetivas propostas para o seu enfrentamento. (AU)
Resumo em inglês: The article intends to analyze the exhibition of violence by youth, particularly that related to conflicts between youth groups. In order to attain this we propose a reflection about the complexity of the phenomenon of violence through its semantical concepts and also about the impacts caused by youth figure restructuring into the contemporary society, sustaining the hypothesis that violence has turned to be a fundamental reference on the current forms of subjectivity. Finally, the article discusses several perspectives of school violence, such as the amplitude of the subject, the attempts to define the field making a critical analysis of the protective measures proposed to solve it. (AU)
Descritores DECS:Violência
Problemas Sociais
Adolescente
Descritores Psi Português:VIOLÊNCIA
JOVENS
ADOLESCENTES
CONTEMPORANEIDADE
Descritores Psi Inglês:VIOLENCE
YOUNG ADULTS
ADOLESCENTS
CONTEMPORANEITY
Descritores Psi Espanhol:VIOLENCIA
JOVENES
ADOLESCENTES
CONTEMPORANEIDAD
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Id:50657
Autor:Gomes, Miria Benincasa; Rezende, Manuel Morgado; Custódio, Eda Marconi; Heleno, Maria Geralda Viana; Serafim, Antonio de Pádua; David, Vinícius Frayze.
Título:Adolescência, drogas e religiosidade no município de São Paulo - Brasil / Adolescence, drugs and religiosity in the municipality of Sao Paulo - Brazil.
Fonte:Bol. psicol;65(142):1-13, jan. 2015 tab.
Resumo em português: O objetivo deste estudo foi avaliar o uso de drogas em uma amostra representativa de 2.434 estudantes do Município de São Paulo, relacionando o consumo às religiões mais praticadas. Para isso aplicou-se o “Questionário sobre uso de drogas” para avaliar o consumo dessas substâncias. Os resultados revelaram que a maior parte da amostra é católica; os estudantes que menos consumiram drogas se intitulam protestantes. Os que se classificam como não tendo religião estão entre os que mais consomem drogas nesta amostra. Aqueles que se denominam praticantes, seja qual for a religião, tenderam a apresentar menor consumo de drogas. (AU)
Resumo em inglês: The Aim of this study was to evaluate drug use amongst a representative sample of 2,434 students in the municipality of Sao Paulo, linking consumption to the most practiced religions. For this, the “Survey on Drug Use” was implemented to assess the consumption of these substances. The results were: the majority of the sample is Catholic; students who consumed fewer drugs identify themselves Protestant; those who classify themselves as having no religion are amongst those who consumed most drugs in this sample; Those who call themselves practicing, whatever religion it may be, tended to exhibit lower drug use. (AU)
Descritores DECS:Drogas Ilícitas
Usuários de Drogas
Religião
Adolescente
Limites:Humanos
Masculino
Feminino
Adolescente
Descritores Psi Português:DROGA (USO)
ADOLESCÊNCIA
RELIGIOSIDADE
Descritores Psi Inglês:DRUG USAGE
ADOLESCENCE
RELIGIOSITY
Descritores Psi Espanhol:DROGAS (USO)
ADOLESCENCIA
RELIGIOSIDAD
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Id:50656
Autor:Alves, Irai cristina Boccato; Castro, Paulo Francisco de.
Título:Editorial.
Fonte:Bol. psicol;65(142):V-VI, jan. 2015.
Descritores DECS:Psicologia Social
Avaliação
Descritores Psi Português:AVALIAÇÃO PSICOLÓGICA
PSICOLOGIA SOCIAL
Descritores Psi Inglês:PSYCHOLOGICAL ASSESSMENT
SOCIAL PSYCHOLOGY
Descritores Psi Espanhol:EVALUACIÓN PSICOLÓGICA
PSICOLOGÍA SOCIAL
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Id:49655
Autor:Paula, Flora Teixeira Mota de; Ribeiro, Maria Alexina.
Título:O papel da alimentação na família de uma adolescente com bulimia nervosa: uma leitura sistêmica / The function of food in the family of a teenager who has bulimia: a systemic reading.
Fonte:Bol. psicol;64(141):113-127, dez. 2014.
Resumo em português: O objetivo do presente trabalho foi conhecer o papel da alimentação na família de uma adolescente com bulimia nervosa, identificando o padrão alimentar e o significado do alimento na história familiar. O método utilizado foi o estudo de caso. Foram realizados uma entrevista e um genograma com a família participante e os resultados encontrados evidenciaram: um padrão alimentar caracterizado por muita fartura e variedade; a alimentação parece ter o papel de unir os membros da família, proporcionar momentos de interação entre os membros e agregar pessoas externas à família; o significado do alimento parece ser o de resgatar uma história e mudar o futuro dos membros da família.(AU)
Resumo em inglês: The objective of this study was to identify the function of food in the family of a teenager who has bulimia, establishing the eating patterns and the significance of food in family history. The method used was a case study. It was performed an interview and a genogram with the family members. The results showed a feeding pattern characterized by much abundance and variety. The results also showed that food may have the function of bonding family members, providing moments of interaction between members and bringing people outside the family. The meaning of food in this family seems to be the recovery of their story and the transformation of their future.(AU)
Descritores DECS:Bulimia Nervosa
Relações Familiares
Limites:Humanos
Masculino
Feminino
Adolescente
Adulto
Descritores Psi Português:BULIMIA
COMPORTAMENTO ALIMENTAR
RELAÇÕES FAMILIARES
Descritores Psi Inglês:BULIMIA
EATING BEHAVIOR
FAMILY RELATIONS
Descritores Psi Espanhol:BULIMIA
CONDUCTA ALIMENTARIA
RELACIONES FAMILIARES
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Id:49654
Autor:Rueda, Fabián Javier Marín; Lima, Robisom Carlos de; Raad, Alexandre José.
Título:Qualidade de vida e satisfação no trabalho: relação entre escalas que avaliam os construtos / Quality of life and job satisfaction: relationship between scales that measure these constructs.
Fonte:Bol. psicol;64(141):129-141, dez. 2014 tab.
Resumo em português: O estudo buscou verificar a relação entre qualidade de vida no trabalho e satisfação no trabalho. Participaram 241 sujeitos de ambos os sexos, com idade entre 18 e 63 anos, que responderam a Escala de Avaliação da Qualidade de Vida no Trabalho (Escala-QVT) e a Escala de Satisfação no Trabalho (EST). Os resultados mostraram correlações positivas e significativas entre as dimensões da Escala-QVT e os fatores da EST, evidenciando que com o aumento da qualidade de vida no trabalho houve um aumento na satisfação laboral. Quando comparadas as médias da Escala-QVT, em relação à classificação dos sujeitos quanto ao grau de satisfação na EST, constatou-se que os sujeitos classificados como 'insatisfeitos' em todos os fatores da EST, foram os que apresentaram as menores pontuações nos fatores da Escala-QVT. Tais resultados forneceram evidência de validade para as escalas, por meio da comparação de testes que avaliam construtos relacionados.(AU)
Resumo em inglês: The study intended to assess the relationship between quality of life at work and job satisfaction. Data were collected using the Escala de Avaliação da Qualidade de Vida no Trabalho (QVT Scale) and the Escala de Satisfação no Trabalho (EST) in a sample of 241 subjects, of both sexes, aged between 18 and 63 years. Results showed significant positive correlations between all dimensions of the QVT Scale and all factors of the EST, indicating that with the increase of the quality of life at work there was an increase in job satisfaction. When comparing the means of the QVT Scale regarding the classification of the subjects relative to the degree of satisfaction in EST, it was found that subjects classified as 'unhappy' at all the EST factors, were also those who had the lowest scores on factors of the QVT Scale. These results provided evidence for the validity scales, through comparison of tests that assess related constructs.(AU)
Descritores DECS:Qualidade de Vida
Satisfação no Emprego
Reprodutibilidade dos Testes
Limites:Humanos
Masculino
Feminino
Adulto
Meia-Idade
Descritores Psi Português:SATISFAÇÃO NO TRABALHO
QUALIDADE DE VIDA
VALIDADE DO TESTE
ESCALA DE QUALIDADE DE VIDA
VALIDADE DO TESTE
PSICOLOGIA BASEADA EM EVIDÊNCIAS
TERMO EM INGLÊS: EVIDENCE-BASED PSYCHOLOGY
TERMO EM ESPANHOL: PSICOLOGÍA BASADA EN LAS EVIDENCIAS
Descritores Psi Inglês:JOB SATISFACTION
QUALITY OF LIFE
TEST VALIDITY
QUALITY OF LIFE SCALE
TEST VALIDITY
Descritores Psi Espanhol:SATISFACCIÓN EN EL TRABAJO
CALIDAD DE VIDA
VALIDACION DE TEST
ESCALA DE CALIDAD DE VIDA
VALIDACION DE TEST
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Id:49653
Autor:Souza, Jamili Rasoul Salem de; Witter, Geraldina Porto; Araújo, Rodrigo de Souza.
Título:Criatividade na prática de docentes na área da psicologia: perspectivas de alunos e de professores / Creativity of teachers of psychology: students and teachers perspectives.
Fonte:Bol. psicol;64(141):143-157, dez. 2014 tab.
Resumo em português: O objetivo da pesquisa foi estudar as perspectivas de professores de Psicologia e de seus alunos sobre comportamento criativo dos primeiros em sala de aula e correlacionar as respostas dos dois grupos sobre o mais e o menos criativo. Os participantes foram seis professores e 23 universitários que consentiram em colaborar com a pesquisa respondendo a uma escala de avaliação da criatividade, o Inventário de Práticas Docentes para a Criatividade na Educação Superior, desenvolvida no Brasil. Houve correlação significativa na avaliação de aspectos do comportamento do professor considerados como apresentando criatividade na avaliação dos dois grupos e na do professor mais criativo, mas não em relação ao professor menos criativo.(AU)
Resumo em inglês: The aim of the research was to study the perspective of teachers of Psychology and of their students about the creativity behavior of the firsts ones in class and to correlate responses of the two groups about the most and less creative. The participants were six teachers and 23 college students who agreed to participate in the research answering a scale of creativity assessment, The Teaching Practices for Creativity in Higher Education, developed in Brazil. It was found significant correlation between teachers behaviors considered as presenting creativity in the assessments of the two groups and the evaluation of the most creative teacher, but not regarding the teacher considered less creative.(AU)
Descritores DECS:Criatividade
Ensino
Avaliação
Psicologia
Limites:Humanos
Masculino
Feminino
Adulto
Meia-Idade
Descritores Psi Português:CRIATIVIDADE
ENSINO DA PSICOLOGIA
AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO DO PROFESSOR
Descritores Psi Inglês:CREATIVITY
PSYCHOLOGY EDUCATION
TEACHER EFFECTIVENESS EVALUATION
Descritores Psi Espanhol:CREATIVIDAD
ENSEÑANZA DE PSICOLOGÍA
EVALUACIÓN DEL RENDIMIENTO DEL PROFESOR
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Id:49652
Autor:Porto, Mariana Alves; Valente, Maria Luísa Louro de Castro; Rosa, Helena Rinaldi.
Título:A construção do perfil da clientela numa clínica-escola / The profile construction of clientele in a school clinic.
Fonte:Bol. psicol;64(141):159-172, dez. 2014 tab.
Resumo em português: A caracterização da demanda na instituição de prestação de serviços é fundamental para a proposta de melhoria da qualidade desses serviços, em particular quando se aborda o trabalho desenvolvido nos Serviços Escola de Psicologia, voltados ao atendimento da população. Este trabalho faz uma análise sobre o processo de recepção a pacientes e apresenta o levantamento da demanda que chega ao Centro de Pesquisa e Psicologia Aplicada (CPPA) "Dra. Betti Katzenstein" da UNESP de Assis. Por meio de pesquisa documental, analisaram-se as fichas de triagem dos anos de 2008 a 2012 e foram tabuladas as variáveis sociodemográficas (sexo, idade, núcleo familiar), motivo da procura pelo serviço, segundo a faixa etária, constituição familiar das crianças, e profissão, nos adultos. O objetivo foi esboçar o perfil da clientela que busca auxílio no CPPA, compreender melhor a realidade dos conflitos que essa população enfrenta e, obtendo-se melhor compreensão da demanda, orientar ações no sentido de melhor atendê-la favorecendo a prevenção da saúde mental.(AU)
Resumo em inglês: The demand characterization in service institutions is fundamental to improve their quality, particularly when discussing the work of Psychology School Services, focused on people's attendance. This paper makes an analysis on the process of patients' reception and shows the demand survey that arrives at Centro de Pesquisa e Psicologia Aplicada (CPPA)2 "Dr. Betti Katzenstein" at UNESP in Assis. Through documentary research, screening records from 2008 to 2012 were analyzed and sociodemographic variables (gender, age, household) were tabulated, as well as the reason for seeking treatment, age, children's family constitution, and profession in the case of adults. The objective was to outline the clientele profile who seeks for assistance in CPPA, to understand better the reality of conflicts those people face and, when better understanding of the demand is achieved, guide actions to serve them better, providing prevention to mental health.(AU)
Descritores DECS:Avaliação
Psicologia Clínica
Triagem
Limites:Humanos
Descritores Psi Português:AVALIAÇÃO PSICOLÓGICA
TRIAGEM
CLÍNICAS-ESCOLA
Descritores Psi Inglês:PSYCHOLOGICAL ASSESSMENT
TRIAGE
SCHOOL-CLINICS
Descritores Psi Espanhol:EVALUACIÓN PSICOLÓGICA
TRIAJE
ESCUELA CLÍNICA
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Id:49651
Autor:Peçanha, Dóris Lieth; Kariel, Marcela de Souza; Benze, Benedito Galvão.
Título:Teste das fábulas: estudo em psicossomática / Fables test: study in psychosomatic.
Fonte:Bol. psicol;64(141):173-183, dez. 2014.
Resumo em português: Esta pesquisa renova trabalhos de validade relativos ao teste das Fábulas (TF). Sua originalidade consiste em examinar indicadores de somatização (IS), novo problema no TF. São estudados IS em 47 crianças (16 com asma, 21 câncer, 10 sadias), de ambos os sexos, com idades entre quatro e 14 anos. Utiliza-se estatística descritiva e testes de associação. As fábulas do Passarinho e do Elefante, cujas estórias propiciam alusão ao corpo, mostram-se altamente sensíveis a esses indicadores. A análise dos IS, em grupos contrastantes, sugere a validade do TF. O estudo contribui para o conhecimento psicossomático baseado em evidências. Apesar das promissoras evidências empíricas, há necessidade de mais estudos controlados, com amostras maiores e com outras doenças crônicas.(AU)
Resumo em inglês: This research renovates previous works about the validity of the Fables Test (TF). Its originality lies on investigating indicators of somatization (IS) that are a new problem about TF. These indicators were studied in a group of 47 children, aged 4 to 14 years (16 with asthma, 21 with cancer, 10 healthy). Descriptive statistics and association tests were used. Fables of the Bird and the Elephant, whose stories provide an allusion to the body, appeared as highly sensitive to these indicators. The somatization analysis in contrasted groups suggests the validity of the TF. The study contributes to psychosomatic evidence-based knowledge. Despite the promising empirical evidence, there is a need for larger controlled studies with other groups of chronic disease.(AU)
Descritores DECS:Testes Psicológicos
Doença Crônica
Transtornos Psicofisiológicos
 -Neoplasias
 Asma
Descritores Psi Português:TESTE DAS FÁBULAS DE DUSS
SOMATIZAÇÃO
CÂNCER EM CRIANÇAS
ASMA
DOENÇAS CRÔNICAS
Descritores Psi Inglês:DUSS FABLES TEST
SOMATIZATION
CANCER IN CHILDREN
ASTHMA
CHRONIC ILLNESS
Descritores Psi Espanhol:TEST DE LAS FÁBULAS DE DUSS
TRASTORNOS SOMATOFORMES
CÁNCER EN NIÑOS
ASMA
ENFERMEDADES CRÓNICAS
Meio Eletrônico:http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0006-59432014000200006


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Id:49650
Autor:Cardoso, Tábata; Esteves, Cristiano; Silva, Fábio Camilo da; Arsuffi, Emanuelle dos Santos; Franzim Neto, Luciano.
Título:Precisão do sistema de correção informatizada do teste palográfico - SKIP / Reliability of the palográfico test computerized correction system - SKIP.
Fonte:Bol. psicol;64(141):185-194, dez. 2014 tab.
Resumo em português: O Palográfico é um teste gráfico expressivo que avalia características de personalidade e é utilizado em avaliações psicológicas para diversos fins, principalmente em processos com grande volume de candidatos. O objetivo desta pesquisa foi verificar a precisão do Software de Correção Informatizada para o Palográfico (SKIP) por meio da comparação entre dois métodos de avaliação: o tradicional (manual) e o eletrônico. A amostra foi composta por 103 pessoas de ambos os sexos com idades entre 18 e 63 anos e escolaridade do Ensino Fundamental ao Superior, que participaram de avaliações psicológicas para obtenção da CNH. As medidas foram submetidas à Correlação de Pearson e ao Teste t de Student. Todas as correlações entre os dois métodos de avaliação foram muito altas (acima de 0,943) e as diferenças entre as médias não foram estatisticamente significantes. Os resultados apontaram altos índices de precisão do SKIP para a mensuração das características quantitativas do Teste Palográfico.(AU)
Resumo em inglês: The Palográfico is an expressive graphic test that assesses personality characteristics and is used in psychological assessments for various purposes, especially in cases with large volume of examinees. The objective of this research was to determinate the reliability of the Computerized Correction Software for Palográfico Test (SKIP), through the comparison of two methods of evaluation: the traditional (manual) and the electronic. The sample was composed by 103 participants of both sexes aged between 18 and 63 years, whose education varied from elementary school to college, and who participated in psychological assessments to obtain CNH. Measures were submitted to the Pearson correlation and Student's t test. All correlations of the two assessment methods were very high (above 0,943) and the differences between means were not statistically significant. The results showed high reliability indices of SKIP to measure the quantitative characteristics of Palográfico Test.(AU)
Descritores DECS:Testes Psicológicos
Reprodutibilidade dos Testes
Limites:Humanos
Masculino
Feminino
Adulto
Meia-Idade
Descritores Psi Português:TESTE PALOGRÁFICO
PRECISÃO DO TESTE
AVALIAÇÃO
Descritores Psi Inglês:PALOGRAPHIC TEST
TEST RELIABILITY
EVALUATION
Descritores Psi Espanhol:PRECISIÓN DE TEST
EVALUACIÓN
Meio Eletrônico:http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0006-59432014000200007


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Id:49649
Autor:Leme, Maria Isabel da Silva; Carvalho, Alysson Massote.
Título:Resolução de conflitos por pré-adolescentes e a opinião dos pais e professores / Conflict resolution by preadolescents and parents' and teachers' opinions.
Fonte:Bol. psicol;64(141):195-212, dez. 2014 tab.
Resumo em português: O estudo visou verificar relações entre as estratégias de resolução de conflitos de pré-adolescentes e a percepção das opiniões dos educadores sobre elas, assim como diferenças nessas fontes de influência. Participaram 369 alunos do sexto e sétimo anos do Ensino Fundamental de três escolas, uma pública e duas privadas, que responderam a um questionário sobre a resolução de dez situações de conflito. As estratégias predominantes de resolução encontradas no total da amostra foram submissão, coerção, mistas de coerção e submissão, e negociação, encontrando-se diferenças relacionadas ao tipo de escola quanto à predominância de cada uma. A submissão e a negociação foram apontadas como aprovadas pelos pais e professores. A agressão e as mistas de submissão com coerção foram apontadas como desaprovadas pelos educadores. Verificou-se diferença significativa quanto ao maior conhecimento da opinião dos pais do que de professores.(AU)
Resumo em inglês: The study aimed at investigating relationships between the strategies of conflict resolution of preadolescents and their perception of their parents' and teachers' views on these, as well as differences in the two sources of influence. Participants of the study were 369 students enrolled in the sixth and seventh grades of three elementary schools. Students answered a questionnaire about how they would solve ten hypothetical situations of interpersonal conflict involving colleagues, friends and parents. Questions regarding parents' and teachers' opinions about the strategy selected, as well as their motives were added in two conflicts. The predominant strategies found in the total sample were submission, coercion, coercion mixed with submission, and negotiation. Submission and negotiation were identified as approved by parents and teachers. Aggression and submission mixed with coercion were identified as disapproved by both groups of educators. It was found significant differences regarding students' knowledge of educators' opinion.(AU)
Descritores DECS:Conflito (Psicologia)
Estratégias
Resolução de Problemas
 -Pais
 Docentes
 Instituições Acadêmicas
Limites:Humanos
Masculino
Feminino
Adolescente
Descritores Psi Português:CONFLITO
PRÉ-ADOLESCENTES
SOLUÇÃO DE PROBLEMAS
PAIS
PROFESSORES
Descritores Psi Inglês:CONFLICT
PREADOLESCENTS
PROBLEM SOLVING
PARENTS
TEACHERS
Descritores Psi Espanhol:CONFLICTO
PRE ADOLESCENTES
SOLUCIÓN DE PROBLEMAS
PADRES
PROFESORES
Meio Eletrônico:http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0006-59432014000200008


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Id:47003
Autor:Silva, Marlene Alves da.
Título:Estudo sobre a dimensionalidade do R-1: teste não verbal de inteligência / Unidimensionality study about R-1 test of nonverbal intelligence.
Fonte:Bol. psicol;64(140):91-103, jun. 2014 ilus, tab.
Resumo em português: O presente estudo objetivou verificar a possibilidade de unidimensionalidade do R-1: Teste Não Verbal de Inteligência por meio da análise dos resíduos dos componentes principais, no modelo Rasch. Para tanto, foram investigados 409 candidatos à obtenção, renovação, mudança de categoria e adição da Carteira Nacional de Habilitação, que participaram da avaliação psicológica em uma clínica credenciada do DETRAN-BA. Desses, 306 (74,8%) eram do sexo masculino e 103 do feminino, com idade variando entre 18 e 65 anos (M=29,79; DP=10,64). Os resultados para esta amostra, índice acima de 0,50, confirmaram a unidimensionalidade do Teste R-1. Sugere-se que novos estudos sejam realizados com amostras diferentes, a fim de que as investigações sejam ampliadas.(AU)
Resumo em inglês: This study aimed to verify the possibility of unidimensionality of R-1: Test of Nonverbal Intelligence when analyzed by the Rasch model through the principal residual component analyses. To accomplish this 409 candidates for acquisition, renewal, change of category and the addition of Driver's License were investigated when they participated of the psychological assessment at a clinic of DETRAN-BA. Among them, 306 (74.8%) were male and 103 were female, aged between 18 and 65 years (M = 29.79, SD = 10.64). The results for this sample, indexed above .50, confirmed the unidimensionality of the R-1 Test. It is suggested that further studies with different samples be performed to amplify the research.(AU)
Descritores DECS:Testes de Inteligência
Limites:Humanos
Masculino
Feminino
Adulto
Descritores Psi Português:AVALIAÇÃO PSICOLÓGICA
MEDIDAS DE INTELIGÊNCIA
TESTES DE INTELIGÊNCIA NÃO VERBAL
Descritores Psi Inglês:PSYCHOLOGICAL ASSESSMENT
INTELLIGENCE MEASURES
NONVERBAL INTELLIGENCE TEST
Descritores Psi Espanhol:EVALUACIÓN PSICOLÓGICA
MEDIDAS DE INTELIGENCIA
TEST DE INTELIGENCIA NO VERBAL
Meio Eletrônico:http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0006-59432014000100008


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Id:47002
Autor:Zanetti, Sandra Aparecida Serra; Gomes, Isabel Cristina.
Título:Relação entre funções parentais e o comportamento de crianças pré-escolares / Relationship between parental role and behavior of preschool children.
Fonte:Bol. psicol;64(140):1-20, jun. 2014 tab.
Resumo em português: As funções parentais, na contemporaneidade, podem ser exercidas com pouca consistência e coerência em decorrência de aspectos socioculturais que têm provocado nos pais sentimentos de insegurança e dúvidas frente à tarefa de educar. Esse artigo tem como objetivo apresentar uma pesquisa que procurou compreender a relação entre a fragilização das funções parentais e a frequência de comportamentos de agressividade, teimosia e/ou agitação em crianças de dois a quatro anos, num ambiente escolar. Foram realizadas entrevistas semidirigidas com professores e pais, observação de crianças e interação lúdica entre pais e filhos. Usando abordagem qualitativa, por meio de estudo de caso com comparação entre grupos, e baseando-se no referencial teórico da psicanálise para a análise dos dados, constatou-se que os comportamentos das crianças citados acima se relacionam com dificuldades nas dinâmicas da parentalidade e da conjugalidade.(AU)
Resumo em inglês: The parental role, in contemporary times, may be exercised with little consistency and coherence, due to socio-cultural aspects that have provoked in the parents feelings of insecurity and doubts concerning the task of educating. This article has as its purpose to present a research designed to understand the relationship between the weakening of parental role and the frequency of aggressive, stubbornness and/or agitation behaviors of two to four years old children in a school environment. Semi-structured interviews were conducted with teachers and parents, also observation of children and of "playful interaction" between parents and children. Using a qualitative approach, specifically the case study with comparison of groups, and based on the theoretical framework of psychoanalysis, it was found that the children's behaviors mentioned related to difficulties of parenting and marital dynamics.(AU)
Descritores DECS:Características da Família
Relações Pais-Filho
Educação Infantil
Poder Familiar
Pré-Escolar
Descritores Psi Português:RELAÇÕES FAMILIARES
DISCIPLINA DA CRIANÇA
PRÉ-ESCOLARES
PRÁTICAS DE CRIAÇÃO INFANTIL
PSICOLOGIA DA CRIANÇA
Descritores Psi Inglês:FAMILY RELATIONS
CHILD DISCIPLINE
PRESCHOOL STUDENTS
CHILDREARING PRACTICES
CHILD PSYCHOLOGY
Descritores Psi Espanhol:RELACIONES FAMILIARES
DISCIPLINA DEL NIÑO
PRE ESCOLARES
PSICOLOGÍA INFANTIL
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Id:47001
Autor:Camps, Cristhiane Isabelle Couve de Murville; Barcelos, Tomíris Forner; Vaisberg, Tânia Maria José Aiello.
Título:Atendimento ser e fazer e escolha profissional: estudo sobre eficácia clínica / "Ser e fazer" service and career choice: study on clinical efficacy.
Fonte:Bol. psicol;64(140):21-32, jun. 2014.
Resumo em português: A presente pesquisa teve como objetivo investigar a potencialidade mutativa do estilo clínico "Ser e Fazer" na clínica da escolha profissional. Realizou-se por meio de estudo de caso, constituído pelo atendimento de sete adolescentes de classe média. As sessões configuraram-se ao redor do uso do teatro de espontaneidade winnicottiano. O processo clínico foi registrado por meio de narrativas transferenciais, consideradas à luz do método psicanalítico, tendo em vista verificar ocorrência, ou não, de movimentos de trânsito entre campos de sentido afetivo-emocionais subjacentes às manifestações de conduta em busca de aumento de integração emocional e superação de dissociações defensivas. Pode-se afirmar que os participantes foram beneficiados, na medida em que foram detectados indícios de transformações na experiência emocional relacionada à escolha profissional.(AU)
Resumo em inglês: This research aims to investigate the mutative potentiality of the clinical setting "Ser e Fazer na escolha pro-fissional" (Being and doing in the career choice). It was carried out through a case study, established by the attendance of seven middle-class teenagers. The sessions were configured around the use of the spontaneity theater based on a Winnicott's perspective. The clinical process was registered through transference narratives that were analysed in the light of the psychoanalytic method, in order to verify the occurrence or not of passage movements between fields of affective-emotional meaning, underlying manifestations of conduct aimed to increase emotional integration and overcoming defensive dissociations. It can be argued that participants have been benefited, as it was detected evidence of changes in emotional experience related to career choice.(AU)
Descritores DECS:Orientação Vocacional
Adolescente
Psicanálise
Descritores Psi Português:ORIENTAÇÃO VOCACIONAL
ADOLESCENTES
PSICANÁLISE
Descritores Psi Inglês:VOCATIONAL GUIDANCE
ADOLESCENTS
PSYCHOANALYSIS
Descritores Psi Espanhol:ORIENTACIÓN VOCACIONAL
ADOLESCENTES
PSICOANÁLISIS
Meio Eletrônico:http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0006-59432014000100003


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Id:47000
Autor:Valle, Tatiana Gonçalves Ribeiro do; Kovács, Maria Julia.
Título:Análise do conteúdo de sites que abordam o suicídio / Content analysis of websites discussing suicide.
Fonte:Bol. psicol;64(140):33-47, jun. 2014.
Resumo em português: A questão do suicídio é complexa e afeta pessoas de maneiras diversas. Atualmente a internet se apresenta como ferramenta na expressão de pensamentos e sentimentos considerados desagradáveis no mundo real. Este estudo analisou o conteúdo de sites relacionados ao tema do suicídio na internet. Foi realizada pesquisa com a palavra "suicide" na ferramenta de busca Google e os 100 primeiros resultados foram classificados em 10 categorias. Os sites suicide.com, suicide.org e save.org, considerados de ajuda para prevenção do suicídio, foram escolhidos para uma análise mais detalhada. Foi possível apreender as propostas dos autores e considerar as possíveis influências sobre os usuários.(AU)
Resumo em inglês: The problem of suicide is complex and affects people in different ways. The internet currently presents itself as a tool for the expression of thoughts and feelings considered unpleasant in the real world. This study analyzed the content of websites related to the theme of suicide on the internet. A survey was conducted with the word "suicide" using Google as a tool of search. The first 100 results were classified into 10 categories. The websites suicide.com, suicide.org e save.org, considered help for suicide prevention, were chosen for a more detailed analysis. It was possible to apprehend the authors' propositions and consider the possible influences on users.(AU)
Descritores DECS:Suicídio
Comunicação
Comunicação não Verbal
Internet
Descritores Psi Português:ANÁLISE DE CONTEÚDO
INTERNET
SUICÍDIO
Descritores Psi Inglês:CONTENT ANALYSIS
INTERNET
SUICIDE
Descritores Psi Espanhol:ANÁLISIS DE CONTENIDO
INTERNET
SUICIDIO
Meio Eletrônico:http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0006-59432014000100004


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Id:46999
Autor:Migliorini, Walter José Martins; Priole, Pâmela; Valle, Leonardo Dalla.
Título:Saúde mental e fatores emocionais nas campanhas brasileiras da Semana Mundial de Aleitamento Materno / Mental health and emotional factors in brazilian campaigns of World Breastfeeding Week.
Fonte:Bol. psicol;64(140):49-63, jun. 2014 ilus, tab.
Resumo em português: Reduzir a mortalidade infantil tem sido o foco das campanhas da Semana Mundial de Aleitamento Materno. Por outro lado, a amamentação e o desmame são considerados pela psicanálise como momentos fundamentais na profilaxia em saúde mental. Nosso objetivo é investigar como os aspectos emocionais envolvidos no aleitamento são abordados no material de divulgação das campanhas brasileiras, de 1999 (ano de sua criação) a 2010. O método adotado foi a análise categorial de conteúdo e os resultados indicam que (1) os benefícios emocionais da amamentação são tratados de modo periférico, (2) o desmame é empobrecido em sua dimensão relacional (separação), sendo apresentado como um conceito pragmático, cronológico e baseado na introdução de novos alimentos, (3) o termo "saúde mental" é mencionado uma única vez e sem definição precisa. O vínculo entre amamentação e desenvolvimento emocional, assim como a perspectiva de profilaxia em saúde mental não foram plenamente exploradas nas campanhas analisadas.(AU)
Resumo em inglês: The reduction of child mortality has been the focus of World Breastfeeding Week campaigns. On the other hand, breastfeeding and weaning are considered by psychoanalysis as key moments in the prophylaxis in mental health. Our goal is to investigate how the emotional aspects involved in breastfeeding have been addressed on the promotional material of Brazilian campaigns from 1999 (year of its creation) to 2010. The method adopted was the categorical content analysis and the results indicate that (1) the emotional benefits of breastfeeding are treated superficially, (2) weaning is depleted of its relational dimension (separation), being presented as a chronological and pragmatic concept, based on the introduction of new foods, (3) the term "mental health" is mentioned only once, without a precise definition. The relationship between breastfeeding and emotional development, besides the prophylaxis of mental health, has not been fully exploited in the analyzed campaigns.(AU)
Descritores DECS:Políticas Públicas
Desmame
Promoção da Saúde
Promoção da Saúde
Aleitamento Materno
Descritores Psi Português:AMAMENTAÇÃO
PUBLICIDADE
DESMAME
SAÚDE MENTAL
Descritores Psi Inglês:BREAST FEEDING
ADVERTISING
WEANING
MENTAL HEALTH
Descritores Psi Espanhol:LACTANCIA MATERNA
PUBLICIDAD
DESTETE
SALUD MENTAL
Meio Eletrônico:http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0006-59432014000100005


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Id:46998
Autor:Simões, Cristiane Helena Dias; Ferreira-Teixeira, Marcela Casacio; Aiello-Vaisberg, Tania Maria José.
Título:Imaginário coletivo de profissionais de saúde mental sobre o envelhecimento / Mental health workers' collective imagining about aging.
Fonte:Bol. psicol;64(140):65-77, jun. 2014 ilus.
Resumo em português: Esse artigo teve como objetivo investigar psicanaliticamente o imaginário coletivo de trabalhadores de saúde mental sobre o envelhecimento. Esses trabalhadores foram entrevistados com a apresentação de fotografias de pessoas e solicitadas associações imaginativas. O material obtido foi considerado à luz do método psicanalítico, permitindo a produção interpretativa de dois campos de sentido afetivo-emocional. O primeiro, "Sofrimento e solidão", bastante expressivo, organiza-se ao redor da crença de que essa fase caracteriza-se essencialmente pelo sofrimento. O segundo campo, denominado "Não importa a idade", expressa-se de modo mais tênue, veiculando timidamente a crença de que é possível ser idoso e viver de modo prazeroso. Este quadro geral aponta por um lado, a valorização da juventude, porém revela movimentos significativos face às possibilidades positivas da velhice.(AU)
Resumo em inglês: The purpose of this article was to investigate the collective imaginary of mental health workers about aging based on a psychoanalytic approach. These workers were interviewed about associations they would make about people's photographs. The material obtained was considered in the light of psychoanalysis referential which allowed the interpretative production of two affective-emotional domains of sense. The first one "Suffering and loneliness", was very expressive, was organized upon the belief that this period is characterized mainly by suffering. The second field, named "age is not important", is expressed in a more tenuous way, timidly conveying the belief that it is possible to be elderly and live pleasantly. This general framework points, by one side, to the valuing of youth, but it also reveals significant changes towards the possibilities of old age.(AU)
Descritores DECS:Pessoal de Saúde
Saúde Mental
Psicanálise
Limites:Humanos
Masculino
Feminino
Adulto
Descritores Psi Português:PESSOAL DA SAÚDE MENTAL
IMAGINÁRIO COLETIVO
ENVELHECIMENTO
PSICANÁLISE
Descritores Psi Inglês:MENTAL HEALTH PERSONNEL
COLLECTIVE IMAGINARY
AGING
PSYCHOANALYSIS
Descritores Psi Espanhol:PERSONAL DE SALUD MENTAL
IMAGINARIO COLECTIVO
ENVEJECIMIENTO
PSICOANÁLISIS
Meio Eletrônico:http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0006-59432014000100006


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Id:46997
Autor:Schelini, Patrícia Waltz; Prado, Francielle Barbosa; França, Alex Bacadini; Boruchovitch, Evely.
Título:Metamemória em idosos: comparação entre desempenhos reais e estimados / Metamemory in the elderly: comparison between actual and estimated performances.
Fonte:Bol. psicol;64(140):79-90, jun. 2014 tab.
Resumo em português: O estudo visou identificar relações entre o desempenho estimado e o real desempenho de idosos em tarefas que avaliam o fator de memória operacional, bem como verificar a semelhança das crenças de pessoas próximas aos idosos quanto ao desempenho demonstrado por eles em tais tarefas. Foram utilizados os subtestes Aritmética, Dígitos e Sequências de Números e Letras do WAISIII, apresentados aos idosos junto com uma folha com questões sobre a sua percepção de acerto ou não dos itens. Os participantes estimaram seus resultados acima do que realmente obtiveram, em todos os subtestes. O subteste Sequência de Números e Letras foi o que apresentou maior disparidade e o Dígitos Ordem Direta, a menor. Todas as correlações entre os resultados brutos dos subtestes e os desempenhos estimados pelos idosos foram significativas e acima de 0,77. Foi obtida uma correlação significativa de 0,51 entre o real desempenho dos idosos na somatória de pontos dos subtestes Aritmética, Dígitos e Sequência de Números e Letras e a estimativa de desempenho das pessoas próximas aos idosos.(AU)
Resumo em inglês: The study aimed to identify relationships between the predicted performance and the actual performance of elderly people on tasks that assess working memory factor, as well as evaluating the similarity between their real performances with the beliefs of people close to the elderly concerning their performance on such tasks. The subtests Arithmetic, Digit Span and Sequence of Numbers and Letters from the WAISIII were used. Following each subtest was presented a sheet containing questions about the accuracy of the subtests applied. In all subtests elderly participants estimated results above what was actually obtained. The subtest Sequence of Numbers and Letters was the one that showed greater disparity, whereas the Digit Span subtest - Order Direct - was the lowest. All correlations between the raw scores of the subtests and performance estimated by the elderly were significant and above 0.77. It was obtained a significant correlation of 0.51 between the actual performance of the elderly in the total score of the subtests of Arithmetic, Digit Span and Sequence of Numbers and Letters and the performance estimated by the companions of them.(AU)
Descritores DECS:Envelhecimento
Memória
Limites:Humanos
Masculino
Feminino
Idoso
Descritores Psi Português:METACOGNIÇÃO
MEMÓRIA
ESCALA DE INTELIGÊNCIA WECHSLER PARA ADULTOS
IDOSOS
Descritores Psi Inglês:METACOGNITION
MEMORY
WECHSLER ADULT INTELLIGENCE SCALE
AGED
Descritores Psi Espanhol:METACOGNICIÓN
MEMORIA
WECHSLER ADULT INTELLIGENCE SCALE
ADULTOS MAYORES
Meio Eletrônico:http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0006-59432014000100007



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