Saiba mais...                          Periódicos indexados

Base de dados : INDEXPSI
Pesquisa : BOLETIM DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA EM PSICOLOGIA (todos os anos)
Referências encontradas : 46 [refinar]
Mostrando: 1 .. 40   no formato [Detalhado]

página 1 de 2 ir para página        

  1 / 46 INDEXPSI  
              next record last record
seleciona
para imprimir
Texto em PDF
Id:26815
Autor:Bonini, Natália; Leme, Nathália; Rodrigues, Patricia L. ; Prado, Priscila F. ; Preda, Priscila R. ; Rocha, Rafaela R. da; Shidomi, Raquel Terumi; Silva, Renata P. ; Rossi, Renata; Rusche, Robson Jesus.
Título:Memórias dos participantes do projeto teatro nas prisões / The participantes' memories of the project “theatre in prison
Fonte:Bol. iniciaç. cient. psicol;7(1):123-158, jan.-dez. 2006
Descritores DECS:Prisões
Memória
Descritores Psi Português:PRISÕES
MEMÓRIA
DETENTOS
TEATRO
Descritores Psi Inglês:PRISONS
MEMORY
PRISONERS
THEATRE
Descritores Psi Espanhol:PRISIONES
MEMORIA
PRISIONEROS
TEATRO
Meio Eletrônico:http://www4.mackenzie.br/fileadmin/Graduacao/CCBS/Cursos/Psicologia/boletins/7/7_MEMORIAS_DOS_PARTICIPANTES_DO_PROJETO_TEATRO_NAS_PRISOES.pdf
Localização:BR1162.1 - IPM/BT
BR85.1 - USP/IP/SBD
BR27.1 - PUC-CAMPINAS/SBI


  2 / 46 INDEXPSI  
              first record previous record next record last record
seleciona
para imprimir
Texto em PDF
Id:26814
Autor:Gonçalves, Débora Maschietto; Pereira, Fernanda Keli; Ohy, Juliana Bastos; Leite, Lillian Pisani; Kikuchi, Rebeca; Emílio, Solange Aparecida.
Título:O vínculo mãe-bebê na atualidade / The mother-baby linking at the present time
Fonte:Bol. iniciaç. cient. psicol;7(1):112-122, jan.-dez. 2006
Descritores DECS:Relações Mãe-Filho
Mães
Descritores Psi Português:RELAÇÕES MÃE-CRIANÇA
MÃES
MATERNIDADE
PAPEL SOCIAL
Descritores Psi Inglês:MOTHER CHILD RELATIONS
MOTHERS
MOTHERHOOD
SOCIAL ROLE
Descritores Psi Espanhol:RELACIONES MADRE-NINO
MADRES
MATERNIDAD
ROL SOCIAL
Meio Eletrônico:http://www4.mackenzie.br/fileadmin/Graduacao/CCBS/Cursos/Psicologia/boletins/7/6_O_VINCULO_MAE-BEBE_NA_ATUALIDADE.pdf
Localização:BR1162.1 - IPM/BT
BR85.1 - USP/IP/SBD
BR27.1 - PUC-CAMPINAS/SBI


  3 / 46 INDEXPSI  
              first record previous record next record last record
seleciona
para imprimir
Texto em PDF
Id:26813
Autor:Encenha, Osni Alessandro; Silva, Paloma Corine Andrioli; Toledo, Pucca, Paloma; Ramos, Renato Soares; Bravo, Riviane Borghesi; Costa, Roberta Cassia Vaz da; Mendes, Roberta Schwarz Lourenço; Domingues, Samira Figueiredo; Moreira, Shaila Virginia Bomfim; Teixeira, Maria Cristina Triguero Veloz.
Título:Construção de um teste de alfabetização científica sobre envelhecimento saudável. uma análise de construto / Construction of a scientific literacy test about healthy aging. a construct analysis
Fonte:Bol. iniciaç. cient. psicol;7(1):82-111, jan.-dez. 2006 ilus
Descritores DECS:Envelhecimento
Saúde
Conhecimento
 -Idoso
Descritores Psi Português:ENVELHECIMENTO
SAÚDE
CONHECIMENTO
IDOSOS
Descritores Psi Inglês:AGING
HEALTH
AWARENESS
AGED
Descritores Psi Espanhol:ENVEJECIMIENTO
SALUD
CONOCIMIENTO
ADULTOS MAYORES
Meio Eletrônico:http://www4.mackenzie.br/fileadmin/Graduacao/CCBS/Cursos/Psicologia/boletins/7/5_CONSTRUCAO_DE_UM_TESTE_DE_ALFABETIZACAO_CIENTIFICA_SOBRE_ENVELHECIMENTO_SAUDAVEL_UMA_ANALISE_DE_CONSTRUTO.pdf
Localização:BR1162.1 - IPM/BT
BR85.1 - USP/IP/SBD
BR27.1 - PUC-CAMPINAS/SBI


  4 / 46 INDEXPSI  
              first record previous record next record last record
seleciona
para imprimir
Texto em PDF
Id:26812
Autor:Cerqueira, Camila dos Santos; Schmidecke, Carina Elizabet Velozo; Mendes, Cristina Almansa; Coelho, Cristina Bomfim; Machado, Danielle Freire; Moura, Gabriela Ribeiro Mariano de; Kimura, Kira Conte; Segouras, Laura Karina; Ferreira, Mérari Jizar Lavander; Pucci, Manuela de Resende Botelho Rizzaro; Nogueira, Taís Volpini; Reuter, Victor Chiesa; Macedo, Elizeu Coutinho de; Boggio, Paulo Sérgio.
Título:Estudo inicial sobre o desempenho de população com idade acima de 60 anos nos testes de stroop e rey / Initial study about the performance of elderly people under 60 years in stroop and rey tests
Fonte:Bol. iniciaç. cient. psicol;7(1):64-81, jan.-dez. 2006 tab
Descritores DECS:Neuropsicologia
Memória
Idoso
Descritores Psi Português:NEUROPSICOLOGIA
MEMÓRIA
IDOSOS
Descritores Psi Inglês:NEUROPSYCHOLOGY
MEMORY
AGED
Descritores Psi Espanhol:NEUROPSICOLOGIA
MEMORIA
ADULTOS MAYORES
Meio Eletrônico:http://www4.mackenzie.br/fileadmin/Graduacao/CCBS/Cursos/Psicologia/boletins/7/4_ESTUDO_INICIAL_SOBRE_O_DESEMPENHO_DE_POPULACAO_COM_IDADE_ACIMA_DE_60_ANOS_NOS_TESTES_DE_STROOP_E_REY.pdf
Localização:BR1162.1 - IPM/BT
BR85.1 - USP/IP/SBD
BR27.1 - PUC-CAMPINAS/SBI


  5 / 46 INDEXPSI  
              first record previous record next record last record
seleciona
para imprimir
Texto em PDF
Id:26811
Autor:Amato Neto, Augusto; Santoro, Cibele Freire.
Título:Obesidade e expressividade emocional: padrões de resposta em pessoas obesas e não obesas / Study about the relation between obesity and emotional expressivity: comparison of standards of reply in obese and not obese people
Fonte:Bol. iniciaç. cient. psicol;7(1):41-63, jan.-dez. 2006 ilus
Descritores DECS:Obesidade
Hábitos Alimentares
 -Sintomas Afetivos
Descritores Psi Português:OBESIDADE
HABILIDADES SOCIAIS
HÁBITOS
ESTADOS EMOCIONAIS
Descritores Psi Inglês:OBESITY
SOCIAL SKILLS
HABITS
EMOTIONAL STATES
Descritores Psi Espanhol:OBESIDAD
HABILIDADES SOCIALES
HABITOS
ESTADOS EMOCIONALES
Meio Eletrônico:http://www4.mackenzie.br/fileadmin/Graduacao/CCBS/Cursos/Psicologia/boletins/7/3_OBESIDADE_E_EXPRESSIVIDADE_EMOCIONAL_PADROES_DE_RESPOSTA_EM_PESSOAS_OBESAS_E_NAO_OBESAS.pdf
Localização:BR1162.1 - IPM/BT
BR85.1 - USP/IP/SBD
BR27.1 - PUC-CAMPINAS/SBI


  6 / 46 INDEXPSI  
              first record previous record next record last record
seleciona
para imprimir
Texto em PDF
Id:26810
Autor:Ramires, Fernanda C. F. ; Cintra, Letícia A. D. ; Sant’Anna, Paulo Afrânio.
Título:Jogo de areia: uma discussão sobre cenas únicas em processos psicoterápicos / Sandplay: a discussion about single sceneries in psychoterapeutical processes
Fonte:Bol. iniciaç. cient. psicol;7(1):27-40, jan.-dez. 2006 ilus
Descritores DECS:Psicologia
Psicoterapia
Técnicas Psicológicas
Descritores Psi Português:PSICOLOGIA
PSICOTERAPIA
TÉCNICAS PSICOTERAPÊUTICAS
Descritores Psi Inglês:PSYCHOLOGY
PSYCHOTHERAPY
PSYCHOTHERAPEUTIC TECHNIQUES
Descritores Psi Espanhol:PSICOLOGIA
PSICOTERAPIA
TECNICAS PSICOTERAPEUTICAS
Meio Eletrônico:http://www4.mackenzie.br/fileadmin/Graduacao/CCBS/Cursos/Psicologia/boletins/7/2_JOGO_DE_AREIA_UMA_DISCUSSAO_SOBRE_CENAS_UNICAS_EM_PROCESSOS_PSICOTERAPICOS.pdf
Localização:BR1162.1 - IPM/BT
BR85.1 - USP/IP/SBD
BR27.1 - PUC-CAMPINAS/SBI


  7 / 46 INDEXPSI  
              first record previous record next record last record
seleciona
para imprimir
Texto em PDF
Id:26809
Autor:Pudenzi, Ana Gabriela Moreira; Lourencetti, Carime Moreira; Castro, Letícia Oppido de; Cruz, Viviane de Castro; Franco, Erich Montanar.
Título:Um estudo sobre representações de uma associação de mães de adolescentes em conflito com a lei / A study about representations of an association for mothers of teenagers in conflict with the law
Fonte:Bol. iniciaç. cient. psicol;7(1):9-26, jan.-dez. 2006
Descritores DECS:Adolescente
Mães
Descritores Psi Português:ADOLESCENTES
MÃES
DETENTOS
Descritores Psi Inglês:ADOLESCENTS
MOTHERS
PRISONERS
Descritores Psi Espanhol:ADOLESCENTE
MADRES
PRISIONEROS
Meio Eletrônico:http://www4.mackenzie.br/fileadmin/Graduacao/CCBS/Cursos/Psicologia/boletins/7/1_UM_ESTUDO_SOBRE_REPRESENTACOES_DE_UMA_ASSOCIACAO_DE_MAES_DE_ADOLESCENTES_EM_CONFLITO_COM_A_LEI.pdf
Localização:BR1162.1 - IPM/BT
BR85.1 - USP/IP/SBD
BR27.1 - PUC-CAMPINAS/SBI


  8 / 46 INDEXPSI  
              first record previous record next record last record
seleciona
para imprimir
Texto em PDF
Id:26808
Autor:Paulino, Daniel de Araújo; Venâncio, Ivan Marcel Calusne; Magnet, Tamara Belini; Sequeira, Vânia Conselheiro.
Título:Uma breve leitura sobre experiência vivenciada por estagiários em unidade feminina da Febem / A brief lecture about the experience lived by students in a female unity of Febem
Fonte:Bol. iniciaç. cient. psicol;6(1):65-75, jan.-dez. 2005
Descritores DECS:Psicologia
Relações Familiares
Adolescente
Descritores Psi Português:PSICOLOGIA
RELAÇÕES FAMILIARES
ADOLESCENTES
DETENTOS
Descritores Psi Inglês:PSYCHOLOGY
FAMILY RELATIONS
ADOLESCENTS
PRISONERS
Descritores Psi Espanhol:PSICOLOGIA
RELACIONES FAMILIARES
ADOLESCENTE
PRISIONEROS
Meio Eletrônico:http://www4.mackenzie.br/fileadmin/Graduacao/CCBS/Cursos/Psicologia/boletins/6/UMA_BREVE_LEITURA_SOBRE_EXPERIENCIA_VIVENCIADA_POR.pdf
Localização:BR1162.1 - IPM/BT
BR85.1 - USP/IP/SBD
BR27.1 - PUC-CAMPINAS/SBI


  9 / 46 INDEXPSI  
              first record previous record next record last record
seleciona
para imprimir
Texto em PDF
Id:26807
Autor:Merli, Laura Fernandes; Cugler, Priscila Souza; Sequeira, Vânia Conselheiro.
Título:Processo de reflexão sobre escolhas: uma experiência com adolescentes privadas de liberdade / Reflection process over choices: an experience with teenagers prohibited of freedom
Fonte:Bol. iniciaç. cient. psicol;6(1):51-64, jan.-dez. 2005
Descritores DECS:Psicologia
Auto-Imagem
Adolescente
 -Comportamento do Adolescente
Descritores Psi Português:PSICOLOGIA
AUTOCONCEITO
ADOLESCENTES
DETENTOS
Descritores Psi Inglês:PSYCHOLOGY
SELF CONCEPT
ADOLESCENTS
PRISONERS
Descritores Psi Espanhol:PSICOLOGIA
AUTOIMAGEN
ADOLESCENTE
PRISIONEROS
Meio Eletrônico:http://www4.mackenzie.br/fileadmin/Graduacao/CCBS/Cursos/Psicologia/boletins/6/PROCESSO_DE_REFLEXAO_SOBRE_ESCOLHAS_UMA.pdf
Localização:BR1162.1 - IPM/BT
BR85.1 - USP/IP/SBD
BR27.1 - PUC-CAMPINAS/SBI


  10 / 46 INDEXPSI  
              first record previous record next record last record
seleciona
para imprimir
Texto em PDF
Id:26806
Autor:Lessa, Ludmilla López; Parisoto, Jaqueline Souza; Andrade, Patrícia Teixeira de; Sequeira, Vânia Conselheiro.
Título:Reflexões sobre os caminhos de atuação profissional em abrigos / Reflections on the ways of professional performance in shelters
Fonte:Bol. iniciaç. cient. psicol;6(1):42-50, jan.-dez. 2005
Descritores DECS:Psicologia
Violência
Abrigo
 -Desenvolvimento Infantil
Descritores Psi Português:PSICOLOGIA
VIOLÊNCIA NA CRIANÇA
DESENVOLVIMENTO INFANTIL
Descritores Psi Inglês:PSYCHOLOGY
VIOLENCE IN CHILDREN
CHILDHOOD DEVELOPMENT
Descritores Psi Espanhol:PSICOLOGIA
VIOLENCIA EN NINO
DESARROLLO INFANTIL
Meio Eletrônico:http://www4.mackenzie.br/fileadmin/Graduacao/CCBS/Cursos/Psicologia/boletins/6/REFLEXOES_SOBRE_OS_CAMINHOS_DE_ATUACAO.pdf
Localização:BR1162.1 - IPM/BT
BR85.1 - USP/IP/SBD
BR27.1 - PUC-CAMPINAS/SBI


  11 / 46 INDEXPSI  
              first record previous record next record last record
seleciona
para imprimir
Texto em PDF
Id:26805
Autor:Oliveira, Paula Approbato de; Sequeira, Vânia Conselheiro.
Título:Atendimento a uma criança abrigada / Attendance of a sheltered child
Fonte:Bol. iniciaç. cient. psicol;6(1):33-41, jan.-dez. 2005
Descritores DECS:Psicologia
Abrigo
 -Criança Abandonada
Descritores Psi Português:PSICOLOGIA
Descritores Psi Inglês:PSYCHOLOGY
Descritores Psi Espanhol:PSICOLOGIA
Meio Eletrônico:http://www4.mackenzie.br/fileadmin/Graduacao/CCBS/Cursos/Psicologia/boletins/6/ATENDIMENTO_A_UMA_CRIANCA_ABRIGADA.pdf
Localização:BR1162.1 - IPM/BT
BR85.1 - USP/IP/SBD
BR27.1 - PUC-CAMPINAS/SBI


  12 / 46 INDEXPSI  
              first record previous record next record last record
seleciona
para imprimir
Texto em PDF
Id:26804
Autor:Ribeiro, Paula Wernecke; Sequeira, Vânia Conselheiro.
Título:O abuso sexual e a criança: o caso João e Maria / The sexual abuse and the child: the case João and Maria
Fonte:Bol. iniciaç. cient. psicol;6(1):19-32, jan.-dez. 2005
Descritores DECS:Maus-Tratos Sexuais Infantis
Psicologia
 -Violência
Descritores Psi Português:ABUSO SEXUAL
PSICOLOGIA
VIOLÊNCIA NA CRIANÇA
Descritores Psi Inglês:SEXUAL ABUSE
VIOLENCE IN CHILDREN
PSYCHOLOGY
Descritores Psi Espanhol:MALTRATO A LOS NINOS
VIOLENCIA EN NINO
PSICOLOGIA
Meio Eletrônico:http://www4.mackenzie.br/fileadmin/Graduacao/CCBS/Cursos/Psicologia/boletins/6/O_ABUSO_SEXUAL_E_A_CRIANCA_O_CASO_JOAO_E_MARIA.pdf
Localização:BR1162.1 - IPM/BT
BR85.1 - USP/IP/SBD
BR27.1 - PUC-CAMPINAS/SBI


  13 / 46 INDEXPSI  
              first record previous record next record last record
seleciona
para imprimir
Texto em PDF
Id:26803
Autor:Lourenção, Renata Paes; Lemes, Viviane Barbosa; Sequeira, Vânia Conselheiro.
Título:A mediação como forma de amenizar questões emocionais nos conflitos judiciais / The mediation as a means to lighten emotional matters in legal conflicts
Fonte:Bol. iniciaç. cient. psicol;6(1):9-18, jan.-dez. 2005
Descritores DECS:Negociação
Psicologia
 -Sintomas Afetivos
Descritores Psi Português:NEGOCIAÇÃO
PSICOLOGIA
ESTADOS EMOCIONAIS
Descritores Psi Inglês:NEGOTIATION
PSYCHOLOGY
EMOTIONAL STATES
Descritores Psi Espanhol:NEGOCIACION
PSICOLOGIA
ESTADOS EMOCIONALES
Meio Eletrônico:http://www4.mackenzie.br/fileadmin/Graduacao/CCBS/Cursos/Psicologia/boletins/6/A_MEDIACAO_COMO_FORMA_DE_AMENIZAR_QUESTOES.pdf
Localização:BR1162.1 - IPM/BT
BR85.1 - USP/IP/SBD
BR27.1 - PUC-CAMPINAS/SBI


  14 / 46 INDEXPSI  
              first record previous record next record last record
fulltxt.gif "border="0">
seleciona
para imprimir
Texto completo
Texto completo
Id:26802
Autor:Guimarães, Carlos A. ; Leal, Solange Bezerra; Balão, Sonia M. S. ; Genicolo, Vivian Cestari; Lemos, Caioá Geraiges de; Bueno, José Maurício Haas.
Título:Um estudo sobre as atitudes de estudantes universitários frente à carreira profissional / A study on the attitudes front to the academical students' professional career
Fonte:Bol. iniciaç. cient. psicol;5(1):93-114, jan.-dez. 2004 tab
Descritores DECS:Estudantes
Planejamento
 -Competência Profissional
Descritores Psi Português:ESTUDANTES UNIVERSITÁRIOS
PROFISSIONAIS
DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL
Descritores Psi Inglês:COLLEGE STUDENTS
PROFESSIONAL PERSONNEL
PROFESSIONAL DEVELOPMENT
Descritores Psi Espanhol:ESTUDIANTES UNIVERSITARIOS
PROFESIONALES
DESARROLLO PROFESIONAL
Meio Eletrônico:http://www4.mackenzie.br/typo3/publicacao/boletim/numero5/6_Caioá
20Lemos.pdf /
Localização:BR1162.1 - IPM/BT
BR85.1 - USP/IP/SBD
BR27.1 - PUC-CAMPINAS/SBI


  15 / 46 INDEXPSI  
              first record previous record next record last record
seleciona
para imprimir
Texto em PDF
Id:26801
Autor:Senna, Ana Cristina M. de B. ; Leite, André Félix Portela; Duarte, Cíntia Pérez; Platon, Débora; Martins, Julia Ghinaldini; Silva, Luciana Coltri e; Ferreira, Mérari Jizar L. ; Biagi, Nathália; Prof. Dra. Maria Renata Machado Vaz Pinto Coelho.
Título:Suicídio: diversos olhares da psicologia / Suicide: psychology's approaches
Fonte:Bol. iniciaç. cient. psicol;5(1):77-92, jan.-dez. 2004 tab
Descritores DECS:Psicanálise
Suicídio
Psicologia
 -Comportamento
Descritores Psi Português:PSICANÁLISE
SUICÍDIO
COMPORTAMENTO
Descritores Psi Inglês:PSYCHOANALYSIS
SUICIDE
BEHAVIOR
Descritores Psi Espanhol:PSICOANALISIS
SUICIDIO
CONDUCTA
Meio Eletrônico:http://www4.mackenzie.br/fileadmin/Graduacao/CCBS/Cursos/Psicologia/boletins/5/SUICIDIO_DIVERSOS_OLHARES_DA_PSICOLOGIA.pdf
Localização:BR1162.1 - IPM/BT
BR85.1 - USP/IP/SBD
BR27.1 - PUC-CAMPINAS/SBI


  16 / 46 INDEXPSI  
              first record previous record next record last record
seleciona
para imprimir
Texto em PDF
Id:26800
Autor:Gomes, Aline Cristina; Araújo, Aline Souza de; Ferreira, Ana Paula Varella; Gourlart, Fernanda Pereira; Lopes, Isabela Falco; Oliveira, Lílian Daniela de; Taveira, Priscila Righi Mattos; Souza, Rosana Nogueira de; Souza, Sheila Carla de; Lapa, Walter.
Título:Fatores associados ao aprendizado de crianças de famílias reconstituidas / Associated factors to learning in children from
Fonte:Bol. iniciaç. cient. psicol;5(1):59-76, jan.-dez. 2004 tab
Descritores DECS:Psicologia da Criança
Ansiedade
 -Aprendizagem
Descritores Psi Português:PSICOLOGIA DA CRIANÇA
ANSIEDADE
APRENDIZAGEM
Descritores Psi Inglês:CHILD PSYCHOLOGY
ANXIETY
LEARNING
Descritores Psi Espanhol:PSICOLOGIA INFANTIL
ANSIEDAD
APRENDIZAJE
Meio Eletrônico:http://www4.mackenzie.br/fileadmin/Graduacao/CCBS/Cursos/Psicologia/boletins/5/FATORES_ASSOCIADOS_AO_APRENDIZADO_DE_CRIANCAS_DE_FAMILIAS_RECONSTITUIDAS.pdf
Localização:BR1162.1 - IPM/BT
BR85.1 - USP/IP/SBD
BR27.1 - PUC-CAMPINAS/SBI


  17 / 46 INDEXPSI  
              first record previous record next record last record
seleciona
para imprimir
Texto em PDF
Id:26799
Autor:Wajman, José Roberto; Bertolucci, Paulo Henrique Ferreira; Osório, Carlos Alberto Martinez.
Título:Alterações neuropsiquiátricas e sobrecarga dos cuidadores nas demências / Neuropsychiatric disturbances and caregiver
Fonte:Bol. iniciaç. cient. psicol;5(1):45-58, jan.-dez. 2004 tab, graf
Descritores DECS:Psiquiatria
Neurociências
Demência
Descritores Psi Português:NEUROPSIQUIATRIA
COMPORTAMENTO
DEMÊNCIA
Descritores Psi Inglês:NEUROPSYCHIATRY
BEHAVIOR
DEMENTIA
Descritores Psi Espanhol:NEUROPSIQUIATRIA
CONDUCTA
DEMENCIA
Meio Eletrônico:http://www4.mackenzie.br/fileadmin/Graduacao/CCBS/Cursos/Psicologia/boletins/5/ALTERACOES_NEUROPSIQUIATRICAS_E_SOBRECARGA_DOS_1_CUIDADORES_NAS_DEMENCIAS.pdf
Localização:BR1162.1 - IPM/BT
BR85.1 - USP/IP/SBD
BR27.1 - PUC-CAMPINAS/SBI


  18 / 46 INDEXPSI  
              first record previous record next record last record
seleciona
para imprimir
Texto em PDF
Id:26798
Autor:Pereira, Rodrigo Fernando; Carlos, Priscila Rezende; Santoro, Cibele Freire.
Título:Colagem sobre um tema dicotômico como instrumento de análise comportamental / An instrument for behavior analysis: collage on a dichotomical theme
Fonte:Bol. iniciaç. cient. psicol;5(1):31-44, jan.-dez. 2004 ilus, graf
Descritores DECS:Comportamento
Comportamento Verbal
Descritores Psi Português:TERAPIA COMPORTAMENTAL
TERAPIA COGNITIVO-COMPORTAMENTAL
COMUNICAÇÃO VERBAL
Descritores Psi Inglês:BEHAVIOR THERAPY
COGNITIVE BEHAVIORAL THERAPY
VERBAL COMMUNICATION
Descritores Psi Espanhol:TERAPIA CONDUCTISTA
TERAPIA COGNITIVA-CONDUCTISTA
COMUNICACION VERBAL
Meio Eletrônico:http://www4.mackenzie.br/fileadmin/Graduacao/CCBS/Cursos/Psicologia/boletins/5/Colagem_sobre_um_tema.pdf
Localização:BR1162.1 - IPM/BT
BR85.1 - USP/IP/SBD
BR27.1 - PUC-CAMPINAS/SBI


  19 / 46 INDEXPSI  
              first record previous record next record last record
seleciona
para imprimir
Texto em PDF
Id:26797
Autor:Carvalho, Lucas de Francisco; Furtado, Rosa Maria Galvão.
Título:Um exercício de análise da paixão: aplicação de conceitos do modelo cognitivo em psicoterapia / The cognitive model apllied to passion: na exercise
Fonte:Bol. iniciaç. cient. psicol;5(1):9-30, jan.-dez. 2004 tab
Descritores DECS:Adolescente
 -Amor
Descritores Psi Português:PAIXÃO
ADOLESCENTES
Descritores Psi Inglês:PASSION
ADOLESCENTS
Descritores Psi Espanhol:PASION
ADOLESCENTE
Meio Eletrônico:http://www4.mackenzie.br/fileadmin/Graduacao/CCBS/Cursos/Psicologia/boletins/5/UM_EXERCICIO_DE_ANALISE_DA_PAIXAO.pdf
Localização:BR1162.1 - IPM/BT
BR85.1 - USP/IP/SBD
BR27.1 - PUC-CAMPINAS/SBI


  20 / 46 INDEXPSI  
              first record previous record next record last record
seleciona
para imprimir
Id:23329
Autor:Hamparian, Carol Godoi; Yamaguti, Claudiney Augusto; Machado, Igor Carvalho; Garrido, Renata Cristina; Sakamoto, Cleusa Kazue.
Título:Pesquisa sobre criatividade com estudantes de psicologia / Creativity research with psychology’s estudents
Fonte:Bol. iniciaç. cient. psicol;4(1):93-106, jan.-dez. 2003
Resumo em português: Pretendemos identificar neste estudo, a visão do estudante de Psicologia sobre o fenômeno criativo e sua participação na formação, já que para ser Psicólogo são necessários: auto-conhecimento, desenvolvimento de potencial e compreensão de todo o processo de desenvolvimento humano que é criador e apresenta uma série de novas expressões da realidade, amplia a consciência sobre si mesmo, de sentimentos e ações. Convidamos estudantes de uma Universidade de São Paulo, do 1º ao 10º semestre e tivemos um total de 124 participantes divididos em dois sub-grupos: 78 alunos do 1º ao 8º semestre e, 46 alunos do 9º e 10º semestres. Utilizamos um Questionário com um total de 7 questões abertas e fechadas. Os resultados mostraram que a maioria dos alunos tem o mesmo pensamento sobre o termo Criatividade, entendendo-o como resolução de problemas. A maioria acredita na existência de um potencial criativo que necessita ser desenvolvido e pode ser direcionado para áreas específicas e, mencionaram que a Psicologia poderia estimular mais o estudo deste fenômeno, ajudando a compreender melhor as pessoas e contribuindo no desenvolvimento do potencial criativo. Os resultados surpreenderam as expectativas devido à grande valorização da Criatividade, o que consideramos que, diante da pesquisa, o estudante se sentiu estimulado a isto. Encontramos ainda, que a Psicologia poderia contribuir para o conhecimento da Criatividade através do sentimento, dado que embora não seja novo traz uma ênfase interessante nas relações entre desenvolvimento emocional e do potencial criativo. Concluímos ser necessária a realização de novas pesquisas sobre o assunto, para podermos melhor compreender as relações entre utilização do potencial criativo e formação do Psicólogo(AU)
Resumo em espanhol:Pretendemos identificar, en este estudio, la visión del estudiante de Psicología sobre el fenómeno creativo y su participación en la formación, ya que para ser Psicólogo son necesarios: autoconocimiento, desarrollo de potencial y comprensión de todo el proceso de desarrollo humano que es creador y presenta una serie de nuevas expresiones de la realidad, amplía la consciencia sobre sí mismo, de sentimientos y acciones. Invitamos a los estudiantes de una Universidad de São Paulo, del 1er. al 10º semestre y tuvimos un total de 124 participantes divididos en dos sub-grupos: 78 alumnos del 1er. al 8º semestre y, 46 alumnos del 9º y 10º semestres. Utilizamos un Cuestionario con un total de 7 cuestiones abiertas y cerradas. Los resultados mostraron que la mayoría de los alumnos tiene el mismo pensamiento sobre el término Creatividad, entendiéndolo como resolución de problemas. La mayoría cree en la existencia de un potencial creativo que necesita ser desarrollado y puede ser encaminado para áreas específicas y, mencionaron que la Psicología podría estimular más el estudio de este fenómeno, ayudando a comprender mejor a las personas y contribuyendo en el desarrollo del potencial creativo. Los resultados sorprendieron las expectativas debido a la gran valorización de la Creatividad, lo que consideramos que, delante de la investigación, el estudiante se sintió estimulado a esto. Encontramos todavía que la Psicología podría contribuir al conocimiento de la Creatividad a través del sentimiento, dado que, aunque no sea nuevo, trae un énfasis interesante en las relaciones entre desarrollo emocional y del potencial creativo. Concluimos ser necesaria la realización de nuevas investigaciones sobre el asunto, para que podamos mejor comprender las relaciones entre utilización del potencial creativo y formación del Psicólogo
Descritores DECS:Desenvolvimento Humano
 -Criatividade
Limites:Humano
Descritores Psi Português:Desenvolvimento Humano
Descritores Psi Inglês:Human Development
Localização:BR1162.1 - IPM/BT
BR85.1 - USP/IP/SBD
BR27.1 - PUC-CAMPINAS/SBI


  21 / 46 INDEXPSI  
              first record previous record next record last record
seleciona
para imprimir
Id:23328
Autor:Archanjo, Auryana Maria; Arcaro, Nicolau Tadeu.
Título:Estudo de caso de um adolescente atendido em psicoterapia com enfoque fenomenológico / Case study about an adolescent in phenomenological psychotherapy
Fonte:Bol. iniciaç. cient. psicol;4(1):77-91, jan.-dez. 2003
Resumo em português: Este trabalho se refere a um estudo de caso bem sucedido realizado em clínica-escola com um adolescente de 17 anos, cujo comportamento se apresentava adequado a sua faixa etária mas que, no entanto, era visto por ele e seus familiares como inadequado. Foram realizados nove encontros semanais nos meses de março a maio de 2003 com duração de 50 minutos cada, sendo trabalhados, sob um enfoque fenomenológico, alguns pontos ligados à construção de identidade e à auto-imagem do cliente. Ao término do trabalho, pôde-se verificar uma melhora da auto-imagem e maior autonomia em tomar decisões(AU)
Resumo em espanhol:Este trabajo se refiere a un estudio de caso bien sucedido realizado en clínica-escuela con un adolescente de 17 años, cuyo comportamiento se presentaba adecuado a su franja etaria, pero que, sin embargo, era visto por él y sus familiares como inadecuado. Han sido realizados nueve encuentros semanales los meses de marzo a mayo de 2003 con duración de 50 minutos cada, siendo trabajados, bajo un enfoque fenomenológico, algunos puntos relacionados con la construcción de identidad y a la autoimagen del cliente. Al término del trabajo, se pudo verificar una mejora de la autoimagen y mayor autonomía en tomar decisiones
Descritores DECS:Psicoterapia
 -Adolescente
Limites:Humano
Descritores Psi Português:Psicoterapia
Descritores Psi Inglês:Psychotherapy
Localização:BR1162.1 - IPM/BT
BR85.1 - USP/IP/SBD
BR27.1 - PUC-CAMPINAS/SBI


  22 / 46 INDEXPSI  
              first record previous record next record last record
seleciona
para imprimir
Id:23327
Autor:Lukasova, Katerina; Piza, Carolina Mattar Julien de Toledo; Covre, Priscila; Rocha, Ednei Ferreira da; Macedo, Elizeu Coutinho de.
Título:Processos lexicais e fonológicos em leitura e escrita de uma criança com disartria / Lexical and phonological process in reading and writing in a child with dysarthria
Fonte:Bol. iniciaç. cient. psicol;4(1):69-76, jan.-dez. 2003
Resumo em português: Neste estudo foram usados testes desenvolvidos com a finalidade de identificar o padrão de acerto e erro, bem como mostrar os processos lexicais e fonológicos envolvidos em leitura e escrita. Este trabalho objetiva apresentar a aplicação de novos procedimentos para avaliação psicolingüística. Foram aplicados testes para avaliação de consciência fonológica e de leitura em um menino de 10 anos, disártrico, encaminhado para clínica psicológica da instituição dos autores com queixa de dificuldade de leitura e escrita. Os mesmos testes foram replicados 6 meses depois. Os testes foram: 1) Tecolesi, em que a criança deve comparar uma palavra escrita com uma figura e riscar as palavras erradas que não combinam com a figura, ou que encontram escritas incorretamente; 2) Teste contrastivo de compreensão auditiva e de leitura, que avalia as habilidades de compreensão auditiva e de leitura silenciosa; 3) Produção de Texto, em que a criança deve escrever sobre um tema indicado por uma ilustração. Na primeira aplicação foi feita a comparação dos desempenhos em testes de sentenças lidas e sentenças ouvidas (subtestes do teste contrastivo de compreensão auditiva e de leitura), que não mostrou diferença significativa, sendo a taxa de acertos elevada em ambos. No tecolesi foi verificado maior proporção de erros em palavras com grafias incorretas, mas com pronúncia aceitável (ex.,'páçaru'). Diferença significativa foi observada entre a primeira e a segunda aplicação, sendo que entre as aplicações foram conduzidas atividades de estimulação de consciência fonológica. Tais dados sugerem predomínio de leitura fonológica em função do léxico ortográfico estar ainda em formação(AU)
Resumo em espanhol:En este estudio han sido usados tests desarrollados con la finalidad de identificar el estándar de acierto y error, así como mostrar los procesos lexicales y fonológicos involucrados en lectura y escritura. Este trabajo objetiva presentar la aplicación de nuevos procedimientos para evaluación psicolingüística. Han sido aplicados tests para evaluación de consciencia fonológica y de lectura en un niño de 10 años, disártrico, encaminado para la clínica psicológica de la institución de los autores con queja de dificultad de lectura y escritura. Los mismos tests han sido aplicados nuevamente 6 meses después. Los tests fueron: 1) Tecolesi, en el que el niño debe comparar una palabra escrita con una figura y tachar las palabras erradas que no combinan con la figura, o que encuentran escrituras incorrectamente; 2) Test contrastivo de comprensión auditiva y de lectura, que evalúa las habilidades de comprensión auditiva y de lectura silenciosa; 3) Producción de Texto, en la que el niño debe escribir sobre un tema indicado por una ilustración. En la primera aplicación fue hecha la comparación de los desempeños en tests de sentencias leídas y sentencias oídas (subtestes del test contrastivo de comprensión auditiva y de lectura), que no mostró diferencia significativa, siendo la tasa de aciertos elevada en ambos. En el tecolesi fue verificado mayor proporción de errores en palabras con grafías incorrectas, pero con pronuncia aceptable (ex.,"páçaru"). Diferencia significativa fue observada entre la primera y la segunda aplicación, siendo que entre las aplicaciones han sido conducidas actividades de estimulación de consciencia fonológica. Tales datos sugieren predominio de lectura fonológica en función del léxico ortográfico estar todavía en formación
Descritores Psi Português:Leitura
Disartria
Localização:BR85.1 - USP/IP/SBD
BR27.1 - PUC-CAMPINAS/SBI
BR1162.1 - IPM/BT


  23 / 46 INDEXPSI  
              first record previous record next record last record
seleciona
para imprimir
Id:23326
Autor:Ferraz, Raquel Visnadi; Gomes, Leda.
Título:O processo de alfabetização como facilitador na modificação da auto-estima de adultos / Literary process as an easer on the changes on adults' self-steem
Fonte:Bol. iniciaç. cient. psicol;4(1):57-67, jan.-dez. 2003
Resumo em português: A alfabetização é essencial para auxiliar a modificação da auto-estima de jovens e adultos. Este trabalho visou identificar se esta população apresenta modificação em sua auto-estima por iniciar um processo de alfabetização. Observou-se que, durante a fase de ingresso na alfabetização, os alunos possuíam uma visão idealizada do aprendizado, com expectativas acentuadas a respeito de seu futuro. Na fase posterior ao ingresso escolar, pode se notar que a diferença entre os desenhos foi bastante nítida, as produções gráficas se tornaram muito mais pobres em detalhes e em conteúdo. Esta diferenciação foi explicada devido ao fato de, a maioria dos alunos, já possuir um grau mais avançado no processo de alfabetização, fazendo com que a habilidade de expressão através de desenhos diminua, uma vez que estes já possuem outra forma, mais aprimorada, a escrita. Concluiu-se que indivíduos analfabetos possuem grande motivação para iniciar o processo de aprendizado, a busca por este trabalho promove melhorias em sua auto-estima, porém, a falta de programas que sejam adequados às demandas deste público faz com que diminua a mobilização(AU)
Resumo em espanhol:La alfabetización es esencial para auxiliar la modificación de la autoestima de jóvenes y adultos. Este trabajo objetivó identificar si esta población presenta modificación en su autoestima por iniciar un proceso de alfabetización. Se observó que, durante la fase de entrada en la alfabetización, los alumnos poseían una visión idealizada del aprendizaje, con expectativas acentuadas con respecto a su futuro. En la fase posterior a la entrada escolar, puede notarse que la diferencia entre los dibujos fue bastante nítida, las producciones gráficas eran mucho más pobres en detalles y en contenido. Esta diferenciación fue explicada debido al hecho de, la mayoría de los alumnos, ya poseer un grado más avanzado en el proceso de alfabetización, haciendo con que la habilidad de expresión a través de dibujos disminuya, ya que estos poseen otra forma, más perfeccionada, la escrita. Se concluyó que individuos analfabetos poseen gran motivación para iniciar el proceso de aprendizaje, la búsqueda por este trabajo promueve mejorías en su autoestima, sin embargo, la falta de programas que sean adecuados a las demandas de este público hace con que disminuya la movilización
Descritores Psi Português:Educação
Localização:BR85.1 - USP/IP/SBD
BR27.1 - PUC-CAMPINAS/SBI
BR1162.1 - IPM/BT


  24 / 46 INDEXPSI  
              first record previous record next record last record
seleciona
para imprimir
Id:23325
Autor:Cruz, Martha Gouveia da; Coelho, Renata Machado.
Título:O papel do Sagrado no envelhecimento / The role of the Sacred in aging
Fonte:Bol. iniciaç. cient. psicol;4(1):41-56, jan.-dez. 2003
Resumo em português: O objetivo desse trabalho foi verificar se o Sagrado pode influenciar a qualidade de vida na velhice e se esta influência seria construtiva – trazendo esperança e alívio para perdas físicas, emocionais e psicológicas, e no resgate da dignidade – ou se geraria medo e ansiedade diante da finitude da vida e das diversas possibilidades do pós-morte. A pesquisa foi realizada com seis sujeitos de ambos os sexos, com idades entre 55 e 83, reunidos nos moldes do grupo focal. A análise dos resultados foi qualitativa, e as categorias surgiram a partir do discurso dos sujeitos. As principais categorias foram: significado do Sagrado, a relação com o Sagrado, o Sagrado e a morte, o Sagrado e o sofrimento, a manifestação do Sagrado por intermédio dos sonhos.A partir da correlação entre a psicologia analítica e as categorias encontradas, este estudo considera que há um papel positivo para o Sagrado no envelhecimento e que esse papel pode ser, eventualmente, fundamental para a aceitação das perdas ao longo da vida, e para a consolidação de uma postura mais positiva diante da própria morte(AU)
Resumo em espanhol:El objetivo de ese trabajo fue verificar si lo Sagrado puede influenciar la calidad de vida en la ancianidad y si esta influencia sería constructiva – trayendo esperanza y alivio para las pérdidas físicas, emocionales y psicológicas, y en el rescate de la dignidad – o si generaría miedo y ansiedad delante de la finitud de la vida y de las diversas posibilidades del post mórtem. La investigación fue realizada con seis sujetos de ambos sexos, con edades entre 55 y 83, reunidos en los moldes del grupo focal. El análisis de los resultados fue cualitativo, y las categorías han surgido a partir del discurso de los sujetos. Las principales categorías fueron: significado de lo Sagrado, la relación con lo Sagrado, lo Sagrado y la muerte, lo Sagrado y el sufrimiento, la manifestación de lo Sagrado por intermedio de los sueños.A partir de la correlación entre la psicología analítica y las categorías encontradas, este estudio considera que hay un papel positivo para lo Sagrado en el envejecimiento y que ese papel puede ser, eventualmente, fundamental para la aceptación de las pérdidas a lo largo de la vida, y para la consolidación de una postura más positiva delante de la propia muerte
Descritores Psi Português:Envelhecimento
Localização:BR85.1 - USP/IP/SBD
BR27.1 - PUC-CAMPINAS/SBI
BR1162.1 - IPM/BT


  25 / 46 INDEXPSI  
              first record previous record next record last record
seleciona
para imprimir
Id:23324
Autor:Pinheiro, Carime Forro; Teixeira, Maria Cristina Triguero Veloz.
Título:Um estudo sobre as representações sociais de assuntos relevantes para pessoas idosas / A study on the social representations of relevant subjects for elderly
Fonte:Bol. iniciaç. cient. psicol;4(1):25-40, jan.-dez. 2003
Resumo em português: Os grupos da terceira idade têm alcançado um aumento considerável nos últimos cinco anos. O aumento deve-se, entre outros fatores, ao crescimento do índice de envelhecimento populacional. Os principais objetivos deste estudo foram: executar uma análise de conteúdo de representações sociais sobre alguns assuntos relevantes para os idosos e explorar os sentimentos de pertinência ao grupo. A amostra foi composta por 24 idosos de dois grupos de convivência. A técnica de coleta de dados consistiu no grupo focal. Foram discutidos os seguintes temas: aposentadoria, família, perdas, saúde e amor. Apenas foram construídas representações ao redor de alguns temas. Os idosos procuram esses grupos para substituir a ociosidade decorrente da aposentadoria, para não se sentirem sós devido ao afastamento da família, para distração, para dar continuidade a suas relações fazendo novas amizades e para propiciarem bem-estar para si mesmos(AU)
Resumo em espanhol:Los grupos de la tercera edad están alcanzando un aumento considerable en los últimos cinco años. El aumento se debe, entre otros factores, al crecimiento del índice de envejecimiento poblacional. Los principales objetivos de este estudio fueron: ejecutar un análisis de contenido de representaciones sociales sobre algunos asuntos relevantes para los ancianos y explorar los sentimientos de pertinencia al grupo. La muestra fue compuesta por 24 ancianos de dos grupos de convivencia. La técnica de colecta de datos consistió en el grupo focal. Han sido discutidos los siguientes temas: jubilación, familia, pérdidas, salud y amor. Sólo han sido construidas representaciones alrededor de algunos temas. Los ancianos buscan esos grupos para substituir la ociosidad derivada de la jubilación, para que se sientan solos debido al alejamiento de la familia, para distracción, para dar continuidad a sus relaciones haciendo nuevas amistades y para que propicien bienestar a sí mismos
Descritores Psi Português:Psicanálise
Localização:BR85.1 - USP/IP/SBD
BR27.1 - PUC-CAMPINAS/SBI
BR1162.1 - IPM/BT


  26 / 46 INDEXPSI  
              first record previous record next record last record
seleciona
para imprimir
Id:23323
Autor:Nunes, Luciane Cristina; Gióia-Martins, Dinorah Fernandes.
Título:O psicólogo hospitalar na visão do paciente hospitalizado: um estudo das representações sociais / The hospital psychologist through the eyes of the hospitalized patient: a study of the social representations
Fonte:Bol. iniciaç. cient. psicol;4(1):11-24, jan.-dez. 2003
Resumo em português: As Representações Sociais (RS) são entendidas como uma forma de saber que está ligada ao senso comum e são compostas por três dimensões: informação, atitude e campo de representação. Esta pesquisa teve por objetivo geral investigar a percepção do paciente hospitalizado a respeito do psicólogo que atua em hospitais gerais, com base na teoria das RS. Para tanto, realizaram-se 12 entrevistas semi-dirigidas com pacientes hospitalizados em uma instituição particular da cidade de São Paulo e analisou-se cada entrevista dentro de uma ótica psicodinâmica. Os resultados encontrados apresentaram uma grande diversidade de respostas, que levaram à hipótese de que cada paciente percebeu o psicólogo hospitalar de uma forma bastante pessoal, o que permitiu pensar na flexibilidade desse profissional para oferecer respostas terapêuticas às demandas individuais surgidas dentro de um hospital geral(AU)
Resumo em espanhol:Las Representaciones Sociales (RS) son entendidas como una forma de saber que está relacionada al sentido común y son compuestas por tres dimensiones: información, actitud y campo de representación. Esta investigación tuvo por objetivo general investigar la percepción del paciente hospitalizado con respecto al psicólogo que actúa en hospitales generales, con base en la teoría de las RS. Para tanto, se han realizado 12 entrevistas semidirigidas con pacientes hospitalizados en una institución particular de la ciudad de São Paulo y se analizó cada entrevista dentro de una óptica psicodinámica. Los resultados encontrados presentaron una gran diversidad de respuestas, que llevaron a la hipótesis de que cada paciente percibió al psicólogo hospitalario de una forma bastante personal, lo que permitió pensar en la flexibilidad de ese profesional para ofrecer respuestas terapéuticas a las demandas individuales surgidas dentro de un hospital general
Descritores Psi Português:Psicologia Social
Localização:BR85.1 - USP/IP/SBD
BR27.1 - PUC-CAMPINAS/SBI
BR1162.1 - IPM/BT


  27 / 46 INDEXPSI  
              first record previous record next record last record
seleciona
para imprimir
Id:20130
Autor:Chagas, Maria Inês Orsoni; Campos, Terezinha Calil Padis.
Título:O complexo paterno na psique feminina e a sua influência nos relacionamentos heterossexuais numa perspectiva da psicologia analítica / The father complex in the femine psyche and its influence on the heterosexual relationship, an approach from the analitycal psychology
Fonte:Bol. iniciaç. cient. psicol;1(1):79-89, jan.-dez. 2000
Resumo em português: Este trabalho objetivou buscar na teoria junguiana dos complexos, bem como na compreensão de conceitos propostos por Jung, como pode estar configurada na mulher a figura masculina. Segundo os conceitos junguianos, essa configuração interna constela objetivamente o tipo de homem com quem a mulher vai se relacionar. O animus é o masculino na mulher e ele deriva do arquétipo do Pai, constituído predominantemente pela figura paterna, mas também pelas demais figuras masculinas ligadas afetivamente à mulher, no decorrer de seu desenvolvimento. Buscou-se também compreender como pode estar o imaginário feminino contaminado ainda com conceitos retrógrados acerca da caracterização dos papéis masculino e feminino, bem como do estilo da relação homem/mulher, a despeito das mudanças paradigmáticas nos tempos recentes. O princípio feminino toma vulto no consciente coletivo, em alguns casos de forma exacerbada, numa enantiodromia que até então privilegiava o patriarcado, envolvendo os relacionamentos e o espaço social ocupado pela mulher e a sua liberdade sexual. Vê-se, portanto, que o animus, enquanto elemento psíquico, acompanha esses movimentos evolutivos individual e coletivamente, e que o desenvolvimento pessoal da mulher só se dará a partir da união intrapsíquica desse elemento em sua subjetividade, numa espécie de “casamento interior”(AU)
Descritores Psi Português:COMPLEXO PATERNO
PSICOLOGIA JUNGUIANA
Descritores Psi Inglês:PATERNAL COMPLEX
JUNGIAN PSYCHOLOGY
Localização:BR85.1 - USP/IP/SBD
BR27.1 - PUC-CAMPINAS/SBI
BR1162.1 - IPM/BT


  28 / 46 INDEXPSI  
              first record previous record next record last record
seleciona
para imprimir
Id:20129
Autor:Barboza, Carolina Jardim; Aldrighi, Tânia.
Título:Um recorte na sexualidade feminina: casamento e filhos entre homossexuais / An approach in feminine sexuality: marriage and children between homosexuals
Fonte:Bol. iniciaç. cient. psicol;1(1):65-78, jan.-dez. 2000
Resumo em português: O objetivo deste trabalho é buscar uma compreensão de como casais homossexuais femininos lidam com a questão do preconceito ao formarem uma família nesses moldes. Discutiu-se diversas compreensões acerca da formação da identidade; analisou-se depoimentos de famílias norte-americanas (casais homossexuais e filhos); e pesquisas sobre questões relacionadas ao tema. Realizaram-se três entrevistas semi-dirigidas com membros de casais homossexuais femininos, abordando temas ligados à formação da família e problemas enfrentados. Como resultados, pode-se observar a dificuldade de aceitação dessas famílias na sociedade e a dificuldade das próprias famílias de se revelarem como tal. Por fim, evidencia-se que a solução mais saudável encontrada para enfrentar o preconceito é tentar viver da maneira mais natural possível, e buscar a cumplicidade entre parceiras e com os filhos(AU)
Descritores Psi Português:HOMOSSEXUALIDADE
PRECONCEITO
FILHOS
FAMÍLIA
Descritores Psi Inglês:HOMOSEXUALITY
PREJUDICE
SONS
FAMILY
Localização:BR85.1 - USP/IP/SBD
BR27.1 - PUC-CAMPINAS/SBI
BR1162.1 - IPM/BT


  29 / 46 INDEXPSI  
              first record previous record next record last record
seleciona
para imprimir
Id:20128
Autor:Carvalho, Liliane A. P. P. de; Sant'Anna, Paulo Afranio.
Título:O jogo de areia em terapia conjugal: uma proposta de intervenção / Sandplay in couple psychotherapy: a proposal of intervention
Fonte:Bol. iniciaç. cient. psicol;1(1):53-64, jan.-dez. 2000
Resumo em português: Os autores enfocam a comunicação não-verbal na abordagem psicoanalítica de terapia conjugal, propondo o Jogo de Areia como instrumento de intervenção. Além de expor os fundamentos teóricos sobre o tema, também relata um estudo de caso para o qual elegeu-se um casal como sujeitos, que correspondiam a um perfil previamente determinado com as seguintes características: período de união entre um e sete anos; ausência de filhos; classe sócio-econômica média e escolaridade mínima correspondente ao ensino básico. Com o intuito de verificar se tal instrumento em terapia conjugal viabiliza uma interação não-verbal entre o casal e promove uma conscientização de aspectos desconhecidos da relação, solicitou-se aos sujeitos que construíssem juntos um cenário de areia, representando o seu casamento. Depois realizou-se uma entrevista breve e aplicou-se o genograma com a finalidade de obter dados pessoais e de suas famílias de origem e por ser este um instrumento utilizado com regularidade em terapia familiar. Os dados obtidos foram analisados qualitativamente e observou-se que o revelar simultâneo de certas imagens internas pode possibilitar ao casal uma percepção nova e diferente sobre o relacionamento. Pôde ser observado que elementos significativos para o casal foram simbolizados no cenário, sendo estes depois averiguados. Mesmo necessitando de aprofundamento, este estudo considera que o Jogo de Areia pode contribuir para a terapia conjugal, pois promove novas percepções sobre a dinâmica do casal. Os dados levantados não são conclusivos mas sugerem que este pode ser um instrumento valioso em psicodiagnóstico e como um recurso terapêutico em si, do mesmo modo que o Scenotest é empregado atualmente(AU)
Descritores DECS:Terapia de Casal
 -Comunicação
Descritores Psi Português:JOGO DE AREIA
ACONSELHAMENTO CONJUGAL
COMUNICAÇÃO NÃO-VERBAL
Descritores Psi Inglês:SANDPLAY
MARRIAGE COUNSELING
NONVERBAL COMMUNICATION
Localização:BR85.1 - USP/IP/SBD
BR27.1 - PUC-CAMPINAS/SBI
BR1162.1 - IPM/BT


  30 / 46 INDEXPSI  
              first record previous record next record last record
seleciona
para imprimir
Id:20127
Autor:Chilelli, Karla Bittencourt; Enéas, Maria Leonor Espinosa.
Título:Desistência em psicoterapia breve: pesquisa documental e da opinião do paciente / Drop out in brief psychotherapy: documental research and of the patient's opinion
Fonte:Bol. iniciaç. cient. psicol;1(1):47-52, jan.-dez. 2000
Resumo em português: O estudo tem por objetivo investigar a desistência em psicoterapia breve, tanto em aspectos do processo quanto na opinião de pacientes. O elevado índice de ocorrência e a escassez de estudos relativos ao tema justificam sua realização junto aos prontuários da Clínica Psicológica da Universidade Presbiteriana Mackenzie. A pesquisa documental verificou 21 prontuários de pacientes entre 13 e 68 anos que interromperam o processo após a quinta sessão (9,77 por cento do total de atendimentos) em 1997. Traçado o perfil caracterológico, este se mostrou compatível com o da amostra total. Também foram verificados a queixa, o foco e o motivo da interrupção. Os sujeitos foram contactados por telefone para saber sua opinião quanto à terapia, os ganhos obtidos e a razão para desistência. Os motivos alegados para interrupção da terapia são semelhantes tanto no prontuário quanto por telefone. Os sujeitos referem melhora do quadro apresentado e não desejam retornar à clínica. Conclui pela necessidade de investigar mais detidamente outras variáveis relevantes(AU)
Descritores DECS:Psicoterapia Breve
Descritores Psi Português:PSICOTERAPIA BREVE
Descritores Psi Inglês:BRIEF PSYCHOTHERAPY
Localização:BR85.1 - USP/IP/SBD
BR27.1 - PUC-CAMPINAS/SBI
BR1162.1 - IPM/BT


  31 / 46 INDEXPSI  
              first record previous record next record last record
seleciona
para imprimir
Id:20126
Autor:Cayres, Alina Zoqui de Freitas; Enéas, Maria Leonor Espinosa.
Título:Critérios de indicação e resultados terapêuticos em psicoterapia breve / Criterion of indication and therapeutics results in brief psycotherapy
Fonte:Bol. iniciaç. cient. psicol;1(1):2-45, jan.-dez. 2000
Resumo em português: Verifica os resultados da psicoterapia breve em pacientes com queixas menos recomendadas à técnica, e desfecho favorável do processo (conclusão sem encaminhamento). O presente estudo é um recorte do levantamento anterior realizado com atendimentos da população adulta em 1997. Da tipologia original de 24 queixas, emprega 9 categorias e verifica 20 prontuários. Traça perfil caracterológico, e avalia a configuração adaptativa inicial e final dos pacientes e correlaciona com resultados terapêuticos. Também avalia o montante de melhora em cada item dos mesmos. Verifica predomínio da manutenção da qualidade adaptativa ao final do tratamento. Predominam pacientes que apresentam resultados inalterados. Contudo, observa alguma melhora na maioria dos ítens e objetivos plenamente atingidos. Aponta a necessidade de adequar o processo aos recursos do paciente e às condições técnicas do terapeuta, viabilizando melhor planejamento do processo com flexibilização da técnica e dos objetivos terapêuticos(AU)
Descritores Psi Português:PSICOTERAPIA BREVE
Descritores Psi Inglês:BRIEF PSYCHOTHERAPY
Localização:BR85.1 - USP/IP/SBD
BR27.1 - PUC-CAMPINAS/SBI
BR1162.1 - IPM/BT


  32 / 46 INDEXPSI  
              first record previous record next record last record
seleciona
para imprimir
Id:20125
Autor:Mazuca, Karina Pereira Pinho; Sardinha, Luís Sérgio.
Título:Dependência do álcool: a importância da família no tratamento e na prevenção da recaída / Workahelic alcoholich: family's importance in treatment and prevention of falling back's
Fonte:Bol. iniciaç. cient. psicol;1(1):23-31, jan.-dez. 2000
Resumo em português: Este trabalho verificou qual o papel que a família do alcóolico desempenha no processo de recuperação e manutenção da abstinência. Edwards (1982) afirma que a participação dos fatores sociais, mais especificamente a da família devem ser avaliados. A partir de uma pesquisa no A.A.(tratamento ao alcóolico) e no Al-Anon (tratamento à família) observou-se que os participantes do A.A. acreditam que podem conviver com esta realidade a partir do apoio e compreensão da família. No grupo do Al-Anon existe a família que age simbioticamente, sem muita discriminação entre fantasia e realidade. Também existe a família que ignora a existência do problema entre seus membros. Pode-se verificar que a família é co-geradora das reincidências do alcóolico, em função de sua influência e participação no processo de restabelecimento(AU)
Descritores Psi Português:ALCOOLISMO
DROGA (DEPENDÊNCIA)
FAMÍLIA
Descritores Psi Inglês:ALCOHOLISM
DRUG DEPENDENCY
FAMILY
Localização:BR85.1 - USP/IP/SBD
BR27.1 - PUC-CAMPINAS/SBI
BR1162.1 - IPM/BT


  33 / 46 INDEXPSI  
              first record previous record next record last record
seleciona
para imprimir
Id:20124
Autor:Cayres, Alina Zoqui de Freitas; Martins, Dinorah Gioia.
Título:Em busca de novas estratégias terapêuticas em ambiente hospitalar específico: o uso de caixa de atividades como instrumento interventivo com pacientes renais crônicos / Researching for new terapheutic strategics in specific hospital environment: the use of activities box as intervene instrument with chronic dialyses patients
Fonte:Bol. iniciaç. cient. psicol;1(1):14-22, jan.-dez. 2000
Resumo em português: Objetiva o estudo da adoção de recurso que auxilie a atuação do psicólogo no atendimento à pacientes renais crônicos em ambiente hospitalar específico. Foram sujeitos 25 pacientes de gênero, faixa-etária e classe social diversificada, que realizam tratamento hemodialítico ambulatorial coletivo. Observou-se a presença de conflitos na dinâmica psíquica dos mesmos devido à condição crônica da patologia e ao tipo de tratamento realizado que acarretam significativas mudanças na estrutura de vida. Devido à manifestação sintomatológica do grupo (predominantemente depressivo), optou-se pela inserção de uma caixa de atividades. Verificou-se que o instrumento favoreceu o fortalecimento do vínculo entre os envolvidos, minimizou angústias suscitadas durante as sessões, estabeleceu canal facilitador de efeitos terapêuticos, e reportou a temas do universo ocupacional e emocional dos sujeitos(AU)
Descritores Psi Português:PSICOLOGIA HOSPITALAR
PACIENTES
DIÁLISE
Descritores Psi Inglês:HOSPITALS - PSYCHOLOGICAL ASPECTS
PATIENTS
DIALYSIS
Localização:BR85.1 - USP/IP/SBD
BR27.1 - PUC-CAMPINAS/SBI
BR1162.1 - IPM/BT


  34 / 46 INDEXPSI  
              first record previous record next record last record
seleciona
para imprimir
Id:20123
Autor:Campos, Lucy Silva; Uchida, Vilma Sigoli; Gomes, Leda.
Título:Descrição de uma experiência de avaliação, reeducação e reavaliação de crianças de classe especial / The description of an evaluation, reeducation and reevaluation experience of a special class students
Fonte:Bol. iniciaç. cient. psicol;1(1):1-13, jan.-dez. 2000 tab
Resumo em português: O presente trabalho trata de uma experiência de intervenção junto a onze alunos da classe especial de uma escola pública da cidade de São Paulo, visando o desenvolvimento de capacidades básicas à aprendizagem. Teve como base, as propostas de Robert E. Valett que fornece material para avaliação e tratamento de distúrbios a partir do “Inventário Psicoeducacional de Capacidades Básicas para a Aprendizagem”. O inventário compreende a realização de tarefas dispostas em ordem crescente de dificuldades e agrupadas em seis áreas, a saber: Desenvolvimento da Motricidade Geral, Integração Sensório-Motora, Habilidades Perceptivo-Motoras, Desenvolvimento da Linguagem, Habilidades Conceituais e Habilidades Sociais. Sentiu-se a necessidade de acrescentar à técnica de Valett critérios de avaliação, para posteriormente desenvolver um programa de reeducação para as habilidades comprometidas e, depois reavaliá-los verificando a eficácia do processo. O trabalho de intervenção foi realizado no ano letivo de 1998. Houve um avanço significativo no desempenho dos alunos que participaram de todo o processo no que se refere as habilidades direcionadas a área da psicomotricidade e a área cognitiva. Quanto a área afetiva, considerada pelo autor como significativa no processo de aprendizagem, pode-se perceber, o desenvolvimento de um contato positivo com a aprendizagem demonstrando empenho e satisfação ao se perceber capaz de realizar as tarefas propostas. Além disso o trabalho propõe um entendimento a respeito das origens dos problemas de aprendizagem, partindo-se das causas orgânicas até as emocionais, destacando a importância do papel que a família desempenha nesse processo e procura caracterizar quem é a criança de classe especial(AU)
Descritores Psi Português:APRENDIZAGEM
EDUCAÇÃO ESPECIAL
Descritores Psi Inglês:LEARNING
SPECIAL EDUCATION
Localização:BR85.1 - USP/IP/SBD
BR27.1 - PUC-CAMPINAS/SBI
BR1162.1 - IPM/BT


  35 / 46 INDEXPSI  
              first record previous record next record last record
seleciona
para imprimir
Id:19954
Autor:Machado, Melissa Migliori; Giovanetti, Rodrigo Manoel; Silva, Simone Corrêa da; Sant'Anna, Paulo Afranio.
Título:O Jogo de areia: um estudo sobre indicadores de resistência ao instrumento / Sandplay: study on resistence indicators to the instrument
Fonte:Bol. iniciaç. cient. psicol;2(1):3-70, jan.-dez. 2001 tab
Resumo em português: O jogo de areia é um instrumento utilizado em processos psicoterápicos ou psicodiagnóstico fundamentado na teoria da psicologia analítica. O presente trabalho visou verificar a possibilidade de uso do jogo de areia na clínica escola, observando-se diferentes indicadores de resistência ao ato de brincar. Constatou-se, por meio da realização de 18 cenas em encontros únicos com alunos de diferentes cursos de graduação, a existência de alguns indicadores de resistência, que variaram conforme a formação dos colaboradores. Porém, nenhum desses indicadores constituíram obstáculos para a aplicação da técnica. Concluiu-se que os indicadores de resistência observados parecem estar associados à situação de avaliação e à falta de vínculo com o terapeuta e não ao instrumento. Neste sentido, os dados sugerem que o jogo de areia pode ser introduzido sem dificuldade nos procedimentos da clínica escola(AU)
Localização:BR85.1 - USP/IP/SBD
BR27.1 - PUC-CAMPINAS/SBI
BR1162.1 - IPM/BT


  36 / 46 INDEXPSI  
              first record previous record next record last record
seleciona
para imprimir
Id:19953
Autor:Pereira, Viviane Cristalino; Tadeucci, Marilsa de Sá.
Título:A interferência da cultura organizacional no processo seletivo / Organizational culture X selective process the interference of the organizational culture on the selective process
Fonte:Bol. iniciaç. cient. psicol;2(1):55-61, jan.-dez. 2001
Resumo em português: Esta pesquisa tem como objetivo identificar até que ponto a história, os valores e crenças de uma empresa são considerados em um processo de seleção de candidatos realizado por consultorias que, geralmente, não estão em contato diário com suas empresas contratantes. Foram pesquisadas, por meio de entrevistas semi- estruturadas com profissionais que ocupam cargos de selecionadoras em cinco consultorias atuantes no mercado há mais de dois anos, e que prestam seus serviços de seleção a empresas de grande porte, tendo como principal atividade a seleção de candidatos a vagas estratégicas como gerentes, diretores, supervisores, ou seja, líderes de equipes de diferentes áreas. Como resultado percebeu-se que, em linhas gerais, as consultorias relacionaram de forma adequada o conceito de cultura organizacional. Apesar disto, as consultorias em questão, não tem clareza da origem destes conceitos e como são transmitidos nas organizações, e principalmente, de como utilizar estas informações no processo seletivo(AU)
Localização:BR85.1 - USP/IP/SBD
BR27.1 - PUC-CAMPINAS/SBI
BR1162.1 - IPM/BT


  37 / 46 INDEXPSI  
              first record previous record next record last record
seleciona
para imprimir
Id:19952
Autor:Soares, Juliana Machado; Gomes, Leda.
Título:A vivência escolar primária e sua influência na decisão pela continuidade dos estudos acadêmicos / The primary school experience and its influence on the choice of continuing - the academics studies
Fonte:Bol. iniciaç. cient. psicol;2(1):41jan.-dez. 2001
Resumo em português: A vida escolar primária é a primeira experiência social da criança fora do seu círculo familiar. É na escola que ela começa a perceber o mundo de que faz parte. Os colegas, a professora, a própria instituição de ensino que freqüenta, com suas regras, são o modelo, o referencial da sociedade que começa a conhecer e com a qual irá se relacionar. O que indicará qual experiência com a professora, com os colegas e com a escola uma criança irá desenvolver? Serão as condições externas, ou seja, aquelas que ela encontrará neste novo convívio? Ou será sua própria estrutura de personalidade que se constituiu até o momento? Ou serão as duas possibilidades? Esta pesquisa exploratória foi realizada com base na teoria do Desenvolvimento de Erikson e tem como objetivo não apenas de encontrar uma resposta para estas indagações, mas para promover reflexões a respeito da interferência da vida escolar primária especialmente na opção ou não por continuar a estudar na idade adulta e seguir profissões que exigem dedicação ao estudo acadêmico. O interesse em saber como foi a vivência escolar de pessoas que optaram por seguir carreira profissional que exige horas e anos de estudo, surgiu pela simples curiosidade de conhecer se sua experiência foi de um ambiente escolar favorável, se as relações, de um modo geral, estabelecidas naquele período foram positivas. Isto, porque acredita-se que há relação entre ter uma boa experiência escolar e o surgimento do prazer de estudar. Ainda que com uma pequena amostra e com o caráter exploratório do estudo pode-se perceber que as pessoas que interromperam seus estudos após concluído o Ensino Médio tiveram uma vivência escolar primária predominantemente negativa, com recordações ruins, medo dos professores e dos colegas. Já os sujeitos que prosseguiram os estudos, intelectualizam mais as relações com colegas e professores e parecem ter mais estabelecido o sentimento de produtividade a que se refere Erikson, buscando competência e tendo desejo de aprender e de trabalhar(AU)
Localização:BR85.1 - USP/IP/SBD
BR27.1 - PUC-CAMPINAS/SBI
BR1162.1 - IPM/BT


  38 / 46 INDEXPSI  
              first record previous record next record last record
seleciona
para imprimir
Id:19951
Autor:Borges, Letícia Ribeiro; Martins, Dinorah Gióia.
Título:Clínica de hemodiálise: existe qualidade de vida[interrogação] / Dialyses clinic: is there quality of life[interrogação]
Fonte:Bol. iniciaç. cient. psicol;2(1):31-40, jan.-dez. 2001
Resumo em português: Pesquisa realizada com pacientes renais crônicos atendidos em uma clínica de hemodiálise de São Paulo, com o objetivo de analisar o grau de humanização deste ambiente hospitalar, bem como a qualidade de vida destes pacientes. Foram realizadas entrevistas semi-dirigidas com 5 dos pacientes atendidos nesta clínica. Os dados colhidos foram analisados sob um referencial teórico psicanalítico e, através desta análise pôde-se perceber o quanto esta clínica é pouco humanizada e o quanto a qualidade de vida dos pacientes se encontra prejudicada. Ao final, são propostas algumas sugestões de mudança que poderiam tornar este local mais apropriado para o restabelecimento da saúde e que contribuiriam para a melhora da qualidade de vida das pessoas lá presentes(AU)
Localização:BR85.1 - USP/IP/SBD
BR27.1 - PUC-CAMPINAS/SBI
BR1162.1 - IPM/BT


  39 / 46 INDEXPSI  
              first record previous record next record last record
seleciona
para imprimir
Id:19950
Autor:Gallo, Carolina Ávila; Sakamoto, Cleusa Kazue.
Título:Um estudo preliminar sobre o teatro como espaço de desenvolvimento humano / A preliminary study on theater as a place of human development
Fonte:Bol. iniciaç. cient. psicol;2(1):21-30, jan.-dez. 2001
Resumo em português: Este trabalho partiu da intenção de relacionar o Teatro com a Psicologia sob o enfoque do desenvolvimento humano. Através de uma visão psicológica acerca das características transformadoras que o Teatro apresenta e principalmente, através dos movimentos intra e interpessoais que o permeiam, pretendeu-se encaminhar um estudo preliminar sobre o Teatro como espaço de desenvolvimento humano. Para tanto, foram entrevistadas três pessoas ligadas ativa e afetivamente ao Teatro: um ator, um diretor e um espectador. Foram realizadas entrevistas semi-estruturadas, sendo que o conteúdo das mesmas foi categorizado segundo temas que se apresentaram de modo repetitivo pelos entrevistados. As categorias formadas foram analisadas qualitativamente de acordo com Winnicott - que postula a importância e necessidade, inerentes ao ser humano, de expressar, interagir e criar como condições constituintes de um desenvolvimento psicológico saudável. Os resultados da pesquisa foram divididos entre dois conceitos principais: Teatro-Função e Teatro-Situação, no sentido de se alcançar uma visão mais abrangente e produtiva dos dados. Foi ressaltado que as possibilidades de transformação implícitas no Teatro são, grande parte das vezes, tratadas de maneira consciente pelas pessoas que se vinculam à esta arte. Para o ser humano, expressar e dar novas formas ao que é percebido do mundo interno e do externo compõe um processo de desenvolvimento saudável, e no Teatro as experiências podem ser revividas, representadas e, assim, reelaboradas(AU)
Localização:BR85.1 - USP/IP/SBD
BR27.1 - PUC-CAMPINAS/SBI
BR1162.1 - IPM/BT


  40 / 46 INDEXPSI  
              first record previous record
seleciona
para imprimir
Id:19949
Autor:Siqueira, Leia Aparecida; Andriatte, Aparecida Malandrin.
Título:Um estudo observacional sobre o vínculo afetivo de bebês abrigados em instituições sociais / An observer study about the emotional chain of babies on institucion conditions
Fonte:Bol. iniciaç. cient. psicol;2(1):11-20, jan.-dez. 2001
Resumo em português: O estudo do vínculo afetivo tem assumido grande relevância para as pesquisas não apenas psicanalíticas, como também, em diversas áreas das ciências humanas, fornecendo importantes subsídios para o trabalho preventivo com bebês, suas famílias e instituições. Analisar as particularidades do vínculo afetivo nos bebês institucionalizados, verificar se o desenvolvimento afetivo-relacional poderia ser comprometido pela institucionalização, foram os objetivos deste estudo. Realizou-se observações semanais com dois bebês, com uma hora de duração com cada um deles, totalizando dezesseis horas. O método utilizado foi o de Observação de Bebês proposto por Bick (1964). Em seguida os dados foram analisados através de uma ficha de interpretação específica desenvolvida por Andriatte (1994), destacando-se pontos relevantes para a análise da vida mental do bebê. Os resultados revelaram que há comprometimento no desenvolvimento afetivo dos bebês observados, com intensificação das ansiedades persecutórias e depressivas, evidenciando que as contínuas experiências de privação afetiva a que estão submetidos e, a falta de uma pessoa com quem possam se vincular estavelmente, podem trazer graves distúrbios para o desenvolvimento destas crianças , comprometendo suas condições de vinculação com o meio ambiente. Concluiu-se que um trabalho psicoprofilático nas instituições que abrigam menores, devem ser desenvolvidos priorizando-se a qualidade das relações e sensibilizando os profissionais para este aspecto, sendo este um fator decisivo para um grau mais saudável de desenvolvimento em bebês nestas condições(AU)
Localização:BR85.1 - USP/IP/SBD
BR27.1 - PUC-CAMPINAS/SBI
BR1162.1 - IPM/BT



página 1 de 2 ir para página        
   


Refinar a pesquisa
  Base de dados : INDEXPSI Formulário avançado   
Pesquisar por : Formulário livre   

    Pesquisar no campo  
1  
2
3
 
           
Search engine: iAH v2.6.1 powered by WWWISIS
BIREME/PAHO/WHO - Latin American and Caribbean Center on Health Sciences Information