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Pesquisa : BOLETIM DA ACADEMIA PAULISTA DE PSICOLOGIA (todos os anos)
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Id:22138
Autor:Trinca, Walter.
Título:O ser interior e o Self.
Fonte:Bol-Acad. Paul. Psicol;25(1):58-63, jan.-abr. 2005.
Resumo em português: O autor considera que, na Psicanálise, a noção de ser interior pode se ressaltar por certas características, que incluem a definição para a pessoa de si mesma como foco existencial e como verdade daquilo que ela essencialmente é, fundamentando a experiência de existência própria. Trata-se de um núcleo central que, entre outros aspectos, apresenta feições pessoais inconfundíveis, especificidade, unidade, continuidade, autonomia, estabilidade, tendência permanente ao movimento e invariância relativa. Tal noção não se confunde com a noção de self. Este é constituído como forma de organização globalizante, cujos precipitados são relativamente variáveis e móveis, tendo a ver com os princípios, a complexidade e os suportes de manutenção concreta da existência, inclusive a adaptação e a sobrevivência. Assim, o self abriga e movimenta diferentes processos contraditórios e conflitivos. Nas relações entre eles, o ser interior exerce, em graus, influências sobre o self, determinando-lhe modalidades de manifestações e de funcionamentos (AU)
Resumo em espanhol:El autor considera que, en Psicoanálisis, la noción de ser interior puede resaltarse como ciertas características, que incluyen la definición para la persona de sí misma como foco existencial y como verdad de aquello que ella esencialmente es, fundamentando la experiencia de existencia propia. Se trata de un núcleo central que, entre otros aspectos, presenta fisionomías personales inconfundibles, especificidad, unidad, continuidad, autonomía, estabilidad, tendencia permanente al movimiento e invariancia relativa. Tal noción no se confunde con la noción de self. Este es constituido como forma de organización globalizadora, cuyos precipitados son relativamente variables y muebles, teniendo que ver con los principios, la complejidad y los soportes de manutención concreta de la existencia, incluso la adaptación y la supervivencia. Así, el self alberga y mueve diferentes procesos contradictorios y conflictivos. En las relaciones entre ellos, el ser interior ejerce, en grados, influencias sobre el self, determinándole modalidades de manifestaciones y de funcionamientos
Descritores Psi Português:PSICOLOGIA DO SELF
PSICANÁLISE
METAPSICOLOGIA
Descritores Psi Inglês:SELF PSYCHOLOGY
PSYCHOANALYSIS
METAPSYCHOLOGY
Localização:BR85.1 - USP/IP/SBD
BR27.1 - PUC-CAMPINAS/SBI


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Id:22137
Autor:Mello, Anna Christina Cardoso de; Micheletti, Márcia Franzini; Leite, Lis Adriana Valeri M.
Título:Adoções, esperas, desejos, realidades... o que dizem os números: levantamento para pesquisa.
Fonte:Bol-Acad. Paul. Psicol;25(1):49-57, jan.-abr. 2005.
Resumo em português: O artigo apresenta levantamento de dados sobre adoção, adotantes, adotados, crianças ou adolescentes no aguardo de adoção, e pretendentes, relativo a período de quatro meses em uma das Varas da Infância e da Juventude de São Paulo. A população estudada constituiu-se de 133 crianças e adolescentes, 44 adotantes e 190 pretendentes. Conclui-se que, embora a preferência seja por meninas, os meninos foram maioria nas adoções e na espera. No tocante à cor, houve maior número de crianças pardas adotadas porque são maioria em nossa população e não porque preferidas. Apesar de o pedido ser por criança saudável, constatou-se proporção significativa de adotados com problemas de saúde, bastante próxima da proporção geral existente. Com relação à idade, a realidade das crianças e adolescentes é inversamente proporcional ao desejo dos pretendentes e, por essa razão, crianças e adolescentes juridicamente adotáveis e pessoas cadastradas esperam tanto. Para 95 porcento das preferências por crianças menores de três anos, tem-se 5 porcento apenas de crianças aguardando por adoção (AU)
Resumo em espanhol:El artículo presenta levantamiento de datos sobre adopción, adoptantes, adoptados, niños o adolescentes en el aguardo de adopción, y pretendientes, relativo a periodo de cuatro meses en una de las Jurisdicciones de la Infancia y de la Juventud de São Paulo. La población estudiada se constituyó de 133 niños y adolescentes, 44 adoptantes y 190 pretendientes. Se concluye que, aunque la preferencia sea por niñas, los niños fueron la mayoría en las adopciones y en la espera. En el tocante al color, hubo mayor número de niños pardos adoptados porque son mayoría en nuestra población y no porque preferidas. A pesar del pedido ser por niño saludable, se constató proporción significativa de adoptados con problemas de salud, bastante próxima de la proporción general existente. Con respecto a la edad, la realidad de los niños y adolescentes es inversamente proporcional al deseo de los pretendientes y, por esa razón, niños y adolescentes jurídicamente adoptables y personas registradas esperan tanto. Para un 95 por ciento de las preferencias por niños menores de tres años, se tiene un 5 por ciento sólo de niños aguardando por adopción
Descritores Psi Português:ADOÇÃO (CRIANÇA)
CRIANÇAS
ADOLESCENTES
PROCESSOS LEGAIS
PAIS ADOTIVOS
Descritores Psi Inglês:ADOPTION (CHILD)
CHILDREN
ADOLESCENTS
LEGAL PROCESSES
FOSTER PARENTS
Localização:BR85.1 - USP/IP/SBD
BR27.1 - PUC-CAMPINAS/SBI


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Id:22136
Autor:Maximo, Izabel M. Nascimento da Silva; Oliveira, Vera M. Barros de.
Título:Reabilitação lúdica da imagem corporal.
Fonte:Bol-Acad. Paul. Psicol;25(1):37-48, jan.-abr. 2005.
Resumo em português: Verifica a organização da imagem corporal junto a uma criança do sexo masculino, com atraso psicomotor em reabilitação psicomotora lúdica e a eficácia da utilização de estratégias do brincar neste processo. Baseia-se na literatura da Escola Francesa de psicomotricidade, que salienta a importância do corpo no processo de desenvolvimento integrado psicomotor, social, afetivo-emocional e cognitivo. Realiza-se através de estudo de caso único longitudinal avaliativo-interventivo, por quatro anos. Utiliza-se na avaliação o Exame Psicomotor Picq & Vayer, o Gestáltico Visomotor de Bender, o Teste da Figura Humana de Machover, as Matrizes Progressivas Coloridas de Raven, anamnese, análise do material escolar e a observação lúdica. Com base na avaliação inicial realiza intervenção psicomotora lúdica de sessenta e quatro sessões semanais, após o que reavalia a criança com os mesmos instrumentos. A seguir, retoma a intervenção, com mais trinta e uma sessões e realiza a avaliação final. A fim de ilustrar as estratégias lúdicas empregadas, o estudo descreve e analisa três sessões de intervenção, com brincadeiras e jogos sensório-motores, simbólicos e de regras, em três momentos da reabilitação. Na análise quantitativa, os dados apontam melhora significativa no Exame Psicomotor nas áreas de Conduta Respiratória, Organização do Espaço e Estruturação Espaço-temporal. Nas áreas de Coordenação Dinâmica e Controle Segmentário os resultados não apontam alteração e em Coordenação Manual, Rapidez e Controle Postural, ligeira regressão, dado este não comprovado pela análise qualitativa. A organização e maturidade visual motora na avaliação de Koppitz apresenta evolução positiva quanto à redução expressiva de indicativos de lesão cerebral e de aspectos emocionais comprometedores, mantendo-se os demais itens estáveis. Na avaliação Santucci & Granjon não foi observada evolução. Seu nível mental revela-se superior desde a primeira avaliação no Raven (Nível I). A análise do desenho da Figura Humana evidencia melhor conhecimento e organização da Imagem Corporal e auto-imagem mais positiva. O estudo ressalta a importância do acompanhamento junto à família e à escola, buscando maior autonomia da criança (AU)
Resumo em espanhol:Verifica la organización de la imagen corporal junto a un niño del sexo masculino, con retraso psicomotor en rehabilitación psicomotora lúdica y la eficacia de la utilización de estrategias del juguetear en este proceso. Se basa en la literatura de la Escuela Francesa de psicomotricidad, que resalta la importancia del cuerpo en el proceso de desarrollo integrado psicomotor, social, afectivo emocional y cognitivo. Se realiza a través de estudio de caso único longitudinal evaluativo interventivo, por cuatro años. Se utiliza en la evaluación el Examen Psicomotor Picq & Vayer, el Gestáltico Visomotor de Bender, el Test de la Figura Humana de Machover, las Matrices Progresivas Coloreadas de Raven, anamnesis, análisis del material escolar y la observación lúdica. Con base en la evaluación inicial realiza la intervención psicomotora lúdica de sesenta y cuatro sesiones semanales, tras lo que reevalúa al niño con los mismos instrumentos. En adelante, reanuda la intervención, con treinta y una sesiones más y realiza la evaluación final. A fin de ilustrar las estrategias lúdicas empleadas, el estudio describe y analiza tres sesiones de intervención, con bromas y juegos sensorio motores, simbólicos y de reglas, en tres momentos de la rehabilitación. En el análisis cuantitativo, los datos apuntan una mejora significativa en el Examen Psicomotor en las áreas de Conducta Respiratoria, Organización del Espacio y Estructuración Espacio temporal. En las áreas de Coordinación Dinámica y Control Segmentario, los resultados no apuntan alteración y en Coordinación Manual, Rapidez y Control Postural, ligera regresión, dato este no comprobado por el análisis cualitativo. La organización y madurez visual motora en la evaluación de Koppitz presenta evolución positiva en cuanto a la reducción expresiva de indicativos de lesión cerebral y de aspectos emocionales comprometedores, manteniéndose los demás ítems estables. En la evaluación Santucci & Granjon no fue observada evolución. Su nivel mental se revela superior desde la primera evaluación en el Raven (Nivel I). El análisis del dibujo de la Figura Humana evidencia mejor conocimiento y organización de la Imagen Corporal y autoimagen más positiva. El estudio resalta la importancia del acompanãmiento junto a la familia y a la escuela, buscando mayor autonomía del niño
Descritores Psi Português:PSICOMOTRICIDADE
IMAGEM CORPORAL
LUDOTERAPIA
JOGOS
BRINCADEIRAS
Descritores Psi Inglês:PSYCHOMOTRICITY
BODY IMAGE
PLAY THERAPY
GAMES
TRICKS
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Id:22135
Autor:Forghieri, Yolanda C.
Título:Resgatando a Memória dos Patronos.
Fonte:Bol-Acad. Paul. Psicol;25(1):22-33, jan.-abr. 2005.
Resumo em português: Franco da Rocha, como é conhecido o eminente psiquiatra e psicólogo de renome internacional, brasileiro, paulista da cidade de Amparo, distinguiu-se por ter sido um dos pioneiros da Psiquiatria e da Psicologia no Brasil, onde foi também o idealizador e fundador do primeiro hospital psiquiátrico em São Paulo. Dominava diversas línguas, o que lhe propiciou assenhorear-se dos conhecimentos de psiquiatras da Europa e da América do Norte, atuais na época em que viveu. Assenhoreou-se, também das idéias e teorias de filósofos gregos e romanos da antigüidade, nos textos originais. Diante de todos esses conhecimentos assumia sempre uma posição crítica, o que o levou a ter suas próprias idéias diante deles, caracterizada, por uma atitude sobretudo humanitária em relação aos doentes mentais. Idealizador e fundador do então Hospício do Juqueri, na cidade do mesmo nome, que acabaram, ambos recebendo a designação de Franco da Rocha, tal a sua importância no País. Foi professor de Clínica Neuriátrica e Psiquiátrica na Faculdade de Medicina de São Paulo e introduziu a teoria freudiana, divulgando-a, pela primeira vez, no Brasil. Devido às suas numerosas e importantes publicações, redigidas em estilo elegante, porém, simples e esclarecedoras, logrou ser membro da Academia Paulista de Letras, tendo ocupado a Cadeira nº três, que tem como Patrono Matias Aires. Foi um dos pioneiros da Psiquiatria Social e da Psiquiatria Forense, como também da Psicologia Social e Psicologia Jurídica no Brasil. Dedicou grande parte de sua vida às pessoas com doenças mentais, procurando não apenas o seu tratamento, mas, também, fazendo o possível para que fossem, de certo modo, felizes, desenvolvendo atividades úteis das quais elas gostavam e faziam com que se sentissem valorizadas. O seu legado o conduziu a distinção de Patrono desta Academia (AU)
Resumo em espanhol:Franco da Rocha, como es conocido el eminente psiquiatra y psicólogo de renombre internacional, brasileño, del Estado de São Paulo de la ciudad de Amparo, se distinguió por haber sido uno de los pioneros de la Psiquiatría y de la Psicología en Brasil, donde fue también el idealizador y fundador del primer hospital psiquiátrico en São Paulo. Dominaba diversas lenguas, lo que le propició apoderarse de los conocimientos de psiquiatras de Europa y de América del Norte, actuales en la época en la que vivió. Se apoderó, también, de las ideas y teorías de filósofos griegos y romanos de la antigüedad, en los textos originales. Delante de todos esos conocimientos, asumía siempre una posición crítica, lo que lo llevó a tener sus propias ideas delante de estos, caracterizada, por una actitud sobre todo humanitaria en relación con los enfermos mentales. Idealizador y fundador del entonces Manicomio de Juqueri, en la ciudad del mismo nombre, que acabaron, ambos recibiendo la designación de Franco da Rocha, tal su importancia en el País. Fue profesor de Clínica Neuriátrica y Psiquiátrica en la Facultad de Medicina de São Paulo e introdujo la teoría freudiana, divulgándola, por primera vez, en Brasil. Debido a sus numerosas e importantes publicaciones, redactadas en estilo elegante, sin embargo, simple y esclarecedoras, logró ser miembro de la Academia Del Estado de São Paulo de Letras, teniendo ocupado Silla n º tres, que tiene como Patrono Matias Aires. Fue uno de los pioneros de la Psiquiatría Social y de la Psiquiatría Forense, como también de la Psicología Social y Psicología Jurídica en Brasil. Dedicó gran parte de su vida a las personas con enfermedades mentales, buscando no sólo su tratamiento, sino, también, haciendo lo posible para que fuesen, de cierto modo, felices, desarrollando actividades útiles que les gustaban y hacían con que se sintiesen valoradas. Su legado lo condujo la distinción de Patrono de esta Academia
Descritores Psi Português:PSIQUIATRIA
DISTÚRBIOS MENTAIS
PSICOPATOLOGIA
HOSPITAIS PSIQUIÁTRICOS
Descritores Psi Inglês:PSYCHOPATHOLOGY
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Id:22134
Autor:Angelini, Arrigo Leonardo.
Título:Subsídios para a História da Psicologia no Brasil.
Fonte:Bol-Acad. Paul. Psicol;25(1):15-21, jan.-abr. 2005.
Resumo em português: Ao ser distinguido como Patrono dos formandos em Psicologia, de 2004, na Universidade de Mogi das Cruzes (UMC), graduação que leva o seu nome, o nosso colega, Presidente desta academia, em seu discurso, traçou um ligeiro, mas significativo, panorama da História da Psicologia no País, incluindo sua efetiva participação na mesma. Seguindo a ordem cronológica, fez menção à influência dos psicólogos franceses e norte-americanos na formação dos nossos profissionais, como também das instituições então criadas no País que muito contribuíram para esse progresso, além dos pioneiros brasileiros que deixaram suas marcas indeléveis. Nesse persurso salientou acontecimentos de relevância como a regulamentação da profissão do psicólogo, nos anos 60 e, a partir dessa época, o rápido e crescente desenvolvimento da Psicologia em nosso meio. Áreas em franco progresso como a Psicologia Educacional, Psicologia Clínica e Psicologia Experimental entre outras mais, se apresentam na atualidade, como também uma diversidade de teorias e metodologias, constituindo, portanto intenso desafio para o psicólogo recém-formado colocar-se na complexidade da ciência Psicológica dos dias de hoje.
Resumo em espanhol:Al ser distinguido como Patrono de los graduandos en Psicología, de 2004, en la Universidad de Mogi das Cruzes (UMC), graduación que lleva su nombre, nuestro colega, Presidente de esta academia, en su discurso, trazó un ligero, pero significativo, panorama de la Historia de la Psicología en el País, incluyendo su efectiva participación en este. Siguiendo el orden cronológico, hizo mención a la influencia de los psicólogos franceses y norteamericanos en la formación de nuestros profesionales, como también de las instituciones entonces creadas en el País que mucho contribuyeron para ese progreso, además de los pioneros brasileños que dejaron sus marcas indelebles. En ese persurso resaltó acontecimientos de relevancia como la reglamentación de la profesión del psicólogo, en los años 60 y, a partir de esa época, el rápido y creciente desarrollo de la Psicología en nuestro medio. Áreas en franco progreso como la Psicología Educacional, Psicología Clínica y Psicología Experimental entre otras más, se presentan en la actualidad, como también una diversidad de teorías y metodologías, constituyendo, por lo tanto, intenso desafío para el psicólogo recién formado ponerse en la complejidad de la ciencia Psicológica de los días de hoy
Descritores Psi Português:HISTÓRIA DA PSICOLOGIA - BRASIL
Localização:BR85.1 - USP/IP/SBD
BR27.1 - PUC-CAMPINAS/SBI


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Id:19861
Autor:Silva Neto, Norberto Abreu.
Título:A Atualidade da Obra de Eugéne Minkowski (1885-1972).
Fonte:Bol-Acad. Paul. Psicol;24(2):50-62, 2004.
Resumo em português: A obra de Minkowski contém a história do desenvolvimento dos conceitos da psicopatologia, das práticas de psicoterapia e da clínica psiquiátrica do século vinte. Nos últimos dez anos, na França, com o surgimento de novas edições de todos os seus livros e novas coletâneas de artigos raros, renovou-se o interesse por seu pensamento. Nenhum de seus livros jamais foi traduzido no Brasil. Assim, seu renascimento na França sugeriu me apresentar esta introdução voltada para pesquisadores especialmente aquelas novas gerações que se interessem por seu pensamento e método de pesquisa. As fontes usadas foram: a literatura primária (seus livros e artigos), a literatura secundária produzida por discípulos e comentadores, e a terciária, que abarca trabalhos que fazem referência à sua obra. O artigo é apresentado em quatro partes e uma secção de considerações finais:1 . relato sobre o movimento editorial em torno da obra com a relação das novas edições surgidas desde 1990; 2. importância histórica da obra; 3. influências exercidas sobre autores e movimentos; 4. recepção da obra no Brasil. A conclusão maior extraída da pesquisa é de que a obra de Minkoswki oferece uma sólida base para uma psicologia a ser desenvolvida no século XXI (AU)
Resumo em espanhol:La obra de Minkowski contiene la historia del desarrollo de los conceptos de la psicopatología, de las prácticas de psicoterapia y de la clínica psiquiátrica del siglo veinte. En los últimos diez años, en Francia, con el surgimiento de nuevas ediciones de todos sus libros y nuevas recopilaciones de artículos raros, se renovó el interés por su pensamiento. Ninguno de sus libros jamás fue traducido en Brasil. Así, su renacimiento en Francia sugirió presentarme esta introducción relacionada a investigadores en especial a aquellas nuevas generaciones que se interesen por su pensamiento y método de investigación. Las fuentes usadas fueron: la literatura primaria (sus libros y artículos), la literatura secundaria producida por discípulos y comentadores, y la terciaria, que abarca trabajos que hacen referencia a su obra. El artículo es presentado en cuatro partes y una secciones de consideraciones finales: 1 relato sobre el movimiento editorial alrededor de la obra con la relación de las nuevas ediciones surgidas desde 1990; 2. importancia histórica de la obra; 3. influencias ejercidas sobre autores y movimientos; 4. recepción de la obra en Brasil. La conclusión mayor extraída de la investigación es que la obra de Minkoswki ofrece una sólida base para una psicología a ser desarrollada en el siglo XXI
Descritores Psi Português:HISTÓRIA DA PSICOLOGIA
PSICOLOGIA FENOMENOLÓGICA
PSICOLOGIA EXISTENCIAL
Descritores Psi Inglês:HISTORY OF PSYCHOLOGY
PHENOMENOLOGICAL PSYCHOLOGY
EXISTENTIAL PSYCHOLOGY
Localização:BR85.1 - USP/IP/SBD
BR27.1 - PUC-CAMPINAS/SBI


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Id:19860
Autor:Pérez-Ramos, Aidyl M. Q.; Sanchez, Cássia G. O.; Silva, Maria Angela B. ; Moreira, Sibele N. ; Fornazari, Silvia.
Título:A Competência social: estratégia para inclusão sócio ocupacional de jovens com deficência intelectual.
Fonte:Bol-Acad. Paul. Psicol;24(2):42-49, 2004.
Resumo em português: Pode-se afirmar que existe a tendência de transferir o foco de atenção no processo de avaliação - intervenção dos jovens com deficiência intelectual, à competência social em vez de considerar prioritariamente suas carências cognitivas. Uma das explicações da provável mudança desses paradigmas se baseia no movimento de inclusão desses jovens no mercado de trabalho, necessitando, basicamente, de habilidades de convivência, independência pessoal, comunicação, entre outras, integradas no construto de competência social. A presente pesquisa segue nesta direção analisando conceitos básicos que a fundamenta e selecionando 30 aprendizes com deficiência intelectual, de 14 a 21 anos, que freqüentam cursos de preparação vocacional em um centro de educação especial. Utiliza-se do Inventário de Competência Social de Gunsburg, conhecido por PAC (Progress Assessment Chart), para examinar as habilidades compreendidas na competência social, no grupo selecionado, e dessa avaliação decorrem sugestões para o desenvolvimento de um programa educacional nessa linha. Para análise dos dados obtidos, os participantes são divididos em 3 subgrupos em conformidade com as três escalas que compreende o PAC. São utilizadas as variáveis sócio-demográficas mais significativas que identificam os jovens em estudo e suas relações com o desempenho nas áreas do PAC: cuidados pessoais, comunicação, socialização e ocupação. Os resultados mostram que as habilidades medidas e o seu direcionamento a programas ocupacionais abrem caminhos promissores à inclusão sócio-ocupacional dos aprendizes com deficiência ao mercado de trabalho (AU)
Resumo em espanhol:Se puede afirmar que existe la tendencia de transferir el foco de atención en el proceso de evaluación - intervención de los jóvenes con deficiencia intelectual, a la competencia social en vez de considerar prioritariamente sus carencias cognitivas. Una de las explicaciones del probable cambio de esos paradigmas se basa en el movimiento de inclusión de esos jóvenes en el mercado laboral, necesitando, básicamente, de habilidades de convivencia, independencia personal, comunicación, entre otras, integradas en el constructo de competencia social. La presente investigación sigue en esta dirección analizando conceptos básicos que la fundamenta y seleccionando a 30 aprendices con deficiencia intelectual, de 14 a 21 años, que frecuentan cursos de preparación vocacional en un centro de educación especial. Se utiliza del Inventario de Competencia Social de Gunsburg, conocido por PAC (Progress Assessment Chart), para examinar las habilidades comprendidas en la competencia social, en el grupo seleccionado, y de esa evaluación transcurren sugerencias para el desarrollo de un programa educacional en esa línea. Para análisis de los datos obtenidos, los participantes son divididos en 3 subgrupos de conformidad con las tres escalas que comprende el PAC. Son utilizadas las variables sociodemográficas más significativas que identifican los jóvenes en estudio y sus relaciones con el desempeño en las áreas del PAC: cuidados personales, comunicación, socialización y ocupación. Los resultados muestran que las habilidades medidas y su encaminamiento a programas ocupacionales abren caminos prometedores a la inclusión socioocupacional de los aprendices con deficiencia al mercado laboral
Descritores Psi Português:HABILIDADES SOCIAIS
REABILITACAO VOCACIONAL
REABILITACAO PSICOSSOCIAL
Descritores Psi Inglês:SOCIAL SKILLS
VOCATIONAL REHABILITATION
PSYCHOSOCIAL REHABILITATION
Localização:BR85.1 - USP/IP/SBD
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Id:19859
Autor:Alencar, Eunice M. L. Soriano; Fleith, Denise de Souza.
Título:Fatores Facilitadores e Inibidores à Expressão da Capacidade de criar segundo Estudantes de Engenharia e Engenheiros.
Fonte:Bol-Acad. Paul. Psicol;24(2):33-41, 2004.
Resumo em português: Este estudo tem como objetivo identificar, junto a estudantes de engenharia e engenheiros, tanto os fatores que mais contribuem como aqueles considerados inibidores à expressão da criatividade pessoal. Participam do estudo 127 sujeitos, sendo 64 estudantes do curso de Engenharia e 63 engenheiros, de ambos os sexos. Os dados são coletados por meio de uma entrevista semi-estruturada. Os resultados indicam que os aspectos mais ressaltados como facilitadores da criatividade são a preparação aliada a características pessoais (cognitivas e de personalidade), o incentivo e a liberdade para expressar. Por outro lado, os aspectos mais salientados como inibidores à expressão da capacidade de criar são tanto características da pessoa (especialmente elementos de natureza emocional), quanto características do ambiente de trabalho, como burocracia e competição excessiva (AU)
Resumo em espanhol:Este estudio tiene como objetivo identificar, junto a estudiantes de ingeniería e ingenieros, tanto los factores que más contribuyen como aquellos considerados inhibidores a la expresión de la creatividad personal. Participan del estudio 127 sujetos, siendo 64 estudiantes del curso de Ingeniería y 63 ingenieros, de ambos sexos. Los datos son colectados mediante una entrevista semiestructurada. Los resultados indican que los aspectos más resaltados como facilitadores de la creatividad son la preparación aliada a características personales (cognitivas y de personalidad), el incentivo y la libertad para expresar. Por otro lado, los aspectos más resaltados como inhibidores a la expresión de la capacidad de crear son tanto las características de la persona (en especial elementos de naturaleza emocional), como características del ambiente de trabajo, como burocracia y competición excesiva
Descritores Psi Português:CRIATIVIDADE
TRAÇOS DE PERSONALIDADE
ESTUDANTES UNIVERSITARIOS
Descritores Psi Inglês:CREATIVITY
PERSONALITY TRAITS
COLLEGE STUDENTS
Localização:BR85.1 - USP/IP/SBD
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Id:19858
Autor:Mira, Maria Helena Novaes.
Título:Programa de Ativação cerebral Criativo (P. A. C. C.).
Fonte:Bol-Acad. Paul. Psicol;24(2):28-32, 2004.
Resumo em português: Programa de natureza lúdica e apropriado para idosos de mais de 55 anos, sem sérios comprometimentos de saúde física e mental. Parte do pressuposto de que exercitando o cérebro é possível prevenir disfunções nas capacidades mentais e na linguagem e, inclusive, de natureza neuropsicológica. Está em funcionamento desde 1996, no Departamento de psicologia da PUC/RJ, sob a coordenação da autora deste relato.Consta de: módulo básico, de aprendizagem auto-regulada; módulo intensivo, mais elaborado que o anterior; módulo especial, para idosos com baixa ou nenhuma escolaridade ou os que apresentam certas dificuldades de visão, audição ou motoras, porém controláveis; módulo de manutenção, caracterizado pelo reforçamento das habilidades estimuladas anteriormente; e módulo digital, pelo uso do computador, possibilitando o manejo de códigos, exercícios e jogos virtuais. Os resultados da aplicação do P.A.C.C. têm sido promissores, servindo de base na elaboração de programas de universidades abertas na área da gerontologia educacional, entre outras aplicações (A)
Resumo em espanhol:Programa de naturaleza lúdica y apropiado para ancianos de más de 55 años, sin serios compromisos de salud física y mental. Parte del presupuesto de que ejercitando el cerebro es posible prevenir disfunciones en las capacidades mentales y en el lenguaje y, inclusive, de naturaleza neuropsicológica. Está en funcionamiento desde 1996, en el Departamento de psicología de Puc/RJ, bajo la coordinación de la autora de este relato.Consta de: módulo básico, de aprendizaje autorregulado; módulo intensivo, más elaborado que el anterior; módulo especial, para ancianos con baja o ninguna escolaridad o los que presentan ciertas dificultades de visión, audición o motoras, sin embargo controlables; módulo de manutención, caracterizado por el refuerzo de las habilidades estimuladas anteriormente; y módulo digital, por el uso del ordenador, posibilitando el manejo de códigos, ejercicios y juegos virtuales. Los resultados de la aplicación de P.A.C.C. están siendo prometedores, sirviendo de base en la elaboración de programas de universidades abiertas en el área de la gerontología educacional, entre otras aplicaciones
Descritores Psi Português:IDOSOS
GERONTOLOGIA
PSICOTERAPIA DO IDOSO
Descritores Psi Inglês:AGED
GERONTOLOGY
GERIATRIC PSYCHOTHERAPY
Localização:BR85.1 - USP/IP/SBD
BR27.1 - PUC-CAMPINAS/SBI


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Id:19857
Autor:Forghieri, Yolanda Cintrão.
Título:Notas sobre o II Congresso Brasileiro de Espiritualidade e Prática Clínica.
Fonte:Bol-Acad. Paul. Psicol;24(2):25-27, 2004.
Resumo em português: Sintetizam-se nestas notas as principais contribuições apresentadas e discutidas no II Congresso Brasileiro de Espiritualidade e Prática Clínica, promovido pelo Centro de Psicoterapia Existencial, ocorrido na cidade de São Paulo, em junho p.p. Calorosa e expressiva audiência de participantes, procedentes da várias regiões do País, demonstrou o grande interesse manifestado pelo tema. O objetivo geral do Congresso foi atingido plenamente desde a conferência inicial até as demais palestras, simpósios, mesas-redonda, temas livres, vivências e cursos pré-congresso. Foi ampliada a interdisciplinariedade ao redor da área central, a Psicologia. Situações, as mais traumáticas da vida humana são tratadas tendo como comforto a Espiritualidade e por outro lado, as vivências de bem-estar também são analisadas sob este prisma. Várias abordagens teóricas da Psicologia são consideradas para compreender a Espiritualidade como substrato para a Psicoterapia, além do valor dado às religiões ou crenças freqüentes no País. Devido a importância atribuida ao tema, o Congresso recomenda a continuidade de eventos como este, focalizando um assunto específico (AU)
Resumo em espanhol:Se sintetizan en estas notas las principales contribuciones presentadas y discutidas en el II Congreso Brasileño de Espiritualidad y Práctica Clínica, promovido por el Centro de Psicoterapia Existencial, ocurrido en la ciudad de São Paulo, en junio p.p. Calurosa y expresiva audiencia de participantes, procedentes de las varias regiones del País, demostró el gran interés manifestado por el tema. El objetivo general del Congreso fue alcanzado plenamente desde la conferencia inicial hasta las demás conferencias, simposios, mesas-redonda, temas libres, vivencias y cursos precongreso. Fue ampliada la interdisciplinaridad alrededor del área central, la Psicología. Situaciones, las más traumáticas de la vida humana, son tratadas teniendo como comodidad la Espiritualidad y por otro lado, las vivencias de bienestar también son analizadas bajo este prisma. Varios abordajes teóricos de la Psicología son considerados para comprender la Espiritualidad como sustrato para la Psicoterapia, además del valor dado a las religiones o creencias frecuentes en el País. Debido a la importancia atribuida al tema, el Congreso recomienda la continuidad de eventos como este, enfocando un asunto específico
Descritores Psi Português:ESPIRITUALIDADE
PSICONEUROIMUNOLOGIA
RELIGIOSIDADE
TERAPIA EXISTENCIAL
Descritores Psi Inglês:SPIRITUALITY
PSICONEUROIMUNOLOGIA
RELIGIOSITY
EXISTENTIAL THERAPY
Localização:BR85.1 -
BR27.1 -


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Id:19856
Autor:Boccalandro, Marina Pereira Rojas; Pérez-Ramos, Aidyl M. de Queiroz.
Título:Clínica Psicológica "Ana Maria Poppovic": Notas sobre seu histórico e desenvolvimento.
Fonte:Bol-Acad. Paul. Psicol;24(2):19-24, 2004.
Resumo em português: Neste artigos as autoras apresentam sinteticamente as atividades da Clínica Psicológica 'Ana Maria Poppovic' da Faculdade de Psicologia da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Iniciam com os dados históricos, desde sua criação em 1959, pela principal necessidade de possibilitar treinamento ao curso de Especialização em Psicologia Clínica, percursor da legalização da profissão do psicólogo e curso universitário no Instituto de Psicologia da PUC-SP. Desde a sua criação até a presente data, a Clínica mantém suas finalidades fundamentais: ensino, pesquisa e prestação de serviços. A partir de 1962, com a criação do Curso de Psicologia junto ao Departamento de Psicologia, da Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de São Bento e extinção do de Especialização, a unidade passou a oferecer estágios ao curso então, criado. Atualmente, além dos alunos de graduação, por lá passam os procedentes de cursos de especialização e da pós-graduação em Psicologia (mestrado e doutorado). Nos últimos anos o atendimento à comunidade se estende para fora do espaço físico, indo até hospitais, creches, postos de saúde, escolas e várias instituições da comunidade. O curso de aprimoramento, a criação da revista e jornada complementam sua etapa atual(AU)
Resumo em espanhol:En este artículo, las autoras presentan sintéticamente las actividades de la Clínica Psicológica "Ana Maria Poppovic" de la Facultad de Psicología de la Pontificia Universidad Católica de São Paulo. Inician con los datos históricos, desde su creación en 1959, por la principal necesidad de posibilitar entrenamiento al curso de Especialización en Psicología Clínica, percursor de la legalización de la profesión del psicólogo y curso universitario en el Instituto de Psicología de Puc-SP. Desde su creación hasta la presente fecha, la Clínica mantiene sus finalidades fundamentales: enseñanza, investigación y prestación de servicios. A partir de 1962, con la creación del Curso de Psicología junto al Departamento de Psicología, de la Facultad de Filosofía Ciencias y Letras de São Bento y extinción del de Especialización, la unidad pasó a ofrecer prácticas al curso entonces criado. Actualmente, además de los alumnos de graduación, por allá pasan los procedentes de cursos de especialización y del posgrado en Psicología (tesina y doctorado). En los últimos años la atención a la comunidad se extiende para fuera del espacio físico, yendo hasta hospitales, guarderías, puestos de salud, escuelas y varias instituciones de la comunidad. El curso de perfeccionamiento, la creación de la revista y jornada complementan su etapa actual
Descritores Psi Português:SUPERVISÃO CLÍNICA
CLÍNICAS-ESCOLA
Descritores Psi Inglês:CLINICAL SUPERVISION
SCHOOL-CLINICS
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Id:19855
Autor:Antunha, Elsa Lima Gonçalves.
Título:Resgatando a Memória dos Patronos: Aníbal Cípriano da Silveira Santos - Cadeira nº 14.
Fonte:Bol-Acad. Paul. Psicol;24(2):13-18, 2004.
Resumo em português: Dr. Aníbal Silveira, assim conhecido, grande cientista teórico e prático deixa um legado incomparável na área da Psiconeurologia e na avaliação psicológica, principalmente em relação ao Psicodiagnóstico de Rorschach. Seus estudos e investigações decorrem principalmente da prática médica no então chamado Hospital do Juquery e também de laboratórios internacionais de neurofisiologia. Um número superior de 500 trabalhos prova a sua imensa produção científica, sobre as áreas do saber supra citadas, fundamentadas na epistemologia positivista de Comte. Revela a qualidade de não reter o seu saber transmitindo-o a seus alunos, principalmente como docente do antigo curso de Especialização de Psicologia Clínica da USP e posteriormente como Professor de Psicologia Patológica e Técnica Projetiva no Curso de Psicologia, do Instituto de Psicologia da USP. Participa ativamente de revistas científicas e de Associações de Psicologia e Neurologia, fundando várias delas em vigência na atualidade. É objeto de reconhecimento por cientistas de renome, principalmente no exterior. A Academia Paulista de Psicologia em sua homenagem, lhe outorga o título de Patrono da Cadeira nº 14, que leva o seu nome (AU)
Resumo em espanhol:Dr. Aníbal Silveira, así conocido, gran científico teórico y práctico deja un legado incomparable en el área de la Psiconeurología y en la evaluación psicológica, sobre todo con relación al Psicodiagnóstico de Rorschach. Sus estudios e investigaciones transcurren sobre todo de la práctica médica en el entonces llamado Hospital del Juquery y también de laboratorios internacionales de neurofisiología. Un número superior de 500 trabajos prueba su inmensa producción científica, sobre las áreas del saber citadas, fundamentadas en la epistemología positivista de Comte. Revela la calidad de no retener su saber transmitiéndolo a sus alumnos, sobre todo como docente del antiguo curso de Especialización de Psicología Clínica de la USP y posteriormente como Profesor de Psicología Patológica y Técnica Proyectiva en el Curso de Psicología, del Instituto de Psicología de la USP. Participa activamente de revistas científicas y de Asociaciones de Psicología y Neurología, fundando varias de estas en vigencia en la actualidad. Es objeto de reconocimiento por científicos de renombre, sobre todo en el exterior. La Academia Del Estado de São Paulo de Psicología en su homenaje, le otorga el título de Patrono de Silla n º 14, que lleva su nombre
Descritores Psi Português:HISTÓRIA DA PSICOLOGIA - BRASIL
Descritores Psi Inglês:HISTORY OF PSYCHOLOGY - BRAZIL
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Id:19432
Autor:Pérez-Ramos, Juan; Pérez-Ramos, Aidyl M. Q..
Título:Novas perspectivas da psicologia positiva.
Fonte:Bol-Acad. Paul. Psicol;24(1/4):57-60, jan.-abr. 2004.
Resumo em português: Analisam-se as contribuições da Psicologia Positiva, tendo em vista os seus progressos atuais e os que se prevêem para o seu futuro desenvolvimento. Inicia-se o estudo pelas vertentes centralizadoras dos aspectos negativos (transtornos, patologias, deficiências) e dos positivos (qualidade, criatividade, otimismo, esperança) na concepção do ser humano. Concebe-se para tanto, um modelo 'balancedo'que se traduz em um equilíbrio de ambas direções. Analisam-se os bloqueios que impedem visualizar tal concepção abrangente, como são os preconceitos e o apego ainda existente no clássico 'modelo médico'. Por outro lado, propõem-se novas metas e ações para colocar em prática aquela concepção, tanto no ponto de vista teórico quanto do prático, nas diferentes áreas da Psicologia. Construtos por vezes esquecidos, ou mesmo rejeitados, voltam à tona, como os de esperança, felicidade, otimismo, bem como a elaboração de modelos e procedimentos de avaliação e de intervenção para implementar tal abordagem. Também focalizam-se várias vertentes nesse campo de estudo, de modo a facilitar conexões com outras linhas teóricas conhecidas e de sua aplicação, como a cognitiva, a existencial, a religiosa e, até a psicanálise. Além do mais prevêem-se novas vias de prosseguimento a este enfoque abrangente e humanístico e também um aumento, já considerável, de seus seguidores. Trata-se pois de um chamado à reflexão sobre a consideração integral do ser humano, na teoria e na prática psicológicas, sendo esta mensagem decorrente da Psicologia Positiva (AU)
Resumo em espanhol:Se analizan las contribuciones de la Psicología Positiva, teniendo en vista sus progresos actuales y los que se preven para su futuro desarrollo. Se inicia el estudio por las vertientes centralizadoras de los aspectos negativos (trastornos, patologías, deficiencias) y de los positivos (calidad, creatividad, optimismo, esperanza) en la concepción del ser humano. Se concibe para tanto, un modelo "equilibrado"que se traduce en un equilibrio de ambas direcciones. Se analizan los bloqueos que impiden visualizar tal concepción amplia, como son los prejuicios y el apego todavía existente en el clásico "modelo médico". Por otro lado, se proponen nuevas metas y acciones para poner en práctica aquella concepción, tanto en la visión teórico como práctica, en las diferentes áreas de la Psicología. Constructos por veces olvidados, o mismo rechazados, hacen la superficie, como los de esperanza, felicidad, optimismo, así como la elaboración de modelos y procedimientos de evaluación y de intervención para implementar tal abordaje. También se enfocan varias vertientes en ese campo de estudio, de modo a facilitar conexiones con otras líneas teóricas conocidas y de su aplicación, como la cognitiva, la existencial, la religiosa y, hasta el psicoanálisis. Además de eso se preven nuevas vías de prosecución a este enfoque amplio y humanístico y también un aumento, ya considerable, de sus seguidores. Se trata pues de un llamado a la reflexión sobre la consideración integral del ser humano, en la teoría y en la práctica psicológicas, siendo este mensaje derivado de la Psicología Positiva
Descritores Psi Português:PSICOLOGIA
Descritores Psi Inglês:Psychology
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Id:19431
Autor:Forghieri, Yolanda Cintrão.
Título:Saúde existencial: vivência a ser periodicamente reconquistada.
Fonte:Bol-Acad. Paul. Psicol;24(1/4):46-57, jan.-abr. 2004.
Resumo em português: As vivências de contrariedade e de bem-estar intensos, e suas possíveis influências, respectivamente, no adoecimento e na saúde existenciais, tem sido observadas pela autora em numerosos atendimentos psicoterápicos e em resultados parciais de pesquisas que tem realizado sobre o assunto. Esta investigação tem por objetivo verificar, de modo minucioso, quais as peculiaridades de cada uma dessas vivências, para então averiguar suas possíveis relações com o adoecimento e a saúde existenciais, dentro da totalidade do existir. O trabalho é fundamentado em uma determinada perspectiva do ser humano e consequentemente, em uma metodologia fenomenológica. O material de estudo consiste em um relato pormenorizado sobre a sua própria vivência, de dez universitários pós-graduandos, com idades compreendidas entre 35 e 48 anos, sendo 8 mulheres e 2 homens; considerados como 'razoavelmente normais'por eles próprios e por seus colegas. Os resultados revelam diferenças significativas entre a contrariedade e o bem estar intensos e confirmam o presuposto inicial de estreitas relações entre a primeira e o adoecimento e entre o segundo e a saúde existencial. Entretanto, revelam também, qua a contrariedade intensa quando enfrentada e superada pelo sujeito, propricia níveis mais profundos e estáveis de saúde existencia (AU)
Resumo em espanhol:Las vivencias de contrariedad y de bienestar intensas y sus posibles influencias, respectivamente, en la enfermedad y en la salud existencial, están siendo observadas por la autora en numerosas atenciones psicoterápicos y en resultados parciales de investigaciones que está realizando sobre el asunto. Esta investigación tiene por objetivo verificar, de modo minucioso, cuáles las peculiaridades de cada una de esas vivencias, para entonces averiguar sus posibles relaciones con la enfermedad y la salud existencial, dentro de la totalidad del existir. El trabajo es fundamentado en una determinada perspectiva del ser humano y consequentemente, en una metodología fenomenológica. El material de estudio consiste en un relato pormenorizado sobre su propia vivencia, de diez universitarios posgraduandos, con edades comprendidas entre 35 y 48 años, siendo 8 mujeres y 2 hombres; considerados como "razonablemente normales"por ellos propios y por sus colegas. Los resultados revelan diferencias significativas entre la contrariedad y el bienestar intensos y confirman el presuposto inicial de estrechas relaciones entre la primera y la enfermedad y entre el segundo y la salud existencial. Sin embargo, revelan también, qua la contrariedad intensa cuando enfrentada y superada por el sujeto, propricia niveles más profundos y estables de salud existencia
Descritores Psi Português:SAUDE MENTAL
FENOMENOLOGIA EXISTENCIAL
Descritores Psi Inglês:MENTAL HEALTH
EXISTENTIAL PHENOMENOLOGY
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Id:19430
Autor:OLIVEIRA, Vera Barros de; HADERMANN, Denise Milani Egon Felix; MIGUEL, Magali de Morais; LUCATO, Daniella.
Título:Avaliação e intervenção psicomotora lúdicas em bebês atendidos em creches.
Fonte:Bol-Acad. Paul. Psicol;24(1/4):41-46, jan.-abr. 2004.
Resumo em português: Verifica o efeito de um trabalho preventivo lúdico de psicomotricidade junto a 12 bebês, de idade entre 4 a 14 meses, que freqüentam uma creche particular da cidade de grande porte. Inicia-se por observação exploratória do ambiente do berçário e avaliação do quociente global de desenvolvimento (QGD) através da Escala de Brunet-Lézine. Com base nesta avaliação, desenvolve-se um trabalho preventivo de reformulação do ambiente, favorecendo a movimentação dos bebês, assim como de orientação às educadoras, no sentido de criarem condições para autonomia motora das crianças. Após um semestre letivo, quatro meses, é realizada a segundo a direção da evolução sensório-motora, descrita por Piaget, através da descentralização e flexibilização das reações circulares, utilizando-se de estratégias lúdicas grupais, em situações que contemplam a complementaridadede movimentos opostos como abrir/fechar, crescer/subir, em duas sessões semanais de 75'cada, sempre com dois pesquisadores, um intervindo, outro, registrando
Resumo em espanhol:Verifica el efecto de un trabajo preventivo lúdico de psicomotricidad junto a 12 bebés, de edad entre 4 a 14 meses, que frecuentan una guardería particular de la ciudad de gran porte. Se inicia por observación exploratoria del ambiente de la guardería y evaluación del cociente global de desarrollo (QGD) a través de la Escala de Brunet-Lézine. Con base en esta evaluación, se desarrolla un trabajo preventivo de reformulación del ambiente, favoreciendo el movimiento de los bebés, así como de orientación a las educadoras, en el sentido de creer condiciones para autonomía motora de los niños. Tras un semestre lectivo, cuatro meses, es realizada la segunda la dirección de la evolución sensório motora, descrita por Piaget, a través de la descentralización y flexibilización de las reacciones circulares, utilizándose de estrategias lúdicas grupales, en situaciones que contemplan la complementaridad de movimientos opuestos como abrir/cerrar, crecer/subir, en dos sesiones semanales de 75'cada, siempre con dos investigadores, un interviniendo, otro, registrando
Descritores Psi Português:BEBES
CRECHES
INTERVENCAO PSICOTERAPEUTICA
Descritores Psi Inglês:INFANTIS
CHILD DAY CARE
PSYCHOTHERAPEUTIC INTERVENTION
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Id:19429
Autor:Almeida, Fabiane de Amorim; Bontempo, Edda.
Título:O brinquedo terapêutico como apoio emocional a cirurgia cardíaca em crianças pequenas.
Fonte:Bol-Acad. Paul. Psicol;24(1/4):35-41, jan.-abr. 2004.
Resumo em português: Tem-se por finalidade o emprego do brinquedo terapêutico como estratégia para aliviar tensões e facilitar o enfretamento de crianças pequenas, e seus familiares à situação traumática da cirurgia cardíaca a que são aquelas submetidas. Cinco crianças, de três a cinco anos, e seus acompanhantes, constiuem o grupo de estudo. Como procedimento de coleta de dados são realizados nas situações pré e pós-operatórias, entrevistas com os familiares e sessões de brinquedo terapêutico com a criança. Para este último procedimento utilizam-se um conjunto de estímulos lúdicos previamente estudados, bem como o emprego de pequenos contos alusivos à situação. Empregam-se para a interpretação dos dados a Técnica de Análise de Conteúdo, de Bardin, tendo como referencial teórico os presupostos de Winnicott. Quatro categorias de significado são identificadas para para interpretar as vivências e as experiências da criança sobre a cirurgia por meio do brincar, complementado com os dados obtidos das entrevistas com as acompanhantes e do prontuário. Os resultados mostram que a criança, tendo oportunidadede brincar e estando confiante do ambiente, consegue ser criativa e descobrir o seu 'self' e fortalecer vínculos com o Hospital. Entretanto, as complicações pós-operatórias evidenciam-se como potencialmente traumáticas dificultando o brincar. Contudo, a função terapêutica do brinquedo emerge, permitindo a criança expressar sentimentos, aliviar tensões e enfrentar, com alguma segurança o processo cirúrgico (AU)
Resumo em espanhol:Se tiene por finalidad el empleo del juguete terapéutico como estrategia para aliviar tensiones y facilitar el enfretamiento de niños pequeños, y sus familiares a la situación traumática de la operación cardíaca a que son sometidas. Cinco niños, de tres a cinco años, y sus acompañantes, constituyen el grupo de estudio. Como procedimiento de colecta de datos son realizados en las situaciones pre y postoperatorias, entrevistas con los familiares y sesiones de juguete terapéutico con el niño. Para este último procedimiento se utilizan un conjunto de estímulos lúdicos previamente estudiados, así como el empleo de pequeños cuentos alusivos a la situación. Se emplean para la interpretación de los datos la Técnica de Análisis de Contenido, de Bardin, teniendo como referencia teórica los presupostos de Winnicott. Cuatro categorías de significado son identificadas para interpretar las vivencias y las experiencias del niño sobre la operación por medio del jugar, complementado con los datos obtenidos de las entrevistas con los acompañantes y del prontuario. Los resultados muestran que el niño, teniendo oportunidad de jugar y estando confiado del ambiente, consigue ser creativo y descubrir su "self" y fortalecer vínculos con el Hospital. Sin embargo, las complicaciones postoperatorias se evidencian como potencialmente traumáticas dificultando el jugar. Sin embargo, la función terapéutica del juguete emerge, permitiendo el niño expresar sentimientos, aliviar tensiones y enfrentar, con alguna seguridad el proceso quirúrgico
Descritores Psi Português:BRINQUEDO TERAPEUTICO
CRIANCAS HOSPITALIZADAS
DISTURBIOS DO CORACAO
Descritores Psi Inglês:THERAPUUTIC PLAY
CHILDREN - HOSPITAL CARE
HEART DISORDERS
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Id:17555
Autor:Oliveira, Vera Barros de; Oliveira, Marli Donizeti de.
Título:Avalição-intervenção de setor industrial, preventivo a saúde mental do trabalhador.
Fonte:Bol-Acad. Paul. Psicol;23(3):48-53, set. -dez. 2003.
Resumo em português: Verifica o resultado de uma avaliação-intervenção junto a trabalhadores de indústria de grande porte, visando a Saúde Mental dos mesmos. Baseia-se na Psicohigiene de Bleger e na Psicodinâmica de Déjours. Realiza-se atendendo a solicitação da empresa que visava melhorar a performance setorial, assim como, propiciar ambiente de trabalho com maior participação de todos os níveis hierárquicos. Inicialmente faz-se pesquisa exploratória realizando análise da demanda junto a 130 sujeitos. Entrevista-se individualmente, 49 funcionários, por eles mesmos escolhidos como seus representantes das diversas categorias, buscando verificar sua opinião sobre o relacionamento intra e inter grupal na empresa e sobre a suas expectativas profissionais. Com base nos resultados, desenvolve-se a intervenção através de grupos de discussão, treinamento de lideranças e reuniões periódicas. Após 20 meses, é realizada nova avaliação através de entrevistas individuais com os sujeitos primeiramente avaliados. Os resultados revelam que os trabalhadores constataram melhoria na comunicação intra e inter-grupal, com maior abertura e transparência na ciculação de informações, o que consideraram que contribuiu de forma positiva para o ambiente de trabalho e para suas possibilidades de ascensão profissional, tornando sua relação com o grupo e com a empresa mais prazerosa e afetiva(AU)
Resumo em espanhol:Verifica el resultado de una evaluación intervención junto a trabajadores de industria de gran porte, objetivando la Salud Mental de los mismos. Se basa en la Psicohigiene de Bleger y en la Psicodinámica de Déjours. Se realiza atendiendo la solicitud de la empresa que objetivaba mejorar la performance sectorial, así como, propiciar ambiente de trabajo con mayor participación de todos los niveles jerárquicos. Inicialmente se hace investigación exploratoria realizando análisis de la demanda junto a 130 sujetos. Se entrevista individualmente a 49 funcionarios, por ellos mismos elegidos como sus representantes de las diversas categorías, buscando verificar su opinión sobre la relación intra e inter grupal en la empresa y sobre sus expectativas profesionales. Con base en los resultados, se desarrolla la intervención a través de grupos de discusión, entrenamiento de lideratos y reuniones periódicas. Tras 20 meses, es realizada nueva evaluación a través de entrevistas individuales con los sujetos primeramente evaluados. Los resultados revelan que los trabajadores constataron mejoría en la comunicación intra e intergrupal, con mayor apertura y trasparencia en la circulación de informaciones, lo que consideraron que contribuyó de forma positiva para el ambiente de trabajo y para sus posibilidades de ascensión profesional, haciendo su relación con el grupo y con la empresa más placentera y afectiva
Descritores Psi Português:PSICOLOGIA INDUSTRIAL
SAÚDE MENTAL
TRABALHADORES
Descritores Psi Inglês:INDUSTRIAL PSYCHOLOGY
MENTAL HEALTH
WORKERS
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Id:17554
Autor:Angelini, Arrigo Leonardo.
Título:Estudo internacional da personalidade e sexualidade.
Fonte:Bol-Acad. Paul. Psicol;23(3):46-47, set. -dez. 2003.
Resumo em português: A pesquisa que se propõe é parte de um estudo de grande abrangência envolvendo 56 nações, dirigido por David Schmitt, da 'Bradley University' (USA). São colaboradores, Vera Barros de Oliveira (Cadeira nº 25) e a Profa. Dra. Iraí B. Alves. Objetivo avaliar, interculturalmente diferenças e semelhanças de atitudes e comportamentos sexuais em função de traços de personalidade, em estudantes de Psicologia numa amostra de 200 sujeitos de cada sexo. Serão aplicados coletivamente 13 instrumentos psicológicos para a coleta dos dados. Os resultados farão parte de uma pesquisa nacional, além de serem comparados com os de outros países(AU)
Resumo em espanhol:La investigación que se propone forma parte de un estudio de gran abarcamiento involucrando 56 naciones, dirigido por David Schmitt, de la "Bradley University" (USA). Son colaboradores, Vera Barros de Oliveira (Silla n º 25) y la Profa. Dra. Iraí B. Alves. Objetivo evaluar, interculturalmente diferencias y semejanzas de actitudes y comportamientos sexuales en función de trazos de personalidad, en estudiantes de Psicología en una muestra de 200 sujetos de cada sexo. Serán aplicados colectivamente 13 instrumentos psicológicos para la colecta de los datos. Los resultados formarán parte de una investigación nacional, además de ser comparados con los de otros países
Descritores Psi Português:PERSONALIDADE
SEXUALIDADE
Descritores Psi Inglês:PERSONALITY
SEXUALITY
Localização:BR85.1 - USP/IP/SBD
BR27.1 - PUC-CAMPINAS/SBI


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Id:17553
Autor:Braga, Silvana Maria Moura da; Perez-Ramos, Aidyl M. de Queiroz.
Título:Procedimentos avaliativos da humanização no atendimento de crianças hospitalizadas.
Fonte:Bol-Acad. Paul. Psicol;23(3):39-45, set. -dez. 2003.
Resumo em português: É freqüente nas unidades hospitalares de Pediatria a carência de um ambiente acolhedor, acompanhado de estímulos lúdicos, para as crianças internadas. A literatura disponível tem analisada a problemática e suas possíveis conseqüências negativas na remissão da doença e no desenvolvimento da hospitalizada. Há trabalhos que também descrevem as decorações do ambiente hospitalar, mas não examinam, sistematicamente os efeitos que as mesmas ocasinam nos meninos hospitalizados. O presente trabalho progride neste sentido ao avaliar, cientificamente, as condições de tais ciências ambientais das unidades pediátricas hospitalares e os possíveis efeitos sobre as crianças aí internadas. Utiliza, para este fim, o Inventário Cumulativo de Estimulação Ambiental (ICEA), de Pérez-Ramos, A. e Pérez-Ramos, J., adaptado ao contexto hospitalar. Trata-se de uma escala de observação das condições ambientais e de seus elementos principais (pessoas, estímulos lúdicos, espaço físico e mobilário), relacionados com a rotina no atendimento dessas crianças. Constituem participantes desta investigação cinco crianças selecionadas de um grupo bem maior, dignosticadas por apresentarem apenas síndrome de marasmo (desnutrição de 3º grau e peso inferior a 40 por cento do esperado), de 2 meses a 2 anos de idade e hospitalizadas por um período de até 3 meses, para fins de recuperação nutricional. Tais participantes são seguidas durante todo o período de internação, mediante diversas sessões de observação cruzada entre os momentos da rotina no seu atendimento e os principais elementos do ambiente hospitalar, em conformidade com o ICEA. Todas as sessões são filmadas para fins de análise posterior. Os resultados evidenciam a importância do papel da genitora e da enfemeira auxiliar no atendimento, apesar de registradas como pouco participantes no atendimento à criança. Constituem elas elementos essenciais na humanização do ambiente hospitalar, na adaptação da hospitalizada nesse contexto, como também na superação do seu déficit nutricional e do seu processo evolutivo. Complementa a análise a ausência de brinquedos e decorações apropriados ao mundo infantil, além da limitação de espaço para a mobilização, sobretudo da criança(AU)
Resumo em espanhol:Es frecuente en las unidades hospitalarias de Pediatría la carencia de un ambiente acogedor, acompañado de estímulos lúdicos, para los niños ingresados. La literatura disponible tiene analizada la problemática y sus posibles consecuencias negativas en la remisión de la enfermedad y en el desarrollo del hospitalizado. Hay trabajos que también describen las decoraciones del ambiente hospitalario, pero no examinan, sistemáticamente los efectos que las mismas ocasinam en los niños hospitalizados. El presente trabajo progresa en este sentido al evaluar, científicamente, las condiciones de dichas ciencias ambientales de las unidades pediátricas hospitalarias y los posibles efectos sobre los niños ahí ingresados. Utiliza, para este fin, el Inventario Acumulativo de Estimulación Ambiental (ICEA), de Pérez-Ramos, A. y Pérez-Ramos, J., adaptado al contexto hospitalario. Se trata de una escala de observación de las condiciones ambientales y de sus elementos principales (personas, estímulos lúdicos, espacio físico y muebles), relacionados con la rutina en la atención de esos niños. Constituyen participantes de esta investigación cinco niños seleccionados de un grupo bien mayor, dignosticados por presentar sólo síndrome de marasmo (desnutrición de 3er. grado y peso inferior a un 40 por ciento del esperado), de 2 meses a 2 años de edad y hospitalizadas por un periodo de hasta 3 meses, para fines de recuperación nutricional. Tales participantes son seguidos durante todo el periodo de ingreso, mediante diversas sesiones de observación cruzada entre los momentos de la rutina en su atención y los principales elementos del ambiente hospitalario, de conformidad con el ICEA. Todas las sesiones son filmadas para fines de análisis posterior. Los resultados evidencian la importancia del papel de la genitora y de la enfermera auxiliar en la atención, a pesar de registradas como poco participantes en la atención al niño. Constituyen ellas elementos esenciales en la humanización del ambiente hospitalario, en la adaptación del hospitalizado en ese contexto, como también en la superación de su déficit nutricional y de su proceso evolutivo. Complemienta el análisis la ausencia de juguetes y decoraciones apropiados al mundo infantil, además de la limitación de espacio para la movilización, sobre todo del niño
Descritores Psi Português:CRIANÇAS HOSPITALIZADAS
PEDIATRIA
Descritores Psi Inglês:CHILDREN - HOSPITAL CARE
PEDIATRICS
Localização:BR85.1 - USP/IP/SBD
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Id:15841
Autor:Freitas, Marta Helena de; Silva Neto, Norberto Abreu e.
Título:Crença religiosa e personalidade em estudantes de Psicologia: um estudo por meio do Questionário Pratt e do Método de Rorschach.
Fonte:Bol-Acad. Paul. Psicol;23(2/3):19-24, 2003.
Resumo em português: A pesquisa teve como objetivo a investigação das relações entre crenças religiosas e características de personalidade em estudantes de psicologia. A amostra foi constituída por 52 estudantes do curso de Psicologia da Universidade Católica de Brasília, cursando do primeiro ao sexto semestre, sendo 17 do sexo masculino e 35 do sexo feminino, com idade variando entre 18 e 26 anos. A metodologia desenvolveu-se dentro da perspectiva fenomenológico-conceitual ancorada nas noções de 'fundo de sentimento vital' de J. B. Pratt (1907) e de 'tipo vivência' de H. Rorschach (1921/1974). Os instrumentos empregados foram: entrevistas semi-estruturadas realizadas em pequenos grupos, Questionários Pratt sobre Crença Religiosa, traduzido e adaptado para fins específicos desta pesquisa, e Método de Rorschach, aplicado, tabulado e analisado conforme a orientação de Traubemberg (s.d.). O material foi analisado de acordo com estratégias típicas da pesquisa qualitativa e fenomenológica, por meio de algumas estratégias do método de análise de conteúdo de Bardin(1972) e, também a título de ilustração, foram usados alguns recursos de estatística. As análises dos resultados gerais foram complementadas pelo estudo detalhado de quatro casos, lidos e interpretados segundo as 'modalizações perceptivas' descritas por Husserl (1966/1998). Os resultados encontrados são mais expressivos das relações investigadas que propriamente objetivos. (AU)
Resumo em espanhol:La investigación tuvo como objetivo la investigación de las relaciones entre creencias religiosas y características de personalidad en estudiantes de psicología. La muestra fue constituida por 52 estudiantes del curso de Psicología de la Universidad Católica de Brasilia, cursando del primero al sexto semestre, siendo 17 del sexo masculino y 35 del sexo femenino, con edad variando entre 18 y 26 años. La metodología se desarrolló dentro de la perspectiva fenomenológico-conceptual anclada en las nociones de "fondo de sentimiento vital" de J. B. Pratt (1907) y de "tipo vivencia" de H. Rorschach (1921/1974). Los instrumentos empleados fueron: entrevistas semiestructuradas realizadas en pequeños grupos, Cuestionarios Pratt sobre Creencia Religiosa, traducido y adaptado para fines específicos de esta investigación, y Método de Rorschach, aplicado, tabulado y analizado conforme la orientación de Traubemberg (s.d.). El material fue analizado de acuerdo con estrategias típicas de la investigación cualitativa y fenomenológica, mediante algunas estrategias del método de análisis de contenido de Bardin (1972) y, también como forma de ilustración, han sido usados algunos recursos de estadística. Los análisis de los resultados generales han sido complementados por el estudio detallado de cuatro casos, leídos e interpretados según las "modalizaciones perceptivas" descritas por Husserl (1966/1998). Los resultados encontrados de las relaciones investigadas son más expresivos que propiamente objetivos
Descritores Psi Português:PERSONALIDADE
ESTUDANTES UNIVERSITARIOS
PSICOLOGIA E RELIGIAO
Descritores Psi Inglês:PERSONALITY
COLLEGE STUDENTS
PSYCHOLOGY AND RELIGION
Localização:BR85.1 - USP/IP/SBD
BR27 - PUC-CAMPINAS/SBI


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Id:15840
Autor:Chiapetti, Nilse; Pérez-Ramos, Juan.
Título:Comportamento de risco em pré-adolescentes institucionalizados na perspectiva da teoria ecológica.
Fonte:Bol-Acad. Paul. Psicol;23(2/3):24-34, 2003.
Resumo em português: Investiga os comportamentos de risco em pré-adolescentes institucionalizados por intervenção judicial devido a situações de abandono ou à procedência de famílias completamente desestruturadas. Tais condutas são estudadas em função da vulnerabilidade a quadros psicopatológicos sobre dependência química, sexualidade desproporcionada, agressividade exarcerbada intensa inadaptação social. Os objetivos e hipóteses formulados se referem à comprovação das relações entre os comportamentos de risco detectados e os fatores adversos existentes nos contextos de convivência dos participantes da pesquisa: microssistemas (contexto familiar), mesossistema (contexto escolar) e macrosistema (contexto comunitário-institucional), conforme parâmetros do Modelo Ecológico de Bronfennbrenner. São participantes duas amostras representativas da população acolhida juridicamente em uma instituição comunitária: 50 alunos do ensino fundamental, masculinos, de 11 e 14 anos, internos, integrando o grupo experimental (G.E.), e outros tantos, com as mesmas variáveis sócio-demográficas mas na condição de externos, constituíndo o grupo controle (G.C.). Emprega-se, para cada coleta de dados, o Questionário Pre-A2, de Pérez-Ramos. Os resultados mostram que a relação entre os comportamentos de risco analisados e os fatores identificados aponta para uma apreciação no G.E. mais equilibrada e de resitência à vulnerabilidade aos transtornos citados, especialmente no que se refere ao uso de tóxicos e aos comportamentos sexuais desviantes. No G.C., observa-se mais adesão daqueles quadros psicopatológicos, em função da diversidade dos contextos estudados. Em ambos grupos, detecta-se menor predisposição aos comportamentos de risco no ambiente escolar. (AU)
Resumo em espanhol:Investiga los comportamientos de riesgo en preadolescentes institucionalizados por intervención judicial debido a situaciones de abandono o a la procedencia de familias completamente desestructuradas. Dichas conductas son estudiadas en función de la vulnerabilidad a cuadros psicopatológicos sobre dependencia química, sexualidad desproporcionada, agresividad exarcerbada intensa inadaptación social. Los objetivos e hipótesis formulados se refieren a la comprobación de las relaciones entre los comportamientos de riesgo detectados y los factores adversos existentes en los contextos de convivencia de los participantes de la investigación: microsistemas (contexto familiar), mesosistema (contexto escolar) y macrosistema (contexto comunitario-institucional), conforme parámetros del Modelo Ecológico de Bronfennbrenner. Son participantes dos muestras representativas de la población acogida jurídicamente en una institución comunitaria: 50 alumnos de la enseñanza fundamental, masculinos, de 11 y 14 años, internos, integrando el grupo experimental (G.Y.), y otros tantos, con las mismas variables sociodemográficas pero en la condición de externos, constituíndo el grupo control (G.C.). Se emplea, para cada colecta de datos, el Cuestionario Pre-A2, de Pérez-Ramos. Los resultados muestran que la relación entre los comportamientos de riesgo analizados y los factores identificados apuntan para una apreciación en la G.Y. más equilibrada y de resistencia a la vulnerabilidad a los trastornos citados, en especial en lo que se refiere al uso de tóxicos y a los comportamientos sexuales desviantes. En el G.C., se observa más adhesión de aquellos cuadros psicopatológicos, en función de la diversidad de los contextos estudiados. En ambos grupos se detecta menor predisposición a los comportamientos de riesgo en el ambiente escolar
Descritores Psi Português:COMPORTAMENTO DE RISCO
PRE-ADOLESCENTES
Descritores Psi Inglês:RISK BEHAVIOR
PREADOLESCENTS
Localização:BR85.1 - USP/IP/SBD
BR27.1 - PUC-CAMPINAS/SBI


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Id:15734
Autor:Oliveira, Vera Maria Barros de; Milani, Denise.
Título:A representação lúdica e gráfica em crianças com síndrome de Down.
Fonte:Bol-Acad. Paul. Psicol;23(1):34-42, 2003.
Resumo em português: Investiga a forma como a criança com síndrome de Down organiza sua brincadeira e seu desenho em situação não estruturada. Inicia por breve relato da história, etiologia e característica da síndrome em questão, salientando a relevância do diagnóstico, aconselhamento genético e orientação aos pais, inclusive sobre a estimulação precoce. Faz a seguir, levantamento da literatura psicológica específica ao tema, identificando linhas de pesquisa, como a que enfoca a relação mãe e criança com esta síndrome, no brincar. Em sua metodologia, constitui dois grupos, o experimental, integrado por crianças portadoras desta síndrome, e de controle, por crianças de desenvolvimento padrão. Ambos com quatro crianças, duas de quatro anos de idade e duas de sete, sendo que o tamanho reduzido dos grupos, dada a especificidade dos casos, permite a obtenção de informação precisa e detalhada. Utiliza para coleta e interpretação dos dados do Inventário Interação-Brinquedo-Desenho. Os resultados indicam relativa analogia na curva de desenvolvimento lúdico e gráfico, sendo que as crianças com síndrome de Down de quatro anos tiveram produção equiparada, em grandes linhas,às 2;5 anos com desenvolvimento padrão e, as de 7 anos, às 3;6 anos com tal desenvolvimento, indicando queda evolutiva no grupo experimental. A pesquisa evidencia por outro lado, a capacidade de a criança com essa síndrome criar brincadeiras e desenhos de forma espontânea, registrando que tais atividades contribuem para sua adequação tono-postural, autonomia e capacidade de comunicação, o que tem importante implicações nos campos educacional e clínico. (AU)
Resumo em espanhol:Investiga la forma como el niño con síndrome de Down organiza su juego y su dibujo en situación no estructurada. Inicia por breve relato de la historia, etiología y característica del síndrome en cuestión, resaltando la relevancia del diagnóstico, consejo genético y orientación a los padres, inclusive sobre la estimulación precoz. Hace en adelante, levantamiento de la literatura psicológica específica al tema, identificando líneas de investigación, como la que enfoca la relación madre y niño con este síndrome, en el jugar. En su metodología, constituye dos grupos, el experimental, integrado por niños portadores de este síndrome, y de control, por niños de desarrollo estándar. Ambos con cuatro niños, dos de cuatro años de edad y dos de siete, siendo que el tamaño reducido de los grupos, dada la especificidad de los casos, permite la obtención de información necesaria y detallada. Utiliza para colecta e interpretación de los datos del Inventario Interacción-Juguete-Dibujo. Los resultados indican relativa analogía en la curva de desarrollo lúdico y gráfico, siendo que los niños con síndrome de Down de cuatro años tuvieron producción equiparada, en grandes líneas a los de 2; 5 años con desarrollo estándar y, las de 7 años, a los de 3; 6 años con tal desarrollo, indicando caída evolutiva en el grupo experimental. La investigación evidencia por otro lado, la capacidad del niño con ese síndrome de crear juegos y dibujos de forma espontánea, registrando que dichas actividades contribuyen para su adecuación tono-postural, autonomía y capacidad de comunicación, lo que tiene importante implicaciones en los campos educacional y clínico
Descritores Psi Português:SINDROME DOWN
ANÁLISE DE DESENHO
COMPORTAMENTO DE BRINCAR
Descritores Psi Inglês:DOWNS SYNDROME
DRAWING ANALYSIS
CHILDHOOD PLAY BEHAVIOR
Localização:BR85.1 - USP/IP/SBD


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Id:15733
Autor:Soares, Maria Rita Zoéga; Bomtempo, Edda.
Título:A preparação da criança hospitalizada para procedimentos médicos.
Fonte:Bol-Acad. Paul. Psicol;23(1):28-34, 2003.
Resumo em português: A hospitalização infantil é uma condição complexa que necessita da intervenção psicológica para promover a modificação do comportamento dos pacientes, facilitando sua adaptação. São propostos procedimentos observacionais e experimentais para descrever e avaliar um programa de atendimento a crianças hospitalizadas, expostas a procedimentos médicos de inalação. Tem-se como objetivo a dimuição da freqüência de comportamentos concorrentes e o aumento da ocorrência de comportamentos de adesão. Emprega-se a Observational Scale of Distress Behavior (OSDB), que possibilita a definição das categorias comportamentais infantis, permitindo o registro desses comportamentos em um grupo de 20 crianças, selecionado em função de critérios apropriados e dividido em 2 sub-grupos: experimental e controle . O Programa de Atividades que se utiliza como procedimento metodológico, inclui estratégias relacionadas à leitura de livros infantis, como conteúdo específico, à simulação lúdica, ao relaxamento e à fantasia, aplicado ao grupo experimental. A análise dos dados demonstra que as crianças deste grupo apresentam um padrão comportamental mais adaptativo, colaborando com a execução dos procedimentos médicos de inalação. Os resultados obtidos pretendem subsidiar o desenvolvimento de programas de preparação psicológica na aplicação de procedimentos médicos em hospitais. (AU)
Resumo em espanhol:La hospitalización infantil es una condición compleja que necesita la intervención psicológica para promover la modificación del comportamiento de los pacientes, facilitando su adaptación. Son propuestos procedimientos observacionales y experimentales para describir y evaluar un programa de atención a niños hospitalizados, expuestos a procedimientos médicos de inhalación. Se tiene como objetivo la disminución de la frecuencia de comportamientos competidores y el aumento de la ocurrencia de comportamientos de adhesión. Se emplea la Observational Scale of Distress Behavior (OSDB), que posibilita la definición de las categorías comportamentales infantiles, permitiendo el registro de esos comportamientos en un grupo de 20 niños, seleccionado en función de criterios apropiados y dividido en 2 subgrupos: experimental y control . El Programa de Actividades que se utiliza como procedimiento metodológico, incluye estrategias relacionadas a la lectura de libros infantiles, como contenido específico, a la simulación lúdica, a la relajación y a la fantasía, aplicado al grupo experimental. El análisis de los datos demuestra que los niños de este grupo presentan un estándar comportamental más adaptativo, colaborando con la ejecución de los procedimientos médicos de inhalación. Los resultados obtenidos pretenden subsidiar el desarrollo de programas de preparación psicológica en la aplicación de procedimientos médicos en hospitales
Descritores Psi Português:PSICOLOGIA HOSPITALAR
PEDIATRIA
CRIANÇAS HOSPITALIZADAS
TRATAMENTO
Descritores Psi Inglês:HOSPITALS - PSYCHOLOGICAL ASPECTS
PEDIATRICS
CHILDREN - HOSPITAL CARE
TREATMENT
Localização:BR85.1 - USP/IP/SBD


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Id:15732
Autor:Bertolini, Andréia Aparecida; Belancieri, Maria de Fátima.
Título:Pionerismo na área de Psicologia Hospitalar.
Fonte:Bol-Acad. Paul. Psicol;23(1):23-28, 2003.
Resumo em português: Aprecia o acervo que compreende uma trajetória de mais de meio século da Acadêmica (C. 30) Dra. Aidyl, assim conhecida, na área da psicologia Hospitalar. Começa com sua vida profissional iniciada nos anos 50 na função de psicologista, em uma casa de apoio hospitalar e na Seção de Higiene Mental da Clínica Pediátrica do Hospital das Clínicas da Universidade de São Paulo, registrando assim seu pioneirismo em Psicologia Hospitalar, sobretudo na área pediátrica. O levantamento dos dados decorre dos vários depoimentos da Acadêmica e, especialmente, da sua ampla bagagem de publicações em livros, capítulos de livros, resumos em anais de eventos e, principalmente, em artigos de revistas científicas. Perfaz-se, assim, um total de mais de 30 importantes obras, às quais são acrescidas de referências a teses e a dissertações por ela orientadas que focalizam aspectos significativos da teoria e da prática em Psicologia Hospitalar. Inserem-se, também, trabalhos que destacam o seu legado como especialista na área em foco. Os resultados apontam para um amplo espectro de produção científica, projetando várias frentes em vigência na área. Suas contribuições enfocam a Psicologia Hospitalar sob uma concepção científica, desde suas origens até a atualidade, especialmente mediante pesquisas de estudos de caso, em crianças portadoras das mais diversas doenças. Introduz a Psicologia Preventiva na área, dirigindo e orientando investigações nas maternidades, com atenção especial aos recém-nascidos. Registram-se suas significativas contribuições também na preparação de equipes multiprofissionais e na saúde mental do psicólogo. Conclui-se que a Dra. Aidyl vem construindo uma trajetória inovadora que, indubitavelmente, a insere como pioneira e protagonista na história da Psicologia Hospitalar no Brasil. (AU)
Resumo em espanhol:Aprecia el acervo que comprende una trayectoria de más de medio siglo de la Académica (C. 30) Dra. Aidyl, así conocida, en el área de la psicología Hospitalaria. Empieza por su vida profesional iniciada en los años 50 en la función de psicologista, en una casa de apoyo hospitalario y en la Sección de Higiene Mental de la Clínica Pediátrica del Hospital de las Clínicas de la Universidad de São Paulo, registrando así su pioneirismo en Psicología Hospitalaria, sobre todo en el área pediátrica. El levantamiento de los datos transcurre de las varias declaraciones de la Académica y, en especial, de su amplio equipaje de publicaciones en libros, capítulos de libros, resúmenes en anales de eventos y, sobre todo, en artículos de revistas científicas. Se termina, así, un total de más de 30 importantes obras, a las cuáles son añadidas de referencias a tesis y a disertaciones por ella orientadas que enfocan los aspectos significativos de la teoría y de la práctica en Psicología Hospitalaria. Se insertan, también, trabajos que destacan su legado como experto en el área en foco. Los resultados apuntan para un amplio espectro de producción científica, proyectando varias frentes en vigencia en el área. Sus contribuciones enfocan la Psicología Hospitalaria bajo una concepción científica, desde sus orígenes hasta la actualidad, en especial mediante investigaciones de estudios de caso, en niños portadores de las más diversas enfermedades. Introduce la Psicología Preventiva en el área, dirigiendo y orientando investigaciones en las maternidades, con atención especial a los recién nacidos. Se registran sus significativas contribuciones también en la preparación de equipos multiprofesionais y en la salud mental del psicólogo. Se concluye que la Dra. Aidyl viene construyendo una trayectoria innovadora que, indudablemente, la inserta como pionera y protagonista en la historia de la Psicología Hospitalaria en Brasil
Descritores Psi Português:PSICOLOGIA HOSPITALAR
Descritores Psi Inglês:HOSPITAL - PSYCHOLOGICAL ASPECTS
Localização:BR85.1 - USP/IP/SBD


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Id:15723
Autor:Pérez-Ramos, Juan.
Título:Burnout e compremetimentos em estudantes universitários / Burnout and engagement in university students. A cross-national study
Fonte:Bol-Acad. Paul. Psicol;22(4):38-43, 2002
Resumo em português: Examina o burnout resultante do comprometimento ao estudo em alunos universitários. Com tal finalidade, são feitas comparações transculturais desses alunos procedentes de três países: Espanha (n=623), Portugal (n=727) e Holanda (n=31 1). São utilizadas nessas populações, adaptações do Inventário eumout, de Maslach (Maslach Burnout Inventory -MBI-SS), na sua versão destinada a discentes desse nível de ensino. Deste instrumento, analisam-se suas dimensões: exaustão, ceticismo e eficácia, como também a adaptação da Escala de Comprometimento no Trabalho, de Ultrecht (Utrecht Work Engagement Scale - UWES-S), nas suas dimensões: vigor, dedicação e absorção, também ajustadas às características culturais dessas populações. Os resultados mostram que, com o emprego de testes de precisão, os índices de muitos dos fatores do MBI-SS não se apresentam constantes nos seus cruzamentos com as populações estudadas. No entanto, os resultados do UWES-S são levemente melhores, indicando, assim, maior constância da dimensão absorção em todas as populações estudadas e do vigorem duas delas. Além do mais, como é hipotetizado, o burnout e as subescalas do UWES-S resultam negativamente correlacionadas. Independentemente dos referidos países, as subescalas vigor (comprometimento) e eficácia (burnout) se apresentam altamente correlacionadas com o desempenho acadêmico, isto é, com o número de aprovações nos exames efetuados durante o curso. (AU)
Descritores Psi Português:STRESS OCUPACIONAL
ESTUDANTES UNIVERSITÁRIOS
Descritores Psi Inglês:COLLEGE STUDENTS
OCUPATIONAL STRESS
Localização:BR85.1 - USP/IP/SBD


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Id:15722
Autor:Fasson, Luci Mara Marin; Souza, Maria Abigail.
Título:Transgressões no trânsito e personalidade.
Fonte:Bol-Acad. Paul. Psicol;22(4):33-37, 2002.
Resumo em português: Relato de pesquisa essencialmente qualitativo sobre a personalidade de dez motoristas que tiveram suspenso o direito de dirigir devido a repetidas infrações. Utilizam-se como instrumentos de coleta de dados o Método de Rorschach e a Entrevista baseada na E.D.A.0. (Escala Diagnostica Aciaptativa Operacionalizada) de Simon. A compreensão dos dados levantados e do fenômeno da transgressão fundamentam-se em contribuições psicanalíticas kleinianas e winnicottianas. 0 estudo da entrevista evidencia adaptação não-eficaz leve e moderada, situando-se as maiores dificuldades nos setores Afetivorelacional e Sócio-cultural. A análise de aspectos relacionados à afetividade e à socialização no Rorschach revela predominância de distanciamento nas relações interpessoais, sentimentos hostis em relação à figura paterna, presença de indicadores de tendências anti-sociais e de narcisismo. Considera-se que características do ambiente trânsito tendem a favorecer a emergência de impulsos primitivos. (AU)
Descritores Psi Português:TRANSITO (TRANSGRESSOES)
PSICOLOGIA DO TRANSITO
PERSONALIDADE
Descritores Psi Inglês:TRAFFIC VIOLATION
PERSONALITY
Localização:BR85.1 - USP/IP/SBD


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Id:15721
Autor:Morais, Sara Teresa.
Título:Azevedo, M.L.B. (2002) A obra de Aniela Meyer Ginsberg: uma contribuição para a historia da Psicologia social no Brasil.
Fonte:Bol-Acad. Paul. Psicol;22(4):30-33, 2002.
Resumo em português: Interpreta, por meio de conteúdo, a produção bibliográfica de Aniela Meyer Ginsberg (02/10/1902-03/08/1986) no período compreendido entre 1936 a 1985, relativo a sua chegada no Brasil, vindo da Polônia, atéos últimos anos de sua vida profissional. Portava, na ocasião, o título de Doutor em Psicologia, ano que passa a exercer o cargo de psicóloga na Laboratório de Psicologia do Instituto de Educação 'Caetano de Campos'. O levantamento de dados decorre de documentação escrita, configurada por coleta de artigos, capítulos de livros, livros, resenhas, resumos apresentados em congressos, e análise de monografias, dissertações e teses. Os resultados apontam para ampla gama de produção científica,aproximadamente 70 artigos publicados em periódicos de divulgação científica, nacionais e internacionais.Participa e apresenta trabalhos em mais de 50 eventos científicos no Brasil e no exterior, referentes a temas variados em difrentes áreas da Psicologia tais como: Psicologia geral, Fisiologia, Psicologia do Desenvolvimento, Educacional do Trabalho, Clínica e especialmente, Social. Em âmbito universitário orientou 10 pesquisas entre teses, dissertações e monografias, e também participou de 48 Bancas, como membro examinador, de Mestrado, de Doutorado e de Livre Docência, assim como de concursos para Professor Titular. Conclui que Aniela Meyer Ginsberg construiu uma trajetória que indubitalvelmente a insere como expoente na História da Psicologia no Brasil. Trajetória que ao ser reconstituída, além de ser preservada, passa a contribuir para mais um importante capítulo da historiografia nacional. (AU)
Descritores Psi Português:PSICOLOGIA - HISTORIA
PESQUISA CIENTIFICA
Descritores Psi Inglês:SCIENTIFIC RESEARCH
Localização:BR85.1 - USP/IP/SBD


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Id:15720
Autor:Boccalandro, Marina P. Rojas.
Título:Sob o domínio de Pã(nico).
Fonte:Bol-Acad. Paul. Psicol;22(3):36-40, 2002.
Resumo em português: 0 objetivo deste estudo é verificar se o processo psicoterapêutico, baseado em pressupostos da Psicossíntese e associados ao tratamento medicamentoso, produz efeitos positivos nos portadores de Transtorno do Pânico. São participantes da pesquisa cinco adultos, de ambos os sexos, com idades variando de 19 a 48 anos. Nesse processo de intervenção que consta de vinte sessões, transcorridas no período de seis meses, são usadas as técnicas e procedimentos do referido enfoque. Para avaliação inicial e final são empregados a Escala de Ansiedade de Hamilton, desenhos do deus Pá, entrevista semidirigida e relatórios médicos. Os resultados obtidos através destes instrumentos de avaliação mostram coerência entre si, indicando melhora dos clientes após o término da pesquisa. Pela análise de natureza qualitativa empregada na pesquisa é possível compreender a dinâmica individual dos participantes e verificar mudanças positivas em suas vidas, bem como a remissão das crises de pânico diagnosticadas inicialmente. São feitas considerações sobre o papel do amor na relação terapêutica, a necessidade de mais estudos científicos sobre o tema e para que se possam realizar estudos comparativos, chegar a generalizações e a maior aprofundamento. (AU)
Descritores Psi Português:DISTURBIO DO PANICO
PROCESSOS PSICOTERAPEUTICOS
AMOR
Descritores Psi Inglês:PANIC DISORDER
PSYCHOTHERAPEUTHIC PROCESSES
LOVE
Localização:BR85.1aUSP/IP/SBD -


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Id:15719
Autor:Silva, Silvana Maria Moura da; Pérez-Ramos, Aidyl M. de Q..
Título:Avaliação da estimulação psicoeducacional nas unidades pediátricas hospitalares.
Fonte:Bol-Acad. Paul. Psicol;22(3):31-36, 2002.
Resumo em português: Tem-se observado que as unidades hospitalares de Pediatria nem sempre proporcionam às crianças internadas um ambiente acolhedor, com estímulos lúdicos e decorações propícias ao mundo infantil. A literatura disponível tem apontado apenas para a problemática e para os prejuízos que esta ocasiona ao bem-estar e desenvolvimento da criança hospitalizada. A presente pesquisa progride neste sentido, utilizando o Inventário Cumulativo de Estimulação Ambiental (ICEA), de Pérez-Ramos, A. e Pérez-Ramos, J., adaptado ao contexto hospitalar e, assim, verificando, cientificamente, as variações dessas carências que incidem na vida da criança nesse ambiente. Cinco delas, diagnosticadas com o quadro de marasmo, de dois meses a dois anos de idade, internadas por um período de três meses, para fins de recuperação nutricional, constituem os participantes da pesquisa. Seguindo a organização do ICEA, são realizadas 7 sessões de observação ao longo do período de internação, a cada uma das referidas crianças, em função das situações cruzadas entre os momentos da rotina e os aspectos do ambiente hospitalar, com seus ingredientes (pessoas, brinquedos, espaço físico e mobiliário). Todas essas sessões são filmadas para facilitar a análise. Os resultados evidenciam que o papel da mãe como mediadora no atendimento à rotina da criança, proporciona melhores condições estimuladoras, favorece a adaptação desta no contexto hospitalar e também propicia progresso no estado nutricional da pequena. A ausência de brinquedos e decorações ambientais, bem como o uso limitado do espaço físico, são prejudiciais para as situações estimuladoras. Tais resultados são inovadores, podendo ser apenas comparados com alguns aspectos da literatura específica. Indicam-se recomendações viáveis para a melhora do ambiente hospitalar, foco de atenção. (AU)
Descritores Psi Português:PEDIATRIA
CRIANCAS HOSPITALIZADAS
ESTIMULAÇÃO
PSICOLOGIA EDUCACIONAL
Descritores Psi Inglês:PEDIATRICS
CHILDREN-HOSPITAL CARE
STIMULATION
EDUCATIONAL PSYCHOLOGY
Localização:BR85.1 - USP/IP/SBD


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Id:15684
Autor:Valle, Tânia Grace do; Pérez-Ramos, Aidyl M. de Queiroz.
Título:Interrelações transacionais entre a criança com fissura lábio-palatal e sua família.
Fonte:Bol-Acad. Paul. Psicol;22(2):21-28, 2002.
Descritores Psi Português:FISSURA PALATAL
FAMILIA
Descritores Psi Inglês:CLEFT PALATE
FAMILY
Localização:BR85.1 - USP/IP/SBD
BR27-1 - a Puc-Campinas/ SPI



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