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Pesquisa : ARQUIVOS BRASILEIROS DE PSICOLOGIA APLICADA (todos os anos)
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Id:19597
Autor:Camargo, Dair Aily Franco de.
Título:A influência da idade, em meses, no rendimento escolar.
Fonte:Arquivos Brasileiros de Psicologia Aplicada;30(4):83-97, 1978 tab.
Descritores Psi Português:RENDIMENTO ESCOLAR
CRIANÇAS EM IDADE ESCOLAR
Descritores Psi Inglês:ACADEMIC ACHIEVEMENT
SCHOOL AGE CHILDREN
Localização:BR85.1 - USP/IP/SBD
BR27.1 - PUC-CAMPINAS/SBI


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Id:19596
Autor:Branco, Angela M. C. Uchoa de.
Título:Perspectivas metodólogicas no estudo do autocontrole.
Fonte:Arquivos Brasileiros de Psicologia Aplicada;30(4):125-133, 1978.
Resumo em português: O comportamento humano nem sempre pode ser explicado em função das contingências oferecidas pelo ambiente imediato. Boa parcela de tais comportamentos é interpretada como representante de uma categoria de resposta peculiar, considerada por muitos como indispensável à convivência social nos grupos humanos: o autocontrole. Após a delimitação do problema, dificuldades básicas encontradas a nível metodológico são discutidas e analisadas. Neste sentido, são considerados os critérios necessários à validade interna e externa das pesquisas, ressaltando, entre outros, obstáculos como ausência de definições operacionais das variáveis e não-fidedignidade do auto-registro como instrumento de mensuração do fenômeno. Análise detalhada dos análogos experimentos utilizados para o estudo de autocontrole no laboratório e em seguida efetuada em termos de suas principais vantagens e limitações (AU)
Descritores Psi Português:AUTOCONTROLE
COMPORTAMENTO
METODOLOGIA
Descritores Psi Inglês:SELF CONTROL
BEHAVIOR
METHODOLOGY
Localização:BR85.1 - USP/IP/SBD
BR27.1 - PUC-CAMPINAS/SBI


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Id:19595
Autor:Witter, Geraldina Porto.
Título:Efeito de dois parâmetros do procedimento de Cloze.
Fonte:Arquivos Brasileiros de Psicologia Aplicada;30(4):119-123, 1978.
Descritores Psi Português:CRIANÇAS EM IDADE ESCOLAR
COMUNICAÇÃO VERBAL
TESTES PSICOLOGICOS
Descritores Psi Inglês:SCHOOL AGE CHILDREN
VERBAL COMMUNICATION
PSYCHOLOGICAL TESTING
Localização:BR85.1 - USP/IP/SBD
BR27.1 - PUC-CAMPINAS/SBI


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Id:19594
Autor:Campos, Franscisco.
Título:O fator humano e os acidentes de trânsito (segunda parte: a seleção).
Fonte:Arquivos Brasileiros de Psicologia Aplicada;30(4):99-117, 1978 tab.
Resumo em português: Dedica o autor esta segunda parte de seu trabalho a uma revisão dos recursos que a seleção oferece para a redução dos acidentes de trânsito. Partindo da inferência deduzida pela análise profissiográfica dos requisitos necessários ao bom motorista, passa em revista os resultados obtidos por diversos pesquisadores nacionais e estrangeiros, seja por métodos sintéticos, como simuladores, seja por instrumentos sintéticos, coletivos ou de papel e lápis, relativos à aptidão, inteligência e personalidade, ou mediante entrevistas e questionários. Apresenta finalmente algumas sugestões, umas críticas e outras construtivas, porém, bastante óbvias. Referem-se algumas à sistemática geral da prevenção de acidentes; sugerem outras novas linhas de pesquisa sobre a validade dos instrumentos de seleção (AU)
Descritores Psi Português:ACIDENTES DE TRÂNSITO
PREVENÇÃO DE ACIDENTE
TESTES DE SELEÇÃO
Descritores Psi Inglês:MOTOR TRAFFIC ACCIDENTS
ACCIDENT PREVENTION
SELECTION TESTS
Localização:BR85.1 - USP/IP/SBD
BR27.1 - PUC-CAMPINAS/SBI


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Id:19593
Autor:Ribeiro, Guilherme H. Caspary; Freitas, Antonio Carlos de; Belo, Maria Catharina M. Coimbra; Cunha, Sonia Maria Vieira; Rodrigues, Ana Camargo P. A; Borges, Norma da Silva.
Título:Escala de Avaliação de Desempenho para Instrutores e Professores.
Fonte:Arquivos Brasileiros de Psicologia Aplicada;30(4):73-81, 1978 tab.
Resumo em português: Este artigo apresenta uma Escala de Avaliação de Desempenho para Instrutores e Professores, visando atender a uma maior recionalização do treinamento de instrutores e/ou professores na Marinha do Brasil. A escala, composta de 29 itens definidos operacionalmente e distribuídos segundo 4 módulos e 4 gradações definidas operacionalmente, foi aplicada em 35 instrutores da Marinha, tendo apresentado alta fidedignidade, bem como validade por meio da utilização de um critério externo (AU)
Descritores Psi Português:AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO
TESTES DE DESEMPENHO
PROFESSORES
Descritores Psi Inglês:PERFORMANCE EVALUATION
PERFORMANCE TESTS
TEACHERS
Localização:BR85.1 - USP/IP/SBD
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Id:19592
Autor:Pasquali, Luiz; Callegari, Anna Irma.
Título:Mães profissionais e identificação das filhas.
Fonte:Arquivos Brasileiros de Psicologia Aplicada;30(4):57-71, 1978 tab, graf.
Resumo em português: 104 jovens do sexo feminino responderam à lâmina 7 GF do TAT e ao Scenotest e as respostas foram analisadas para verificar a influência do trabalho da mãe fora do lar, bem como a satisfação dela no trabalho sobre a identificação das filhas, mas o local de trabalho, dentro ou fora do lar, não afeta em nada tal identificação. Também não se verificou interação entre local de trabalho e satisfação da mãe sobre a identificação das filhas. Os resultados dão suporte ao enfoque, segundo o qual o trabalho fora do lar, associado à satisfação da mãe é fator que beneficia a mulher como profissional e como mãe (AU)
Descritores Psi Português:TRABALHO FEMININO
MÃES
IDENTIFICAÇÃO (PSICOLOGIA)
TESTE DE APERCEPÇÃO TEMÁTICA
RELAÇÕES FAMILIARES
Descritores Psi Inglês:WORKING WOMEN
MOTHERS
IDENTIFICATION (PSYCHOLOGY)
THEMATIC APPERCEPTION TEST
FAMILY RELATIONS
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Id:19591
Autor:Pereira, Carlos Américo A; Pereira, Fátima Elizabeth L.
Título:Influência do sexo no nível intermediário de tensão encontrado em tríades P-O-X não equilibradas.
Fonte:Arquivos Brasileiros de Psicologia Aplicada;30(4):45-56, 1978 tab.
Resumo em português: Os trabalhos experimentais acerca do princípio heideriano do equilíbrio têm mostrado claramente que o princípio recebe forte e definitiva confirmação empírica quando existe uma relação positiva entre P e O. No entanto, quando o elo P/O é negativo, resultados inesperados são frequentemente encontrados, evidenciando um nível intermediário de tensão. O presente trabalho sugere que forças do equilíbrio e da concordância atuam em direções opostas, como proposto por Rodrigues, em adição à hipótese do engajamento sustentada por Newcomb, para explicar o nível intermediário de tensão em pessoas quando diante de situações interpessoais P-O-X em que o elo P/O é negativo. Sujeitos foram agrupados em sexos feminino e masculino e postos a avaliarem situações triádicas com o elo P/O negativo. As hipóteses que sustentavam que Ss Fems. valorizavam mais a concordância do que Ss Mascs., ou seja, aqueles experimentariam menos tensão do que estes nas tríades com concordância, deram na direção esperada em todas as cinco situações experimentais porém os efeitos não foram distintamente diferentes para se tornarem estatisticamente significantes. Na situação de desagradabilidade e na de vontade de ver a relação O/X mudada, os resultados confirmaram as hipóteses de que Ss Fems. valorizam mais a concordância do que a discordância. Os Ss Mascs. valorizaram mais a discordância do que a concordância nas situações de vontade de mudar o elo P/O e de diferenciação (AU)
Descritores Psi Português:EQUILÍBRIO
TESTES PSICOLÓGICOS
HOMENS
MULHERES
Descritores Psi Inglês:EQUILIBRIUM
PSYCHOLOGICAL TESTING
MEN
WOMEN
Localização:BR85.1 - USP/IP/SBD
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Id:19590
Autor:Alencar, Eunice Maria L. S. de.
Título:Um estudo de adaptação de instrumentos para avaliação de atitudes de alunos com relação à escola, a si mesmo e relacionamento entre colegas.
Fonte:Arquivos Brasileiros de Psicologia Aplicada;30(4):27-43, 1978 tab.
Resumo em português: O presente trabalho trata sobre a descrição de três instrumentos para medida de atitudes de alunos e de sua validação visando possíveis aplicações em estudos com populações estudantis brasileiras. Aborda, também, os procedimentos de validação, o coeficiente e o índice de fidedignidade (AU)
Descritores Psi Português:ATITUDES DO ESTUDANTE
MEDIDAS DE ATITUDE
AJUSTAMENTO ESCOLAR
Descritores Psi Inglês:STUDENT ATTITUDES
ATTITUDE MEASURES
SCHOOL ADJUSTMENT
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Id:19589
Autor:Schneider, Eliezer.
Título:Tendências atuais da psicologia social.
Fonte:Arquivos Brasileiros de Psicologia Aplicada;30(4):13-25, 1978.
Resumo em português: Destaca-se neste artigo o crescente interesse de grande número de psicólogos sociais pelos eventos e problemas globais e macrossociais do comportamento humano, considerados no contexto socio-histórico-cultural, portanto, além da microabordagem laboratorial e analítica de características de indivíduos em situações-estímulo sociais. Relevam-se também a importância e inerência do pensamento psicológico na compreensão e explicação das mudanças e constância, variações e uniformizações de indivíduos, grupos e povos, no tempo e espaço humanos, pensamento explícito e implícito na obra de historiadores, filósofos, sociólogos, economistas e literatos. Não é a subestimação dos estudos experimentais que se apontam, mas, sim, a aplicação dos mesmos para as observações de campo, diretas e historicossociais, bem como o emprego maior e melhor dos critérios comparativos culturais e históricos extra-experimentais. A abordagem laboratorial foi e continua a ser reconhecida e preconizada como nuclear, mas não como exclusiva ou prioritária, mesmo porque os temas levados para o laboratório e o sofisticado controle de variáveis devidamente isoladas resultavam da influência poderosa dos problemas humanos do dia, históricos pois, nos seus múltiplos aspectos sociais, econômicos, políticos e culturais. São mencionadas algumas interpretações psicológicas da história, destacando-se mais recentemente o emprego dos conceitos de clima social, da motivação de realização no plano do desenvolvimento econômico e da motivação do poder no plano político-econômico, bem como do princípio do reforço e de seu correlato Homo Economicus, conjugando e unindo o pensamento psicológico e o político-econômico no mesmo esboço interpretativo (AU)
Descritores Psi Português:PSICOLOGIA SOCIAL
Descritores Psi Inglês:SOCIAL PSYCHOLOGY
Localização:BR85.1 - USP/IP/SBD
BR27.1 - PUC-CAMPINAS/SBI


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Id:19588
Autor:Rodrigues, Aroldo.
Título:A crise de identidade da psicologia social.
Fonte:Arquivos Brasileiros de Psicologia Aplicada;30(4):3-11, 1978.
Descritores Psi Português:CRISE CULTURAL
PSICOLOGIA SOCIAL
Descritores Psi Inglês:CULTURAL CRISIS
SOCIAL PSYCHOLOGY
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Id:19582
Autor:Centro de Informação e Pesquisa Ocupacional (CIPO).
Título:Técnicos e auxiliares de 2º grau.
Fonte:Arquivos Brasileiros de Psicologia Aplicada;29(4):137-200, 1977 tab, graf.
Descritores Psi Português:PROFISSOES
ENSINO DE SEGUNDO GRAU
ENSINO PROFISSIONALIZANTE
Descritores Psi Inglês:OCCUPATIONS
SECONDARY EDUCATION
VOCATIONAL EDUCATION
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Id:19581
Autor:Pinto, Marcia Tassinari; Abreu, Maria Alice Lustosa de; Xavier, Marilyn Helen Müller; Fernandes, Sara Angela K. B.
Título:Diferenças entre alunos de psicologia, letras e educação numa situação experimental de conformismo à pressão grupal.
Fonte:Arquivos Brasileiros de Psicologia Aplicada;29(4):121-136, 1977 ilus, tab.
Resumo em português: Esta pesquisa foi realizada no sentido de verificar se o grau de conformismo dos alunos de psicologia é menor em relação de letras e educação e que ao final do curso este grau seria menor. O grau de conformismo foi aliviado por meio da concordância do sujeito para uma afirmação errônea em uma situação de pressão grupal, utilizando estímulos táteis, com a maioria unânime de 3 (três). O instrumento utilizado foi a comparação de peso de 8 (oito) pares de bolas, mediante uma adaptação do experimento de Asch (2), quanto à susceptibilidade à persuasão. Obteve-se, pela análise estatística dos resultados, que somente o fator curso influenciou o grau de conformismo dos sujeitos e que a média do escore bruto de conformismo foi significativamente maior em educação do que em psicologia, mostrando assim que os alunos de educação conformam-se mais do que os de psicologia. O fator antiguidade mostrou-se inexpressivo, portanto o fato do sujeito estar no final do curso não influenciou no grau de conformismo. Por fim, a interação dos dois fatores anteriormente citados também não foi significante. (AU)
Descritores Psi Português:ESTUDANTES UNIVERSITARIOS
CONFORMISMO (PERSONALIDADE)
COMPORTAMENTO
ENSINO SUPERIOR
Descritores Psi Inglês:COLLEGE STUDENTS
CONFORMITY (PERSONALITY)
BEHAVIOR
HIGHER EDUCATION
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Id:19580
Autor:Almeida, Antonio R. de; Alessi, Neiry P.
Título:Quem publicou mais e o quê em psicologia: 1970-1974.
Fonte:Arquivos Brasileiros de Psicologia Aplicada;29(4):111-120, 1977 tab, graf.
Resumo em português: A pesquisa da biblografia essencial e complemetar de psicologia pode indicar-nos: a) contribuições por sexo; b) desenvolvimento da psicologia brasileira especializada; c) prestígio ou influência da psicologia estrangeira. Neste estudo, tais tópicos foram pesquisados relativamente à psicologia brasileira, no período de 1970-1974. Serviram-se à análise duas publicações especializadas de âmbito nacional, editadas ininterruptamente durante os anos em questão. Os resultados indicam forte predominância masculina entre os autores, pouco desenvolvimento de psicologia brasileira e grande influência da psicologia americana. Aparecem ainda, no final, algumas sugestões sobre políticas de publicação. (AU)
Descritores Psi Português:PSICOLOGIA
ESCRITORES
BIBLIOGRAFIA
Descritores Psi Inglês:PSYCHOLOGY
WRITERS
BIBLIOGRAPHY
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Id:19579
Autor:Alencar, Eunice M. L. Soriano de; Nascimento, Maria Lívia do.
Título:Efeitos de um programa pré-escolar no desenvolvimento cognitivo de crianças com privação cultural.
Fonte:Arquivos Brasileiros de Psicologia Aplicada;29(4):103-110, 1977 tab.
Resumo em português: Este estudo propõe-se a investigar os efeitos de um programa educacional para escolares com privação cultural. Experiências especiais para desenvolvimento da linguagem, motricidade perceptual e criatividade foram aplicadas ao grupo experimental durante dois semestres. Tanto as crianças do grupo de experiência quanto as outras foram submetidas periodicamente a testes de inteligência e criatividade. Os resultados mostraram que as crianças abrangidas pelo programa revelaram-se nitidamente superiores às outras, em inteligência. (AU)
Descritores Psi Português:ENSINO PRE-ESCOLAR
DESENVOLVIMENTO COGNITIVO
CRIANÇAS
PRIVACAO CULTURAL
INTELIGENCIA
Descritores Psi Inglês:PRESCHOOL EDUCATION
COGNITIVE DEVELOPMENT
CHILDREN
CULTURAL DEPRIVATION
INTELIGENCE
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Id:19578
Autor:Bucher, Richard E.
Título:A classificação dos estados depressivos e o teste de Szondi.
Fonte:Arquivos Brasileiros de Psicologia Aplicada;29(4):73-101, 1977 tab, graf.
Descritores Psi Português:DEPRESSAO
DISTURBIOS AFETIVOS
PSIQUIATRIA
TESTE DE SZONDI
Descritores Psi Inglês:MAJOR DEPRESSION
AFFECTIVE DISTURBANCES
PSYCHIATRY
SZONDI TEST
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Id:19577
Autor:Xavier, Maria Aparecida.
Título:A diferencial semântica na medida da significação das pranchas IV e VII do teste de Rorschach.
Fonte:Arquivos Brasileiros de Psicologia Aplicada;29(4):5-72, 1977 tab, graf.
Resumo em português: Partindo da hipótese de simbolismo parental contido nas pranchas IV e VII do teste de Rorschach, representativas então de figura paterna e figura materna, respectivamente, procurou-se por meio da diferencial semântica verificar o grau de concordância entre a significação atribuída pelos sujeitos às citadas pranchas e aos conceitos pai e mãe. Cento e vinte e quatro crianças normais, de 7 a 10 anos de idade, escolares de Ribeirão Preto, classificaram em 21 escalas as 10 pranchas Rorschach e os conceitos pai e mãe. Calculados os valores médios dos julgamentos e as correlações entre pranchas IV e VII e conceitos pai e mãe em função ds valores avaliativos, potência e atividade, os resultados tendem a confirmar para a prancha VII a hipótese de representação materna, face principalmente aos traços de feminilidade entre prancha e conceito. Os resultados não são claramente definidos para a prancha IV; entretanto, suas características de masculinidade e força, comuns também ao conceito pai, tendem a aproximá-la mais da representação paterna, embora as avaliações opostas que recebem. (AU)
Descritores Psi Português:SEMANTICA
TESTE DE RORSCHACH
SIMBOLISMO
Descritores Psi Inglês:SEMANTICS
RORSCHACH TEST
SYMBOLISM
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Id:19576
Autor:Marturano, Edna Maria.
Título:Relações funcionais na conversação.
Fonte:Arquivos Brasileiros de Psicologia Aplicada;29(4):47551977 tab.
Resumo em português: O artigo propõe uma abordagem naturalística ao estudo do comportamento verbal. Por meio da análise probabilística de contingência, é possível detectar, em situação não experimental, relações funcionais entre respostas específicas no decorrer da conversação. A aplicação do procedimento proposto à análise de uma classe restrita de resposta verbal é ilustrada com a análise de contingência da partícula interrogativa. Trechos de conversação entre crianças pré-escolares e suas mães foram gravados e as partículas interrogativas emitidas por ambos os sujeitos foram relacionadas com os eventos verbais antecedentes e consequentes, ou seja, com as verbalizações que as antecederam e com as que se seguiram a elas na conversação. Os antecedentes e consequentes verbais foram classificados de acordo com critérios de identidade e congruência. Os resultados da análise de contingências sugerem que a partícula interrogativa tem a função geral de evocar repetição ou esclarecimento da mensagem precedente emitida pelo interlocutor. Discutem-se os resultados em termos de variabilidade entre sujeitos e enfatiza-se a adequação do modelo de análise para o estudo do comportamento verbal e da interação verbal. (AU)
Descritores Psi Português:ESTIMULOS VERBAIS
COMUNICACAO VERBAL
ANALISE FUNCIONAL
CRIANÇAS
Descritores Psi Inglês:VERBAL STIMULI
VERBAL COMMUNICATION
FUNCTIONAL ANALYSIS
CHILDREN
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Id:19575
Autor:Hesketh, José Luiz.
Título:Desenvolvimento organizacional: definições, objetivos e premissas.
Fonte:Arquivos Brasileiros de Psicologia Aplicada;29(4):31-46, 1977.
Resumo em português: O desenvolvimento organizacional (DO) é examinado sob a luz de definições, objetivos e premissas propostos por diversos pesquisadores da área. É proposta uma abordagem sistêmica que englobe os diversos enfoques tecnológicos de intervenção existentes, de modo a constituir o núcleo de uma teoria do desenvolvimento organizacional. (AU)
Descritores Psi Português:DESENVOLVIMENTO ORGANIZACIONAL
METODOLOGIA
TREINAMENTO DE SENSIBILIDADE
Descritores Psi Inglês:ORGANIZATIONAL DEVELOPMENT
METHODOLOGY
SENSITIVITY TRAINING
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Id:19574
Autor:Penna, Antonio Gomes.
Título:Introdução à psicologia genética de Piaget.
Fonte:Arquivos Brasileiros de Psicologia Aplicada;29(4):17-30, 1977.
Descritores Psi Português:PIAGET (JEAN)
PSICOLOGIA GENETICA
Descritores Psi Inglês:PIAGET (JEAN)
GENETIC PSYCHOLOGY
Localização:BR85.1 - USP/IP/SBD
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Id:19573
Autor:Rodrigues, Aroldo.
Título:Algumas considerações sobre os problemas éticos da experimentação em psicologia social.
Fonte:Arquivos Brasileiros de Psicologia Aplicada;29(4):3-16, 1977.
Descritores Psi Português:PSICOLOGIA SOCIAL
ETICA
EXPERIMENTACAO
Descritores Psi Inglês:SOCIAL PSYCHOLOGY
ETHICS
EXPERIMENTATION
Localização:BR85.1 - USP/IP/SBD
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Id:19572
Autor:Quintela, Glória Fernandina.
Título:Estudo de um caso de hermafroditismo.
Fonte:Arquivos Brasileiros de Psicologia Aplicada;30(3):139-145, 1978.
Descritores Psi Português:DISTURBIOS GENITAIS
HERMAFRODITISMO
ESTUDO DE CASO
Descritores Psi Inglês:GENITAL DISORDERS
HERMAPHRODITISM
CASE STUDY
Localização:BR85.1 - USP/IP/SBD
BR27.1 - PUC-CAMPINAS/SBI


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Id:19571
Autor:Ribeiro, Guilherme H. C; Freitas, Antonio Carlos de.
Título:Escala de avaliação de desempenho para pilotos de helicópteros.
Fonte:Arquivos Brasileiros de Psicologia Aplicada;30(3):129-138, 1978 tab.
Descritores Psi Português:AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO
ESCALAS
Descritores Psi Inglês:PERFORMANCE EVALUATION
SCALING (TESTING)
Localização:BR85.1 - USP/IP/SBD
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Id:19570
Autor:Centro de Informação e Pesquisa Ocupacional (CIPO).
Título:Avaliação de dois tipos de monografias profissionais para informação ocupacional.
Fonte:Arquivos Brasileiros de Psicologia Aplicada;30(3):117-128, 1978 tab.
Descritores Psi Português:ORIENTAÇÃO VOCACIONAL
INFORMAÇÃO PROFISSIONAL
SERVIÇOS DE INFORMAÇÃO
Descritores Psi Inglês:VOCATIONAL GUIDANCE
OCCUPATIONAL INFORMATION
INFORMATION SERVICES
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Id:19569
Autor:Cabral, Leonor Scliar.
Título:O estado da psicolingüística no Brasil (terceira parte).
Fonte:Arquivos Brasileiros de Psicologia Aplicada;30(3):95-115, 1978.
Descritores Psi Português:PSICOLINGÜÍSTICA
LINGUAGEM
Descritores Psi Inglês:PSYCHOLINGUISTIC
LANGUAGE
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Id:19568
Autor:Alencar, Eunice M. L. Soriano; Rodrigues, Cláudia Jorge Silva.
Título:Relação entre tempo de ensino, localidade da escola e características comportamentais consideradas desejáveis e indesejáveis por professores do ensino do primeiro grau.
Fonte:Arquivos Brasileiros de Psicologia Aplicada;30(3):75-93, 1978 tab.
Descritores Psi Português:ENSINO DE PRIMEIRO GRAU
PROFESSORES
ESTUDANTES
COMPORTAMENTO
Descritores Psi Inglês:ELEMENTARY EDUCATION
TEACHERS
STUDENTS
BEHAVIOR
Localização:BR85.1 - USP/IP/SBD
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Id:19567
Autor:Callegari, Anna Irma; Pasquali, Luiz.
Título:A mulher profissional e o problema da identificação das filhas.
Fonte:Arquivos Brasileiros de Psicologia Aplicada;30(3):61-74, 1978.
Descritores Psi Português:TRABALHO FEMININO
RELAÇÕES MÃE-CRIANÇA
Descritores Psi Inglês:WORKING WOMEN
MOTHER CHILD RELATIONS
Localização:BR85.1 - USP/IP/SBD
BR27.1 - PUC-CAMPINAS/SBI


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Id:19566
Autor:Bergamin, Maria Dulce B.
Título:Atitude, envolvimento e metodologia científica.
Fonte:Arquivos Brasileiros de Psicologia Aplicada;30(3):53-60, 1978.
Descritores Psi Português:EXPERIMENTAÇÃO
COMPORTAMENTO SOCIAL
ESTUDANTES UNIVERSITÁRIOS
Descritores Psi Inglês:EXPERIMENTATION
SOCIAL BEHAVIOR
COLLEGE STUDENTS
Localização:BR85.1 - USP/IP/SBD
BR27.1 - PUC-CAMPINAS/SBI


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Id:19565
Autor:Lazari, Joana Sueli de.
Título:Relações entre maturidade de julgamento moral e percepção das atitudes maternas e paternas.
Fonte:Arquivos Brasileiros de Psicologia Aplicada;30(3):45-51, 1978.
Descritores Psi Português:JUÍZO MORAL
EDUCAÇÃO MORAL
ATITUDES DOS PAIS
Descritores Psi Inglês:MORAL JUDGMENT
MORAL EDUCATION
PARENTAL ATTITUDES
Localização:BR85.1 - USP/IP/SBD
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Id:19564
Autor:Arruda, Elso.
Título:Interpretação dinâmico-evolutiva do exibicionismo e da escoptofilia.
Fonte:Arquivos Brasileiros de Psicologia Aplicada;30(3):33-44, 1978.
Descritores Psi Português:COMPORTAMENTO PSICOSSEXUAL
ATITUDES SEXUAIS
DESVIOS SEXUAIS
Descritores Psi Inglês:PSYCHOSEXUAL BEHAVIOR
SEXUAL ATTITUDES
SEXUAL DEVIATIONS
Localização:BR85.1 - USP/IP/SBD
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Autor:Silva, José Aparecido da; Rozestraten, Reinier J. A.
Título:Avaliações de frações e múltiplos de uma distância-padrão no laboratório e no campo aberto.
Fonte:Arquivos Brasileiros de Psicologia Aplicada;30(3):25-32, 1978 tab, graf.
Descritores Psi Português:METODOLOGIA
DELINEAMENTO EXPERIMENTAL
METODOS EXPERIMENTAIS
Descritores Psi Inglês:METHODOLOGY
EXPERIMENTAL DESIGN
EXPERIMENTAL METHODS
Localização:BR85.1 - USP/IP/SBD
BR27.1 - PUC-CAMPINAS/SBI


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Id:19562
Autor:Campos, Francisco.
Título:O fator humano e os acidentes de trânsito (primeira parte: visão geral).
Fonte:Arquivos Brasileiros de Psicologia Aplicada;30(3):3-24, 1978 tab.
Descritores Psi Português:ACIDENTES DE TRÂNSITO
MOTORISTAS
COMPORTAMENTO DE DIRIGIR
Descritores Psi Inglês:MOTOR TRAFFIC ACCIDENTS
DRIVERS
DRIVING BEHAVIOR
Localização:BR85.1 - USP/IP/SBD
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Id:19561
Autor:Centro de Informação e Pesquisa Ocupacional (CIPO).
Título:Técnicos e auxiliares de 2º grau.
Fonte:Arquivos Brasileiros de Psicologia Aplicada;29(3):181-248, 1977 tab, graf.
Descritores Psi Português:ESTUDANTES DE 2. GRAU
ESCOLHA PROFISSIONAL
INFORMACAO
PROFISSIONAIS
PROFISSOES
Descritores Psi Inglês:HIGH SCHOOL STUDENTS
OCCUPATIONAL CHOICE
INFORMATION
PROFESSIONAL PERSONNEL
OCCUPATIONS
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Id:19560
Autor:Novaes, Vera Parreiras.
Título:Considerações gerais sobre a psicologia no Japão.
Fonte:Arquivos Brasileiros de Psicologia Aplicada;29(3):177-180, 1977.
Descritores Psi Português:ASIATICOS
ORIENTACAO VOCACIONAL
PSICOLOGIA ORGANIZACIONAL
PSICOLOGIA CLINICA
PSICOLOGIA ESCOLAR
Descritores Psi Inglês:ASIANS
VOCATIONAL GUIDANCE
INDUSTRIAL PSYCHOLOGY
CLINICAL PSYCHOLOGY
SCHOOL PSYCHOLOGY
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Id:19559
Autor:Centro de Informação e Pesquisa Ocupacional (CIPO).
Título:Sistema nacional de informação de oportunidades educacionais.
Fonte:Arquivos Brasileiros de Psicologia Aplicada;29(3):47-176, 1977 tab, graf.
Descritores Psi Português:SISTEMAS DE INFORMACAO
PROGRAMAS EDUCACIONAIS
METODOLOGIA
EDUCAÇÃO
Descritores Psi Inglês:INFORMATION SYSTEMS
EDUCATIONAL PROGRAMS
METHODOLOGY
EDUCATION
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Id:19558
Autor:Quintela, Glória.
Título:Um caso de traumatismo crânio-encefálico.
Fonte:Arquivos Brasileiros de Psicologia Aplicada;29(3):143-146, 1977.
Descritores Psi Português:ESTUDO DE CASO
DANO CEREBRAL
TESTES PSICOLÓGICOS
Descritores Psi Inglês:CASE STUDY
BRAIN DAMAGE
PSYCHOLOGICAL TESTING
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Id:19557
Autor:Quintela, Glória.
Título:A validade do psicotécnico na seleção de motoristas, quando cientificamente aplicado e interpretado o psicodiagnóstico miocinético de Mira y López.
Fonte:Arquivos Brasileiros de Psicologia Aplicada;29(3):137-142, 1977 tab.
Descritores Psi Português:PSICODIAGNOSTICO MIOCINETICO
MIRA Y LOPEZ, EMILIO, 1896-1964
SELECAO DE RECURSOS HUMANOS
TESTES PSICOLÓGICOS
MOTORISTAS
Descritores Psi Inglês:PERSONNEL SELECTION
PSYCHOLOGICAL TESTING
DRIVERS
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Id:19556
Autor:Bucher, Richard E.
Título:Considerações sobre a atualidade do Teste de Szondi.
Fonte:Arquivos Brasileiros de Psicologia Aplicada;29(3):121-135, 1977.
Resumo em português: Este trabalho pretende oferecer visão atualizada do teste de Szondi, o Diagnóstico Experimental das Pulsões (DEP), cujo valor clínico pode ser considerado independentemente de sua discutível base genética. Só será possível utilizar e interpretar o teste em função de suas implicações teóricas, de ordem psicanalítica. Como modelo antropológico, o esquema pulsional é constituído de quatro categorias fundamentais (os quatro vetores ou pulsões) do psiquismo inconsciente do homem, a saber: as estruturas que condicionam as relações ao próximo, ao corpo, à lei e ao self. Em seguida, são abordados alguns aspectos da validação do teste de Szondi e das técnicas projetivas em geral. O autor é de opinião que pesquisas referindo-se a critérios extratestes poderão chegar a resultados positivos, à condição de considerarem a estrutura específica e a teoria básica do teste, enfatizando sobretudo a importância da personalidade do intérprete. Neste sentido, novas tentativas de validação clínica serão neessárias. (AU)
Descritores Psi Português:TESTE DE SZONDI
Descritores Psi Inglês:SZONDI TEST
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Id:19555
Autor:Mira Alice Madeleine G. de.
Título:Análise das pesquisas realizadas com o psicodiagnóstico miocinético nas disritmias.
Fonte:Arquivos Brasileiros de Psicologia Aplicada;29(3):99-120, 1977 ilus, tab.
Descritores Psi Português:PSICODIAGNOSTICO MIOCINETICO
EPILEPSIA
DIAGNOSTICO
Descritores Psi Inglês:EPILEPSY
DIAGNOSIS
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Id:19554
Autor:Hesketh, José Luiz.
Título:Motivação e clima organizacional.
Fonte:Arquivos Brasileiros de Psicologia Aplicada;29(3):83-97, 1977 tab.
Descritores Psi Português:MOTIVACAO
CLIMA ORGANIZACIONAL
TESTE DE APERCEPCAO TEMATICA
Descritores Psi Inglês:MOTIVATION
ORGANIZATIONAL CLIMATE
THEMATIC APPERCEPTION TEST
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Id:19553
Autor:Coleta, José Augusto Dela.
Título:Aplicação de modelos matemáticos, inspirados na teoria das filas, na exploração de parâmetros de variáveis relacionadas a acidentes de trabalho em uma indústria de construção naval.
Fonte:Arquivos Brasileiros de Psicologia Aplicada;29(3):45-79, 1977 ilus, tab, graf.
Descritores Psi Português:MODELO MATEMATICO
ACIDENTES DE TRABALHO
METODOLOGIA
SEGURANCA DO TRABALHO
Descritores Psi Inglês:MATHEMATICAL MODELING
INDUSTRIAL ACCIDENTS
METHODOLOGY
OCCUPATIONAL SAFETY
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