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Base de dados : INDEXPSI
Pesquisa : Arquivos Brasileiros de Psicologia (Rio J., 1979)
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Id:21949
Autor:Souza, Daniela Borges Lima de; Seminerio, Maria Luiza Assumpção.
Título:Machado de Assis e Escola de Frankfurt: Um diálogo de fragmentos / Machado de Assis and the Frankfurt School: A fragment's dialogue
Fonte:Arq. bras. psicol. (Rio J. 1979);54(1):113-122, jan.-mar. 2002
Resumo em português: Trata-se de pesquisa sobre possíveis interfaces existentes entre a vida e a obra machadianas e a Escola de Frankfurt. Os resultados observados no estudo dos romances e das crônicas suscitaram questões relacionadas a fenômenos da vida e obra de Machado de Assis, dentre elas a morte, a estrutura familiar e a constituição dos diferentes espaços de criação. A partir de tais constatações tentou-se refletir-se sobre o seu envolvimento com o imaginário de sua época, bem como os envolvimentos psíquicos decorrentes de tal envolvimento. Desse modo, esforços se deram na direção de poder observar como a Escola de Frankfurt, em sua existência e através das considerações de Walter Benjamin, nos permite traçar um paralelo entre a arte, a magia e os envolvimentos sociais presentes no processo de criação. Constatou-se, assim como nos estudos de Machado de Assis, que a Escola Frankfurt, através do olhar benjaminiano, em seus momentos particulares de exístência, foi profundamente marcada pelos contextos nos quais se inseriu, construindo, reconstruindo e des-construindo vidas e obras a partir dos fragmentos que iam se apresentando no tempo (AU)
Descritores DECS:Literatura
Psicanálise
Descritores Psi Português:ESCOLA DE FRANKFURT
ASSIS, MACHADO DE, 1839-1908
PSICANÁLISE E LITERATURA
Indivíuo como Tema:Assis, Machado de
Descritores Psi Inglês:FRANKFURT SCHOOL
ASSIS, MACHADO DE, 1839-1908
PSYCHOANALYSIS AND LITERATURE
Localização:BR1194.1 - UFRJ/CFCH/BT
BR85.1 - USP/IP/SBD
BR27.1 - PUC-CAMPINAS/SBI


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Id:21948
Autor:Rego, Tatiana Souza do; Seminerio, Maria Luiza Assumpção.
Título:Ambigüidade e ambivalência na criação de Machado de Assis / Ambiguity and ambivalence in the creation of Machado de Assis
Fonte:Arq. bras. psicol. (Rio J. 1979);54(1):105-112, jan.-mar. 2002
Resumo em português: O estudo da vida e dos romances de Machado de Assis impulsionou-nos a investigar seu processo de criação e o quanto o autor estava implicado nele. Tal estudo levou-nos à leitura de suas crônicas e à comparação destas com os romances. Entre as semelhanças e diferenças percebidas, estão a ambigüidade e a ambivalência que aparecem tanto em uma obra quanto na outra, mas com algumas particularidades (AU)
Descritores DECS:Psicanálise
Literatura
Descritores Psi Português:ASSIS, MACHADO DE, 1839-1908
PSICANÁLISE E LITERATURA
Indivíuo como Tema:Assis, Machado de
Descritores Psi Inglês:ASSIS, MACHADO DE, 1839-1908
PSYCHOANALYSIS AND LITERATURE
Localização:BR1194.1 - UFRJ/CFCH/BT
BR85.1 - USP/IP/SBD
BR27.1 - PUC-CAMPINAS/SBI


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Id:21947
Autor:Rodrigues, Joelson Tavares; Almeida, Leonardo Pinto de; Sá, Roberto Novaes de.
Título:Experiência religiosa e angústia: um ensaio acerca da constituição de sentido / Religious experience and anxiety: an essay about the constitution of meaning
Fonte:Arq. bras. psicol. (Rio J. 1979);54(1):93-103, jan.-mar. 2002
Resumo em português: O presente artigo visa fazer uma análise fenomenológico-existencial da relação interpretativa estabelecida entre o homem e o mundo. Em Heidegger, encontram-se subsídios para pensar a doença como decorrência da dificuldade de se suportar a relação de abertura com o mundo, onde novos sentidos continuamente se desvelam. Pensa-se, então, em que medida os sentidos conferidos por uma compreensão religiosa podem colaborar com esta restrição. Por fim, questiona-se a possibilidade de que a experiência religiosa possa ser, em alguns casos, promotora de uma abertura de sentidos (AU)
Descritores DECS:Religião
Fenômenos e Processos Psicológicos
Descritores Psi Português:ANGÚSTIA
EXPERIÊNCIAS RELIGIOSAS
FENOMENOLOGIA EXISTENCIAL
Descritores Psi Inglês:ANGST
RELIGIOUS GROUPS
EXISTENTIAL PHENOMENOLOGY
Localização:BR1194.1 - UFRJ/CFCH/BT
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Id:21946
Autor:Dario, Nemésio.
Título:A identidade masculina e o movimento da emancipação da mulher / The masculine identity and the movement of the woman's emancipation
Fonte:Arq. bras. psicol. (Rio J. 1979);54(1):f79-92, jan.-mar. 2002
Resumo em português: Esta revisão é uma tentativa de produzir uma análise sócio-histórica, mas não exaustiva, de como o homem significa a masculinidade diante do movimento da emancipação da mulher em função da constatação do 'silêncio crítico' que existe ao redor do universo do homem. A ausência de questionamentos sobre os problemas pertinentes ao homem foi o ponto de partida que motivou o desenvolvimento deste artigo. Autores como Horta, Nascimento e Nolasco apontam para a necessidade de investigamos a masculinidade enfocando aspectos psicossociais, pois ela tem sido vista ao longo do tempo, principalmente, como uma questão sexista, reforçando uma visão machista dos homens e perpetuando estereótipos (AU)
Descritores DECS:Identidade de Gênero
Descritores Psi Português:IDENTIDADE SEXUAL
FEMINISMO
PSICOLOGIA DO HOMEM
MASCULINIDADE
FATORES PSICOSSOCIAIS
Descritores Psi Inglês:GENDER IDENTITY
FEMINISM
MEN - PSYCHOLOGY
MASCULINITY
PSYCHOSOCIAL FACTORS
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Id:21945
Autor:Souza, Carmen Lúcia; Silvares, Edwiges Ferreira de Mattos.
Título:A invisibilidade da menopausa e o perfil das queixas de mulheres inscritas na clínica-escola do Instituto de Psicologia da USP / Menopause invisibility and women enrolled at São Paulo University psychological center complaints' general aspect
Fonte:Arq. bras. psicol. (Rio J. 1979);54(1):63-77, jan.-mar. 2002 tab, graf
Resumo em português: Dois estudos foram realizados com o objetivo de verificar, de um lado, qual o perfil das queixas que levam mulheres a se inscreverem para atendimento psicológico na clínica-escola do IPUSP e, de outro lado, se o silêncio a respeito da menopausa, mencionado na literatura, estaria acontecendo, também, entre essas pacientes. Método: levantamento das queixas das mulheres com 16 anos ou mais no momento da inscrição. Resultados: as queixas foram agrupadas em cinco categorias: dificuldades afetivas, dificuldades de relacionamento interpessoal, sintomas físicos, dificuldades sexuais e outros. As dificuldades de relacionamento foram as queixas mais freqüentes, seguidas pelo grupo das dificuldades afetivas e pelas queixas de sintomas físicos. Observou-se, também um nítido aumento da queixa de sintomas físicos a partir dos 36 anos. Conclusão: a simples quantificação das queixas não nos permitiu estabelecer diferenças entre as diferentes faixas etárias, mostrando, ao contrário, que mulheres adultas, independentemente da idade, procuraram a clínica com, basicamente, o mesmo tipo de queixa (dificuldades afetivas e de relacionamento). O evidente aumento das queixas de sintomas físicos entre as mulheres com mais de 36 anos pode sugerir uma possível influência do climatério (AU)
Descritores DECS:Menopausa
Climatério
Relações Interpessoais
Sinais e Sintomas
Sintomas Afetivos
Limites:HUMANO
FEMININO
ADOLESCENTE
ADULTO
Descritores Psi Português:INTERAÇÃO INTERPESSOAL
MENOPAUSA
CLIMATÉRIO
SINTOMAS
DISTÚRBIOS AFETIVOS
Descritores Psi Inglês:INTERPERSONAL INTERACTION
MENOPAUSE
CLIMATERIC
SYMPTOMS
AFFECTIVE DISTURBANCES
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Id:21944
Autor:Porto, Patrícia; Ventura, Paula; Hermolin, Marcia.
Título:Alterações cognitivas associadas à depressão - o papel da neuropsicologia / Cognitive impairment associated to depression - neuropsychology point of view
Fonte:Arq. bras. psicol. (Rio J. 1979);54(1):53-62, jan.-mar. 2002
Resumo em português: O presente artigo tem por objetivo descrever as principais alterações cognitivas encontradas na depressão, bem como as suas correlações com estudos de neuroimagem. Existem dúvidas, no entanto, sobre se as alterações seriam relacionadas a disfunções no funcionamento cerebral ou se seriam um epifenômeno da alteração de humor ou das ruminações depressivas (AU)
Descritores DECS:Neuropsicologia
Depressão
Descritores Psi Português:COGNIÇÃO
DEPRESSÃO
NEUROPSICOLOGIA
Descritores Psi Inglês:COGNITION
MAJOR DEPRESSION
NEUROPSYCHOLOGY
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Id:21943
Autor:Carellos, Soraia Dojas M. S.; Kastrup, Virgínia.
Título:Ressonância e agrupamentos no espaço da supervisão / Resonance and grouping in the setting of supervision
Fonte:Arq. bras. psicol. (Rio J. 1979);54(1):33-51, jan.-mar. 2002
Resumo em português: Este artigo analisa a situação de supervisão na formação do psicólogo clínico, reconhecendo-o como espaço de múltiplos atravessamentos de seus elementos constitutivos - supervisor, supervisionado, pacientes em atendimento e organizações envolvidas. A análise toma como referência os níveis estratificado, auto-referencial e heterogêneo, propostos por Mony Elkaïm - terapeuta, formador de terapeutas na Europa e estudioso do campo das Terapias Familiares - para as situações de psicoterapia e supervisão. O texto discute o tema da supervisão através da análise dos conceitos de ressonância e agrupamento. Tais conceitos formulados por Elkaïm emergem a partir da intercessão com outros campos de saber, como a química, a biologia e a filosofia (AU)
Descritores DECS:Psicologia Clínica
Supervisão
Descritores Psi Português:FORMAÇÃO DO PSICÓLOGO
AGRUPAMENTO
SUPERVISÃO CLÍNICA
Descritores Psi Inglês:PSYCHOLOGIST EDUCATION
GROUP-OID
CLINICAL SUPERVISION
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Id:21942
Autor:Nunan, Adriana; Jablonski, Bernardo.
Título:Homossexualidade e preconceito: aspectos da subcultura homossexual no Rio de Janeiro / Homosexuality and prejudice: aspects of the homosexual subculture in Rio de Janeiro
Fonte:Arq. bras. psicol. (Rio J. 1979);54(1):21l32jan.-mar. 2002
Resumo em português: O presente trabalho pretende fazer uma breve análise psicossocial da subcultura homossexual no Rio de Janeiro, levando em conta questões relativas ao preconceito e à discriminação, observadas através de manifestações em torno da formação de identidade e do comportamento de consumo de indivíduos homossexuais (AU)
Descritores DECS:Homossexualidade
Preconceito
Descritores Psi Português:HOMOSSEXUALIDADE
PRECONCEITO
IDENTIDADE SOCIAL
Descritores Psi Inglês:HOMOSEXUALITY
PREJUDICE
SOCIAL IDENTITY
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Id:21941
Autor:Menandro, Paulo Rogério Meira.
Título:Aspectos do relacionamento amoroso presentes em letras de músicas dirigidas à camada popular urbana / Aspects of loving relationship present in lyrics directed to urban lower class
Fonte:Arq. bras. psicol. (Rio J. 1979);54(1):3-19, jan.-mar. 2002 graf
Resumo em português: Investigamos aspectos do relacionamento amoroso presente em canções populares consumidas, principalmente, por mulheres urbanas de baixa renda. Estudos sobre aspectos psicossociais do relacionamento amoroso e sua interação com a rede de significados em torno do amor romântico têm privilegiado a classe média urbana. A música popular reflete concepções difundidas na cultura. Utilizamos 133 canções gravadas por cantor romântico, popular e grande vendedor de discos. Poucos foram as menções aos aspectos realistas do cotidiano conjugal, revelando-se articulação entre amor romântico e cotidiano real, com ênfase no idealizado e não nas ocorrências do dia-a-dia (tomando-se como referência outras pesquisas com populações similares àquelas para as quais as músicas são dirigidas), ensinando muito pelo contraste. Destacou-se a limitação das possibilidades e diversidade de situações, oportunidades e planos envolvidos nas relações afetivas no segmento social retratado. A admissão de características e potencialidades de homem e de mulher discrepantes da realidade é interpretada com ênfase nas dicotomias ingenuidade/esperteza e submissão/dominação (AU)
Descritores DECS:Relações Interpessoais
Amor
Música
Descritores Psi Português:RELAÇÕES HOMEM-MULHER
MÚSICA
AMOR
ROMANTISMO
FATORES PSICOSSOCIAIS
Descritores Psi Inglês:MALE FEMALE RELATIONS
MUSIC
LOVE
ROMANTICISM
PSYCHOSOCIAL FACTORS
Localização:BR1194.1 - UFRJ/CFCH/BT
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Id:20472
Autor:Eiras, Neusa.
Título:Velhice: aspectos sociais e existenciais / Old age: social and existential aspects
Fonte:Arq. bras. psicol. (Rio J. 1979);54(2):189-204, abr.-jun. 2002
Resumo em português: Este artigo trata-se de uma reflexão sobre os aspectos sociais e existenciais da velhice. Destaca a influência da família como principal rede de apoio aos idosos, apesar das alterações sofridas em sua estrutura nas últimos décadas, e enfatiza, também, a importância das características psicológicas individuais no modo de viver a velhice de cada um(AU)
Descritores DECS:Envelhecimento
Descritores Psi Português:VELHICE
ENVELHECIMENTO
Descritores Psi Inglês:OLD AGE
AGING
Localização:BR1194.1 - UFRJ/CFCH/BT
BR85.1 - USP/IP/SBD
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Id:20471
Autor:Mello, Elizabeth Christina Cotta; Damião Júnior, Maddi.
Título:Reflexões sobre os fundamentos da relação entre matéria e psiquismo: uma abordagem epistemológica da teoria junguiana / Reflections on the foundations of the relationship between matter and psyche: an epistemologycal approach of the standpoint of junguian theory
Fonte:Arq. bras. psicol. (Rio J. 1979);54(2):178-188, abr.-jun. 2002
Resumo em português: Neste artigo tratamos da base epistemológica de Jung no que diz respeito aos fundamentos da natureza do inconsciente e da realidade física, através de seu conceito de psicóide. Para tal fazemos uma leitura através de um diálogo com a cosmologia e a epistemologia da teoria das estranhezas, e suas contribuições para uma espistemologia transdisciplinar(AU)
Descritores DECS:Teoria Junguiana
Descritores Psi Português:EPISTEMOLOGIA
PSICÓIDE
JUNG, CARL GUSTAV, 1875-1961
Descritores Psi Inglês:EPISTEMOLOGY
JUNG, CARL GUSTAV
Localização:BR1194.1 - UFRJ/CFCH/BT
BR85.1 - USP/IP/SBD
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Id:20470
Autor:Souza, Mériti de.
Título:Educação, práticas clínicas e cidadania / Education, clinical practices and citizenship
Fonte:Arq. bras. psicol. (Rio J. 1979);54(2):167-177, abr.-jun. 2002
Resumo em português: Este artigo discute a subjetividade como elemento constitutivo da escolarização, em especial a articulação entre cognição, afeto e o processo de ensino-aprendizagem. A dinâmica escolar produz lugares institucionalizados e subjetivos que distinguem os indivíduos supostamente capazes de produzir conhecimento daqueles definidos como desqualificados. O tema é exemplificado com o relato da intervenção em uma escola em que são analisadas as relações produzidas pelos participantes na prática pedagógica(AU)
Descritores DECS:Aprendizagem
Psicologia Clínica
Descritores Psi Português:SUBJETIVIDADE
ESCOLAS
APRENDIZAGEM
PSICOLOGIA CLINICA
Descritores Psi Inglês:SUBJECTIVITY
SCHOOLS
LEARNING
CLINICAL PSYCHOLOGY
Localização:BR1194.1 - UFRJ/CFCH/BT
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Id:20469
Autor:Araújo, Anelize Terezinha da Silva; Moraes, Marcia Oliveira.
Título:Aprendizagem e expectativa do ponto de vista dos graduandos de psicologia: considerações e análises / Learning amd psychology graduates expectations: some considerations and analyses
Fonte:Arq. bras. psicol. (Rio J. 1979);54(2):158-166, abr.-jun. 2002 graf
Resumo em português: Este trabalho tem o objetivo de investigar as vicissitudes do processo de aprendizagem em função das expectativas dos alunos quanto ao curso de psicologia. A amostra foi composta pelos alunos que ingressaram no curso de psicologia da UFF no primeiro semestre letivo do ano 2000. Pretendemos acompanhá-los até 2004, quando serão prováveis formandos, investigando suas expectativas em relação ao curso e suas considerações sobre a aprendizagem. Os dados foram coletados por entrevistas semi-estruturadas, realizadas em dois momentos: no ingresso dos alunos no curso (em março de 2000) e na conclusão do terceiro período letivo (em julho de 2001). Os dados obtidos foram analisados qualitativamente, a partir da transcrição das entrevistas realizadas(AU)
Descritores DECS:Aprendizagem
Descritores Psi Português:APRENDIZAGEM
EVASÃO
FORMAÇÃO DO PSICÓLOGO
Descritores Psi Inglês:LEARNING
DROPOUTS
PSYCHOLOGIST EDUCATION
Localização:BR1194.1 - UFRJ/CFCH/BT
BR85.1 - USP/IP/SBD
BR27.1 - PUC-CAMPINAS/SBI


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Id:20468
Autor:Silva, Adriana Candido da; Salles, Leila Maria Ferreira.
Título:A educação sexual na revista Nova Escola / Sexual education in Nova Escola magazine
Fonte:Arq. bras. psicol. (Rio J. 1979);54(2):127-143, abr.-jun. 2002
Resumo em português: Este estudo teve por objetivo identificar na revista Nova Escola artigos referentes à educação e à orientação sexual, sistematizando e analisando essas produções. Para tanto, foram analisadas 118 edições entre março de 1986 e dezembro de 1998. O estudo mostrou que a orientação sexual é um tema constantemente abordado pela revista e que a ênfase norteadora das reportagens é a indicação de normas, práticas e padrões de conduta nos quais os professores podem se pautar para a sua atuação em sala de aula(AU)
Descritores DECS:Comportamento Sexual
Educação Sexual
Ensino
Descritores Psi Português:EDUCAÇÃO SEXUAL
ENSINO
Descritores Psi Inglês:SEX EDUCATION
TEACHING
Localização:BR1194.1 - UFRJ/CFCH/BT
BR85.1 - USP/IP/SBD
BR27.1 - PUC-CAMPINAS/SBI


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Id:20467
Autor:Coelho, Vera Lúcia Decnop; Maciel, Diva Albuquerque.
Título:A perspectiva de formandos acerca do curso de graduação em psicologia da UnB: um estudo exploratório / Last year students` perspective on the undergraduate course of psychology at UnB: an exploratory study
Fonte:Arq. bras. psicol. (Rio J. 1979);54(2):144-157, abr.-jun. 2002
Resumo em português: O presente artigo apresenta um estudo piloto que teve como objetivo iniciar um processo de avaliação do curso de Graduação em Psicologia da Universidade de Brasília, a partir da opinião dos alunos formandos, envolvendo-os em um processo de reflexão sobre o curso. Dezessete alunos do últimos ano do curso participaram do estudo, respondendo a um questionário abordando questões acerca da qualidade do currículo, do corpo docente e do envolvimento do aluno no curso. A análise do conteúdo das respostas é apresentada realizando-se um cotejo dos aspectos positivos e negativos do curso na opinião desses alunos, observando-se que estes destacam de forma mais predominante as características positivas do curso. As autores destacam a necessidade de dar continuidade ao projeto de avaliação, envolvendo outros segmentos dos que dele participam de maneira a estabelecer co-responsiblidades e compromisso com a qualidade da formação(AU)
Descritores DECS:ENSINO
Descritores Psi Português:AVALIACAO DE CURSO
FORMACAO DO PSICOLOGO
Descritores Psi Inglês:COURSE EVALUATION
PSYCHOLOGIST EDUCATION
Localização:BR1194.1 - UFRJ/CFCH/BT
BR85.1 - USP/IP/SBD
BR27.1 - PUC-CAMPINAS/SBI


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Id:19871
Autor:Tanaka, Rodrigo Tagamori; Marques, Susi Lippi.
Título:Estudo psicofísico sobre a gravidade de infrações de trânsito com condutores habilitados antes e após a implantação do novo código brasileiro de trânsito-1998 / Psychophysical study about seriousness of traffic offense with qualified driver before and after the implementation of newly issued brazilian traffic code-1998
Fonte:Arq. bras. psicol. (Rio J. 1979);53(3):138-152, jul.-set. 2001 tab
Resumo em português: Com a indrodução do novo Código de Trânsito Brasileiro (CTB), implantado em janeiro de 1998, as relações do homem com o trânsito se tornaram conflituosas. Este conflito deriva da nova proposta de comportamento atribuído pelo Código e pelo comportamento inadequado dos condutores de veículos que precisa ser eliminado. O presente estudo teve como objetivo verificar o nível de informação dos condutores em processo de habititação e habilitados antes de 1998 sobre a gravidade das infrações de trânsito em vigor. Métodos psicofísicos foram utilizados para desenvolver este estudo: estimação de categorias e de magnitudes. Os resultados apontaram que as duas formas de estimação são válidas para mensurar a gravidade de infrações de trânsito. Além disso, os condutores em processo de habilitação tendem a valorizar aspectos voltados à cidadania e relações humanas pela maneira como estimaram e categorizaram a gravidade das infrações. Pode-se inferir que esta tendência seja oriunda da proposta de formação de condutores imposta pelo CTB (AU)
Descritores DECS:Psicofísica
Acidentes de Trânsito
Comportamento Perigoso
Condução de Veículo
Descritores Psi Português:PSICOLOGIA DO TRÂNSITO
PSICOFÍSICA
ACIDENTES DE TRÂNSITO
COMPORTAMENTO DE DIRIGIR
Descritores Psi Inglês:TRAFFIC PSYCHOLOGY
PSYCHOPHYSICS
MOTOR TRAFFIC ACCIDENTS
DRIVING BEHAVIOR
Localização:BR1194.1 - UFRJ/CFCH/BT
BR85.1 - USP/IP/SBD
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Id:19870
Autor:Souza, Ligia Claudia Gomes de.
Título:As representações sociais do carro e o comportamento dos jovens no trânsito / The social representations of the car and the traffic behavior of youths
Fonte:Arq. bras. psicol. (Rio J. 1979);53(3):125-137, jul.-set. 2001
Resumo em português: O presente artigo se propõe a discutir o comportamento dos jovens no trânsito e apresentar as representações sociais encontradas em algumas pesquisas que os grupos jovens investigados formam a respeito do carro, discutindo e comparando essas representações sociais encontradas em pesquisas realizadas no Brasil e na França. As variáveis individuais e sociais que influenciam os jovens a adotarem um estilo de direção agressivo e a apresentarem um comportamento de risco no trânsito são discutidas brevemente, com o objetivo de apresentar um perfil dos jovens que comumente se envolvem em acidentes. E finalmente, como objetivo de conduzir a discussão, são apresentadas algumas questões relativas à forma como as representações sociais e as práticas se complementam, gerando o comportamento de risco dos jovens no trânsito (AU)
Descritores DECS:Condução de Veículo
Comportamento Perigoso
Acidentes de Trânsito
Adolescente
Adulto
Psicofísica
Limites:Humano
Masculino
Feminino
Adolescente
Adulto
Descritores Psi Português:PSICOLOGIA DO TRÂNSITO
COMPORTAMENTO DE DIRIGIR
COMPORTAMENTO DE RISCO
JOVENS
REPRESENTAÇÃO SOCIAL
Descritores Psi Inglês:TRAFFIC PSYCHOLOGY
DRIVING BEHAVIOR
SOCIAL REPRESENTATION
RISK BEHAVIOR
YOUNG ADULTS
Localização:BR1194.1 - UFRJ/CFCH/BT
BR85.1 - USP/IP/SBD
BR27.1 - PUC-CAMPINAS/SBI


  18 / 922 INDEXPSI  
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Id:19869
Autor:Iglesias, Fabio.
Título:Infrações e acidentes: tentativas de explicação e de redução / Violations and accidents: explain and decrease attempts
Fonte:Arq. bras. psicol. (Rio J. 1979);53(3):112-124, jul.-set. 2001
Resumo em português: Este artigo apresenta e discute alguns métodos de pesquisa e conceitos de estudo na psicologia do trânsito, notadamente a teoria da propensão ao acidente e a teoria da homeostase do risco. São discutidos, também, os desenvolvimentos na investigação de comportamentos in situ através de recursos tecnológicos como câmeras de vídeo e telefones celulares, assim como o treino de observadores para identificação e técnicas de auto-relato, com seus benefícios e suas limitações. Por fim, é feita uma crítica às campanhas de trânsito brasileiras e à forma como os resultados de pesquisas inconclusivas são generalizados e usados para nortear certas medidas governamentais (AU)
Descritores DECS:Propensão a Acidentes
Condução de Veículo
Descritores Psi Português:PSICOLOGIA DO TRÂNSITO
ACIDENTES DE TRÂNSITO
COMPORTAMENTO DE DIRIGIR
TRÂNSITO (TRANSGRESSÕES)
Descritores Psi Inglês:TRAFFIC PSYCHOLOGY
MOTOR TRAFFIC ACCIDENTS
DRIVING BEHAVIOR
TRAFFIC VIOLATIONS
Localização:BR1194.1 - UFRJ/CFCH/BT
BR85.1 - USP/IP/SBD
BR27.1 - PUC-CAMPINAS/SBI


  19 / 922 INDEXPSI  
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Id:19868
Autor:Clark, Cynthia; Engelmann, Arno.
Título:Avaliação da gravidade e outros parâmetros de infrações de trânsito por motoristas e policiais: II: o papel de algumas variáveis / Evaluation, by drivers and traffic police officers, of seriousness and other parameters of traffic offences: II: The role of some variables
Fonte:Arq. bras. psicol. (Rio J. 1979);53(3):94-111, jul.-set. 2001 tab
Resumo em português: O objetivo deste estudo foi levantar diferenças na avaliação da gravidade, punição julgada adequada, compreensão em relação a quem comete as infrações, probabilidade de punição e freqüência de ocorrência de 50 infrações de trânsito nos grupos de policiais e motoristas, homens e mulheres de três faixas etárias. Trezentos e trinta e um motoristas, de ambos os sexos, com idades variando entre 18 e 75 anos, formaram cinco grupos independentes que avaliaram cada aspecto. A gravidade e a compreensão foram avaliadas, também, por dois grupos independentes de policiais de trânsito da Polícia Militar do Rio de Janeiro, mulheres e homens, com idades variando entre 20 e 53 anos. O método usado nas avaliações foi o de estimativa direta de magnitude, com uma infração-padrão. Os resultados mostram a influência de variável como o tipo de participação no trânsito – motoristas e policiais -, o sexo e a idade na avaliação das infrações (AU)
Descritores DECS:Condução de Veículo
Acidentes de Trânsito
Psicofísica
Comportamento Perigoso
Policiais
Limites:Humano
Masculino
Feminino
Adulto
Meia-Idade
Idoso
Descritores Psi Português:PSICOLOGIA DO TRÂNSITO
ACIDENTES DE TRÂNSITO
MOTORISTAS
POLICIAIS MILITARES
TRÂNSITO (TRANSGRESSÕES)
Descritores Psi Inglês:TRAFFIC PSYCHOLOGY
MOTOR TRAFFIC ACCIDENTS
DRIVERS
TRAFFIC VIOLATIONS
Localização:BR1194.1 - UFRJ/CFCH/BT
BR85.1 - USP/IP/SBD
BR27.1 - PUC-CAMPINAS/SBI


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Id:19867
Autor:Clark, Cynthia; Engelmann, Arno.
Título:Avaliação da gravidade e outros parâmetros de infrações de trânsito por motoristas e policiais: I. Escalonamento a partir da estimativa direta de magnitude / Evaluation, by drivers traffic police officers, of seriousness and other parameters of traffic violations. I. Scaling by magnitude estimation
Fonte:Arq. bras. psicol. (Rio J. 1979);53(3):78-93, jul.-set. 2001 tab
Resumo em português: O objetivo deste estudo foi levantar como são avaliadas 50 infrações de trânsito em relação a cinco aspectos: gravidade, punição julgada adequada, compreensão em relação a quem comete as infrações, probabilidade de punição e freqüência de ocorrência. Trezentos e trinta e um motoristas, de ambos os sexos, com idades variando entre 18 e 75 anos, formaram cinco grupos independentes que avaliaram cada aspecto. A gravidade e a compreensão foram avaliadas, também por dois grupos independentes de policiais de trânsito da Polícia Militar do Rio de Janeiro, mulheres e homens, com idades variando entre 20 e 53 anos. O método usado nas avaliações foi o de estimativa direta de magnitude, com uma infração-padrão. A partir das médias geométricas das avaliações, foram construída sete escalas. Os resultados mostram que as escalas de gravidade e compreensão dos motoristas são relacionadas às dos policiais; que as escalas de gravidade e compreensão, tanto dos motoristas quanto dos policiais, têm correlação negativa; que a escala de gravidade produzida pelos motoristas relaciona-se positivamente com as de punição adequada e probabilidade de punição e que não há relação entre a escala de freqüência de ocorrência das infrações e quaisquer outras escalas produzidas pelos motoristas (AU)
Descritores DECS:Condução de Veículo
Acidentes de Trânsito
Psicofísica
Comportamento Perigoso
Policiais
Limites:Humano
Masculino
Feminino
Adulto
Meia-Idade
Idoso
Descritores Psi Português:PSICOLOGIA DO TRÂNSITO
ACIDENTES DE TRÂNSITO
MOTORISTAS
POLICIAIS MILITARES
TRÂNSITO (TRANSGRESSÕES)
Descritores Psi Inglês:TRAFFIC PSYCHOLOGY
MOTOR TRAFFIC ACCIDENTS
DRIVERS
TRAFFIC VIOLATIONS
Localização:BR1194.1 - UFRJ/CFCH/BT
BR85.1 - USP/IP/SBD
BR27.1 - PUC-CAMPINAS/SBI


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Id:19866
Autor:Monteiro, Cláudia Aline Soares.
Título:Comportamentos relacionados aos conflitos de tráfego entre pedestres idosos e veículos / Related behaviors with traffic conflict between elderly pedestrians and vehicles
Fonte:Arq. bras. psicol. (Rio J. 1979);53(3):61-76, jul.-set. 2001 graf
Resumo em português: Um total de 117 conflitos de tráfego entre pedestres idosos e veículos foram registrados para identificar os comportamentos relacionados à ocorrência desses eventos. Utilizou-se a Técnica Sueca de Conflito de Tráfego para a observação de comportamento. Em 70,9 por cento das situações observadas, os condutores criaram conflitos desobedecendo à preferência de travessia do pedestre, enquanto os pedestres, em 65 por cento das situações, evitaram provocar conflitos. Em 73,5 por cento dos conflitos, os pedestres frearam para evitar a colisão, enquanto, em 59 por cento, os condutores não fizeram nada para não colidir com o pedestre. Concluiu-se, de modo geral, que os pedestres idosos são menos responsáveis pela ocorrência de conflitos de tráfego do que os condutores de veículos, que por sua vez, parecem não ter preocupação em evitar nem o conflito e nem uma colisão (AU)
Descritores DECS:Condução de Veículo
Comportamento Perigoso
Idoso
Limites:Humano
Idoso
Descritores Psi Português:PSICOLOGIA DO TRÂNSITO
PSICOLOGIA DO IDOSO
CONFLITO
MOTORISTAS
COMPORTAMENTO DE DIRIGIR
Descritores Psi Inglês:TRAFFIC PSYCHOLOGY
AGING - PSYCHOLOGICAL ASPECTS
CONFLICT
DRIVERS
DRIVING BEHAVIOR
Localização:BR1194.1 - UFRJ/CFCH/BT
BR85.1 - USP/IP/SBD
BR27.1 - PUC-CAMPINAS/SBI


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Id:19865
Autor:Sant'Ana, Clotilde do Rosário.
Título:O cego e o trânsito de Belém: desafios constantes / Blind pedestrians and the traffic in Belém: constant challenges
Fonte:Arq. bras. psicol. (Rio J. 1979);53(3):42-60, jul.-set. 2001 tab
Resumo em português: O objetivo principal deste estudo qualitativo em psicologia do trânsito é o comportamento adaptativo e a orientação especial de pedestres cegos no trânsito da cidade de Belém, capital do Pará. Os sujeitos foram 40 cegos adultos. A metodologia usada foi: aplicação de um questionário a 20 deles, entrevistas com outras 20 pessoas cegas e o registro de comportamento de travessia por vídeo. Os resultados mostram que pessoas cegas são mais orientadas por estímulos auditivos, vibração tátil, por impressões táteis e cinestésicas e pelo chamado sentido de distância, prestando geralmente muita atenção e memorizando a seqüência das ruas. Os deficientes visuais acusam as condições precárias do trânsito para eles em Belém, uma vez que se apresentam muitas barreiras arquiteturais, calçada em muito más condições, com buracos freqüentes, diferenças de nível e muitas vezes ocupadas por vendilhões. Essas barreiras podem fazer com que os deficientes visuais percam sua orientação. Os resultados também mostram barreiras sociais, tais como atitudes inadequadas de pedestres que mostram apenas curiosidade em vez de ajudar; dificuldades de interação com motoristas de transporte coletivo e falta de respeito de motoristas na travessia de ruas. O estudo mostra que as pessoas cegas, em Belém, enfrentam grandes dificuldades durante seu comportamento de pedestres na rua (AU)
Descritores DECS:Portadores de Deficiência Visual
Fatores de Risco
Acidentes de Trânsito
Limites:Humano
Feminino
Masculino
Adulto
Descritores Psi Português:PSICOLOGIA DO TRÂNSITO
CEGO
ADULTOS
Descritores Psi Inglês:TRAFFIC PSYCHOLOGY
BLIND
ADULTS
Localização:BR1194.1 - UFRJ/CFCH/BT
BR85.1 - USP/IP/SBD
BR27.1 - PUC-CAMPINAS/SBI


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Id:19864
Autor:Rocha, João Bosco de Assis.
Título:O avanço do sinal vermelho nos cruzamentos de Belém / Running the red traffic light at intersections in Belém
Fonte:Arq. bras. psicol. (Rio J. 1979);53(3):34-41, jul.-set. 2001 tab
Resumo em português: O desrespeito ao sinal vermelho ocorre com certa freqüência nas cidades brasileiras, sendo a impunidade um dos possíveis favorecedores deste comportamento. Para compreender quais fatores estimulam esta prática, este estudo foi desenvolvido em quatro cruzamentos de tráfego intenso, onde a visibilidade do condutor, em relação à via que interferia com a sua, variava de difícil a boa. Foram observados 32.698 veículos, em oito turnos matutinos e vespertinos, de três horas cada. Destes, 585 avançaram o sinal. Um pesquisador, munido de contador manual e cronômetro, observava o fluxo de veículos e os avanços, o sexo do condutor e a categoria do veículo, e um outro registrava. Como critério, foi considerado avanço somente quando os veículos cruzavam a via interceptora. Tal critério foi necessário, pois inúmeros posicionamentos incorretos ocorriam, como parar na faixa de pedestres e o avanço ao sinal amarelo, infrações que merecem pesquisas à parte. Nos cruzamentos A e B, de difícil visibilidade, houve poucos avanços; no cruzamento C, de média visibilidade, também o avanço foi pequeno, mas no cruzamentos D, de boa visibilidade, o avanço atingiu o mais alto percentual, o que sugere ser a variável visibilidade a mais plausível para estimular o avanço de sinal. Também no cruzamento D verificaram-se comportamentos bem distintos daqueles observados em A,B e C, ou seja mais freqüentemente os veículos aguardavam a abertura do sinal antes da faixa de pedestres ou avançavam decididamente, o que faz supor ser a visibilidade facilitadora para a tomada de decisão para o avanço do sinal bem antes do cruzamento.Observou-se, tambem, que o condutor masculino e os veículos particulares desrespeitam com maior frequência o sinal vermelho (AU)
Descritores DECS:Comportamento Perigoso
Pesquisa Comportamental
Descritores Psi Português:PSICOLOGIA DO TRÂNSITO
TRÂNSITO (TRANSGRESSÕES)
COMPORTAMENTO DE DIRIGIR
Descritores Psi Inglês:TRAFFIC PSYCHOLOGY
TRAFFIC VIOLATIONS
DRIVING BEHAVIOR
Localização:BR1194.1 - UFRJ/CFCH/BT
BR85.1 - USP/IP/SBD
BR27.1 - PUC-CAMPINAS/SBI


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Id:19863
Autor:Rocha, João Bosco de Assis.
Título:Comportamento perigoso de meninos no trânsito em Belém do Pará / High-risk behavior by boys in traffic situations in Belém
Fonte:Arq. bras. psicol. (Rio J. 1979);53(3):23-33, jul.-set. 2001 tab
Resumo em português: Anualmente, milhares de crianças são acidentadas no trânsito no Brasil. Para conhecer os fatores inerentes ao comportamento perigoso no momento do acidente, foram estudados 20 casos não fatais ocorridos com meninos de 5 a 10 anos de idade. Os sujeitos, seus pais ou responsáveis, testemunhas e um condutor foram ouvidos. Além das entrevistas, teste psicológico questionários e desenhos foram utilizados para reconstruir a cena do atropelamento e propiciar melhor compreensão do comportamento dos sujeitos. Fatores considerados acessórios, como pavimentação da via, condições meteorológicas, dia e hora do acidente e motivo de o sujeito estar na rua foram avaliados. Os resultados sugerem que: 1) meninos de classe baixa ficam mais expostos aos riscos do que de outra categoria social, devido à sua condições de vida. Observou-se relação causa-acidente nos seguintes aspectos: a) os meninos estavam ocupados com algo a fazer fora de casa; b) de alguma forma havia falta de atenção; c) falta de educação de trânsito; 2) o perfil psicológico dos meninos em questão não difere significativamente dos outros da população, o que faz supor não haver um perfil psicológico predominante causador de acidentes. Conclui-se haver necessidade do fortalecimento dos pilares básicos de sustentação do sistema de trânsito brasileiro (AU)
Descritores DECS:Comportamento Perigoso
Acidentes de Trânsito
Criança
Limites:Criança
Humano
Masculino
Descritores Psi Português:PSICOLOGIA DO TRÂNSITO
PSICOLOGIA DA CRIANÇA
COMPORTAMENTO DE RISCO
ACIDENTES DE TRÂNSITO
CRIANÇAS (BRASIL)
Descritores Psi Inglês:TRAFFIC PSYCHOLOGY
CHILD PSYCHOLOGY
RISK BEHAVIOR
MOTOR TRAFFIC ACCIDENTS
CHILDREN (BRAZIL)
Localização:BR1194.1 - UFRJ/CFCH/BT
BR85.1 - USP/IP/SBD
BR27.1 - PUC-CAMPINAS/SBI


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Id:19862
Autor:Rozestraten, Reinier Johannes.
Título:Os prós e contras da análise de acidentes de trânsito / The pros and cons in traffic accident analysis
Fonte:Arq. bras. psicol. (Rio J. 1979);53(3):7-22, jul.-set. 2001
Resumo em português: O presente artigo pretende dar uma visão histórica e crítica sobre a análise de acidentes de trânsito. Ressaltam-se os estudos sobre o sub-registro de acidentes que no Brasil pode chegar a mais de 30 por cento. A criação das equipes multidisciplinares de pesquisa na Europa, Austrália, África do Sul e nos Estados Unidos da América contribuíram para a descoberta de diversas causas importantes de acidentes de trânsito, ligadas tanto à via e ao ambiente quanto ao veículo e, especialmente, ao condutor. A distinção das pesquisas em três níveis: por Boletim de Ocorrência, por investigação in loco, por pesquisas em profundidade e seus resultados específicos, foi mais estudada e diferenciada. Salientaram-se as diversas vantagens e também as desvantagens e limitações dessas técnicas, que especialmente na sua modalidade em profundidade poderão dar informações e soluções eficientes para o estudo de acidentes específicos. Para uma visão mais geral dos acidentes de trânsito prevê-se uma eficiência melhor para as técnicas de estudo de conflitos (AU)
Descritores DECS:Acidentes de Trânsito
Descritores Psi Português:PSICOLOGIA DO TRÂNSITO
ACIDENTES DE TRÂNSITO
Descritores Psi Inglês:TRAFFIC PSYCHOLOGY
MOTOR TRAFFIC ACCIDENTS
Localização:BR1194.1 - UFRJ/CFCH/BT
BR85.1 - USP/IP/SBD
BR27.1 - PUC-CAMPINAS/SBI


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Id:19813
Autor:Costa, Luiza Santos Moreira da; Pereira, Carlos Américo Alves.
Título:Possibilidades de análise das escalas de afeto positivo e afeto negativo-PANAS: um estudo entre alunos de medicina da Universidade Federal Fluminense / On the possible analysis of positive affect and negative affect scales-PANAS: a study within Universidade Federal Fluminense medical students
Fonte:Arq. bras. psicol. (Rio J. 1979);53(4):67-81, set.-dez. 2001 tab, graf
Resumo em português: O objetivo deste artigo é demonstrar como as escalas de Afeto Positivo e Afeto Negativo – PANAS (Watson el al., 1988) podem ser analisadas sob múltiplas formas. PANAS foi aplicada a 481 estudantes de medicina da Universidade Federal Fluminense (UFF) – Niterói, RJ, do primeiro ao quarto ano. Estes estudantes também preencheram um questionário buscando dados socioeconômicos e fatores relacionados ao curso médico, influenciando sua qualidade de vida, tanto positiva quanto negativamente. Seis possibilidades de análise são apresentadas e os resultados, discutidos. Os respondentes experimentaram Afeto Positivo em intensidade média, e Afeto Negativo em baixa intensidade, sugerindo a necessidade de se promover os fatores relacionados ao Afeto Positivo. A freqüência do grupo com Alto Afeto Positivo/Baixo Afeto Negativo, representado indivíduos com um alto nível de bem-estar, declinou, significativamente, do primeiro período (semestre) (42,2 por cento) ao terceiro (6,5 por cento), elevando-se no quarto período (35,7 por cento) e caindo novamente no quinto (14,5 por cento). No segundo período, tem início a disciplina Anatomia e, no quinto, Semiologia. Estas disciplinas foram referidos pelos estudantes do segundo e do terceiro períodos (Anatomia) e do quinto período (Semiologia), como influenciando negativamente sua qualidade de vida: gerando estresse e tensão. Os autores concluem que seria importante aplicar um questionário similar ao apresentado aqui, incluindo PANAS, a uma amostra de estudantes de medicina da UFF, ao fim de cada período do curso; e analisar os dados obtidos, de forma múltipla, o que poderia ajudar no acompanhamento psicopedagógico dos estudantes e na avaliação contínua deste curso (AU)
Descritores DECS:EDUCAÇÃO MÉDICA
AFETO
Descritores Psi Português:ESCALAS
AFEIÇÃO
ESTUDANTES UNIVERSITÁRIOS
EDUCAÇÃO MÉDICA
Descritores Psi Inglês:SCALING (TESTING)
AFFECTION
COLLEGE STUDENTS
MEDICAL EDUCATION
Localização:BR1194.1 - UFRJ/CFCH/BT
BR85.1 - USP/IP/SBD
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Id:19812
Autor:Costa, Luiza Santos Moreira da.
Título:Metacognição e educação médica: reflexões sobre uma prática / Metacognition and education medical: reflexions about a practice
Fonte:Arq. bras. psicol. (Rio J. 1979);53(4):53-66, set.-dez. 2001 ilus
Resumo em português: A aplicação de técnicas metacognitivas na educação médica é o tema central deste artigo. Tem início com uma breve consideração teórica acerca da metacognição ou metaprocesso (F. L. P. Seminerio, 1995, a), seguindo-se uma análise baseada no paradigma da metacognição aplicado à proposta apresentada na disciplina Saúde e Sociedade III, dirigida a estudantes do segundo ano do curso médico da Universidade Federal Fluminense (UFF), Niterói – RJ. São considerados os seguintes itens: (a) elaboração do programa da disciplina; (b) leitura de textos em sala de aula e (c) trabalho prático investigando comportamentos relacionados ao processo saúde-doença e à interação médico-paciente. Concluiu-se que o número de disciplinas num curso médico, especialmente na UFF, usando uma pedagogia com bases metacognítivas, deve ser ampliado (AU)
Descritores DECS:EDUCAÇÃO MÉDICA
PROCESSOS MENTAIS
Descritores Psi Português:METACOGNIÇÃO
EDUCAÇÃO MÉDICA
Descritores Psi Inglês:METACOGNITION
MEDICAL EDUCATION
Localização:BR1194.1 - UFRJ/CFCH/BT
BR85.1 - USP/IP/SBD
BR27.1 - PUC-CAMPINAS/SBI


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Id:19811
Autor:Ferreira, Andréia da Silva; Souza, Lídio de.
Título:Representação social de escola segundo alunos superdotados / Social representations of school gifted's students
Fonte:Arq. bras. psicol. (Rio J. 1979);53(4):31-52, set.-dez. 2001 tab
Resumo em português: O interesse em torno da superdotação tem fomentado investigações contínuas das variáveis relativas ao desenvolvimento global do indivíduo superdotado. Os objetivos desta pesquisa foram levantar os elementos que constituem a representação social da escola regular de ensino junto a um grupo de alunos superdotados. O grupo de sujeitos foi composto por 20 alunos identificados como superdotados, de ambos os sexos, com idade entre 7 e 13 anos, cursando da 1ªa 7ª séries em escolas públicas e particulares. O levantamento da representação social e delimitação núcleo central ocorrem através da Evocação Espontânea a partir de um termo indutor e do Método de Vergès. Em seguida, os elementos centrais da representação foram submetidos à avaliação qualitativa dos sujeitos, e os dados analisados, segundo a Análise de Conteúdo, através da categorização por aproximação semântica. O universo representacional levantado mostrou que o conceito de escola está sendo apropriado pelos sujeitos incluindo várias dimensões, com nítido destaque para professores e processos envolvidos na aprendizagem, em detrimento de elementos tais como espaço físico, recursos materiais e tecnológicos. A visão de escola obtida pela avaliação qualitativa dos elementos centrais foi predominantemente positiva, o que pode estar relacionado à qualidade da interação que estes alunos estabeleciam nas escolas no nível de ensino que freqüentavam (AU)
Descritores DECS:PSICOLOGIA EDUCACIONAL
CRIANÇA SUPERDOTADA
Limites:HUMANO
MASCULINO
FEMININO
CRIANÇA
Descritores Psi Português:REPRESENTAÇÃO SOCIAL
SUPERDOTADOS
ESCOLAS DE PRIMEIRO GRAU
Descritores Psi Inglês:MENTAL REPRESENTATION
GIFTED
ELEMENTARY SCHOOLS
Localização:BR1194.1 - UFRJ/CFCH/BT
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Id:19810
Autor:Seminerio, Maria Luiza Assumpção.
Título:A atualidade de Machado de Assis vista através de uma apreciação transdisciplinar / The modernity of Machado de Assis through a transdisciplinary appreciation
Fonte:Arq. bras. psicol. (Rio J. 1979);53(4):3-29, set.-dez. 2001
Resumo em português: Neste artigo, a atualidade e o pioneirismo de Machado de Assis emergem através de algumas idéias que a nossa pesquisa permitiu desvelar. Especialmente o manejo da implicação, da contratransferência. Ambigüidade e ambivalência e sua preocupação com a humanidade. Seus romances revelam o conhecimento precursor da polifonia, das vozes e do discurso. Ao refletir insatisfação com a sociedade denuncia conflitos e assume postura dialética. Analista o passado através de seus significantes e signos, para reestruturar o futuro, mediante reconstruções e recriações. Fala de uma verdade captada pelo estado de alerta em que vivia, numa prontidão para a ação dialética, responsabilizando-se por dizer à sociedade sua própria verdade. O conjunto dos romances funciona como um mosaico. Ao longo de nosso trabalho priorizamos a relação, em termos dialéticos, entre a visão pioneira da Machado de Assis e as idéias de Bakhtin e W. Benjamin (AU)
Descritores DECS:PSICANÁLISE
LITERATURA
CONTRATRANSFERÊNCIA ( PSICOLOGIA)
Descritores Psi Português:ASSIS, MACHADO DE, 1839-1908
PSICANÁLISE E LITERATURA
CONTRATRANSFERÊNCIA
BENJAMIN, WALTER, 1892-1940
BAKHTIN,MIKHAIL MIKHAILOVITCH, 1895-1975
Indivíuo como Tema:Assis, Machado de
Descritores Psi Inglês:ASSIS, MACHADO DE, 1839-1908
PSYCHOANALYSIS AND LITERATURE
COUNTERTRANSFERENCE
BENJAMIN, WALTER, 1892-1940
BAKHTIN,MIKHAIL MIKHAILOVITCH, 1895-1975
Localização:BR1194.1 - UFRJ/CFCH/BT
BR85.1 - USP/IP/SBD
BR27.1 - PUC-CAMPINAS/SBI


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Id:19802
Autor:Reis, Maria de Jesus Dutra dos; Costa, Thiago Dias.
Título:Discriminação concorrente em sessões de longa duração: uma contribuição metodológica / Concurrent discrimination in long duration session: a methodological contribution
Fonte:Arq. bras. psicol. (Rio J. 1979);54(3):304-317, jul.-set. 2002 ilus, tab
Resumo em português: O procedimento de discriminação concorrente tem sido descrito como produzindo classes funcionais de estímulos. O presente trabalho investigou o efeito da reversão total ou parcial sobre a aquisição de discriminações concorrentes em sessões de curta e de longa duração. Foram utilizados ratos albinos, mantidos a 80-85 por cento de seu peso: dez sujeitos foram submetidos a sessões de curta duração e seis a sessões de longa duração. Dois estímulos auditivos eram apresentados sob esquema de reforçamento em razão variável, enquanto outros dois foram apresentados sob esquema de reforçamento diferencial em taxas baixas; foi implementada a reversão total e parcial após treino extra. Os sujeitos sob reversão total reverteram mais prontamente o responder que aqueles sob reversão parcial, particularmente aqueles submetidas a sessões de longa duração. Testes mostraram indícios de formação de classes de estímulos. Discute-se o uso de sessões de longa duração nos estudos de formação de classes funcionais de estímulos(AU)
Descritores DECS:DISCRIMINACAO (PSICOLOGIA)
RATOS
Descritores Psi Português:ANÁLISE DO COMPORTAMENTO
DISCRIMINAÇÃO CONCORRENTE
DISCRIMINAÇÃO CONDICIONAL
RATOS
Descritores Psi Inglês:BEHAVIORAL ASSESSMENT
CONCURRENT DISCRIMINATION
CONDITIONAL DISCRIMINATION
RATS
Localização:BR1194.1 - UFRJ/CFCH/BT
BR85.1 - USP/IP/SBD
BR27.1 - PUC-CAMPINAS/SBI


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Id:19801
Autor:Matos, Maria Amélia; Hubner, Maria Martha; Serra, Valéria R. B. Pires; Basaglia, Aline E. ; Avanzi, Alessandra L. .
Título:Redes de relações condicionais e leitura recombinativa: pesquisando o ensinar a ler / Conditional relations network and recombinative reading: investigations on the teaching of reading abilities
Fonte:Arq. bras. psicol. (Rio J. 1979);54(3):284-303, jul.-set. 2002 ilus, tab, graf
Resumo em português: O trabalho relata uma investigação sistemática de procedimentos que possam gerar a emergência de leitura recombinativa. Usando-se como procedimento básico o ensino de relações condicionais para gerar relações de equivalência (Sidmann), 1994) entre palavras faladas/palavras escritas/desenhos, obteve-se leitura com compreensão em 66 pré-escolares. A este procedimento foram agregados quatro treinos de oralização (fluente e escandida do modelo durante a aquisição de relações pré-requisito, idem após os testes de equivalência) e três de cópia por construção (sem oralização, com oralização fluente e escandida). Os resultados indicaram que os treinos com oralização fluente durante a aquisição de relações pré-requisito e de cópia por construção com oralização escandida produziram mais de 75 por cento de acertos (nível de acaso em 25 por cento) em testes de leitura recombinativa, respectivamente, em sete entre treze crianças e em sete entre onze crianças. Os resultados são discutidos em ternos da formação de redes de relações condicionais entre estímulos visuais e auditivos e diferentes operantes verbais(AU)
Descritores DECS:LEITURA
DISCRIMINACAO (PSICOLOGIA)
Descritores Psi Português:DISCRIMINAÇÃO CONDICIONAL
LEITURA
CRIANÇAS
Descritores Psi Inglês:CONDITIONAL DISCRIMINATION
READING
CHILDREN
Localização:BR1194.1 - UFRJ/CFCH/BT
BR85.1 - USP/IP/SBD
BR27.1 - PUC-CAMPINAS/SBI


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Id:19800
Autor:Andery, Maria Amália; Sério, Tereza Maria.
Título:O pensamento é uma categoria no sistema skinneriano? / Is thinking a category in skinner´s system of behavior?
Fonte:Arq. bras. psicol. (Rio J. 1979);54(3):274-283, jul.-set. 2002
Resumo em português: O pensamento/pensar foi definido por alguns analistas do comportamento como comportamento verbal encoberto; por outros foi definido como comportamento que torna outro comportamento (ou comportamento adicional) possível. A noção de pensamento/pensar, nas publicações de Skinner, será analisada neste artigo. Serão retomados capítulos ou artigos de Skinner que tratam especificamente da noção de pensamento/pensar. As descrições feitas por Skinner das contingências envolvidas na emissão da resposta verbal pensamento/pensar serão apresentadas. Argumentar-se-á que, para Skinner: (a) a resposta verbal pensamento/pensar é emitida em muitas situações distintas, isto é, sob controle de diferentes controles de estímulos, e que (b) as diferentes contingências envolvidas na emissão desta resposta verbal são tão importantes que nos permitem falar de diferentes significados do pensamento/pensar. Argumentar-se-á que este único rótulo (que traz implícita a noção de que descreve um só fenômeno) não deveria ser usado. Finalmente, argumentar-se-á que pensamento/pensar é, para Skinner, uma categoria desnecessária e que muitos processos e contingências envolvidos nas circunstâncias de emissão desta resposta verbal seriam melhor conhecidos caso se abandonasse este rótulo(AU)
Descritores DECS:PENSAMENTO
COMPORTAMENTO VERBAL
Descritores Psi Português:PENSAMENTO
COMUNICAÇÃO VERBAL
COMPORTAMENTO VERBAL
SKINNER (BURRHUS FREDERIC)
Descritores Psi Inglês:THINKING
VERBAL COMMUNICATION
SKINNER (BURRHUS FREDERIC)
Localização:BR85.1 - USP/IP/SBD
BR27.1 - PUC-CAMPINAS/SBI
BR1194.1 - UFRJ/CFCH/BT


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Id:19799
Autor:Hanna, Elenice Seixas; Souza, Deisy das Graças de; Rose, Júlio César de; Quinteiro, Regiane de Souza; Campos, Sídia Nara Masoero; Alves, Marilda; Siqueira, Andréia.
Título:Aprendizagem de construção de palavras e seus efeitos sobre o desempenho em ditado: importância do repertório de entrada / Baseline-related effects of constructed word matching-to-sample on dictation taking
Fonte:Arq. bras. psicol. (Rio J. 1979);54(3):255-273, jul.-set. 2002 tab, graf
Resumo em português: Em um estudo prévio, mostramos que o pareamento ao modelo com resposta construída (PAMRC) com atraso (uma tarefa de cópia) melhorou o desempenho de todos os seis participantes em avaliações de ditado realizadas imediatamente após o treino de cada cinco palavras. O presente estudo investigou, com quatro crianças, o papel do intervalo entre o treino e teste sobre os desempenhos em ditado. A construção da resposta era realizada com letras coladas na extremidade de palitos abaixadores de língua. No treino de PAMRC com atraso, uma palavra impressa era apresentada e, em seguida, removida; o participante, então, iniciava a seleção das letras que formavam a palavra. Foram trabalhadores dez blocos de cinco palavras. Os pós-testes de construção de resposta e de escrita cursiva de cinqüenta palavras de treino e outras 50 novas, ditadas uma por vez, assim como testes de leitura, foram realizado somente após o treino completo dos dez blocos. Os resultados replicaram estudos anteriores que mostraram a aprendizagem da construção de palavras sob o PAMRC. Nos testes de ditado com palavras de treino ocorreu aumento na porcentagem de respostas corretas apenas para os dois participantes que apresentaram escores acima de zero no pré-teste. O treino não influenciou o desempenho em ditado de palavras novas, nem a leitura. Tomados em conjunto, os dados do presente estudo e do estudo prévio permitem a conclusão de que o efeito do PAMRC sobre o desempenho em ditado depende de alguma competência inicial em ditado e do tempo decorrido entre a realização do treino e dos testes, isto é, o efeito é maior em testes imediatos do que em testes realizados em longo prazo(AU)
Descritores DECS:LEITURA
GENERALIZACAO (PSICOLOGIA)
ESCRITA MANUAL
Descritores Psi Português:ESTÍMULO CONDICIONADO
CONTROLE DO ESTÍMULO
GENERALIZAÇÃO (APRENDIZAGEM)
ESCRITA
CRIANÇAS
LEITURA
Descritores Psi Inglês:CONDITIONED STIMULUS
STIMULUS CONTROL
HANDWRITING
CHILDREN
READING
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BR85.1 - USP/IP/SBD
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Id:19798
Autor:Verdu, Ana Cláudia Moreira Almeida.
Título:O enfoque comportamental na pesquisa em processos perceptuais auditivos: aproximação entre a audiologia e a análise do comportamento (aplicada) / The behavioural focus in the perceptual process auditory research: approach between the audiology and the analysis of behavior (applied)
Fonte:Arq. bras. psicol. (Rio J. 1979);54(3):240-254, jul.-set. 2002
Resumo em português: As conseqüências da deficiência auditiva adquiria no período pré-lingual, antes do período de aquisição da linguagem, trazem dificuldades para o desenvolvimento infantil, comprometendo o reconhecimento do mundo, o estabelecimento de relações de significado e a adaptação às relações sociais da sua comunidade. Um dos procedimentos de reabilitação da sensação auditiva poder ser o implante coclear. O objetivo deste trabalho foi, a partir de uma descrição comportamental dos principais aspectos do processamento auditivo, como a detecção, a discriminação, o reconhecimento, a compreensão e a memória auditiva, apresentar algumas variáveis metodológicas do procedimento de matching-to-sample que podem ser manipuladas na avaliação auditiva e na investigação da aquisição de significado por estímulos auditivos. A discussão sugere uma aproximação entre a Audiologia e a Análise aplicada do Comportamento no estudo de processos perceptuais auditivos sob as quais esses processos ocorrem e aspectos da comunicação humana(AU)
Descritores DECS:Perda Auditiva
Descritores Psi Português:DEFICIENTE AUDITIVO
DISTÚRBIOS DA AUDIÇÃO
ANÁLISE DO COMPORTAMENTO
CRIANÇAS
Descritores Psi Inglês:AURALLY DISABLE
HEARING DISORDERS
BEHAVIORAL ASSESSMENT
CHILDREN
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Id:19754
Autor:Roveve, Emilio Lèbre La.
Título:O desenvolvimento sustentável a longo prazo do Brasil / The sustainable development long term in Brazil
Fonte:Arq. bras. psicol. (Rio J. 1979);50(4):110-117, out.-dez. 1998
Resumo em português: O desenvolvimento sustentável no Brasil é encaminhado face a aspectos sociais, culturais, políticos, econômicos e ecológicos. O autor utiliza o referencial teórico de Ignacy Sachs, fazendo uma previsão para o Brasil do ano 2050. A população brasileira terá um número aproximado de 285 milhões de habitantes, esperando-se que a renda per capita e as condições de vida possam ser adequadas a um projeto de desenvolvimento efetivamente sustentável (AU)
Descritores Psi Português:QUALIDADE DE VIDA
FATORES SOCIOCULTURAIS
NÍVEL SOCIO-ECONOMICO
Descritores Psi Inglês:QUALITY OF LIFE
SOCIOCULTURAL FACTORS
SOCIOECONOMIC STATUS
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Id:19753
Autor:Pellegrini, Marcos A.
Título:A medicalização de conflitos: entre o paternalismo e a participação / Healt care of conflicts: between the protection and participation (the case of Yanomami)
Fonte:Arq. bras. psicol. (Rio J. 1979);50(4):100-109, out.-dez. 1998
Resumo em português: Este trabalho procura abordar do ponto de vista histórico a utilização e a crítica dos sistemas oficiais de saúde num contexto intercultural, baseando-se na consulta bibliográfica e na prática da assistência à saúde entre os yanomami, em circunstâncias diversas, entre 1985 e 1994 (AU)
Descritores Psi Português:INDIOS DO BRASIL
SERVIÇOS DE SAÚDE
Descritores Psi Inglês:INDIANS OF BRAZIL
HEALTH CARE SERVICES
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Id:19752
Autor:Ribeiro, Darcy.
Título:Educação para o desenvolvimento / Education for development
Fonte:Arq. bras. psicol. (Rio J. 1979);50(4):89-99, out.-dez. 1998
Resumo em português: O artigo trata de questões sobre a educação no Brasil, procurando traçar o perfil de uma sociedade democrática, participativa como condição para um desenvolvimento cultural e social efetivos. O programa de CIEPs é analisado juntamente com a universidade do Terceiro milênio (AU)
Descritores Psi Português:EDUCAÇÃO E IGUALDADE
ESCOLAS
UNIVERSIDADES
SOCIEDADE
Descritores Psi Inglês:EDUCATIONAL EQUALIZATION
SCHOOLS
COLLEGES
SOCIETY
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Id:19751
Autor:Amorin, Marilia.
Título:O texto de pesquisa como objeto cultural e polifônico / The research´s text as a cultural and polyphonic object
Fonte:Arq. bras. psicol. (Rio J. 1979);50(4):79-88, out.-dez. 1998
Resumo em português: Esse artigo propõe uma transposição da abordagem bakhtiniana do discurso para o texto de pesquisa em ciências humanas. Trata-se de poder investigar a produção de conhecimentos do ponto de vista da problemática da alteridade: do pesquisador e seu(s) outro(s), tal como essa relação se marca no discurso.As condições enunciativas da situação de campo transformam-se na passagem para situação da escrita e conferem ao texto um estatuto de produtor de conhecimentos e não apenas de registro de dados obtidos. O texto de pesquisa tomado como objeto cultural permite que se analise a produção de sentido a partir das diferentes vozes que estão em relação dialógica com o pesquisador e éonstituem a arena de seu pensamento (AU)
Descritores Psi Português:ANALISE DO DISCURSO
ALTERIDADE
Descritores Psi Inglês:DISCOURSE ANALYSIS
ALTERITY
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Id:19750
Autor:Irving, Marta de Azevedo.
Título:Participação e envolvimento comunitário: garantia ética de sustentabilidade em projetos de desenvolvimento / Participation and community envolvement: ethical guarantee of sustainability in development projects
Fonte:Arq. bras. psicol. (Rio J. 1979);50(4):68-78, out.-dez. 1998
Resumo em português: O presente trabalho objetiva contribuir para a reflexão sobre a temática da participação associada ao desafio de operacionalização das premissas de Desenvolvimento Sustentável na realidade de um país periférico marcado por descontinuidades políticas significativas e níveis marcantes de concentração de renda e desigualdades sociais. Da mesma maneira, o trabalho objetiva discutir questões referentes à sustentabilidade de projetos de desenvolvimento, tomando por base as vantagens comparativas do processo participativo em substituição aos modelos tradicionais de administração centralizada (AU)
Descritores Psi Português:COMUNIDADES
PARTICIPAÇÃO
ÉTICA
Descritores Psi Inglês:COMMUNITIES
PARTICIPATION
ETHICS
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Id:19749
Autor:Irving, Marta de Azevedo.
Título:Turismo e ética: premissa de um novo paradigma / Tourism and ethics: basis of a new paradygm
Fonte:Arq. bras. psicol. (Rio J. 1979);50(4):58-67, out.-dez. 1998
Resumo em português: O artigo aborda as novas concepções do turismo dentro das óticas do desenvolvimento sustentável. A questão da ética dentro do turismo constitui uma reflexão importante para a compreensão do turismo sustentável, tanto na esfera acadêmica, sociedade civil organizada e área empresarial (AU)
Descritores Psi Português:ÉTICA
PARTICIPAÇÃO
PROGRAMAS SOCIAIS
Descritores Psi Inglês:ETHICS
PARTICIPATION
SOCIAL PROGRAMS
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