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Id:41173
Autor:Pinto, Luciano Abreu de Miranda; Rangel, Mary.
Título:A educação médica, o professor de medicina e o Projeto Político-Pedagógico da escola médica / The medical education, the professor and the Pedagogic-Political Project of the medical school.
Fonte:Aprender (Vitória Conqu.);7(12):185-201, jan.-jun. 2009.
Resumo em português: A educação médica vem sofrendo cronicamente de uma crise de paradigma. As respostas para a crise, oriundas da reflexão no interior das próprias Escolas Médicas e de outras entidades de clesse, acabaram, de certa forma, sendo incorporadas ao texto das Diretrizes Curiculares Nacionais dos Cursos de Graduação em Medicina publicadas em 2001. O perfil do formamdo, expresso nas referidas diretrizes...(AU)
Resumo em inglês: The medical education has been chronically suffering of a paradigm crises. The answers to the crises coming from the reflection in the inside of the Medical Schools themselves and from other class's entity, have ended up, in a way, being incorporated to the text of the National Curriculum Guidelines of the Medical Graduation Courses published in 2001. The profile of the graduated student, expressed in the quoted guidelines...(AU)
Descritores Psi Português:EDUCACAO MEDICA
PROJETO POLITICO PEDAGOGICO
Descritores Psi Inglês:MEDICAL EDUCATION
PROJECT PEDAGOGICAL POLITICIAN
Descritores Psi Espanhol:EDUCACION MEDICA
PROYECTO POLITCO PEDAGOGICO
Responsável:BR1460.1 - Fac. Natalense para o Desenvolvimento do Rio Grande do Norte - FARN.


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Id:41172
Autor:Val, Eduardo Manuel; Hopstein, Graciela.
Título:O ensino superior em Direito no Brasil: cenários, perspectivas e principais desafios.
Fonte:Aprender (Vitória Conqu.);7(12):167-184, jan.-jun. 2009.
Resumo em português: Este trabalho tem a finalidade de analisar o cenário do ensino superior em Direito no Brasil, no contexto da dinâmica de expansão quantitativa iniciada a partir da década de 90. Trata-se de um curso que nos últimos 20 anos verificou um significativo crescimento em termos de demanda, oferta institucional, e matrícula...(AU)
Resumo em espanhol: Este trabajo tiene por finalidad analizar el escenario de la enseñanza superior en Derecho en Brasil, en el contexto de las dinámicas de expansión cuantitativa iniciadas a partir de la década de 90. En los últimos 20 años, los cursos de Derecho verificaron un significativo crecimiento vinculadas a la demanda, oferta institucional y matrícula...(AU)
Descritores Psi Português:INSTITUICOES DE ENSINO SUPERIOR
QUALIDADE DA EDUCACAO
Descritores Psi Inglês:HIGHER EDUCATION INSTITUTIONS
EDUCATIONAL QUALITY
Descritores Psi Espanhol:INSTITUCIONES DE ENSENANZA SUPERIOR
CALIDAD DE EDUCACION
Responsável:BR1460.1 - Fac. Natalense para o Desenvolvimento do Rio Grande do Norte - FARN.


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Id:41171
Autor:Vieira, Sérgio Eduardo F; Castanho, Maria Eugênia.
Título:A disciplina de filosofia nos cursos superiores de administração: uma análise institucional / The role of the subject philosophy in the administration college courses: an analysis institutional.
Fonte:Aprender (Vitória Conqu.);7(12):149-166, jan.-jun. 2009.
Resumo em português: Este presente trabalho resulta de um estudo realizado em um curso de Administração, verificando a relação e consequentemente o papel da disciplina de filosofia na formação de jovens estudantes de uma Instituição de Ensino Superior no interior do estado de São Paulo, que propaga qualidade de ensino diferenciada, formando, segundo os veículos de divulgação da própria Instituição, a elite profissional para o mercado de trabalho. Oestudo analisa a função que a disciplina de Filosofia recebe ao ser inserida na grade curricular...(AU)
Resumo em inglês: This present study results of a study in a course of Administration verifying the relationship and consequently the role of the diccipline of philosophy at the training of young students of an institution of higher education within the Stade of São Paulo, which propagates differed teaching quality, putting top professionals in the job market, according to the means of publishing of the institution itself. The project analyses the function that the subject Philosophy is given when inserted in the school curriculum...(AU)
Descritores Psi Português:ENSINO SUPERIOR
FILOSOFIA
Descritores Psi Inglês:HIGHER EDUCATION
PHILOSOPHY
Descritores Psi Espanhol:EDUCACION SUPERIOR
FILOSOFIA
Responsável:BR1460.1 - Fac. Natalense para o Desenvolvimento do Rio Grande do Norte - FARN.


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Id:41170
Autor:Guitart, Moisès esteban.
Título:Un estudio empírico sobre las ventajas e inconvenientes del Aprendizaje Basado en Problemas (ABP) en grupos numerosos / An empirical study on the advantages and disadvantages of the Problem Based Learning (PBL) in large classes.
Fonte:Aprender (Vitória Conqu.);7(12):131-145, jan.-jun. 2009.
Resumo em espanhol: El presente trabajo expone un estudio sobre la valoración que realizaban estudiantes de último curso de la carrera de Psicología de la Universidad de Giroma (España) después de participar en una sesión de Aprendizaje Basado en Problemas (ABP) aplicado a la ética aplicada o profesional. Se concluye resaltando qu los estudiantes perciben más ventajas que inconvenientes, diferencias que son estadísticamente...(AU)
Resumo em inglês: This paper shows a study on the assessment of students doing final year of the psychology degree at the University of Girona (Spain) after attending in a session of problem-based learning (PBL) applied to the professional or applied ethics. We conclude by emphasizing that students perceive more advantages than disadvantages, differences that are statistically...(AU)
Descritores Psi Português:EDUCAO DE HIPOTESES
DIDÁTICA
Descritores Psi Inglês:COGNITIVE HYPOTHESIS TESTING
DIDATICS
Descritores Psi Espanhol:EDUCCION DE HIPOTESIS
DIDACTICA
Responsável:BR1460.1 - Fac. Natalense para o Desenvolvimento do Rio Grande do Norte - FARN.


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Id:41169
Autor:Araujo, Sonia Marcela.
Título:Las innovaciones curriculares en la universidad. Hipótesis para su implantación e evalución / Curriculum innovations at university. Hypothesis for its implantation and assesment.
Fonte:Aprender (Vitória Conqu.);7(12):107-130, jan.-jun. 2009.
Resumo em espanhol: El artículo tiene como propósito introducir una serie de discusiones, reflexiones y principios vinculados con la implantación de innovaciones en el currículum universitario. Se busca plantear un marco referencial que a modo de hipótesis contribuya a crear las condiciones institucionales que faciliten y promuevan los cambios esperados en el proyecto innovador...(AU)
Resumo em inglês: This article has the purpose of introducing a series of discussions, reflections and principles related to the implantation of innovations on the academic curriculum. It is pretended to introduce a referential framework which, as an hypothesis, would contribute to create the institutional conditions to facilitate and promote the changes expected on the innovative project...(AU)
Descritores Psi Português:UNIVERSIDADES
INOVACAO
Descritores Psi Inglês:COLLEGES
INNOVATION
Descritores Psi Espanhol:UNIVERSIDADES
INNOVACION
Responsável:BR1460.1 - Fac. Natalense para o Desenvolvimento do Rio Grande do Norte - FARN.


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Id:41168
Autor:Silva, José Carlos Barboza da.
Título:A política educacional e as suas implicações no ensino superior / The educational politics and its implications for universitarian education.
Fonte:Aprender (Vitória Conqu.);7(12):85-105, jan.-jun. 2009.
Resumo em português: O artigo apresenta uma explanação das políticas educacionais no ensino superior no Brasil e seus impactos políticos, em particular nos cursos de graduação universitária, principalmente nas últimas décadas. A análise de tais políticas demonstra que no ensino superior as mudanças políticas e econômicas ocorridas afetaram significativamente as políticas educacionais e, em particular, a configuração da formação acadêmica. (AU)
Resumo em inglês: The article presents an explanation on politicies at the universitarian educacional system and its impacts, in particular, on universitarian graduation course, mainly in the last decades in Brazil. The analysis of such politicies demonstrates that in the universitarian education, changes which happened affected meaningfully the educational politicies and, in particular, the organization of the academic formation. (AU)
Descritores Psi Português:FORMACAO DE PROFESSORES
POLITICA EDUCACIONAL
ENSINO SUPERIOR
Descritores Psi Inglês:TEACHER EDUCATION
EDUCATIONAL POLICY
HIGHER EDUCATION
Descritores Psi Espanhol:FORMACION DE PROFESORES
POLITICA EDUCACIONAL
EDUCACION SUPERIOR
Responsável:BR1460.1 - Fac. Natalense para o Desenvolvimento do Rio Grande do Norte - FARN.


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Id:41167
Autor:Araújo, José Carlos Souza.
Título:O projeto de Humboldt (1767-1835) como fundamento da pedagogia universitária / Humboldt's Project as a universitarian pedagogy fundamental.
Fonte:Aprender (Vitória Conqu.);7(12):65-81, jan.-jun. 2009.
Resumo em português: Este se estrutura em torno de uma análise dos aspectos basilares da obra de Wilhelm von Humboldt (1767-1835) intitulada Sobre a Organização Interna e Externa das Instituições Científicas Superiores em Berlim, escrita em 1810, a qual traduz, e de um modo significativo, o ideário em torno de universidade nos tempos contemporâneos. Seus marcos se expressam em torno da indissociabilidade entre o ensino e pesquisa, sob a tutela da busca pelo desenvolvimento científico, fundado na autonomia, na liberdade de investigação, na cooperação, na colaboração...(AU)
Resumo em inglês: This paper is structured on the analysis of the Wilhem von Humboldt masterpieces basis' aspects (1767-1835) titled "Sobre a Organização Interna e Externa das Instituições Científicas Superiores em Berlim", written in 1810, which still in a meaningful way, the ideals around the universities in the current time. Its ideals express the indivisibility between teaching and research, under the custody of searching for the scientific development, founded on autonomy, in the freedom of investigation, on cooperation, on colaboration...(AU)
Descritores Psi Português:ENSINO SUPERIOR
UNIVERSIDADES
Descritores Psi Inglês:HIGHER EDUCATION
COLLEGES
Descritores Psi Espanhol:EDUCACION SUPERIOR
UNIVERSIDADES
Responsável:BR1460.1 - Fac. Natalense para o Desenvolvimento do Rio Grande do Norte - FARN.


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Id:41166
Autor:Brito, Talamira Taita Rodrigues; Cunha, Ana Maria de Oliveira.
Título:Revisitando a história da universidade no Brasil: política de criação, autonomia e docência / Revisiting the history of university in Brazil: creation, autonomy and teaching policies.
Fonte:Aprender (Vitória Conqu.);7(12):43-64, jan.-jun. 2009.
Resumo em português: O sentimento de Universidade no Brasil emerge na medida em que o ideal republicano nasce no final do século XIX. Os modelos francês, alemão e norte-americano serão as inspirações que o Brasil terá para compor seu sentimento de Universidade. acreditando que esses modelos revelam possibilidades de se compreender os caminhos trilhados pelo Brasil...(AU)
Resumo em inglês: The feeling of University in Brazil emerged along with the birth of the republican ideal in the in the late 19th century. the French, german and north American models served as the inspiration for Brazil to create its feeling of University. In the belief that these models reveal possibilities to understand the paths Brazil...(AU)
Descritores Psi Português:UNIVERSIDADES
PROFESSORES UNIVERSITARIOS
Descritores Psi Inglês:COLLEGES
COLLEGE TEACHERS
Descritores Psi Espanhol:UNIVERSIDADES
PROFESORES UNIVERSITARIOS
Responsável:BR1460.1 - Fac. Natalense para o Desenvolvimento do Rio Grande do Norte - FARN.


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Id:41165
Autor:Pachane, Graziela Giusti.
Título:Formação de professores para a docência universitária no Brasil: uma introdução histórica / Teacher training for university teaching in Brazil: a historical introduction.
Fonte:Aprender (Vitória Conqu.);7(12):25-42, jan.-jun. 2009.
Resumo em português: O objetivo do texto é retratar aspectos históricos da constituição da educação superior no Brasil e,paralelamente, do perfil e da formação necessários aos docentes para atuarem nesse nível educacional. Destacamos o preparo profissional do estudante universitário e a produção de conhecimentos como objetivos entrais do fazer universitário, até a consolidação da dicotomia entre Instituições de Ensino Superior (IES) voltadas à pesquisa...(AU)
Resumo em inglês: The aim of this text is to present historical aspects of the constitution of higher education system in Brazil and, in parallel, of the profile and training considered necessary for teachers of this educacional level. We point out the professional training of university students and the production of knowledge as central objectives of university tasks, until the consolidation of the dichotomy between Higher Education Institutions, dedicated to teaching, and Universities, dedicated to knowledge production...(AU)
Descritores Psi Português:ENSINO SUPERIOR
PROFESSORES UNIVERSITARIOS
HISTORIA DA EDUCACAO - BRASIL
Descritores Psi Inglês:HIGHER EDUCATION
COLLEGE TEACHERS
HISTORY OF EDUCATION (BRAZIL)
Descritores Psi Espanhol:EDUCACION SUPERIOR
PROFESORES UNIVERSITARIOS
HISTORIA DE LA EDUCACION - BRASIL
Responsável:BR1460.1 - Fac. Natalense para o Desenvolvimento do Rio Grande do Norte - FARN.


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Texto em PDF
Id:38406
Autor:Silva, Nilce da; Costa, Patrícia Claudia da; Picchioni, Marta Serra Young.
Título:Sociedade de consumo: é possível ser criativo? Reflexões sobre a relação entre criatividade e consumo à luz de D. W. Winnicott / Society of consumption: is it possible to be creative? Reflections about the relation between creativity and consumption inspired by D. W. Winnicott.
Fonte:Aprender (Vitória Conqu.);6(11):241-260, jul.-dez. 2008.
Resumo em português: A partir de um excerto narrativo sobre uma situação de consumo, obtido no âmbito de uma pesquisa de mestrado no ano de 2006, refletimos sobre as possibilidades e limites do viver criativo na sociedade capitalista do século XXI. Tomamos como base teórica a transicionalidade postulada por Winnicott para elucidar a importância do fazer criativo na manutenção do sentimento de estar vivo no contexto da sociedade de consumo(AU)
Resumo em inglês: From a narrative excerpt about a consumption situation, obtained in a Master's Degree research at 2006, we reflect about possibilities and limits of creative living in the capitalist society of XXI century. We use the winnicottian idea of transitionality as theorentical basis to explain the importance of ceative doing in the maintenance of the feeling of being alive in the consumption society context(AU)
Descritores Psi Português:CRIATIVIDADE
Descritores Psi Inglês:CREATIVITY
Descritores Psi Espanhol:CREATIVIDAD
Responsável:BR1460.1 - Fac. Natalense para o Desenvolvimento do Rio Grande do Norte - FARN.
Meio Eletrônico:http://www.uesb.br/editora/publicacoes/aprender/edicoes/aprender11.pdf


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Texto em PDF
Id:38405
Autor:Gomes, Katia Pavani da Silva.
Título:O manejo das crianças adotadas a partir da Teoria Winnicottiana / The handling of adopted children based on Winnicotti's theory.
Fonte:Aprender (Vitória Conqu.);6(11):223-239, jul.-dez. 2008.
Resumo em português: As crianças adotadas que sofrem deprivação ao encontrar uma família adotiva encontram também a possibilidade de viver experiências tais, por causa do cuidado contínuo da família, que proporcionam uma recuperação de traumas sofridos antes da adoção...(AU)
Resumo em inglês: The adopted childreen who have suffered deprivation, when meet adoptive family, they have the possibility to live such experiences that can cure the trauma suffered in their beginning, before the adoption...(AU)
Descritores Psi Português:CRIANCAS ADOTIVAS
MEMBROS DA FAMILIA
Descritores Psi Inglês:ADOPTED CHILDREN
FAMILY MEMBERS
Descritores Psi Espanhol:NINOS ADOPTIVOS
MIEMBROS DE LA FAMILIA
Responsável:BR1460.1 - Fac. Natalense para o Desenvolvimento do Rio Grande do Norte - FARN.
Meio Eletrônico:http://www.uesb.br/editora/publicacoes/aprender/edicoes/aprender11.pdf


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Texto em PDF
Id:38404
Autor:Santos, Eder Soares.
Título:Winnicott e o perigo da "prostituição da educação" / Winnicott and the danger of "prostitution of the education".
Fonte:Aprender (Vitória Conqu.);6(11):179-197, jul.-dez. 2008.
Resumo em português: Objetiva-se traçar algumas considerações que Winnicott faz sobre a criança em idade escolar, sobre a escola e sobre o educador, tomando sua própria teoria do amadurecimento pessoal como base dessa discussão, a fim de indicar que em educação está em jogo muito mais do que os êxitos e fracassos dos alunos e professores...(AU)
Resumo em inglês: The main of this article is to point out out some ideas of Winnicott about children in school age and about school and teachers. We take his own maturation's theory as start point of this discussion in order to show that education is not only a question of successes or fails of elevens or teachers...(AU)
Descritores Psi Português:EDUCACAO
FRACASSO ESCOLAR
REALIZACAO
Descritores Psi Inglês:EDUCATION
ACADEMIC FAILURE
ACHIEVEMENT
Descritores Psi Espanhol:EDUCACION
FRACASO ESCOLAR
REALIZACION
Responsável:BR1460.1 - Fac. Natalense para o Desenvolvimento do Rio Grande do Norte - FARN.
Meio Eletrônico:http://www.uesb.br/editora/publicacoes/aprender/edicoes/aprender11.pdf


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Texto em PDF
Id:38403
Autor:Silva, Daniela Céspedes guizzo Gomes.
Título:Análise cronológica dos textos de Winnicott sobre as origens da moralidade / Chronologic analysis of Winnicott's text about the origins of morality.
Fonte:Aprender (Vitória Conqu.);6(11):199-221, jul.-dez. 2008.
Resumo em português: Este artigo consiste em uma apresentação unificada dos conceitosque constituem a teoria do amadurecimento moral de D. W. Winnicott. Centra-se o estudo nas raízes da moralidade. Analisam-se cronologicamente os conceitos relacionados à moralidade na psicanálise freudiana, kleiniana e winnicottiana para ...(AU)
Descritores Psi Português:MORAL
BONDADE
Descritores Psi Inglês:MORALITY
KINDNESS
Descritores Psi Espanhol:MORAL
BONDAD
Responsável:BR1460.1 - Fac. Natalense para o Desenvolvimento do Rio Grande do Norte - FARN.
Meio Eletrônico:http://www.uesb.br/editora/publicacoes/aprender/edicoes/aprender11.pdf


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Texto em PDF
Id:38402
Autor:Ribeiro, Maria José.
Título:O início das vivências escolares: contribuições da obra do psicanalista D. W. Winnicott / The beginnig of school experience: contributions based on D. W. Winnicott writings.
Fonte:Aprender (Vitória Conqu.);6(11):155-177, jul.-dez. 2008.
Resumo em português: Este trabalho trata de algumas contribuições da teoria psicanalítica de D. W. Winnicott para a educação de crianças pequenas, especialmente no início do processo de escolarização. Buscou-se refletir sobre como a participação das crianças em instituições destinadas à educação infantil tem sido uma oportunidade importante de extensão da instituição familiar para outros agrupamentos sociais mais amplos, destacando-se algumas idéias do autor relacionadas a essa transição e a importâcia do papel do professor no amadurecimento emocional da criança...(AU)
Descritores Psi Português:EDUCACAO INFANTIL
RELACOES DE OBJETO
Descritores Psi Inglês:EARLY CHILDHOOD EDUCATION
OBJECT RELATIONS
Descritores Psi Espanhol:CRIANZA DEL NINO
RELACIONES DE OBJETO
Responsável:BR1460.1 - Fac. Natalense para o Desenvolvimento do Rio Grande do Norte - FARN.
Meio Eletrônico:http://www.uesb.br/editora/publicacoes/aprender/edicoes/aprender11.pdf


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Texto em PDF
Id:38401
Autor:Maciel, Maria Regina.
Título:Winnicott e a educação hoje: uma reflexão a partir dos conceitos de moralidade, criatividade e agressividade / Winnicott and education today: a reflection based on the concepts of morality, creativity and aggressiveness.
Fonte:Aprender (Vitória Conqu.);6(11):139-153, jul.-dez. 2008.
Resumo em português: O artigo parte da constatação de duas características presentes no cotidiano escolar hoje: a apatia e a violência banalizada. O texto busca as contribuições do pensamento de Winnicott para a educação, fundamentamente, suas noções de moralidade, criatividade e agressividade(AU)
Resumo em inglês: This paper's starting point is the verification of the existence of two characteristics in today's school life: the apathy and the banal violence. The paper refers to the contributions of Winnicott to education, primarily his notions of morality, creativity, and aggressiveness(AU)
Descritores Psi Português:EDUCACAO
AGRESSIVIDADE
MORAL
Descritores Psi Inglês:EDUCATION
AGGRESSIVENESS
MORALITY
Descritores Psi Espanhol:EDUCACION
AGRESIVIDAD
MORAL
Responsável:BR1460.1 - Fac. Natalense para o Desenvolvimento do Rio Grande do Norte - FARN.
Meio Eletrônico:http://www.uesb.br/editora/publicacoes/aprender/edicoes/aprender11.pdf


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Texto em PDF
Id:38400
Autor:Luz, Iza Rodrigues da.
Título:A agressividade na concepção de Winnicott e suas implicações para a Educação Infantil / The agressiveness in the conception of Winnicott and its implications to Primary Education.
Fonte:Aprender (Vitória Conqu.);6(11):109-137, jul.-dez. 2008.
Resumo em português: Neste artigo, apresenta-se a agressividade na concepção de D. W. Winnicott, reconhecendo-a como uma ferramenta que pode auxiliar na consolidação e no fortalecimento da Educação Infantil, Ao descrever o entendimento de Winnicott sobre a agressividade e caracterizar a Educação Infantil no Brasil, pretende-se contribuir para a conscientização da necessidade de ampliar a oferta da Educação Infantil e para a reflexão sobre as práticas adotadas nas instituições brasileiras, apontando a importância de que a criança seja reconhecida como sujeito singular...(AU)
Resumo em inglês: In this article it is presented the aggressiveness in the conception of D. W. Winnicott recognizing them as a tool that can help in the consolidation and strengthening of Primary Education. By describing the agreement of Winnicott on the aggressiveness and discussing the status of Primary Education in Brazil, it is intended to make a contribution towards raising awareness on the need to expand Primary Education coverage as well as stimulating reflections on the pratices adopted by the Brazilian institutions, while pointing out the importance of recognizing children as singular subjects...(AU)
Descritores Psi Português:EDUCACAO INFANTIL
AGRESSIVIDADE
Descritores Psi Inglês:EARLY CHILDHOOD EDUCATION
AGGRESSIVENESS
Descritores Psi Espanhol:CRIANZA DEL NINO
AGRESIVIDAD
Responsável:BR1460.1 - Fac. Natalense para o Desenvolvimento do Rio Grande do Norte - FARN.
Meio Eletrônico:http://www.uesb.br/editora/publicacoes/aprender/edicoes/aprender11.pdf


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Id:38399
Autor:Fulgencio, Leopoldo.
Título:Notas sobre o interesse da psicologia dinâmica de Winnicott para a educação / Notes about the importance of Winnicott's dynamic psychology for education.
Fonte:Aprender (Vitória Conqu.);6(11):75-108, jul.-dez. 2008.
Resumo em português: Neste artigo, pretendo analisar alguns aspectos da relação entre a criança e o ambiente, com base na teoria psicanalítica de D. W. Winnicott, tendo em vista uma possível contribuição que ese psicanalista pode dar à puericultura. Após identificar alguns aspectos fundamentais da sua teoria do amadurecimento pessoal, tais como a continuidade de ser e a tendência inata para o amadurecimento, explicita-se as características gerais do desenvolvimento afetivo do ser humano...(AU)
Resumo em inglês: In this article intend to analyse to some aspects of the relationship between a child and its environment from D. W. Winnicott's psychoanalytical theory, keeping in mind a possible contribuition that he may have given to child-care and upbringing. After identifying some fundamental aspects of his theory on personal maturing, such as, the continnuity of being and the innate tendency to maturing, the general characteristics of human...(AU)
Descritores Psi Português:RELACOES DE OBJETO
EDUCADORES
Descritores Psi Inglês:OBJECT RELATIONS
EDUCATORS
Descritores Psi Espanhol:RELACIONES DE OBJETO
EDUCADORES
Responsável:BR1460.1 - Fac. Natalense para o Desenvolvimento do Rio Grande do Norte - FARN.
Meio Eletrônico:http://www.uesb.br/editora/publicacoes/aprender/edicoes/aprender11.pdf


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Texto em PDF
Id:38398
Autor:Ribeiro, Caroline Vasconcelos.
Título:Elementos não-metafísicos da psicanálise winnicottiana / Non-metafisic elements of the winnicottiana psychoanalysis.
Fonte:Aprender (Vitória Conqu.);6(11):45-73, jul.-dez. 2008.
Resumo em português: Nos seminários de Zollikon, Heiddeger analisa a psicanálise freudiana e indica a marcante presença, nessa ciência, de pressupostos herdados da metafísica moderna, ao mesmo tempo em que aponta para a necessidade de uma ciência dos fenômenos psíquicos cujas bases ontológicas não tenham esta proveni~encia. Com esse artigo, pretendemos mostrar que Winnicott assenta sua ciência em pilares não-metafísicos, sendo assim, não herda a visão de homem...(AU)
Resumo em inglês: In his Zollikon seminars Heidegger analyses the Freudian psychoanalysis and reveals the presence of assumptions, which this science has inherited from modern metaphysics, while he strsses the need of a science of psychic phenomena whose ontological basis do not have these origins. With this article we would like to demonstrate that Winnicott builds up his theory on non-metaphysical pillars, and by doing so he does not inherit the vision of a human...(AU)
Descritores Psi Português:HEIDEGGER, MARTIN, 1889-1976
METAFISICA
PSICANALISE
WINNICOTT, DONALD WOODS, 1896-1971
Descritores Psi Inglês:METAPHYSICS
PSYCHOANALYSIS
WINNICOTT, DONALD WOODS
Descritores Psi Espanhol:METAFISICA
PSICOANALISIS
Responsável:BR1460.1 - Fac. Natalense para o Desenvolvimento do Rio Grande do Norte - FARN.
Meio Eletrônico:http://www.uesb.br/editora/publicacoes/aprender/edicoes/aprender11.pdf


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Texto em PDF
Id:38397
Autor:Loparic, Zeljko.
Título:Origem em Heidegger e Winnicott / Origin in Heidegger an Winnicott.
Fonte:Aprender (Vitória Conqu.);6(11):15-44, jul.-dez. 2008.
Resumo em português: Após fazer uma breve apresentação da maneira como o tema da origem surge no pensamento de Heidegger, o artigo mostra que esse tema se desdobra necessariamente no do nascimento. Em seguida, o nascimento é estudado tal como tematizado por Heidegger na primeira e na segunda fase da sua filosofia. Por fim, o artigo explica os conceitos de nascimento e origem que compõem a teoria do amadurecimento de Winnicott, a fim de iniciar um diálogo entre o pensamento heideggeriano do ser e a psicanálise winnicottiana do acontecer maturacional(AU)
Resumo em inglês: After making a brief presentation of the manner in which the topic of origin emerges in Heidegger's thought, the article shows that this topic necessarily includes that of birth. Next, the birth is studiend in the light of the first and the second phase of Heidegger's philosophy. Finally, the concepts of birth and origin that are contained in Winnicott's theory of maturation are presented in order to introduce a dialogue between Heidegger's thinking of Being and Winnicott's psychoanalysis of human coming to be and growth(AU)
Descritores Psi Português:HEIDEGGER, MARTIN, 1889-1976
WINNICOTT, DONALD WOODS, 1896-1971
Descritores Psi Inglês:WINNICOTT, DONALD WOODS
Responsável:BR1460.1 - Fac. Natalense para o Desenvolvimento do Rio Grande do Norte - FARN.
Meio Eletrônico:http://www.uesb.br/editora/publicacoes/aprender/edicoes/aprender11.pdf


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Texto em PDF
Id:38179
Autor:Werle, Marco Aurelio.
Título:Heidegger e a arte de questionar / Heidegger and the art of challenging.
Fonte:Aprender (Vitória Conqu.);6(10):17-31, jan.-jul. 2008.
Resumo em português: O artigo pretende aproximar a filosofia de Heidegger do tema da educação, por intermédio da exploração do caráter essencialmente questionador de seu pensamento. O texto que é isto - a filosofia? servirá como fio condutor de abordagem(AU)
Resumo em inglês: The purpose of this paper is to relate Heidegger's philosophy to the theme of education through the study of the essentially challenging character of his thought. The text what's this- the philosophy? will function as a guiding thread(AU)
Descritores Psi Português:HEIDEGGER, MARTIN, 1889-1976
POS-MODERNIDADE
Descritores Psi Inglês:POSTMODERNISM
Descritores Psi Espanhol:POSTMODERNIDAD
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Id:38178
Autor:Ferreira Jr, Wanderley J..
Título:A universidade na era da técnica: tarefa e desafios / The university at the technique age: tasks and challenges.
Fonte:Aprender (Vitória Conqu.);6(10):223-254, jan.-jul. 2008.
Resumo em português: Esse artigo trata das tarefas e desafios da universidade na era da técnica reportando-se inicialmente a dois momentos decisivos no desenvolvimento da razão ocidental: sua gênese entre os gregos e seus desdobramentos da metafísica do sujeito cartesiano e no projeto matemático de natureza da ciência moderna...(AU)
Resumo em inglês: This paper sdudies the tasks and challenges of the university at the technological age, considering initially two important moments in the development of the western reason, its origin among greeks and its development withen the methaphysics of subject cartesian and in the mathematic project of the nature of modern science...(AU)
Descritores Psi Português:FILOSOFIA
CONHECIMENTO
Descritores Psi Inglês:PHILOSOPHY
AWARENESS
Descritores Psi Espanhol:FILOSOFIA
CONOCIMIENTO
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Id:38177
Autor:Sodelli, Marcelo.
Título:Sobre o sentido de educar / About the meaning of educating.
Fonte:Aprender (Vitória Conqu.);6(10):203-222, jan.-jul. 2008.
Resumo em português: O presente trabalho é um estudo sobre o sentido de educar, na sociedade contemporânea, por meio da Fenomenologia Existencial de Martin Heidegger. Iniciaremos com uma reflexão teórica sobre a Fenomenologia Existencial, contemplando aspectos fundamentais da "condição Humana", sobre a questão do "sentido" e os modos de cuidar de ser. Em seguida, apresentaremos uma discussão sobre o sentido de educar...(AU)
Resumo em inglês: The present work is a study about the meaning of educating, in contemporary society, by means of Martin Heidegger's Existential Phenomenology. We begin with a theoretical reflection on Existential Phenomenology and Dsein, focusing on fudamental aspects of the "Human Condition", the issue of "meaning" and the modes of caring for begin. Nex, we present a discussion about the meaning of educating...(AU)
Descritores Psi Português:FENOMENOLOGIA EXISTENCIAL
EDUCACAO
Descritores Psi Inglês:EXISTENTIAL PHENOMENOLOGY
EDUCATION
Descritores Psi Espanhol:FENOMENOLOGIA EXISTENCIAL
EDUCACION
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Id:38176
Autor:Wu, Roberto.
Título:A apreensão fenomenológica da vida fáctica em Heidegger / Phenomenological apprehension of factical life in Heidegger.
Fonte:Aprender (Vitória Conqu.);6(10):177-202, jan.-jul. 2008.
Resumo em espanhol: Este artigo se propõe a tratar da contribuição fenomenológica de Heidegger para o âmbito da educação, mostrando que o método fenomenológico permanece como método científico em geral. Para isto, expomos, em primeiro lugar, o conceito de fenomenologia em Husserl, em seguida o heideggeriano...(AU)
Resumo em inglês: This paper intends to point the phenomenological contribution of Heidegger to the scope of education, showing that the phenomenological method stands as a method of scientific philosophy in general. For this, first we expose Husserl's concept of phenomenology, later the Heideggerian...(AU)
Descritores Psi Português:HERMENEUTICA
FENOMENOLOGIA
ONTOLOGIA
Descritores Psi Inglês:HERMENEUTICS
PHENOMENOLOGY
ONTOLOGY
Descritores Psi Espanhol:HERMENEUTICA
FENOMENOLOGIA
ONTOLOGIA
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Id:38175
Autor:Saramago, Ligia.
Título:Sobre a serenidade em Heidegger: uma reflexão sobre os caminhos do pensamento / On Heidegger's gelassenheit: a reflection on the paths of thinking.
Fonte:Aprender (Vitória Conqu.);6(10):159-176, jan.-jul. 2008.
Resumo em português: O presente texto tem como objetivo apresentar algumas colocações de Heidegger sobre o pensar, em especial o que ele chama de "outro pensamento". Serão tratados aqui apenas dois de seus escritos, Para a discussão da serenidade: de uma conversas sobre o pensamento que teve lugar num caminho de campo (1944-1945) e Serenidade (1955), buscando fazer um contraponto com importantes declarações feitas pelo autor em sua famosa entrevista a Der Spiegel (1966). Os pensamentos articulador e mediativo serão aqui considerados, bem como a crucial noção de serenidade, no contexto da reflexão heideggeriana sobre esta questão(AU)
Resumo em inglês: The present paper aims to present some of the Heidegger's statements on the thinkig issue in two of its writings, conversation on a country path about thinking (1944-1945) and Memorial address (1955), looking forward to making a counterpoint with important declarations by the author in his famous interview to Der Spiegel (1966). Here will be considered the calculative and meditative thinkings, as well as the crucial notion of serenity, in the context of the heideggerian reflection on this question(AU)
Descritores Psi Português:HEIDEGGER, MARTIN, 1889-1976
PENSAMENTO
Descritores Psi Inglês:THINKING
Descritores Psi Espanhol:PENSAMIENTO
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Id:38174
Autor:Ribeiro, Caroline Vasconcelos.
Título:Freud se encaixaria no rol dos operários (Handwerker) das ciências naturais? Considerações heideggerianas acerca da psicanálise freudiana / Does Freud fit into the role of a natural sciences worksman (Handwerker)? Heidgger's considerations on freudian psychoanalysis.
Fonte:Aprender (Vitória Conqu.);6(10):123-158, jan.-jul. 2008.
Resumo em português: O artigo pretende abordar a veemente crítica de Heidegger à psicanálise freudiana apontando, sobretudo, sua filiação à metafísica moderna e ao modo de proceder das ciências naturais. tendo como base a obra Seminários de Zollikon- que reúne as atas dos seminários, diálogos e cartas trocadas entre Heidegger e o psiquiatra Medard Boss...(AU)
Resumo em inglês: This article intends to approach Heideggers vehement critics of the freudian psychoanalysis by pointing out his link with modern metaphysics and the form of his rooting in natural sciences. Based on the Zollikon Seminars- which join the summaries of the lessons, dialogues and letters exchanged between Heidegger and the psychiatrist Medard Boss...(AU)
Descritores Psi Português:HEIDEGGER, MARTIN, 1889-1976
FREUD, SIGMUND, 1856-1939
PSICANALISE
ONTOLOGIA
Descritores Psi Inglês:FREUD, SIGMUND, 1856-1939
PSYCHOANALYSIS
ONTOLOGY
Descritores Psi Espanhol:FREUD, SIGMUND, 1856-1939
PSICOANALISIS
ONTOLOGIA
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Id:38173
Autor:Barreto, Sônia.
Título:A determinação ontológica do Mundo: um perfeito a priori / World's ontological determination: a perfect a priori.
Fonte:Aprender (Vitória Conqu.);6(10):101-121, jan.-jul. 2008.
Descritores Psi Português:REALIDADE
ONTOLOGIA
Descritores Psi Inglês:REALITY
ONTOLOGY
Descritores Psi Espanhol:REALIDAD
ONTOLOGIA
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Id:38172
Autor:Loparic, Zeljko.
Título:Kant entre o ficcionalismo de Vaihinger e a fenomenologia de Heidegger / Kant between Vaihinger's fictionalism and Heidegger's phenomenology.
Fonte:Aprender (Vitória Conqu.);6(10):73-100, jan.-jul. 2008.
Resumo em português: O artigo apresenta de início, a interpretação ficcionista de Kant oferecida por Vaihinger, para, em seguida, mostrar as suas limitações. Na continuação, analisa a interpretação fenomenológica de Kant elaborada por heidegger, fazendo ver o caráter unilateral desta. No final, oferece argumentos para a tese de que as interpretações de Vaihinger e Heidegger, mesmo insuficientes, esclarecem...(AU)
Resumo em inglês: This paper begins by presenting Vaihinger's fictional interpretation of Kant, an its limitations. Next, the paper analyzes the Heidegger's phenomenological interpretation of Kant, and shows its unilateral character. In the final sections, the paper offers arguments for the thesis that despite their shortcomings Vaihinger and Heidegger's interpretation(AU)
Descritores Psi Português:FILOSOFIA ALEMA - IMMANUEL KANT
FENOMENOLOGIA
SEMANTICA (FILOSOFIA)
Descritores Psi Inglês:PHENOMENOLOGY
SEMANTICS (PHILOSOPHY)
Descritores Psi Espanhol:FENOMENOLOGIA
SEMANTICA (FILOSOFIA)
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Id:38171
Autor:Andrade, Pedro Duarte.
Título:Heidegger educador / Heidegger as educator.
Fonte:Aprender (Vitória Conqu.);6(10):57-72, jan.-jul. 2008.
Resumo em português: Desde Platão, a filosofia colocou-se a pergunta pelo seu caráter pedagógico. Mas também foi preciso perguntar pelo caráter filosófico da educação. este artigo busca seguir na trilha desta dupla imbricação entre educação e filosofia através do pensamento de Martin Heidegger, levando em conta tanto aquilo que ele escreveu como sua experiência propriamente dita como professor e reitor(au)
Resumo em inglês: Since the time of Plato, philosophy has been concerned about its educational nature. This article will follow the path of the interrelationship between philosophy and education through the thinking of Martin Heidegger, taking into account both his writing and his actual experience as professor and dean(AU)
Descritores Psi Português:FILOSOFIA DA EDUCACAO
FILOSOFIA ALEMA - MARTIN HEIDEGGER
Descritores Psi Inglês:PHILOSOPHY EDUCATION
Descritores Psi Espanhol:FILOSOFIA EDUCACIONAL
Responsável:BR1460.1 - Fac. Natalense para o Desenvolvimento do Rio Grande do Norte - FARN.
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Id:38170
Autor:Lyra, Edgar.
Título:Heidegger e a Educação / Heidgger and education.
Fonte:Aprender (Vitória Conqu.);6(10):33-55, jan.-jul. 2008.
Resumo em português: O tema da educação em Heidegger é aqui pensado a partir de dois momentos distintos da sua obra, separados pela conhecida "viravolta" e pelas suas injunções políticas. Há de fato algo como um projeto pedagógico no primeiro momento; no segundo, apenas indicações sobre aprendizado do Pensar. A atenção ao Ser, como o que mais essencialmente nos concerne, reúne os dois momentos (AU)
Resumo em inglês: The subject of education in Heidegger is here thougth from two different moments of his work. They are separeted by the well-known "turning" (kebre) and its political injunctions. There is indeed something like a pedagogical project in the first moment; in the second only indicatications on teaching and learning of Thinking. Attention to Being, as our most essential concern, joint both moments (AU)
Descritores Psi Português:EDUCACAO
POLITICA
Descritores Psi Inglês:EDUCATION
POLITICS
Descritores Psi Espanhol:EDUCACION
POLITICA
Responsável:BR1460.1 - Fac. Natalense para o Desenvolvimento do Rio Grande do Norte - FARN.
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Id:37911
Autor:Guimarães, Karina Perez; Saravali, Eliane Giachetto.
Título:Formação psicopedagógica e dificuldades de aprendizaqem / Psychopedagogical formation and learning difficulties.
Fonte:Aprender (Vitória Conqu.);5(9):247-268, jul. - dez. 2009.
Resumo em português: O artigo apresenta um recorte de uma pesquisa que investiga as idéias e concepções de psicopedagogos em relação às dificuldades de aprendizagem. Os sujeitos participantes são 52 estudantes dos cursos de Psicopedagogia de instituições particulares do interior do estado de São Paulo e Minas Gerais. Todos responderam a um questionário contendo nove questões discucursivas. Apresentamos aqui os dados referentes a três delas: 1) Como você se sente em relação ao aluno com dificuldade de aprendizagem? Que sentimento ele desperta em você? 2) Na sua opinião, o que é imprescindível para que um aluno aprenda? 3) Que outros fatores você considera importante para o sucesso da aprendizagem? Os dados obtidos a partir das respostas foram categorizados segundo a análise de conteúdo e análise estatística simples...(AU)
Resumo em inglês: This article presents a cutout made from a research that investigates ideas and conceptions of psychopedagogy about learning difficulties. The participants are 52 students of Psychopedagogy course in private institutions of the interior do São Paulo state and Minas Gerais. All of them have answered a questionnaire composed of nine discursive questions. We will present the results referring to three of them: 1) How do you feel about students with learning difficulties? What feeling does s/he rise in you? 2) In your opinion, what is indispensable for a student to learn? 3) What other factors do you consider important for the success of learning? Data raised from the answers to these questions were categorized according to the analysis of content and simple statistic analysis...(AU)
Descritores Psi Português:DISTURBIOS DA APRENDIZAGEM
PSICOLOGIA ESCOLAR
Descritores Psi Inglês:LEARNING DISABILITIES
SCHOOL PSYCHOLOGY
Descritores Psi Espanhol:TRASTORNOS DEL APRENDIZAJE
PSICOLOGIA ESCOLAR
Responsável:BR1460.1 - Fac. Natalense para o Desenvolvimento do Rio Grande do Norte - FARN.
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Id:37910
Autor:Borges, Roberta Rocha; Assis, Orly Zucatto Mantovani de.
Título:Avaliação cognitiva: contribuições para um melhor desempenho escolar / Cognitive avaliation: ccontributions for a better school performance.
Fonte:Aprender (Vitória Conqu.);5(9)jul. - dez. 2009.
Resumo em português: Este artigo apresenta as experiências de avaliação cognitiva realizadas pelo Serviço de Avaliação e Intervenção Psicopedagógica (SAIP), serviço de extensão comunitária realizado pelo Laboratório de Psicologia Genética da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). As crianças atendidas, na faixa etária de 7 a 10 anos, e com dificuldades na escola, cursam o ensino fundamental público ou particular de campinas-SP e região, sendo avaliadas quanto ao aspecto cognitivo, enfocando-se suas estruturas intelectuais...(AU)
Resumo em inglês: This paper presents the experiences with cognitive evaluation made by Serviço de Avaliação e Intervenção Psicopedagógica (SAIP), communitary extension service provided by Laboratório de Psicologia Genética da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). The children assisted, from 7 to 10 years old, with school problems, attend Campinas' public or private elementary scools, being evaluated in their cognitive aspect, focusing their intellectual structures...(AU)
Descritores Psi Português:DISTURBIOS DA APRENDIZAGEM
COGNICAO
Descritores Psi Inglês:LEARNING DISABILITIES
COGNITION
Descritores Psi Espanhol:TRASTORNOS DEL APRENDIZAJE
COGNICION
Responsável:BR1460.1 - Fac. Natalense para o Desenvolvimento do Rio Grande do Norte - FARN.
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Id:37909
Autor:Mello, Maria Aparecida.
Título:Aprendizagens sem dificuldades: a perspectiva histórico-cultural / Learning without difficuties: The cultural-historical perspective.
Fonte:Aprender (Vitória Conqu.);5(9):203-218, jul. - dez. 2009.
Resumo em português: O objetivo desse artigo é discutir a aprendizagem escolar com base nos pressupostos do enfoque histórico-cultural, desvinculando-a do termo "dificuldades" e da perspectiva de "produto", analisando o desenvolvimento dos processos de aprendizagens por intermédio da criação de zonas de desenvolvimento aproximal. A intenção é fomentar e incrementar as reflexões e pesquisas cujos objetivos desviem o foco do problema como sendo necessariamente da criança, para a discussão sobre as concepções e metodologias de ensino adotadas pelos profissionais que atuam na Escola, as quais estigmatizam e definem as trajetórias de vida das crianças rotuladas com "dificuldades de aprendizagem"(AU)
Resumo em inglês: This article discuss the scholar learning with support in the Historical-Cultural Theory, disconnecting its of the term "difficulties" and of the "product" perspective, analyising the development of the learning process interposed by the creation of the proximal development zone. The intention is to foment and to develop the reflections and researchs whose goals put out the way the focus of the problem as being own of the child to the discussion about the conceptions and the teaching methodologies adopted by the diferents persons who act in the school, which lable and defining the trajectories of the children's life rotulared with "learning dificulties"(AU)
Descritores Psi Português:APRENDIZAGEM ESCOLAR
TEORIA DA APRENDIZAGEM
Descritores Psi Inglês:SCHOOL LEARNING
LEARNING THEORY
Descritores Psi Espanhol:APRENDIZAJE ESCOLAR
TEORIA DEL APRENDIZAJE
Responsável:BR1460.1 - Fac. Natalense para o Desenvolvimento do Rio Grande do Norte - FARN.
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Id:37908
Autor:Nascente, Renata Maria Moschen.
Título:Estilos de aprendizagem e rendimento de estudantes adultos em língua inglesa / Adult english language student's learning styles and achievement rates.
Fonte:Aprender (Vitória Conqu.);5(9):181-202, jul. - dez. 2009.
Resumo em português: Este artigo objetiva apresentar parte de uma pesquisa na qual foi investigado o relacionamento entre os estilos de aprendizagem global/ analítico e extrovertido/ introvertido de um grupo de estudantes brasileiros adultos de Língua Inglesa e seus níveis de rendimento. Partimos do pressuposto de que o conhecimento dos estilos de aprendizagem e de como eles influem na aprendizagem de Língua Estrangeira (LE) pode subsidiar...(AU)
Resumo em inglês: This article is aimed at presenting part of an investigation which studied how the relationship between the learning styles global/analytical and introvert/extrovert of adult Brazilian students of English influenced their achievement. We departed from presumption that the knowledge about learning styles and how they influence foreign language learning...(AU)
Descritores Psi Português:ESTILO COGNITIVO
APRENDIZAGEM DE LINGUA ESTRANGEIRA
Descritores Psi Inglês:COGNITIVE STYLE
FOREIGN LANGUAGE LEARNING
Descritores Psi Espanhol:ESTILO COGNITIVO
APRENDIZAJE DE LENGUA EXTRANJERA
Responsável:BR1460.1 - Fac. Natalense para o Desenvolvimento do Rio Grande do Norte - FARN.
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Id:37907
Autor:Poker, Rosimar Bortolini.
Título:Dificuldades de aprendizagem e educação inclusiva / Learning disabilities and inclusive education.
Fonte:Aprender (Vitória Conqu.);5(9):169-180, jul. - dez. 2009.
Resumo em português: A cada ano mais e mais crianças não atingem os objetivos os objetivos curriculares da série em que se encontram e, por isso, passam a compor a categoria dos alunos com Dificuldades de Aprendizagem. Esse é um dos maiores desafios da escola denominada inclusiva que se instaurou no Brasil a partir de 1990. Entretanto, o estudo demonstra que essa mudança de paradigma deu-se em termos conceituais, com o uso da terminologia necessidades educacionais especiais, mas não repercutiu na prática pedagógica. A escola inclusiva passou a ser obrigada a aceitar esse alunado mas não assumiu efetivamente a sua educação(AU)
Resumo em inglês: Each year many more children don't reach the school goals of the grades they are taking, then they take part of the group the students with learning disabilities. This is one of the greatest challenges of the "inclusive school" which was stablished in Brazil in the 90's. However, this essay shows that this paradigm change was due to some conceitual therms, whit the use of the therminology of special educational needs, but it didn't reverberate in the pedagogycal pratice. The inclusive school became obliged to accept these atudents but it didn't assume effectively their formal education(AU)
Descritores Psi Português:APRENDIZAGEM
FRACASSO ESCOLAR
INCLUSAO ESCOLAR
Descritores Psi Inglês:LEARNING DISABILITIES
ACADEMIC FAILURE
SCHOOL INCLUSION
Descritores Psi Espanhol:TRASTORNOS DEL APRENDIZAJE
FRACASO ESCOLAR
INCLUSION ESCOLAR
Responsável:BR1460.1 - Fac. Natalense para o Desenvolvimento do Rio Grande do Norte - FARN.
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Id:37906
Autor:Paixão, Divaneide Lira Lima; Pereira, Ondina Pena.
Título:O sentido do saber à expansão da vida: um estudo fenomenológico do processo de aquisição da leitura / the meaning of the knowledge to the expansion of the life: A study phenomenological of the process of acquisition of reading.
Fonte:Aprender (Vitória Conqu.);5(9):143-167, jul. - dez. 2009.
Resumo em português: O estudo apresenta a discussão dos resultados de uma pesquisa realizada com 06 crianças e 02 professoras responsáveis pela alfabetização dessas crianças, com o objetivo os deslocamentos que a aquisição da leitura possibilita ao sujeito aprendente no que concerne às posições que ocupa em relação a seus pares e professores. A fenomenologia, a liada ao pensamento trágico, foi o método...(AU)
Resumo em inglês: The study it presents the quarrel of the results of a research carried through with 06 children and 02 responsible teachers for the literacy of these children, whose objective was to investigate the displacements that the acquisition of the reading makes possible to the citizen aprendente in that it concerns to the positions that it occupies in relation its pairs and teachers. The phenomenology, allied to the tragic thought, was the chosen method...(AU)
Descritores Psi Português:HABILIDADES PARA LEITURA
FENOMENOLOGIA
COMPREENSAO DA LEITURA
Descritores Psi Inglês:READING SKILLS
PHENOMENOLOGY
READING COMPREHENSION
Descritores Psi Espanhol:HABILIDADES PARA LA LECTURA
FENOMENOLOGIA
COMPRESION DE LECTURA
Responsável:BR1460.1 - Fac. Natalense para o Desenvolvimento do Rio Grande do Norte - FARN.
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Id:37905
Autor:Mendes, Tania Scuro.
Título:Dificuldades de aprendizagem em adultos: a teoria das defasagem cognitivas / Learning difficulty in adult: The cognitive discrepancy theory.
Fonte:Aprender (Vitória Conqu.);5(9):127-142, jul. - dez. 2009.
Resumo em português: O adulto, como sujeito cognitivo, exercendo determinadas estruturas cognitivas em campos específicos, relacionadas às áreas de estudo e de atuação profissional, pode não generalizar algumas dessas estruturas de modo a aplicá-las formalmente a todas as situações-problema com as quais se depara, não conseguindo ultrapassar limites de condutas operatórias concretas, segundo a teoria psicogenética de Piaget. Desse modo, o adulto...(AU)
Resumo em inglês: The adult, as cognitive individual, exercising determinate cognitive structures in specific areas, related to his study area professional activity, he may not generalize some the these structures to adapt them formally to all problematic situations he encounters, not being adle to surpass limits of concrete operative proceedings, according to the psychogenetic theory of Piaget. So, the adult...(AU)
Descritores Psi Português:PIAGET, JEAN, 1896-1980
EDUCACAO DE JOVENS E ADULTOS
Descritores Psi Inglês:PIAGET, JEAN, 1896-1980
YOUTH AND ADULT EDUCATION
Descritores Psi Espanhol:PIAGET, JEAN, 1896-1980
EDUCACION DE JOVENES Y ADULTOS
Responsável:BR1460.1 - Fac. Natalense para o Desenvolvimento do Rio Grande do Norte - FARN.
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Id:37904
Autor:Castro, Letícia Fonseca Reis Ferreira de; Piotto, Débora Cristina.
Título:Dificuldades de aprendizagem ou de ensino? uma breve revisão de literatura em psicologia / Learning or teaching difficulties? a brief review of psychology studies.
Fonte:Aprender (Vitória Conqu.);5(9):101-126, jul. - dez. 2009.
Resumo em português: Partindo de pesquisas que mostram como muitas das dificuldades atribuídas às crianças pobres são produtos do sistema de ensino, buscou-se verificar quais as concepções de dificuldades de aprendizagem presentes em pesquisas sobre o tema, discutindo suas implicações para a área educacional. Selecionamos e analisamos dezesseis artigos, publicados entre os anos de 200 e 2004 por um programa de pós-garduação em Psicologia, organizando-os em cinco categorias. Doze artigos mostraram conceber as dificuldades de aprendizagem...(AU)
Resumo em inglês: Starting of researches that showed how many of difficulties lays for the poor children are products of education system, this research looked to check what the conceptions of difficulties of learning present in researches that deal with the subject, discussing their implications for the area of the education. We selected sixteen articles about the subject publicized between 2000 and 2004 in one program of pos-graduation in Psychology and organized them in five categories. Twelve articles think the difficulties of learning...(AU)
Descritores Psi Português:DIFICULDADES ESCOLARES
DISTURBIOS DA APRENDIZAGEM
Descritores Psi Inglês:SCHOOL DIFFICULTIES
LEARNING DISABILITIES
Descritores Psi Espanhol:DIFICULTADES ESCOLARES
TRASTORNOS DEL APRENDIZAJE
Responsável:BR1460.1 - Fac. Natalense para o Desenvolvimento do Rio Grande do Norte - FARN.
Meio Eletrônico:http://www.uesb.br/editora/publicacoes/aprender/edicoes/Aprender%20n.%209.pdf


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Id:37903
Autor:Capellini, Simone Aparecida; Toyota, Percília; Santos, Lara Cristina Antunes dos; Lourencetti, Maria Dalva; Padula, Niura Aparecida de Moura Ribeiro.
Título:Caracterização do desempenho fonológico, da leitura e da escrita em escolares com dislexia e distúrbios de aprendizagem / Characterization of phonological, reading and writing performance in students with dyslexia and learning disabilities.
Fonte:Aprender (Vitória Conqu.);5(9):37-70, jul. - dez. 2009.
Resumo em português: Este estudo teve por objetivo caracterizar e comparar o desempenho fonológico, da leitura e da escrita em escolares com dislexia, distúrbio de aprendizagem e escolares que lêem conforme o esperado para a idade e escolaridade. O diagnóstico da dislexia e distúrbio da aprendizagem foi realizado por equipe interdisciplinar do Ambulatório de Desvios da Aprendizagem da Universidade Estadual Paulista (Unesp), Campus Botucatu-SP em escolares com queixas de dificuldades de aprendizagem encaminhados pelos professores. Os resultados revelaram a necessidade de continuidade de estudo nesta temática para podermos compreender seu impacto na problemática da aprendizagem escolar desta população no contexto de sala de aula(AU)
Resumo em inglês: This study aimed to characterize and compare the phonological, reading and writing performance in students with dyslexia, learning disabilities, and good readers. The dyslexia and learning disability diagnoses were realized by the interdisciplinary team of the Ambulatory of Learning Difficulties of Unesp of Botucatu - SP in students
Descritores Psi Português:DISTURBIOS DA APRENDIZAGEM
DISLEXIA
Descritores Psi Inglês:LEARNING DISABILITIES
DYSLEXIA
Descritores Psi Espanhol:TRASTORNOS DEL APRENDIZAJE
DISLEXIA
Responsável:BR1460.1 - Fac. Natalense para o Desenvolvimento do Rio Grande do Norte - FARN.
Meio Eletrônico:http://www.uesb.br/editora/publicacoes/aprender/edicoes/Aprender%20n.%209.pdf


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Id:37902
Autor:Silva, Douglas Verrangia Correa da .
Título:Análise do desenvolvimento de conceitos científicos sobre a teoria da evolução das espécies: uma perspectiva Vygotskiana / Analysis of the development of scientific concepts related to the evolution of species theorya: Vygotskian perspective.
Fonte:Aprender (Vitória Conqu.);5(9):71-100, jul. - dez. 2009.
Resumo em português: Este artigo descreve uma investigação finalizada, em nível de mestrado, em que foi analisado o desenvolvimento de conceitos científicos de alunos participantes de uma intervenção de ensino sobre a temática"Evolução das Espécies", que, de forma articulada, visou estimular o raciocínio dos alunos e interferir em suas idéias, além de ser apoiada por um instrumento de ensino. baseando-nos na perspectiva de Vygotski sobre o desenvolvimento dos conceitos científicos e cotidiano pelo indivíduo...(AU)
Resumo em inglês: In this article is described a investigation, a Master in Education, in which it was analyzed the development of scientific concepts of students engaged in a teaching intervetion about the "Evolution of the species". The activity had as main characteristics its structure, formulated in a way that aimed on stimulating students reasoning and interfering in one's conception and was also supported by a teaching instrument. In agree with the of Vygotski's theory, we characterized the student's conceptual development...(AU)
Descritores Psi Português:FORMACAO DE CONCEITO
METODOS EXPERIMENTAIS
TEORIA DA EVOLUCAO
Descritores Psi Inglês:CONCEPT FORMATION
EXPERIMENTAL METHODS
THEORY OF EVOLUTION
Descritores Psi Espanhol:FORMACION DE CONCEPTO
METODOS EXPERIMENTALES
TEORIA DE LA EVALUACION
Responsável:BR1460.1 - Fac. Natalense para o Desenvolvimento do Rio Grande do Norte - FARN.
Meio Eletrônico:http://www.uesb.br/editora/publicacoes/aprender/edicoes/Aprender%20n.%209.pdf


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Id:37901
Autor:Zaia, Lia Leme.
Título:Aprendizagem e desenvolvimento - superando dificuldades / Learning and development - overcoming difficulties.
Fonte:Aprender (Vitória Conqu.);5(9):17-36, jul. - dez. 2009.
Resumo em português: Compreendendo o papel da ação educativa como o de propiciar o desenvolvimento e a aprendizagem, o texto explora os fatores e as condições necessárias para que ambos os processos ocorram. Descreve as causasdas dificuldades de aprender, agrupando-as em fatores próprios do sujeito e fatores circunstanciais, analisando a influênciarecíproca entre eles. Destaca o atraso na construção das estruturas cognitivas...(AU)
Resumo em inglês: Understanding the role of educative action as to provide the development and learning, the text explores the factors and conditions necessary for both processes. Describes the causes the causes of learning difficulties, and grouping the in subject self factors and circumstantial factors, analyzing the reciprocal influence between then. Emphasizes the delay to build structures...(AU)
Descritores Psi Português:APRENDIZAGEM
Descritores Psi Inglês:LEARNING
Descritores Psi Espanhol:APRENDIZAJE
Responsável:BR1460.1 - Fac. Natalense para o Desenvolvimento do Rio Grande do Norte - FARN.
Meio Eletrônico:http://www.uesb.br/editora/publicacoes/aprender/edicoes/Aprender%20n.%209.pdf



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