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Pesquisa : NOVA PERSPECTIVA SISTEMICA (todos os anos)
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Id:53069
Autor:Bacigalupe, Gonzalo; Parker, Kimberly.
Título:Conexões transnacionais através de tecnologias emergentes / Transnational connections through emerging technologies.
Fonte:Nova perspect. sist;25(56)2016.
Resumo em português: As tecnologias da informação e da comunicação moldam o desenvolvimento humano e o da identidade. As crianças e jovens imigrantes não são exceções. Este artigo explora como as tecnologias emergentes moldam e influenciam as relações intergeracionais dentro e entre famílias. As tecnologias da comunicação dominantes questionam as noções geralmente aceitas quanto à psicologia dos imigrantes, inclusive as funções emocionais, as relacionadas ao desenvolvimento, relações familiares e como o poder de ação é construído entre as crianças e jovens imigrantes. Exploramos como os desafios e oportunidades oferecidos pelas tecnologias emergentes informam os serviços clínicos em como oferecer um atendimento competentes às famílias imigrantes. Esses sistemas assistenciais transnacionais emergentes não são um fenômeno novo, mas são a corrente principal ao redor do globo.(AU)
Resumo em inglês: Information communication technologies shape identity and human development. Immigrant children and youth are not an exception. This article explores the ways in which emerging technologies shape and influence intergenerational relationships within and across families. The mainstreaming of communication technologies questions commonly accepted notions of immigrant psychology including developmental and emotional tasks, family relationships, and how we construe agency among the immigrant children and youth. We explore the challenges and opportunities that emerging technologies pose to inform clinical practitioners in providing competent services for immigrant families. These emerging transnational care systems are not new phenomena but they are mainstreaming across the world.(AU)
Descritores Psi Português:TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO
IMIGRAÇÃO
FAMÍLIA
CRIANÇAS
JOVENS
Descritores Psi Inglês:INFORMATION TECHNOLOGY
IMMIGRATION
FAMILY
CHILDREN
YOUNG ADULTS
Descritores Psi Espanhol:TECNOLOGIA DE LA INFORMACION
INMIGRACIÓN
FAMILIA
NIÑOS
JOVENES
Responsável:BR1729.1 - Universidade Anhembi Morumbi - Biblioteca Central.
Meio Eletrônico:www.revistanps.com.br/index.php/nps/article/view/243/240


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Id:53068
Autor:Pakman, Marcelo.
Título:Sentido e consciência em uma clínica da verdade / Sense and consciousness in a clinical work of truth.
Fonte:Nova perspect. sist;25(56)2016.
Resumo em português: Por meio da leitura do conceito de Jean-Paul Sartre de uma consciência intencional, transcendente e não-reflexiva, junto ao conceito de sentido de Jean-Luc Nancy, é feita uma contribuição à posição crítico-poética do autor na psicoterapia. Quanto à caracterização clínica de percepções, ficções e alucinações, é apresentado um caso clínico no qual a distinção entre elas permanece esquiva; um trabalho clínico real é apresentado, não reduzível como retorno às leituras materialistas ou idealistas de Descartes, mas legitimado como apropriado para recuperar a singularidade de uma experiência vívida que se provou esquiva aos empirismos científicos e linguísticos adotados no trabalho clínico.(AU)
Resumo em inglês: Reading Jean-Paul Sartre’s conception of an intentional, transcendent, non-reflective consciousness together with Jean-Luc Nancy concept of sense a contribution to the author’s critical-poetic position in psychotherapy is made. Apropos de clinical characterization of perceptions, fictions and hallucinations and a clinical case in which the distinction among them remains elusive, a clinical work on truth is presented, not reducible as a return to either materialist or idealist readings of Descartes but legitimized as appropriate to recover the singularity of vivid experience that proved elusive for both cientific empiricisms and linguistic turn adopted positions in clinical work.(AU)
Descritores Psi Português:ALUCINAÇÕES
CONSCIÊNCIA
VERDADE
ÉTICA
Descritores Psi Inglês:HALLUCINATIONS
CONSCIENCE
TRUTH
ETHICS
Descritores Psi Espanhol:ALUCINACIONES
CONCIENCIA
VERDAD
ÉTICA
Responsável:BR1729.1 - Universidade Anhembi Morumbi - Biblioteca Central.
Meio Eletrônico:www.revistanps.com.br/index.php/nps/article/view/242/234


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Id:53067
Autor:Schnitman, Dora Fried.
Título:Perspectiva e prática generativa / Perspective and generative practice.
Fonte:Nova perspect. sist;25(56)2016.
Resumo em português: A perspectiva generativa sugere que, através de diálogo, reflexão, narrativas e processos de aprendizagem generativa, têm lugar processos de criação dialógica entre as pessoas que promovem a coconstrução gradual de possibilidades, coordenação de ações e conhecimentos e inovações conjuntas. Essas inovações são alternativas para abordar de forma criativa as dificuldades que levam à consulta. Este artigo descreve o processo desde o início, o papel do profissional, a construção de uma plataforma de trabalho; momentos, ciclos e matrizes no diálogo; nós e enredos narrativos; inovação e projeto de futuro, com ênfase na complexidade e dinâmica entre o diálogo, a narrativa, investigação e aprendizagem generativa. Os recursos desta abordagem são usados para a terapia e outras intervenções psicossociais em diferentes áreas. Apresenta um exemplo de terapia e outro de mediação comunitária ilustrando, em detalhe, a utilização dos conceitos apresentados.(AU)
Resumo em inglês: The generative perspective proposes that dialogue, reflection, narratives, and generative learning gives rise to processes of dialogical creation between persons that encourage gradual co-construction of possibilities, coordination of actions and of knowledges, and joint innovation. These innovations constitute alternatives with which to approach creatively the difficulties that occasioned the consultation. This article addresses the process in its entirety: the role of the professional and the construction of a work platform; moments, cycles, and matrixes in the dialogue; nodes and narrative plotlines; innovation and the design of a future with emphasis on the complex relationship and dynamic between dialogue, narrative, inquiry, and generative learning. The resources provided by this perspective are useful to therapy and other psycho-social interventions. It looks to examples taken from therapy and from community mediation to illustrate the use of the concepts presented.(AU)
Descritores Psi Português:INOVAÇÃO
PSICOTERAPIA
Descritores Psi Inglês:INNOVATION
PSYCHOTHERAPY
Descritores Psi Espanhol:INNOVACIÓN
PSICOTERAPIA
Responsável:BR1729.1 - Universidade Anhembi Morumbi - Biblioteca Central.
Meio Eletrônico:www.revistanps.com.br/index.php/nps/article/view/241/233


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Id:53066
Autor:Anderson, Harlene.
Título:Algumas considerações sobre o convite ao diálogo / A few considerations for inviting dialogue.
Fonte:Nova perspect. sist;25(56)2016.
Resumo em português: Nos últimos anos, o tema diálogo tem ganho popularidade entre os profissionais das mais variadas disciplinas e tem sido tratado como um certo tipo de conversa que pode ser alcançada ao seguir-se determinadas fórmulas, ou passos, pré-estabelecidos. Esse breve artigo faz uma reflexão sobre o diálogo como uma atividade natural e espontânea, indicando um processo relacional – colaborativo. A partir dessa perspectiva, o diálogo requer uma mudança na forma como pensamos sobre nós mesmos, sobre nossos colegas de trabalho, nosso mundo em geral e, mais importante, nossa maneira de ser e de nos transformar. O artigo sugere alguns pontos a considerar ao fazermos essa mudança de paradigma, ou seja, do diálogo como técnica ou método terapêutico para um processo mais natural e espontâneo entre seres humanos.(AU)
Resumo em inglês: Dialogue has gained popularity with professionals from a variety of disciplines over the last several years, and has mostly been approached as a certain kind of conversation that can produced by following pre-scripted formulas or steps. This brief article proposes dialogue as a natural and spontaneous activity referred to as a collaborative-relational process. Dialogue from this perspective requires a shift in orientation about how we think about ourselves, the people we work with, what we do together, our world in general, and importantly our ways of being and becoming. The article suggests a few things to consider in making a shift from thinking of dialogue as a therapeutic technique or method to dialogue as a more natural and spontaneous process of one human being in relation with another.(AU)
Descritores Psi Português:DIÁLOGO
PSICOTERAPIA
COOPERAÇÃO
Descritores Psi Inglês:DIALOGUE
PSYCHOTHERAPY
COOPERATION
Descritores Psi Espanhol:DIÁLOGO
PSICOTERAPIA
COOPERACIÓN
Responsável:BR1729.1 - Universidade Anhembi Morumbi - Biblioteca Central.
Meio Eletrônico:www.revistanps.com.br/index.php/nps/article/view/240/252


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Id:53065
Autor:Manfrim, Ana Flávia Nascimento; Rasera, Emerson Fernando.
Título:Diálogos entre o discurso construcionista social e a terapia social / Dialogues between the social constructionist discourse and social therapy.
Fonte:Nova perspect. sist;25(56)2016.
Resumo em português: Interessado na ampliação dos diálogos entre o construcionismo social e as diversas ropostas terapêuticas orientadas pelo discurso pós-moderno, o presente ensaio teve como objetivo refletir sobre as aproximações e distanciamentos entre o discurso construcionista social e a terapia social. A partir das propostas construcionistas no que se refere à postura e às práticas terapêuticas, foi realizada uma análise crítica e comparativa de obras da terapia social. Destacamos como pontos de aproximação: a orientação colaborativa, a relevância de valores, a ênfase relacional e o foco na ação. Por outro lado, percebemos tensões no que se refere à flexibilidade de perspectivas e à ênfase discursiva. Concluímos que os distanciamentos analisados podem funcionar como convites à reflexão e ao desenvolvimento teórico do construcionismo e da terapia social.(AU)
Resumo em inglês: Interested in enriching the dialogues between social constructionism and several therapeutic proposals influenced by the postmodern discourse, this essay aimed to analyse the convergences and divergences concerning the social constructionist discourse and social therapy. Parting from constructionist proposals regarding therapeutic stance and therapeutic practices, a critical and comparative analysis of social therapy was developed. It is highlighted as converging features: collaborative orientation, values relevance, relational emphasis and focus on action. On the other hand, tensions are seen in the flexibility of perspectives and in the discursive emphasis. It is possible to conclude that the analyzed divergences may work as invitations to social constructionism and social therapy theoretical development.(AU)
Descritores Psi Português:CONSTRUCIONISMO SOCIAL
PSICOTERAPIA
MUDANÇA SOCIAL
Descritores Psi Inglês:SOCIAL CONSTRUCTIONISM
PSYCHOTHERAPY
SOCIAL CHANGE
Descritores Psi Espanhol:CONSTRUCCIONISMO SOCIAL
PSICOTERAPIA
CAMBIO SOCIAL
Responsável:BR1729.1 - Universidade Anhembi Morumbi - Biblioteca Central.
Meio Eletrônico:www.revistanps.com.br/index.php/nps/article/view/239/251


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Id:53064
Autor:Abrahamsson, Cecília; Rangel, Cintia Lopes; Ribeiro, Cristina Fonseca; Costa, Delaine Martins; Beuque, Flora Moana Van de; Costa, Heloisa Rodrigues da; Bergallo, Jorge; Corsini, Leonora; Abrahamsson, Luciana; Costamilan, Maria Beatriz; Modesto, Marilia Lopes; Miranda, Monica Meurer de ; Ribeiro, Regina Peregrino ; Rapizo, Rosana; Lopes, Sandra Mara de Mello; Santos, Sandra.
Título:Ateliês em curso - Tecendo metodologias de facilitação / Ongoing workshops - Weaving facilitation methodologies.
Fonte:Nova perspect. sist;25(56)2016.
Resumo em português: Este artigo é uma narrativa construída coletivamente por pessoas que participaram do Curso de Teoria e Prática com Grupos realizado em 2012 e 2013 no Instituto Noos e continuaram após o final do curso em um novo grupo denominado Formação Continuada até a presente data. O artigo pretende realizar uma narrativa reflexiva sobre esta trajetória. Ele aborda algumas de nossas premissas a respeito de comunidades de aprendizagem e construção coletiva de conhecimento, alinhadas com o construcionismo social e com o pensamento de autores como Paulo Freire, Donald Schön, Sheila McNamee e Saúl Fuks. Destacamos a forma de trabalhar que chamamos ateliê e seus pilares: o acordo de convivência, falar de si e a facilitação/o facilitador.(AU)
Resumo em inglês: This article is a narrative constructed collectively by people who participated in the course Theory and Practice with Groups conducted in 2012 and 2013 at Noos Institute and continued after the end of the course in a new group called “Educação Continuada” until the present date. The article intends to carry out a reflexive narrative about this trajectory. It addresses some of our assumptions about learning communities and collective construction of knowledge, aligned with the Social Constructionism and the thought of authors like Paulo Freire, Donald Schön, Sheila McNamee and Saúl Fuks. We highlight the way of working that we call the ateliers and its pillars: the living agreement, to talk in first person and the facilitation / facilitator.(AU)
Descritores Psi Português:GRUPOS
APRENDIZAGEM
CONSTRUCIONISMO SOCIAL
Descritores Psi Inglês:GROUPS
LEARNING
SOCIAL CONSTRUCTIONISM
Descritores Psi Espanhol:GRUPOS
APRENDIZAJE
CONSTRUCCIONISMO SOCIAL
Responsável:BR1729.1 - Universidade Anhembi Morumbi - Biblioteca Central.
Meio Eletrônico:www.revistanps.com.br/index.php/nps/article/view/238/250


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Id:53063
Autor:Gergen, Kenneth J..
Título:Rumo a uma ética relacional para a prática terapêutica / Toward a relational ethic for therapeutic practice.
Fonte:Nova perspect. sist;25(56)2016.
Resumo em português: Os valores éticos do terapeuta nem sempre coincidirão com aqueles de seus clientes, talvez nem os valores do cliente ou do terapeuta sejam aceitos fora desse relacionamento. Por quais valores deve então o terapeuta ser responsável? Vale a pena pensarmos em termos de éticas de primeira e segunda ordem. Éticas de primeira ordem são aquelas comuns à vida diária, estão sempre em contínua produção, podendo ser totalmente articuladas ou não. Frequentemente em conflito, geram animosidade e ódio. Entretanto, a ética de segunda ordem é aquela que posiciona como valor supremo o processo relacional, do qual todas as éticas emergem. É ela que valoriza aquelas ações que podem trazer múltiplas e conflitantes vozes para a comunicação produtiva. Práticas terapêuticas que ilustram a ética relacional são analisadas.(AU)
Resumo em inglês: A therapist’s ethical values will not always match those of his/her clients; nor may the values of client or therapist be acceptable to all outside their relationship. To whose values should a therapist be responsible? Here it is useful to think in terms of first and second order ethics. First order ethics are those common to everyday life; they are under continuous production, and may or may not be fully articulated. They are also in frequent conflict, inciting animosity and hatred. A second order ethic, however, is one that places the supreme value on the relational process from which all ethics spring. It is thus an ethic that prizes those actions that can bring multiple and conflicting voices into productive communication. Therapeutic practices illustrating a relational ethic are discussed.(AU)
Descritores Psi Português:ÉTICA
PROCESSOS PSICOTERAPÊUTICOS
PRÁTICA CLÍNICA
Descritores Psi Inglês:ETHICS
PSYCHOTHERAPEUTIC PROCESSES
Descritores Psi Espanhol:ÉTICA
PROCESOS PSICOTERAPÉUTICOS
Responsável:BR1729.1 - Universidade Anhembi Morumbi - Biblioteca Central.
Meio Eletrônico:www.revistanps.com.br/index.php/nps/article/view/237/249


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Id:53037
Autor:Rodrigues, Vicente; Boeckel, Mariana.
Título:Conjugalidade e homossexualidade: uma revisão sistemática de literatura / Conjugality and homosexuality: a systematic review of literature.
Fonte:Nova perspect. sist;25(55)2016.
Resumo em português: Tradicionalmente a Psicologia e a Terapia Familiar centraram-se na compreensão de famílias geradas a partir da união heterossexual. Contudo, tendo em vista a diversidade das configurações familiares atuais, faz-se necessário compreender conjugalidades que fogem à norma. A partir de uma breve contextualização histórica, o presente artigo objetiva revisar sistematicamente estudos que investigaram relações conjugais entre casais homossexuais na realidade brasileira. Para tanto, as bases de dados Lilacs, PePSIC e SciELO foram consultadas, resultando em sete artigos. Mediante discussão dos achados, observou-se que as pesquisas feitas no Brasil ainda visam caracterizar esse fenômeno, articulando a seus resultados a temáticas como a homofobia, flexibilidade nas atribuições de gênero, apoio social, questões inerentes aos relacionamentos e a efemeridade dos relacionamentos contermporâneos.(AU)
Resumo em inglês: Psychology and Family Therapy traditionally emphasizes families generated from the heterosexual unions. However, given the diversity of the modern family configurations, it is necessary to understand conjugalities out of the ordinary. Starting from a brief historical background, this article aims to systematically review studies that investigated conjugal relations between gay couples in the Brazilian context. Therefore, Lilacs, PePSIC and SciELO databases were accessed, resulting in seven located articles. Through discussion of the findings, it was verified that the researches made in Brazil still intent to characterize this phenomenon, articulating their conclusions with themes like homophobia, flexibility of gender assignments, social support, topics related to relationships and transience of the contemporaneous relationships.(AU)
Descritores Psi Português:HOMOSSEXUALIDADE
CASAMENTO
RELAÇÕES CONJUGAIS
Descritores Psi Inglês:HOMOSEXUALITY
MARRIAGE
MARITAL RELATIONS
Descritores Psi Espanhol:HOMOSEXUALIDAD
MATRIMONIO
RELACIONES CONYUGALES
Responsável:BR1729.1 - Universidade Anhembi Morumbi - Biblioteca Central.
Meio Eletrônico:www.revistanps.com.br/index.php/nps/article/view/138/142


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Id:53036
Autor:Crasto, Marisa Barradas de .
Título:Abordagem EMDR em atendimento terapêutico após a tragédia da Boate Kiss / EMDR approach in a therapeutic service after Kiss Nightclub tragedy.
Fonte:Nova perspect. sist;25(55)2016.
Resumo em português: Este artigo retrata a experiência da autora em um atendimento terapêutico uma semana após a tragédia da Boate Kiss, ocorrida em Santa Maria (RS), no ano de 2013. A intervenção psicológica teve como alvo a abordagem EMDR – Eye Movement Desensitization and Reprocessing – o modelo PAI (sistema de informação adaptativo), desenvolvido por Francine Shapiro (2007), psicóloga, terapeuta californiana. O atendimento envolveu uma mãe cujo filho escapou por pouco de estar no local no momento da tragédia. Essa mãe relatou dificuldade em expressar sentimentos, como: alívio pelo filho escapar da tragédia e solidariedade com os familiares das vítimas. Ao invés de expressá-los, essa mãe manifestava tristeza, raiva, revolta e tendência ao isolamento, de maneira intensa e frequente. A duração da sessão foi de 2hs (duas horas). O método EMDR utilizado facilitou o acesso às ações armazenadas de forma disfuncional, visando organizá-las e torná-las funcionais.(AU)
Resumo em inglês: This article reports the experience of the author in a therapeutic treatment one week after the tragedy at Kiss nightclub, which happened in the city of Santa Maria, Rio Grande do Sul, Brazil, in the year of 2013. The psychological intervention had the Eye Movement Desensitization and Reprocessing – EMDR – approach as target, the Adaptive Information Processing – AIP – Model, developed by Francine Shapiro (2007), Californian psychologist and therapist. The treatment involved a mother whose son narrowly escaped being at the nightclub at the moment of the tragedy. This mother reported difficulty in expressing feelings, such as relieve for having her son out of the tragedy and solidarity with the victims’ family. Instead of expressing these feelings, this mother showed sadness, anger, revolt and inclination to isolation in an intense and frequent way. The session lasted for two hours (2h). The EMDR method used made easier the access to the actions stored in a dysfunctional way, with the purpose of organizing them and making them functional.(AU)
Limites:Humanos
Feminino
Adulto
Descritores Psi Português:TRATAMENTO
DISTÚRBIO DO STRESS PÓS-TRAUMÁTICO
Descritores Psi Inglês:TREATMENT
POSTTRAUMATIC STRESS DISORDER
Descritores Psi Espanhol:TERAPIA
TRASTORNOS POR ESTRÉS POSTRAUMÁTICO
Responsável:BR1729.1 - Universidade Anhembi Morumbi - Biblioteca Central.
Meio Eletrônico:www.revistanps.com.br/index.php/nps/article/view/137/141


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Id:53035
Autor:Orlandi, Renata; Moré, Carmen L. O..
Título:Efeitos da comunicação diagnóstica na rede social de mulheres que convivem com o HIV / Communication diagnostic and its effects on social network of women living with HIV.
Fonte:Nova perspect. sist;25(55)2016.
Resumo em português: Problematiza-se aqui a relação entre o processo de comunicação diagnóstica e a participação da rede social no enfrentamento da soropositividade. Em termos metodológicos, esse foi um estudo de natureza qualitativa do qual participaram 14 mulheres com status sorológico positivo para o HIV, com idades compreendidas entre 32 e 53 anos. Foram utilizados os seguintes instrumentos: entrevista semiestruturada, mapa de redes, genetograma e consulta autorizada aos prontuários médicos das entrevistadas. Pautou-se a análise na Teoria Fundamentada Empiricamente. Os obstáculos no processo de comunicação estão atrelados ao preconceito relativo à soropositividade, o qual pode engendrar segredos, privando essas mulheres do apoio de pessoas significativas, as quais são fundamentais na promoção de saúde e no enfrentamento de uma enfermidade histórica e cronicamente estigmatizada.(AU)
Resumo em inglês: Was held here a reflection about the relation between the process of diagnostic communication and the participation of the social network in the seropositivity’s coping. In terms of methodology, this was a qualitative study involving 14 women with positive serologic status for HIV, aged between 20 and 59 years. The following instruments were used: semi-structured interviews, network map, genogram and authorized consultation of medical records of the women interviewed. The analysis was guided in the Grounded Theory. The obstacles in the communication process are linked to prejudice on HIV status, which can engender secrets, depriving these women of support by a close relation, which are crucial in health promotion and in the coping of an a historical and chronically stigmatized illness.(AU)
Limites:Humanos
Feminino
Adulto
Descritores Psi Português:MULHERES
HIV
ENFRENTAMENTO
Descritores Psi Inglês:WOMEN
HUMAN IMMUNODEFICIENCY VIRUS
COPING BEHAVIOR
Descritores Psi Espanhol:MUJERES
VIH
ENFRENTAMIENTO
Responsável:BR1729.1 - Universidade Anhembi Morumbi - Biblioteca Central.
Meio Eletrônico:www.revistanps.com.br/index.php/nps/article/view/136/140


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Id:53034
Autor:Conceição, Maria Inês Gandolfo; Costa, Liana Fortunato; Penso, Maria Aparecida; Carreteiro, Teresa Cristina Othênio.
Título:Uma intervenção com adolescentes em conflito com a lei a partir da construção do métoro de história de vida / An intervention with the teens in conflict with th law from the construction of life history method.
Fonte:Nova perspect. sist;25(55)2016.
Resumo em português: O texto apresenta uma proposta de utilização do método de História de Vida, adaptado para aplicação grupal, com adolescentes em conflito com a lei, visto como ferramenta para a reflexão sobre a trajetória da história de cometimento de atos infracionais. História de Vida é uma contribuição teórica e metodológica de Vincent de Gaulejac, que enfoca a narrativa da história de vida individual, como uma oportunidade para uma reflexão e reformulação de, na expressão do autor, destinos já traçados, bem como situa a história de vida no contexto sócio histórico de quem a conta. A proposta de intervenção grupal valeu-se de estratégias do Sociodrama para a emergência da espontaneidade, caracterizada por um protagonismo grupal. A produção grupal foi a história de vida do Lucas, personagem que reuniu aspectos das histórias de vida de cada adolescente, possibilitando que pudessem conscientizar uma modelagem social limitadora e repetitiva, imposta às subjetividades individuais.(AU)
Resumo em inglês: The text presents a proposal for use of Life History method adapted for groups with adolescents in conflict with the law, seen as a tool for reflection on the trajectory of their history related to the committal of illegal acts. Life history is a theoretical and methodological contribution of Vincent Gaulejac, which focuses on the narrative of individual life story, in which the proposal is, according to him, to use it as an opportunity for reflection and reformulation of the targets already outlined, as well as placing the Life History in the social and historical context of who tells it. The proposed intervention group took advantage of Sociodrama strategies for the emergence of spontaneity, characterized by a group role. The group production was the life story of Lucas, a character who gathered aspects of the Life Histories of each adolescent, enabling the awareness of the role of social modeling, which is limiting, repetitive and imposed on individual subjectivities.(AU)
Limites:Humanos
Masculino
Feminino
Adolescente
Descritores Psi Português:ADOLESCENTE EM CONFLITO COM A LEI
EXPERIÊNCIAS DE VIDA
TEATRO
PSICOTERAPIA DE GRUPO
Descritores Psi Inglês:TEENAGER IN CONFLICT WITH THE LAW
LIFE EXPERIENCES
THEATRE
GROUP PSYCHOTHERAPY
Descritores Psi Espanhol:ADOLESCENTE EN CONFLICTO CON LA LEY
EXPERIENCIAS DE VIDA
TEATRO
PSICOTERAPIA DE GRUPO
Responsável:BR1729.1 - Universidade Anhembi Morumbi - Biblioteca Central.
Meio Eletrônico:www.revistanps.com.br/index.php/nps/article/view/135/139


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Id:53033
Autor:Souza, Carolina Duarte de; Souza, Juliana Borges de; Rolim, Núbia Danielade Oliveira; Gomes, Rita de Cássia Maciazeki.
Título:Intervenções psicológicas com crianças no CRAS: em busca de recursos e potencialidades / Psychological intervention with children in CRSA: in search of resources and capabilities.
Fonte:Nova perspect. sist;25(55)2016.
Resumo em português: Este artigo apresenta uma experiência de estágio em Psicologia com um grupo de crianças e uma adolescente em um CRAS de um município de pequeno porte do interior do sul do Brasil. No período de observação mapeamos no grupo questões relacionadas a: expressão da afetividade, gênero e sexualidade. A seguir planejamos atividades com foco na promoção da interação entre as crianças e adolescente, prevenção de situações de risco e vulnerabilidade, e fortalecimento de vínculos familiares e comunitários. Nossas ações foram fundamentadas no Pensamento Sistêmico, na abordagem do Construcionismo Social e nas práticas das Práticas Narrativas. Ao fim do processo observamos que as crianças e a adolescente modificaram seu modo de se relacionarem entre si, e posicionarem-se diante de questões conflituosas dentro e fora do grupo. A atuação de psicólogos no CRAS mostra-se desafiadora por exigir qualificação e formação técnica e flexibilidade e respeito aos diferentes modos de produção da infância e adolescência.(AU)
Resumo em inglês: This article presents a training experience in psychology with a group of children and adolescent in a Centre of Reference in Social Assistance -CRSA of a small city in the countryside of southern Brazil. In the observation period, we mapped these issues in the group: expression of affection, gender and sexuality. Next, we planned activities aiming the promoting interaction among children and adolescent, risk and vulnerability prevention’s, and strengthening family and community ties. Our actions are based on Systems Thinking, Social Constructionist and Narrative Practices. After the interventions, children and the adolescent changed their ways of relating to each other and to position themselves in front of conflictive issues within and outside of the group. Psychological practices in CRSA shows challenging because it requires skills, technical background, flexibility and respect to the different modes of production of childhood and adolescence.(AU)
Limites:Humanos
Masculino
Feminino
Criança
Adolescente
Descritores Psi Português:AJUDA (COMPORTAMENTO SOCIAL)
PSICOLOGIA
CRIANÇAS
ADOLESCENTES
Descritores Psi Inglês:ASSISTENCE (SOCIAL BEHAVIOR)
PSYCHOLOGY
CHILDREN
ADOLESCENTS
Descritores Psi Espanhol:AYUDA (COMPORTAMIENTO SOCIAL
PSICOLOGÍA
NIÑOS
ADOLESCENTES
Responsável:BR1729.1 - Universidade Anhembi Morumbi - Biblioteca Central.
Meio Eletrônico:www.revistanps.com.br/index.php/nps/article/view/134/138


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Id:53032
Autor:Lima, Maria José; Macedo, Rosa Maria Stefanini de.
Título:A clínica psicológica como ação social / The psychological clinic as social action.
Fonte:Nova perspect. sist;25(55)2016.
Resumo em português: Este artigo aborda o movimento contemporâneo da psicologia clínica no Brasil, em seus entrelaçamentos com as questões sociais. Traça um percurso que parte de críticas e preocupações com a distância entre suas práticas e a população, e aponta as terapias pós-modernas como possibilidade de superação dessa separação ao pontuar as diferentes concepções do social presentes nessa discussão. Assim, defende a designação de clínica sicológica como ação social, resultante da (re)significação tanto da clínica como do social, com base no pensamento sistêmico novo-paradigmático.(AU)
Resumo em inglês: This article addresses a contemporary movement of the clinical psychology in Brazil, on its twists with social questions. It presents a path from the criticism and worries about the distance of its practices from the population, in direction of the postmodern therapies, pointing out the different conceptions of the social that emerges thence. It advocates the designation of psychological clinic as social action, based on revised concepts of the clinic and of the social, derived from the systemic theory in accordance with the post-modern paradigm of science.(AU)
Descritores Psi Português:AÇÃO SOCIAL
PSICOLOGIA CLÍNICA
RESPONSABILIDADE SOCIAL
Descritores Psi Inglês:SOCIAL ACTION
CLINICAL PSYCHOLOGY
SOCIAL RESPONSIBILITY
Descritores Psi Espanhol:ACCIÓN SOCIAL
PSICOLOGÍA CLÍNICA
RESPONSABILIDAD SOCIAL
Responsável:BR1729.1 - Universidade Anhembi Morumbi - Biblioteca Central.
Meio Eletrônico:www.revistanps.com.br/index.php/nps/article/view/133/137


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Id:53031
Autor:Novis, Ana Luiza de Faro.
Título:Contos e terapia narrativa: possibilitando novas conversas / Tales and narrative therapy: making new conversations possible.
Fonte:Nova perspect. sist;25(55)2016.
Resumo em português: Este artigo tem por objetivo apresentar uma experiência posta em prática pela terapeuta ao utilizar um conto de sua própria autoria no atendimento clínico com a Terapia Narrativa. Por meio dessa ferramenta, foi observada a possibilidade de favorecer a externalização e as conversas de reautoria através da reflexão sobre questões e dilemas vividos pelos personagens da ficção. De forma leve e lúdica a conversa se desenvolve orientada pela imaginação e pela ressonância com a historia de vida do cliente. São apresentados dois casos clínicos em que foram abordados o mesmo conto de minha autoria, a saber “O Passarinho e a Gaiola”.(AU)
Resumo em inglês: This paper aims at describing the experience that was employed by the therapist, who used a tale of her own in her clinical practice with the help of Narrative Therapy. Using this tool, it was possible to favor externalization and conversations of re-authoring as the client reflected on the issues and dilemmas the fictional characters had to deal with. Playfully and smoothly, the conversation develops guided by imagination and by the resonance the story finds in the client’s own life. Here, we present two clinical cases which counted on the help of a tale I wrote myself – “The Bird and the Cage”.(AU)
Limites:Humanos
Masculino
Adulto Jovem
Adulto
Descritores Psi Português:CONTO
PSICOTERAPIA
INTERNALIZAÇÃO
Descritores Psi Inglês:TALE
PSYCHOTHERAPY
INTERNALIZATION
Descritores Psi Espanhol:CUENTO
PSICOTERAPIA
INTERNALIZACIÓN
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Id:52974
Autor:Mendes, Josimar Antônio de Alcântara; Bucher-Maluschke, Júlia Sursis Nobre Ferro; Vasconcelos, Danielle Ferreira; Souza, Gabriella Gomes de ; Costa, Paulo Victor Madureira Nunes.
Título:Perspectiva sistêmica: um olhar necessário para atuação dos atores jurídicos junto à disputa de guarda / Systemic perspective: a look required to practice of legal actors in custody dispute cases.
Fonte:Nova perspect. sist;25(54)2016.
Resumo em português: A atuação de profissionais forenses é de suma importância, pois são eles que vão mediar os processos e as interações que envolvem o reconhecimento e a manutenção de melhores interesses e o bem-estar da criança e de sua família. Diante dessa complexidade, apresenta-se críticas e reflexões ao paradigma tradicional da Ciência Jurídica, tendo como base a atuação dos advogados nos casos de disputa de guarda, a partir do olhar de vários atores jurídicos envoltos nesses casos. A construção dos resultados se deu por meio de análise construtivo-interpretativa, proposta por González Rey. Evidenciou-se que, por conta do viés paradigmático hegemônico do Direito, as práticas desses atores não privilegiam a criança e nem o bem-estar da família. Percebeu-se que isso se dá por conta de questões paradigmáticas do próprio Direito, o que tem implicação direta sobre a formação desses profissionais.(AU)
Resumo em inglês: The work of legal professionals is too important because they will mediate the processes and interactions that involve the recognition and maintaining the best interests of child and their well-being and his Family, as well. Given this complexity, it is presented criticisms and reflections aditional paradigm of Legal Science, based on the work of lawyers in cases of child custody, from the look of various legal actors wrapped in such cases. The construction of the results was made by the constructive-interpretative analysis proposed by González Rey. It was evident that, due to the hegemonic paradigm bias of law, the practices of these actors does not favor the child nor the family well-being. It was noticed that this happens because of paradigmatic issues of law itself, which has direct implication on their training.(AU)
Descritores Psi Português:PSICOLOGIA FORENSE
PROFISSIONAIS
CUSTÓDIA DA CRIANÇA
Descritores Psi Inglês:FORENSIC PSYCHOLOGY
PROFESSIONAL PERSONNEL
CHILD CUSTODY
Descritores Psi Espanhol:PSICOLOGÍA FORENSE
PROFESIONALES
CUSTODIA DEL NIÑO
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Id:52973
Autor:Bueno, Rovana Kinas.
Título:A compreensão sistêmica do funcionamento familiar cujo pai é superenvolvido: discussão de caso em psicoterapia familiar / Systemic understanding of family functioning whosw father is overinvolvement: case discussion in family psychotherapy.
Fonte:Nova perspect. sist;25(54)2016.
Resumo em português: Este estudo objetivou compreender sistemicamente o funcionamento de uma família em que o pai é superenvolvido. Realizou-se um estudo de caso de psicoterapia familiar, com base na análise dos 19 atendimentos de terapia familiar sob a perspectiva sistêmica. Verifica-se que são inúmeros os fatores que podem contribuir para que o pai se envolva com sua filha, dentre eles, pode-se destacar a influência da família de origem, a alta disponibilidade de tempo do pai por estar aposentado, a relação conjugal conflitiva e a sintomatologia da filha. A vida da família girava em torno da filha e sua encoprese. Constata-se que o superenvolvimento paterno advinha mais da impossibilidade do pai de discriminar suas próprias necessidades das da filha, bem como de num desvio das tensões da relação conjugal. Assim, um superenvolvimento paterno nem sempre pode ser considerado positivo, fazendo-se necessário considerar o contexto no qual o mesmo ocorre.(AU)
Resumo em inglês: This study aimed to understand systemically the functioning of a family where the father is overinvolved. It was realized a case study of a family psychotherapy, based on analysis of 19 sessions of family therapy in the Systems Perspective. It appears that there are numerous factors that can contribute to the father becomes involved with his daughter, among them, we can highlight the influence of the origin’s family, the high availability of father time because he is retired, the marital relationship with conflict, and has daughter with symptoms. Family life revolved around his daughter and hers encopresis. It appears that the father overinvolvement come most of his father’s inability to discriminate his own needs of the daughter’s needs as well as a diversion from the stresses of marital relationship. It appears that a father overinvolvement cannot always be considered positive, making necessary to consider the context in which it occurs.(AU)
Limites:Humanos
Masculino
Feminino
Criança
Descritores Psi Português:RELAÇÕES FAMILIARES
PATERNIDADE
RELAÇÕES PAI-CRIANÇA
Descritores Psi Inglês:FAMILY RELATIONS
PATERNITY
FATHER CHILD RELATIONS
Descritores Psi Espanhol:RELACIONES FAMILIARES
PATERNIDAD
RELACIONES PADRE-NIÑO
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Id:52972
Autor:Schuh, Sarah Maria Lemos; Duque, Denise Franco.
Título:A inclusão do cuidador não abusivo no processo terapêutico em casos de violência sexual infantil intrafamiliar: um olhar sistêmico / The inclusion of non-abusive caregiver in the therapeutic process in cases of domestic child sexual abuse: a systemic approach.
Fonte:Nova perspect. sist;25(54)2016.
Resumo em português: O presente artigo tem por objetivo evidenciar a importância da inclusão do cuidador não abusivo no processo terapêutico em situações de violência sexual intrafamiliar infantil. Foram analisados relatos de um processo terapêutico familiar à luz da teoria sistêmica, tendo por foco as narrativas relacionadas às situações de violência intrafamiliar e comportamentos associados. Os eixos de conteúdos foram organizados em: 1. Dinâmica familiar e padrão de relacionamento abusivo; 2. Ambivalência e dúvida; 3. Intergeracionalidade e revivência do próprio abuso; 4. Desamparo aprendido, e 5. Recomeçar. Percebeu-se que o atendimento familiar contribuiu com o processo de comunicação, possibilitando aos membros da família uma maior compreensão acerca das realidades subjetivas e contribuindo para o processo de elaboração do luto diante das violências sofridas, da perda da família idealizada e das dificuldades e sofrimento enfrentados com o afastamento do agressor.(AU)
Resumo em inglês: This study aim to discuss the inclusion of non-abusive caregiver in the therapeutic process in situations of domestic child sexual violence. Reports were analyzed from a family therapeutic process in the light of systemic theory, with a focus narratives related to situations of domestic violence and associated behaviors. The contents axes brought to the session were organized into: 1. Family dynamics and pattern of abusive relationships; 2. Ambivalence and doubt; 3. Intergenerationality and revival of own abuse; 4. learned helplessness, and 5. starting over. It was noticed that the family therapy contributed to the communication process, enabling family members a greater understanding of subjective realities and contributing to the grief process in the face of sustained violence, the idealized family loss and the difficulties and suffering faced with the removal of the aggressor.(AU)
Limites:Humanos
Masculino
Feminino
Criança
Adolescente
Adulto
Descritores Psi Português:ABUSO DA CRIANÇA
ABUSO SEXUAL
VIOLÊNCIA NA FAMÍLIA
Descritores Psi Inglês:CHILD ABUSE
SEXUAL ABUSE
FAMILY VIOLENCE
Descritores Psi Espanhol:ABUSO DE NIÑOS
ABUSO SEXUAL
VIOLENCIA DOMÉSTICA
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Id:52971
Autor:Calassa, Glacy Daiane B.; Penso, Maria Aparecida.
Título:Articulando a visão sistêmica com os conceitos fundamentais da política atual para álcool e outras drogas / Articulating the systemic view with the basic concepts of the current policy for alcohol and other drugs.
Fonte:Nova perspect. sist;25(54)2016.
Resumo em português: Este artigo teórico tem como objetivo discutir possíveis articulações entre a abordagem sistêmica e os conceitos fundamentais da Política Nacional para a atenção aos usuários de álcool e outras drogas, do Ministério da Saúde. Apresenta a visão sistêmica e a referida política com seus dispositivos de atendimento que privilegia o sujeito singular e a importância das relações em sua constituição, apontando para os pontos de convergência entre elas. Discute conceitos de clínica ampliada, equipe de referência, rede intersetorial e intervenção em rede que ampliam a compreensão do problema, não culpabilizando o indivíduo e passando a contemplar as relações.(AU)
Resumo em inglês: This theoretical article aims to discuss possible links between the systemic approachand the fundamental concepts of the National Policy for attention to the users of alcohol and other drugs, from the Ministry of Health of Brazil. It presents a systemic view and the policy with their care devices that focus on singular subject and the importance of relations in its constitution, indicating the points of convergence between them. Discusses integrated care, reference staff, cross-sector network and network intervention that enhance the understanding of the problem, not blaming the individual and passing to contemplate relations.(AU)
Descritores Psi Português:POLÍTICAS PÚBLICAS
DROGA (ABUSO)
ABUSO DE ÁLCOOL
Descritores Psi Inglês:PUBLIC POLICIES
DRUG ABUSE
ALCOHOL ABUSE
Descritores Psi Espanhol:POLÍTICAS PÚBLICAS
ABUSO DE DROGAS
ABUSO DE ALCOHOL
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Id:52970
Autor:Machado, Murilo José D'Almeida; Chaves, Ulisses Herrera.
Título:Gregory Bateson e o construtivismo / Gregory Bateson and the constructivism.
Fonte:Nova perspect. sist;25(54)2016.
Resumo em português: Esse artigo tem como propósito expor algumas contribuições teóricas de Gregory Bateson (1904-1980), em particular sobre o “Sistema de Codificação-avaliação” e a “Teoria dos Tipos Lógicos”, no sentido de propiciar ao leitor uma reflexão sobre a importância de tais contribuições para a mudança paradigmática que ocorre na ciência. Esta é uma mudança do paradigma característico da chamada era moderna da ciência para um novo paradigma, o da era pós-moderna. O processo de mudança paradigmática foi impulsionado pela contribuição de vários autores que, ao longo do tempo, foram incutindo outro modo de pensar o conhecimento científico. Este artigo aponta para Gregory Bateson.(AU)
Resumo em inglês: This article aims at exposing some theoretical contributions of Gregory Bateson (1904-1980), in particular the “Codification and Evaluation System” and the “Theory of Logical Types”, in order to provide the reader with a reflection on the importance of such contributions to the paradigm shift that occurs in science. This is a shift from the characteristic paradigm of the so-called modern era of science to the new paradigm of the postmodern era. The process of paradigm shift was improved by the contribution of various authors who, over time, were instilling another way of thinking scientific knowledge. This article points at Gregory Bateson.(AU)
Descritores Psi Português:CONSTRUTIVISMO
PÓS-MODERNIDADE
PARADIGMA
Indivíuo como Tema:Bateson, Gregory
Descritores Psi Inglês:CONSTRUCTIVISM
POSTMODERNISM
PARADIGM
Descritores Psi Espanhol:CONSTRUCTIVISMO
POSTMODERNIDAD
PARADIGMA
Responsável:BR1729.1 - Universidade Anhembi Morumbi - Biblioteca Central.
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Id:52969
Autor:Borduque, Maria Clara Bianchini; Borges, Celiane Camargo.
Título:Narrativas estratégicas para a mudança organizacional: a perspectiva da linguagem poética / Strategic narratives to organisational change: the perspective of the poetic language.
Fonte:Nova perspect. sist;25(54)2016.
Resumo em português: Com toda a revolução tecnológica, cultural, social e política, entramos em um novo paradigma de um mundo conectado, globalizado e com novos desafios a serem enfrentados. Teorias e clássicos métodos de intervenção e mudança parecem não serem suficientes neste novo contexto. Especificamente no campo organizacional, estamos passando por momentos de crise e de mudanças. Está se tornando necessário ressignificar o papel das empresas, o papel dos líderes, o papel dos processos burocráticos e o papel dos valores. O presente artigo traz o entendimento da linguagem como construção social, como uma possível ferramenta de mudança da lógica organizacional. Nesse cenário, a linguagem poética se apresenta como um recurso de construção e ressignificação de sentido, promovendo também a possibilidade de reinvenção organizacional.(AU)
Resumo em inglês: In the context of technological, cultural, social and political changes, we are experiencing a new paradigm of an interconnected world, globalised and with new challenges to be faced. Traditional theories and methods of intervention and change appear to be not relevant in this context anymore. Specifically, in the organizational field, struggles for a change is happening. It seems to be urgent to reframe the role of the companies, of the leaders, the role of bureaucratic processes as well as the role of value proposition. The present article brings the understanding of language as a social construction, as a possible mean of change in the organisational logic. In this scenario, the poetic language is presented as a resource to construct and to reframe meaning, promoting the possibility of reinventing organizations.(AU)
Descritores Psi Português:CONSTRUCIONISMO SOCIAL
POESIA
LINGUAGEM
Descritores Psi Inglês:SOCIAL CONSTRUCTIONISM
POETRY
LANGUAGE
Descritores Psi Espanhol:CONSTRUCCIONISMO SOCIAL
POESIA
LENGUAJE
Responsável:BR1729.1 - Universidade Anhembi Morumbi - Biblioteca Central.
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Id:52968
Autor:Winslade, John; Monk, Gerald.
Título:Mediação narrativa: uma abordagem diferenciada para a resolução de conflitos / Narrative mediation: a distinctive approach to conflict resolution.
Fonte:Nova perspect. sist;25(54)2016.
Resumo em português: Este artigo apresenta uma visão geral dos fundamentos teóricos e das práticas específicas da mediação narrativa. Os pressupostos pós-modernos e do construcionismo social são apresentados, seguidos pelas práticas de conversa de externalização, dupla escuta, mapeamento dos efeitos e a construção da contra-história no trabalho narrativo. O objetivo principal deste artigo é mostrar como a criação de um novo espaço relacional, usando os métodos narrativos, cria o ambiente para a obtenção de um entendimento mútuo, um fator necessário para se chegar às negociações satisfatórias e bem sucedidas, assim como em compromissos duradouros.(AU)
Resumo em inglês: This article provides an overview of the theoretical foundations and specific practices of narrative mediation. The postmodern and social constructionist assumptions are introduced followed by the practices of externalizing conversation, double listening, mapping the effects, and counter story construction in narrative work. The primary thrust of the article is on how the creation of a new relational space using the narrative method sets the stage for the attainment of mutual understanding, a necessary factor in achieving satisfying and successful negotiations and lasting settlements.(AU)
Descritores Psi Português:PSICOTERAPIA
ESCUTA PSICANALÍTICA
CONSTRUCIONISMO SOCIAL
Descritores Psi Inglês:PSYCHOTHERAPY
PSYCHOANALYTICAL LISTENING
SOCIAL CONSTRUCTIONISM
Descritores Psi Espanhol:PSICOTERAPIA
ESCUCHA PSICOANALITICA
Responsável:BR1729.1 - Universidade Anhembi Morumbi - Biblioteca Central.
Meio Eletrônico:www.revistanps.com.br/index.php/nps/article/view/99/121


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Id:52950
Autor:Sant'anna, Tatiana Camargo de; Penso, Maria Aparecida.
Título:A violência contra a mulher na perspectiva da terapia feminista da família / The violence against women in the context of feminist family therapy.
Fonte:Nova perspect. sist;24(53)2015.
Resumo em português: Este artigo teórico tem como objetivo apresentar conceitos relacionados à violência contra a mulher no âmbito do relacionamento conjugal, a partir da terapia feminista da família, articulada com conceitos de desigualdade de gênero. Inicialmente, apresenta conceitos da terapia familiar sistêmica, gênero e feminismo, visando facilitar a compreensão sobre o surgimento da terapia feminista da família. Em seguida, descreve os conceitos de violência na relação conjugal em suas diversas expressões. Posteriormente, articula conceitos de família e de desigualdade de gênero à luz da terapia feminista da família e finaliza buscando articular violência conjugal, gênero, feminismo, patriarcado e terapia feminista da família.(AU)
Resumo em inglês: This paper aims to present concepts related to violence against women in the conjugal relationship, in the sense of the feminist family therapy, combined with gender inequality concepts. Initially, the paper presents concepts of systemic family therapy, gender and feminism, to facilitate the understanding of the emergence of the feminist family therapy. Then, it describes the concepts of violence in the conjugal relationship in its various expressions. Later, it articulates concepts of family and gender inequality in the sense of the feminist family therapy and finally, it attempts to articulate domestic violence, gender, feminism, patriarchy and feminist family therapy.(AU)
Descritores Psi Português:PSICOLOGIA FEMINISTA
GÊNERO
FEMINISMO
TERAPIA FAMILIAR
VIOLÊNCIA CONTRA MULHER
Descritores Psi Inglês:FEMINIST PSYCHOLOGY
GENDER
FEMINISM
FAMILY THERAPY
VIOLENCE AGAINST WOMEN
Descritores Psi Espanhol:PSICOLOGÍA FEMINISTA
GÉNERO
FEMINISMO
TERAPIA FAMILIAR
VIOLENCIA CONTRA LA MUJER
Responsável:BR1729.1 - Universidade Anhembi Morumbi - Biblioteca Central.
Meio Eletrônico:www.revistanps.com.br/index.php/nps/article/view/149/112


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Id:52949
Autor:Soares, Laura Cristina Eiras Coelho.
Título:Recasamento, dinheiro e solidariedade: possíveis demandas das famílias recasadas nos tribunais / Remarriage, money and solidarity: possible demands of remarried families in the courts.
Fonte:Nova perspect. sist;24(53)2015.
Resumo em português: O presente trabalho aborda a gestão financeira no recasamento após divórcio. Como caminho metodológico realizou-se o levantamento bibliográfico sobre a temática e aplicaram-se entrevistas individuais com padrastos e madrastas. Para fins de elaboração deste artigo optou-se por pontuar os seguintes aspectos, que podem se tornar demandas endereçadas aos tribunais, referentes à economia dessas configurações familiares: pedido de alimentos por parte dos enteados; solidariedade financeira entre padrasto/madrasta e enteados e distribuição da herança entre os irmãos não consanguíneos. A partir dos relatos dos entrevistados, articulado com o suporte teórico, observou-se que a administração econômica nas famílias recasadas expressam mais do que pedidos materiais, podendo revelar os vínculos afetivos constituídos.(AU)
Resumo em inglês: This paper discusses the financial management in remarried families after divorce. As a methodological way there was the literature on the subject and applied individual interviews with stepparents. For purposes of this article it was chosen to rate the following aspects, which can become requests addressed to the court, referring to the economy of these family configurations: child support by the stepchildren; financial solidarity between stepfather/stepmother and stepchildren; and distribution of heritage among the siblings not blood relatives. From the reports of the interviewees, articulated with the theoretical support, it was observed that the economic administration in remarried families express more than material requests and can reveal the affective bonds established.(AU)
Limites:Humanos
Masculino
Feminino
Descritores Psi Português:FAMÍLIA
PSICOLOGIA FORENSE
DIVÓRCIO
RELAÇÕES PAIS-CRIANÇA
ECONOMIA
Descritores Psi Inglês:FAMILY
FORENSIC PSYCHOLOGY
DIVORCE
PARENT CHILD RELATIONS
ECONOMICS
Descritores Psi Espanhol:FAMILIA
PSICOLOGÍA FORENSE
DIVORCIO
RELACIONES PADRES-NIÑOS
ECONOMÍA
Responsável:BR1729.1 - Universidade Anhembi Morumbi - Biblioteca Central.
Meio Eletrônico:www.revistanps.com.br/index.php/nps/article/view/148/111


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Id:52948
Autor:Dias, Suzana Wayand; Assumpção, Cecília Pereira de Almeida; Mandelbaum, Helena Gurfinkel.
Título:Supervisão em mediação: uma abordagem sistêmica de apresentação de caso / Group couseling in mediation: a systemic approach for case presentation.
Fonte:Nova perspect. sist;24(53)2015.
Resumo em português: O artigo apresenta um modelo de supervisão para apresentação de casos em mediação a partir dos aportes do construcionismo social e o processo U. Este método foi criado, primeiramente, para o contexto do Setor de Mediação do Fórum de Santana. O novo método contribuiu sobremaneira para a capacidade de reflexão e da ampliação do repertório do mediador e, mais especificamente, da sua percepção em relação ao sistema mediador-mediando e comediação.(AU)
Resumo em inglês: This article provides group counseling with the approach of the social constructionism and the U-Process for facilitating the case presentation in mediation. This method was first created for the context of the Forum Santana mediation Sector. The new method contributed greatly to develop the capacity to reflect and to expand mediator’s repertoire, and its perception of mediator-mediating and comediator systems.(AU)
Descritores Psi Português:CONSTRUCIONISMO SOCIAL
ACONSELHAMENTO
PROFISSIONAIS
Descritores Psi Inglês:SOCIAL CONSTRUCTIONISM
COUNSELLING
PROFESSIONAL PERSONNEL
Descritores Psi Espanhol:CONSTRUCCIONISMO SOCIAL
ACONSEJAR
PROFESIONALES
Responsável:BR1729.1 - Universidade Anhembi Morumbi - Biblioteca Central.
Meio Eletrônico:www.revistanps.com.br/index.php/nps/article/view/147/110


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Id:52947
Autor:Hernández, Fernando Zarco.
Título:Significados da masculinidade em grupos de ajuda mútua para familiares de alcoólatras no México / Meanings of masculinity in mutual help groups for families of alcoholics in Mexico.
Fonte:Nova perspect. sist;24(53)2015.
Resumo em português: Este artigo pretende dar conta das transformações que acontecem nos significados de masculinidade em homens que frequentam grupos de ajuda mútua para familiares de alcoólatras, e das repercussões que tais transformações geram na dinâmica familiar. Através de entrevistas semiestruturadas, os participantes compartilham sensações de vulnerabilidade, intimidade e emotividade que experimentaram graças à sua participação nos grupos de ajuda mútua, e as transformações que realizaram em relação aos preconceitos sociais sobre ser homem. Os significados hegemônicos da masculinidade constituem um pilar na construção da noção tradicional de família. Uma revisão crítica desses significados permite dar visibilidade às suas múltiplas contradições e ambiguidades. O alcoolismo na família se transforma, desta maneira, em uma oportunidade para ressignificar as concepções tradicionais de família e masculinidade, que se transformam em maneiras mais criativas e livres da existência.(AU)
Resumo em inglês: This article aims to account for the changes that occur in the meanings of masculinity in men attending mutual help groups for families of alcoholics, and the implications these changes have in their family dynamics. Through semistructured interviews, participants share feelings of vulnerability, intimacy and emotivity they have experienced resulting of their participation in mutual help groups, and the changes that have been made in connection with social prejudices about being a man. Hegemonic meanings of masculinity are a pillar in the traditional notion of family’s construction. A critical review of these meanings all to watch multiple contradictions and ambiguities. Thus, alcoholism in the family becomes an opportunity to transform traditional conceptions about family and masculinity, which means creative ways of existence and liberty.(AU)
Limites:Humanos
Masculino
Adolescente
Meia-Idade
Descritores Psi Português:MASCULINIDADE
FAMÍLIA
ALCOOLISMO
GRUPOS DE APOIO
Descritores Psi Inglês:MASCULINITY
FAMILY
ALCOHOLISM
SUPPORT GROUPS
Descritores Psi Espanhol:MASCULINIDAD
FAMILIA
ALCOHOLISMO
GRUPOS DE AUTOAYUDA
Responsável:BR1729.1 - Universidade Anhembi Morumbi - Biblioteca Central.
Meio Eletrônico:www.revistanps.com.br/index.php/nps/article/view/146/108


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Id:52946
Autor:Frabetti, Karol Conti; Thomazelli, Caroline; Camargo, Mario Lázaro; Cardoso, Hugo Ferrari.
Título:Práticas narrativas e orientação profissional> a possibilidade de desconstrução de estereótipos ligados às profissões / Narrative practices and professional guidance: a possibility of deconstruction of stereotypes linked to professions.
Fonte:Nova perspect. sist;24(53)2015.
Descritores Psi Português:ORIENTAÇÃO VOCACIONAL
PSICOTERAPIA
ESTEREÓTIPOS (PSICOLOGIA)
PROFISSÕES
Descritores Psi Inglês:VOCATIONAL GUIDANCE
PSYCHOTHERAPY
STEREOTYPES (PSYCHOLOGY)
OCCUPATIONS
Descritores Psi Espanhol:ORIENTACIÓN VOCACIONAL
PSICOTERAPIA
ESTERÓTIPOS (PSICOLOGÍA)
PROFESIONES
Responsável:BR1729.1 - Universidade Anhembi Morumbi - Biblioteca Central.
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Id:52945
Autor:Jorquera, Carolina Gonzaga Sanches; Araújo, Vanja David dos Santos.
Título:Histórias que fortalecem profissionais em um contexto de adoecimento progressivo / Stories that empower professionals in a context of progressive illnesses.
Fonte:Nova perspect. sist;24(53)2015.
Resumo em português: Este artigo descreve o processo de construção de um contexto de diálogo e colaboração em uma equipe multidisciplinar, especializada em pacientes com doenças neuromusculares. A equipe experimenta diariamente sentimentos de impotência diante da precocidade da morte e da incerteza do futuro, por vezes sem espaço para serem compartilhados na rotina de trabalho. Relata especificamente, a produção de um documento coletivo e posteriormente a realização de uma cerimônia de definição, ambos inspirados nas chamadas Práticas Narrativas Coletivas descritas por David Denborough. Narrar e renarrar histórias vividas com os pacientes, ressaltando habilidades e conhecimentos da equipe ao enfrentar as dificuldades para estar da melhor maneira possível com tais pacientes e seus familiares, colaborou para o fortalecimento da equipe e proporcionou o início de uma grande rede conversacional sobre o tema.(AU)
Resumo em inglês: This article describes the process of reconstruction within a dialogue context and collaboration of a team of multidisciplinary professionals who are specialised in patients with neuromuscular diseases. The team experiences feelings of impotence created by the deep impact of early deaths and uncertainty of the future. These feelings often had no room for sharing in the daily routine of work. This report also a production of a document of collective production and subsequently the ceremony of definition, both inspired by the called Collective Narratives written by David Denborough. This team tells and retells stories lived with their patients enhancing the team’s skills and knowledge while facing difficulties and doing their best when spending time with the patients and families. These facts strengthened the team and offered the beginning of a large conversational network about the theme.(AU)
Descritores Psi Português:CONSTRUCIONISMO SOCIAL
DISTÚRBIOS NEUROMUSCULARES
PESSOAL DA SAÚDE
PSICOTERAPIA
Descritores Psi Inglês:SOCIAL CONSTRUCTIONISM
NEUROMUSCULAR DISORDERS
HEALTH PERSONNEL
PSYCHOTHERAPY
Descritores Psi Espanhol:CONSTRUCCIONISMO SOCIAL
TRASTORNOS NEUROMUSCULARES
PERSONAL DE SALUD
PSICOTERAPIA
Responsável:BR1729.1 - Universidade Anhembi Morumbi - Biblioteca Central.
Meio Eletrônico:www.revistanps.com.br/index.php/nps/article/view/143/106


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Id:52944
Autor:Lenzi, Bruno; Anjos, Amanda Correa dos; Westphal, Ana Cintia; Raffs, Karolina Costa; Gonçalves, Luísa; Germani, Mariana; Apóstolo, Mariana Vieira; Cichela, Valéria.
Título:A construção da postura profissional para o encontro terapêutico / The construction of professional stance for the therapeutical meeting.
Fonte:Nova perspect. sist;24(53)2015.
Resumo em português: A partir da vivência de atendimentos terapêuticos com equipe reflexiva baseados na teoria construcionista social e de práticas colaborativas, pudemos experimentar a construção e transformação de nossas posturas profissionais para a conversação terapêutica com pessoas e famílias que buscam nossos serviços. Este artigo traz o apanhado teórico com o qual dialogamos para fundamentar a prática que vivemos com nossos clientes. Em seguida selecionamos momentos transformadores destes atendimentos para compartilhar inovações e inspirações da prática clínica.(AU)
Resumo em inglês: From the experience of therapeutic processes with reflective teams based in the social constructionism theory and collaborative practices, facilitated by a group of psychologists, we could experience the construction and transformation of our professional stances for the therapeutical conversation with persons and families that seek our services. This article presents the theory wich we invited to dialogue and support the practice we experienced with our clients. Furthermore we selected transformational moments of these sessions to share the innovations and inspirations of the clinical practice.(AU)
Descritores Psi Português:TERAPIA FAMILIAR
CONSTRUCIONISMO SOCIAL
ACOMPANHAMENTO TERAPÊUTICO
Descritores Psi Inglês:FAMILY THERAPY
SOCIAL CONSTRUCTIONISM
THERAPEUTIC ACCOMPANIMENT
Descritores Psi Espanhol:TERAPIA FAMILIAR
CONSTRUCCIONISMO SOCIAL
ACOMPAÑAMIENTO TERAPÉUTICO
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Id:52894
Autor:Tissot, Daiane Wiltgen; Colossi, Patrícia Manozzo.
Título:Aspectos psicológicos nos contextos de sobrepeso na percepção do jovem adulto / Psychological aspectis in overweight contexts in adult youth perception.
Fonte:Nova perspect. sist;24(52)2015.
Resumo em português: O sobrepeso constitui-se na condição intermediária entre peso adequado e obesidade, necessitando de atenção preventiva para que não se agrave em quadros clínicos mais complexos. O presente estudo investigou quatro adultos jovens da serra gaúcha a fim de explorar os aspectos psicológicos individuais e relacionais envolvidos neste contexto. Foram utilizados uma entrevista semiestruturada e um questionário sociodemográfico a fim de investigar qualitativamente: a relação entre sobrepeso e questões emocionais; as relações desempenhadas na família; o contexto familiar e resolução de conflitos; a relação entre sobrepeso e autoimagem, autoestima e autoconfiança; as implicações do sobrepeso na qualidade de vida, e os aspectos do sobrepeso nas relações sociais. Destacou-se a importância das relações e dinâmicas familiares na constituição e manutenção do fenômeno estudado.(AU)
Resumo em inglês: The overweight is an intermediate condition among the appropriate weight and obesity, and need preventive care to prevent more serious and complex medical conditions. The present study investigated four young adults of the state to explore individual and relational psychological aspects involved in this context. A semi-structured interview and a sociodemographic questionnaire were used to investigate qualitatively: the relationship between overweight and emotional issues; relations in the family; family background and conflict resolution; the relationship between overweight and self-image, self-esteem and self-confidence; the overweight implications for quality of life, and aspects of overweight in social relations. The highlights were the relations and family dynamics in the construction and staying of the phenomenon studied.(AU)
Limites:Humanos
Masculino
Feminino
Adulto Jovem
Descritores Psi Português:CONSTRUCIONISMO SOCIAL
OBESIDADE
RELAÇÕES FAMILIARES
ESTADOS EMOCIONAIS
Descritores Psi Inglês:SOCIAL CONSTRUCTIONISM
OBESITY
FAMILY RELATIONS
EMOTIONAL STATES
Descritores Psi Espanhol:CONSTRUCCIONISMO SOCIAL
OBESIDAD
RELACIONES FAMILIARES
ESTADOS EMOCIONALES
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Id:52893
Autor:Marra, Marlene Magnabosco; Omer, Haim; Costa, Liana Fortunato.
Título:Cuidado vigilante: diálogo construtivo e responsabilidade relacional em contexto de violêncio familiar / Vigilante care: constructive dialogue and relationship responsibility in contexts of family violence.
Fonte:Nova perspect. sist;24(52)2015.
Resumo em português: Esse texto tem como objetivo apresentar o conceito de Cuidado Vigilante (CV) como uma proposta de intervenção em contextos de violência familiar e como objetivo secundário, refletir sobre o CV como uma forma de aproximação, de um diálogo construtivo das narrativas familiares e suas vivências de abuso sexual, contrapondo a crença ancorada na violência como solução educativa e evidenciando a questão da responsabilidade relacional. O CV consiste em um enfoque psicoeducativo, uma perspectiva teórica e prática que evidencia os efeitos positivos do conhecimento dos pais sobre a vida dos filhos em situação de risco, resultando em confiança e diálogo mútuos. O CV difere das tentativas de monitoramento e busca aumentar a presença dos pais na vida dos filhos. Essa proposta combina vigilância e presença afetiva positiva dos pais garantindo a segurança da criança ou adolescente em situação de risco, através de sua presença imediata. O Construcionismo Social apresenta-se como uma referência na articulação do CV com as abordagens relacionais e conversacionais para os contextos interventivos.(AU)
Resumo em inglês: This text has as its objective to present the concept of Vigilant Care (VC) as a proposal of intervention in contexts of family violence. A secondary objective is to reflect about VC as a form of establishing closer relationships and of creating a constructive dialogue of the family narratives and their experiences of sexual abuse. These concepts run contrary to the belief in violence as an educational measure and the responsibility of the parents/caretakers is put in first instance. Vigilant Care (VC) consists of a psycho-educational focus, a theoretical and practical perspective that aims at enhancing parents’ knowledge about the lives of children at risk thus resulting in mutual trust and dialogue. VC seeks not to monitor but to increase the parents’ presence in the lives of the children. This proposal combines vigilance and affective positive and immediate presence of the parents. The approach is meant to guarantee the security of the child and the adolescent in situation of risk through the immediate personal presence of the parents. The Social Constructivism is used as reference in VC with its approach of forging closer relationships and dialogue in contexts of intervention.(AU)
Descritores Psi Português:CONSTRUCIONISMO SOCIAL
RESPONSABILIDADE SOCIAL
VIOLÊNCIA NA FAMÍLIA
COMPORTAMENTO DE CUIDADO DA CRIANÇA
Descritores Psi Inglês:SOCIAL CONSTRUCTIONISM
SOCIAL RESPONSIBILITY
FAMILY VIOLENCE
CHILD CARE
Descritores Psi Espanhol:CONSTRUCCIONISMO SOCIAL
RESPONSABILIDAD SOCIAL
VIOLENCIA DOMÉSTICA
CONDUCTA DE CUIDADO DEL NIÑO
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Id:52892
Autor:Oliveira, Tamara Rossi de ; Resende, Paula Cristina Medeiros; Rasera, Emerson F. .
Título:A utilização de cartas na formação docente: uma contribuição construcionista social / Using letters in teacher education: a social constructionist contribution.
Fonte:Nova perspect. sist;24(52)2015.
Resumo em português: Este trabalho tem por objetivo descrever o processo de redação de cartas voltadas ao aprimoramento da prática docente, bem como, apontar algumas diretrizes potencialmente úteis nessa tarefa. Trata-se de um relato de experiência baseado na troca de cartas entre uma professora de Psicologia e a monitora de sua disciplina, no ensino superior, durante um semestre letivo. A partir da análise das cartas, apresentamos um conjunto de práticas de escrita influenciadas por uma perspectiva construcionista social e que enfatizam o uso da carta como forma de promover o diálogo e a reflexão. Observamos que o uso da carta estimulou momentos reflexivos em sala de aula e relações mais horizontais entre professores e alunos. Contudo, é importante que a utilização das cartas se alie a programas institucionais amplos de formação docente para que seja um instrumento efetivo de desenvolvimento profissional.(AU)
Resumo em inglês: This paper aims to describe the process of writing letters seeking the improvement of the teaching practice, as well as point out some potentially useful guidelines in this task. The methodology is an experience report based on the exchange of letters between a Psychology teacher and one monitor of the course, during an academic semester in higher education. From the analysis of the letters, we present a set of writing practices influenced by Social Construcionism that emphasize the use of letters as a way to promote dialogue and reflection. We observed that the use of letters allowed the development of reflective practice in the classroom and more horizontal relationships between teachers and students. However, it is important that the use of the letters allies with the school programs and projects to be an effective tool for teacher training.(AU)
Descritores Psi Português:FORMAÇÃO DE PROFESSORES
EDUCAÇÃO
MANUSCRITOS
CONSTRUCIONISMO SOCIAL
Descritores Psi Inglês:TEACHER EDUCATION
EDUCATION
MANUSCRIPTS
SOCIAL CONSTRUCTIONISM
Descritores Psi Espanhol:FORMACIÓN DE PROFESORES
EDUCACIÓN
MANUSCRITOS
CONSTRUCCIONISMO SOCIAL
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Id:52891
Autor:Poletto, Ana Luiza; Manfredini, Andreza Maria Neves; Grandesso, Marilene.
Título:A responsabilidade relacional como recurso para o uso do dinheiro nas relações familiares / Relational responsability as a resource for the use of money in family relationships.
Fonte:Nova perspect. sist;24(52)2015.
Resumo em português: O objetivo deste trabalho foi refletir, a partir da experiência clínica, de que maneira o olhar da responsabilidade relacional pode ser um recurso para as famílias atuais lidarem de forma satisfatória com as questões econômicas, como uma forma de promover o respeito entre os membros. Se considerarmos que uma família configura um espaço de convivência, compartilhando significados sobre os acontecimentos da vida, o aprendizado dos filhos no uso do dinheiro, pode ser construído no diálogo e compromisso com valores comuns. A partir de nossa experiência com famílias envolvidas em situações dilemáticas no que se refere ao uso do dinheiro, consideramos a importância da responsabilidade relacional na construção de uma convivência de respeito e legitimação da voz de cada membro. Como conclusão, destacamos a importância do diálogo, e nos colocamos no lugar de terapeutas a fim de criar condições favoráveis para conversas em que todos os membros tenham voz e sintam-se respeitados.(AU)
Resumo em inglês: The objective of this study was to reflect, from the clinical experience, how the look of relational responsibility can be a resource for current families deal satisfactorily with the economic issues, as a way to promote respect among members. If we consider that a family sets up a living space, sharing meanings of the events of life, learning of the children in the use of money, can be built on dialogue and commitment to common values. From our experience with families involved in dilemmas with regard to the use of money, consider the importance of relational responsibility in building a oexistence of respect and legitimacy of the voice of each member. In conclusion, we emphasize the importance of dialogue, and put in place herapists in order to create favorable conditions for talks in which all members have a voice and feel respected.(AU)
Descritores Psi Português:FAMÍLIA
FINANÇAS
EDUCAÇÃO
CONSTRUCIONISMO SOCIAL
Descritores Psi Inglês:FAMILY
FINANCE
EDUCATION
SOCIAL CONSTRUCTIONISM
Descritores Psi Espanhol:FAMILIA
FINANZAS
EDUCACIÓN
CONSTRUCCIONISMO SOCIAL
Responsável:BR1729.1 - Universidade Anhembi Morumbi - Biblioteca Central.
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Id:52890
Autor:Riva, Susan Kay Mossman.
Título:Criando espaço dialógico em pesquisa generativa usando as narrativas dos profissionais / Creating dialogical space in generative research using professional's narratives.
Fonte:Nova perspect. sist;24(52)2015.
Resumo em português: Uma combinação de métodos foi usada para abrir um espaço dialógico nas redes sociais e de saúde. Associada à abordagem construcionista social, a Avaliação Tradicional de Necessidades foi utilizada nos relatórios de saúde pública em relação à saúde mental, saúde dos imigrantes e a dos grupos LGBT, com um exame do ambiente de educação especial na região francófona da Suíça entre os anos de 2009 e 2014. Utilizando as narrativas dos professionais, a pesquisa gerou relatórios para a expansão do espaço dialógico. O trabalho de mudança social utilizou-se de vários discursos teóricos, incluindo mediação, antropologia médica e psicologia social. O aumento da atenção política para as questões de saúde pública aponta para a necessidade de modelos de pesquisa participativos consoantes com os valores democráticos. Este artigo apresenta um uso inovador da investigação narrativa e da condução da avaliação apreciativa que, desse modo, transforma as relações e orienta o planejamento e a política de saúde pública.(AU)
Resumo em inglês: Assemblages of methods were used to open dialogical space in social and healthcare networks. Traditional Needs Assessment combined with social constructionist approaches were used for public healthcare reports on mental health, immigrant health, LGBT health, and an audit in a special education setting between 2009 and 2014 in the French-speaking region of Switzerland. The research generated reports, using professional’s narratives, to expand dialogical space. The social change work drew upon several theoretical templates including mediation, medical anthropology, and social psychology. The increasing political focus on public healthcare issues elicits the need for participatory research models that correspond with democratic values. This article presents an innovative use of narrative inquiry, steering appreciative evaluation, transforming relations and orienting public healthcare planning and policy.(AU)
Descritores Psi Português:SAÚDE PÚBLICA
NARRATIVAS
DIALOGISMO (ANÁLISE LITERÁRIA)
Descritores Psi Inglês:PUBLIC HEALTH
NARRATIVES
DIALOGISM (LITERARY ANALYSIS)
Descritores Psi Espanhol:SALUD PÚBLICA
NARRATIVAS
DIALOGISMO (ANALISIS LITERARIA)
Responsável:BR1729.1 - Universidade Anhembi Morumbi - Biblioteca Central.
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Id:52889
Autor:London, Sylvia.
Título:Quem é o cliente: criando o cenário para a terapia colaborativa com crianças e suas famílias / Who is the client: setting the stage for collaborative therapy with children and their families.
Fonte:Nova perspect. sist;24(52)2015.
Resumo em português: Este artigo discute o processo de criação de um cenário para o trabalho colaborativo com crianças e suas famílias e aborda a seguinte questão: Quem é o cliente? Trata-se de uma apresentação teórica dos princípios básicos da clínica colaborativa seguida de um exemplo com comentários e reflexões que visam ilustrar como estas ideias são colocadas em prática.(AU)
Resumo em inglês: This article talks about the process of setting the stage in working collaboratively with children and their families and addresses the question: Who is the client? A theoretical presentation of the main principles of collaborative practices is followed by a case vignette with comments and reflections as an example of how these ideas are put into practice. The article addresses the dilemmas practitioners face when working with children and families.(AU)
Descritores Psi Português:PSICOTERAPIA DA CRIANÇA
TERAPIA FAMILIAR
PRÁTICA CLÍNICA
Descritores Psi Inglês:CHILD PSYCHOTHERAPY
FAMILY THERAPY
Descritores Psi Espanhol:PSICOTERAPIA INFANTIL
TERAPIA FAMILIAR
Responsável:BR1729.1 - Universidade Anhembi Morumbi - Biblioteca Central.
Meio Eletrônico:www.revistanps.com.br/index.php/nps/article/view/156/114


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Id:52888
Autor:Martins, Pedro Pablo Sampaio; Mcnamee, Sheila; Lorenzi, Carla Guanaes.
Título:Família como realização discursiva: uma explicação relacional / Family as a dicursive achievement: a relational account.
Fonte:Nova perspect. sist;24(52)2015.
Resumo em português: Partindo de um entendimento de família como construção social, este artigo sugere que as pessoas ativamente produzem sentidos sobre família no intercâmbio social. A ideia é que família pode ser concebida como uma realização discursiva: Família é definida em termos do que as pessoas, utilizando-se de diferentes discursos socialmente produzidos disponíveis, descrevem juntas como sendo família. Propomos que diferentes realidades sobre família são criadas por meio de processos de negociação de sentidos no momento interativo. Portanto, há muitas versões diferentes de família e cada uma delas tem implicações diversas para o mundo social. Exemplos dessas implicações para as teorias psicológicas, pesquisa e terapia familiar são apresentados, considerando como podem ser úteis para o campo da psicologia.(AU)
Resumo em inglês: Beginning with an understanding of family as a social construction, this article suggests that people actively make meanings about family during social interchanges. The idea is that family can be conceived as a discursive achievement: Family is defined in terms of what people who are drawing on various available socially produced discourses describe together as family. We propose that different realities regarding family are created via social processes of negotiating meaning in the interactive moment. Therefore, there are many different versions of family, and each of them has diverse implications for the social world. Examples of these implications for psychological theories, research, and family therapy are also presented, in considering how they might be useful in the field of psychology.(AU)
Descritores Psi Português:FAMÍLIA
RELAÇÕES FAMILIARES
TERAPIA FAMILIAR
CONSTRUCIONISMO SOCIAL
Descritores Psi Inglês:FAMILY
FAMILY RELATIONS
FAMILY THERAPY
SOCIAL CONSTRUCTIONISM
Descritores Psi Espanhol:FAMILIA
RELACIONES FAMILIARES
TERAPIA FAMILIAR
CONSTRUCCIONISMO SOCIAL
Responsável:BR1729.1 - Universidade Anhembi Morumbi - Biblioteca Central.
Meio Eletrônico:www.revistanps.com.br/index.php/nps/article/view/155/160


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Id:52849
Autor:Strong, Tom.
Título:Colaboração, generatividade, rigor e imaginação: quatro palavras para focar e estimular nossas investigações orientadas pela prática / Collaboration, generativity, rigor & imagination: four words to focus and animate our practice-oriented inquires.
Fonte:Nova perspect. sist;24(51)2015.
Resumo em português: Este trabalho apresenta a visão de que clientes, terapeutas e pesquisadores orientados à prática podem compartilhar um interesse comum ao se voltar às inquietações humanas como formas de investigação. Esta orientação de pesquisa ativa voltada às preocupações humanas deriva, em parte, da abordagem de Andersen aos problemas pessoais e de relacionamento enquanto nascidos de “diálogos paralisado”. Portanto, o papel do terapeuta e pesquisador orientado pela prática é, alternativamente, engajar seus clientes em novas formas de investigação dialógica. Quatro palavras são oferecidas para guiar conceitualmente como tais investigações dialógicas podem ser otimizadas de forma a estimular clientes, terapeutas e pesquisadores.(AU)
Resumo em inglês: This paper presents the view that clients, therapists, and practice-oriented researchers can share a common interest in addressing human concerns as arrested forms of inquiry. This action research orientation to human concerns derives in part from Andersen’s approach to personal and relational problems as arising within “stalled dialogues”. Thus, the role of therapist and practice-oriented researcher from this orientation is to alternatively engage clients in new forms of dialogic inquiry. Four words are offered to conceptually guide how such dialogic inquiries can be optimized in ways that animate clients, therapists, and researchers.(AU)
Descritores Psi Português:EXPERIMENTAÇÃO
PSICOTERAPIA
COOPERAÇÃO
IMAGINAÇÃO
Descritores Psi Inglês:EXPERIMENTATION
PSYCHOTHERAPY
COOPERATION
IMAGINATION
Descritores Psi Espanhol:EXPERIMENTACIÓN
PSICOTERAPIA
COOPERACIÓN
IMAGINACIÓN
Responsável:BR1729.1 - Universidade Anhembi Morumbi - Biblioteca Central.
Meio Eletrônico:www.revistanps.com.br/index.php/nps/article/view/177/152


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Id:52848
Autor:Fernández, Luciana Moretti.
Título:Análise situacional: alternativa metodológica para uma análise das vozes da integração nos comandos do crime / Situational analysis: methodological alternative for a analysis of the voices of integration on criminal "comandos".
Fonte:Nova perspect. sist;24(51)2015.
Resumo em português: Este artigo apresenta uma aplicação da Análise Situacional (AS) como alternativa metodológica para abordar problemas humanos de forma situada. O delineamento do terreno analítico e a identificação de caminhos de amostragem teórica possíveis são exemplificados através de mapas situacionais, em um processo no qual a interação do pesquisador com o problema conduz a pesquisa. Os mapas apresentados foram construídos a partir de vídeos de apologia do crime que circulam no YouTube, analisados em minha pesquisa doutoral sobre a dimensão comunicacional do engajamento na violência programática. O desenvolvimento da pesquisa permitiu delinear a apologia do crime como terreno analítico no qual promessas de redescrição no braço nervoso dos comandos, a desumanização do oponente e a blindagem afetiva articulam-se como eixos de práticas sugestivas de radicalização em contextos de violência prévia.(AU)
Resumo em inglês: This paper describes an application of Situational Analysis (SA) as a methodological alternative to approach human problems as situated problems. The delineation of the analytic terrain and the identification of possible theoretical sampling paths are illustrated through situational maps in a process in which the inquiry is guided by the interaction between the researcher and the problem. The maps discussed were built from videos of apology of crime circulating in YouTube, analyzed in my doctorate research that deals with the communicational dimension of engagement in programmatic violence. Through the research, the apology of crime was delineated as the analytic terrain where promises of redescription within the nervous arm of criminal groups (comandos), enemy dehumanization and affective shielding articulate as axis of practices and processes suggesting radicalization in violent contexts.(AU)
Descritores Psi Português:VIOLÊNCIA
CRIME
REDES SOCIAIS
Descritores Psi Inglês:VIOLENCE
CRIME
SOCIAL NETWORKS
Descritores Psi Espanhol:VIOLENCIA
CRIMEN
REDES SOCIALES
Responsável:BR1729.1 - Universidade Anhembi Morumbi - Biblioteca Central.
Meio Eletrônico:www.revistanps.com.br/index.php/nps/article/view/176/151


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Id:52847
Autor:Santos, Luisa Gonçalves; Bonoto, Andréia Chagas Pereira.
Título:O Facebook como espaço de construção social: reconstruindo as narrativas sobre o câncer de mama / Facebook as a locus for social construction: reconstructing breast cancer narratives.
Fonte:Nova perspect. sist;24(51)2015.
Resumo em português: De acordo com o Instituto Nacional do Câncer (Inca), o câncer de mama representa a quinta causa de morte por câncer em geral e a causa mais frequente de morte por câncer em mulheres. Nesse contexto, à luz da Terapia narrativa e do Construcionismo Social, o presente trabalho buscou investigar de que forma o uso do Facebook pode ajudar as pessoas a enfrentarem o adoecimento por câncer de mama, estabelecendo-se como ferramenta para mudanças de uma narrativa sobre a doença. Para tanto, foram analisadas as postagens públicas de três fanpages no Facebook, bem como os comentários deixados em cada postagem. Os dados revelaram que as autoras participantes têm escolhido se distanciar dos antigos estigmas carregados pelo câncer e ressignificar o seu processo de tratamento, ampliando as possibilidades de construção e reconstrução de narrativas.(AU)
Resumo em inglês: According to the Brazilian National Cancer Institute (INCA), breast cancer represents the fifth cause of death by cancer in general, and the most frequent one in women. Therefore, underpinned by Narrative Therapy and Social Constructionism, this study aimed at investigating if, and, if so, how facebook might aid those grappling with breast cancer, establishing itself as an arena wherein master narratives on such disease may be altered; hence our analyses of three facebook fan pages public posts, as well as of the comments left down each post. Data collected revealed that, predominantly, the authors/participants have decided on distancing themselves from former stigmas attached to cancer and on resignifying the process of its treatment, ultimately widening narratives construction and reconstruction possibilities.(AU)
Descritores Psi Português:NEOPLASIAS MAMÁRIAS
REDES SOCIAIS
PSICOTERAPIA
Descritores Psi Inglês:BREAST NEOPLASMS
SOCIAL NETWORKS
PSYCHOTHERAPY
Descritores Psi Espanhol:NEOPLASMAS DE LA MAMA
REDES SOCIALES
PSICOTERAPIA
Responsável:BR1729.1 - Universidade Anhembi Morumbi - Biblioteca Central.
Meio Eletrônico:www.revistanps.com.br/index.php/nps/article/view/175/150


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Id:52846
Autor:Quintas, Celia.
Título:Ohana - terapia de grupo colaborativa e o construcionismo social / Ohana - collaborative group therapt and social constructionism.
Fonte:Nova perspect. sist;24(51)2015.
Resumo em português: Esse artigo se baseia em um projeto de trabalho de terapia em grupo chamado Ohana* que aconteceu em um ambiente ambulatorial em um hospital psiquiátrico local. A participação dos membros do grupo na cocriação de novo conhecimento para uma melhor compreensão das relações humanas e a busca do bem estar comum foram examinadas através de uma investigação qualitativa, usando a metodologia de pesquisa de ação participativa. Este artigo busca gerar novas reflexões e, portanto, impactar o campo das práticas na saúde mental, em particular da terapia de família. Pode oferecer novos caminhos e compreensão dos trabalhos de terapia em grupo com indivíduos considerados doentes mentais crônicos. Além disso, ilustra como é a prática das ideias construcionistas sociais em um ambiente de trabalho em grupo, expandindo nossa consciência e aproximando nossa humanidade no tratamento de pessoas que foram diagnosticadas com doença mental.(AU)
Resumo em inglês: This article is based on a group therapy work project named Ohana* that was offered at an outpatient setting by a local psychiatric hospital. The participation of group members in the co-creaction of new knowledge for better understanding of human relations and the pursuit for communal well-being were investigated through a qualitative inquiry using participatory action research methodology. This article aims to generate new reflections and, therefore, impact the field of practices in mental health, in particular family therapy. It can offer new ways and understandings of group therapy work with individuals considered chronically mentally ill. In addition, it illustrates how social constructionist ideas practice looks like in a group therapy work expanding our awareness and bringing closer our humanity in the treatment of people who have been considered chronically mentally ill.(AU)
Descritores Psi Português:CONSTRUCIONISMO SOCIAL
SAÚDE MENTAL
PSICOTERAPIA DE GRUPO
Descritores Psi Inglês:SOCIAL CONSTRUCTIONISM
MENTAL HEALTH
GROUP PSYCHOTHERAPY
Descritores Psi Espanhol:CONSTRUCCIONISMO SOCIAL
SALUD MENTAL
PSICOTERAPIA DE GRUPO
Responsável:BR1729.1 - Universidade Anhembi Morumbi - Biblioteca Central.
Meio Eletrônico:www.revistanps.com.br/index.php/nps/article/view/174/149


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Id:52845
Autor:Souza, Carolina Duarte de; Macchiaverni, Juliana; Benatti, Ana Paula; Crepaldi, Maria Aparecida.
Título:Momento reflexão: proposta de intervenção em psicologia educacional / Reflective moment: proposal for intervention in educational psychology.
Fonte:Nova perspect. sist;24(51)2015.
Resumo em português: Este artigo descreve um método de trabalho em psicologia educacional embasado na teoria sistêmica e no construcionismo social. O Momento Reflexão (MR) é uma proposta interdisciplinar de intervenção em problemas do contexto escolar, que consiste em reuniões periódicas entre a professora e a equipe técnica. A partir das demandas emergentes no MR todos colaboram para construir estratégias de ação e planejar as intervenções mais adequadas para cada situação. Essas podem ser: conversações de dissolução do Sistema Determinado pelo Problema, intervenções mediadas, atendimento interdisciplinar com a família, observação em sala de aula, intervenção direta, encaminhamento para avaliação de outros especialistas. Por fim, todas as intervenções supracitadas têm como meta trabalhar as relações estabelecidas no contexto escolar.(AU)
Resumo em inglês: This article describes a method of working in educational psychology grounded in systems theory and social constructionism. The Moment Reflection (MR) is a proposed interdisciplinary intervention in problems of school context, which consists of regular meetings between the teacher and the technical team. From the demands that arise in the MR, all members collaborate to construct strategies of action and plan the most appropriate nterventions for each situation. These can be: conversations of the dissolution System Determined by Problem, mediated interventions, an interdisciplinary approach with family, classroom observation, direct intervention, referral for evaluation of other experts. Finally, all the aforementioned interventions aim to work the relations established in the school context.(AU)
Descritores Psi Português:PSICOLOGIA ESCOLAR
PSICOLOGIA EDUCACIONAL
CONSTRUCIONISMO SOCIAL
Descritores Psi Inglês:SCHOOL PSYCHOLOGY
EDUCATIONAL PSYCHOLOGY
SOCIAL CONSTRUCTIONISM
Descritores Psi Espanhol:PSICOLOGÍA ESCOLAR
PSICOLOGIA EDUCACIONAL
CONSTRUCCIONISMO SOCIAL
Responsável:BR1729.1 - Universidade Anhembi Morumbi - Biblioteca Central.
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