|
Id: | 31519
| Autor: | Oliveira, Sandra Maria da Silva Sales; Souza, Olga Maria Kersul de; Vieira, Valdecir Wilson; Adário, York da Silva; Rezende, Marisa Antônia de Figueiredo Seda. | Título: | Identificação de variáveis de contextos em universitários de primeiro ano / Identifying the motivating and context variable in university students at the first year
| Fonte: | Psic;8(2):227-235, jul.-dez. 2007 tab
| Resumo em português: | Este estudo objetivou identificar variáveis de contextos e motivacionais em universitários que cursam o primeiro ano Participaram do estudo 655 alunos universitários de ambos os sexos, com a média de idade variando entre 20,1 e 28,3, matriculados nas primeiras séries dos cursos: Administração, Gestão de Negócios, Hospitalar, Comércio Exterior, Empresas, Biologia, Ciências Contábeis, Educação Física, História, Jornalismo, Letras, Matemática, Pedagogia, Publicidade e Propaganda, Normal Superior, Sistema de Informação e Turismo. Utilizou-se como instrumento um questionário contendo 14 questões com itens fechados e um em aberto. As questões se referiam ao custeio do curso, renda familiar, expectativas e motivação para com o curso, aplicado em horário regular das aulas. Os resultados demonstraram que dos 655 alunos avaliados, 501 sentem-se muito satisfeitos com seus cursos e que entre as variáveis avaliadas, o aspecto financeiro foi um grande obstáculo para que muitos pudessem continuar seus estudos na universidade(AU) | Resumo em inglês: | This study aimed at identifying the motivating and context variable in university students at the first year. 655 students took part at the study, being them both male and female, with age average ranging from 20,1 to 28,3, all of them enrolled in such courses as Business Administration, Business Management, Hospital Management, International Trade, Biology, Accounting, Physical Education, History, Journalism, Letters, Mathematics, Pedagogy, Advertising, Superior Teaching Formation, Information Technology and Tourism. A questionnaire presenting 14 closed questions and one open question was applied as an instrument. The questions focused on course prices, familiar income, expectancies and motivation to the course and it was delivered to the students at class time. The results showed that from the 655 students evaluated, 501 are very satisfied in regarding to their courses and, among the variables investigated, the financial aspect was the great obstacle for many of them to go on with their university study(AU) | Resumo em espanhol: | Este estudio tuvo como objetivo identificar variables de contextos e de motivación en universitarios que frecuentan el primer año. Participaron del estudio 655 alumnos universitarios de ambos sexos, con un promedio de edad variando de 20,1 a 28,3, registrados en los primeros años de los cursos de Administración, Gestión de Negocios, Hospital, Comercio Exterior, Empresas, Biología, Ciencias Contables, Educación Física, Historia, Periodismo, Letras, Matemáticas, Pedagogía, Publicidad y Propaganda, Normal Superior, Sistema de Información y Turismo. Se utilizó como instrumento un cuestionario con 14 preguntas con ítems cerrados y una abierta. Las preguntas se referían al costo del curso, rendimiento familiar, expectativas y motivación con el curso, aplicado en el horario regular de las clases. Los resultados demostraron que de los 655 alumnos evaluados, 501 se sienten muy insatisfechos con sus cursos y que de las variables evaluadas, el aspecto financiero fue un gran obstáculo para que muchos puedan continuar sus estudios en la universidad(AU)
| Descritores Psi Português: | MOTIVAÇÃO ESTUDANTES UNIVERSITÁRIOS EXPECTATIVAS SATISFAÇÃO CUSTO DA EDUCAÇÃO
| Descritores Psi Inglês: | MOTIVATION COLLEGE STUDENTS EXPECTATIONS SATISFACTION COST OF EDUCATION
| Descritores Psi Espanhol: | MOTIVACION ESTUDIANTES UNIVERSITARIOS EXPECTATIVAS SATISFACCION COSTO DE EDUCACION
| Meio Eletrônico: | http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1676-73142007000200013&lng=pt&nrm=iso
| Localização: | BR85.1 - USP/IP/SBD BR27.1 - PUC-CAMPINAS/SBI BR65.1 - UNISA/BT
|
|