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Id:47876
Autor:Chamond, Jeanine.
Título:Continuité d’être et primitive agony: le bébé winnicottien et le psychotique / Continuidade e agonia primitiva do ser: Winnicott e o bebê psicótico / Continuity and primitive agony of being.
Fonte:Nat. hum;11(1):7-36, jun. 2009.
Resumo em português: Neste artigo pretende-se apresentar a especificidade da teoria psicanalítica por Winnicott, considerando que seu pensamento e sua prática estão atravessados por intuições e questões fenomenológicas que são próximas da Daseinsanalyse, tais como : continuidade de ser, mãe suficientemente boa e Holding, transicionalidade e área da ilusão.(AU)
Resumo em francês: L’objectif de cet article est de présenter la spécificité de la théorie psychanalytique chez Winnicott, étant donné que sa pensée et sa pratique sont traversées d’intuitions et de questions phénoménologiques qui sont proches de la Daseinsanalyse, à savoir: la continuité d’être, la mère suffisamment bonne et le Holding, le transitionnel et l’aire de l’illusion.(AU)
Resumo em inglês: The purpose of this article is to present the specificity of Winnicott’s psychoanalytical theory, taking into account the fact that throughout his theory and practice are found intuitions and phenomenological issues which are close to the Daseinanalysis, such as the continuity of being, the good-enough mother and Holding, transitionality and the area of illusion.(AU)
Descritores DECS:Teoria Psicanalítica
Existencialismo
Limites:Humanos
Descritores Psi Português:PSICOLOGIA EXISTENCIAL
TEORIA PSICANALÍTICA
WINNICOTT, DONALD WOODS, 1896-1971
Descritores Psi Inglês:EXISTENTIAL PSYCHOLOGY
PSYCHOANALYTIC THEORY
Descritores Psi Espanhol:PSICOLOGÍA EXISTENCIAL
TEORIA PSICOANALITICA
Meio Eletrônico:http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1517-24302009000100001


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Id:47875
Autor:Davis, Duane H.
Título:Communication Breakdown: Understandings of the Other and Caring for Others / Colapso da Comunicação: Compreensão dos Outros e cuidar dos outros.
Fonte:Nat. hum;11(1):35-56, June 2009.
Resumo em inglês: Robert Litman describes four remarkable cases where individuals reveal this repressed knowledge through dream analysis after the suicide of the “other.” In each case, there comes a moment of recognition of the significance of the dream such that the subject realizes culpability. And in each case, this culpability had to do with a communication breakdown that is revealed through psychoanalysis. I want to deconstruct the transference / counter-transference relationship as a symbiotic reciprocity. I do not venture forth unchanged as I transcend who I was through language with others. Language is alteration of subjectivity. I offer a criticism of certain understandings of alterity involved in psychotherapy by examining the general situation of the encounter with others through the peculiar language-event of psychotherapy. I must recognize that the threat of the alterity of the patient is also the promise of my ability to offer help. If we take seriously the transcendence of the language-event of therapy, we see that the process of altering another involves changes for all involved.(AU)
Resumo em português: Robert Litman descreve quatro casos extraordinários em que indivíduos revelam esse conhecimento reprimido por meio da análise de sonhos após o suicídio do “outro”. Em cada caso, ocorre um momento de reconhecimento da significância do sonho tal que o sujeito se dá conta da culpabilidade. E, em cada caso, essa culpabilidade teve que ver com uma interrupção na comunicação que é revelada através da psicanálise. Quero desconstruir a relação transferência-contratransferência como uma reciprocidade simbiótica. Não ouso adiante, inalterado, quando transcendo quem eu era através da língua com outros. A língua é a alteração da subjetividade. Ofereço uma crítica de certas compreensões de alteridade envolvidas em psicoterapia pelo exame da situação geral do encontro com outros por meio do evento-língua, peculiar à psicoterapia. Devo reconhecer que a ameaça da alteridade do paciente é também a promessa da minha habilidade em oferecer ajuda. Se consideramos seriamente a transcendência do evento-língua da terapia, vemos que o processo de alteração do outro implica mudanças para todos os envolvidos.(AU)
Descritores DECS:Psicoterapia
Transferência (Psicologia)
Personalidade
Limites:Humanos
Descritores Psi Português:ALTERIDADE
PSICOTERAPIA
TRANSFERÊNCIA
MERLEAU-PONTY, MAURICE, 1908-1961
Descritores Psi Inglês:ALTERITY
PSYCHOTHERAPY
TRANSFERENCE
Descritores Psi Espanhol:ALTERIDAD
PSICOTERAPIA
TRANSFERENCIA
Meio Eletrônico:http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1517-24302009000100002


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Id:47874
Autor:Barboza, Jair.
Título:O discurso filosófico sobre as mulheres e o amor Kant, Schopenhauer e Nietzsche / The philosophical discourse about women and love Kant, Schopenhauer e Nietzsche.
Fonte:Nat. hum;11(1):59-74, jun. 2009.
Resumo em português: Este artigo examina o discurso filosófico sobre as mulheres e o amor, tomando como referência Kant, Schopenhauer e Nietzsche. Mostra que, se o tema érecorrente nas artes, o mesmo não ocorre na filosofia, encontrando entretanto um lugar de destaque nas filosofias da vida de Schopenhauer e Nietzsche.(AU)
Resumo em inglês: This article examines the philosophical discourse on women and love, taking as reference Kant, Schopenhauer and Nietzsche. It shows that if the subject is common in the arts, the same does not occur in the philosophy, finding however a place of prominence in the philosophies of life of Schopenhauer and Nietzsche. This article examines the philosophical discourse on women and love, taking as reference Kant, Schopenhauer and Nietzsche. It shows that if the subject is common in the arts, the same does not occur in the philosophy, finding however a place of prominence in the philosophies of life of Schopenhauer and Nietzsche.(AU)
Descritores DECS:Mulheres
Homens
Amor
Limites:Humanos
Feminino
Descritores Psi Português:MULHERES
HOMENS
AMOR
KANT, IMMANUEL, 1724-1804
NIETZSCHE, FRIEDRICH WILHELM, 1844-1900
SCHOPENHAUER, ARTHUR, 1788-1860
Descritores Psi Inglês:WOMEN
MEN
LOVE
Descritores Psi Espanhol:MUJERES
HOMBRES
AMOR
Meio Eletrônico:http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1517-24302009000100003


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Id:47873
Autor:Parente, Alessandra Affortunati Martins.
Título:A casa e o holding: conversas entre Bachelard e Winnicott / The house and holding: conversations between.
Fonte:Nat. hum;11(1):73-100, jun. 2009.
Resumo em português: O artigo articula alguns aspectos da filosofia de Gaston Bachelard com outros da psicanálise de D. W. Winnicott. O espaço é tema central da fenomenologia bachelardiana, assim como o ambiente ocupa lugar de destaque na psicanálise de Winnicott. A idéia é mostrar como o espaço concreto é essencial nos primeiros momentos da existência humana, não havendo uma subjetividade isolada do contexto em que esta se desdobra. Como o paralelo entre o pensamento desses dois autores não é evidente, o desafio deste texto é justamente tecer alguns elos. Para tanto, um estudo sobre a casa na obra de Bachelard foi desenvolvido e, por outro lado, pesquisou-se o conceito de holding no pensamento winnicottiano. Considera-se que a interlocução entre os autores oferece uma nova perspectiva acerca do enredamento entre as sutilezas de um espaço primordial e a constituição da subjetividade.(AU)
Resumo em inglês: The article weaves some aspects from Gaston Bechelard’s philosophy with others from D. W. Winnicott’s psychoanalysis. The space is a main subject in Bachelard’s phenomenology in the same way as the environment stands out in Winnicott’s psychoanalysis. The purpose is to show how the concrete space is essential in the first moments of the human existence, having no isolate subjectivity from the situation in which it unfolds. Since the parallel between the works of these two authors is not evident, the challenge of this text is precisely to stitch them together. In order to achieve this, it will be necessary to undertake a study of the home in Bachelard’s work and on the other hand, research the concept of holding in the Winnicottian thought. The dialogue between the authors offers a new perspective on the intersection between the primordial space’s subtleties and the subjectivity’s constitution.(AU)
Descritores DECS:Desenvolvimento Infantil
Proteção
Relações Mãe-Filho
Limites:Humanos
Feminino
Lactente
Descritores Psi Português:DESENVOLVIMENTO INFANTIL
RELAÇÕES MÃE-CRIANÇA
BACHELARD, GASTON, 1884-1962
WINNICOTT, DONALD WOODS, 1896-1971
Descritores Psi Inglês:CHILDHOOD DEVELOPMENT
MOTHER CHILD RELATIONS
Descritores Psi Espanhol:DESARROLLO INFANTIL
RELACIONES MADRE-NIÑO
Meio Eletrônico:http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1517-24302009000100004


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Id:47872
Autor:Bocca, Francisco Verardi.
Título:Prazer, Psicanálise / Pleasure, Psychoanalysis.
Fonte:Nat. hum;11(1):101-128, jun. 2009.
Resumo em português: Esse artigo foi motivado pelo reconhecimento da perseverança com que Freud relacionou o funcionamento psíquico ao mecanismo do prazer, que tem como propósito a inclinação para a fuga da dor, em outras palavras, para atingir a meta de evitar o desprazer. Por conta disso, nosso propósito é o de apresentar os resultados de uma investigação relativa à uma possível matriz filosófica que teria dado sustentação a tal concepção, criando suas condições de possibilidade. Fizemos isso colocando em perspectiva histórica o campo teórico em que a própria noção de prazer recebeu desenvolvimentos na modernidade, visitando autores como Hobbes, Locke e Condillac, com a expectativa de que nos permita adicionalmente reconhecer o estatuto particular que essa noção recebeu de Freud.(AU)
Resumo em inglês: This article was motivated by the recognition of the perseverance with which Freud related the psychic operation to the mechanism of pleasure, which has as purpose the inclination to the escape of pain, in other words, to achieve the goal of preventing the displeasure. Because of it, our purpose is to present the results of an investigation related to the possible philosophical matrice that would give support to such conception, creating its conditions of possibility. We did this by putting in historical perspective the theoretical field where the own notion of pleasure received developments in the modernity, visiting authors as Hobbes, Locke and Condillac, with the expectation that we can additionally recognise the particular statute that this notion received from Freud.(AU)
Descritores DECS:Prazer
Psicanálise
Limites:Humanos
Descritores Psi Português:PRAZER
PSICANÁLISE
ESTIMULAÇÃO
Descritores Psi Inglês:PLEASURE
PSYCHOANALYSIS
STIMULATION
Descritores Psi Espanhol:PLACER
PSICOANÁLISIS
ESTIMULACIÓN
Meio Eletrônico:http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1517-24302009000100005


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Id:47871
Autor:Serralha, Conceição A..
Título:Winnicott com Gabrielle e seus pais / Winnicott with Gabrielle and her parents.
Fonte:Nat. hum;11(1):149-164, jun. 2009.
Resumo em português: Retomando o caso da pequena Gabrielle (Piggle), analisado por Winnicott, este estudo discute a participação dos pais no processo terapêutico da criança de uma forma incomum nos tratamentos psicanalíticos realizados na época. Winnicott chamou essa participação de psicanálise compartilhada (partagée), em que, além de uma participação nas sessões, de forma real ou transferencial, os pais trocaram com ele informações, preocupações e discutiram hipóteses por meio de cartas e telefonemas. Para o analista, o trabalho realizado dessa maneira permitiu a retomada do desenvolvimento de Gabrielle que havia sido dificultado por falhas na provisão ambiental, uma vez que possibilitou aos pais uma melhor compreensão e condição de satisfazer as necessidades da criança.(AU)
Resumo em inglês: Restoring the case of little Gabriellle (Piggle), analised by Winnicott, this study discusses the participation of the parents in the therapeutic process of the child in an unusual way in the psychoanalitical treatments made then. Winnicott called this participation of shared psychoanalyses, in which the parents, besides some participation in the sessions, in a real or transferential way, share with him information, concerns and discussed hypothesis through letters and telephone calls. To the analyst, the work done this way allowed the restore of the development of Gabrielle wich had been hardened by flaws in the environmental provision, once it allowed the parents to have a better comprehension and condition to satisfy the needs of the child.(AU)
Descritores DECS:Psicanálise
Relações Pais-Filho
Limites:Humanos
Criança
Descritores Psi Português:PSICANÁLISE
RELAÇÕES PAIS-CRIANÇA
Descritores Psi Inglês:PSYCHOANALYSIS
PARENT CHILD RELATIONS
Descritores Psi Espanhol:PSICOANÁLISIS
RELACIONES PADRES-NIÑOS
Meio Eletrônico:http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1517-24302009000100007


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Id:39014
Título:Denkerfahrung und Erfahrungsdenken Eine Begegnung zwischen Heidegger und Nishida / A experiência do pensmento e o pensamento da experiência: um encontro entre Heidegger e Nishida / The experience of thinking and thinking about experience: An encounter between Heidegger and Nishida
Fonte:Nat. hum;14(1):116-133, 2012
Resumo em alemão: Ãhnlich wie Heideggers Denken für die deutsche und europãische Philosophie, so erwies sich auch Nishidas Denken für die japanisch-ostasiatische Philosophie im 20. Jahrhundert als wegweisend. Anhand beider philosophischer Ansãtze mõchte ich eine Begegnung bzwe. ein Zwiegesprãch zwischen "Denkerfahrung" und "Erfahrungsdenken" vorschlagen, worin einerseits Entsprechungen, andererseits auch Unterschiede zwischen westlicher und ostasiatischer Philosophie zum Vorschein kommen. Hierzu werde ich im ersten Abschnitt die jeweilige "Erfahrungsgrundierung des Denkens" von beiden zum Thema machen, wobei sich dies auf deren frühe Ansãtze bezieht. Mit dem "Ereignisdenken" Heideggers und Nishidas "Ortlogik" mõchte ich sodann im zweiten Abschnitt das Spezifische der "Kehre" bei Heidegger sowie das Besondere der "Wende" bei Nishida etwas nãher herausarbeiten, um daran auch den überaus produktiven Einfluss beider für den west-õstlichen Dialog aufzuzeigen.(AU)
Resumo em inglês: Nishida is as much a reference for the Japanese-oriental philosophy of the twentieth century as Heidegger is a reference for the German-European philosophy. Based on these two philosophical perspectives, we suggest an encounter or a dialogue between the "experience of thinking" and "thinking about experience" to highlight, on one hand, the similarities and, on the other hand, the differences between Western and Eastern philosophy. We therefore first address the "basis of the experience of thinking" in both authors. Later, we take a deeper look at Heidegger's "thinking the event" and Nishida's "logic of the place" which are respectively called the "turn" and the "change" and then show the productive influence of both authors on the dialogue between Western and Eastern thought.(AU)
Resumo em português: Nishida é uma referência para a filosofia japonesa-oriental do século XX, assim como Heidegger para a filosofia alemã-europeia. Tomando como base essas duas perspectivas filosóficas, gostaria de propor um encontro, ou seja, um diálogo entre "experiência do pensar” e "pensar da experiência”, no qual veem à tona, por um lado, proximidades e, por outros, diferenças entre a filosofia ocidental e oriental. Para isso pretendo tratar, em primeiro momento, da "fundamentação da experiência do pensamento” nos dois autores. Posteriormente, proponho-me a analisar com mais proximidade o "pensar do acontecimento” de Heidegger e a "lógica do lugar” de Nishida que, respectivamente, são denominados de a "virada” e a "mudança”, e daí mostrar a produtiva influência dos dois para o diálogo entre o pensamento ocidental e oriental.(AU)
Descritores DECS:BIREME
Meio Eletrônico:http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1517-24302012000100007


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PSI Express
Id:39013
Autor:Lyra, Edgar.
Título:Heidegger, Ostasien und Technologie / Heidegger, Oriente e Tecnologia / Heidegger, the East and Technology
Fonte:Nat. hum;14(1):51-71, 2012
Resumo em alemão: Heidegger hat sich in seinem spãten Werk mit der planetarischen Hegemonie der modernen Technik beschãftigt, die immer einschneidender an der Definition unserer Gewohnheiten, Sprache und an den Horizonten der Erwartungen teilnimmt. Neben der Wiederaufnahme der metaphysischen Wege, die die Welt verwestlicht haben, und neben des In Frage Stellens der Essenz der derzeitigen Herrschaft, hat sich Heidegger einigen Nischen der Andersartigkeit zugewendet, die in der Lage sind, den Boden der technischen Objektivierung zum Beispiel für den Dialog mit einer bestimmten õstlichen Andersartigkeit zu nãhren. Genau in dieser Schwierigkeit sah er ein Versprechen. Eine grundlegende Frage: wenn sich, geopolitisch gesehen, der õstliche Teil an sich letztendlich verwestlicht hat, wie kõnnte uns dann die von Heidegger in Frage gestellte õstliche Andersartigkeit inmitten des technologischen Imperiums und mit der ihr eigenen Geschwindigkeit und Bestimungen die wahre Kraft der Verwandlung bieten?(AU)
Resumo em inglês: In his later work, Heidegger discussed the global hegemony of modern technology, which has become increasingly incisive in the definition of our habits, language and horizons of expectation. In addition to revisit the metaphysical paths that westernized the world and to question the essence of the current domination, Heidegger also turned to some niches of alterity capable of irrigating the soil of technical reification, e.g., for the dialogue with some oriental alterity. It was precisely in the difficulty of this dialogue that he saw a promise. Bottom line: if the East itself, geopolitically speaking, eventually became westernized, how, amid the empire of technology, with its speed and peculiar framework, the eastern alterity interrogated by Heidegger could possibly offer us genuine sap of transformation?(AU)
Resumo em português: Heidegger ocupou-se, em sua obra tardia, com a hegemonia planetária da técnica moderna, cada vez mais incisiva na definição dos nossos hábitos, linguagem e horizontes de expectativa. Além de repisar os caminhos metafísicos que ocidentalizaram o mundo, e de questionar a essência da atual dominação, voltou-se para alguns nichos de alteridade, capazes de irrigar o solo da objetificação técnica, por exemplo, para o diálogo com certa alteridade oriental. Precisamente na dificuldade desse diálogo ele enxergava uma promessa. Questão de fundo: se o próprio Oriente, geopoliticamente falando, acabou se ocidentalizando, de que modo, em meio ao império da tecnologia, com sua velocidade e enquadramento peculiares, a alteridade oriental interrogada por Heidegger poderia nos oferecer genuína seiva de transformação?(AU)
Descritores DECS:BIREME
Descritores Psi Português:PSI EXPRESS
Meio Eletrônico:http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1517-24302012000100004


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PSI Express
Id:39012
Autor:Neto, Antonio Florentino.
Título:Leibniz e a teologia natural dos chineses / Leibniz and the natural theology of the chineses
Fonte:Nat. hum;14(1):101-115, 2012
Resumo em português: O início da interpretação filosófica do pensamento chinês, com Leibniz, ocorre no epicentro de uma complexa disputa metafísico-religiosa entre os missionários católicos, na primeira metade do século XVII, denominada "querela dos rituais", que teve como polos duas concepções distintas referentes aos métodos de catequização a serem empregados no processo de conversão dos chineses ao cristianismo. Neste contexto, Leibniz posiciona-se a favor de uma das partes e, ao justificar sua postura, relaciona elementos do pensamento chinês com aspectos de sua filosofia. A teoria da harmonia preestabelecida é o ponto de partida de sua interpretação do pensamento chinês. Leibniz refuta a acusação de materialismo no pensamento chinês, ao observar que os conceitos de substância originária, para os chineses, e o de matéria, na perspectiva escolástica, eram duas coisas completamente distintas. A oposição de Leibniz ao pensamento escolástico e cartesiano mostra-se em sua forma mais clara na abordagem do problema da comunicação das substâncias ao refutar o dualismo com sua teoria da harmonia preestabelecida e sua concepção do universo como uma unidade orgânica, e esses dois aspectos são os elementos principais que ligam Leibniz ao pensamento chinês.(AU)
Resumo em inglês: The beginning of the philosophical interpretation of Chinese thought, with Leibniz, takes place at the epicenter of a complex metaphysical-religious dispute among Catholic missionaries in the first half of the seventeenth century called "quarrel of the rituals", which was stirred by two distinct catechization concepts used to convert the Chinese to Christianity. In this context, Leibniz stands in favor of one party and to justify his stance, he associates elements of Chinese thought to aspects of his philosophy. The theory of pre-established harmony is the starting point of his interpretation of Chinese thought. Leibniz refutes the accusation of materialism in Chinese thought, observing that the Chinese concept of original substance and the concept of matter according to the scholastic perspective are completely different. Leibniz's opposition to the scholastic and Cartesian thought becomes most clear when he addresses the problem of communication of substances refuting dualism by means of his theory of pre-established harmony and his conception of the universe as an organic unity. Those two aspects are the main elements that associate Leibniz to Chinese thought.(AU)
Descritores DECS:BIREME
Descritores Psi Português:PSI EXPRESS
Meio Eletrônico:http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1517-24302012000100006


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PSI Express
Id:39011
Autor:Zavala, Agustín Jacinto.
Título:Heidegger in Nishida Philosophy / Heidegger na Filosofia nishidiana.
Fonte:Nat. hum;14(1):72-100, 2012.
Resumo em inglês: Nishida Kitaro (1870-1945) was one of the introducers of phenomenology in Japan. However, for him, there were points of disagreement with the statements of philosophy. In his encounter with the writings of Heidegger, the author also presents points to itself unacceptable or, at least, unsatisfied. In this work, we chose some critical views of the philosophical stance of Heidegger, between 1925 and 1940. The presentation will focus the historicity of the existence, based on texts and how Nishida discusses Heidegger's position on this issue.(AU)
Resumo em português: Nishida Kitaro (1870-1945) foi um dos introdutores da fenomenologia no ambiente acadêmico japonês. No entanto, a partir de seu próprio ponto de vista, foram encontrados pontos de discordância com as afirmações da filosofia. Em seu encontro com os textos de Heidegger, o autor também detecta pontos que ele são inaceitáveis ou que o deixam insatisfeito. Neste trabalho, escolhemos algumas das críticas de Nishida à postura filosófica de Heidegger, entre 1925 e 1940. A apresentação terá como ponto central a historicidade da existência, focalizada a partir de textos de Nishida e o modo como problematiza a posição de Heidegger sobre esse tema.(AU)
Descritores DECS:BIREME
Descritores Psi Português:PSI EXPRESS
Meio Eletrônico:http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1517-24302012000100005


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PSI Express
Id:39010
Autor:Schneider, Paulo Rudi.
Título:Notas sobre a relação entre indiciação formal e experiência / Notes on formal indication and experience
Fonte:Nat. hum;14(1):36-50, 2012
Resumo em português: O artigo procura compreender a relação entre formale Anzeige e experiência em Heidegger. O fenômeno da formale Anzeige apresenta-se com o sentido de conteúdo, de relação e de comprometimento existencial. As práticas literárias de metasxematizein (metaesquematismo) do apóstolo Paulo e de metacrítica e matagrabolisieren de Hamann apresentam semelhanças que cooperam na compreensão de formale Anzeige no pensamento de Heidegger.(AU)
Resumo em inglês: The article intends understanding about the relation between formale Anzeige and experience by Heidegger. The phenomenon of formale Anzeige presents itself us a sense of content, of relation and of existential commitment. The literary practices of metasxematizein from apostle Paul and of metacriticism and matagrabolisieren from Hamann present similarities cooperating in understanding about formale Anzeige in the thinking of Heidegger.(AU)
Descritores DECS:BIREME
Descritores Psi Português:PSI EXPRESS
Meio Eletrônico:http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1517-24302012000100003


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PSI Express
Id:39009
Autor:Machado, Jorge Antonio Torres.
Título:Os indícios formais e o problema da morte / Formal indications and the problem of death
Fonte:Nat. hum;14(1):21-35, 2012
Resumo em português: Os indícios formais representam para a fenomenologia heideggeriana a possibilidade da construção conceitual pela facticidade do Dasein. Só com base neles podemos compreender conceitos presentes em Ser e tempo como o de ser-para-a-morte. O presente artigo explora a construção e abrangência desse conceito contrastando-o com as formas cotidianas de lidar com o fenômeno do morrer.(AU)
Resumo em inglês: The formal indication for Heideggerian phenomenology represents the possibility of conceptual construction through facticity of Dasein. Only based on that we will be able to understand the concepts present in Being and Time as being-toward-death. This study explores the construction and coverage of this concept, contrasting it with the daily way of coping with the dying phenomenon.(AU)
Descritores DECS:BIREME
Descritores Psi Português:PSI EXPRESS
Meio Eletrônico:http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1517-24302012000100002


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PSI Express
Id:39008
Autor:Valls, Alvaro L. M.
Título:Kierkegaard, leitor da Fenomenologia da religião / Kierkegaard, reader of the Phenomenology of religion
Fonte:Nat. hum;14(1):1-20, 2012
Resumo em português: Como Kierkegaard leria o livro da Fenomenologia da vida religiosa, ou escutaria as Preleções de Heidegger? Neste trabalho retraçamos, com base no experimento hipotético suscitado por esta questão, as relações entre os horizontes conceituais das obras de Kierkegaard e Heidegger, bem como fazemos uma recensão histórica da recepção do filósofo dinamarquês pelo alemão.(AU)
Resumo em inglês: How Kierkegaard would read the book The Phenomenology of Religious Life and would listen to the lectures of Heidegger? In this paper we retrace, through the hypothetical experiment raised by that question, the relations between the conceptual horizons of the Kierkegaard's and Heidegger's works, as well as do a historical inventory of the reception of the Danish philosopher by the German one.(AU)
Descritores DECS:BIREME
Descritores Psi Português:PSI EXPRESS
Meio Eletrônico:http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1517-24302012000100001


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PSI Express
Id:39007
Autor:Neto, Antonio Florentino.
Título:Heidegger und das unausweichliche Gesprach mit dem ostasiatischen Denken / Heidegger e o inevitável diálogo como pensamento oriental / Heidegger and the inevitable dialogue with Eastern thought
Fonte:Nat. hum;13(2):39-62, 2011
Resumo em português: A reflexão sobre o inevitável diálogo com o pensamento oriental expresso por Heidegger é instigante, considerando que nenhum outro filósofo na história do pensamento ocidental esteve, como ele, ao mesmo tempo tão distante e tão próximo do pensamento oriental. A distância percebe-se em suas recorrentes e categóricas afirmações de que a filosofia é um acontecimento eminentemente ocidental. A proximidade, não tão explícita quanto à distância, reside no fato de Heidegger ser o primeiro pensador ocidental que, no âmbito da filosofia, indica a abertura ao diálogo com o Oriente, como uma possível solução para questões que a metafísica ocidental não conseguiu solucionar. A ideia de abertura ao diálogo com o Oriente em Heidegger tem como referência direta o diálogo com o universo grego, o retorno ao início, que se torna central em seu pensamento a partir do final da década de 1930.(AU)
Resumo em alemão: Heideggers Aussage über das „unausweichliche Gesprãch mit der ostasiatischen Welt" zeigt, dass für ihn das Gesprãch zwischen westlichem und õstlichem Denken noch kommen müsse. Das behauptete er im Jahre 1953, kurz bevor er mit dem japanischen Germanisten Tomio Tezuka einen Dialog führte, der als Grundlage für die Schrift Aus einem Gesprãch von der Sprache diente. Weiter gab es keine relevante Ãußerung über seine Beziehung zur ostasiatischen Welt mehr, die seine Ansicht über das Gesprãch als einer zukünftigen Angelegenheit relativieren würde. Seine intensiven Kontakte mit der õstlichen Welt bezeichnete er selbst nicht als ein Gesprãch, sondern als dessen Vorbereitung, die eine Auseinandersetzung mit dem Anfang des abendlãndischen Denkens voraussetze. Die Reflexion über die Einflüsse und Übereinstimmungen zwischen Heidegger und dem ostasiatischen Denken ist anspornend und treffend, wenn man berücksichtigt, dass kein anderer Philosoph in der Geschichte des abendlãndischen Denkens so weit davon entfernt und zugleich so nah am ostasiatischen Denken war, wie Heidegger. Die Annãherungspunkte sind verstreut, aber die Distanzierungen ãußern sich in kategorischen Darlegungen Heideggers, die das Philosophieren als eine ausschließlich abendlãndische Erfahrung betrachten.(AU)
Resumo em inglês: The reflection on the inevitable dialogue with Eastern thought expressed by Heidegger is intriguing, considering that no other philosopher in the history of Western philosophy has been so distant and yet so close to Eastern thought as he was. His distance is expressed by his repeated and categorical assertions that philosophy is essentially a Western experience. His closeness, which is less explicit, lies in the fact that Heidegger was the first Western thinker who, in the context of philosophy, mentions that openness to the dialogue with the East might provide solutions to issues that Western metaphysics has failed to solve. The idea of openness to the dialogue with the East in Heidegger has its direct reference in the dialogue with the Greek world, the return to the source, which becomes central in his thinking from the late 1930s.(AU)
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Id:39006
Autor:Michelazzo, José Carlos.
Título:Human dwellings as time expressions: dialogue between Heidegger and Dogen / As habitações do humano como expressões do tempo: diálogo entre Heidegger e Dogen.
Fonte:Nat. hum;13(2):63-84, 2011 ilus.
Resumo em inglês: This essay is intended to present introductory contributions to the problem of time by putting into dialogue two thinkers: Heidegger and Dōgen. The strategy for both will show a continuum of three modes of human habitation, taken as ways of being human, from three modes of possible interpretation of the time problem. The initial two are presented under the perspective of Heidegger's thought: the first one, the anthropocentric, is the one that is established from a first interpretation of time as a simple duration; the second, the existential, is time as finitude or relative impermanence. The third one, the numinous, under Zen Master Dōgen's perspective of thought, is apprehended from time as radical impermanence. In this continuum of modes of dwelling would be a supposition that there is a deepening in the comprehension of the being of man that would imply, in turn, with a correspondent deepening in the way of interpreting the problem of time, in other words, of apprehending it more originally.(AU)
Resumo em português: A exposição pretende apresentar contribuições introdutórias para o problema do tempo ao colocar em diálogo dois pensadores: Heidegger e Dōgen. A estratégia para tanto será mostrar um continuum de três modos de habitação do humano, tomadas como maneiras de ser do homem, oriundas de três possíveis horizontes de interpretação do problema do tempo. Os dois iniciais apresentam-se sob a perspectiva de pensamento de Heidegger: o primeiro modo, o antropocêntrico, é o que se estabelece a partir de uma primeira interpretação do tempo enquanto permanência, como simples duração; o segundo, o existencial, do tempo como finitude ou impermanência relativa. O terceiro, o numinoso, sob a perspectiva de pensamento do Mestre Zen Dōgen, é apreendido a partir do tempo enquanto impermanência absoluta. Nesse continuum de modos de habitação estaria contida uma suposição de que existe um aprofundamento na compreensão do ser do homem que implicaria, por sua vez, em um correspondente aprofundamento no modo de interpretar o problema do tempo, ou seja, de apreendê-lo mais originariamente.(AU)
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Id:39005
Autor:Akitomi, Katsuya.
Título:Über den Nihilismus und die Leere - Nishitani und Heidegger / Sobre o niilismo e o vazio - Nishitani e Heidegger / On nihilism and emptiness - Nishitani and Heidegger
Fonte:Nat. hum;13(2):1-18, 2011
Resumo em alemão: Keiji Nishitani ist einer der bedeutendesten Philosophen der Kyoto-Schule, der sich mit dem Nihilismus am ernstesten auseinadergesetzt hat. Hier geht es darum, durch die Betrachtung der Heidegger-Auslegung Nishitanis in seinem Werk "Nihilismus" den Unterschied des Verstãndnisses des Nihilismus zwischen der beiden herauszustellen und dann die Entwicklung des Gedankens des Nihilismus bei der beiden zu überprüfen. Der Gedanke der Leere, den Nishitani in seinem Hauptwerk "Was ist Religion?" entfaltet, ist das, was in der mahajana-buddhistischen Tradition ruht, dessen philosophische Mõglichkeit zugleich aber noch nicht genug ausgeschõpft worden ist. Dieser Gedanke ist in diesem Buch durch die Auseinandersetzung mit der abendlãndischen Philosophie als derjenige für die Überwindung des Nihilismus darzustellen.(AU)
Resumo em português: Keiji Nishitani é um dos mais importantes filósofos da Escola de Kyoto que se dedicou, com mais intensidade, ao tema Niilismo. Em minha apresentação tratarei do desenvolvimento do conceito de "niilismo" nos dois autores a partir da própria interpretação que Nishitani faz de Heidegger, em sua obra intitulada "O Niilismo". O conceito de vazio que Nishitani desenvolve em sua obra principal "O que é religião" é o que mais se aproxima deste mesmo conceito na tradição do budismo mahayana e ainda não esgotou as possibilidades filosóficas de abordagens. Estas reflexões no livro de Nishitani e um debate com a tradição filosófica ocidental se propõe a ser a superação do próprio niilismo.(AU)
Resumo em inglês: Keiji Nishitani is one of the most important philosophers of the Kyoto School who devoted himself deeply to the subject of Nihilism. In my presentation, I discuss the development of the concept of "nihilism" by those two authors taking as a base Nishitani's interpretation of Heidegger in his book entitled "Nihilism". The concept of emptiness developed by Nishitani in his major work "What is religion" is the one that gets closest to that same concept developed by Mahayana Buddhism and that has not yet exhausted the possibilities of philosophical approaches. The thoughts expressed by Nishitani in his book and the debate with the Western philosophical tradition aim to overcome Nihilism as such.(AU)
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Id:39004
Autor:Silva, Marcos Rodrigues da; Paulino, Lucas Roberto Pedrão.
Título:Skinner e uma crítica a Freud: apresentação e considerações / A Skinner's criticism to Freud: introduction and remarks
Fonte:Nat. hum;13(2):144-155, 2011
Resumo em português: O artigo é uma apresentação de "Critique of psychoanalytic concepts and theories", traduzido neste volume. Num primeiro momento apresentamos algumas ideias gerais de Skinner. Num segundo momento, discutimos algumas teses de "Critique of psychoanalytic concepts and theories". Por fim, apresentamos algumas considerações filosóficas com base no artigo de Skinner.(AU)
Resumo em inglês: In this paper we are concerned with an introduction of Skinner's "Critique of psychoanalytic concepts and theories", which was translated in this issue. In the first place, we present some general conceptions of Skinner. Second, we discuss some propositions of the "Critique of psychoanalytic concepts and theories". Finally, we present philosophical arguments from Skinner's paper.(AU)
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Id:39003
Autor:Silva, Marcos Rodrigues da; Figueiredo, Marina Pereira.
Título:Crítica dos conceitos e teorias psicanalíticos / Critique of Psychoanalytic Concepts and Theories
Fonte:Nat. hum;13(2):132-143, 2011
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Id:39002
Autor:Fleig, Mario.
Título:A noção de indicação formal: uma questão de método? / The notion of formal indication: a question of method?
Fonte:Nat. hum;13(2):116-126, 2011
Resumo em português: A indicação formal é uma noção introduzida por Martin Heidegger, a fim de dar conta da especificidade de seu âmbito de estudo - a questão do ser e a pergunta por seu sentido -, cujo recurso é exigido pela dimensão antepredicativa da experiência originária. A par disso, o texto sustenta a hipótese de que a indicação formal funcionaria, nos caminhos de pensamento do filósofo alemão, como um método privilegiado de acesso ao ser, tendo em vista que ela vem se pôr como defesa contra a queda no registro da referência, que é justamente aquele em que o discurso teorético-objetivador encontra seu maior apoio. O texto parte, assim, da contribuição dos escritos do jovem Heidegger, nos quais se tecem, pela primeira vez, os esclarecimentos sobre a indicação formal, sem, contudo, deixar de vislumbrar seus desdobramentos no decorrer de seu trabalho intelectual. Nesses termos, examina a má interpretação em jogo no entendimento dos conceitos, bem como avalia a importância da tautologia no dizer filosófico, porquanto esta se define enquanto um não dizer que diz. Portanto, com base na análise desse recurso, o texto dirige-se, por fim, para a explicitação do sentido ontológico do cuidado como temporalidade, de sorte que nos aproximemos da compreensão heideggeriana dos limites da lógica, na justa medida em que nela se deita a interpretação vulgar do tempo como presente constante, o que vem exigir, como precaução, a entrada na fenomenologia do inaparente, a fim de nos afastarmos do predomínio irrestrito dos conceitos.(AU)
Resumo em inglês: Formal indication is a notion introduced by Martin Heidegger, in order to define the specificity of his field of work - the issue of being and the question by his sense -, whose resource is demanded by the anti-predictive dimension of the originary experience. Taking that into account, this text holds the hypothesis that the formal indication would work, according to the German philosopher, as a privileged method of access to the being, as it is a defense against the fall in the reference register, that is exactly the one in which the theoretical-objective speech finds its support. Therefore, the text starts from the contributions of texts by the young Heidegger, in which he deals, for the first time, with the explanations on formal indication, whose unfoldings he would yet glimpse throughout his intellectual work. Thus, it analyses the bad interpretation in the understanding of concepts, as well as evaluate the importance of tautology in the philosophical speech, because it defines itself as a "non-speaking that speaks". Therefore, from the analysis of this resource, the texts heads to the explicitation of the ontological sense of care as temporality, that brings us closer to the Heideggerian compreension of the limits of logic, since in it lies the vulgar interpretation of time as a constant present, that demands, as a precaution, coming into the fenomenology of inapparent, so that we can move away from the unrestricted predominance of concepts.(AU)
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Id:39001
Autor:Minhot, Leticia O.
Título:El psicoanálisis, las ontologías de la ciencia y el pensamiento de la existencia / A psicanálise, as ontologias da ciência e o pensamento da existência / Psychoanalysis, science ontologies and the thought of the existence
Fonte:Nat. hum;13(2):100-115, 2011
Resumo em espanhol: Dos preguntas articulan las reflexiones contenidas en el presente trabajo: ¿Cuál es el sentido de nuestra vida? y ¿qué sentidos produce el psicoanálisis? La yuxtaposición de ambos interrogantes no debe darnos la idea de que la respuesta a una sirve de fundamento a la otra. La vecindad tiene por objetivo aquí mostrar cómo el psicoanálisis elabora sentidos. La primera pregunta ha sido considerada por algunos como una pregunta sin respuesta. Sin embargo consideramos que la posibilidad de una respuesta depende del contexto filosófico desde el cual se la plantea y lo que se entiende por sentido. ¿Qué tipo de ontología es la que hace posible esta pregunta? Este trabajo se propone hacer una contribución a la elaboración de tal ontología la cual se presentará fundamentalmente como una ontología social, no como regional sino entendida como filosofía primera. Para ello tomaremos como base las ontologías sociales que a partir de Heidegger y, apartándose de él, desarrollaron Jean-Luc Nancy (2006) y McGuire y Tuchanska (2000). Realizaremos un estudio comparativo entre estas ontologías y las ontologías científicas para mostrar la necesidad de una ontología filosófica que nos permita abordar la cuestión del sentido. En base a esta ontología abordaremos la posibilidad de responder a estas preguntas en los discursos de las teorías psicoanalítica de Freud y de Winnicott.(AU)
Resumo em inglês: Two questions articulated the thoughts contained in the present paper: what is the meaning of our life? And what senses generates the psychoanalysis? The juxtaposition of both questions must not give the idea that the answer to one serves as a basis to the other. The neighborhood aims here show how psychoanalysis makes meanings. The first question has been considered by some as a question without an answer. However, we believe that the possibility of a response depends on the philosophical context and what is meant by sense. What type of ontology is what makes possible this question? This work intends to make a contribution to the elaboration of this ontology, which will be presented primarily as a social ontology, as not regional but understood as first philosophy. To do this, we will take the social ontology developed from Heidegger and moving away from him, by Jean-Luc Nancy (2006) and McGuire and Tuchanska (2000). We will carry out a comparative study between these ontologies and scientific ontologies to show the necessity of a philosophical ontology that allows us to address the issue of the meaning. On the basis of this ontology we will deal with the possibility of answering this question by the psychoanalytic theory of Freud and of Winnicott.(AU)
Resumo em português: Duas perguntas articulam os pensamentos contidos no presente trabalho: qual é o significado da nossa vida? E que sentido produz a psicanálise? A justaposição de estas duas perguntas não deve dar a idéia de que a resposta a um serve de base para o outro. A vizinhança aqui tem como objetivo mostrar como a psicanálise faz sentidos. A primeira pergunta foi considerada por alguns uma pergunta sem resposta. No entanto, acreditamos que a possibilidade de uma resposta depende do contexto filosófico no qual o interrogante é feito e do que é e o que se entende por sentido. Que tipo de ontologia é o que torna possível esta pergunta? Este trabalho pretende contribuir para a elaboração desta ontologia, que será apresentada principalmente como uma ontologia social, não entendida como ontologia regional, mas entendida como filosofia primeira. Para fazer isso, tomamos como uma base social ontologias de Heidegger e se afastando dele, desenvolveram Jean-Luc Nancy (2006) e McGuire y Tuchanska (2000). Realizamos um estudo comparativo entre estas ontologias e ontologias científicas para mostrar a necessidade de uma ontologia filosófica que nos permite abordar a questão do significado. Desta ontologia nós iremos lidar com a possibilidade de responder a estas perguntas nos discursos das teorias de Freud e Winnicott.(AU)
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Id:39000
Autor:Sautter, Frank Thomas.
Título:Teoria pura da lógica / Pure theory of logic.
Fonte:Nat. hum;13(2):85-99, 2011.
Resumo em português: Neste trabalho sustento que conjuntos desestruturados de proposições são o objeto primário da lógica, e não os argumentos. A consistência lógica é uma noção logicamente pura, enquanto a validade lógica é uma noção lógica epistemicamente matizada. Essa concepção respeita integralmente nossas intuições acerca da lógica, ao contrário da concepção tradicional.(AU)
Resumo em inglês: In this paper I sustain that unstructured sets of propositions are the primary object of Logic, not arguments. Logical consistency is a purely logical notion, while logical validity is a logical notion epistemically tinged. This conception fully complies with our intuitions about Logic, unlike the traditional conception.(AU)
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Id:38999
Autor:Mac Dowell SJ, João A.
Título:Martin Heidegger and Oriental thought: confrontations / Heidegger e o pensamento oriental: confrontações.
Fonte:Nat. hum;13(2):19-38, 2011.
Resumo em inglês: Heidegger became interested in Eastern thought, due to his attempt to overcome the conceptual expression characteristic of the Western metaphysical tradition. Everything suggests, however, that this attempt derives from the Christian experience of his early years, which would decisively influence his thinking. In fact, the conception of the human essence as relation to the Being, in terms of comprehension in his Existential Analytic and in terms of thinking in his later work,- has a striking structural analogy to the relationship between the biblical God and his creature. In both cases, the human being is freedom and openness to a gift. In this sense, Heidegger's mature thought displays more differences from than similarities to the Zen-Buddhist mysticism and Eastern thought in general: being X nothingness, finite X infinite, on the way X at the end, acceptance of a gift X identification with the absolute foundation.(AU)
Resumo em português: Tudo indica que o interesse de Heidegger pelo pensamento oriental deriva da experiência cristã de seus anos juvenis, que vai influenciar decisivamente o seu pensamento. De fato, a concepção do ser-humano na sua relação com o ser, tanto na Analítica Existencial, em termos de compreender, como nas etapas posteriores de seu caminho, em termos de pensar, manifesta notável analogia estrutural com a relação entre o Deus bíblico e sua criatura. Em ambos os casos o ser-humano é liberdade e abertura para o dom. Neste sentido, o pensar maduro de Heidegger, ainda que experiencie também a superação de qualquer representação e desejo, apresenta mais diferenças que semelhanças com a mística do Zen-Budismo e com o pensamento oriental em geral: ser X nada, finitude X infinito, caminho X término, acolhida do dom X identificação com o fundamento absoluto.(AU)
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Id:38998
Autor:Reis, Róbson Ramos dos.
Título:Aspectos do pensamento indicativo-formal: negação e justificação / Aspects of formal indicative thought: negation and justification
Fonte:Nat. hum;13(1):117-133, 2011
Resumo em português: Segundo Heidegger, os conceitos filosóficos possuem um significado indicativo-formal, e a expressão linguística destes conceitos resulta em proposições caracterizadas como indicações hermenêuticas ( hermeneutischen Indikationen). A formulação e a compreensão de tais enunciados permitem, portanto, a introdução da noção de um pensamento indicativo-formal. Neste artigo examinamos dois aspectos do pensamento indicativo-formal concernentes à sua negação e justificação. Tomando por base o exame da origem da negação apresentado por Heidegger em Was ist Metaphysik?, sustentamos a hipótese de que a negação no pensamento indicativo-formal exibe uma peculiar função mostrativa, na medida em que for enfocada como um comportamento nadificador, e não como uma operação formal. Este aspecto permite-nos introduzir o problema da justificação das indicações formais desde uma perspectiva não propriamente inferencial, mas centrada num aspecto testemunhal a ser vinculado com um componente apofático e sigético do pensamento filosófico.(AU)
Resumo em inglês: According to Heidegger, philosophical concepts have a formal-indicative meaning and the linguistic expression of these concepts results in propositions described as hermeneutic indications ( hermeneutischen Indikationen). Therefore, the formulation and justification of such a kind of sentences allow the introduction of formal-indicative notion of thought. In this paper, we examine two aspects of the formal-indicative thought: its negation and justification. Based on the problem of the origin of negation, presented by Heidegger in Was ist Metaphysik?, we sustain the hypothesis that in formal-indicative thought negation reveals a specific showing function that can be focused by approaching negation as a nihilating comportment instead of as a formal operation. This aspect allows us to introduce the question of the justification in formal indications from a non inferential point of view, but centered in a testimonial aspect which has to be linked with an apophatic and sigetic component of philosophical thought.(AU)
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Id:38997
Autor:Wu, Roberto.
Título:O nous e a indicação da vida fáctica / The nous and the indication of factical life
Fonte:Nat. hum;13(1):102-116, 2011
Resumo em português: A noção de indicação formal em Heidegger reúne três elementos fundamentais na perspectiva do sentido (Sinn): o conteúdo (Gehalt), a relação (Bezug) e a realização (Vollzug). Do ponto de vista dos conceitos filosóficos, esses três elementos articulam-se enquanto apreensão do mundo tomado fenomenologicamente, com a explícita pretensão de evitar-se um olhar teorético que meramente classifica entes de um ponto de vista da mera generalidade vazia. Nesse sentido, o texto Interpretações fenomenológicas de Aristóteles: indicação da situação hermenêutica, também conhecido como "Informe Natorp", oferece uma interpretação explicitadora da vida fáctica, com base na análise dos conceitos aristotélicos. O presente artigo pretende apresentar de modo breve e provisório, a importância do conceito de nous, em seu caráter de abertura e possibilitação, bem como sua realização (Vollzug) nos modos articulados pelo discurso (logos). Nessa perspectiva, pretende-se mostrar que a retomada heideggeriana da filosofia aristotélica é norteada pelas funções proibitivo-referencial e reversivo-transformacional.(AU)
Resumo em inglês: The notion of formal indication in Heidegger's thought assembles three basic elements in the perspective of meaning (Sinn): the subject (Gehalt), the relation (Bezug) and the actualization (Vollzug). In the perspective of philosophical concepts, these three elements articulate themselves as the apprehension of the world, in the phenomenological sense, with the goal of avoiding a theoretical look which arranges the beings in a form of generalization. Seen in these terms, the "Natorp Report" (Phenomenological Interpretations in Connection with Aristotle: an indication of the hermeneutical situation) provides an interpretation of factical life, since the perspective of the Aristotelian concepts. This article pretends to present in a provisory way the importance of the concept of nous, which has the character of openness and making-possible, as well as his actualization (Vollzug) in the modes articulated by discourse (logos). With this in mind, the article intends to demonstrate that Heideggerian's appropriation of Aristotelian philosophy is determined by the "referring-prohibitive" and "reversing-transforming" functions.(AU)
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Id:38996
Autor:Rubio, Roberto.
Título:La doctrina de la indicación formal a la luz de la crisis del programa de "Ser y Tiempo" / The doctrine of formal indication in the light of the crisis of the program of "Being and Time"
Fonte:Nat. hum;13(1):84-101, 2011
Resumo em espanhol: ¿Qué ocurre con la doctrina de la indicación formal a la luz de la crisis del programa de "Ser y Tiempo"? El presente trabajo intenta mostrar cómo, durante el examen autocrítico de la ontología fundamental durante los años Treinta, Heidegger abandona algunos elementos centrales de su concepción sobre la indicación formal, pero continúa y reelabora otros. La tesis central del trabajo es la siguiente: Por una parte, la autocrítica de Heidegger condujo al abandono del marco metafilosófico en el que se asentaba la concepción sobre la indicación formal en los años Veinte. Por otra parte, sin embargo, a partir de dicha autocrítica Heidegger emprendió el replanteamiento de la estructura de la indicación formal, poniendo mayor énfasis en la dinámica de la apelación.(AU)
Resumo em inglês: What happens with the theory of formal indication in light of the crisis of "Being and Time" project? This paper aims at showing how Heidegger, during the autocritical analysis of his Fundamental Ontology in the Thirties, abandons some key points of his conception about formal indication and at the same time he maintains and develops further some others aspects of this concept. The main thesis of this papers is as follows: Heidegger's revision of the concept of formal indication led him to abandon the metaphilosophical realm in which this conception was based on during the Twenties. Heidegger, out of his autocriticism, began to rethink the formal indication structure, putting more emphasis on the dynamic of appellation.(AU)
Resumo em português: O que acontece com a doutrina da indicação formal à luz da crise do programa de "Ser e Tempo"? O presente trabalho procura mostrar como, durante o exame autocrítico da ontologia fundamental durante os anos trinta, Heidegger abandona alguns elementos centrais de sua concepção sobre a indicação formal, mas continua e reelabora outros. A tese central do trabalho é a seguinte: de um lado, a autocrítica de Heidegger conduziu ao abandono do marco metafilosófico em que se assentava a concepção sobre a indicação formal nos anos vinte; de outro, a partir de tal autocrítica Heidegger começou a repensar a estrutura da indicação formal, colocando maior ênfase na dinâmica da apelação.(AU)
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Meio Eletrônico:http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_abstract&pid=S1517-24302011000100005&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt


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Id:38995
Autor:Lourenço, Laura Cristina D' Avila; Viana, Milena de Barros; Paula, Danúbia Cristina de.
Título:A função da angústia na metapsicologia freudiana / The function of anxiety in Freudian metapsychology
Fonte:Nat. hum;13(1):65-83, 2011
Resumo em português: Desde as primeiras hipóteses de Freud sobre a gênese da histeria, a angústia ocupa um lugar fundamental para a compreensão do psiquismo, servindo como elemento estruturante do pensamento freudiano. O objetivo desse trabalho é analisar e comparar teorias sobre a angústia desenvolvidas por Freud em duas obras metapsicológicas - Projetopara uma psicologia científica e Além do princípio do prazer -, particularmente no que diz respeito às origens e funções desempenhadas por esse afeto fundamental. Conclui-se que, embora 25 anos separem as duas obras, similaridades importantes podem ser estabelecidas entre ambas no que diz respeito à conceituação da angústia e seus desdobramentos.(AU)
Resumo em inglês: Since Freud's first conceptions on the genesis of hysteria, anxiety plays a critical role for the understanding of the psychic functioning, and serves as a key element of Psychoanalytic theory. The purpose of this study is to analyze and compare theories on anxiety developed by Freud in the metapsychological texts Project for a scientific psychology and Beyond the pleasure principle, particularly emphasizing his hypotheses about the origins and functions played by this fundamental affect . It is concluded that, although 25 years separate both texts, important similarities can be found between them regarding the concept of anxiety and its derivations.(AU)
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Id:38994
Autor:Fragozo, Fernando.
Título:Conceito e decisão: fenomenologia, indicações formais e a viabilidade da "ciência do ser" / Concept and decision: phenomenology, formal indications and the feasibility of the "science of being"
Fonte:Nat. hum;13(1):53-64, 2011
Resumo em português: Este artigo visa a apresentar e analisar a delimitação, a definição e o método propostos por Heidegger para a elaboração da "ciência do ser" em Os problemas fundamentais da fenomenologia, de 1927, e Ser e tempo. Trata-se de apresentar a definição da ontologia em contraposição às visões-de-mundo e às ciências positivas, ressaltando a peculiariedade de seu objeto, cuja tematização demanda um procedimento fenomenológico próprio marcado pelo que Heidegger denomina "indicação formal" e que encontra sua realização central e primordial na analítica existencial de Ser e tempo. A análise do sentido crítico e transcendental do projeto da ciência do ser é realizada e, por fim, a viabilidade do projeto considerada à luz da aporia em que se constitui.(AU)
Resumo em inglês: This article aims to present and analyze the delimitation, the definition and the method proposed by Heidegger for the drawing up of the "science of being" in The basic problems of phenomenology, of 1927, and Being and time. It aims at establishing the definition of ontology in contraposition to worldviews and positive sciences, emphasizing the uniqueness of its object, whose thematization demands a phenomenological procedure itself marked by what Heidegger calls "formal indication" and that finds its central and paramount fulfilment in the existential analytic of Being and time. The analysis of the critical and the transcendental sense of the project of the science of being is realized and, finally, the viability of the project considered in the light of the aporia in which it constitutes itself.(AU)
Descritores DECS:BIREME
Descritores Psi Português:PSI EXPRESS
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PSI Express
Id:38993
Autor:Ainbinder, Bernardo.
Título:Indicación formal y juicio reflexionante. El discurso filosófico y sus desafíos / Formal indication and reflective judgement. Philosophical discourse and Its challenge
Fonte:Nat. hum;13(1):25-52, 2011 ilus
Resumo em espanhol: El presente artículo aborda el problema de la posibilidad de una fundamentación metacrítica de la filosofía trascendental y, en particular, del discurso filosófico, a partir del análisis de dos dimensiones de dicho problema: el que concierne al modo en que los conceptos filosóficos adquieren su significado y el que compete al sentido en que los enunciados trascendentales pueden contar como enunciados con un contenido epistémico y, en particular, ser verdaderos o falsos. Para ello, asume la tesis, defendida por Crowell y Vigo, entre otros, de que la subjetividad debe ser comprendida en clave agencial para luego abordar el mencionado problema, examinando y descartando diversos modelos. El artículo propone que los conceptos filosóficos adquieren su significado de su uso ordinario en la actitud natural y que su peculiaridad reside en su función mostrativa y procura esclarecer tal distinción a partir de la noción heideggeriana de indicación formal. Luego, propone comprender los enunciados trascendentales sobre la base del modelo de los juicios reflexionantes kantianos, para concluir que el sentido de la filosofía trascendental es el reconocimiento por parte del sujeto de su autonomía en relación con las normas que constituyen su experiencia del mundo.(AU)
Resumo em inglês: This paper addresses the problem concerning the possibility of a metacritical foundation of transcendental philosophy and, specifically, of philosophical discourse as such. It analyzes two dimensions of the problem: the one concerning the way in which philosophical concepts are meaningful and the one regarding the possibility for transcendental statements to be epistemically contentful, i.e. true or false. I depart from the thesis defended by Crowell and Vigo, among others, that subjectivity in a transcendental framework is to be understood in terms of practical agency and then address the aforementioned problem from such a perspective, analyzing and ruling out some alternatives. I claim that philosophical concepts acquire their meaning from its meaning in ordinary use in the natural attitude and that its specific character lies in its mostrative function. I model such distinction in terms of the Heideggerian notion of formal indication. After that, I claim that transcendental statements are to be understood departing from the Kantian model for reflective judgments to conclude that the very sense of transcendental philosophy is the acknowledgment by the subject of her autonomy regarding the norms that govern her experience of the world.(AU)
Resumo em português: O presente artigo aborda o problema da possibilidade de uma fundamentação metacrítica da filosofia transcendental e em particular do discurso filosófico, a partir da análise de duas dimensões de tal problema: a que diz respeito ao modo em que os conceitos filosóficos adquirem significado e a que concerne ao sentido no qual os enunciados transcendentais podem valer como enunciados dotados de um conteúdo epistêmico e serem verdadeiros ou falsos. Para isso, assume a tese defendida por Crowell e Vigo, entre outros, de que a subjetividade dever ser compreendida numa chave agencial, para a seguir abordar o mencionado problema, examinando e descartando diversos modelos. O artigo propõe que os conceitos filosóficos adquirem seu significado a partir de seu uso ordinário na atitude natural e que sua peculiaridade reside na sua função mostrativa, procurando esclarecer tal distinção a partir da noção heideggeriana de indicação formal. Deste modo, pretende-se compreender os enunciados transcendentais sobre a base do modelo dos juízos reflexionantes kantianos, para concluir que o sentido da filosofia transcendental é o reconhecimento por parte do sujeito de sua autonomia em relação às normas que constituem sua experiência do mundo.(AU)
Descritores DECS:BIREME
Descritores Psi Português:PSI EXPRESS
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PSI Express
Id:38992
Autor:André, Duarte.
Título:Pobreza de espírito? Philippe Lacoue-Labarthe e a crítica ao nacional-espiritualismo de Heidegger / Spiritual poverty? On Philippe Lacoue-Labarthe's critique against Heidegger's national-spiritualism
Fonte:Nat. hum;13(1):1-24, 2011
Resumo em português: Segundo Lacoue-Labarthe, a filosofia tardia de Heidegger se caracterizaria por um "nacional-espiritualismo" de teor quase religioso, articulado por dois procedimentos teóricos complementares: por um lado, pelo caráter "geoetnopolítico" de sua reflexão ontológica, eufemismo com o qual o crítico francês alude ao caráter supostamente fascista da filosofia de Heidegger; e, por outro lado, pela sacralização do texto poético de Hõlderlin, interpretado como "texto sagrado". Em meu comentário crítico à apresentação proposta por Lacoue-Labarthe à conferência Die Armut (A pobreza), de Heidegger, argumento, em primeiro lugar, que a hermenêutica epocal do ser deve ser entendida como uma superação da anterior concepção heideggeriana a respeito da missão histórico-espiritual do Dasein do povo alemão. Em segundo lugar, argumento que a hermenêutica epocal heideggeriana não se confunde com qualquer procedimento de sacralização dos textos poéticos, de sorte que o privilégio concedido à poesia no contexto do pensamento tardio de Heidegger mereceria ser mais bem caracterizado levando em conta sua exigência de encontrar uma linguagem não calculadora, pós-metafísica.(AU)
Resumo em inglês: According to Lacoue-Labarthe, Heidegger's later philosophy is characterized by a sort of quasi-religious "national-spiritualism" articulated by two theoretical procedures: on the one hand, by his attribution of a "geo-ethno-political" character to his ontological reflection, an aspect which would carry together with itself a fascist penchant; on the other hand, by his sacralization of Hõlderlin's poetry, which would be interpreted by him as "sacred text". In my critical commentary to Lacoue-Labarthe's presentation of Die Armut (On poverty), a Heidegger's conference, I argue, firstly, that Heidegger's hermeneutics of Being is to be understood as the overcoming of his previous considerations about the German people's historical mission; and secondly, that Heidegger's hermeneutics of Being has nothing to do with the sacralizing of poetical texts, but rather with the search of another way of saying, by means of a non-calculative, post-metaphysical language.(AU)
Descritores DECS:BIREME
Descritores Psi Português:PSI EXPRESS
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Id:38281
Autor:Loparic, Zeljko.
Título:A metafísica e o processo de objetificação / Metaphysics and the process of objetification.
Fonte:Nat. hum;10(2):9-43, dez. 2008.
Resumo em português: Depois de mostrar que o programa de Ser e tempo inclui a desconstrução da metafísica, da ciência e de todos os processos de objetificação (a "aspectualização", a representação etc.), o artigo apresenta as dificuldades do primeiro Heidegger em reconstruir as estruturas da objetividade com base na acontecência do ser-o-aí do homem. Em seguida, trata de alguns dos motivos, entre eles a discussão com representantes da ciência contemporânea, em particular com Heisenberg, pelos quais Heidegger abandonou a reconstrução daseinsanalítica da objetificação e recorreu, para determinar a essência desse fenômeno, à acontecência da verdade do ser. Por fim, mostra-se que o próprio Heidegger admitiu a dificuldade de pensar todos os elementos essenciais da objetificação como uma decadência da verdade do ser.(AU)
Resumo em inglês: After demonstrating that the program of Being and Time includes the deconstruction of metaphysics, science, and of all the processes of objectification (point of view, representation, etc.), the text presents the difficulties of the first Heidegger in reconstructing the structures of objectivity from the occurrence of the being there of man. Following, the discussion deals with some of the motives, among them discussions with representatives of contemporary science, in particular with Heisenberg, by means of which Heidegger abandoned the reconstruction daseino of objectification and returned to determine the essence of this phenomenon, the occurrence of the truth of being. Finally, the text shows that Heidegger admitted the difficulties of thinking of all the essential elements of objectification as decadence of the truth of being.(AU)
Descritores DECS:Metafísica
Limites:Humanos
Descritores Psi Português:METAFÍSICA
HEIDEGGER, MARTIN, 1889-1976
Descritores Psi Inglês:METAPHYSICS
Descritores Psi Espanhol:METAFISICA
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Id:38280
Autor:Reis, Róbson Ramos dos.
Título:O sublime e o natural hermeneuticamente revisitados / The sublime and the natural revisited hermeneutically.
Fonte:Nat. hum;10(2):45-72, dez. 2008.
Resumo em português: O propósito deste artigo é o exame de uma indicação formal sobre o sublime no contexto de uma filosofia hermenêutica da natureza. O foco da atenção é a abordagem ontológica da natureza viva, tal como esboçada em "Os conceitos fundamentais da metafísica: mundo, finitude e solidão", de Martin Heidegger. Ao considerar as determinações gerais implicadas na determinação dos fundamentos das ciências biológicas, Heidegger obtém um conceito de organismo formulado em termos de uma dinâmica modal da natureza. Concebida como uma elevação sobre si mesma, a natureza viva deve ser qualificada como sublime. A sublimidade da natureza está referida à compreensão humana de ser, que não acompanha integralmente o tipo especial de intencionalidade e possibilidade dos organismos vivos.(AU)
Resumo em inglês: The subject of this paper is the examination of a formal indication of the sublime in the context of a hermeneutic philosophy of nature. The main focus is the ontological approach of the living nature as outlined in Martin Heidegger's Fundamental Concepts of Metaphysics: World, Finitude, Solitude. The general presuppositions lying at the bottom of biological sciences are taking on account by Heidegger in order to formulate a concept of organism as a modal dynamic of nature which must itself be described as sublime. The living nature can be understood as an edification upon itself and its sublimity points to the human understanding of being, which can not completely share its peculiar openness with the special kinds of intentionality and possibility that belong to the living organisms.(AU)
Descritores DECS:Metafísica
Natureza
Limites:Humanos
Descritores Psi Português:HERMENÊUTICA
METAFÍSICA
HEIDEGGER, MARTIN, 1889-1976
Descritores Psi Inglês:HERMENEUTICS
METAPHYSICS
Descritores Psi Espanhol:HERMENEUTICA
METAFISICA
Meio Eletrônico:http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_pdf&pid=S1517-24302008000200002&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt


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Id:38279
Autor:Fabri, Marcelo.
Título:Claridade e obscuridade: Heidegger, Levinas e o Deus invisível / Clarity and obscurity: Heidegger, Levinas and the invisible God.
Fonte:Nat. hum;10(2):73-88, dez. 2008.
Resumo em português: O artigo examina o par claridade/obscuridade em Heidegger e Levinas. No primeiro filósofo, é a interpretação de Hõlderlin que se encontra em questão. No segundo, é toda uma influência de Shakespeare e do judaísmo que é preciso considerar. Sabe-se que o pensamento de Levinas se desenvolve, sobretudo, como crítica ao caráter desumano do Ser e do Sagrado. Esta atitude parece separá-lo radicalmente do elogio da linguagem poética. O artigo ressalta, no entanto, que apesar da notória distância entre os dois filósofos, uma aproximação se torna possível. É que, guardadas as peculiaridades e preferências temáticas, eles terminam se encontrando, no momento em que procuram pensar o existente humano mediante uma fenomenologia da invisibilidade do Deus.(AU)
Resumo em inglês: This text aims at examining the pair clarity/obscurity both in Heidegger and Levinas. In the former, it is the interpretation on Hõlderlin that represents the main role. In the latter, it is the whole influence of Shakespeare and Judaism that stands out. It is well known that Levinas' thought unfolds itself principally as a critique against the inhuman character of Being and the Sacred as well. This attitude seems to separate him radically from his praise on the poetical language. Nevertheless, the article emphasizes that, as notorious the distance between both philosophers may be, a comparison between them is still possible. And this is so because, independently from their own peculiarities and thematic preferences, both converge to the point where they try to think the human existent through a phenomenology of the invisible God.(AU)
Descritores DECS:Existencialismo
Limites:Humanos
Descritores Psi Português:SER
EXISTENCIALISMO
FENOMENOLOGIA EXISTENCIAL
DEUS
Descritores Psi Inglês:BEING
EXISTENCIALISM
EXISTENTIAL PHENOMENOLOGY
GOD
Descritores Psi Espanhol:SER
EXISTENCIALISMO
FENOMENOLOGIA EXISTENCIAL
DIOS
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Id:38278
Autor:Candiotto, Cesar.
Título:Governo e direção de consciência em Foucault / Government and the direction of conscience in Foucault.
Fonte:Nat. hum;10(2):89-113, dez. 2008.
Resumo em português: A problematização do governo na investigação de Michel Foucault abre novas possibilidades para o estudo de seu pensamento. No presente artigo, uma delas é abordada com base em uma dupla perspectiva indissociável: a primeira, refere-se à articulação entre governo dos outros e governo de si mesmo no poder pastoral cristão (Foucault caracteriza o poder pastoral como o gérmen da hermenêutica do desejo ocidental, enfocado na renúncia da vontade e na obediência integral); a segunda perspectiva, diz respeito ao governo de si mesmo e sua relação com o governo dos outros no estoicismo imperial, no qual se objetiva o senhorio de si pelo autocontrole da vontade. A escolha do contraste entre esses dois registros tem como escopo discutir a questão da direção de consciência como técnica de governo, como condução de condutas. Além disso, pretende-se salientar que, na direção de consciência do estoicismo romano, tal como apresentada por Foucault, é possível identificar a constituição de subjetividades singulares irredutíveis aos processos de individualização e interiorização, inaugurados no século IV d.C. pelo cristianismo monástico.(AU)
Resumo em inglês: The problematization of government in Michel Foucault's investigation opens new possibilities for the study of his thinking. In the present article, one of them is argued from a double and inseparable perspective: firstly, the articulation between government of others and government of self in the Christian pastoral power (Foucault characterizes the pastoral power as the germen of western hermeneutics of desire, focused on the renunciation of will and on integral obedience); secondly, the government of self and its relation to the government of others in Imperial Stoicism, whose objective is the self-mastery through the self-control of will. The purpose of choosing the contrast between these two perspectives is to discuss the matter of the direction of consciousness as a technique of government, as conduction of conducts. Moreover, we intend to emphasize that in the direction of consciousness of Roman Stoicism, such as put forward by Foucault, it is possible to identify the constitution of singular subjectivities which are irreducible to the processes of individualization and interiorization inaugurated in the 4th century AD by monastic Christianity.(AU)
Descritores DECS:Governo
Filosofia
Cristianismo
Ética
Limites:Humanos
Descritores Psi Português:FOUCAULT, MICHEL, 1926-1984
ESTOICISMO
CRISTIANISMO
ÉTICA
AUTORIDADE
Descritores Psi Inglês:STOICISM
CHRISTIANITY
ETHICS
AUTHORITY
Descritores Psi Espanhol:ESTOICISMO
CRISTIANISMO
ETICA
AUTORIDAD
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Id:38277
Autor:Lejarraga, Ana Lila.
Título:Clínica do trauma em Ferenczi e Winnicott / The trauma clinic in Ferenczi and Winnicott.
Fonte:Nat. hum;10(2):115-147, dez. 2008.
Resumo em português: A proposta deste artigo é abordar a clínica do trauma ou da cisão em Ferenczi e Winnicott, mostrando suas aproximações e marcando suas diferenças. Na primeira parte do trabalho, estudamos a teoria do trauma patogênico em Ferenczi, sua noção da clivagem narcísica como defesa diante do traumático e suas propostas clínicas baseadas na elasticidade e sinceridade analíticas, na confiança e na regressão ao infantil. Na segunda parte, abordamos a teoria do trauma em Winnicott, sua noção de agonias impensáveis, a cisão patológica entre verdadeiro e falso si-mesmo, e suas propostas clínicas baseadas na confiabilidade analítica e na regressão à dependência. Finalmente, realizamos um estudo comparativo entre as duas perspectivas, apontando as convergências mais significativas, sem, no entanto, deixar de indicar suas divergências.(AU)
Resumo em inglês: This paper's motion is to approach the clinic of trauma or of splitting in Ferenczi and Winnicott, pointing to their similarities and differences. In the first part we study the theory of pathogenic trauma in Ferenczi, his notion of narcissistic splitting as a defense in face of the traumatic, as well as his clinical propositions grounded on analytic elasticity and sincerity, on trust and regression to the infantile. In the second part we approach the trauma theory in Winnicott, his notion of unthinkable agonies, the pathological splitting between true and false self, and his clinical propositions grounded on analytic trustfulness and regression to dependence. Finally we outline a comparative study of both perspectives, pointing to their most meaninful convergences, though not skipping to indicate their divergences.(AU)
Descritores DECS:Estresse Psicológico
Limites:Humanos
Descritores Psi Português:TRAUMA PSÍQUICO
FERENCZI, SANDOR, 1873-1933
WINNICOTT, DONALD WOODS, 1896-1971
Descritores Psi Inglês:PSYCHIC TRAUMA
FERENCZI, SANDOR, 1873-1933
WINNICOTT, DONALD WOODS, 1896-1971
Descritores Psi Espanhol:TRAUMA PSIQUICO
Meio Eletrônico:http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_pdf&pid=S1517-24302008000200005&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt


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Id:38276
Autor:Florence, Jean.
Título:Comment se transmet l'expérience analytique?: Lecture d'une "case-history" de D.W. Winnicott / How to transmit the analytic experience?: Readings of a case-history from D. W. Winnicott.
Fonte:Nat. hum;10(2):149-165, dez. 2008.
Resumo em francês: En commentant le cas rapporté par Winnicott au chapitre 2 de "Jeu et réalité" ("Rêver, fantasmer, vivre" - une histoire de cas illustrant une dissociation primaire), je veux mettre en évidence la manière originale dont Winnicott procède pour transmettre l'expérience psychanalytique. Cette transmission lie de manière vivante et indissociable la pratique et la théorie; elle amène à considérer comment cette expérience élargit la problématique freudienne de l'activité fantasmatique (das Phantasieren), du rêve et du désir.(AU)
Resumo em inglês: Beginning with a consideration of what a case study represents, in general, and specifically in the first steps of the discovery of psychoanalysis, I will closely accompany the case the Winnicott presents in a chapter of "Playing and Reality": a case of primary disassociation. I will be very attentive to his manner of analytic interaction. The utilization of dreams has a very original place. I will conclude at a more theoretical level: the status of "fantasizing" in Winnicott compared with the "Phantasieren" of Freud, and the consequence of their practical concepts; and in clinical application, putting into evidence the particular characteristics of the style of transmission that he left us.(AU)
Resumo em português: Comentando o caso reportado por Winnicott no capítulo 2 de O Brincar e a realidade ("Sonhar, fantasiar, viver", uma história de caso que ilustra uma dissociação primária), quero pôr em evidência a maneira original como Winnicott procede para transmitir a experiência psicanalítica. Esta transmissão vincula, de maneira viva e inseparável, a prática e a teoria, bem como leva a considerar como esta experiência alarga a problemática freudiana da atividade do fantasiar (Das Phantasieren), do sonho e do desejo.(AU)
Descritores DECS:Fantasia
Sonhos
Psicanálise
 -Recreação
Limites:Humanos
Descritores Psi Português:IMAGINAÇÃO
SONHOS
DESEJO
PSICANÁLISE
BRINCAR (WINNICOTT)
WINNICOTT, DONALD WOODS, 1896-1971
Descritores Psi Inglês:IMAGINATION
DREAMING
DESIRE
PSYCHOANALYSIS
PLAYING(WINNICOTT)
WINNICOTT, DONALD WOODS
Descritores Psi Espanhol:IMAGINACION
SUENOS
DESEO
PSICOANALISIS
SALTAR (WINNICOTT)
Meio Eletrônico:http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_pdf&pid=S1517-24302008000200006&lng=pt&nrm=iso&tlng=fr


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Id:38275
Autor:Dessain, Béatrice.
Título:De l'hésitation dans la clinique winnicotienne / Hesitation in winnicottian clinical practice.
Fonte:Nat. hum;10(2):167-181, dez. 2008.
Resumo em francês: Winnicott aborde ce thème de l'hésitation avec beaucoup de finesse. C'est là un choix, un choix congurent avec sa propre pratique et avec l'éthique générale de la psychanalyse. Pour Winnicott, l'hésitation semble bien la voie qui mène à l'utilisation de l'objet et, partant, à se positionner comme sujet. Mais qu'en est -il aujourd'hui, de ce temps de suspens? L'hésitation est un vocable si peu actuel dans notre clinique que l'on peut presqu'avancer que son absence généralisée signe une figure du malaise de la civilisation. Dans une perspective très clinique, je propose de concevoir le temps d'hésitation comme un "temps potentiel" lors duquel un dialogue intrapsychique ouvre au désir et, partant, à la culture.(AU)
Resumo em inglês: Winnicott deals with the theme of hesitation with considerable delicacy. This reflects a choice, a choice that is congruent with his own practice and with the general ethic of psychoanalysis. For Winnicott, hesitation appears in the road that leads to the utilization of the object and, as such, that of the position as subject. But where is this time of suspension today? Hesitation is a vocabulary that is so rare today that we can almost anticipate that its generalized absence marks an aspect of civilization and its discontents. In a highly clinical perspective, I propose to conceive of the time of hesitation as a "potential time" during which an intrapsychic dialogue propitiates desire, and, as such, culture.(AU)
Resumo em português: Winnicott aborda o tema da hesitação com muita delicadeza. Trata-se de uma escolha, uma escolha congruente com sua própria prática e com a ética geral da psicanálise. Para Winnicott, a hesitação parece bem o caminho que leva à utilização do objeto e, portanto, o de se posicionar como sujeito. Mas onde está hoje esse tempo de suspensão? A hesitação é um vocábulo tão pouco atual em nossa clínica que quase podemos antecipar que sua ausência generalizada marca um aspecto de mal-estar da civilização. Em uma perspectiva muito clínica, proponho conceber o tempo de hesitação como um "tempo potencial" durante o qual um diálogo intrapsíquico propicia o desejo e, portanto, a cultura.(AU)
Descritores DECS:Psicanálise
Limites:Humanos
Descritores Psi Português:PSICANÁLISE
WINNICOTT, DONALD WOODS, 1896-1971
Descritores Psi Inglês:PSYCHOANALYSIS
WINNICOTT, DONALD WOODS
Descritores Psi Espanhol:PSICOANALISIS
Meio Eletrônico:http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_pdf&pid=S1517-24302008000200007&lng=pt&nrm=iso&tlng=fr


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Id:38274
Autor:Malpas, Jeff.
Título:O problema da dependência em Ser e tempo / The problem of dependence in Being and time.
Fonte:Nat. hum;10(2):183-216, dez. 2008.
Resumo em português: Para qualquer um interessado no lugar da espacialidade no pensamento de Heidegger, um dos principais problemas apresentados por Ser e tempo é a tentativa, feita no § 70, "de derivar o existencial espacialidade a partir da temporalidade". Esta tentativa, que foi considerada "insustentável" pelo próprio Heidegger, mostra-se não ser meramente periférica na análise global. Pelo contrário, ela se liga a certos aspectos centrais e problemáticos no argumento de Ser e tempo, no qual está incluído o tratamento de conceitos espaciais e topográficos em geral, aspectos estes que podem ser vistos como associados ao fracasso do projeto aí ensaiado. Contudo, o argumento do § 70 não suscita apenas questões a cerca do tratamento da espacialidade feito por Heidegger, mas também no que respeita à própria noção de "derivação": se e como é efetivamente possível tal derivação, e de que modo poderia ser entendida a dependência que ela implica. Uma das características centrais da análise desenvolvida em Ser e tempo é o movimento que parte das estruturas da cotidianidade para fundá-las no cuidado, transitando a seguir para a estrutura da temporalidade, e chegando finalmente na estrutura ekstática da temporalidade originária. O que é exibido nesse movimento não é uma relação de dependência, mas uma série de relações que estão supostas. É no interior desse movimento global que estão embutidas dependências mais específicas, inclusive a relação de dependência entre espacialidade e temporalidade. A questão geral da dependência conceitual ou estrutural que aparece aqui, entendida especificamente em termos de "derivação" ou nos termos das noções correlatas de "fundação" ou "fundamentação" (todas as três idéias empregadas pelo próprio Heidegger), também possui uma relevância que se estende muito além das análises de Ser e tempo, sendo central para a investigação fenomenológica e, de fato, para a investigação filosófica como tal. O que está em jogo nessa questão é a natureza ...(AU)
Resumo em inglês: For anyone interested in the place of spatiality in Heidegger's thinking, one of the key problems presented by Being and Time is Heidegger's attempt, in §70, "to derive existential spatiality from temporality" [i] - an attempt he himself referred to as "untenable" [ii]. This attempt turns out to not to be merely peripheral to Heidegger's overall analysis, but is instead tied to certain central and problematic features in the argument of Being and Time, including its treatment of spatial and topographic concepts in general, that can themselves be seen as associated with the failure of the project attempted there. The argument of §70 does not raise questions only about Heidegger's treatment of spatiality, however, but also regarding the notion of "derivation" itself - about how and whether such derivation is indeed possible in general, and how the dependence that it entails might be understood. One of the central features of the analysis developed in Being and Time is its movement from the structures of everydayness to the grounding of that structure in care, thence to the structure of temporality, and finally, of course, to the ecstatic structure of originary temporality. What is exhibited in this movement is not one, but a series of supposed dependence relations, and it is within that overall movement that more specific dependencies, including that between spatiality and temporality, are themselves embedded. [The general question of conceptual or structural dependence that appears here, whether understood specifically in terms of "derivation" or in terms of related notions of "grounding" or "foundation" (all three ideas being deployed by Heidegger himself), also has a relevance that extends far beyond the analyses of Being and Time, and is central to phenomenological, and indeed, philosophical, inquiry as such. What is at issue in this question is the nature and basis for the ordering of concepts and structures that is a central concern ...(AU)
Descritores DECS:Dependência (Psicologia)
Limites:Humanos
Descritores Psi Português:HEIDEGGER, MARTIN, 1889-1976
SER
ESPACO E TEMPO
Descritores Psi Inglês:BEING
SPACE AND TIME
Descritores Psi Espanhol:SER
ESPACIO Y TIEMPO
Meio Eletrônico:http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_pdf&pid=S1517-24302008000200008&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt


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Id:38273
Autor:Januário, Lívia Milhomem; Tafuri, Maria Izabel.
Título:Da relação ao uso do analista: a transferência marcada pela destruição e pela sobrevivência da analista em um ambiente holding / From the relation of the use of the analyst: transference marked by destruction and by the survival of the analyst in the holding environment.
Fonte:Nat. hum;10(2):217-243, dez. 2008.
Resumo em português: Neste artigo, reflete-se sobre a importância de pensar a relação transferencial na clínica com crianças em sofrimento psíquico grave para além da interpretação. Utilizando como referencial teórico e clínico as contribuições de Winnicott, é relatado um estudo de caso, no qual a transferência é marcada pela destruição e pela sobrevivência da analista em um ambiente holding, a partir do qual a criança pôde usar a analista, retomando o processo de constituição de si mesma e da externalidade do mundo.(AU)
Resumo em inglês: This article reflects on the importance of thinking the transference relation in the clinic with children in serious psychic suffering far beyond the interpretation. Using Winnicott as a theoretical and clinical reference, a case study is related where the transference is marked by the destruction and survival of an annalist in a holding set, where the annalist could be used by the child to a resumption of his constitution process and external world.(AU)
Descritores DECS:Estresse Psicológico
Transferência (Psicologia)
Limites:Humanos
Criança
Descritores Psi Português:SOFRIMENTO
TRANSFERÊNCIA PSICOTERAPÊUTICA
Descritores Psi Inglês:SUFFERING
PSYCHOTHERAPEUTIC TRANSFERENCE
Descritores Psi Espanhol:SUFRIMIENTO
TRANSFERENCIA PSICOTERAPEUTICA
Meio Eletrônico:http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_pdf&pid=S1517-24302008000200009&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt


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Id:38184
Autor:Naffah Neto, Alfredto.
Título:A noção de experiência no pensamento de Winnicott como conceito diferencial na história da psicanálise / The notion of experience in the thought of Winnicott as a differential concept in the history os psychoanalysis.
Fonte:Nat. hum;9(2):221-242, dez. 2007.
Resumo em português: O presente artigo procura situar a posição de Winnicott na história da psicanálise, tomando o conceito de experiência como o eixo principal de sua teoria e clínica. O objetivo do texto é demonstrar que essa noção produz uma espécie de turning point na tradição que vem de Freud, passa por Ferenczi e Melanie Klein, para desembocar na concepção de Winnicott. Começa mostrando que a noção de experiência contempla um novo ponto de vista (o do bebê) e apóia-se na descoberta da existência de psiquismos verdadeiros e falsos. Em seguida, discute as mudanças que tal eixo gera nos conceitos de sexualidade e de pulsão de morte. Por fim, avalia se a posição de Winnicott constitui ou não um novo paradigma psicanalítico.(AU)
Resumo em inglês: This article tries to locate Winnicott’s position in the history of psychoanalysis, assuming the concept of experience as the principal axis of his theory and clinics. The aims of the text is to show that this notion produces a kind of turning point in the tradition that comes from Freud, passes by Ferenczi and Melanie Klein, to lead into Winnicott’s conception. It starts showing that the notion of experience contemplates a new point of view (the baby’s one) and leans on the discovery of the existence of true and false psyches. Afterwards, it discusses the changes that axis produces in the concepts of sexuality and death instinct. Finally, it evaluates if Winnicott’s position constitutes a new psychoanalytical paradigm (or not).(AU)
Descritores DECS:Psicanálise
Sexualidade
Limites:Humanos
Descritores Psi Português:HISTÓRIA DA PSICANÁLISE
WINNICOTT, DONALD WOODS, 1896-1971
SEXUALIDADE
PULSÃO DE MORTE
PARADIGMA
Descritores Psi Inglês:HISTORY OF PSYCHOANALYSIS
WINNICOTT, DONALD WOODS
SEXUALITY
DEATH INSTINCT
PARADIGM
Descritores Psi Espanhol:HISTORIA DEL PSICOANALISIS
SEXUALIDAD
PULSION DE MUERTE
PARADIGMA
Meio Eletrônico:http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1517-24302007000200001


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Id:38183
Autor:Loparic, Zeljko.
Título:Origem em Heidegger e Winnicott / Origin in Heidegger and Winnicott.
Fonte:Nat. hum;9(2):243-274, dez. 2007.
Conferência:Apresentado em: Colóquio Internacional: Origem em Heidegger e Freud, Évora, 16-17 nov. 2006.
Resumo em português: Após fazer uma breve apresentação da maneira como o tema da origem surge no pensamento de Heidegger, o artigo mostra que esse tema se desdobra necessariamente no do nascimento. Em seguida, o nascimento é estudado tal como tematizado por Heidegger na primeira e na segunda fase da sua filosofia. Por fim, o artigo explica os conceitos de nascimento e origem que compõem a teoria do amadurecimento de Winnicott, a fim de iniciar um diálogo entre o pensamento heideggeriano do ser e a psicanálise winnicottiana do acontecer maturacional.(AU)
Resumo em inglês: After making a brief presentation of the manner in which the topic of origin emerges in Heidegger’s thought, the article shows that this topic necessarily includes that of birth. Next, the birth is studied in the light of the first and the second phase of Heidegger’s philosophy. Finally, the concepts of birth and origin that are contained in Winnicott’s theory of maturation are presented in order to introduce a dialogue between Heidegger’s thinking of Being and Winnicott’s psychoanalysis of human coming to be and growth.(AU)
Descritores DECS:Parto
Desenvolvimento Humano
Limites:Humanos
Recém-Nascido
Descritores Psi Português:NASCIMENTO
DESENVOLVIMENTO HUMANO
HEIDEGGER, MARTIN, 1889-1976
WINNICOTT, DONALD WOODS, 1896-1971
Descritores Psi Inglês:BIRTH
HUMAN DEVELOPMENT
WINNICOTT, DONALD WOODS
Descritores Psi Espanhol:NACIMIENTO
DESARROLLO HUMANO
Meio Eletrônico:http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1517-24302007000200002



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